Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Acho que Justiça vai recusar pedido de prisão preventiva de Lula

Cabe perguntar se, dado o motivo apontado, não seria justamente a prisão a ameaça à ordem pública

Por: Reinaldo Azevedo

Dadas as informações que temos sobre a atuação de Lula, cumpridos os requisitos legais, acho que o lugar do petista é a cadeia. Mas duvido que a Justiça vá atender agora ao pedido do Ministério Público Estadual.

O Artigo 312 do Código de Processo Penal estabelece:

“A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria. (Redação dada pela Lei nº 12.403, de 2011).

Parágrafo único. A prisão preventiva também poderá ser decretada em caso de descumprimento de qualquer das obrigações impostas por força de outras medidas cautelares.”

Parece-me evidente que Lula não tem em alta conta as instituições, ou, com efeito, não teria feito os dois pronunciamentos que fez na sexta-feira.

Mas não me parece que signifique ameaça à ordem pública, já que as outras condições não estão dadas.

Cabe perguntar se, com motivo frágil, não seria justamente a prisão a ameaça à ordem pública. O Ministério Público Estadual, a meu ver, exagerou.

Se a Justiça recusar o pedido, ficará parecendo que Lula obteve uma vitória e que tentaram submetê-lo a um ato injusto.

Voltar para a home

TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Ariosvaldo Novais Santiago

    Vamos raciocinar um pouco, como patriota veja que um ex presidente da república é um patrimônio nacional. O que não é confortável e que os fatos infelizmente comprometem o atual vice presidente. Eu fico a lembrar que foi Lula quem ensaiou esta prática de defamar ex presidentes quando chefe do executivo apesar de suas falas não serem sustentáveis mesmo porque se FHC tivesse cometido litígios estaria preso pois Lula Lula pessoalmente agiria neste sentido. Hoje procuram desqualificar a justiça para encobrir fatos que não é a mídia nem oposição que acusam. Os seguidores do Lula de forma equivocada tenta politizar fatos criminosos o que vêm confundindo o raciocínio da população que não acompanham os fatos.

  2. Carlus

    Se os atos do MST inflados por Lula não for ameaça a segurança publica, então arquivem-se todos os processos e deixem a malta ficar no poder até eclodir uma guerra civil.

  3. Ricardo reis

    Para mim é tudo combinado. MP de São Paulo sai na frente para não abrir a possibilidade do mesmo crime ser investigado pela lava Jato, São Paulo saindo na frente, com um pedido esdrúxulo, fica com o juízo prevento, onde não haverá prisão…

  4. Neil Ferreira

    Que Lula pague até o último centavo o que deve à Lei. Ele e a tigrada não têm que gostar ou desgostar, têm que cumprir.

  5. Paulo Roberto Ventura

    Reinaldo, o STF já decidiu que um parlamentar que renunciou ao cargo de deputado federal só pra escapar do julgamento do STF permanece com o foro, ainda que devesse perder o foro , tendo em vista que a renúncia visava apenas justamente escapar do foro do STF. Nesse sentido, se analisarmos pela mesma lógica, se Lula virar ministro apenas pra escapar da primeira instância poderia ser mantido sob o julgo desta instância inicial, não? O caso foi julgado em 2010 (Deputado Federal Natan Donadon de Rondônia). Consideraram isso fraude processual e abuso de direito. STF, Plenário. AP 396/RO. Ministra Relatora Cármen Lúcia. Em 28/10/2010.

  6. Renato

    Um dos motivos mais contundentes apresentados pela promotoria seria a prisão de LULA com o proposito de evitar a destruição de provas e quebra de sigilo nas investigações, já que ele tem um back ground politico gigantesco, um exemplo disso é o sr molusco e sua corja tentarem reverter a ação coercitiva da PF para que aquilo não acontecesse. Existem mais coisa entre o céu e o inferno que podemos imaginar. Vamos ver o que o futuro nos aguarda.

  7. MauricioPF

    Mais de 7.000 famílias foram cerceadas de seus direitos pela Bancoop. Leis e leis garantem a impunidade dos responsáveis pelo assalto. Os Senhores do STF sempre encontram firulas jurídicas para livrarem criminosos da cadeia. Barroso, Lewandowski, Marco Aurélio dão votos minimamente esquisitos. O ministro Zavascki, fatiou a Lava Jato, impediu Lula de dizer a verdade, colabora com o PT e até hoje não homologou a delação de Delcídio. Que que é isso rapaz? Se quiserem encontram justificativa para a prisão. Sempre foi assim e assim será.

  8. Eduardo

    Motivo frágil ? Lula tenta obstruir a justiça por pressão política, insufla a população a lutar nas ruas contra a investigação, a atacar opositores e meios de comunicação, tenta evadir-se através de nomeação a ministério, critica o judiciário e ministério publico.. Lula não so deve ser preso, como ja devia estar preso ha muito tempo.

  9. Augusto

    A omissão da justiça neste momento, poderá ensejar derramamento de sangue inocente neste país.

  10. cidadão

    Esse ataque descabido de PTralhas ao JUDICIÁRIO e MP só prova a necessidade da prisão do BRAHMA em regime diferenciado sem desvios de dinheiro público.As manifestações a favor do PIXULECO e contra o IMPEACHMENT pagas a mercenários da baderna com transporte, alimentação,pagamento dos manifestantes em praça pública vindo de sindicatos e políticos, cartões corporativos dos governos, diárias-de-viagens, verbas públicas para movimentos chamados “sociais” ou “militância”. Tem que cortar a cabeça da JARARACA. Muitas pessoas novas e que poderiam estar no mercado de trabalho viraram inocentes úteis cooptados pelos PTralhas, jovens sem emprego e sem oportunidades por causa do caos na economia destepaiz causado pela incompetência dos PTralhas com crachá republicano e seus aliados. Não existe futuro para esses jovens e os atuais trabalhadores com carteira, bem como aposentados na miséria, os salários e aposentadorias já estão, hoje, aviltados ou congelados preventivamente diante da ruína dos órgãos de aposentadorias e pensões pela má gestão PTralha. Basta o jovem olhar seus pais e avós aposentados públicos na MISÉRIA e humilhados pelo PTralhismo, um incentivo a virar manifestantes pagos e a permanência dos atuais políticos nos seus cargos públicos seria a garantia no emprego por mais tempo. AMÉM!

  11. Marcus Meyer

    Ao contrário do que dizem alguns, me pareceram bastante sólidos os argumentos apresentados para embasar tal pedido!

  12. Roubocoop

    FUMUS COMISSI DELICTI
    A peça é insuficiente para da prisão preventiva do nosso ex-presidente, Mas por outro são asfixiantes os sinais de ‘fumaça de cometimento de crime’ no Bancoop.

  13. Luiz Vidente

    Tudo isso seria verdade se se tratasse de uma pessoa comum, mas não de alguém que não mede esforços para arruinar um país a fim de obter riquesza sem causa.

  14. Rossana

    Só pode ser piada. O país, a lei e a justiça reféns de uma organização criminosa e de se eus pelegos,e terroristas. Submetidos as suas ameaças.Se cometeu crimes e a justiça tem provas pra prender,tem que prender e qualquer ameaça de seus grupos terroristas, a socieda que sejsm presos também.

  15. árvore/floresta-foto/filme-fio/novelo

    Dia desses revi um belo texto que realçava a metáfora do copo meio cheio ou meio vazio.Entendo que essa metáfora traz à tona a lógica do ponto de vista(é sempre muito relativo).E aí,é preciso fazer uma digressão a fim de evitar erros de avaliação.O apetrecho de investigação de que dispõe o MPF e a PF, o qual embute acordos de ajuda mútua entre países torna quase impossível que crimes fiscais escondam-se “ad eternum” sob o manto da impunidade.A ousadia criminosa assistida ao vivo e em cores, desde o mensalão, escancarou as vísceras apodrecidas do país mais corrupto do mundo.Quem tem dúvidas de que lula e dilma sabiam de tudo?Quem tem dúvidas de que o sítio e o tríplex são dos lula da silva?Quem não viu o vídeo da Jandira?Quem não viu lula dar a senha para o MST começar a vandalizar?Quem não viu lula tentar arranjar um ministério pra chamar de seu e fugir de Curitiba? A justiça,mais que provocada,foi desafiada.Em nome da lei e da ordem teve que agir. É da natureza da lei ser dura e exemplar, uma vez que é o caminho natural para a justiça.A justiça ,por sua vez ,precisa ser…justa na interpretação e aplicação da lei.voltando ao copo, diante de de tanto escárnio,transbordar ou não, pode depender da gota d’água,sobretudo quando vivemos sob a égide do crime que compensa.Gostaria de ter ouvido mais vozes do PT pedindo cautela,comedimento e parcimônia em relação aos promotores paulistas.Faria mais sentido. Não entendi muito bem o tamanho da isenção do senador Cássio Cunha Lima(seguramente o político mais importante da Paraíba de modo geral e de Campina Grande em particular) nem do Tasso Jereissati. Nossa visão periférica afunilada só vê a árvore e, por isso, não se dá conta dos lobos da floresta.Enquanto consumíamos um pequeno álbum de fotografias(3X4), os promotores,delegados agentes e juízes já estavam cansados de ver e rever, pela enésima vez, esse longa metragem trash(de fazer inveja à bollywood).Por tudo isso ,é preciso que tenhamos mais fé em Deus,nas instituições e num país que começa a querer ser verdadeiramente justo.

  16. nelsin junior

    Caro Reinaldo, pensando dessa forma Lula nunca será preso. As pessoas de bem são a maioria no Brasil. Não podemos nos envergar a crápulas. O Brasil precisa de justiça, urgentemente. Chega.

  17. Jmarcelo Marinho

    ReinaldoXXXXXXXXXX na cascuda petralha!

  18. Carlos Falcone

    Caro Reinaldo! Aprecio muito o seu blog, onde suas análises são (quase) sempre sensatas e baseadas na lei. Mas, será que um (dito) cidadão (que por sinal, apesar de ter cursado nenhum curso superior, considerado quase semi-analfabeto, e que tem na oratória e na retórica o seu maior trunfo), que se considera acima de todas as leis, que entra com vários recursos (nesta nossa legislação tão cheia de “pegadinhas”) para não prestar depoimentos e não encarar os fatos. Fazer pouco caso da justiça e querer burlá-la já não são razões para decretar a prisão deste meliante? Ao se auto-intitular como uma jararaca e conclamar os militantes a partir para a “guerra”, e mandar as instituições “enfiarem os processos no c,”, será que somente isto não seria motivo para mandar este cara para o “xilindró” ?
    O “cara” já é o presidente “de fato”, embora não tenha fôro privilegiado, Faz as barbaridades que faz e continua fazendo e continuará a fazer enquanto não for “enjaulado”.
    Enfim, Reinaldo, eu discordo do seu posicionamento em relação à solicitação da prisão preventiva do “molusco”. Acho até que veio tarde demais.
    Me apresento: tenho 59 anos; assino veja desde abril/1980; sou semi-aposentado (ou seja, depois de 35 anos de de trabalho e de contribuição); pelos números do “governo” eu sou da elite. Sim, sou da elite pensante.
    Mas não sou da elite (Lula, Rui Falcão, Palocci, Delúbio, Dirceu, Renan, Cunha, Vaccari, Delcídio, Collor, Sarney, Picciani, o Compositor e etc. – são tantos que não dá para listar).

  19. gleison luis lira da silva

    ReinaldoXXXXXXXXXXX na cascuda petralho-pixuleca!

  20. Junin

    Lula vc é mesmo um visionário ao dizer em um vídeo no passado que Pobre quando rouba vai pra cadeia e rico quando rouba vira ministro. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  21. soninha

    Tomara, que você esteja enganado.

  22. Edna

    Até a minhoca reconheceu que o MP extrapolou!!

  23. Ema Hahne

    Ah! Agora já é demais, Tanto baraulho,somam-se evidências e ainda considerar a possibilidade de não ser preso? É melhor então dizer que são contra a prisão e que querem Lula em 2018. Brincadeira! Desde 2013 a população está sofrendo,primeiro não afastaram o Renan Calheiros,depois o “Não vai ter Copa”. O Renan ficou e perdemos de 7 a1,mesmo com todas manifestações,perderam a memória,o governo fez o que quis. Onde estão o tão sonhados hospitais,escolas,infraestrutura? Chega de impunidade,respeitem os cidadãos,vocês jornalistas manipulam,somente para que leiam suas matérias,gostaram dessa farra.

  24. Sissi

    Os procuradores não tinham outra escolha.
    Se não pedissem a prisão, teriam prevaricado.
    E quais são os motivos para a prisão preventiva?
    1- Ameaça a ordem pública
    Foi realizado um comício em flagrante antecipação de campanha política, o que em si é crime eleitoral, mas foi realizado uma chamada à militância, que respondeu com ameaças de morte ao MM. juiz Sérgio Moro, integrantes do MPSP entre outros.
    2- Há riscos de novos crimes.
    O crime em questão é de elisão fiscal com ocultação de bens. O escamoteamento dos ativos nos locais onde ocorreram os mandados de busca e apreensão é um fato e demonstram que o espírito de ocultar as evidências de crime continuam.
    3 – Conveniência da instrução criminal.
    O indiciado e seus causídicos entraram com ações em foro sindical para remover os investigadores, com suspensão de interrogatório e com prejuízo flagrante ao processo.
    Também entraram com ações para em outra causa, no âmbito federal, para remover o MM. juiz Sérgio Moro. É também notória a existência de um “abaixo assinado eletrônico” para destituir o juiz.
    4- Assegurar a aplicação da lei.
    As promessas de dirigentes de movimentos sociais e de outros grupos, com promessas de confronto com a lei e a ordem mostram que a articulação destes movimentos se dá em direta relação à dificuldade do investigado de explicar a ocultação de bens

  25. nicolau figueiredo

    reinaldo, não entendi: o lula incitar a militância da maneira que fez, não é ameaça à ordem pública??

  26. João

    Essa justiça não há gente de coragem tem medo de uma atitude,é por isso que vamos continuar a ter corrupção e impunidade,as leis são feitas para os pobres,esses que elegem essa cambada de políticos corruptos que temos na política nacional eles têm apoio da justiça e nós não.

  27. Richardson Barreto

    Nunca pensei que diria isso mas dessa vez concordou 100% com que escreveu o Reinaldo.por mais nojentos e que sejam os integrantes dessa quadrilha os motivos apresentados pelo MP são frágeis e sujeitos à questionamentos.não há,ainda,prova documental que o … é proprietário do AP e do Sítio. Antes de ir com tanta cede ao pote o MP poderia se dar ao trabalho de fazer suas funções com mais cuidado e atenção até para não dar motivos de depois termos que engolir que o lulla foi um preso politico.

  28. Cláudio

    Acho que a justiça negará o pedido por medo ou covardia. Os promotores estão corretos ao fazer o pedido de prisão preventiva do sapo barbudo. Ele é uma ameaça. As entrevistas que deu na sexta-feira, reunindo e incentivando áulicos e baderneiros; o vídeo da feiosa Jandira Fhegalli evidenciando desprezo pela Justiça e por autoridades; a ida a Brasília e a reunião com políticos; a viagem da presidente da República a S. Paulo para lhe prestar solidariedade; as manifestações da turma da mortadela; tudo isto configura AMEAÇA à ordem pública e ao apleno desenvolvimento da instrução penal.

  29. Renato

    Não vamos esquecer o que Lula fez nessa semana. Lembremos que ele falou com a presidente para que enfiem o processo no c…

  30. Wagner

    Tenho dificuldade em aceitar que o MP e o grupo de procuradores se exponham com um pedido de prisão sem o embasamento necessário. Senhores atentem para o momento que vivemos, o Barba já se livrou de boas encrencas por que tinha maioria para barrar CPI, (delação de Dolcídio), e nenhum dos ratos queria investigações nos porões. O momento e histórico, as pessoas envolvidas ( MP SP, Lava Jato, MPF, PF) estão sem algemas e sedentos para fazer o que sempre se esperou deles, e agora que podem, estão fazendo e gracas a Deus mostram coragem, alguns criticam por talvez achar exagero o que na verdade e apenas falta de costume, porque nunca antes na estória deste pais se viu poderosos com pedido de prisão, acostumem-se, tomara muitas pedidos ainda virão.

  31. domenico

    Apoio ao pedido dos promotores e espero que a juíza aceite o mesmo. O incitamento à violência e o desrespeito à justiça,estão em evidência nas palavras do apedeuta,que se acha um deus supremo !

  32. alvaro

    Tio Rey ! o Cara tá pedindo para ser preso…Ele manda o MP tomar …, debocha da justiça, não explica nada sobre as acusações que pesam sobre ele e busca refugio no STF…Deixe a justiça julga-lo

  33. Wilson Roberto w

    Este vagabundo já deveria estar preso a muito tempo e ainda tem gente que briga por ele SAÍ fora JUDAS

  34. Pedro

    Os promotores de São Paulo humilharam o Lula e Dilma e seu bando, convém salientar, quem anda em bando é só bandido.

  35. Mário

    Reinaldo, é preciso agir depressa.

    Achei correta a decisão do MP-SP, o PT estava cogitando ceder a Lula um ministério.

  36. SILVIO JD

    Enquanto uns batem cabeça desordenadamente, o crime organizado está ‘organizadíssimo’ lá dentro do Palácio do Planalto preparando o assalto de amanhã.

  37. Daniel

    Veja deu a dica: Depois de reunião tensa no palácio, a presidanta encontrou o cargo de Ministro ideal pro bilionário-lulla fugir do pedido de prisão: MINISTÉRIO DA PESCA >>>>lulla pode continuar na vagabundagem, pode também continuar contando um monte de mentira (típico de pescador) e vai dar prioridade máxima ao seu peixe preferido que é ROBALO !!!!!!!

  38. Luiz

    Concordo com Joaquim. Sede demais ao pote. Sergio Moro é que sabe fazer direito, comendo pelas beiradas.

  39. marcos

    Uai, o Molusco está quase pregando a ‘Luta Armada’…é sim, a meu ver, um perigo para a ordem pública. Seus discursos tem me ferido, e muito, os ouvidos.

  40. Sem o bigode

    Com o incitamento à militância durante a entrevista coletiva, mas o vídeo desastrado da assessora de imprensa de lulla, jandira fegali, eu concordo com os promotores que há pressupostos para prisão neste momento. lulla está tentando atrapalhar as investigações e mais, jogando a militância contra a justiça, numa clara desobediência a ordem legal.

  41. João V. de Souza

    Reinaldo, passou da hora das instituições deixarem de ser covardes! Garantia da Ordem Pública! Curtíssimo! Foi exatamente isso o q o jararaca de pelúcia, o Lula, fez! Incitou a violência. Então VC é a favor do modo brasileiro de resolver os problemas? Isto é, sempre tirar por menos, mesmo em situações tão graves como essa? Por isso que os Comunistas de esquerda e do PT tomaram conta das mentes e do país! Como sempre uma nação de covardes?

  42. Paulo Rio de Janeiro

    Uma breve leitura da denúncia – não precisa ser minudente – revela que o pedido está absolutamente respaldado em provas e indícios, que juntados ao deboche com que o ex-mandatário trata a Justiça, mais que justificam a prisão do meliante. Chegou a hora de enfrentarmos, de uma vez, essa esquerda retrógrada, perniciosa, pusilânime, incompetente, maléfica, corrupta, que vem destruindo o Brasil, em todos os setores, em todos os lugares. Eles têm que pagar pelos 20 anos, ou mais, que vamos perder pra recuperar tudo que eles destruíram. Chega!

  43. Joaquim

    Está mais do que claro que o MP de SP exagerou e quis aparecer…questões de ego acredito, pois faltou sensatez aos membros. Lula sai mais forte. Fica caracterizado perseguição contra Lula.

  44. Felipe Carrasco

    O maior problema do Brasil é ter uma “oposição ridícula”, que “bate e sopra”. O primeiro a criticar o oportuno e pertinente pedido de prisão preventiva de Lula foi o patético líder do PSDB. Ninguém mais do que Lula pode colocar em risco a ordem pública. Portanto, o pedido de prisão preventiva do MP/SP está muito bem fundamentado (garantia da ordem pública e a conveniência da instrução criminal a qual Lula pode e está dificultando inclusive cooptando e intimidando testemunhas) . O consolo dos brasileiros é que nem todos os Cásios são iguais, enquanto Cássio Conserino demonstra competência e coragem, o Cássio Cunha Lima é um amarelão. Se a juíza for imparcial e não se intimidar vai acatar o pedido. O ministro Aldo visitou recentemente a Bda Pqdt, uma vez saber que será lá o cárcere do Lula. Aí eu quero ver o “exército do MST” invadir a Vila Militar como fizeram os militantes petistas em Congonhas. Esses meliantes precisam considerar a diferença entre as balas de borracha da PM e as de chumbo do EB.

  45. Robson Nunes Da Silva

    O PT precisa de motivo para perturbar a ordem pública? Desde quando?

  46. CARLOS

    Parabéns aos promotores do ministerio publico de SP. não se intimidaram com o fanfarrão, pediram foi a prisão do mesmo,
    ou o legal é ajustiça ficar só de mimimi, e o fanfarrão só fobando solto, livre e tirando onda com acara da justiça , da PF
    e do povo trabalhador brasileiro, cadeia nesse mala.

  47. ricardo

    Discordo, acho que estava demorando muito. Finalmente ele foi indiciado. Me admiro você Reinaldo pensar assim. E espero que a Dilma tambem seja punida. E logo.

  48. SILVIO JD

    Fazendo uma observação sobre um comentário, não acredito que juízes e promotores formem uma ‘equipe’. O Ministério Público é apenas parte. São Paulo não é Brasília. Suspeita plantada com malícia e perfume petista.

  49. Cláudio

    Esse promotor tá querendo se aparecer e atrapalhando o minucioso trabalho que a força-tarefa da lava jato está fazendo.

  50. Fernandez

    Estou torcendo para que a Justiça recuse este pedido.
    O que eu quero é um Lula desmoralizado muito mais do que um Lula preso.
    Estão dando armas para este canalha reagir e ainda sair como herói desta história.