Blogs e Colunistas

29/10/2010

às 21:25

CNBB agora defende declarações do papa Bento 16 sobre o aborto. É mesmo, é?

Por Márcio Falcão, na Folha Online. Volto em seguida:

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) saiu em defensa nesta sexta-feira da declaração do papa Bento 16 que recomendou que bispos brasileiros preguem voto contra políticos que defendam aberta ou veladamente o aborto. Em nota, a entidade afirma que “acolheu com gratidão” as palavras do papa que reforçam seu posicionamento de que padres orientem politicamente os fiéis brasileiros. Para a CNBB, cada bispo tem direito de pregar, além de valores religiosos, voto em determinado projeto político.

“Em seu pronunciamento, o Santo Padre confirmou a preocupação constante da Igreja no Brasil em defesa da vida, da família e da liberdade religiosa. O Santo Padre enfatizou o direito e o dever de cada Bispo, em sua Diocese, de orientar seus fiéis em questões de fé e moral, inclusive em matéria política, confirmando o que a CNBB havia recordado em documentos, notas e entrevistas anteriores”, diz a nota. A declaração do papa gerou críticas entre aliados da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, que acusaram a igreja de extrapolar suas funções.

A CNBB explicou que o encontro de ontem com o papa ocorre anualmente para “apresentar o balanço das principais atividades”, “bem como acolher sugestões e orientações, refletir sobre opções e alternativas pastorais” e que a reunião coincidiu com a passagem dos bispos maranhenses.

Em encontro com bispos do Maranhão, em Roma, o papa reiterou a posição católica a respeito do aborto, condenando o uso de projetos políticos que defendam a descriminalização da prática. “Os pastores têm o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas.” Segundo o papa, a democracia só existe quando “reconhece e tutela a dignidade de toda a pessoa humana”.

Bento 16 fez um “vivo apelo a favor da educação religiosa” nas escolas públicas e pediu ainda pela presença de símbolos religiosos em locais públicos. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é citado como um exemplo de monumento que contribuiu para o “enriquecimento da cultura, ao crescimento econômico e ao espírito de solidariedade e liberdade”.

Comento
É mesmo, é? E por que a entidade deixou, então, a Diocese de Guarulhos entregue aos cães, não se manifestando contra a descarada censura de que foi vítima? Agora se tornaram todos papistas? E a condenação velada ao “Apelo” redigido pela Comissão em Defesa da Vida, da Regional Sul I? Bento 16 estava pedindo justamente que os bispos aclarassem a sua posição.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

156 Comentários

  • Christiane Rebola

    -

    24/8/2011 às 6:18 pm

    Reinaldo , eu quero saber sobre esta história aqui :
    http://www.midiasemmascara.org/artigos/movimento-revolucionario/12354-conferencia-academica-busca-normalizar-pedofilia.html

  • Almirante Kirk

    -

    31/10/2010 às 6:07 pm

    RESPOSTA AO “alerta”
    -31/10/2010 às 4:32:

    Você certamente não é católico!Do contrário,depois de tudo o que já foi comentado a respeito na internet,não teria se precipitado em acusações levianas e GENERALIZADAS contra TODOS os bispos integrantes da CNBB!!!
    Uma solução para os bispos NÃO-marxistas integrantes da CNBB – já que os bispos auto-excomungados,adeptos da HERÉTICA “Teologia da Libertação”,não se retiram da CNBB,pois são uns desavergonhados -,seria de os mesmos saírem desta organização,criando uma nova instituição,constituída SÓ por bispos não-marxistas,ou seja,por bispos não-adeptos da HERESIA conhecida como “Teologia da Libertação”!!!

  • Almirante Kirk

    -

    31/10/2010 às 5:43 pm

    RESPOSTA AO anticatólico “waldemiro”
    -30/10/2010 às 23:36:

    VERGONHA,”waldemiro”,é fazer o que você fez,escrevendo esta parvoíce e estultice anticatólica(perdão pela redundância) num blog cujo dono é católico!!!
    Você,além de generalizar,colocando TODOS os católicos no mesmo balaio,não sabe se portar bem em casa alheia…
    LAMENTÁVEL!!!

  • Peixe mg

    -

    31/10/2010 às 1:36 pm

    Caro Moderador,
    Após dois comentários suprimidos, adotarei posição moderada sobre este tema.
    A Teologia da Libertação tem sua parcela de contribuição no processo de desconstrução democrática que ocorre na América Latina.
    A interferência cada vez maior do estado na vida dos cidadãos acabará por tolher, um dia, suas liberdades individuais.
    Penso eu que somente um Homem livre pode ser um verdadeiro cristão.
    Parcela considerável do clero continua fiel aos princípios desta Teologia, num aparente desconhecimento da História recente.

  • Robert

    -

    31/10/2010 às 10:43 am

    Pois é. Tem um certo rabo preso da CNBB com o megaprojeto Cidade do Romeiro, que depende do trem-bala e financiamento do BNDES. Se a camarada não for eleita, nada de estação de trem-bala dentro do empreendimento em Aparecida.

  • alerta

    -

    31/10/2010 às 4:32 am

    essa cnbb nao passa de um covil de petralhas religiosos enrrustidos que so servem para esculhambar, desmoralizar, descredenciar e afastar do seio catolico muitos e muitos fieis que migram para renascer, universal e uma porrada de igrejinhas que sabem atrair esse povo e tirar o pouco dinheiro que tem. reinaldo, se eu fosse o papa como autoridade maior faria uma devassa, uma verdadeira limpa nessa cnbb e desentocaria essa banda podre que la existe afastando esses bispos e padres petralhas pois caso contrario eles farao exatamente o papel de ovelha má que poe um rebanho a perder. alerta papa.

  • Almirante Kirk

    -

    31/10/2010 às 4:10 am

    VERDADE,cara “VAL”
    -30/10/2010 às 21:01!!!
    Estes adeptos ou simpatizantes da HERÉTICA “Teologia da Libertação”,já auto-excomungados,estão cupinizando a Igreja Católica no Brasil!!!
    Parabéns pelo seu conhecimento e entendimento sobre Igreja Católica e suas instâncias!!!
    Um abraço!

  • Almirante Kirk

    -

    31/10/2010 às 4:00 am

    Para reforçar uma parte do artigo “Farsantes”,do Olavão:

    Eis os signatários da abjeta “Nota Pró-Dilma” que vem circulando pela internet ( http://papeleletronico.wordpress.com/2010/10/15/bispos-e-
    religiosos-divulgam-nota-pro-dilma-e-contra-difamacoes/ ),os quais,segundo o católico e filósofo Olavo de Carvalho “…não falam em nome da Igreja. nem têm a mais mínima autoridade para fazê-lo. “!!!
    Parabéns,caro Olavo de Carvalho!

    Íntegra do artigo “Farsantes”:

    http://www.midiasemmascara.org/artigos/eleicoes-2010/11561-farsantes.html
    Grato,caro Reinaldo!
    Kirk

  • leo

    -

    31/10/2010 às 12:07 am

    Ainda há tempo deles se retratarem pelo erro cometido. E só utilizar a internet para divulgar a seus fieis o que o papa pediu. NÃO VOTE EM QUEM QUER LEGALIZAR O ABORTO

  • Almirante Kirk

    -

    30/10/2010 às 11:48 pm

    CALMA,por favor,”Dacem”
    -30/10/2010 às 11:08!!!

    Cidado com as GENERALIZAÇÕES envolvendo a CNBB e seus integrantes e a história política brasileira!!!

    O PT,além do PSDB,foram criados por intelectuais de Esquerda,da USP,via uma instituição ou organização chamada CEBRAP.Estes conseguiram,posteriormente,a adesão de “religiosos” pertencentes à HERÉTICA “Teologia da Libertação”,cujas áreas de atuação,na seara católica,compreendia e compreende algumas CEBEs e algo conhecido como CPT(Comissão Pastoral da Terra)!!!
    O assunto é muito vasto e profundo!!!
    A minha preocupação,como evidencia meus comentários,é EVITAR as generalizações,as quais SEMPRE redundam em injustiças!!!
    A TRAGÉDIA brasileira é que o povo brasileiro não tem amor ao saber,ao conhecimento,ao estudo sério,ao rigor lógico,etc,etc,etc!!!
    No Brasil,as autoridades,sejam políticas,sejam religiosas,dentre outras,são oriundas do povão,ou seja,são marcadas indelevelmente,tanto intelectual como moral e espiritualmente,por aquele aspecto telúrico que forma o psiquismo brasileiro!!!
    Aqui,no Brasil,quanto mais você adquire cultura SUPERIOR(não me refiro à universidades ou outros centros irradiadores de “cultura” acessíveis à massa parva e ignara);quanto mais salta aos olhos e ouvidos de terceiros a sua erudição,MAIS LHE DESPREZAM,mais lhe odeiam,mais lhe têm inveja,etc,etc,etc!!!Sobre isto,o próprio filósofo Olavo de Carvalho registra e testemunhou semelhante comportamento,conhecido também como COMPLEXO DE VIRA-LATA,expressão criada,mui acertadamente,pelo grande dramaturgo Nelson Rodrigues!!!
    RESUMO DA ÓPERA:

    A terra de macunaíma é um hospício a céu aberto!!!

  • waldemiro

    -

    30/10/2010 às 11:36 pm

    É UMA VERGONHA SER CATÓLICO, ESSES BISPOS FORAM UM BANDO DE OMISSOS DIANTE DA POSIÇÃO DO PT SOBRE O TEMA ABORTO. LAMENTÁVEL MESMO FOI A OMISSÃO DO PADRE MARCELO ROSSI QUE POSSUI UMA POPULARIDADE E UM PODER DE PERSUADIR SIGNIFICATIVO ENTRE SEUS FIÉIS. EU ERA FÃ DELE SÓ AGORA PUDE VER QUEM DE FATO ELE É: UM OMISSO. O IPOR PECADO QUE EXISTE É A OMISSÃO.

  • BRAGA

    -

    30/10/2010 às 11:36 pm

    Se o Santo Padre não relembrasse aos católicos Brasileiros que a igreja é contra o aborto,logo logo a CNBB Petista estaria recomendando o uso da prática para não desmoralizar o Lulismo.

  • Wellyngton Mignoni

    -

    30/10/2010 às 11:17 pm

    O termo mais apropriado para definir os nossos eminentes Bispos da CNBB em face do seu comportamento medroso e covarde diante das ameaças que recebeu de Lula é : LAPSOS.
    (LAPSOS foram os cristãos que, por temor das perseguições do Império Romano, tinham renunciado a própria fé e que, passadas as perseguições, pediam para ser readmitidos à comunhão da Igreja.)

  • Almirante Kirk

    -

    30/10/2010 às 11:03 pm

    RESPOSTA AO “Sergio”
    -30/10/2010 às 18:52,que disse:

    “Eu gostaria que os bispos da CNBB estudassem um pouco Platão.”

    ORA,ORA…
    Pelo conteúdo do seu comentário,salta aos olhos um FATO:a sua ignorância sobre a Doutrina Católica;Catolicismo;Igreja Católica;Patrologia;Patrística,etc,etc,etc!!!
    Você me parece um evangélico tentando se passar por católico,hehe!
    Os bispos católicos são pessoas cultas!Muito estranho você sugerir a estes,a leitura de Platão…
    Eu jamais teria a petulância de recomendar aos bispos católicos que estudassem este ou aquele filósofo,mas posso sugerir a você,por exemplo,que estude sobre as obras do filósofo Aristóteles,o mais de todos os filósofos já conhecidos!!!Depois,caso tiver capacidade intelectual para tanto,leia as obras do extraordinário Santo Tomás de Aquino!!!
    Boa reflexão!
    Kirk

  • camilo de assis silva

    -

    30/10/2010 às 10:18 pm

    camilosilva; vejo que em momento onde no apagar das luzes para dar o voto consciente, o tempo de foi e nenhum dos candidatos se quer apresntaram umplano de governo para esclarecer o que é uma política pública, brigou-se tanto por questões que no viéz da política tem que ser tratado com clareza… falar de aborto de maneira como foi falado não acrescentou em nada, porque esta é uma questão que precisa ser abalisada sob a óptica científica, social e teológica… defender a vida ultrapassa o CREDO ou doutrina, o que não se pode é banalisar as coisas… quero sim uma Igreja que tenha coragem de manifestar o seu pensamento e apresentar seus candidatos do seio da Igreja, no coxixo de meia duzia de féis julgando este ou aquele é omissão e ajuda a elejer sabe-se lá quem ou melhor quanto o candidato tem… sou em defesa da vida porque a vida é um dom de Deus, não usemos Deus para nos distanciar da vida…

  • VAL

    -

    30/10/2010 às 9:01 pm

    Como Católica Apostólica Romana que sou,faço saber que a tal CNBB não é um orgão oficial da Igreja.São da famigerada “teologia da libertação”,não todos,é claro.Portanto quando eles falam algo que é contrário ao Evangelho de N. SR.JESUS CRISTO,não temos nenhuma obrigação de seguir.

  • José Cláudio

    -

    30/10/2010 às 8:12 pm

    Então, mais uma vez a CNBB em relação a Diocese de Guarulhos agiu como um covarde que foge da luta na hora “H”.

  • Punk

    -

    30/10/2010 às 7:38 pm

    Agradeceria se alguém bem entendido, ou seja, com formação e atuação na área de Direito, descrevesse exatamente todos os artigos e incisos da Constituição Federal que a campanha de Dilma Rousseff infringiram nessas eleições.

  • José Louis

    -

    30/10/2010 às 7:33 pm

    A CNBB sempre foi dominada por uma maioria de bispos petistas,que, na maior cara de pau, pregam os ensinamentos de Cristo e se contradizem, apoiando as diretrizes do PT,por isso deixaram de apoiar o Bispo de Guarulhos,esse sim um Bispo digno,que teve coragem de defender o que prega o Evangelho de Cristo.E tambem destaco a ação de mais alguns Padres Católicos e Pastores Evangélicos que foram firmes na defesa dos Principios Cristãos.Dou os meus parabéns a essas pessoas corajosas.Quanto a essas católicas pelo direito de decidir,se querem decidir pelo aborto então estão pecando contra a Igreja.Se forem católicas de verdade,que tenham respeito pela vida humana.

  • Sergio

    -

    30/10/2010 às 6:52 pm

    Eu gostaria que os bispos da CNBB estudassem um pouco Platão.
    Sou, em certa medida, seguidor das idéias de Platão. Penso que há uma espécie de memória, de memória de Deus, como que gravada no Homem, a qual, no entanto, tem de ser despertada(quero que os bispos da CNBB se lembrem de Deus).
    Eu vi nessas eleições pastores, alguns padres e poucos bispos lembrando que Deus existe! Foram esses poucos heróis que mostraram precisamente que em sistemas repressivos(como o montado pelo PT) que a Igreja não se deixa adaptar a uma concepção unitária do mundo, mas permanece como pólo contrário e existe como comunidade mundial, como uma força contra a opressão petista-comunista.
    O século XX mostrou de forma até então desconhecida que é precisamente a união comunitária,constituída pela Igreja, que forma uma força que se opõe a todos os mecanismos políticos e econômicos e de uniformização do mundo; oferece um lugar de liberdade às pessoas(eu estava até pensando a virar evangélico, pois os pastores se manifestarem bem antes dos padres e bispos católicos!) e coloca, por assim dizer, um último limite à opressão…
    Agora, espero que a CNBB seja mais dura contra esses comunistas, pois, a partir daí, terei forças e me empenharei contra a ditadura petista, não fazendo apenas em meu nome, mas a partir de uma força interior que transcende o meu próprio eu e minha subjetividade…
    Quando o Homem abandona a fé, os horrores do paganismo regressam em força(por exemplo,o PT é um partido abortista e sacrifica vidas humanas para deuses pagãos…). Julgo que pudemos de fato constatar que Deus entrou na História, por assim dizer, de modo muito mais frágil do que gostaríamos. E se queremos isso e se assentimos que Deus respeite a liberdade, também temos de aprender e a amar a fragilidade da Sua ação.
    Por que Ele permanece tão impotente enquanto o PT tenta acabar com todos os valores cristãos? Por que só exerce o desse modo curiosamente fraco, como Crucificado, como alguém que fracassou? Mas é claramente o modo como Ele quer exercer o poder, é o modo divino de poder. E em outro modo, na imposição e no uso da violência, encontra-se manifestamente uma forma de poder que não é divina, mas é bem conhecida pelos petistas!!!

  • Lígia Teresina/PI

    -

    30/10/2010 às 6:52 pm

    Sou católica praticante e sempre apoiei a decisão da Regional Sul I. Antes mesmo de receber o papel, já havia decidido o meu voto. Fico feliz em saber que pelo menos uma parte da Igreja católica no Brasil teve coragem de se posicionar em defesa da vida. A Igreja católica não pode ficar omissa. Ela tem o dever de defender os seus valores , assim como já fez em outras ocasiões importantes da nossa história. A escolha é livre e de acordo com a consciência de cada um.
    Votei em Marina Silva no 1° turno, agora votarei 45 + 45. Votar na Dilma é aprovar todas as coisas erradas que aconteceram nesse Governo.

  • alberto santo andre

    -

    30/10/2010 às 5:04 pm

    VENDO ANOTA DA ASSESSORIA DO LULA CHEGUEI MAIS UMA VEZ COMO A TRINTA ANOS ATRAS QUEUNICA BATINAS DE QUE LULA GOSTA SAO A DE DOM CLAUDIO HUMES QUANDO O ACOBERTAVA APOS ATOS DE VANDALISMO NA RUA MARECHAL EM S.B.DO CAMPO E ASDOS BISPOS DA PASTORAL DA TERRA QUE DEFENDEM INVASOES E DESTRUICAO DE LAVOURAS DE LARANJAS OU DE AREAS DE CULTIVO EXPERIMENTAL DA EMBRAPA ,PORTANTO A FAVOR DOS QUE ACHAM QUE OS TRABALHADORES HONESTOS, TEEM QUE SUSTENTAR UM BANDO DE VAGABUNDOS LIGADOS AO PT E AO GOVERNO LULA.

  • Lourival Filho

    -

    30/10/2010 às 4:24 pm

    O ABORTO É CRIME A DILMA É A FAVOR DO ABORTO EU NÃO VOTO NO PT, O MEU VOUTO É DO SERRA 45

  • J.M.J.

    -

    30/10/2010 às 4:11 pm

    AINDA BEM,ESPERO QUE AINDA TENHA TEMPO DE MUITOS CATÓLICOS QUE TINHAM DÚVIDAS VOTEM NO SERRA.SOU CATÓLICA PRATICANTE E TENHO REZADO MUIIITO PARA QUE DEUS ILUMINE O POVO BRASILEIRO .QUE NÃO VOTE NO PARTIDO DA MENTIRA, DA CORRUPÇÃO DESENFREADA ENGANADO OSEU POVO SIMPLES.QUE DEUS ABENÇÕE O BRASIL!

  • Goiano

    -

    30/10/2010 às 3:45 pm

    Como otimista que sou fiquei até positivamente surpreendido pela notícia. Isso mostra que os católicos tradicionalistas mais pessimistas não estão corretos quando afirmam que existe um cisma silencioso por parte dos Bispos Brasileiros. Acho que a antiga “Cnbb do B” está com os dias contados , acho que os “Bispos” da teologia da libertação já são minoria no Brasil. Que Deus continue dando forças a esse Papa extraordinário ,o melhor desde pio X. Um abraço tio rei!

  • Nanã Fernandes

    -

    30/10/2010 às 3:13 pm

    Só gostaria de lembrar aqui que a CNBB, embora omissa em relação ao grave caso do bispo de Guarulhos, AINDA tem gente muito boa, do quilate de um Dom DImas Lara Barbosa, que nunca teve medo de externar suas opiniões sérias e coerentes. Mas uma andorinha só não faz verão, já dizia minha avó.

  • Josuel

    -

    30/10/2010 às 2:59 pm

    Este caso vai muito alem do cristianismo, conheço muitos ateus( apenas pelo fato de nao acreditar em um ser supremo), mas com profunda espiritulidade e sensibilidade a respeito do que é a vida é seu significado, e tem a plena consciencia que o ESTADO, tem que defender a vida desde a sua concepçao até sua morte natural, Dilma se mostra totalmente insensivel a isto, mudou o discurso apenas para criar ILUSAO eleitoral, mas o PAPA foi muito claro, PARTIDOS QUE DEFENDEM O ABORTO VELADA OU NAO VELADAMENTE, ele sabe que o PT nas suas entranhas apodrecidas defende o aborto e é uma questao de tempo para legalizarem o HOMICIDIO.

  • ANNA

    -

    30/10/2010 às 2:59 pm

    JÁ VOTEI MUITO NO PT.MAIS DEPOIS DE TANTAS ROUBALHEIRAS E UMPINIDADE É IMPOSSIVEL.
    SOU CATÓLICA E O PAPA ESTAR CERTO EM PEDIR PARA OS BISPOS ORIENTARES SEUS FIES.
    MEU VOTO É DO SERRA.
    SERRA 45 BRASIL.

  • gajjjego

    -

    30/10/2010 às 2:55 pm

    Chovendo no molhado. dilmáquina obsoleta foi, eh e sempre sera comunista marxista-leninista, atéia, abortista, terrorista, sem-escrupulo, mentirosa, intransigente, ditarora, e opressora.E setores do Catolicismo Romano veneram o comunismo e a camarrilha do ayatola mulla. Tenho dito. CORAGEM SERRA-45.

  • Reaça

    -

    30/10/2010 às 2:47 pm

    Intervenção pontifícia já nesse antro de inimigos da fé católica! Deviam ser suspensos de ordens. São os amiguinhos do excressentíssimo Boff e do que se diz “frei” Betto, dois cães do demônio. Ainda bem que há as exceções, bispos ainda católicos são a minoria no Brasil.

  • Mariza Celia Tannure

    -

    30/10/2010 às 2:34 pm

    O BRASIL E UM PAIZ EM A MAIORIA E CRISTAO QUE SAO CATOLICOS EVANGELICO E TAMBEM OS KARDECISTAS SAO CRISTAOS NAO SE ADMITE O ABORTO ISTO E COISA MUITO SERIA SIM ISTO E ASSASSINAR UMA CRIANCA AS MAES QUE FAZEM ISTI NAO DEVEM TER APOIO DA NACAO BRASILEIRA MATAR E CRIME E QUERO QUE PROVEM AO COTRARIO TEMOS QUE COMBATER DOA A QUEM DOER

  • cosme josé

    -

    30/10/2010 às 2:32 pm

    Não é a toa que a religião catolica tem 2.000 anos, ainda temos um lider ungido pela graça de Deus para nos orientar.Obrigado Santo Papa, só espero agora que os seus subordinados obedeçam a Sua deteminação.

  • Mariza Celia Tannure

    -

    30/10/2010 às 2:25 pm

    O CARDEAL EVARITO ARNS JA SE MANIFETOU HA DIAS COM UM MANIFESTO ELE ECONTRA O ABORTO E ESTA CONTRA O PT INCLUSIVE O SOBRINHO DELE SENADOR FLAVIO ARNS ELEITTO VICE GOVERNADOR DO PARANA SAIU DO PT DECLARANDO EM VOZ ALTA QUE IRIA DEIXAR ESTE PARTIDO DIZENDO QUE TINHA VERGONHA DE PERTENCER AO PT VAMOS APLAUDIR O SANTO PADRE ELE E NOSSO LIDER ESPIRITUAL

  • Antonio Augusto Carvalho

    -

    30/10/2010 às 1:50 pm

    Não são papistas. São comunitas e como tal, preferem manter seu emprego e não a sua dignidade.

  • Poder

    -

    30/10/2010 às 1:31 pm

    CNBB? Esta entidade NÃO FAZ PARTE DA IGREJA CATÓLICA, é mais um uma invecionice da política esquerdizante no Brasil. Estão calados há anos diante das barbaridades dos comunistas e agora, 1 dia antes da eleições, é que se manifestam? Seria aquele caso em que os ratos pressentem que a barca vermelha vai afundar? Como que é? Cada padre ou bispo tem direito de pregar sobre projetos políticos? QUE MENTIRA! Existe HIERARQUIA na Igreja ,as diretrizes do PAPA tem que ser obedecidas por todos os católicos. Além disso,pode um clérigo se omitir quanto a palavra de D’EUS? Qualquer sacerdote, fora aqueles de satanás, têm obrigação de alertar as ovelhas quanto aos crimes contra a vida e todos nós sabemos quais as hostes demoníacas que as graPTamente pregam.

  • cristiane

    -

    30/10/2010 às 12:55 pm

    Graças a Deus pelo papa Bento XVI, pelos bispos, padres e leigos corajosos que não se intimidam e lutam pela verdade!

  • jorge

    -

    30/10/2010 às 11:56 am

    A CNBB é formada por um bando de cagões e paus-mandados das esquerdas! A CNBB já foi melhor quando tinha bispos do kilate de um Dom Evaristo Arns ou Helder Camara. Quer dizer que agora estão recomendando a retirada do voto na Dilma? Quanto aos evangélicos, o que dizer? Eles querem o lulismo? Então o terão com todas as suas consequências. Enquanto tivermos essa legião de analfabetos funcionais sempre haverá espaço para o lulismo ou para os aprendizes de ditadores.

  • RUBENS CARLITO DA SILVA

    -

    30/10/2010 às 11:53 am

    O SAPO BARBUDO, ROUCO, LÍNGUA PRESA, MOLUSCO ASQUEROSO TEVE A DESFASATEZ DE DIZER QUE A IGREJA FALA A MESMA COISA A DOIS MIL ANOS. ESTE ENERGÚMENO NÃO TEM NOÇÃO DE QUE O SENHOR JESUS, O ESPÍRITO SANTO, A SANTA DOUTRINA DA IGREJA PREGAM O VALOR A VIDA, ISTO É DÁDIVA DE “DEUS”.

  • Reginaldo Gadelha

    -

    30/10/2010 às 11:51 am

    Quem deixou a Diocese de Guarulhos “entregue aos cães” foram os COVARDES que não largam o osso, os COVARDES que não tem coragem de contestar o governo, os COVARDES que gravitam em torno do poder, os COVARDES que não tem coragem de dizer públicamente o que pensam pq suas bocas estõ ocupadas roendo o osso que os petralhas lhes entregaram.

    Na verdade o poder cooptou muitos bispos e pastores que passaram a declarar o que o poder queria. Cooptou gente com interesse em ser aliado do des-governo que aí está. Gente como o Edir Macedo, que precisa das “benesses” do governo para continuar sua cruzada de vender o caminho para o ceú. Assim como ele, muitos Bispos tb declararam-se parceiros da candidatura da indicada do lulla em detrimento que que reza a Biblia. Gente sem escrúpulos.

    Isso só aconteceu pq somos um país de covardes, de gente que tem medo de falar o qe pensa, de gente que não quer ficar contra a situação.

    Salvo um ou outro colunista, a maioria tem medo de ser patrulhada, assim é com o clero e com os evangélicos. A maioria adere ao poder pelo poder, achando que no fim das coisas vai sobrar um ossinho com carne para eles.

    Estão enganados, o pt e o grupo que os dá apoio não deixa nada no osso, comem tudo e ainda se sentem no direito de querer rosnar alto.

    Terminando. Os líderes da Igreja Católica e dos Evangélicos elegeram essa mosntruosidade chamada lulla, vão eleger a candidata-guerilheira e ainda se acham líderes.
    Por essa razão é que não somos um país sério. (não sei quem disse, mas, concordo)

  • Ronaldo

    -

    30/10/2010 às 11:36 am

    Reinaldo:
    “Aclarar a posição”. Nesta locução extraída de seu texto reside o que se espera da CNBB, que desde sua criação serviu-se de ambigüidades tendenciosas para favorecer as esquerdas. As mesmas ambigüidades que ajudaram a expandir o PT e levá-lo ao poder. Agora que está ficando claro até onde o PT pretende nos conduzir (com o Plano Nacional de Direitos Humanos) será necessária uma definição: A CNBB vai ficar com a doutrina milenar da Igreja ou com o submarxismo?

  • Antonio

    -

    30/10/2010 às 10:09 am

    Ola
    Reinaldo
    Tem muito, padre e bispos espalhados pelo Brasil, petistas que só falta ser de carteirinha, mas é lógico se pintar uma boquinha é o primeiro da fila.
    Tem padre que só faltou distribuir nas missas aos domingos para seus fiéis santinho da Dilma em detrimento do santinho católico.
    Se o cara decidiu largar tudo para ser padre, agora quer ser diferente?. Esta pergunta não cabe a eu responder e sim eles que tem a responsabilidade da evangelização das pessoas de acordo com o que diz a bíblia e ao papa Bento 16.
    O que o Papa disse é um dos ensinamentos pregado pela igreja católica apostólica e romana que é o direto a vida. Quem for contra tem que ser punido pelos seus fiéis e doa a quem doer.
    Vamos lá pessoal amanha votar SERRA45 e ponto final.
    NÃO VAMOS DEIXAR QUE A MENTIRA VENÇA AVERDADE
    VAMOS EM FRENTE QUE AINDA DA TEMPO

  • Dacem

    -

    30/10/2010 às 11:08 am

    Continuando (meu sangue está fervendo)..e os Evangélicos quem elegeu essa monstruosidade imoral alcunhada Lula. Foram eles !!!!! Agora.. às vésperas da eleição que pode levar uma boneca-marionete-assassina para a presidencia do Brasil, a CNBB vem dizer que os bispos podem se manifestar contra a imoralidade, dando o nome dos animais, digo, citando o nome dos imorais ? IGREJA CATÓLICA e EVANGÉLICA voces criaram o monstro Lula e agora podem não conseguir, por falta de tempo, impedir a gestação do monstro Dilma. PARABÉNS….. PARABÉNS… PARABÉNS….Os possíveis futuros cadáveres dos perseguidos e torturados, antecipadamente, lhes agradecem. DEUS nos livre dos imorais e de voces, Srs. Bispos.

  • Dacem

    -

    30/10/2010 às 10:58 am

    Me dá ódio essa tal de CNBB. Quero lembrar à maioria desses apóstolos (????) de Cristo que foi a Igreja Católica e os E

  • Leo

    -

    30/10/2010 às 10:54 am

    Por esse e outros comportamentos de algus dirigentes da igreja católica, é que esta está minguando. A igreja ca-
    tólica não deveria admitir bispos comunistas e terroristas.
    Quando rapagão, admirava o catolicismo, hoje, eu minha família, não aceitamos mais.

  • mario

    -

    30/10/2010 às 9:53 am

    Finalmente alguém teve juizo…
    A Igreja aprendeu com o passado, ficaram neutros contra os nazistas, mas hoje sabem que erraram.
    Não existe neutralidade MORAL, pois se a Igreja não sabe o que é certo ou errado, então pra que serve a Igreja?

  • Mara

    -

    30/10/2010 às 9:50 am

    Ufa! Que debate!… Ontem no ultimo debate dos presidenciáveis na Globo enquanto o candidato Serra se mostrou com uma postura de chefe de estado a candidata Dilma parecia uma fera acuada.Amigos indecesos, prestem bem atenção se esta senhora eleita for nunca mais veremos aquele sorrisinho falso em seus lábios… ela não sabe sorrir ou melhor ela faz isso só por fora pois o seu coração é duro! Só não ve quem não quer!… Pelo seu assombroso passado (se informe para melhor conhecer esta senhora) ela não sabe sorrir… Tenho medo de ver nossa nação nas mãos desse PT, principalmente nas mãos dela. Adorei a chacoalhada que o Papa deu na CNBB…Podia ter feito isso a mais tempo. A igreja tem que se pronunciar a favor da vida e se esquecer de adular seja quem for muito menos esse PT . Amanhã é o dia “D” vamos votar com responsabilidade. Vote Serra “Serra é do bem”! 4555555555555555

  • Paulo Bento Bandarra

    -

    30/10/2010 às 9:07 am

    Sexta, 29 de outubro de 2010,
    Grupo de católicas: Fala do Papa sobre eleição é desrespeito.
    .
    O grupo Católicas pelo Direito de Decidir divulgou nesta sexta-feira (29) uma nota em que critica o Papa Bento 16 por pregar o envolvimento de religiosos nas eleições. “Trata-se de um caso de desrespeito total à laicidade do Estado”, ataca o texto.
    .
    Nós, Católicas pelo Direito de Decidir – parte desta Igreja formada pelo povo de Deus- vimos a público manifestar nossa divergência com a orientação papal.
    .
    Não é uma bola? As católicas pelo direito de transgredir acham que o Papa não tem direito de Decidir!!!! Isto me dá frouxos de risos! Um grupo de bobocas que se acham com mais direitos que os outros, ao ponto de pregarem a eliminação dos fetos “só prá se divertir” e de contrariarem os preceitos católicos, que se querem passar por… católicas! Isto que eu sou ateu! Que gentalha!!!
    .
    Leonardo Boff e Frei Betto criticam papa por intervir em eleição, mas estes a gente já conhece, estes a gente não confia! De religiosos não tem nada, só a farsa.

  • MINEIRIN INVOCADIN

    -

    30/10/2010 às 9:02 am

    REINALDO,A DETERIORAÇÃO MORAL ATINGIU INSTITUIÇÕES E ÓRGÃOS ANTES CONSIDERADOS MODELARES! EXEMPLO CARO A CNBB,CUJAS BASES ACHAM-SE TOTALMENTE RACHADAS,COM BRIGAS E DISPUTAS INTESTINAS,UMA FOGUEIRA DE VAIDADES SOB BATINAS! NÃO BASTASSE A CONTAMINAÇÃO VIA IDEOLOGIAS QUE EM NADA COADUNAM COM A PREGAÇÃO DE CRISTO,MAIS PARECENDO DISCURSOS DE GUERRILHEIROS,ESTRAGOS ENORMES SE DERAM ATRAVÉS DA cooPTação ,NUMA CORRUPÇÃO MORAL ABJETA COMBINADA COM A COVARDIA OU “TELHADOS VÍTREOS”! PARTICULARMENTE NO CASO DE GUARULHOS, A CNBB AGIU COMO PILATOS OU,SENDO MAIS INCISIVO,FOI O JUDAS ISCARIOTE,ENTREGANDO BISPOS E OUTROS RELIGIOSOS À SANHA POLICIALESCA E DITATORIAL DE UM TRIBUNAL DE EXCEÇÃO TRAVESTIDO DE ELEITORAL! COISAS INDIGNAS, TANTO A OMISSÃO QUANTO A AÇÃO! AMBAS REPROVÁVEIS E INACEITÁVEIS,SOB TODOS OS ASPECTOS!PARA TAIS COVARDES E OMISSOS,E TAMBÉM PARA A GESTAPO ELEITORAL,A FRASE DE DA VINCI:”AQUELE QUE NÃO CONDENA A VIOLÊNCIA APOIA SUAS AÇÕES!”

  • Maria T

    -

    30/10/2010 às 8:42 am

    cacau -30/10/2010 às 1:00

    A Igreja Católica nunca se calou e o Papa Bento XVI apenas cumpriu seu dever.

    A Igreja tem seus princípios e ensinamentos fundamentados nos de Cristo.
    A liberdade de escolha é nossa, só não podemos mudar esse preceitos conforme nossos interesses.

    Os fiéis não só tem a obrigação de viver o que a Igreja ensina como o dever de comunicar,a sua Santidade o Papa, se as pessoas que pregam em nome da Igreja desvirtuam seus verdadeiros valores.

    A pergunta poderia ser: o que seria dos latinos sem essa Instituição?

    “ É confortante saber que algumas coisas permanecem coerentes, verdadeiras e fortes: nossa fé católica e o eterno amor que Deus tem pela criação”

    Mas tenha certeza o convite da Igreja Católica sempre será:

    “CATÓLICOS VOLTEM PARA CASA”

    http://www.youtube.com/watch?v=OHZFFoLdJzE&feature=related

  • Hélio Pimentel

    -

    30/10/2010 às 8:32 am

    Pior é ver gente que se diz contra o aborto, contra a corrupção, contra as ditaduras, votar justamente a favor disso tudo.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados