Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

COMO A REDE PETISTA ATUA, COM TENTÁCULOS NOS GRANDES VEÍCULOS, PARA TENTAR MUDAR UM FATO: NO DIA 21, YOUSSEF DISSE À PF E AO MP QUE DILMA E LULA SABIAM DA ROUBALHEIRA NA PETROBRAS. E NÃO HOUVE RETIFICAÇÃO NENHUMA, JANIO DE FREITAS! É MENTIRA!

Por: Reinaldo Azevedo

Não pensem que a rede a serviço do petismo para distorcer informações está restrita aos blogs sujos, alimentada pelo capilé estatal. Chega também à grande imprensa. Aliás, os fiéis servidores da causa adorariam ver os veículos nos quais atuam debaixo do chicote do partido. Torcem fervorosamente para que Dilma imite Hugo Chávez, Evo Morales, Rafael Correa e Cristina Kirchner e avance contra a “mídia”, onde ganham o pão. Mas vamos adiante. Prestem atenção à sequência de fatos.

1. VEJA publicou na edição de sexta-feira, dia 24, a informação de que, no âmbito da delação premiada, Alberto Youssef havia afirmado à Polícia Federal e ao Ministério Público que Dilma e Lula sabiam, sim, da roubalheira na Petrobras. ATENÇÃO: O DEPOIMENTO EM QUE YOUSSEF ACUSA A DUPLA PRESIDENCIAL É DO DIA 21 DE OUTUBRO.

2. A VEJA começou a chegar aos leitores na sexta, dia 24. No sábado, dia 25, Folha, em manchete, e Estadão, com chamada na primeira página, PUBLICAVAM A MESMA INFORMAÇÃO.

NOTA LATERAL – VEJA não antecipou edição coisa nenhuma. Isso é mentira. Sigamos.

Nesta quarta, o jornal O Globo publica uma notinha, sem assinatura, sem fonte, sem nada, afirmando que, na verdade, Youssef não teria dito o que disse à PF no dia 21, mas apenas no dia 22, numa retificação.

O apparatchik petista entrou em ação, afirmando que haveria uma espécie de articulação para acusar Dilma às vésperas da eleição. Em sua coluna de hoje, na Folha, Janio de Freitas, por exemplo, escreve a seguinte besteira (em vermelho):

Na quarta 22, “um dos advogados” de Youssef “pediu para fazer uma retificação” em depoimento prestado na véspera por seu cliente. “No interrogatório, perguntou quem mais sabia (…) das fraudes na Petrobras. Youssef disse, então, que, pela dimensão do caso, não teria como Lula e Dilma não saberem. A partir daí, concluiu-se a retificação.

Janio está, como se vê, desmentindo a manchete da própria Folha de sábado, dia 25, que apurou rigorosamente o que apurou VEJA. Até aí, tudo bem. Poderia fazê-lo se tivesse razão. Só que Janio e outros da espécie menores do que ele estão divulgando uma MENTIRA. Não houve depoimento nenhum na quarta-feira. A informação é falsa como nota de R$ 3.

Quem está fazendo escarcéu com isso nas redes sociais é gente que ainda vai acabar atrás das grades porque também recebia dinheiro do esquema que era gerenciado por Alberto Youssef, com dinheiro roubado da Petrobras.

O Valor Pro, um serviço eletrônico do Valor Econômico, resolveu entrar na história e, COM A INFORMAÇÃO CERTA, contribuiu para fazer ainda mais confusão. Ao veículo, o advogado de Youssef, Antonio Figueiredo Basto, disse o seguinte:

“Nesse dia [NA QUARTA-FEIRA], não houve depoimento no âmbito da delação. Isso é mentira. Desafio qualquer um a provar que houve oitiva da delação premiada na quarta-feira. Não houve retificação alguma. Ou a fonte da matéria mentiu ou isso é má-fé mesmo”.

Entendeu, Janio de Freitas, ou quer um desenho? O advogado está desmentindo a nota apócrifa do Globo, não a VEJA ou a Folha, onde você trabalha. Aliás, por que citar apenas a VEJA?

Muito bem. Bastaria a Janio ter feito a lição de casa, tarefa que um foca teria cumprido, e telefonado para o advogado ou para a Polícia Federal perguntando se tinha havido alguma oitiva na quarta, dia 22. E ficaria sabendo que se trata de uma mentira. Mas Janio já passou da fase de deixar suas convicções se contaminarem pelos fatos.

Eu entendo por que Janio espalha isso.
Eu entendo por que a Carta Capital espalha isso.
Eu entendo por que os sites e blogs sujos espalham isso.

Mas não entendo por que o Globo publicou a nota mentirosa, já que, até onde sei, é um jornal que leva a sério o compromisso com a verdade. É O CASO DE APURAR COMO UMA INFORMAÇÃO MENTIROSA FOI PLANTADA NO JORNAL. Ao identificar os responsáveis, certamente se estará chegando a um dos tentáculos de um monstrengo de muitos tentáculos.

Quanto ao Valor Pro, dizer o quê? Um curso de redação não faria mal por ali. Nunca antes na história deste país se produziu um texto tão confuso, embora o jornalista estivesse com a informação certa, a saber:
1: só houve depoimento no dia 21, conforme informaram VEJA, Folha e Estadão;
2: não houve depoimento nenhum no dia 22;
3: não houve retificação nenhuma.

Para encerrar: garanto que essa é a “mídia” de que o Gilberto Carvalho gosta: a “mídia” que conta mentiras ou porque é regiamente paga para isso, com dinheiro estatal, ou por alinhamento ideológico.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. patrickrjsp

    Mais cedo ou mais tarde, o destino de um petralha por definição é a cadeia pois são pessoas perigosas e nocivas para a civilização humana. Que final de feira : só restou agora ao Jânio de Freitas a opção de se dedicar a profissão de repetidor anônimo de mentiras em blogs sujos.

  2. Marcos

    Reinaldo precisamos de 6 dúzias de repórters iguais a vc.

  3. JOÃO BATISTA DE ALMEIDA

    Essa prática de inverter o que se fala quando se trata dos PeTralhas é prática comum, quando aquele que inverte tem interesse ou medo, se acovarda e termina mentindo para um País inteiro.
    A promiscuidade do PT precisa ser combatida com todo força, notadamente do sapo Barbudo.
    Reinaldo estou contigo e não abro.

  4. reginaldo

    E JÂNIO DE FREITAS ATACA NOVAMENTE COM UM TEXTO QUE MAIS PARECE UMA SALADA DE FRUTAS. NÃO CONSEGUI ENTENDER NADA DO QUE ELE ECREVEU. UMA MISTURA SEM SENTIDO. BORDUNA NELE, REINALDO.

  5. Eunice Figueiredo

    Quero me livrar das mentiras dos PeTralhas. Espero estar no caminho certo. Os esclarecimentos de Reinaldo Azevedo me deixaram mais confiante

  6. Tuta

    dizem tanta mentira, muitas vezes, tantas vezes, que acabam por acreditar que são verdades e influenciam os cegos do castelo dos PTralhas e seus crentes…

  7. Moysés Fontoura Barbosa

    É o que eu sempre alerto aos menos esclarecidos, muito cuidado com as mentiras desse governo central e seus adeptos.

  8. Lidia Santana

    Caro Reinaldo, esse Janio de Freitas sempre foi cara de pau, pau mandado e tem péssima reputação. Mas esse tipo de coisa demonstra quão ramificados são os tentáculos do PT! Pra piorar, temos essa oposição frouxa, claudicante! Você viu a declaração do Goldman contra o impeachement de Dilma?

  9. Didi Tenório

    Nós precisamos nos impor numa situação como esta
    E seriamente tomar uma posição.
    Engraçado que Collor saiu com menos que isto.
    Decidiram e colocaram Collor fora do governo.
    Agora é uma roubalheira tremenda. Além dos desvios de
    dinheiro para isto, para aquilo, para aquilo outro
    E fica o povo neste blá blá sem resposta.
    O que está errado tem que se corrigir, já.

  10. Jóbio da Rosa Celeste

    Tem que parar com esta “balela” e colocar na cadeia quem fez a roubalheira ou quem mentiu que o outro fez.É simples assim.E rapido antes que a corja mude todos os ministros.

  11. josé aparecido fiori

    o jânio seria um dos beneficiários das burras mensaleiras do pt?

  12. areobaldo teruel

    ANTIGAMENTE EU VISITAVA ACOLUNA DE JANIO DE FREITAS….MAS A MUITO TEMPO DEIXEI, EXATAMENTE POR ISSO QUE VC EXPLICA AI…..É UM PETISTA QUE MENTE, ALIAS COMO TODOS PETISTAS, E NÃO MERECE CREDIBILIDADE…..DEVE3 RECEBER UM POLPUDO GANHO EM GRANA, PARA TER ESSA CORAGEM DE ENGANAR INCAUTOS…..

  13. Adriana DM

    Qual a diferença de PT e PMDB ? Só uma antigamente eram os coronéis. A corrupção, os esquemas São todos iguais. Parabéns a Veja pela coragem, assim como outros veículos sérios. Somos a oposição a tudo que é de caráter duvidoso neste país.

  14. Nunca Mais

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/sergio-moro-o-juiz-na-mira-dos-acusados-do-petrolao?origem=digital

    A luta “Delles” continua. Não vai dar em nada, mas a estratégia por trás é postergar ao máximo o processo para dar tempo de aparelhar de vez o STF. Precisa desenhar?

  15. Gilda Miranda

    Como apurar quem publicou a tal notinha anônima no GLobo? A gente precisa saber de onde veio isso…

  16. Valdeke Silva

    Este senhor, Jânio de Freitas nunca me enganou, A Folha de São Paulo nunca me enganou.Dá pra ver pelos editoriais que estes senhores são petistas de primeira hora, portanto, não merecem nenhuma credibilidade.

  17. Carlos André

    Eu falo e repito, quem vota em corrupto, ladrão e nessa corja de terroristas faz parte da mesma CORJA.

  18. Zuleica Damas

    Pessoas sérias cada vez mais difícil de achar nesse Pais !
    Temos que realmente nos informar como disse nosso Presidente!
    O povo e desinformado !
    Provou – se com essa reeleição !

  19. denys

    janio, aposenta .Já está ficando ridiculo.Será a idade?

  20. BRANDÃO

    Caro Reinaldo, faça um desenho da ÉTICA pro Jânio, ele não irá, ou não quererá entender e continuará, por questão de princípios, agindo como sempre o fez. Se for desenhar, não use lápis (ou coisa que o valha) da cor vermelha. Parece que vivemos no país dos ‘Bozos’.

  21. Edicleusa Alcalá

    Aprecio muito seus sensatos comentários. Aliás ouço, diariamente, ao sair do trabalho seu programa na Jovem Pan. Parece-me que mudou de horário, para minha tristeza. Há muito tempo que alguns “jornalistas” rezam pela cartilha do PT e não pela ética. Acredito em tudo que você escreveu e na Veja.

  22. Roberto Garcia

    Aqueles que já estiveram lá dizem que esse pessoal só entende, mesmo que lhes mostrem que os fatos desmentem a versão, quando a botina do regime lhe bate no traseiro.

    Assim eles pensam que com a censura à mídia eles irão se salvar. Ledo engano, serão descartados como lixo inservível por já terem executado seu papel de lambe-botas.

  23. Ronaldo Guilherme Benvenga

    Esse jornalista Jânio de Freitas envergonha a classe de jornalistas que se fundamentam na verdade.Mentir dessa maneira,na sua idade, é lamentável.Vai ver,morre de amores pelo petismo.

  24. Helcio Greco

    Só idiotas leem artigos desse imbecil do Jânio de Freitas.

  25. Júlio

    Reinaldo, o Jânio Sérgio de Freitas Cunha é mais um carioquinha que nunca soube votar com a cabeça em Casaca Dura…

  26. hellyétt f.Mamede l.

    Todo mundo sabe onde está instalada a corrupção e por quem ela é difundida, só faltam homens corajosos e honrados para aniquilá-la,simples assim.

  27. Augusto Paiva

    Eu não acredito em nada que vem dessa mídia vermelha. Segundo publicado no Estadão, o PT – mostrando o que muitos já sabiam, as sua impigem gramsciana – quer agora a hegemonia cultural, defendendo a criação de jornal de massas, isto é, mais panfletos ideológicos. E o que me impressiona é a falta de discernimento desses zumbis que só sabem repetir contra a VEJA e quem denuncia esse podres do PT. Mas o que é assustador é a máquina de desinformação petista, as medidas ativas do goebbelsiano Gilberto Carvalho, ainda mais nessa era da informação num clique. Os boatos correm muito velozmente, mas com a verdade eles sempre evanescem. A verdade prevalecerá! O que o PT faz com sua mídia suja e paga, com seus agentes infiltrados, é desinformação no melhor estilo soviético: http://www.youtube.com/watch?v=UwF_eN2xztM. E eles ainda querem regular a mídia, da qual acusam de elitista e burguesa, mídia que numa democracia deveria ser totalmente livre. Assim como o politicamente correto acaba com a criatividade, a cobrança por imparcialidade (a imparcialidade é um mito) tornará medíocre o jornalismo. Cada um é livre para expressar sua opinião. Que bom que nós temos Reinaldo Azevedo, que trabalha com fatos. Janio de Freitas faltou com a ética. Ele é um agente de desinformação.

  28. Julio

    Vai ser interessante descobrir que certos jornalistas receberam do doleiro Youssef uma contribuição, um auxilio. Agora vão temer e tentar desqualificar qualquer afirmação do mesmo.

  29. terezinha

    Apesar de ter a VEJA e seus jornalistas denunciando os podridoes e lutando por um Brasil melhor , nao vejo esperancas pra nos brasileiros.Eles armaram um esquema muito forte, ninguem derruba esta gentalha que tomou o poder.Que desanimo!!!!

  30. Simone

    Não me conformo com tanta roubalheira e eles ainda no poder. Quem será que conseguirá tirar essa quadrilha?????

  31. Maury

    Tanta sujeira, que chega a desanimar, sou brasileiro desde quando nasci, fui educado a respeitar os mais velhos,não matar, não roubar e sobre tudo andar com a verdade nem que ela a prejudique. Que Pais é este que seus dirigentes,eleito pelo povo, para o povo se enriquecem com desvios de bilhões de dólares, e nada acontece? Onde encontram os bandidos dos mensalões ?, na cadeia é que não estão.Onde estão os metais desviados dos cofres públicos? Foram devolvidos? Também não.

  32. PT NUNCA MAIS

    Caro Reinaldo, não me espanta a nota apócrifa no Globo nem a informação falsa no jornal. Repare bem, que não se trata de mera coincidência o JN de sábado (18/10) e o Fantástico de domingo (19/10) dispensarem um tempo muito acima do normal para o tema “crise hídrica em SP”. No programa eleitoral do PT a outrora candidata responsabilizava sem meias-palavras os tucanos pela crise. Outra coincidência nada espantosa: O JN de ontem, 30/10/2014,teve a cara de pau de exibir uma matéria sobre os atrasos nas obras de mobilidade que deveriam estar prontas para a copa do mundo. Descobriram os atrasos somente após as eleições ? A Globo tem um vício de origem, nasceu governista, e não se reconhece como veículo isento.

  33. Vamo prá rua - é amanhã !!!

    Pessoal … vamos divulgar … é amanhã em várias capitais do Brasil e algumas cidades do interior, em especial de SP. Vamos dar um basta a corrupção, urnas fraudulentas e tanta lama no Brasil. Viva Aécio … Viva Joaquim Barbosa … VIVA O BRASIL !

  34. Pereira Passos

    Qual seria o objetivo dessa guerra de informações? Tão somente afetar a credibilidase de Veja? Pode ser.
    Receio de que esteja em curso um plano de proporção gigantesca para abafar as acusações à dupla presidencial, em que Youssef seria instado a “mudar de ideia”. Na operação estariam envolvidos bilhões de dólares e a garantia de que o doleiro permaneceria o mínimo na cadeia, a exemplo de Dirceu, Genoíno e outros.
    Fico a imaginar a possibilidade de o doleiro não apresentar as provas necessárias, alegando ao STF uma falsa coação psicológica durante a fase de interrogatório. O supremo composto por companheiros de toga, relevaria o “deslize” e ratificaria a delação.
    A se confirmar, o PT daria a prova definitiva de ser a organização criminosa mais difícil de se desbaratar.

  35. Paulo Dantas

    Considerando que paulista não mente e não vota no PT, apesar do prefeito da gloriosa e inigualável capital seja petista, indago: Jânio de Freitas é nordestino?

  36. edgard gomes

    Caro Reinaldo.vc ‘e um cara que luta contra essa mafia petista q saqueia a minha Petrobras.Parabens

  37. hetfield & mustaine

    Papuda neLLe!!! Tem uma ala no presídio que é específica para pinóquios de plantão. Jânio vai se sentir bem a vontade lá!!!

  38. Junior Torres

    Parabéns Reinaldo Azevedo, parabéns veja! Vocês nos fazem acreditar que nem tudo está perdido. Que ainda pode ser feito algo para conter a continuação desse projeto horrendo de poder que esta facção denominada sobre a alcunha de PT está tentando implementar no Brasil.
    Sou assinante da época, mas em virtude da postura e da seriedade apresentada por veja eu eu estou solicitando a minha reinclusão no vosso cadastro de assinantes.

  39. Yara Batista Fioretti

    Parabéns Reinaldo pela coragem e probidade profissional!

  40. claudio

    Reinaldo boa tarde,

    Como é bom poder contar com a boa imprensa, que faz o seu papel, informar a verdade, ser imparcial, ser investigativa e nunca faltar ao seu objetivo principal, nós leitores brasileiros.

    Um abraço e parabéns pelo seu trabalho

  41. Marcos

    Parabéns Reinaldo Azevedo, você prestou um grande serviço
    a nação. Esta explicado porque Dilma não gosta de repórter investigativo. Sugiro a todos aqueles que não gostam de mentiras e ama a verdade, de agora em diante, passe a fazer o contrario do que Dilma diz.

  42. André

    Não fosse Veja e há muito teríamos uma ditadura vermelha no Brasil.

  43. zuila cruz gomes

    Nunca tinha visto tanta corrupção neste governo petista. Isto é um viro maldito que não tem antibiótico que cure

  44. martin

    Na UOL / Folha , tem uma matéria de Rogerio Gentille que se chama :
    ” Arrogancia na Derrota ” .
    O texto disse que : O PSDB também bateu duro nos adversários .
    Vamos lembrar : O lula chamou O Aecio e O PSDB de Nazistas .
    Em um comicio em Minas Gerais , com a presencia de lula . Os
    adjetivos empregados contra o Tucano foram : ” coisa ruim ”
    ” cafajeste “, ” playboy mimado “, ” moleque “, e ” desprezivel ”
    Sem falar da leitura de um texto escrito por uma psicóloga : Neide
    Pacheco , texto repleto de ataques violentos ao Tucano .
    OS TUCANOS NAO FIZERAM NENHUM ATAQUE PESSOAL , EM COMICIO
    O EM PROPAGANDA A Sra Dilma . JA E UMA DIFERENCIA , TAMANHA :
    O RESPEITO .
    Eu nao consegui responder a matéria citada ( não sou assinante ! )

  45. Leandro

    ReinaldoXXXXXXXX na cascuda petralha!

  46. claudio

    Reinaldo boa tarde,

    Sempre tive uma certeza quanto á Editora Abril em particular a revista Veja, que realmente é apartidária, verdadeira e confiável ao contrário de uns pasquins meia bocas como FSP e outras e outros da vida, recheados com seus colunistas e articulistas medíocres e de fontes não dignas do bom jornalismo e que só fazem aquilo que esta facção determina ou melhor manda. Neste ultimo pleito tive a certeza de que daríamos um basta á toda esta sem vergonhice porém fomos traídos por maus brasileiros que se vendem á troco de migalhas ou melhor dizendo esmolas e que agora ficam aí a perambular mendigando e vagando como parasitas por toda a São Paulo. Sinceramente quero mais é que se explodam e seria muito melhor que voltassem ao buraco de onde saíram e quando precisassem de alguma ajuda que procurassem diretamente a megera de saias que se intitula mandatária( ahahahahahaha…!!! )do país e ao sapo barbudo que se enriqueceu em questão de dois anos assim como seus filhos.
    O que realmente ganhou nesta eleição foi a mentira suja, a corrupção que devora todos os órgãos inclusive o judiciário aliás o único que eu imaginava que seria refratário á isso porém temos até um petista declarado como presidente e mais uma penca que o acompanha.
    O Brasil perdeu, nós brasileiros de bem perdemos, enfim o que sobra apenas agora é lamentar, cobrar, e se possível irmos á rua com o apoio das forças armadas e declarar o impeachment desta quadrilha que esta aquartelada no planalto

  47. Oposição mais viva que nunca!

    Como o PT vive e respira blefe, enganação e mentira, quanto mais confusão onde não existe confusão, melhor. O lance é levantar uma bola semeando confusão, desinformação, mentira. Somente nesse pântano nojento conseguem persistir.

  48. Eduardo da Costa e Silva

    Reinaldo, Excelente sua matéria!!!! Mas desculpe-me, me falta força para acreditar que sairemos ilesos desta máfia, mais poderosa e maléfica que o EI. Aqui o PT quer degolar a democracia a qualquer custo! Votei no Aécio, acreditei, sonhei, vi uma luz no fim do túnel, mas agora acho que não temos pra onde correr! Solicitar delicadamente ao TSE uma apuração, sendo que esta instituição também está contaminada pelo PT? E essa tal de Smartmatic??? Vi o comentário abaixo e me surpreendi! Quer dizer, me entristeci – mais – porque nada mais do PT me surpreende…Será que a burrice é mais tolerante que a Ignorância neste país? Porque ignorância em não ter acesso à informação, como muitos disseram dos Nordestinos, nestes casos, não podemos culpá-los, mas ser convicto de assumir uma identidade de PT só para dizer que mantém seus ideias esquerdistas… O Brasil tá afundando mais rápido que o Titanic!!

  49. paulo

    Gente! A VEJA informou sobre o depoimento prestado no DIA 21!Os interessados em distorcer os fatos, tentam confundir falando em um depoimento do dia 22, que não houve! Agora dizem que esse depoimento não existiu e isto é verdade. Aproveitam -se desta verdade para confundir! Atentem para as datas!!!

  50. CLAUDIUS

    O Globo explica más não justifica. Quando a própria Democracia está em jogo não se pode fazer a meleca que o jornal fez,