Em entrevista a Sonia Racy, no Caderno 2 do Estado, no último dia 2, o compositor Caetano Veloso se referiu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva com expressões como “analfabeto”, “cafona” e “grosseiro” ao anunciar preferência pela eventual candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC) à Presidência. “Não posso deixar de votar nela. É por demais forte, simbolicamente, para eu não me abalar. Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, é cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro. Ela fala bem”, disse na entrevista.
A declaração provocou reações no meio político. Na última sexta-feira, o próprio Lula reagiu: “Tem gente que acha que a inteligência está ligada à quantidade de anos de escolaridade que você tem. Não tem nada mais burro do que isso”. Leia abaixo a que o cantor enviou à redação:
“O que mais me impressiona é as pessoas reagirem diante da manchete do jornal, tal como ela foi armada para criar briga, sem sequer parecerem ter lido o trecho da entrevista de onde ela foi tirada. É um país de analfabetos? A intenção sensacionalista da edição tem êxito inconteste com os leitores. Pobres de nós.
Sonia Racy sabe que eu ressaltei essa diferença entre Lula e Marina para explicar porque eu dizia que ela é também um fenômeno tipo Obama (coisa que Racy e Nelson Motta não entenderam). Marina é Lula (a biografia) e é Obama (a cor escura e o modo elegante e correto de falar - e escrever). Li aqui que Lula disse que é burrice minha dizer isso. É. Serve para Berzoini contar alegremente votos migrando de Serra ou Aécio para Marina, não de Dilma.
Ainda mais que toca nesse ponto óbvio (que para mim tem todas as vantagens e desvantagens, não sendo um aspecto meramente negativo) da fala pouco instruída e frequentemente grosseira e cafona de Lula. Todos sabem disso. Ele próprio se vangloria. Os linguistas aplaudem. E todos têm razão: ele é forte inclusive por isso. Fala “bem”: atinge a maioria dos ouvintes.
Sua fala tem competência - e ele, como eu próprio disse na entrevista, é um governante importante. Mundialmente está reconhecido como alguém que chegou lá e foi além do esperado. Quisera Obama estar na mesma situação. Querer dizer que FH era mau governante e Lula é bom é maluquice. Ambos foram conquistas brasileiras importantes. Marina seria um passo à frente. Simbolicamente ao menos.
Não creio que ela seria um entrave às pesquisas de células-tronco e à união civil de homossexuais. Se for, eu estarei aqui para me opor a ela. Aborto, união gay, embriões são matéria do Legislativo. O executivo pode influir? Pode. Mas Marina seria uma presidente do tipo autoritário? Não creio. Criacionismo? Ela jamais cairia na confusão de ensino religioso com ensino científico. Ela é racional, atenta, dialoga com calma. Todos esses assuntos podemos debater com ela como com ninguém: ao menos estaremos certos de que ela não será hipócrita.
Se houver candidatura e campanha, teremos tempo para isso. Não penso tanto como Marina sobre a Amazônia. Penso mais como Mangabeira. Já disse. Mas forças políticas surgem assim. Marina chegar a ser candidata é notícia grande. Não posso fingir que não é. E detesto essa mania de que nada se pode dizer que não seja adulação a Lula. Não estamos na União Soviética. Eu não disse nenhuma novidade. Nem considero ofensivo. É descritivo. E a motivação era esclarecer a parecença de Marina com Obama (que me interessa muito). E todos os entendidos me dizem que os banqueiros estão com medo é de Serra: adoram Lula.
Então por que a demagogia de dizer que FH era pelos de poder aquisitivo? Até os programas sociais que Lula desenvolveu nasceram no governo FH. O Fome Zero naufragou. Eles se voltaram, espertamente (e felizmente), para o Bolsa-Escola de dona Ruth. Eu ter mencionado a fala analfabeta de Lula não é bom para a campanha de Marina. Mas ainda não estamos em campanha. Eu acho.”









Talvez Caetano não precise se aposentar e talvez por isso não saiba o que é fator previdenciário, desvinculação do reajuste das aposentadorias ao reajuste do salário mínimo, e nem tenha tido a “chance” de entrar num PDV depois de anos trabalhando no Banco do Brasil. Talvez por isso ele não tenha ainda notado que, o que foi dito acima foi “cria” do governo FHC. Lula vai ter a chance de consertar o estrago causado pelo FHC. Caso não o faça, talvez Caetano passe a ter um pouco de razão.
o problema do Lula não é a falta de domínio da língua, e sim a sua maneira de governar com as elites,só votei nele na primeira eleição e não voto mais o considero traídor das nossa utopias,mas tenho certeza que Serra e Alkimi não seria melhor porque são neoliberais assumidos enquanto Lula tenta disfarçar,pelo menos se tivesse comandado uma verdadeira revolução através da educação o seu governo realmente se sobressairia. A Questão da corrupção também foi vegonhosa, ja que o PT era conhecido pela sua ética. Já o filósofo Caetano veloso a quem eu admiro foi infeliz na entrevista meio precoceituosa definitivamente não vai ser diploma de nível superior que vai salvar o Brasil.
Nao gosto do Caetano, mas tenho que tirar o chapéu…. O comentário dele foi excelente e verdadeiro… E nao adianta argumentar que no Brasil o coitado do trabalhador nao tem vez, etc e tal… Nao tem nada a ver uma coisa com a outra. Nao se faz a apologia da ignorancia, um presidente tem que dar o exemplo. Nao é pecado nao saber, pecado é se orgulhar de nao saber…
E é duro ver que a massa prefere fechar os olhos a tudo de ruim que o PT nos trouxe e ainda pode trazer… Mas a massa quer a barriga cheia, né? O resto é resto….
o BRASIL esta cheio de invejoso como o caetano veloso que sempre apoia os presidente academico e preguiçoso esse e o recado meu por ele sempre deu atenção paras os pobres que o elegeu.
Caetano parabéns!!!
Milhares de pessoas nesta país, assim como eu, pensamos da mesma forma. E para os que defendem o Presidente LULA, é bom não esquecer que a sua “TURMA” ou “COMPANHEIROS” como o José Dirceu, o Marcos Valério, o tesoureiro Delúbio Soares,o José Genoíno, e tantos outros fizeram. E por onde andam eles? O Presidente Lula sempre deu a mesma resposta “Não sabia de nada” tanto coisa acontecendo e ele nunca sabe de nada…..
Se ele fosse ético teria insistido para investiga-los e descobrir toda a verdade. Quem não deve não teme!
NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS…
O Salário Mínimo subiu R$45,00 no ANO de ELEIÇÃO…
NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS…
Um filme contando a trágica e comovente estória de um presidente, foi aos cinemas nacionais no ANO de ELEIÇÃO…
NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS…
A IGNORÂNCIA foi tão valorizada ao ponto de se tornar uma referência de caráter… um sinônimo de “Homem do Povo”.
Vamos dar um BASTA a hipocrisia, eu sou brasileira, também faço parte do POVO, mas não sou burra ao ponto de confundir: INTELIGÊNCIA com ESPERTEZA.
Se para a maioria do POVO, ter um representante de seu país que NÃO sabe nem falar corretamente, mas ainda assim é um HERÓI, então não sou brasileira!
fiquei feliz ao constatar que como eu outras pessoas ficaram indignadas com as palavras do “Caetano”.O povo só dará o real valor nesse atual governo quando o perder.Outra coisa acho feio e anti-ético falarmos de nosso próprio presidente,eleito e reeleito pelo povo.Precisamos resgatar alguns preceitos…e não esquecermos que somos um povo que tem coração bom.
Bah… Calem a boca! vão discutir alguma coisa menos polêmica como o Aborto, ou pena de morte…
Não gosto do PT…Tenho minhas próprias convicções políticas… mas tenho que dar o braço a torcer pro presidente Lula… Acho que não preciso ficar enumerando fatos, mas dizer que 80% da população tem vontade de dizer o que o Caetano disse? Ou na verdade como o próprio Caetano se defende: Formataram para parecer uma crítica ofensiva ao nosso atual presidente… Meu amigo… você querendo ou não… se esse presidente analfabeto, grosseiro, etc etc, pudesse se eleger a um terceiro mandato… Seriam esses 80% de brasileiros que o elegeriam novamente…A grande verdade é que para alguns, nunca nada estará bom…
Com relação ao Caetano.. A mídia se diverte manipulando tudo há séculos.
O problema é que a expresão baiana ” meu rei”, hoje é usada em todo país quando nos referimos ao Lula, nosso rei, nosso herói, o cara!
Caetano sempre teve uma grande dor de cotovelo, inveja mesmo, do Chico Buarque que é amigo e eleitor do Lula e agora da Dilma.
Ele deveria continuar só fazendo poesia. Não precisa aparecer em público e muito menos opinar sobre política. Viúva do ACM…
Observo muita gente de “cultura”, como promotores, deputados, senadores, médicos, advogados, repórteres etc. falarem: previlégios, adevogado, eu premeio, rúbrica, córcovas, Nóbel e até “a gente fomos” e dezenas de outras palavras pronunciadas incorretamente. Não erram escrevendo porque têm quem faça a correção ou programas que corrigem seus erros. Há médicos que dão aos pacientes receitas cheias de garranchos que nem eles mesmos entendem, será pressa ou quer encobrir os erros ortográficos? Será que para aqueles que têm cultura os erros que cometem são chamados de “distração” ou um “lapso” ou podemos dizer que somos todos semianalfabetos? Se somos, pelo menos não critiquei o Presidente.
Até quando nós brasileiros afirmaremos que vivemos num país democrático se não sabemos respeitar as opiniões dos outros? Infelizmente nós,brasileiros, só aplaudimos quando as opiniões são as que nos agradam, as que fazem bem ao nosso ego.Devemos analisar o que foi dito por Cetano Veloso ao invés de juga-lo ou de interpreta-lo erroniamente.
O Caetano prova ser um analfabeto em matéria política. Digo isso, inclusive, por focar sua crítica ao governo no modo de falar do presidente. Qualquer um que tenha um olhar crítico (mesmo que não saiba ler e escrever) poderia enumerar vários questinamentos consistentes sobre o governo Lula, menos a forma de falar do presidente.
Caetano foi o maior (involuntário) profeta dos anos 60 ao afirmar que: Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu. A comunidade gospel sabe muito bem.
“O diploma de lula são os milhares premios internacionais que ele ganha”
Adoro o Caetano Veloso como cantor, mas como crítico do presidente Lula vejo que ele foi infeliz , afinal por ser um pessoa pública e notória ,na qual a opinão pessoal tem uma grande repercursão na mídia, sinto que, ele um homem que viveu numa época de ditadura , sofreu as conseqüência da expresão os pensamentor sobre os políticos e poderosos da época ,deveria ser mais elegante, falando assim se torna grosseiro também. Esse tipo de comentário não resolve nada, o Lula pobre como a maioria dos nossos brasileiros , chegou ao poder e está a quase 8 anos, soberano ,tentando cuidar de um país abandonado por muito em detrimento de uma minoria de ricos egoístas que só pensam no seu próprio úmbigo.
Se Caetano pelo menos soubesse que os programas sociais nasceram decadas atras do governo FHC e bem longe do Brasil eu pararia para ouvir suas declarações….Vai compor e cantar meu caro amigo….
É incrível como o brasileiro ainda tem esse tipo de preconceito. Aqui é o único lugar no mundo onde o trabalhador não se sente como trabalhador, ele sempre tem a contraditória necessidade de se diferenciar, de se destacar e fazer parte de alguma classe considerada superior. haja vista, a quantidade de categorias que temos aqui : pobre, muito pobre, miserável, semi-miserável, classe media, classe media alta, classe media media etc.
É por isso que, quando um cidadão brasileiro ocupa um empreguinho um pouco melhor, com um salário também um pouco melhor, comparado ao do seu vizinho, por exemplo, já é encontrado motivo suficiente para ele não se sentir mais um trabalhador ou um operário, mas sim algo melhor que a maioria da grande massa. Sendo que no fim, são todos empregados.
Concordar que títulos e cargos possa classificar pessoas como inferiores ou superiores, é brincadeira!!
SOU ADMIRADOR DO CAETANO, É UM POETA.
FALOU A VERDADE SOBRE O “R E I” DO CANGAÇO. ME DESCULPE
O LAMPIÃO. FALOU ALGUNS ADJETIVOS, QUE 80% DOS BRASI-
LEIROS DE BOM CARATER GOSTARIAM DE TER DITO.
AINDA FALTARAM MUITOS.
O GOVERNO MAIS MENTIROSO E CORRUPTO QUE O BRASIL
JÁ TEVE. FORA PPPPPTTTTTTTTTTT.
Olha que letra interessante do Caetano: Cai como uma luva no caso da Unibam, assim como no momento político que vivemos.
O cu do mundo
Composição: Caetano Veloso
O furto, o estupro, o rapto pútrido
O fétido seqüestro
O adjetivo esdrúxulo em U
Onde o cujo faz a curva
(O cu do mundo, esse nosso sítio)
O crime estúpido, o criminoso só
Substantivo, comum
O fruto espúrio reluz
À subsombra desumana dos linchadores
A mais triste nação
Na época mais podre
Compõe-se de possíveis
Grupos de linchadores
ESSE ÚLTIMO ESTROFE É PERFEITO.
Claro que o aetano tem todo o direito de emitir sua opinião, afinal estamos no Brasil, onde não existe “Lei Patrióta”! Só gostaria, que não sfosse grosseiro, pois ao expor da maneira que foi, dá a impressão que está querendo manipular, mesmo se julgando formador de opinião por ser cantor!
Enfim, lendo sua entrevista, lembrei de uma de suas músicas, que acredito ele não mais se lembre, e que serve como uma luva para a questão em discussão. CALÚNIA. Pesquisem os que não conhecem a letra! Vão adorar!
Lendo o comentário do colega Roberto Polegato, acabo tendo absoluta certeza de que os valores aristcráticos ainda persistem no Brasil. Os brasileiros e, sobretudo, o paulistanos, realmente acreditam na existência de pessoas e classes superiores. Existe de fato essa necesidade preconceituosa de se diferenciar do outro, infelizmente.
Não sou fã do Caetano Veloso, apesar de gostar de sua arte que me emociona há quarenta anos.
Não compartilho de todas as suas opiniões, mas gostaria de poder fazer algo para que D. Canô não pedisse desculpas ao Lula.
Caetano Veloso é uma raridade, entre artistas de sua importância, quando se trata de falar a verdade sobre os que detêm o poder.
Todo apoio ao Caetano neste episódio, e que a família não diminua a força de sua posição.
Abraços
Caetano Veloso, com sua declaração, só nos revela o quanto é forte presença de valores aristocráticos na sociedade brasileira. No Brasil, por conta de uma herança colonial, as pessoas tem muita necessidade de se diferenciar uma das outras. O título formal, por exemplo, ainda faz muitas distinções para o status nessa sociedade
Caro colega Everton Naves, cultura não significa estudo formal e diplomas na parede, mas sim, um conceito que define o modo de vida, as crenças e os costumes de cada grupo social. Ou seja, a cultura é algo particular, cada povo tem a sua e, nem por isso, existe superioridade ou inferioridade entre elas, são apenas diferentes.
O Caetano esta certo, quando eu era analfabeta era uma pessoa muito cafona, eu ate era fã do Caetano pode achava ele o perfeito o melhor tem coisa mais cafona??????
É lamentável que um cidadão,como todos os outros sofreram na ditadura, tenham esta opinião sobre o grande lider Lula, e olha que eu sou Caetano Chico Gil e outro grandes artistas que lutaram contra a opressão. O Caetano precisa entender que não precisa dizer isso tudo do Lula para apoiar, legitimamente a Marina, teria que ter um minimo de elegancia, porque todos temos defeitos e tenho certeza que o Lula, por educação não vai vir a publico dizer os defeitos do Caetano. Lembre´-se, que antes di diplona univertário, muitos lamentavelmente comprados, teos que ter caráter, honestidade e competencia naquilo que fazemos, e isso eu tenho certeza, que no berço humilde do Lula está sobrando.
O Caetano sempre foi um cara polêmico.
Mas é um formador de opiniões, como todo artista politizado que se preze.
Não votei no Lula, nunca votei nele.
Sou contra governantes populistas, ou que se aproximam disso.
Acho que política requer muito cultura e estudo sim para se colocar em prática um programa de governo que vise o bem geral de uma nação.
O Lula é autoritário sim, fala grosso quando não precisa e não analisa muito a fundo as questões sociais de nosso país.
Ele tem uma visão muito rasteirinha das coisas.
A miséria do Brasil não vem só da falta de alimentação.
Somos um povo miserável culturalmente também.
Fico pensando nos paradoxos .
Todos aqui falam que não estão satisfeitos com a educação , todos falam que não estão insatisfeitos com o sistema de saude brasileiro , todos falam que não estão satisfeitos com os transportes de maneira geral ( cargas e passageiros), todos falam que estão desolados com a insegurança pública.
E todos estes problemas e mais uma porção deles somente se agravam .
Lula vai encerrar 2 mandatos e não conseguiu equacionar estes problemas.banalizou a corrupção e fez a maioria acreditar que deve ser assim , que assim é melhor.
Acorda brasil!
2 Mandatos é muita coisa, não há como se eximir.
È muito provável que Caetano esteja certo
…assim como é problema meu achar maior parte das musicas de Caetano cafona, mas eu também não entendo muito de música ou do que chamam ‘boa música’. Se é grosseiro, isso é verdade, mas também acho que etiqueta não serve pra muita coisa na política, a não ser para agradar quem aprecia Giorgio Armani, isso também não afeta a política e problema dele.
O coitado o Caetano está pegando uma carona na popularidade o nosso grande presidente LULA.
O resto é imcompetência mesmo. Ele cantando é +/-, mas falando em política é um desastre feio.
Quando não está puxando dos “ACM’s” da vida está falando besteiras, idiotices.
Fecha a boca Cae, só canta. Tenho até medo dessas músicas +/-, que voce canta não serem suas, como voce diz.
A maioria desses comentários são orquestrados pelos tucanos, inconformados com o sucesso de Lula, com o grande governo que ele está fazendo.
Pela primeira vez o Brasil está forte, os brasileiros mais humildes estão desfrutando de uma melhora em suas vidas, mesmo não sendo o ideal, mas já é um começo.
Se FHC fosse um bom governante teria feito um segundo turno melhor que o primeiro, mas não o Brasil quase voltou para os tempos de grande inflação, desemprego, e mil um uma mazelas, de tempos atraz.
Esses pretenços intelectualóide não conhecem o Brasil, vão ler, pelo menos, pra conhecer os problemas brasileiros, e não falarem besteiras, imbecísssss…..não tenho mais tempo a perder.
Num show fui ver era Caetano Veloso em Goiânia. Houve uma confusão: pessoas pasavam da geral para as cadeiras numeradas. Já com o show iniciado, onde Caetano abriu dizendo que iria cantar músicas inéditas, Habilmente ele cantou “como e dois” e “Força Estranha”. A massa foi controlada com bombas de gás, cacetetadas etc.. iniciou o Show, e a massa não preparada para ouvir o inédito, começou a vaiá-lo. Ele parou e disse não cantaria para eles e que não queria o dinheiro deles, e foi embora. Goiânia amanheceu traumatizada. Agora é Lula. Tudo que disse é a verdade.Os patrôes do Lula - TVs, anqueiros, montadoras, acham ruim. Sinto-me constrangido vendo o analfabetão disparar impropérios
Caetano não disse nenhuma besteira, não tem que se explicar o que disse está dito. O problema no Brasil é; o povo acostumou tanto com a mentira que não quer saber da verdade, como também adular mentirosos e admirar os espertalhões. Outro problema é, o povo acredita mais nas propagandas falaciosas e discursos sofistas de Lula, menos nas verdades do dia dia. Quanto ao discurso de desastrosos de lula, não tem nada com sua falta de formação (Lula tem mais formação que muitos que qualquer simples brasileiro poderia ter, discursar como gente do povo, mostra quem o povo é) e sim ,a forma mais convincente de ludibriar um povo desinformado e com caráter moldado pelos supostos benefícios.
Raphael So
O povo brasileiro elegeu LULA e o povo baiano tem vergonha do Caetano, que, sem expressão, tenta tirar proveito do alto IBOB de LULA. Caetano sempre apoiou o ACM e seu pupilos e não se conforma com a popularidade de LULA que recentemente esteva em Londres mais um premio e é considerado o CARA pelo maior politico do mundo que é OBAMA. O melhor de tudo que esse cantorzinho de merda não depende do meu dinheiro para viver e o meu ouvido não pinico para ouvir essas merdas que ele anda gravando por aí. vai tomar no c…… filho da puta.
Quando eu fiz 14 anos fui trabalhar(antigamente podia) em uma empresa multinacional e comecei a conhecer pessoas que moravam nos jardins, possuiam curso superior, falavam duas línguas…
Um dia encontrei minha mãe na rua perto ao lindo edifício em que eu trabalhava e fiquei meio acanhada por ela ser alguém tão simples e sem instrução, como apresentá-la àquelas pessoas?
Ela percebeu meu embaraço e nada disse, só algum tempo depois contando suas dificuldades para me ter e criar, falou: se você tem vergonha de mim é porque tem vergonha de si mesma.
Moral: NÃO FALEM MAL DO POVO BRASILEIRO COMO SE NÃO FIZÉSSEMOS PARTE DELE. Antes de ironizar que tal um mea culpa sobre nosso papel na sociedade?
Será que Caetano Veloso conheçe a música: “Safado. Cachorro. Sem vergonha.”?
“Ao menos estaremos certos de que ela não será hipócrita”.
Como ele tem esta certeza? Não faço a menor idéia. Mas já está grandinho demais para arroubos adolescentes.
Caetano Veloso como sempre envolvido em balburdias. Trabalhe bastante, ocupe seu tempo com o entretenimento e analise bem o que vai falar para que coisas assim n~ao acontecam. Se expor dessa forma lhe colocar’a como um cara chato, metido e lezo.
Meu caro Reinaldo…
Vc sabe o que mais me entristesse?? É nossa oposição que se acovarda e não coloca Lulla no seu devido lugar.
Caetano Veloso de forma simples e direta, disse tudo que o deveria ser dito por José Serra e Cia.
Esse Caetano é mais um petista enrustido dentro do armário. Sai do armário ,Caetano e assume !!!!!!!!!!!
A marina se parece com o Presidente OBAMA só se for no branco do olho.
Parece que Caetano anda pescando no mar do tio Rei.
Seja bem-vindo!
Tio Rei adora dividir seus peixes; né tio Rei?
O pobre do Caetano tem todo o direito de solidarizar-se com o ocaso de FHC, ninguém percebeu: a ira dele contra Lula deu-se uma semana após a publicação do artigo em que o modernoso privatista e pai bastardo de Daniel Dantas pergunta, para onde vamos? E solta os enfurecidos Pitbuls de seu rancoroso ciume.
A entrevista de Caetano as véspera de seu novo show, pega carona no ibope do Lula e mostra o quão raivosa e despolitizada está a oposição. Em minha humilde opinião, essa declaração do baiano acmista, queima o filme da oposição e leva o velho baiano a expor sua nudez de tucano ressentido
[...] Caetano Veloso e o analfabetismo e cafonice de Lula, agora em carta VN:F [1.7.4_987]please wait…Rating: 0.0/10 (0 votes cast)VN:F [1.7.4_987]Rating: 0 (from 0 votes)Submit this to Script & StyleShare this on del.icio.usDigg this!Post this on DiigoShare this on RedditStumble upon something good? Share it on StumbleUponShare this on TechnoratiPost this to MySpaceShare this on FacebookTweet This!Email this to a friend?Subscribe to the comments for this post?Share this on LinkedinAdd this to Google BookmarksBuzz up! [...]
Reinaldo, vc que é um homem culto e letrado, esclareça por favor: o que é exatamente ser semianalfabeto, que eu ouço tanta gente dizer? Não seria semialfabetizado? Temos tantos exemplos no país…
Inclusive diga tb, por gentileza, se tem hífen ou não, pq depois daquela bagunça q fizeram com a língua portuguêsa, além de irada, estou perdida, que nem os q sugeriram as mudanças. Abrs.
Agora Caetano “pisou na bola” de vez, perante a petralhada, pois ao simpesmente “descrever” ou constatar a cafonice e o anafalbetismo de Lula, o bahiano doido explica a empatia do povo para com Lula pela identificação.
- O povo cafona adora seu líder e representante igualmente cafona e portanto compreensível e confiável -
Caetano, para cachorro velho, voce está querendo correr atrás de gato muito novo, vai pisar na língua já já de tanta falta de fôlego.
Vai ser difícil a petralhada perdoá-lo agora que voce explica tão bem sua posição na entrevista :
“O povo cafona tem o presidente cafona que quer e precisa.”
kakakakakakakakakakakakakakaka.
Agnaldo Timóteo sai em defesa do Lula e fala que a declaração de Caetano ao Estado de S.Paulo, na semana passada, chamando o presidente de analfabeto é “deplorável, oportunista, demagógica e covarde”.
HAHAH
É o torresmo falando mal da pruruca
Lula vai acusar Caetano de estar a serviço da mídia. Mídia tornou-se o demonio a ser combatido. Caetano acerta e erra. Acerta quando comenta a mesquinharia do ignorante. Êle se vangloria de falar “menas laranja” e de ter aprendido o siginificado de “an passant”. Mas não admite que realcem a ignorância que carrega no DNA. Quanto a Mangabeira, aí o bicho pega. Manga é lamentável. Só por ter participado desse governo, merece veementes críticas, principalmente após reconhecer que Lula era o sinônimo da corrupção. Quem trabalha pra ladrão… não tem perdão.
Lula vai acusar Caetano de estar a serviço da mídia. Mídia tornou-se o demonio a ser combatido. Caetano acerta e erra. Acerta quando comenta a mesquinharia do igonorante. Êle se vangloria de falar “menas laranja” e de ter aprendido o siginificado de “an passant”. Mas não admite que realcem a igonorância q
Senhor Caetano, embora você nao seja santo de minha devoçao, está você com toda a razao em sua descripçao do “cara”… Agora, por favor, nao pase a revogar o dito (assim esteja na moda fazelo…)
Já a mim “o que mais me impressiona” é constatar que Caetano é tido, no Brasil, como erudito, um intelectual. Ora, somente na hipótese, bastante improvável, de o cantor ter empregado “explicar” como verbo intransitivo é que estaria correto o uso do “porque” no trecho:
“Sonia Racy sabe que eu ressaltei essa diferença entre Lula e Marina para explicar PORQUE eu dizia que ela é também um fenômeno tipo Obama (…)”
Caetano escreve mal, mas o brasileiro bate palma. O correto seria “por que” em lugar de “porque”. É só ser simplório, humilde mesmo, e aplicar esta regrinha eficaz: “para explicar POR QUE MOTIVO eu dizia”. Depois, corta-se “motivo” e larga-se o “porque” corretamente partido.
O Lula é burro? Não acho. Acho que sobra nele o pior tipo de ESPERTEZA que um ser humano pode ter: a esperteza para manipular, mentir descaradamente, construir um personagem folclórico ao qual não pode ser imputada culpa pelos seus atos. É por isso que ele ADORA ser chamado de analfabeto - esse é o seu “teflon”, é assim que ele consegue a miraculosa transformação de bandido em vítima! Concordo com o leitor que disse que Caetano erra até quando acerta: Lula é a besta-mãe da nau do jequismo político brasileiro, isso é óbvio, mas político bom é político COMPETENTE. Ser símbolo não resolve nada. Se Marina é Obama como Caetano diz, MAU SINAL: sinal que ela é um embuste como ele.
“Sapateiro, não vá além de suas sandálias!” Caetano Veloso sabe fazer música. E só. Quanto mais fala sobre política, mais consegue se enrolar. O que tem Marina da Silva de especial, pra se transformar em Presidente de uma Nação tão complexa? Estão querendo mesmo enfiar o Brasil para sempre num grande saco de gatos? Já começaram. Basta apenas uma dilma, ou uma Marina, durante mais uns quatro anos. “É a treva!”
Reinaldo e leitores, a mim não importa se Caetano se exprimiu em contradição. Ainda assim ele FOI TAXATIVO contra Lula. Isso é importante porque Lula representa hoje tudo de RUIM e REACIONÁRIO que o Brasil sempre teve, como o coronelismo de Sarney e a corrupção endêmica de Renan, Collor e Maluf (todos com Lula). Caetano é inteligente e um grande artista. Se a oposição for esperta usa esse apoio de peso contra Lula, quando a campanha começar (rs)
Fiquei odara odara. O que é que o Caê pensa mesmo sobre Marina e Lulla e Obamma?
Antes que me esqueça. Cae. Neste país não se posde dizer que o rei está nu E o rei neste pais não só está nu, como se pinta de tintas fluorescentes para não passar despercebido diante dos holofotes.
Cuidado, Caetano. Acho até bom voce voltar para London , London.Com pedido de asilo político e tudo.
Caetano escreve muito bem,domina completamente a língua.Expressa com grande elegância o que pensa.E é informado politicamente(vide a observação sobre Serra).É muito mais lúcido do que Chico Buarque,além de irremediavelmente melhor escritor.E tem um ponto em comum com Reinaldo Azevedo:a Amazônia,que como bem diz Mangabeira “não é uma coleção de árvores” como querem nos fazer crer Ongs estrangeiras.
Bem, pelo regime que o PT quer ver implantado no Brasil, Caetano seria processado e preso por dizer que Lula é analfabeto. E qual seria a acusação? É claro que revelar segredo de Estado!
Caetano escreve muito bem.Domina completamente a língua,expressa com grande elegância o que pensa.E é politicamente muito informado(vide a observação sobre Serra).É muito mais lúcido do que Chico Buarque,e irremediavelmente melhor escritor.E tem um ponto em comum com Reinaldo Azevedo:a Amazônia,que como bem diz Mangabeira “não é uma coleção de árvores” como querem nos fazer crer Ongs estrangeiras(conversinha na qual Marina Silva parece ter embarcado).
Adoro o Caetano cantando.
Detesto o Caetano falando.
Já é um começo.
A vida é assim:
1 - Há aqueles que pensam, pensam, pensam… e só pensam;
2 - Há aqueles que fazem, fazem, fazem… e só fazem;
3 - Há aqueles que tem preguiça de fazer qualquer das duas coisas citadas acima;
4 - Há aqueles que procuram o equilíbrio entre 1 e 2 e, às vezes, 3;
5 - E há aqueles que buscam o escapismo.
Bem, isso aí em cima são as atitudes. E o componente principal é o cêrebro: é privilegiado? é normal? é desfavorecido?
Das possibilidades de combinação de tudo isso somos nós (o Reinaldo, o Caetano, o Lula, o Einstein, o FHC… e voçê e eu também).
Pensei por um momento que Caetano tivesse recobrado a razão, mas vejo que o homem continua o mesmo: fresco e prolixo.
Pensei por um momento que Caetano tivesse recobrado a razão, mas vejo que o homem continua o mesmo: prolixo e fresco.
Reinaldo,
O Governo do Lula deu certo, apesar de todos os escandalos, mas para isso ele teve que abandonar tudo que vinha pregando e se comprometer a dar continuidade às políticas que vinham sendo executadas no Governo FHC, que agora renega.
O Serra, ganhou a Prefeitura do Pt, deu show de Administração em meio mandato e o povo Paulista lhe entregou o Governo do Estado, não aceitou mas o PT e não está arrependido.
Será que com Serra não teriamos avançado muito mais?
Faria melhor se dissesse: AINDA Não estamos na União Soviética.
Se enveredar pela questão da liberdade e traçar paralelo com a Venezuela e com Cuba não sobra nada para Lulla apoiar o copo.
Mas, ainda não estamos em campanha, certo Marina ?!
Tem muita gente que pensa o mesmo que Caetano , mas não fala por medo da militancia petralha. Numa época em que mostrar Lulla como ele verdadeiramente é , torna-se quase pecado mortal , temos que aplaudir a fala do artista. Viva a liberdade de expressão!
Para mim esse Caetano é um hipócrita. Vejam só a frase que ele usou :”(Marina) É por demais forte, simbolicamente, para eu não me abalar.” É a mesma frase que ele usou numa música recente (que para não abalar uma amizade tive que escutar): “Os Estados Unidos desrespeitarem os direitos humanos em Cuba é por demais forte, simbolicamente, para eu não me abalar”. Ainda, na sua carta ele diz que não estamos na União Soviética. Por que não disse que não estamos em Cuba? Eles se merecem: o analfabeto e o sábio. P.S. (ambos são expressões exemplares do homem-massa de Ortega y Gasset)
Rei, petralha leight às 12:29. Dá um jeito nele.
Reinaldo, se você diz não dar importância ao que “artistas” gostam de opinar sobre política, por que continuar divulgando o que Caetano disse ou disse não ter dito?
Lembro-me do Paulo Francis, acerca da decepção da crítica quanto aos novos livros e declarações do Gabeira. Em resumo, Paulo Francis disse que a culpa não era do Gabeira, mas da indigência intelectual do país e, não menos importante, à exagerada importância atribuída ao Gabeira pela própria imprensa.
Caro Reinaldo
“Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é” Se a nação não se envergonha, eles têm mais é de comemorar : Cultura não vale nada.
Simbólico foi Caê, na mesma semana de FHC, desnudar o rei!
Isso é por demais simbólico!
É como se uma barreira de intocabilidade ao Lula fosse rompida!
Com dois adicionais: se a crítica de FHC tem muito do “onitorrinco” de Francisco do Oliveira (by Fernando de Barros e Silva - sorry, Rei.. rs), Caetano apoia Marina. Ou seja: ná dá para reduzir o debate ao maniqueísmo FHC X Lulla, como adoram os petistas. E isso talvez os desespere mais do que a crítica em si.
E nisso o Caetano contribui, e muito, para o debate.
Caro Reinaldo
A questão não é tão pessoal como disseram. Se o supremo mandatário de uma nação tem a coragem de dizer que nunca leu um livro, certamente ele tem de se orgulhar disto e está mais é certo. O problema é se uma nação civilizada pode ser dar ao luxo de ser governada por gente iletrada e ainda achar isto bonitinho. Otário era o Imperador que fazia questão de se mostrar estudioso e letrado.
O Caetano tá querendo aparecer.
O velho Caetano, um verdadeiro EM CIMA DO MURO.
Agora dizer que vai votar em alguém porque é “meio negra”, “meio lula meio obama”…
Depois vem uns dizer que esse senhor tem inteligência, que é intelectual… aliás, no Brasil a designação “intelectual” muito serve como sinônimo de “imbecil coletivista” ou “imbecil socialista”.
Ao Caetano deveria ser permitido abrir a boca apenas para comer e cantar.
Ele é maravilhoso no palco, mas quando resolve pensar é um desastre. Fico “vexado” quando ele emite qualquer opinião. É incrível, o sujeito tem o dom de errar até quando está certo.
Putzgrila! Acho que agora dei uma de Caetano - ou não…
Sempre admirei Caetano na música. E ele realmente escreve bem, pois, diferente da ptralharia, estudou filosofia. Está entre as pessoas que Lula jogaria na lata do lixo como fez Pol Pot no Cambodja.
Mas, enredada em sua beletrice, estão idéias equivocadas. Embora a Marina seja mais esperta e elegante que o jeca Lula, tenho certeza que num 2º turno ela se aliaria a Dilma-stela, pois em momento algum, durante o mesalato ela se posicionou contra o roubo, a falta de ética e a conivência de Lula como isso tudo, do que se depreende sua própria conivência.
Caetano, por favor, dá para explicar novamente?
Para facilitar preencha as lacunas:
1- Lula analfabeto:
a) ( ) não; b) ( ) mais ou menos; c) sim.
2- Brilhante:
a) ( ) Lula; b) ( ) Daniel Dantas; c) ( ) Eu - Caetano Veloso
3- Em 2010:
a) ( ) Obama; b) ( ) Marina; c) ( ) Lula; d) ( ) Serra; e) ( ) Di
f) ( ) Fernando Henrique Cardoso, meu ídolo. <— x (dica).
Desde que li a declaração de Caetano, não consegui entender a comparação: Se Marina é Lulla e Obama ao mesmo tempo, significa; de que MARINA reune as qualidades tanto de um como do outro ou então os defeitos de um como do outro. ou ainda ter as qualidades de um e os defeitos do outro. Ai Caetano explica: é preta, é inteligente como Obama, para concluir, em seguida, que ela não é analfabeta, grosseira etc etc. como o Lulla.O que prova que ela é Obama e não é Lulla.Caetano deveria ter dito; MARINA está muito mais para Obama do que para Lulla. Pensem nisso enquanto vou reler e lhes digo; O Lulla é uma Betti.
Muitos comentários pertinentes do Caetano, especialmente quando alfineta o Lula e algumas “sovietiquices” de seu governo.
Reinaldo o que acho de positivo nessa carta de Caetano é que ele não foge da raia e continua sustentando o que disse de Lula: é “analfabeto”, “cafona”, “grosseiro”.Lula desde que assumiu é tudo isso e só piorou. Pioraram também os tais “formadores de opinião” que morrem de medo de qualificar Lula, preferem sempre esculhambar com FHC. Agora Caetano diz que Lula é tudo o que ele é mesmo e mostra FHC como um governante bom para o Brasil, só esqueceu de dizer que o maluco é Lula pois diz o contrário todos os dias. Ao menos já se pode criticar Lula, até ontem era pecado, só nós dos 6% é que temos essa coragem, quem sabe outros se encorajem e também falem, é assim que se derrubam os muros.
Caetano errou num traço: A biografia de Marina parece não ser suja como a de Lula! Na verdade agora com esta explicação, o cantor denegriu a imagem de Marina! Caetano, explique-se agora!
Tio rei,
acho que Caetano ficou no meio termo. Aquele entre amenizar o tom, sem deixar de tocar trombone. Não quis ser covarde, nem valente. Nem suave, nem duro.
Ele poderia justificar seu voto em Marina dizendo que ela parece ser mais honesta que Lula, por exemplo; preferiu dizer que ela não é hipócrita (apenas meio recado).
Diz que Lula é grosseiro; mas que “sua fala tem competência”.
Falou da importãncia de Lula; mas falou também em FHC.
Quase ensaia algo contundente ao se referir ao ex-bolsa-escola, usando o termo”espertamente”; mas emenda logo com um “(felizmente)”.
Quer dizer, dá um tapa ao mesmo tempo em que tenta alisar o local batido.
Bem ao estilo de suas já consagradas manifestações em que diz que é isso, é aquilo - e logo emenda lentamente: ou não…
A leitura é bem agradável, principalmente quando diz que que não estamos na União Soviética. Ou estamos?
COMO SERIA BOM QUE APARECESSE MAIS ‘CAETANOS’ COM A CORAGEM DE CONTRADIZER O MITO APEDEUTA. A PETRALHADA E OS PUXA-SACOS NÃO ACEITAM QUE ALGUEM SE UTILIZE DA MÍDIA PARA INFORMAR A OPINIÃO PÚBLICA, ALGUMAS DAS CARACTERÍSTICA E O PERFIL DO PRESIMENTE PALANQUEIRO.
ESTE LULA DEVERIA PEDIR PARA LEREM PARA ELE A COMPLETA FRASE DE LINCOLN SOBRE A IMPOSSIBILIDADE DE ENGANAR UM POVO DURANTE TODO O TEMPO.OSTENTAÇÃO VULGAR.VA TOMAR UISQUE A VIAGEM INTEIRA NO AERO LULA. PARA COPENHAGUE.
E.T.
AMO CAETANO!
continuando…
ao dismistificar a escalada gloriosa do presidente, ele retorna ao patamar do político do mensalão.
Na opinião do Caetano é visível seu desprezo pela falta de cultura, e o deslumbramento por emblemas. Mulher, modernidade, Obama, homem negro… Eu fico com meus pés presos ao chão deste país de analfabetos onde o futuro não chega sem trabalho.
E quando desvalorizamos um homem pelo seu nível de escolaridade ignoramos a sequência de trajédias que transformou nossa política neste mercado de trocas.
Esta carta está muito esquisita. Tá parecendo aqueles textos fajutos que circulam na internet fingindo que são do jabor…
Será que o Caetano falou isso mesmo que está escrito nessa carta.
É dele mesmo? Caramba, não estou reconhecendo o Caetano nesta carta.
Apesar de estar devendo um bom disco há muito tempo, Caetano saiu por cima nessa polêmica.
Enquanto pudermos externar nossas discordâncias de qualquer governo, não só o de Lulla, a luta pela Democracia de tantos brasileiros não terá sido em vão.
Dá-lhe, Caetano! Gosteeeeeeeei! Que coisa, não se pode falar mais NADA sobre Lula (a não ser que seja que ele é lindo, inteligente, charmoso, cheiroso, gostoso, DEUS!) sem que caia meio mundo em cima! Meio mundo E Lula junto!
Rei, quando é que divergir vai virar crime previsto em lei? Falta muito ou ainda temos uns meses pela frente?
Quero agradecer imensamente a reporter Sonia Racy que, felizmente, gerou toda a discussão, não existe melhor ‘furo’ de reportagem do que o cometido, pois, como consequência, a emenda ficou melhor que o soneto.
Caê 2×0, mesmo com os shows mambembes.
Concordo que a fala do presidente é grosseira mas a falta de diploma não o torna anlfabeto. Erro recorrente dos opositores ao seu governo, porque essa fala ressalta apenas suas virtudes.
Não gosto do que percebo crescer sob o aval da força políca do Lula: uma rede bem sedimentada de perpetuação do poder, com o riso nos lábios de um democráta de ocasião.
Não gosto quando falam da sua condição nordestina e sem doutorado, primeiro por saber que não vivemos num país de oportunidades, e principalmente porque reafirmamos o vínculo do presidente com seu povo, o que o torna tão popular e emblemático. Lula deveria ser citado como o homem do marketing de imagem e da sagacidade no jogo político.
Rapaz!
O Caetano reiterou tudo, tim tim por tim tim, só que de uma forma mais elegante, que é pra petista não entender.
Porém, se a questão é com nossos cantores, quem define bem Lulla é Gilliard: “Eu sou nuvem passageira…”
ou Nelson Ned, com sua “lindissima” “TUDO PASSA, TUDO PASSARÁ!”
Esse coronel, comprador de votos, com o “programa” (Bolsa-escola: desvirtuado para Bolsa-família) dos outros, está condenado ao ostracismo e à sua INSIGNIFICÂNCIA.
É um Garotinho da vida ou Mão-santa. Tem pernas curtas…
ENQUANTO ISSO LÁ NO STF…
Aquele petista, o Joaquinzão… que despreparo, que lambança no caso Azeredo!
Tio Rei,
nem o desenho do Caetano vai adiantar, essa gente é acostumada a ver figuras com o livro virado, ou melhor de ponta cabeça…rs
Reinaldo. Por favor, avise ao autor daquela música idiota sobre “sumpalu” (náuseas ao ouvi-la ou a ler ou ouvir seu título) que se expressar publicamente sobre política não é a mesma coisa que bater papo em rodas de esquerdistas regadas a uísque (de preferência 12) ou descer a lenha em tudo e em todos com o cotovelo apoiado no balcão do boteco tomando cachaça (de preferência… aquela do número). É justamente por isso que existe a profissão de político, e se ganha dinheiro para exercê-la. Pensamentos marginais, atos falhos, etc, têm até mais importância do que o tema alvo. Quer falar publicamente sobre política e não ser ridículo? Então deve demonstrar talento.
Comentário sobre o post de “gj disse: novembro 9, 2009 às 6:54 pm Por Heber/DF Da Folha Online”. Para compreender esta estatística é preciso entender a formação cultural brasileira. Primeiramente católica. A Igreja católica condena veladamente e condenava abertamente o LUCRO. Foi o movimento protestante que introduziu o conceito de que o Lucro e o sucesso empreendedor é um objetivo desejável para a sociedade. Nós vivemos ainda dentro dessa hipocrisia católica. O que faz de nós um povo hipócrita, vestindo a condenação ao lucro, mas com necessidade de exercê-lo por questões de sobrevivência. Pergunte a um ambulante na rua se seu LUCRO é grande. Lucro? Não, não tenho lucro será a resposta …
Não se entusiasmem moçada…
O camaleão, leaozinho,odara… também é uma metamorfose ambulante.
Aguardem a próxima declaração, poderá até estar fazendo campanha para o pt.
Ao “poeta” tudo cabe….
Ao “c” das 7:36 pm:
Quem inventou o bolsa-escola e foi o primeiro a implantar no Brasil foi o Gama (Roberto Magalhães Teixeira), prefeito de Campinas do PSDB, em 1994.
Foi um momento de semi-lucidez depois de dar uma tapa na coisa com o ex-ministro G. Gil. Ou campanha para ser o próximo ministro da cultura…
Vamos lá, menos empolgação…
Caetano errado como sempre (”não estamos na União Soviética”? Tamos sim!!) e essa “macheza toda” acaba no primeiro showmício em que a Dilma resolver prestar as homenagens aos “Tropicalistas”…
Apostas?
Como tem PeTralha aqui! Basta uma frase, ou menos, pra identificar a lobotomia política dos energúmenos, isso mesmo: energú - menos, menos em lógica, em coerência, em humanidade, Religiosidade então, nem pensar. Esses esquerdopatas querem mamar no partido, com sinecura prazerosa e sem renegar os prazeres do capitalismo O povo pra eles é boiada, massa de manobra, e o indivíduo… e o indivíduo? Bem…só se ele for do partido, somente assim merecerá algum respeito. Pátria, nação, que nada! Só o partidão. Vão ser convenientes assim nos quintos! Fora daqui! Já encheu!
Agora me preocupei!
Se Marina é um passo a frente de Lulla quem será
um passo a frente de Marina? Chalita ?
Esses passos a frente nos levarão logo p/ o abismo.
Caetano,Mangabeira,Barak………parece que voltamos
a esquerda festiva.(que discursinho velho)
Alguma coisa tá fora da ordem, fora da nova ordem mundial.
Muita letra (quantidade) pra pouca melodia, e assim fica com um ar de genialidade, caetanismo puro. Deus me livre!
O Brasil não tem um presidente, tem uma vaca sagrada.
-Em seu primeiro comentário ele foi apenas “descritivo” como ele mesmo afirmou, e não atacou a política de Lula ou tirou-lhe os méritos, mas a turba analfabeta funcional não entendeu o que leu, e partiu para o ataque.
-Caetano foi muito lúcido e gostei bastante do que ele falou, principalmente quando criticou os ataques a FHC e o fato de não se poder fazer críticas ao presidente.
-Elegantérrimo, este Caetano, e que cabo eleitoral convincente.
-Sorte de Marina.
è por essas e outras que ROBERTO CARLOS continua sendo o REI da música popular brasileira..Lá pelos ídos de 70 perguntaram-lhe qual o partido de sua preferência se P.M.D.B(oposição) ou ARENA o partido do regime militar: RESPOSTA do REI:Me tira fora desta, sou VASCO DA GAMA….Já Caetano continua continua confuso…
Na mosca, bem no alvo
Caetano, Gilberto Gil, Tom Zé (credo) são todos seguidores do estilo Patropi. Suscintos no conteúdo e prolixos na forma. “Sei lá, entende.”
GABI, uma potencial querida!!!
Quando se trata do Rei, tenho a seguinte tese: in dubio pro amoris!
: -)))
Eu tenho outro argumento forte a favor do Rei, além de mostrar que eu sei declinar algumas palavras em latim: ele NÃO estabelece com os leitores a relação que Lula estabelece com o eleitorado - o famoso “ame ou deixe”.
REI LINDO, Gabi. Rei não exige veneração nem concordância cega.
Rei pede respeito e inteligência.
Eu tenho a maior dificuldade com a segunda parte, né? Risos. Mas o respeito pelos outros e por certos princípios que são a base da democracia me fazem ficar agarrada ao blog, despida de posturas defensivas e pré-julgamentos: de vestidinho curto, enfim!
E por aí vai…. A oposição tem que encontrar um meio termo, uma forma de se dirigir aos mais humildes de forma a atingi-los como Lula faz, de preferência fazendo as próprias palavras de Lula se voltarem contra ele.
“Como o que era já não é, diplomas de universidades estrangeiras agora equivalem a atestados de elitismo. Devem ser transferidos da parede para o porão, antes que os diplomados sejam considerados inimigos do Grande Ignorante e, portanto, da pátria. Falar e escrever direito é coisa de preconceituoso, miudezas desprezíveis para um enviado da Divina Providência. Acumular conhecimentos é feio. Bonito é ser analfabeto. O presidente que subiu na vida sem ter estudado é a prova de que o brasileiro precisa aprender a desaprender, e revogar de vez o refinamento. É da vulgaridade que o povo gosta, é grosseria o que o povo quer.”
“Fala “bem”: atinge a maioria dos ouvintes”.
Concordo plenamente. Lula fala para os menos instruídos, que sofrem de um complexo de inferioridade horroroso e sempre se acharam preteridos pela “burguesia”, usando aquela forma “popular” DEMAIS com a qual todos eles se identificam.
“Azelites zombam de vocês. Acham que vocês não sabem de nada. A imprensa também acha isso. AZELITE e a imprensa acreditam que, por não terem estudo, vocês não sabem pensar. Eu também não tive estudo, como vocês. E hoje estou aqui!”.
… continua
A estudante, chamada Geisy Arruda (foto abaixo divulgada pelo jornal Folha de São Paulo de 08/11/2009) recebeu o certificado oficial de “puta” da UNIBAN. Não há como entender o motivo que levou seus responsáveis a expô-la com o anúncio do resultado da sindicância. De acordo com a matéria do jornal “O Diário de São Paulo”, o proprietário da UNIBAN, Heitor Pinto e Silva Filho (candidato a vice-governador na chapa de Paulo Maluf nas eleições de 2002), possuia contra si, até a data de publicação da notícia (2002) 04 (quatro!) inquéritos policiais, sendo formalmente condenado em dois processos, um criminal e outro cível, além de constar como réu em outras 59 ações
Reinaldo
Penso que o Caetano está oferecendo uma grande contribuição ao debate político para o futuro brasileiro. Ele está defendendo que a Marina é uma candidata que deve ser levada a sério pelo simbolismo que se apresenta.
Assim, aproveitando os argumentos do Caetano, podemos fazer uma série de perguntas:- Qual é o simbolismo que se apresenta em LULLA? E o de Fernando Henrique? Qual é o legado que LULLA e Fernando Henrique deixam? E Dilma? Qual é o simbolismo? E José Serra? E outros possíveis candidatos? Ciro? Aécio?
Só não vale expulsar o Caetano da discussão, ao modo do “olhar da rampa da UNIBÔ.
Saudações
Ronaldo
Luis Carlos às 8:02 pm é doido…
Vou parar por aqui prá não ofender o infeliz e ver meu post vetado…
Hehehehe !
REINALDO OBSERVA
Já era!!!
Excelente! Essa carta de Caetano é exemplar. Critiquei suas declarações anteriores porque não havia entendido muito bem por que seria positivo para Marina ser um misto de Obama e Lula. Mais: pareceu-me que Marina só poderia ser boa candidata se referida a dois homens…!
Diante dessa carta clara, contundente e correta, retiro minhas críticas.
Boa, Caetano! Yara feliz. Yara também não gosta desse pessoal despudorado que fica rebolando o ideário soviético e o deixa todo à mostra - é o pensamento curto!
YARA SÓ FOI POSSÍVEL PORQUE O NAZISMO FRACASSOU E O COMUNISMO DESABOU.
E um mundo SEM YARA seria um mundo mais triste, mais cinzento.
Ignorância funcional apica-se ao caso do Excelentícíssssssssimo SR. Maioral e inclusive presidente deste canto do mundo.
No caso da propagada “analfabetice” é mais do q funcional, é funcionalíssssima.
Aplica-se quando convém, e quando não for o caso denigre-se os q estudam e tentam ser mais esclarecidos e cultos (mesmo pq quem manda é ele, como faz questão de ressaltar).
Não dá p engolir e nem digerir.
desculpe, 8:02 (Luis Carlos)
REINALDO OBSERVA
Já era!!!
CR
Creeeedo! Tah cheio de petralha aqui. Ai! Limpa essa meleca por favor, Tio Rei! Tem os coments do “Papai sabe tudo” e um das 8:20 que compara o lulla ao Oceano Atlantico. Socoooooorro!
REINALDO RESPONDE
Cadê?
Reinaldo,
O Caetano já está esclerosado… E tambem fala tão mal como o LulaEmbora o que ele tenha dito sobre o imperador Lula não é novidade para ninguem… É público e notório que o imperador adora enaltecer suas “virtudes rasteiras, vulgares e amorais”… É ‘tipo assim” : já que eu não sou bonito,inteligente, rico e bem nascido, vou destruir tudo para fazer do meu jeito…Assim sempre serei o tal, o “cara”…
Para quem sempre se gabou de não aceitar patrulha, Caetano Veloso agora deu uma de “nem sim, nem não… muito pelo contrário”. Seria pecado capital tratar esse sujeito pelos adjetivos corretos ? Seria crime de lesa-majestade afirmar o óbvio ululante (sem trocadilho) ?
Já que com exceto por FHC, Bornhausen a Alváro Dias não temos oposição, e por isso mesmo esses três são logo desqualificados, devemos esperar que parta dos próprios esquerdistas a desconstrução do mito criado em torno do lulla.
O Caetano fez um belo discurso, ele respondeu com elegância e lucidez quem atacou a sua declaração no Estado.
Peloamordedeus Reinaldão tira esse Edinei das 7:25 daih que ele acabou de as piores asneiras da face da terra! Deve ter estudado Biologia na Uniban. Com certeza nunca leu uma linha de Darwin, só os panfletos da Igreja Universal. Petralha, petralha, petralhaaaaaaa!!!!!!
E se o defeito é ser PeTralha, a gente ama assim mesmo, Tio Rei?
O único erro do Caetano foi ser generoso demais. Haviam outros tantos adjetivos mais propícios,verdadeiros, reveladores.
Se outros famosos dessem mais declarações como essa, nos ajudariam a divulgar o verdadeiro caráter ( ou falta de ) do nosso infelizmente representante.
Ai, ai, a petralhada está toda indignada com a descrição clara que o Caetano fez do Noçu Guia. Tocou no bicho supremo, virou leproso para essa turma. E ousam vir aqui!
O Caetano usou um belo eufemismo ao chamar o Lula de grosseiro, para ser só grosseiro o Lula precisa melhorar muito.
Petralha à vista ( 8:36h ).
REINALDO RESPONDE
Já era!
Era só o que faltava. Se você critica o Lula, então deve escrever uma carta explicando porque o criticou. Ele - e eles - não gostaram da crítica? Que se danem!!! Ou é preciso se justificar agora?
Inegavelmente Lula é um analfabeto, já esse Caetano foi lesado pelo sem Lenço Sem Documento.
Quanto tempo ele terá levado para elaborar esse “comunicado”?
Agora explicou-se o motivo de sua provocação à biografia do presidente. Ele precisava “criar” o ambiente para a “réplica”!
Achei mais inteligente a seguinte declaração: ““Tem gente que acha que a inteligência está ligada à quantidade de anos de escolaridade que você tem. Não tem nada mais burro do que isso”.
Faria apenas uma pequena e respeitável correção: onde se lê “que você tem” eu poria “que se tem”.
Duro, não?
Resumo da ópera: Caetano mais uma vez consegue o que quer: a atenção da mídia.
Reinaldo, vivencio uma relação de amor e ódio com seus textos. Por um lado, admito, são sempre bem escritos. Por outro, entretanto, quase sempre discordo totalmente de tudo o que você pensa.
Entretanto, às vezes me surpreendo com sua sensibilidade. Você disse tudo o que eu gostaria de dizer sobre o caso da aluna da “Uniban”.
Mas você é difícil, Reinaldo! Seria tão mais simples se eu pudesse rotular você de “reacionário”, “vendido”, ou qualquer outro vilão bem óbvio… Não gosto de não ter certeza. Não gosto de não saber se te odeio, ou se te amo.
Agradeço por você sempre defender a dignidade da pessoa humana, principalmente da mulher.
Um abraço da “petralha” Gabi
REINALDO RESPONDE
Ô Gábi, me ame, apesar dos meus defeitos. A gente sempre ama apesar dos defeitos…
A emenda ficou melhor do que o soneto! O Caetano foi além do analfabetismo. Esfregou na cara do Lula que ele é o queridinho dos banqueiros e que o programa de maior sucesso do governo dele, originalmente partiu de D. Ruth.
Valeu Caetano!
E ainda acham que “diproma” de jornalista vai ajudar um foca de redação imbecil e tão analfabeto quanto o ídolo dele a redigir manchete de jornal.
É ruim!
Não se diz “cafona”(sic). A expressão correta é “gaifona”! Aquela é corruptela desta.
A figura do Lula permance irremediavelmente distorcida por conta da eterna ladainha do pobre-metalurgico-retirante-oprimido-eleito presidente. Caetano dismitifica essa visão entorpecida da realidade, atendo-se a fatos concretos: Essa imagem do Lula morreu há muito tempo atrás, bem antes dele tornar-se figura presente no movimento sindical - quando, alíás, já fazia uso extensivo de suas técnicas de “conciliação”. Ainda bem que existem pessoas que não tem medo de expressar suas opiniões, mesmo que sabidamente divergentes da maioria. Citando trechos de O Quereres e de Alegria Alegria: “Onde queres quaresma, fevereiro, e onde queres coqueiro eu sou obus”. “Por que não? Por que não?”
Esse Caetano é uma piada de mau gosto, nunca gostei dele.
É claro que Marina está tirando votos da Dilma Vulcabrás e não do Serra.
A esquerda iMunda está furiosa com isso.
Bem feito!
Lá no nos anos anos 68, eu vi Caetano entrando no palco, com uma Coca Cola na mão.
Era chocante, na visão daqueles “anti-imperialistas” todos na platéia. Mas ninguém ousou pedir explicações.
Os tempos são outros: Caetano agora é Marina e pareçe com Obama. E se explica.
A mim pouco importa se Lula é analfabeto. O que me assusta nele é a falta de escrupulos, a esperteza e tirania.
Com os juros nas alturas é lógico que os banqueiros estão com Lula. Parece que o Lula conseguiu controlar até o Copom. Na época da crise o Brasil foi o último a abaixar os juros. E parou por que? O brasileiro vai continuar consumindo de qualquer maneira, não importando a taxa de juros. Se o cidadão precisar comprar uma tv ou geladeira, não importa se a prestação for de 80 ou 100 reais, ele vai comprar de qualquer maneira.
Que primor de estilo e clareza o texto do Caetano…
Ao menos ouvimos algo de diferente sobre a política com a manifestação do Caetano.
Agora ele arrasou! Parabens pro Caetano pela coragem de dizer (ainda que) o obvio. Serah que agora os analfabetos vao conseguir entender alguma coisa? Sonho meu!
Mas ele me deu esperanca de um possivel levante contra o governo repulsivo do imperador nu (…evitei a palavra rei pra nao te ofender meu Rei)
Olha, entre Lula vomitando ignorância e Caetano tentando explicar que não disse o que disseram o que disse… ou ao contrário?… sei lá! Onde é que eu estava??
… ah, sim, entre essas duas cavalgaduras, prefiro Lula. É grosso, analfabeto, ignorante e preguiçoso, mas, com orgulho!
Se o Caetano quer alguém que fale bem, que vote no Reinaldo Polito, eu prefiro alguém que resolva o Brasil, e seguramente não vai ser um analfabeto que vai resolver, nem se quer “Mestres” como Guido Mantega entendem albuma coisa imaginem um analfabeto como Lula, ou uma semi, como Marina, ou como diriam outros, uma ONG ambulante.
Ao Presidente da República:
Burro é acreditar que o estudo não desenvolve a inteligênicia. O QI (sabe o que é?) mede-se inclusive pelo número de palavras que o freguês utiliza. Vossa Excelência utiliza quantas? Máxime umas 300. Antes de dizer que qualquer coisa é burrice é preciso deixar de ser burro. Vossa Excelência está a anos luz disso. E convenhamos: seu ressentimento, o do seu partido, o dos seus acólitos e asseclas é enorme; daqueles que não suportam a verdade; que não é, como a Vossa Excelência imagina, simples; nem simplória. Se fosse o mundo não careceria de matemática, literatura, filosofia… Mas, para Vossa Excelência, já é demais. Em tempo: a carta é extraordinária.
Sei que não é politica do blog, mas reinaldão divulge o blog do Vamp, assistente do gerald;. O primeiro post é uma entrevista com o Gerald Thomaz, eles vão postar lá por enquanto http://www.blogdovampirodecuritiba.blogspot.com/
Apesar de não concordar com as opiniões de Caetano Velloso, entendo que ele, como qualquer outra pessoa tem o direito de expressar-se publicamente. Ocorre que após expor suas idéias, ele se afasta do debate. Sua fala fica como um “norte” para os “verdes”, os “politicamente corretos”. Não há um aprofundamento das opiniões por ele lançadas. Penso que seria interessante propor ao artista, um debate público com outras pessoas que tenham opiniões diferentes acerca da sucessão presidencial.
Social comments and analytics for this post…
This post was mentioned on Twitter by reinaldoazevedo: #VEJA Caetano Veloso e o analfabetismo e cafonice de Lula, agora em carta: Em entrevista a Sonia Racy, no Caderno 2 d… http://bit.ly/en1JB...
Extremamente lúcidas as palavras de Caetano. Trata-se de uma pessoa inteligente, culta e corajosa. Coragem que falta a tantas outras personalidades públicas do país, muitas ligadas às artes. Considero as palavras de Caetano como algo de muito valor para quem precisa entender os tempos que estamos vivendo. Caetano pode pecar mas, não, pela omissão. Que bom a cidadania poder contar com pessoas assim como o é Caetano.
Acrescentaria que jornalista como você tem um papel fundamental como agente de mudanças.O ocorrido na UNIBAN é apenas uma ponta do ICEBERG.
O ensino superior privado no Brasil (com várias e honrosas exceções que você conhece) está se tornando uma banca de feira.Quer um diploma? Cursos a partir de R$ 199,00 MÊS(Fonte: Site da UNIBAN -http://www.uniban.br/). Antes de ser uma exceção este comportamento PROMOCIONAL é quase regra entre as faculdades privadas. Sei de caso de professor que foi trocado por ser “feio”. Há também pressão para aprovação automática dos alunos (qualquer reprovação precisa ser meticulosamente explicada, o contrário nunca precisa).
A ética é jogada no lixo: entre seguir os princípios que estão no próprio site,a UNIBAN preferiu ficar ao lado daqueles que trazem as receitas imediatas (600 x uma).Resumo da ópera: como os alunos não precisam se preocupar com estudo (apenas com a mensalidade) sobra tempo para atacar uma aluna. Se houvesse ESTUDO sendo cobrado o aluno diria “deixa isso pra lá, preciso estudar”. Como não precisa estudar só pagar sobra tempo para atacar uma aluna.
Adorei! Confesso, comecei a ler a carta cínica, esperando que Caetano seguiria a linha do comentário original e falaria mais bobagens. Fiquei feliz ao constatar que estava errada. Não entrarei no mérito da posição que ele expõe acerca do aborto e afins - porque nisso discordo - mas alguns dos pontos defendidos me surpreenderam positivamente. A crítica à postura de “intocável” que Lula adota e às tentativas idiotas de se distanciar do governo FHC no que obviamente dá continuidade a políticas dele, são os exemplos óbvios. Mais sutil é a alfinetada na “pré-campanha” de Dilma, ao final. Sempre confortante constatar que ainda existe sensatez no Brasil, mesmo “do lado de lá”.
Não tem jeito. O cara é inteligente não resta dúvida. Em meia duzia de frases conseguiu dizer de maneira clara e concisa o que a oposição não conseguiu dizer em oito anos. Bem que o PSDB poderia decorar algumas frases e sair dizendo por ai. Pelo menos teriam alguma coisa pra dizer, já que eles não conseguem nem defender o que fizeram no governo deles.
Sim, de fato “analfabeto”, “cafona” e “grosseiro” são adjetivos meramente descritivos de uma realidade eloqüentemente conhecida de todos. Mas há tantos outros adjetivos que se aplicam ao Lula. Caetano foi muito, mas muito gentil mesmo. E a resposta do Lula provou o que disse o Caetano: o sujeito é grosseiro, estúpido, vulgar, analfabeto, mesquinho, ignorante, etc. etc.
Reinaldo, as complexidades sintáticas, as profundezas semânticas e as escolhas políticas de Caetano são por demais forte, simbolicamente, para eu compreender. Um homem que entende Mangabeira Unger, quem sou eu para captar o que ele quer dizer?
Como escreve mal esse compositor. Saudações Reinaldo.
Antonio Ribeiro
os Bolcheviques PTistas odeiam ser contestados, Caetano vai precisar muita conversa pra desdizer aquilo que não disse.
Caetano foi muito sincero e verdadeiro.Ele não disse mentiras nem fatos novos.Agora, parece que não se pode falar nenhuma verdade sôbre o LULA.Ele é o primeiro a se orgulhar de sua ignorância e não procura sequer superar suas dificuldades, pelo contrário, êle precura torná-las charmosas com piadas e chistes.
Mister Rei, Vc e o Caetano tem algo em comum que os torna os 2 interessantes, que é essa tendência a polemizar tudo, cada um segundo a sua enfermaria. Ou não? (rs)
SIMBOLOS, BAH! HUMBUG!
Lula é verborrágico, aquele tipo que não sabe construir uma
boa frase, é um ser metafórico. Fica eufórico pra meter a mao na
meta - metafórico.
Tá certo que Caetano Veloso canta “Debaixo dos Caracois (atençao, isto é nojeira)
dos Seus Cabelos”, melhor do que Roberto Carlos. Esta musica foi feita pra ele.
Ora, bah, asilado em Londres. Bah. Charmoso. Asilo bom é asilo em Cuba. Bom pra emagrecer.
Voltemos. O que importa mesmo a opiniao do Caetano Veloso? Importa quando ele diz
que tem a maior vergonha de ter composto em ingles. Horrivel. Bah, flying saucers in the sky.
Bah. Asilado…
Nao sei do que Caetano entende pra eu o levar a serio. Musicas medianas, nao ha nada de mais
em suas composiçoes. Umas de ideais adolescentes, outras beirando o infantil. Por isso e por tudo
isso ele acha Obama inteligente. Obama nunca demonstrou ser inteligente, mas ele o acha. Obama
demonstrou ser agil em matar mosca, mas isso nao é inteligencia superior.
Agora, votar em alguem porque é simbolo…Pra que serve isso? Ela simboliza o que? simboliza
que todos seremos felizes por ela ser cabocla no governo. Mais do que um caboclo, um indio
noutro país traria mais felicidade? Simbolos, bah. Quer dizer que Obama foi eleito por ser o simbolo
do Dunga, dos sete anoes? O Homem das Orelhas Avantajadas.
E não é que Caê resolveu sair da rede e realmente se indispor com os petralhas? Ele que se prepare para muita incomodação…
Rei, esse episódio é uma metáfora perfeita da bomba que essa candidatura da Marina vai representar para os petralhas. Estão quebrando a espinha do discurso que eles prepararam para 2010. Lindo de ver!
Hoje, se comemora os 20 anos da queda do Muro de Berlim.
Muro da vergonha, da escravidão, da alienação, onde o Estado (sempre ele) Socialista manipulava do lado oriental, todos os pensamentos mais profundos do ser humano.
ser-humano
Em 2010, por questões de sobrevivência para nossos filhos e netos, precisamos zelar pela ALTERNÂNCIA DE PODER, e que seja qualquer um que não esteja alinhado com este projeto de 50 anos de poder petista.
Este é um caso no qual a emenda ficou muito melhor que o soneto. Nunca foi fã de Caetano, gosto um pouco de poucas de suas músicas e já fui crítica de algumas de suas posturas. No entanto, acho que ele foi fundo nas suas declarações pois as fundamentou e não deixou nada solto. E disse coisas que eu gostaria de ter dito e ouvir mais pessoas públicas terem a coragem de dizer. Lí a entrevista, e acho que sua carta acabou aprofundando algumas declarações, ratificando as mesmas. Só não entendi o parágrafo onde ele comenta que os entrevistadores não entenderam o que ele disse sobre Obama, Lula e Marina. Fiquei meio que achando que ele ia amarelar, mas foi só impressão. No mais achei nota dez.
Nada de dourar a pílula! Ele é semianalfabeto, burro, ignorante, grosseiro e cafona mesmo! E ponto.
Esse é o lixo da educação que esse governo fascista está impondo à nossa sociedade.
Todas as provas que são aplicadas hoje em dia, possuem um viés totalmente Petista em defesa desse governo que caminha a passos largos para o autoritarismo.
Estamos vivendo tempos difíceis, onde a única alternativa que temos é romper os laços desta tirania, em prol da alternancia do poder. Esta é, de sabença, odiada pelo partido que nos governa.
Este partido não possui a mínima vocação para a democracia e liberdade de expressão. Estão aparelhando todas as instituições sérias deste país, com o único escopo de solapar as oposições.
Até o Exército está sofrendo esta alienação, com exceções é claro.
Gostaria de saber entao qual a contrapartida cientifica do criacionismo. Pelo o que o Caetano escreve, ele deve acreditar no “evolucionismo”. A TEORIA(porque ainda nao foi provado nem uma misera virgula disso) cientifica que se baseia em uma IMPOSSIBILIDADE CIENTIFICA, ou seja, a TEORIA de que o “NADA” criou TUDO. Qualquer ciencia que exista no mundo, so existe pela experimentacao. Qualquer cientista de verdade sabe que o “NADA” nao pode ser experimentado, e qualquer biologo honesto hoje em dia prova que Darwin(evolucionismo) e uma ilusao. Darwin nao podia conhecer o DNA, e nem mesmo que ele existia, poe fim na sua teoria transformada em religiao anti-Deus. DNA e informacao, e e imaterial.
Uma das interpretações possíveis para o que escreveu Caetano é que, sentindo o linchamento sendo preparado pelas patrulhas medievais lulo-petistas, amarelou. Sentiu também que os subsídios culturais a seus projetos simplesmente não existirão mais. Outra interpretação possível é que ele quis trazer o tema para mais perto do solo, baixar a bola, porém mantendo a essência do que disse. Até porque não foi sensacionalismo da Racy destacar os adjetivos analfabeto e grosseiro que ele aplicou a Lula. Se alguém foi sensacionalista, foi ele. Gostei de ele dizer que não estamos na União Sovietica. Enfim, como dizia meu pai, até relógio parado está certo duas vezes por dia. Caetano acertou desta vez.
“O que mais me impressiona é as pessoas reagirem diante da manchete do jornal, tal como ela foi armada para criar briga, sem sequer parecerem ter lido o trecho da entrevista de onde ela foi tirada. É um país de analfabetos? A intenção sensacionalista da edição tem êxito inconteste com os leitores. Pobres de nós.
Nun intindi u qui ele falô…
Uma coisa é certa: burro Caetano não é. Outra coisa: ele sabe escrever bem. Por fim, essa carta foi de lascar! Muito melhor do que a entrevista. A petezada via ficar tresloucada! hehehe
Após as “palavras de ordem” do presidente do Palmeiras, posso concluir do autor dessa carta que isso é que é tirar o fiofó da reta??!! Aliás, coisa que também fez um certo ex-presidente da república recentemente??
E o Comento?
Reinaldo, acredito que Caetano anda bebendo na sua fonte, rárárá
Muito bom Caetano. Vc desenhou para a PTralhada toda o q vc disse e eles não entenderam e q vão continuar sem entender pq não interessa. O importante é seguir com a tática de destorcer a realidade - tá dando certo, né? Eu a cada dia q passa me preocupo mais com o futuro deste país, das pessoas deste país. A ética, moral, educação - aquela que nossos pais nos deram - tudo de civilizado está virando peça de museu dos horrores. Tempos de bárbarie, certamente. Só lamento.
Estou integralmente com Caetano. Lula, se não é analfabeto, faz um discurso de ignorante_ um discurso que a massa ignorante entende_ mas ainda assim, um discurso de ignorante. Despreza a mais simples concordância nominal e quando quer bancar o “erudito”, recorre a um “veja”, ou a um “ou seja” (felizmente ainda não o ouvi dizendo “seje”).
Lula é grosseiro, faz metáforas rudes, mas como esse discurso chega à massa que ele quer cooptar sem necessitar de tradução, e todos aplaudem.
Caetano está certo, certíssimo!
Reinaldo,
ao tentar divulgar os link do seu blog no twitter, estes estão com o link igual ao da barra de endereço, não sem com a versão “encurtada” , o que dificulta pra mim e acredito pra outros divulgar alguns de seus post.. abçs
Por Heber/DF
Da Folha Online
No Brasil, 64% quer maior controle do governo na economia
A pesquisa feita a pedido da BBC em 27 países e divulgada nesta segunda-feira revelou que 64% dos brasileiros entrevistados defendem mais controle do governo sobre as principais indústrias do país.
Não apenas isso: 87% dos entrevistados defenderam que o governo tenha um maior papel regulando os negócios no país, enquanto 89% defenderam que o Estado seja mais ativo promovendo a distribuição de riquezas.
A insatisfação dos brasileiros com o capitalismo de livre mercado chamou a atenção dos pesquisadores, que qualificaram de “impressionante” os resultados do país.
“Não é que as pessoas digam, sem pensar, ’sim, queremos que o governo regulamente mais a atividade das empresas’. No Brasil existe um clamor particular em relação a isso”, disse Steven Kull, o diretor do Programa sobre Atitudes em Políticas Internacionais (Pipa, na sigla em inglês), com sede em Washington.
O percentual de brasileiros que disseram que o capitalismo “tem muitos problemas e precisamos de um novo sistema econômico” (35%) foi maior que a média mundial (23%).