Blogs e Colunistas

27/02/2012

às 6:43

Auxílio-doença a drogados já preocupa a Previdência

Por Andreza Matais e Simone Iglesias, na Folha:
Problemas decorrentes do uso de drogas já bateram às portas do INSS e começam a preocupar o governo. No ano passado, a Previdência concedeu 124.947 auxílios-doença a dependentes químicos. O afastamento pelo uso de drogas proibidas, como crack, cocaína, anfetaminas e maconha chega a ser oito vezes maior do que pelo consumo de álcool e cigarro. Os dados foram levantados pelo Ministério da Previdência a pedido da Folha. A conta para o governo com essa despesa foi de, no mínimo, R$ 107,5 milhões em 2011. A Previdência tem dificuldades para calcular o valor exato devido à complexidade desses pagamentos.

O auxílio-doença varia de um salário mínimo a R$ 3.916. O valor médio pago aos dependentes é de R$ 861. O número é crescente. De 2009 para cá, a Previdência concedeu mais de 350 mil auxílios a pessoas que precisaram se afastar do trabalho por uso de drogas. “Essa conta já está chegando para a Previdência e está hoje entre os grandes desafios que temos pela frente porque tende a aumentar. São pessoas em idade produtiva consumidas pelas drogas. Ao invés de estarem contribuindo para a Previdência, as estamos perdendo”, disse o ministro Garibaldi Alves.
(…)

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

93 Comentários

  • rosa maria

    -

    20/11/2014 às 8:12 pm

    boa noite, meu filho tem 13 anos e recebe uma pensão por morte do pai,hoje se encontra internado numa clínica de recuperação para dependentes químicos.
    gostaria de dizer se ele tem direito de receber algum auxilio da previdencia social.

  • Gislaine

    -

    15/10/2014 às 10:27 am

    Meu marido e dependente químico e estou tentando uma clinica gratuita pra ele pois nos dois estamos desempregados eu gostaria de saber se mesmo assim eu consigo receber o auxílio doença?

  • Tatiane da Silva

    -

    11/10/2014 às 12:35 pm

    Boa tarde

    Meu irmão é usuário de drogas, chegou a ser preso mas já saiu não está trabalhando no momento, mas precisamos pagar uma casa de recuperação mas não temos condições. Gostaria de saber se conseguimos ajuda mesmo ele estando desempregado, mas ele já contribuiu quando estava empregado.

  • keila

    -

    18/9/2014 às 12:07 am

    Olá boa noite !
    Queria saber o pai do meu filho dava a P.A dele tdo mês
    Mas ele entrou no mundo das drogas.
    Graças a Deus ele aceitou o tratamento junto ao internamento em um sitio.
    Queria saber se o governo ajuda de gastos ccom meus filho ou ajuda financeiramente
    Pois meu filho tem doença crônica e precisa de tratamento
    Me ajude quem souber
    Grata desde já

  • Maria Flor

    -

    29/8/2014 às 11:34 am

    Sou separada e crio um sobrinho com treze anos de idade sozinha, pois o pai dele é meu irmão e é alcoólatra, consome bebidas alcoólicas todos os dias e não trabalha, a mãe dele é usuária de drogas e não tem condições de cuidar do mesmo, nem o pai dele e nem a mãe dele não me ajudam com nada, não recebo ajuda de ninguém para cuidar dele, trabalho e ganho apenas um salário mínimo, tenho outros dois filhos, gostaria de saber se meu sobrinho tem direito a algum beneficio do INSS, uma vez que paço muitas dificuldades financeiras para cuidar dele?

  • Amália C Tavares

    -

    27/11/2013 às 9:12 am

    Precisamos trabalhar o preventivo e não o curativo e incluir nas escolas os Assistentes Sociais e Psicologos…Esta passando de hora a cituação esta gritante pedindo SOCORRO…….

  • Tatiana Viera Rosa

    -

    7/10/2013 às 4:16 pm

    Gostaria de saber como solicitar o auxilio para minha irmã, funcionária pública de Itapema-SC, e outra dúvida é com relação ao valor do benefício, ele varia de acordo com o salário dela ou tem uma tabela? Tem como conseguir uma clínica para o tratamento sem ônus? Obrigada….

  • Fernando Machado Coelho

    -

    20/9/2013 às 6:48 pm

    Tem mais, se o adicto não consegue se tratar e termina por usar o beneficio para usar droga, o que é uma característica da própria doença é possível interditá-lo na justiça , nomeando um tutor para usar os recursos para o bem do curatelado, já que esse coitado é um suicida e corre o risco de morrer se não tiver cuidados da mesma forma que um defiente, louco, paciente terminal de cancer e aids, paralíticos e inválidos em geral. Queria ver se fosse um filho teu.
    pense!Faça com os outros exatamente o que gostaria que fizessem com vocês nessa situação.

  • Fernando Machado Coelho

    -

    20/9/2013 às 6:39 pm

    Qual de vocês iria querer trocar de vida com um drogado desses que recebe auxílio do inss. preconceito por todo lado, o inferno na família, muitos deles já arrastam sérios problemas psicológicos, transtornos de ansiedade, depressão etc e etc. Se você acha que ser drogado é farra e receber benefício é golpe, folga, porquê não passam então a usar drogas e viverem na farra pelo inss, julgadores? creio que não querem não é mesmo. Ou melhor, se seu filho não consegue emprego fixo, empurra ele pra droga pra ele se afastar pelo governo, anh?
    Idiotas, imcompassivos, invejosos, ignorantes, hipócritas. Converse com uma família de um adicto primeiro para conhecer de perto o assunto.
    Só pra informação, os afastamentos no inss são uma tentativa de o adicto se tratar e voltar à sua vida produtiva. Se essa sociedade suja, consumista que adoece nossos jovens, o governo que não luta contra o crime,permite o uso da droga.Então é essa mesma sociedade e governo que deve pagar a conta. O sistema aceita o inivíduo que usa droga enquanto ele dá lucro e há muitos por aí. Quando uma parcela deles adoece gravemente deve ser marginalizado, jogado no lixo? Eduquem suas crianças, deixem de molhar a chupeta do bebe na taça de vinho, com educação de verdade se transforma um país

  • simone s nunes rocha

    -

    28/8/2013 às 2:34 pm

    meu marido contribui com a previdencia eu acho mais que justo no momento que ira se tratar contra drogas receber o auxilio doença porque é uma doença que tem acabado com varias familias eu tenho 3 filhos para sustentar eu acho que as pessoas não deveriam julgar dessa maneira agradeça a deus por não tem nenhum dependenti quimico na familia não é facil.

  • Ilo Felipe

    -

    12/7/2013 às 11:59 pm

    Agora caiu minha ficha porque a presidente Dilma não dá o aumento real para os aposentados que ganha acima do sal. Mínimo, é para sustentar o vicio dos dependentes químicos; não precisa dar dinheiro só internar nas clinicas e dar remédio para recuperar; porque nos aposentados que construímos esse país chamado Brasil; estamos a caminho de um mísero salário mínimo isso é vergonhoso para os nossos idosos acorda povão!!!!!

  • Jaci

    -

    27/6/2013 às 1:22 pm

    acho um abuso com os trabalhadores honestos que precisam do beneficio e não consegue.
    Acredito que esse será mais uma fachada, pra desvio de $ publico!! em que mundo nós estamos!!!!!!

  • guilherme

    -

    23/6/2013 às 7:12 pm

    acredito que a dependência química é e deve ser vista como uma síndrome, uma doença. assim sendo, deve ser tratada como tal… Não me recordo de ter visto o governo auxiliar financeiramente pessoas que precisam de medicamentos específicos. Já vi o governo providenciar os medicamentos, e esta é a diferença! Concordo que existam casos reais como já vi comentado, más também acredito na falta de caráter de inúmeros “preguiçosos” que optam por dizer que consomem apenas para não precisar trabalhar.
    A técnica do governo de “dar” dinheiro aos desfavorecidos é muito útil a um politico interessado em votos para a próxima candidatura… MÁS NÃO RESOLVE O PROBLEMA !!!! por favor acordem!!! o governo deve ensinar a pescar e não dar o pescado

  • ruthbarbosa

    -

    22/6/2013 às 7:14 pm

    sou uma mae desesperada,tenho um filho usuario de crak,eu e meu esposo somos idosos esse filho que nos ajudava mas infelizmente caiu nessa hoje nao trabalha se trabalha gasta tudo em pedra estou pedindo socorro e uma ajuda por favor…..

  • Katia

    -

    30/5/2013 às 9:18 pm

    Acredito que essas pessoas estão doentes e precisam se livrar do vicio..
    A droga e consequência de algum outro problema desencadeado na pessoa e precisa ser cuidado como outro qualquer.. Ao invés de julgar, devemos falar e mostrar para as pessoas o mal que a droga causa e aos poucos leva a vida da pessoa e as outras que estão ao redor..
    Sou a favor desse auxilio e acredito sim que isso seja uma doença..

  • suellen

    -

    30/5/2013 às 12:58 pm

    por que se for para os pais do viciado e eles nao ajudarem a mulher que e separada do viciados e que tem filhos com ele

  • suellen

    -

    30/5/2013 às 12:54 pm

    esse auxilio e para ajudar a pagar a internaçao ou e pra familia ou ajudar os filhos com a pensao

  • Jaqueline

    -

    29/5/2013 às 8:56 am

    Que país é este??? Acho um absurdo este “auxilio”…mais roubo!!!

  • adailton cerqueira

    -

    12/5/2013 às 12:02 am

    A cada dia que passa estamos ficando menos patriota com tanta bola trocada.Tanto pai de familia que deram a vida ao trabalho dedicado a familia homens e mulheres de bem nao tem beneficio algum, outros são tirados os beneficios que existe aqui na minha cidade por exemplo tem um idoso com uma situação precaria foi tirado do inss. Ai financiar drogas ” Que país é este?”

  • Jeremias

    -

    11/5/2013 às 10:33 pm

    Sou a favor deste auxílio. Porém, ele deve ser pago à família do dependente. Senão, vira auxílio tráfico!!!

  • Cristiano Dias de Souza

    -

    19/4/2013 às 3:09 pm

    É ironico eles falaram do crack, macannha cocaina e etc meu quem não ve o alcool encosta mais pessoas do que estes o alcool é responsavel por 80% de internação em centros psiquiatricos.

  • isaura smocovitz

    -

    25/3/2013 às 10:10 pm

    agora esta dificil pro governo o custo do dependente quimico,aquanto tempo ja esta acontecendo . hoje tenho47 anos,de governo pra governo se preocupando com as contas bancarias ,e com nossos votos e o Pais indo pro buraco.E a doença esta em toda classe social passo por isto hoje com o unico filho com 27 anos,que poderia estar me ajudando. nao eu a ele lamentopo ta passan do por isso.

  • alberto silva

    -

    11/2/2013 às 7:46 pm

    tenho uma filha com 26 anos ta em tratamento com problemas por uso de crak e outras tantas droga agora não tem condisoes nem de cuidar os 3 filhos menores de onde vem o auxilio agora do governo do prefeito ou é só eu mesmoto com as criança e espero ajuda

  • roselita nery trovarelli

    -

    3/2/2013 às 5:30 pm

    Uma vez que é reconhecido como doença e com tratamento por tempo indefinido. tem sim que ter auxílio como outra qualquer.

  • Cristina

    -

    1/2/2013 às 11:45 am

    Por favor preciso de uma informação. Todos os dependentes tem direito a este auxílio-doença? Se tiver como faço para requerer este direito, ou somente quando a pessoa está trabalhando registrado e tem que se ausentar do trabalho é que tem este direito?
    Desde já agradeço a atenção.

  • Tiago

    -

    31/1/2013 às 11:33 am

    Irmão imagina quanto a corrupção tira dos cofres do nosso bolso?Corrupção custa US$ 3,5 bi ao “Brasil” isso mesmo do nosso bolso já que pagamos imposto para sustentar a corrupção publica estatal
    QUE DIA DEIXAREMOS DE NOS VENDERMOS E ACHAR QUE ESSA CONTA É NEGATIVA JÁ QUE O ESTADO FOI CRIADO PARA O BEM DE TODOS

  • aparecida

    -

    22/1/2013 às 2:52 pm

    isso e brasil governo sem vergonha que lançou essa lei auxilio doença pra drogado bando de safados.quem tralhou a vida inteira nao consegue fica mendigando esse maldito auxlio e naum consegue.lei porca governo 0

  • Adriana

    -

    20/11/2012 às 2:23 pm

    O roubo de bilhões de reais no inss pela dona Gorgina todo mundo esqueceu né? Então não venham falar que auxilio doença pra dependente quimico não é justo, porque quem fala isso é porque não sabe o que é ter um ente querido seu nestas condições.

  • Luzineide

    -

    1/10/2012 às 11:36 am

    como requerer o beneficio pelo o inss para um usuario de drogas que foi desligado da empresa por ser tomado por essa doença ? aguardo a resposta. Salvador- ba

  • joseildo

    -

    4/9/2012 às 4:30 pm

    uma casa de recuperação que pressiça pode levar pra la

  • joseildo

    -

    4/9/2012 às 4:22 pm

    muito bom

  • joseildo

    -

    4/9/2012 às 4:20 pm

    porque vc não sabe o que e isso fui ussuario de crack 1 ano da minha vida agora tenho o senhor jessus ele mim libertor nua igreja que não me copro nada e não tem ajuda do gorverno e o nome dela e alcance vitoria quem quiser ver como e poder vir conheser rua alameda santo amaro 688 que todos fique com deus

  • marcia

    -

    16/7/2012 às 6:30 pm

    E a questão é a seguinte,conheço pessoas que recebem pelo seguinte fator da dependência quimica…que usam esse dinheiro p comprar drogas,faz 7 anos que consegue laudos com psiquiatras..eu acho o cúmulo ao invés de ajudar o dependênte,só ajuda a manter o vicio.pq o usuario usa isso como sua manutênção..

  • adãoelizeumachadodeaguiar

    -

    24/3/2012 às 7:45 pm

    tenho um filho depedente quimico ele esta internado em um disafio jovem e eu tenho que pagar $250.00 reais por mes e eu tenho 65 anos e estou aposentado com 1017.00 de aposentadoria eu não tou podendo pagar eu pedidiria au inss que me ajudasse apagar durante 12 meses que e o tenpo de iternação no disafio jovemele esta com apericia marcada para o dia 24/05/2012 as 09:00 em cachoerinha rs eu pediria que me ajudasse por favor se puder fico muinto grato obrigado.

  • Katrinnae

    -

    1/3/2012 às 12:36 pm

    Sinto muito, Geneuronios, mas invés d epagar uma bolsa-auxílio por cada dependente químico, que façam centros de recuperação públicos para tratamentos que falta nesse país – existem muitos particulares. Acho o cúmulo pagar uma bolsa deste e qualquer valor a um dependente químico enquanto que um trabalhador LIMPO ganhe bem menos que isso. Então TODOS tem que arcar com o problema de uns? Eu sou obrigada a pagar o tratamento de uem dependente que nunca vi, mas que já me roubou, que matou para comprar sua droga? Sinto muito, mas isso é desculpa. O que elevou essa pessoa à esse mundo de drogas eu não sei, mas por mais problemas e minha depressão, jamais usei drogas como refúgio e discordo de pagamento de volsa-auxílio. Há bem mais que poderia ser feito neste país. Muiotos usarão esse dinheiro para manter o vício, isso é fato!

  • Geneuronios

    -

    28/2/2012 às 1:09 pm

    As pessoas realmente NÃO tem conheciemnto do que é ser um dependente químico ou ter um filho dependente químico. Sugiro um pouco de estudo (aliás é o que falta para grande parte do povo brasileiro) na área de Neurociências, especialmente sobre o Mecanismo de Recompensa do Cérebro.
    Ou então CONVIVAM por UM MÊS com um dependente químico e verão o que é ter PROBLEMAS DE SAÚDE!

  • Marcia

    -

    28/2/2012 às 10:46 am

    Por que o Estado tem que arcar com as consequêcias daquilo que a pessoa causou a si mesma?

  • Salim hadad Kfoury

    -

    27/2/2012 às 11:12 pm

    Já comentei este caso em um outro post.
    Meu vizinho era trabalhador, porém, alcoólatra; batia na
    esposa e aterrorizava os 5 (cinco) filhos ainda pequenos,
    quebrava tudo dentro de casa.A esposa foi embora deixando
    prá trás os filhos.O cara teve cirrose, está “encostado”
    ou aposentado por invalidez, não posso afirmar ao certo.
    O sujeito não deve ter ainda nem 48 anos de idade, vive
    leve e solto e goza de prestígio junto à “comunidadej”.
    P.S.:E agora tem um big de um carrão.
    .
    Essa Previdência um dia quebra…

  • Kaos

    -

    27/2/2012 às 9:54 pm

    O link do Túlio Carvalho é ESTARRECEDOR !

  • Kaos

    -

    27/2/2012 às 9:48 pm

    Tio Rei, pessoas como a “regina santana – 27/02/2012 às 18:07″ estão DESINFORMADAS e querem apenas criar tumulto. Acho que o assunto merece ser BEM esmiuçado para mostrar claramente o que está acontecendo !!! As famílias brasileiras contam com a tua lucidez !

  • Cil

    -

    27/2/2012 às 9:38 pm

    Eheheheheeheh… Eu até acho que tem que ter as clínicas para desintoxicação. E SÓ! Não tem nada que ficar concedendo auxílio disso e daquilo. Pelo amor de Deus! Estão premiando toda sorte de crimes. É bolsa-estupro. Bolsa-droga. Pudiam criar logo o Bolsa Oléo de Peroba.
    -
    Gostei do JEG do outro post. Já que tem o PIG não é mesmo???

  • Túllio Carvalho

    -

    27/2/2012 às 8:33 pm

    Tio Rei,
    Uma reportagem bombástica da TV IG, acerca da tragédia social provocada pelo crack nos canteiros de obra do PAC em Rondônia. Uma reportagem que merece citação no seu blog. Em nome de um crescimento desordenado e sem planejamento, a população sofrida da região “paga o PAC”.
    Um abraço,
    Túllio Carvalho.
    Link da reportagem:
    http://economia.ig.com.br/na-esteira-do-pac-o-crack-toma-conta-de-vilarejo-as-margens-do-r/n1597651377933.html

  • francisco

    -

    27/2/2012 às 6:50 pm

    É a leniência do poder público em relação ao combate à facilidade com que as drogas circulam neste país.O resultado é este, despesas e mais despesas para o estado. Não se pode acabar com um cupim sem que primeiro ataque o seu quartel general. Só se ouvi e ver na imprensa as notícias de corte de orçamento dos órgãos de segurança competentes para este mister. Agora, dinheiro para o porto de Cuba, para a construção da hidrelétrica em parceria com a Venezuela do tirano HC, para o MST, para isso sim, não falta grana. Acordem, políticos, por favor!

  • regina santana

    -

    27/2/2012 às 6:07 pm

    Rei que abirsurdoe esse quer disser que umdrogado que nunca cotribuiu recebe quase 4000 reais e ainda cada dependente dele recebe 860 e os coidados como meu irmao que trabalhou 35 anos recebe miseros 615 acho quee esseo vlor do salario minimo estou chocada so neste paiz e que acontece essa vegonha onde drogados e banditos tem mais valor que o cidadao honesto e trabalhador

  • Geneuronios

    -

    27/2/2012 às 6:03 pm

    Reinaldo, as drogas estão DESTRUINDO famílias e trabalhadores de todas as classes sociais! Continue a trazer o assunto para discussão, esclarecendo pessoas como o Sr. Angelo que fala que em 2009 criou-se o auxílio-zumbi. De onde ele tirou esta data???

  • Angelo

    -

    27/2/2012 às 5:12 pm

    Senhores,está criado desde 2009 o auxílio-zumbi.
    Infelizmente chegou-se a este fato lamentável,por absoluta
    inércia dos legisladores,pela deterioração de material e
    forças humanas para patrulhamento de fronteiras,e pela
    incompetência de 9/10anos de poder petista,é uma vergonha!

  • Geneuronios

    -

    27/2/2012 às 5:11 pm

    Reinaldo, acho bom esclareceres aos leitores o que está acontecendo realmente. Está havendo muita confusão, especialmente nos valores.

  • Geneuronios

    -

    27/2/2012 às 5:08 pm

    1 – O benefício é o auxílio-doença, não é um benefício diferenciado.
    2 – Meu filho de 28 anos está internado há alguns meses em uma comunidade terapêutica e portanto incapacitado para o trabalho. Recebe um salário mínimo de auxílio-doença. A mensalidade na comunidade terapêutica é de R$ 915,00. Mais a medicação, visitas, etc, passa dos R$ 1.500,00 o custo mensal.
    3 – Por coincidência HOJE recebi pelo correio o INDEFERIMENTO do INSS para a renovação do benefício que ele vinha recebendo há alguns meses (SEMPRE internado). Terei que recorre pois ele precisa do auxílio-doença para se tratar e ajudar a custear as despesas.
    4 – Se existem dependentes químicos que ESTÃO recebendo o benefício e NÃO estão INTERNADOS, aí sim pode-se SUPOR que o dinheiro está sendo usado para outras finalidades que NÃO sejam o tratamento da dependência química.
    5 – Antes de meu filho se envolver com drogas (há 10 anos) eu achava que os drogados eram APENAS VAGABUNDOS, mas hoje vejo que não é bem assim. Ser um dependente químico INCAPACITADO para gerenciar a sua própria vida, é sem dúvida a PIOR doença que acomete um ser humano. A necessidade da droga (a famosa fissura) deve ser TERRÍVEL.
    6 – NUNCA experimentem nenhum tipo de droga !!! Como pai eu sei a desgraça que está sendo a vida de meu filho. Não sei como isto vai acabar.

  • Marcos

    -

    27/2/2012 às 4:48 pm

    Na boa. Se fosse um seguro privado, essas pessoas deixariam de receber, porque sua condição foi provocada por elas mesmas. Da mesma maneira que se eu cometer suicídio minha família não receberá meu seguro de vida.

  • Mário Sérgio

    -

    27/2/2012 às 4:42 pm

    Caro Milton Facchinetti Leone – 27/02/2012 às 12:46
    O valor do auxílio é repassado diretamente para a clínica de tratamento… não é entregue ao adicto para financiar o consumo.
    Pergunta: Se o INSS é obrigado a pagar cirurgia para homosexual mudar de sexo ou para a mulher matar o filho no ventre; porque não deveria pagar para a recuperação de um doente, dependente químico?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados