Blogs e Colunistas

28/03/2014

às 10:25

Avaliação da refinaria de Pasadena pela Petrobras foi feita às pressas

Por Bruno Rosa, Ramona Ordoñez, Henrique Gomes Batista e Ronaldo D’Ercole, no Globo:
O processo de compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras envolveu um prazo “muito curto” de due diligence — espécie de auditoria considerada um dos passos essenciais em processos de fusões e aquisições, na qual são avaliadas questões jurídicas, financeiras e operacionais. A afirmação foi feita pela própria Petrobras e está em documento confidencial, datado de 31 de janeiro de 2006, ao qual O GLOBO teve acesso. Ao todo, o processo levou cerca de 20 dias. Especialistas ressaltam que essa etapa de análise de informações de uma empresa consome, em média, de dois a três meses. Em um dos anexos do documento, a consultoria contratada pela estatal na ocasião, a BDO Seidman, de Los Angeles, nos EUA, diz que, em razão do “tempo limitado”, a estatal deveria buscar sua própria avaliação de dados.

Batizada de Projeto Mangueira, a compra da refinaria envolveu a reorganização de cinco afiliadas da Astra Trading. De acordo com o documento da Petrobras, ocorreu a fusão de três destas companhias, criando a chamada Pasadena Refining Systems (Nova PRSI), dona da refinaria em si, na qual a Petrobras comprou 50% em 2006. Paralelamente, para vender combustível de Pasadena, a Petrobras criou com a Astra outra empresa, a PRSI Trading. O documento da Petrobras detalha o processo de análise de dados. Após a coleta de documentos e reuniões com diretores financeiros da Astra entre os dias 11 e 25 de novembro de 2005, a estatal teve de fazer nova avaliação em apenas cinco dias.

“A estrutura mudou e passou a considerar a fusão das três empresas… tornou-se necessário verificar possíveis contingências contábeis/tributárias dessas outras empresas. Isso foi feito no escritório da Astra entre os dias 23 a 27 de janeiro de 2006. (…) Contamos com a ajuda dos consultores da BDO Selman LLP, que elaboraram relatório com base em entrevistas e documentos disponibilizados pela CFO (diretora financeira) da Astra, Kari Burke. Sobre esse aspecto, ressaltamos que o prazo foi muito curto em relação ao que uma due diligence normalmente requer. Não obstante, o trabalho procurou cobrir o máximo possível”, diz o documento.

Como forma de se precaver de possíveis passivos, a equipe jurídica e tributária da estatal recomendou a criação de cláusula que responsabilizava a Astra por qualquer tributo devido em decorrência da reestruturação. O documento de 31 de janeiro de 2006 foi assinado por gerentes da área tributária e jurídica da Petrobras. A análise foi feita um dia após o recebimento do relatório feito pela BDO Seidman — e não Selman, como escrito no documento.

No dia anterior, a BDO enviou carta a Renato Tadeu Bertani, presidente da Petrobras America na qual menciona prazo de 25 a 30 de janeiro de 2006 para análise de dados, data que tem uma pequena variação em relação ao documento da Petrobras. “Devido ao tempo limitado para completar esse projeto e programação urgente de trabalho de campo, ficamos limitados na nossa capacidade de identificar assuntos que poderiam potencialmente ser encontrados em uma avaliação mais detalhada”, diz a carta da BDO, que lista questionamentos à estatal.
(…)

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

99 Comentários

  1. Alícia

    -

    24/05/2014 às 18:31

    Agora pergunto: Pq tanta pressa em comprar? Tão tirando a mãe da forca? Vão dar de mamá? Tem maracutaia aí! Podem investigar!

  2. Fudencio Fuderário

    -

    03/04/2014 às 7:24

    É óbvio que existem falcatruas nessa história da Petrobrás. Mas mesmo que sejam julgados e condenados, não vai dar em nada, no máximo uma pizza. Com tanto dinheiro desviado podem comprar tudo: polícia federal, stf, stj, senado, camara de deputados, CPI,etc. Está tudo dominado! A justiça brasileira é extremamente complascente com políticos desonestos. Agora a única solução é mandar a cavalaria invadir toda a política, mas sei que isso não vai acontecer.

  3. Justiceiro

    -

    02/04/2014 às 8:24

    Dilma é a Lula teleguiada, … Lula disse ao Evo Morales que não poderia vender as instalações da Petrobrás na Bolivia a preço de banana. Então combinaram que seria melhor simular uma invasão armada e o Brasil enfiaria o rabo entre as pernas, como sempre fez no governo Lula. A Bolivia ficou com as instalações da Petrobrás mas deram gordas propinas ao PT e uma fazenda na Bolivia para um filho do Lula, segundo informações que consegui na Internet. O PT arma falcatruas tão evidentes que até um cego consegue ver. E no Brasil do eleitor otário, que dá respaldo a esse bando de ladrões, nada acontece.

  4. Chinês

    -

    01/04/2014 às 9:48

    Dilma tem contratos milionários com as empresas de TV, por isso falam pouco do assunto. Só porque a Rachel Sheherazade comentou sobre o menor delinquente preso a um poste, ameaçaram suspender o contrato com o SBT. A Dilma compra tudo, até a opinião dos jornalistas. Chantagem.

  5. Chinês

    -

    01/04/2014 às 9:42

    Roubaram 1 bilhão de dólares em Pasadena mas o total de roubos na Petrobrás chega a 100 bilhões. E ninguém é fuzilado? Se fosse na China, iam rolar as cabeças.

  6. Ricardo Aguirre

    -

    31/03/2014 às 19:07

    Essa estória dessa compra “nas pressas”, e “nas coxas”, após ter sido denunciado o mensalão, em ano de eleições, e onde foi por água abaixo plano de caixa 2, e ainda o ex-proprietário da refinaria, ser sócio de empresa que contribuiu para a campanha do Lula nesse ano, e posteriormente também na da Dilma, não fica parecendo uma simples coincidência…

  7. O PT acabou!!

    -

    30/03/2014 às 19:52

    Cada vez mais transparece um “negócio da china” para todas as pessoas físicas brasileiras e estrangeiras dos dois lados. À Petrobras coube a tarefa do desembolso.

  8. Raissa Pedra

    -

    30/03/2014 às 18:22

    Reinaldo.
    Os acionistas minoritários da Petrobrás devem estar muito bem de vida para assistirem pacificamente toda essa lambança sem qualquer iniciativa da parte deles para que haja uma investigação séria. Como diz Geraldo Vandré, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Só sendo muito inocente para acreditar que dessa CPI saia algum resultado incriminatório para os cabeças do negócio (lembram da CPI de Cachoeira que acabou logo que a lama começou a salpicar nos companheiros), e que o MP tome iniciativa para sindicar coroados petralhas? Se não se unirem para exigir através de ação pública que seja apurado e por pessoas idôneas e de direito, na certa arcarão com o prejuízo e outros mais que virão, pois a categoria petralha se julga imputável.

  9. Anônimo

    -

    30/03/2014 às 8:41

    E a Petrobras cria barreiras para auditorias, diz TCU. Acabei de ler no uol.

    Os petistas, com ajuda do PMDB, estão obstruindo o trabalho das auditorias. Isso é grave. Quem não deve não teme. É prova que existe rolo e dos grandes. Certo?

  10. geraldo barros

    -

    29/03/2014 às 21:42

    Reinaldo, você acha que a Petrobras fez alguma avaliação, ledo engano os patifes da diretoria da estatal estavão num desespero tão grande para faturar uma grana preta que não fiseram nenhuma avaliação, pegaram a propina rapidamente e o resto que se esploda, agora a pipoca esta estourando e os chefes da gang que pensava que não iria dar em nada ficaram com a petéca na mão e ficam falando que assinarão em confiança, em negocio que tem muita grana não ezite esta palavra porque o que tem de malandro não é bolinho, assinaram porque levaram dinheiro que não foi pouco, quem sabe que naquela vaquinha para pagar a multa do Dirceu, o Genoino e o Delubio não veio deste caixa 2 como eles dize, que caixa 2 não é crime mas serve para abafar um crime.

  11. Jardel Jaime Jesimel

    -

    29/03/2014 às 17:07

    Foi feita as pressas ou foi feito nas cochas como eram feita as telhas pelas mulheres no tempo da escravidão?Acho que é por isso que não seguiu o padrão.

  12. PEDRO

    -

    29/03/2014 às 15:02

    mensalao la americana

  13. Gione Oigen

    -

    29/03/2014 às 13:13

    Uma compra dessa envergadura, feita às pressas, só mostra uma coisa: corrupção.

  14. sombrero

    -

    29/03/2014 às 9:04

    A Petrobrás não tem jeito mesmo, Por que que ela não contratou o marido da Idelí, o subtenente músico do Exercito Jeferson da Silva Figueiredo, especialista em equipamentos de defesa aérea, para fazer essa avaliação?

  15. Fóra Petralhas

    -

    29/03/2014 às 8:28

    Aqui estou de novo, não sumi, não !!! Quando o assunto é desmarcarar os petralhas… é função minha de Fóra Petralhas! Toda operação envolvendo muito dinheiro, como é o caso dessa destrambelhada operação Pasadena… os petralhas fazem a toque de caixa… para despistar os possiveis inquiridores da oposição e ao mesmo tempo para tirar proveito o mais rapido possivel, tentando não deixar rastros comprometedores que possam incriminá-los! Mas, como sempre acontece… como são hábeis apenas nos ilicitos (nisso são mestres…) não tem o cuidado de fazer as coisas pelas vias normais da seriedade e dos cuidados em legalizar os atos através de farta documentação que possa futuramente comprovar suas operações. Fazem o que fazem com uma única intenção: lesar os recursos públicos EM PROVEITO PROPRIO, SEM PENSAR QUE ESTÃO PREJUDICANDO TODA A NAÇÃO… mas, desde que levem vantagens, então está tubo certo, tudo bem!… Seus principios politicos e éticos atendem a um único propósito: levar sempre vantagens como Gerson… e o resto que se exploda, como dizia Chico Anisio em seu humoristico quadro do politico desonesto…
    Parece que finalmente nosso povo acordou, a oposição resolveu peitar esses safados petralhas… e a coisa está tomando um novo caminho em direção ao esclarecimento deste e de tantos outros escândalos que estão surgindo no cenário politico brasileiro… AINDA BEM QUE ISSO ESTÁ ACONTECENDO, DEMOROU MAS AÍ ESTÁ, PELO JEITO NÃO TEM VOLTA MAIS…
    FÓRA PETRALHAS, QUE SE EXPLODAM, QUE SEJAM CRIMINALIZADOS E PUNIDOS DEVIDAMENTE PELOS CRIMES DE SONEGAÇÃO FISCAL, DESVIO FRAUDULENTO DE VERBAS PÚBLICAS…ETC., ETC.
    QUEREM MAIS? AGUARDEM QUE ISSO É APENAS O COMEÇO DO FIM DAS OPERAÇÕES DESASTRADAS E CORRUPTAS DOS PETRALHAS ALOPRADOS E HÁBEIS NEGOCIADORES EM PROVEITO PROPRIO…
    FÓRA PETRALHAS, VÃO TODOS PROS-QUINTOS DOS INFERNOS, CAMBADA DE CORRUPTOS E SAFADOS LADRÕES DO ERARIO PÚBLICO!!!

  16. Marcus Meyer

    -

    29/03/2014 às 7:41

    Havia muita pressa apena para embolsarem o por fora para concretizar o negócio, já que o prejuízo seria pago pelo povo brasileiro!

  17. Basiglia

    -

    29/03/2014 às 3:15

    Ninguém ainda viu? O chefe, o ladrão-mor é Sergio Gabrieli. Tá na cara…

  18. Raissa Pedra

    -

    29/03/2014 às 1:22

    Reinaldo, etá sindicância fácil para a CPI, qualquer comissão de apuração fará com eficiência sem muito esfôrço.
    Definido os propositores e responsáveis dessa compra, o porque de tanta pressa, os negociadores e orientadores das clausulas contratuais, meio caminho esta andado, o resto virá como consequência. Não é atoa que tem gente que a princípio falante, quando a coisa tomou vulto, passou a não querer falar sobre o assunto, como se lhe fosse permitido calar. O doutor…deve ter mandado fechar o bico para não complicar a defesa. Preocupem não, a bancada dos seis esta de prontidão para inocentar.

  19. Cidadão

    -

    28/03/2014 às 23:59

    Como essa desastrada operação Pasadena começou no governo do BarbaRápio… fica comprovado então que ele tem conhecimento de tudo, ele é o responsável direto e não poderá alegar alheiamento sobre o assunto, correto? Está na hora,então de chamá-lo através do MP para dar maiores esclarecimentos sobre a compra da refinaria de PASADENA. Mas não é só isso, existem ainda a refinaria da Bolivia que o indio Morales simplesmente tomou da Petrobras encampando-a, e outras operações mais pela América Latina, em detrimento e prejuizo de todo o povo brasileiro, que está ficando mais esperto e exigindo explicações!
    E aí, como ficamos com essas perguntas sem resposta?

  20. FM

    -

    28/03/2014 às 23:53

    Tinha tudo para dar certinho, não é mesmo? Quem sabe foi inveja, mau olhado ou macumba.

  21. gaga

    -

    28/03/2014 às 21:58

    Tudo é feito com muito pranejamento…

  22. egas prieto

    -

    28/03/2014 às 20:35

    Ei Dilma e Graça.. alguém de vçs procuraram saber a existência de passivos trabalhistas???,…, o PT deveria condicionar a compra … só depois que os miseráveis, explorados pelos homens do Mau/Mal, tivessem certeza que não iriam comprar algo que prejudicassem a classe trabalhadora!!!…,aposto que os, Tudo de Bom, não teem nada a comentarerem…, escrevo algo(essas) não com intuito de melindrar os do poder, sim para alertar os jovens, quiça não esperem o tempo meu..,quanto tempo ainda passara para que tenhamos uma Nação minimamente “Honrosa”

  23. renato

    -

    28/03/2014 às 20:10

    A farra com dinheiro dos investidores …
    +
    Oposição pedirá investigação de convites da Petrobrás a ministros para Fórmula 1 – Como revelou o ‘Estado’, parentes de titulares das pastas, além do genro de Dilma Roussef, foram de graça ao camarote VIP do GP de Interlagos.
    +
    fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,oposicao-pedira-investigacao-de-convites-da-petrobras-a-ministros-para-formula-1,1146379,0.htm

  24. Gil Santos

    -

    28/03/2014 às 20:05

    Fico imaginando a Vale do Rio Doce nas mãos dessa quadrilha. Estaria quebrada. Ainda bem que foi privatizada e a unica relação que tem com o governo federal é a de contribuinte de impostos.

  25. Desconfiado

    -

    28/03/2014 às 19:13

    É bom verificar quem é o dono da Astra. Há rumores de que ele também tem a ver com empresas que atuam no Brasil e que foram grandes doadoras nas campanhas de Lula e Dilma.

  26. Quaker

    -

    28/03/2014 às 19:05

    NO TEXTO ABAIXO, FALTOU DE DIZER QUE O CALIFA PERDEU ATÉ PERDEU UM DEDINHO MÁGICO E A DANÇARINA A MEMÓRIA…

  27. marcelo custodio pereira

    -

    28/03/2014 às 19:04

    (complementando) DA DONA DILMA, A PRIMEIRA EXIGÊNCIA DO BARBA FOI A MANUTENÇÃO DO PRESIDENTE DA PETROBRAS E VAI AÍ A PERGUNTA : SERÁ PORQUE? O MAU CARATER DO BARBA É FODA. SÓ ESTOU QUERENDO SABER QUEM RECEBEU AS PROPINAS.

  28. marcelo custodio pereira

    -

    28/03/2014 às 18:59

    O PT É UM PARTIDO CONTRA PRIVATIZAÇÃO. O PT É UM PARTIDO A FAVOR DA LIQUIDAÇÃO. DR. REINALDO, BOA NOITE. JÁ VIVO A ALGUM E GOSTARIA DE LEMBRAR E PERGUNTAR, QUANDO LOGO APOS A POSSE

  29. Ivomir

    -

    28/03/2014 às 18:56

    Caro Reinaldo e confrades da indignação:
    Estão pegando muito no pé da Presidente. Mas pode ser que dê resultados…
    Tenho a impressão de que quem começou a lambança – como sempre – foi o totiponte Lula, é, o LULA! Este hoje Sr., naquela época presidente eleito democraticamente mas embalando ditaduras na América Latina, permitiu que o Companheiro Evo Moralez expropriasse um bem de todos os Brasileiros, sob fuzil (então chamou para a briga), nada menos que uma refinaria na Petrobrás, que custa milhões ou bilhões. Não houve resposta do Ministério da Defesa, o Itamarati sob o atual Ministro da Defesa omitiu-se e, além de tudo, premiaram o hermano ladrão, pagando-lhe um preço por m³ do gás muito acima do que a outra companheira arrentina (Cristina, a doida!) pagava e paga.
    Então, quem começou a dinamitar tudo foi o Apedeuta, não acham lógico?
    E, para passar a régua e fechar a conta , Lulão colocou na cabeça de chave nada menos que os técnicos Olívio Dutra e Gabrielli.
    Isto apaga a música do céu e o fogo do inferno…
    Lula achava e acha, e com o seu grupo, donos da BR…
    A Petrobrás não aguentou tanta irresponsabilidade gerencial e tanta sangria financeira…
    O Brasil não vai aguentar esta petezada e seu guruzão barbudo!

  30. Quaker

    -

    28/03/2014 às 18:55

    QUANDO AS COISAS SÃO PARA “PASARGRANA”, TEM QUE SER TUDO MUITO RAPIDINHO. AINDA ASSIM, DÁ ZEBRA. SEMPRE FICA UMA PONTINHA DO FIO NA TAPEÇARIA PARA SER PUXADO.
    EM QUALQUER TRIBO DO DESERTO, HÁ SEMPRE UM QUE NÃO TEM A “LÍNGUA PLESA”, É APENAS UM ALIADO NA BASE. AÍ NÃO TEM JEITO. O ALI BABÁ NÃO CONSEGUE PALAINAR NESTE TAPETE MÁGICO E AÍ, ATÉ O CALIFA E A DANÇARINA DO VENTRE PERDEM O REBOLADO, OS VÉUS, AS JÓIAS E O ENCANTO…

  31. o observador

    -

    28/03/2014 às 18:47

    cheiro de enxofre meu caro. onde ja se viu neste planeta uma negociação nesses termos. que bando de bobinhos foi esse que negociou essa sucata com meu dinheiro. e so ma fe que se ve neste desgoverno. o ministerio publico teria que mandar rastrear pra onde foi esse dinheiro e fazer da mesma forma como fez com o ratão maluf. não e justo sermos roubados, um grupo fica bilionario as custas da miseria do brasil e fica so por isso reinaldo .

  32. carlos amendola

    -

    28/03/2014 às 18:34

    Avaliação feita na calada da noite.

  33. Sergio Hora

    -

    28/03/2014 às 18:20

    Acabei de ver na Record que as ações da Petrobras, hoje, subiram 7%.
    Bendita CPI.

  34. Jardel Jaime Jesimel

    -

    28/03/2014 às 18:18

    Os convites da Petrobrás para área vip do GP da Fórmula 1 é demais.Cada enxadada uma minhoca.O Brasil virou o país das minhocas, misericórdia.

  35. RUI BARBOSA DE MELLO NETTO

    -

    28/03/2014 às 18:08

    LADRÕES: GABRIELLI, O MAIOR LADRÃO DO BRASIL

    O Crime Organizado, suas Quadrilhas, seus Chefes e Operadores no Poder, e com Poder de DECISÃO de mando para agir e decidir com o aval do Palácio do Planalto.

    José Sérgio Gabrielli, Graça Foster, Dilma Rousseff e Paulo Roberto Costa em visita à Plataforma P-56, em Angra dos Reis, em junho de 2011

    Quem é Quem no PODER?

    Paulo Roberto Costa, que era diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras, um dos autores do contrato de compra da refinaria de Pasadena, preso pela Polícia Federal na Operação Lava-Jato, foi nomeado por um acordo entre José Dirceu, (ministro chefe da Casa Civil à época), Pedro Corrêa (Presidente do PP, Deputado Federal à época),e José Janene, Líder do PP,na Câmara dos Deputados a época,um dos réus do esquema do mensalão. Já Falecido. E que foi substituido pelo operante Pedro Henry, também condenado na Ação 470 do Memsalão. Esse ramo dentro do PP se estende como um câncer que devemos extirpar combatendo a impunidade. Hoje você tem o Líder no Partido na Câmara, Eduardo da Fonte, sobrinho de Severino Cavalcanti, e cria de Pedro Corrêa, e de toda essa gente. Pois do contrário não seria Líder do Partido.
    Na época, o caso de Pedro Corrêa foi examinado pela Corregedoria da Câmara e terminou arquivado, mesmo diante de muita polêmica e das denúncias do relator da CPI, deputado Luiz Antônio de Medeiros (PL-SP), de estar sofrendo forte pressão política para inocentá-lo. A filha do ex-deputado, Aline Corrêa, hoje deputada federal pelo Estado de São Paulo, também esteve envolvida naquele processo, assim como seu marido,à época, José Antônio Newald, mas asdenúncias foram igualmente arquivadas. É Operadora do Esquema de Paulo Roberto Costa com as empresas que atuam no segmento de Abastecimento da PETROBRAS.

    A derrocada das empresas de Eike Batista é um dos motivos que colaboraram para um deficit milionário dos fundos de pensão no Brasil, e tudo feito com a ordem direta de Lula e Dilma. Não existe precedente em toda a História de fatos como esses. E nada foi feito. O Chefe Oculto de tudo é LULA. Todos sabem, e nada é feito contra o Crime de Lesa-Pátria. Os Ministros do PT, no Supremo Tribunal Federal, tem que enchergar que ao julgarem ideologicamente e não a luz do direito, colocaram o Brasil, em trevas a beira do abismo. E vão pagar caro por isso. Roubo é Roubo, Ladrão é Ladrão, Quadrilha é Quadrilha!

    Veja ainda, as empreiteiras que fazem doação fora do período de campanha. Tudo isso é Lavagem de Dinheiro, dentro de um esquema de lavagem novo, onde o dinheiro não sai das empresas para não chamar a atenção e ficar no sistema financeiro de forma quente e legitima. Isso foi organizado pelo ex-presidente da Petrobras JOSÉ SÉRGIO GABRIELLI DE AZEVEDO.

    Nas solenidades no Palácio do Planalto, no 3 andar, onde esta o Gabinete Presidencial, por várias vezes, quando presente as Solenidades, Pedro Crorrêa, acompanhava ao término do evento a presidenta Dilma ao seu gabinete. Basta ver as fitas: Ela na frente, ele a um passo atras e a segurança. Para se reunirem e discutirem assuntos relacionados a Paulo Roberto Costa e seus interesses em sua área. Vejam ainda, quem era o diretor-adjunto de Paulo Roberto Costa, na diretoria de Abastecimento da Petrobras. Alan Kardec Duailibe, homem de confiança e operador de Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto, que ocupou cargo de ministro de relações institucionais do governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Walfrido, é um dos mentores do Mensalão mineiro. A Justiça de Minas Gerais decretou extinta a punibilidade de Walfrido dos Mares Guia, acusado de participar de esquema de desvio de dinheiro público em 1998 para a campanha do deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

    Nas ações penais 536 e 606 são apurados possíveis desvios de dinheiro público durante a campanha de Azeredo. Segundo a Procuradoria Geral da República, o então candidato teria se beneficiado de recursos procedentes de um esquema que envolveu a empresa de publicidade SMP&B, de propriedade do publicitário Marcos Valério, condenado a Ação Penal 470, o processo do mensalão, por fatos semelhantes. De acordo com a procuradoria, R$ 3,5 milhões foram desviados de empresas estatais mineiras para a campanha.

    A juíza Neide da Silva Martins, da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, entendeu que as acusações de peculato e formação de quadrilha prescreveram em 2012, quando Mares Guia completou 70 anos. “Tendo transcorrido prazo superior a oito anos entre os fatos e o recebimento da denúncia, declaro extinta a punibilidade do réu Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto, qualificado nos autos, pela ocorrência da prescrição da pretensão punitiva do Estado”, decidiu a juíza.

    A Refinaria de Pasadena, é café pequeno, se comparado a desmobilização e venda de ativos da Petrobras feita por Graça Foster com o aval da Presidenta DILMA, depois de um final de semana no Palácio da Alvorada. Sem consulta ao Conselho de Administração da empresa.

    A PDVSA e a Refinaria ABREU e LIMA
    A Refinaria de Abreu e Lima, a PDVSA, não aceitou vir a participar da Refinaria, devido ao sobrepreço do custo político Brasil, para fazer caixa, de mais de Us$ 2 bilhões, para os envolvidos no esquema. Diga-se PT e PP, sobre o comando de Pedro Corrêa. Só na terraplenagem ouve sobrepreço de mais de R$ 250 milhões de reais para esse time. Portanto a PDVSA, não aceitou participar do esquema de corrupção montado por LULA, Dirceu e Corrêa.

    Amigas Perigosas da Presidente DILMA
    Denise Abreu, ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) preocupa os palacianos próximos à presidente Dilma Rousseff, muitos pensaram ser um exagero, mas isso vem se confirmando a cada dia. E se fizemos tal afirmação é porque as informações recebidas dão conta que essa é de fato a situação que reina no Palácio do Planalto quando surge em alguma conversa o nome de Denise Abreu ou Erenice Guerra. Erenice e Denise, tem visitado empresários do setor de P&G, para pedir dinheiro em nome de Dilma, e propor negócios na área de Paulo Roberto Costa. Nesse assunto a presidente tem tido o seu nome usado de forma indevida, mais a situação é muito séria.

    Contrato Bilionário dado por Gabrielli a WTORRES, de US$ 25 bilhões de dólares sem licitação, a época, a uma empresa sem tradição no setor de Petróleo e Gás, foi o maior crime já cometido por essa gestão do PT. Palocci, na época conselheiro da Petrobras, foi contratado pela empreiteira para fechar o contrato.
    Tudo isso já existia, mais piorou muito com a chegada de Lula e Dilma ao Poder. É hora de acabar com essa farra!

    LULA É O REI DOS LADRÕES
    http://www.dpf.gov.br/agencia/noticias/2014/03/operacao-lava-jato-desarticula-rede-de-lavagem-de-dinheiro-em-7-estados

  36. Nanico

    -

    28/03/2014 às 18:00

    Como toda boa maracutaia e negócio lesivo.
    A toque de caixa e de qualquer jeito.
    Se olhar muito, se aumentar a luz, cai a maquiagem.
    Tem de ficar pelo alto e por pressão,
    com hábeis argumentos, para
    alguém deitar a caneta no papel.
    Depois, é só recolher a rede cheia de peixinhos
    dourados e reluzentes.

    Nanico

  37. S. Lincoln

    -

    28/03/2014 às 17:56

    Tudo por conta de uns belos olhos azuis?

  38. Anônimo

    -

    28/03/2014 às 17:45

    Pressa – pretexto para TODOS assinarem sem ler o contrato na íntegra. O PT sempre tem pressa quando é para desviar dinheiro público. Não duvidem disso. Estou errado?

  39. Fóra Petralhas

    -

    28/03/2014 às 17:45

    Já dizia um ditado antigo, muito “ sábio e realista”: merda quanto mais se mexe, mais fede! …
    Os petralhas, assustados como estão, já que suas cagadas estão começando a feder, depois que a oposição resolveu (AINDA BEM) MEXER COM ESSA MERDA PETISTA… e os resultados remontam ao dito popular… , e em consequência disso, estão cometendo os maiores equívocos, dando as desculpas as mais excusas nauseabundas (fedidas mesmo…)
    O pior, nessa historia toda… é que o povão das bolsas-esmolas começou a ler jornais (escritos) já que as televisões ainda tentam esconder a sujeirada toda desse governo, com reportagens sutis, sem darem realmente o nome aos bois… e quem não tem conhecimento das artimanhas mostradas nas entre-linhas… ainda fica em duvida sem entender muito do que está acontecendo! Mas, como a curiosidade é latente mesmo no cidadão mais ignorante … acaba ficando mais curioso, procura se inteirar melhor da situação política atual e acaba descobrindo toda essa farsa dos petralhas para encobrir suas cagadas e tentando tapar o sol com a peneira… AINDA BEM… A MALICIA INTUITIVA DO POVÃO ESTÁ COMPREENDENDO AOS POUCOS ESSA FARÇA E COMEÇA A TORCER O NARIZ, QUERENDO COM ISSO DIZER AQUILO QUE COMUMENTE SE DIZ NA GIRIA: “Onde tem fumaça tem fogo”…
    Agora, A REALIDADE AÍ ESTÁ, NUA E CRUA, E ESSA PETRALHADA VAGABUNDA, acostumada a cagar e não dar descarga… começa a pagar pelo fedor exalado por suas entranhas cheias de extrume e de odor nauseabundo …
    FÓRA PETRALHAS… , VÃO PRO DIABO QUE OS CARREGUE, PROS –QUINTOS-DOS-INFERNOS … O BRASIL QUER SE VER LIVRE DE VOCÊS, O MAIS RÁPIDO POSSIVEL… CUSTE O QUE CUSTAR…!!! Vão o mais rapido possivel prá Cuba, lá vocês podem cagar à vontade… sem precisar limpar seus excrementos nausesabundos… SE FICAREM POR AQUI, PODEM IR SE PREPARANDO PARA IREM DIRETO PRÁ PAPUDA…

  40. Jacqueline

    -

    28/03/2014 às 17:30

    Se venderem uma caixa de fósforos por um milhão de reais, esses idiotas comprariam, desde que levassem um por fora e o dinheiro saísse dos cofres públicos.

  41. Maria Corina Machado recomeça a luta pela democracia já no desembarque na Venezuela

    -

    28/03/2014 às 17:26

    (Seguem-se, em tradução livre, os principais trechos do pronunciamento da deputada Maria Corina Machado na volta a Caracas)
    Para mim é muito claro quais são meus deveres e meus direitos. Um deputado só pode ser deposto pela morte, pela renúncia, pela cassação decidida em plenário ou por uma sentença judicial, respeitadas as garantias constitucionais e o direito de ampla defesa. O presidente da Assembleia Nacional não tem poderes para depor um deputado. Eles me acusam de ter cometido um delito. Vocês sabem o que eu fiz. Fui à Organização dos Estados Americanos para falar em nome do povo, das mães que hoje têm seus filhos assassinados, desses jovens que estão lutando nas ruas. A perseguição a um parlamentar que faz seu trabalho, que vocaliza o pensamento dos cidadãos, prova que existe uma ditadura na Venezuela.
    Se esse é o preço a pagar para que a voz dos venezuelanos seja ouvida no mundo inteiro, para que todos entendam a magnitude das atrocidades cometidas contra nós, para que se ouça o choro das mães e dos jovens que sentem que tentam arrebalhar-lhes seu futuro, saiba, senhor Cabello, que estou disposto a pagá-lo uma ou mil vezes. Sou deputada porque o povo me elegeu. Continuarei na Assembleia Nacional enquanto vocês quiserem.
    Os jovens conseguiram derrubar a fachada de um regime que se diz democrático. Depois de oito semanas de luta, o mundo inteiro chama o senhor Nicolás Maduro pelo que ele é: um ditador. Quero dizer aos venezuelanos que não estamos só, que a cada dia mais e mais democratas acompanham nossa luta. Não há nada a temer. (Augusto Nunes) Regina Mara

  42. Toninho Malvadeza

    -

    28/03/2014 às 17:14

    Será que o LULA,vai escapar da CADEIA de novo ?

  43. Roberto Lima

    -

    28/03/2014 às 16:56

    Meu Avô já dizia: a pressa é inimiga da perfeição- temos ainda em conta que, refinarias não são produtos de alto consumo, ou mesmo que tivessem outras empresas na disputa com a PTroubras, seria sim, de bom tom que eles tivessem mais cuidados com uma compra dessa monta. Vemos então quanto mais eles tentam justificar, mais aparecem indícios que houveram interesses partidários Petralhistas nesse imbróglio, ou como pagaram o Duda Mendonça no Exterior?, com que dinheiro?; não me conformo do Duda Mendonça ter saído como inocente do mensalão, mas com certeza ele não escapa de Pasadena. Essa dinheirama não ficou só com o Barão Belga, uma grande parte foi drenada para o cofre, adivinhem de quem?……….
    Ou o Brasil acaba com o PT, ou o PT acabar com o Brasil.

  44. ATAULFO TAVARES

    -

    28/03/2014 às 16:26

    Pense como a negociata foi ligeiro, foi como se compra banana na feira.

  45. betão

    -

    28/03/2014 às 16:19

    Rei,

    Será que o nome “operação mangueira” não deriva do fato deles estarem preparando o terreno para irrigar as contas do PT para as próximas eleições?

  46. roberto

    -

    28/03/2014 às 15:58

    será que o industrial guerdal faria esse tipo de negocio em sua empresa, e nossa presidenta como chefe do conselho da petrobras, faria o mesmo em sua privada, eh ja teve uma empresinha de 1,99 que faliu

  47. Alex Wie

    -

    28/03/2014 às 15:57

    E big press nada?
    Se ve nos principais site, só baboseiras, aff

  48. Rodolfo

    -

    28/03/2014 às 15:48

    Reinaldo,
    O que é que o Caetano Black bloc, o Marcelo Freixo, o Wagner Moura, o Jean Wyllys… acham da CPI da Petrobras? Eu até agora não li um comentário a respeito!

  49. José Manoel

    -

    28/03/2014 às 15:36

    Alguém sabia que em dez/2011 houve um incêndio na PRSI? Foi abafado? Ignorância minha?
    http://abclocal.go.com/ktrk/video?id=8374367
    Qual foi o prejuízo? E a extensão?

  50. Nagib

    -

    28/03/2014 às 15:28

    A Policia Federal tem de descobrir quanto o PT levou neste roubo, botar na cadeia os responsáveis.

  51. ricardo

    -

    28/03/2014 às 15:07

    20 dias para analisar a viabilidade técnica/econômica para efetuar a compra de uma refinaria e 45 dias para “investigar” um dos maiores roubos na história do País . Dona Graça posa de gerentona indignada, mas só demonstra incompetência para gerir uma Petrobrás. BANDIDOS DE CÁ X BANDIDOS DE LÁ!

  52. Anderson de Castro

    -

    28/03/2014 às 15:07

    A ÚNICA PRESSA DE QUALQUER PETISTA É ENFIAR A MÃO NO DINHEIRO PÚBLICO!!A SEITA VERMELHA DA CORRUPÇÃO DESVIA BILHÕES DE DÓLARES PARA O BOLSO DOS COMPANHEIROS!!O BRASIL ESTÁ NA LAMA!E O PT VENDE UMA IMAGEM MENTIROSA PARA ENGANAR A POBREZA!!IMAGINEM PALOCCI NA CONSELHO DA PETROBRAS, É ROUBO NA CERTA!!ONDE TEM PETISTA NUNCA É UM SÓ,É ALI-BÁ-BÁ E OS QUATROCENTOS LADRÕES!!PETROPET,PETROLULA,CONFIBOILULA,OILULINHA….TUDO COM NOSSO DINHEIRO!!BRASILEIRO É TÃO BONZINHO…

  53. Renato Kern

    -

    28/03/2014 às 15:04

    ReinaldoXXXXXXX na cascuda petralha!

  54. sombrero

    -

    28/03/2014 às 15:00

    Porque o PMDB está ficando de fora desta maracutáia?

  55. RONALDE

    -

    28/03/2014 às 15:00

    Uma mulher leva 20 dias para comprar um sapato,imagine comprar uma refinaria nos EUA.

  56. LUG

    -

    28/03/2014 às 14:55

    Vai jorrar sujeira grossa, como poucas vezes pudemos ver nesse país, caso haja mesmo a instalação de uma CPI decente.

    Parabéns pela coluna de hoje na Folha. Brilhante, você estava inspiradíssimo. Seria maravilhoso esfregar a coluna na cara dessas Comissões inventadas pela petralhada para “apurar as verdades”

  57. manuel eduardo egas

    -

    28/03/2014 às 14:51

    Até parece que havia um concorrente querendo comprar. Vão ser vagabundos em outro planeta. PT e PMDB vão ter que desaparecer.

  58. Wilsonn

    -

    28/03/2014 às 14:43

    Reinaldo Azevedo, por favor, vamos pesquisar quem são os VERDADEIROS acionistas/proprietários dessa famosa empresa belga de nome Astra. Tenho forte impressão que encontraremos a camarilha petralha do outro lado do muro.

  59. Alex Wie

    -

    28/03/2014 às 14:35

    Viu como da pra entender porque Campos e Macaé nunca vão se tornar Estocolmo e Helsinki?
    Um empresa que compra um ferro velho por mais de 1
    bilhão….

  60. Marcos D.

    -

    28/03/2014 às 14:32

    Valmir, sua mensagem de 28/03/2014 às 10:54 hs.
    Eu até concordaria com você, se já tivesse sido lido o Requerimento de instalação da CPI, e já houvesse passado da meia-noite. Aí sim, saberemos que os Senadores foram COERENTES com os anseios do povo e seguraram a bronca muito bem.
    .
    Mas lembra-se da resistência do BLOCÃO para aprovação do Marco Civil da Internet? Depois de negociarem alguma coisa, todo mundo aceitou e agora estamos sob risco de Blogs como este, do Reinaldo Azevedo, serem sumariamente proibidos de veicular na rede.
    .
    Quem não acredita, dá uma lidinha em
    http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2014/03/26/marco-civil-acerta-na-neutralidade-da-rede-mas-tem-defeitos/

  61. Marcos F

    -

    28/03/2014 às 14:26

    Nada é desculpa. Eu participei de uma grande aquisição perfeitamente conduzida, em 3 dias! Eram 25 pessoas entre analistas, executivos e advogados de muitas partes. No problem. Era uma empresda privada. Fosse pública e privada, como a Petrobrás, podia ter mais gente.
    Agora: os erros ESTÃO NA CARA pelo que se tem visto. Está tudo claro e … vendido! Pura incapacidade de ler.
    Taí uma boa desculpa: NÃO SEI LER.

  62. Caio Lima - PT CULPA DILMA ROUSSEF E IDELI SALVATI POR CPI DA PETROBRÁS!

    -

    28/03/2014 às 14:11

    .
    Como é gostoso ler tal notícia (Revista Veja). Quase tão gostoso quanto ouvir as sonoras vaias à Soberana.
    .
    A petralhada agora está brigando entre si: e isto é muito bom para o Brasil.
    .
    Continuem petralhas; engalfinhem-se e se devorem uns aos outros. Os brasileiros (do bem) agradecem.
    .

  63. Mario Gomes

    -

    28/03/2014 às 13:51

    O PT poderia fazer uma vaquinha para cobrir o roubo da Petrobras, tal como fez para quitar as multas dos mensaleiros.

  64. TeresaQ

    -

    28/03/2014 às 13:41

    Feito as pressas? Que nada, o preço real foi definido muito direitinho, para saber quanto a cumpanheirada iria levar no negócio.

  65. A. Soares

    -

    28/03/2014 às 13:35

    Falando em processos feitos as pressas,ninguém mais fala em um projeto bilionário do Governo Lula, o programa nacional do Biodiesel, lançado por Lula em 2006.
    Como anda este programa, que com suas plantações de mamonas colocaria o pequeno agricultor do nordeste no topo do Agronegócio.

  66. °L°

    -

    28/03/2014 às 13:34

    Os comunistas são muito eficientes quando é para fazer farra com dinheiro público.

  67. capc

    -

    28/03/2014 às 13:22

    A melhor que ouvi dessa confusao da Petrobras vem do Gabeira. Ele e essa quadrilha que anda por ai costumavam gritar nos anos 60_70..”o petroleo é nosso”. O pessoal levou ao “pé da letra”?

  68. Caio Lima - O 'POBREMA', REINALDO, É QUE VOCÊ É MUITO EXIGENTE E IMPLICANTE!

    -

    28/03/2014 às 13:17

    .
    E daí que a negociat, digo, que o negócio foi fechado em apenas vinte dias (e não em dois ou três meses?).
    .
    Como bem o disse o LUIZ (28/03/2014 às 12:16) aqui em baixo, tá tudo muito bem explicadinho, tendeu?… E da mesma forma que ele, também fico sossegado e posso dormir tranqüilo. Sei lá, entende?
    .
    Não houve maracutaia na negociat, digo, no negócio. Não houve má fé e nem burrice desastrada.
    .
    O ‘pobrema’ (como diria o sr. Lula da Çiuva) é que o tempo estava escasso; e a negociat, digo, o negócio precisava ser feito urgentemente, tendeu?
    .
    Enfim; tudo foi feito com inteligência, honestidade, boa fé e nos conformes. E quem me garantiu tudo isto foi o Plirck e o Flirck, os dois duendes que moram aqui no jardim de casa.
    .
    (Papai Noel, quando de sua visita aqui em casa no Natal, também confirmou que tá tudo certinho na negociat, digo, etc., etc.).
    .

  69. Bruno Sampaio

    -

    28/03/2014 às 13:16

    Aí tem!!! Fora o que já sabemos, claro!

  70. Emiliana

    -

    28/03/2014 às 13:12

    Claro que as coisas aconteceram assim por que alguém quis que fosse assim.Um contrato não tem vida própria. Arrisco que, obviamente subtraídas as comissões(in)devidas, o numerário foi para o PT. Não acho que o Mensalão teve começo , meio e fim. Foi só a ponta do iceberg.

  71. Virgínia Souza Pereira

    -

    28/03/2014 às 13:11

    Reinaldo, seu artigo de hoje na Folha está simplesmente GENIAL!!! Parabéns!! A revisão da “história” que a esquerda quer é aquela que interessa ao seu projeto de permanência no poder. E viva 2064!

  72. Antonio

    -

    28/03/2014 às 12:53

    E aí Graça Foster quero um convite para assistir a copa do mundo no camaroti….

  73. hacs

    -

    28/03/2014 às 12:53

    Uma discussao interessante sobre a crise na Ucrania.

    http://csis.org/program/pivot-points-crisis-ukraine

  74. ENERGIA É COM ELA

    -

    28/03/2014 às 12:51

    Ou seja , todo mundo tratou de tirar o seuznho da seringa, inclusive ela, extemporaneamente.
    Que apareça logo o pai da criança , ou a bastardinha terá apenas mãe, tá certo que é uma MÃEZONA, e não é somente do PAC , mas parir uma petrobras na bancarrota sozinha, ñem eu acho justo. Pápi, apareça logo, a Rose também sente tua falta, juntamente com aquela mala de dinheiro para o Banco Espírito Santo e com aqueles diamantes (diamantes são para sempre, hmmmmm) que não digo nada se as negociações não envolverem Antuérpia, da terra do “Conde de Pasadena ” , provavelmente amigo de infância de méxtribebum… Não consegui encontrar a relação de vigens da primeiríssima amante, mas lembro que andou fazendo umas viagens terrestres por aquelas bandas.

  75. Antonio

    -

    28/03/2014 às 12:51

    Como tudo neste desgoverno petista. Tudo na pressa e mal feito,a Petrobras só vai melhorar quando expurgarem todos os petistas de lugares chaves e pararem de roubar.

  76. J\ulia

    -

    28/03/2014 às 12:41

    Podem ter certeza que isso não foi VACILO da Petrobras!
    Isso foi montado para roubar a PeTrobras pelos PT!
    JOGO COMBINADO!!
    Tem que prender os caras da ASTRA por corrupção!!

  77. Walter Jose

    -

    28/03/2014 às 12:36

    Reinaldo

    Recebi dois links sobre a refinaria, 1 mostra a explosão da coqueria em 2011 e o outro sobre a repercussão do caso na imprensa amrericana.

    Aqui o video da explosão, veja a parte 3 do vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=DLpQQqkL_wY

    A cobertura da imprensa norte americana, neste vídeo:

    http://www.khou.com/home/Explosion-rips-through-refinery-in-Pasadena-135388403.html

  78. José Carlos

    -

    28/03/2014 às 12:31

    Quando primeiro se decide a compra para depois procurar as justificativas, 20 dias já é muito tempo perdido. Afinal, “Elle” já havia decidido investir na criação de “campeões nacionais” e não seriam auditorias financeiras, análises jurídicas, estudos de viabilidade e outras minúcias tipicamente neoliberais que iriam atrapalhar o professor de Deus em suas decisões, não? Resumo do opus magnum do petismo: são TODOS responsáveis mesmo que nenhum saiba de nada, nunca.

  79. VR -760

    -

    28/03/2014 às 12:31

    O véio aqui já fez algumas “due dilligences” e uns M&As, essas siglas que a turma gosta. Auditoria de compra em 20 dias? Era melhor fazerem uma “por telefone”. Era assim que, nos anos 70, dizíamos de auditorias feitas fora de um padrão sério. Grande piada está due dilligence. Não cobriu nada.

  80. Roberto Silva 51 RJ

    -

    28/03/2014 às 12:25

    Certamente a “due diligence” foi realizada em prazo muito mais curto do que seria normal, porque o objetivo final da operação já estava perfeitamente delineado na cabeça dos lulopetistas que lideraram o processo de aquisição da refinaria.
    Seria impossível conciliar os objetivos escusos do lulopetismo, com as boas práticas recomendadas em situações como essa.
    Não podemos esquecer que a fonte do “mensalão” já havia secado nessa ocasião, e obviamente seria necessário encontrar alternativas para abastecer o caixa do partido e de suas lideranças.
    O PT e suas lideranças são iguais à LINDA LOVELACE da porno-política.

  81. Luiz

    -

    28/03/2014 às 12:16

    Ah, bom. Eu até acho que a bucha poderia ter sido maior, se a fada madrinha das petrolíferas do hemisfério sul não estivesse de plantão, cobrindo a folga dos sete anões, que tiveram que ir às pressas socorrer uma das renas do Papai Noel, que havia escorregado na casca do pé de feijão mágico.
    Com as coisas assim, explicadas direitinho, eu já fico sossegado e posso dormir tranquilo.

  82. Nelson Simas

    -

    28/03/2014 às 12:08

    É espantoso como PT querer encobrir e dificultar a investigação e consequente punição de bandidos, essa resistência só tem uma possível explicação a cúpula do PT participa do negócio.

  83. Nelson Simas

    -

    28/03/2014 às 12:02

    Dúvida não existe, por trás dessa compra alguém levou bastante dinheiro causando um bilionário prejuízo aos brasileiros. Resta saber se chegaremos aos culpados, desde que o governo e o PT não querem investigar.

  84. Jurandir D'almeida

    -

    28/03/2014 às 11:59

    A única Avaliação que fizeram, e de quanto eles poderiam roubar do Brasil, enganando os otários dos brasileiros…

  85. ADRIANO MAGALHÃES

    -

    28/03/2014 às 11:54

    Petrobras deu convite VIP para genro de Dilma.

    Lista inédita dos convidados VIP da Petrobras para assistir ao GP do Brasil de Fórmula 1, em novembro, revela que o agrado, originalmente usado pela estatal “para relacionamento com grandes clientes corporativos”, teve como beneficiados o genro da presidente Dilma Rousseff, Rafael Covolo; dois filhos do ministro da Fazenda, Guido Mantega; e a irmã, o cunhado e a sobrinha da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, além de parlamentares da base aliada e seus familiares.

    Mantida em segredo pela gerência executiva de Comunicação Institucional da Petrobras, a lista foi obtida pelo Estado via Lei de Acesso à Informação. O cargo é ocupado desde 2003 por Wilson Santarosa, sindicalista amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pedido de informações foi negado duas vezes, e só foi atendido por decisão da presidência da Petrobras.

    As cortesias dão direito a vista privilegiada da pista do Autódromo de Interlagos, além de acesso aos boxes das escuderias, hospedagem em hotel cinco estrelas e buffet de bebidas e comidas durante o GP. Estima-se que o custo unitário dos convites oferecidos pela Petrobras chegue a R$ 12 mil – o ingresso mais caro vendido ao público no ano passado, com benefícios semelhantes, valia R$ 11.200.
    Mas informações, no jornal O Estado de S. Paulo.

  86. Maurício.

    -

    28/03/2014 às 11:53

    O ciclo se fecha. As “consultorias” contratadas para este negócio foram do Citi, aquele banco envolvido no mensalão, e da BDO, que, na época era do amissíssimo de Lula, Antoninho Marmo Trevisan:

    http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/bdo-fica-tres-vezes-menor-com-saida-da-trevisan-e-se-associa-a-rcs

    http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0849/noticias/os-negocios-do-amigo-de-lula-m0057052

    http://www12.senado.gov.br/jornal/edicoes/2005/10/18/mensalao-ouve-representantes-do-citi

  87. RicBraga

    -

    28/03/2014 às 11:45

    Cada vez mais fica evidente que houve má-fé, fraude, bandidagem, como escreveu Marcos D. 11:08. A incompetência passou longe.
    Todo mundo sabia de tudo….Os quem não sabiam foram os diretores da Astra que publicaram no balanço já em 2008 que o resultado do negócio foi muito melhor que o esperado. Sigam o dinheiro, a resposta não está no Brasil, o resto é cortina de fumaça.

  88. Chico Pinedo

    -

    28/03/2014 às 11:44

    Reinaldo, tal prazo, para negócio deste vulto, demonstra que as coisas já estavam “acertadas” entre comprador e vendedor e só precisavam de um mínimo de formalismos legais. Por si só, indicativo suspeito. Mas há, também, o fato de que a presidente do país, na ocasião presidente do Conselho da Petrobrás, desconhecia cláusulas do contrato de compra (PuT oPTion e Merlin)até 2007. E a presidente da estatal desconhecia o acordo de acionistas (assinado em 2006) que gerou o tal Comitê dos Proprietários, o que muito a incomodou. Bravamente, criou, alguns dias atrás, uma comissão interna para descobrir o que aconteceu… Afinal, qual das duas é mais incompetente e alienada? Ha, esqueci de citar que o Diretor da empresa nos EUA, naquela ocasião, declarou que não foi consultado sobre o negócio. Mas tenho quase certeza que o Zé deu o pitaco dele…

  89. Popeye

    -

    28/03/2014 às 11:28

    Essa pressa toda só tem uma explicação: a companheirada estava precisando urgentemente de “recursos”, ou para se manter no poder ou para enriquecimento pessoal mesmo. Não podiam deixar passar uma oportunidade dessas. Fora Dilma, fora Ratão!

  90. wilson www

    -

    28/03/2014 às 11:12

    Ou seja…

  91. Marcos D.

    -

    28/03/2014 às 11:08

    A melhor pista que existe no mundo para um negócio fraudulento é a pressa com que são feitas as etapas típicas de um negócio sério.
    .
    Está claro que não houve incompetência. Houve má-fé, bandidagem, calhordice, corrupção, lavagem de dinheiro.

  92. Ney

    -

    28/03/2014 às 11:02

    O que põe sob suspensão e leva a desconfiar de quanto foi a bolada que levaram para fazer a Petrobrás engolir esse indigesto sapo de Pasadena.

  93. Anderson Silva

    -

    28/03/2014 às 10:57

    Eles não ficaram dizendo que “não existe fato novo” para a criação de uma CPI? E mais essa lambança não serve?
    http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2014/03/28/petrobras-deu-convite-vip-para-genro-de-dilma/

  94. Valmir

    -

    28/03/2014 às 10:54

    Prezado Reinaldo
    Acho que vale muito o excelente público do blog agradecer a dignidade, a honra e a coragem dos senadores da base do governo que assinaram a CPI. Eles representam não uma conjuntura política, mas sim a vontade do brasileiro de desvendar os absurdos que tem ocorrido na Petrobrás. Enviem email para agradecer. São eles:
    clesio.andrade@senador.leg.br
    eduardo.amorim@senador.leg.br
    sergiopetecao@senador.leg.br

  95. Homem Livre

    -

    28/03/2014 às 10:48

    Novo nome pra refinaria que não vale nada e pagaram mais de 1 bilhão de dolares. PASSADILMA.

  96. Tião bento,Rj

    -

    28/03/2014 às 10:43

    Quem bate o martelo anuncia uma sentença. Petrobrás, BB, CEF e outros mais eram protegidos pelo PT. Viu-se no que deu. Dor de cabeça véio. Há analgésicos que aliviam, mas a crise não passa.

  97. Sérgio P.

    -

    28/03/2014 às 10:42

    Nada disso explica o destino de mais de US$ um bilhão que escorreu pelos escaninhos obscuros dessa grande caixa-preta que virou a Petrobras (isso só nessa mal-explicada operação). A imprensa (idônea) precisa investigar mais e trazer respostas.

  98. Giovani Bento

    -

    28/03/2014 às 10:36

    Tio Rei, off topic:

    O Sr. Beltrame já avisou a bandidagem da Maré que dia e horário eles devem se mudar.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados