Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Cardozo sai em defesa de Dilma e vai além das suas sandálias

A Polícia Federal é subordinada ao Ministério da Justiça — a Cardozo, portanto. É uma subordinação administrativa, é verdade, mas existe. O máximo que cabe a este senhor é expressar uma convicção pessoal — “não creio que...” Ou está a dizer ao povo brasileiro que a PF atua sobre o nada

Por: Reinaldo Azevedo

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, saiu em defesa da presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira. Em conversa com jornalistas, disse ter “absoluta convicção” de que não houve caixa dois na campanha de Dilma em 2014. Vale ressaltar que Cardozo não participou do núcleo duro do PT que atuou na última corrida presidencial. Mesmo assim, ele garantiu ter acompanhado o processo de perto, “como militante”.

O ministro declarou também que as contas da petista já foram aprovadas e disse confiar na palavra do então tesoureiro de Dilma e hoje ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, segundo o qual não houve nenhuma ilegalidade na campanha. Huuumm… É mesmo, é?

Para lembrar: uma reportagem da Folha de S.Paulo informa que a força-tarefa da Lava Jato está investigando supostos repasses da empreiteira Odebrecht a João Santana, marqueteiro ligado ao PT. O inquérito que apura as finanças do publicitário foi aberto em novembro do ano passado e tramita em sigilo, em Curitiba.

Santana passou a ser investigado depois de a Polícia Federal encontrar na casa do lobista Zwi Skornicki uma carta de Mônica Moura, mulher e sócia de Santana. Zwi é o representante da Keppel Fels, estaleiro de Cingapura que prestou serviços à Petrobras. O manuscrito encontrado na casa dele indicava contas de Santana na Inglaterra e nos Estados Unidos. Procurado pela reportagem do jornal, o advogado de João Santana, Fábio Tofic, afirmou que o publicitário desconhece qualquer apuração que envolva seu nome. Tofic disse ainda que questionou formalmente o juiz Sergio Moro sobre a existência de um inquérito contra seu cliente.

Então vamos ver
Há muita coisa errada aí. A Polícia Federal é subordinada ao Ministério da Justiça — a Cardozo, portanto. É uma subordinação administrativa, é verdade, mas existe. O máximo que cabe a este senhor é expressar uma convicção pessoal — “não creio que…” Ou está a dizer ao povo brasileiro que a PF atua sobre o nada.

Mais ainda: Cardozo foi um dos três coordenadores da campanha de Dilma em 2010: os outros dois eram Antônio Palocci e José Eduardo Dutra, já morto. Dilma os apelidou de os seus “Três Porquinhos”. Se não for uma análise política, é um jeito que ela tem de ser carinhosa…

Acontece que há suspeitas também sobre o financiamento da campanha de 2010. Paulo Roberto Costa, por exemplo, diz que Palocci lhe pediu R$ 2 milhões, que teriam sido repassado por Alberto Youssef (este nega). O esquema, como se sabe, começou a vigorar na Petrobras pra valer em 2004, no segundo ano do governo Lula. Boa parte do propinoduto foi parar nas mãos de partidos, segundo os delatores, principalmente do PT.

Assim, o melhor que Cardozo faz é permanecer calado a respeito. Não se faz poesia sobre corda em casa de enforcado.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

109 comentários
  1. Chico Cunha

    Realmente esses PTRALHAS são uns cara de pau !!!
    Mentirosos, querem que todos acreditem que são uns santos, apesar do apedeuta dizer que é o mais honesto do universo. Uma piada. O Brasil nunca teve tão mal representado em toda sua história.
    Continuo na torcida por todos os juízes que estão trabalhando na lavajato.
    O dia do apedeuta tá próximo, é questão de dias mesmo….
    Não aguento mais a propaganda ridícula em horário nobre desse partido que nem deveria mais existir.
    Mentirosos. . .

  2. Nelson André Hofer de Carvalho

    Esses petistas são piadas. Eles insistem que as contas foram aprovadas e por isso não carecem de qualquer investigação.
    Ora, ora, as contas foram aprovadas sim, mas o caixa 2 não.

  3. José Maria

    Se o Brasil não acordar, logo logo seremos uma Venezuela em escala exponencial. Sendo a imparcialidade, um dos pilares da Justiça, temos um ministro (para mim, está mais para ministrinho) da Justiça que parcial.

  4. Geraldo

    QUEM DEFENDE CORRUPÇÃO, CORRUPTO É…

  5. David

    Que é porcaria nós temos a certeza que é.

  6. Rubens Campos

    ESSE CARDOZO É UM LIXO DA PIOR ESPÉCIE!

  7. Oliva

    Cardozo,Edinho Silva,Joao Santana….! so tem gente boa aí ne?
    Eu tenho a firme convicção, que o ministro e um mentiroso contumaz e sem um pingo de escrupulo!

  8. Rodrigues

    A safadeza é tão grande que chegam ao absurdo de fazer o povo brasileiro de otário. Esse senhor não tem nem a certeza se os fundos da sua calça esta rasgada,.como pode ter certeza que não teve caixa dois? E ainda mais da patota dos dos envolvidos na lava jato? Acredito que quando ele lê esse comentário vai passar a mão na “b…” para ter a certeza que mente para trouxa ouvir.

  9. Rofraro

    Mais uma vez, o inútil cardozo perdeu uma excelente oportunidade para ficar calado. Afinal, para que serve este elemento?

  10. Zezé

    “Convicção” é um vocábulo que tem um significado de crença arraigada, jamais de dúvida, como é o caso do caráter desse senhor que ocupa o cargo de ministro da justiça (minúsculo, mesmo). Compostura não é um atributo que esteja ao arbítrio de um ministro de estado – de tão elementar, dentre outros tantos requisitos – sua citação seguramente é redundante.
    Em 5.11.14, a imprensa publicou uma declaração espantosa – até mesmo para os padrões petistas – sobre os presídios brasileiros (infernos em vida). A mente doente do ministro da justiça os denominou de “masmorras medievais” justamente a prioridade dentre as iminências sua pasta.
    A declaração seria já irracional, não fosse um porém. Sua angústia era fruto da possível transferência Henrique Pizzolato, ladrão do Banco do Brasil, companheiro petista do ministro, preso-foragido na Itália. As masmorras eram inadequadas para o bandido – o que é verdade, também, para outros menos vis.
    Em países decentes, só por isso, teria sido demitido. Fica um desafio para que me apresentem um petista, qualquer um, mais ilustre que Eduardo Cardozzo.

  11. nelsondeoliveira

    Estamos vivendo um momento muito
    ruim em nosso país. Um descredito contagiante dos
    cidadãos, porem, apáticos
    e sem o censo investigativo
    dos fatos reais que estamos
    vivendo, de uma política totalmente degenerativa , no
    contexto moral.
    É um momento sui generis, em
    que o não pensamento das
    massas, para questões vitais
    passou a ser irrelevantes.
    Podemos atribuir como, o
    ignorante da fé pela palavra;
    ou seja, uma mentira colocada
    como palavra convicta de um
    orador , fará com que haja convencimento, ou dúvida
    que incorporará positivamente,
    pelo não domínio dos fatos.
    Acredito que os iluministas, no
    auge do século XVlll, estariam
    de cabelos em pé , se vissem
    tanta treva em pleno século
    XXl , e com tanta tecnologia
    com o favorecimento da
    alienação necessária em
    beneficio de poucos .
    A grande sacada dos governantes, é de limitar
    a qualidade do ensino e da
    educação moral e cívica,
    que com certeza terão a
    maioria manipulável.

  12. João Batista

    José Eduardo Cardoso é um homem inteligente. Ele não tem convicção … É mentira. Duvido ele colocar uma pontinha de unha dele no fogo pelo que está falando. Ele sabe muito bem que o fato das contas terem sido aprovadas informa apenas que até o momento da aprovação não haviam sido encontradas irregularidades. Não quer dizer que irregularidades não possam aparecer os serem descobertas posteriormente.

  13. Guff

    Esse tal d,r Cardozo não tem credito nem credibilidade para defender ninguém é um advogado de porta de cadeia , se não fosse não estaria defendendo o petralha Lulla do PETROLÃO , MENSALÃO , ELETROLÃO ETC. EYC. ETC.

  14. Adriano

    Olha só. Morreu o Scalia, um dos juízes conservadores da Suprema Corte dos EUA. Obama pode agora indicar mais uma caricatura “progressista” – ele, que já indicou duas mulheres bastante heterodoxas, sendo uma delas latina.

    E pensar q tmb nós temíamos o q Dilma podia fazer com nosso STF…

  15. amaur

    5 coisas que aprendi com os petistas na internet
    https://www.youtube.com/watch?v=zmEu_69AOMc

    ( Renato Oliveira) Inimigos Públicos 16 de jul de 2015

  16. Alexandre FG

    Ele nao tem que expressar convicção nenhuma como Ministro. Ele tem que apoiar as investigações e só. Obvio que apresentam contas redondas para aprovação, quem seria o tonto de informar ou documentar para a justiça o caixa 2.

  17. Leonam

    O achava idiota, agora tenha certeza.

  18. celia Latterman

    Este e o problema do Brasil, o Lula deu emprego para este sr. Cardoso que e do STF, e qque fica falando que o Lula e inocente sem ao menos saber se as provas contra o Lula e verdade ou mentira. justica cega, so para o LuLa?

  19. Guidogf

    Putz, Edinho Silva o denunciado, garante que não ouve caixa 2 na campanha de Dilma. Mas Ministro Cardozo, o homem é além de tesoureiro na campanha de Dilma é também denunciado na lava jato. Quanta podridão ainda está por vir! A propósito, o outro denunciado, muito chegado de Dilma, que aliás anda sumido do mapa, o ministro Jaques Wagner, também não vai garantir a legalidade das doações e jurar de pé junto que não ouve caixa 2? Este partido é uma piada!

  20. affonso

    O desespero do Cardozo é a autonomia da PF para investigar; não fora assim, a PF estaria amordaçada nas investigaçôes da Lava=Jato; e das demais. Na verdade Cardozo está agindo politicamente “in casu”.

  21. ser

    Boa dia brasileiros e brasileiras da razão e coração.
    Bom dia RA.
    Entes e agentes, que ditaram fazer o diabo, que cultivaram ” custe o que custar”, para assumirem um poder e nele se manterem, já é uma confissão de aversão á verdadeira democracia e ao pleno estado de direito.
    É questão de saber quem Vc é por detrás da sua máscara de vida e o que Vc tem no seu EU.
    Tudo se resume em: Vc tem dignidade e credibilidade existencial? Vc trilha o caminho da honestidade e da honra?
    São perguntas cujas respostas, levam ao auto-conhecimento e a realidade existencial e, portanto se foge delas.
    Espero que os entes e agentes que estão no poder, de alguma forma, tenham que fazer espontaneamente ou não, este encontro, com as verdades.

  22. Carlos Militão

    Cardozo ainda chega ao STF; de uma forma ou de outra o PT vai colocá-lo lá, mesmo que tenha que comprar ou ameaçar com chantagens o Congresso todo. Cardozo já passou pela prova de fogo(ou pelo “teste da goma”, para os mais antigos) no Mensalão , mostrou que é homem disposto a tudo, e que a palavra” escrúpulo” não existe no seu dicionário. Todos viram e o Reinaldo comentou aqui, o fato dos Processos contra Renan, depois de quase 1 década “voltarem a andar”. O PT e seus celerados em todas as instância de Poder já se articulam para o caso(raro, infelizmente) do Impeachment chegar ao Senado; e com os poderes que o STF, FAZENDO-SE DE LEGISLADOR DE ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE, conferiu a Calheiros, a conclusão é óbvia: “uma mão lava a outra… se eu for para a cadeia, tu também vais…se eu tiver que me queimar, toco em fogo em todos antes …” .Este é o PT de guerra, na sua melhor forma, com seu Mago mais vivo e Presidente do que antes. Lembro-me de um caso, hoje um pouco mais distante no tempo, mas emblemático, de uma senhora que ocupava cargo de destaque na Casa Civil de LULA e muito “amiga” de DILMA , que saiu por denúncias gravíssimas, e foi “punida” com um cargo vitalício de Juíza no STM, acho que sem saber nem o que a sigla significava.

  23. Cardilena

    O Cardoso, Garboso ( como diz tio Rei) esta muito parecido com aquele personagem do Peter Seller, o Hrundi Bakshi, no filme um convidado muito trapalhao. O Garboso fez clareamento dentario, emagreceu, mudou o penteado, agora com os cabelos penteados pra frente , muito bronzeado com o sol da Bahia, em companhia do kakay, ficou bem a cara do Hrundi.

  24. ricardo

    … porta voz da QUADRILHA !!!!

  25. Carlos

    Sinistro…oopps! Ministro ou advogado da pres…..anta ?
    Mais uma figura “de notorio saber juridico”. Tipo sinistros…oopps ” ministros do supremo.
    Olha aí, Borroso…oopps ! barroso ! Mais um da sua turma !
    Aliás, duvido, que estes sinistros leiam o que se diz deles. Se lessem já teriam se enforcado, com vergonha da familia (esposa, filhos, mãe, pai), amigos (se ainda os têm) e de sair as ruas como um cidadão comum.

  26. Moritz

    É o Ministro cara-de-pau que se pretende antecipar ao resultado das investigações. Seria melhor que ele montasse uma banca com uma bola de cristal…

  27. marcos

    Cardozo de boca fechada é um gênio. Advogadozinho de porta de cadeia alçado ao Ministério da Justiça pelas suas colaborações com o ‘Mensalinho’ de Marta na prefeitura de SP dá nisso.

  28. Paolo Hemmerich

    Naquele momento, Cardozo não falou como Ministro da Justiça! Manifestou-se na condição de MEMBRO DA ORGANIZAÇÃO que se encontra sob investigação, acusada de ROUBAR O ERÁRIO, ou seja, ACUSADA DE ROUBAR OS POBRES DO BRASIL!!!

  29. Inides

    Logo, logo ele perde até as sandálias. É ridículo um um Ministro da Justiça defender erros acumulados, quando deveria ser o contrário. O Ministro da Justiça está lá para monitorar e controlar ações que possam ser contrários a Nação. Mas esqueceram de falar para ele que esse é o papel dele e não apoiar deslises de quem quer que seja.

  30. costa

    Cardoso o advogado dos petistas.
    No meu conceito se tivesse que dar uma nota de avaliação para esse pau mandado seria “ZERO” com louvor.
    Isso não é ministro da Justiça nem aqui nem na china.
    E muita falta de vergonha na cara, e medo de perder a boquinha, mais não perca por esperar que a casa começou a cair, e ainda quero ter o gosto de ver todos esses corruptos presos sem exceção.
    MUDA BRASIL ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS.

  31. Maria Júlia

    Cardozo vive sendo pisoteado por Lula e sob as botas da Dilma. Por que aceita tudo isso e ainda veste a camisa vermelha do PT ladrão de dinheiro público? Será que está envolvido em alguma lambança da quadrilha?

  32. paulo roberto

    Mais uma vez o PT tenta enganar o povo do BRASIL! Afirmando que com a prisao de LULA, haveria uma revolta popular. Durante 13 anos de poder o PT alem de quebrar o pais,nao começou uma unica obra que nao tivesse super faturamento. Que revolta seria esta se a populaçao em mais de 80%desaprova esse descalabros? Essa revolta que eles tanto falam seria feita por alguns esbirros do mst mstt e cut? Em um pais democratico e progressista, nao existe essa de REI ou de mito. ROUBOU TEM QUE PAGAR PELOS CRIMES COMETIDOS! INCLUSIVE ATE de assassinatos que terao de ser investigados de uma vez por todas! Portanto, LULA preso seria mais um bandido como Marcola ou Fernando Beiramar a mais no presidio!

  33. Ab

    Esse ministro é um verme

  34. valter

    Quando nos Brasileiro houvimos falar de Juiz Moro, joaquim Barbosa e mais uns poucos que nos honra sentimos que estamos com a alma lavada e vai haver a tao esperada justica que almejamos, mas quando falam-se em ministro da justica Cardoso , juiz Barroso e muitos outros, ficamos tristes porque nos cheira politica, impunidade, falcatruas, sao marionetes do palacio do planalto, que Deus mantenha o Juiz Moro vivo, o que esta por traz disso e pior do que a mafia Italiana, que nos diga o Prefeito Celso Daniel, este pessoal pelo poder atraicoam os amigos, mulheres e filhos, vendem a propria alma, protejam o Juiz Moro, ele se tornou parte de nossa familia.

  35. Marcus Meyer

    Quer dizer que se eu roubar um banco e declarar toda a bufunfa roubada à Receita Federal como ganho de capital e a minha declaração não cair na malha fina, ao fim das investigações, quando me apontarem como autor do roubo, eu alegarei: Nada disso, todo o meu dinheiro está declarado em meu imposto de renda que foi aprovado pela Receita federal?

  36. Valmes

    Ministro Cardoso, maior mentiroso e aquele q consegue mentir para ele mesmo, e VC e isso aí, só VC consegue dizer isso da anta, o rest. dos 200. milhões d hab. não pensa assim, oumelhor v. com seus olhos d corrupção.

  37. MS

    Caro Reinaldo,
    esse comportamento, que não é de hoje, do Cardozo ser o defensor oficial do PT, pode reparar é ele sempre o escalado para fazer a defesa intransigente do partido, não se sustenta pois a própria Dilma disse de viva voz que o PT “FAZ O DIABO….”.
    Salvo melhor juízo, “fazer o diabo” significa usar de todos os meios lícitos e ilícitos, para se ganhar a eleição, a qualquer custo!
    Cai por terra essa defesa teimosa do nobre ministro.

  38. luiz ranieri

    Este senhor deveria ficar calado, afinal ele já se esqueceu das vaias que levou em uma livraria, ou ele acha que somos idiotas?

  39. Riva Mello

    Nesta sexta feira, 12/02 , a presidente Dilma vem à São Paulo , com o jato presidencial, para se encontrar com Lula e tratar de um assunto que é de intersse privado do cidadão Luis Inácio ou seja, da defesa pública ou não dos abusos e trapalhas que o ex-presidente se meteu ! Ao chegar no cidade, se deslocou até o Hotel na região da Paulista, com 2 helicópteros de grande porte para ir até lá . QUAL O CUSTO DESTA BRINCADEIRA ! QUEM PAGA !
    Com que autoridade ela pede aumento de impostos sendo que faz mau uso da – “Coisa Publica” . Onde esta o exemplo do corte nas despesas ? Haja imposto para pagar a conta desta festa !

  40. cris

    Não que se assista tudo o que é notícia, mas o essencial para não se tornar alienado. E, se observa que sempre, o atual Ministro da Justiça parece não estar em exercício a favor do Brasil, mas sim da Dilma, Lula & PT. Pois, sempre que ele aparece na mídia é em defesa deles, PT a suposta Cúpula das maracutaias. Será mesmo esse o ofício de um Ministro da Justiça, trabalhar a favor do seu Partido? Ah, a certeza dele é tão certa quanto quando ele dizia que Lula não seria investigado na Lava Jato….

  41. tutti

    Ministro da Justiça dando carteirada. Que vexame. Acordem senhores, gogó não funciona mais. O Brasil quer depoimentos perante à justiça, acareações, batidas policias. Foi roubo demais. Crime demais.

  42. Rue des Sablons

    Não passa de um petista vulvário fedegoso.

  43. Antonio Guedes

    Ao que tudo indica, a quadrilha é muito grande. Dessa forma, seus membros (ainda não encrencados) vão defendendo os que são descobertos. Assim, sucessivamente… Quem sabe mais uns dias aquele vereador petista (lá do interior) estará impavidamente defendendo o ministro? Nessa toada estão inventando o petista churrasco: aquele que põe a mão no fogo pelo companheiro…

  44. Tadeu de Araújo

    Reinaldo, esse ministro Cardozo é aquele, que segundo se comenta, é chamado de “porquinho” pela presidente?
    Se for, nenhuma novidade, afinal, quando a pessoa não se dá ao respeito, infelizmente, passa também a ser capacho e subserviente de seus superiores!
    “Há uma grande diferença entre o que respeita e o que bajula. O que respeita não bajula e o que bajula não respeita”.
    “A tão propagada ideologia, há muito tempo foi substituída pela barrigologia”.
    E a moral, entretanto, no meio político, trata-se de algo em extinção!

  45. gilberto

    Esse ministro Cardoso vai ficar desmoralizado (mais ainda) quando o caixa paralelo do petrolão para a campanha de Dilma for comprovado,

  46. Jorge

    Um Ministro, principalmente, da Justiça não pode se comportar como um “ADEVOGADO” DE PORTA DE CADEIA DE PARTIDO POLÍTICO. Caso as várias investigações em curso comprovem o contrário do que alardeia e defende, tem que ser indiciado por CONIVÊNCIA E PREVARICAÇÃO.
    Mestre Reinaldo, ao citar “SANDÁLIAS”, me lembrou de certas características do referido calçado que também observamos em alguns “seres humanos”: SÓ SERVEM PARA SEREM PISADOS E USADOS, SÃO RASTEJANTES e ESTÃO SEMPRE A DISPOSIÇÃO DE SEUS DONOS… ATÉ PARA MERGULHAREM, COM ELES, NA LAMA.

  47. Josué em Jerichó

    Este senhor perdeu a linha e a compostura do cargo.!!!

  48. DIZ

    Esse “Ministro” José Eduardo Cardoso precisa comer ração mais equilibrada.

  49. Raymundo Nonato Couto Lopes

    Ai Reinaldo; será que este ministro da justiça esta representando realmente ao cargo da justiça, ou será que os petistas ainda precisa contactar reforços junto cúpula do crime organizado. A nossa vergonha é ver esta bandidagem proteger os seus pares. É ministro; talvez a sua pessoa não demonstra sequer um pingo de caráter de biografia. Será que há alguma conivência junto ao crime organizado, vssa pessoa ganha um salario alto e nos brasileiros temos o desprazer em ver uma pessoa de um alto cargo defender a falência de uma nação. Uma pequena pergunta; vssa pessoa é conivente a atual situação do brasil. Não me leve a mal; mas vossa pessoa já possui a chave e o conhecimento de onde vc deve ficar. Só espero que a justiça não seja levada em brincadeira e que leve tantos os corruptos, corruptores e aqueles tentam intimidar as investigações para o xadrez. Este é o meu caráter de pensar em torno de quadrilha organizadas.

  50. 462 CASOS DE MICROCEFALIA NO PAÍS?

    É BOM PARAREM DE
    TENTAR SE PROMOVER
    EM CIMA DO AEDES E
    LEVAR A SÉRIO ISTO DAÍ!
    TEM QUE ATACAR DE
    VACINAS! ESTA DE
    VERIFICAR POÇAS E
    CRIADOUROS, JÁ
    MEIO QUE PASSOU
    DA HORA!
    O MOSQUITO SE
    FORTALECEU E
    ESTÁ ZOMBANDO
    DOS BRASILEIROS!
    ESTA VIGILÂNCIA
    ERA PARA TER SIDO
    PROVIDENCIADA
    COM SERIEDADE,
    FAZ TEMPO!
    AO INVÉS DE
    ESTAREM
    POLITICANDO
    EM CAUSA
    PRÓPRIA E
    ROUBANDO!