Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

A repatriação e o caixa de campanha: a preocupação faz sentido?

Até faz, mas é preciso avançar na análise. O risco infinitamente mais grave vem de outro lugar: o STF encurtou a distância entre eleição e crime organizado

Por: Reinaldo Azevedo

É evidente que não se pode ignorar que a repatriação de recursos chega em ano eleitoral — no caso, eleições municipais. Mais: por obra e graça de oito ministros do Supremo — sete ainda estão no tribunal —, as eleições hoje não podem receber recursos nem de empresas nem do estado. Vale dizer: em princípio, a disputa não será financiada nem por dinheiro público — não há mais tempo de votar a regra — nem por dinheiro oriundo de pessoas jurídicas: sete doutores caíram na conversa de Roberto Barroso, e tal contribuição foi considerada inconstitucional.

Restou a doação de pessoas físicas, limitada pela lei a 10% dos rendimentos brutos auferidos pelo doador no ano anterior à eleição.

Para começo de conversa, o expediente vai gerar um verdadeiro laranjal de doadores. Estruturas partidárias repassarão a falsos doadores os recursos que depois serão legalizados com a doação. Vai ser o período do caça-CPF…

E, mesmo assim, é evidente que o dinheiro será insuficiente. De algum lugar, convenham, virá a grana. Mas de onde?

Pode vir de recursos oriundos da internalização? Olhem, até pode. Mas essa é apenas a hipótese benigna, meus caros. Nós estamos prestes, isto sim, por obra e graça de Barrosão e dos amestrados que o seguiram, a assistir a uma inundação de dinheiro no processo eleitoral oriundo do crime organizado.

O que estou a dizer com isso? Para financiar as campanhas com caixa dois, nem será preciso recorrer a esse dinheiro que entrará legalmente no Brasil. O dinheiro ilegal pode dar conta do recado.

Vale dizer: o fato de existir o risco de que parte da grana que está no exterior vá para a campanha eleitoral chega a ser, dos males, o menor, ainda que no caixa dois. E lembro, pois, que pessoas e empresas até podem fazer a partidos e candidatos a doação ilegal de recursos legais.

O pior dos cenários é outro: a doação ilegal de dinheiro também ilegal, cuja origem é o crime mesmo. E, como sabe qualquer pessoa que lide com a lógica, as campanhas precisarão de dinheiro vivo, não é?, já que será ilegal. E nós sabemos bem quais setores lidam com moeda sonante.

Encerro observando que a Justiça Eleitoral, que só age quando provocada, não tem estrutura para coibir a bandalheira. E a Polícia Federal não poderá parar tudo só para cuidar de eleições.

O STF encurtou a distância entre a eleição e o crime organizado.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

68 comentários
  1. Despetralhando

    Falando em crime organizado o que a ORCRIM?
    É o governo imiscuído com o que há de mais perverso e vagabundo em termos político, um estado depauperado pelo viés politico de esquerda e que está fazendo o diabo para se mante no poder.

  2. FERNANDO EVENOR DE BRITO ALMEIDA

    Reinaldo, os togados do atual STF vaidosos, semi-deuses se tornam cordeirinhos sem voz própria ou argumentos sustentáveis quando entram em cena os “doutôres” Barrosão o que lê artigo da lei até onde lhe interessa – ora, como discutir com o Papa da Contistuição — parece até que foi ele quem escreveu …. tal a sua interpretação..??? Depois temos o advogado, amigo do amigo que lhe indicou… e hoje preside até a proxima semana??? e some-se ainda “o Preparado” melo sempre cheios de floreios para justificar o injustificável preocupado muito mais em garantir o emprego da filha. Depois vergonhosamente temos o Careca Teori que parece que desaprendeu a Lê tão grande é o medo de contradizer o papa constitucionalista…. e finalmente temos a Rainha do Escarnio…. que do verbo ao ato vai uma longa distância sempre de acordo com a maioria…. se tá certo apoia … se tá errado tbém apoia…. assim nunca errar. São atitudes fora da realidade do pais…. parecem que vivem no pais maravilha inventado pelo petralhas….. O Pt o mais éticos dentre os éticos despudoradamente diz ser contra a doação legal das empresas…. não precisa mais… tá cheio de dindim roubado e com MProvisórias generosas que valem ouro…. ahahahahahahhahah viva a dilma anta – vivam os togados comprados!

  3. Delane Lima

    Ministro Barroso, como tu és inteligente e teus colegas amestrados mais ainda, pois endossam as tuas ideias petistas.
    Estás merecendo um impeachment desde o julgamento do mensalão com aquela lambança da formação de quadrilha.
    Mas, agora com o Petrolão ficou mais claro o que é FORMAÇÃO QUADRILHA, não é?

  4. Luciano

    REPATRIAÇÃO E OCULTAÇÃO. Focando apenas sobre o aspecto tributário, ambos os casos tem origem em crime de sonegação fiscal. Repatriação, nada mais é do que a volta dos bens ocultado no exterior, e por isso moralmente é mais grave e criminoso, porque o produto do ilícito ficou durante muito tempo fora do alcance da fiscalização, visto que essa prática tem objetivos diversos, entre os quais a própria sonegação fiscal.
    No segundo caso, e na prática, o titular do bem, ao omitir a informação decidiu correr o risco, embora o risco de ser apanhado seja bem maior do que no primeiro caso, sabendo que neste tipo de investigação há necessidade de contar com diplomacias de vários países.
    A ocultação de bens no país, considerando uma tributação de 27,50% + MULTA 150% + MULTA DE MORA E JUROS SELIC, se ocorrida há mais de 2 anos, fatalmente o dinheiro ocultado não dará para saldar a dívida para com o fisco federal.
    PARADOXALMENTE, A REPATRIAÇÃO CUSTARÁ APENAS 30% PARA O CORRUPTO, QUE FICARÁ AINDA COM 70% LEGALIZADO E BONITINHO.
    A ANISTIA FISCAL DA REPATRIAÇÃO, É AINDA MAIS ASQUEROSA DO QUE a PRÓPRIA ROUBALHEIRA. CADÊ A JUSTIÇA?

  5. ZÉ DO BONÉ

    … Dinheiro de gente de bem que estão guardadinhos sob as normas dos bancos no exterior por temor sempre de uma expropriação ou confisco , como preferirem, vão continuar por lá porque mais do que nunca, agora não podem confiar mesmo no governo sedento que estão para meter a mão no dinheiro dos outros.
    A grana oriunda de traficos, sacanagens, contrabandos, enfim , vão circular alegremente pelas mãos dos candidatos , não preciso citar principalmente de quais partidos, né ?? E o braziu, cada vez mais com cara de era da pedra lascada.

  6. Paulista

    Resumindo e no “popular”, esse modelo eleitoral, tal qual o de governo, está plenamente falido.
    Para limpar será preciso tapar a latrina construída nos últimos 13 anos, até a boca, e fechá-la hermeticamente, e construir um banheirinho melhor e mais higiênico.

  7. Marcos F

    Podemos concluir, sem pensar muito, que a bandidagem já tomou conta do sistema eleitoral. Nem conto Barroso porque sempre contei com ele para essas coisa, mas … e os outros quietinhos?

  8. NERO

    O CONGRESSO, OS CONGRESSISTAS, MUITOS COM PADRINHOS POLITICOS CUJA FICHA E ALGO DE METER MEDO, CORRUPTOS, TRAFICANTES, MUITO DINHEIRO SUJO QUE AGORA VAI VOLTAR COM AS BENÇÃOS DO MINISTERIO DA FAZENDA. MAIS DO QUE UM TAPA NA CARA DO POVO TRABALHADOR E PAGADOR DES IMPOSTOS, ISSO SUGERE AO CIDADÃO DE BEM QUE VA SER LADRÃO, TRAFICANTE, CORRUPTO, PREFEITO, DEPUTADO, SENADOR, PODE ROUBAR A VONTADE QUE O GOVERNO GARANTE O RETORNO ‘LAVADO’ DA ROUBALHEIRA. E PARA ENCERRAR, AVISEM AO LULA QUE PODE VOLTAR A PORTUGAL E TRAZER O DINHEIRO DE VOLTA, AGORA ‘LIMPO’. CANALHAS

  9. silvio

    É Impressionante, como de repente, NINGUÉM conhece, nem ouviu falar, nem sequer sabe quem é o CERVERó

  10. ANGÈLÌKA -

    Quem entende de leis são os advogados.
    EXEMPLO?!! O Barroso É advogado e ESTÁ ministro. Fácil, fácil…CALOU os ministros do STF utilizando a falácia para o discurso sobre o regimento da câmara. Eles, os senhores da capa preta, sequer piscaram. QUANTA PREGUIÇA ou incomPeTência…
    Quanto as ELEIÇÕES, sugiro, só pelo prazer de dar um SUSTO na democracia zarolha do PT e em nossos DESrepresentantes…NINGUÉM votar em outubro/2016.
    Pior do que está não fará nenhuma diferença!
    O VOTO é a NOSSA ARMA e a DELES. Elles o utilizam. NÓS não…

  11. Luiz Felipe

    O STF tem de entrar em recesso coercivo.

  12. Cesar

    Os assaltos a bancos e caixas eletrônicas irão multiplicar.

  13. wanderlei lima

    Parabéns ao barroso e aos embarrosados.

  14. Pedro

    ARGUMENTO ABSURDO – Pode-se discordar de você, mas sua lógica é sempre impecável. Agora, comparar a deleção premiada com a repatriação de dinheiro mantido ilegalmente no exterior é um completo absurdo. A delação premiada visa a desmontar um esquena criminoso, a desarticular quadrilhas e chegar ao seu núcleo duro; é usada no combate ao crime organizado. A repatriação de recursos mantidos ilicitamente no exterior, além de ser péssimo exemplo para a sociedade, tem finalidade completamente diferente. Diferentemente da delação premiada, não combate o crime, estimula-o. Pessoas que pagaram seus impostos sentem-se como idiotas e são incentivados a percorrer o mesmo caminho na certeza de que, mais cedo ou mais tarde, virá outra lei permitindo a repatriação. Não sendo o centro da compoaração, também não é verdade que os 15% de imposto mais a multa de 15%, portanto 30%, sejam um carga pesada. Se alguém não mandou recursos para o exterior, mas sonegou o imposto, está sujeito a alíquota de 27.5% (se empresa, muito mais), juros pela taxa selic e multa que pode ultrapassar em muito os 100%! Arranja outro argumento, meu caro Reinaldo…

  15. hacs

    O ministro Barroso ja deixou claro quao profunda e complexa eh sua forma de raciocinar em diversas entrevistas, artigos e comentarios que fez. Quem o leu e assistiu percebeu que o ministro tem certas ideias fixas que nao consegue arrazoar e explicar aos simplorios (isso me lembra de um problema de convencimento entre o rei Artur e Merlin em complexidade computacional). Mas ninguem deveria estranhar a existencia de atratores em sistemas complexos, deveria?

  16. Júnior

    Vamos ter uma explosão, literalmente falando, de roubos e assaltos a caixas eletrônicos, carro fortes, caminhões e empresas de transporte de valores e mercadorias. O ano promete nas páginas policiais. O crime organizado, milícias e a banda podre vão se refestelar na festa do apê pré-leitoral. O “por fora” contratual das facções de cafajestes, compactuado com o famoso cafezinho da padaria vai dar o tom, também, nas doações e campanhas eleitorais.
    O criminoso baixo clero, laranja, vai ter sua vez. Bicheiros, negociantes de ouro, empresários de telemarketing, transporte, carros e peças usados, postos de gasolina, gráficas, estacionamentos, leilões de gado etc. vão poder lavar, satisfeitos, o dinheirinho na campanha de um vereador ou um prefeito de estimação:
    Rosto estampado nos santinhos de papel, pagos com dinheiro sujo, rindo na foto da cara do eleitor.
    A periferia, o subúrbio e a comunidade vão ferver.

  17. VÃO ESQUENTAR A GRANA DO PT & PMDB?

    E OS PIXULECOS DO
    PINGA, DA DIVA E
    DA QUADRILHA?
    VAI FICAR TUDO
    ZERADO?

  18. Marcos

    Se já não acreditava nos “sorteios” das loterias, de agora em diante, menos ainda!! Dinheiro vivo, “legalmente” ganho/recebido irão para as campanhas dos políticos safados. Ministro Barro e cia fizeram a Chico toda para bolivarianas geral. Sujeito imundo! Mas, um dia prestará contas de tudo que fez!

  19. Valdeci

    Os caixas do pt e seus aliados serão inundados com dinheirama vindo do exterior. A campanha eleitoral de 2016 terá muito dinheiro. Atenção oposição e partidos honestos, voces serão atropelados…. este é o Brasil que não queremos.

  20. eduardo

    o que todos nós já sabíamos vai ficar institucionalizado: o Brasil, maior entreposto de drogas do planeta, vai ficar ainda mais atrelado ao horror, ao banditismo, à barbárie! Obrigado, PT e Barroso, a toga esvoaçante de sobrancelha depilada e fitinha no pulso.

  21. Adriano Custódio

    Será que financiamento privado feito por empreiteiras e outras empresas que “investem” pra ganhar mais à frente é muito diferente do que fazem outros setores do “crime organizado”???
    Não me parece que estejamos tratando de categorias diferentes.

  22. Sandro Cansado

    Se todo mundo parasse de pagar impostos, essa bagunça melhorava. Como esta é um ideia que não encontra corajosos de plantão para ser posta em prática, vamos continuar nessa bagunça. Risos. E os políticos agradecem a nossa covarde contribuição.

  23. Wanda

    Reinaldo, bom dia. Mas não vai ter um limite de grana? Acho que não poderão ostentar uma campanha rica, senão o bicho vai pegar. Não vai não? Um abraço.

  24. João Candido

    A compra de voto sempre existiu e nunca foi apurada. Mas agora a coisa será escandalosa. E não é dificil apurar! Aqui em Minas, por ser um estado com vasto território, basta verificar se um candidato do sul do estado ou do triângulo mineiro obteve votos, por ex., no Vale do Jequitinhonha. Sou desta região e sei o que estou falando. Já vi deputado que nunca apareceu por lá obter votação expressiva. Conta-se que certa vez, na década de sessenta, um eleitor procurou o então deputado Walter Passos em Brasília para pedir um favor alegando haver votado nele e obter a resposta que não devia favor nenhum porque havia pago muito bem pelo voto. O que vai ter de vereador e prefeito vendendo 100, 200…….1000 votos não terá no gibi nas eleições para Assembleias e Camaras. Nas próximas, municipais, o voto será trocado por butinas ou dentaduras mesmo.

  25. Juliano

    Reinaldo, o movimento evangélico vai deitar e rolar com o atual sistema. 1º Possuem uma legião de potenciais laranjas de fácil arregimentação; 2º Possuem dinheiro frio em espécime a rodo; 3º Sonham, e não é de hoje, terem uma forte presença e até uma dominância na política nacional; 4º Esta gente não tem escrúpulo algum. 5º Uma Igreja Universal pode se ligar ao PT e este com a CUT pode angariar milhares de laranjas. E dinheiro sujo, frio, do crime organizado pode ser esquentado, ganhando as três partes. E igrejas como a universal passaram a ter muito influência e candidatos eleitos vinculados a elas. Sem dúvida o STF fez um grande desserviço ao país.

  26. Eduardo

    Quero ver como a Receita Federal lidará com essa enxurrada de recursos oriundos de CPF’s, e não mais de CNPJ’s, a partir do ano que vem, que é quando deverão ser feitas as declarações referentes aos gastos com as campanhas desse ano. Quero saber como cruzarão os valores doados em 2016 com os “rendimentos” de 2015.

  27. Luiz

    Vai ter muito pastor candidato … milhões de “fiéis” vão fazer o papel de laranjas … igreja não precisa declarar o CPF de seus “doadores”, nem declarar onde o dinheiro foi utilizado … CASA DE MÃE JOANA … Congresso logo vai se tornar um “TEMPLO DA CORRUPÇÃO”.

  28. Luiz

    E as igrejas então … são as maiores lavanderias do Brasil … trinta dias para declarar os valores recebidos por “doação”, SEM IMPOSTO DE RENDA !!!

  29. Netho

    Renan foi quem primeiro abraçou a repatriação ‘levyana’. Tornou-se o projeto número 1 da ‘ponte para o futuro’ do PMDB de Renan: a ‘nova agenda’ redentora.
    E a quem ainda justifique as ‘vantagens’ da lavanderia de dinheiro sujo criada em nome da salvação nacional (dos criminosos, sonegadores, delinquente e malta de sicários).
    Alguns, pasmem, chegam a usar a lógica formal para argumentar a favor do projeto.
    Trata-se da lógica da ‘razão cínica”.
    Quem lida com picaretagem torna-se picareta. O mesmo vale para quem sustenta a lógica da repatriação ‘levyana’.
    A banalização do mal nunca termina bem, diria a insuperável Hannah Arendt.

  30. Luiz

    Ouvi falar que os bingos vão voltar …

  31. manoel

    Haja jogo de bicho para dar conta disso tudo.

  32. Payxão

    Reinaldo com desemprego estratosférico e inflação galopante me diz quem doarå para partido se até as contas básicas estão atrasando pagamento assim como a redução do consumo de alimentos, etc? Será que de uma hora para outra teremos uma um boom de empregados neste ano eleitoral? Receita Federal, olho aberto!!!!!!!!
    Já vi apaixonado por time de futebol fazer de tudo pra ver ao jogo de seu time

  33. Fabio

    Em 2016, indiretamente, os maiores doadores serão PCC, CV, ADA, TCC. E o principal: PT.

  34. pierre

    E é evidente que a grana ilegal do crime organizado não vai bancar campanhas de candidatos honestos ,se é que isso existe!
    Essa grana irá para candidatos, potencialmente, bandidos!
    Porque elles se protegem, embora “cobra também come cobra”!
    Se a situação do país já está insuportável devido ao aumento da violência promovida pelo crime organizado, imaginem o conluio com o poder municipal, que a elles ficará subordinado!
    E a corrupção, então?
    Teremos uma situação dantesca do inferno, um caos, graças à estupidez do Barrosão!

  35. Paulo Ricardo Herrmann

    O que me preucupa realmente e que teremos muita gente disposta a dar sua contribuição com a promesa futura de pagamento , seja com cargos ou qualquer tipo de vantagens , ou seja ou seja visejaremos um Brasil bem pior que esta num loteamento que mais parecera ocupação de lotes do MTST sera uma birosca ao lado de outra tornado mesas e cadeiras de empregos publicos de forma rotativa ou seja cada meio espediente para um.

  36. Elias Cansado

    “O STF encurtou a distância entre a eleição e o crime organizado”. Esta frase, talhada no desassombro de um jornalista autêntico, mereceria ser manchete única de toda a imprensa brasileira do BEM, imediatamente após a infeliz e proposital decisão desse tribunal que a cada dia mais decide contra os interesses nacionais. Não que a suprema verdade exposta na frase fosse operar algum milagre entre os integrantes da bancada petista do STF. Mas, teria o condão de levantar o tapete vermelho daquela corte que cobre histórias e versões as mais escabrosas. Ou, alguém, em sã consciência, duvida que o ainda senador Delcídio aludiu a articulações ministeriais que jamais existiram? Já que me refiro a pessoas incorruptíveis, sumiram do noticiário as necessárias declarações de inocência do ministro togado que tem investimentos em território do Tio Sam. Será que todos serão inocentes até que Cunha seja banido? Ou é apenas hora do coffee brake?

  37. kátia

    o nosso supremo hoje trabalha para o crime organizado… como laranja, reinaldo, é o congresso 2 deste novo estado. com certeza, o dinheiro do crime não será de graça, no final, seremos nós, o povo, de novo, a pagar mais este pato, mais outro supremo crime de estado. chega. impedimento de dilma na suprema presidência já. fora pt.

  38. Pedro S

    Aqui em Mato Grosso do Sul a coisa é bruta nas eleições de Zeca do PT a governo reeleição digo Bumlai entrou no esquema foi ele é seu filho Maurício Bumlai que destribuiram 40 milhões de reais para campanha de Zeca do PT ,Delcidio do Amaral e Vander Loubet todos estes foram sim eleitos com dinheiro da Petrobras,e foi apertado para Zeca do PT ganhar de Marisa Serrano uns dizem ter fraudes assim como falam das eleições de Dilma.Luiz Sanches era o braço direito de Zeca pode dizer é Bairt que está envolvido na Lama ASFALTICA em MS que a PF investiga a mando de Zeca do PT,lá 5 já foram presos e desembargador Claudionor Duarte soltou em pleno sábado,isto é a nossa justiça aqui que também já foi investigada pelo CNJ e nada aconteceu para nossa maior preocupação e calamidade.Dizem que Bumlai virou amigo de Lula através de Zeca do PT,sei que Tofolli e José Dirceu frequentaram o Pesqueiro de Zeca do PT em Murtinho MS.Chegavam de avião particular alugado pelo governo de MS,muitas horas de voo,assim como também era frequentado por Delcidio e Bairt e Mauricinho Bumlai.Foi Bumlai que pediu a Zeca o DNIT e colocou lá o maior corrupto de MS o ex governador que ficou sem pagar o funcionalismo por mais de 7 meses,muitos passaram fome e foram despejados de suas casas,uma vergonha foi este que o PT escolheu para colocar no DNIT na época do Zeca do PT.Ex diretor do DNIT dizem roubado junto com este bando bilhões de reais e até hoje o Estado do MS sofre com este prejuízo ,pontes caindo e estradas partindo sem sinalização muitos acidentes e muitas mortes.Presidente Dilma Roussef exonero ex diretor por corrupção,agora vocês imaginam o quanto estava roubando para a nossa Presidenta tomar esta atitude,quem não gostou foi Bumlai e Delcidio que recebiam semanalmente e Vander que uma vez o outro retirava do DNIT algumas boladas.Lula pintou e bordou com Bumlai construiu estradas nas portas de fazendas deles,pista de avião asfaltada e usinas três montadas,filho de Lula sócio de Bumlai.Escritorio de Bumlai tinha várias obras de artes comparadas em leilões.O caixa aqui em MS era Bumlai com dinheiro de Petrobras a mando de Lula.

  39. Gustavo

    tem que acabar com quaisquer tipos de financiamentos.. o Estado paga o horário na televisão (como já é atualmente), estúdio comum a todos, produção comum a todos, nenhum centavo a mais e o candidato não pode gastar do próprio bolso

  40. Milson

    Prezado Reinaldo, o cenário está se fechando, a PORRADA QUE ESTE PAÍS PRECISA PARA RECOMECAR, está por se iniciar. O caos social, financeiro e moral está se tornando insuportável até para aqueles que se mantiveram em silêncio quase que cego.

  41. É - Gonzagunha

    80% deste dinheiro tem a seguinte lógica – Eu te roubei 100 e vou lhe devolver 30 desde que voce não fale ou reclame de nada, pois caso eu escute alguma reclamação de sua parte irei processa-lo.

    Pergunto: Após legalizar os 70% poderei enviar este valor legalmente para o Exterior?

  42. joão elias moreira

    Todo e qualquer candidato, deve ser merecedor de ser candidato e carregar com si mesmo os votos de que precise para se eleger! Através de seu trabalho na sociedade,seja ele um simples cidadão ou um fortíssimo empresário. Até então,salvo algumas exceções ,temos visto candidatos milionários,sem representatividade nenhuma,corruptos ,verdadeiros bandidos,que a própria cara condena,serem eleitos graças ao dinheiro de empresários que são bandidos com CNPJ,que mais tarde cobram caro por isso,como todos sempre desconfiavam e agora, a Lava-jato esta mostrando a todos! Ou alguém que tem um minimo de visão política não sabia de tudo que está vindo ao ar agora! Quando aceitaram o Lula como presidente,com a carta aos brasileiros,foi porque ali ele aderiu ao esquema imposto pela mídia e pelos mega-empresários que sempre dominaram este país!Tirando isso é indiferente que financie a politica pois até hoje sempre foi financiada por bandidos com CNPJ!

  43. wilson www

    A ética, a moral e os costumes deveriam ser pilares do Direito. Em um país onde a imoralidade se institucionaliza, a ética tornou-se rara e os costumes são cada vez mais estranhos, há de se esperar o quê?

  44. joão elias moreira

    Todo e qualquer candidato, deve ser merecedor de ser candidato e carregar com si mesmo os votos de que precise para se eleger! Através de seu trabalho na sociedade,seja ele um simples cidadão ou um fortíssimo empresário. Até então,salvo algumas exceções ,temos visto candidatos milionários,sem representatividade nenhuma,corruptos ,verdadeiros bandidos,que a própria cara condena,serem eleitos graças ao dinheiro de empresários que são bandidos com CNPJ,que mais tarde cobram caro por isso,como todos sempre desconfiavam e agora, a Lava-jato esta mostrando a todos! Ou alguém que tem um minimo de visão política não sabia de tudo que está vindo ao ar agora! Quando aceitaram o Lula como presidente,com a carta aos brasileiros,foi porque ali ele aderiu ao esquema imposto pela mídia e pelos mega-empresários que sempre dominaram este país!

  45. Daomao

    A lógica é a mesma da atriz pela qual El Chapo parece ter caído de amores.
    O barão da droga mexicano do Cartel de Sinaloa foi aconselhado pela atriz a ‘traficar pelo bem’.
    A coisa está mesma virada do avesso….

  46. Paulo Fernandes

    …e não há nenhum partido que tenha tanta capilaridade dentro do crime organizado quanto o PT.

  47. SERGIO CÉTICO

    Estamos no Brasil minha gente! Aqui é o País do “jeitinho”, da matéria-prima de baixa qualidade. E de onde vieram nossos governantes…, e todas as pessoas que compõem os Órgãos de Estado? De Marte? Não. São filhos de nossa sociedade. Alguns se elegeram, outros tanto estão em cargos de confiança, outros passaram em concurso público…; são representantes de nossa sociedade.

  48. ANTI PETRALHAS

    Bem se a justiça determinou o fim das doações empresariais achando ter encontrado o caminho do fim da corrupção ,foi um fiasco em grande escala ,podemos ter a certeza que o caixa dois e a laranjada será em grande escala e pior para identificar a origem dos recursos ,mas segue uma sugestão de fácil controle ,todos partidos tem CNPJ ,portanto estão devidamente registrados na RECEITA FEDERAL e todos os doadores devem ter CPF obviamente ,então os recursos para os partidos deveriam ser registrados em uma conta especial que somente seria liberado ,assim que fosse realizada o cruzamento de dados que a receita tem em seu super computador e após essa analise que deve ser muito rápida e fácil para a receita seria liberada a verba a cada partido ,todos os partidos poderiam realizar pagamentos somente por meio desses recursos liberados e também seriam cruzados pela receita quem recebeu e quem pagou pelos serviços ,com mais certeza seria mais complicado a entrada de recursos sem comprovação e confirmação da receita que pode ser auditada em tempo real e o TSE teria essas informações em tempo real ,querer é poder ,mas como o objetivo é esconder os recursos ,fica claro que o TSE se quiser pode exigir esse modelo de controle e assim saberemos se o laranja que vai doar R$5 mil ou mil ou dois ,tem como provar ter recursos de sobra ou é muito apaixonado pelo partido e tira da boca para doar ao partido ou seja meios existem de montes para controlar entrada e saída de recursos ,mas precisa que alguém mande acontecer !!!!

  49. Marcio Ruivo

    Obviamente o PT já vem se preparando para isso, montando um departamento especifico para cuidar deste assunto considerado critico dentro da facção criminosa da estrela vermelha, o PT vai aproveitar sua extraordinária experiência no campo da corrupção e formatação de doações ilegais e ilícitas, na vertente de sua habitual nota na imprensa “de que todos os recursos que foram recebido são legais e declarados a justiça”.

  50. @Leo_Alli (TheRageGT)

    @MPF_PGR
    ADI pelamórdiDEUS
    Anistia à sonegação fiscal / evasão de divisas / falsidade ideológica / descaminho / falsificação de documento / sonegação de contribuição previdenciária / operção de câmbio não autorizada / lavagem de dinheiro #CrimeCompensa #ForaPT Anistia para quem confessar crimes! Sem poder serem processados por eles! …