Blogs e Colunistas

03/09/2012

às 6:03

A oposição está em greve no Brasil há sete anos! Ela, sim, tem potencial para levar o país à breca!

Nenhuma greve faz tão mal ao Brasil como a greve da oposição. Esta, sim, compromete o nosso futuro e pode pôr em risco as instituições à medida que o país se torna refém de uma única força política, que, sem freios e sem limites, decide submeter as leis à sua vontade e não mais sua vontade às leis. A greve da oposição foi decretada no dia em que o publicitário Duda Mendonça declarou que o PT pagou parte da campanha presidencial de 2002 em moeda estrangeira, no exterior, já no curso do primeiro mandato de Lula, com dinheiro ilegal. Ali, naquele ponto, deveria ter-se iniciado um movimento para denunciar o presidente por crime de responsabilidade. Mais: segundo a lei eleitoral, um candidato é o responsável último pelas finanças de sua campanha. Tomou-se, no entanto, a decisão de deixar Lula encerrar seu mandato tranquilamente — alguém teria recorrido à metáfora “sangrar no poder”… Deu no que deu. Os leitores deste blog que migraram do extinto site “Primeira Leitura” (e da revista) sabem o que escrevi à época: “A oposição está cometendo suicídio”. O resto é história. E, como se nota com o julgamento do mensalão, a greve continua.

O Supremo Tribunal Federal está dizendo com todas as letras o que foi aquele imbróglio a que se chamou “mensalão” — e o nome poderia ser qualquer outro; isso é irrelevante. Ainda que todos os réus, doravante, fossem considerados inocentes — o que é improvável —, o mensalão (ou “roubalheira”, se alguns preferirem) já está comprovado de maneira acachapante. ESSA É A REALIDADE JURÍDICA, do mundo das leis. MAS É PRECISO QUE O EPISÓDIO SE TORNE TAMBÉM UMA REALIDADE POLÍTICA. Para tanto, alguém precisa se apossar dessa narrativa. OU POR OUTRA: FORÇAS POLÍTICAS TÊM DE FAZER DA VERDADE DOS AUTOS, DA VERDADE DOS FATOS, UMA VERDADE ATIVA, COM FACE POLÍTICA. Mas quê… Ninguém se oferece!

Ora, se inexistem forças políticas relevantes que deem o devido tratamento à verdade que vai se tornando clara no tribunal, há o risco, por incrível que pareça, de a farsa petista deitar sua sombra sobre os fatos. Luiz Inácio Lula da Silva fez um comício na sexta em Belo Horizonte e, como é de seu costume, exaltou a impoluta moral petista. Nas redes sociais, a Al Qaeda eletrônica continua a repetir seus mantras. Os petistas certamente se surpreendem com o fato de que os candidatos e líderes da oposição simplesmente ignoram o julgamento. Surpreendem-se porque sabem o que eles próprios fariam no lugar dos adversários — como, aliás, fizeram. Lembrem-se do que custou às oposições o escândalo envolvendo o nome do ex-governador José Roberto Arruda.

É espantoso, observava dia desses o professor Marco Antonio Villa — um dos debatedores dos programas que temos feito na VEJA.com (hoje é dia, logo depois do fim da sessão do STF) —, que deputados e senadores da oposição jamais tenham assistido a uma miserável sessão do STF, nada! O seu lugar político, é evidente, seria o tribunal, acompanhando o julgamento. Nada! As campanhas eleitorais simplesmente ignoram o tema. Pior do que isso: anuncia-se mesmo a disposição de não tocar no assunto.

No Congresso, os piores descalabros são aprovados sem qualquer sinal de resistência. Tome-se o caso, por exemplo, da lei das cotas nas universidades federais. O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) lutou praticamente sozinho. Sim, há vozes esparsas e valorosas entre os oposicionistas. Aponto é a inexistência de uma força organizada, com pensamento estruturado. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) só se manifesta quando considera que Minas está sendo agredida, incapaz, até agora, de se fazer ouvir além das montanhas. Lula foi a Belo Horizonte, disse lá suas grosserias de hábito, acusou o estado de estar quebrado, e o senador tucano reagiu — muito lhano, como sempre. Onde estava durante a aprovação da lei das cotas, por exemplo? Ou daquela PEC ridícula que pretende meter na Constituição a obrigatoriedade do diploma de jornalista? Atenção! Ainda que seja para defender os dois absurdos, que se pronuncie. Não é ele agora o líder político máximo do PSDB? Não é o futuro candidato do partido à Presidência? Onde está o deputado Sérgio Guerra (PE), presidente da sigla?

A economia brasileira cresce ao ritmo das economias europeias em crise, muito abaixo dos chamados países emergentes. As sucessivas medidas adotadas por Guido Mantega para estimular a economia têm-se mostrado, quando menos, ineficazes. Imaginem onde poderíamos estar sem os pacotes de renúncia e estímulo fiscais. Não há nada – NADICA MESMO! — a dizer a respeito? Não há crítica possível, alternativas, nada? Nem mesmo se vai dizer à população — agora, e não em 2014! — que o país está sofrendo as consequências de decisões equivocadas em passado recente, que travaram os investimentos? Não se jogarão nas costas do governo a sua óbvia responsabilidade no atraso das privatizações, por exemplo, e sua incapacidade de ordenar os investimentos públicos? Não!

Oposição na situação
Nas democracias, o lugar da oposição, afinal de contas, existe. Se os partidos a tanto destinados não o ocupam, alguém o fará. Quem passou a ser visto como uma alternativa de poder — embora pouco se conheça do seu pensamento, e o que se conhece não é necessariamente bom! — é Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco. Tudo indica que seu candidato à Prefeitura do Recife, por exemplo, dará uma surra no de Lula. Ao marcar posição em seu próprio território — e no estado natal do Babalorixá —, o governador quer exibir musculatura, buscando o seu lugar num país pós-Lula.

Mas, afinal, o que quer Campos? O que ele pensa? Que Brasil tem na cabeça? Quais são seus valores? No que difere do PT, por exemplo? O que o seu PSB faria de diferente no confronto com o petismo? Ninguém sabe. Como não é um oposicionista nato, não tem de fazer confronto de valores. Tem apenas de se dizer o melhor para gerir o modelo de gestão que, de fato, integra. Lula é um líder em decadência. Dilma tem, hoje, uma reeleição assegurada, mas não é uma organizadora de partido. Campos percebe um vácuo óbvio de liderança na oposição e vislumbra a possibilidade de declínio do próprio petismo. Daí ter encontrado este estranho lugar: o da “oposição” na situação.

Não se trata, como é óbvio, de “oposição” programática. Por enquanto, ele se esmera em demonstrar que é um sujeito hábil, que sabe fazer as articulações de bastidores, dotado de senso de estratégia, com trânsito no establishment. Acho pouco provável que se apresente já em 2014 para enfrentar Dilma Rousseff. É jovem e pode esperar por 2018, ganhando musculatura até lá. Terá de tomar algum cuidado com o petismo, que já está determinado a destruí-lo. Mas não há dúvida de que se prepara para tentar ser o líder das ditas “forças progressistas”. A greve da oposição lhe permite hoje ocupar, sem dúvida, um lugar privilegiado na política: consegue ser poder e se apresentar como possível alternativa de poder.

Na política, de fato, “quem não faz leva”. No futebol, afinal, a partida pode terminar empatada em zero a zero. No jogo do poder, isso não existe. Não fazer gol é o mesmo que tomar gol.  

Texto originalmente publicado às 4h43

 

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

322 Comentários

  • Manoel Limoeiro

    -

    7/2/2014 às 10:55 am

    No atual sistema político brasileiro, as lideranças das siglas não se fazem oposição como antigamente, antes mesmo do PT assumir o poder. Hoje a oposição ao governo está enterrada na sepultura eterna, que freia os interesses sociais do povo na saúde, educação e segurança publica. Já que estamos em ano de eleição precisamos mudar esse quadro político. Como mudaremos com as forças dos nossos votos é a única caneta que teremos nas mãos, e votar pela não ao sistema conservar! Manoel Limoeiro de Recife – PE

    Visite os Blogs: http://www.grupounidoderodafogo.blogspot.com.br
    http://www.manoellimoeiro.blogspot.com.br
    http://www.comunidederecife.blogspot.com.br

    Recife, 07 de fevereiro de 2014.

  • Sandro Ferreira

    -

    5/9/2012 às 2:46 am

    O corpo mole de FHC em 2002 e a covardia de Aécio em 2010 estão fazendo o país pagar um preço muito alto.

  • Rodrigo

    -

    4/9/2012 às 6:09 pm

    Sem aumento do Mensalão, faz greve a oposição.

  • Sandra

    -

    4/9/2012 às 5:53 pm

    O tal de Sérgio Guerra é uma mosca morta. Com uma oposição assim, quem precisa de inimigos?

  • Alda Maria

    -

    4/9/2012 às 3:26 pm

    Acorda Oposição! Nós, os Brasileiros com mais de dois neurônios, estamos órfãos de representantes! Não deixem o Senador Aluísio Nunes falando sozinho!

  • Mako

    -

    4/9/2012 às 3:13 pm

    A oposição é irresponsável e covarde. A omissão é vergonhosa.

  • Marcelo Dornelas

    -

    4/9/2012 às 10:14 am

    A culpa foi do FHC,que acha chique ser comunista do high society,ao invés de apoiar a candidatura do Nonô do PFL para presidente da câmara dos deputados,foi apoiar o Aldo Rebelo na época.

  • markito-Pi

    -

    4/9/2012 às 9:04 am

    Brilhante.
    De fato, o senador Aloisio Nunes Ferreira ( ex-presidente do Centro Academico 11 de agosto, da Faculdade de Direito do Largo S.Francisco, quando este valia alguma coisa)vem sendo a única voz oposicionista. Sem histeria ou berreiros.

  • Matemática

    -

    4/9/2012 às 8:46 am

    Esta é uma percepção perfeita da desafiadora realidade que cerca a política brasileira nesses dias de espetáculo tardio da justiça, com o julgamento do mensalão. As funções dos agentes do Estado estão trocadas e confusas. Os verdadeiros oposicionistas estão sendo os prolixos ministros do Supremo Tribunal Federal que estão a detalhar, ao vivo, as barbaridades institucionais e morais cometidas em tempos ditos civilizados. E com direito a obscurecer as campanhas eleitorais municipais triviais.
    O Brasil atravessa um momento delicado de grande escassez de lideranças verdadeiras. Está ululante (vale o trocadilho) a carência da consciência mais essencial da cidadania. Continua-se a viver a pantomima da representatividade política que, na triste verdade, é disfuncional tanto quanto a própria justiça lerda.
    Portanto, vamos publicar anúncios de recrutamento. A chamada poderá ser: “Necessita-se de eleitor consciente”. Chega de manipulação. Ou gostamos de ser enganados … Então, haja masoquismo coletivo! Somos um aglomerado de pessoas coabitando o mesmo espaço, mas não formamos uma nação. Estamos todos com o pensamento de “também quero o meu quinhão do butim sem dono. E o resto que se exploda”.
    Padecemos de retrocesso político. Triste.
    A esperança reside na fé em Deus e na livre manifestação do pensamento que é exercida através dos meios de comunicação independentes, tais como o website Veja.com, a Revista Veja e outros heróis da resistência à ocupação ideológica desvairada.

  • Joe Silva

    -

    4/9/2012 às 7:03 am

    Uma das razões foi a destruição do federalismo. Hoje Brasília manda em tudo, os estados em nada, e a oposição se apaga para colher as migalhas que o governo federal distribui. O PT, por causa do infame Lula, manda em Brasília, mas é fraco regionalmente. A oposição se vende e está contente em mamar no governo estadual.

  • Maioria Silenciosa

    -

    3/9/2012 às 11:27 pm

    Nunca entendi essa greve da oposição. Sou eleitora do PSDB e tenho orgulho disso. Mas parece que o próprio partido se deixou convencer pelo discurso petralha. Para mim, FHC foi o nosso melhor presidente, a petralhada só fez atrapalhar o seu governo e, no entanto, diz que inventou a maioria das coisas que ele colocou em prática. E o PSDB age como criança que se deixa roubar com o doce na mão. Acho que a estratégia era mostrar como se faz uma oposição honesta, mas perderam a mão e passaram a fazer oposição nenhuma. Medo da vigilância do PT. Acho incrível como a petralhada conseguiu impor seu discurso em todos os lugares e setores. Acho que a oposição não explora o mensalão e as mentiras descabidas dessa petralhada por medo da opinião pública acusar de golpe, baixaria etc. Se tem algo que o PT pode se vangloriar de “nunca antes” é de ter criado essa atmosfera de medo de criticar o governo em plena democracia. Isso está em todos nós, inclusive nos políticos da oposição. Os ataques que a Veja sofre diariamente mostram a força que eles têm de destruir reputações. Muita gente se sente fraca e impotente diante disso. Francenildos. O político que começar a fazer oposição de fato vai virar a bola da vez da difamação, mas tenho certeza de que sairá com mais eleitores. É o que acontece com este blog, é o que acontece com a Veja. Torço para que tenham coragem!

  • Antanho

    -

    3/9/2012 às 11:19 pm

    .
    Olhando em tôrno só sobrou voces tres na oposição: tu (RA), Augusto e o Villa… mas não teem mandato para exercer ou obter algum mando: vão ficar só nos aconselhamentos… que cairam em ouvidos moucos…
    .
    O único com algum cacife para obter mandato seria o FHC, mas ele só se preocupa com auto-promoção, não auxilia nem alavanca ninguém… aliás anda mais enterrando que elevando quando abre a bôca…
    .
    Perdendo SP, a “direita ideológica (PSDB) e autoritária (DEM)” some… se esvai… O Neto ganhando em Salvador é apenas uma “banguela” do avô… e vai desfalcar a Oposição na Camara… ficará só com os ruralistas e alguns religiosos anti-aborto e anti-imposto sobre templos e outros negócios “de Deus”… todos que trocarão de posição por qualquer vantagem adicional.
    .
    É, concordo contigo… sobrou só a imprensa subsidiada de São Paulo… sem subsidios vocês também sumirão… questão de poucos anos ou meses.
    .
    O que vai ficar: de dentro da base aliada atual, vai sair um dissidência, como o PSDB saiu de dentro do PMDB… e vai começar tudo de novo, mas bem mais a esquerda de tudo que defendes.
    .
    Os empregos de jornalistas de oposição deve migrar para Bahia e Pernambuco… sugiro preparar os passaportes e burilar novo discurso… tens argumentação para defender qualquer posição.
    .
    E é o que precisamos: quem não deixem ideias “cristalizarem”, porque ideia cristalizada é morte da inteligência e da capacidade de sobrevivência de um povo.
    .
    Veja os EUA e Europa… não conseguem mudar… vão se matar tentando remédio que não dá mais certo: o organismo é diferente hoje, sofreu mutações…
    .

  • Rudi

    -

    3/9/2012 às 11:08 pm

    O PT está em decadência, é verdade e vai levar surras em todo o País. Mas a oposição precisa se renovar e tratar o adversário como inimigo. Sem essa de ir ao Hospital visitar o sapo barbudo.A não ser que seja pra por chumbinho na água.

  • ramón

    -

    3/9/2012 às 10:55 pm

    Reinaldo,
    Iniciou-se, de fato, a campanha para 2014 com a nota da PR. Agora não há namoro possível entre FHC e Dilma. Ela escolheu (ou se viu forçada a) o campo das falsificações. Começo a desconfiar que a única maneira de haver uma oposição de verdade é que, finalmente, ela se dê conta que não há qualquer possibilidade de composição.

  • Maria

    -

    3/9/2012 às 10:45 pm

    A classe política brasileira é, historicamente, medíocre. A grande maioria de seus integrantes (os ditos “representantes do povo”!) quer apenas construir as suas oligarquias. Seus feudos, suas vantagens, seus panteões (com dinheiro dos miseráveis). Não há debate, não há reformas, não há mudanças. É incrível como no século XXI o caciquismo retrógrado, nefasto, calhorda, é o sistema político dominante de norte a sul o país. E depois os nossos algozes são os desenvolvidos e ricos de “olhos azuis”?! Não! Eles são TODOS Tupiniquins da Silva! “Tristes Trópicos”….

  • francisco

    -

    3/9/2012 às 10:12 pm

    A Dilma vem agora dizer que não recebeu um país ameaçado de apagão e nem ameaçado pelo FMI.Quem não recebeu o país assim, foi o Apedeuta.E a oposição não diz coisa alguma.Quanto ao fato de ela dizer que o Lula é um estadista só há um comentário a fazer:ahauahuahuahuahuahua!

  • juscelino

    -

    3/9/2012 às 9:37 pm

    aqui na terra , o pt está para ganhar de lavada de uns dos candidos indicado pelo melhor prefeito que já teve na cidade. o pt pode estar em decadencia em outras paragens, mas aqui está pela primeira vez com reais chances de eleger um prefeito.. está em ascendencia?? , quem está entrando em decadencia é o o eleitorado do curral , ou do que se tornou um chiqueiro petista…

  • Claudio Almeida

    -

    3/9/2012 às 9:14 pm

    Reinaldo

    Ao que nos parece a Oposição te medo de sê-la, por ficar com medo de ter a pecha de ser oposição .

    Creio que o maior responsável de tudo isto são os seus coleguinhas de redação. Gostaria de ver um levantamento sério quanto ‘as posturas adotadas pelo vários veículos ditos sérios no que tange ao Governo ( PT ) e Oposição ( DEM, PSDB , PPS etc ).

    Vejo o ovo da serpente, não apenas aparecer como sendo louvado pela maioria destes ditos progressistas ( urg !).

    Quando vem um voz discordante, minha nossa , parece que esta voz pediu para bater na mae de todos . E politico morre de medo de ficar com esta pecha!

    Portando , que o problema não seria as oposições , e sim como ela é tratada nos meios de comunicação !

    Guardada as devidas proporções , lembra Goelbels !

    Não sabem ( JEG, ingênuos, etc) , o mal que estão fazendo a todos nós e a gerações futuras!

    Um grande abraço !

  • Alonso Cortizo

    -

    3/9/2012 às 9:06 pm

    Muito bom e oportuno o comentário acima, apenas uma ressal
    va. Não é apenas a oposição que está em greve, nossa im-
    prensa também, desde que seu Lula no primeiro governo ex
    pulsou Boris Kasoy e Arnaldo Jabor do horário nobre inici
    ou-se a paralização da imprensa no enfrentamento a esta farça democratica chamada PT. Salvo raras exceções tais co
    mo você na Veja e uns poucos jornalistas do Estadão, Folha e Alexandre Garcia da Globo que diga-se de passagem
    não critica o governo na TV aberta. Todos sabem do empres
    timo salva vida quando da posse de Lula feito pelo BNDES
    a emissora Globo. Como todo bom empresario brasileiro, os
    Marinhos não fugiram a regra, na hora do lucro vamos apro
    veitar, viagens, festas, lanchas, carros de luxo, SPA na
    Suiça e etc… Na hora do prejuizo vamos socializar ai cor
    rem para os bancos públicos, BNDES – BB – Cx. Economica.
    Não vejo nenhum ir para banco privado. Voltando como vc. diz. Temos uma oposição frouxa e incompetente, falta cora
    gem para enfrentar a bandidagem que usurpou o poder no Bra
    sil, dizer a verdade do que esta acontecendo, como vc. es
    creve em seus comentários. Todos os candidatos quando são
    do governo fazem questão de dizer que Lula esta apoiando
    sua candidatura e quando são da oposição ficam com medo de
    falar das coisas erradas do PT por que o povo esta do lado
    do Lula. Eu fosse candidato queria distância desse cidadão e diria alto e bom som o porque.

    Alonso Cortizo.

  • Sonia

    -

    3/9/2012 às 9:02 pm

    -
    Reinaldo,
    A ADELINHA AGUIAR sugeriu a formacao de grupo para agir, baseado ate na luz que vc traz para seus leitores nesse Blog.
    O Brasil padece de alguns males, mas acho que a falta de planejamento e fiscalizacao proporcionam essa desgraca que assola o pais.
    Precisamos, SIM, urgentemente de uma mobilizacao popular para trazer para niveis suportaveis

  • HOK

    -

    3/9/2012 às 8:58 pm

    Entendo q a dificuldade é operacionalizar as idéias e desejos das pessoas q querem melhorar os sistemas no país. Temos a gde lição do movimento Ficha Limpa – um sucesso. Mobilizar para corrigir os problemas q os políticos e gestores públicos não querem resolver: transparência no congresso, distribuição de verbas orçamentárias do governo federal para deputados e senadores, indicação e aprovação dos ministros do STF sem nenhuma qualificação, preenchimento de cargos públicos indicados pelos políticos (mais de 24 mil!!!), contribuição de pessoas jurídicas a políticos e partidos sem nenhum critério (caixa2), pena rígida para corruptos e corruptores, … Realmente precisamos de uma instituição para acionar e forçar a implantar as melhorias, se não estaremos discutindo o mesmo assunto daqui a dez anos em uma situação bem pior!!!

  • celia pereira

    -

    3/9/2012 às 8:38 pm

    A suposta ‘oposicao’ esta cuidando dos seus umbigos, Sergio Guerra e o Plaboy Mineiro nunca foram oposicao. Somos combatentes e resistentes que nao podemos contar com nenhum destes covardes que vivem na moita e so aparecem nas eleicoes.

  • samuel

    -

    3/9/2012 às 8:16 pm

    Repito aqui minha concordância com a opinião de “luis F. C.- 03/09/2012 às 9:54:
    o silencio da oposiçao é liderado por Serra e Aecio Neves. Nao sei dizer qual dos dois é mais conivente com a situação de descalabro. Serra achou que Lula o apoiaria para a Prsidencia e ficou calado o tempo todo. O resultado esta ai: os eleitores do PSDB e de SP cansaram da sua pasmaceira e estao pulando fora do barco e rejeitando Serra como opçao politica pois ele nunca tem posição para nada , ao menos publicamente. Nao combate o governo. Como ser lider da oposição em silencio?”
    Esse o motivo pelo qual eu talvez vote no Russomano.

  • lilaz

    -

    3/9/2012 às 7:43 pm

    Reinaldo, meu caro! A OPOSICAO hoje, eh feita pela Revista Veja, pelo Site da Veja.com e seu valorosos jornalistas artculistas e blogueiros. Os que deviam mostrar as deficiencias deste partido que sonha em se perpetuar no poder, estao comendo mosca ou foram mordidos pela Tse Tse.Voce, entre os que bravamente tem mostrado as entranhas desse governo e as que foram praticadas pelo anterior.Nao existe um meio de fazer com que essa dita oposicao se mobilize e comece a desempenhar seu papel? Seria possivel enviar por e-mail esta artigo aos adormecidos? Qualquer ideia que sirva para desperta-los eh bemvinda. Que Humilhacao!

  • Antoniobrasil

    -

    3/9/2012 às 7:31 pm

    Reinaldo,na situação que o País se encontra atualmente,a oposição (PSDB)não tem capacidade para administrar toda essa Zorra que se transformou a Nação ! Além das falcatruas patrocinadas pelo PT (Lula),os traficantes de drogas tomaram conta de todos os estados do Brasil…Não quero desencorajar ninguém,mas a situação está fora de controle ! Prisão domiciliar para Lula imediatamente seria o primeiro passo para uma grande revolução ! Alguém teria coragem de aceitar minha sugestão ?! heheheheheh

  • caipira

    -

    3/9/2012 às 7:15 pm

    Da a impressão que o PSDB está com o rabo preso.
    Não é possivel ver tanta mansidão, parecem uns carneirinhos.
    A gente torce o tempo todo para darem cacetadas na quadrilha do pt e nada acontece.

  • Leo

    -

    3/9/2012 às 6:59 pm

    Cascuda de nome Nilton às 18:11, Reinaldo.

    Reinaldox na cascuda!

  • samuel

    -

    3/9/2012 às 6:46 pm

    Criticar Lula? Não esperem isso do FHC Kerenski. Ele elegeu Lula. Ele impediu o impeachment do Lula. Ele tem o rabo preso com LULA. Sabe que este é vingativo e tem poder para destruí-lo. FHC Kerenski está acomodado na sua imagem de glória e solidas contas bancárias no exterior. Não irá se arriscar por nós.

  • Ailton São Paulo

    -

    3/9/2012 às 6:41 pm

    Reinaldo,

    Vc me censura por colocar meu próprio email (cuja postagem é de me inteira responsabilidade!), mas deixa passar isto aqui Nilton Pezzi – 03/09/2012 às 18:11?!

    Decepção!

  • Leitor

    -

    3/9/2012 às 6:39 pm

    Muito pertinente sua análise sobre a conjuntura econômica destacada em um parágrafo de seu comentário. Porque nossos “eminentes” economistas estão hibernando, e os comentaristas econômicos, com honrosas exceções, só fazem louvação às decisões erradas, tardias, muitas vezes inúteis, na área econômica? Porque o governo lula-petista não realizou as reformas urgentes no aspecto fiscal-econômico, quando a situação era propícia na conjuntura mundial e local? Tempo e recursos foram desperdiçados. O governo populista de cunho sindicalista-distributivista não foi além de gastar seu Capital, distribuindo benesses aos seus asseclas. Agora a fonte está secando e estancar a hemorragia e reverter a linha descendente da economia, enquanto a crise mundial não dá sinais de recuperação, custará caro e o resultado só virá a longo prazo. A devastação foi feita. Reflorestar exige semear, investir e aguardar a natureza fazer a sua parte.

  • Jackson

    -

    3/9/2012 às 6:26 pm

    Oposição? O que é isso?

  • Nilton Pezzi

    -

    3/9/2012 às 6:11 pm

    Reinaldox na cascuda!

  • iassai

    -

    3/9/2012 às 6:11 pm

    Fica a critério de cada um, mas pelo menos desta forma o brasileiro ainda consegue manifestar sua cidadania, ou não?…

    VOTO NULO = 000 + TECLA VERDE

    Segundo a legislação brasileira, se a eleição tiver 51% de votos nulos, o pleito é ANULADO e novas eleições têm que ser convocadas imediatamente; e os candidatos concorrentes são IMPOSSIBILITADOS DE CONCORRER NESTA NOVA ELEIÇÃO!!!

    É disso que o Brasil precisa: um susto nessa gente! A campanha vale à pena!

    N U L O neles!!!

  • Gustavo

    -

    3/9/2012 às 5:59 pm

    Pessoal, não é só omissão não.

    A CPI do BANESTADO foi um enorme acoprdo de “cavalheiros
    ” entre oposição e governo da época para tudo ser varrido para debaixo do tapete.

    Se aquela CPI fosse levada a ferro e fogo e julgada pelo STF atual, uma penca de safados estaria condenada.

    Esse debate é importantíssimo para o país.

    Basta de Estrela e basta de Tucano!

    O Brasil precisa de alguém sério e com um real projeto para alavancar o seu desenvolvimento.

  • jose afonso

    -

    3/9/2012 às 5:58 pm

    É impressionante o papel das oposições no Brasil. Ocorre que, na minha humilde opinião, o PT faz muita mais oposição estando na situação contra a “posição” dos partidos por exemplo, PSDB, DEM e PPS. E o PT não brinca em serviço vai pra cima de quem for contra os seus interesses. Ai é o Vale TUDO. Vai contra o Gurgel, procurador Geral da Republica, contra o STF. não respeita as instituição democráticas da republica. pra eles valem tudo para se manter no poder. O PT é um partido sem escrúpulo, cínico, inconsequente, corrupto, leviano, sofisma-tico, contumaz na pratica da desfaçatez. É por isto que a oposição nada faz, já o conhece e é de se imaginar o que esta turminha do PT deva ter de gravação que possa ser usado contra na hora certa. Num filme de ficção como por exemplo o Tropa de Elite 2, o que é retratado ali é o que acontece na vida real, na secretaria de segurança do Rio o Capitão Nascimento se espantava! Tudo isto aqui é grampo? Associado a isto os meios de comunicação sejam eles internet pagos com dinheiro publico ou meios tradicionais para fazer ecos das falas do partido. Resumindo ta TUDO DOMINADO, salvo O STF por enquanto, mas eles renascerão das cinzas como sempre o fez já que ninguém tem coragem para detê-los. Esses são os meus comentarios. AFONSO.

  • Leandro

    -

    3/9/2012 às 5:54 pm

    Está certo e até concordo que o Aécio tem falado menos do que deveria. Mas sempre está falando uma coisa ou outra. Basta ler vários outros blogs e noticiários de política por aí, e até por aqui.
    Está certo que ele não é o seu candidato preferido, Reinaldo, mas comentar tudo o que diz o Serra, mesmo em programa de horário político de campanha à prefeitura, que é uma assunto local, mesmo com todas as implicações geradas pela movimentação política em uma cidade como São Paulo, e desaparecer com absolutamente tudo o que diz e/ou escreve o Aécio, para depois classificá-lo como grevista político é um pouco demais.
    Afinal, o cara é ou não o nosso candidato? ou é o nosso e não vai ser o seu? Ruim ou não, vai ser o que temos para enfrentar o Lulo-pretalhismo.
    Prevejo que seu blog vai ficar mei estranho quando a campanha começar pra valer.

  • Ailton São Paulo

    -

    3/9/2012 às 5:40 pm

    Quero deixar publicamente meu email para os que sentem que é preciso fazer algo, ir além da indignação virtual:
    .
    ailtonsaopaulo23@gmail.com
    .

    para que, querendo, e tendo interesse, possam entrar em contato para criarmos esta resistência ao absurdo governo petista. Não tenho nenhuma filiação partidária, odeio a política partidária e, portanto, deixo claro que o que me move não é nenhum interesse no sentido partidário. Honro e prezo minha independência… Sou cidadão de uma República indignado com tantos canalhas decidindo sobre minha vida.

    .
    Vamos descobrir um meio de formarmos a “Oposição Cidadã”. Podemos, juntos, entrar com ações civis públicas contra decisões do governo do PT onde quer que eles estejam. A começar pelos patrocínios insultuosos em blogs sem nenhuma relevância, a não ser para o PT.

    .
    Tentar passeatas não adianta, o que vai adiantar é exigir na Justiça que eles prestem contas de seus atos a quem devem eles a existência: os cidadãos da República Federativa do Brasil.

    .
    Quando chover ações na Justiça, de todos os cantos, nenhum setor da imprensa, por mais comprometido que esteja com as gordas cotas de publicidade do governo, poderá ignorar um movimento que busca enquadrar os bandidos petistas, como fazem agora, com as manifestações acertadas pela internet. É fazendo chover ações no pais inteiro que aqueles canalhas no poder terão que baixar a cabeça e nos respeitar.

    .
    Meu email está posto, sem medo e sem reservas.

  • Fábio

    -

    3/9/2012 às 5:39 pm

    Uma lástima a nossa oposição (PSDB).
    Será medo da situação? do PT?
    Incompetência?
    Comodismo?
    Muuuuito triste.

  • DOCKA MARINS

    -

    3/9/2012 às 5:37 pm

    QUANDO , EM UM COMENTÁRIO UM POUCO ABAIXO , DISSE QUE O SR. EDUARDO CAMPOS FOI SECRETÁRIO DA FAZENDA DE SEU AVÔ DÁ A IMPRESSÃO DE QUE O AVÔ DO GOVERNADOR TINHA UMA “FAZENDA”,NÃO? ACHO QUE NÃO. O NEGÓCIO LÁ DO OUTRO LADO DO “EXÍLIO” ERA PETRÓLEO MESMO.

  • DOCKA MARINS

    -

    3/9/2012 às 5:23 pm

    “Sou um dos 44 milhões de órfãos políticos de uma oposição que preste. Quando surgirá um partido anti-petralha de verdade?” EU TAMBÉM L.S. MAS SAIBA QUE AINDA ESTÃO ROLANDO OS DADOS. AINDA INSISTO QUE DÁ PRA GANHARMOS.SÓ CAPITULO QUANDO O JUIZ ENCERRAR A PARTIDA. ENTENDEU? SEU APEDEU..
    PENSO TAMBÉM QUE NÓS( PELO MENOS O DECENTES COMO DIZEM ) TEMOS QUE PARTIR PARA ENFRENTÁ-LOS JÁ QUE NÃO HÁ OPOSIÇÃO. ENGRAÇADO E NÓS 45 MILHÕES FOMOS ENGANADOS , FOI? ENTÃO “FOI”.

  • Edinaldo Afonso Marques de Mélo

    -

    3/9/2012 às 5:19 pm

    Pessoas de caráter firme são exceções nos dias atuais. Não é só na política, mas em todos os demais setores. Brasil vive um APAGÃO DE CARÁTER, de VISÃO e de ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA. Um momento propício para ser explorado e a oposição perde a oportunidade. Receio de que?

  • João

    -

    3/9/2012 às 5:18 pm

    Não esta de greve. A oposição não tem um programa e tem medo da verdade que e a defesa da democracia dos poderes da republica. Tem medo de enfrentar o atraso, flertando com a demagogia populista.

  • Teresinha

    -

    3/9/2012 às 5:15 pm

    Vou lá na página do Serra45 deixar o recado para ler este artigo e os comentários – será que sairão da greve! será que não entregarão São Paulo para aventureiros e loucos pela boquinha pública.

  • Téia

    -

    3/9/2012 às 4:58 pm

    Cerrando fila com Adelinha Aguiar das 13:50 e Ailton São Paulo das16:05 . Basta ! Ou fazemos algo concreto e JÁ
    ou paramos de nos indignar virtualmente .
    Contem comigo.

  • Sofia

    -

    3/9/2012 às 4:54 pm

    Estou também aderindo aos vocês comentaristas Ailton São Paulo 03/09/2012 as 16:05 e Adelinha Aguiar 03/09/2012 as 13:50 para juntos criarmos esse grupo “Oposição Cidadã” vamos partir para algo concreto.

  • Raissa pedra

    -

    3/9/2012 às 4:54 pm

    Reinaldo, você pintou uma tela escrita, digna de Rafael, Tintoretto, Migliaccio, Miguel Ângelo e outros imortais.
    A única falha é a afirmação de que a oposição esta em greve há 7 anos. COMO PODE ESTAR EM GREVE SE NUNCA EXISTIU COMO OPOSIÇÃO?

  • Luiz Andrade

    -

    3/9/2012 às 4:53 pm

    A oposição é tão ruim que em Curitiba a opção de oposição é o PT. O PSDB do Beto Relincha está mais governista que eles.

  • sombrero

    -

    3/9/2012 às 4:41 pm

    O PSDB nâo tem discurso para rebater o PT, ele tem os mesmos ideais esquerdistas em sua origem, ele é o PT de luxo, sem a menor vonta de batalhar, são preguiçosos, acomodados, covardes e irresponsáveis. Não há um só politico no partido que possa transparecer qualquer recuperação. Tem que surgir um novo elemento para liderar essa reviravolta, um ser de estôfo, com grandeza, talvez uma mulher, com mais neurônios que esse neurônio solitário que está ocupando esse cargo.

  • LS

    -

    3/9/2012 às 4:38 pm

    Sou um dos 44 milhões de órfãos políticos de uma oposição que preste. Quando surgirá um partido anti-petralha de verdade?

  • Sofia

    -

    3/9/2012 às 4:23 pm

    O presidente do PSDB é tão ruim que nem no esrado dele consegue votos para o PSDB, querer o que dessa oposição, infelizmente. Temos o Serra que como vemos esta sendo massacrado em São Paulo porque ele sim faz oposição, quem do PSDB rebate as mentiradas e falcatruas que estão fazendo contra o Serra? ninguém, somente nós que somos leais a democracia e ao que julgamos ser em comparação com os mensaleiros corruPTos, achamos o melhor, e é, pois ja provou isso em todo seu trajeto na administração pública.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados