Blogs e Colunistas

04/10/2006

às 6:22

Alckmin em entrevista à Folha: “Estou mais à esquerda do que Lula”

Por José Alberto Bombig, na Folha: “Em busca do eleitores de Cristóvam Buarque (PDT) e Heloisa Helena (PSOL), o tucano Geraldo Alckmin disse ontem, em entrevista à Folha, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está à sua direita neste segundo turno. ‘Sou mais à esquerda [do que ele] no apreço à democracia e no sentido econômico.’ Enquanto tenta convencer os eleitores dos dois ex-petistas, Alckmin costura apoios na cúpula dos principais partidos. Ontem, conquistou parte do PMDB e conversou com o PV. Ele diz, porém, que vencerá a eleição graças à ‘militância cívica’ dos eleitores. ‘O PT tinha uma militância histórica, mas ela praticamente desapareceu. Nós passamos a ter, não digo uma militância partidária, mas uma militância cívica’, disse. Sobre o apoio de Anthony Garotinho, disse que o PT não poderá criticá-lo porque o peemedebista apoiou Lula anteriormente e fez diferença no Rio de Janeiro em 2002. De olho no apoio dos tucanos José Serra e Aécio Neves, Alckmin afirmou que, se eleito, poderá fazer um governo melhor sem se preocupar com reeleição. ‘No que depender de mim, vou acabar com a reeleição.’ Alckmin recebeu a Folha à noite, no condomínio onde mora na zona sul de São Paulo, logo após receber homenagem de vizinhos e comerciantes.

FOLHA - O sr. recebeu hoje apoio de parte do PMDB. Como estão as negociações com os outros partidos?
GERALDO ALCKMIN -
Parte expressiva no PMDB já nos apoiou no primeiro turno, em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rondônia e Pernambuco. Além de deputados e prefeitos em todo o país. Agora, acho que temos a possibilidade de ter o PMDB no Rio Grande do Sul e recebemos o apoio da governadora do Rio. Tive uma conversa com o PV, com o PDT, o Cristovam me ligou. Estamos sempre procurando fazer conversas partidárias. Toda essa conversa se faz em três pilares: a questão da ética, a qualidade dos serviços públicos e o crescimento econômico.
(…)
FOLHA - O sr. não teme que o PT o acuse de não poder falar em ética por ter recebido o apoio do ex-governador Anthony Garotinho?
ALCKMIN -
Isso é bobagem, meus compromissos não mudaram um milímetro. O Garotinho apoiou o Lula em 1989, 1994 e 2002, quando ele teve seis milhões de votos no Rio e o José Serra teve um milhão. Ele não me solicitou nada, eu quero voto, dele e de todos.
(…)
FOLHA - O sr. imagina que existirão muitos Ditões, aquele personagem de Pindamonhangaba que ficava em frente ao seus palanques gritando “bate, doutor”, neste segundo turno?
ALCKMIN
- Você não faz um campanha contra algo, mas a favor do Brasil. Agora, eu ando na rua e ouço isso o tempo inteiro, “bate, doutor, bate doutor”. Tem um fato positivo nisso, as pessoas não perderam a capacidade de se indignar frente ao que está errado. Eles [petistas] já emudeceram no episódio da apreensão do dinheiro com os petistas. Ninguém fala da origem do dinheiro, das contas. Ninguém dá satisfação.
FOLHA - O banqueiro Olavo Setúbal disse que o sr. e Lula são igualmente conservadores. Isso ficará explícito agora?
ALCKMIN
- O Lula está mais à minha direita porque não tem o apreço pela democracia. Essa é a primeira questão. Mario Covas dizia que, na vida pública, essa deve ser sempre a primeira qualidade, apreço à democracia. O governo Lula tem um perfil autoritário, que se manifesta no mensalão, na Ancinav, que é a tentativa de amordaçar a imprensa porque eles não gostam de críticas. Também está mais à direita na questão econômica. Política monetária, fiscal e cambial todo os governos precisam ter. Mas o que nos diferencia é a dosagem. Eles foram ultraconservadores, nesse sentido, mais à direita por causa do custo PT. A economia precisou ser mais ortodoxa porque o Lula falou 25 anos uma coisa e fez outra totalmente diferente. Sou mais à esquerda no apreço à democracia e no sentido econômico, minha agenda será a do crescimento.
Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

60 Comentários

  1. PSDBista histórico

    -

    20/10/2006 às 19:45

    O que é a Social Democracia:
    http://www.psdb.org.br/doc/socdem.pdf

  2. PSDBista histórico

    -

    20/10/2006 às 18:34

    Acho que o FHC é petralha:
    “Se esquerda significa ser contra a ordem social existente, e direita a favor, a social-democracia é sem dúvida uma corrente de esquerda.”
    (Fernando Henrique Cardoso in “O que é a Social Democracia e o que propõe para o Brasil”, 1990 )

  3. direitista

    -

    05/10/2006 às 12:45

    Eu deixaria de votar nele sim se ele fosse além dessa declaração dando mostras que faria políticas de esquerda. Ele quis sim puxar o saco dos radicais do PSOL mas eu acho isso infantil meu caro.

    Quando ao rapaz que não é petralha e é a favor de gays e aborto, bom vc é o idiota útil mesmo. Degenera a sociedade como todos os petralhas.

  4. Anônimo

    -

    05/10/2006 às 10:18

    Anônimo das 4h46PM:

    Você é petralha sim. Só não sabe.

    Lênin já te classificara há um século: idiota útil.

  5. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 20:43

    O Alkimin deve ter lido aquela cartilha politicamente correta que o Lula queria empurrar para as escolas.

  6. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 16:46

    Anônimo 1:21 PM:

    Você em nada difere do sectarismo que, em vão, tenta identificar na esquerda. Esse confronto direita X esquerda, no fundo, é protagonizado por iguais.
    Sou a favor da legalização do aborto e do casamento entre pessoas adultas que, livremente, decidem se casar, e não sou petralha.

    Obs: Não sou o anônimo 10:37. E não concordo com sua avaliação. Você é que demonstra ter a essência de um petralha.

  7. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 16:45

    Reinaldo:

    Uma reunião dos comandantes da campanha do Alckmin, ele próprio e Olavo de Carvalho, talvez os concientizassem quanto ao poderio monumental de forças com as quais estamos nos defrontando.

    Às vezes dá a impressão que os tucanos estão em uma eleição para síndico de condomínio, quando na verdade estamos diante de um jogo de forças que poderá definir o que será a America Latina nos próximos séculos.

    Alertem-se todos e não atirem nos amigos. O inimigo são “eles”, os quais possuem um poderio imenso, que não pode ficar desconhecido ou menosprezado.

    Juntar as forças e perdoar pequenos erros é de fundamental importância nesse momento da batalha. Vamos ao fundamental: tirá-los do poder. Tudo o mais fica para depois.

  8. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 16:16

    Infantilismo é a declaração do candidato…

  9. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 15:50

    Reinaldo e leitores:

    Dá para ler nas entrelinhas de alguns comentários, que são leitores petralhas disfarçados de eleitores descontentes com Alckmin.

    Não é por esse deslize de uma frase mal colocada ou uma manifestação equivocada que vamos crucificar o homem e jogá-lo às feras do petismo.

    O Lula fala sandices e absurdos há mais de 25 anos e os petralhas continuam a apoiá-lo.

    Vamos relevar o fato, juntar forças e ajudá-lo a vencer essa catástrofe que seria a reeleição do Alopradão.

    Depois poderemos tangiversar, discutir, brigar e fazer o que der na nossa telha.

    Não desperdicem a única chance que resta ao país para nos livrar de uma tragédia histórica.

    Denise Frossard que me desculpe mas o segundo turno subiu na cabeça dela e já está fazendo-a atirar no próprio pé, como fez o PT.

    Toda força ao Alckmin.

  10. Renato C. Drumond

    -

    04/10/2006 às 15:06

    Direita não é sinônimo de conservadorismo(só aqui temos um problema: conservadorismo anglo-saxão ou continental?)e esquerda não é sinônimo de comunismo.

    Deixar de votar em alguém por uma declaração é de um infantilismo absoluto. Discordo da declaração de Alckmin, mas era óbvio que ele diria algo parecido durante a campanha. Afinal, o FHC não quer a refundação do partido? E essa refundação passa pelo resgate das bandeiras socialdemocratas, não pela adesão ao liberalismo(e muito menos conservadorismo).

  11. macz

    -

    04/10/2006 às 14:34

    está mais à esquerda? curioso como certas declarações perdem o sentido em poucas horas..

  12. Bianco

    -

    04/10/2006 às 14:32

    Alckmin: “estou à esquerda de Lula”.

    Ô minha gente!
    Será que ninguém percebeu a esperteza do Alckmin nessa frase? Ela foi especificamente construída para os eleitores de Cristóvão e HH.
    Parece que Alckmin é mais esperto que muito ‘direitista’ por aí.

  13. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 14:11

    Quero fazer um adendo ao meu comentário anterior. Tinha escrito que eram três os políticos do tipo Forrest Gump (é assim o nome?). Na hora de nomeá-los esqueci do terceiro. Então, alterei o que tinha escrito, e o trio passou a ser uma dupla (Itamar e Bresser). Só agora me lembrei do terceiro. Ora, ora, quem mais do que o Mantega? É uma toupeira, como é que esse camarada chega a ministro. Mais um mistério insondável do ser humano!

    Retificando, agora em definitivo: o trio é composto de Itamar, Bresser Pereira e Mantega. O terceiro corre por fora e ameaça chegar em primeiro lugar, desbancando Itamar. Sou apenas um modesto espectador.

    Weimar

  14. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 14:11

    Quero fazer um adendo ao meu comentário anterior. Tinha escrito que eram três os políticos do tipo Forrest Gump (é assim o nome?). Na hora de nomeá-los esqueci do terceiro. Então, alterei o que tinha escrito, e o trio passou a ser uma dupla (Itamar e Bresser). Só agora me lembrei do terceiro. Ora, ora, quem mais do que o Mantega? É uma toupeira, como é que esse camarada chega a ministro. Mais um mistério insondável do ser humano!

    Retificando, agora em definitivo: o trio é composto de Itamar, Bresser Pereira e Mantega. O terceiro corre por fora e ameaça chegar em primeiro lugar, desbancando Itamar. Sou apenas um modesto espectador.

    Weimar

  15. direitista

    -

    04/10/2006 às 14:09

    Ah meu deus não não!!

    Porque ele foi me falar uns absurdos desses! Esquerda democratica? Direita autoritária?

    Ah assim dá vontade até de anular o voto. Ele se esquece que a população brasileiro tem muita gente, principalmente de classe média que é de direita, é conservadora, vota nele confiando nisso e ele vai e me faz isso só pra agradar os radicais do PSOL.

    Assim eu vou embora desse paisinho mesmo. Acho que vou entrar no PFL, transforma-lo em partido de direita e sme candidatar a presidente e mostrar como se faz neh doutor…

  16. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 14:08

    Primeiro o Marotinho, agora o homem se declara mais esquerdista que Lula. O meu voto ele já perdeu…

  17. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 14:07

    O Alckmin deu uma valorizada desnecessária no Garotinho, espero que este equívoco seja rapidamente contornado para não fazer mais estragos que já fez.

    Vale a desculpa de que o Garotinho representa alguma coisa no PMDB, e que poderia influenciar outros partidários.

    Mas o Garotinho teve uma boa votação no Nordeste na eleição passada, será que o Alckmin pensa em usá-lo por lá?

    Felipe, RJ

  18. jc

    -

    04/10/2006 às 14:07

    PT acabou? Quando? Aonde?
    2ª bancada da camara.
    Varios ladroes eleitos novamente.
    Ateh o berzoniev.
    Vaso ruim nao quebra tao facil.

  19. jc

    -

    04/10/2006 às 14:06

    Quem foi o genio q aceitou apoio dos garotinhos no RJ? G.A. tah comecando a me irritar….
    Dizer q esta a esquerda do mulla foi de trincar o penis.

  20. cunha

    -

    04/10/2006 às 13:57

    Sou mais à esquerda no apreço à democracia. Ah bom…quanto mais à esquerda mais apreço à democracia.
    Porque ele não declara que recebeu o apoio de Chaves e Fidel
    Não adianta, caras, a gente se esforça mas o PSDB não esconde seu DNA,

  21. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 13:53

    Está mais a esquerda?
    Então nao conte mais comigo.
    Cansei dessa ladainha.
    Se esta mais à esquerda, então voto em branco.
    Ou voto no Lula que está mais à direita.

  22. frank rosolino

    -

    04/10/2006 às 13:51

    Já,já, Alkimin vai estar dizendo que foi marxista desde criancinha.
    Nessas hora é que desanima e dá vontade de chutar o balde e votar em branco.Esses caras se merecem e nós ficando bancando os bobos aqui na net.

  23. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 13:21

    Petralha às 10h37.

    Novilíngua na pqp. Se não quer chamar casamento guei de casamento guei, chama de viadagem, de união de bichas, de frescura, porque se “o amor é tão grande que suplanta até a incompatibilidade sexual”, o casamento, uma mera convenção social, seria absolutamente irrelevante.

    Quem quer casamento guei quer corromper os bons valores morais.

    Pílula do dia seguinte é aborto. E, salvo situações especialíssimas, direito de escolher, “pro choice”, só para o próprio sujeito ao aborto, isto é, a nova vida.

    Se a mãe não quer ter filho que tome um suco de laranja, nem antes nem depois, mas em vez de dar!

  24. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 13:14

    Na política brasileira eu conhecia dois camaradas que faziam o tipo “Forrest Gump” (não é assim o nome daquele personagem vivido por Tom Hanks no cinema? não estou certo). São: Itamar Franco e Bresser Pereira.

    Pergunto sempre a mim mesmo: como é que um Itamar chegou a senador, governador de Minas e Presidente? O destino tem seus mistérios insondáveis! E Bresser Pereira, que quando abre a boca ou deixa correr solta pena diz/escreve as maiores tolices? Banqueiro, político, Ministro. Como, por quê, Santo Deus!

    Suspeitava que Alckmin fizesse parte dessa dupla, formando um trio, desde quando foi à casa de Sílvio Santos, a chamado deste e por exigência de um seqüestrador. Tudo a cor, na TV!

    Não sei. Daqui onde vivo não acompanhei sua administração em São Paulo. Mas agora, depois desse “estou mais à esquerda de Lula”, minha suspeita se eleva em alguns graus.

    Deus, se existe, sabe que não queria falar mal dele até o fim do 2º turno. Mas, amigos, estou quase no meu limite depois dessa infeliz (estou sendo gentil) declaração.

    Minha mulher é católica. Vou pedir a ela pra rezar. Preciso de toda ajuda pra não anular meu voto neste 2º turno.

    Reinaldo, por favor, please, ajude-me, e a todos os seus leitores, dê-nos estímulo para manter o curso que vínhamos seguindo.

    Na verdade, na verdade, quem mais pode nos ajudar é o Lula, falando o que costuma falar. Fala Lula, please, estou escutando!

    Weimar

  25. Luiz

    -

    04/10/2006 às 13:10

    Petralha às 8h06, 8h07 e 8h10.

    A social democracia é o braço direito do movimento socialista, enquanto o PT é o braço esquerdo.

    Como disse outro anônimo, o Alkmin é só um mal menor, não é a solução dos nossos problemas.

  26. Luciano Mello

    -

    04/10/2006 às 12:33

    Ah, Reinaldo, se a direita brasileira tivesse um político com um pouco do seu conhecimento… Agora vem o candidato do PSDB dizer que estar à esquerda significa apreço à democracia. Por favor, alguém passe um pouquinho de conhecimento político ao rapaz de Pindamonhangaba e explique a ele que uma coisa nada tem a ver com outra. Afinal, Fidel Castro e Adolf Hitler são da mesma corrente política? E mesmo assim ambos são ditadores. Voltando ao começo do tópico, se a direita tivesse unzinho representante decente que fosse, teria vencido essa eleição de domingo com pelo menos 60% dos votos. Aturar Alckmin, Bornhausen, ACM e compadres é dose, assim como Lula e Heloísa Helena.

  27. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 12:20

    Pelas asneiras que o Alckmin ja começou a dizer e a fazer nesse inicio do segundo turno, vai mal. Mais um pouco e vou acabar votando nulo. Esse cara não me representa.

  28. tpsaboia

    -

    04/10/2006 às 12:03

    É duro engolir essas palavras, mas tomara que seja apenas estratégia.

    De qualquer maneira, viver em um país onde os políticos sentem vergonha de se dizerem liberais e de direita é um sinla de que as coisas nunca darão certo.

    Vou engolir meu orgulho para tirar o Apedeuta do poder. Mas se Alckmin ganhar e não promover uma faxina liberal, com uma agenda de privtizações, extinção de cargos em comissão, desaparelhamento petista e diminuição dos gastos públicos (enfim, ações de cunho liberal), eu mesmo encarnarei o Ditão e passarei a bater nele.

  29. Gabriel Schühli

    -

    04/10/2006 às 11:53

    Infelizmente no Brasil o conceito de direita e esquerda política não está muito claro. Está mais para uma definição (equivocada) de bem e mal. Personagens do cinema ou da literatura como Darth Vader, Sauron, Lord Valdemort ou Capitão Gancho seriam considerados de direta no Brasil.

  30. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 11:46

    Chegamos ao ponto em que: dos males o menor.

  31. Eduardo B.

    -

    04/10/2006 às 11:46

    E depois a sra. Aquino nos diz que houve uma “direitização” do Brasil nestas eleições. Fique tranqüila, senhora, aí está a própria “direita” a desmentindo…

  32. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 11:44

    Reinaldo, você está mudo. Primeiro Alckmin se deixa fotografar com Garotinho. Depois diz essas lorotas. Ele está descontrolado!

  33. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 11:32

    Reinaldo:

    Alguém precisa lembrar o Alckmin que, para os eleitores a serem conquistados no Norte / Nordeste, “à esquerda” ou “à direita” são os caminhos que os levam ao boteco para tomar uma branquinha nos fins de semana.

    Ô chuchu ! Que papo mais fora de contexto é esse !!!

    Você precisa é enfiar o pé no barro da Ilha de Marajó, andar em lombo de jegue no Nordeste, levar seu recado ao povão que lhe negou votos e parar de mistificações que só confundem os que esperam o dia do pagamento da bolsa-esmola.

    Não caia nesse papo uspiano de direita/esquerda, pois neste terreno você vai ser colocado na roda pelas Marilenas Chauís da vida.

    Ao trabalho.

  34. $

    -

    04/10/2006 às 11:20

    É Edgar, é por isso que votar no Alckmin é só escolher o menos ruim, e não uma solução efetivamente boa…

  35. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 11:19

    Reinaldo:

    Era só o que faltava!!! Desisto. Esse eterno retorno dos mitos da esquerda é… Nem sei que palavra eu coloco aí. Fica o vazio.

  36. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 11:02

    Olha o Alckmin chutando a santa. Só falta dizer que a Venezuela é democrática até demais.

  37. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 10:59

    Por essas e por outras que o voto no PSDB nunca é feito de forma satisfatória, com sentido amplo de representação, por aqueles que se definem como liberais-democratas. O PSDB tem origem na esquerda e volta e meia é dado a esse tipo de demagogia.

    Tudo bem, o objetivo agora é derrotar Lula e acabar com o petismo. Mas está evidente que algumas estratégias da campanha de Alckmin neste início de 2º turno irão desmobilizar grande parte de seus eleitores.

    Aceitar apoio do Garotinho é uma coisa; se deixar fotografar a seu lado vai muito além disso. Teria sido muito mais inteligente fechar antes com o PV e tirar foto com o Gabeira, considerado um baluarte da ética no atual momento político. Alckmin perdeu argumentos nesse campo e retirou trunfos da candidata que sempre o apoiou, Denise Frossard, na disputa com Sérgio Cabral pelo Estado do Rio.

    A campanha recomeçou mal.

  38. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 10:51

    Estou decepcionado. Pensei que finalmente teríamos um governo neo-liberal.

  39. Paulo

    -

    04/10/2006 às 10:48

    Reinaldo, explica para o chuchu que esquerda não combina com democracia, assim não dá. Por outro lado, no ano passado o chuchu foi um dos cabos eleitorais a favor do desarmamento. Agora só falta ele se posicionar favorável ao aborto…

  40. Cleber

    -

    04/10/2006 às 10:37

    Acredito que Geraldo está errado por utilizar a visão predominante no Brasil de que apenas a esquerda é democrática para acusar o governo Lula de direitista por ser autoritário. Ambas a esquerda e a direita podem ser autoritários em diferentes esferas da vida pública (econômica, social e cultural apenas para citar os principais exemplos). É inegável que historicamente os partidos de esquerda se alinharam mais ao ideário autoritário, entretanto como foi citado em outro comentário a social-democrácia permaneceu democrática na Europa (ainda que não agrade aos conservadores devido a alguns de seus ideólogos progressistas). O conservadorismo também contém um germe autoritário em alguns dos seus pricípios, como por exemplo impedir a aprovação de união civil entre pessoas de quaisquer sexo (o rótulo de “casamento gay” é ruim para começar um ponto de discussão) ou uso da pílula do dia seguinte. Ambas são questões morais que pertencem mais a vida privada do cidadão do que qualquer compromisso público

  41. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 10:15

    OOOps! Alckmin mais à esquerda do que Lula? Vota no Lula Reinaaaalldo!

  42. José Pires

    -

    04/10/2006 às 9:50

    Alguém precisa avisar o candidato que a criação da “Ancinav” não tem nada a ver com “tentativa de amordaçar a imprensa”. Um errinho desses em um debate pode causar um dano considerável. Basta o adversário chamara atenção para o deslize e dizer que o candidato não sabe do que está falando…

  43. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 9:43

    Se a campnha for desbancar para este terreno temos que deixar claro que Alkmim não nos representa
    se for o caso temos que caminhar para o voto nulo, já que o verddeiro conservadorismo prega varias bandeiras que não estão sendo defendidas pelo nosso pretenso candidato.VOTO NULO NOS 2

  44. Paulo Sanchotene

    -

    04/10/2006 às 9:34

    A saída do Brasil é o aeroporto. SOCORRO!!!

    Vontade de mandar o Alkmin TNC! Apreço à democarcia na esquerda?! Faz-me rir!

    Triste do país que se vê manco. Só se pode ser de esquerda “nestepaiz”.

  45. anti-patrulha

    -

    04/10/2006 às 9:20

    Não acredito que o Geraldo disse isso “O Lula está mais à minha direita porque não tem o apreço pela democracia. Essa é a primeira questão”

    Quer dizer que a direita é que a contra a democracia, e não a esquerda? Como a pesquisa da folha disse que a maioria da população do Brasil tem apreço a valores conservadores (direita - conceito utilizado no EUA, por exemplo) como: cultura cristã-judaica, democracia parlamentar, capitalismo, apreço às leis, anti-multiculturalismo, anti-movimento gay, anti-aborto, etc.

    Por consequencia Geraldo diz que somos anti-democratas, meu Deus…Nestas eleições temos que escolhe entre o desastre comunista e o mentira ideológica.

    Para quem fala Geraldo, ao dizer uma besteira dessas?

    anti-patrulha

  46. Pedro Luiz

    -

    04/10/2006 às 9:04

    “O Lula está mais à minha direita porque não tem o apreço pela democracia”. Que diabo de raciocínio é esse? Então quem é de direita (que não é o que a esquerda diz que ela é, naturalmente) não tem apreço pela democracia? Tá bom. Esse Geraldo é apenas um mal menor. Tomara que ele vença logo, que estou doido pra bater nele. O vocabulário “dest´paiz” está corrompido.

  47. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 8:48

    Só faltava essa! Embarcar na conceituação de esquerda/direita e afirmar que Lula é “conservador”…tsc, tsc,tsc…
    Olavo Setúbal pode achar isso, mas a verdade é que a manobra é keynesiana: usar os meios conservadores com objetivos “esquerdistas”.
    E é o maior furo n’água Alckmin arrotar “esquerdismos” porque democrata. Ora, é justamente o avesso e a propaganda comunistóide de décadas criou justamente este inegável exemplo de paralaxe cognitiva.
    E tem mais: “bate, Dr., bate sim!” porque até Jesus Cristo, o pacifista, bateu nos vendilhões por profanarem o Templo.
    E essa corja tem profanado, dia após dia, ato após ato, a vida da Nação.
    O lindo Livro de Eclesiastes ensina que para tudo há um momento: “to everything there is a season, to every time there is a purpose, time to spread the stones and time to put them togheter…” but, please, there’s no time to leftism
    AW

  48. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 8:47

    Poxa Reinaldo,

    a pergunta mais importante e vc nao coloca no seu Blog?!

    “Pergunta: José Serra e Aécio Neves sonham em disputar a Presidência. Agora com maiores chances de vencer, o que o sr. pensa da reeleição?

    ALCKMIN - No que depender de mim, eu vou parar com a reeleição. Eu tive de deixar o governo paulista meio ano antes, mas o presidente fica onde está. Não há uma regulamentação adequada. Sem essa preocupação de reeleição, acho que poderei fazer um governo melhor.”

  49. Luiz

    -

    04/10/2006 às 8:43

    Quanta cagada…

    Se o Molequinho apoiou o Mula por três vezes, o que o Alkmin está fazendo do lado dele?

    Pela lógica do Alkmin, se o Zé Dirceu o Genoíno e o Delúbio o passassem a apoiar, ninguém poderia falar nada porque, antes, os ditos cujos já teriam apoiado o Mula!

    Apoiar o apedeuta é o pecado e não a expiação. Quem apoiou o Lula é cúmplice de sua carreira e não um inocente.

    Avisa ele, Reinaldo!

    Quanto a ver a democracia pela esquerda, se não me engano, é o que faziam Robespierre, Lênin, Stálin, Mao Zedong, Ho Chi Minh, Pol Pot, Ceucesco (é isso mesmo?), Milosevic e é o que faz Fidel (em Cuba, deus é Fidel!), Chaves e outras almas puras.

    Alkmin, pára de falar bobagem e BATE NELE!

    Luiz

  50. Gilson

    -

    04/10/2006 às 8:41

    Esta declaração de Alckmin foi como um balde de água fria para mim. Sei que o “S” do PSDB significa Social(ista), mas tinha uma esperança que estivessem realmente fazendo oposição ao PT. Se ele está mais à esquerda de Lula, ele está junto com Chavez, Castro?!. Perdi todo o ânimo de votar em Geraldo.

    Gilson - Curitiba

  51. Alexandre

    -

    04/10/2006 às 8:34

    começou mal, falando bobagem. O desapego à democracia é inerente à esquerda…

  52. Carlos Sobrinho

    -

    04/10/2006 às 8:32

    O Alckmin mais à esquerda do que o Lulla…
    Já começou mal… está querendo perder o meu voto…
    Apreço da esquerda à democracia!?!?!?… onde???
    Dr. Alckmin toma jeito… mais uma dessa e eu nem apareço pra votar…

  53. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 8:23

    Eita!… Senti firmeza nessa entrevista!… É isso aí: bater, se posicionar firmemente, mostrar o por quê se votar nele e estandardizar o “apreço pela democracia”. Esse “estou mais à esquerda de Lulla” foi a “pitada de sal”.
    Lulla deve ter tremido nas bases ao ler a entrevista (Bom, o “hómi” não gosta de ler… Algum lambe-bota traduziu em miúdos pra elle, enquanto “fazia cinco minutos de esteira”…). Deve estar um corre-corre nos corredores palacianos para “encomendar” um discurso melhor. Os improvisos de Alckmin dão de 100 nos do Apedeuta…

    Ciça

  54. Álvaro Junqueira

    -

    04/10/2006 às 8:22

    Quem quiser argumentos para defender os governos FHC, basta acessar http://www.psdb.org.br/biblioteca/publicacoes/livroBranco.
    Lá está a íntegra do “livro branco” do Eduardo Graeff, quase perfeito para essa guerra de descontrução de FHC que vem por aí.

  55. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 8:19

    Pois é, Reinaldo. Parece que se o Alckmin ganhar, começaremos outra batalha. Não é a primeira vez que ele vem com esses lugares-comuns. Agora, essa: a esquerda é democrática!
    Votemos nele, sim, para arrancar a gangue petista do poder. Mas parece que a defesa que você faz, e eu faço cá do meu lado, de certos valores, não poderá enfraquecer.
    Sem esquecer que eu não concordo muito com a análise do Mainardi, de que o PT acabou. Sendo derrotados, esses sujeitos continuarão a infestar e contaminar a vida pública.

  56. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 8:10

    Concordo plenamente com Alckmin. O PSDB(Partido as Social Democracia Brasileira) como o próprio nome diz é “social democrata” que é uma corrente de esquerda que vigora em quase toda a Europa. È próximo ao partido democrata norte-americano A idéia da social democracia é democracia absoluta, livre-iniciativa forte e estado forte mas não gigantesco.
    Esta esquerda a que me refiro é completamente diferente da esquerda cubana, norte-coreana, etc.
    Já o PT que se rotula de esquerda fez sim um governo de direita na área econômica devido ao “custo PT” com definiu muito bem Alckmin.
    E no (pouco)apreço a democracia o PT se inspirou em regimes totalitários de esquerda e de direita.

  57. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 8:07

    Concordo plenamente com Alckmin. O PSDB(Partido as Social Democracia Brasileira) como o próprio nome diz é “social democrata” que é uma corrente de esquerda que vigora em quase toda a Europa. È próximo ao partido democrata norte-americano A idéia da social democracia é democracia absoluta, livre-iniciativa forte e estado forte mas não gigantesco.
    Esta esquerda a que me refiro é completamente diferente da esquerda cubana, norte-coreana, etc,
    Já o PT que se rotula de esquerda fez sim um governo de direita na área econômica devido ao “custo PT” com definiu muito bem Alckmin.
    E no (pouco)apreço a democracia o PT se inspirou em regimes totalitários de esquerda e de direita..

  58. Anônimo

    -

    04/10/2006 às 8:06

    Concordo plenamente com Alckmin. O PSDB(Partido as Social Democracia Brasileira) como o próprio nome diz é “social democrata” que é uma corrente de esquerda que vigora em quase toda a Europa. È próximo ao partido democrata norte-americano A idéia da social democracia é democracia absoluta, livre-iniciativa forte e estado forte mas não gigantesco.
    Esta esquerda a que me refiro é completamente diferente da esquerda cubana, norte-coreana, etc.
    Já o PT que se rotula de esquerda fez sim um governo de direita na área econômica devido ao “custo PT” com definiu muito bem Alckmin.
    E no (pouco)apreço a democracia o PT se inspirou em regimes totalitários de esquerda e de direita.

  59. Blogildo

    -

    04/10/2006 às 8:06

    Duendes! Vê quem acredita!

  60. Edgard Freitas

    -

    04/10/2006 às 7:21

    Ih, ó cara, aí……

    Já não gostei desse papo de “estou à esquerda de Lula”, como se ser Direita fosse um grande pecado, uma mancha.

    E, aliás, desde quando esquerda tem apreço à democracia?


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados