Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Chega de palhaçada! A ordem legal exige que Lula seja oficialmente um investigado!

Lula, até agora, vai se esgueirando, vai escapando, vai escorregando, como se não houvesse no Brasil um sistema legal independente o bastante para investigá-lo. Há ou não há? E a autoridade não tem nem de ter nem de não ter parcimônia. Isso simplesmente não se coloca. É preciso, em qualquer caso, que se cumpra a lei. E ponto final

Por: Reinaldo Azevedo

Chega de palhaçada e de tergiversação. A ordem legal pede, cobra, exige que Luiz Inácio Lula da Silva, um cidadão como qualquer outro, seja oficialmente um investigado da Operação Lava Jato. Se querem saber, de verdade mesmo, ele ainda não o é.

Numa espécie de relatório, a Polícia Federal aventa a possibilidade de que a Odebrecht tenha repassado R$ 12,4 milhões para o Instituto Lula. Lá se diz: “O possível envolvimento do ex-presidente da República em práticas criminosas deve ser tratado com parcimônia, o que não significa que as autoridades policiais devam deixar de exercer seu mister constitucional”.

Sei o que quer dizer “mister constitucional”, mas não tenho ideia do que queira dizer exatamente “tratar com parcimônia” o “possível envolvimento de Lula”. A palavra parcimônia vem de “parco”, de “escasso”. Quer dizer “econômico”. Associa-se, por isso, por metáfora, à ideia de “discreto”, de pouco espetaculoso.

Bem, de saída, vamos combinar: até agora, então, com os demais envolvidos ou supostos envolvidos, a Lava Jato poderia ser acusada de tudo, menos de discreta, de parcimoniosa. Por que haveria de sê-lo com Lula? Já aí parece haver uma desigualdade viciosa, não é mesmo?

Se há o que investigar, que se investigue então. Mas que se abra um inquérito, ora bolas! Que se abra outro para apurar a atuação do ex-presidente, então no cargo máximo, no empréstimo do grupo Schahin ao PT. Três delações premiadas põem o petista no centro do imbróglio. José Carlos Bumlai, o amigão do chefão, admite ter sido laranja na operação.

Da mesma sorte, saibam, Lula não é oficialmente investigado nas lambanças envolvendo o apartamento de Guarujá e o sítio Santa Bárbara, em Atibaia. Ora bolas! Até o senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB passou por uma investigação, não é mesmo?, que foi arquivada pelo Supremo, com a anuência da Procuradoria-Geral da República. Por que não Lula?

O ex-presidente, não obstante, até agora, vai se esgueirando, vai escapando, vai escorregando, como se não houvesse no Brasil um sistema legal independente o bastante para investigá-lo. Há ou não há? E a autoridade não tem nem de ter nem de não ter parcimônia. Isso simplesmente não se coloca. É preciso, em qualquer caso, que se cumpra a lei. E ponto final.

Quem assegura a Lula essa inimputabilidade branca e com que propósito? Uma coisa é o chefão petista sair por aí, a bater no peito, jurando ser o homem mais honesto do mundo e ameaçando, de forma subliminar, o processo político com a cólera das massas. Outra, muito diferente, é a ordem legal se deixar intimidar por isso.

Lula tem de ser objeto não de um, mas de vários inquéritos. Até porque os petistas decidiram chamar seus milicianos para protegê-lo justamente porque sabem que só um ente pode persegui-lo. E não é a oposição. Lula deve satisfações é à ordem legal, à ordem institucional e à ordem democrática.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Ricardo Patrick de Oliveira

    Não se deve conceber em uma democracia, o uso de instituições para evitar investigações. Até quando o povo brasileiro pagará a conta pela “liberdade” de Lula? A diferença entre o PT e os outros é clara. Nunca se roubou tanto. Nunca se prejudicou tanto o pobre. Nunca se eximiu tanto de responsabilidade.
    Outros até se mataram, por vergonha, quando citados em escândalos… Mas o que dizer de Lula e o PT?

  2. Jorge Luís dos Santos

    Concordo contigo, Reinaldo, em grau, gênero e… incerteza! Por que “…” ainda continua inatacável? O “modus operandi” quadrilha consiste em apodrecer instituições básicas em corrupção generalizada. Por que a Operação Laja-Jato não formalizou inquérito contra o “chefão”? Respondo eu cá: estariam acumulando mais evidências – e elas não foram totalmente expostas. O instinto de sobrevivência sobre o domínio de cada sinecura falará, no momento certo, o que deve ser dito. O ar tem peso em grande quantidade – não em pouca! – e até mesmo “o homem mais honesto do país” se vergará de seu próprio opróbrio ocultado mais acumulado. A quadrilha, ao desestabilizar de forma geral a ordem pública e econômica nacional, tem uma meta: tirar as Forças Armadas da caserna. Isso, para eles, será (ou seria?) a “apoteose”. Nossa democracia lombriguenta ainda funciona para alguma coisa… – para atrapalhar quem atrapalha!!!

  3. Alter

    CARA DE PAU! SAFADO! PESSOAL, TEM QUE FICAR DE OLHO NA EXMA. ROSA WEBER! LOGO QUEM VAI RELATAR O CASO…
    “Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviaram um pedido ao STF para que sejam suspensas as investigações que correm no Ministério Público sobre o tríplex e o sítio de Atibaia.A defesa alega que há um conflito de interesse, uma vez que tanto o Ministério Público de São Paulo quanto o Ministério Público Federal, através da Lava-jato, estariam investigando os mesmos fatos.Devido a isso, pede que o STF suspenda as duas investigações até que a corte defina se São Paulo ou o MPF deve ser o responsável pelo comando das apurações.Na peça os advogados ainda dizem que, como a Petrobras é uma empresa de capital misto, mesmo que, hipoteticamente houvesse crime, não caberia investigação do MPF. Por isso, sustentam que, no fim do julgamento do STF, a competência deve ser fixada para São Paulo. O caso será relatado no Supremo pela ministra Rosa Weber”. (VEJA 27 fev)

  4. clara

    Qual a diferença entre ele e outros corruptos???

  5. Alexandre N.

    É isso aí. Houvessem as musas sido generosas comigo da mesma forma como foram consigo, Reinaldo, eu teria escrito a mesma coisa. Lidar com o Luis Ignácio exige rigor. RIGOR. Se o investigador quer parcimônia, vá para um SPA.

  6. Hipócrates Viana

    Bando de frouxos!

  7. Ricardo

    Logo que Lulla for preso, os problemas do Brasil começam a se resolver!
    A´queda de Dilma será a consequência natural, e poderemos vislumbrar um novo tempo para o país!!!!

  8. pedrao

    O meliante não é investigado porque, quem deveria fazê-lo, deve sofrer de eructação…, o que resulta em …crônica!
    Humm! Aquele… Janot…

  9. Eurico Marques

    Moro está reunindo elementos, provas e depoimentos. Está acumulando força. Ele só tem uma chance. Se errar, é desmoralizado e o PT nos afunda de vez. Se acertar…este dejeto político que é Lula vai esgoto abaixo, levando Dilmas e o resto.

  10. regina moreira westenberger

    Rei, Carlos Drummond de Andrade ja dizia:

    A ignorancia, a cobica e a ma fé também elegem seus representantes politicos…
    é este o resultado !

  11. Ferreira Pena

    Essa opinião deixa claro que já tomaram partido, o do Lula lalau. Vergonhoso!

  12. Luiz Antônio

    Caro Reinaldo.
    Eu não votei nesse procurador geral, alguém ai votou?
    Esse, segundo sei, foi escolhido pelo dedo podre daquela que se acha, e averbado pelo senado do Renan.

  13. Kevin Lomax

    Dia 23/02 – Hoje – 20:30-
    O BRASIL inteiro tem que demonstrar sua insatisfação com tanta roubalheira, desmandos, corrupção, mentiras e deboche da Organização Criminosa-
    Vamos juntos fazer o maior PANELAÇO da história do país-
    O panelaço vai ser em apoio a LAVAJATO e ao Juiz Sérgio Moro-
    Contra o … Fujão que tem provas suficientes para ser preso-
    Contra a mentirosa e criminosa DILMA que quebrou e faliu o país e ainda quer jogar a conta nas costas dos brasileiros-
    Contra o STF Bolivariano que rasga a Constituição para defender a ORCRIM-
    E contra todos os petistas-
    Vamos divulgar nas Redes Sociais-
    ACORDA BRASIL!!!

  14. maria do carmo

    Reinaldo tem de investigar tudo, inclusive o período de sindicalista, o qual sabia mesmo era depredar cidades incentivando trabalhadores, inclusive com mortes, passava-se um tempo, empresas demitiam ou então chegava a ser privatizada. X9 da vida, bandido, safado… e o pior, nunca deixou de comandar o País, chegou ao Poder, indicou uma terrorista, mandava e desmandava no poder da terrorista, tiveram uma briguinha, o pouquinho tempo que se afastou, se ferrou. Todos os envolvidos tem que devolver tudo aos cofres públicos e serem trancafiados por muitos anos no presidio que Dilma reduziu orçamento para melhorias nos presídios e deixou de construi-los. Quando forem, para lá, lamentarao: porque nao investi aqui!

  15. cJ

    A Lava a Jato vai pegar o poderoso chefão petista e seus familiares que estiverem envolvidos!!!

  16. LUIZ DE JUAZEIRO-BA, FORA PT

    Mestre Reinaldo,
    Depois que esse vagabundo apropriou-se do nome LULA em seu nome, passo eu por situações vexatórias, meu apelido é Lula, mas sinto que sou hostizado por conta desse APELIDO MALDITO, entrarei na justiça contra o vagabundo do Lula que deu ma fama a esse apelido. Peço a todos que me chamem de ostra, camarão, lagosta mas nunca mais de lula.

  17. luiz carlos ribeiro

    Reinaldo,
    Mais claro e direto do que suas palavras é impossível. Precisamos de alguém com aquilo roxo para botar esta bola pra frente. Parcimômia é a palavra defensiva que vem sendo utilizada pelos advogados diretos e indiretos do molusco nos tres poderes de banânia. A imagem de santo do pau ôco do molusco nesta propaganda petralha, é altamente ofensiva aqueles honestos trabalhadores do País. Que muitos panelaços sejam ouvidos hoje a noite, e que o Povo compareça em peso no dia 13 de Março. É chegada a hora! Fora PT!

  18. Antonio Elcio Cavicchioli

    Reinaldo, é que no meio do caminho tem um Janot e por isso não há inquérito

  19. ronaldo

    numa democracia de verdade lula já estaria preso ou sendo investigado seriamente. sem essa de ex, de homem forte, de santo, de honesto, nada disso.
    O país estava dormindo durante esses anos. Parece que o leão acordou.

  20. Zezé

    Sou partícipe de sua aflição, Reinaldo, porém, compreendo o rítimo adotado pelo juiz Ségio Moro na Operação Lava Jato. A Operação Banestado (quando lhe puxaram o tapete) não só o frustou, incorporou-lhe também, enorme experiência. Vem de lá, seu discretíssimo e eficiente viés político que faz toda diferença, agora.
    Os alegados vazamentos dos inquéritos que tanto desesperam os advogados de defesa e lhe
    são atribuídos, pelo menos em parte, – ninguém conseguiu provar. Por outro lado, não se tem notícia de que Moro tenha levantado uma pena para impedi-los (se é que existem).
    Enquanto isso, a população providencialmente vai ficando cada vez mais a seu lado, o que não acontecia no Caso Banestado.
    Lula?! É só retroceder seis meses e avaliar seu seu prestígio de então. Creio que o volume e a materialidade das provas da Operação Lava Jato (incluindo Lula) é bem maior do que está sendo informado, por óbvio.
    Lula, goste-se ou não, ainda tem um certo prestígio, em célere decadência, mas tem. Predê-lo agora, poderia gerar tumultos que não interessam a ninguém. O juiz Moro tem ciência disso; o Caso Banestado deixou-lhe ensinamentos.
    O PT e Lula quase destruíram o país; estão devastados agora. A sabedoria de Ségio Moro quanto à prisão de Lula está em decidir o exato momento em que cause o mínimo de revolta e o máximo de alívio.
    Para mim, demora só mais um pouco.

  21. jluiz

    Sinceramente não sei o por que? de tanta perseguição contra São Lulax, a situação que vive nosso “santo”pode ser comparada a que foram vítimas as pessoas perseguidas pela Inquisição durante um dos períodos mais obscuros da história da humanidade, eu me pergunto Por que? por causa de um sitiozinho em Atibaia, por um triplex no Guarujá, será que vocês não perceberam que todo esse sacrifício ao que o “santo” esta sendo submetido, deve ser por trauma psicológico, que a ex-primeira dama, veio a sofrer quando a imprensa “vendida”, proclamou aos quatro ventos, que o “santo” estaria envolvido com outra mulher. Isso causou um abalo psicológico, que só pode ser tratado com algum tempo hospedado no sítio de “cumpanheros” , e também períodos que devem ser passados a beira mar, de preferência no Guarujá, também de propriedade de “cumpanheros”, preocupados com o santo, que fiel aos votos de pobreza, siquer possui um celularzinho. É muito pra minha cabeça, o jeito então é ficar contando “estórias da carochinha”, para ver até aonde vai esse caradurismo, Acorda Brasil, vamos deixar de ficar filosofando, e vamos para as ruas na data prevista e com dignidade e como verdadeiros patriotas, mostrar aos petralhas que “ameaças”, apenas servirão para que nos unamos mais e mais para a libertação de nossa Pátria desses “sanguessugas”, que dilapidam nossas esperanças de um País melhor e mais digno.

  22. Razumikhin

    Com a queda do “santo” imperador de Caetés, espero que se vá junto com ele – que já é muito tarde – o culto reverencial à boçalidade explícita e pura, que teve como patrocinador o maior boçal que já desgovernou êfe paíf!
    Tá com pena, ou quer uma fatiazinha do pudê?

  23. karamazov

    Reinaldo admiro seu empenho na busca da verdade dos fatos. Assisti ao vídeo em que você comenta a informação colhida na Odebrecht de uma possível “doação” de 12.000.000 para o IL – Institulo Lula – estranhando o elevado valor em relação ao imóvel do Ipiranga que você diz conhecer. De fato seria um valor muito elevado para aquele “EDIFICIO!” que o Lula ou o PT diz ter adquirido e reformado. Você não se lembra do terreno da cracolândia, antiga zona de meretrício no Bairro da Luz em São Paulo, que o ex-prefeito GILBERTO KASSAB teria doado ao Instituto Lula em troca do fim das hostilidades petistas, sendo inclusive agraciado com um Ministério no governo Dilma ? Felizmente parece que a Assembleia Legislativa de São Paulo abortou aquele absurdo. O valor que a Odebrecht anotou como “IL” poderia ser o custo de construção que ela bancaria para que o Lula construísse o seu ‘MUSEU DA DEMOCRACIA” onde ele guardaria o seu “acervo” de lutas pelos mais pobres, em flagrante inveja ao Museu do ex-presidente SARNEY montou um prédio público de São Luiz no Maranhão.
    Talvez Lula tenha receio que o promotor paulista ou que os procuradores da república que trabalham na LAVA JATO liguem esses fatos e compliquem ainda mais a sua situação. É o cúmulo da cara de pau querer se imortalizar com um falso Museu da Democracia quando na verdade ele já pode ser reconhecido como o pai da corrupção, talvez merecedor de um museu temático que simbolize a luta do JUIZ Sérgio Moro que está quase conseguindo a sua prisão.

  24. Imposto de renda

    O Chefe da famiglia petralha é de uma perfeição só, pensou em quase tudo.
    Este “molusco honesto” já está sendo investigado a várias operações atras. Eu felicito os investigadores.
    O que vejo e entendo é a falta de várias provas concretas, pois só com as apresentadas no momento ele escapa com muita facilidade, escorregadio como quiabo. Cheio de “”adevogados”” de porta de cadeia, com altos valores cobrados em EUROS e DÓLARES.
    Até atras do dinheiro já foram, o problema é que o molusco não tem nada em seu nome. O imposto de renda deve ser limpo e macio como p. higiênico.
    Só conseguirão pega-lo com uma denuncia premiada, de um marcelo odebrecht ou igual ao mesmo. Também terá que ser perdão total. Como exemplo, provando quais contas a odebrecht pagou, e os depósitos efetuados no exterior, bancos, contas, valores e datas.

    Até dia 13 de março…

  25. Nadia

    Brasileiros que pagam impostos , sofrem com a roubalheira , sem ter nenhuma contrapartida deste governo não devem temer nenhum bandido. Que a lei seja aplicada a quem deve , a quem roubou os nossos bolsos.

  26. Tarcisio Alves

    E devia estar na Papuda aguardando o desfecho das investigações. Preventiva no homem sem medo de errar.

  27. LALAU VAI ESCORREGANDO PRA COVA!

    ESTÁ FAZENDO A
    MESMA COISA QUE
    A FRACASSADA
    POSTE MÃE!
    PEDALANDO UMA
    SITUAÇÃO SEM
    FUTURO! AS
    DENÚNCIAS,
    PROVAS E
    EVIDÊNCIAS
    LÓGICAS,
    ESTÃO SE
    AVOLUMANDO!
    ELES NÃO TEM
    A MENOR CHANCE!

  28. Valcir

    Ah, Regina Duarte, se tivéssemos ouvido você, quando falou “eu tenho medo”, muito do que estamos passando com essa turma do PT seria evitado. Se arrependimento matasse….

  29. Rocha

    Essa história de investigar Lula com parcimonia,me parece,nas entrelinhas, um pedido de desculpas do MPF ao poderoso petista por incomodá-lo.Traduzindo: a Polícia Federal e o MPF tem que ir à caça dos malfeitos de Lula com o maior cuidado para nao agitar a manada petista,no pianinho, pisando em ovos e caminhando sob o fio da navalha.O Pessoal se sente constrangido,prá nao dizer,tem medo em investigar o ex-presidente.É isso: na hora de Mexer com Lula,os valentes de Curitiba se acovardam.VERGONHOSO!!

  30. Marcos F

    Cadê a Operação 24 – “Sifu” – do Lula?

  31. gladston

    Por que Lula é diferente de todos os Brasileiros? Qualquer um de nós com um mínimo de suspeita de envolvimento em ilicitudes já teria sido enquadrado? Que vergonha para nossas Instituições! Diferentemente do que dizem, não funcionam, pelo menos com a imparcialidade que deveriam ter.

  32. JURANDIR

    Tudo bem combinadinho….
    GRAVAÇÃO MOSTRA PORQUE STF SOLTOU DELCÍDIO
    https://www.facebook.com/608371515902374/videos/994263657313156/

  33. J. Ricardo

    Esse Brahma deveria estar preso a muito tempo, destruiu os empregos no ABC, elegeu a Rainha da Mandioca que está emplodindo o país e criou o partido que fará este pais entrar na maior crise de sua história, sem precedentes.Não é concebível que este elemento esteja solto, o Molusco faz a maior organização criminosa do pais, criada nos presídios de SP, parecer um grupo de garotos que roubam calotas..ele é o profissional da mentira, da sujeira e da desgraça do pais, nunca trabalhou e sempre foi contra quem trabalha, aliado ás oligarquias que beneficiaram seu partido e sua corja..Stalin, Lenin devem estar orgulhosos no inferno deste traste e esperando por ele de braços abertos..mas antes precisa ficar na cadeia!!!

  34. umberto melo

    Lula vai dizer que é inimputável, cumpanheiros, sou “gato” tenho 17 anos !!!

  35. Cidadã

    Vamos agradecer ao “nobre” Eduardo Cunha, que conseguiu aumentar a idade de 70 para 75 anos, evitando assim que o “bendito” STF se transformasse de vez na Corte do Projeto Comunista Petista.

  36. giovanna

    interessante as falácias do programa de tv do pt: http://revistapiaui.estadao.com.br/lupa/2016/02/23/pt-exagera-em-dado-sobre-criacao-de-emprego/

  37. Roberto

    O mais estranho é que o proprio Ministro da Justiça se referiu ao ex-presidente FHC como cidadão comum e poderia ser investigado e no caso do ex-presidente Lula como um ser supremo. Somos todos iguais perante a lei ou não. É isso que os juizes tem que decidir e falar abertamente. Inclusive o dr Moro. Senão parem com toda essa palhaçada de investigação e deixem o pais andar como sempre andou, entre as bananeiras e ai nunca seremos um pais.

  38. Francisco de Assiz da Silva

    Acho que neste caso em especial o Juiz Sergio Moro está muito MOROSO.

  39. Bruno Sampaio

    Parcimônia …! Pra cima delles, sem dó nem piedade. Eles não têm, porque quando é contra eles tem que ser tudo muito lhano e cordial?

  40. Dino

    Limpem o país desses canalhas, lula, dilma, jdirceu e a quadrilha e o que sobra? Tem alguém, partido, organização que possa tirar o país do buraco que se encontra? Países sérios, economias maiores já la se vão 8 anos para saírem duma crise e não conseguem, porque o Brasil saíra, como diz o governo, 2017? Conselho aos jovens, saiam, querem constituir família, vão embora. Existem dezenas de países onde poderão ter melhor qualidade de vida, porque por aqui na pátria amada idolatrada, a ignorância, a safadeza, a hipocrisia continuara reinando.

  41. ILLA

    E a covardia daqueles que podem investigá-lo?????Essa coisa não vai acabar bem!Esse cara já devia estar enjaulado!Deu um prejuízo enorme ao Brasil!Roubou,perdoou dívidas,,deixou a Bolívia catar uma parte da PTrobrás,como se fosse dele,encheu o traseiro dos castros de dinheiro e outras mil falcatruas!!!Enriqueceu de maneira escandalosa!Que se faça justiça!!E o depoimento que ele e a madama iam dar???Vai ficar por isso mesmo?Cadê a oposição que não grita!!!????Hoje temos panelaço…

  42. Inides

    A hora da palmadinha já passou. É preciso falar sério daqui para frente. Falar sisudo, olho no olho sem passar a mão na cabeça.

  43. Serafim

    Enfatizando o que já disse um leitor aí num comentário anterior, após a queda do PT, depois que o Janot for destituído do cargo, é imprecindível que se abra uma investigação contra ele senão quem assumir tanto a presidencia da república quanto a PGR, ficarão desmoralizados.
    Tem outra questão. Aposto que delegados e quem sabe até a corporação Polícia Federal, vivem sobre ameaças porque colocaram o advogado do PT como seu chefe, ou seja, José Eduardo Cardozo ocupa o Ministério da Justiça pra ser sustentado por nós, enquanto seu único objetivo nessa pasta é proteger a quadrilha. Gente, quando será que essa sucessão de absurdos terá fim?
    Ô Aécio, sacode as penas aí moço e vê se pega mais pesado porque, pelo rumo que estão as coisas, não vai sobrar país pra você governar não.

  44. leo l

    “O Getúlio se matou por ser suicida” – Reinaldo Azevedo.
    O teu resumo das muitas especulações sobre a morte do Getúlio, penso, é o correto.
    “O ser que é ser canta por entre as águas do dilúvio “Cruz e Souza”. Nem tanto, penso, mas, daí a suicidar-se, não sendo suicida, tem grande diferença…
    “O leo l só não desenvolveu sua veia poética por ter mãe dele jogado na cesta de lixo um belo poema que mesmo, quando criança, a homenageou em um dia de mães” – disse, durante anos uma pessoa que recolheu o dito poema e, segundo a mesma, mostrou a várias pessoas que se surpreenderam de tão bela homenagem ter sido tratada com tanto menosprezo”.
    Mas a verdade é: O leo l não desenvolveu a sua veia poética porque não a possuía.
    A conclusão – equivocada – veio do fato de que o leo l nunca mais escreveu nada posteriormente, durante anos.
    Mas o leo l – enojado… resolveu voltar a escrever, e pela falta de prática e de estudos, porque se não se aprende a ser artista, pelo menos a escrever texto compreensíveis, aprende-se.
    Este trololó destina-se a, corroborando o que disse o Mário Quintana de que, quando o escritor precisa explicar a quem o tenha lido, sobre o que foi escrito e lido, é porque um dos dois é burro. Como sou o burro assumido, tento explicar uma frase-verso que escrevi.
    “Que: cutucano cutucano é… esperar – demais, significa:
    – Que um tucano “estar bicando” para se defender ou para defender responsabilidades assumidas… nem que a vaca tussa.
    – Que um tucano “estar unido” com o outro tucano”: – talvez no dia em que o lula assuma responsabilidades sobre algo grave sobre si mesmo que deva saber ou que diga que demitiu um dos muitos “colaboradores” que deveriam “escorá-lo” com informações sobre tais assuntos, esbirros, digo, colaboradores que são muito bem pagos para (não) mantê-lo bem informado e…
    Por fim:
    – Que o leo l “quer estar declarano” que “está se desculpano” com algum tucano que “esteja agino” como outra ave , daquelas que não “estejam fugino” das… brigas necessárias…

  45. BRASIL DECENTE X BRASIL CONIVENTE

    MUITO BOA A OBSERVAÇÃO DO /////Rodolpho… Fevereiro 23, 2016 às 11:35 am.

  46. J. Santos

    “…Quem assegura a Lula essa inimputabilidade branca e com que propósito? Uma coisa é o chefão petista sair por aí, a bater no peito, jurando ser o homem mais honesto do mundo e ameaçando, de forma subliminar, o processo político com a cólera das massas. Outra, muito diferente, é a ordem legal se deixar intimidar por isso…”.
    Essa BLINDAGEM CRIMINOSA ao chefão da ORCRIM por parte das “MAIS ALTAS ESTÂNCIAS” é antiga e inegável. Não é à toa, que a sua QUADRILHA tenha ASSALTADO A NAÇÃO SEM NENHUMA PARCIMÔNIA ou um mínimo de TEMOR.
    Ao contrário, mesmo diante de tantos indícios e provas incontestes dos seus INÚMEROS CRIMES, ele e seus cúmplices continuam a afrontar e debochar da nação com desculpas mirabolantes e a nos AMEAÇAR com uma “CONVULSÃO SOCIAL”.
    Se os DELEGADOS FEDERAIS (ou PROCURADORES, etc) estão sofrendo algum tipo de PRESSÃO ou COAÇÃO MORAL, QUE VENHAM À PÚBLICO E DENUNCIEM… BOTEM A BOCA NO TROMBONE ! A NAÇÃO (AINDA) CONFIA E CONTA COM VOCÊS !
    Essa “NOVELA MEXICANA DE 5ª CATEGORIA” em que se transformou o indiciamento, ou não, do BRAHMA só serve para assanhar OS VIGARISTAS ACUMPLICIADOS e DESMORALIZAR toda a operação.

  47. Pietro Guerriero

    Para mim, Reinaldo e colegas, e’ uma questao de abordagem. A abordagem sendo feita e’ a da massa critica. Explico: Quando os cientistas estavam estudando as propriedades atomicas dos elementos, perceberam que a partir de uma certa quantidade (massa critica) o processo de liberacao dos eletrons seguia por si so’. “Mutatis mutandis”, os investigadores vao ajuntando mais e mais evidencias ate’ o processo atingir a massa critica. A partir dali, nao tem volta.

  48. Linux

    Calma meu povo…o Juiz Moro só vai apertar o ” gatilho” quando tiver provas irrefutáveis contra o molusco.
    O Juiz Moro tem a “bala de prata” para o cão raivoso vermelho.

  49. marcelo araujo simoes

    Lula é a reencarnação do demônio. Esse amoral e bandido tem uma blindagem impressionante, em especial do advogado do PT, o PGR Janot, e dos canalhas que estão envolvidos no esquema criminoso petista. Não desistamos. Vamos vencer o PT e sua corja. Dia 13 de março é dia de irmos às ruas. IMPEACHMENT JÁ. FORA DILMA. FIM AO PT. PRISÃO PARA O LULA.

  50. Carlos cavalcante de Barros

    Meu idolo REINALDO.Esta historia do TRIPLEX E ESTA CHACARA DE ITATIBAIA,é fichinha do este CORRUPTO MOR tem. 1.Mande investigar o roubo da Petrobras na Bolivia.O Lula ganhou uma fazenda de mais de 10.000ha.lá.Dizem que arrematava quase tudo de gado em Rondonopolis-MT e mandava pra lá através de cáceres.A marinha de Ladario-MS todo ano faz manobras no ano do roubo,o Lula proibiu a manobra com medo do Bugre.Ora,só nos do MS invade lá e da uma surra naquele cocaineiro.Ja está em andamento negocios com a Argentina.Porque o LULA tava lá dando apoio aquela corrupta?negocios de bilhões roubado da Petrobras lá.Agora entrou um homem sério lá vocês virão a roubalheira lá.Pior doque os EUA.E a venezuela?Deu no Estadão anos atrás.que o Cocaineiro HUGO CHAVES tinha três fazenda aqui.1 em MT 1 em MS e outra em São Paulo.Sumiram?Agora tá na hora partir VENEZUELA o parlamento de lá agora funciona.Dou uma dica pra VEJA vá na Venezuela acharam bilhões destes Petista lá.Jose Dirceu sempre tava de Jatinho por aqui em Pedro Juan Cabalero lá deve ter fazenda igual o ZECA DO PT.Abraço.