Blogs e Colunistas

10/11/2013

às 8:16

Aos 80 anos, um intelectual de esquerda lamenta o fato de o Brasil não ser uma ditadura. Ou: Uma coluna de jornal, uma entrevista e a democracia

Divertido, quase pitoresco. Só não é premonitório porque a lógica dispensa o concurso de forças metafísicas. O sociólogo Francisco de Oliveira concedeu uma entrevista à Folha de sábado, um dia depois da minha coluna semanal no jornal. Militante do PSOL, ele é hoje um esquerdista mais radical do que os fãs de Oswaldo Montenegro. Se a gente fizesse a lista dos 10 mais do “jet set” do Marxismo Acadêmico Mundial, “Chico”, como o chamam os amigos, estaria entre eles, embora, como ficará claro, seja um heterodoxo. E notem: não é que o Brasil tenha marxistas de primeira linha — eles estão em extinção, superados pelos fatos. Logo, não podem ser de primeira linha, a não ser na espécie…

Na entrevista, ele afirma ao menos duas coisas muito graves. Mas isso ficará para o fim.  Se eu tivesse lido o que ele diz antes de escrever a coluna de sexta, eu não teria conseguido ser mais preciso. Abaixo, em azul, trechos do meu texto; em vermelho, a fala de Oliveira no sábado. Depois desse pingue-pongue de pontos de vista, volto para fazer outras considerações.

AS FORÇAS SUBTERRÂNEAS DA HISTÓRIA
REINALDO NA SEXTA
É que alguns pensadores estão convencidos de que os mascarados representam a reação humanista à atual fase de dominação do capital. Marginalizados pelo processo, eles desafiariam com a sua destruição criativa o economicismo sem rosto da nova globalização. Depois que o socialismo acabou, restou às esquerdas a luta sem classes. Para elas, as vanguardas de opinião, não mais a extinta classe operária, é que portam o futuro, organizadas segundo “ismos” de suposto valor universal. Marxistas de fato morrem de tédio.
CHICO DE OLIVEIRA NO SÁBADO
[seria preciso] Reconhecer que o país está atravessando uma zona de extrema turbulência devido ao crescimento econômico. É o crescimento que cria a turbulência, não o contrário. Todos pensam que crescimento apazigua. Não é verdade. Ele exalta forças que não existiam. O capitalismo é um sistema violentíssimo. Os EUA, o paradigma, são uma sociedade extremamente violenta. O Brasil vive adormecido. De repente, o tipo de crescimento violento e tenso em pouco tempo quebra as amarras, e a violência vai para rua.

BLACK BLOCS
REINALDO NA SEXTA
[para os intelectuais de esquerda] A truculência desorganizada das ruas seria uma resposta à violência institucional do Estado. (…) Pululam na imprensa candidatos a Jean-Paul Sartre desse humanismo estrábico. Falam de certo “malaise” social, de um mal-estar subterrâneo, de que os baderneiros seriam a manifestação visível.
CHICO DE OLIVEIRA NO SÁBADO
Se eles [os black blocs] se constituem como novos sujeitos da ação social, é para saudar. Vamos ver se, com eles, a gente chacoalha essa sociedade conformista. Parece que tudo no Brasil vai bem. Não é verdade. Vai tudo mal. O Estado não age no sentido de antecipar-se à sociedade que está mudando rapidamente. E aí vem o Lula fazendo um trabalho sujo, aquietar aquilo que é revolta.

A ESQUERDA E O CRIME
REINALDO NA SEXTA
[intelectuais de esquerda] São obcecados pela tese de que o crime é um sintoma indesejável, mas fatal, da luta por justiça e de que o bandoleiro é só a expressão primitiva do libertador. Marcola seria, então, um Lênin que cometeu os crimes errados.
CHICO DE OLIVEIRA NO SÁBADO
A sociedade mostrou que é capaz ainda de se revoltar, ir para a rua. Não precisa resultado palpável. Assustaram os donos do poder, e isso foi ótimo. (…) A violência é só pessoal, privada, o que é um horror. Quando vai para a violência pública, as coisas melhoram. Isso que interessa: um estado de ânimo da população que assuste os donos do poder.

PT PRECISA IR MAIS PARA A ESQUERDA
REINALDO NA SEXTA
(… ) [intelectuais de esquerda] Voltam-se até contra o PT, mas não por abrigar falanges da intolerância, financiadas com dinheiro público. Ao contrário! O partido, advertem, não teria avançado o bastante na agenda dos ditos vanguardistas. Cobram ainda mais intolerância.
CHICO DE OLIVEIRA NO SÁBADO
Lula é um conservador, nunca quis ser personagem do movimento [operário]. Na Presidência, atuou como conservador. Pôs Dilma como uma expressão conservadora. (…) O Brasil precisa de políticos com capacidade de expressar essa transformação e dar um passo a frente. (…) E Lula é (…) um antirrevolucionário. Ele não quer soluções de transformação, quer apaziguamento. Talvez, se as opções estivessem em suas mãos, Dilma faria uma política mais de esquerda. Mas ela não foi eleita para isso. Nem tem força social capaz de impor essa mudança.

Retomo
Chamo a atenção para dois aspectos graves da fala do “intelectual”, e seus 80 anos recém-completados não o desculpam — salvo em casos clínicos, a idade deveria ser uma motivo a mais para a gente cobrar seriedade. Chico de Oliveira faz a defesa da violência pela violência, como um bem em si, já que, segundo diz, deixa acuados os donos do poder. Isso, acreditem, nem mesmo marxismo é. Trata-se apenas na admissão do terror como forma de expressão política.

Mas há um aspecto ainda mais grave. Diz Chico: “Talvez, se as opções estivessem em suas mãos, Dilma faria uma política mais de esquerda. Mas ela não foi eleita para isso. Nem tem força social capaz de impor essa mudança.” Sim, leitor, o certo seria “fizesse”, mas isso importa pouco agora. Ora, se o sociólogo reconhece não existir “força social” para que a presidente faça as mudanças que defende, ele a critica por quê? Por não se comportar como uma tirana?

Bom socialista que é, Chico lamenta, na verdade, o fato de o Brasil não ser uma ditadura.

 

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

400 Comentários

  1. Alvaro

    -

    12/11/2013 às 22:48

    O Brasil tem essas jabuticabas: juízes desajuizados e intelectuais burros. Marx podia ser um tremendo de um mau caráter (e foi), mas não era burro. Hoje nem Marx seria marxista. O comunismo começa genocida e termina autofágico.

  2. Jose Maria

    -

    12/11/2013 às 15:15

    Esse Chico é o que, intelectual? Parece-me mais um daqueles que se fixaram nas mentiras do passado, nada mais que isso. Depois, falou ele, que o capitalismo é sinônimo de violência, o Brasil de Dilma é extremamente violento, houve 50 mil mortes violentas esse ano, contra 15 mil nos estados unidos país símbolo do capitalismo. Esse ancião de 80 anos não compreendeu ainda que o comunismo como ele o vê, honesto digno, humano, nunca existiu, que, para ser implantado em algumas partes do mundo causou dor e sofrimento a muitas gerações, que não hesitaram e executaram mais de 100 milhões de pessoas. Essa é idéia maldita, boa apena para assassinos psicopatas.

  3. Watson

    -

    12/11/2013 às 11:37

    Esquerdismo é coisa de fracassados, invejosos e alienados. São trabalhadores que não trabalham: sindicalistas, maus profissionais dispensados pelo mercado, preguiçosos que não suportam horários e patrões.
    São pensadores que não pensam: professores universitários incompetentes que não produzem e vivem encostados na instituição, filósofos, sociólogos (que cá entre nós, vão fazer o quê?).
    São estudantes que não estudam: participantes de diretórios acadêmicos, quase jubilados pelas universidades, encostados na instituição, péssimos alunos.

  4. ari

    -

    12/11/2013 às 11:32

    Assustador!
    Acho que o Brasil, como o mundo, pagam pra ver o diabo no comando.
    Ao ver haver espaço para este tipo de pensamento, acho inexorável o rumo da história para o juízo final Bíblico. Ora, isso tudo já foi devidamente refutado, em tese, e, comprovado na pratica, por que então se sustenta como força política? Há alguma coisa esotérica suportando o mal, só pode.

  5. Quaker

    -

    12/11/2013 às 0:13

    Na Espanha seria chamado de PACO. Aqui, Chico. Só depende que tipo de “chico!”

  6. Yrenys

    -

    11/11/2013 às 23:51

    A ombudsman vai gostar desta “espuma”?

  7. Tulio Shibata

    -

    11/11/2013 às 22:12

    Esqueci de dizer uma coisinha, daria para este Sr. Chico explicar a morte de 7 milhões de Ucranianos pelo regime comunista da URSS? Claro que não poderá, então eu não me espanto pelo fato deste comunista convicto fazer a defesa da violência pela violência.
    Este Sr. Chico trata-se de esquerdopata legítimo, espécie em extinção no resto do mundo, mas vivinho da silva nestas bandas onde os recalcados do comunismo andam de saltinho alto, e vejam só, graças a nossa democracia que tanto odeiam.

  8. Tulio Shibata

    -

    11/11/2013 às 21:56

    Comunista brasileiro velho é recalcado. Como este Sr. Chico não teve a oportunidade, graças a Deus, de ver sua revolução acontecer neste país, vive por aí choramingando por não ter vivenciado sua utopia com o nefasto regime que ruiu no resto do mundo com a queda do Muro de Berlim.
    Tivesse vivido, e tem idade para isto, por exemplo, de ser líder no comunismo na Checoslováquia que com sua ascensão e queda levou mais ou menos 45 anos (de 1942 até 1989) quando a população foi às ruas, contra os soldados comunistas, e derrubou o regime nefasto em 1989, teria ainda coragem de abrir esta boca para defender a ditadura comunista por lá? Não, óbvio que não.
    Morasse este Sr. na República Checa ou Eslováquia e viesse hoje com este discurssinho sem-vergonha de revolução comunista seria achincalhado pela população daqueles países como foi recentemente um general brasileiro apenas por que foi representante da ditadura militar do Brasil.
    Sr. Chico, não lhe caiu na cachola comuna que neste país que conquistou sua democracia com a Carta de 1988 que brasileiro não quer nem ditadura de direita e nem ditadura de esquerda?
    Não precisamos vivenciar esta porcaria de regime autoritário dos esquerdopatas para saber do que se trata. É só olhar para história da URSS, é só olhar para Alemanha e seu muro da vergonha que ruiu em Berlim. É só olhar para os países da Cortina de Ferro. É só olhar para a mixórdia e arremedo de país que se tornou Cuba.
    Sugiro que Sr. desencane e viva o resto de seus dias em paz porque Brasil é democracia, o Sr. fala o que quer e tem que ouvir o que não quer. Azar seu, porque isto só vai aumentar seu recalque, viu?

  9. affonso

    -

    11/11/2013 às 21:37

    “Somos livres na semeadura e “escravos” na colheita.”(Emmanuel-Psicografia de Chico Xavier)Boa lembrança a todos os que espalham más sementes.Os violentos colherão,em suas vidas,a violência.Dela não fugirão.

  10. Andrea

    -

    11/11/2013 às 21:11

    Na Esquerda não existe intelectual, Reinaldo. Um intelectual é uma pessoa que usa o seu “intelecto” para estudar, refletir ou especular acerca de ideias, de modo que este uso do seu intelecto possua uma relevância social e coletiva.
    A ESQUERDA é totalmente delirante, insensata, extravagante, com episódios maníacos e é impossível conversar com tresloucado!

  11. Mauro Fortes

    -

    11/11/2013 às 20:38

    O verdadeiro socialista deveria abdicar das comodidades do capitalismo e passar a viver em cavernas. Portanto, não existem socialistas intimamente convictos, mas um disfarce socialista. É engraçado que os socialistas lutam para conquistar os bens criados pelo capitalismo. E que somente podem ser criados pelo capitalismo. A ciência econômica é por excelência capitalista. A economia socialista é a anti-economia.

  12. Mauro Fortes

    -

    11/11/2013 às 20:29

    Reinaldo, não gaste seu tempo, rebatendo um louco.

  13. Mauro Fortes

    -

    11/11/2013 às 20:26

    Chico quem?

  14. João Reis

    -

    11/11/2013 às 20:16

    Tem 80 anos, hummm…

  15. m

    -

    11/11/2013 às 19:28

    Lula é um conservador???Precisamos de um dicionário de novalíngua urgentemente.

  16. Seta

    -

    11/11/2013 às 19:22

    À exemplo de outros chicos que perambulam nesse país, pra Cuba ou Coréia do Norte o gagá provavelmente nunca pensou se mudar! Não entendo essa corja; almejam fazer do Brasil uma ditadura – o sonho dessa gentalha, quando tudo que querem já está devidamente preparado e “funcionando perfeitamente”.

  17. Jardel Jaime Jesimel

    -

    11/11/2013 às 16:58

    Esse aí nem merece ser citado, é mais um da escola do Plínio de Arruda Sampaio.Meu pai com os 3 primeiros anos escolares já dizia,na década de 60,que o Plínio era um que só vivia de política.Qual a profissão desse cidadão?Deve ser mais um dos que mamam no úbere do Estado.

  18. JOBRITTO

    -

    11/11/2013 às 16:53

    Professor Chico, prefiro a sinceridade de Gorender (intelectual comunista), quando reconheceu que Cuba não é socialismo, mas sim miséria. E claro que Gorender, estava enganado em parte. O socialismo será sempre miséria e violência contra a pessoa. Não esqueçamos que os nazistas aprenderam a fazer campos de concentração e matar em larga escala com os soviéticos (lembre-se o massacre da Ucrânia, década de 1930, 7 milhões de mortos pela fome, não podiam fugir).

  19. JOBRITTO

    -

    11/11/2013 às 16:48

    Dizem que socialismo (de qualquer espécie, nacional, social-democrático, comunista) na velhice é sinônimo de juízo fraco. Certamente, o prof. Chico desconhece os 20 milhões mortos por Stalin, o regime do Kmer Vermelho, Coréia do Norte. Só não compreendo por que o professor não preferiu ir morar em Cuba ou Coreia do Norte. Ou mesmo formar uma comunidade socialista aqui no Brasil. O que ele não pode e querer impor a tirania coletivista a todos os demais. Na implantação de um socialismo totalitário, certamente o professor concordaria em exterminar 10% (20 milhões) para ajustar a planificação estatal. A social-democracia é melhor, mais a longo para estaremos falidos. Com a palavra o sociólogo marxista. Aconselhou-o a ler Mises, Hayek e tantos outros, que demonstram a inviabilidade do coletivismo por imoral e contrário à natureza humana.

  20. Nanico

    -

    11/11/2013 às 15:48

    Ditadura de esquerda não é ditadura, Reinaldo.
    Trata-se de governo democrático.
    Ditadura só de direita: Hitler, Franco.
    De esquerda é democracia: Stalin, Mao, Fidel …
    Perguntem a esse Chico e ao Chico Buarque que eles explicam direitinho.
    Nanico

  21. Alex Wie

    -

    11/11/2013 às 14:20

    Arf, deu até calafrio na espinha, só faltou ele falar que já estão quase prontas as gulags brasileiras.
    Vade retro, vai nanar com o titio Lenin vai

  22. affonso

    -

    11/11/2013 às 14:18

    A aura de heroicidade que se em dado à palavra “esquerda”,dá-lhes o passaporte para quaisquer empreitadas vis.Tudo que façam é visto como justo e bom, para os anseios populares.São indenes às críticas;criticá-los é crime de lesa-majestade.

  23. affonso

    -

    11/11/2013 às 14:12

    enquanto os Franciscos da vida estão brincando de mocinhos e bandidos,a China,de forma realística e silenciosa,vai comendo pelas beiradas e impondo sua quinquilharias, manufaturadas à custa de vil trabalho escravo.País comunista de regime capitalista selvagem.

  24. affonso

    -

    11/11/2013 às 14:04

    País de capitalismo envergonhado,a China,também é muito amigo do Brasil.Esquerda,direita,centro?Sei não.O que sei é que elatá matando nossas indústrias,fadadas a se tornarem falsamente sucatas.Aí a nossa “amiga” as comprará por preços irrisórios.Competividade é o que nos falta.Como ser competitivas com a existência,em nosso país,de uma quelônica burocracia e uma voraz e leonina imposição de escorchantes impostos?

  25. affonso

    -

    11/11/2013 às 13:53

    “Se queremos a paz,preparemo-nos para a guerra”assim falam fautores da guerra.E o marketing da violência faz tão-somente crescer a venda de seus produtos:armas!Taí o franciscano Francisco que não me deixa mentir.Prêmio Nobel da Guerra,morando num país capitalista ele colabora,inocentemente ou não,com os vendedores particulares ,ou fabricantes de armas que,agradecidos,enobrecem-no com palmas.

  26. VICENTE

    -

    11/11/2013 às 13:52

    Em tempo, corrigindo; ” O PT de hoje é o PSOL de amanhã”

  27. VICENTE

    -

    11/11/2013 às 13:40

    Esse pingue-pongue entre vocês está alicerçado em duas utopias: DEMOCRACIA E REPÚBLICA. Deixemos de lado essa hipocrisia da “coisa pública” e do “poder do povo”. Balela! Passei minha juventude inteira e, até bem pouco tempo, acreditando no PT e difundindo o expurgo moral e ético por que este país haveria de passar. Olhe no que deu. O PSOL de hoje é o PT de amanhã, por outro lado, não vejo um só meio de comunicação, nenhum intelectual da grande mídia sequer ponderando sobre aspectos positivos da Monarquia parlamentarista. Sabe por quê? Porque não passam de instrumentos de interesses de “petit comitè” travestidos de indignados. Funcionam na base do “vamos bater em quem?”. Assim funcionam as editorias. Defendem o quê? A República Federativa do Brasil, que acharca estados mais ricos sob o comando do “coronel” do estado mais corrupto e miserável como o Maranhão? A democracia que condena o ladrão de galinhas e não prende os mensaleiros? Estou sendo ridicularizado por amigos por defender a volta à Monarquia. Estou estudando a vida do maior estadista que este país já teve, D. Pedro II. A História que me ensinaram foi contada pelos vencedores. Eu tenho vergonha desta republiqueta.

  28. flavio

    -

    11/11/2013 às 13:20

    Em idade não estou muito longe desse chico mas aqui entre nós a pessoa que envelhece e não consegue entender é burro, ou estupido para não dar o braço a torcer. A unica coisa boa de se ir ficando mais velho é que se vai entendo melhor e ai colocando as coisas nos seus devidos lugares. Efetivamente se o cara não estiver doente mas sem duvida não é isso é um pouco de falta do que fazer.

  29. RHMNK

    -

    11/11/2013 às 12:22

    Esse senil vive onde? Em Cuba? Nããão? E o que está fazendo aqui? Por quê não está pregando as suas sandices naquele Paraíso Democrático do Caribe? Vá para a Cuba que o pariu, vá!

  30. Romeu

    -

    11/11/2013 às 12:01

    Como este senhor sendo um “intelectual de esquerda” e teve conhecimento sobre as atrocidades dos três maiores genocidas da história (Hitler, Stalin e Mao) até agora não conseguiu aprender nada.

  31. R.

    -

    11/11/2013 às 11:31

    Esse senhor já está mais para lá do que para cá. O Brasil do futuro desejado é PARA OS JOVENS, com mais democracia e melhor qualidade de vida e ponto final

  32. Luiz Schuwinski

    -

    11/11/2013 às 11:18

    Todo comunista é intrinsecamente desonesto, porque fundamenta-se numa ideologia que, antes de falir, levou morte, destruição e miséria aonde passou.
    Ser marxista aos vinte anos é compreensível. Justifica-se pela ignorância dos princípios dessa nefasta doutrina política.
    Mas, aos 80? Tenha a santa paciência!
    Aí, a coisa já passa pela deformação de caráter.

  33. Bene

    -

    11/11/2013 às 11:18

    Reinaldo, não da para acreditar, mas é a pura verdade, o PT tem aliados fantásticos, iguais a eles. Não podia ser de outra maneira. Lembra daquele ditado antigo que diz: “diga-me com quem andas, que te direi quem és”!
    Semelhante atrai semelhante, não podia ser de outra maneira, este é o PT que todos nós conhecemos!…
    Todos tem ideias de jerico! Indubitavelmente!…
    E esse aliado deles, como eles, deveriam estar morando em Cuba ou na Venezuela, ou no Irã, ou na Coreia do Norte, com já disseram alguns.

  34. Jorge Silva

    -

    11/11/2013 às 11:07

    Este senhor defende os Black Blocs e afirma ainda que:
    “Lula é um conservador.(…) Na Presidência, atuou como conservador. Pôs Dilma como uma expressão conservadora. (…) E Lula é (…) um antirrevolucionário. Ele não quer soluções de transformação, quer apaziguamento. ”
    Pelo que entendo a guinada dessas manifestações mascaradas é pra extrema-esquerda. Se as coisas estão ruins, sempre há um fundo do poço…

  35. Jorge Silva

    -

    11/11/2013 às 11:05

    “(…) A violência é só pessoal, privada, o que é um horror. Quando vai para a violência pública, as coisas melhoram. ”
    Stalin uma vez disse: “Uma morte é uma tragédia. Milhões de mortes, uma estatística.”
    Qualquer semelhança na mentalidade deste sernhor com a mentalidade stalinista, NÃO É mera coincidência.

  36. Bruno

    -

    11/11/2013 às 10:33

    Esse senhor deveria estar morando em Cuba ou na Coreia do Norte para ver o quão maravilhoso é o comunismo. Poderíamos fazer uma vaquinha para comprar uma passagem só de ida pra ele, coitadinho.

  37. affonso

    -

    11/11/2013 às 10:26

    Sociedade conformista?É fato!Ela não se conforma com a violência do Chico,ou pregada pelo Chico.Destruindo tudo,o quê sobrará para essa sociedade conformista dos outros e para a inconformista do Chico?Ele-os Chico-acaso-estará disposto a construir uma nova sociedade,ou sociedade nova,sobre os escombros da velha sociedade?Como o fará,se ele prega para sempre a violência?

  38. affonso

    -

    11/11/2013 às 10:16

    A gradação da violência se conhece pelo regime econômico?Sei não.Países há,que a violência é quase zero e são capitalistas.Por que será?Será que o “regime”é que é violento?Ou serão os homens?Será violenta uma abstração denominada “regime”?Sei não!Perguntemos então ao Francisco que sabe de tudo o que é violência.

  39. affonso

    -

    11/11/2013 às 10:06

    Capitalismo violentíssimo?Despeito dele,Francisco…

  40. affonso

    -

    11/11/2013 às 10:04

    “O capitalismo é um regime violentíssimo”,declara o franciscano Francisco.Para ele que prega a paz ,isto é muito dificil de ser aceito,não?Tudo´é caso de gradação.O comunismo e o socialismo(o socialismo é e foi um comunismo mitigado),não tinham a tecnologia avançada da violencia do capitalismo nesse setor.Tivera ele a tecnologia seria uma emulação doida de se ver!Porque homens adestrados para isso eles tinham.

  41. affonso

    -

    11/11/2013 às 9:52

    Uma farra em nome do mal.Franciscano Francisco corre levando a tocha que abrirá os jogos olímpicos da maldade.Quem levará a palma da maldade?Uma das modalidades:queimar os “donos do poder que estão aí” em óleo fervente,arrancando-lhes ,antes,seus olhos.

  42. affonso

    -

    11/11/2013 às 9:47

    Qual o motivo que impede o oitentão frnaciscano Francisco de fazer parte do quebra-quebra?Será a “gota”?.Ou será seu “marca-passo”? Ou será que ele é um violento teórico?Conduz,prega mas não “põe a mão na massa”.

  43. Cesar

    -

    11/11/2013 às 9:38

    Coitado.O pobre infeliz agarrado a sua crendice, faz comentários risíveis, esquizofrênicos, tendo visões.Ele é mais uma prova viva do que acredito seja, essa cegueira ideológica um problema mental, assim como outros tipos de fanatismo, mas não é politicamente correto afirmar isso.Em um ponto concordo com ele,o molusco de maneira alguma tem algo de esquerdista, só o discurso, é o símbolo do aproveitador, oportunista, provavelmente o maior entre os talvez milhares de políticos que acomodaram-se no discurso de oposição à alguma coisa e utilizando discurso esquerdista.

  44. José Maurício

    -

    11/11/2013 às 9:35

    Está muito ruim! Podia estar muito pior! rsrsrsrs …

  45. Seavon

    -

    11/11/2013 às 9:34

    São tantos os erros que este governo que aí está, cometem, e tantos os conselhos que o ex presidente Lula costuma dar aos dirigentes, que em quase tudo que se vá comentar, acaba a gente usar do que andam dizendo da carapuça, fazendo dela uma salada de qualquer coisa.
    Esse governo dá margem a isso, fazer o que?
    Em comentário anterior, eu comparei o que anda acontecendo com Eike Batista o mesmo que possa vir acontecer com o PT do Lula/Dilma.
    Não estou repetindo isso para desmentir nada, o que posso fazer e reafirmar mais ainda.
    Só vou fazer um adendo, que possa vir acontecer ou não!
    O Eike Batista em suas atitudes de se meter em MEGA empreendimentos, e não dando resultados esperados, como,
    anda sendo noticiado frequentemente, é que está dando com os burros n´gua!
    Também pudera, tendo como ASTRO do X em questão, conselheiros que não é do desconhecimento de ninguém para colocar em prática suas atitudes, não tem como esperar bons resultados, nunca!
    Mas, como costuma acontecer com outras pessoas que já passaram e conseguiram superar seus insucessos, não vou, nem devo duvidar de seu potencial.
    Ainda mais, como sempre anda acontecendo em outros casos, que não vou mencionar aqui, o Bolsa bilionário pode ser colocado em prática e quem vai sofrer as consequências futuras são as próximas gerações, também!
    Quanto às responsabilidades, aí já são outros negócios…

  46. Paulo

    -

    11/11/2013 às 9:33

    Reinaldo,
    Só uma pergunta: E você é que é o rottweiler? Esse cara é patético como todos esses “intelectuais” de esquerda.

  47. affonso

    -

    11/11/2013 às 9:32

    correção: …crianças…e ininputáveis!

  48. affonso

    -

    11/11/2013 às 9:30

    correção…crianças irresponsáveis.

  49. affonso

    -

    11/11/2013 às 9:29

    Nós somos os bons,”eles os maus.Não é assim.Mas evoluamos,pouco a pouco,a fim de que sejamos todos bons.Para isso,necessário é sermos “mansos e pacíficos”.Fora disto,só o caos!Que o franciscano Francisco promova a concórdia entre todas as criaturas suas irmãs.Tocar fogo em nosso Brasil-no seu caso de oitentão-é coisa de crianças irresponsável e…ininputável!

  50. affonso

    -

    11/11/2013 às 9:10

    correção…com violência vendem-se armas…

  51. o desPTtizador

    -

    11/11/2013 às 9:10

    Esse senhor poderia comprar uma passagem só de IDA para a Coreia do Norte e curtir sua aposentadoria por lá! Faça esse favor, vovô!

  52. affonso

    -

    11/11/2013 às 9:09

    Ao incendiário oitentão a indústria bélica-capitalista-agredece o incentivo e estímulo.Ele quer “transformar”sem se transformar.Ele quer mudanças sem mudar.Ele quer torar os “donos do poder” que estão aí,prá colocar seus amigos que “não estão aí”.Verdadeiramente o oitentão não aprendeu com a h,istória que a violência só causa dor e sofrimento a todos.Hitler destruiu meio mundo.Até hoje vicejam nos humanos ,por ele atingido,ódios latentes ou expressos.O que seria da indústria se não existissem pessoas como o franciscano Francisco,não?A violência exige armas;com a violência,vende-se armas.Quanto armamento o Estade SP estará comprando para tentar coartar a violência dos violentos.Lembrando sempre que nós,contribuintes esfolados pelos governantes “que estão aí”,(ota expressão demagógica!)é que acabam “pagando o pato”.Que a pomba da paz traga ao ao oitentão,um raminho energizado de boas vibrações ao franciscano Francisco;É o que,todos nós,lhes desejamos.

  53. Roberto

    -

    11/11/2013 às 8:51

    Aos comunistas de plantão resta apenas a lamentação. No mundo atual globalizado… o “comunista” chega a ser patético… semelhante ao fanatismo religioso… são incapazes de enxergar a realidade.

  54. elouquisa

    -

    11/11/2013 às 8:06

    Vamos fazer uma vaquinha e presentear o socialista-comunista com uma passagem só de ida para Cuba,claro que na primeira classe e com muito caviar!As esquerdas adoooooram um mimo!

  55. Luiz Fernando

    -

    11/11/2013 às 8:02

    Dar espaço a este tipo de gente numa coluna de jornal é tão grave quanto ter o PT nos “governando”.

  56. Jair Bolsonaro

    -

    11/11/2013 às 6:30

    A Comissão da Verdade está aí para dizer que os cubanos são muito felizes, e que perdemos a oportunidade de também sermos felizes quando os militares, terríveis torturadores, evitaram isso em 1964.

  57. Everton

    -

    11/11/2013 às 2:53

  58. Clarisse

    -

    11/11/2013 às 2:14

    Reinaldo, off topic…
    Vc ja viu a campanha que Jose Serrao, do Alerta Total, estah fazendo em favor do voto nulo? Em forma de protesto contra as urnas eletronicas, e c a alegacao q nao adianta votar e soh assim, com uma gde abstencao, os petistas irao tomar um susto e kem sabe perder as eleicoes.
    Por favor, ajude-nos, mais uma vez, a acabar c essa falacia de voto nulo. Sei q eh tema ja batido e rebatido, mas qdo vejo um jornalista q ate agora nao se mostra “do lado de la” fazer uma campanha dessas, chego ate desesperar-me e ver q nao ha mais lucidez na oposicao e o PT vai realmente atingir seu gde objetivo e eternizar-se no poder. Ajude-nos, Reinaldo, com um texto dakeles, q soh vc sabe fazer c sua lucidez impar. Talvez ate um vermelho/azul…
    Abracos!

  59. affonso

    -

    11/11/2013 às 2:01

    Histórias da infância do franciscano Francisco dão conta que el ostava de cortar três pernas dos cachorros de rua,pra depois fazer corrida com eles.Já era a antecipação do “Sede Violentos” e “Da Minha Luta Contra o Bem” Também conta-se que ele amarrava meninos pobres de rua,nos trilhos dos trens,para vê-los estourar que nem bexiga.Eram os exercícios para,futuramente tornar-se “White Blocs”.

  60. affonso

    -

    11/11/2013 às 1:47

    correção A quê distância…

  61. affonso

    -

    11/11/2013 às 1:45

    A quê diztância nosso herói Chico consegue atirar coquetéis molotovs?E granadas contra prédios públicos?Estaria ele apto a degolar com a espada dos samurais(kataná)quantos PMs da Rota?Quantas vezes ele já quebrou o pescoço do Anderson da silva?quantos filhotes de gato ele conseue espremer com a mão?Quantos caixa-eletrônicos ele já depredou.Se ele foi positivo em todos esses quesitos estará em condições de higidez para toda e qualquer tipo de violência e poderá se inscrever no pelotão dos brucutus White Blocs da Quarta Idade.

  62. affonso

    -

    11/11/2013 às 1:27

    Será que ele é violento com seus netinhos?Sei não.Acho que ele “faz tipo”,para uso externo.Quer posar de Che Guevara da 4a. idade!Ou de herói de Bengala…

  63. affonso

    -

    11/11/2013 às 1:23

    Ele não gosta dos “donos do poder”.É pura inveja!

  64. affonso

    -

    11/11/2013 às 1:18

    Reencarnou Robespierre entre nós!Ele veio para dar um banho de sangue no Marat.Sua guilhotina hoje é eletrônica e consegue matar milhares por minuto.

  65. affonso

    -

    11/11/2013 às 1:03

    O vovozinho lançou novo livro na praça.”Murros e Porradas.Como Construir O Pior Dos Mundos”.Dedicado ao Leibniz.

  66. affonso

    -

    11/11/2013 às 1:00

    O franciscano Francisco lañçou um novo livro de sua larva.”Uma sociologia Para Mundos Dantescos de Hoje e D’antanhos”

  67. Ricardo

    -

    11/11/2013 às 0:22

    Infelizmente nossa história fez de bode expiatório o nazismo e deixou essa praga comunista espalhar-se.Dois regimes semelhantes,lamentáveis e genocidas.

  68. Antônio Carlos de Curitiba

    -

    11/11/2013 às 0:17

    Estou escrevendo aqui de Montreal, Canada. Visitei a cidade de Ottawa, sede do governo, e para minha surpresa ali impera um sentimento de orgulho do país, e não esse ranço de atraso que vemos por aí. Os políticos do Brasil nos envergonham pela venalidade.

  69. Bob 'zé senta a burracha'

    -

    10/11/2013 às 23:42

    “Apesar de fora do contexto”
    O futuro vai cobrar o que se faz ou deixa de fazer agora, mais cedo ou mais tarde a conta chega, e salgada se o caminho que trilha agora for ruim.
    .
    Quero ver daqui há alguns anos o Brasil tiver que importar muitos remédios de fora porque não pode testá-los aqui, ai eu quero ver o que os melancias ecológicos de hoje vão dizer e fazer, se tomarão os remédios importados ou não, e o que dirão também dessa dependência por pura ignorância cientifica.

  70. Anónimo

    -

    10/11/2013 às 23:17

    Reinaldo,
    é covardia. O cara é a pior escoria do comunismo..

  71. Bob 'dois neurônios'

    -

    10/11/2013 às 23:10

    No comentário do José Carlos, das 17:40, ele matou a pau, corretíssimo. O PSDB é mesmo um partido medroso, apesar de ser de centro esquerda, mas é como alguns dizem, eles ainda tem gente que sabe dialogar ali dentro, mas é um partido medroso, covarde, não fala o que pensa, e tenta a todo custo se emparelhar com o PT, inclusive com seu discurso.
    .
    Ora, o PSDB tem ser ele mesmo, der o que der, tem que descer de cima do muro e botar para quebrar caramba. O PT todos já sabem de suas verdadeiras vocações tanto politicas como econômicas, é bem ao estilo da Venezuela mesmo, isso tem que ser dito.
    .
    O que está acontecendo agora com a Venezuela serve de alerta para a politicalha em geral para alerta-los de que não se inventa em termos de economia, porque se não a natureza cobra, como aquele jogador coalhada personagem do Chico Anizio!

  72. duduzinho nota 10

    -

    10/11/2013 às 23:09

    Reinaldo na cascuda!
    Está mais do provado que a esquerda adora cadáver, sangue, eles tem sede de sangue, sem sangue ele não vivem, parecem vampiros sedentos de sangue. Debita na conta das esquerdas por baixo: Revolução bolcheviques + período Stalinista 8 milhões, Mao Tse Tung e sua grande marcha 6 milhões, Coréia do Norte 2 milhões, Revolução Cubano dos irmãos Castro após a tomada do poder 50 mil, regimes comunistas do leste europeu 20 mil. Em nome de quê? Do socialismo é claro.

  73. jhunter

    -

    10/11/2013 às 23:06

    Peço licença, para atravez deste espaço, saudar a entronização do Lobão no timaço de colunistas da Veja.
    Quanto ao artigo do troglodita, é contrangedor constatar,que verdadeiras mumias ainda giram por aí inoculando veneno, -sucata cultural de uma Europa que não existe mais- na mente de alguns jovens.

  74. Luiz Eduardo

    -

    10/11/2013 às 23:04

    Apesar de fora do contexto, olha que maravilha…cade os defensores dos animais…http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,touros-sao-queimados-vivos-na-espanha-em-festival,169765,0.htm

  75. affonso

    -

    10/11/2013 às 23:01

    Atenção! O Brasil não aguenta mais os brasileiros!Ele vai extraditá-los para Cuba.Para Cuba Libre!

  76. affonso

    -

    10/11/2013 às 22:57

    Susto por susto vamos criar o ministério do susto?

  77. marcello fonttes

    -

    10/11/2013 às 22:54

    A velhice não desculpa o tirano nem o boçal, aliás, é agravante. Como o discurso do chico obedece a uma lógica – perversa -, então não é sinal de senilidade, é mesmo falta de respeito às leis e às pessoas. É falha gritante de caráter, é mesmo falta de vergonha na cara.

  78. affonso

    -

    10/11/2013 às 22:52

    Vamos assustar o vovzinho sociólogo,dizendo-lhe que roubaram seu xarope para tosse?

  79. affonso

    -

    10/11/2013 às 22:49

    Vamos assustar o vovozinho sociólogo, dizendo-lhe que sua piscina pegou fogo?

  80. Chirley Delarue

    -

    10/11/2013 às 22:49

    Lamentável que ele pense assim,ou talvez tenha sempre pensado… Elogiei sua atitude ao sair do PT(foi fundador),afirmando que sua saída se devia a não compactuação c/a filosofia,então adotada pelo candidato Lula,de PODER e alertando p/o que “viria por aí…”.

  81. FM

    -

    10/11/2013 às 22:47

    Esse Chico de Oliveira comunista faria boa companhia ao outro, do jaboti, tomando wisky em Paris. Se a coisa aqui avermelhar aí mesmo que eles não voltam. Pra essa gente Paris é o sonho. Ora, que Luiz Inácio não é esquerdista não precisa nos dizer o velho comuna. Luiz Inácio é ele e seus interesses, antes, durante e depois da presidência. Num país sério estaria preso, e quando a Venezuela bolivariana extender seus limites até aqui, ele saberá, com sua prole de ronaldinhos da economia, usar a cidadania italiana que a galega muito esperta resguardou já prevendo o pior dos mundos. Comunas envelhecidos não são como bons vinhos, mas pensam que são.

  82. affonso

    -

    10/11/2013 às 22:47

    Ao invés de assustar o Manteiga,alegremo-lo dizendo-lhe que a inflação galopante caiu do cavalo!

  83. Ira Santa

    -

    10/11/2013 às 22:43

    O ‘véio’ é doido ?
    NÃO, meus caros. Doidos somos o povo brasileiro, que aos poucos estamos ‘entrando’ direitinho.
    As maluquices do ‘véio’ estão acontecendo agora, neste momento, neztepaiz.

  84. affonso

    -

    10/11/2013 às 22:42

    Se a gente assustar os donos do poder,há o perigo deles fugirem para o exterior com o dinheiro!Não os assustando,teremos o consolo de saber que ele-o dinheiro-estará bem guardado em o nosso país.

  85. marceloceticomarcelo

    -

    10/11/2013 às 22:36

    Logo, espero, descobrirão tratamentos para eliminar vários tipos de cânceres e outras doenças e síndromes, mas mesmo que eu vivesse mais uns mil anos tenho certeza que não encontrariam um tratamento para eliminar essa doença chamada marxismo. Em alguns casos a pessoa se cura sozinha por mecanismos desconhecidos, mas isso é bem raro.

  86. affonso

    -

    10/11/2013 às 22:29

    os do poder”?Vamos dar um susto nos “donos do poder”?Vamos dizer ao Lula que ele floi eleito para a Academia Brasileira de Letras,pelo seu livro “Aquele livro que jamais escrevi”?

  87. affonso

    -

    10/11/2013 às 22:25

    Vamos dar um susto naqueles que querem dar um susto nos “donos do poder”?

  88. affonso

    -

    10/11/2013 às 22:16

    Vamos dar um susto nos atuais donos do poder?Vamos dizer-lhes que o Maluf foi canonizado pelo papa Francisco?

  89. affonso

    -

    10/11/2013 às 22:12

    Mudanças só as interiores!Queremos paz!Não a paz dos pântanos.A violência nada edifica.Só destrói.Que os violentos encontrem na propria violência,a resolução de suas frustrações;que não nos culpem delas!

  90. Ataíde

    -

    10/11/2013 às 22:09

    Vergonha faz tanta falta.

  91. Marcos-PE

    -

    10/11/2013 às 22:09

    Que absurdo! Ainda há quem flerte com essas barbaridades. Uma vergonha.

  92. affonso

    -

    10/11/2013 às 22:05

    Oitenta anos de insensatez.Esse o legado de um sociológo?

  93. Giba-PE

    -

    10/11/2013 às 22:02

    Lamento a defesa que Chico Oliveira faz desses marginais. Há cerca de 1 ano chamou Lula de mal caráter no Roda Viva.Gostei.Depois em palestra no Recife perguntado sobre Cuba, respondeu que o regime tinha vencido a validade fazia tempo.Também gostei.Mas agora essa entrevista…

  94. affonso

    -

    10/11/2013 às 22:00

    Susto por susto prefiro a serenidade.

  95. affonso

    -

    10/11/2013 às 21:54

    Torremos a humanidade toda na fogueira do vovozinho.E ele verá nascer um mundo melhor!Asssustemos todos os donos do poder e eles fugirão para sempre de nosso planeta!

  96. PALCOSCENICO

    -

    10/11/2013 às 21:51

    IT BACKFIRED (o feitiço virou contra o feiticeiro)
    – ÀS VEZES É MELHOR FICAR CALADO, POIS, COM TODA A EXPERIÊNCIA QUE A IDADE LHE DEU, FALOU DEMAIS E DISSE BOBAGENS.

    – ELE RECONHECEU A DITADURA MILITAR, em especial da era Costa e Silva, Carrastazu e Geisel, como exatamente aquilo que ele acha o Sistema de Exceleência. Ou, seja: o PT e toda a esquerda fanática alardeavam que a época deses ditadores foram épocas de estagnação e não houve desenvolvimento, que, segundo o senhor CHICO, provoca a tirania do CAPITAL.

    – Então, senhor CHICO, lá, sim o velho esquerdista viveu uma vida simples e totalmente socialista/comunista.

    – E, com razão critica LULA que, como diz criou o desenvolvimento (Lula enganou até a ele, CHICO)e estragou o BRASIL.

    – Esta vai merecer a Foto do Dia. Vide, daqui a pouco em: http://www.flickr.com/photos/pietro_mascagni

  97. PALCOSCENICO

    -

    10/11/2013 às 21:50

    GAROTINHO MANTÉM COMO SEU PROTEGIDO E COM EMPREGO DE ASSESSOR DE DEPUTADO GARANTIDO, O HOMEM QUE COMANDA OS BLACK BLOCS NO RIO. Além disso é pago pelo PR para isto..
    Ele foi acusado de ter se apresentado como policial e matador a uma senhora, sua vítima.

    —- Trata-se de um militante do PR conhecido como Nayt. Ele é lotado, desde janeiro deste ano, no gabinete do deputado estadual Geraldo Pudim (PR), no cargo de assessor parlamentar. É aliado de primeira hora desde que o grupo de Garotinho era do PMDB. Quando Clarissa Garotinho era presidente da Juventude do PMDB, Nayt foi presidente da Executiva Provisória do PMDB Afrobrasileiro.

    – Nayt já teve problemas com a polícia e foi indiciado duas vezes por estelionato. O assessor é acusado de passar cheques sem fundos e de ameaçar uma das vítimas, que recorreu à polícia. Em depoimento, ela ressaltou que Nayt se identificou como policial e matador. Porém, GAROTINHO o mantém protegido e com bons cargos públicos como o citado acima.

    – A matéria foi veiculada pelo Portal G1-Rio e creditada ao Jornal O GLOBO, por CARLA ROCHA (EMAIL•FACEBOOK•TWITTER)e SÉRGIO RAMALHO (EMAIL•FACEBOOK•TWITTER)- Publicado:10/11/13 às 6h00

    –Procurado pelo GLOBO, ele não foi encontrado.

    – Foto do cidadão constante da matéria está em minha página do FLICKR:http://www.flickr.com/photos/pietro_mascagni

  98. affonso

    -

    10/11/2013 às 21:47

    O vovozinho quer mudanças.Como fazer mudanças se ele ficou parado no tempo?Se ele não mudou nada;se suas idéias ficaram soterradas no parque dos dinossauros,como mudar?o quê mudar?

  99. Biagione Rangel de Araújo

    -

    10/11/2013 às 21:45

    Essa turma só tem um objetivo: implantar uma ditadura para que eles comandem e usufruam do poder como reis, cujos súditos fiquem na miséria para que suas concessões sejam vistas como uma benesse de Deus.

  100. Sandro Reis

    -

    10/11/2013 às 21:44

    “Eamus et finem venalis rubigo”

  101. affonso

    -

    10/11/2013 às 21:42

    Assustar os donos do poder?Assustados estamos todos nós que pagamos as farras dos donos poder e sua “entourage”;também estamos assustados com toda essa violência estimulada pelos irresponsáveis ,que querem tirar proveito dela.Violência que alegra vovozinhos sem juízo.

  102. Rolando

    -

    10/11/2013 às 21:41

    Velhos socialistas de verdade nunca mudam ou simplesmente não conseguem fingir que mudaram.

  103. Zizi Cat

    -

    10/11/2013 às 21:41

    O Edson de Faria foi dos comentaristas o que melhor enquadrou este energúmeno! Um dos espetáculos mais deprimentes ,em qualquer cultura , é o do ancião desprovido de sabedoria !!

  104. affonso

    -

    10/11/2013 às 21:29

    Vamos assustar os donos do poder?Espalhemos que o preço do tomate tá custando R$100,00 por unidade!

  105. Marilena Chun Li

    -

    10/11/2013 às 21:25

    dinossauro vitalício.

  106. affonso

    -

    10/11/2013 às 21:20

    O vovozinho quer “assustar os donos do poder”?Uma idéia.Porque o vovozinho não vai até o palácio da Dilma,se esconde atrás da porta e,quando a Dilma entrar,ele dá um berro bem alto.Pronto!Assustou a Dilma e também o Manteiga que dormia em cima dos números da inflação.Outra idéia:o vovozinho vai sorrateiramente no quarto do Mercadante,com uma tesoura na mão,e corta-lhe aquele bigode antipático dele!

  107. margot lima

    -

    10/11/2013 às 21:20

    Reinaldo, por favor, uma palavra sobre a intervenção Estatal nas lojas DAKA, na Venezuela, e o saque realizado pela população regida pelo tiranete N.Maduro. Preciso de uma fonte confiável, meu Rei. Por favor!

  108. Ernane

    -

    10/11/2013 às 21:12

    Tio Rei…………!!! por favor dê uma olha na veracidade dessas informações que andam a circular na redes. http://www.loival.com.br/noticias-ler.php?not=5736

  109. Lev D.

    -

    10/11/2013 às 21:06

    Pois é nobre Tribuno acho que voce já deve ter visto esta, realmente temos uma quadrilha tentando tomar de assalto o estado. Não sei onde vamos parar. Mas vejo que a cada dia esta pior. > http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2013/11/dani-b-panterab-dos-black-blocs.html?fb_action_ids=10201506799045366&fb_action_types=og.likes&fb_source=other_multiline&action_object_map={%2210201506799045366%22%3A246282802194897}&action_type_map={%2210201506799045366%22%3A%22og.likes%22}&action_ref_map=[]

  110. affonso

    -

    10/11/2013 às 21:06

    O ocaso é triste,é melancólico.Violência;mudanças através da violência.É esta a receita?Gente boa,não?Gente amiga,.não?Gente fraterna,não?.Ele e “eles” só querem o nosso bem,Como não ouvi-los,não?Com um coquetel molotov numa mão,rostos mascarados .Ele- o sociolóo-e ” eles” são os heróis dos novos tempos.Tempos em que os arrebóis serão dadivosos a todos que participarem dessa fogueira geral.

  111. Francisco

    -

    10/11/2013 às 20:59

    Ainda bem que já esta no fim.
    É com gente desta laia que vocês querem argumentar numa linha moral? tkstkstks

  112. jandira gomes

    -

    10/11/2013 às 20:59

    …80 anos? Já pintou a esclerose.

  113. saüdade

    -

    10/11/2013 às 20:58

    Salvo engano, Reinaldo, porque não tenho mais o livro para confirmar, mas Celso Cunha & Lindley Cintra, em uma antiga edição de sua gramática, admitem o futuro do pretérito, no lugar do imperfeito do subjuntivo, em construções tais qual a que hora condena: “…se as opções estivessem em suas mãos, Dilma faria uma política mais de esquerda…”.

  114. Heitor

    -

    10/11/2013 às 20:54

    Uma coitada de uma juíza está sem sono, vestiu um capacete de Bombril contra o carro do Google StreetView adrenaline.uol.com.br/seguranca/noticias/19225/justica-exige-saber-quais-dados-privados-o-google-street-view-captou-de-brasileiros.html

  115. Henrique Simões

    -

    10/11/2013 às 20:52

    Fechem todas as faculdades de sociologia, ciências sociais e políticas e tutti quanti… perdemos o jogo…

  116. andre

    -

    10/11/2013 às 20:51

    Francisco de oliveira, emir Sader, antonio prata a lista é longa. é muita boçalidade.

  117. Roberto Flores Martins

    -

    10/11/2013 às 20:43

    O golpe militar de 1964 livrou o Brasil de um regime comunista autoritário, violento e incompetente.Teríamos caído num tenebroso tempo que traumatizaria o país para sempre! Estes ¨intelequituais¨de esquerda pensam cada burrice de doer! Um cara destes no poder realizaria verdadeiros desastres! Querem um exemplo?Stalin na Rússia, Mao Tse Tung na China, Irmãos Castro em Cuba!Ufa!Do que nós escapamos!

  118. Gabriel Birkhann

    -

    10/11/2013 às 20:40

    Tipo:a folha é de direita!viva o Brasil!ou como diz/diria o OLavo: puta que pariu!-Carlos de Carlos e Carlos, mas pode me chamar de CCC – 10/11/2013 às 18:03- O Obama e Dilma evitam se criticar diretamente por causa de um motivo:são frutos da mesma bananeira podre (de bananas,só o doce!),de partes diferentes da mesma árvore.

  119. NERO

    -

    10/11/2013 às 20:35

    QUANDO OS ‘SALVADORES TEMPORARIOS DA PATRIA’ ASSUMIRAM O PAIS EM 64 FOI COM A UNICA FINALIDADE DE SALVAR O PAIS DA SANHA E DAS MAOS DESTES QUE AI ESTAO LEVANDO O PAIS A UM ESTADO DE FALENCIA, CORRUPÇÃO E DESCREDITO INTERNACIONAL E NACIONAL JAMAIS VISTO JUNTANDO TODAS AS MAZELAS PELA QUAL O PAIS PASSOU NESSES POUCOS ANOS DE ‘MANDO DE CAMPO’ DA SELEÇÃO PETRALHA. SE REINALDO DOZE OU TREZE ANOS FORAM SUFICIENTES PARA ACABAR COM UMA HISTORIA DA CONSTRUÇÃO DO BRASIL, FAÇA AS CONTA SE ESSA DESGRAÇA TIVESSE ACONTECIDO EM 1964, O PAIS JA TERIA VIRADO UMA BIAFRA, UM HECATOMBE JAMAIS VISTO TERIA ARRASADO O PAIS E ESTARIAMOS HOJE BEM PIOR, MAIS MUITO PIOR QUE HAITI E CUBA JUNTOS. DEUS OLHA UM POUQUINHO PARA ESSE PAIS E TENHA PIEDADE DE NOS.

  120. claudia

    -

    10/11/2013 às 20:31

    Essa é a prova cabal de que os canalhas também envelhecem. E, ainda, encontra espaço para tais asnices? Sociólogo, hum…entendi!

  121. Seavon

    -

    10/11/2013 às 20:26

    Atenção, Dilma/Lula, tem ditado que diz o seguinte:
    A ordem dos fatores não alteram os produtos.
    Se vocês nasceram para serem ditadores, o Chico acha que não!
    Aos 80 anos, o velho velhaco (isso acontece…, dando seu recado, que o acompanha desde que nasceu.)
    Não serve para o povo brasileiro, mas nos seus casos, bancando os espertinhos, se achando parecido com o Fidel e outros… seus procedimentos são de crianças birrenta querendo mandar no Brasil.
    E tem causados uns estragos, imenso!
    Esses movimentos populares, que tem como objetivo mostrar a insatisfação do povo, são dirigidos a vocês principalmente.
    Ou no caso de os ministérios, congresso e o palácio de Brasília ser um dos pontos mais visados pelos manifestantes, tem como objetivos entregar flores para a presidenta ou pedir para ela aparecer para ser aplaudida?
    Dá para responder esta pergunta?
    E mais, suas principais obras, como no caso do que anda acontecendo com o Eike Batista, vendo seu patrimônio derreter e ir para águas profundas, quem foi que inventou esta história?
    Foi o povo?
    Foram seus eleitores para pedir aumento de suas Bolsas (votos) Família?
    Pelo que diz o velho velhaco Chico, vocês estão mais pra frouxos do que para espertinhos de ocasião.
    Até acredito que o que anda acontecendo com o Eike, não vai demorar acontecer com vocês e sua legião.
    Está por menos de 1 ano para que possamos saber o que vai acontecer na Copa do Mundo, e quando aproximar o dia da eleição.
    Os estados da Federação vão seguir o que for ditado pelo carro chefe.
    PT/Dilma/Lula está mais a ser comparado, = Eike Batista e seus xiisisxxxxxx.
    Pelo andar da carruagem isso pode acontecer.
    Mentir demais, acaba com as pessoas.
    Não estou desejando mal a ninguém
    Apenas visualizando comportamentos!
    Até porque eleitores que vão desistir de votar em um partido que está perdido no crédito, vão migrar para outros melhores.
    E serão bem vindos!

  122. Fábio

    -

    10/11/2013 às 20:23

    O bom da ditadura é ser o ditador.

  123. RONALDE

    -

    10/11/2013 às 20:23

    Ele pode se juntar com Marilena Chaui que odeia a classe média, pois essa é reacionária ao desejar manter o “status quo” e almejar a elite. Ideologia comunista pregada nos anos 60.

  124. Miranda

    -

    10/11/2013 às 20:19

    Uma pessoa pra chegar até esse nível de esquerdopatia precisa sofrer muita lavagem cerebral…

  125. Guilherme Souto

    -

    10/11/2013 às 20:06

    Como adepto ao Marxismo, o Sr Francisco de Oliveira apoia a estratégia Marxista para implantação de um estado totalitário de esquerda. Logo os comentários dele não poderiam ser diferentes, tampouco são preocupantes.

  126. Marcelo Baglione

    -

    10/11/2013 às 19:56

    Prezado General Azevedo, boa noite,

    Mas onde o amigo de caserna foi encontrar este perissodátilo?
    Abraços,

  127. Igor

    -

    10/11/2013 às 19:50

    Aos 80, na falta de agentes sociais que realmente fazem parte do povo, ter que defender um bando de delinquentes burgueses que quebram e tacam fogo apenas por tédio. Um final patético pra qualquer intelectual.

  128. To Fora

    -

    10/11/2013 às 19:46

    Reinaldo, você é um gozador. Estou morrendo de rir.
    Intelectual de esquerda? Foi a maior piada.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  129. Igor

    -

    10/11/2013 às 19:45

    No Brasil dos sonhos de Francisco de Oliveira, ele acabaria sendo o último a ir pro paredão. Mas iria.

  130. PALCOSCENICO

    -

    10/11/2013 às 19:37

    A CONCLUSÃO MAIS IRÔNICA É QUE O “SENHOR CHICO”, caiu na esparrela de quem fala demais.

    – ELE RECONHECEU A DITADURA MILITAR, em especial da era Costa e Silva, Carrastazu e Geisel, como exatamente aquilo que ele acha o Sistema de Exceleência. Ou, seja: o PT e toda a esquerda fanática alardeavam que a época deses ditadores foram épocas de estagnação e não houve desenvolvimento, que, segundo o senhor CHICO, provoca a tirania do CAPITAL.

    – Então, senhor CHICO, lá, sim o velho esquerdista viveu uma vida simples e totalmente socialista/comunista.

    – E, com razão critica LULA que, como diz criou o desenvolvimento (Lula enganou até a ele, CHICO)e estragou o BRASIL.
    ==
    == Esta vai merecer a Foto do Dia. Vide, daqui a pouco em: http://www.flickr.com/photos/pietro_mascagni

  131. Quaker

    -

    10/11/2013 às 19:37

    Ele quer a ditadura de esquerda? Então porque não dar para ele, um paredon de esquerda também?

  132. Welington

    -

    10/11/2013 às 19:29

    O quê dizer desse “Inteliquitual”? É intelectualmente GAGÁ, não a Lady.

    Ela poderia falar tais asneiras sem trocadilho com seu nome.

    Meu Pai tem 80. Sai às 4 da manhã – dirigindo sua Toyota Hilux — pra Fazenda e retorna às — não tem hora. Não todos dias. Pecuária de Corte.

    Vive sempre preocupado com a Insegurança Intitucional, no todo, mas claro, preocupado com esses ambientalistas do outro mundo. Produtor rural, aqui, no Brasil é bandido, é marginalizado.

    Resta o Texas, USA, e Austrália, onde são cidadãos dignos, que produzem riquezas para o país e geram empregos.

    Esse Gagá tem que ir pra Coreia do Norte, Albânia, Cuba ou qualquer outro lupanar nojento.

    Você, Reinaldo, sabe com propriedade descrevê-lo muito melhor do que qualquer um aqui nesta …país.

    Mande brasa, Reinaldo!!!
    .

  133. Ex-marxista

    -

    10/11/2013 às 19:29

    E o Demétrio Magnoli mais uma vez confunde “direita” com o mal. Vejam lá no Rodrigo Constantino.

  134. Luís

    -

    10/11/2013 às 19:27

    Respondendo ao Guzzo que perguntou por que somos um país burro? R – Pq teimamos em chamar de intelectuais alguns idiotas que sempre tem uma resposta burra para os problemas do Brasil.

  135. Bob 'boca sem tramela'

    -

    10/11/2013 às 19:27

    O povo pensa e não quer só comida, e não quer só pasto.

  136. PALCOSCENICO

    -

    10/11/2013 às 19:26

    PR paga AFRODESCENDENTE para comandar BLACK BLOCS, protegido por GAROTINHO.–

    —- Trata-se de um militante do PR conhecido como Nayt. Ele é lotado, desde janeiro deste ano, no gabinete do deputado estadual Geraldo Pudim (PR), no cargo de assessor parlamentar. É aliado de primeira hora desde que o grupo de Garotinho era do PMDB. Quando Clarissa Garotinho era presidente da Juventude do PMDB, Nayt foi presidente da Executiva Provisória do PMDB Afrobrasileiro.

    – Nayt já teve problemas com a polícia e foi indiciado duas vezes por estelionato. O assessor é acusado de passar cheques sem fundos e de ameaçar uma das vítimas, que recorreu à polícia. Em depoimento, ela ressaltou que Nayt se identificou como policial e matador. Porém, GAROTINHO o mantém protegido e com bons cargos públicos como o citado acima.

    – A matéria foi veiculada pelo Portal G1-Rio e creditada ao Jornal O GLOBO, por CARLA ROCHA (EMAIL•FACEBOOK•TWITTER)e SÉRGIO RAMALHO (EMAIL•FACEBOOK•TWITTER)- Publicado:10/11/13 às 6h00

    –Procurado pelo GLOBO, ele não foi encontrado.

    – Foto do cidadão constante da matéria está em minha página do FLICKR: http://www.flickr.com/photos/pietro_mascagni

  137. Bob 'boca sem tramela'

    -

    10/11/2013 às 19:24

    Essa turma da esquerda caviar, incluso nela intelectuais que fazem coro da ideologia socialista, pensam que diante de socialismo efetivo nos país, como esse da Venezuela, eles se sentem protegidos porque agem na condição de dirigentes e pensantes de partidos, e que por isso estão a soldo do racionamento de ração para o povão. Entendem que o povo não pensa e que serve apenas para massa de manobra como gado no pasto.

  138. Tânia SP

    -

    10/11/2013 às 19:22

    Rei, só rindo….o Lula … é conservador????kkkkkkk
    Ainda bem que ele já tem 80 anos…..ufa!!!.

  139. samuel

    -

    10/11/2013 às 19:21

    RESPONDENDO A José Wellington – 10/11/2013 às 18:41
    Como pode ainda subsistir indivíduos que sustentam uma ideologia tão indecente?
    SE SUSTENTAM COM O DINHEIRO DOS NOSSOS IMPOSTOS…. nós votamos (?) nessa velharia que está ahi. Nós dão marxismo e isto lhes dá o direito de nos roubarem…

  140. Anti - filosofia

    -

    10/11/2013 às 19:18

    Esse povo todo deve ser tratados. São Psicopatas ou Bandidos ??( Sanatório X Cadeia ) . Falar em Marxismo hoje em dia só para malandros querendo o poder ou ´´inteletualzino“ de merda com idéias medievais. O problema do Brasil é o Povo, idiotas ou aloprados, votando em bandidos.

  141. Thiago Forni

    -

    10/11/2013 às 19:16

    não entendi a questão dos fãs do oswaldo.
    Aqui fala um fãzaço do Oswaldo Montenegro, e nunca vi nada esquerdista na obra dele, muito menos nas coisas que fala.
    Ao contrário, o cara trabalha e trabalha muito.

  142. Marcos Pereira

    -

    10/11/2013 às 19:09

    Nossa!!! Que velhinho maluquinho.
    Ainda bem que não tem poder!
    Essa é a intelectualidade da esquerda brasileira: Fraca, Burra e inepta.
    Felizmente esta turma de revolucionários é absolutamente RUIM DE SERVIÇO. Caso contrário já teriam implantado a dita ditadura, sonho do VELHINHO MALUQUINHO E SEM NOÇÃO.
    SIMPLESMENTE RIDÍCULO!!!
    Esse, deve ter sido admitido na intelectualidade esquerdista POR COTA. Mérito para intelectual NÃO TEM!!!

  143. Marcos F

    -

    10/11/2013 às 19:08

    Acho que ele não recebeu o “Bolsa”, então quer uma nova, para que seus netos refestelem-se daqui a 30 anos.

  144. Geneuronios

    -

    10/11/2013 às 18:55

    emeesse – 10/11/2013 às 10:47 …
    Prezado emesse, sou ateu e não sou esquerdista. Acho ótimos os livros, por exemplo, do Olavo de Carvalho. Já comprei o “Esquerda caviar”, estou lendo “Heichmann em Jerusalém”. Bom, o que quero dizer é que se os regimes de esquerda são ATEUS, é por imposição de seus ditadores. Onde não há liberdade, você não pode ser católico, ateu, etc e etc. Não confunda as coisas.

  145. Raissa Pedra

    -

    10/11/2013 às 18:46

    Reinaldo e companheiros, boa noite.
    Apesar de concordar com a análise por você feita, e também aceitar alguns pontos expressos pelo Chico, tenho minha própria convicção sobre o que vem ocorrendo a respeito do vandalismo que atualmente impera e não é nada lisonjeira para alguns políticos, que minha intuição aponta como mentores dessas depredações. Torço de verdade para estar errada, pois se assim não for, o resultados será catastrófico dependendo do resultado das urnas em 2014.

  146. José Wellington

    -

    10/11/2013 às 18:41

    Como pode ainda subsistir indivíduos que sustentam uma ideologia tão indecente? Só pode ser patológica a condição dessa gente. Esse Sr. Francisco deve estar delirando com as ultimas incitavas “democráticas” do bigodudo venezuelano.

  147. joao batista de souza

    -

    10/11/2013 às 18:30

    Essa cara é apenas um velho doido, eles são longevos, vivem muito e dizendo besteiras, só lamento que ele ainda encontre quem lhe dê trela, no dizer de outro longevo, eles ainda esperam pela verdadeira revolução, quem disse isso vai muito bem obrigado com várias aposentadorias, sempre dos cofres públicos, assim vale a pena ser comunista, bando de aproveitadores.

  148. Mário

    -

    10/11/2013 às 18:30

    Mais um louco , esse sim um louco varrido. Haldol nele está em surto .

  149. Kk

    -

    10/11/2013 às 18:17

    E ainda tem uma triste figura!

  150. Carlos de Carlos e Carlos, mas pode me chamar de CCC

    -

    10/11/2013 às 18:03

    vce viu isto aqui ?que vergonha p. nós !
    o PT saiu da molecagem internacional para canalhice diplomatica total…é a decadencia do itamararroso !
    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/11/1369390-tratamento-dado-por-brasil-a-embaixador-desagrada-aos-eua.shtml

  151. DAVID NOMERO DE MACEDO

    -

    10/11/2013 às 17:57

    UMA COISA ENGRAÇADA,POR QUE TODO TOLO USA BARBA?????

  152. O Fim do Muro de Berlim

    -

    10/11/2013 às 17:50

    Reinaldo, um cara que diz o que este chico disse nunca foi intelectual, pois não tem QI para diferenciar o preto do branco! O cara é a própria piada pronta.

  153. Leda

    -

    10/11/2013 às 17:43

    Ainda bem que ele já tem 80 anos.

  154. José Carlos

    -

    10/11/2013 às 17:40

    Precisamos convencer os brasileiros de que estamos vivendo uma burrocracia. Não é uma questão de religião, nem de nova ordem mundial, é burrice mesmo. Estamos sendo governados por burros, pois só podem ser burros quem repete o modelo econômico comunista mesmo com todas as evidências de que tal modelo é fracassado. É muito difícil trabalhar contra a rede globo e a máquina de propaganda do governo. Concordo contigo que Aécio é um medroso pois é ainda mais fraco do que Serra no ataque ao governo do PT. Em relação ao bolsa família deveria dizer q fomos nós que criamos o programa, achamos que ele funciona e não iremos acabar com ele. Ai se concentrava no ataque a economia mostrando a volta da inflação e como isso causa empobrecimento. A inflação é o imposto oculto.

  155. kaldas

    -

    10/11/2013 às 17:39

    Reinaldo. onde se lê 80 anos, leia-se 08 anos, ainda é uma criança…

  156. tadeu gonzaga toledo

    -

    10/11/2013 às 17:33

    Este velho maluco morreu e esqueceu de deitar,ou é burro ou louco mesmo.

  157. Ana Lúcia K.

    -

    10/11/2013 às 17:30

    Reinaldo e comentaristas do blog,
    Vejam o que está acontecendo na Venezuela HOJE! e ontem. No BLOG DO ALUÍZIO AMORIM estão os vídeos dos saques que estão acontecendo em uma rede de lojas. O próprio maduro está insuflando a população a cometer os roubos. Tem que ver para acreditar no tamanho da IRRESPONSABILIDADE desse sujeito. Eles estão a um passo de uma guerra civil. LEIA.

  158. Leopoldo Dogher

    -

    10/11/2013 às 17:25

    Essa gente passou a vida brincando de revolucionário no conforto da universidade pública. Velhos sempre foram,agora estão caducando. Babam no colarinho, mas continuam querendo fortes emoções.

  159. Júlio Cardoso

    -

    10/11/2013 às 17:23

    Cadê seu texto sobre o “Rei do Camarote”? Fiquei esperando o final de semana inteiro para lê-lo.

  160. J.R.Monteiro

    -

    10/11/2013 às 17:23

    Os socialistas são ateus? Não são não.
    Eles são socialistas. O socialismo nada mais é, do que uma religião.
    É ilógico, contraria a natureza humana, acredita em fantasias e é ditatorial.

  161. Ana Lúcia K.

    -

    10/11/2013 às 17:17

    Ainda bem que ele está com 80 anos. Melhor seria terminar os seus dias desfrutando as maravilhas da “prisão paraíso
    dos castro” ao invés de ter que suportar o “lula sem caráter”.

  162. “Rouba, mas faz”

    -

    10/11/2013 às 17:09

    “Eu acho um absurdo parar obra no Brasil”…
    Para Dilma, o que importa é concluir o que for possível antes das eleições de 2014. Até porque o máximo que ela conseguir entregar será muito menos do que o prometido no palanque de 2010.
    Em tom de desafio, de quem faz mesmo o diabo, garantiu: “De qualquer jeito, essa obra vai ficar pronta. E nós vamos inaugurá-la”.
    Uma variante do clássico “rouba, mas faz”, tão popular na política brasileira.
    (Mary Zaidan, no blog do Noblat) Heleninha

  163. Rogério

    -

    10/11/2013 às 16:57

    Quanto ele ganha e, principalmente, quem paga para ele ser tão medíocre? E eu não me iludo achando que o preço é alto, via de regra essa gente é baratinha.

  164. Oliveira

    -

    10/11/2013 às 16:50

    REInaldo mais um Chico idiota que já morreu e esqueceram de esterrar. Mmais um ultrapassado que deveria estar vivendo em Cuba, junto do ídolo dos imbecis .

  165. razumikhin

    -

    10/11/2013 às 16:47

    No Brasil, ainda há muitos dinossauros socialistas, semelhantes ao brontostalinista Chico, e ratazanas enormes como elefantes, que moram na sede do Partido dos Trabalhadores. Mas, nada supera a baixeza humana existente no Congresso Nacional.

  166. Leonel Bonfim

    -

    10/11/2013 às 16:39

    Quando se chega aos 80 anos o que a gente espera deixar como legado de idéias para as futuras gerações é uma via de esperança e crença nos valores morais e éticos que a sociedade contemporânea organizada pode se firmar. No caso desse senhor, me parece mais um caso desses em que suas idéias fundadas no marxismo não vingaram ao longo de sua vida então coloca a violência numa posição de única opção de luta, ou seja, chutou o pau da barraca por não ter mais o que acrescentar para a sociedade. Que pena Sr. Chico, 80 anos jogados no lixo…

  167. nena

    -

    10/11/2013 às 16:32

    Quando vejo um cara desta idade falando coisas tão sem nexo constato: algumas pessoas completam anos mas jamais amadurecem, como se fosse uma dificiência irreversível. Em segundo lugar constato o quanto sou democrata: acho que cada um, inclusive ele, tem todo direito de fazer escolhas e viver de acordo com elas, mas que seja coerente consigo mesmo. Se o coletivo lhe agrada, vá viver em um deles. Por exemplo, Cuba, Coréia do Norte, China, Venezuela ou no barraco do Capilé. O que não pode, seu chico, é querer impor o seu ‘certo’ para os outros, eles também pensam e escolhem. No caso do Brasil pergunte, indague, pesquise, quantos indivíduos querem viver num paraíso comunista? Comece perguntando aos apadrinhados do bolsa-família se eles querem trabalhar para o Estado para receber o benefício qua cai assim, como dizer?, do céu? Só aí já são quase cinquenta milhões que lhe responderão com um sonoro NÃO. Juntando mais os brasileiros classe média que ralam, acomodados, são outros tantos milhões. Mais os capitalistas assumidos. Sobram os mama-tetas dos partidos vermelhos, os ideólogos de carteirinha e os black bloks, uns dois mil ao todo, barulhentos sim, mas só isso. Acorda, senhor, por aqui nós não queremos o seu pesadelo e menos ainda que adoidados como o senhor queiram nos impor um regime que abominamos. Respeite-nos!

  168. Vai ser coerente assim em Cuba

    -

    10/11/2013 às 16:28

    Usam e desfrutam de nossa Democracia para acabar com… nossa Democracia.
    Se no Brasil estivéssemos sob o regime que sonha esse professor, ele não teria a liberdade e o desplante de dizer o que disse nessa entrevista, falando mal do tiranete de plantão, o tal Lula e de suas marionetes.
    A entrevista concedida para a Folha não poderia ser publicada, e caso fosse, iria para a prisão a jornalista, o entrevistado e os responsáveis pela publicação.
    Ou seja, ele usufrui de uma liberdade a que, teoricamente e ideologicamente, não teria direito.
    Então: Por que não se cala?

  169. Anouk

    -

    10/11/2013 às 16:27

    O pensamento que medita requer um esforço significativo, reclama alguns cuidados importantes. As células de um octagenário sao esgotadas e feias. Se fosse menos preguicoso para pensar na juventude…

  170. Virgínia Souza Pereira

    -

    10/11/2013 às 16:26

    Tem algo de podre no reino das Ciências Sociais…

  171. gomes

    -

    10/11/2013 às 16:25

    Os Democratas venceram a eleição nesta terça-feira (05/11) e estão de volta à prefeitura de Nova York após 20 anos. O novo dirigente, Bill de Blasio, foi militante de esquerda nos anos 80 e projeta um plano progressista para cidade. Bill de Blasio é filho de simpatizantes do comunismo e casado com mulher negra, ativista LGBT; sua lua de mel foi em Cuba

  172. Amâncio

    -

    10/11/2013 às 16:19

    E comum acreditar que, o vinho quanto mais velho melhor, mas esquecem que pode virar vinagre.
    Sempre fico na defensiva, quando se fala em intelectuais, vivem repetindo o sonho que virou pesadelo.

  173. Anónimo

    -

    10/11/2013 às 16:06

    Esse não tem jeito, vai morrer delirante.

  174. Lucia S

    -

    10/11/2013 às 16:04

    Um Robespierre dos pobres…
    Viva a guilhotina!

  175. Mohamed Youssef

    -

    10/11/2013 às 16:00

    Quando eu vejo a expressão “Intelectual de Esquerda” já sei que um peido de uma galinha tem mais importância!

  176. Bruno Sampaio

    -

    10/11/2013 às 15:59

    Um coisa é um cara chegar aos oitenta anos falando esse amontoado de bobagens sem nenhuma conexão com a realidade ainda vá lá. Não há lei proibindo as pessoas de serem cretinas e/ou mau-carater (não tenho ideia de como é o plural de mau-caráter, nem se ainda tem hífen).
    Outra coisa é um jornal publicar um texto desses, aí já é incitação ao crime.
    Será que eu posso, por exemplo, escrever um texto defendendo o não pagamento de IPTU e IPVA em São Paulo, pregar a desobediência civil pura e simplesmente?
    Os donos do poder hoje são bandidos. Vamos assustá-los? BUUUUUUUUUUUUUUU!

  177. Carlitus

    -

    10/11/2013 às 15:54

    Esse Senhor é a evidência de que o Marxismo é uma doença que, se não for tratada no devido tempo, torna-se incurável.

  178. Carlos/BH

    -

    10/11/2013 às 15:53

    Eu esperei muitos anos prá ver a seleção brasileira campeã do mundo,esperei várias décadas prá ver o meu Galo campeão de algum campeonato importante,e ainda ei de viver tempo suficiente prá ver essa corja de petistas fora do governo federal.

  179. Carlos/BH

    -

    10/11/2013 às 15:49

    Desde quando crescimento econômico provoca turbulência em país?Portugal neste momento vive uma turbulência,a Espanha vive uma turbulência ,a Grécia está em frangalhos,todos pelo mesmo motivo:falta de crescimento econômico,ou esse velho é uma besta ambulante ou é só um desonesto intelectual mesmo.Eu imagina que todos os intelequituais fossem mais inteligentes que eu,que tenho só o segundo grau. Meu Deus!!!

  180. Maurício (MG)

    -

    10/11/2013 às 15:47

    Reinaldo

    Como é possível que um lixo desses possa ser publicado como se fosse a coisa mais comum do mundo? Gente asquerosa como esse tal “Chico” tem acesso à mídia para dizer o que quiser.

  181. esther correa

    -

    10/11/2013 às 15:46

    Tio
    …O capitalismo é um regime violentíssimo…O Lula é conservador…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Vá falar besteira assim nos quintos dos infernos. Vamos mandar essa corja de semoventes viver sem dinheiro dos “outros” e deles próprios. Os “progressistas” querem mesmo o regresso através da violência, pelo que pude entender. Para eles poderem prosperar precisam de uma cambada de jericos arrebentando os síbolos do capitalismo. Pensar, nem pensar.Cadeia neles!

  182. jorge wanderley

    -

    10/11/2013 às 15:45

    Mais uma múmia, em recreio, sai do sarcófago. É mais um doente viciado pela insana ideologia, clamando pelas drogas vitais: a morte, o terror. Volta pra tumba, ô, paspalho!

  183. Edgard

    -

    10/11/2013 às 15:45

    Seria o caso de seus aliados o enviarem para Cuba. Melhor ainda, deveriam todos ir para lá, saborear a ditadura cubana. Não merecem viver no país!

  184. Humberto Pinto

    -

    10/11/2013 às 15:43

    Ilustre Jornalista e Pensador
    Reinaldo Azevedo

    Assim, não dá…

    Neste quadro só resta parar de votar:

    Ilustre Jornalista
    Jorge Serrão

    Nessa luta estamos juntos… Pouco importa os que pensam diferente… Eleições no Brasil atual, são favas contadas… Só as pessoas, eleitores, podem fazer cessar esse esquema diabólico, não comparecer as urnas no “dia da democracia”, negando o atual esquema pervertido… O Superior Tribunal Eleitoral não terá condições de proclamar os vencedores… Além do mais, esta é a forma de contarmos os votos dos que são coniventes com a corrupção, além dos poucos Ministros do STF.

    Elaine Madrigrano disse…
    Caro Jorge Serrão,
    Está corretíssimo!
    Os cidadãos de Bem, pessoas esclarecidas da sociedade, cientes de suas responsabilidades cívicas estão fartos da escravidão imposta pelos controladores do mundo, do controle social, dos “n” elementos traidores existentes e de todas as guerras que enfrentamos no dia-a-dia não declaradas na mídia-prostituta.
    É exemplar seu trabalho e sua coragem de falar o que é certo, esclarecedor e verdadeiro.
    Nada justifica, que o crime organizado continue a determinar os destinos da Nação Brasileira.
    A resposta dos Homens e Mulheres de Bem, com discernimento, sabedoria e coragem é dizer “NÃO” às Eleições!
    Precisamos dar um “BASTA” nos opressores e nos usurpadores da sociedade.
    Nossa missão é “NÃO VOTAR”, resgatar o Brasil e sua autodeterminação para cumprir seu destino.
    DIGAM NÃO À ELEIÇÃO!
    Saudações Nacionalistas,
    Elaine Madrigrano

  185. ney

    -

    10/11/2013 às 15:43

    O inacreditável é um país com 200 milhões de habitantes, uma grande parte de iletrados é verdade mas, ecoar as utopias de um jurássico pensamento de esquerda radical, provado historicamente que não dá certo, como uma interpretação aceitável do que está acontecendo.

  186. Luis da Selva

    -

    10/11/2013 às 15:38

    chamo sua atenção para isto :
    URGENTE !
    VOCÊ VIU O QUE FIZERAM ?
    A DESFEITA ,A MÁ EDUCAÇÃO, A INFANTILIDADE DO ITAMARATY NA DESPEDIDA DO EMBAIXADOR NORTE-AMERICANO THOMAS SHANNON ????!!!!
    ISTO NÃO É COISA DE UM PAÍS SÉRIO MAS DE UM GOVERNO TOSCO, ESTÚPIDO, INFLADO PLEO ANTIAMERICANISMO BOCÓ E CAIPIRA ELEVADO A CATEGORIA DE POLÍTICA DE ESTADO !
    NUNCA MAIS VOU PODER OLHAR UM NORTE AMERICANO NOS OLHOS SEM ME SENTIR ENVERGONHADO !

  187. Rose Dias

    -

    10/11/2013 às 15:34

    Por que eles não embarcam em canoas em busca de paraísos como Coréia do Norte, Cuba, China, Venezuela, Argentina…

  188. Dada

    -

    10/11/2013 às 15:29

    Não entendo como um terrorista deste, declarado, não leva umas rebordadas da sociedade!
    Todos ( aqui com raras exceções ) aceitam esses palavrórios como se o indivíduo a falar tivesse alguma importância como formador de opinião! Ou , talvez ele seja para quem o ouviu, digeriu e está a vomitar através de uma mídia indolente e permissiva!

  189. Rose Dias

    -

    10/11/2013 às 15:27

    ÇábilnTancredu:

    “Ser comunista na juventude é aceitável. Mas depois de adulto, depois que entende, aí já é ser mau caráter.” Tancredo Neves

  190. Anónimo

    -

    10/11/2013 às 15:27

    Por falar em Droga e Delinguência intelectual segue abaixo artigo também muito interessante
    DROGAS – SEREI SÓCIO DO GEORGE SOROS
    ótimo artigo jornal Zero Hora /RS
    Sérgio de Paula Ramos
    Psiquiatra e psicanalista, membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos sobre o Álcool e outras Drogas (ABEAD)
    Na última terça-feira, tive a honra de acompanhar o deputado Osmar Terra e o subprocurador-geral de Justiça do Estado, Dr. Marcelo Dornelles, numa visita ao Congresso uruguaio, cujos senadores quiseram saber o que pensamos sobre a legalização da maconha, que está prestes a ser votada no país vizinho.
    Como médico, que trabalha há quase 40 anos com dependentes químicos, entendi que minha missão era mostrar dados científicos. Tanto os que demonstram os malefícios do uso de maconha, sobretudo em jovens, quanto os que evidenciam o que aconteceu com os países que de alguma forma afrouxaram as leis sobre o consumo dessa droga.
    Sobre os danos: o uso de maconha, já está bem demonstrado, causa declínio da produção escolar e acadêmica, aumento da evasão da escola, está associado com aumento na prevalência de esquizofrenia, depressão e acidentes de trânsito, bem como aumenta a chance, em alguns casos em até 60 vezes, de o usuário envolver-se com outras drogas. Esses dados autorizam-nos a prever que as despesas de Estado aumentarão e que o narcotráfico sairá fortalecido, pois, como acabo de informar, aumentará a chance de envolvimento com outras drogas.
    Quanto ao ocorrido nos países que, de alguma forma, liberaram seu consumo, parcial ou totalmente, os dados falam por si: Portugal, Reino Unido e alguns estados dos EUA viram o consumo de maconha dobrar. Em Portugal, aumentou também o das demais drogas. O conjunto desses dados está disponível na internet em relatórios de organismos internacionais independentes. Então, a pergunta que fica é: se o consumo de drogas aumentará e com ele os problemas associados, quem pode estar interessado em sua liberação?
    Recentemente, o presidente Mujica entrevistou-se em NYC com os megainvestidores George Soros e Rockefeller. Ambos totalmente a favor da proposta uruguaia. Pelo que li nos periódicos uruguaios, a empresa Monsanto também poderia se interessar pelo negócio, fora a indústria do tabaco, ávida por encontrar mercados alternativos, depois de ver minguar o nicho de fumantes.
    A saúde pública sairá perdendo, o país também, mas parece que o interesse desses investidores não se preocupa com isso. Com o tabaco, demoramos um século para poder conter a sede de lucro a qualquer preço; e, com a maconha, como será? Esses investidores, inclusive a indústria do tabaco, lucrarão. Infelizmente, no entanto, eu também, pois aumentará o número de pacientes, mas, como sabem, os médicos são profissionais bastante atípicos: nós queremos sempre que nosso mercado diminua e, para isso, vivemos insistindo em prevenção.
    No Uruguai, o mercado da droga se expandirá. Repito, infelizmente, acabarei sendo sócio do senhor George Soros. Como dizem os uruguaios, qué vergüenza.

  191. yumeva

    -

    10/11/2013 às 15:25

    Um cara defender um regime que matou mais do que qualquer barbárie no mundo; e encontra espaço num meio de comunicação ; faz crer que o sr. Olavo de Carvalho está muito cauteloso em suas palavras; a coisa está mais avançada do que eu imaginava!

  192. Dulce Regina

    -

    10/11/2013 às 15:24

    SOS …POR FAVOR ME AJUDEM ! Você que está liberando os comentários, preste atenção NO MEU. Estou tentando desde ontem à noite, acessar os blogs do AUGUSTO NUNES e RICARDO SETTI e, não consigo. Se vcs puderem ver o que está acontecendo, ou alertá- los AGRADEÇO MUITO. Boa tarde !

  193. Anónimo

    -

    10/11/2013 às 15:14

    Com sua permissão, divulgando no front da resistência democrática

    Alô democratas, liberais, libertários e gente sangue bom

    Alô,rapaziada.
    Hang out do LOBÂO desse domingo,às 22 hs será com Rodrigo Constatino e Bene Barbosa (campanha contra o desarmamento da população)
    IMPERDÍVEL!!!!

  194. Jeca

    -

    10/11/2013 às 15:06

    Geralmente a burrice é muito unida em torno de um tirano do qual eles tem orgulho de chamar de seu, já cada sábio como não aceita autoridade nenhuma que não seja a VERDADE, de tempos em tempos tem que largar os livros e se unir aos nossos bons e alienados brasileiros para salvar o país.

  195. Chico Anísio

    -

    10/11/2013 às 15:01

    Com o fim da ditadura militar o humor migrou das telas da rede bobo para as telas de computador!

  196. Pedro

    -

    10/11/2013 às 15:00

    Tio Rei toda vez que eu penso ter encontrado um idiota definitivo o sr trás um ainda mais idiota. ….

  197. PALCOSCENICO

    -

    10/11/2013 às 15:00

    ESCÃNDALO de FRAUDES e DESVIOS DE DINHEIRO NA PETROBRÁS DE LULA E GABRIELLI, faz Graça Foster pedir SEGREDO DE JUSTIÇA para investigação, inclusive de Passadena, nos EUA.

    – Mas, este, vai ser difícil, os EUA vão deixar fluir as informações como uma democracia que não acoberta RATOS DE PORÕES DE SINDICATOS e QUEM MENTE SOBRE O PRÉ-SAL, para enganar os brasileiro e o mundo. A tal espionagem pegou, sim, as dificuldades de toda a ordem que podem tornal o PRÉ-SAL INVIÁVEL em doia anos. Não haverá investidor bem informado que vá entrar nesse negócio.

    – Veja fotos comentatadas em: http://www.flickr.com/fhotos/pietro_mascagni

  198. jose matos

    -

    10/11/2013 às 14:55

    concordo com a luciana s ele so disse uma verdade quando falou que o lula nao tem carater.

  199. Anónimo

    -

    10/11/2013 às 14:54

    deu no estadão
    USP em ruínas ou BONDE DO FUMACÊ DOS FILHOTES DO SAFLA E DA BRUXA-MOR, NETINHOS ORGULHO DO CHICO LOCÃO 8.0 do PSOL

    Festa na USP termina em depredação e furtos (porLaura Maia e Bárbara Ferreira Santos – Estadão)

    Equipamentos de informática foram saqueados, um carro da guarda universitária foi pichado e o centro de convivência da Cidade Universitária, danificado
    Uma festa que reuniu cerca de 500 pessoas na madrugada deste sábado,9, na Universidade de São Paulo (USP) terminou com equipamentos de informática saqueados, um carro da guarda universitária pichado e o centro de convivência da Cidade Universitária danificado.
    Segundo a USP, a festa aconteceu em frente ao prédio da reitoria, que está ocupado pelos estudantes desde o dia 1° de outubro. A universidade não soube precisar a quantidade de equipamentos de informática que foram roubados.
    De acordo com a Polícia Militar, a festa terminou por volta das 6h, houve uso de drogas ilícitas e pessoas estavam nuas. De acordo com o delegado plantonista do 91°DP (Ceagesp), Yuri Munhoz Silveira, o caso foi registrado como dano ao patrimônio público e crime ambiental de pichação. “Pela amanhã ainda não tínhamos a informação de que equipamentos tinham sido furtados”, explica. Na segunda-feira, o caso será encaminhado para o 93°DP (Jaguaré), responsável pela área da Cidade Universitária.

  200. Rodrigo Alves Lemes

    -

    10/11/2013 às 14:51

    Será que o antiquado Sr. “Chico” será destruído nas redes sociais por esta postura tresloucada? Claro que não, mas se ele fosse de direita e dissesse tantas bobagens…

  201. arcanjo

    -

    10/11/2013 às 14:49

    Enquanto os cidadãos honestos se esforçam para conseguirem conforto, O CÉU, para si. Alguns vagabundos querem o Inferno para TODOS…VÃO pra CUBA!

  202. Ocidental por DNA

    -

    10/11/2013 às 14:48

    Atenção para Almir Oliveira,das 10:31!! Autêntica baratona destilando pestilências,chamando a direita de nazista,fascista, e o escambau. Reinaldox nela !! Todos sabemos que os ‘ismos’ saõ irmãozinhos gêmeos de alma e corpo: nazismo,fascismo, comunismo, socialismo…Nunca rimaram com DEMOCRACIA , que é o norte de todas as DIREITAS .

  203. Jorge Medeiros

    -

    10/11/2013 às 14:44

    Sem democracia pode haver capitalismo.
    Mas, sem capitalismo não pode existir democracia.
    A liberdade de empreender é uma liberdade básica.
    O socialismo inibe, ou sufoca os criadores e os empreendedores.

    Por isso a esquerda atrai tanto os incapazes, os burros e os acomodados.
    “Bob Fields”, o saudoso e brilhante Roberto Campos, já tinha identificado:
    PT o partido de intelectuais que não pensam, de trabalhadores que não trabalham e de estudantes que não estudam.

  204. Raimundo M Lima Jr

    -

    10/11/2013 às 14:42

    Quanta clareza de pensamento….Um velhinho de 80 anos com cabecinha de 120…e eu perdi um certo tempo, ontem, lendo esta besta.

  205. PALCOSCENICO

    -

    10/11/2013 às 14:38

    POR QUE O IDOSO “CHICO” e os ESQUERDISTAS em geral, afirmam que no período não houve desenvolvimento, e, sim, apenas estagnação, autoritarismo e torturas?

    –E, se o octogenário esquerdista afirmou que o desenvolvimento é que traz todos os males, CERTO ESTAVAM OS GENERAIS DA DITADURA MILITAR. O país vivia uma vida modesta, como a sonhada pelo “Velho CHICO”. Simples assim.

    –Ora veja só: CHICO, como todos que FALAM DEMAIS E SE PERDEM NO RACIOCÍNIO, acabou reconhecendo “A DITADURA DE COSTA E SILVA, MÉDICE e GEISEL” como o “Sistema de Governo Ideal para o Brasil”.

    – Agora, em uma coisa concordamos: LULA, é um espertalhão, não é de lado nehum, nem de centro. Veio para fazer populismo, enganar o povo, em especial aos idosos e aposentados, sinalizando com um aumento real de SM e Aposentarias que jamais aconteceu (ele matreiramente e de forma fraudulenta, fingiu desconhecer que a inflação oficial é falsa, pois, seus índices sofrem EXPURGOS (aluguéis novos, renegociações de contratos e fraudes como a baixa do IPI dos automóveis, para jogar a INFLAÇÃO REAL DOS POBRES de 25% para 6%, beneficiando quem é mais abastado e ferrando os pobres e carentes que vão ter que conviver com 6%, por apenas um mês (no mês seguinte, ou se bobear em janeiro, os combustíveis sobem e zeram a correção já expurgada, como vai fazer DILMA em Janeiro/2014, vai matar de fome e deixar ao relento milhões de brasileirinhos, em especial crianças até 5 anos, porque 6 meses antes, já disse que fechou a meta em 6,00%. No mais LULA se aliou aos antigos inimigos e surrupiadores do dinheiro do povão (os banqueiros e empreiteiros/construtores) para encher as burras de dinheiro, agindo agora como o maior exemplo de DONO DO CAPITAL, pessoalmente ou através dos filhos e da esposa, como afirmou Rosemary, a Primeira Dama no Exterior.
    -
    -Veja, fotos comentadas sobre este gravíssimo assunto em http://www.flickr.com/photos/pietro_mascagni

  206. Rodrigues

    -

    10/11/2013 às 14:29

    Por falar em faculdade e brejo comunista, percebem o quanto esse pessoal do atraso “igualitário” é perspicaz na arte de seduzir e hipnotizar otários e bisonhos? A política deles com relação às universidades, é dar mais importância na quantificação dos institutos, que na qualificação, como um projeto orquestrado, cujo interesse é encurralar todos às faculdades, com benefício do interesse do embromado, quem não quer fazer uma faculdade? Inclusive com as famigeradas cotas, assim, todos poderão ser doutrinados segundo as cabeças feitas e iluminadas dos gurus evolutivos ante-capitalistas e ante-burguesia, que reflete na sociedade com a incompetência técnica, na medicina, jornalismo, direito, engenharia,etc, não no ideologismo, porque este é o objetivo,quantas faculdades tem a Inglaterra, e os Estados Unidos, comparem com o Brasil? São tantas quantos são os partidos políticos ineficientes, perceberam o alcance dos projetos dessa gente? agora, tente convencer essa juventude semianalfabeta universitária, que por traz das “boas” intenções desse governo está alienado o seu maior bem pessoal e social que é a liberdade e a verdadeira democracia.

  207. Zezão

    -

    10/11/2013 às 14:29

    O problema maior dessa corja de idiotas é que eles se acham no direito de IMPOR as tais “mudanças” de que julgam estar a nação carente, como se fossem – o quê? – semi-deuses. Eles pairam acima dos homens comuns e se acham predestinados a ditar o que é melhor para todos nós… E se o país achar que não? Se a maioria não quiser? Que mania mais besta!!

  208. paulo roberto

    -

    10/11/2013 às 14:29

    A Esquerda burra do Brasil ainda não acordou! se os tiranos aproveitadores e ditadores como HITLER,STALIN,MUSSOLINI e muitos outros não conseguiram o que queriam, não serão estes batedores de carteira que conseguiram implantar o comunismo no Brasil.
    Estas quadrilhas (PSOL,PT,PCO,PSB OS VERMELHOS) vivem no passado,e são financiados por empresas símbolo do capitalismo brasileiro Itaú,Bradesco, Construtoras e maquina pública.
    Eles na verdade gostam é de roubar e ficar impunes, quanto a ser esquerdista, é apenas um detalhe .

  209. Rebeca

    -

    10/11/2013 às 14:28

    Eu li a entrevista dele na folha, achei que ele foi contraditório algumas vezes, numa dela disse: ‘que o Brasil estava crescendo e só não via quem não queria,” depois mais adiante “desdisse” o que tinha afirmado. E pelo tom das respostas ele é Marxista, critica o tempo todo o capitalismo mas vive confortavelmente nele e dele.

  210. Joe Silva

    -

    10/11/2013 às 14:25

    Intelectual ? Esse é um burro de primeira.
    Dizer que os EUA são um lugar de violência já entrega que a pessoa não conhece o mundo, vive de chiliques e emoções bobocas.
    Nos EUA se vive com tranquilidade, em muitos lugares as portas das casas ficam destrancadas, nem muros as casas têm. O lugar onde morrem 50 mil assassinados é o Brasil.
    É um crime um ignorante, medíocre, bocó desses estar dando aulas para os jovens.

  211. db

    -

    10/11/2013 às 14:21

    Será que a Leitão vai chamar o sujeito de pit bull?

  212. Orlando Machado

    -

    10/11/2013 às 14:20

    Chega de sapo barbudo , né???

  213. Paulo Bento Bandarra

    -

    10/11/2013 às 14:15

    ” Os EUA, o paradigma, são uma sociedade extremamente violenta. ” As mortes no Brasil no trânsito e nos homicídios, mesmo não estando em guerra há décadas, mostram o quanto o velho está desinformado. Com a diferença da enorme riqueza que não temos. Do que a ditadura nos livrou impedindo estas pessoas de terem chegado ao poder em 64. Que desastre seria.

  214. Luciana S.

    -

    10/11/2013 às 14:10

    Deste sociólogo só saiu uma frase que presta: ‘Lula não tem caráter!’, dita em entrevista para o programa Roda Viva. De resto, como de costume entre ‘intelectuais’ revolucionários de esquerda, nada se aproveita!

  215. db

    -

    10/11/2013 às 14:09

    Eh de uma sinceridade esse cara…socalismo e ditadura..tudo a ver

  216. alberto santo andre

    -

    10/11/2013 às 14:07

    como bom esquerdista e covarde que e francisco oliveira perdeu durante todos estes anos a chance de ir morar em cuba e que e o sistema de governo que ele adora ,pior que isto e que durante tods estes ,foram os inumeros mortos que tentavam sair de cuba visto que os cubanos nao tinham ,tiveram ou em um espaço terao de deixar a ilha para procurar o que melhor acham parar eles ,os esquerdistas defendem suas ideias ,porem nao querem conviver com as mesmas ,visto que no brasil nunca tiveram problemas de irem mediocrizar na ilha dos assassinos irmaos castro enquanto la o povo siquer pode sair , portanto imbeciloides como estes sao pessoas que nao fazem falta nenhuma ao mundo ,ou seja so o fato de respirarem ja faz com que pessoas decentes compartilhem e ajudem a pagar o ar que respira ,morto faria muito mais bem a sociedade que vivo.

  217. The Wall

    -

    10/11/2013 às 14:06

    Lula sempre foi e será uma criação mítica de Golbery do Couto e Silva, tornando-se um fetiche nacional não por seus atributos, mas em recompensa de fazer-se de esquerda, quando na verdade a sua história, se contada ao pé-da-letra, revela nuances da realidade da gestão atual do país. Maquiavel iria rir muito, mas muito mesmo, do príncipe inventado com discurso de marxismo, mas práticas de déspota. É o “neo-socialismo” na prática, contra a pátria e em favor dos próprios bolsos. E o povo que fique com as esmolas do bolsa-família, mas pagando impostos!

  218. Drunk Drummer Daddy

    -

    10/11/2013 às 14:01

    E os desdentados seguem pagando as mordomias deste tipo de inúteis.

  219. A

    -

    10/11/2013 às 14:00

    Disse o entrevistado: “O país cresce de forma violentíssima nos últimos 20 anos. E é um crescimento diferenciado. Não dá mais para ser no campo. Agora é na cidade, com relações público-privadas diferentes. Se o Estado não tem políticas para tal, é melhor ficar calado do que dizer besteira”. Por ser comunista da velha guarda, defensor de Stálin, passado que esconde mas que o condena, disse uma besteira sem limite, que vai além da idiotice do marxismo, mesmo do dito marxismo sério, se é que isso existe: nos últimos 20 anos o crescimento do Brasil foi ridículo. A coisa só não ficou pior porque a população cresceu apenas pouco mais de 1% ao ano. Não fora isso, o crescimento da renda per capita, que foi baixo nos últimos 20 anos, teria sido negativo. A tese de que o crescimento econômico “acirra as contradições de classe”, que foi o que ele disse no fundo, era a tese de Stálin para justificar os processos de Moscou e o extermínio de milhões. Como ele teve coragem de exumar uma tese que nem a esquerda mais radical de hoje tem coragem de defender? Outra coisa: ao contrário do que ele diz, dizem as estatísticas que o crescimento de hoje é muito mais no campo do que nas cidades, que apenas se beneficiam do crescimento rural vendendo máquinas, combustível, adubos, herbicidas, transporte, vacinas, remédios, transporte e os serviços veterinários e agrícolas, juntamente com os serviços de conservação dos tratores e todo tipo de máquina agrícola. O campo está crescendo e salvando o Brasil, inclusive de gente como este senhor. No campo não tem black bloc, tem o sinistro MST e os movimentos indígenas. Aliás, onde seria instalado o tal “Estado Indígena”? Seria um só ou seriam vários? Dividir o Brasil é contra a constituição. É incitar ao crime. Ou não? Ele teve a coragem – pelo menos isso – de dizer o que os movimentos sociais e o CIMI não têm. Querem o “Estado Indígena” sim. E a “luta pelas” reservas indígenas é o começo disso tudo. Só não vê quem não quer e o STF está ajudando nesse projeto.

  220. José Domério

    -

    10/11/2013 às 13:57

    Tentei fazer um comentário mais longo. As intempéries da cibernética ou do poder dominante mo impediram. Serei mais breve.

    O digno sociólogo (não confundí-lo com o OCIÓLOGO Fenando Henrique Cardoso (“Esqueçam o que escrevi!), há muito tempo deveria ter sido agraciado com o NOBEL da especialidade! Diante de tanta autoridade, fico em dúvida sobre as reais causas de tal não ter ocorrido. Aliás, não é nenhuma novidade no contexto brasileiro, colecionador de tantos prêmios Nobel.

    Li a entrevista do dito cujo na Folha. Mas, não consegui chegar ao fim. A coerência do dito cujo merece o relato de Ruy Castro, sobre Niemeyer (não estou preocupado com a grafia; mas me refiro ao Oscar Niemeyer, co-autor de Brasília), dizendo este que a VELHICE É UMA M.!

    O digno Chico, sociólogo, parece que ainda não percebeu isso.

  221. José Carlos

    -

    10/11/2013 às 13:55

    Burro é burro e ponto final. No entanto, alem de ser burro o “intelequitual” pode também ser mal intencionado, desonesto intelectualmente, fanático de seitas pseudo-revolucionárias e terem a vocação tipicamente totalitária dessas seitas fundamentalistas. Neste contexto não se pode nem deve desculpar o “intelequitual” pela sua idade provecta: burro é burro.
    Quanto e ser “revolucionário”: o CAPITALISMO é o único sistema verdadeiramente revolucionário existente no mundo. O resto é misticismo religioso.

  222. Silvio Baptista

    -

    10/11/2013 às 13:54

    Oras, se tem deputado(PMDB) querendo cotas nas universidades para maconheiros, porque um homem não pode ser comunista?qual o problema em dizer que a terra é quadrada? Se a mentira virou verdade e vice e versa.Tenho medo de o Lula decretar que a lei de gravidade vai ser revogada.

  223. maya

    -

    10/11/2013 às 13:52

    José 8:27 parabéns,falou pouco e falou tudo.
    Comprar jornal para ler a opinião de um vigarista desse não vale a pena.

  224. Ana

    -

    10/11/2013 às 13:50

    Só por trazer a entrevista da Rose Noronha, a Veja está de parabéns, mas achei a entrevista fraquinha.

  225. Edson de Faria

    -

    10/11/2013 às 13:49

    Com vocês, Chico de Oliveira, o jurássico esquerdopata da USP… Poucas coisas na vida são mais deprimentes do que ver um velho de 80 anos defendendo ideias de 150 que já nasceram mortas e foram oficialmente enterradas há quase 30…
    A velhice sem sabedoria é quase indistinguível da senilidade. Mas acrescida de vigarice intelectual, é muito pior. É algo profundamente obsceno.

    A pseudo-intelligentsia saurina brasileira precisa urgentemente de um cometa para chamar de seu.

    Edson de Faria
    IME-USP

  226. MINO NETO

    -

    10/11/2013 às 13:46

    Na mosca!

  227. Rodrigues

    -

    10/11/2013 às 13:46

    Bem, se o fedgeral deseja saber quem são os líderes do quebra quebra, tai, um réu confesso.

  228. Pietro Guerriero

    -

    10/11/2013 às 13:45

    Interessante a analise dele… Talvez o crescimento que cause turbulencia seja o crescimento capitalista ? Sim, porque a China vem crescendo a taxas positivas por varios anos e nao se fala em turbulencias. Ou violencia.
    Mas a India tambem cresce…
    Ou seja, as “contas” do Chico nao fecham. Deve ser coisa de esquerdista tropical. Sao maus de aritmetica.
    Ja’ dizer que os EUA sao uma sociedade violenta, mostra ainda mais quanto a sociologia nao pode ser considerada ciencia exata.
    Existem milhoes de pessoas armadas – legalmente – nos EUA. O numero de crimes ja’ foi citado por um colega abaixo.
    Desde que se aprovou o desarmamamento no Brasil, excetuando-se as forcas de seguranca, imagino que seja bem menor o numero de brasileiros armados. E vejam os numeros que o colega publicou.
    Enfim, o que ele quer e’ gente nas ruas, desfraldando bandeiras porque isso irrita e desconcerta os “donos” do poder.
    Aparentemente, sem passeatas, nao ha’ progresso.

  229. Maria Filomena

    -

    10/11/2013 às 13:41

    essse senhor, possivelmente já com o pé na cova dada a sua idade, já tem idade suficiente para saber o que é certo, o que é errado….E aposto que nunca trabalhou para valer na vida….E ademais Ditadura para essa gente é a imposta aos outros, pois eles querem liberdade para fazer bagunça….

  230. Caio

    -

    10/11/2013 às 13:39

    Eu li esta porcaria o cara pode ser sociológo mas é ruim pra chuchu ,bem com 80 anos não dá mais pra ver o tanto de bobagem né ? É muito tarde para ver a burrada que cometeu ,enfim é para mim um boçal com 80 aos.

  231. Rodolfo

    -

    10/11/2013 às 13:39

    Se o Brasil, que e uma democracia bem ordinária, aluga uma copiadora por 7,2 milhões de reais, imagina por quanto alugaria se fosse uma ditadura comunista nas patas do PT ou dessa gente do PSOL ou do PSTU…

  232. xLuiz

    -

    10/11/2013 às 13:33

    Mestre Rei
    Já temos o cara de 71 anos que vive como um adolescente de 17, e que louva os Black Blocs – dispensável dizer o nome.
    Agora, mais este ancião (80), que sai das Trevas para dizer asneiras louvando as tiranias e ditaduras e criticando a democracia. É um deplorável com a mente carcomida pelo ódio; é um morto-vivo amante de Stalin que ainda vegeta…

  233. Isaias

    -

    10/11/2013 às 13:32

    É por isso que o regime cubano persiste: a culpa é dos embargos americanos… Da mesma forma, ideias ultrapassadas sobrevivem graças à repercussão contrária a seus artigos e entrevistas. Creio que o dissenso, ainda que necessário, é que alimenta o populismo dos tiranos.

  234. matavivaengenharia

    -

    10/11/2013 às 13:31

    Isto é uma raça de vagabundos que querem viver do bom e do melhor as custas do suor do sofrido povo do nosso pais ,este pais sô tem favela por culpa destes trastes de gente ,parasitas do diabo,o umbral esta esperando estes lixos.Isto é o que eu chamo de animais ,de porcos ,de cachorros imundos,estas imundices me dão é nojo.

  235. Jurandir D'almeida

    -

    10/11/2013 às 13:30

    Venezuelana vence o Miss Universo 2013…
    AI TEM!!!
    Ou será que sou um daqueles que só pensam no quanto pior melhor?E que em tudo tem armação comunista???
    A venezuelana Gabriela Isler, de 25 anos, foi eleita Miss Universo 2013, em cerimônia ocorrida neste sábado (8), NO COCURSO EM MOSCOU, RÚSSIA.
    Agora só falta o Maduro dizer que Chaves e quem pediu esse feito à DEUS para alegrar o povo…
    AI TEM HÁ. SE TEM!!!

  236. Mauro

    -

    10/11/2013 às 13:30

    Esse pessoal eram “os patriotas” que lutavam pela “democracia” antes do golpe de 1964. Hoje muitos deles recebem uma fortuna do bolsa ditadura e ate homenagens. Nunca saiu nada de bom desses psicopatas, só miséria, fome e genocídios.

  237. Rodolfo

    -

    10/11/2013 às 13:28

    O cara pegou a doença do Benjamin Button, vai ficando mais infantil a cada dia que passa….

  238. Heitor

    -

    10/11/2013 às 13:28

    Sociologia de bar! Na época da faculdade também falávamos muitas asneiras que iam piorando conforme o dinheiro ia ficando mais curto pra pagar a conta. Muitos revolucionários saiam sem pagar, sobrando a conta para um ou dois moderados. Com o tempo passaram a beber menos pois ninguém queria mais sair com eles…! A vida como ele é…!he,he,he.

  239. Miquelle

    -

    10/11/2013 às 13:26

    Comentar o quê sobre um sujeito com pensamentos como este. Nossas universidades são inexpressivas mundialmente por serem redutos de gente como este senhor, que não fará falta nenhuma para nossa sociedade quando partir….

  240. Rodolfo

    -

    10/11/2013 às 13:25

    Numa pesquisa feita recentemente, não me lembro de cabeça, mas algo entorno de 90% dos entrevistados se diziam conservadores.
    O doido quer o quê, revolução de classes? Luta armada? Guerra civil?

  241. Rodolfo

    -

    10/11/2013 às 13:21

    Ele deve ser consultor para assuntos “sociais” do Nicolas Maduro da Venezuela.
    Os EUA são sociedade violenta. E nós somos o quê?
    A entrevista toca num mesmo ponto da coluna do Demetrio Magnoli que eu li ao lado, no blog do Constantino: o “conservadorismo” do PT, o PT como sendo um partido de direita conservador. É método?
    O modelo que essa gente quer para o nosso pais é o da Venezuela, com a sua “Policia del Pueblo”, os médicos cubanos, a imprensa amordaçada e os saques nos supermercados. Mas tudo em nome do povo!

  242. marcela

    -

    10/11/2013 às 13:20

    baboseira…

  243. Manoel ribeiro dos Santos

    -

    10/11/2013 às 13:17

    A verdade inexorável é que ao contrário do que choldra pensa, os canalhas também envelhecem, portanto lugar de canalha é na cadeia ou na vala moral da história.A única coisa que a esquerda já produziu no mundo, foi mais miséria e as respectivas consequências dela, como guerras,a volta de doenças já erradicadas mixórdia humana, etc…

  244. Anónimo

    -

    10/11/2013 às 13:17

    …triste fim. Na linha do que diz o profº Olavo a mente revolucionária é uma doença mental incapacitante. Aliás, uma curiosidade importante para entender a mente deste senhor… ele tem filhos, netos ou bisnetos? lembremos de Rousseau o homem de boas idéias e comportamento duvidoso.

  245. José Maria dos Santos

    -

    10/11/2013 às 13:16

    Valeu, Reinaldo. Parabéns, Siará Grande, muito bem lembrado. Abraços.

  246. Víctor Marcelino 1994

    -

    10/11/2013 às 13:15

    Como esse ‘cidadão’ aplaude o comunismo… seria bom que ele viajasse pra Cuba desfrutar dos benesses de Castro. Simplesmente um esquerdista que quer se enquadrar na direita Incrível!

  247. rozicler

    -

    10/11/2013 às 13:13

    Como é que a imprensa séria ainda da voz à esse mentecapto?

  248. Rodrigues

    -

    10/11/2013 às 13:13

    Errata: Quanto a esse tal Chico mais parece …

  249. Oswaldo Alves de Siqueira Júnior

    -

    10/11/2013 às 13:13

    Atenção Senhores!
    Não será tempo de parar de colocarmos rótulos uns nos outros?
    Vievemo a era do pragmatismo ou da ideologia?
    Aquele que não precise comer, vestir-se, banhar-se, dormir, ter lazer, família, e outros etcéteras que atire a primeira pedra.
    Acorda Maria Bonita e vem impor, com todas as letras, a EDUCAÇÃO e concomitantemente a INSTRUÇÃO FORMAL. Trabalho para sobreviver com dignade é inerente à espécie humana.
    Sem pieguismo ou truculência religiosa, em verdade vos digo: somos todos irmãos em espécie e próximos pela contemporaneidade.
    Alguém, um dia, prolatou: faça pelo seu semelhante tudo aquilo que quiser que ele faça por você. Simples assim!
    Acontece que sem educação em casa e formação técnica na escola nada poderá dar certo. Pena ou piedade da ignorância só recalcitra a revolta que, por sua vez, incita à violência.
    Esquerda, direita, facismo, comunismo, capitalismo, liberalismo, neo ou conservador, progressismo, conservadorismo, devem permanecer como adjetivos para explicar o passado. Pensamentos ligados a energúmenos do tipo Karl MArx ad caterva, se papel fossem, não serviriam sequer para serviços de higiene pessoal de odor desagradável.
    Já cumpriram o papel de nos dizer o que não devemos fazer e o que não funciona. Quem insiste em defender os princípios por eles defendidos cumprem idiotia insana dos medíocres e sem personalidade.

  250. Rodrigues

    -

    10/11/2013 às 13:11

    MARXISTA: Aquele que defende e tenta aplicar qualquer uma das vertentes do pensamento de Marx ou dos que escreveram como seguidores de Marx.
    MARXIANO: É como os estudiosos de Marx e do marxismo se denominam para não serem confundidos com os “fundamentalistas”. Estudar um autor não significa tomá-lo como a verdade suprema.
    Estes canais de mídia deveriam dar atenção para os intelectuais que analisam a realidade sem partidarismo e sem saudosismos. Gosto do Gabeira pelo fato de ser um cara coerente, fez o que considerava ser o certo na época da ditadura mas que hoje procura não se deixar cegar por um fanatismo de esquerda. Afinal ele teve a coragem de não pedir bolsa ditadura, só isso já merece o meu respeito. Quanto a este tal Chico mas parece o personagem (à esquerda) do Cândido do Voltaire, tudo ao seu redor deu errado e ele continua achando é que o mundo é o errado e não a sua teoria sobre o mundo.

  251. reinivaldo feitosa

    -

    10/11/2013 às 13:08

    Minha Avó que nasceu em 1888 e morreu com cem anos,sempre dizia, meu neto todos os comunistas que eu conheço criticam o capitalismo,porém,usufruem em demasia as mordomias que o capital lhes proporcionam.Conclusão:Após, a morte da minha querida avó caiu a minha ficha.Viva a democracia.

  252. Roberto Silva 51 RJ

    -

    10/11/2013 às 13:07

    Essa esquerda é tão nociva aos interesses do país, é tão venal, que deveria ter sido extirpada em definitivo pelos militares, por ocasião da contra-revolução de 1964.
    Efetivamente esses terroristas de esquerda não aceitam a democracia com a alternância natural do poder, e agem sempre de forma desonesta e radical, com o intuito de se perpetuarem no comando do país.
    Não se esqueçam que o mundo gira…

  253. norton

    -

    10/11/2013 às 13:06

    O que você tem a ver com a corrupção?
    Acesse e assista: http://www.youtube.com/watch?v=Xci7g2-wlOk

  254. Léa Nilse Mesquita

    -

    10/11/2013 às 13:05

    Na verdade, esse intelectual é mais um que ‘faz parte” da batalha cuja finalidade é esconder a montagem em marcha dos tempos de terror no Brasil, na América Latina, da qual Lula e Dilma também participam e como protagonistas (as Atas do Foro de São Paulo que o digam). TUDO JÁ ESTÁ DOMINADO…O resto é firula.

  255. Márcio F.

    -

    10/11/2013 às 13:04

    Simplesmente este senhor Chico está senil, o problema é que está senil desde o dia em que nasceu!

  256. José Melatti

    -

    10/11/2013 às 13:04

    Gravísssimo o que ele diz a esquerda embalada num sonho que não se cumpriu, quer que herdemos seu pesadelo, sujeitinho recalcado….

  257. Bob 'zé pensante'

    -

    10/11/2013 às 13:02

    O raciocínio não fica só na matemática da violência, ele abrange a economia, como não poderia deixar de ser, e quem leva a culpa é o crescimento.
    .
    Se o crescimento econômico fosse um fator cultural desencadeador de violência teríamos obrigatoriamente ao comparar Brasil x Estados Unidos, neste quesito, verificar que os fatos teriam que ser ao contrario do que se apresentam na realidade, ou seja, ao verificarmos que a renda per capta do brasileiro é de mais de 4 vezes menor do que a do americano, então as taxas de homicídios daqui também deveria ser proporcionalmente menores na mesma escala de proporções segundo o raciocínio sociológico que diz que o crescimento desencadeia a violência, no entanto nada disso se confirma.

  258. Papai Sabetudo

    -

    10/11/2013 às 12:58

    A análise desses teóricos “intelectuais de esquerda” pecam por muitos pontos, onde mostram a sua incoerência, a começar pela própria entrevista que, para ser concedida, carece de um ambiente democrático; como se sabe, o que eles querem mesmo é uma democracia onde possam agir livremente com violência sem que nada lhes ocorra. O Psol está com a vida que pediu a deus: do jeito que o diabo gosta. E esses intelectuais de araque falam essas bobagens porque na sua concepção “eles” estão no auge da pirâmide. Duvido que desejem em algum momento ser um simples “soldado” da revolução proposta! É só teoria.

  259. Sergio

    -

    10/11/2013 às 12:58

    Reinaldo, aprenda uma coisa: não existe intelectual de esquerda. Ou é intelectual, ou é de esquerda.

  260. Reynaldo-BH

    -

    10/11/2013 às 12:58

    Reinaldo, um off topic.
    Porque RAIOS a Suzana Singer não volta ao tema como ombudsman? O silêncio da cada coluna (dela) demonstra que continua a pensar como uma poodle. Ou hiena.

  261. Clodoaldo Boaventura

    -

    10/11/2013 às 12:58

    Susana Singer, aquele doce de candura, patrulheira das opiniões e dos modos alheios, em seu metajornalismo politicamente correto, está, assim como a esmagadora maior parte daqueles que se aventuram pelas águas tormentosas do policiamento das condutas e ideias alheias, acima das diretrizes cuja observância postula. Com a mesma autoridade moral sobranceira exercitada para conclamar os colunistas alcançados por seu raio de ação à amenização do tom do discurso e ao polimento dos cascos mentais, pespega ao empresário recentemente celebrizado como “rei do camarote” a pecha de boçal, como que a título de antecipação de desculpas por condescender com a Veja São Paulo em relação ao trato da matéria que, apesar de não passar de uma “frivolidade”, cura de um caso exemplar da espécie exótica dos novos ricos, de arte que sua publicização desempenha a “função social” de lançar luzes sobre os extremos classistas.
    Vejo que a ombudsman da Folha está, na desincumbência de seus misteres censores, a projetar seus tentáculos superjornalísticos aos demais veículos de comunicação. É natural que seja assim, já que, no exercício de suas funções de “controladoria interna” propriamente ditas, ela não tem tido muito trabalho – esta semana, por exemplo, limitou-se a reproduzir crítica tecida no 247 à “parcialidade da Folha na cobertura dos escândalos estourados na Prefeitura de São Paulo, divisada na redação do título de uma reportagem, que vaza literalmente o teor de grampo telefônico, em porção alusiva à cumplicidade do PREFEITO com o esquema criminoso instalado no setor de arrecadação fiscal (tanto o site financiado por estatais quanto a madre superiora do jornalismo tupiniquim insistem no ponto de que deveria haver se explicitado, já no título, que era ao ex-prefeito a que se referia)”.
    Com essa ajuda externa, sobra tempo para voltar suas energias censórias a outras publicações, mesmo!

  262. PALCOSCENICO

    -

    10/11/2013 às 12:57

    ORA VEJAM SÓ: O VELHO CHICO, COMO TODOS QUE FALAM DENAIS E SE PERDEM NO RACIOCÍNIO, acabou reconhecendo “A DITADURA DE COSTA E SILVA, MÉDICE, GEISEL” como o “Sistema de Governo Ideal para o Brasil”.

    – Por que? Os esquerdistas afirmam que no período não houve desenvolvimento, e, sim, apenas estagnação, autoritarismo e torturas. E, se o octogenário esquerdista afirmou que o desenvolvimento é que traz todos os males, CERTO ESTAVAM OS GENERAIS DA DITADURA MILITAR. O país vivia uma vida modesta, como a sonhada pelo “Velho CHICO”. Simples assim.

    – Agora, em uma coisa concordamos, LULA, é um espertalhão, não é de lado nehum, nem de centro. Veio para fazer populismo, enganar o povo, em especial aos idosos e aposentados, sinalizando com um aumento real de SM e Aposentarias que jamais aconteceu (ele matreiramente e de forma fraudulenta, fingiu desconhecer que a inflação oficial é falsa, pois, seus índices sofrem EXPURGOS (aluguéis novos, renegociações de contratos, baixa do IPI dos automóveis para jogar a INFLAÇÃO REAL DOS POBRES de 25% para 6%, beneficiando quem é mais abastado e ferrando os menos, que com 6%, como vai fazer DILMA em Janeiro/2014, vai matar de fome e deixar ao relento milhões de brasileirinhos, em especial crianças até 5 anos. No maisl LULA se aliou aos antigos inimigos e surrupiadores do dinheiro do povão (os banqueiros e empreiteiros/construtores) e encher as burras de dinheiro, agindo agora como o maior exemplo de DONO DO CAPITAL, pessoalmente ou através da família.
    -
    -Veja, mais tarde fotos comentadas sobre este gravíssimo assunto em http://www.flickr.com/photos/pietro_mascagni

  263. Viana

    -

    10/11/2013 às 12:57

    Que nojo, asco mesmo, desse Chico. Parece que tudo vai muito bem em Cuba, Venezuela e mal na Europa, Eua, Japão…

  264. contribuinte

    -

    10/11/2013 às 12:54

    Aqueles que se locupletam com mensalões e outras propinas com dinheiro público se defendem querendo ditadura para os outros comunizados, controle da mídia, salários dos trabalhadores aviltados ou congelados, violência urbana contra os pobres com taxa de homicídios nestepaiz classificada pela ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE como GRAVE e EPIDÊMICA ou seja, o petismo quer manter a população acuada e com medo, vivendo de bolsas do governo atreladas ao voto nos comunistas milionários. Black blocs são contratados por comunistas para ações onde o petismo precisa criar entreveros com políticos da oposição ou aqueles nos quais, o petismo quer tomar os seus lugares. A única “nota” emitida do Museu do Mensalão com mausoléu do apeDelta, o zumbi conservado com muita cachaça culpou os policiais paulistas, após um quebra-quebra. Quando for decretada a prisão dos mensaleiros condenados no STF as manifestações (sem violência) devem diminuir muito, muitos milhares de brasileiros honestos foram para as ruas pedir JUSTIÇA contra a petralhada.

  265. Don Giovanni

    -

    10/11/2013 às 12:51

    Entre Capitalismo e Marxismo ( se é que os dois são adversários de fato ) deverá existir uma terceira via equilibrante.
    Nada no Universo existe sem que haja essa terceira perna. Dai a origem da Santíssima Trindade.
    Mas até hoje ninguém conseguiu codificar essa “coisa”.
    Quando conseguirem um teórico do tamanho de Karl Marx ou de um Adam Smith, então teremos o paraíso no mundo Ocidental.

  266. Law

    -

    10/11/2013 às 12:47

    Esquerdistas não prestam.PONTO

  267. olga

    -

    10/11/2013 às 12:45

    Ah, pra encerrar eu tenho uma proposta. Se estes “anarquistas” resolverem fazer uma fogueira em praça pública (a fogueira sempre está presente em ações extremistas deste tipo) queimando seus objetos de desejo que representam tão bem o capitalismo o próximo passo seria ir para as universidades estudar e pesquisar e tentar igualar os feitos dos americanos e judeus, aliás, são eles os grandes ganhadores do prêmio nobel, os grandes escritores, cientistas, estadistas, etc… Depois a gente conversa e fala sobre conformismo!

  268. Andre Lyra

    -

    10/11/2013 às 12:44

    NAO APRENDEU NADA COM A EXPERIENCIA PASSADA!

  269. Bob 'zé pensante'

    -

    10/11/2013 às 12:44

    Siará Grande você bateu forte no pensante de sociologia que deve ter fugido das aulas de matemática… Contra fatos não há argumentos, o que pode haver é uma enrolação de bla bla bla como aquelas brigas de rua em que um dos moleques enche a mão de terra e joga na cara do outro.
    .
    Se com toda essa sonolência dos dorminhocos, com estatuto de desarmamento e tudo, o país tem 6,34 vezes mais assassinatos do que os estados unidos com uma das populações mais armadas do mundo, imagina se o gigante acorda e acaba com o estatuto do desarmamento, segundo essa visão sociológica comunista pra onde as taxas de homicídios do gigante irão parar!
    .
    Ando desconfiado que sociologia é pau para toda obra, inclusive instrumento de ideologias, desde que apartado da simplicidade dos fatos.

  270. Maria MG

    -

    10/11/2013 às 12:44

    Rei dideus, eu estava por foríssima! Nem sabia desse sociólogo. Durão mesmo, hein? Ainda bem que ele já está octogenário. Ideias mais estapafúrdias, radicais, ultrapassadas. Não sei como a petezada não o ouviu direito. Se o Lula é esse doce, nós somos o quê? Coisa mais esquisita, viu, Rei?!

  271. evandro

    -

    10/11/2013 às 12:41

    COMO SÃO AS COISAS, NÃO! A FOLHA DE SÃO PAULO E SUA DISSIMULADA TENTATIVA DE COLOCAR HADDAD COMO O XERIFE, INVESTIGADOR E PUNIDOR DOS MALVADOS! O UOL, junto com a Folha, possuem polos dentro de suas redações que estão descaradamente publicando notas com títulos gigantes e matérias (chapa branca?) que nitidamente colocam haddad como o justiceiro bonzinho, sujeito preocupado com a ética e a punição de bandidos. Além de fazer brincadeira com nossa inteligência, ainda apelam para o pior tipo de jornalismo que existe. AQUELE QUE DIZ SER PELA VERDADE, MAS DISSIMULA. Sabemos que quase todas as redações tem esses “polos” ou “núcleos” de relativização dos fatos. Porém, para quem está atento, eles não passarão batido nunca!

  272. juscelino

    -

    10/11/2013 às 12:39

    com 80 anos hj a grande parte desses são bastante lúcidos. tem que dar o desconto para esse sr , pois não deve ter cuidado bem da saude no passado e está meio gagá. de todas as asneiras falou algo relevante:E aí vem o Lula fazendo um trabalho sujo, aquietar aquilo que é revolta. SERIA REDUDANTE FALAR QUE LULA FAZ TRABALHO SUJO.

  273. joseph d. a. neto

    -

    10/11/2013 às 12:35

    REINALDO,

    ACHO IMPRESSIONANTE QUE VOCÊ, SE JÁ O FEZ ME PERDOE, COMO O RODRIGO CONSTANTINO, AMBOS DA VEJA ALÉM DE OUTROS, IGNORARAM COMPLETAMENTE O PROJETO DE LEI EM VOTAÇÃO NO CONGRESSO, PROPOSTO POR UM PETISTA O QUE DE CARA JÁ SOA COMPROMETEDOR…

    É O TAL DO MARCO REGULATÓRIO CIVIL DA INTERNET!!! POSSO ESTAR ENGANADO, MAS, É A MUDANÇA PARA DEIXAR PIOR, PARA CENSURAR A INTERNET…

    NINGUEM FALA NADA, NINGUEM AO MENOS DA CHAMADA ALA LIBERAL-CONSERVADORA…

    POIS BEM, DE ONDE NADA SE ESPERAVA APARECE CRITICA CONTUNDENTE, O QUE É SURPREENDENTE, DO ÉLIO GASPARI EM O GLOBO DESTE DOMINGO…

    POR FAVOR REPRODUZA NO SEU BLOG E SE PUDER FAÇA UM POST… DEPOIS QUE A VACA FOR PRO BREJO AI NÃO ADIANTA RECLAMAR!!!

    “A internet livre incomoda o governo, por Elio Gaspari

    Elio Gaspari, O Globo

    Misturando ignorância, prepotência e marquetagem, o comissariado meteu-se numa salada de iniciativas que envolvem a liberdade da internet. Produziu ridículos, empulhações, lorotas e, por incrível que pareça, uma boa ideia.

    O ridículo: Doutora Dilma propôs que a internet seja colocada sob algum tipo de supervisão da ONU. Se isso acontecer, a ONU criará a ONUNet, que funcionará em Genebra, dirigida por um marroquino, abrindo-se a quinta representação de Pindorama naquela aprazível cidade.

    A empulhação: o comissariado quer que os provedores de conexões e de aplicações guardem seus dados no Brasil. Disso poderá resultar apenas a criação de cartórios de armazenamento a custos exorbitantes. Acreditar que essa medida conterá a espionagem estrangeira é pura parolagem. Estimula apenas a xeretagem e os controles nacionais.

    Toda vez que o governo se mete com a internet, há um magano na outra ponta querendo ganhar dinheiro com o atraso tecnológico. Gente que sonha com a boa vida dos anos 80, quando era mais fácil entrar no Brasil com cocaína do que com um computador.

    Lorotas: os doutores falam que estão votando um “marco civil para a internet”. De civil, ele não tem nada. É governamental, e inútil.

    A boa ideia: no meio dessa salada, ressurgiu a proposta de não se usarem mais softwares fechados como o Windows da Microsoft na rede pública. A Viúva migraria para sistemas abertos, gratuitos, como o Linux. Essa ideia chegou ao Planalto em 2003, quando Lula tomou posse. Foi abatida a tiros pelas conexões comissárias.

    Nada do que os doutores estão propondo acontecerá, simplesmente porque a internet é maior que a onipotência de Brasília. Se a doutora Dilma começar uma faxina dos softwares fechados comprados pelo governo, fará um grande serviço, comparável ao do tucano Sérgio Motta, que, nos anos 90, atropelou os teletecas que pretendiam transformar a estatal de telecomunicações num provedor exclusivo de internet”.

    abraços liberal-conservador

  274. Maria Gomes

    -

    10/11/2013 às 12:35

    Tenho ficado muito cansada para lê os que escrevem os esquerdopata compulsivos.
    Principalmente pela afirmação que todo “pobre é potencialmente um bandido”. É vedado ao pobre o direito de progredir. Todos tem que serem coitadinhos, o estado atual faz com que eles afundem cada vez mais neste marasmo. Esse Chico e tantos não sobreviriam se o povo se educasse.
    Não teriam mais a quem enganar. Gostaria imensamente que no Brasil a violência tivesse os índices dos EUA.

  275. olga

    -

    10/11/2013 às 12:33

    Tudo bem… Intelectuais como este falam sobre black blocs, manifestações, marxismo, anarquismo, etc., etc… Mas, qual é a fala destes “novos sujeitos da ação social”? Eles querem um país sem lei, um país sem bancos, um país sem divergências políticas, um país sem desigualdades sociais… Quais são as propostas concretas? Destruir “locais simbólicas” não me parece muito inteligente, principalmente quando se veste roupa de marca e se tem um cartão de crédito no bolso, sem contar celular, tablet, etc., etc. Por que não destruir “estes objetos simbólicos” do capitalismo”? Não, é mais fácil destruir aquilo que representa o coletivo, afinal o povo dorme! Sociedade conformista? Vai perguntar pra quem acorda às 5H da manhã pra trabalhar e chega à noite cansado sobre conformismo, principalmente quando tem o direito de ir e vir ameaçado, impedido? Qual foi mesmo o resultado da pesquisa sobre o que a população acha da violência nas ruas? Estes números não importam para estes sociólogos, intelectuais? Os Estados Unidos é um país violento, não é mesmo? Que tal Coréia do Norte, Russia, China, países muçulmanos? A liberdade é mesmo muito perigosa e exige um mínimo de responsabilidade e cuidado, consigo mesmo e com o outro!

  276. josé

    -

    10/11/2013 às 12:32

    Reinaldo;
    Boa tarde
    Sobram poucos como voce que iluminam o horizonte.
    Continue na “NOSSA” luta contra essa demagogia do errado que quer ser certo.

  277. Vera

    -

    10/11/2013 às 12:32

    Reinaldo , que desanimo.Eu não sou de direita, de esquerda nem de centro ! Queria ser do partido do DIREITO. Direito a educação,direito a saude, direito a um transporte decente.Gostaria de ler jornais com as notícias e não a versão das notícias.Que maravilha seria se cantores cantassem,que esses artistas morassem como nós que batalhamos o pão de cada dia, que o Renan não gostasse tanto de camarão , que os aviões da FAB fossem usados para suas funções .É terrível ler as notícias .Mais uma vez….que desanimo!

  278. Fonzar

    -

    10/11/2013 às 12:21

    O ex-governador ainda criticou o discurso programático do PSDB, as disputas regionais do partido e chegou até a afirmar que muitos tucanos “trabalham contra o erário”, sem citar nomes. Apesar de ter dito que estava fazendo uma autocrítica do PSDB, Serra afirmou aos jornalistas depois do evento que seus comentários foram “suprapartidários”.

  279. Cris Azevedo

    -

    10/11/2013 às 12:21

    Aécio rebate críticas e alfineta Serra
    Dábora Bergamasco, O Estado de S. Paulo

    Pré-candidato tucano à Presidência, o senador Aécio Neves (MG) rebateu neste sábado as críticas do ex-governador José Serra ao PSDB, desencadeando uma crise no partido. O mineiro abandonou o discurso conciliador que marcava a superfície da relação entre ambos nesta manhã.

    “Cada um contribui com o partido do jeito quer pode. Eu estou aqui em Manaus falando bem do PSDB e mal do PT, né? Agora, não me acho a melhor pessoa para falar de complexos.” Na sexta-feira, durante um evento com a juventude tucana na capital paulista, Serra fez várias críticas ao partidos que, segundo ele, sofre a síndrome do “bovarismo” e “tem necessidade de ser aceito pelo PT”.

  280. J.R.

    -

    10/11/2013 às 12:20

    *
    Mascarados? Vanguardas de opinião? Que nada! Transgênicos!
    São os black hambúrgueres…hamburgueses.
    Que venha a ditadura…ditadura da foice e do martelo…tenho um terrenão aqui que precisa roçar e quebrar umas pedras…vou construir um macdonald:)s.
    *

  281. Wilson Rodrigues

    -

    10/11/2013 às 12:20

    A grande sacada de uns bem informados é pegar a realidade e distorce-la segundo suas formas de pensar(?). Não podemos negar que o desenvolvimento, o acesso á riqueza impulsiona movimentos sociais, talvez mais que a miséria de um povo, e os exemplos estão aí, a perder de vista, ou, encher a vista. Acredito que seja por conta de um determinado povo se dar conta de que já deram sua cota de sacrifício e que o dinheiro já está meio que disponível, é portanto chegada a hora de se obter algumas vantagens, exatamente o que ocorreu com a Coréia, viveu imersa em uma terrível ditadura que, por caminhos tortos a levou a um resultado espantosamente bom e, não falo do atual momento, isto ocorreu lá na década de 1980, obrigando os mandantes, os tais donos do poder a submeterem suas pretensões politicas e, como tal, desejo de poder, ao crivo (voto) do povo. E alguém tem duvida que este momento já chegou à China?, que chegará ao Vietnã?, creio que ninguém duvida disto. Bem, esta é a parte que se pode mostrar, a outra, da contribuição destas ditaduras (Coréia, China, Vietnã; Tailândia, dentre outras), a outra, já não se pode mostrar, pois a patrulha é grande, criminosa até. Ao menos aqueles ditadores se empenharam em fazer com que seus povos se preparassem para enfrentar o mundo com armas poderosíssimas, forjadas no conhecimento, conhecimento este que fazia com que suas crianças e jovens fossem para a escola…………..estudar!. E qual o resultado disto, digamos que, aqui no Brasil?. Basta olhar para os lares e escritórios brasileiros contar quantos computadores Sansung; LG; Lenovo (dentre tantas outra marcas de mesma origem) estão por lá, ou olhar para as nossas ruas e estradas para ver quantos Hyundai ou JAC (dentre tantas outras marcas da mesma origem) estão por lá atravancando nosso já caótico transito. Mas nosso Sociopata “Chico” prefere inverter a lógica da análise. Ele quer mesmo é que voltemos à barbárie para que continuemos a pagar um mísero container carregado com tecnologia com um super gargueiro de 300.000 toneladas carregado com soja, minério de ferro e outra tantas commodities arrancadas da natureza com o suor da brasileirada que vai para escola aprender a bater lata e cantar vivas aos “quilombólas” e pajés expulsos(!) e confinados em um território maior que qualquer país europeu (exceto à Russia), vivendo amontoados, por falta de…….espaço. Bem, para onde caminhamos, muita gente sabe, principalmente os bem intencionados, a grande duvida é quanto tempo levaremos. Temo que seja muito rápido, as opções não nos dão esperança. O que esperar de um país cuja TV não tem o menor pudor em colocar uma matéria (na verdade, um filme) em que atuais figurões do país (mesmo que alguns destes em questão estejam momentaneamente mergulhados no limbo) comemoram com petiscos e bebidas, além de gargalhadas, as atrocidades cometidas durante o regime militar, que tem fecho de ouro na figura dos Sr. Franklin Martins. Este, como os demais, devem assinar as idéias do “Chico”.

  282. Rods

    -

    10/11/2013 às 12:20

    REI.
    RESUMINDO: O CARA É UM TÍPICO E BEM ACABADO DINOSSAURO!!!!
    AQUELA FRASE, LEMBRADA POR VC, DITA PELO DE GAULLE CAI COMO UMA LUVA À MÃO, NO CASO DESTE SER DE MENTALIDADE PALEOLÍTICA: “A VELHICE É UM NAUFRÁGIO”.
    VELHACOS, SOB TODOS OS SENTIDOS, COMO ESTE SENHOR, INFELIZMENTE EMOCIONAM MUITOS IDIOTAS, EM ESPECIAL, JORNALÍSTAS LACAIOS QUE DÃO VAZÃO A TANTAS OBSCENIDADES IDEOLÓGICAS.
    Rods

  283. José Benedito

    -

    10/11/2013 às 12:18

    Tudo é senil neste sujeito, mas a Marilena deve gostar, porque ele também parece ter ódio de classe média

  284. AntiPetista

    -

    10/11/2013 às 12:17

    Serra deve dar um tempo. A vez é de Aécio.
    Fernando Henrique Cardoso

  285. O Bebum da Rosemary

    -

    10/11/2013 às 12:16

    E depois nós é que somos raivosos!

  286. João Lavador.

    -

    10/11/2013 às 12:14

    No meu entendimento:continuando J.L. de 10/11/2013, ás 11:55, Se assim for, os governos do PT e seus PACs,etc, têm sido e/ou serão sempre governos do futuro do pretérito!

  287. sergio

    -

    10/11/2013 às 12:07

    Viva o Lobão na Veja.

  288. Darazoom

    -

    10/11/2013 às 12:04

    Lá pelas tantas o “intelectual” de esquerda solta uma barbaridade que me chamou a atenção e causou-me irritação, pelo cacoete preconceituoso. Pensei: em pleno domingo tenho que pesquisar, mas, com essa preguiça…
    Nem foi preciso, às 8:54 Siará Grande disse tudo o que eu queria e mais. Obrigado, Siará, posso continuar a curtir meu domingo modorrento.

  289. Cris Azevedo

    -

    10/11/2013 às 12:03

    Rei

    A Folha de domingo está um verdadeiro lixo esquerdopata. não dá nem para COMEÇAR a ler.
    Talvez se explique pelo fato da ABIN ter xereteado a vida dos donos de jornais e jornalistas, a mando de Lula , como li na Veja. O rabo acabou preso pro outro lado…

  290. josemar silva dos santos

    -

    10/11/2013 às 12:01

    Bem que a ditaDURA,poderia estar, ou ser enfiada, no fundo do quintal pessoal dele, e se o capitalismo, e o crescimento traz, turbulência, então a China está a um passo da queda, por causa do crescimento assustador,e cuba está condenada a miséria eterna, tô errado???

  291. silva

    -

    10/11/2013 às 12:00

    Isso não é “gagaismo”, Reinaldo? Li as respostas desse senhor e deu-me a impressão que já está em curso um triste processo de esclerose cerebral. Tomara que não e que seja uma simples esquerdopatia inconsequente.

  292. Jose Carlos Alves Machado

    -

    10/11/2013 às 11:59

    Como Mudanças pacificas: > Sou a favor do Parlamentarismo, e uma nova Constituição..

  293. karamazov

    -

    10/11/2013 às 11:59

    Tanto nossos “intelectuais” da academia quanto nossos “intelectuais” do meio artístico estão meio perdidos no nosso mundo pós-socialista. O grande sonho de suas vidas era que o socialismo, por ser segundo eles um sistema superior de organização social em que o “povo” teria prevalência sobre o “individuo” (Cuba e Coreia do Norte são a negação explícita desse devaneio)acabou! Melhor para o Chico de Oliveira que ja esta na plataforma de embarque para o alem e vai sofrer menos por ter desperdiçado tanto esforço intelectual em vão!

  294. Claudio

    -

    10/11/2013 às 11:55

    O tempo desse senhor já passou, ele está preso a antigas convicções e ideologias. O tempo agora é outro, o capitalismo, apesar de não ser o ideal, é o regime que deu certo. Seria muito bom se esse cavalheiro se retirasse para algum asilo, para fumar tranquilamente o seu charuto cubano comprado em alguma tabacaria capitalista, de um país idem, e se entregar à leitura de romances épicos socialistas/comunistas.

  295. João Lavador.

    -

    10/11/2013 às 11:55

    No meu entendimento:Com todo o respeito, Professor, mas…o futuro do pretérito não é sempre um futuro suposto e que não se realizou ou não tem se realizado?

  296. Luiz Henrique

    -

    10/11/2013 às 11:54

    O que sera que este imbecil produziu na vida , alem do discurso desatualizado antes mesmo do Karl Max nascer?
    Pior que deve existir um monte de imbecis que alimentam esta aberração
    Que se recolha ao ostracismo histórico dedicado aos cretinos

  297. Lux

    -

    10/11/2013 às 11:53

    Reinaldo! Por favor, pare de dar cartaz praessagentalha!!!!

  298. Renata

    -

    10/11/2013 às 11:53

    Esse homem tem 80 anos, nao é mais um adolescente esquerda caviar deslumbrado. Ele viu,ou pelo menos deveria ter visto, o esfacelamento da URSS e a queda do muro de Berlin. Só a senilidade para justificar Tal ponto de vista

  299. Blumenau

    -

    10/11/2013 às 11:53

    Reinaldo.
    chico “o vetusto”.
    Tem coisa acontecendo e preciso muito que você ajude a muitas meninas que estão sob regime comunista.Tem reportagem da Veja.Leia como vivem essas 900 meninas.É recrutamento,encarceramento,lavagem cerebral!!!
    Leia Reinaldo,o Ministério Público já tem acesso a tudo,mas temos que saber quem está atrás disso.Na reportagem tem uma foto horrível,que nem parece ser no Brasil.Elas se comportam como se estivessem na Coréia do NORTE!!!As freiras de prontidão,penduraram um crucifixo nas paredes,mas só Deus sabe o que ocorre lá.Por favor Reinaldo veja se alguém pode interferir,pois a situação é revoltante.São R$500mil por mês que investem para manter as meninas longe da realidade.Elas servirão como polvos para disseminar o comunismo.Nem as famílias podem conversar com elas…
    Muito obrigada Reinaldo.Bom domingo.

  300. nadia

    -

    10/11/2013 às 11:53

    Em um Brasil onde a PTBrás é o que é e onde a corrupção puLula…nada surpreende…

  301. Leo

    -

    10/11/2013 às 11:52

    Parabéns, Reinaldo Azevedo, continue desmascarando esses trogloditas. É lamentável vc está praticamente sozinho nessa guerra. Espero que um dia esse quadro mude.

  302. José Antonio Rodrigues

    -

    10/11/2013 às 11:51

    Velho louco, como todos os comunistas , não entendo o porque deles ainda existirem depois de fato provado o fim deste regime sanguinário .

  303. A Década PERDIDA com o PT

    -

    10/11/2013 às 11:48

    … Esse chico que já foi do PT e ex-amigo do lula, hoje é um crítico do pt e do lula. O cara pertence ao grupo de radicais do PT que justamente por não terem mais espaço no partido migraram para o PSOL. É o tipo de gente que deveria ser EXTIRPADO da sociedade destepaiz……..

  304. Memyself

    -

    10/11/2013 às 11:47

    Tem razão, quase premonitório! Acho mesmo que o velho chico leu seu artigo e resolveu confirmar suas impressões. Ele desistiu de sofismar e resolveu fazer as pazes com a verdade.

  305. marco antonio

    -

    10/11/2013 às 11:46

    O Chico surtou de vez. ….

  306. Alefe olho vivo

    -

    10/11/2013 às 11:45

    MAIS UM “dom quixote” marxista comunista que vive de vender ilusões aos idiotas úteis e comunistas todinho da USP, entretando quando oferecem a CORÉIA DO NORTE, ou ARABIA SAUDITA para eles, fogem dos paraísos comunistas de araque.

  307. fred lopes

    -

    10/11/2013 às 11:44

    O brontossauro comunista é um exemplar em extinção. Está sendo substituído pela esquerda caviar. Aquela esquerda que adora o pobre(mas de longe, lá da favela) Tem apartamento na zona sul de frente para o mar.

  308. José Roberval da Silva

    -

    10/11/2013 às 11:44

    Prezado Reinaldo:

    Quer dizer então que Lula é um anti-revolucionário?
    Parei por ai.
    O criador do Foro de São Paulo, que ajudou a consolidar o poder da esquerda na América Latina, é então um anti-comunista?
    O cara não é só assustadoramente ignorante. É também louco.
    Talvez nem satanás seja revolucionário suficiente para o Chico.

  309. nena

    -

    10/11/2013 às 11:43

    E por falar em perder o rumo, vocês conhecem a via proposta pelo deputado do PT do Piaui Nazareno Fonteles sobre como financiar a utopia da igualdade absoluta? Vejam o vídeo: http://youtu.be/3MJFH0_otuU

  310. Wesley

    -

    10/11/2013 às 11:36

    Quem quiser melhor entender a ideologia do Seu Chico, basta ler “Eros e a Civilização”, de Herbert Marcuse, e principalmente, “a personalidade autoritária”, de Adorno. Eu ficaria preocupado se os black blocs realmente representassem a população brasileira. Mas não é isso. Esses pseudo-intelectuais de barba mal feita tentam emplacar essa ideia, e muitos acabam comprando. Para entender o que está acontecendo, basta ler um pouquinho de Kant, Hegel, Marx, Gramsci e Escola de Frankfurt. Parabéns pela precisão, Reinaldo.

  311. jose antonio

    -

    10/11/2013 às 11:30

    Não tem mais nada para ler so falam em esquerda,direita,
    a semana inteira a nossa mídia esta ficando cansativa .
    com este assunto.

  312. Flávio

    -

    10/11/2013 às 11:30

    Só de acreditar que o comunismo vai dar certo mesmo com todas as evidências históricas ao contrário todo comunista merece colocar o chapéu de burro!

  313. Fabrício

    -

    10/11/2013 às 11:28

    Diz o ditado ” se o sujeito não é comunista aos 20 anos não tem coração, se continua comunista aos 30, não tem cérebro”.

  314. Afrânio Roberto Fernandes Ribeiro

    -

    10/11/2013 às 11:26

    Sr Reinaldo bom dia,no passado porcos eram cevados em chiqueiros na lama,come, bebe refresca na lama pensar pra
    que? Hoje são cevados em galpões limpos,arejados água fresca,não devem querer papo com esses socialistas que rosnam, mas só querem o dinheiro alheio!

  315. Aprendiz

    -

    10/11/2013 às 11:25

    “É o crescimento que cria a turbulência…” É, legais mesmo são Cuba e Coréia do Norte, onde não há crescimento. O importante, nesses casos, é fazer parte do Partido Único, aí não há turbulência mesmo. É inacreditável que haja pessoas que pensem dessa forma ainda, em pleno século XXI. É tanta asneira, imbecilidade, demência intelectual que me provoca náuseas. …

  316. Fabrício

    -

    10/11/2013 às 11:24

    Esse sujeito, ao longo dos seus 80 anos teve ter lido, visto, estudado muita coisa. Se ele acha que os países comunistas são um sonho não deve ser por ignorância. Só pode ser pela falta de caráter mesmo, má índole. E depois diz que quer o bem dos pobres…Rei, vc poderia comentar sobre a crise de abastecimento na Venezuela (quem vai ajudar é o Brasilll!!!, com nossos tributos).

  317. Draxyon

    -

    10/11/2013 às 11:17

    Oi Reinaldo.
    -
    Grande! Matou a cobra e mostrou o pau.
    -
    E sobre esse “intelectual” Sr. Francisco de Oliveira, é como você apropriadamente diz Reinaldo:
    -
    “O diabo é o diabo por ser velho, e não sábio.”
    -
    Grande Reinaldo.

  318. João Carlos

    -

    10/11/2013 às 11:16

    Reinaldo!!!! não dá entender-lhe… você é um pessoa inteligente, como és capaz dar guarita, rebater ou discutir com pessoas que apresentam debilidade intelecto-mental avançadíssima… pessoas que defendem regimes marxistas (‘o louco’) não são pessoas que devemos considerar para qualquer debate. Essa ideologia foi construída por um maluco e os malucos débeis que o seguem não merecem qualquer ataque, são ideias de absoluta falta de conexão com o mundo, totalmente desvinculada da pratica do ser humano. São idiotices falaciosas estruturadas para serem repetidas por pessoas que não conseguem pensam por seus próprios neurônios.
    Lamento, mas você dá muito espaço para malucos…

  319. Sandro

    -

    10/11/2013 às 11:16

    Reinaldo,
    No início o que se pretendia,à socalpa – para não assustar, era inserir devagarinho… permeando o Estado com seus tentáculos em todas as áreas, dividir para conquistar(pobre/rico, branco/preto/pardo, nós/eles) e, aos poucos, mudar o paradgma da sociedade brasileira – conservador – para aceitar o novo regime que, agora, não consegue se esconder. O meu sentimento é que vivemos em um pesadelo sem fim e que, por mais que tentemos, não conseguimos acordar.

  320. O silencio dos cúmplices

    -

    10/11/2013 às 11:13

    Qual a democracia que existe no Brasil? Deram nome de democracia a um sistema de governo onde o ex presidente tem um escritório paralelo, ond eum partido politico fica no poder por 12 anos graças a um sistema eleitoral inconfiável com provas cabais de violação que o povo brasileiro não confia. Há um movimento na Internet chamando todo mundo para não comparecer às urnas fraudulentas alegando que as eleições já estão ganhas pelo PT. O Brasil de cabeça para o ar.

  321. Gato tem 7vidas+eusotenhouma

    -

    10/11/2013 às 11:11

    O Terceiro Parágrafo demonstra a mais pura realidade!

  322. Anderson Silva

    -

    10/11/2013 às 11:08

    Um sujeito precisa ser muito TROLOLÓ da cabeça para chegar aos 80 anos afirmando uma montoeira de besteiras como essas ai.
    Afirmar que o crescimento trás a turbulência é de uma idiotia, de uma vigarice intelectual monstruosa. Peguem o exemplo DUS AMERICANO, conforme citado pelo “pensador ai”- comparem a taxa de assassinatos lá e aqui. Só esse dado derrubaria a tese cretina desse “ancião da besteira”.

  323. gomes

    -

    10/11/2013 às 11:06

    também não vivemos numa democracia , em poucos meses voltaram tropas de assalto petista para perseguir adversarios politicos e o judiciario achara tudo legitimo, estamos mais proximos do fascismo com um discurso pseudo-marxista…

  324. M.Valvemark

    -

    10/11/2013 às 11:02

    Para os comuno-esquerdopatas o correto seria voltar para a época da pedra lascada. Eu pergunto, o que estes intelectuais marxistas fizeram de bom para a sociedade além do atraso e da intolerância ?

  325. Amélia

    -

    10/11/2013 às 10:58

    “Gosto” do Chico de Oliveira, ex-luminar. Ele me dá um prazer sádico inofensivo (não gosto de machucar). Está velho, ultrapassado, amargo. Nada é como ele queria, mas não dá braço a torcer. Se a vida não é como eu quero, azar da vida (mil risos). Fico imaginando ele indo e tudo que ele representa indo junto: já vai tarde!

  326. Miguel Archanjo

    -

    10/11/2013 às 10:58

    Mediador, cerca de metade do q escrevi se perdeu em algum lugar, creio q meu comentário fica partido e já estou cansado para reescreve-lo.

    Atenciosamente

  327. Robes Mendes

    -

    10/11/2013 às 10:58

    O Brasil é, de fato, o museu do comunismo mundial.

    (Não deve haver um outro país que tenha tantas múmias comunistas por m2).

  328. CCC

    -

    10/11/2013 às 10:57

    VOCÊ VIU O QUE FIZERAM ?
    A DESFEITA ,A MÁ EDUCAÇÃO, A INFANTILIDADE DO ITAMARATY NA DESPEDIDA DO EMBAIXADOR NORTE-AMERICANO THOMAS SHANNON ????!!!!
    ISTO NÃO É COISA DE UM PAÍS SÉRIO MAS DE UM GOVERNO TOSCO, ESTÚPIDO, INFLADO PLEO ANTIAMERICANISMO BOCÓ E CAIPIRA ELEVADO A CATEGORIA DE POLÍTICA DE ESTADO !
    NUNCA MAIS VOU PODER OLHAR UM NORTE AMERICANO NOS OLHOS SEM ME SENTIR ENVERGONHADO !

  329. Miguel Archanjo

    -

    10/11/2013 às 10:56

    Chicos. O próprio Karl Marx disse q os países não mudam, cumprem o seu DNA… (Tradução livre).Por falar em Marx lembro que dos oito filhos conhecidos de KM, quatro morreram ainda criança, uma tentou suicídio mas sobreviveu, duas outras suicidaram e o q teve melhor sorte em filho bastardo com a aia da família e foi criado longe dos pais, A mãe do último ficou ate a fim… Foi muito triste… A Rússia usou parte das ideias de Marx, e se sustentou por mais ou menos 70 anos… Caiu, sem se ouvir nenhum tiro, mas deixou vários ditadores ao redor do mundo… Estou cansado… Triste por não dar aos meus filhos o país q eu gostaria q fosse… Enfim, é um dado de realidade… Sou apenas um anônimo da multidão…

  330. O silencio dos cúmplices

    -

    10/11/2013 às 10:53

    Nos jornais for a do Brasil há um destaque para a bagunça venezuelana promovida por Maduro jagunço. Lojas foram invadidas e obrigadas a baixar os preços para satisfazer a vontade insane e dictatorial dum sujeito que venceu as eleições fraudulentas. Nada disso foi mencionado na imprensa do grande país vizinho, o Brasil. O ex-president da Bolívia reclama da posição dúbia do Brasil que grita forte contra o Paraguai e ignora a violação dos direitos humanos na Bolívia. Não seria tempo para Veja e seus jornalistas mostrarem ao povo brasileiro o que acontece nos países que Dilma Roussef escolheu para amigos?

  331. José wagner

    -

    10/11/2013 às 10:52

    O Chico como a maioria dos marxistas têm a capacidade de reflexão extremamente reduzida,não enxergam nem o óbvio e estou sendo gentil, porque também a ignorância deles é enorme!

  332. Bira

    -

    10/11/2013 às 10:51

    Agora peçam o IRPF do sujeito e observem o modo burgues de viver…o discurso nunca bate com a realidade…patético

  333. emeesse

    -

    10/11/2013 às 10:47

    Prezado Reinaldo,
    quando digo que um esquerdista culto ou inculto é um idiota profissional ou amador, não é com a intenção de ofender , mas a de declarar um fato.
    No Salmo 14, Deus diz que o ateu é um palerma, um idiota, um imbecil, e os esquerdistas tem como condição “sine qua non”, serem ateus; outrossim, o esquerdista que faz faculdade aqui e no exterior, pós graduação, mestrado, e trálalá, faz da sua idiotice uma profissão , daí eu chama-lo de idiota profissional, os demais esquerdistas não formados, como os do MST, sindicatos, conexos e congeneres, são os idiotas amadores.
    Quanto aos ditos sábios, Deus diz, na 1 Corintios, cap 1, verso de 18 a 21:
    “EU destruirei a sabedoria dominante, mostrarei que quem se acha sábio é um louco!
    Onde se achará alguém verdadeiramente sábio, educado e inteligente na época atual?”
    ” O mundo com a sua sabedoria fantasiosa, nem mesmo chegou perto do conhecimento de Deus.”
    No verso 28, Deus diz: ” Escolherei aquilo que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem importância, para destruir o que o mundo pensa que é importante.”

  334. Edmar

    -

    10/11/2013 às 10:45

    Vi uma entrevista dele no Roda Viva e lá ele até falou coisas sensatas. P ex, ele mesmo disse que ia criar poêmica com isso, mas ele já falava de componentes culturas e naõ somente economicos em certas sociedades como tendo um peso grande.
    Mas qdo li ontem a entrevista dele tive a sensaçao que recuou no tempo.

  335. Geneuronios

    -

    10/11/2013 às 10:44

    Já deve ter contratado uma empresa de taxidermia, empalhamento, mumificação ou coisa semelhante.

  336. luiz lima

    -

    10/11/2013 às 10:43

    Como diria Olavo de carvalho esse é um verdadeiro idiota….
    Violência ´por violência , Vc disse bem se a Dilma não consegue implementar a violência porque não tem apoio da sociedade , qualquer idiota conclui que a sociedade não quer violência. E um intelectual desse quase morrendo defendendo ” violência ” , com ar de dono da verdade , toda sociedade é idiota , apenas ele é sábio . Para mim ele é a expressão maior de satanás !!!!

  337. Laudelino Marcos Silva

    -

    10/11/2013 às 10:36

    Tio Rei, ninguém vai vazar o artigo do Lobão na Veja? Pelo estrondo na esgotosfera deve estar ótimo!

  338. Juscelino

    -

    10/11/2013 às 10:34

    É lamentável, mas este senil manifestou exatamente o pensamento dioturno da ideologia Marxista, ele nos alerta, de forma explícita sobre o momento que estamos passando dentro do processo de transformação a que a nação esta passando.
    As “trincheiras” estão caindo…
    Recomendo a leitura de: “A Revolução Gramscista no Ocidente”, de Sérgio Augusto de Avellar Coutinho.
    “Somente a quem interessa”

  339. arlete

    -

    10/11/2013 às 10:31

    Também fiquei boquiaberta qdo li a entrevista…
    Sugiro fazermos uma “vaquinha” e PREMIARMOS este cidadão com uma passagem para Cuba ou Venezuela, mas com bilhete só de ida. Já que ele gosta tanto da ideologia socialista/comunista, que fique por lá e usufrua.
    E aqui na “terrinha” a hipocrisia continua reinando…
    Nada melhor(?) do que ler num domingo a denúncia abaixo:
    “Abin espionou jornalistas durante governo Lula”
    Um ex-analista do Departamento de Contra-Inteligência do órgão revela que a agência foi usada para investigar repórteres e donos de empresas.
    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/liberdade-sob-ataque

  340. ALMIR OLIVEIRA

    -

    10/11/2013 às 10:31

    REINALDO.
    MAIS UMA OBSERVAÇÃO QUE FAÇO, NO AFÃ DE PROVOCAR O PENSAMENTO DESSES GRUPELHOS QUE SE AUTO DENOMINAM DE ESQUERDISTAS: HÁ NECESSIDADE DE SE PÔR OS PINGOS NOS IS: ESSA MANIA DE DEFINIR COMO ESQUERDA, ESSES GRUPOS COMUNISTOIDES QUE COMPÕEM OS GOVERNOS INTEGRANTES DO “FORO DE SÃO PAULO” É, NA VERDADE, UM GRANDE SOFISMA. NÃO HÁ COISA MAIS DIREITISTA, NA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA, DO QUE O NAZISMO, O FASCISMO, O COMUNISMO E AS DIVERSAS FORMA DE RADICALISMO RELIGIOSO. NA VERDADE, AQUILO QUE OS FRANCESES DEFINIAM COMO ESQUERDA, NÃO SE APLICA A ESSES GRUPOS DE COMUNO-FASCISTAS DO PRESENTE. OBSERVEM QUE O ALVO DESSA GENTE, É SEMPRE A LIBERDADE DOS CIDADÃOS E, POR CONSEGUINTE, A DEMOCRACIA PROPRIAMENTE DITA.

  341. Ricardo

    -

    10/11/2013 às 10:30

    Uma coisa é certa, o Brasil está mesmo adormecido… Estamos deixando que tralhas como essa incentivem a violência e a degeneração dos valores morais e cristãos da sociedade.

  342. O Fim do Muro de Berlim

    -

    10/11/2013 às 10:25

    Quando descobrirão a cura do Mal de Alzheimer? Este chico está para muito além de Bagdá, porém há órgãos de imprensa que dão ouvidos a dementes crônicos e radicais como este!

  343. Reginaldo

    -

    10/11/2013 às 10:23

    Reinaldo, está assustado? Leia então uma tal socióloga Sofia Macher, hoje na Folha.

  344. O Fim do Muro de Berlim

    -

    10/11/2013 às 10:23

    Realmente, os ricos são violentíssimos , assassinam mais de 50.000 brasileiros por ano!

  345. Jeremias

    -

    10/11/2013 às 10:19

    Pois é Reinaldo, dar oportunidade para um “camarada” do PSOL só podia sair com o besteirol de sempre….pessoas como esse Francisco oliveira me da asco pela sua ignorância, pela seu egoísmo e pelo seu não entendimento que o Muro de Berlim já caiu, que a União Sovietica já não existe mais, que estamos no século 21, que o socialismo já era e o cara ainda escreve um monte de baboseiras…esse cara tinha que ser enviado pra Cuba pra ver o que é bom pra tosse….um ótimo domingo a vc Reinaldo…

  346. Alberto Medina

    -

    10/11/2013 às 10:17

    Caro Reinaldo,
    De uma olhada na notícia abaixo:
    http://forbesbrasil.br.msn.com/blogs/francoiseterzian/post.aspx?post=b1f033e6-a51f-43c8-963b-f3953ac61d5f
    Já imaginou como a cyber militância petralha vai aumentar se todas as estatais liberarem as “mídias sociais” para seus funcionários “atarefados”?
    Com a liberação para facebook, tweeter, youtube, etc.. Vai chover daqueles posts que você, Constantino e Olavo receberam uma enxurrada..
    Força aos brasileiros de verdade!!

  347. Tarquinio

    -

    10/11/2013 às 10:13

    Reinaldo, sei que não gostas que indiquemos links aqui. Mas peço desculpas para indicar aos teus leitores o texto de um Procurador da República que consegue ser pior do que esse tal de Chico. E sim, o teu texto de sexta-feira também já cantava a pedra para a indigência dessa idéia. Vejam lá: http://blogdofred.blogfolha.uol.com.br/2013/11/09/black-blocs-causa-ou-efeito/

  348. emeesse

    -

    10/11/2013 às 10:09

    Caro Reinaldo,
    esse senhor adepto da destruição por uma boa causa de preferência assustando os ricos, os milionários de quem ele tem uma inveja diabólica, é mais um idiota da categoria profissional; um idiota como um outro qualquer e não merece qualquer atenção maior para as asneiras que fala.

  349. Heitor

    -

    10/11/2013 às 10:05

    Se entendi, gente como Gilberto Carvalho prefere participar de um ato de vandalismo junto dos Black Blocas, por causa do bafão guerrilheiro, a continuar junto da conservadora Dilma Rousseff. Tem sua lógica.

  350. gustavo

    -

    10/11/2013 às 10:02

    Este senhor sofre de demência senil. provavelmente desde o nascimento.

  351. Ronaldo

    -

    10/11/2013 às 10:01

    Reinaldo:
    Na verdade a esquerda plantou suas raízes de “valores”, desde há muito tempo, contando com a omissão até mesmo dos governos militares, que deixaram por conta desse segmento setores cruciais como da educação e cultura. Como sabemos, o Foro de São Paulo de 1990, veio dar organização e método ao propósito de exterminar o pensamento liberal/conservador. Assim, hoje carecemos de um debate público que oponha essas, na maioria das vezes, antagônica, visões de mundo. No Brasil há os partidos que ocupam o espectro à esquerda, e os poucos partidos liberais que também querem ser de esquerda. Quer dizer, não há debate político, projeto político e seus contornos claros à população que vê todos os discursos como originais e/ou genéricos.

  352. nauseada

    -

    10/11/2013 às 9:57

    O.T.
    LEI DE MURPHY EM AÇÃO:
    “Assim que tiver esgotado todas as suas possibilidades e confessado seu fracasso, haverá uma solução simples e óbvia, claramente visível a qualquer outro idiota.”
    .
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/11/1369196-pm-do-rio-congela-criacao-de-novas-upps.shtml

  353. Um Tal Zé

    -

    10/11/2013 às 9:56

    Mais um Chico porcaria, admirador de b.b. e de regimes totalitários; eles são assim mesmo; a ditadura facilita o domínio sobre os cordeirinhos; a turma mandona não quer saber de contestação nenhuma e assim melhor pra eles; engraçado, pra não dizer de outro modo, como agora a dona Dilma começa a ser contra os baderneiros depredadores que até há pouco tempo ela estava favorável, mas precisou mudar de opinião, tão logo percebeu que a maioria estava contra aquela baderna; é que ela sentiu a perda de popularidade e isso não é legal em tempos de eleição, claro!; a Dilma tão fanzoca de artefatos explosivos, metralhas, arrombamentos em bancos, e outros bichos mais, agora, um pouco, contra os meninos que comparativamente falando, são fichinhas àqueles “heróis” do passado; o Lula, por outro lado, só fazia parte do grupo, por comodidade, por interesse; tinha que estar no meio, era moda; ele queria mesmo era usufruir do poder do sindicato que valia ouro; todos eles, em comum, adoram a ditadura, o poder absoluto, a permanência eterna no poder, enquanto durar a vida, a cangalha no povo; ah!, vidão.

  354. maisvalia

    -

    10/11/2013 às 9:55

    Todo idiota como esse precisa de um tirano para chamar de seu. É a síndrome de sadomasoquismo, desde que ele e os demais inteliquituais se refestelem no puder.

  355. LC

    -

    10/11/2013 às 9:49

    Reinaldo,
    O pensamento do Chico é o boa parte da esquerda e dos petistas.
    Reconhecem que Dilma e Cia se pudessem imporiam uma ditadura de esquerda no Brasil e liquidariam com os demais partidos.
    Ele reconhece que o PT e Dilma não tem DNA democrático.
    Para alguma pessoas isso pode parecer absurdo depois da queda do muro de Berlin mas é uma ideologia mais atuante que nunca no Brasil.
    O que o Chico insinua é que os black blocs e outros movimentos ajudam a pressionar Dilma e o PT a seguir seu destino autoritário e promover as “mudanças” esquerdistas.
    Essa novela nós vimos ants de 1964 com J.Goulart.

  356. ALMIR OLIVEIRA

    -

    10/11/2013 às 9:45

    REINALDO.
    POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, ESSE VELHOTE DO PSOL, RESUME O QUE PENSA A MAIORIA DA EXTREMÍSSIMA ESQUERDA DO PT. ESSE, É O PENSAMENTO DA FILHA DE TARSO GENRO, A COMANDANTE EM CHEFE DAS OPERAÇÕES DOS DIVERSOS GRUPELHOS INTEGRANTES DA BADERNA ORGANIZADA PELO PSOL, A EX DEPUTADA LUCIANA GENRO. BLACK BLOCs, TARIFA ZERO E GRUPOS DE ANARQUISTAS DA PERIFERIA A SOLDO, SÃO COORDENADOS PELO PSOL, TENDO O PT RADICAL, COMO O GRANDE COADJUVANTE. O COMANDO PRINCIPAL, MORA NO PLANALTO, QUE AMAMENTA COM POLPUDAS VERBAS PÚBLICAS, UMA ESGOTOSFERA ANIMAL.

  357. claudia

    -

    10/11/2013 às 9:41

    Ai perguntam, essa corja falando, dando entrevistas e existe direita nesse pais?Nao!So vemos gente aplaudindo e dando apoio.

  358. O

    -

    10/11/2013 às 9:41

    Esse dinossauro comunista está o pó da gaita. A FSP teima em acreditar que o cidadão gosta de ler o que pensa essas múmias, o máximo que consegue é mostrar o que e quem o cidadão não quer para o país. Aparelhamento dá nisso lixo, lixo e mais lixo e meia dúzia de boçais para elogiar.

  359. Berlatto

    -

    10/11/2013 às 9:37

    Ih!, Reinaldo, e eu que pensava que maturidade desse sabedoria. Lavagem cerebral, com algumas exceções, infelizmente, é para sempre.
    A fala do Chico é abjeta. Ele diz que os EUA são uma sociedade extremamente violenta. Culpa do capitalismo, né? Sociedade não violenta pra ele seria qual? Cuba? Coréia do Norte? Venezuela? Irã? Que cabra vigarista, hein?
    E o Brasil? São 50 mil vitimas da violência por ano. O que tem a dizer, “intelectual de esquerda”? Cruzes…

  360. Karlos Santos

    -

    10/11/2013 às 9:37

    Francisco de Oliveira reforça a afirmação de que ser de esquerda e gostar de tomar banho todo dia são coisas incompatíveis. Essa “gente”, vá lá, é asquerosa.

  361. Adriano

    -

    10/11/2013 às 9:34

    Abin espionou jornalistas durante governo Lula http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/liberdade-sob-ataque

  362. Nelson Simas

    -

    10/11/2013 às 9:31

    O modelo desse pilantra são as sociedades em oposição à americana, apaziguadas, tipo Cuba e Coréia do Norte. Como podem dar ainda ouvidos e repercutir tais absurdos!

  363. Pedro

    -

    10/11/2013 às 9:31

    DAVID das 8:38h, trófeu cangaia de jegue não, troféu cangaia de ouro só pra gente continuar no padrão fifa que essa corja imprimiu ao Brasil.

  364. Reginaldo de Souza-Regi

    -

    10/11/2013 às 9:29

    Que o Lula nunca foi lider operario todos sabem que ele chegou onde chegou enludindo o operario que pensava que ele queria o bem do operario e ai ele ia pisando na cabeça dos operario fasia aquelas greves e por tras negociava com os patrãos em beneficio dele mesmo e assim fazia o trabalho sujo que continua fasendo até hoje veja o caso do Eike Batista que ferrou o estado de direito pegou meio mundo de dinheiro nosso do pais e o Brasil foi quem perdeu olhe o caso das obras subfaturada essas obras subfaturada uma parte do dinheiro vlota em doação para campanha da reeleição da Dilma é so ver a popa que ela dei contra o CTU para não parar as obras subfaturada porque ai vai corregir ai diminuem a valor das eleições de 2014 simples assim né.

  365. Marcia

    -

    10/11/2013 às 9:25

    e, nessa ditadura almejada, o ‘intelectual’ Chico seria quem? O cara que fica na fila do papel higiênico ou o Primeiro Substituto do Coordenador-Mor de Distribuição de Papel Higiênico?

  366. Cândido

    -

    10/11/2013 às 9:23

    Pelo que entendi esse senhor está chamando o apedeuta de democrata?

  367. maria

    -

    10/11/2013 às 9:19

    O ex PeTista Chico de Oliveira afirmou, no programa Roda Viva, que Lulla é OPORTUNISTA,sem CARÁTER e mais esperto do que se imagina.
    Foram as únicas colocações pertinentes do “intelectual”.

  368. capitão

    -

    10/11/2013 às 9:18

    Em compensação, acabo de ler o livro tão recomendado por Olavo de Carvalho, “Invasão Vertical dos Bárbaros”, de Mário Ferreira dos Santos, livro de 1967 (Edição 2012). Que livro excelente! O homem traça um panorama da decadência cultural e dos fatores que colaboram para isso que parece ter sido escrito no mês passado. Recomendo ao seus leitores.

  369. Celso Silva

    -

    10/11/2013 às 9:17

    Nem com os novos recursos clínicos e farmacológicos da medicina mais atualizada esse indivíduo teria recuperação de sua esquizofrenia khmer vermelha.

  370. A malhação do Judas

    -

    10/11/2013 às 9:17

    O apedeuta sentando no centro do roda viva c/ o augusto de ancora, reinaldo, diogo, villa, sabino, olavo e eu entrevistando o apedeuta.

  371. Paula

    -

    10/11/2013 às 9:13

    é pq estou aprendendo a desconfiar de todo consenso.

  372. Ricardo

    -

    10/11/2013 às 9:11

    Em pleno século XXI ser comuna já é uma boçalidade ,agora.. pensar como o tal Chico Oliveira,só um mentacapto.

  373. DAVID NOMERO DE MACEDO

    -

    10/11/2013 às 9:09

    MARX PREGAVA QUE A ABOLIÇÃO DA RELIGIÃO COMO FELICIDADE ILUSÓRIA DO POVO ERA NECESSÁRIA PARA A FELICIDADE REAL…….PENSAMENTO PLENAMENTE TOLO……………..POIS,DIGO O CONTRÁRIO,DUVIDO OS HOMENS VIVEREM SEM RELIGIÃO E DESAFIO QUALQUER HOMEM PROVAR QUE SOMOS CAPAZ DE NÃO CRÊ NO SER DIVINO EM COLETIVO.

  374. Silvia

    -

    10/11/2013 às 9:08

    Mentira. Essa gente não é contra o capitalismo nada, gostam da boa vida, geralmente viajam muito, ficam em hotéis de luxo. Tudo mentira, frustrados porque no mundo todo o que fala mais alto é o dinheiro. Ditadores roubam do povo para viverem uma vida de luxo. Lenim aceitou suborno dos alemães, e aí. Para quem era contra os ricos e aceitar dinheiro de rico é demais né não?

  375. Cesar Antonio

    -

    10/11/2013 às 9:05

    Lamentável que um senhor neta idade fale tanta besteira………

  376. Surfista Prateado

    -

    10/11/2013 às 9:04

    A conclusão à que se chega, que quando a violência busca o socialismo, não é violência. Exceto nos EUA. No meu modesto entender, toda a violência à qual eu imagino que ele esteja se referindo, são também de inconformados que se julgam excluídos por um motivo ou outro, que usam da violência para exterminar aqueles que seriam seus algozes. Nada muito diferente do que ele quer que seja a regra por aqui.

  377. Edson Paim

    -

    10/11/2013 às 9:04

    Tio Rei, por onde anda a análise do Rei do Camarote?

  378. Thiago O Santos

    -

    10/11/2013 às 8:59

    Olá Reinaldo, escrevi um texto a propósito deste seu artigo do dia 08/11/1 na Folha, que considerei de enorme qualidade. Como não sei se a Folha o publicará lhe envio. Parabéns pela reflexão que Chico de Oliveira não entendeu! Segue:

    Os livros e as tochas

    O texto de Reinaldo Azevedo para Folha “Depredando caravelas” (08/11/13) foi singular em sua densidade. A essência do artigo mostra crítica à distorção dos princípios republicanos em que o verdadeiro facismo é tomado como justiça social e a defesa da democracia é difamada como preconceito generalizado por parte dos veículos de imprensa numa suposta conspiração de fazer inveja a Thomas Pynchon.
    Reinaldo trata do nosso “humanismo estrábico” basilador de suposto conflito social inevitável originado da justa revolta violenta dos oprimidos contra hipotéticos opressores capitalistas. Porém a História capitalista americana prova que nações, ainda que vastas, podem com todas discrepâncias internas manter de modo equilibrado seu espírito democrático. Os princípios de James Madison, em suas Notes on the confederacy, reverberam o genial liberalismo de Hume no qual se intensifica a estabilidade política de um país pela pluralidade de vozes que – se devidamente participativas – resultam em democracia autofiscalizadora, a perfect commonwealth.
    Contudo, tal qual Reinaldo mostra, os atos predominantes no Brasil são os das “falanges de intolerância” que repudiam violentamente o que lhes é contrário. Elas parecem crer num marxismo ultrapassado como única solução para as desigualdades. Ocorre que desde 1835, em “A Democracia na América”, Tocqueville já alertava para a indiscutível fundamentação da sociedade americana em sua “igualdade de condições”. Mais que isso, o pensador francês – lembre-se em grande medida um crítico de várias características dos EUA – admirou o que chamou de “interesse bem entendido” (intérêt bien entendu) fruto de um “amor esclarecido” (amour éclairé) que construiu a sociedade liberal americana não em desigualdades exploradoras, mas numa série de pequenos sacrifícios cotidianos que permitiram seu equilíbrio social.
    Nosso país se rende, no entanto, à “descrença nas palavras”. Um governo que prefere a repetição contínua da desigualdade como bordão legitimador indiscutível de todas as ações de exceção, como políticas de ações afirmativas. Os EUA massacraram negros por décadas inclusive com leis, mas seu fundamento democrático fez surgir a pioneira Sociedade Americana Anti-escravidão já em 1833. Mais importante que qualquer reparação imposta de cima para baixo está o reconhecimento do direito de todo cidadão lutar com seus próprios méritos pelas modificações sociais almejadas, ainda que as vozes insatisfeitas partam de indivíduos desfavorecidos. A possibilidade sociológica da dinâmica dialética entre high brow e low brow, teorizada por Van Wyck Brooks, em grande medida explica conquistas como a eleição expontânea de um negro. O Brasil atingirá maturidade semelhante pela imposição de cotas? A cada cinco eleições elegeremos presidente não por suas capacidades e sim por ser “afrodescendente” para obedecer a ilógica nova PEC da CCJ?
    A “luta sem classes” – descrita por Reinaldo – lembra muito um fato destacado por Hannah Arendt, logo no primeiro capítulo da terceira parte de “As Origens do Totalitarismo”. Uma nação atomizada pela falta de identidade de classes resulta numa descrença política generalizada de massas amórficas em sua organização estrutural que cria o campo perfeito para a tomada do poder por tiranos. A ausência de classes só pode ter como fim o despotismo, análogo ao castrismo inspirador do PT.
    Mas conhecem esses filósofos, os depredadores? A mão que lança papeis em Yoani Sánchez é a mesma que toma a obra de Hume para si? Os pés que chutam as mesas de Magnoli e Pondé na FLICA vão até as bibliotecas procurar Tocqueville? Olhos que pesquisam escritos de Wyck Brooks leem matérias sobre as diferenciações raciais inventadas pelo estado brasileiro populista sem se enojar? Quem acende a tocha sobre os telhados dos palácios da democracia queimaria os livros de Arendt.

  379. call me Ismael

    -

    10/11/2013 às 8:59

    Reinaldo, você tem razão. Esse modelo de pensamento da esquerda é capaz de justificar o terrorismo, e não só ele, mas toda forma de violência contra o poder e em todos os segmentos da sociedade. “Um estado de ânimo da população que assuste os donos do poder”. Dá pra imaginar os filhos depredando a casa para externarem sua rebeldia com o poder dos pais. Só não concordo com a comparação com os fãs do Oswaldo Montenegro.

  380. Hugo

    -

    10/11/2013 às 8:58

    Li a entrevista na Folha. É muita pataguada, acho que nem ele na verdade acredita no que escreveu.

  381. Paula

    -

    10/11/2013 às 8:57

    A fala desse véio me faz crer q para alguns a burrice é incurável. Quanta diferença entre esse chico e o Chico de Roma. Só no Brasil um estrume desse é chamado de intelectual.

  382. BH

    -

    10/11/2013 às 8:55

    Sr Reinaldo Azevedo:

    Faço uma afirmação:
    Nunca antes na história do Brasil a DIREITA AMESTROU TÃO BEM A ESQUERDA COMO NOS DIAS DE HOJE.
    A política hoje se resume no ‘NOIS” CONTRA ELES.
    O partido desse decrépito, o psol, é um dos braços armados do gilbertinho extrema direita,o Celso Daniel pode dizer.
    A maçã dourada é fundadora desse psol,procurem saber quem era a maçã dourada.
    Esse sociólogo faz sucesso na Vieira Souto,ele está proibido de ir lá,por causa da luta de classe dos fios dentais,morre afogado na baba.Se vivo fosse,o Nelson Rodrigues,com aquela voz rouca diria,”não há nada mais comunista que o fio dental,iguala todos,lindos maravilhosos.
    Saudações

  383. Siará Grande

    -

    10/11/2013 às 8:54

    Impressionante como a realidade não tem a menor importância para o Zesquerdistas. Veja só,
    O Chico: ‘O capitalismo é um sistema violentíssimo. Os EUA, o paradigma, são uma sociedade extremamente violenta. O Brasil vive adormecido.’
    A realidade: Em 2012
    - EUA violentíssimo: 14.612 assassinatos, taxa de 4,7 mortes por 100 mil habitantes.
    - Brasil adormecido: 50.108 assassinatos, taxa de 25,8 mortes por 100 mil habitantes.
    É por intelectuais como o Chico que as universidade deste país não passam de um brejo comunista, jamais vão criar nada de útil. Como bem definiu o BB Caê, nossos intelectuais faz parte.

  384. Lucaveira

    -

    10/11/2013 às 8:53

    Meu caro Reinaldo, o pensamento do Chico é diminuto como o nome. Algumas ideias são como o genital masculino, nascem depois e morrem bem antes, eheehe

  385. DAVID NOMERO DE MACEDO

    -

    10/11/2013 às 8:53

    MARX É TÃO TOLO, QUE ATÉ SUA MORTE FOI ECONÔMICA,SÓ 11 PESSOAS COMPARECERAM AO VELÓRIO, NO MINIMO NÃO FAZIA NADA E NEM AMIZADE ARRUMOU,MORREU POBRE.

  386. Cida Abreu

    -

    10/11/2013 às 8:53

    E outra se Dilma não faz uma política mais de esquerda, por não ter força social, isto quer dizer que a maioria das pessoas no Brasil não quer essa mudança.

  387. Fábio

    -

    10/11/2013 às 8:52

    Nossa! Deviam colocar esse cara num museu. Esse dinossauro é a triste expressão de uma outra era. Deveria estar mumificado expsto à visitaçào ( iria assustar os colegiais que o vissem).

  388. Luiz

    -

    10/11/2013 às 8:47

    Complementando o comentário anterior: era isso mesmo que eles queriam em marcço de 1964…

  389. Luiz

    -

    10/11/2013 às 8:45

    Hmmmm… ele que a ditadura de esquerda, do proletariado e após a fase de transição do comunismo.
    Fora com ele!!!

  390. Jorge Chequer

    -

    10/11/2013 às 8:44

    A decrepitude sem volta.

  391. Mariazinha

    -

    10/11/2013 às 8:42

    Essa múmia esquerdofrênica vive do que? Provavelmente de dinheiro aplicado em bancos, nunca vi um esquerdinha radical rasgar dinheiro, muito menos o dele.

  392. DAVID NOMERO DE MACEDO

    -

    10/11/2013 às 8:42

    CHICO O CAPITALISMO É MARAVILHOSO,POIS PUNE A PREGUIÇA……………..E PREGUIÇOSO GOSTA DE UM MUNDO MÁGICO,FÁCIL E SUPERFICIALISTA, MORRE POBRE.

  393. luiz alberto mg

    -

    10/11/2013 às 8:41

    Interessante…Eu li a entrevista na Folha e cantei a pedra: o Reinaldo vai se contrapor a essas idéias.
    É que até para mim , que me considero meia-boca em política, a fala do Chico de Oliveira soou muito discrepante de tudo o que tenho visto na “esquerda”.
    Talvez pq venho bebendo muito da água desse blog…
    Acho que estou aprendendo!

  394. DAVID NOMERO DE MACEDO

    -

    10/11/2013 às 8:38

    CHICO GANHOU O TROFÉU CANGAIA DE JEGUE……………..SE MARX ERA TOLO,CHICO É O QUÊ?????

  395. José

    -

    10/11/2013 às 8:37

    ReinaldoXXXXXXX na cascuda!

  396. Antonio Augusto Carvalho

    -

    10/11/2013 às 8:36

    E essa gente ainda existe…

  397. José

    -

    10/11/2013 às 8:36

    a revoluçao dos bichos é a palavra final em termos de tirania. toda tirania é comunista.

  398. Domingos Aparecido

    -

    10/11/2013 às 8:35

    OS CONVIDADOS DA FESTA.
    Vocês se lembram do tempo do Delfim Neto? o papo era o seguinte: “é preciso esperar o bolo crescer para dividi-lo”.
    FERIDAS QUE NUNCA SARAM. Eu fico com cara de asno quando vejo na TV políticos com seu blá,blá, mais no fundo eles não querem fazer “reforma tributária” para não perder os laranjas.

  399. José

    -

    10/11/2013 às 8:27

    antes eu pensava q a briga capitalismo x comunismo era a briga do bem x mal, mas evolui e hj acredito q é a briga da sabedoria x burrice. tem um monte de burro falando besteira e sendo ouvido como um intelectual.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados