Blogs e Colunistas

19/08/2008

às 23:11

Bidu! Rússia veta projeto de resolução sobre Geórgia na ONU

No Estadão On Line:
O governo russo rechaçou na noite desta terça-feira uma proposta de resolução no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que exigia a retirada imediata das suas tropas da Geórgia. A medida foi pedida pela Geórgia e apoiada pelos Estados Unidos e União Européia.
Os embaixadores da Geórgia, Estados Unidos e Grã-Bretanha acusaram a Rússia, em reunião de emergência no Conselho de Segurança, de destruir a infra-estrutura da Geórgia e violar o território do país do Cáucaso, em uma ofensiva que continuou após o conflito original na província separatista da Ossétia do Sul.
Ao apoiar a resolução, baseada no acordo de cessar-fogo proposto pela União Européia, eles criticaram a Rússia por manter tropas na Geórgia, apesar do país ter concordado no sábado com a proposta da França.
O acordo de cessar-fogo de seis pontos demanda a renúncia ao uso da força, cessação imediata das hostilidades, acesso livre à ajuda humanitária, e retirada das forças às posições pré-conflito, embora também permita à Rússia implementar “medidas adicionais de segurança” não especificadas, de acordo com a ONU.
A Rússia, que tem poder de veto no Conselho de Segurança, disse que não pode apoiar a proposta de resolução porque ela não contém todas as provisões do acordo de cessar-fogo mediado pela União Européia.
O embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin, disse que ele particularmente se opõe ao fato de que uma cláusula do cessar-fogo, justamente a que previa “medidas adicionais de segurança” ter sido retirada do rascunho de resolução apresentado hoje ao CS. Ele também diz que a exigência de retirada imediata das tropas russas da Geórgia não está no acordo de cessar-fogo proposto pela União Européia e aceito por ambas as partes.
“Hoje, neste recinto, é feita mais uma nova tentativa de virar as coisas e retratar o agressor como a vítima,” disse Churkin. “Existe um manifesto uso da propaganda, em detrimento de um trabalho político sério e importante que precisa ser feito no Conselho de Segurança,” disse o embaixador russo.
A Geórgia alega que uma resolução do Conselho de Segurança da ONU é essencial para acabar de uma vez com o conflito.
“Infelizmente, a situação não mudou na Geórgia apesar do acordo de cessar-fogo assinado há alguns dias,” disse o embaixador da Geórgia na ONU, Irakli Alasania, ao Conselho. “A Geórgia permanece ocupada por forças militares russas, que estão determinadas a devastar meu pais.”
Segundo ele, as tropas russas continuam a atacar a infra-estrutura civil e militar do país e também os cidadãos georgianos, em uma tentativa de “destruir a Geórgia como um Estado independente e soberano.”
O vice-embaixador dos EUA na ONU, Alejandro Wolff, disse que Washington apoiou o pedido para uma reunião de emergência do CS por causa da continuação das operações militares russas e da Rússia impedir a entrada de ajuda humanitária em regiões ocupadas da Geórgia.
Bélgica, Itália e França expressaram preocupação com a contínua presença russa na Geórgia. O encontro acabou sem nenhuma resolução.
Por Reinaldo Azevedo
Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

15 Comentários

  1. Anônimo

    -

    20/08/2008 às 13:46

    A ONU é inútil. Fico com saudades das opiniões de Paulo Francis sobre a irrelevância ululante desta “pseudo-autarquia mundial”.

  2. Surfista Prateado

    -

    20/08/2008 às 12:34

    Vi seu grande amigo Demétrio Magnoli na Globo News… Para o “gênio” a culpa do conflito na Geórgia é culpa do JORGEBÚXI!!! Genial, não espera outra coisa dele…

  3. Yara Chiara

    -

    20/08/2008 às 12:08

    Rainha, você pede para o Rei fazer “bidu” de novo hoje? Ou amanhã? Foi muito fofo! Hahaha. Eu amei.

    Bidu!!!

  4. Anônimo

    -

    20/08/2008 às 11:18

    Você acertou mesmo na mosca quando falou, meses atrás, que a ONU é uma grande ONG que beira a inutilidade (não foram essas as palavras, mas foi essa a idéia). Que piada essa regra do veto. É óbvio que os países diretamente envolvidos em conflitos dos quais resultem projetos de resoluções não podem ter o poder de veto. Que coisa mais ridícula!

  5. Anônimo

    -

    20/08/2008 às 9:50

    ONU?Para que serve?

  6. Daniela • Brasileira Insone

    -

    20/08/2008 às 6:13

    Um off-topic antes de desligar:

    A turma do Orkut permanece na mesma. A gente te avisa se houver qualquer novidade.

    Espero que tenha sido um lindo dia o do seu aniversário, Rei.

    Obrigada sempre.

  7. O comentarista

    -

    20/08/2008 às 5:16

    Me formei ENGENHEIRO há vinte anos.

    O mercado de trabalho brasileiro dava sua mostras de saturação, associado a legislação formulada para “proteger” os trabalhadores, mas que na prática difícilmente pode ser cumprida, ainda mais em um país onde a fiscalização é desempenhada por afilhados políticos e dependente do Estado.

    Senti na pele a frustração de como recém formado ficar aproximadamente oito meses desempregado enviando currículos e fazendo inúmeras entrevistas, dinâmicas de grupo para empregos que possívelmente já contavam com seus destinatários.

    Hoje a coisa está muito pior porque as empresas multinacionais e os países do “MUNDO CAPITALISTA” se aliaram a China para produzir seus produtos à baixo custo e a qualquer preço. O LUCRO SE TORNOU ESCRAVO DO LUCRO. O DINHEIRO SE TORNOU ESCRAVO DO DINHEIRO!!!

    FORAM E CONTINUAM A SER EXPORTADOS OS EMPREGOS DE EUROPEUS, AMERICANOS E INCLUSIVE DE BRASILEIROS.

    É O COMUNISMO ESCRAVIZANTE ESCRAVIZANDO O CAPITAL EXTRANGEIRO GERADO NO MUNDO OCIDENTAL E ORIENTAL!!!

    AGORA, PIORA AINDA MAIS NO braziu COM OS GOVERNANTES SINDICALISTAS IMPORTANDO MÃO DE OBRA CHINESA NA SIDERÚRGICA DO ATLÂNTICO, NO RIO DE JANEIRO. PODEM SE PREPARAR QUE DIAS PIORES VIRÃO TRAZIDOS POR ESSA CORRUPTELA POLÍTICA DOMINANTE NO PAÍS!!!!!!

    Se a Russia fosse tão “AGRESSIVA COMERCIALMENTE” quanto a China estariamos em situação mais difícil ainda.

    NOTA DE FALECIMENTO: DEPOIS DO MOVIMENTO CANSEI!, abortando no nascimento o movimento de luto, e de luta, gerado pela comoção nacional ante as 199 pessoas mortas, com aviso prévio, no avião da tam em congonhas há um ano, ESTOU ABOLINDO PRODUTOS philips DE MINHA CASA, viram paulo butori e ivete sangalo, e além disso NUNCA MAIS ACREDITANDO NA OAB DO AMIGO D’URSO!!!

    braziu, UM PAÍS DE TOLOS GOVERNADOS POR CRIMINOSOS DA PIOR ESPÉCIE, QUE ESTÃO POUCO SE LIXANDO, E QUE EXPORTAM A NOSSA POUPANÇA INTERNA VIA REALIZAÇÃO DE LUCROS DO CAPITAL FINANCEIRO ESPECULATIVO INTERNACIONAL NA BOVESPA, NÃO SE SABE A QUE PREÇO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Anônimo

    -

    20/08/2008 às 1:50

    Bidu!!Bidu !!! O SBT acaba de mostrar Paulo Coelho na França. Mostrou que no apartamento dele tem o espaaço com estante para se fazer uma biblioteca, como todo apartamento francês, mas não tem livros.
    Lula acaba de ultrapassar Paulo Coelho, pois na bliblioteca de Lula pelo menos tem livro

  9. Anônimo

    -

    20/08/2008 às 0:56

    Procurador dispensa Mary Corner de contar o que sabe
    A promotora de eventos Jeany Mary Corner, que organizava festas com garotas de programa para políticos da base aliada, foi dispensada pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, de contar à Justiça o que sabe sobre o esquema do mensalão.
    http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac227079,0.htm

  10. Anônimo

    -

    20/08/2008 às 0:42

    Reinaldo,desculpe o parabéns atrazado!!!!Sucesso,harmonia,e muita saúde!!Ramona Bartolomé y Bartolomé - Japão

  11. Anônimo

    -

    20/08/2008 às 0:30

    U R G E N T E!!!!

    REINALDOOOO,

    VOCÊ NÃO ESCREVEU NADA SOBRE O HUGO CHAVEZZZZ!!!!

    ELE ESTATIZOU A CEMEX (EMPRESA MEXICANA DE CIMENTO).

  12. Anônimo

    -

    20/08/2008 às 0:15

    Caro Reinaldo,

    Por falar em russo, viu só a emoção da experiente atleta russa Yelena Isinbayeva do salto com vara ao receber sua medalha de ouro em Pequim? Foi de arrepiar. Chorou copiosamente quando ouviu o hino do seu país tocar e ver sua bandeira levantar no lugar mais alto do pódio. O Andrey Silnov (salto em altura) no momento da conquista da medalha de ouro assistiu tudo respeitosamente embrulhado na bandeira russa.
    A propósito, o panamenho Irving Saladino (salto em distância), após ouro, dedicou “50% da medalha” ao Brasil.

    Abraços, Paulo

  13. Anônimo

    -

    19/08/2008 às 23:54

    Reinaldo, manda o Garzón pra Geórgia!

  14. Yara Chiara

    -

    19/08/2008 às 23:45

    “Bidu!”. Haha. Lindo, te amo. Você é muito fofo.

  15. Maria B.

    -

    19/08/2008 às 23:17

    Rei
    Acho mesmo que ele deve pedir asilo político…em Guantânamo.Cantando “quanta lameira,mas lins,quanta lameira”!


 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados