25/01/2010
às 17:01AS ÁGUAS DE JANEIRO, SÃO PAULO, LULA, O PT E A IMPRENSA PAULISTANA
Chove há 34 dias em São Paulo. Sem um miserável diazinho de folga, nada! Não chove assim em janeiro há imodestos 77 anos. Assim, se algum paulistano — na verdade, morador de qualquer das cidades da Grande São Paulo — tem a sensação de que nunca experimentou nada parecido, a impressão corresponde à verdade. E os que têm idade para lembrar o que aconteceu em 1933 certamente não guardam fatos relacionados a enchentes na memória.
O leitor de São Paulo sabe como está se comportamento certa imprensa paulistana. Considera irrelevante a excepcionalidade das chuvas e responsabiliza a administração “demo-tucana” (como ela escreve, com preconceito evidente) pelas tragédias. Cidades da região metropolitana administradas pelo PT, por exemplo, onde, infelizmente, também morrem pessoas, como se nota, não entram nessa categoria. Mas e daí? A campanha eleitoral já começou. Esses setores da imprensa apenas replicam o que vai pelos blogs petistas, que transformam cada vítima da enchente num ativo eleitoral. Adiante.
Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, homenageou hoje o presidente Lula e o governador Serra com a medalha 25 de Janeiro por ocasião do aniversário da cidade. E Lula, claro!, discursou. Leiam a sua fala, conforme registra O Globo Online:
“É preciso tentar oferecer uma solução para melhorar essa situação. Todo ano tem enchente em São Paulo. Vamos lançar o novo PAC para o período de 2011 a 2015 e quero me reunir com o governador de São Paulo e com o prefeito da cidade para discutir quais serão as obras prioritárias nesse sentido (…). Sabemos que o problema das enchentes não é exclusivo do prefeito. Já tivemos várias administrações aqui, inclusive do PT, e é um problema recorrente. É preciso unir esforços para resolver essa situação “
Lula, como de hábito, temperou a fala com memórias pessoais:
“Cheguei em São Paulo pela primeira vez há mais de 50 anos. O primeiro lugar em que morei aqui foi na vila Carioca (zona sul). Sofri muito com a enchentes lá. Depois decidi me mudar para a Ponte Preta, na divisa com São Caetano. Lá passei por três outras enchentes, com até 1,5 metro de água dentro de casa. Em seguida, me mudei para a Vila São José, em São Caetano. Também alagava. Só depois que eu fui para o Parque Bristol (zona sul), que era um lugar alto, é que me livrei das enchentes”.
Volta e meia me refiro aqui à inteligência política do líder petista, e alguns leitores protestam. Fatos são fatos. Observem que ele, dados os desastres que acometem a cidade, evita a polítização explícita do problema, o embate propriamente partidário — isso fica por conta dos petistas e daquele jornalismo — e oferece “ajuda”. Qual? Incluir obras contra enchentes no PAC para o período 2011-2015. Não existindo o PAC 1, ele pretende colaborar com a cidade oferecendo o auxílio do PAC 2, que é só uma peça de propaganda da candidatura Dilma.
Lula sabe das coisas. Está ciente de que os setores da imprensa a que me referi e seu partido continuarão a partidarizar os dramas vividos pela cidade. Ele não precisa se entregar a esse tipo de especulação. Oferece ajuda — e, a partir de agora, pouco imposta se ela virá ou não; ele já fez a sua parte — e mostra que pode ser magnânimo.
Kassab, que concedeu a medalha, faz o jogo do contente:
“Os desafios são grandes e temos que fazer esforços para superá-los. O compromisso do presidente de incluir obras de drenagem para São Paulo entre os anos de 2011 e 2015 mostra que ele tem compromisso com a cidade, e foi isso que fez que ele recebesse a medalha que foi oferecida hoje” .
Talvez espere uma trégua concedida pelo partido de Lula e pela imprensa de Lula, que sustentam que as enchentes são culpa da “administração demo-tucana”.
Trégua que não virá.


Conferência sobre Mudança Climática em Bonn termina sem avanços
Cientistas batizam nova espécie de aranha em homenagem a Lou Reed
Rebeldes criticam a ONU após novo massacre na Síria
Barcelona vence título na despedida de Pep Guardiola
Atirador em cima de telhado mata uma pessoa na Finlândia









Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
88 Comentários
Imbecil e ignorante
-27/01/2010 às 6:57
Pois é Rei
Afinal o Homo Ridiculuss falou algo palatável, eu também morei na vila Carioca nos anos 50 e, realmente volta e meia às enchentes faziam a festa da molecada e do Lula também.
Em alguns lugares da Presidente Wilson dava mais de 1 metro de água. Só que ninguém reclamava, pois todos sabiam que a cagada tinha sido a ocupação da várzea do Tamanduátei, ou será que hoje ninguém sabe o que é essa tal várzea.
Há poucos dias houve uma enchente no Ribeirão dos Meninos, no meu tempo de criança, a várzea do Meninos era só mato, só havia umas poucas chácaras, pergunta aos universitários: De quem é a culpa dessa enchente?
Agora vem o Bravateiro falando em “PAC 2 a missão” que vai resolver o problema das enchentes, vai fazer o que? Tirar mais de 5 milhões de pessoas das várzeas? E levar pra onde? Para a Granja do Torto?
Norberto Bobbio
-26/01/2010 às 18:36
Não entendí o jogo do Kassab. Ou ele é muito ingênuo em “dar” palanque para o palanqueiro do Sr. Lulla, ou é incompetente em não apresentar pleitos de verba para as obras emergenciais.
Penso que Lulla faturou o Kassab.
Alex
-26/01/2010 às 14:46
Kassab homenageia Lula?!? Esta eu nao entendi. Na minha concepcao se homenageia alguem que tenha feito algo significativo para melhor alguma coisa ou que se superou em alguma atividade importante. Ao meu ver as unicas coisas em que o lula se supera, que faz melhor do que ninguem sao: mentir, ser corrupto; vagabundear; beber e se embriagar; distrubuir dinheiro publico para os seus companheiros; enganar o povo fingindo que se preocupa com ele; fazer aliancas politcas duvidosas; enriquecer com dinheiro alheio; etc.
Efraim G. Ferraz
-26/01/2010 às 13:18
Quando ocorre enchente em cidade administrada pelo PT, a imprensa culpa o “aquecimento global”. Quando ocorrem em cidades administradas por partidos anti-pt a culpa é dos prefeitos.
Jornalismo ideológico é a pior notícia da imprensa brasileira.
Equilíbrio
-26/01/2010 às 12:59
O pior cego é o que não quer ver. Começo com esse ditado pra ponderar que não se pode eximir Serra e Kassab de tudo que há de errado somente porque eles são oponentes do Lula. Por exemplo, o fato de não ter havido manutenção no rebaixamento da calha do Tietê em níveis suficientes ao longo dos últimos anos contribuiu para a situação caótica que se repete a cada chuva mais forte. E não se trata de fato isolado. Houve diversos episódios só este ano. os paulistanos precisam enxergar que existe algo de errado quanto à forma como São Paulo tem sido gerida. Se não fizerem isso, a situação só vai piorar mais e mais.
carlos amendola
-26/01/2010 às 12:31
Usando a metáfora petista, o Kassab levantou a bola pra Lula fazer o gol. É lamentável.
Mário Bond
-26/01/2010 às 11:26
Estou começando a achar que isso é influência de algum meteoro que se aproxima da terra, e está atuando nas marés proporcionando uma evaporação que se tranforma em nuvens carregadas, e que depois se precipitam na forma de chuva, aumentando em muito o índice pluviométrico. Ainda estou pesquisando a influência dos “buracos negros” em todo esse imbróglio. Na realidade não sou astrônomo e muito menos entendido dessas questões. Então vou culpar mesmo é o PT. Sim! Por implicância mesmo! O Partido da “Pinga com Torresmo” poderia chamar-se: “Pinga Torrencial”… Nessas chuvas deve ter o dedo do Genoíno, Dirceu, Delúbio, Silvinho… Quer saber: da Dilma também! O Lulla eu isento, ele não sabe de nada
Marcus Meyer
-26/01/2010 às 7:20
Se for igual àquela ajuda que Lula prometeu à Santa Catarina Há mais de um ano atrás, estamso fritos, pois Lula promete na frente das lentes das TVs para impressionar, mas depois não faz nada… Ele tem horor ao trabalho, lembram?
Como assim?
-26/01/2010 às 2:44
O Lula deve ter inspirado aquela musica que diz: “voce diz a verdade, e a verdade e o seu dom de iludir”!
Artur
-26/01/2010 às 0:21
Concordo que todos os prefeitos, sejam do partido que forem, têm que ser cobrados da mesma maneira. Mas gostaria de saber qual é a relevância da excepcionalidade do volume de chuvas na sua opinião, Reinaldo. Um fenômeno natural que aconteça em média a cada 77 anos é relativamente raro, mas ainda assim é um fenômeno natural que vai atingir todas as gerações de munícipes, pelo menos uma vez. Se as Defesas Civis de cada cidade são capazes de prever que, a cada oito décadas, em média, certas áreas da cidade vão ser alagadas de forma catastrófica, é seu dever criar um plano para lidar com a situação quando ela ocorrer.
Saulo
-25/01/2010 às 23:02
Concordo com os comentaristas que menosprezam a “inteligência” do Lula (não são “alguns”, são muitos!), porque ela é mesmo digna de menosprezo. Se esse espertalhão realmente fosse inteligente não diria nem faria as besteiras monumentais de que temos sido testemunhas todos os dias. Aliás, sempre que preciso citar algum exemplo de arrematada burrice é uma das suas asneiras que logo me ocorre. Acertou, assim, o Mainardi, ao elegê-lo como a sua anta. E que anta!
cacá Jundiaí
-25/01/2010 às 22:09
Tio rei, me permita só uma pequena correção…. outro dia vi num telejornal que este janeiro (isto há uns dias atraz) já era o mais chuvoso em 77 anos, período em que se tem medição pluviométrica na cidade, ou seja, pode ser o janeiro mais chuvoso em 100, 200 anos ou mais. Talvez nuncaanteznahistoriadeztepaís tenha chovido tanto em São Paulo. é só esta a observação.
valter
-25/01/2010 às 22:05
Esse Kassab nada sabe.
Claudio
-25/01/2010 às 21:55
Não me façam rir!
Digam-me que não sabem que PSDB e PT é a mesma porcaria e que Serra, FHC e Lula jamais foram inimigos políticos? Vocês têm coragem?
Nunca foram inimigos politicos, sempre foram compadres e vocês são ingênuos demais para pessoas adultas.
Não se enganem, PSDB e PT são partidos gêmeos e o DEM e PMDB dançam conforme a música.
Hélio Pimentel
-25/01/2010 às 21:34
Reinaldo: Eu já mandei uma mensagem pelo Twitter, mas acho que não adiantou… explique para o Datena (da Band) que o Kassab não tem culpa pela enchente nem no Embu, nem em Itapecerica da Serra, nem nas outras 36 cidades da Grande São Paulo que não são a capital.
PALANQUEIRO DESCARADO
-25/01/2010 às 21:34
Será que o kassab nunca jogou futebol?Não entendo nada deste ramo.Só quando sai um gol,inclusive um contra.Se o prefeito é pretendente a encantador das massas populares, inspirado no me
dalhado (desculpe a rima) das enchentes não seria o caso dos assessores recomendar matrícula numa escolinha p/ aprender pelo menos o básico de algumas regras e da retórica futebolística?O Serra tambem poderia transmitir alguns ensinamentos adquiridos em sua vasta experiência administrativa.Afinal p/ a imprensa a prefeitura é demo-tucana.O Serra indo no roldão pode se prejudicar.
RECADO:kassab, a pisada de bola foi péssima.Poderia ter nos poupado desta.A medalhinha vai ser jogada no lago paranoá.
PPMIX
-25/01/2010 às 21:21
Caro, Reinaldo
boa noite.
Apenas para somar ao que muitos dos seus leitores aqui mencionaram, eis algumas manchetes do jornal o Globo:
“Chuva alaga ruas e complica o transito no Rio e na Baixada Fluminense”, “Chuva alaga ruas em Volta Redonda”, “Leitora relata arrastão na avenida Brasil durante alagamento”…
E pela manhã a TV noticiou (sem mostrar imagens) que em
Belém/PA as chuvas causaram alagamentos e inundações.
Boa parte das estradas destruidas pelas enchentes são BR.
Disso o pt não fala nada…
Confiar em lula, é ingenuidade demais.
Saulo
-25/01/2010 às 21:10
Sinto muito, meu caro Reinaldo, mas o fato citado não serve de prova da “inteligência política” de Lula da Silva. Prefiro, como tal, a indicação de Dilma Roussef como sua candidata à sucessão. Fatos são fatos, e este que acabo de mencionar é, para mim, a prova definitiva da “inteligência política” dele.
santo
-25/01/2010 às 21:07
O Serra e o Kassab até parecem reféns do Lula. Só faltou um grande beijo.
Anônimo
-25/01/2010 às 20:57
Chuva deixa Lula, Dilma e Cabral ilhados em creche
Evento de inauguração de obras do PAC precisou ser interrompido. Temporal atinge vários pontos do Rio, com ruas e avenidas alagadas.
De Aluízio Freire, do G1:
A chuva forte que cai sobre o Rio de Janeiro no início da noite de segunda-feira (25) interrompeu a cerimônia de inauguração de obras do PAC, na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, na Zona Oeste. Por causa do temporal, o presidente Lula, a ministra Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes ficaram ilhados por cerca de meia hora na creche inaugurada.
Mesmo com a forte chuva que desabou sobre as pessoas que aguardaram por quase duas horas até o início do evento, o prefeito Eduardo Paes, que também fez as apresentações do governador Sérgio Cabral, da ministra Dilma e do presidente Lula com bastante entusiasmo, não deixou de aproveitar o momento para lembrar que a região, onde foi subprefeito, era seu reduto eleitoral.
AC
-25/01/2010 às 20:52
Puxa, e não aparece um serrista para dizer q, segundo relatórios confidenciais da CIA, quem está provocando essa chuva toda é o Hugo Chavez? (Que nesse caso, viraria o Hugo Chovez… Uga-buga!)
euko
-25/01/2010 às 20:32
Prezado Reinaldo,
Minha explicação para as inundações que assolaram o país são consequência das copiosas lágrimas derramadas pelos expectadores do filme “Lulla, o filho do Brasil”. Nunca antesnestepaís choveu tanto como neste mês de janeiro, quando foi lançado o filme. Já o ato do Prefeito Kassab possibilitou desmascarar o vagabundo de 50 anos atrás e que continua no mesmo ritmo. O país cresce não é por causa dele, mas de seu povo trabalhador.
Rapha Feres
-25/01/2010 às 20:28
A culpa das inchentes nao pode, de forma nenhuma, ser atribuida a admnistracao Kassab. A culpa é exlcusivamente de Sao Pedro, que faz chuver na cidade como nunca nos ultimos 77 anos.
Esse mesmo Sao Pedro, por outro lado, nao teve nada a ver com o apagao do ano passado, que, como nao poderia ser diferente, foi culpa da Dilma.
Espero que ano que vem nao chova tanto quanto como esse ano, pois nesse caso nao poderemos nem reclamar.
Bira
-25/01/2010 às 20:18
Engraçado é que desde 2003 o governo federal nada fez pela maior cidade do pais.
Falar em ano eleitoral, o mais mediocre dos politicos já o faz.
Chega de tudo isso em 2010.
Fabio Santana
-25/01/2010 às 20:00
Um detalhe na fala do Sr. Lula
Ele morou na Vila Carioca e em São Caetano, aliás MUITO perto de onde moro (Vila Alpina, divisa com São Caetano do Sul), mas vejam que coisa…ele trabalhou com o meu tio Claudio na Villares e que coisa, este meu tio NÃO VOTA NELE….
Meu tio dizia antes que ele fosse Presidente que ele não gostava de trabalhar….(alias o meu tio também não era fanatico, por trabalho)
Um detalhe se ele sabe que lá enche até hoje porque não pediu para o Ministros das Cidades, ajudar????
Fica apenas o registro
ESBOFETEADOR
-25/01/2010 às 19:28
LER O QUE ESTE APEDEUTA FALOU AO POVO DE SÅO PAULO SOBRE AS ENCHENTES EM SÅO PAULO E VER O QUE O SEU GOVERNO FAZ HA’ 7 ANOS ATRAVES DO BNDES DANDO FINANCIAMENTO PARA OBRAS DO METRO EM CARACAS, OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA NO ECUADOR, NA BOLIVIA, E’ DE FAZER O SER HUMANO PERDER A ESPORTIVA. O POVO DE SÅO TEM MUITO A RECLAMAR DAS AUTORIDADES PAULISTAS, MAS O GRANDE CULPADO POR ESTA SITUAÇAO E’ SEM DUVIDA O GOVERNO LULA QUE DAQUI RETIRA A MONTANHA DE RECURSOS ESTORQUIDOS DO POVO PAULISTA PARA FINANCIAR O DESENVOLVIMENTO DE OUTROS PAISES E NUNCA O DE SAO PAULO.
ISSO TEM QUE SER MOSTRADO AO POVO QUE SOFRE O FLAGELO DAS ENCHENTES.
BOB
-25/01/2010 às 19:22
ESTA TENTATIVA DE “DEMONIZAÇÃO” DE KASSAB É OUTRO EXEMPLO DA AÇÃO SUBVERSIVA DESTA ESQUERDA QUE DIZ QUE NÃO É SUBVERSIVA. ATÉ HOJE OS PETRALHAS NÃO ENGULIRAM A DERROTA HUMILHANTE QUE OS ELEITORES DE SÃO PAULO IMPUSERAM A MARTA E CIA, E FAZEM DE TUDO PARA DETONAR O MANDATO DO PREFEITO, PARA ESSA GENTE RESSENTIDA, QUANTO PIOR MELHOR. DEVEM ESTAR TORCENDO PARA VIREM MAIS CHUVAS, MAIS DESMORONAMENTOS, MAIS DESABRIGADOS, MAIS MORTOS. OS PAULISTANOS QUE SE DANEM, DESDE QUE VOTEM NO PT.
Marco Antonio
-25/01/2010 às 19:21
Reinaldo, agora mesmo vejo na tv que a cidade de Itapevi está alagada e uma estrada simplesmente desmanchou. Porém, ninguém fala que a prefeita de Itapevi é do pt e ninguém aparece pra falar nada. Como o Lulla, quando o problema aparece, eles simplesmente somem.
Cris
-25/01/2010 às 19:17
Rei
Será que alguém contou prá eles que as enchentes em S.Paulo acontecem desde a sua fundação? Pois é, gente! Naquela baixadona do Vale sempre inundou! Tanto que S.Paulo foi fundada no platô. Depois, a ocupação da cidade foi indo, foi indo… canalizaram córregos e rios, desviaram cursos, ocuparam as várzeas.
Acho graça que, quando houve as enchentes aqui em Santacatrina, ninguém lembrou de culpar prefeitos ou governadores. Talvez sejamos, aqui, um pouco mais razoáveis.
Marcos
-25/01/2010 às 19:16
Kassab é um puxa saco. Medalha para o Lula? Por favor.
SP tem problemas porque o imposto daqui vai todo para Brasilia e de lá para o Nordeste ! Todo mundo sabe disso.
David
-25/01/2010 às 19:15
Caro Rei,
A oposição segue ética e incompetente.
jorge Luiz
-25/01/2010 às 19:11
O Lula tem razão: O Guerra é babaca, o Kassab e o Serra também são. Onde já se viu, em ano de eleição, convidar o Lula para entregar uma medalhinha xinfrim? Por que todo este compadrio? Ou será que os babacas, realmente, somos nós?
Will
-25/01/2010 às 19:09
Como engenheiro por formação e estudioso do clima, dentre outras coisas, por diversão, posso afirmar que estas chuvas das quais a mídia anda se referindo estão “fora das especificações” de qualquer plano de governo lançado nos últimos 20 anos. Digo mais: a tendência é piorar (mas isso é outra história…). Como bem disse Reinaldo, aqueles que são maduros o suficiente para se lembrar de 1933 não irão relatar casos de enchente simplesmente porque a urbanização avançou de tal forma que não há como traçar paralelo com as chuvas de agora. Portanto, acusar a administração atual do caos vivido pelos paulistanos de hoje é JOGO SUJO e OPORTUNISMO POLÍTICO. Vergonhoso.
DIVA
-25/01/2010 às 19:07
Reinaldo, eu só vejo nessa promessa do molusco hipocrisia e safadeza. Para mim, quando ele aponta os problemas, está na verdade criticando o governo e a prefeitura. É só uma maneira muito sonsa de dizer: vocês não fizeram, mas eu vou fazer. Naturalmente que ele não se lembra (ou finge que não sabe) que foram os políticos petistas que promoveram as invasões nas áreas mais alagadas. Todo o pessoal da Zona Leste sabe disso.
Paulo Doria
-25/01/2010 às 19:05
Nos telejornais de hoje, o zé povinho do Brasil, tomará conhecimento que LULA irá resolver o problema das enchentes em SAMPA.
A Oposição mais uma vez deixa escapar a vitória.
O Oposição burra
Achmed
-25/01/2010 às 19:03
Kassab é uma besta!
Tudo que o iGnorácio quer é um palanquezinho. E o Kassab ainda arrumou uma medalha!
Na falta de laureados ele poderia ter dado essa medalha para algum bebum daqui mesmo! Prá que buscar um lá em Brasília?
JORGE COSTA
-25/01/2010 às 18:57
Sou um dos leitores que protestam,e insisto:Lula não é inteligente,é astuto.E digo mais:Lula não é a doença,é o sintoma,embora se pretenda como a cura.LULA É PRODUTO DA PODRIDÃO MORAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA,já em avançado estado de decomposição.
BoBo
-25/01/2010 às 18:55
Essa Kassab é um babaca mesmo.
Medalha pro Lula?
Sou paulistano e não autorizei este babaca a dar medalha prá nenhum fdp do PT.
Cida Fraga
-25/01/2010 às 18:53
Kacilda! A gente tenta defender o Kassab mas fica dificil. Precisava exagerar? Relações entre governantes são necessárias e institucionais - mas rasgação de seda e tapete vermelho? Me poupe ta! Esperar trégua do PT é o mesmo que enfiar a mão em um ninho de najas e acreditar qe não será picado. Droga!
BoBo
-25/01/2010 às 18:52
É simples assim…..
Esses temporais que agridem a cidade de Sâo Paulo são causados pela maquina de criar tempestades do PT.
Lula manda o “raio” e o PT manda o “que os parta”.
Fernando 2
-25/01/2010 às 18:47
Seria muito bom ter uma medida exata do impacto da qualidade de vida na Cidade de São Paulo, especialmente o problema anual das enchentes e a falta de áreas de lazer, sobre o resultado das futuras eleições presidenciais. Eu gostaria que o impacto fosse realmente efetivo! Só assim os políticos começariam a se preocupar um pouco mais com os “pequenos problemas”, tais como: desentupir bueiros, fiscalizar a qualidade dos serviços de asfaltamento e manutenção das vias (em minhas andanças, nunca ví país com asfalto tão vagabundo como aqui), mais parques e praças e muitas outras pequenas coisas que nem sempre envolvem grandes cerimonias de inauguração.
João Vilela
-25/01/2010 às 18:46
Mais uma pilantragem Lulista. Ele quer se aparecer em São Paulo, mas e em Angra dos Reis? Cadê a presteza do Governo Federal? Onde está a mesma desenvoltura?
Lá Lula não vai, porquê Sérgio Cabral é aliado e ele não quer constrangê-lo. Enquanto isso o presidente quer posar de grande líder internacional.
Resumo da ópera: Kassab errou porque não tinha nada que fazer festa. A realidade de São Paulo não comporta cerimônias, precisamos de ação. Os políticos do Rio (que saudade de Lacerda) deixam Lula a vontade. Enquanto isso Lula deita e rola
edson luchesi
-25/01/2010 às 18:45
Lula, já conhecendo a problema de
São Paulo, no final de seu mandato diz que quer colaborar.
Está no final do seguindo mandato e só agora vem com essa conversa mole. Existe um atestado melhor do que essa fala, para derrubar o mito de sua inteligência política?
ricardo
-25/01/2010 às 18:42
meu Deus, como eh imbecil essa oposição!
e ainda oferecem uma medalha (sei la por qual motivo!) ao carrasco que surra eles dias e outro tambem…
estamos phu…
edson luchesi
-25/01/2010 às 18:39
Não acho quel Lula seja inteligente. Há quanto tempo milita na política? Eu respondo: há décadas. Se fosse inteligente não perderia tantas eleições para presidente. Qual foi a sua contribuição política quandoi foi deputado? Nenhuma.
Não entendo porque tudo mundo que critica Lula, enaltece a sua inteligência. Quando se critica ex-presidentes, raramente se menciona se eles são ou não inteligentes. A fala de hoje em São Paulo, não tem nada de improviso: foi pensada pelos seus assessores.
Para terminar, uma frase:
Inteligente é aquele que de repende aprende. (adaptação de uma frase de Guimarães Rosa).
Heitor
-25/01/2010 às 18:33
O país inteiro já sofreu com o excesso de chuva, do Oiapoque ao Chuí, apenas São Paulo aparece nas manchetes por que, justamente, é São Paulo. Lula já nos demonstrou sua índole, não respeitou nem mesmo o fato de que falava em São Bernardo. Dizer o que de um cidadão destes? Inteligente? Sei lá! Eu aproveitaria minha inteligência de muitas maneiras, menos da maneira que ele a usa.
Infelizmente não se pode evitar que o presidente da república fale.
Apege
-25/01/2010 às 18:26
Olá, Reinaldo
A coluna da Metsul no Correio do Povo de sábado tem uma explicação técnica bem resumida para as enchentes em São Paulo. Fácil de entender até pela petralhada… Bom, aí já não sei…
maria-maria
-25/01/2010 às 18:24
Kassab, com seu discurso, revela-se legítimo representante da subserviente “oposição” ao mentecapto. Que vergonha!
Free
-25/01/2010 às 18:21
Quem mandou o Kassab homenagear o Lularápio na MINHA CIDADE???
É o fim da picada!!!
Carlos M.
-25/01/2010 às 18:20
É Rei,
Faltou culhão ao Kassab para dizer que depois de 7 anos com presimente sem fazer chongas, que agradecia a expectativa de que se fizesse alguma coisa.
Esse Lula é um putza sortudo e confia demais na boa educação dos outros….. Coisa de canalha!
Inez
-25/01/2010 às 18:20
Há dias tenho visto a imprensa agir como se a culpa da chuva fosse de Serra e Kassab, penso que a imprensa não vê o lixo que essas mesmas pessoas que ficam no meio da água jogam nas ruas, também não vê que a chuva não está dando trégua pra ninguém, não tem rico nem pobre está mexendo com todos.
Tio Rei eu gostaria muito de entender o comportamento dos jornalistas, juro que mesmo sendo Psicóloga tem coisas que não consigo entender.
Annie
-25/01/2010 às 18:18
Tio Rei. Demais a sua postagem.
Bem, lendo uma reportagem sobre o aniversário de Sampa e as homenagens, aparece:” presidente Luiz Inácio estuda desviar verba do PAC para enchentes de São paulo.” O que parece ser a idéia de formar um novo PAC para contornar as enchentes. Mas, a notícia mais estapafúrdia foi a matéria na qual este presidente psicótico diz enviar U$ 235 mi para o Haiti ( qual será o PAC 3, 4?).
Karlão
-25/01/2010 às 18:18
- Nesse uso criminoso de um evento natural (pq não exploram os acidentes de Angra? No Rio o governo é deles.) eu identifiquei a correia de transmissão das ordens petistas. Li, antes de qualquer outra, uma análise do Zé Dirceu atribuindo as enchentes aos “demo-tucanos” que não haviam preparado a cidade para enfrentá-las (como “eles” o fizeram no Rio, Osasco e tantos outros palcos de mortes por enchentes, não explicou o herói do mensalão). Mas a partir dai, a mesma análise, até com mesmo termos, encontrei em muitos órgãos da imprensa. Que milhares de descerebrados inspirem-se no Zé para disseminarem idéias de jerico vá lá mas “jornalistas” é demais, não é?
vone jones
-25/01/2010 às 18:17
Reinaldo,
Creio que o problema de São Paulo, bem como os de outros lugares, há tempo reclama medidas efetivas para solucioná-lo. Agora, é uma pena que os jornais acreditam que as enchentes de outras cidades carecem de atenção, entretanto é louvável que apresetem - com todo o destaque que merece - o drama vivido pela cidade de São Paulo. Outro ponto: chamar a gestão de “demo-tucana” tenho o intuito de pichar com um timbre pejorativo, mas classificá-los de petralha também. Assim, não sentimos dores de viúvas… e vamos ao jogo!
Indignadíssimo
-25/01/2010 às 18:17
O Apedeutakoba pode fingir à vontade, vez que a politização das chuvas está entregue aos terceirizados.
Antipetralha
-25/01/2010 às 18:15
Eu tenho uma perguntinha pro Kassab:Quais foram os bons serviços prestados pelo Sapo Barbudo à cidade de São Paulo para receber uma condecoração?
Fernando 2
-25/01/2010 às 18:14
O fato é que nenhuma administradão da cidade, de qualquer partido, se importa com obras de prevenção e manutenção que poderiam diminuir o impacto das chuvas de verão. Não importa se este ano está chovendo mais ou menos que nos últimos 70 anos. Mesmo quando chove pouco há diversos alagamentos, até mesmo em regiões altas. A politização deste tipo de coisa é uma estupidez de lado a lado (esquerda à direita). O Serra afirma que, obviamente, não é possível voltar no tempo e construir as marginais distanciadas das margens dos rios. Mas, no presente, ainda é possível reverter um pouco a estupidez do passado. Por exemplo, transformando a área do atual Ceagesp em uma grande área verde (parque).
MARLA
-25/01/2010 às 18:11
Não aguento mais essa oposição sem posição…quero ver arranca também arranca rabo…esse negócio de ficar na banheira nao dá. VIU SERRA!!
Raphael
-25/01/2010 às 18:08
O o-posição burra!
Fernando Costa
-25/01/2010 às 18:07
Reinaldo, acabo de ouvir pela CNN a pérola do discurso do Lula, que é + ou - assim: ” quando morava em SP, Eu gostava das enchentes, pois naquele dia eu não precisava ir trabalhar”. Sugiro que vc ouça o discurso e explore, mais uma vez, o lado vagabundo desse CARA.
José
-25/01/2010 às 18:04
Sugiro mandar a Dilma com seus PACs para o Haiti e convidar os americanos que tanto aborrecem os haitianos a salvar nossa população das enchentes.
Robert
-25/01/2010 às 18:03
O Kassab é uma decepção,já aderiu à demagogia esquerdista e tascou um aumento brutal no IPTU,coisa típica de socialista,e com
seu governo adernando claramente para a esquerda pensa que os totalitários lhe darão trégua.É um ingênuo em política,como quase todos que vêm do liberalismo aguado que por aqui predomina.
Como ele abandonou claramente a classe média,que seria seu ponto de apoio como liberal,e tenta bajular as “classes populares”,
perderá apoio daquela e não tem chance de competir com a besta de Garanhuns no flerte com o povão.É por isso que o DEM está destinado à insignificância,está definhando,não é liberal,não é socialista,afinal qual é a do DEM?Que decepção!
A
-25/01/2010 às 18:00
Já encheu o saco a quantidade de “urbanistas”, “professoras de urbanismo”, “tecnicos”, “especialistas” e tantos outros a deitarem falação sobre as enchentes de São Paulo, capital. Só São Paulo? Em Belo Horizonte, no Rio, em Angra, em todo o Sudeste e quase todo o Sul o problema é recorrente e não há solução mágica imediata, como qualquer pessoa sabe. Se as casas foram construídas na encosta, o desabamento vai matar pessoas; se construídas na várzea do rio, vai ser alagada. E se chove mais de 300mm não tem como evitar que ocorram os problemas. Mas quando a questão é partidarizada é inevitável que os “pareceres” virem politicagem pura. Fazer esse tipo de política com vítimas é triste. Baixaria
Adriano Cavalcante
-25/01/2010 às 17:58
Dear Reinaldo,
Aqui no Recife , que é administrado por um petralha que adora pagar caro por um show mequetrefe , basta chover por 48horas que a situação é pior que qualquer cidade no mundo.
Abs,
Adriano
PS.: O Petistas do meu abuso!!!
Esther Correa
-25/01/2010 às 17:54
Oi tio Rei
A meu ver, o Menas se comporta como se não fosse deixar o poder, fazendo planos para quando estiver no merecido ostracismo.
Ele está inconformado em largar o osso, desbundou de vez há mais de 1 ano. Está fazendo tudo o que pode p/ esculhambar de vez a República.
Ana Eliza
-25/01/2010 às 17:54
Já antevejo a petralha filmando as enchentes de Sampa pra mostrar no horário eleitoral.
Ei, oposição! Ei, peessedebistas! Ei, democratas! Moro em Guarulhos, governada pelo pt. Venham aqui num dia como o de hoje e filmem todo o engarrafamento, as casas caindo, as enchentes, o desespero do povo. É bom ter um pouquinho de munição anti-petralha, “né não”?
QUAKER
-25/01/2010 às 17:54
FALTAM 340 DIAS
8166 HORAS
489966 MINUTOS
293.981.100 SEGUNDOS PARA O ILETRADO PRESIDENTE TOMAR O CAMINHO DA RUA…
antonio carlos
-25/01/2010 às 17:54
Quem foi idiota o suficiente para dar medalha para o Lula que assuma o desgaste do discurso dele.
Vera L.
-25/01/2010 às 17:52
Reinaldo a Globo mostra Kassab sendo vaiado em rede nacional. Eduardo Paes foi VAIADO dentro da Catedral do Rio no dia de São Sebastião, disseram o nome dele e vaia, saiu na CBN, já no JN, Globo News, só Kassab. É vaiado quando vai fazer demagogia nas escolas de samba.
Achei ridículo e me solidarizo com um comentarista que disse que Dom Odílio não disse o nome de Kassab na hora da missa hoje. Dom Odílio defende o padre Lancelotti(…) que toda hora aparece ao seu lado na Catedral da Sé, agora o PREFEITO da cidade Kassab, não é digno de ele dizer o nome. VERGONHOSO.
Ricardo André
-25/01/2010 às 17:50
kassab mereceu. Abriu a guarda e pediu para apanhar.
Paula
-25/01/2010 às 17:49
Agora vejo Datena explodindo em ódio aos políticos que não administram bem a cidade. Nisso mostra tudo alagado e o povo de barco no Jd. Pantanal. Disse ele: “Não me digam que esta administração está sendo bem avaliada, porque há anos acontece isso e não mudou nada”. E grita “A casa caiu”! Patético. Patético. Patético.
Re
-25/01/2010 às 17:45
Off Topic - URGENTE - CENSURA
ABSURDO!!!
Querem prender blogueira!!!
Pedida a PRISÃO de ADRIANA VANDONI
Censura ? Prisão ?
http://www.prosaepolitica.com.br/2010/01/25/extra-extra-diretor-do-dnit-luis-pagot-pede-prisao-de-blogueira-e-juiza-aceita/
Observator
-25/01/2010 às 17:43
Está chovendo de forma intensa desde julho do ano passado. Os técnicos explicam que o sistema de drenagem das chuvas de uma cidade , são projetados com base na precipitação máxima registrada nos últimos 100 anos. Não é preciso ser um genio para perceber que as recentes tempestades extrapolaram os valores de projeto. Mas as brilhantes cabeças petistas estão associando as enchentes paulistas aos atuais administradores. Como se as chuvas não estivessem causando estragos em quase todas as regiões do Brasil. E o pior é que a imprensa também está embarcando nesta canoa furada.
Carlos Magno
-25/01/2010 às 17:37
O oportunismo do Presidente não isenta ninguém de responsabilidades. É realmente inacreditável o descaso com que é tratado o problema das enchentes em São Paulo. O problema é tão velho quanto a cidade e a culpa é sempre da administração anterior. Talvez a bofetada do Presidente faça com que alguém se mexa…
Vera L.
-25/01/2010 às 17:36
Reinaldo é uma vergonha o que estão fazendo com SP, e grande culpada disso também é a GLOBO, no prog “Entre Aspas” um prof da USP SEPARAVA e explicava a enchente de Serra e Kassab, dizia o nome deles. Vergonhoso, agora mesmo está caindo um toro, chove aqui no Rio alga tudo e a Globo NÃO dá o mesmo destaque. Quer proteger Cabral. Uma meteorologista disse dia desses NUNCA na história de SP choveu tanto, e os vigaristas fazem demagogia. Aqui no Rio fica sem luz direto em vários bairros. NADA é mostrado, só SP. Os bandidos estão aterrorizando outros lugares da cidade e a Globo faz propaganda das Unidades Pacificadoras junto com Cabral.
Alex
-25/01/2010 às 17:34
A vigarice de Lula encontra uma aliada poderosa que é a burrice da oposição. Francamente, não vejo como mudar o curso das coisas com gente como o prefeito paulista não fazendo o que seus eleitores esperam dele.
Burro. É o único adjetivo para qualificar o prefeito e sua infeliz homenagem.
LIXO AUTORITÁRIO
-25/01/2010 às 17:34
CARO REINALDO. AINDA QUE O ASSUNTO EM TELA NADA TENHA A VER COM A POLÊMICA “COMISSÃO DA VERDADE” QUERO EXPRESSAR O MEU DESAPONTAMENTO PELO FATO DO ILUSTRE JORNALISTA NÃO TER FEITO QUALQUER COMENTÁRIO SOBRE O PRONUNCIAMENTO DO GENERAL SANTA ROSA (http://www.ternuma.com.br/bsb1003.htm), CRITICANDO A CITADA COMISSÃO. CONFORME ESCLARECÍ, O GENERAL ESTÁ NA ATIVA, OCUPA UM DOS MAIS IMPORTANTES CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO DO EXÉRCITO ALÉM DE INTEGRAR O ALTO COMANDO DA FORÇA. ESPERO QUE A PATRULHA NÃO TENHA CONSEGUIDO INTIMIDAR A SUA PENA.
yoyo
-25/01/2010 às 17:33
Me desculpe , mas não aguento ler, ouvir e ver o Lulla em quaisquer circunstancias. sou alergica a esse tipinho
Heitor
-25/01/2010 às 17:32
Ué! Em São Bernardo Lula disse que vinha a São Paulo dar comida aos porcos, mesmo que não gostasse do dono do porco. Vide o vídeo oficial
BETHS
-25/01/2010 às 17:31
Hoje, estou cheia de dúvidas e hipóteses.
Seria o PAC a famosa panacéia universal? Ou a pedra filosofal dos alquimistas?
Rods
-25/01/2010 às 17:28
REI.
EITA, COMO É FÁCIL TER ARES DE ALTA MORALIDADE, QUANDO, NA REALIDADE, SE TRATA DE UMA PESSOA DESPRESÍVEL SEM QUALQUER SENSO DE MORALIDADE E HONESTIDADE, QUANDO HÁ UMA OPOSIÇÃO DESTA QUALIDADE.
O KASSAB MERECEU O MICO E O APEDEUTA A MEDALHA PELO QUE NUNCA FEZ OU FARÁ.
Rods
anônima
-25/01/2010 às 17:28
Acho que Lula, com este discurso, está lançando a pedra fundamental da candidatura Martha Suplicy para o governo de SP…
Silêncio
-25/01/2010 às 17:28
Incluo-me entre os “alguns leitores” a que você faz referência neste post, prezado Reinaldo Azevedo.
Constato que você classifica de “inteligente” algo que me parece “óbvio ululante”.
P. S. O trocadilho aí implícito é compulsório, evidentemente.
Regina
-25/01/2010 às 17:26
Sabe o que é que eu não aguento mais? É essa mania que tem o pessoal da “oposição”, seja partidos ou jornalistas, de criticar Lula e PT, mas sempre dar um jeito de incluir algum elogiozinho. Gaiatice pura! Pô, será que não dá para ter um pouquinho mais de coragem, de brios, ou seja lá o que fôr? E o Lula espertalhão põe todo mundo debaixo da sola do sapato. Já encheu!
Pantaneiro
-25/01/2010 às 17:16
Eis que aí se mostra o verdadeiro espírito lullo-petista: espírito de hiena que se alimenta de cadáveres colhidos pelas chuvas em SP. Fruto de anos de negligência administrativa, populismo eleitoreiro e leniência com os códigos municipais, a população paulistana está pagando com a vida a irresponsabilidade dos políticos de lá, e vem Lulla com sua fala mansa dizer que pretende colocar numa peça de propaganda partidária uma ajuda que não virá. Mais um mentiroso que se alimenta da carne desses cadaveres colhidos pelas enchentes. Dá nojo e raiva. Não é meu presidente, não o reconheço como chefe de Estado e de Governo brasileiro, é só uma leptospirose que passará nas nossas vidas.
Fernando
-25/01/2010 às 17:11
1933? Reinaldo, já havia tanto CO2 assim?
alerta
-25/01/2010 às 17:10
O que esses anjinhos de São Paulo esperam nesta eleição. Educação, principios, modos, lenços de seda, beijinhos no rosto. Claro que não. Essa historia de Serra, Kassab e o grupo estarem ” pisando em ovos “, com o ” CARA ” tem que acabar. Essa eleição sera pautada pela falta de educação, falta de principios, falta de modos, sacos de sarrapilheira e tapas na cara. Quem tiver ” rabo de palha ” se afaste do braseiro. Viu SERRA.