Blogs e Colunistas

15/04/2010

às 19:24

CIRO: NUNCA ANTES NESTEPAIZ UM POLÍTICO DEU TANTO TIRO NO PRÓPRIO PÉ

Tsc, tsc, tsc… Lá vai Ciro se enredando na teia na qual se encontra por escolha. Ok, vá lá: um tanto de ingenuidade o levou para essa situação difícil, e ninguém é ingênuo por vontade. Mas é preciso destacar também que Ciro é um cabeça-dura e parece não ter muita paciência para aprender com os erros próprios ou alheios. A aparentemente mais autocentrada figura jamais havida nestepaiz, Luiz Inácio Lula da Silva, é expressão também de um partido, de uma máquina, de uma inteligência, digamos, corporativa. No acerto e no erro, nunca foi um franco-atirador. O PT tem método — freqüentemente maligno, mas tem. Ciro plasmou para si a imagem de uma espécie de herói romântico. Abaixo, seguem trechos comentados de uma artigo que ele postsou em seu site hoje. Observem que aquele que se coloca como a  salvação ética do Brasil atira no PT, no PMDB, no PSDB e, obviamente, no DEM. E acaba acertando seu próprio partido, o PSB. Se formos pensar em lideranças, mirou em Lula, Dilma, Serra, FHC… Ciro, notem bem, convida o PSB à solidão entusiasmada. Vamos ver.

É fato notório o mal que faz ao Brasil esta polarização amesquinhada, porém mutuamente conveniente, entre o PT e o PSDB. É a imposição ao Brasil, por um preço cada vez mais impagável, da briga provinciana dos políticos de São Paulo. Lá eles são iguais, especialmente nos defeitos. Isto definitivamente não é verdade no Brasil”.
Não adianta: ele odeia São Paulo. Em vez de se apresentar como um candidato de expressão nacional, ele se coloca como um nome contra um estado. Mesmo que tente se justificar dizendo que critica os políticos, não os paulistas, a política que há é, em boa medida, expressão das pessoas.
A expressão política de São Paulo é compatível com a do estado que tem 22% da população e 33% do PIB. Ou melhor: não é — a população paulista é, por exemplo, sub-representada no Congresso. Essa clivagem que Ciro cria é falsa. Como é falsa a suposição de que PSDB e PT são a expressão política do Estranho Casal, aquele filme em que Jack Lemmon e Walter Matthau amam se odiar mutuamente. Esse embate não é comédia. Ciro não entendeu ainda o que os petistas pretendem fazer com seus adversários: destruí-los. E, para tanto, se acharem necessário,não se intimidam nem em recorrer ao estado policial.
Essa avaliação de Ciro sobre São Paulo  é antiga . Não obstante, transferiu o seu domicílio eleitoral para o estado. Por quê?

Jamais imaginei, após trinta anos de vida Pública, viver uma situação política como a em que me encontro. A pouco mais de 60 dias do prazo final para as convenções partidárias que formalizam as candidaturas às eleições gerais de 2010, não consigo entender o que quer de mim o meu partido- o Partido Socialista Brasileiro.
Não entendeu porque não quer. Na verdade, finge não entender. Seu partido quer integrar a frente que apóia a candidatura da petista Dilma Rousseff e é contra o lançamento da sua (de Ciro) candidatura.
Burro, ele não é. Se ninguém lhe diz isso, é só delicadeza. Estão cozinhando o galo, até quando — e já chegou o momento — não tenha mais com quem se juntar. E isso indica também que o tempo de Ciro no PSB já venceu. Está na hora de mudar. De novo!

Basta a ação de pressão e/ou ofertas fisiológicas sobre uma mera meia-dúzia de pessoas. Assim mesmo: sobre seis pessoas fechadas e isoladas em gabinetes de Brasília ou de São Paulo podem-se hoje definir as opções todas a serem “escolhidas” pelo povo nas eleições. Isto não é, infelizmente uma hipótese. É o que está acontecendo no Brasil aqui e agora. Omitir-se sobre isto é criminoso.
Bem, então isso é uma denúncia de todo o processo eleitoral, do qual ninguém escapa, não é mesmo? Ciro acaba de declarar a ilegitimidade das eleições. Aí fica difícil. Está incendiando os navios. Com quem ele espera contar nessa viagem? Por que o PSB, um partido bem-estruturado entre os de médio porte, entraria na sua aventura? Seu discurso ficou sem lugar. Só agora ele se deu conta dessa realidade? Perguntas óbvias:
1: se Lula o tivesse escolhido como candidato do governo à sua sucessão — pretensão tresloucada de Ciro —, então o processo seria mais legítimo?;
2: se Lula tivesse feito um loteamento da base aliada — uma parte para Dilma, outra para Ciro —, o processo eleitoral seria mais moral?;
3: Caso Ciro fosse hoje, como ele chegou a sonhar um dia, vice de um Aécio Neves como candidato do PMDB, por exemplo, a coerência política teria saído ganhando?
Sejamos claros, não? O único problema de Ciro é não estar no lugar de Dilma.

O sistema eleitoral prevê dois turnos por respeitar a realidade do país. Uma federação cheia de maravilhosas contradições! Uma realidade de grande fragmentação partidária, parte por seqüelas de uma ordem política viciada, parte, entretanto, por expressão de muitas realidades que pedem muitos olhares sobre a vida dura de nossas maiorias. As alianças se impõem e são naturais no segundo turno.
Perfeitamente. Então…

A quem interessa tirar do povo as opções que, no passado recente, permitiram a um sindicalista chegar à Presidência? A história acabou? Não há mais o que criticar ou discutir? Oito de Lula, quatro de Dilma, mais oito de Lula é o melhor que podemos construir pro futuro de nosso Pais? A única alternativa é voltar a turma da privataria, como diz o Elio Gaspari? E estas transas tenebrosas de PT com PMDB é o melhor que nossa política pode oferecer como exemplo de prática aos nossos jovens?”
É, Ciro… Quando as premissas estão erradas, todo o resto dá errado. Vejam como o pensamento de Elio Gaspari, a despeito do que já disseram TCU e Justiça, chegou longe!!! E vejam como produz coisas virtuosas na política! Eis aí: Ciro acaba de dinamitar 80% do Coongresso Brasileiro. Talvez seja candidato a governar com os 20% restantes, integrados por freiras éticas.

Caso fosse eleito, governaria com quem? O PMDB seria, diante de Ciro, como um Romeu que atendesse ao pedido da Julieta de Sobral: “PMDB, por que és PMDB? Renega a história, despoja-te do nome; jura que é meu o teu amor…”? Ora, Ciro Gomes! Eu o tenho na conta de um homem inteligente. Logo, acho que ele supõe que os brasileiros são burros. Um Ciro tornaria o “PMDB” mais ético? A propósito: um Ciro, caso fosse aceito, mudaria a natureza do PT?

Se a união desses dois partidos é um “roçado de escândalos”, não dá para governar com eles — a menos que se deixem depurar pela ação de Ciro, né? E com o PSDB-DEM? Também não dá porque Gaspari lhe ensinou que são a turma da “privataria”.

Ciro talvez não perceba que está, na prática, reclamando do fato de que ninguém lhe dá a chance de ser um ditador virtuoso, aquele que viria para botar ordem na bagunça, o único dotado de sabedoria, ética, caráter e biografia ilibada para tanto. Depois ele chia quando dizem que é um Collor que decorou algumas falas do Mangabeira Unger — que já se mudou de mala e cuia para o… PMDB, aquele, o do roçado…

Ou Ciro desiste da política ou vai fazer uma espécie de terapia — clínica mesmo — de conteúdo bem específico: voltada para a política. Talvez aprendesse a parar de dar tiro no pé por conta desse estilo muito característico: o pensamento sempre está alguns minutos atrasado em relação à sua língua grande. É visível que ele fala primeiro e só pensa, quando pensa, depois.

Também poderia contratar um consultor de imagem. Não fosse o ódio que tem de São Paulo e dos políticos paulistas, estaria ainda no PSDB, de onde não deveria ter saído. Ocorre que, de súbito, o enfant terrible da Arena e, posteriormente, da social-democracia descobriu-se de esquerda!!! Sem nunca ter sido, é claro. E achou que iria se fazer nesse grupo sem entender nada de sua metafísica, de sua visão de mundo, de seus princípios — por mais perturbados que sejam.

Ciro, como notam, caminha para ficar sem lugar. Apoiar Dilma corresponde a apoiar o “roçado de escândalos”; apoiar Serra implicaria uma espécie de mea culpa que homens como ele dificilmente fazem: preferem acrescentar culpas novas às antigas. Como indivíduo, talvez possa apoiar Marina Silva, assumindo, agora, o seu lado verde, depois de ter sido tanta coisa.

Sinceramente, nunca vi tamanha vocação para dar tiro no pé. Mais uma vez, aquele que se colocava como o elemento apto a desestabilizar o jogo morre na praia. E há um só responsável por isso: Ciro Gomes!

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

159 Comentários

  1. ANogueira

    -

    16/04/2010 às 17:17

    Eu acho que Ciro conseguiu pelo menos uma unanimidade, pois todos acham que ele já era politicamente, praticou o suicídio eleitoral.
    Pra mim tudo isso é jogada, e logo logo essa estratégia vem a tona. A menos que seja pego, como no caso do Arruda, um político não anula sem um propósito por traz, aliás, nem a mudança de seu domicilio eleitoral foi a toa.
    Quanto a importância de São Paulo, economicamente é inegável, mas policitamente é um desastre. Quem elege Clodovil, Eneás, Paulinho, Zé Dirceu e tantos outros, não podemos dizer que são eleitores inteligentes.

  2. BASTIÃO

    -

    16/04/2010 às 16:55

    VO GOSTAR DO TROCO QUE ELE VAI DAR NO pt

  3. Antonio Carlos

    -

    16/04/2010 às 16:42

    Fim de carreira melancolica essa do Ciro, foi um dos que apoiou Sarney no episodio do escandalo do senado, pensando em tirar algum tipo de vantagem e se embasbacou todo,Mostrou que é igualzinho a Lula,Sarney,Collor de Melo,Renan Calheiros,Jader Barbalho, Zé Dirceu,Zé Genoino,Mercadante e cia…
    È uma pena,teve um tempo que pensava que “ele” fosse um cara serio…mas é tão pilantra quanto todos aquiles acima citados…

  4. Carlos

    -

    16/04/2010 às 15:34

    Caro Rei, na inexperiência dos meus 16 anos (isso há 22 anos), comentei com um grande amigo mais velho e mais experiente, sobre o aquele político que despontava: Ciro Gomes. A sábia resposta que obtive: Xi, Carlão, esse aí é só mais um Collor com sotoque e sem “aquilo roxo”!!!

  5. Artur

    -

    16/04/2010 às 15:27

    Acredito que o comentario do Ratoeira, é bastante lógico , pode ser mesmo que o protótipo de politico Ciro,. ora cearense , ora paulista ,ora nada , esteja mesmo a serviço do PT para segurar a alavancagem de Serra , tudo combinado….

  6. Guil

    -

    16/04/2010 às 15:18

    Ratoeira pode estar certo sobre Ciro Gomes e essa alianca PT-PSB. Essa historia nao cheira bem.Cuidado Serra.!

  7. frajola

    -

    16/04/2010 às 14:00

    Ciro,Ciro, PORQUE NÃO TE CALLAS?

  8. Edson

    -

    16/04/2010 às 13:46

    Pelo menos uma coisa o molusco fez de bom. Queimou Ciro para sempre. Menos um com idéias vencidas.

  9. jhunter

    -

    16/04/2010 às 13:45

    Estranho ver um espaço nobre como este blog, alguma referencia a este ET denominado ciro gomes.Ele é apenas mais um espertalhão que se deu bem, até defrontar-se com o tontem da malandragem, aí murchou, voltou ao seu tamanho natural.
    Obseve-se que a certa altura do texto ele se desnuda, se oferece, informa para seu partido que com ele na disputa, no segundo turno seus votinhos poderiam valer ouro numa barganha …..As alianças se impõem e são naturais no segundo turno……Será otimo se ele se candidatar a alguma coisa por São Paulo, o eleitor paulista o reduziria ao seu exato tamanho, e assim, remeteria este paira ao ostracismo.

  10. Luiz

    -

    16/04/2010 às 13:34

    Se odeiam tanto SP pq tem tanto cearense aqui?
    A começar pelo próprio Ciro.

    Somos 22% dapopulação, 33% de PIB e 55% dos impostos
    Mas apenas 10% da camara e 5% do senado.
    O ultimo paulista eleito presidente faz bem uns 40 anos ou mais.

  11. Ratoeira

    -

    16/04/2010 às 13:10

    Reinaldo, precisamos ficar espertos com Ciro Gomes. Ele é uma armadilha para Serra. Tudo já está combinado entre o PT e o PSB. O partido de Ciro não o coloca ainda, categoricamente e de uma vez por todas, fora da disputa presidencial porque a presença de Ciro nas pesquisas É BENÉFICA PARA DILMA. FICA A IMPRESSÃO DE QUE ELA ESTÁ SE APROXIMANDO, SEM SE PERCEBER QUE A MAIORIA DAS PESSOAS QUE SE DECLARAM VOTAR EM CIRO VOTARÃO EM SERRA, CASO O MAIS NOVO POLÍTICO “PAULISTA” NÃO SEJA CANDIDATO.

    Devemos trabalhar com esta situação. Precisamos denunciar o esquema sujo do PT e do PSB, pois isso é uma maneira de manipular a opinião pública. A imprensa deve peitar a Diretoria do PSB para que fale.

  12. Ratoeira

    -

    16/04/2010 às 13:03

    Ciro já sabe que não será candidato. Não saiu, ainda, definitivamente, da disputa, POIS SUA PRESENÇA ENTRE OS PRESIDENCIÁVEIS É BENÉFICA AO PT. Enquanto Ciro permanece entre os nomes das pesquisas, Dilma se aproxima de Serra. Se ele saísse de cena agora, Serra dispararia na frente, o que seria péssimo para Dilma, pois, apesar da mudança de cenário, ficaria a candidata PETRALHA, já, com a pecha de refugadora - o que impactaria negativamente o início de propaganda oficial.

    Embora Ciro possa parecer ingênuo e ludibriado por seus partidários, ele é muito mais esperto que isso. Ciro fica se fazendo de rogado para poder continuar aparecendo nas pesquisas e tirando, nas pesquisas, votos de Serra.

  13. leo

    -

    16/04/2010 às 12:49

    Não é ofensa.
    Creio que politicamente falando, Ciro seja um borderline. O sujeito entrou num ciclo repetitivo de bobagens autofágicas, exterminou o patrimônio político, ficou mal no estado que tanto gosta, o Ceará, e de quebra, querendo ser uma liderança nacional, ele pisa no estado estratégicamente mais importante da nação, que é São Paulo.
    Necessita de análise clínica sim, pois do contrário, se estender esse transtorno para a vida pessoal, vai acabar colocando nossa amada Patricia para fora de casa e cair nos braços da Dilma.

  14. Fogo de lenha

    -

    16/04/2010 às 12:28

    Ciro, ciro, qual o número da sua identidade?
    - Esqueci faz tempo.

  15. getulio

    -

    16/04/2010 às 12:03

    Fui eleitor do Ciro gomes quando ele se mostrava um homem politicamente correto.Quando se aliou ao LULA perdeu meu votos e de muitos de meus amigos que o admiravam.Agora alijado apelo seu DEUS,só lhe resta.no meu modesto entender,virar sua metralhadora verbal contra essa gente,e quem sabe,contando tudo o que sabe dessa máfia do PT,se regenerar e conseguir de volta um pouco do que jogou no lixo de seu passado político.Delator tem certas prerrogativas aqui no brasil,e quem sabe ele faz igual ao assessor de Arruda que colocou a boca no trombone e se deu bem!Faça isso Ciro e seu ibope vai subir de 0,01 para 0,02

  16. lvdovicvs

    -

    16/04/2010 às 11:58

    Caro Reinaldo
    O Ciro é apenas uma versãozinha do esperto malsucedido. Já esteve com todos, PSDB, Brizola,PSB e o senhor que nunca leu um livro é o seu dono temporário. No fundo só esteve com ele mesmo e acabará só. Para o seu dono atual e para todo mundo , o Ciro já deu o que tinha que dar.

  17. Ezequiel

    -

    16/04/2010 às 11:53

    Acho que este artigo de 2002 da revista Época é bem atual:
    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG50057-6009-216,00.html

  18. Cearense

    -

    16/04/2010 às 11:46

    O melhor politico cearense foi o marechal Castello Branco, inclusive o melhor presidente(vide o injusticado Roberto Campos). O restante pode esquecer. Morei em SP ha 9 anos. Agora estou nos EUA. Em SP funciona a meritocracia. O estado funciona.
    Qto a Ciro Gomes ateh jah votei nele qdo vivia no Ceara. A gente aprende muito com os anos. Pobre coitado.!
    Abraco, Rei

  19. Vanderly

    -

    16/04/2010 às 11:03

    Digo sempre por estas paragens, o PT e sua ideologia podre, precisa, necessita de idiotas necessários. Dizer o que quando este senhor topou tudo o que Lula lhe pediu. Agora busca uma saída honrosa, já era, tchau mesmo, já vai tarde, e veja, se ainda não viu, não há mais saída honrosa para o caso dele.

  20. Pinheiro

    -

    16/04/2010 às 10:12

    Lulla é uma espécie de vampiro, pois quem dele se aproxima vira pó. O lado positivo é que o socialista Ciro virou pó, carta fora do baralho.

  21. Jmendes

    -

    16/04/2010 às 9:58

    O problema do Ciro, é que ele gostaria de ser uma espécie de supra-Lula, um Lula acima da canalhice petista. Só que tudo que ele consegue é ser, hoje, um sub-ciro. Já não é mais nem o Ciro que era, por conta desta aproximação extrema com Lula. Aproximação esta que tirou o recheio do velho Ciro, que era um certa independência, uma personalidade própria.

  22. roby

    -

    16/04/2010 às 8:56

    Excelente arrazoado, tio Rei; discordo apenas da última frase.
    Ainda que Ciro Gomes — sendo ” de maior”, não estúpido e vacinado —, se faça responsável por todas as suas ações, foi a partir do momento em que cedeu à pressão do apedeuta-em-chefe para transferir o título do CE para SP que sua posição começou de fato a degringolar.
    Acima de sua inteligência se encontra um vaidade insaciável, uma gana que desconhece limites — inclusive o de reconhecer a natureza do petismo e suas próprias possibilidades em função de um projeto de poder que não reconhece aliados, apenas vassalos.
    Se não foi capaz de compreender a esperteza lulista, não é tão inteligente assim — e há de pagar caro por isso!

  23. Ricardo

    -

    16/04/2010 às 8:46

    Este político há tempo abriu sua descarga verborrágica, disparando-o contra tudo e contra todos. Hoje tenta se proteger dos escrementos que caem sobre a própria cabeça.

  24. Ricardo

    -

    16/04/2010 às 8:45

    É caso raro na natureza quando a Boca, de tão grande que estava , engole a própria criatura (não a de Lula), que depois chora algumas pitangas na tentativa vã de voltar a ser o que era.

  25. Rodrigo A

    -

    16/04/2010 às 8:42

    Confesso que já me deixei enganar por Ciro Gomes em sua fase pré-Lula, hoje vejo quão peculiar é esse ser. No entanto isso não é de todo ruim, quando pessoas assim se mostram com tanta clareza, nossas escolhas ficam mais fáceis. O país só tem a ganhar com a obsolescência de certas figuras como Ciro Gomes.

  26. Ricardo

    -

    16/04/2010 às 8:36

    Ciro enterrou seu futuro político. Se tinha um dia, talvez, 33% de chance de vir a ser presidente da república, hoje tem….. 0,02%…

  27. Ricardo

    -

    16/04/2010 às 8:34

    Será que o garotinho mimado por Lula, magoado que está com o Patrão, não vai apontar sua matraca verbal para o…. PT ? Quanto lixo vai sair da sua boca?

  28. Ricardo

    -

    16/04/2010 às 8:31

    Eis Ciro Gomes: “o pensamento sempre está alguns minutos atrasado em relação à sua língua grande. É visível que ele fala primeiro e só pensa, quando pensa, depois.”

  29. Ricardo

    -

    16/04/2010 às 8:30

    O maior sonho de Ciro é ser Lula. Pobre coitado.

  30. Ricardo

    -

    16/04/2010 às 8:30

    De novo se autovitimizando? Precisa de tratamento psiquiátrico… Parece um urubu perdido na floresta com a pata quebrada. Quem tem pena do moribundo?

  31. Renato

    -

    16/04/2010 às 8:16

    É muito ingenuo! Esse cenário ja estava sendo montado desde o ano passado. Agora nem no proprio partido ele pode confiar. Ciro quer protagonismo mas sempre foi e sempre será um figurante.

  32. Aldo Matias

    -

    16/04/2010 às 7:56

    Reinaldo,
    Talvez ela sirva, pelo menos, para ser aquele “ditador virtuoso” que um certo Ricardo Amaral (descendente ??? de José Bonifácio de Andrada e Silva?) preconiza para a ditadura no Brasil, naquele site do economista “Houdini” que previu a crise e ficou rico. Que tal? Assim ele satisfaz seu ego incomensurável e atende ao grande anseio daqueles que não querem estar com ele de jeito nenhum (petistas, psolistas, pcdbezistas, mstistas) mas que eles podem manobrar numa boa, puxando os cordéis. Como pode, hein, Patricia Pilar?!?

  33. Geraldo

    -

    16/04/2010 às 7:40

    Ciro… Ciro… não sei porque, mas me faz lembrar de Jânio Quadros! Será que o motivo é a loucura? Será a histrionice? Será o desrespeito com o povo? Será a covardia? Será a insignificância? Serão todas elas juntas? Ficaria melhor para efeito de marketing político com um boné de motorneiro na cabeça, um pouco de caspa no paletó e um sanduíche de mortadela na mão! Ciro, deixe a política para os políticos, sérios, como os de São Paulo por exemplo.

  34. Marcus Meyer

    -

    16/04/2010 às 7:31

    Depois de tanta m…, Ciro vai ter que aderir não ao partido verde, mas ao marrom mesmo!

  35. Jeferson

    -

    16/04/2010 às 6:49

    Na minha opinião, Ciro estea com as idéias um tanto atapalhadas. Está acusando os políticos de São Paulo se esquecendo que o PSDB tem Aécio, Tasso Jereissati, Sergio Guerra, Alvaro Dias… Ele como sempre, está equivocado e com as idéias fora do lugar. Ninhum político realmente sério ou que tenha algum futuro nestepaís, leva Ciro a sério. Ele é apenas um político ressentido cuja vez, passou.

  36. Paulo Cruz Pereira

    -

    16/04/2010 às 6:09

    Como diria o grande Aristóteles, no clássico A Política: “Cagou, neném, agora dorme em cima da merda”.

  37. Vinicius

    -

    16/04/2010 às 5:06

    Só espero que Aécio Neves esteja prestando bastante atenção ao que está acontecendo com Ciro Gomes depois do abraço mortal com o PT.

  38. cleide bragliollo

    -

    16/04/2010 às 4:32

    Reinaldo
    Nas palavras de quem está por dentro do PT, está situação em que Ciro está se colocando não está esquentando só a cabeça dele. Possivelmente, a cabeça de Lula também está superaquecida.
    Palavras de Kennedy Alencar hoje na Folha online:

    “Campo Minado
    A eventual desistência do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) da disputa presidencial virou um problema enorme para Lula. Como fazer isso sem magoar um aliado que foi fiel e prestativo no escândalo do mensalão?
    Ciro viu, ouviu e fez muita coisa para ajudar Lula a superar aquela crise. Deixá-lo chateado, em plena campanha presidencial, seria bastante arriscado.”

    Como diria aquele personagem da TV:Chii-ii-ii !!

  39. Anônimo

    -

    16/04/2010 às 4:00

    Não há polarização onde esteja um partido chamado PT que tem a pretensão de ser um partido único, mesmo que disfarçado num sistema aparentemente pluralista. O PT é assim, tem sua própria constituição, sua cartilha de ética e por aí vai. Quando não consegue emplacar suas idéias, então as coloca de forma disfarçada, como agora está acontecendo, ou seja, não pode reeleger uma vez mais o Coroner Lua da Silva e resolveram burlar todo o sistema eleitoral colocando no lugar uma secretária destemperada, preterindo não o Ciro, mas o Fernandinho Beira-Mar.

  40. Z'Kakaya

    -

    16/04/2010 às 3:04

    Só sobrou uma saída para o Ciro: chutar o pau da barraca e entrar na campanha da Marina. Faz um favor para o patrão Tasso e um afago para o amigo Aécio. E um enorme estrago para o PT e o PMDB.

  41. Cassiano

    -

    16/04/2010 às 2:52

    Chega a dar pena… Mas fez por merecer, não?

  42. Anônimo Paulistano

    -

    16/04/2010 às 2:43

    Netto disse abril 15, 2010 às 11:44 pm:

    `O Serra dizendo do grande governo que Maluf fez´.

    Sr. Netto, desculpe por discordar, a respeito de Maluf, o candidato Serra declarou: “Maluf estava bem avaliado e bancou Pitta. Pitta foi diferente de Maluf. Foi outra coisa”.

    O ´estava bem avaliado´ não indica que José Serra declarou que o governo de Maluf realizou um grande governo, o bem avaliado refere-se às pesquisas de opinião, estas mesmas pesquisas que hoje quantificam a avaliação do governo de Lulla a níveis estratosféricos, talvez o Senhor não saiba: Paulo Maluf já teve o seu momento Lulla, esse, de popularidade inabalável.

  43. AC

    -

    16/04/2010 às 2:22

    Ciro é o Hamilton Vaz Pereira da politica.

  44. cleide bragliollo

    -

    16/04/2010 às 2:18

    Reinaldo
    Ciro realmente não tem pudor.
    Primeiro ficou lambendo os pés de Lula, achando que era o grande plano B, que se tornaria A com a defenestração de Dilma. Deu tudo errado.
    Lula o manejou como um títere e, agora, encostou o boneco num canto.
    Os dois se merecem.
    Ele deveria de ter um mínimo de vergonha na cara e não ficar choramingando em público, depois que seu golpe deu errado.
    Ô Ciro. Vê se nos esquece!
    E embora seu título tenha sido transferido para São Paulo, por favor, não apareça por aqui nem mesmo para votar.

  45. Tutano

    -

    16/04/2010 às 2:18

    Como você deu um tempo sobre Igreja Católica, Santo Daime, Bebel e afins, voltei.
    Belo texto.

  46. Pela Pátria

    -

    16/04/2010 às 2:16

    O Ciro está conhecendo o lado amargo da vida!
    Só agora vê que o “amante” (Lula) não o ama. Apenas o usou e jogou fora como fez com tantos. Está perdido! Dá pena! Nessa hora ele se lembrará do pai (FH) que, com carinho, lhe preparava para sucedê-lo, mas ele preferiu sair de casa e se entregar aos “encantos” do amante (coronel nordestino).
    A vida são as escolhas que se faz.
    Justiça se faça. Ciro não é um petista. Apesar de seus descaminhos, deve, sim, recomeçar…
    Como todos nós, aprendendo com os erros.

  47. Marieta

    -

    16/04/2010 às 2:00

    Olha, Reinaldo: depois de rir mais de meia hora com essa análise de ciro, o pequeno terrível! eu pergunto?
    LÍNGUA GRANDE?
    Pega leve, Reinaldo! O que você faz com os impossíveis líderes brasileiros é DEMOLIDOR!
    E muito engraçado. Mesmo!

    Saudades.
    Marieta

  48. Jeremias-no-deserto

    -

    16/04/2010 às 1:39

    Com o seu temperamento vacilante e confuso Ciro foi parar no limbo. Grita e ninguém escuta. Faz lembrar aquele cidadão de um pequeno país europeu de idioma muito parecido com o nosso que resoveu estudar o francês “comme il fault”, isto é, em Paris mesmo. Ao cabo de seis anos, desistiu da empreitada e resolveu voltar a sua santa terra. Só que, como não aprendeu a falar francês e esqueceu do idioma pátrio, voltou mudo.Ninguém sabe o que quer o sábio do Ceará, que a essa hora deve estar choramingando nos ombros de Lula, o coiote que finalmente conseguiu capturar o Papa Léguas fujão. Tomara que ele não venha por aqui encher a infinita paciência dos paulistas.

  49. zamir anjos

    -

    16/04/2010 às 1:20

    Não se iludam,quando ele estiver morto, o Lulla virá ressuscitá-lo.
    Ele está sangrando na praça sozinho,pois só está colhendo desafetos,ainda não se voltou contra o messias salvador,porque a exemplo de Pedro dizendo para Jesus:Senhor não temos para quem ir.

    Mas ao tempo certo o Lulla virá ressuscitá-lo,aguardem.

  50. Francisco Penin

    -

    16/04/2010 às 1:19

    Ciro, sai dessa … Pega um bom ventilador e liga na tomada que está ao teu lado; coloca na maior velocidade. Agora, joga sobre o mesmo todo o excremento que esse governo produz. Com certeza , estarás fazendo um grande bem ao país. Numa das eleições eu votei em ti. Não mais o faria, já que hoje és o espectro de ti mesmo. Não acredites em promessas vãs. Se tens algum mérito, um aviso : a meritocracia não é bandeira deles. E tu o sabes…

  51. Nordestina- Lula está conseguindo o que quer: SER NOTÍCIA

    -

    16/04/2010 às 1:08

    Infelizmente, e mais uma vez de forma espúria, Lula está conseguindo o que quer: SER NOTÍCIA E DIVULGAR SUA CANDIDATA.

    Não importa que falem mal. O que importa, para ele, é ser NOTÍCIA, é está na boca do povo. E está conseguindo.

    A imprensa bem que poderia prestar um enorme serviço ao Brasil! Bastaria se rebelar contra tudo que está ai, com o silêncio.

  52. antonio

    -

    16/04/2010 às 1:04

    Isso só acontece com quem se rasteja. Quem o mandou ser tão subserviente a Lula? Agora que aguente o fogo lento e fique cozinhando como galo velho. Bem feito! Eu acho pouco.

  53. Francisco Penin

    -

    16/04/2010 às 1:01

    Esse percurso do Ciro pode ser adaptado. A donzela caipira (Ciro) encanta-se com as palavras de um caixeiro-viajante recém-chegado à cidade e, entre susurros e vãs promessas de casamento, entrega-se àquele homem de corpo e alma. Certa de que o amor é lindo e eterno, a jovenzinha espera , até hoje, que o sedutor volte para cumprir tudo o que prometeu . O seu corpo envelheceu, o rebento já é um marmanjo,mas a esperança é infinda. O pior de tudo é ouvir as lamúrias da moça. Merecemos…?

  54. Weimar

    -

    16/04/2010 às 0:35

    Esse rapaz, oferecido como é, com o título eleitor na mão, é um perigo ambulante! Primeiro, arteiro como é, vai tentar chamego com Minas (São Paulo, essa sua última tentativa deu chabu), por causa do tamanho do eleitorado. Se falhar, pode vir tentar a Bahia. Vade retro!

    Já imagino: vai chegar aqui dizendo que o Brasil foi descoberto na Bahia e, por isso, todo brasileiro é um pouquinho baiano etecétera e tal. Isso ou outra coisa por aí. (Se fosse do tipo do meu tio Odilon, poderia argumentar convincentemente haver herdado seu lado baiano.)

    Já falei do meu tio Odilon antes. Entre outras estórias dele, este diálogo que ouvi dele com o vendedor de passagens de ônibus em Vitória da Conquista:

    – Seu Odilon, me diga uma coisa, vocês Correia parecem um pouco com os índios, o sr. tem parentesco com os índios?

    E o velho Odilon, de pronto:

    – Tenho. Um dia, f* um índia!

    Weimar

  55. -

    16/04/2010 às 0:31

    Reinaldo,
    um assunto fora do tópico, mas o que você achou dessa de Lula na reunião dos países BRIC, querendo a NOVA ORDEM MUNDIAL? Os comunistas aqui do Brasil vem falando nisso há bastante tempo!

  56. Pernambucana

    -

    16/04/2010 às 0:19

    Olá Reinaldo,

    Esse é mais um episódio patético q ele se envolve. Não é de se espantar a sua reação tresloucada, pq é próprio dele esse tipo de coisa. Não lembram da última eleição, do “petista furibundo”?. Coitado pensou q a galera rancorosa ia esquecer isso fácil. Não foi apenas o Lula q o tirou de campo, ele pediu p/ sair qdo mudou seu domicílio eleitoral p/ São Paulo. Tinha uma eleição p/ senador qse garantida no Ceará, mas a ganância o fez inchar o ego e achar q poderia governar o maior e mais importante Estado do país. Qm qr mto fica s/ nda. Ciro, qr um conselho? Volte para o seu Ceará, peça desculpas ao povo e tente ser esquecido por um tempo. Depois você volta, c/ o Collor deu certo.

  57. C.R.

    -

    16/04/2010 às 0:15

    Deprimente!!! O interessante é que ele não é ingenuo, esperava o quê?
    Lula e sua quadrilha desenharam o que esperavam dele: figuração como candidato ao governo paulista e barulho para atrapalhar a candidatura Serra, aliás, sua especialização é espinafrar Serra.
    Ciro deixou-se levar e depois tentou valorizar seu passe com candidatura própria.
    Resta-lhe agora a humilhação, subjulgar-se e vir pra Sampa para votar ou ficar no Ceará e justificar o voto.
    Desmoralização em praça pública.

  58. Paulo Ferreira da Silva

    -

    15/04/2010 às 23:59

    Oi só, Ciro é apenas um trovão sem raio uai

  59. Ben Franklin

    -

    15/04/2010 às 23:57

    Só resta uma coisa ao Ciro:
    Ler o livro de Borges - “Tratado Universal da Infâmia” e traçar um plano estratégico frio, preciso e eficaz de vingança contra Lula e seus patifes amestrados. Cuidar da sua própria saúde e ir ao enterro de um a um desses(as) calhordas. Se ele precisar de consultoria, estou à disposição.

  60. Netto

    -

    15/04/2010 às 23:44

    Eu preferiria dormir sem ouvir essa:

    O Serra dizendo do grande governo que Maluf fez. Depois de anos de voto útil (inclusive para o mesmo Serra) eu ler uma barbaridade dessas.

    Para Serra, Maluf foi um grande governante que elegeu seu sucessor.
    Vivendo e não aprendendo.

  61. Bruno

    -

    15/04/2010 às 23:36

    pobre Ciro.. Sugiro que ele procure MENTIROSO no google e clique em ESTOU COM SORTE. Quem sabe depois disso a ingenuidade dele passe.. Aliás sugiro que o país todo faça isso!

  62. leo l

    -

    15/04/2010 às 23:36

    Rei.
    As únicas coisas que se aproximam do lulla e não são destruidas são sua (delle) prolle e o pmdb. Elle e prolle porque são uma espécie da personagem Augusto, do conto do Hermann Hesse, tendo como fada madrinha o “coisa ruim” e o pmdb, porque, as coleções de dossiês, do sarney e do renan, são bem maiores do que as de todos os “aloprados do pt. Não tenho provas, mas…que parece…

  63. MTS

    -

    15/04/2010 às 23:24

    ciro escolheu a esquerda depois de ser chutado e rejeitado feito um cachorro sarnento, pelo PSDB. Pq esquerdistas sao todos neadertais, ignorantes, burros, voluntariosos do proprio bolso….bando de vigaristas iletrados, sem estudo, e principalmente, rancorosos.

    Achou, e nao estava errado, que na esquerda, seria aceito.
    Bastaria falar mal dos tucanos e do dem.
    O esquerdista nao tem vergonha de dizer que eh o que nunca foi, somente para roubar. Amigo do povo ele se diz, amigo do bolso alheio ele de fato eh!

  64. carlos amendola

    -

    15/04/2010 às 23:23

    Ciro, o maravilhoso democrático, se acha o máximo.

  65. Fausto Fontes

    -

    15/04/2010 às 23:16

    Então, uma figura barbuda vestida de manta negra com capuz e portando foice e martelo lhe disse com a língua presa: baterás a casuleta!!

  66. Johnny

    -

    15/04/2010 às 23:16

    É o Vacilo Gomes!

    Johnny

  67. ELOI - Fortaleza -CE

    -

    15/04/2010 às 23:15

    Reinaldo,

    to achando ótimo esse alinhamento do PSB com o PT a nível nacional com a negação da legenda pra Ciro se candidatar. Muito melhor pro PSDB, porque não vai demorar pro Ciro e o PSB cearense romperem com o PT local, melando as alianças nos estados em que o PSB tem favoritismo ao governo aqui no nordeste - principal celeiro de votos de Lula e onde Dilma pretende reverter a desvantagem que tem no sul e sudeste!

    Vai ser muito bom quando Ciro mirar sua metralhadora giratória contra Dilma e o PT!

    PSDB, Serra e os Brasileiros com juízo agradecem!!!

  68. Trigo

    -

    15/04/2010 às 23:14

    Bem feito, se travestiu de Judas, renegando seu Estado, portanto seus eleitores quando transferiu seu título para São Paulo, na ganância de amealhar (impossivel, só ele que não viu) o governo do maior Estado da Federação e ficou a ver navios. Tão bocudo e tão ingênuo. Mais vale um pássaro na mão que dois voando. Ficasse no seu Ceará, onde poderia ter futuro.Fez caca, agora está no olho da rua.

  69. catarina

    -

    15/04/2010 às 23:06

    ciro, ja que vc foi chutado pra escanteio,aproveita
    e vai pra casa cuidar daquela potranca que vc tem lá.

  70. catarina

    -

    15/04/2010 às 23:01

    ciro meu querido, quem se mustura aos porcos tem que
    comer lavagem,não adianta fugir.

  71. VEROCA

    -

    15/04/2010 às 22:53

    KKKKKKKKKKKKKKKK,nem li o artigo ainda!!

  72. palad1no

    -

    15/04/2010 às 22:53

    Simplesmente patético.

    O que ele pretende mostrar com essas entrevistas e artigos? Está parecendo essas mulheres traídas que vão escancarar suas vidas em programas de auditório. Foi ludibriado pelo Molusco e ficou magoadinho. Um fraco, querendo provocar comiseração.

    Quando aceitou transferir seu domicílio eleitoral para São Paulo, coisa que disse que não queria fazer de jeito nenhum, mostrou do que é feito. Esnobou o eleitor de São Paulo e agora sabe que, se concorrer ao governo do estado, vai ter que se estapear com o Irrevogável Mercadante por 20% dos votos, apenas para ver o Alckmin ser eleito com folga no primeiro turno.

    Quanto a essa humilhação, ele merece 100% dela.

  73. maria

    -

    15/04/2010 às 22:52

    Daniel santos 10.10 . quaquaqua! Boa , muito boa !!!! Me acabei de tanto rir!

  74. Augusto

    -

    15/04/2010 às 22:51

    Ainda não li nada aqui a respeito da notícia de ontem da Folha relativa à acusação da PF de que Fernando Sarney e seu bando assaltaram cerca de duzentos milhões de reais das obras da ferrovia que liga o nada a pouca coisa.

  75. MTS

    -

    15/04/2010 às 22:45

    ciro cabeça de quina…vc nao serve nem para lixeiro…com o devido respeito aos mesmos.
    Rancoroso, mediocre…CCHT.

    Vc nao eh bem vindo a SP, mulherzinha do lulla.

  76. Rubens Costa

    -

    15/04/2010 às 22:44

    Reinaldo, boa noite! O Lula pode ser tudo, menos burro. Por conta da ambiçào do Ciro, o Lula conseguiu tirar o Ciro do seu caminho. ele agora nem está lá, nem cá. Você colocou que o Ciro é ingênuo. O Ciro não é nenhum ingênuo. Ele apenas é muito parecido com o Lula e, por conta disso, desejou ficar por perto - lei da atraçào. Onde foi que ele errou? Você já colocou, o PT é o PT. Se a pessoa não é um pestista, nunca o será.

  77. naldig

    -

    15/04/2010 às 22:41

    Ciro virou suco! O pior é que ninguém quer experimentar. Ciro - o conspícuo estafermo, sabichão derrotado pelo molusco e transformado em nada. Que canseira! Ciro deveria recolher-se na sua inexistência.

  78. Silva Júnior

    -

    15/04/2010 às 22:39

    Com todo respeito, é para rir desse sujeito. É muito ridículo mesmo!

  79. Jose

    -

    15/04/2010 às 22:37

    Lula aposta que sua salvação esta na polarização e no casamento com o PMDB. É pocuo tempo para reverter a situação, mesmo a Dilma em derrocada.

    Devemos dizer, repetir incansavelmente
    FHC privatizou para o bem do Brasil, Lulla privatizou para o PT.
    Quem disse que Elle é o cara foi o tradutor

  80. maria

    -

    15/04/2010 às 22:35

    Minha decepcao com ciro aconteceu quando lula venceu a eleicao pra presidente pela primeira vez. ciro ao ser indagado porque nao estava fazendo a barba respondeu que era pra pegar uma boquinha no governo do barbudo. Se fazer semelhante para levar vantagem . Ate que levou por um tempo. Para um individuo que acabara de disputar uma eleicao para PRESIDENTE do Brasil, foi se colocar baixo demais. Foi ai ,nesse exato momento, que ciro morreu pra mim(conceitualmente e politicamente falando).Nunca votei nele mas tinha um olhar simpatico as suas ideias, talvez por nao conhece-lo direito.. Dai ele se mostrou … e dai … morreu.

  81. Ribeiro Archanjo

    -

    15/04/2010 às 22:35

    Reinaldo,
    Ciro foi um dos maiores defensores da transposição das águas do Rio São francisco. Tenho certeza que as terras e empresas dos seus familiares serão os maiores beneficiados com esta obra faraônica.A tão propalada transposição vai superar os desperdícios em dinheiro causados pela rodovia transamazônica.

  82. Brasiliense

    -

    15/04/2010 às 22:32

    Caro Reinaldo,

    sendo a intenção do PT a de destruir os adversários (inimigos), o resultado foi positivo:

    O Brasil não perde nada, sempre considerei Ciro um doido.

    []s

  83. jose

    -

    15/04/2010 às 22:29

    Vamos trabalhara para que Ciro dispute com a Martaxa.
    Paulistas ja imaginaram o casal 20 no Senado. !

  84. Anônimo

    -

    15/04/2010 às 22:25

    O que precisa ser constantemente lembrado

    Reinaldo, mesmo arriscando a ser antipático, digo o seguinte. Este ano não será o ano do confronto Serra versus Dilma. Será, sim, o ano da batalha da verdadeira democracia contra o continuísmo petista, com tudo o que ele tem de nefasto.
    Aproveito para dizer que não acredito nos tais oitenta por cento. Se essa porcentagem correspondesse a uma realidade, dois fatos não teriam ocorrido. O primeiro foi o da estrondosa vaia no Maracanã. O segundo foi o melancólico fracasso do filme.

  85. ATENTO

    -

    15/04/2010 às 22:25

    “BOA NOITE CINDERELA”

    ATÉ OUTRA ELEIÇÃO , CIRO!

    LULA DECIFROU: CIRO , UM “BAGRINHO”

    PELOS SEUS ATOS,CIRO PASSOU RECIBO DE INGÊNUO,INFANTIL,E BURRINHO MESMO.SIMPLES ASSIM.

    QUANTO MAIS FALA, MAIS MOSTRA QUE” NÃO TEM FARINHA NO SACO”.
    ENTROU EM BAILE DE COBRA SEM PERNEIRA.

    ACHEI QUE ERA MAIS ESPERTO ; ACREDITOU PIAMENTE NO CAPETA SEM DISFARCE
    .PARA UM “LIDER” QUE SE DIZIA SER, FOI NA CONVERSA DE LULA ,TRANSFERIU O TÍTULO E “SIFU”,AGORA SEM VOLTA,DEVE ESTAR NOCAUTEADO E AINDA NÃO ENTENDEU O QUE SE PASSOU: UMA ESPÉCIE DE

    “BOA NOITE CINDERELA” DA POLÍTICA.

    ADEUS CIRO, ATÉ OUTRA!

  86. pangaré

    -

    15/04/2010 às 22:23

    Brilhante a comparação deste sujeito com o Collor.

    Acho que Ciro Gomes é um cretino convicto. Depois de tantas andanças ainda não descobriu que política é a arte de costurar alianças. Não aprendeu que de nada adianta ter cacife eleitoral (votos) se não se sabe negociar. Seu temperamento irascível também não ajuda. Ninguém no meio político é suficientemente estúpido a ponto de associar-se a um sujeito tão prepotente e arrogante.

    Conselho: Ciro, pendure as chuteiras e viaje pelo mundo com a Patrícia Pilar. Aproveite o que a vida lhe deu…

  87. Antonio

    -

    15/04/2010 às 22:22

    Ciro esta colhendo o que sempre plantou:

    1-fisiologismo
    2- arrogancia
    3- Rancor

    Se lascou ao transferir-se para SP

    Dilma ja era. Serra nao o quer. Resultado : zumbi a vista.

  88. Carioca

    -

    15/04/2010 às 22:22

    Hoje ouvi a seguinte frase genial, As tres coisas que se faz uma vez na Vida: “Nascer, Morrer e Votar no PT”

  89. Eleitor

    -

    15/04/2010 às 22:21

    Sem tergiversar: a dupla Serra e Ciro daria um bom caldo.

    Agora é tarde

  90. Carioca

    -

    15/04/2010 às 22:18

    Foi usado e depois de usado embrulhado em papel higiênico e jogado fora, é assim que estão fazendo com ele, não devia ter se rendido aos encantos do pt, agora é tarde, assim como outros partidos ocorrerá o mesmo, sugiro que ele faça um teste Vocacional e se orientando, se aprimore na area escolhida, pode cursar nas ETECs ou FATECs, é gratuita, e então se acertar e parar de sofrer, mas se tiver uma recaida política, volte para o CE e comece assim a propaganda eleitoral, Eu Amo o Povo do Ceará, *#?&¨”!…

  91. carlos

    -

    15/04/2010 às 22:18

    Caro Ciro avise o sarney, jucá e temer que eles serão vc. amanhã.
    Como rei das bobagens convincentes corre para casa ver se a PATRICIA não mudou também seu domicilio, bem minha mai dizia que sina tem mulher bonita e boa para escolher trastes.

  92. Newman

    -

    15/04/2010 às 22:13

    Ciro Gomes é o Coyote do desenho do Papa-Léguas. Passa a vida perseguindo aquilo que não pode ser alcançado por causa de sua própria natureza atrapalhada.

  93. DILMA ISOLA O PUXA SACO CIRO.

    -

    15/04/2010 às 22:13

    DILMA FAZ DE CIRO GOMES UM MOLEQUE DE RECADO. SE BEM QUE NÃO PASSA DISSO.

  94. fabrizzio

    -

    15/04/2010 às 22:13

    Ciro foi sincero. E você, como sempre, lógico e implacável.

    Seja como for, pela primeira vez li o vermelho antes do azul.

  95. Anizio Ferreira

    -

    15/04/2010 às 22:12

    “Triste Fim de Policarpo Quaresma”.

    Bem feito pra esse “cabra da peste”.

  96. VALTER

    -

    15/04/2010 às 22:12

    Lugar de chorar é no pé do Caboclo. Essa é uma expressão muito usda aqui na Bahia.

    Sugiro a Ciro que venha a Salvador, pois na praça do Campo Grande, principal praça da cidade existe a estátua do Caboclo, em homenagem aos coboclos que lutaram pela independência da Bahia, onde ele pode se ajoelhar e chorar a vontade.

  97. Marcelo Midi

    -

    15/04/2010 às 22:10

    Reinaldo, isso é que é hegemonia moral?

  98. Daniel Santos

    -

    15/04/2010 às 22:10

    Lula odeia São Paulo!
    Jogou um Ciro aqui e saiu correndo.

  99. Daniel Santos

    -

    15/04/2010 às 22:08

    O melhor para Ciro:

    Precisa proteger seu patrimônio eleitoral. Deve eleger-se senador, podendo, no processo, tirar a vaga da Marta (improvável, mas possível). Adiante negocia uma mudança de partido.
    1-PMDB: Caudilhos são bem vindos e poderá ser o novo Itamar.
    2-Sigla de Aluguel: Não dá visibilidade, mas pode falar o que quiser.
    Perigo!!
    3-Pequeno canhoto (Tentar evitar a ressaca continuando bêbado):
    Poderá ser tentador ir para um partido no qual ele poderá dizer que o PSDB é a elite reacionária e o lulla é um traidor do povo e dos ideais progressistas. Mesmo que vá para o PV será um corpo estranho e devidamente expelido no seu tempo.

    Melhor para o Brasil:
    Aposentadoria política

  100. luck boy

    -

    15/04/2010 às 22:06

    Reinaldo porque voçe nao escreve alguma coisa para os beneficiarios dos fundos de pensao mostrando para eles o tanto que o lula quer prejudicar eles com esta armaçao nesta usina de belo monte, pois se os fundos de pensao tiverem prejuizo quem vai levar tinta nao sao os beneficiarios ou estou enganado. Vamos fazer o jogo deles e jogar uns contra os outros nao e isto que eles fazem
    Desculpe o portugues mais voçe entendendo e o mais importante
    O mais um abraço.

  101. -

    15/04/2010 às 22:00

    E se tudo isso não passar de encenação e o PT acabar apresentando ele como vice de Dilma? Afinal, com o percentual dele, conseguiria, teoricamente passar do Serra. A única coisa que não me dá certeza disso é a pressão do PMDB. Não sei se Lula arriscaria tanto.

  102. maria

    -

    15/04/2010 às 21:59

    Me doi mas tenho que reconhecer . O lula foi fatal ao ciro. Matou -o politicamente no Ceara e em Sao Paulo . So nao sei dizer se por inteligencia do lula ou burrice do ciro. Acredito na segunda hipotese.

  103. Wilson1

    -

    15/04/2010 às 21:53

    É Reinaldo, se ele é tão orgulhoso assim e não aceita ser a outra do noçu guia, não sei qual será o futuro dele.
    Aproveitando, outra coisa, o UOL ou a Folha ONline(ou são a mesma coisa?) para mim, não há dúvidas é petralha mesmo. Pois as manchetes políticas são, praticamente, todas favoráveis à corja. São manchetes do tipo, por exemplo, “Dilma rebate Serra …”, só que eles não põem, afinal, o que o Serra disse. Caso semelhante é o site do tal do Comunique-se também.

  104. joao batista

    -

    15/04/2010 às 21:52

    É Ciro, voce nao é tao diferente dos politicos que voce critica.
    Lembra dos escandalos das passagens aéreas? O sujeito esbravejou, chingou e ofendeu todo mundo. NO final descobriu-se que a mae dele era uma que usava as passagens do esquema corrupto.
    Voce e o Lula se merecem

  105. Elena Sofia Schmidt

    -

    15/04/2010 às 21:50

    Ciro, a amigada do Lula, está chiando abandonada!
    Lula gosta de atingir o ponto G de homens : menino do MEP e agora o Ciro.
    Agora o Ciro deve fazer uma colonoscopia para avaliar o dano.

  106. David

    -

    15/04/2010 às 21:49

    O verdadeiro palhaço.
    Que bom representar o verdadeiro papel, parabéns Ciro.

  107. Ubiratan Olivério

    -

    15/04/2010 às 21:45

    O Lula fez do Ciro um palhaço. Bem feito!

  108. ciro

    -

    15/04/2010 às 21:43

    Ficou com a cara desapontada e o desdem da raposa que queria as uvas.

  109. Tião Barbaridade de Erechim

    -

    15/04/2010 às 21:42

    TCHÊ, REINALDO!
    VC MOSTRA O PAU E… MATA A COBRA. OU VICE VERSA.
    TCHÊ!… QUE BARBARIDADE!

  110. johnny

    -

    15/04/2010 às 21:42

    Ipsis litteris!

    Johnny

  111. A

    -

    15/04/2010 às 21:36

    Perfeito mais uma vez. A lógica do PT é a do stalinismo: trata-se de destruir os adversários, que na verdade eles consideram “inimigos”. Já foram destruídos muitos e Ciro assistiu a tudo de posto privilegiado. Para quem tomou o Ceará para si com o discurso “ético” de destruir os “coronéis”, quando apenas lhes tomou o lugar, e implantou o neocoronelismo, já agora com aspirações nacionais, deveria entender tudo isso bem. Supor que Lula iria lhe dar alguma chance (na expressão perfeita de Reinaldo: montar casa no centro e reconhecer como a matriz) nunca. Em todo caso é melhor Ciro dar tiros no próprio pé que se aliar ao PT e dar tiros no Brasil. Foi destruído. Vai fazer o quê agora?

  112. OFF Topic

    -

    15/04/2010 às 21:34

    O PT f…-se.
    O PT nasceu como um partido completamente submisso à direção nacional. Leia-se direção paulista. Os graus de autonomia dos diretórios regionais sempre foram mínimos.

    http://oglobo.globo.com/pais/noblat/luciahippolito/

  113. Flavio A. Lourenço

    -

    15/04/2010 às 21:29

    Reinaldo

    O Ciro estava grudado na MULA que nem carrapato, só que foi tirado e largado em SP, se quiser continuar comigo fica aqui e faz o que quero, ele não quis e voltou a sua terra onde ainda tinha alguma esperança que acabou, o que a MULA fez com Ciro é o que vai fazer com o PMDB, é só esperar para ver, quando não precisar mais vai desgrudar e falar, vai correr seu trecho que aqui não chupa mais meu sangue, essa é a realidade. Já esta começando a fazer só que poucos estão vendo os Mineiros é os primeiros que enxergaram, mas outros vão começar enxergar também.

    E mais uma vez parabéns pelos seus comentários.

  114. Nordestina - SÃO PAULO...EU TE AMO!

    -

    15/04/2010 às 21:29

    Eu te amo, São Paulo. Não como amo Londres, Barilhoce, Barcelona, Recife, João Pessoa, Natal.

    Eu te amo como quem ama um filho doente. Eu te amo com uma certa dor, porque te quero maior, porque te quero melhor, porque te quero mais limpo, porque te quero mais belo, porque te quero mais nosso.

    São Paulo é o Brasil em síntese. Como não amá-lo, tanto e tanto?

    O NORDESTE ESTÁ COM SERRA!!!!!!!! “SÃO PAULO PODE MAIS”!

  115. aparecido f.

    -

    15/04/2010 às 21:28

    A esperteza, quando é demais, come o dono. Ciro está numa sinuca de bico. De esperteza em esperteza, foi prefeito, governador, ministro, deputado, ministro de novo. Mas agora calculou mal. O ponto fraco dele é a boca. Disse em 2008 que Fortaleza era um puteiro a ceu aberto, uma cidade em que sua mulher, sua mãe e sua filha vivem nela. Tem que ter comedimento. Fala mal dos paulistas, coisa muito antiga no nordeste e , num ato tresloucado, troca o domicilio eleitoral para São Paulo. Até a senhora sua mãe anteviu a desgraça. Numa situação dessa, a saida é sair de fininho, ir para a casa, e começar de novo, com a boca presa……

  116. perauta

    -

    15/04/2010 às 21:27

    Eles todos são arrogantes Ciro, Cid e Ivo este último é mais arrogante de todos foi eleito dep. Estadual mas assumiu a chefia de gabinete do gov. seu irmão Cid, puro nepotismo hj no seu pedestal de arrogância mandou os petista e peitista ( os que tão mamando nas testas do poder) tomar MARACUGINA sub-produto do maracujá usado pra acalmar os ânimos; e ninguém do PeiTista se pronunciou o que disse o mais arrogante dos Ferreira Gomes; imagine se o Ciro chegasse a presidente!!

  117. Rakel Maia

    -

    15/04/2010 às 21:25

    Rei,
    cá com meus botões (só vc mesmo para me fazer parar para pensar no Ciro!), por que será que ele não tenta outra profissão?
    Ele não dá pra coisa! Por exemplo, ele poderia se concentrar em ser marido da Patrícia Pillar (ótima atriz, por sinal. Ela, sim, sabe o que está fazendo!)Sei lá, ele poderia ser mais útil (talvez) em outra função. That’s it!
    Boa noite a todos!
    Rakel

  118. Curumim

    -

    15/04/2010 às 21:24

    Vai, ciro, ser trouxa na vida.

  119. Creso

    -

    15/04/2010 às 21:19

    O Ciro está afundando e atirando. O Lulla botou revolver na mão de
    macaco. Deixe ele atirando,talvez acerte o intestino putrefato do PT.
    Vá passar ferias no mar morto para não afundar.

  120. CALÉ

    -

    15/04/2010 às 21:17

    O ANALFABETO MECÂNICO LEVOU O CIRO NA CONVERSA.
    EM BRIGA DE MALANDROS NÃO PODEMOS NOS METERMOS.
    SÃO 2 LATRINAS.

  121. Observador

    -

    15/04/2010 às 21:15

    Caro Rei:

    Ciro é lastimável. É o triste fim de um mistificador truculento, mentiroso contumaz e arrogante. Todos a quem Lula afaga acabam na obscuridade da irrelevância. Lula tem boa memória da campanha do Ciro e se vingou na hora certa. — Bye, bye, Ciro, vá aprender um pouco de maldade com a Flora, vai.

  122. drika rabelom

    -

    15/04/2010 às 21:14

    Rei, escutei no rádio algo sobre um hacker do PSDB que teria invadido uma rede social do PT…
    Vc soube de algo? Qual será a mazela petista desta vez?

  123. Gione Oigen

    -

    15/04/2010 às 21:12

    Coitado do Ciro.

    Um cara que começou bem sua carreira política, e que se perdeu por falar demais e por se achar acima dos outros.

    Sua arrogância lhe fechou os olhos e a mente, para a sabedoria que vem com os anos, mas que Ciro não deixou entrar.

  124. alvaro

    -

    15/04/2010 às 21:06

    Esse cara foi da Arena, do PMDB, PSDB, PSB e dos PQoP.
    Ciro Gomes apoiou a ditadura militar, apoiou Sarney, Itamar, FHC e Lula. Ciro Gomes é governo. Considera o Ceará como sua fazenda. Foi governador, tentou eleger a ex-mulher para a prefeitura de Fortaleza e elegeu o seu medíocre irmão, o bom genro, que gasta milhões de um estado pobre para se hospedar no George V, para governador.
    O elemento diz que os paulistas são provincianos, mas ele é a maior demostração do coronelismo exacerbado do nordeste.
    Vá de retro Satanás!

  125. Marcos

    -

    15/04/2010 às 21:05

    Ciro é um medíocre. Nenhuma idéia, nenhum princípio, nenhum valor.
    Odeia Sao Paulo porque sabe que se tivesse ali nascido, não seria ninguém. Precisa ainda da terra dos coronéis, de direita e agora esquerda, para aparecer.
    Mas que moleza que o PT pegou. Nunca um partido comunista teve uma oposição tão frouxa e medíocre como a nossa.
    Deus nos ajude.

  126. Haroldo

    -

    15/04/2010 às 21:04

    Tche, o sujeito com um mulherão daqueles em casa e fica inventando de fazer política. Essa não é a tua praia, Ciro. Levou 30 anos pra descobrir, mas descobriu. Vai pra casa aproveitar a patroa.

  127. alberto oliveira

    -

    15/04/2010 às 21:03

    Muita birita, muita birita…
    É o mal do homem.

  128. Clabitt

    -

    15/04/2010 às 20:54

    Abstraindo tudo mais que você disse nesse post, quero ressaltar um fragmento do texto: “… o que os petistas pretendem fazer com seus adversários: destruí-los”.
    Concordo com a afirmação em gênero, número e grau. E vou além: depois dessa fase, virá a etapa seguinte, a destruição dos aliados. Essa vai ser fácil e terá até um certo apelo popular - os aliados de hoje são mesmo uma escória, merecem ser destruídos. A traição será então perdoada e enaltecida como um presente do PT ao país. Na terceira fase, livre de adversários e aliados indesejáveis, o partido terá reunido os meios necessários para implantar o reich de 1.000 anos, finalmente. Isso, claro, se tudo acontecer como eles esperam.

  129. Eduardo Gonçalves

    -

    15/04/2010 às 20:44

    Mas ele não está sozinho ,como ele afirmou 8 anos de lula ,mais 4 de Dilma (trampolim)e a volta triunfal de Lula mais 8 anos de palhaçada ,fiquem espertos o Ciro acha que engana quem com esse papo furado ,contra paulista ,ele mudou o domicilio eleitoral somente para tumultuar e ele é outro que quer dividir o país de acordo com o combinado com o Molusco ,mas estamos atentos e vamos trabalhar muito para afastar Dilma Azia,Ciro(fogo de palha nem a imprensa quer papo com ele) e o Molusco esta desesperado com seu Poste que anda e fala bobagem e os PTralhas não se entendem ,por isso delete o 13 dá azia e quer voltar e isso não dá pra engolir nunca mais.

  130. Caribenho das Ilhas Virgens

    -

    15/04/2010 às 20:40

    Reinaldo
    Colo meu comentário feito no Augusto Nunes:
    LULA PODE MENAS EM MINAS
    Após acordo com PMDB, Patrus rejeita interferência do PT nacional em Minas.

    Questionado sobre qual seria o papel do presidente no atual processo, foi categórico: “Quem dá a palavra final no PT é o PT. São as instâncias partidárias. Claro que o presidente Lula é um filiado e um militante muito especial, pela extraordinária liderança que ele exerce, o governo histórico que ele está realizando”, destacou. “(Mas) É um partido que tem normas, tem estatuto, tem procedimentos claros, democráticos, tem militância e tem instâncias”.
    O ex-ministro do Desenvolvimento Social também afirmou que a disposição do PT mineiro em ter candidato próprio não é uma “encenação”. Segundo ele, a direção nacional do partido - que desaconselhou a realização de prévias nos Estados - não vai interferir na decisão do diretório regional porque “Minas Gerais é um estado que merece respeito”.

    LULA PODE CADA VEZ MENAS.
    O BRASIL PODE MAIS!

  131. CAO U'LULA'NTE

    -

    15/04/2010 às 20:29

    O CEARENSE ALEM DE NAO GOSTAR DE SAO PAULO ODEIA O NORTISTA. SE PUDESSE RESGATAR UM DOCUMENTO ONDE O CIRO ESTA FILMANDO PROPAGANDA ELEITORAL NUMA CASA DE CABOCLO DA AMAZONIA E PENSANDO QUE A FILMADORA ESTAVA DESLIGADA DISSE; JA ACABOU, VAMOS EMBORA DESSSA MER…. ESSE E O CANDIDATO QUE VAI RESOLVER OS PROBLEMAS DO BRASIL. POBRE BRASIL.

  132. J. Carino

    -

    15/04/2010 às 20:29

    Ciro é um pilar de sabedoria, ética e… esperteza. Por isso, Pillar, a Patrícia, para presidente!

  133. dorio

    -

    15/04/2010 às 20:26

    Sergio Cabral, olhe o Ciro, vc é ele amanhã !
    Triste fim para um cara que até prometia, mostrou pelas suas escolhas como é esquizofrênico.

  134. Lucas

    -

    15/04/2010 às 20:23

    Tio Rei, você leu a entrevista do Ciro nessa última Playboy? É daí pra pior…

    Abraços!

  135. Sherlock

    -

    15/04/2010 às 20:18

    Rei,

    Não consigo ler sobre o Ciro sem lembrar daquela velha anedota do mestre e do gafanhoto (aviso: é imprópria para as Reinaldinhas!).

    Um dia o gafanhoto chegou para o mestre e perguntou:
    - Mestre, quando saberei que me tornei um Homem?
    E o mestre:
    - Gafanhoto, quando passares a mão entre as pernas e sentires duas bolas, saberás que és um homem!
    E o gafanhoto, se achando esperto:
    - Mestre, e se ao passar a mão entre as pernas eu sentir quatro bolas, serei eu um Super Homem?
    E o mestre:
    - Gafanhoto, se passares a mão entre as pernas e sentires quatro bolas é porque você está sendo enrabado!

    Assim é o Ciro: ele se acha o Super Homem quando, na verdade, está é sendo enrabado.

  136. Oscar

    -

    15/04/2010 às 20:16

    Reinaldo,
    ele lembra um pouco o Zelaya. O fazendeiro rico, que resolve ser de esquerda, tenta ser mais “inteligente” que os outros, arquiteta um plano, golpe, depois é abandonado por todos.
    Só falta o chapéu.

  137. jorgewanderley

    -

    15/04/2010 às 20:16

    Pro Ciro ler no banheiro, escondido e sozinho (acuado, ainda não!). Ciiiiiiiiroooo! ENTENDEU?! Não dá mais!! Seus discursos envelheceram. E o Mula+PT eliminaram mais um.

  138. Lars

    -

    15/04/2010 às 20:13

    Posso estar redondamente enganado, mas Ciro Gomes vai acabar voltando a trabalhar em alguma empresa dos Jereissati. Parece que ele não vai ser candidato a nada nesta eleição, apesar de indicar que se sente desconfortável com a aproximação do final do prazo, das convenções partidárias, o que denuncia sua vontade de que ainda aconteça algum acidente de última hora e Lula lhe estenda a mão. Impossível, não é. Nada é impossível, mas improvável. A essas alturas, só se morrer alguém. E a candidatura pelo PSB não teria mesmo nenhuma chance de gerar um presidente.

  139. Renan

    -

    15/04/2010 às 20:10

    Reinaldo, note como a estrutura das assertivas do Ciro são idênticas às do Mangabeira (inclusive na ausência de lógica). Acho que o pouco tempo em que permaneceram juntos foi um verdadeiro curso intensivo de nonsense.

  140. ama.jr

    -

    15/04/2010 às 20:09

    Etes coronéis do norte e nordeste falam ,falam e falam ,mas querem mesmo é o PUDER .Um homem que já andou por todos os partidos e aceita se subjugar por um mequetrefe como o Lula,merece mesmo é o ostracismo.Fique lá com sua bela e competente mulher e se dê por satisfeito.

  141. Nordestina - Deixa o Ciro falar...falar...

    -

    15/04/2010 às 20:08

    Deixa o Ciro falar! Deixa que ele nos conte mais e mais sobre os porões do PT!

    Já, já ele vai abrir o verbo contra a mocréia da Dilma.

  142. Luigi Agnoli

    -

    15/04/2010 às 20:07

    Será que agora ele aprendeu a lição?

    Petismo é uma seita. Se quiser entrar, tem que entregar a alma ao Lula e seguir todos os rituais e liturgias (diabólicas).

  143. Silvio

    -

    15/04/2010 às 19:58

    Toda regra tem sua exceção. 99,999999% das iniciativas do PT e de Lula eu as considero desonestas ,imorais, mentirosas e demais adjetivos que possam demonstrar minha indignação com esse bando de marginais. Porém, sempre há aquele 0,00000001%, até porque ninguém consegue errar por todo o tempo, em que concordo com os donos da verdade. Um exemplo é o caso Ciro Gomes. Os petralhas o colocaram no lugar que merece, isolaram o bufão,arrogante e anti-São Paulo, tornando-o o zero político que sempre foi. O político cearense (ele não quer ser paulista) agora no ostracismo,esbraveja contra tudo e contra todos no deserto de sua existência.É o fim que merece.

  144. Sinvaldo

    -

    15/04/2010 às 19:57

    Excesso de contradição, incoerência e ingenuidade não combinam com inteligência. Ciro Gomes continua tão discrepante quanto Itamar Franco.

  145. DIZO

    -

    15/04/2010 às 19:56

    RESTA AO CIRO , RETRANSFERIR SEU TÍTULO DE ELEITOR PRO CEARÁ . QUEM SABE ELE CONSIGA LÁ , SE ELEGER A VEREADOR , A SÍNDICO DO SEU PRÉDIO , OU REPRESENTANTE DO SEU BAIRRO. SINISTRO !!!!!!!!!!

  146. LS

    -

    15/04/2010 às 19:55

    Ciro e’ um nordestino ressentido que tem odio de paulistas. O que fizemos para merecermos tanto odio da parte deste rapaz? Ele e’ paulista de nascimento. Sera que ele queria ser um legitimo nordestino emigrado que se tornou metalurgico vitorioso em Sao Paulo? Ele precisa saber que nao da’ para ganhar eleicoes para presidente da republica sendo anti-paulista, por razoes obvias. O tempo dele ja’ passou. E ja’ vai tarde.

  147. Magalha

    -

    15/04/2010 às 19:54

    “Sejamos claros, não? O único problema de Ciro e não estar no lugar de Dilma.”

    Não entendi bem essa colocação. Deve haver alguma problema de pontuação, talvez. Dá uma olhada, Reinaldo.

    REINALDO AZEVEDO
    Já corrigi. Obrigado!
    Abs,
    R.

  148. Zeca

    -

    15/04/2010 às 19:53

    Ao terminar de ler a mais bem acabada descrição do que seja Ciro Gomes, me veio à memória uma paráfrase da música Sampa, do Caetano Veloso:

    “..É que o Ciro acha fêio o que não é espêlho…”!

  149. Charles Fernando Gomes

    -

    15/04/2010 às 19:53

    Sou paranaense e reconheço que os melhores políticos do país vieram pelos eleitores de São Paulo.. paulista não é estúpido!

  150. Marcos de Sá

    -

    15/04/2010 às 19:50

    Esse foi outro que embarcou na popularidade do Senholr G, colherá o fruto da árvore que plantou, a saber ingenuidade. E o pior é que canta de galo, mas burrice dói.
    Lembro-me da célebre frase dele no ínicio do plano real, ” quem compra com ágio é imbecil”, claro não deixa de ser, mas com a arrogância ao falar só cria antipatías. Como diz um garotinho vizinho meu, ” ai que burro, dá zero pra ele ” ( deve ser de algum programa de tv).

  151. Rerisson

    -

    15/04/2010 às 19:50

    E pensar que ele, lá em 2001, já conseguiu ter uma imagem de “A” alternativa para o Brasil: o político jovem, mas experiente e competente, bom administrador, que poderia ser a terceira via em oposição à dicotomia PSDB-PT. Uma espécie de fusão entre Aécio Neves e Marina Silva.

    Pobre Ciro. O pior é que, mesmo não gostando dele, eu acho sim que seria bom ter mais do que apenas dois candidatos.

  152. En passant

    -

    15/04/2010 às 19:48

    O tema Ciro Gomes é fundamental para impedir a derrocada da democracia. Tem um plus… bem disfarçado, mas está lá, pronto para destruir. A teoria do oito (deitado é infinito na matemática) é assustadora. Parece uma séria advertência ao País. Passa um aspecto de temor, não de rancor ou destempero. É receio de uma terra sem rumo. A sua presença é o equilíbrio na convocação das urnas, sofre o afastamento por ingerência estranha ao seu próprio partido. Ciro é do Nordeste e conhece o ditado (acho que ele está falando com consciência, apesar de seus impulsos): “quem te matou caveira”, ecoa a voz, distante: “a língua”. O quadro por ele desenhado é desalentador. É esperar. O Blog, sempre correto.

  153. Camada von Ozonio

    -

    15/04/2010 às 19:47

    HOJE EM DIA, OS ÚNICOS QUE IMPORTAM-SE COM CIRO SÃO OS ENTREVISTADORES DE EMPRESAS DE PESQUISA.

    COM CIRO? OU SEM CIRO?

  154. LIMA

    -

    15/04/2010 às 19:46

    REINALDO

    O PAULISTA FAJUTO E CEARENSE DE ARAQUE ESTÁ NO MATO E SEM CACHORRO. FALA MUITO, MUDA MUITO, OFENDE MUITO, NÃO PODE SER POLITICO HONESTO.

  155. Lila

    -

    15/04/2010 às 19:42

    Ele será engolido por sua propria fala, como sempre, passional. Dizem que a natureza se acentua com o passar do tempo, pronto!

  156. Paulo

    -

    15/04/2010 às 19:41

    Netto disse:
    abril 15, 2010 às 7:30 pm
    O pior cego é aquele que não quer ver.

    Não; o pior cego é aquele que não quer SE ver.

  157. O AutraloPTeco quase Sapiens

    -

    15/04/2010 às 19:38

    Ciro, Ciro, Ciro…

    Vou te contar, Ciro, uma coisa que caso fosse de seu conhecimento você não teria feito tanta besteira.

    Sabe o que Deus falou ao ver Lula chegando ao céu?

    - PAI!

  158. Netto

    -

    15/04/2010 às 19:30

    O pior cego é aquele que não quer ver.


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados