18/01/2007
às 20:53As patacoadas do Mercosul - ou “Lula é chefe de Chávez, não o contrário”
O governo americano, por sua vez, também vê uma contradição, mas acredita num Lula virtuoso em contraste com um Chávez vicioso. Tudo conversa mole. Chávez é um dado da equação do petismo na política externa. Por mais porralouca, falastrão e irresponsável que seja — e ainda que isso atrapalhe um pouco o petista —, ele terá sempre valor instrumental para Lula, e não o contrário. E a razão é simples: o tamanho das duas economias. A Venezuela não lideraria a América Latina ainda que fosse governada pela Razão encarnada.
Os eventos de hoje sobre o Mercosul não deixam a menor dúvida sobre o que estou dizendo. Lula discursou numa estrovenga chamada Fórum Consultivo de Municípios Estados Federados e Províncias e Departamentos do Mercosul, realizado nesta quinta-feira, um dia antes da Cúpula do Mercosul. É uma espécie de prévia da cúpula da amanhã. E fez uma defesa veemente da diversidade no bloco. Em palavras mais precisas: quer a entrada da Bolívia “bolivarianizada” no grupo, fazendo-lhe concessões, como a não obrigatoriedade de adotar a TAC (Tarifa Externa Comum). Nestor Kirchner, da Argentina, já se disse contrário às regalias. “Eu não quero tudo para mim. Eu quero apenas tudo o que preciso. Nós só iremos consolidar a integração no dia que percebermos que, sozinhos, os países das Américas do Sul e Latina não terão como crescer”, afirmou Lula, o generoso, ainda ecoando aquela fábula da borboleta…
Não podemos deixar escapar um detalhe. O Apedeuta destacou o que chamou “integração social” do Mercosul e lembrou que o continente já tem hoje um “perfil político diferente”. A quem ele estava se referindo? Chávez, seu aliado, acaba de anunciar a opção pela ditadura escancarada na Venezuela, com a nacionalização de empresas. O presidente do Equador já avisou que vai fazer uma Constituinte. Evo Morales põe seus baderneiros para depor governadores adversários. Lula vê nisso tudo um avanço.
Eis a visão “crítica e inocente”: supõe-se que esses movimentos poderiam criar algum constrangimento ao Brasil. Não criam. Na prática, eles são estimulados pelo PT. Não se enganem: não se tomam medidas de nacionalização de empresas no continente — especialmente de uma empresa brasileira, como foi o caso da Petrobras na Bolívia — sem que isso seja previamente comunicado a Brasília. A suposição de que Lula seja um idiota a levar passa-moleque de Chávez é só a reiteração de um erro antigo de alguns setores que lhe fazem oposição.
Amorim
“É natural que aqueles todos que podem ser chamados de mercocéticos ou mercocríticos se enfureçam cada vez que acontece algo como a adesão da Venezuela ao Mercosul. Porque eles percebem que o bloco está se fortalecendo. Mais uma vez, vejo que essa visão tem enorme importância geopolítica e geoeconômica. O Mercosul é hoje o grande bloco da América do Sul e quer convergir com os outros”. Eis aí. Trata-se Celso Amorim discursando na abertura da reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC), instância decisória do bloco composta por chanceleres e ministros da Fazenda.
É o mesmo ministro que afirma que as medidas de nacionalização de Chávez são positivas para o Brasil. Dando uma aula de pragmatismo, este iluminado afirmou faz dois dias que ao Brasil não cabe se interessar por este ou aquele aspecto de seus parceiros. O que interessava, sugeriu, era que o resultado final fosse bom para o país. É como estamos nos preparando para nos tornar imperialistas, rá, rá, rá.
Chávez“
Lula é chefe desse movimento, não seu mero caudatário. E, sendo assim, o Brasil não está imune ao risco.



Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
50 Comentários
Flávia
-19/01/2007 às 21:48
Vocês querem alertar o Samuel Marinho. Não adianta! Essa é minha luta diária, pois sou uma ilha cercada de petistas por todos os lados. Meu cículo de convivência é composto por engenheiros, dentistas, funcionários públicos de nível superior, todos bestificados.
O pior é que eles não discutem. Quando muito instigados, dão justificativas de estarrecer, tais como - votar no Lula não quer dizer votar nas invasões do MST - e para justificar a reeleição: se o Fernando Henrique teve oito anos, por uma questão de justiça o Lula também tem que ter.
Assim fica provado que não é o analfabetismo que elege o Lula. É sim, uma espécie de idiotice opcional.
MISTER X
-19/01/2007 às 13:23
“SAIA JUSTA”
A LEITURA DA LINGUAGEM CORPORAL DAS APARIÇOES DE LULA E CHAVEZ,GESTOS E POSTURAS,DENOTA CLARAMENTE UM CONSTRANGIMENTO DISFARÇADO DE LULA ATÉ NO APERTAR DE MÃOS COM CHAVEZ.
TUDO ARTIFICIAL,APENAS FORMAL.
SERÁ QUE JÁ COMPREENDEU?
SUA MENTE CAPTOU?
O ÔMI DE GARANHUNS JÁ SENTIU QUE LEVOU BOLA NAS COSTAS DOS PARCEIROS LATINOAMERICANOS ,E NÃO SABE COMO INVERTER O JOGO, E NEM VAI CONSEGUIR,COM OS” SARGENTOS GARCIAS” DE SUA CURIOLA.
RECEBEU UM “BILHETE CONVITE” DA MATRIZ DO NORTE PARA UMA VISITA ,BUSH O AGUARDA EM ABRIL.
RECEBEU TAMBÉM UMA RECOMENDAÇÃO PARA NÃO CONTRIBUIR PARA A DESMONTAGEM DAS DEMOCRACIAS LATINOAMERICANAS.
APROPRIAÇÃO DE BENS ILICITAMENTE,RASGAR CONTRATOS,É
COISA QUE OS GRINGOS NÃO ADMITEM DE JEITO NENHUM.
ENTÃO QUEM APÓIA VAI SER COBRADO.
MISTER X
-19/01/2007 às 13:08
“CHAVEZ E A CHAVE”
CHAVEZ DESCOBRIU QUE A CHAVE DO PODER EM POVOS COM QI DE MACACO É O MARKETING.
É UM INVESTIMENTO BARATÍSSIMO PARA OBTER UM GRANDE PATRIMÔNIO DE RETORNO.
TÁ PINTANDO E BORDANDO,SEM PÁREA,INFLUINDO EM PARTE DA AL,ATÉ DEMAIS.
ATÉ DE BOLÍVAR ELE TENTA REESCREVER A HISTÓRIA,CONFORME LHE CONVÉM.
COMO NINGUÉM TEM “MUNIÇÃO” FINANCEIRA COMO ELE,E NEM “PEITO”,VAI COLANDO E FORMATANDO A HISTÓRIA.
SE ELE QUIZESSE ENFRENTAR OS EEUU SERIA SÓ SUSPENDER A VENDA DE PETRÓLEO DA VENEZUELA PARA ELES.
SÓ QUE AI O FURO É MAIS EMBAIXO.
LULA RECEBEU UM “CONVITE”PARA IR FALAR COM BUSH EM ABRIL, E UM AVISO
PARA NÃO AJUDAR A DESMONTAR AS DEMOCRACIAS SULAMERICANAS.
Moraliza Brasil
-19/01/2007 às 10:01
Essa estória de não levar a sério a loucura político-ideológica do ditador venezuelano está me lembrando a mesma apatia demonstrada por França e Inglaterra quando da ascenção de Hitler ao poder na Alemanha, antes da II GM.
Todos achavam que ele era um ditador, do tipo muito mais p/ bufão do que p/ expansionista…deu no que deu apostarem só na fanfarronice do cabo austríaco com bigode de Charles Chaplin
Anônimo
-19/01/2007 às 9:59
Isto mesmo Reinaldo! Só os inocentes continuam achando Lula um inocente. Beleza de análise!
Maria
-19/01/2007 às 9:55
Nós já temos uma ditadura branca: o assistencialismo barato desse governo é uma imposição aos últimos resultados das urnas. E quem começou isso devagarinho foi FHC. Por isso é que os dois se dão tão bem. Quero ver é gente com competência e coragem de governar para todos, não apenas para ludibriar os miseráveis.
Anônimo
-19/01/2007 às 9:17
Samuel R. Marinho
Bem se vê que sua praia é outra…
Anônimo
-19/01/2007 às 8:35
O Brasil, no atual rumo, está fadado à irrelevância num contexto global. Grande porcaria ser o líder econômico da América do Sul (não da América Latina, pois o o PIB Mexicano - sem aquela safadeza de PPP - é maior).
Anônimo
-19/01/2007 às 6:33
A VENEZUELA, NÃO CONSEGUINDO SER LÍDER DA AL POR VIA ECONÔMICA, ESTÁ SE PREPARANDO A PASSOS LARGOS PARA SÊ-LO VIA MILITAR.
MELHOR QUE O BRASIL SE ESPERTE PORQUE LULA ESTÁ DE ACORDO COM ESTE LUNÁTICO E TODA A CORJA ESQUERDISTA. CADA UM ESTÁ CUIDANDO DE UMA PARTE DO SHOW, QUE SÓ NÃO OCORREU AINDA, PORQUE LULA E CHAVEZ ESTÃO BRIGANDO PELO PAPEL DE DITADOR-MOR.
LULA ALEGA TER A MAIOR ECONOMIA, CHAVEZ ALEGARÁ TER A MAIOR ARTILHARIA EM BREVE.
Mario
-19/01/2007 às 5:07
Enquanto a petralhada lambe o s… da sinistra figura venezuelana, a imprensa brasileira não noticia os seus assassinatos:
MÁS DE 400 RECLUSOS FUERON ULTIMADOS DURANTE EL 2006
Uribana, que abrió 2007 con una masacre, es el penal más violento (Archivo)
Según la ONG, Observatorio de Prisiones, 982 reos resultaron heridos
GUSTAVO RODRÍGUEZ
EL UNIVERSAL
Más de 400 reclusos fueron asesinados y otros 982 resultaron heridos en diferentes reyertas y motines ocurridos durante el pasado año en las diferentes cárceles del país, según el balance presentado por la organización no gubernamental Observatorio Venezolano de Prisiones.
Humberto Prado, coordinador de la citada organización no gubernamental, dijo que hubo un considerable incremento respecto al año 2005.
Prado señaló que durante los doce meses del pasado año se contabilizaron 33 requisas que permitieron el decomiso de 99 pistolas, 43 granadas, 34 escopetas y 124 revólveres. También se decomisó 2.712 armas blancas y 802 armas de fuego de fabricación carcelaria.
El activista de derechos humanos criticó que 128 reclusos se hallan fugado cuando se encontraban bajo la condición de destacamento de trabajo y que sólo tres hallan evadido su compromiso durante el beneficio de régimen abierto. Explicó que en este último eslabón existen mayores controles. En total se escaparon 205 reclusos de los establecimientos penitenciarios.
Lamentó que el año 2006 haya sido el más conflictivo de los últimos años, pues se registraron 165 huelgas, motines y reyertas en los diferentes penales. Las autoridades también registraron 51 huelgas de hambre y diez autosecuestros.
En cuanto a los penales más peligrosos del país el abogado confirmó que el más violento es la cárcel de Uribana, situada en el estado Lara.
Dijo que allí, el año pasado, se contabilizaron 63 asesinatos y otros 209 reos resultaron heridos. Destacó que producto de la violencia fue asesinado el 5% de la población penal y el 15% resultó herido.
El internado Judicial de Barinas es el segundo penal más violento del país. Allí se produjeron 31 asesinatos y 87 reos resultaron heridos. Dijo que los estudios realizados por el organismo refieren que Uribana es la cárcel más violenta de todo el continente. Propuso mesas interinstitucionales.
http://www.eluniversal.com/2007/01/18/sucgc_art_145081.shtml
mãe joana
-19/01/2007 às 3:29
Rei, é exatamente como você disse que é. Só os mal informadíssimos duvidam.
Orfeu Lima
-19/01/2007 às 2:54
Eliana Maria.
Fui lá checar e fiquei assustado.
Isso com certeza está dentro dos planos dessa galera do Foro de São Paulo.
Só gostaria de saber quem é que vai sustentar toda essa verborragia esquerdista, quando alguns integrantes destes grupos caírem na real que só estão sendo usados pela nova classe dominante de sindicalistas e governantes populistas canalhas.
Querem estatizar tudo é?
Quem é que continuara pagando imposto para manter essa cambada de desocupados.
O Lulla no final de tudo vai deixar um grande legado para a história.
A noção de que qualquer desqualificado pode chegar à presidência da república fazer um monte de merda roubar os cofres públicos e ser ainda reeleito.
Quando elles descobrirem que esta ficando muito mais cheio de caciques do que de índios.
Aí o bicho vai pegar.
Vou pegar o meu passaporte e bater fora daqui.
Mas antes mastigarei alguns fígados. Hehehe
Obs:
Reinaldo acho que deverias começar a pautar está história do Foro de São Paulo.
Você até que já começou a mencioná-lo com mais freqüência. Só assim, quem sabe essa matéria poça vir a ser debatida com mais amplitude.
Não espere que a mídia comprada vá fazer este serviço.
Acho que essa coisa ta começando a ficar feia.
Eduardo Silva
-19/01/2007 às 2:52
É um enorme e perigoso erro achar que Lula e PT têm algum controle sobre Hugo Chávez e demais esquerdóides hispânicos. Hugo Chávez há muito tempo diz e faz o quer. A realidade está aí para estapear e acordar a cara daqueles que vêem o venezuelano como um ditador inofensivo para o Brasil (e até nossa soberania). Senão vejamos:
– Entrou no Mercosul quando achou que deveria, de forma imediata. Um recorde de “assimilação”. A Venezuela mostrou uma desinibição dentro desse bloco-gambiarra que nem os próprios sócios originais jamais arriscaram ter.
– Mandou o índio-de-araque Morales assaltar as refinarias da Petrobrás. O governo Lula baixou a cabeça. Tomou nos fundilhos, como bem representou pela aquela famosa foto do boliviano imobilizando o apedeuta por trás.
– Está impondo um megagasoduto para o Brasil. Quer que nosso país fique dependente energeticamente dele. Assim futuramente vai poder ingerir nos assuntos internos do Brasil usando o gás como chantagem. E a imprensa nada alerta a respeito! Basta ver o que ele faz com os EUA: apóia e dissemina o anti-americanismo na América do Sul, inclusive instalando fantoches seus nos países andinos e o governo americano fica assistindo de janela. Se os EUA não dependesse do petróleo venezuelano, Hugo Chávez já teria sido neutralizado há muito tempo. Como ele vai agir com o Brasil quando no futuro não houver mais PT ou esquerdistas no governo? Vai usar a dependência do gás encostar o governante brasileiros na parede, claro.
– Ele vem aqui no Brasil (e em outros países) e se exibe como estivesse no quintal dele. Fala o quer e diz o que o Brasil deve fazer. Ninguém tem coragem de confrontá-lo. Ele já se impôs a Lula. O apedeuta já se conformou com seu papel secundário. Afinal o próprio PT talvez queira isso, que um estrangeiro totalitário dite direções para o Brasil. Esse pessoal que está no poder são traidores. A pátria deles não é o Brasil, é essa aberração de uma única “América Latina”, uma URSS do Sul. A pátria deles sempre foi Cuba e o comunismo. É para aquela utopia que eles trabalham. Vêem o próprio país apenas como um instumento de um “objetivo maior”. O Brasil está sendo engolido pelos “latinos”. Através do governo Lula o grande tolão que fala português está gradativamente deixando de ser Brasil e se tornando um arremedo de hispânico. Está sendo dominado aos poucos. Este sempre foi o grande desejo da América espanhola: anular o país que se atreve a ser o diferente e o menos atrasado na América do Sul. É um ressentimento secular. Os idiotas locais, os petistas, funcionam na verdade como agentes infiltrados da esquerda hispânica no Brasil, minando o país ao prejudicar os nossos próprios interesses em favorecimento dos deles. Lula é só um símbolo, que serve para angariar os votos. Quem está mexendo os barbantes do boneco Brasil é o Foro de São Paulo – que aliás de São Paulo e brasileiro não tem quase nada.
– O molão Brasil, graças ao governo Lula, não tem o respeito de mais ninguém. Não tinha o da Argentina, que já há algum tempo transformou o Mercosul num instrumento para o desenvolvimento deles. O Brasil só perde em relação. Perdeu qualquer respeito que provocasse nos países menores. A Venezuela já percebeu isso e cada vez fala mais alto, peitando o Lula aqui e ali. Até a Bolívia já sacou que o Brasil não é de nada. Não só tomou de assalto empresas brasileiras como ainda foi premiada com mais investimentos.
– A diplomacia lulista está maquiavelicamente direcionando o comércio exterior para os seus amiguinhos esquerdistas. A intenção do PT é deixar o Brasil dependente dos vizinhos, causando uma integração à força – ou melhor, uma entregação. Mesmo que isso signifique sabotar o crescimento das exportações para os países desenvolvidos e demais emergentes. Não foi por outra razão que o Brasil não aproveitou o extraordinário cenário no comércio internacional. Enquanto os demais emergentes bateram recordes de crescimento de PIB, principalm
Junior
-19/01/2007 às 2:14
Po, Tio Rei. Aí eu fico sem entender. Você não disse em um post, logo após o anúncio de que a Petrobras seria expropriada na Bolívia, que o “Falso índio” havia dado um chapéu no “apedeuta verdadeiro”? As palavras eram mais ou menos essas (e me arrancaram boas risadas). Depois, você já postava alguma coisa nessa linha de que o índio de araque e o apedeuta estavam de conluio. Houve uma mudança de avaliação?
Abraço
simplesmente maria
-19/01/2007 às 2:03
Rei,
O Samuel, das 10:02PM, com essas constatações simplicistas sob perspectiva deturpada é petralha, sim, fingindo-se de inocente iludido e desinformado. Foice e martelo nele.
simplesmente maria
-19/01/2007 às 2:03
Excelente análise, Rei. Parabéns.
Orfeu Lima
-19/01/2007 às 1:57
Sr. Samuel.
Aqui não acreditamos que petralhas falam a verdade.
É simples assim.
Entendestes?
Mas, ao contrário do pretendido pelo (seu) querido
ostra, molusco, apedeuta, cínico do Lulla.
Aqui neste blog existe democracia.
Acorda amiguinho.
Ou ao menos ligue um dos neurônios.
Perdoe-me Reinaldo.
(Devo ter sido cana na outra encarnação).
Anônimo
-19/01/2007 às 1:07
Tem dias que me da vontade de ficar eternamente de feria e “desplugado”. Que desanimo. Se alguns acham que as coisas andaram melhorando de uns 10 anos para ca, ate posso concordar. Mas por favor,na velocidade que o mundo anda, era so o que faltava se nao tivesse melhorado nada. Agora imagine se tivessemos um governo serio, sem roubos, sem pilantragens, aonde estariamos. Provavelmente no lugar que mereciamos estar ocupando. O Brasil pode, e so ter um pouco de boa vontade.
Anônimo
-19/01/2007 às 0:54
O 10:02 escreve uma insanidade dessas e não quer ser chamado de petralha?!?!
Vai pro blog do Zé Guerrilha.
Anônimo
-19/01/2007 às 0:52
Ainda para o petralha das 10:02;
A dívida externa do Brasil quase dobrou no governo Lulla e já passa de 1 TRILHÃO de dólares(idem para a dívida interna)mas,é claro o Povão não sabe disso e pensa que o Apedeuta quitou-a!!!
Segundo o Mainardi,o Apedeuta causou um rombo de 100 milhões,no erário com gastos em propaganda estatal(revista IstoÈca,TV BUNDEIRANTES,CACA CAPITAL,etc.) sempre tentando sequestrar a liberdade de imprensa.
Ass:Ayrton RJ
PS: Samuel Marinho , vc deveria ler a Veja.
Anônimo
-19/01/2007 às 0:47
Admirável Tio Rei,
Com efeito, meu Rei, Lula é chefe de Chávez, não o contrário.
A questão é os brasileiros de bem vão deixar?
O fato é que o lulopetismo está comendo pelas bordas… Vamos combinar que não há grana que compre, entre outras coisas, liberdade de expressão.
Permita-me, meu Rei, tentar responder à questão formulada pelo Alexandre Melo: como o Brasil defende a entrada da Venezuela e da Bolívia no Mercosul, se esses países não respeitam acordos? Ora, não respeitar acordos é a própria combinação/articulação; faz parte do show. (Seguem à risca o plano do tal foro, não? Ninguém vai divulgar nada na tevê, pro povão?)
O outro espertalhão está cantando de galo no nosso terreiro, Eliana Maria, porque interessa ao espertalhão-mor, nosso guia.
Quanto às palavras do professor Fiorin, citadas pelo anônimo (10:58PM) - “Não devemos
esquecer-nos de que assim como a ideologia dominante é a da classe dominante, o discurso dominante é o da classe dominante” -, elas podem ser entendidas assim: que classe domina o poder no Brasil de hoje? … Logo, o discurso dominante (na mídia, por ex., inúmeras vezes tema das análises aguçadas de Reinaldo Azevedo) é o da classe que chegou ao poder nesta república de sindicalistas.
Perdoe-me, admirável Rei, pelo abuso de seu espaço. Obrigado.
Anônimo
-19/01/2007 às 0:40
Tio Rei,
eu concordo que Lula esta a frente disso tudo. Olha, acho que Jesus Cristo deveria governar o Brasil! So assim, viu? Quanto ao comentario do Samuel Marinho, acho que apesar de ter melhorado um pouco pros mais pobres, a economia nao anda. Um sintoma disso e o empobrecimento da classe media. Ai e que a gente ve quando um pais vai pra tras. E nos 4 anos do governo Lula, a classe media perdeu 46% do poder aquisitivo. Isso e que e governo ruim, viu? E nao se iluda com numeros; e muito facil enganar o povo com estatisticas. E isso o PT faz bem como ninguem.
Cris
-19/01/2007 às 0:38
Vixe Maria, tio Rei! Passou um monte de petralha aqui. Mesmoq ue não queiram ser chamadosde petralhas.
Anônimo
-19/01/2007 às 0:35
Para o petralha das 10:02pm (Samuel)
Aumentar o superavit primário nada mais é do que “separar” um dinheirão(que os micro e pequenos empreendedores e a classe média bancam em 70%)para pagar os juros da dívida externa.Esse é o principal motivo do risco-país estar tão baixo.
Eu frequento o café do Diogo em Ipanema e sei que o dono emprega cerca de 20 funcionárias,todas cearenses, que estariam desempregadas não fosse a classe média alta.Já conversei com elas e sei disso.Por favor ,informe-se melhor petralhinha.
Ass:Ayrton RJ
Anônimo
-19/01/2007 às 0:21
Essa vai para o petralha das 10:02pm “Samuel R Marinho”:
1- O Brasil apresentou no final de 2006 o pior índice de crescimento de toda a América Latina,excetuando o Haiti.
2-O índice do analfabetismo funcional é superior a 70% da população.
3-Segundo o MEC, 20% dos brasileiros entre 15 e 19 anos são completamente analfabetos.
4-Ao invés de seguirmos o modelo sul-coreano, aumentando significativamente os salários dos professores e a carga horária do ensino público,temos alunos que intimidam professores ou não tem motivação.
5-O Brasil ,que possuia uma das maiores cargas tributárias do mundo,acaba de aumentá-la!
6-Não vemos nem sombra do dinheiro aplicado com eficiência em:SAÚDE,SEGURANÇA PÚBLICA ou EDUCAÇÂO.
7-O Estado brasileiro é um “elefante branco” de cabides de emprego e ineficiência.
8-Quem paga a conta é a classe média (70% da arrecadação).
9-Os lucros dos banqueiros (5 dos maiores bancos financiaram a campanha apedeuta!)são pornográficos
nestepaíz.
10-As privatizações não são elogiadas como deveriam (vide o Chile),sendo alvo de sofistas e populistas espertalhões.
11-O modelo chavista,que o PT quer implantar aqui, reduziu em 50% os investimentos estrangeiros na Venezuela.
12-A pobreza na Venezuela aumentou em 8% desde que o Chapolin assumiu.
13-Os neo-maoístas do PT tentaram, por pelo menos duas vezes, implantar a censura aos meios de comunicação.
Ass: Ayrton
PS:Por favor informe-se antes de vir aqui nesse blog.
Rafael Fernandes
-19/01/2007 às 0:02
Será que ninguém percebe o quanto é conveniente para o Lula usar Chávez como bode expiatório do incentivo cada vez mais crescente do petismo em adotar o mesmo regime, mesmo que disfarçado? O povo realmente está confuso. Lula está de parabéns.
Anônimo
-19/01/2007 às 0:01
Perfeito Reinaldo, é claro que o Brasil não está imune ao risco e que Lula e o PT são a parte mais importante desse movimento que caminha na direção da tomada de poder total da América Latina.
Faz parte da estratégia que o Brasil vá num ritmo mais lento e mais disfarçado, pois caso contrário corre o risco de por tudo a perder.
Chavez ao mesmo tempo faz o papel de boi de piranha e cobaia.
Mas cada vez que Chavez ou Evo ou Kirchner ou qualquer um faz um movimento na direçao de aumentar seu poder e conquistar um pedaço a mais de terreno isto ajuda a estratégia global, inclusive no Brasil.
É de uma clareza total que tudo faz parte de uma ação concertada, muito bem planejada e melhor executada. Quando algum tempo atrás eu lia Olavo de Carvalho batendo nessa tecla achava que o homem estava paranóico. A cada dia, entretanto as peças se movem numa velocidade maior ou menor na direção planejada e vão mostrando que vão se encaixando harmonicamente.
Quando voce pega um exemplo aparentemente isolado como o acidente no metrô e percebe que em menos de uma semana montou-se uma ação extraordinariamente bem coordenada de politizar o evento ( talvez como alguém comentou pode ser até que tenha sido um acidente construido ), não há porque não preocupar-se da enorme competencia com que a esquerda age para conquistar espaços. O sistema está azeitadissimo. Deu para perceber até pela leitura dos comentários deste blog como muitos foram influenciados e passaram a atuar no jogo de forma inocente, mas na direção desejada. A estratégia é gramsciana. Qualquer fato, acidente real ou montado serve de pretexto para plantar conceitos na cabeça das pessoas, conceitos esses que serão usados para montar o ataque final, quando não houver mais resistencia mental.
A mídia consciente e intencional ou apenas ingenua e estupidamente, faz um papel fantástico de disseminar as idéias que eles querem plantar.
Novamente o caso do metrô é exemplar.
Morrem neste pais diariamente centenas ou talvez milhares de pessoas, em decorrência da imensa incompetencia do Estado: segurança pública, saúde, estradas , burocracia, etc. etc. etc.
Bem e o que consegue a esquerda com um acidente e 7 mortes em menos de uma semana ? Consegue plantar na cabeça de uma imensa quantidade de cidadãos que o problema é única e exclusivamente decorrente da privatização, capitalismo, ambição, elites, enfim todos os males da direita que criam travas para impedir a verdadeira democracia e felicidade social.
Quem não percebe isto com a montanha de evidencias é porque já foi contaminado.
Ainda há esperanças, mas diminue a cada dia, porque a cada dia um certo numero de pessoas passa para o outro lado ainda que inconscientemente.
Empreiteiras não são anjinhos, mas quando antes mesmo de se executar a primeira ação investigatória isenta ( e não acredito mais que vai ser isenta, dado o peso da opinião pública sobre os que vão executá-la) a imensa maioria das pessoas já se deixou levar pela conclusão de que há culpados e que apenas falta identifica-los, sendo que muitos já atribuem aos diretores (todos) das empreiteiras e ao governo de SP essa culpa, é porque já foram definitivamente contaminados. Eles venceram mais uma batalha.
Anônimo
-18/01/2007 às 23:56
E aí, caiu a ficha?
PEnsou que a tal “força nacional” estava sem saber o que fazer e está no RJ para combater o crime é?
Ela está lá para zelar das autoridades estrangeiras presentes a reunião do Mercosul.
Gostou da pegadinha do governo?
Silenciaram quanto a reunião e passaram a impressão de que estavam preocupados com a baderna. Lembra q o governo liberou 900 milhões para o Cabral?
Enganaram até a imprensa.
São espertos esses meninos…
Continua tudo igual, nada mudou depois das denúncias do deputado Jefferson.
A imprensa fez papel de otária. Aliás…
Alexandre Core
-18/01/2007 às 23:53
Essa eu não concordo. Acho que Lula sonha em ser Chávez, mas para o azar dele é loucura demais fazer do Brasil uma Venezuela. Mas no campo ideológio (ou seria escatológico?) não há dúvidas que o PT sonha com isso e até trabalha nos bastidores com esse objetivo.
Anônimo
-18/01/2007 às 23:40
Rei,
Que cúpula essa, hein?!?
A américa latina parece mesmo condenada. Ora são os ditadores assassinos, ora a esquerdalha corrupta que se banqueteia com dinheiro público acompanhados de prostitutas. Enquantos isso, trabalhadores são queimados vivos, moças têm o cabelo cortado por bandidos, quando não arrancam-lhe as pontas dos dedos.
Roubam, deixam roubar, humilham os pobres com a dependência financeira, atiram a ética no lixo.
Riem da nossa cara.
Nada é eterno… Felizmente…
hdrummond
-18/01/2007 às 23:35
No primeiro parágrafo, ao invés de governo boliviano, vc não quis dizer venezuelano?
ou eu é que estou viajando?
Nego Heinz
-18/01/2007 às 23:30
Caro Rei,
Muito bem observado em seu comentário sobre as relações entre LULA e CHAVES (e seus seguidores, Evo, FARCS, etc): é LULA quem decide as coisas (pelo menos, as avaliza). Ano passado, LULA, em um desses encontros, confessou ao povo brasileiro que através do FORO DE SÃO PAULO, durante anos, ele e seus companheiros puderam conversar fora do foco da imprensa (TECLA SAP: conspirar às escondidas). Agora, ardilosamente, LULA se planta na imprensa como hostilizado e vítima de seus companheiros do FORO. Tudo não passa de uma sesquipedal dissimulação, que visa capitalizar sentimentos de solidariedade do povo brasileiro até que a jogada toda possa começar a se mostrar. Falou certo, caro REI: a Bolívia jamais iria expropriar refinarias da Petrobrás se não já tivesse o “de acordo” de LULA. É claro que esse comportamento coloca LULA entre os traidores da Pátria. “Ad augusta per angusta”! Abraço do NEGO HEINZ.
Eliana Maria
-18/01/2007 às 23:13
Há 8 anos nossa empresa tinha alguns clientes na venezuela, o número foi decrescendo e há 1 ano todos haviam fechado as empresas.
Ontem estava lendo no Valor Econômico:
Chávez apóia ocupação no Brasil de empresas prestes a quebrar.
Uma amostra do projeto socialista do presidente Hugo Chávez já cruzou as fronteiras da Venezuela e chegou ao Brasil. Mais precisamente a três fábricas no interior de Santa Catarina e de São Paulo.
As três empresas, do setor plástico, são administradas por funcionários ligados a um movimento, também de orientação socialista, que prega a “ocupação” pelos empregados de companhias prestes a fechar as portas, como uma tentativa de manter os postos de trabalho. As fábricas já receberam um carregamento de matéria-prima subsidiada do governo venezuelano. O lote para este ano deve chegar nos próximos meses, segundo a coordenação do movimento.
A matéria segue ( leiam no site ), para terminar dando o endereço do Site: http://www.fabricasocupadas.org.br
Tio Rei, que o Lula não é bobo, todos nós sabemos. Mas o outro espertalhão, já está cantando de galo no nosso terreiro.
Você pode comentar algo sobre isso?
Obrigada
Abraço.
João Carlos
-18/01/2007 às 23:06
Sr. Reinaldo,
Há pouquíssimo tempo, defender um modelo de caráter mais social era o mesmo que pedir para ser chamado de dinossauro. Pois é … como as coisas mudam rápido. Seu artigo o faz parecer uma viúva das oligarquias incompetentes e corruptas que afundaram a América Latina.
Anônimo
-18/01/2007 às 22:58
“Não devemos esquecer-nos de que assim como a ideologia dominante é a da classe dominante, o discurso dominante é o da classe dominante.” (Fiorin)
A Análise do discurso de linha francesa relaciona linguagem e ideologia. Gostaria de saber se em sua opinião a produção acadêmica na área de línguas no Brasil tem alguma influência, de alguma forma, no cenário político.
Rodrigo Veppo
-18/01/2007 às 22:44
E nosso presidentinho ainda aplaude as palhaçadas do ditador chávez. É um baba-ovo.
Anônimo
-18/01/2007 às 22:38
Reinaldo,
Primeiro um desabafo: Estava de férias e “desplugado” e no meu retorno deparei com a dura realidade de que meus (nossos?) maiores temores polítcos estão se realizando: O pSDB perdido e perdendo de goleada do lulo-petismo, chegando ao absurdo dos absurdos de apoiar o Chinaglia Marionete do Zé para a presidência da câmara… Me sinto só e não representado…
Agora o Mercosul: Acabo de ouvir na TV que Lula vai assinar a primeira fase do Gasoduto do Sul.
Se a pouca informação que tenho a respeito sobre o assunto procede, trata-se de mais uma “bomba” do lulo-petismo com potencial de crime lesa-pátria. Por favor apure e denuncie:
A Petrobras (que o lulo-petismo considera propriedade deles) vai ser uma das patrocinadoras (provavelmente arcar com a maior parte) da construção de um gasoduto de custo estimado em cerca de R$20 bilhões, que vai ligar a Venezuela ao Uruguai e à Argentina, atravessando todo o território brasileiro, inclusive a amazônia… e depois entregar a chave da válvula do gás ao Chavez?
Enquanto isso nossas bacias de gás do litoral de Santos até Camamu-BA continuam lá, apesar de termos total controle, estarem próximas dos nossos centros consumidores e necessitarem de menor investimento e tempo para entrar em operação?
Isoo sem considerar impacto ambiental, corrupção e outras “bilongas mais”. Será que este é um dos motivos que explicam a preferencia de Gabrielli em continuar na Petrobras ao invés de aceitar um ministério?
Acho que o lulo-petismo está me transformando em um adepto da teoria da conspiração.
Enfim, como não temos ministério público federal idependente do ptzão e nem temos oposição, recorro ao Reinaldão… com rima infame e tudo mais.
Sds,
Correia Bahiano
Cris
-18/01/2007 às 22:28
Também penso como tu. Aliás, a mesma meleca que fizeram em Cochabamba está ocorrendo, de leve, em Alagoas. Será que vão depor o governador lá tb? rsssssss
Ressalte-se o MAR de bandeiras vermelhas nos protestos mostrados na TV.
Lulita está é comendo pelas bordas. É esperar pr´ver. parece que o povão esqueceu que, outro dia mesmo, ele falava em….? Oh, surpresaaaaaaaaaaaa, em constituinte, veja só!
macz
-18/01/2007 às 22:23
essa reunião…é como azulejar parede de tunel desabado.
Humberto
-18/01/2007 às 22:15
O editor Enio Silveira escreveu que a obra de Antonio Gramsci, introdruzida no Brasil no início da década 60 do século passado, renovaria os ânimos (leia-se: o arsenal) das esquerdas nacionais. Bem, aí está…
Luiz Pereira
-18/01/2007 às 22:11
Sobre democracia. Se o partido que comanda a coligação que governa o país tenta e consegue alterar a Constituição, aproveitando-se da popularidade do atual presidente, conferindo a este o direito de se reeleger, isto configura:
a) Um viés autoritário
b) Uma maneira de se perpetuar no poder
c) Depende: se for um governo conhecido como petista, é golpe. Se for um governo chamado de tucano, é normal, pois o que é bom tem que continuar.
d) Depende: se o atual presidente é sociólogo, faz parte do jogo democrático, pois alterar a Constituição está previsto na própria Constituição. Se o presidente é ex-metalúrgico, operário ou coisa parecida, é a implantação do regime soviético
Alexandre Melo
-18/01/2007 às 22:06
Desafia a razão o apoio do Brasil as entradas de Venezuela e Bolívia no Mercosul. Como Articular com eles se os próprios não respeitam acordos?
Glenn
-18/01/2007 às 22:05
Ei Reinaldo, o teu ídolo, o FHC, no melhor estilo à mão grande, embolsou R$ 500 mil pratas de uma estatal paulista. E mais R$ 1.5 mi de empresas financiadas pelo BNDES! E tu ficas perdendo tempo com índios. E este teu chapéu tá ridículo. Já falei que teu estilo skin head é bem melhor. Abração.
Glênio Sarmento Fº
Anônimo
-18/01/2007 às 22:02
Reinaldo,
suas análises catastrofistas sobre o futuro do Brasil não parecem encontrar eco na realidade.
Pois o que leio todos os dias nos jornais, principalmente em relação a indicadores econômicos, são notícias tais como: risco país tem recorde de queda, comércio exterior quebra recorde de transações, recorde em exportações, aumento nos investimentos em programas voltados para a população de baixa renda.
Até concordo que o país ainda está muito longe de ser comparável a países europeus, porém é muito melhor do que era há dez anos, pelo menos para os mais pobres.
Se o Diogo Mainardi reclama - feliz dele - quando desembolsa R$ 2,20 por um cafezinho na zona sul carioca, grande parte da população comemora por ter condições de pagar menos que R$ 2,20 em um cafezinho e um pão com manteiga ou até mesmo um misto quente.
Em algumas capitais é até possível almoçar por apenas R$ 1,00. Já fui office-boy daqueles que comem um churrasco grego com refresco nas esquinas de SP - hoje não preciso mais disso -, sei dar valor a essas coisas.
E, antes que me chamem de petralha ou qualquer coisa parecida que tenha o tom de escárnio, sei reconhecer que muitas dessas melhorias ocorreram ao longo da última década, com mais ênfase nos últimos quatro anos e por continuar nos próximos quatro.
Portanto, o futuro próximo não é catastrófico para os brasileiros, a não ser que algum maluco detone algumas bombas atômicas por aqui ou resolva testar em nossos reservatórios de água a última novidade em arma biológica.
Gonçalo Osório
-18/01/2007 às 22:01
Reinaldo,
Entendi teu argumento, mas ainda estou pensando um pouco. É inteligente o que você suegere: na verdade, Chávez virou instrumento de uma “supra” política do PT. Sei não. A gente as vezes tende a subestimar o papel da burrice e da incompetência na formulação de políticas, inclusive política externa. Tendo a achar que o PT continua a reboque dos acontecimentos encaminhados pelo Chávez. E não sabe bem como reagir a eles, a não ser esse sorriso meio idiota que Amorim e Seu Guia mostram. Quando a gente se recorda de títulos como a marcha da insensatez, ainda pensamos em alguma boa vontade, alguma ingenuidade, sei lá. No caso da nossa política externa, é a marcha da incompetência.
abração
(troca aquela foto, pô!)
Cristal
-18/01/2007 às 21:42
Tio Rei !!!
O PSDB viabiliza a terceira via(Fruet)
O PFL apoia Aldo.Segundo Turno PSDB/
PFL votam em bloco no candidato que
ficar e assim o petralha vermelho vai pro vinagre.
Naõ seria isso que FHC e Bornhausen,
estão tratando?!?!
Stauffenberg
-18/01/2007 às 21:40
Reinaldo
Confiemos em NS Jesus Cristo.Acho que Ele pode nos ajudar.E muito!
Daniel Dourado
-18/01/2007 às 21:32
A America Latina estará fadada eternamente ao golpismo, quando não da direita, em seguida das esquerdas…
Não importa os lados, somo um povo SUBSERVIENTES de Direira e de Esquerda. Está em nosso sangue, está no nosso DNA.
Quando teremos nosso Messias?
renesantosneto
-18/01/2007 às 21:29
Caro Reinaldão
Sugiro ao colunista que coloque no ar uma enquete para a escolha entre os três candidatos à Presidência da Câmara (Chinaglia, Aldo e Fruet), para que se possa ter uma idéia de quais frentes os frequentadores do Blog estão apoiando.
cladir stafen
-18/01/2007 às 21:21
infelismenteo brasil vai ter mais este qusto nas nosas contas , e se brincarmos os cavas e o morales nos engolirao