Blogs e Colunistas

03/09/2012

às 6:03

A oposição está em greve no Brasil há sete anos! Ela, sim, tem potencial para levar o país à breca!

Nenhuma greve faz tão mal ao Brasil como a greve da oposição. Esta, sim, compromete o nosso futuro e pode pôr em risco as instituições à medida que o país se torna refém de uma única força política, que, sem freios e sem limites, decide submeter as leis à sua vontade e não mais sua vontade às leis. A greve da oposição foi decretada no dia em que o publicitário Duda Mendonça declarou que o PT pagou parte da campanha presidencial de 2002 em moeda estrangeira, no exterior, já no curso do primeiro mandato de Lula, com dinheiro ilegal. Ali, naquele ponto, deveria ter-se iniciado um movimento para denunciar o presidente por crime de responsabilidade. Mais: segundo a lei eleitoral, um candidato é o responsável último pelas finanças de sua campanha. Tomou-se, no entanto, a decisão de deixar Lula encerrar seu mandato tranquilamente — alguém teria recorrido à metáfora “sangrar no poder”… Deu no que deu. Os leitores deste blog que migraram do extinto site “Primeira Leitura” (e da revista) sabem o que escrevi à época: “A oposição está cometendo suicídio”. O resto é história. E, como se nota com o julgamento do mensalão, a greve continua.

O Supremo Tribunal Federal está dizendo com todas as letras o que foi aquele imbróglio a que se chamou “mensalão” — e o nome poderia ser qualquer outro; isso é irrelevante. Ainda que todos os réus, doravante, fossem considerados inocentes — o que é improvável —, o mensalão (ou “roubalheira”, se alguns preferirem) já está comprovado de maneira acachapante. ESSA É A REALIDADE JURÍDICA, do mundo das leis. MAS É PRECISO QUE O EPISÓDIO SE TORNE TAMBÉM UMA REALIDADE POLÍTICA. Para tanto, alguém precisa se apossar dessa narrativa. OU POR OUTRA: FORÇAS POLÍTICAS TÊM DE FAZER DA VERDADE DOS AUTOS, DA VERDADE DOS FATOS, UMA VERDADE ATIVA, COM FACE POLÍTICA. Mas quê… Ninguém se oferece!

Ora, se inexistem forças políticas relevantes que deem o devido tratamento à verdade que vai se tornando clara no tribunal, há o risco, por incrível que pareça, de a farsa petista deitar sua sombra sobre os fatos. Luiz Inácio Lula da Silva fez um comício na sexta em Belo Horizonte e, como é de seu costume, exaltou a impoluta moral petista. Nas redes sociais, a Al Qaeda eletrônica continua a repetir seus mantras. Os petistas certamente se surpreendem com o fato de que os candidatos e líderes da oposição simplesmente ignoram o julgamento. Surpreendem-se porque sabem o que eles próprios fariam no lugar dos adversários — como, aliás, fizeram. Lembrem-se do que custou às oposições o escândalo envolvendo o nome do ex-governador José Roberto Arruda.

É espantoso, observava dia desses o professor Marco Antonio Villa — um dos debatedores dos programas que temos feito na VEJA.com (hoje é dia, logo depois do fim da sessão do STF) —, que deputados e senadores da oposição jamais tenham assistido a uma miserável sessão do STF, nada! O seu lugar político, é evidente, seria o tribunal, acompanhando o julgamento. Nada! As campanhas eleitorais simplesmente ignoram o tema. Pior do que isso: anuncia-se mesmo a disposição de não tocar no assunto.

No Congresso, os piores descalabros são aprovados sem qualquer sinal de resistência. Tome-se o caso, por exemplo, da lei das cotas nas universidades federais. O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) lutou praticamente sozinho. Sim, há vozes esparsas e valorosas entre os oposicionistas. Aponto é a inexistência de uma força organizada, com pensamento estruturado. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) só se manifesta quando considera que Minas está sendo agredida, incapaz, até agora, de se fazer ouvir além das montanhas. Lula foi a Belo Horizonte, disse lá suas grosserias de hábito, acusou o estado de estar quebrado, e o senador tucano reagiu — muito lhano, como sempre. Onde estava durante a aprovação da lei das cotas, por exemplo? Ou daquela PEC ridícula que pretende meter na Constituição a obrigatoriedade do diploma de jornalista? Atenção! Ainda que seja para defender os dois absurdos, que se pronuncie. Não é ele agora o líder político máximo do PSDB? Não é o futuro candidato do partido à Presidência? Onde está o deputado Sérgio Guerra (PE), presidente da sigla?

A economia brasileira cresce ao ritmo das economias europeias em crise, muito abaixo dos chamados países emergentes. As sucessivas medidas adotadas por Guido Mantega para estimular a economia têm-se mostrado, quando menos, ineficazes. Imaginem onde poderíamos estar sem os pacotes de renúncia e estímulo fiscais. Não há nada – NADICA MESMO! — a dizer a respeito? Não há crítica possível, alternativas, nada? Nem mesmo se vai dizer à população — agora, e não em 2014! — que o país está sofrendo as consequências de decisões equivocadas em passado recente, que travaram os investimentos? Não se jogarão nas costas do governo a sua óbvia responsabilidade no atraso das privatizações, por exemplo, e sua incapacidade de ordenar os investimentos públicos? Não!

Oposição na situação
Nas democracias, o lugar da oposição, afinal de contas, existe. Se os partidos a tanto destinados não o ocupam, alguém o fará. Quem passou a ser visto como uma alternativa de poder — embora pouco se conheça do seu pensamento, e o que se conhece não é necessariamente bom! — é Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco. Tudo indica que seu candidato à Prefeitura do Recife, por exemplo, dará uma surra no de Lula. Ao marcar posição em seu próprio território — e no estado natal do Babalorixá —, o governador quer exibir musculatura, buscando o seu lugar num país pós-Lula.

Mas, afinal, o que quer Campos? O que ele pensa? Que Brasil tem na cabeça? Quais são seus valores? No que difere do PT, por exemplo? O que o seu PSB faria de diferente no confronto com o petismo? Ninguém sabe. Como não é um oposicionista nato, não tem de fazer confronto de valores. Tem apenas de se dizer o melhor para gerir o modelo de gestão que, de fato, integra. Lula é um líder em decadência. Dilma tem, hoje, uma reeleição assegurada, mas não é uma organizadora de partido. Campos percebe um vácuo óbvio de liderança na oposição e vislumbra a possibilidade de declínio do próprio petismo. Daí ter encontrado este estranho lugar: o da “oposição” na situação.

Não se trata, como é óbvio, de “oposição” programática. Por enquanto, ele se esmera em demonstrar que é um sujeito hábil, que sabe fazer as articulações de bastidores, dotado de senso de estratégia, com trânsito no establishment. Acho pouco provável que se apresente já em 2014 para enfrentar Dilma Rousseff. É jovem e pode esperar por 2018, ganhando musculatura até lá. Terá de tomar algum cuidado com o petismo, que já está determinado a destruí-lo. Mas não há dúvida de que se prepara para tentar ser o líder das ditas “forças progressistas”. A greve da oposição lhe permite hoje ocupar, sem dúvida, um lugar privilegiado na política: consegue ser poder e se apresentar como possível alternativa de poder.

Na política, de fato, “quem não faz leva”. No futebol, afinal, a partida pode terminar empatada em zero a zero. No jogo do poder, isso não existe. Não fazer gol é o mesmo que tomar gol.  

Texto originalmente publicado às 4h43

 

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

322 Comentários

  1. Manoel Limoeiro

    -

    07/02/2014 às 10:55

    No atual sistema político brasileiro, as lideranças das siglas não se fazem oposição como antigamente, antes mesmo do PT assumir o poder. Hoje a oposição ao governo está enterrada na sepultura eterna, que freia os interesses sociais do povo na saúde, educação e segurança publica. Já que estamos em ano de eleição precisamos mudar esse quadro político. Como mudaremos com as forças dos nossos votos é a única caneta que teremos nas mãos, e votar pela não ao sistema conservar! Manoel Limoeiro de Recife – PE

    Visite os Blogs: http://www.grupounidoderodafogo.blogspot.com.br
    http://www.manoellimoeiro.blogspot.com.br
    http://www.comunidederecife.blogspot.com.br

    Recife, 07 de fevereiro de 2014.

  2. Sandro Ferreira

    -

    05/09/2012 às 2:46

    O corpo mole de FHC em 2002 e a covardia de Aécio em 2010 estão fazendo o país pagar um preço muito alto.

  3. Rodrigo

    -

    04/09/2012 às 18:09

    Sem aumento do Mensalão, faz greve a oposição.

  4. Sandra

    -

    04/09/2012 às 17:53

    O tal de Sérgio Guerra é uma mosca morta. Com uma oposição assim, quem precisa de inimigos?

  5. Alda Maria

    -

    04/09/2012 às 15:26

    Acorda Oposição! Nós, os Brasileiros com mais de dois neurônios, estamos órfãos de representantes! Não deixem o Senador Aluísio Nunes falando sozinho!

  6. Mako

    -

    04/09/2012 às 15:13

    A oposição é irresponsável e covarde. A omissão é vergonhosa.

  7. Marcelo Dornelas

    -

    04/09/2012 às 10:14

    A culpa foi do FHC,que acha chique ser comunista do high society,ao invés de apoiar a candidatura do Nonô do PFL para presidente da câmara dos deputados,foi apoiar o Aldo Rebelo na época.

  8. markito-Pi

    -

    04/09/2012 às 9:04

    Brilhante.
    De fato, o senador Aloisio Nunes Ferreira ( ex-presidente do Centro Academico 11 de agosto, da Faculdade de Direito do Largo S.Francisco, quando este valia alguma coisa)vem sendo a única voz oposicionista. Sem histeria ou berreiros.

  9. Matemática

    -

    04/09/2012 às 8:46

    Esta é uma percepção perfeita da desafiadora realidade que cerca a política brasileira nesses dias de espetáculo tardio da justiça, com o julgamento do mensalão. As funções dos agentes do Estado estão trocadas e confusas. Os verdadeiros oposicionistas estão sendo os prolixos ministros do Supremo Tribunal Federal que estão a detalhar, ao vivo, as barbaridades institucionais e morais cometidas em tempos ditos civilizados. E com direito a obscurecer as campanhas eleitorais municipais triviais.
    O Brasil atravessa um momento delicado de grande escassez de lideranças verdadeiras. Está ululante (vale o trocadilho) a carência da consciência mais essencial da cidadania. Continua-se a viver a pantomima da representatividade política que, na triste verdade, é disfuncional tanto quanto a própria justiça lerda.
    Portanto, vamos publicar anúncios de recrutamento. A chamada poderá ser: “Necessita-se de eleitor consciente”. Chega de manipulação. Ou gostamos de ser enganados … Então, haja masoquismo coletivo! Somos um aglomerado de pessoas coabitando o mesmo espaço, mas não formamos uma nação. Estamos todos com o pensamento de “também quero o meu quinhão do butim sem dono. E o resto que se exploda”.
    Padecemos de retrocesso político. Triste.
    A esperança reside na fé em Deus e na livre manifestação do pensamento que é exercida através dos meios de comunicação independentes, tais como o website Veja.com, a Revista Veja e outros heróis da resistência à ocupação ideológica desvairada.

  10. Joe Silva

    -

    04/09/2012 às 7:03

    Uma das razões foi a destruição do federalismo. Hoje Brasília manda em tudo, os estados em nada, e a oposição se apaga para colher as migalhas que o governo federal distribui. O PT, por causa do infame Lula, manda em Brasília, mas é fraco regionalmente. A oposição se vende e está contente em mamar no governo estadual.

  11. Maioria Silenciosa

    -

    03/09/2012 às 23:27

    Nunca entendi essa greve da oposição. Sou eleitora do PSDB e tenho orgulho disso. Mas parece que o próprio partido se deixou convencer pelo discurso petralha. Para mim, FHC foi o nosso melhor presidente, a petralhada só fez atrapalhar o seu governo e, no entanto, diz que inventou a maioria das coisas que ele colocou em prática. E o PSDB age como criança que se deixa roubar com o doce na mão. Acho que a estratégia era mostrar como se faz uma oposição honesta, mas perderam a mão e passaram a fazer oposição nenhuma. Medo da vigilância do PT. Acho incrível como a petralhada conseguiu impor seu discurso em todos os lugares e setores. Acho que a oposição não explora o mensalão e as mentiras descabidas dessa petralhada por medo da opinião pública acusar de golpe, baixaria etc. Se tem algo que o PT pode se vangloriar de “nunca antes” é de ter criado essa atmosfera de medo de criticar o governo em plena democracia. Isso está em todos nós, inclusive nos políticos da oposição. Os ataques que a Veja sofre diariamente mostram a força que eles têm de destruir reputações. Muita gente se sente fraca e impotente diante disso. Francenildos. O político que começar a fazer oposição de fato vai virar a bola da vez da difamação, mas tenho certeza de que sairá com mais eleitores. É o que acontece com este blog, é o que acontece com a Veja. Torço para que tenham coragem!

  12. Antanho

    -

    03/09/2012 às 23:19

    .
    Olhando em tôrno só sobrou voces tres na oposição: tu (RA), Augusto e o Villa… mas não teem mandato para exercer ou obter algum mando: vão ficar só nos aconselhamentos… que cairam em ouvidos moucos…
    .
    O único com algum cacife para obter mandato seria o FHC, mas ele só se preocupa com auto-promoção, não auxilia nem alavanca ninguém… aliás anda mais enterrando que elevando quando abre a bôca…
    .
    Perdendo SP, a “direita ideológica (PSDB) e autoritária (DEM)” some… se esvai… O Neto ganhando em Salvador é apenas uma “banguela” do avô… e vai desfalcar a Oposição na Camara… ficará só com os ruralistas e alguns religiosos anti-aborto e anti-imposto sobre templos e outros negócios “de Deus”… todos que trocarão de posição por qualquer vantagem adicional.
    .
    É, concordo contigo… sobrou só a imprensa subsidiada de São Paulo… sem subsidios vocês também sumirão… questão de poucos anos ou meses.
    .
    O que vai ficar: de dentro da base aliada atual, vai sair um dissidência, como o PSDB saiu de dentro do PMDB… e vai começar tudo de novo, mas bem mais a esquerda de tudo que defendes.
    .
    Os empregos de jornalistas de oposição deve migrar para Bahia e Pernambuco… sugiro preparar os passaportes e burilar novo discurso… tens argumentação para defender qualquer posição.
    .
    E é o que precisamos: quem não deixem ideias “cristalizarem”, porque ideia cristalizada é morte da inteligência e da capacidade de sobrevivência de um povo.
    .
    Veja os EUA e Europa… não conseguem mudar… vão se matar tentando remédio que não dá mais certo: o organismo é diferente hoje, sofreu mutações…
    .

  13. Rudi

    -

    03/09/2012 às 23:08

    O PT está em decadência, é verdade e vai levar surras em todo o País. Mas a oposição precisa se renovar e tratar o adversário como inimigo. Sem essa de ir ao Hospital visitar o sapo barbudo.A não ser que seja pra por chumbinho na água.

  14. ramón

    -

    03/09/2012 às 22:55

    Reinaldo,
    Iniciou-se, de fato, a campanha para 2014 com a nota da PR. Agora não há namoro possível entre FHC e Dilma. Ela escolheu (ou se viu forçada a) o campo das falsificações. Começo a desconfiar que a única maneira de haver uma oposição de verdade é que, finalmente, ela se dê conta que não há qualquer possibilidade de composição.

  15. Maria

    -

    03/09/2012 às 22:45

    A classe política brasileira é, historicamente, medíocre. A grande maioria de seus integrantes (os ditos “representantes do povo”!) quer apenas construir as suas oligarquias. Seus feudos, suas vantagens, seus panteões (com dinheiro dos miseráveis). Não há debate, não há reformas, não há mudanças. É incrível como no século XXI o caciquismo retrógrado, nefasto, calhorda, é o sistema político dominante de norte a sul o país. E depois os nossos algozes são os desenvolvidos e ricos de “olhos azuis”?! Não! Eles são TODOS Tupiniquins da Silva! “Tristes Trópicos”….

  16. francisco

    -

    03/09/2012 às 22:12

    A Dilma vem agora dizer que não recebeu um país ameaçado de apagão e nem ameaçado pelo FMI.Quem não recebeu o país assim, foi o Apedeuta.E a oposição não diz coisa alguma.Quanto ao fato de ela dizer que o Lula é um estadista só há um comentário a fazer:ahauahuahuahuahuahua!

  17. juscelino

    -

    03/09/2012 às 21:37

    aqui na terra , o pt está para ganhar de lavada de uns dos candidos indicado pelo melhor prefeito que já teve na cidade. o pt pode estar em decadencia em outras paragens, mas aqui está pela primeira vez com reais chances de eleger um prefeito.. está em ascendencia?? , quem está entrando em decadencia é o o eleitorado do curral , ou do que se tornou um chiqueiro petista…

  18. Claudio Almeida

    -

    03/09/2012 às 21:14

    Reinaldo

    Ao que nos parece a Oposição te medo de sê-la, por ficar com medo de ter a pecha de ser oposição .

    Creio que o maior responsável de tudo isto são os seus coleguinhas de redação. Gostaria de ver um levantamento sério quanto ‘as posturas adotadas pelo vários veículos ditos sérios no que tange ao Governo ( PT ) e Oposição ( DEM, PSDB , PPS etc ).

    Vejo o ovo da serpente, não apenas aparecer como sendo louvado pela maioria destes ditos progressistas ( urg !).

    Quando vem um voz discordante, minha nossa , parece que esta voz pediu para bater na mae de todos . E politico morre de medo de ficar com esta pecha!

    Portando , que o problema não seria as oposições , e sim como ela é tratada nos meios de comunicação !

    Guardada as devidas proporções , lembra Goelbels !

    Não sabem ( JEG, ingênuos, etc) , o mal que estão fazendo a todos nós e a gerações futuras!

    Um grande abraço !

  19. Alonso Cortizo

    -

    03/09/2012 às 21:06

    Muito bom e oportuno o comentário acima, apenas uma ressal
    va. Não é apenas a oposição que está em greve, nossa im-
    prensa também, desde que seu Lula no primeiro governo ex
    pulsou Boris Kasoy e Arnaldo Jabor do horário nobre inici
    ou-se a paralização da imprensa no enfrentamento a esta farça democratica chamada PT. Salvo raras exceções tais co
    mo você na Veja e uns poucos jornalistas do Estadão, Folha e Alexandre Garcia da Globo que diga-se de passagem
    não critica o governo na TV aberta. Todos sabem do empres
    timo salva vida quando da posse de Lula feito pelo BNDES
    a emissora Globo. Como todo bom empresario brasileiro, os
    Marinhos não fugiram a regra, na hora do lucro vamos apro
    veitar, viagens, festas, lanchas, carros de luxo, SPA na
    Suiça e etc… Na hora do prejuizo vamos socializar ai cor
    rem para os bancos públicos, BNDES – BB – Cx. Economica.
    Não vejo nenhum ir para banco privado. Voltando como vc. diz. Temos uma oposição frouxa e incompetente, falta cora
    gem para enfrentar a bandidagem que usurpou o poder no Bra
    sil, dizer a verdade do que esta acontecendo, como vc. es
    creve em seus comentários. Todos os candidatos quando são
    do governo fazem questão de dizer que Lula esta apoiando
    sua candidatura e quando são da oposição ficam com medo de
    falar das coisas erradas do PT por que o povo esta do lado
    do Lula. Eu fosse candidato queria distância desse cidadão e diria alto e bom som o porque.

    Alonso Cortizo.

  20. Sonia

    -

    03/09/2012 às 21:02

    -
    Reinaldo,
    A ADELINHA AGUIAR sugeriu a formacao de grupo para agir, baseado ate na luz que vc traz para seus leitores nesse Blog.
    O Brasil padece de alguns males, mas acho que a falta de planejamento e fiscalizacao proporcionam essa desgraca que assola o pais.
    Precisamos, SIM, urgentemente de uma mobilizacao popular para trazer para niveis suportaveis

  21. HOK

    -

    03/09/2012 às 20:58

    Entendo q a dificuldade é operacionalizar as idéias e desejos das pessoas q querem melhorar os sistemas no país. Temos a gde lição do movimento Ficha Limpa – um sucesso. Mobilizar para corrigir os problemas q os políticos e gestores públicos não querem resolver: transparência no congresso, distribuição de verbas orçamentárias do governo federal para deputados e senadores, indicação e aprovação dos ministros do STF sem nenhuma qualificação, preenchimento de cargos públicos indicados pelos políticos (mais de 24 mil!!!), contribuição de pessoas jurídicas a políticos e partidos sem nenhum critério (caixa2), pena rígida para corruptos e corruptores, … Realmente precisamos de uma instituição para acionar e forçar a implantar as melhorias, se não estaremos discutindo o mesmo assunto daqui a dez anos em uma situação bem pior!!!

  22. celia pereira

    -

    03/09/2012 às 20:38

    A suposta ‘oposicao’ esta cuidando dos seus umbigos, Sergio Guerra e o Plaboy Mineiro nunca foram oposicao. Somos combatentes e resistentes que nao podemos contar com nenhum destes covardes que vivem na moita e so aparecem nas eleicoes.

  23. samuel

    -

    03/09/2012 às 20:16

    Repito aqui minha concordância com a opinião de “luis F. C.- 03/09/2012 às 9:54:
    o silencio da oposiçao é liderado por Serra e Aecio Neves. Nao sei dizer qual dos dois é mais conivente com a situação de descalabro. Serra achou que Lula o apoiaria para a Prsidencia e ficou calado o tempo todo. O resultado esta ai: os eleitores do PSDB e de SP cansaram da sua pasmaceira e estao pulando fora do barco e rejeitando Serra como opçao politica pois ele nunca tem posição para nada , ao menos publicamente. Nao combate o governo. Como ser lider da oposição em silencio?”
    Esse o motivo pelo qual eu talvez vote no Russomano.

  24. lilaz

    -

    03/09/2012 às 19:43

    Reinaldo, meu caro! A OPOSICAO hoje, eh feita pela Revista Veja, pelo Site da Veja.com e seu valorosos jornalistas artculistas e blogueiros. Os que deviam mostrar as deficiencias deste partido que sonha em se perpetuar no poder, estao comendo mosca ou foram mordidos pela Tse Tse.Voce, entre os que bravamente tem mostrado as entranhas desse governo e as que foram praticadas pelo anterior.Nao existe um meio de fazer com que essa dita oposicao se mobilize e comece a desempenhar seu papel? Seria possivel enviar por e-mail esta artigo aos adormecidos? Qualquer ideia que sirva para desperta-los eh bemvinda. Que Humilhacao!

  25. Antoniobrasil

    -

    03/09/2012 às 19:31

    Reinaldo,na situação que o País se encontra atualmente,a oposição (PSDB)não tem capacidade para administrar toda essa Zorra que se transformou a Nação ! Além das falcatruas patrocinadas pelo PT (Lula),os traficantes de drogas tomaram conta de todos os estados do Brasil…Não quero desencorajar ninguém,mas a situação está fora de controle ! Prisão domiciliar para Lula imediatamente seria o primeiro passo para uma grande revolução ! Alguém teria coragem de aceitar minha sugestão ?! heheheheheh

  26. caipira

    -

    03/09/2012 às 19:15

    Da a impressão que o PSDB está com o rabo preso.
    Não é possivel ver tanta mansidão, parecem uns carneirinhos.
    A gente torce o tempo todo para darem cacetadas na quadrilha do pt e nada acontece.

  27. Leo

    -

    03/09/2012 às 18:59

    Cascuda de nome Nilton às 18:11, Reinaldo.

    Reinaldox na cascuda!

  28. samuel

    -

    03/09/2012 às 18:46

    Criticar Lula? Não esperem isso do FHC Kerenski. Ele elegeu Lula. Ele impediu o impeachment do Lula. Ele tem o rabo preso com LULA. Sabe que este é vingativo e tem poder para destruí-lo. FHC Kerenski está acomodado na sua imagem de glória e solidas contas bancárias no exterior. Não irá se arriscar por nós.

  29. Ailton São Paulo

    -

    03/09/2012 às 18:41

    Reinaldo,

    Vc me censura por colocar meu próprio email (cuja postagem é de me inteira responsabilidade!), mas deixa passar isto aqui Nilton Pezzi – 03/09/2012 às 18:11?!

    Decepção!

  30. Leitor

    -

    03/09/2012 às 18:39

    Muito pertinente sua análise sobre a conjuntura econômica destacada em um parágrafo de seu comentário. Porque nossos “eminentes” economistas estão hibernando, e os comentaristas econômicos, com honrosas exceções, só fazem louvação às decisões erradas, tardias, muitas vezes inúteis, na área econômica? Porque o governo lula-petista não realizou as reformas urgentes no aspecto fiscal-econômico, quando a situação era propícia na conjuntura mundial e local? Tempo e recursos foram desperdiçados. O governo populista de cunho sindicalista-distributivista não foi além de gastar seu Capital, distribuindo benesses aos seus asseclas. Agora a fonte está secando e estancar a hemorragia e reverter a linha descendente da economia, enquanto a crise mundial não dá sinais de recuperação, custará caro e o resultado só virá a longo prazo. A devastação foi feita. Reflorestar exige semear, investir e aguardar a natureza fazer a sua parte.

  31. Jackson

    -

    03/09/2012 às 18:26

    Oposição? O que é isso?

  32. Nilton Pezzi

    -

    03/09/2012 às 18:11

    Reinaldox na cascuda!

  33. iassai

    -

    03/09/2012 às 18:11

    Fica a critério de cada um, mas pelo menos desta forma o brasileiro ainda consegue manifestar sua cidadania, ou não?…

    VOTO NULO = 000 + TECLA VERDE

    Segundo a legislação brasileira, se a eleição tiver 51% de votos nulos, o pleito é ANULADO e novas eleições têm que ser convocadas imediatamente; e os candidatos concorrentes são IMPOSSIBILITADOS DE CONCORRER NESTA NOVA ELEIÇÃO!!!

    É disso que o Brasil precisa: um susto nessa gente! A campanha vale à pena!

    N U L O neles!!!

  34. Gustavo

    -

    03/09/2012 às 17:59

    Pessoal, não é só omissão não.

    A CPI do BANESTADO foi um enorme acoprdo de “cavalheiros
    ” entre oposição e governo da época para tudo ser varrido para debaixo do tapete.

    Se aquela CPI fosse levada a ferro e fogo e julgada pelo STF atual, uma penca de safados estaria condenada.

    Esse debate é importantíssimo para o país.

    Basta de Estrela e basta de Tucano!

    O Brasil precisa de alguém sério e com um real projeto para alavancar o seu desenvolvimento.

  35. jose afonso

    -

    03/09/2012 às 17:58

    É impressionante o papel das oposições no Brasil. Ocorre que, na minha humilde opinião, o PT faz muita mais oposição estando na situação contra a “posição” dos partidos por exemplo, PSDB, DEM e PPS. E o PT não brinca em serviço vai pra cima de quem for contra os seus interesses. Ai é o Vale TUDO. Vai contra o Gurgel, procurador Geral da Republica, contra o STF. não respeita as instituição democráticas da republica. pra eles valem tudo para se manter no poder. O PT é um partido sem escrúpulo, cínico, inconsequente, corrupto, leviano, sofisma-tico, contumaz na pratica da desfaçatez. É por isto que a oposição nada faz, já o conhece e é de se imaginar o que esta turminha do PT deva ter de gravação que possa ser usado contra na hora certa. Num filme de ficção como por exemplo o Tropa de Elite 2, o que é retratado ali é o que acontece na vida real, na secretaria de segurança do Rio o Capitão Nascimento se espantava! Tudo isto aqui é grampo? Associado a isto os meios de comunicação sejam eles internet pagos com dinheiro publico ou meios tradicionais para fazer ecos das falas do partido. Resumindo ta TUDO DOMINADO, salvo O STF por enquanto, mas eles renascerão das cinzas como sempre o fez já que ninguém tem coragem para detê-los. Esses são os meus comentarios. AFONSO.

  36. Leandro

    -

    03/09/2012 às 17:54

    Está certo e até concordo que o Aécio tem falado menos do que deveria. Mas sempre está falando uma coisa ou outra. Basta ler vários outros blogs e noticiários de política por aí, e até por aqui.
    Está certo que ele não é o seu candidato preferido, Reinaldo, mas comentar tudo o que diz o Serra, mesmo em programa de horário político de campanha à prefeitura, que é uma assunto local, mesmo com todas as implicações geradas pela movimentação política em uma cidade como São Paulo, e desaparecer com absolutamente tudo o que diz e/ou escreve o Aécio, para depois classificá-lo como grevista político é um pouco demais.
    Afinal, o cara é ou não o nosso candidato? ou é o nosso e não vai ser o seu? Ruim ou não, vai ser o que temos para enfrentar o Lulo-pretalhismo.
    Prevejo que seu blog vai ficar mei estranho quando a campanha começar pra valer.

  37. Ailton São Paulo

    -

    03/09/2012 às 17:40

    Quero deixar publicamente meu email para os que sentem que é preciso fazer algo, ir além da indignação virtual:
    .
    ailtonsaopaulo23@gmail.com
    .

    para que, querendo, e tendo interesse, possam entrar em contato para criarmos esta resistência ao absurdo governo petista. Não tenho nenhuma filiação partidária, odeio a política partidária e, portanto, deixo claro que o que me move não é nenhum interesse no sentido partidário. Honro e prezo minha independência… Sou cidadão de uma República indignado com tantos canalhas decidindo sobre minha vida.

    .
    Vamos descobrir um meio de formarmos a “Oposição Cidadã”. Podemos, juntos, entrar com ações civis públicas contra decisões do governo do PT onde quer que eles estejam. A começar pelos patrocínios insultuosos em blogs sem nenhuma relevância, a não ser para o PT.

    .
    Tentar passeatas não adianta, o que vai adiantar é exigir na Justiça que eles prestem contas de seus atos a quem devem eles a existência: os cidadãos da República Federativa do Brasil.

    .
    Quando chover ações na Justiça, de todos os cantos, nenhum setor da imprensa, por mais comprometido que esteja com as gordas cotas de publicidade do governo, poderá ignorar um movimento que busca enquadrar os bandidos petistas, como fazem agora, com as manifestações acertadas pela internet. É fazendo chover ações no pais inteiro que aqueles canalhas no poder terão que baixar a cabeça e nos respeitar.

    .
    Meu email está posto, sem medo e sem reservas.

  38. Fábio

    -

    03/09/2012 às 17:39

    Uma lástima a nossa oposição (PSDB).
    Será medo da situação? do PT?
    Incompetência?
    Comodismo?
    Muuuuito triste.

  39. DOCKA MARINS

    -

    03/09/2012 às 17:37

    QUANDO , EM UM COMENTÁRIO UM POUCO ABAIXO , DISSE QUE O SR. EDUARDO CAMPOS FOI SECRETÁRIO DA FAZENDA DE SEU AVÔ DÁ A IMPRESSÃO DE QUE O AVÔ DO GOVERNADOR TINHA UMA “FAZENDA”,NÃO? ACHO QUE NÃO. O NEGÓCIO LÁ DO OUTRO LADO DO “EXÍLIO” ERA PETRÓLEO MESMO.

  40. DOCKA MARINS

    -

    03/09/2012 às 17:23

    “Sou um dos 44 milhões de órfãos políticos de uma oposição que preste. Quando surgirá um partido anti-petralha de verdade?” EU TAMBÉM L.S. MAS SAIBA QUE AINDA ESTÃO ROLANDO OS DADOS. AINDA INSISTO QUE DÁ PRA GANHARMOS.SÓ CAPITULO QUANDO O JUIZ ENCERRAR A PARTIDA. ENTENDEU? SEU APEDEU..
    PENSO TAMBÉM QUE NÓS( PELO MENOS O DECENTES COMO DIZEM ) TEMOS QUE PARTIR PARA ENFRENTÁ-LOS JÁ QUE NÃO HÁ OPOSIÇÃO. ENGRAÇADO E NÓS 45 MILHÕES FOMOS ENGANADOS , FOI? ENTÃO “FOI”.

  41. Edinaldo Afonso Marques de Mélo

    -

    03/09/2012 às 17:19

    Pessoas de caráter firme são exceções nos dias atuais. Não é só na política, mas em todos os demais setores. Brasil vive um APAGÃO DE CARÁTER, de VISÃO e de ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA. Um momento propício para ser explorado e a oposição perde a oportunidade. Receio de que?

  42. João

    -

    03/09/2012 às 17:18

    Não esta de greve. A oposição não tem um programa e tem medo da verdade que e a defesa da democracia dos poderes da republica. Tem medo de enfrentar o atraso, flertando com a demagogia populista.

  43. Teresinha

    -

    03/09/2012 às 17:15

    Vou lá na página do Serra45 deixar o recado para ler este artigo e os comentários – será que sairão da greve! será que não entregarão São Paulo para aventureiros e loucos pela boquinha pública.

  44. Téia

    -

    03/09/2012 às 16:58

    Cerrando fila com Adelinha Aguiar das 13:50 e Ailton São Paulo das16:05 . Basta ! Ou fazemos algo concreto e JÁ
    ou paramos de nos indignar virtualmente .
    Contem comigo.

  45. Sofia

    -

    03/09/2012 às 16:54

    Estou também aderindo aos vocês comentaristas Ailton São Paulo 03/09/2012 as 16:05 e Adelinha Aguiar 03/09/2012 as 13:50 para juntos criarmos esse grupo “Oposição Cidadã” vamos partir para algo concreto.

  46. Raissa pedra

    -

    03/09/2012 às 16:54

    Reinaldo, você pintou uma tela escrita, digna de Rafael, Tintoretto, Migliaccio, Miguel Ângelo e outros imortais.
    A única falha é a afirmação de que a oposição esta em greve há 7 anos. COMO PODE ESTAR EM GREVE SE NUNCA EXISTIU COMO OPOSIÇÃO?

  47. Luiz Andrade

    -

    03/09/2012 às 16:53

    A oposição é tão ruim que em Curitiba a opção de oposição é o PT. O PSDB do Beto Relincha está mais governista que eles.

  48. sombrero

    -

    03/09/2012 às 16:41

    O PSDB nâo tem discurso para rebater o PT, ele tem os mesmos ideais esquerdistas em sua origem, ele é o PT de luxo, sem a menor vonta de batalhar, são preguiçosos, acomodados, covardes e irresponsáveis. Não há um só politico no partido que possa transparecer qualquer recuperação. Tem que surgir um novo elemento para liderar essa reviravolta, um ser de estôfo, com grandeza, talvez uma mulher, com mais neurônios que esse neurônio solitário que está ocupando esse cargo.

  49. LS

    -

    03/09/2012 às 16:38

    Sou um dos 44 milhões de órfãos políticos de uma oposição que preste. Quando surgirá um partido anti-petralha de verdade?

  50. Sofia

    -

    03/09/2012 às 16:23

    O presidente do PSDB é tão ruim que nem no esrado dele consegue votos para o PSDB, querer o que dessa oposição, infelizmente. Temos o Serra que como vemos esta sendo massacrado em São Paulo porque ele sim faz oposição, quem do PSDB rebate as mentiradas e falcatruas que estão fazendo contra o Serra? ninguém, somente nós que somos leais a democracia e ao que julgamos ser em comparação com os mensaleiros corruPTos, achamos o melhor, e é, pois ja provou isso em todo seu trajeto na administração pública.

  51. Mariza

    -

    03/09/2012 às 16:18

    Reinaldo, infelizmente, com exceção de alguns poucos parlamentares do PSOL, a oposição ao governo Dilma-Lula no Brasil, hoje, está morta!

  52. J

    -

    03/09/2012 às 16:17

    É fácil governar com uma oposição igual a esta. Eu não chamaria isto de oposição e sim de omissão.

  53. Ailton São Paulo

    -

    03/09/2012 às 16:05

    Estou aderindo à proposta da comentarista Adelinha Aguiar – 03/09/2012 às 13:50: vamos partir para algo concreto… Já pensei, por exemplo, em pedir explicações à Caixa Econômica Federal, por meio de ação civil pública, sobre o contrato de publicidade com o blog do Paulo Henrique Amorim e de outros tantos que visam, exclusivamente, a militância proselitista. Qual o interesse por trás destas inserções publicitárias? Está na hora de alguém pedir explicações às empresas públicas sobre os critérios utilizados para patrocinarem estes blogs que, escancaradamente, servem, apenas, à defesa de um partido e de integrantes deste partido. Por que o PT não paga a eles? Seria mais honesto! (Ops!, esqueci que o PT é, oficialmente, um partido de bandidos e, portanto, desonesto.)

    .
    Reinaldo, Augusto Nunes, e aí? Vocês podem ter o apoio de seus milhares de elitores – milhões, se somados. Vamos todos ficar apenas na conversa? Ou, como cidadãos, devemos assumir as rédeas de nossos destinos, dando um basta nesta camarilha política? Vamos nos reunir virtualmente, há como se fazer isto, e apresentar ideias que, somadas, formularão estratégias de resistência. Vamos ser a “Oposição Cidadã” e ocupar o vácuo da oposição política! Vamos deixar que o filho da Ana Arraes, a conselheira para assuntos de mensaleiros, assuma este papel?

    .
    Quem pensa como eu e a Adelinha Aguiar – 03/09/2012 às 13:50, que se manifeste pela criação de um grupo de trabalho que assuma a “Oposição Cidadã”. Vamos ensinar a esta camarilha política como deve nos respeitar… Chega de sermos cidadãos de uma república de bananas!!!

  54. conceicao

    -

    03/09/2012 às 15:55

    LC ,nós não devemos ficar falando mau da oposição! PORQUÊ OS DITADORES E COMUNISTAS JÁ OS CAÇAM MESMOS SEM INDÍCIOS E OS HUMILHAM PERANTE O BRASIL, PARA QUE FIQUEM SEM MORAL, PERANTE O POVO! VEJAM ATÉ QUE PONTO ESTES ABUTRES SÃO CAPAZES PARA PERMANECER NO PODER! HUMILHAM, ALGEMAM, PRENDEM,EMPENHORAM BENS,ETC. ETC. ENQUANTO; OS DOIS ÚLTIMOS GOVERNOS E BASE, FAZEM TUDO PARA POSSAR PARA O POVO QUE TUDO É MENTIRA DA OPOSIÇÃO! VEJAM O MENSALÃO? Á BASE DO GOVERNO QUE DENUNCIOU, E O APEDEUTA MESMO SABENDO DE TUDO, FICOU SETE ANOS ACUSANDO A OPOSIÇÃO, EU JÁ TENHO ALGUNS JANEIROS DE VIDA GRAÇAS Á DEUS! MAS NUNCA OUVI FALAR QUE EXISTEM PESSOAS MAIS DESLAVADO, MENTIROSO,ANALFABETO DE MORAL, DITADOR MASCARADO DE DEMOCRÁTICO COMUNISTA DE VÁRIAS PERSONALIDADES COM INTUITO DE ALCANÇAR O PODER ABSOLUTO A QUALQUER PREÇO!! ESTOU FALANDO O QUE DEUS ME PERMITIU, DESDE DOS TEMPOS DOS SINDICATOS, COM ESTE DITADOR Á FRENTE INCENTIVANDO GREVES, MAIS GREVES E QUEBRANDO E DESTRUINDO!! E AGORA! POR QUÊ NÃO INCENTIVA O QUEBRA QUEBRA E AUMENTO, PARA O GOVERNO QUE É DO PARTIDO DO DITADOR? TUDO QUE OBSERVEI DESTE DITADOR INFELIZMENTE TODAS IGREJAS PODERIA TER OBSERVADO O DITADOR QUE ESTAVA SE PREPARANDO PARA ALIMENTAR-SE DO PRÓPRIO VENENO! COMO VAMOS OUVIR E ACEITAR OS MANDAMENTOS DE DEUS, SENDO PROFANADOS! MATANDO, ROUBANDO E ADULTERANDO, E ABORTANDO? E O TAL DE CHALITA HIPÓCRITA! ENGANANDO CONSEGUIU ENGANAR OS CATÓLICOS! E COLIGADO COMA DILMA QUE APOIA O ABORTO E TEVE Á CORAGEM DE MENTIR QUE ELA NÃO É A FAVOR! PARA ENGANAR Á CANÇÃO NOVA, FICAVA PERTO DELA! CHALITA DEIXA DE SER HIPÓCRITA UM HOMEM HONESTO SÓ SERVE UM SENHOR. DEUS! SETENAS DE PESSOAS ´JÁ OUVIRAM O VÍDEO COM A DILMA FALANDO QUE É A FAVOR DO ABORTO. E A MINISTRA? DA DILMA? CHALITA, VOCÊ NÃO PASSA DE OUTRO DE MUITAS CARAS QUE ESTÁ SURGINDO! POR ISTO FOI PARA O LUGAR CERTO,ONDE VIVE OS CONTRAS Á LEIS DE DEUS!!!!!SÓ EXITE O PODER!!!!UMA BOA TARDE REINALDO DEUS TE ILUMINE!

  55. sostenes

    -

    03/09/2012 às 15:52

    Caro Rei,
    Acho que o Eduardo tem uma posição extremamente confortável a respeito de 2014,por que?

    1. pode crescer tanto que torna-se uma candidatura com reais chances de vitória.
    2. pode crescer o suficiente para fazer o PT entender que é melhor tê-lo como vice na chapa de Dilma ou Lula, do que tê-lo como concorrente na região onde Lula reina soberanamente e onde o partido de Eduardo tem muita força, o nordeste.
    como vemos, seja qual for o resultado ele ainda pode colher bons dividendos para 2018.

  56. João

    -

    03/09/2012 às 15:44

    Reinaldo, eu sei que anda ocupado com o julgamento do mensalão. Mas por favor, comente essa palestra que ocorreu na USP. Segue o link. Grato desde já.

    https://www.youtube.com/watch?v=TRIXKEtcG_g&list=UUzkxA42uRylY2usBA5yhzmg&index=5&feature=plcp

    ” A Ascensão Conservadora em São Paulo, em 28 de ago de 2012 na USP.”

  57. Sonya

    -

    03/09/2012 às 15:43

    Prezado Reinaldo,
    Na condição de órfãos políticos,tê-lo com porta voz,faz com que a nossa chama cidadã não se apague,embora frágil. Quando o Serra perdeu na disputa presidencial em
    2002,mesmo sendo sua eleitora e não ter tido dúvidas de que ele reunia todos os requisitos para o cargo,me consolei com a certeza de que o PT,finalmente, expôsto na maior vitrine do país,revelaria a sua verdadeira vocação: se apossar do Brasil e sugá-lo sem dó e nem piedade!
    Em 2005 com o estouro do mensalão,esperei que a oposição mostrasse aos seus eleitores e simpatizantes, uma reação implacável!
    Ledo engano,nada aconteceu… e a gota d´agua transbordou quando o chefe mor da quadrilha foi reeleito no fatídico outubro/06,e desde então continua debochando de tudo e de todos.
    Que diabos de letargia é essa que se apossou do PSDB desde a transmissão da faixa presidencial em 2003?

  58. Creuza Maria

    -

    03/09/2012 às 15:41

    Mas agora tem Dudu ( como é conhecido aqui Eduardo Campos em PE.), para incendiar essa Oposição e eliminar a petralhada ad eternum!

  59. Rose FL

    -

    03/09/2012 às 15:39

    A explicação deve estar aqui:Mensalão: o que poucos sabem, e o Brasil deveria saber
    Pelo procurador da República, Manoel Pastana
    http://www.manoelpastana.com.br/index.php/noticias/511-mensalao-o-que-poucos-sabem-e-o-brasil-deveria-saber.html

  60. Alvaro

    -

    03/09/2012 às 15:38

    Perfeita análise. Não temos esperança.

  61. Ivan Rocha

    -

    03/09/2012 às 15:19

    Enquanto não houver uma restruturação partidária, acabando com partidos nanicos e de aluguel, não haverá oposição. O conchavo atende os interesses partidários e a nação fica em último plano. Vivemos a “ditadura” da desconstrução. Desconstrução da família, morte aos fetos, drogas livres, viva a eutanásia, pedofilia já, da invasão de interesse social, estas são as principais propostas que ecoam por uma “minoria gritante e alucinada”, desprovida de lucidez e descompromissada com o futuro, que ainda se jactam de progressistas. São os profetas do caos, ou melhor, os coveiros da sociedade. Diante da ação dos maus, a inércia dos inocentes causa tanto ou maior prejuízo…

  62. leonardo

    -

    03/09/2012 às 15:18

    bom lembrar que foi a oposição quem “colocou” chavez no poder na venezuela, naquele episodio lamentável de boicotar as eleições.

  63. ricardo

    -

    03/09/2012 às 15:10

    e tem mais…acho que se FHC fosse ministro do STF absolveria todos os acusados…

  64. ricardo

    -

    03/09/2012 às 15:10

    FHC não esta nem ai…no fundo ele gosta do que o desgoverno petista esta fazendo, com cotas, subsídios, privilégios e toda sorte de iniciativas de “justiça social”…

  65. Pr Sérgio

    -

    03/09/2012 às 14:52

    Faltam homens que aliem honestidade e carisma.

  66. ricardo

    -

    03/09/2012 às 14:47

    pelo que sei, o autor do “deixar sangrar” eh FHC, que por sinal, se saiu essa semana com um artigo onde diz que a economia ruim não eh culpa nem da búlgara nem do 9dedos…eh inacreditável, né? eh dureza ter que aturar uma oposição dessa, que eh a primeira a salvar a cabeça dos petistas…

  67. PAULO TIMBÓ

    -

    03/09/2012 às 14:44

    ESSE RAPAZ DE MINAS, AO QUE PARECE, É MESMO UM “BUNDÃO”.

  68. João Batista

    -

    03/09/2012 às 14:41

    Pior do que todas as vigarices que estamos fartos de ter conhecimento no governo do PT é não ter uma oposição que nos dê alguma expectativa de que as coisas possam mudar no futuro. Em vez de investimentos adequados na educação de base, com escolas de tempo integral, com a criançada aprendendo de verdade, praticando esportes, cultura, cidadania, professores motivados com um bom plano de carreira, enfim, uma verdadeira inclusão social, o que vemos é uma política irresponsável de cotas para as universidades sem atacar a raiz do problema que é a péssima qualidade do ensino público fundamental e médio. Não conseguem investir em infraestrutura (é só olhar com realismos os números do PAC), conseguiram fazer com que a Petrobras desse prejuízo, não conseguem reduzir o custo da energia elétrica, não conseguem reduzir a carga tributária, e por aí vai.

  69. Carlos

    -

    03/09/2012 às 14:40

    Os políticos de oposição ficam satisfeitos com um carguinho aqui e um dinheirinho ali. Eles não tem coragem para lutar e morrem de medo de apanhar.

    Acredito que o mau desempenho de Serra pode ser também justificado por essa greve da oposição. Afinal do que adianta votar num PSDB, por exemplo, se ele vai ficar quietinho, servindo de saco de pancadas do PT.
    Isso sem falar nas outras barbaridades que acontecem quando um partido de oposição acaricia o PT, como naquela escandalosa, imoral e ilegal doação de terreno para o PT em São Paulo.

  70. nei Brasil melhor

    -

    03/09/2012 às 14:40

    Vamos orar para eleger bons candidatos: http://sni.org.br/materia-oracao-para-eleger-bons-candidatos.asp, eu acredito!!!

  71. maria-maria

    -

    03/09/2012 às 14:40

    Creio que uma greve estaria num patamar mais simples; a zopô nem assume uma postura de silêncio obsequioso, que já seria vergonhoso; ela age num grau ainda maior de abjeção, pois mantém um respeito cerimonioso aos oclocratas e a seu chefe maior. São os traidores do voto que disseminam a balela de lula adorado pelo povo. Temem sofrer a perseguição de um Artur Virgílio.

  72. Pedro Oliveira

    -

    03/09/2012 às 14:39

    Existe uma resposta, ainda que no vácuo, mas verdadeira.
    Os personagens do PSDB, com raras exceções, cultivaram e ainda cultivam uma imagem pessoal acima do partido e não há em sua base nenhuma reação a esta tendência.
    Vamos aos fatos:
    No Ceará, o cacique do PSDB sempre foi e ainda é Tasso Jereissati que nunca permitiu a projeção de qualquer nome sequer ao lado do seu, imagine acima.
    Em Goiás, o cacique do PSDB sempre foi e ainda é Marconi Perillo, idem Tasso;
    Em São Paulo, Serra e Alkmin dividem as projeções, mas já foi visto qual seria a preferência de Serra caso houvesse conflito.
    E assim vai, cada um do PSDB segue caminhos próprios onde somente a ligação da sigla causa alguma coisa em comum entre eles.
    Por outro lado, a turma de baixo do PT reage muito rapidamente a qualquer tipo de personalismo, a exceção daquela mais grave para o País e para o próprio PT: o absolutismo do Lula.

  73. Flavio Santos

    -

    03/09/2012 às 14:39

    Oposição? Oposicinha, né!?!

  74. Walter

    -

    03/09/2012 às 14:37

    Apesar de radical, só existe um cara que bota a boca no mundo , fazendo críticas severas ao governo federal. Chama-se Jair Bolsonaro, mas está sozinho e qualquer manifestação mais pesada contra o governo é crucifixado pela esquerda e mídia.

  75. Fábio Bessa

    -

    03/09/2012 às 14:30

    Reinaldo, talvez os “líderes” da oposição tenham aceitado confortavelmente a conversa do lulo-petismo de que oposição mesmo é a imprensa. Na era da marquetagem eleitoral, o que deve ter de marqueteiro por aí aconselhando oposicionista a não bater num governo com “recorde de aprovação” não é brincadeira!

  76. Anónimo

    -

    03/09/2012 às 14:27

    Oposição? Está comendo queijo com os ratos governistas.

  77. gilson

    -

    03/09/2012 às 14:24

    infelizmente o povo deste país está entregue a uma ditadura partidária que domina todos os setores da nação, inclusive os
    os partidos de “oposição”.

  78. Célio

    -

    03/09/2012 às 14:23

    Ué! Oposição? Desde quando farinha do mesmo saco é de outro saco?

  79. IASSAI

    -

    03/09/2012 às 14:18

    Deus meu, Deus meu, porque nos desamParasTe! Envia teus ministros e nos socorre, ainda que seja com uma nova consciência.

  80. nathaniel

    -

    03/09/2012 às 14:14

    .
    ao amigo Saco cheio… – 03/09/2012 às 13:06
    .
    a solução, meu velho, é o VOTO DISTRITAL ONTEM
    .
    VEJA NO LINK euvotodistrital.org.br como o VOTO DISTRITAL funciona e como podemos mudar a cara da política brasileira com ele.
    .

  81. Berlatto

    -

    03/09/2012 às 14:13

    São mais de 40 milhões que não votaram e não votam no PT. Somos mais de 40 milhões abandonados pela oposição. Oh! Deus, oh!céus, quem nos salvará? Sabe qual é a verdade, caro Reinaldo, as oposições se ca…nas calças de medo do Apedeuta,(com raras exceções de sempre). Bando de covardes, isso sim!

  82. nathaniel

    -

    03/09/2012 às 14:09

    Reinaldo os petralhas são patéticos mesmo, veja a notícia que li na web.
    .
    O Ministério do Turismo divulgou em seu site o “Garota Copa Pantanal 2014″, evento sob investigação do Ministério Público de Mato Grosso por suposta exploração sexual de menores.
    A assessoria do ministério informou que só soube da investigação pela coluna e excluiu o evento da página. A Justiça de MT mandou bloquear sites do evento.
    .
    Perceba que interessante o ministério do turismo não sabia sobre ação contra o turismo sexual e, mesmo sabendo do mesmo, nem se preocupou em verificar o que estava divulgando em seu site. Essa é a preocupação que os petralhas têm com os brasileiros em suas atividades nos ministérios. Na verdade estão mais preocupados em captar dinheiro com empresas que prestam serviço ao estado. Não é a toa que o PT bateu o recorde histórico de captação de dinheiro em ano não eleitoral ano passado. Alguém sabe porque uma empresa, parece que 60% eram empreiteiras, doa dinheiro a um partido em ano não eleitoral? Pegunte ao Dr Lulla, ele sabe.
    .
    PRO FOCO DOS POLÍTICOS SER O CIDADÃO BRASILEIRO SOMENTE O VOTO DISTRITAL SALVA.
    .
    VOTO DISTRITAL ONTEM.
    .
    conheça mais, http://www.euvotodistrital.org.br/
    .
    assine e vamos começar a mudar a história política do Brasil

  83. BOB

    -

    03/09/2012 às 14:07

    Agora os petralhas conseguiram colar em Serra a pecha de político fujão. Por que é que os tucanos não respondem à altura? POr que não exploram a passagem desastrosa de haddad no ministério da educação? E a sua ligação com maluf? e o escândalo do mensalão? Vão continuar a campanha com punhos de renda? Que tal colar no garotinho de lula a pecha de MENINO MALUFINHO?

  84. Ricardo K

    -

    03/09/2012 às 14:03

    Reinaldo, anote aí: Aécio Neves NÃO será candidato a presidência em 2014. Concorrerá para Governador!

  85. luis oliveira fernando

    -

    03/09/2012 às 14:00

    Não há mérito das esquerdas nesta debacle; há incompetência da oposição mesma. Quando os maiores líderes são um ex-esquerdista como Serra ou um corrupto como Demóstenes, o que podemos esperar?

  86. DIRETO D EUA.

    -

    03/09/2012 às 13:59

    Tem que mudar, mas como,se a lavagem cerebral já foi feita.hehe,é de rir,porque não há essa preocupação do povo de mudar e quanto mas segue sem opsição melhor.o que se entente, que está passagem politica não vai assim por carisma, ou uma boniteza e sim por complicações de um cortejo que as massas hoje estão melhor,no que outro apenas derrubaria como uma maquina para pior.marx acertou; em hipótese pessimista se produziu algo novo! bom melhor nem pensar.

  87. Hinterneto

    -

    03/09/2012 às 13:58

    Caspita! até que enfim o nobre escriba resolveu cutucar com tanque de guerra de ultima geração essa oposição deitada em braços esplendidos. Nossa direita está abaixada, impotente, morta, relegada a migalhas e o centro está sendo trocado de mãos. O PSB sairá muitíssimo fortalecido dessas eleições municipais, tomando lugares do pt, pmdb e principalmente do psdb. Pode o psd começar a ser a segunda força se Kassab se direcionar mais a direita e menos a esquerda. Acorda Sérgio Guerra!
    Que saudades da ARENA!

  88. MARIZE

    -

    03/09/2012 às 13:58

    OPOSIÇÃO!!!!!!!! ESTÃO É TODOS DOMINADOS.

  89. MARIZE

    -

    03/09/2012 às 13:57

    O PAÍS JÁ FOI A BRECA, HÁ MUIIIIIIIIIITO TEMPO.

  90. p.araujo

    -

    03/09/2012 às 13:56

    Reinaldo, a fantasmagoria gramsciana já está perfeitamente realizada.
    O fato de Eduardo Campos aparecer como terceira via, mostra que a oposição ao governo, sai das entranhas do próprio governo, e o fim da oposição parece que teremos uns 40 anos de petismo no poder, esse é o tempo para uma nova geração, quem sabe com os valores que sempre impulsonaram a civilização para o progresso, moral.

  91. neoliberal otimista

    -

    03/09/2012 às 13:55

    Reinaldo, não está mais do que na hora de Fernando Henrique Cardoso entrar com tudo na campanha de José Serra ??? Aloysio Nunes Ferreira foi eleito senador não apenas com a morte do Quercia, mas com a entrada de FHC em sua campanha eleitoral ! Aloysio estava em 3º lugar, atrás de Dona Marta e do pagodeiro Netinho ! Com FHC pulou para 1º e se elegeu com mais de 10 milhões de votos !

  92. Reforma politica, Ja, ja, ja, ja!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    -

    03/09/2012 às 13:52

    -
    -
    Reinaldo, com essa politica que temos fica dificil… azorra e total…..ENQUANTO NAO ACABAREM COM AS COLIGACOES NAS ELEICOES, com A coligacao independnete de ser OPOSICAO OU GOVERNO,,,,,,a coisa nao anda….
    noa da para entender um prefeito, um deputado estadual, um vereador, apoiar um governador que e de um partido OPOSICAO NACIONAL ao seu…….. SERIA O SAMBA DO CRIOLO DOIDO… nao vejo outra definicao……..
    COM ESSA SITUACAO, TODO MUNDO E AMIGO E INIMIGO AO MESMO TEMPO… digo inimigo porque eles se tratam assim…deveriam ser adversarios…..
    -
    -
    COMO ER OPOSICAO COM ESTA SITUACAO, ques e agravou com o governo LuloPetista;Dilmes = mensalao e outros…….
    -
    -
    A IMPRENSA ALUGADA AJUDA……
    -
    RUI…. OUTROS
    -
    -
    -
    “O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiotas estão cheias de certeza.” Bukowski
    -
    “ O problema de hoje é que a grande maioria se alienou, e os aproveitadores tomaram conta de tudo, seja por meio do voto, obtido na mentira, na calúnia, na farsa, na ilegalidade, na ilusão dos inocentes úteis, nas diversas bolsas, ONGs, “partidos” políticos nanicos, na mídia alugada, na juventude influenciável e mais preocupada em badernas, em baladas. POBRE PAÍS QUE ACREDITA NESSA GENTE…
    -
    -“As leis que não protegem nossos adversários não podem proteger-nos.” Rui Barbosa
    -
    -
    -
    -
    -
    “O ódio nunca desaparece, enquanto pensamentos de mágoas forem alimentados na mente. Ele desaparece, tão logo esses pensamentos de mágoa forem esquecidos” Buda
    -
    “Por vezes é penoso cumprir o dever, mas nunca é tão penoso como não cumpri-lo” Alexandre Dumas
    -

  93. Adelinha Aguiar

    -

    03/09/2012 às 13:50

    Aqui no seu blog, entra um monte de advogado aqui para ler. Voce é um formador de opinião. Pois comande o povo a entrar com Ações Populares e nos ensine como pedir formalmente a esses políticos preguiçosos, que aceitem nossos pedidos de ação por crimes de responsabilidade contra o Presidente Lula e a Governanta.
    E como aqui tem leitores de todos os tipos, que eles possam nos ajudar a fazer essas ações. Voce pode destinar um dia da semana ou dois, para orientar como vamos fazer isso.
    É nosso dever, nossa salvação, porque o Mensalão, é apenas a ponta mínima de um iceberg de roubos trilhionários que estamos assistindo, para financiar o o único projeto do PT e de sua base aliada, o perpetuamento de poder. Sabe-se lá quantos bilhões já foram retirados dos cofres do BNDES, Caixa, Petrobrás, BB, e outras estatais e autarquias!
    O Mensalão, é mixaria.
    Então? O que vai ser?
    Vamos apenas deitar falação? Como sempre?
    Nós somos a oposição de fato! E estamos apenas nos indignando, falando muito e pouco tem sido feito, com raras excessões que é o seu caso, que é lido por todos, inclusive e religiosamente pela situação, pelos ministros do STF, por quem deseja saber qual vai ser o próximo passo. Voce, inclusive acaba beneficiando com lógica e clareza, o próximos passos que os mensaleiros vão dar. Os caminhos que os ladrões vão tomar para criar novas idéias, quem vão pagar para mentir e escrever por eles em jornais sérios, inclusive. Não me espantaria de saber amanhã, que jornalista tal, famosão, postou uma pauta como se ele estive escrito, a mando dos petralhas.
    Está cheio de gente safada SE FAZENDO de séria nas grandes redações. Eu já ví isso no NYT, aqui então, nem se fala.

  94. GamoR1

    -

    03/09/2012 às 13:48

    Caro Reinaldo
    Parece que esse é o destino do tucano, ficar em cima do muro, vendo a banda passar, para ver como fica. Estão felizes com o que tem, e olhe que não é pouco. Então porque exercer a oposição?

  95. Nélio

    -

    03/09/2012 às 13:48

    Eu sempre penso nisso: pior do que constatar que os petistas são uma versão realística dos “Piratas do Tietê” de Angeli, é concluir que a oposição está profundamente despreparada para administrar a Nação. Na caserna diz-se que sem objetivos definidos, só por acaso chega-se a algum lugar. Propor alternativas viáveis para liderar um país dá trabalho. Não é qualquer Estelita ou Cunha que é capaz disso. É mais fácil bradar heroísmo escondido atrás das “montanhas de Minas…”

  96. Filipe

    -

    03/09/2012 às 13:48

    O Globo de hoje o Noblat prova que 2 ministros do supremo,estão la para proteger o PT,dos crimes praticados,cade a oposição ,os senadores da oposição para solicitar aos dignissimos Ministros Petista, do supremo que venham se explicar no congresso,por mais esse atentado a democracia, se fosse ao contrario o Pt ja tava na rua pedindo a cassação dos ministros,que pelo andar da carruagem o mais novo vai acabar sendo cassado mais dia menos dia.

  97. luiz carlos rizzo

    -

    03/09/2012 às 13:44

    ReinaldoXXXXXXXXXXXXX na cascuda!

  98. conceicao

    -

    03/09/2012 às 13:43

    OBSERVAÇÃO; NÓS, NÃO SABEMOS O DIA DE AMANHÃ!

  99. Ailton São Paulo

    -

    03/09/2012 às 13:42

    O meu lado é contra Lula e o PT. Odeio Lula e o PT com todas as forças de minha alma… Toda vez que vejo um canalha petista – qualquer um! – a vontade que tenho é de dar-lhes uns bons tapas na cara para deixarem de ser cínicos. Portanto, por ser contra Lula e o PT (e não a favor de PSDB, PPS, DEM ou de qualquer outro partido) é que sempre me senti livre para acusar esta oposição de ridícula, vacilante, covarde, conivente e irresponsável.

    .
    Como é possível que um lutador se coloque nas cordas e se permita ser surrado sem piedade quando possui elementos e fatos para “socar” o adversário? Dilma, no âmbito federal, e os petistas, em governos estaduais, estão privatizando quase todas as estradas federais e/ou empresas públicas estaduais, mas o PSDB permite passivamente que beócios continuem pespegando a pecha de “privataria” à acertada política de privatizações do governo FHC. Nenhum deles, salvo as parquíssimas exceções, tem um discurso lógico, que chame o povo à razão, mostrando os absurdos do PT. Ora, de que têm medo? Que o PT fale de “privataria”? Mostrem a “privataria” do PT! Que o PT fale do “mensalestado” de Azeredo e do “mensalistrito” do Arruda? Mostrem o “mensalão” do PT! Do que esta oposição acovardada tem medo?! Das pesquisas mentirosas? Da militância profissionalizada, paga com o meu dinheiro? Do que esta oposição lhanosa tem medo? Da popularidade de um cachorro louco, de um calhorda sem limites? Mostrem as contradições do PT, mostrem os moleques do PT, partam para cima do PT e de Lula, pois, para cada acusação que estes bandidos fizerem outras tantas há sobre as costas deles… Para cada militante profissionalizado, asqueroso, o implacável e irretorquível argumento de que militam em um partido corrupto, oficialmente corrupto!

    .
    Será que a oposição não percebe, cega, surda e muda, que o Brasil espera o momento do enfrentamento? Ansiamos pelo instante em que digam, com todas as letras: a máscara do PT e de Lula está no chão!!! Deixa de ser covarde, oposição!!!

  100. Adelinha Aguiar

    -

    03/09/2012 às 13:41

    E mais, entra um monte de advogado aqui para ler seu blog. Voce é um formador de opinião. Pois comande o povo a entrar com Ações Populares e peça formalmente a esses políticos preguiçosos que aceitem nossos pedidos de ação por crimes de responsabilidade.
    E como aqui tem leitores de todos os tipos, eles possam ajudar-nos a fazer essas ações. Voce pode destinar um dia da semana ou dois, para nos orientar como vamos fazer isso.
    É nosso dever, nossa salvação, porque o Mensalão, é apenas a ponta mínima de um iceberg de roubos trilhionários que estamos assistindo, para financiar o o único projeto do PT e de sua base aliada, o perpetuamento de poder. Sabe-se lá quantos bilhões já foram retirados dos cofres do BNDES, Caixa, Petrobrás, BB, e outras estatais e autarquias!
    O Mensalão, é micharia.
    Então? O que vai ser?
    Vamos apenas deitar falação? Como sempre?
    Nós somos a oposição de fato! E estamos apenas nos indignando, falando e muito pouco tem sido feito, com raras excessões que é o seu caso que é lido por todos. Inclusive religiosamente pela situação, pelos ministros do STF, porquem deseja saber qual vai ser o próximo passo. Voce inclusive acaba beneficiando com lógica e clareza, o que os mensaleiros, os caminhos que os ladrões vão tomar para criar novas idéias, quem vão pagar para mentir e escrever por eles em jornais sérios, inclusive. Não me espantaria de saber amanhã, que jornalísta famoso, postou uma pauta como se ele estive escrito, a mando dos petralhas.
    Está cheio de gente safada SE FAZENDO de séria nas grandes redações. Eu já ví isso no NYT, aqui então, nem se fala.

  101. francisco

    -

    03/09/2012 às 13:38

    Acho que o problema é que a oposição deve ter vários dos seus componentes com o rabo preso, como se diz popularmente.Daí o silêncio.Quanto ao Aécio Neves,mesmo quando governador de Minas, se alguém quisesse se esconder dele nos fins de semana era só ir para Belo Horizonte.O senador tem grande potencial político,é um homem honrado, competente mas não quer largar o Rio de Janeiro,infelizmente para Minas.

  102. BOB

    -

    03/09/2012 às 13:35

    Na última eleição Serra tinha tudo para derrotar a boneca de ventríloco. Chegou a campanha na TV, chegaram os debates, e o que vimos? Serra denunciou o passado terrorista de dilma, o seu evidente despreparo, a lojinha de 1,99? Denunciou as falcatruas dos petralhas, as mentiras do molusco, a roubalheira generalizada? Nada disso: ao invés de assumir uma postura de estadista, fez uma campanha medíocre, falando de mutirão de catarata, transporte escolar, e outras ninharias. Parecia mais candidato a prefeito em cidadezinha do interior, e não a presidente da república. O PSDB não fica atrás em ineficiência.

  103. Nathaniel

    -

    03/09/2012 às 13:33

    Reinaldo segue outro trecho show da entrevista do Reale pro site consultor jurídico sobre a revisão do código civil na era da mediocridade..
    .
    ConJur — No seu ponto de vista, qual é o erro principal?
    Miguel Reale — É você estabelecer uma punição, uma interferência do Direito Penal em fatos que devem ser enfrentados pelo processo educacional, processo de educação na escola, processo de educação na família, e não com a repressão penal.
    ConJur — Tentar resolver todos os problemas com punição pode ser visto como reflexo do momento social em que vivemos?
    Miguel Reale — Também. Imaginar que trazer punição do Direito Penal para resolver as coisas, que vamos dormir tranquilos porque o Direito Penal está resolvendo tudo. É a ausência dos controles informais, a escola, a igreja, a família, o sindicato, o clube, a associação do bairro, a vizinhança etc. São todas formas naturais, sociais, de controle social. Quando os controles informais já não atuam, se reforça o Direito Penal como salvação. Passa a ser o desaguador de todas as expectativas.
    ConJur — Isso mostra uma hipertrofia do Estado?
    Miguel Reale — Uma grande hipertrofia e uma fragilidade política e uma fragilidade social. Políticas de sociabilidade, políticas de agonia social. É um agigantamento do Direito Penal.
    ConJur — Passamos também por um afã acusatório, ou seja, é mais importante fazer uma acusação do que se chegar a uma solução?
    Miguel Reale — Sim. Isso passa um pouco pela dramatização da violência, pelo Direito Penal presente nos meios de comunicação diariamente, uma exacerbação. Ao mesmo tempo em que existe uma crença no Direito Penal, há uma descrença, porque se chega a um momento de grande decepção. Ao mesmo tempo em que depositam todas as fichas no Direito Penal, as pessoas dizem: “Mas ninguém vai ser punido” ou “só vão ser punidos os pequenos, e os grandes nomes vão se safar”. A pesquisa da Folha de S.Paulo sobre o mensalão é um exemplo. As pessoas acham que os réus são culpados, mas 73% acham que eles não serão punidos. Ou seja, é ao mesmo tempo ter o Direito Penal como único recurso, e saber que esse recurso não vai funcionar. Aí vem um grande desânimo que acaba, talvez, levando negativamente a uma grande permissividade.
    ConJur — O nosso sistema penal está preparado para isso?
    Miguel Reale — Não, inclusive com esse problema de não haver o livramento condicional. O que eu vejo é o seguinte: grande parte da população carcerária está presa por crime de roubo, violência, crime contra patrimônio, ou seja, roubo comum, roubo à mão armada, latrocínio e tráfico de drogas. Esses são os crimes, os núcleos que mais levam à prisão. A maior parte é por latrocínio e tráfico de drogas, que são crimes hediondos. Ser crime hediondo não levou a uma redução da incidência criminal. E os crimes de roubo, que crescem vertiginosamente, crime de roubo comum ou roubo à mão armada, ou mesmo, infelizmente, com mais gravidade, o latrocínio, cresceram vertiginosamente, pelo menos em São Paulo, e é um crime hediondo. Por que se dissemina? Porque existe uma grande impunidade. Essa impunidade vem do quê? Da falta de apuração dos fatos delituosos.
    ConJur — Então o problema é da falta de polícia e não de lei?
    Miguel Reale — Nem da falta de lei, nem da falta de polícia. É da falta de investigação. O percentual dos crimes de roubo cuja a natureza é descoberta é de apenas 2%. Então, se nós temos 500 mil presos a maioria desses presos é por roubo, imagina se você descobrisse dez vezes mais, ou 20%. Qual seria a população carcerária? Eu mesmo fui assaltado duas vezes e não registrei boletim de ocorrência. O problema todo é imaginar que a lei penal em abstrato tenha efeito intimidativo. O que tem efeito intimidativo é a lei quando é efetivada ou quando se mostra possível de efetivar. Vou dar um exemplo: se você está em um estrada e passa um carro no sentido contrário e dá um sinal de luz, você diminui a velocidade porque tem guarda rodoviário pela frente. Quando você passa o guarda rodoviário, você acelera. Quando você está na estrada e tem lá o radar, você diminui. Então o que é? É a presença efetiva, ou humana ou por via de instrumentos de controle.

  104. Garganta

    -

    03/09/2012 às 13:29

    Caríssimo Reinaldo,

    Cadê a oposição para denunciar o Código Penal petralha?

    Veja passagem da desconstrução desta aberração feita pelo jurista Miguel Reale Jr:

    “ConJur — Foi para diminuir as penas das condenações?
    Miguel Reale — Pelo contrário, as penas são elevadíssimas! E para fatos irrelevantes. “Artigo 394: omissão de socorro para animal.” A qualquer animal. Se você passa e encontra um animal em estado de perigo e não presta socorro a esse animal, sem risco pessoal, sabe qual é a pena? De um a quatro anos. Agora, omitindo socorro a criança extraviada, abandonada ou pessoa ferida, sabe qual a pena? Um mês. Ou seja, a pena por não prestar socorro a um animal é 12 vezes maior do que a pena de não prestar socorro a uma pessoa ferida. Outro exemplo: pescar ou molestar cetáceo. Sabe qual é a pena? Dois a quatro anos. Mas se você molestar um filhote de cetáceo, é três anos. Se você só pesca o cetáceo é dois, mas se o cetáceo morre, passa para quatro anos. Você vai pescar para quê? Para colocar a baleia no aquário dentro de casa?”

    Fonte:

    http://www.conjur.com.br/2012-set-02/entrevista-miguel-reale-junior-decano-faculdade-direito-usp

    Com os melhores cumprimentos,

    Garganta.

  105. Adelinha Aguiar

    -

    03/09/2012 às 13:28

    A oposição é composta de políticos preguiçosos!!! FATO!!!

  106. Nathaniel

    -

    03/09/2012 às 13:26

    Reinaldo segue parte da entrevista do Miguel Reale jr pro site consultor jurídico sobre a proposta de novo código:
    …….
    ConJur — Foi para diminuir as penas das condenações?
    Miguel Reale — Pelo contrário, as penas são elevadíssimas! E para fatos irrelevantes. “Artigo 394: omissão de socorro para animal.” A qualquer animal. Se você passa e encontra um animal em estado de perigo e não presta socorro a esse animal, sem risco pessoal, sabe qual é a pena? De um a quatro anos. Agora, omitindo socorro a criança extraviada, abandonada ou pessoa ferida, sabe qual a pena? Um mês. Ou seja, a pena por não prestar socorro a um animal é 12 vezes maior do que a pena de não prestar socorro a uma pessoa ferida. Outro exemplo: pescar ou molestar cetáceo. Sabe qual é a pena? Dois a quatro anos. Mas se você molestar um filhote de cetáceo, é três anos. Se você só pesca o cetáceo é dois, mas se o cetáceo morre, passa para quatro anos. Você vai pescar para quê? Para colocar a baleia no aquário dentro de casa?
    ConJur — E sem livramento condicional.
    Miguel Reale — Pois é. Acabar com o livramento condicional é uma violência. Eles criam uma barganha com a colaboração da Justiça. A barganha elimina o processo sem a presença do réu, e é feita pelo advogado ou defensor público que estabelece que não haverá processo. Então, aceita-se uma negociação na qual haverá a imposição de uma pena reduzida sem que se possa aplicar o sistema fechado.
    ConJur — De onde tiraram isso?
    Miguel Reale — Do sistema americano. Para qualquer crime, qualquer delito, haverá barganha para não manter o sistema fechado. E depois da colaboração, já mais vergonhosa de todas, porque quebra com todos os sistemas éticos de vida, que é denunciar os amigos para todos os delitos, vem a colaboração com a Justiça em qualquer tipo de crime. Aí o sujeito não é apenado, em qualquer tipo de delito, se ele antes da denúncia apresentar uma investigação, elementos suficientes para culpar os coautores, os cúmplices. É uma coisa importada. Esse exemplo americano é extremamente grave, porque nos Estados Unidos já se tem a comprovação, estudos estatísticos, do número de pessoas que, na incapacidade de produzir provas a seu favor, na falta de ter um advogado competente, aceitam a barganha porque acham melhor, mais seguro aceitar uma pena menor do que enfrentar o processo.
    ConJur — Mesmo sendo inocentes?
    Miguel Reale — Mesmo sendo inocentes. O número de inocentes que acabam aceitando a barganha, com a ameaça de que haverá uma pena muito maior de outra forma, é muito grande. Por outro lado, a colaboração da Justiça é o sujeito ficar praticando o delito até a hora que a barca vai afundar. Na hora que a barca afunda, ele pula fora e entrega os outros. Quer dizer, é o Estado se valendo da covardia e da falta de ética do criminoso. É a ética do delator. É premiar o mal caráter, premiar o covarde. Porque há de ter pelo menos um código de ética entre aqueles que praticam o crime.
    ConJur — O novo Código Penal vai acabar com isso?
    Miguel Reale — Todas as leis internacionais querem introduzir normas de delação. Delação demonstra o seguinte: incapacidade de apuração. É o juiz, recebendo os fatos, considerar o perdão judicial e a consequente extinção da punibilidade. Se imputado como primário, ou reduzirá a pena de um terço a dois terços ou aplicará somente a pena restritiva. Quer dizer, não tem pena de prisão ao acusado que tenha colaborado efetiva e voluntariamente com a investigação. Mas como voluntariamente? Ele está com um processo em cima dele.
    ConJur — Como funcionaria essa delação?
    Miguel Reale — Você delata, sua delação fica sigilosa, e depois que é delatado é dado conhecimento dela aos advogados das partes, ou dos réus, que foram delatados pelo beneficiário. É delação de coautor. Os coautores vão ser processados por causa da delação. Está dizendo aqui que não basta a delação para ser prova, tem que ter outros elementos. Mas ele delatou. E se não tiver nenhuma outra prova? Não está escrito aqui. Aqui diz a total ou parcial identificação dos demais coautores, e não prova.
    ConJur — Ou seja, é preciso correr para delatar primeiro e não ser delatado por um comparsa.
    Miguel Reale — Sim. E a delação tem de ter como resultado: “a total ou parcial identificação dos demais coautores ou partícipes da ação criminosa; a localização da vítima com a sua integridade física preservada”. Aqui é no caso de um sequestro. Recuperação total ou parcial do produto do crime.
    ConJur — Dispositivos como esses são para ganhar manchetes?
    Miguel Reale — É isso que estou dizendo, não se faz Código Penal com o jornalista à porta. A cada pérola produzida, punham na imprensa. Os notáveis não têm o menor conhecimento técnico-científico, o menor conhecimento jurídico. O que me espantou foi, na parte geral, encontrar isso. Confusões gravíssimas conceituais. Algumas coisas são mais técnicas. “A realização do fato criminoso exige ação ou omissão, dolosa ou culposa, que produza ofensa, potencial ou ofensiva.” Tem vários crimes que não têm ofensa potencial ou efetiva. Por exemplo: tráfico de drogas, não tem. Qual a ofensa potencial que o tráfico de drogas oferece a um determinado bem jurídico? Não tem. São chamados crimes de perigo abstrato, em que você presume que há um perigo em decorrência dele. Porte de entorpecentes, por exemplo. Porte de arma é crime grave hoje. Não tem nenhuma ofensa potencial ou efetiva. Porque é um crime de perigo abstrato, é um crime chamado de “de mera conduta”. E hoje isso se repete. Em vários tipos de delito há a figura do crime de perigo abstrato. Quando fala do fato criminoso, você já está incluindo todos os crimes de perigo abstrato. Isso tem que ser comedido. Têm de ser limitados os crimes de perigo abstrato, mas com o novo texto, acaba-se com os crimes de perigo abstrato. Tem ainda uma frase que eu não consegui entender: “A omissão deve equivaler-se à causação”. Como ela mesma vai se equivaler? Não dá para entender. Tem outra coisa aqui: “o resultado exigido.” Exigido por quem?
    ConJur — Seria o resultado obtido?
    Miguel Reale — Claro! Resultado exigido? Por quem? O resultado exigido pela norma?
    ConJur — O senhor havia falado da questão do dolo.
    Miguel Reale — Isso. O artigo 18, inciso I, diz: “doloso, quando o agente quis realizar o tipo penal ou assumiu o risco de realizá-lo”. Eu quis o tipo penal? O tipo penal tem vários elementos constitutivos. É falta de conhecimento técnico no uso dos termos técnico-jurídicos. O tipo penal é um conceito da estrutura do crime, dogmático. Não se “quer o tipo penal”, se quer a ação. O texto diz também que há um início de execução quando o autor realiza uma das condutas constitutivas do tipo ou, segundo seu plano delitivo, pratica atos imediatamente anteriores à realização do tipo. Se você não realizou, são os atos preparatórios que exponham a perigo o bem jurídico protegido. Isso é o samba do crioulo doido! Por isso que eu disse que o problema não é ser técnico, é ser compreensível e se ter um pouco de lógica, de fundamento, de conhecimento. São coisas que realmente me deixam extremamente preocupado.
    .
    .

  107. Fabio

    -

    03/09/2012 às 13:24

    Realmente está uma vergonha, o Serra parece de novo com medo de mostras os erros do PT, Aécio é só fachada, Álvaro Dias não assume esse papel e Sérgio Guerra vendo o Jarbas apoiando o Eduardo Campos em Recife… e esse Reinaldo, não é mesmo diferente do PT, pelo menos no “toma lá dá cá..”, que ele fez muito bem até agora com o PT. Sem falar no populismo no maior estilo do seu avô, onde Recife e PE inteira sofre com falta de investimento em Educação, Segurança e Infraestrutura. Estamos mesmo vivendo momentos bem difíceis…

  108. Nathaniel

    -

    03/09/2012 às 13:23

    Concordo, Alvaro Dias pra presidente do Brasil

  109. ROBERTO AZEVEDO

    -

    03/09/2012 às 13:23

    “Nenhum governo (leia-se país) pode assegurar seu futuro sem uma oposição formidável.”
    Benjamin Disraeli (quando era oposição, claro).
    Oposição “formidável” (na verdade canalha, o que lhes serviu muito bem) foi a do PT contra FHC. No primeiro dia do governo FHC já se lia em muros pichados por todo o país: “Fora FHC”.
    A oposição ao PT no Brasil não lê história. Os petistas sem dúvida foram mais a fundo, pois comprovam continuamente que sabem e aplicam mais esta máxima de Disraeli: “Não há ato de baixaria que um Partido Político não seja capaz de fazer; porque em política não há honra”.

  110. conceicao

    -

    03/09/2012 às 13:22

    Sábio Reinaldo, quase não não aguentei ler este triste e verdadeiro texto! Chorei.- Mais, meu filho me reanimou dizendo; mãe, o pt ´já esteve muito melhor!Hoje eles estão acabados! Quem diria este MENSALÃO iria tomar á dimensão que está tomando? E mais incrível e escandaloso, querer incriminar o PGR? Eles estão atirando nos próprios pés? O povo vão se alertando, enquanto estes ditadores vão se cavando á própria sepultura? Eles estão sem rumo! Não existem mais o partido do PT!! Eles estão se desmentindo tudo que não eram, falavam para manipular e enganar os brasileiros para apoderar do poder, e aprovar ás leis mais perversas, desde que se os beneficiassem! Por isso, compraram á base aliada, que mesmo vendo tudo de errado com o povo BRASILEIRO, não os deixam! O povo darão ás respostas para estes mentirosos, enganadores, sem escrúpulos, fariseus, ladrões do dinheiro público,comunistas e sem vergonha, ainda depois de comprovado o ESCÂNDALO MAIS VERGONHOSO DA HISTÓRIA DO BRASIL, QUE O DITADOR lula APDEUTA, DIZIA QUE era INVENÇÃO, tem á cara das mais deslavada, ainda sobe em palanques, para tentar ver se consegue manipular os BRASILEIROS, mais uma eleição com ajuda dos inimigos do BRASIL, esta base que para mim não se envergonham nem de suas próprias famílias! Turma de ABUTRES!!!!!Vocês esqueceram o DONO DA verdade e do amor Está NOS OLHANDO! ELE, DARÁ À RESPOSTA NA HORA CERTA!!ELE É DEUS!!!REINALDO o nosso tempo não são o tempo de DEUS! E NOSSOS PENSAMENTO, TAMBÉM NÃO. NÓS SABEMOS O DIA DO AMANHÃ VAMOS LUTANDO COM À VERDADE E VEREMOS QUEM VENCERÃO? REINALDO QUE DEUS ILUMINE VOCÊ E SUA FAMÍLIA E TODOS OS OUTROS COLUNISTAS DO BEM E A VEJA QUE È UM EXEMPLO PARA O MUNDO!!!!!!!

  111. Vacari

    -

    03/09/2012 às 13:20

    E sem oposição, temos que aguentar colunistas como Dimenstein, que depois deste artigo, mostra que age a serviço do partido preferido da imprensa.

    OBS.: Não voto em Russomano!

    Russomanno é um novo Collor?

    Há inegáveis traços que fazem Celso Russomanno lembrar Fernando Collor.
    1) Ambos cresceram entre o eleitorado montados num partido inexpressivo, quase sem representação no Congresso;.

    2) Boa parte da popularidade veio do uso da mídia eletrônica, especialmente a televisão;

    3)Tanto Collor quanto Russomanno aproveitaram um cansaço com as caras e os partidos tradicionais na política e, assim, venderam a ideia de que eram o novo;

    4) Eles souberam manipular símbolos associados à moralidade que os ligaram ao eleitorado: Collor, os marajás; Russomanno, o consumidor.

    5) Assim como na campanha de Collor, aparecem denúncias mostrando uma dissonância, no campo da moralidade, entre o que se fala e o que se faz.

    6) Para dizer que era o “novo”, Collor dizia que estava sozinho, mas tinha o apoio dos usineiros alagoanos; Russomanno se mostra também como alguém longe dos esquemas de poder, mas sua candidatura é amparada pela poderosa Igreja Universal do Reino de Deus.

    7) E, por fim, ambos tinham muita proximidade com Paulo Maluf.

  112. B.H

    -

    03/09/2012 às 13:20

    Sr Reinaldo Azevedo:

    Parabenizo pelo texto.
    Matou a pau.

    Saudações

    Ps A covardia é repugnante.

  113. Pietro Guerriero

    -

    03/09/2012 às 13:14

    Apenas para acrescentar ao meu comentario anterior: Tenho grande admiracao por Reinaldo, Augusto e alguns (poucos) jornalistas que nao sao parte do JEG e continuam a descrever o cenario nacional de uma perspectiva honesta e imparcial. No entanto nao gostaria de ve-los – nenhum deles – ocupando cargos politicos. Sao capazes intelectualmente e certamente me sentiria representado por qualquer um deles. Mas o modelo politico que temos termina por enterrar as boas liderancas em prol da manutencao do status quo.
    Mesmo aqueles pontos fora da curva (Clodovil, Tiririca, etc) sao assimilados pelo modelo e neutralizados.
    Assim sendo, prefiro que Reinaldo, Agusto e outros continuem ocupando a Tribuna onde estao. Prestar servico ao pais e’ isso.

  114. Gps

    -

    03/09/2012 às 13:12

    Olhem que absurdo, o senador Álvaro Dias não fará parte da composição do PSDB em 2014, sua reeleição era certa, mas o PSDB no Paraná, está nas mãos de Beto que tem RICHA com o senador Álvaro. Estamos perdidos!!

  115. Adila Zany

    -

    03/09/2012 às 13:11

    Na eleição de 2010 para o senado Lula estava obcecado em derrotar Arthur Virgílio porque via no Senador um opositor barulhento.Falou ao quatro cantos que faria tudo para derrotá-lo e conseguiu.

  116. Adelinha Aguiar

    -

    03/09/2012 às 13:09

  117. rere

    -

    03/09/2012 às 13:08

    Que diabos de letargia é essa que se apossou desse PSDB de há alguns anos para cá? Parece um bando de panacas que só falam bobagens, que se escondem debaixo da cama e que deixaram literalmente falando o PT tomar conta desse país.Cadê o Sergio Guerra? ; Cadê o Aécio? Cadê o Jereissati? Aonde é que essa gente está? Abandonaram o barco , essa é que é a verdade e deixaram como herança o Serra que mostra a cara em toda eleição que aparece. Na escolha para prefeito por que não apontaram o Floriano Pesaro ou o Andrea Matarazzo, jovens, como candidatos? Foram pegar o velho, outra vez. Que falta de tato, meu Deus ! Como são burros!

  118. cleusa

    -

    03/09/2012 às 13:08

    Quando Alvaro Dias foi cogitado para vice de Serra,o Lulalá sentiu o cheiro do perigo, e tratou de levar o outro Dias para a disputa dentro no Paraná. Pedemos tds, inclusive a dupla de irmãos. Quanto ao dicurso da oposição,as vezes dá pra pensar que os marqueteiros ( PSDB) agem assim em benefício do partidão do momento.Tem sido muita lenga lenga, sem entusiamo nenhum.Quem é oposição, deveria sugerir idéias, no site do Serra…quem sabe ele eleva o tom do discurso e fala o que o povo paulistano quer ouvir.

  119. Saco cheio...

    -

    03/09/2012 às 13:06

    Outro dia vi uma cena: um candidato a vereador foi visitar um pequeno comerciante, que possuia sua loja em uma avenida movimentada, e esse tal candidato nem bem cumprimentou esse tal comerciante, o homem deu uma volta por trás do candidato, pegou em um dos braços dele e expulsou-o, literalmente. Escutei uma parte da ira: não coloque os pés no meu estabelecimento, bando de picaretas, vocês políticos só lembram do povo na hora que quer nosso voto e depois somem, desaparecem… Os transeuntes que viram a cena gostaram da reação do pequeno comerciante e alguns até o ajudaram a xingá-lo…
    Foi um vexame. Isso demonstra que o eleitor está sem paciência nenhuma com político.
    A classe política está na UTI. Faz tempo.
    Lembrando o episódio, penso que político não deveria receber salário, o mandato teria que ser por tempo determinado – nada de reeleição -, empresa (PJ) não poderia dar um centavo para campanha de ninguém, para filhos e netos se candidatarem teria que existir um tempo de carência – nada de ser hereditário. Fica o pai, entra o filho e entra o neto, todo político tinha que ter uma profissão, todo político tinha que ter estudado e passar por um teste (ter uma certificação para ser gestor público), e, se roubar ou ficar rico ilicitamente (em curto espaço de tempo) teria que devolver todo o dinheiro desviado com juros, correção monetária, etc, em no máximo 6 meses após detectada a roubalheira.
    CARGO PÚBLICO É LUGAR PARA POUCOS (vocação). Do jeito que a coisa vai daqui a pouco vamos ter mais candidatos que eleitores (ainda mais se o voto não for obrigatório).

    Não acredito que tenham tantos vocacionados assim.
    Tem algo de podre nesse mundo da política.

    Vamos ajudar o STF na faxina, gente!

  120. Zezinho

    -

    03/09/2012 às 13:04

    Reinaldo,
    Creio que o texto mais importante do seu blog nos últimos 2 anos! Há outros textos seus excelentes que se aprofundam em temas mais gerais, como o papel das oposições. Mas este, na minha modestíssima opinião, traz um “raio X” da pobreza da política brasileira, aplicando os fundamentos tratados anteriormente. Parabéns também pela coerência; mesmo quando discordo de você, reconheço essa qualidade – tão em falta no dito jornalismo brasileiro.

    Será que não há homens e mulheres na política preparados para levar adiante a batalha de idéias que você aponta? Ninguém gritará “mensalão” nos debates eleitorais, assim como os petistas gritaram “Paulo Preto” em 2010? Como você falou, o mensalão é uma realidade de fato e de direito, enquanto o suposto desvio de dinheiro no governo de SP era só isso, “suposto”, e acho que continua assim até hoje.
    Abraço!

  121. Raissa pedra

    -

    03/09/2012 às 12:58

    Reinaldo.
    Por favor,já que não pode ficar sem o veneno Hollywood, ao menos diminua a dose para o bem da democracia.Precisamos de Você.

  122. Pietro Guerriero

    -

    03/09/2012 às 12:56

    Reinaldo e colegas,
    na minha maneira simplista de ver, nossos politicos, em geral, nao tem cacoete de oposicao. E por que ? Porque estao sempre ocupando cargos, seja no Congresso seja em estados governados por correligionarios, empresas estatais, etc.
    Gente que nada mais faz que validar o modelo de governo enquanto fazem “caixa” para a proxima eleicao.
    Nao querem questionar para nao correrem o risco de serem questionados. Nao criticam para nao serem criticados. Abominam o debate publico de ideias e projetos, fora da corrida eleitoral, exatamente porque desnuda a realidade que e’ a falta de ideias e projetos. Vivem de “rabo-preso” ou, se preferir, numa prisao-de-ventre permanente.
    Veja o caso de Serra na campanha presidencial. Foi atacado de maneira pessoal (questao do aborto) e institucional (violacao do sigilo). De que maneira reagiu ? Quem ao menos se lembra do aloprado que apareceu e o que aconteceu com ele ?
    Ou Aecio e o caso da Lei Seca, no RJ. Perdeu uma chance monumental de agir como homem publico, se acovardou e encheu o paiol de municoes do seus adversarios politicos.
    Nao ha’ a cultura do enfrentamento. Quando a mae do governador foi indicada para o TCU, o foi com muitos votos daqueles que “sao” oposicao.
    Ou quando Tofoli foi indicado para o STF nao me consta ter enfrentado qualquer sabatina no Senado. Menos ainda constrangimento.
    A razao que nao estao acompanhando o julgamento do mensalao e’ muito clara. Medo.
    Medo de serem vistos, associados aos ministros favoraveis ‘a condenacao e, posteriormente, terem seus “podres” estampados nas primeiras paginas.
    Um modelo corrupto gera corrupcao em todos os niveis e matizes ideologicos.

  123. QQISSO

    -

    03/09/2012 às 12:56

    O TEXTO DIZ TUDO.

  124. aldo

    -

    03/09/2012 às 12:54

    É preciso pensar só um pouquinho para saber porque Aécio se mantém em silêncio evitando o confronto com o PT e que muito provavelmente não será candidato em 2014. Mais uma vez o PSDB vai ser derrotado com Serra ou vai repetir Alckminn. O PT, vitíma de baixarias e mentiras em 89, absorveu isso muito bem e hoje é mestre em usar a baixaria e as mentiras para vencer e destruir adversários. Agora senti que vc está um pouco desesperado, depositar esperanças em Eduardo Campos é sinal de que acabou suas esperanças, acabou a eleição todos voltam a ser amigos. A oposição precisa ser refundada, sem Serra e sem o PSDB, pois esses caras são os maiores cabos eleitorais do PT nesse país, precisamos de uma oposição que pregue a refundação do país, uma nova Constituição que preze a Liberdade e que proíba o fascismo e que puna a corrupção (na Constituição mesmo, assim não tem como corrupto mudar) e seguindo o estilo da Venezuela, não nas leis e sistema, mas que a Constituição seja aprovada pelo povo e que só possa ser mudada pelo povo. Chega de PECs, petistas e atvistas rasgando a Constituição.

  125. T. M.

    -

    03/09/2012 às 12:51

    Olá Reinaldo. Quanto ao voto do Celso de Mello, instaurou-se a MENTIRA de que ele havia “cobrado” um ato de ofício para condenar o Collor e depois haveria condenado o João Paulo Cunha sem a necessidade de ato de ofício.
    Como eu disse, é MENTIRA:tanto no caso do Collor como no João Paulo Cunha, o Celso de Mello disse que deveria haver a PERSPECTIVA de um ato de ofício, que poderia ou não se concretizar.
    basta ler a partir da p. 558 e seguintes.
    http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=324295
    ACHO LAMENTÁVEL que a MENTIRA dos “dois pesos e duas medidas” seja comprada pela imprensa sem maiores questionamentos, como em:
    http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/kennedy-alencar/KENNEDY-ALENCAR.htm

  126. José

    -

    03/09/2012 às 12:51

    Elementar meu caro Reinaldo.
    A oposição é formada, principalmente, pelo PSDB.
    O PSDB, pelo menos seus líderes, tem como base o Comunismo Fabiano.
    Os Comunistas Fabianos estão se valendo dos Comunistas Marxistas para implantar o seu Comunismo.
    Portanto, nenhuma novidade.
    Olavo de Carvalho explica há tempos este vínculo.

  127. Marcio

    -

    03/09/2012 às 12:43

    Aécio é um zero a esquerda, faz meses que não o vejo nos jornais cumprindo seu papel de oposição . Álvaro Dias certamente é um nome mais adequado, mas não ouvi ninguém se manifestar neste sentido, porque ?

  128. ivanor

    -

    03/09/2012 às 12:37

    Volto a insistir; Tivesse a oposição engrossado o caldo contra o LULLA, teriamos uma guerra Civil, ou vocês acham que os Sindicalistas, militantes, mamadores nas tetas do Governo em número “Nunca antes havido no Pais” deixariam passar em brancas nuvens? Até a Dilma, de mãos dadas com Franklin, voltariam a pegar em armas. Somos o lado pacifico do Brasil já a petezada defenderia, até os dentes, seu idolo de pés de barro.

  129. Petralha News

    -

    03/09/2012 às 12:36

    O PT quer deixar de ser partido político e assumir que é religião (seita) podendo assim processar o Reinaldo quando o mesmo chamar os fieis de petralhas!

  130. LC

    -

    03/09/2012 às 12:35

    Lula criou o “monstro” Eduardo Campos.
    O PT esta tão confortável em Brasília que esta até escolhendo quem deve ser oposição.
    O PSDB & Cia não são bobos e não querem acabar como o DEM.
    Tem medo do enfrentamento por terem “rabo preso” e “telhado de vidro”.

  131. Alvaro

    -

    03/09/2012 às 12:34

    Li em algum lugar: O PT era um partido de presos políticos. Agora vai ser um partido de políticos presos. A quem escreveu, peço desculpas pela citação sem informar a fonte.

  132. Surfista Prateado

    -

    03/09/2012 às 12:22

    Será porque o PSDB não percebe, quando seus políticos vão as suas bases de que o povo está em CONLUIO com as falcatruas do PT, desde que este continue “roubando para o povo”, ou seja, usando o poder para assaltar quem tem um pouco mais (fruto de muito esforço), para dar para quem não está muito interessado em se esforçar?

  133. Paulo

    -

    03/09/2012 às 12:20

    Caro Reinaldo,
    Que oposição o sr. Aécio Neves fez até hoje ao governo do PT?
    E ele quer ser lançado o candidato das vozes roucas das ruas…

  134. Rodrigo

    -

    03/09/2012 às 12:19

    Ih, Aécio é uma negação como opositor. Ora, também pudera: o cara é governador de Minas mas mora no Rio de Janeiro (capital)… Da mesma forma, ele supostamente encabeça a oposição mas seus esforços não estão concentrados nela. Ou seja, É UMA FRAUDE DO TAMANHO DE MINAS GERAIS!!!

  135. Etrusco

    -

    03/09/2012 às 12:16

    Estupendo artigo, RA!

    Que tal convidá-los a um debate e passar um “pito neles”, com educação, mas ‘sem cerimônia’!

    Quem sabe acabamos com esse ‘retiro’ idiota!

  136. Lucas Saboia

    -

    03/09/2012 às 12:16

    O retrato do que é a oposição hoje ilustra uma das páginas internas d’O Globo (no noticiário sobre eleições): Jarbas Vasconcellos, um dos maiores críticos de Lula e do PT, se aliando a Eduardo Campos na eleição em Recife porque não encontra abrigo no seio oposicionista, a despeito de haver um candidato do PSDB e um do DEM na capital de Pernambuco. Emblemático o fato de o presidente do PSDB ser justamente de Pernambuco e, além de não ter Jarbas em seu palanque, ver seu candidato a prefeito sem qualquer chance de sequer chegar ao 2º turno. Um PSDB tão fraco em seu comando não teria a menor chance de ser forte em sua militância.

  137. Gerson

    -

    03/09/2012 às 12:15

    É evidente o motivo pelo qual a “oposição” não toca em assuntos tipo mensalão na campanha. Isso corrobora a tese de que TODO político é corrupto. Tanto Governo quanto oposição estão absolutamente juntos na corrupção. Com intensidades diferentes, é verdade, mas juntos. Além disso o mensalão existiu e EXISTE desde sempre. Agora ainda mais aprimorado. O dinheiro está sendo repassado via medida provisória ou por emenda ao orçamento. Isso não é novidade. Novidade é estarmos descobrindo essa lama somente agora(é a síndrome do piu-piu-Eu acho que vi um corrupto).

  138. J.R.Monteiro

    -

    03/09/2012 às 12:14

    Artigo muito oportuno.
    A Oposição não existe. Ela está oposição, não é.
    Os políticos, todos, comportam-se da mesma maneira. Alguns não se locupletam, mas fazem vista grossa e são cúmplices por inação. Pouquissimos gritam e reclamam, mais para entrar para o time do que para parar a safadeza.
    Enquanto o voto for obrigatório e a população minimamente esclarecida, não tem conserto.
    A grande imprensa escrita cumpre seu papel, mas num país de analfabetos funcionais, ninguem toma conhecimento. A pequena imprensa, a falada e a televisiva, são compradas com as generosas verbas públicas, e se cala.
    A elite, salvo honrosas exceções, tambem é cumplice por interesse explícito.
    O PT, guiado pelo pragmatismo do Lula, aparelhou as instituições e vai continuar dando as cartas enquanto a pirâmide não se esboroar.

  139. Desacreditado

    -

    03/09/2012 às 12:14

    A oposição está em greve, mas não é só ela. O jornalismo está em greve, os eleitores estão em greve, e então, fazer o que?

  140. Valdir A. C.

    -

    03/09/2012 às 12:13

    Oposição??? Onde?? Quando? De quem??

  141. Esperança

    -

    03/09/2012 às 12:12

    Sério, eu ando tão indignada com a oposição que comecei a escrever e fiz um blog(e aí posso expressar questionar e criticar tudo q leio e vejo sobre esse desgoverno da Dilma) Não dá p aguentar essa lerdeza, essa falta de coragem. O único q vejo esbravejar é o Senador Alvaro Dias. Ele está só nesta luta.

  142. Daniel

    -

    03/09/2012 às 12:11

    Sãos uns alienados e incapazes. Somos órfão de um caminho alternativo.

  143. Newton

    -

    03/09/2012 às 12:10

    Não assisto TV Câmara, só a TV Senado e a oposição ganhou mais fôlego com o Senador Aloysio Nunes.
    Na semana passada ele -PSDB- ingressou com uma ação no STF contra a criação da Etav – Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A. (trem bala) que é objeto de “medida provisória”. Um despautério total.
    A ação do Senador Aloysio se torna mais relevante quando a tal “medida” também nomeia o senhor Bernardo Figueiredo para presidente da Etav. Esse senhor teve sua nomeação negada pelo Senado para presidência da ANTT por incompetência, mas parece que é “peixe” do mais alto nível do Planalto.
    Entretanto, a oposição come mosca semanalmente. Todas as segundas feiras o Senador Paulo Paim promove seminários que na verdade servem de palanque de campanha eleitoral fora de hora.
    Na “campanha” de hoje apareceu um cidadão -salvo engano Paulo Batelo- que comentou indignado que a eleição do Senador Aloysio se deu pelo dinheiro dos poderosos.
    Acho que esse ser pensante deve assistir o julgamento do mensalão para compreender quem realmente teve ajuda dos poderosos para se eleger.
    Newton

  144. Garganta

    -

    03/09/2012 às 12:10

    Caro Reinaldo,

    É exatamente o que eu disse num comentário feito no mês passado: se uma voz de oposição levantar-se, mil espíritos levantar-se-ão contra ela. Enfrentará sindicalistas pelegos, empresários pelegos, imprensa pelega, ONGs pelegas, funcionários públicos pelegos e todo tipo de peleguismo infiltrado na sociedade. E o pior: trata-se do peleguismo petralha…

    Veja o caso do Serra cuja rejeição no Município de São Paulo(caso se confirme) se deve apenas ao trabalho da máquina petralha de difamação. O homem levantou a voz contra o “status quo” e teve o sigilo fiscal da família devassado, livros difamatórios editados contra ele e por aí vai. Um homem como o Serra, porém, deveria ter pouca rejeição, uma vez que não há nada de concreto contra sua pesssoa. Já o Lula, que tinha a quadrilha do Mensalão em seu governo, deveria ser rejeitado por todos…

    Poucos são os políticos de coragem, capazes de enfrentar estes parasitas. Quem leu os escritos políticos de Monteiro Lobato sabe que o Brasil está atrasado em pelo menos trezentos anos ou mais por causa disso…

    PS. Recomendo a leitura de “Mister Slang e o Brasil”, de Monteiro Lobato.

    Com os melhores cumprimentos,

    Garganta.

  145. Carlos Matão

    -

    03/09/2012 às 12:08

    Reinaldo,
    Nas eleições passadas o governo do PT usou do poder (principalmente financeiro) para desbancar políticos combativos da oposição, como Tarso Gereissati, Mão Santa, Heráclito Fortes e vários outros (claro que a população ignara contribuiu para isto), sendo esta, a meu ver, uma das causas das apatia reinante.

  146. Victoria

    -

    03/09/2012 às 12:08

    Esse é o problema. A oposição, especialmente o PSDB, ao não se pronunciar sobre nada confirma a máxima do PT de que são todos iguais. Alguém vê alguma diferença? Um jovem eleitor sabe o quê sobre o PSDB? Eu mesma não sei o que pensam sobre as cotas, o Kit Gay, o PROUNI, o Mensalão, a entrada da Venezuela no Mercosul, dinheiro a rodo para a Bolívia, Equador, Venezuela, a Delta e suas tenebrosas transações com o PT através de seu consultor especial e outras tantas questões. Eles simplesmente ignoram que para o povo quem cala consente. bando de incompetentes.

  147. Rô Dias

    -

    03/09/2012 às 12:08

    Reinaldo você ainda chama de oposição? Eu não, chamo de apêndice do PT e só as paredes e o ar de Brasília sabem pq de tanta omissão!O fraga no hotel pode responder várias coisas, inclusive o vírus de faz de conta que atacou a oposição e algumas figuras da política nacional. Só temos a imprensa séria a nosso favor e mais nada!!!!!

  148. DOCKA MARINS

    -

    03/09/2012 às 12:06

    “Caro REI, Sergio Guerra e um PULHA, seu maior interesse sao os CONCHAVOS, quem e de PE o conhece bem, quanto a EDUARDO, também quem é de PE lembra dos precatorios, foi um servico bem feito e livrou-se, quanto ao carater, se nao mudou, tenho pena dos brasileiros.” AMIGO , O QUE O LUIS ESCREVEU ABAIXO É A PURA VERDADE. JÁ FALEI AQUI SOBRE AS LAMBANÇAS DOS PRECATÓRIOS QUANDO O SR. EDUARDO CAMPOS ERA SECRETÁRIO , VEJAM SÓ , DA FAZENDA DO SEU AVÔ. NÃO DEU EM NADA. ORA O CIDADÃO CONSEGUE EMPLACAR ATÉ A MÃE EM UM CARGO DESSES. EU TAMBÉM LUIS , TENHO PENA DOS BRASILEIROS. ALIÁS DE HÁ MUITO, NÃO É MESMO?. É VELHA MAS VALE: ” SE CORRER O ” DUDU” PEGA SE FICAR O “LULU” PEGA E COME. SÓ TEMOS AGORA QUE REZAR. UM ABÇ.

  149. ana muniz

    -

    03/09/2012 às 12:04

    A oposição se comporta como a esposa que, mesmo sabendo que o marido tem outra família, sustenta o “faz de conta que vivemos bem” para não perder as mordomias, nem desagradar o objeto da sua adoração. Mas, na encolha, ela também dá as suas puladas de cerca.

  150. Branda

    -

    03/09/2012 às 12:04

    Só para contribuir…
    Por Fernando Henrique Cardoso, em 02/09/2012 às 10:22 /
    Herança Pesada
    TAMANHO DA FONTE: A-A+
    A presidenta Dilma Rousseff recebeu uma herança pesada de seu antecessor. Obviamente, ninguém é responsável pela maré negativa da economia internacional, nem ela nem o antecessor. Mas há muito mais do que só o infortúnio dos ciclos do capitalismo.
    Comecemos pelo mais óbvio: a crise moral. Nem bem completado um ano de governo e lá se foram oito ministros, sete dos quais por suspeitas de corrupção. Pode-se alegar que quem nomeia ministros deve saber o que faz. Sem dúvidas, mas há circunstâncias. No entanto, como o antecessor desempenhou papel eleitoral decisivo, seria difícil recusar de plano seus afilhados. Suspeitas, antes de se materializarem em indícios, são frágeis diante da obsessão por formar maiorias hegemônicas, enfermidade petista incurável.
    Mas não foi só isso: o mensalão é outra dor de cabeça. De tal desvio de conduta a presidenta passou longe e continua se distanciando. Mas seu partido não tem jeito. Invoca a prática de um delito para encobertar outro: o dinheiro desviado seria “apenas” para o caixa 2 eleitoral, como disse Lula em tenebrosa entrevista dada em Paris, versão recém-reiterada ao jornal The New York Times. Pouco a pouco, vai-se formando o consenso jurídico, de resto já formado na sociedade, de que desviar dinheiro é crime, tanto para caixa 2 como para comprar apoio político no Congresso Nacional. Houve mesmo busca de hegemonia a peso de ouro alheio.
    Mas não foi só isso que Lula deixou como herança à sucessora. Nos anos de bonança, em vez de aproveitar as taxas razoáveis de crescimento para tentar aumentar a poupança pública e investir no que é necessário para dar continuidade ao crescimento produtivo, preferiu governar ao sabor da popularidade. Aumentou os salários e expandiu o crédito, medidas que, se acompanhadas de outras, seriam positivas. Deixou de lado as reformas politicamente custosas: não enfrentou as questões regulatórias para acelerar as parcerias público-privadas e retomar as concessões de certos serviços públicos. A despeito da abundância de recursos fiscais, deixou de racionalizar as práticas tributárias, num momento em que a eliminação de impostos se poderia fazer sem consequências negativas: a oposição conseguiu suprimir a CPMF, cortando R$ 50 bilhões de impostos, e a derrama continuou impávida.
    É longa a lista do que faltou fazer quando seria mais fácil. Na questão previdenciária, o único “avanço” não se concretizou: a criação de uma previdência complementar para os funcionários públicos que viessem a ingressar depois da reforma. A medida foi aprovada, mas sua consecução dependia de lei subsequente, para regulamentar os fundos suplementares, que nunca foi aprovada. As centenas de milhares de recém-ingressados no serviço público na era lulista continuaram a se beneficiar da regra anterior. Foi preciso que novo passo fosse dado pelo governo atual para reduzir, no futuro, o déficit da Previdência. Que dizer, então, de modificações para flexibilizar a legislação trabalhista e incentivar o emprego formal? A proposta enviada pelo meu governo com esse objetivo, embora assegurando todos os direitos trabalhistas previstos na Constituição, foi retirada do Senado pelo governo Lula em 2003. Agora é o próprio Sindicato Metalúrgico de São Bernardo do Campo que pede a mesma coisa…
    Mas o “hegemonismo” e a popularidade à custa do futuro forçaram outro caminho: o dos “projetos de impacto”, como certos períodos do autoritarismo militar tanto prezaram. Projetos que não saem do papel ou, quando saem, custam caríssimo ao Tesouro e têm utilidade relativa. O exemplo clássico foi a formação a fórceps de estaleiros nacionais para produzirem navios-tanque para a Petrobrás (pagos, naturalmente, pelos contribuintes, seja por meio do BNDES, seja pelos altos preços desembolsados pela Petrobrás). Depois do lançamento ao mar do primeiro navio, com fanfarras e discursos presidenciais, passaram-se meses para se descobrir que o custo não fez jus a tanta louvação. Que dizer dos atrasos da transposição do São Francisco, ou da Transnordestina, ou ainda da fábrica de diesel à base de mamona? Tudo relegado aos restos a pagar do esquecimento.
    O que mais pesa como herança é a desorientação da política energética. Calemos sobre as usinas movidas “a fio d’água”, cuja eletricidade para viabilizar o empreendimento terá de ser vendida como se a produção fosse firme o ano inteiro, e não sazonal. Foi preciso substituir o companheiro que dirigia a Petrobrás para que o País descobrisse o que o mercado já sabia, havendo reduzido quase pela metade o valor da empresa. O custo da refinaria de Pernambuco será dez vezes maior do que previsto; há mais três refinarias prometidas que deverão ser postergadas ad infinitum. O preço da gasolina, controlado pelo governo, não é compatível com os esforços de capitalização da Petrobrás. Como consequência de seu barateamento forçado – que ajuda a política de expansão ilimitada de carros com a coorte de congestionamentos e poluição – a produção de etanol se desorganizou a tal ponto que estamos importando etanol de milho dos Estados Unidos!
    Com isso tudo, e apesar de estarmos gastando mais divisas do que antes com a importação de óleo, o presidente Lula não se pejou em ser fotografado com as mãos lambuzadas de petróleo para proclamar a autossuficiência de produção, no exato momento em que a produtividade da extração se reduzia. No rosário de desatinos, os poços secos, ocorrência normal nesse tipo de exploração, deixaram de ser lançados como prejuízo, para que o País continuasse embevecido com as riquezas do pré-sal, que só se materializarão quando a tecnologia permitir que o óleo seja extraído a preços competitivos, que poderão tornar-se difíceis com as novas tecnologias de extração de gás e óleo dos americanos.
    É pesada como chumbo a herança desse estilo bombástico de governar que esconde males morais e prejuízos materiais sensíveis para o futuro da Nação.

    Tags:Dilma,Governo Lula,herança pesada

  151. Carlos Monte Sião

    -

    03/09/2012 às 12:03

    SÚCIA OPOSICIONISTA:
    NAQUELE HISTÓRICO MOMENTO A VOZ QUE OUVÍAMOS ERA A DE ARTUR VIRGÍLIO, CALADA TEMPOS DEPOIS POR DESMASCARAÇÃO DE UM TRISTE E ILEGAL FATO. TODOS, PELO QUE SE DEPREENDE DO SILENCIO DOS SÁBIOS PRENDERAM-SE AO PRÓPRIO RABO. DO SENADO ANTERIOR AINDA EXERCE GRITA O SR. MÁRIO COUTO. NO ATUAL AÉCIO TIRA FÉRIAS E NÃO SE ESTRESSA POR NADA E NOSSA SATISFAÇÃO É SACIADA PELO SR. RANDOLFE. NA CAMARA AINDA NOS RESTA UM SR. PEDRO TAQUES. AFORANDO ESTES, EXCLUÍDOS DO BALAIO DO TÍTULO, CREIO QUE SE POSSA CONSIDERAR TUDO FARINHA DE UM ENORME PÃO EMBOLORADO.

  152. Aposentada

    -

    03/09/2012 às 12:01

    Reinaldo, são todos farinha do mesmo saco! Aqui nas Minas GERAIS, O PT estava fazendo parceria com o PSDB! Só mesmo num país onde os políticos vivem sem lei, sem ética, sem ideologia e sem vergonha na cara isto é possível!

  153. Sol

    -

    03/09/2012 às 11:57

    O problema de se “apossar da narrativa” é que a oposição não pode ter rabo preso. E ao que parece estão todos sujos nessa história.
    Deus me livre o Aécio ser o candidato da oposição em 2014! Ninguém merece… é o velho com roupagem nova!

  154. rimor

    -

    03/09/2012 às 11:57

    Reinaldo

    Este assunto é de extrema importância. Concordo com voce em genero ,numero e grau.
    Oposição passiva não é oposição : é paradoxo.
    Acho que voce deveria sugerir ao Conselho Editorial de Veja , o aprofundamento desta questão , que merece , na minha opinião , a capa de uma das próximas edições.
    obrigado

  155. Jorge - RJ

    -

    03/09/2012 às 11:56

    “VOCÊ É NOSSO, NÓS SOMOS TEU”
    sábado, 01 de setembro de 2012
    CONLUIO DOS GRANDES PARTIDOS

    Carlos Chagas

    A importância do julgamento do mensalão ofuscou, esta semana, escândalo de razoáveis proporções, denunciado da tribuna do Senado por Pedro Simon: PMDB, PSDB e PT ENTRARAM EM CONLUIO NA CPI DO CACHOEIRA PARA PROIBIR que deputados e senadores, fazendo perguntas a Fernando Cavendish, aproveitassem para expor a participação do empreiteiro nas lambanças de Carlinhos Cachoeira.

    SIMON DENUNCIA BLINDAGEM DE CAVENDISH

    Cavendish estava amparado por habeas-corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal para ficar calado durante o depoimento, mas as indagações que receberia serviriam, mesmo sem respostas, para mostrar seus malfeitos. O que fizeram o presidente e o relator da CPI? Simplesmente proibiram as perguntas. Mais ainda, liberaram o depoente dois minutos depois de ter ele exibido a autorização da mais alta corte nacional de justiça para permanecer em silêncio.

    Mas teve pior, disse Pedro Simon: PT, PSDB e PMDB, mancomunados, esvaziaram a sessão, não enviando seus líderes e, mesmo, seus representantes. Um acordo havia sido celebrado entre eles para tornar completamente inócua a presença de Cavendish, que nem ao menos ouviu os questionamentos capazes de expor sua participação nas tramóias em exame.

    Felizmente ainda existem senadores como o representante gaúcho, capaz de denunciar a nudez do rei, mesmo sendo seu súdito. Se o empreiteiro tinha o direito de não depor contra ele mesmo, em que lei estava escrito que os parlamentares não poderiam fazer suas perguntas, esmiuçando o escândalo?
    FONTE:
    http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=46445

  156. Rodolfo

    -

    03/09/2012 às 11:54

    Só pode ser RABO PRESO do PSDB com o PT por algum motivo que não conhecemos! Que sabe um belo DOSSIÊ…
    Não é possível que a única alternativa para uma era pós-Lula seja mais um CORONEL NORDESTINO(Eduardo Campos)!
    Quando é que o Brasil vai sair disso, vai fazer girar a roda?

  157. marta

    -

    03/09/2012 às 11:54

    Ludovicense – 400 Anos
    - 03/09/2012 às 5:41
    .
    “antes tão aguerrida”.
    .
    Antes quando, cara pálida? Só se for nos bons tempos de Ulisses e Mário Covas.
    .
    Quando o corruPT comprou os estudantes, a oposição, ostrabalhador, os cinicatos (sindicatos dos cínicos) nas baciadas da 25 de março, acabou.
    .
    Agora, serão décadas, isso para ser otimista, para mudar o que está aí.
    .
    Um dia lularápio vai morrer. Levandoporfora vai morrer. Toffodido vai morrer. Até o zé desceu vai morrer. Vão entrar para a história. Ainda que ellllllles tentem reescrever a história, a própria história contará a verdadeira história porque as consequências de toda essa bandalheira já estão batendo à porta. O país está em crise; o PIBizinho não cresce; a inflação está nas gôndolas dos supermercados. O desemprego vai começar a dar as caras. Em economia, não existe milagres.
    .
    Qualquer pai de família sabe que se gastar mais do que ganha, a conta estoura e os juros começam a roer o salário pela raiz.
    .
    Vai faltar dinheiro para roubar; para adoçar a vida dos bolsas.vagabundagem.
    .
    Torço pelo quanto pior, melhor. Só assim para acordar a galera sonhadora.
    .

  158. SidneyCWB

    -

    03/09/2012 às 11:50

    Aliás, aqui em Curitiba estamos sem opção alguma. O Fruet que fez grande oposição ao PT se jogou no colo dele. Ratinho, nem pensar. Só porque é filho do outro que colocou o Lula e o Haddad num programa de TV dele já dá para ver como pensa. Rafael Greca é do PMDB, outro da base aliada. Vou de NULO nestas eleições.

  159. Maurício Giovani

    -

    03/09/2012 às 11:47

    Caro Reinaldo! Isso aí nada mais é do que a alienação da população, sobretudo, dos estudantes que cresceram com a flsa ideia de que oposição ao PT e toda a esquerda é sinônimo de burguesia, tortura, ditadura militar, direita retrógrada, fascistas etodo tipo de adjetivo pejorativo. Bons são só eles que conseguiram a proeza de roubar descaradamente, e ainda com a ajuda e o apoio de uma massa de ignorantes dentro das escolas e universidades, sem se falar no resto da população. O povo precisa disso para ver se pelo menos na porrada aprende a tomar vergonha na cara. Os militares estã assitindo de camarote tudo o que está acontecendo, sem maiores perspectivas de que um dia possam agir. Talvez assim o fação se o povo decidir implorar nas portas dos quartéis uma reação deles em virtude da bandalheira que há muito tempo dominou o Brasil.

  160. Nostradamus

    -

    03/09/2012 às 11:45

    “Precisamos de um Reinaldo Azevedo na Câmara Federal.Ganharia fácil em São Paulo.Ainda dá tempo Reinaldo. Só filiar no 45 e mandar brasa! Precisamos de você!”
    .
    Excelente o comentário de Thiago Wolff da Costa (03/09/2012 às 10:49). Em poucas palavras ele disse tudo.
    Chega de decepções com personagens como Arruda (que decepção!), Demóstenes Torres (um verdadeiro Tartufo), Arthur Virgílio (ameaçando deixar o PSDB), Katinha Rabelo (flertando com a Dilma), Jarbas Vasconcelos (flertando com o Eduardo Campos) e outros menos votados.
    .
    Personagens como Reinaldo Azevedo e Augusto Nunes não podem ficar na arquibancada torcendo por esses caras que nos decepcionam a cada jogo. Eles são muito melhores do que os caras que estão jogando e tomando de goleada.
    .
    A entrada de Reinaldo Azevedo e Augusto Nunes em campo poderia significar um sopro de vitalidade para a oposição que anda precisando sobretudo de referências que possam nos momentos mais difíceis chamar para si a responsabilidade de decidir o jogo.
    .
    Concordo com o Thiago. A eleição de ambos para a câmara federal seria uma tarefa fácil para nós. A partir da câmara federal, como líderes estruturadores da oposição no congresso, o céu seria o limite!

  161. Angelo

    -

    03/09/2012 às 11:45

    Senhores,Parabéns pelo texto explicativo,com todos estes
    fatos apresentados só lamentamos dizer:POBRE BRASIL E SEU
    POVO.Deixou-se dominar por uma quadrilha,maquiavélica,que
    lhe suga as entranhas,devolvendo imundície de toda espécie.E ninguém percebe a verdade,não há uma única forma
    de resistência,tratam estes bandidos como se fossem,
    honestos,honrados e inteligentes,a oposição(nome fantasia)
    se torna cada vez mais cúmplice dos atos criminosos e
    imorais que campeiam em todos os setores deste chão,locupletando-se de uma forma ou de outra.

  162. elguajiro

    -

    03/09/2012 às 11:45

    Pouco adianta oposição com um eleitor vendido e que elege ladrões e mensaleiros.Vide renan, sarney,maluf , lulla e outras desgraças.O povo gosta é de merda.Então dá merda pro povo.

  163. marta

    -

    03/09/2012 às 11:41

    .
    O PSDB só sabe fazer oposição papai/mamãe.
    .
    Hoje, acompanhando as campanhas em minha cidade (sou repórter), noto claramente que a oposição está sendo exercida pelo próprio povo.
    .
    Os próprios políticos estão relatando que nunca enfrentaram tanta ostilidade por parte dos eleitores. O próprio prefeito (candidao à reeleição) já foi colocado para fora de uma casa à vassouradas. (lindo! diga-se).
    .
    O eleitor mudou e a poliTITICA continua a mesma.
    .
    Acabou aquela história de plantar florzinha nos canteiros no mês que antecede as eleições. Comprar votos já era. O que se vê em comícios são apenas os Lidelanches (líderes movidos a pão com queijo e tubaína) apaludindo e chacoalhando bandeiras feitos bobos da corte. Carreata? Ninguém vai atrás (só com tanque cheio financiado pelo candidato). Eles estão levando cusparadas na cara. Bem feito.
    .
    Ellllles são lentos mesmo. Estão acostumados a viver naquela redoma cercada por baba ovos. Ellllllles acreditam mesmo que estão abafando. Uma hora a ficha cai.
    .
    Explodam-se todos.
    .
    ….
    .

  164. Téia

    -

    03/09/2012 às 11:40

    O PSDB jogou no lixo os 44 milhões de votos da ultima eleição e nos deixaram órfãos; esse é o nosso sentimento.
    Com tudo e apesar disso Serra é o único candidato competente
    aqui em São Paulo e para eleitores decentes é prá ele que vai nosso voto.

  165. Skander

    -

    03/09/2012 às 11:38

    Com essa oposição ridícula ainda veremos, mais uma vez, o petismo sair ileso dos escândalos do mensalão. Triste realidade brasileira.

  166. SidneyCWB

    -

    03/09/2012 às 11:37

    Enquanto a maioria dos partidos tiver o “S” no nome é isso que se verá. Eu era eleitor do PSDB mas agora não mais. Eu acho que no fundo eles não querem fazer oposição porque pensam do mesmo modo (exceção a alguns poucos dentro destes partidos). E pensar que se lutou tanto por democracia neste país e ninguém sabe o que ela é!!!!!

  167. victor hugo moreira moraes

    -

    03/09/2012 às 11:36

    Oposição? Que oposição?. Realmente o Lulopetismo, que deixou a ética lá atrás – quando expulsou o “petista histórico” Paulo de Tarso Wenceslau (ele ousou denunciar o compadre do Lula, Roberto Teixeira, como lobista junto as prefeituras do pt), perdeu a vergonha como “nunca antes, nesse país…” em 2003 e acabou por perder o medo de delinquir.
    Quando eclodiu o “mensalão”, a oposição ficou paralizada, depois das reuniões entre o criminalista do lulopetismo, MTB e FHC.
    O “Mensalinho” do então presidente do PSDB, Eduardo Azeredo, passou a assombrar a oposição.
    Felizmente, agora o STF está decidido a dar um basta a situação que estava mesmo “…sem freios, nem limites…”.

  168. fogoamigo

    -

    03/09/2012 às 11:35

    E ainda vai piorar, quando a cidade de São Paulo cair nas garras da PeTralhada. Do jeito que vai, a candidatura do Serra “fazendo água”, logo Lula estará soltando seus “bostejos” e comemorando. E o PSDB…chupando o dedo(?).

  169. Duterv

    -

    03/09/2012 às 11:34

    O PSDB acabou. Vai perder São Paulo para o Russomano. Uma vergonha! Uma decepçao! Você está certo Reinaldo. A culpa é da oposição, ou melhor, da falta dela. Partidinho sem personalidade. Cheio de caciques. Tão esquerdista quanto o PT. Não faz oposição porque concorda com tudo. Nós que somos oposição precisamos de uma alternativa.

  170. Leopoldo Pfeilsticker

    -

    03/09/2012 às 11:34

    Prezado Reinaldo, meu pessimismo em relação ao ser humano, de forma geral, chega ao limite quando observo nosso extraordinário grupo de políticos. A bagagem moral de nossa oposição não é suficientemente resistente que permita aos condôminos do Congresso se aventurar no palanque da denúncia e na exposição crua da realidade do país. Acho que a grande maioria, bem grande esta, consegue facilmente achar motivos para se ver sentado no banco dos réus no julgamento do mensalão. O famoso rabo preso. Quando o Mollusco desculpou-se com a nação e assumiu o malfeito, estava se referindo ao abastecimento de caixa dois de campanha (“mentirinha” leve) através do desvio de dinheiro (dinheiro público, isto ele não confessou). Ele disse que aquela era uma prática rotineira no Brasil, todos faziam e isto soou para mim como um recado: se jogarem merda no ventilador vai sobrar para todo mundo. De safadeza estes caras entendem e aperfeiçoaram métodos de quem hoje é…oposição! O discurso naquela época (governabilidade, precisamos pensar na estabilidade do país, etc) é conversa de gente pega em flagrante. Como é que a turma do PSDB de Minas, por exemplo, pode alardear a plenos pulmões a verdade do mensalão se logo mais o fogo alimentado pelo mesmo Marcos Valério pode queimar as montanhas mineiras? imagino os pesadelos que andam rondando as noites de Eduardo Azeredo… Desta maneira, eu acredito que a oposição (se esta realmente existe) ainda está nas mãos do apedeuta. Este cara não tem limites e após tantos anos continua enxergando o país como um grande sindicato – de ladrões? Será que algum dia conheceremos os verdadeiros bastidores da negociação a propósito de quem seria poupado deste julgamento histórico? As vozes valorosas que você exalta e ninguém escuta são caladas por seus próprios pares. As forças da “oposição” estão mais organizadas que imaginamos, só caminham em outra direção, tocadas por aquilo que todos estamos com medo de admitir: está faltando gente de caráter por lá também.

  171. toninho

    -

    03/09/2012 às 11:33

    As oposições tem que ser responsabilizadas por omissão, como você falou bem. E um absurdo o governo federal os estaduais e alguns líderes políticos não cumprirem com suas responsabilidades, deixando de governar os problemas que a sociedade enfrenta nos hospitais, nos aeroportos, na educação e principalmente na segurança. E o que ocorre, os pilantras ficam marcando posições nas disputas eleitorais e o pior, o sistema político atual nos obrigam a quem sabe no futuro ter de escolher entres essas peças: “Dilmamentirosa, o Playboioooooooola ou coronezinho de fachada que pra eleger a mãe para o TCU fez o que fez. Estamos fritos e só você Reinaldo tem voz e coragem pra denunciar esse estado lamentável que as nossas instituições nos impõe. Só Deus pra passar um pente fino nessa turma e levar pra junto de si.

  172. CerradoemChamas

    -

    03/09/2012 às 11:33

    Reinaldo, este seu texto é extremamemte oportuno. Cadê a oposição? Cadê o PSDB-DEM-PPS? Desisitiram da luta? O fato é que nenhum destes partidos está ancorado na iniciativa privada e nos valores liberais. Todos querem o Estado provedor. Talves num menor grau e com muito maior respeito pela Democracia e Intituições. De outro lado, toda família no Brasil tem um membro que depende de alguma forma dos governos em seus diversos níveis. É uma praga. Todavia, nada disso impede que se diga a verdade, que se toque a trombeta para a batalha. Tenho certeza que se mostrarem segurança e falarem diretamente ao povo, cito o exemplo do vídeo do Pastor Silas Malafaia, prestarão atenção. Fale com destemor,fale simples, amparado em fatos, mostre conhecimento do assunto,fale sobre a família, trabalho que os eleitores entenderão. Quanto a imprensa? Aí já é questão de formação. São todos pelo social,do jeito fácil e a qualquer preço.

  173. Bernardo

    -

    03/09/2012 às 11:28

    Infelizmente o Psdb não sabe fazer oposição. Desde quando o molusco assumiu a presidência o PSDB não fala nada e só comete erros atrás de erros. O pior de todos foi o Serra elogiar o Lula na campanha de 2010. Se continuar assim o Brasil vai ser governado eternamente pelo PT e vai virar uma Cuba ou uma Venezuela.

  174. Observadordepirata

    -

    03/09/2012 às 11:27

    Hoje quem é honesto corre da política como do diabo. Afinal quem quer preservar sua reputação, tem medo de entrar na política e ser imediatamente estigmatizado como ladão e bandido, pelos conhecidos e vizinhos. Do jeito que as coisas estão, só mesmo picareta tem coragem de assumir o ônus de ser político, pois será chamado de ladrão por mérito e com justiça.

  175. ClaudioM

    -

    03/09/2012 às 11:25

    A resposta ao seu texto é muito simples, Reinaldo: o PSDB não é oposição de fato. Tucanos estão no fundo contentes com a “esquerda no poder”, como um irmão mais velho que olha para o mais novo. O que vivemos hoje não deixa de ser a realização dos sonhos do ex-presidente da UNE José Serra…

  176. Gustavo

    -

    03/09/2012 às 11:25

    Cartas ao PSDB e ao DEM, cartas aos deputados e senadores em quem votamos. Estão traindo nosso voto! Estão agindo como farsantes!

  177. Gustavo

    -

    03/09/2012 às 11:24

    Reinaldo, você está coberto de razão!

    Não concordo com algumas posições suas em outros questões, mas que falta faz uma boa oposição! Vc em seu artigo não acertou na mosca, mas sim no olho dela!

    E é por essa inércia que beira a falta de capacidade da oposição que defendo que temos que eleger uma terceira opção e encerrar essa polarização PSDB e PT. Eles já deram suas contribuições positivas e negativas. Basta!

    Viva a 3ª VIA!

  178. Anónimo

    -

    03/09/2012 às 11:22

    Com a maioria politica que o PT tem na câmara e no congresso fica muito difícil qualquer opositor colocar a cabecinha de fora.

  179. André Flandres

    -

    03/09/2012 às 11:20

    Este é, como tantos outros neste blog, um dos textos mais importantes já publicados no Brasil de hoje.
    Tirando um ou outro nome isolado, não há oposição alguma, há apenas os alvos inermes para os quais o petismo aponta a sua mira, com a pretensão de os excluir completamente do cenário e processo político do país.

  180. Marco Antonio

    -

    03/09/2012 às 11:19

    Muito boa a sua análise Marcos pereira. Enquanto não se apresentar uma oposição, principalmente IDEOLÓGICA, a esses malditos esquerdistas, eles continuarão nadando de braçada, pois seus “inimigos políticos” são tudo, menos inimigos… São como bandidos de facções diferentes lutando por “pontos de votos” como se fossem “pontos de droga”, estimulados pela baixa “qualidade moral” da população brasileira, como você bem disse. -Na realidade, a grande maioria numérica da população brasileira é totalmente merecedora dessa droga toda que está aí!

  181. Jacob

    -

    03/09/2012 às 11:19

    Olha eu aqui de novo, Reinaldo, para divergir mais um pouco contigo.

    A oposição não tem potencial para nos levar à breca, ela já está nos levando para lá há algum tempo.
    Espero que a tua pena, costumeiramente servidora da verdade, comece a vibrar denunciando o que de fato existe na oposição: a pura e simples traição ao povo brasileiro.

    Reinaldo, na Colômbia não precisou muito para o povo perceber que Santos traiu o povo Colombiano. Aqui no Brasil, enquanto a oposição não for pega com um “ato de ofício” todo mundo vai continuar falando em oposição tonta, vesga e apalermada.

    A Reinaldo, não dá. Até tu vai continuar nessa onda do ato de ofício da oposição? Tá mais do que na cara que o PSDB traiu o Brasil, que a oposição não tem um projeto de pais porque o projeto dela é o do PT, se bem que um pouco mais light. No fundo, a social democracia sempre foi o abre alas do socialismo bocó, e tu sabe disto.

    A complacência de FHC e Serra com esta gente é vergonhosa! Que falta de um Carlos Lacerda para mostrar esta safadeza sem fim! Que punição divina não termos um Paulo Francis para ridicularizar essa peça de palhaços mal ensaiada.

    Quanto tempo mais, Reinaldo, tu vai ter paciência com isto?

  182. Luiz Fernando

    -

    03/09/2012 às 11:18

    Não existe oposição em nenhuma instância neste país, quer no congresso, quer na “sociedade civil”, quer na impresa, quer no meio artístico. É um silêncio e uma covardia geral.
    A economia brasileira está aos cacos, a idadimplência está teimosamente elevada e os bancos médios estão fechando as portas. E eu, Reinaldo, faço eco à sua pergunta: Onde está a oposição ? E a resposta é um absoluto silêncio, não o silêncio dos inocentes, mas o silêncio dos covardes. E vou mais além, é o silencio daqueles que querem livrar a cara do Eduardo Azeredo, com estão com medo das informações sobre o Daniel Dantas que estão nas mãos do MTB, estão querendo livrar a cara do Marcondes Perillo. Com isso estão entreando a cidade de São Paulo nas mãos do Russomano, e em 2014 estarão, talvez, entregando o estado de São Paulo e o Brasil nas mãos de um aventureiro da vida. Lembremos o que aconteceu na Rússia: a covardia da oposição criou condições para o aparecimento do Putin.
    Para mim o fim do PT são favas contadas. A economia está tropeçando e é uma questão de tempo que o comercio e o setor de serviços começem a dar sinal de fraqueza. O julgamento do mensalão é o Riocentro do PT.

  183. Junior@

    -

    03/09/2012 às 11:12

    Hoje, já não tenho partido político de preferência. Depois do Demóstenes e Pirilo, vejo todos como farinha de um saco só. A surpresa ficou por conta daqueles que pregam ética e etc. mas no fundo querem é dinheiro público para fazer a festa. O PT é a bola da vez, pregou a ética e teve a resposta no STF (mensalão).

  184. Marcelo Cintra

    -

    03/09/2012 às 11:10

    Caro Reinaldo, não há manifestação da oposição por um único e singelo motivo: a composição de nossa classe política é homogênea, ou seja, todos possuem elevado nível de inidoneidade. Não há como no modelo eleitoral brasileiro, onde são gastos milhões em cada pleito, alguém ser eleito e não ter algum esquema subterrâneo de financiamento. Não que isso redima os mensaleiros, ou sirva de desculpa para sua absolvição perante o eleitorado, mas desmotiva os cidadãos de bem deste país de envolver-se em política, ou até mesmo crer em mudanças.

  185. Ferrabraz

    -

    03/09/2012 às 11:08

    Vaticino a tempos quem um dia foi de esquerda, leu algo de Marx, Engels ou outro destes pensadores com dalética esquisita sobre o socialismo e a luta de classes, tornou-se um covarde, policiado pelo politicamente correto, incapaz de dizer basta.
    E todos os políticos sem excessão, assumiram que o povo é de esquerda.

  186. Marie

    -

    03/09/2012 às 10:57

    Até entendo a pequenez da oposição. Um país com imensa ignorância e alienação política, o que resulta num domínio por gente inescrupulosa, não há espaço e condições para honestos fazerem a sua crítica, a sua oposição. Veja os bons pensadores, como você Reinaldo, se começassem a interferir de fato no poder dominante, seriam “barrados”. Não vejo saída pra este país. Só se o Brasil morrer de velho (vide países árabes) e renascer diferente.

  187. luiz

    -

    03/09/2012 às 10:52

    Caro REI, Sergio Guerra e um PULHA, seu maior interesse sao os CONCHAVOS, quem e de PE o conhece bem, quanto a EDUARDO, tambem quem e de PE lembra dos precatorios, foi um servico bem feito e livrou-se, quanto ao carater, se nao mudou, tenho pena dos brasileiros.

  188. brasileiro

    -

    03/09/2012 às 10:52

    PIB do MEXICO PASSA O DO BRASIL.COLOMBIA SEGUNDO PIB DEPOIS DO BRASIL …..E O MANTEGA tem alguma coisa a dizer sobre o PIBINHO de 1,64% ??
    Onde o BRASIL VAI PARAR incentivando a compra de AUTOMOVEIS num país que NAO CONSTROI UMA NOVA ESTRADA ,NAO CONSTROI NOVAS LINHAS DE METRO NAS CAPITAIS?ONDE VAMOS PARAR COM o PT SEM PROJETO DE GOVERNO , pensando SOMENTE NO PROJETO DE PODER ETERNO? Um Serra jogou a grande chance de alternar o poder quando candidato a presidente ,idem o ALCKIMIM (marqueteiros incompetentes dele que poderiam ter explorado o seu nome GERALLLLLDO ,mas preferiram o sobrenome que no resto do país ninguem sabe quem é….e VAMOS NAUFRAGANDO ONDE O MAR ESTAVA CALMO ,PASSAMOS POR MAROLINHAS(KKKK) E AGORA ESTAMOS SEM RUMO ,SEM PROJETOS DE REFORMAS PARA AVANÇAR E CRESCER!

  189. Thiago Wolff da Costa

    -

    03/09/2012 às 10:49

    Precisamos de um Reinaldo Azevedo na Câmara Federal.Ganharia fácil em São Paulo.Ainda dá tempo Reinaldo. Só filiar no 45 e mandar brasa! Precisamos de você!

  190. Eduardo

    -

    03/09/2012 às 10:47

    Esse negócio de Propaganda de governo é o canal da roubalheira que impera no país; isso é mais velho do que o rascunho da bíblia.
    O psdb é o partido do não-me-toques; os figurantes principais dessa legenda não coadunam com os pensamentos CONSERVADORES, são esquerdistas fabianos – gostam mesmo é de proteger o socialismo ( CRUZ CREDO! ).

  191. marcos

    -

    03/09/2012 às 10:47

    Dois candidatos a prefeito do PT, no Grande ABC, desistitram de suas candidaturas por meterem a mão no dinheiro público e não vi, exceto Veja, noticiário na “grande” imprensa. Fala de João Cunha, mas não falam de São Caetano do Sul. Digo novamente: dois candidatos a prefeito do PT estão fora da disputa.

  192. Marcelo Pinheiro

    -

    03/09/2012 às 10:46

    Bom dia Reinaldo
    Em um time que toda ala direita e canhota e,
    claro, a ala esquerda mais canhota ainda o que esperar?
    Um pais enviesado.Andamos de lado.
    Direita ja !!!!
    marcelo

  193. Pitacos Petralhianos

    -

    03/09/2012 às 10:42

    Maluf: Estou aprendendo muito com você companheiro Lula !

  194. Assombroso

    -

    03/09/2012 às 10:38

    Paulistas e paulistanos, procurem se informar a respeito da administração petista no distrito federal. O governador de lá, com 10 bi a mais em caixa (sonho de qualquer político que trabalha e é competente), um desastre. Não dá para acreditar, como pode ser tão fraco, tão incompetente?. É uma afronta a qualquer pessoa que tenha um mínimo de noção de gestão doméstica. Um verdadeiro paraquedista, sem noção de nada… Imagina aguentar 4 anos isso? Ou mais?
    Que escolha infeliz.
    Vote errado e a vítima somos nós.
    Para os políticos tudo vai muito bem.
    O povo ó… Não vote em bandido pois quem fica na rua da amargura é o cidadão.
    O VOTO VALE OURO. Não é brinquedo na mão de sem noção não. É coisa séria. Seríssima.
    O povo precisa de educadores, gente orientando o quanto é importante votar corretamente, mostrando as consequências de um voto errado. Tudo passa pela educação.
    Não a deseducação petista. Mas, educação de qualidade.

  195. Edinaldo Afonso Marques de Mélo

    -

    03/09/2012 às 10:37

    Parabéns! Um texto para ser lido, relido e usado no sentido de adotar a ESTRATÉGIA política necessária. Se não o fizerem é uma prova de que a oposição não possui uma liderança verdadeira (na expressão atual da palavra). Falsos líderes ou pseudolíderes este País está cheio. Já líder verdadeiro exige visão, coragem, energia (vontade), capacidade de comunicação, persistência…e, sobretudo, caráter. Quem assume o comando?

  196. Nelson Simas

    -

    03/09/2012 às 10:36

    Tristemente esta é uma estória de rabos presos, políticos sabem-se iguais, prontos a cometer malfeitos, não é diferente na pretensa oposição brasileira, por esta simples razão não existe oposição no Brasil, apenas um monstruoso vácuo. Quem vai financiar uma luta de heroi da ética em Banania? Fica muito mais barato comprar um corrupto de plantão. Com o país habitado na maior parte por ignorantes fica fácil de ser manobrado por qualquer discurso mequetrefe como este do PT e aliados.

  197. Alexandre

    -

    03/09/2012 às 10:31

    Será que chegaremos a um “aperfeiçoamento” da política republicana instituída na virada do século XIX para o XX que ficou conhecida como “café-com-leite”? Oligarquias regionais e empreiteiros vislumbram a possibilidade deste “aperfeiçoamento”.

  198. bastião

    -

    03/09/2012 às 10:31

    A oposição tem rabo de dinossauro.

  199. zeferino dantas

    -

    03/09/2012 às 10:25

    O pior é que o líder desta greve tem um nome: José Serra.

  200. paulo

    -

    03/09/2012 às 10:25

    Acho que vale a pena publicar ou ficar atento. Ze Dirceu teme a possivel revolução via mídias sociais quando chegar a sua hora de ser julgado no STF. ja ha quem fale (nao sei se e vero, mas…) em ataques a sites por hackers e afins…

  201. sylvio lorenzi

    -

    03/09/2012 às 10:25

    Boma dia Reinaldo.
    Fosse eu morador de São Paulo, meu candidato seria José Serra. Mas, pela altura do vôo do tucano, não acredito mais em sua eleição, justamente pela inanição do PSDB enquanto oposição. Mas, creio, vc tem meios de fazer chegar até a coordenação de campanha, suas idéias. Faça-o pois.

  202. José Paulo

    -

    03/09/2012 às 10:21

    Reinaldo, na chamada oposição há os mais velhos que de uma forma ou de outra lucraram com a lambança petista. Não fazem nada senão respinga lama. Os mais jovens, quando não são simplesmentes herdeiros dos mais antigos, não entendem de nada sobre coisa alguma. Sabe aquele olhar de um jumento olhando prá uma catedral?, são eles.

  203. Beto

    -

    03/09/2012 às 10:20

    Rei,
    O que acontece por aquí é que a “oposição” se borra de medo do PT,ela sabe que não pode fazer nada contra o que está aí por que tem o rabo preso.

  204. Alexandre Lima

    -

    03/09/2012 às 10:17

    A oposição está calada porque morre de medo de que sejam descobertas maracutaias semelhantes! Todos procuram ser invisíveis! A situação atual é de risco para os que têm “rabo preso”. Para passar o Brasil a limpo falta um Roberto Jefferson da oposição!

  205. Pica pau

    -

    03/09/2012 às 10:12

    A praga disse que acabaria com a oposição,e estava certo, não temos oposição no Brasil é cada um cuidando do seu própio rabo, com nosso dinheiro

  206. anônima-RJ

    -

    03/09/2012 às 10:12

    Assino embaixo com toda a minha raiva e indignação com a oposição
    Inadmissível!

    PS: pelo visto Dilma Rousseff se blindou. Não vejo repórteres abordando a presidente. O que está acontecendo? Alguém tem que falar. Temos o direito de ouvir o que ela tem a dizer confrontada com os fatos. Alguém tem de explicitar esta blindagem.

  207. Fernando

    -

    03/09/2012 às 10:12

    A oposição acha que o chefe dos corruPTos foi santificado e é pecado apontar as PaTifarias dele e da sua gangue.

  208. mario renato

    -

    03/09/2012 às 10:10

    Reinaldo, é isso ai. O PT, liderados pelo seu “grande” chefe, sempre desceu o pau na oposição, antes e, principalmente, depois do governo Lula. E continuou e continua com Dilma. Os erros deles (ou crimes) são virtudes. Vide os ministros demitidos como se heróis fossem. E a oposição fingindo-e oposição…

  209. Marcos Pereira

    -

    03/09/2012 às 10:09

    Reinaldo,

    A inexistência de oposição no Brasil é facilmente explicável por dois motivos relevantes:
    1- O modismo de ser de esquerda: A esquerda e seus adeptos tem uma exacerbada tolerância para com o MALFEITO. Comportam-se como psicólogos de uma velha e superada escolada, dos sem limites. Hoje como sabemos praticamente toda a imprensa e a intelectualidade brasileira é toda de esquerda mas,…adoram a gastronomia sofistica; SÃO E CONTINUAM SENDO FESTIVOS.
    2- Oposição medrosa, de frouxos: A turma que está aí, principalmente o psdb se borra de medo do grande vigarista. Tem um medo patológico de defender o seu Legado. Inclusive deixam, estranhamente de divulgar aquele video do apedeuta METENDO O PAU nos programa de ajuda aos pobres do governo fhc. O pt que não conseguiu dar vida ao “fomezero” se apropriou dos programas do psdb, que eram municipalizados, federalizou-os, tranformando o maior programa de compra de votos do mundo ou: fizeram de um programa de distribuição de dinheiro fácil e sem controle, na sua vitrine, que na verdade,segundo o linguajar atual é o MENSALÃO POLITICAMENTE CORRETO.
    Como tenho afirmado: com a baixa qualidade moral e intelectual da maioria da população brasileira, torna-se cada vez mais difícil sair desse circulo vicioso. O povo está se vendendo facilmente. Como vemos, a farra acabou e, dona dilma, a irritadinha- Ai que Medo!!!-, vai ter que pagar a conta. Com pibinho de 1,5% fica díficil. Com isso o Brasil…..vai caindo na Real.

  210. reinaldo

    -

    03/09/2012 às 10:04

    Não é de hoje que a “oposição” está acuada porque está tambem com o rabo preso por causa de tanta safadeza. Ninguém tem coragem nem honra pra acusar tanta robalheira nestepaiz. Quanto a S.Paulo, parece que o povo esquece facilmente das safadezas que herdaram dos petralhas e o “Zé”´parece que está no mundo da lua, toma maracujá todo dia e quando dizem que a campanha está atolada ele deve responder “depois nóis desatola ela”. E o chefe dos petralhas tem um “bico doce” porque fez até a “Suplício” mudar de idéia e sair no campo pra levantar a moral do “desqualificado”.

  211. bereta

    -

    03/09/2012 às 10:03

    Ainda sobre o Aécio…. não foi ele, o dono do maior tempo de indefinição, que estragou a campanha do Serra? Vaidoso, pretensioso, não explicitou seu apoio ao companheiro, preferindo puxar a brasa para seus cascudos. Deu no que deu! Esse mineiro não é dos que ficam sobre o mura. Fica atrás do muro, de tocaia. Atira sempre na linha do tiro, contra quem o esteja recebendo. Em suma, ajuda o tocaieiro.Se o infeliz passante ia morrer vítima de uma bala, morrerá vítima de duas. Uma será do Aécio. Mas ele sempre esperará que o outro atire primeiro.

  212. gesse

    -

    03/09/2012 às 10:02

    a unica voz de oposição e Bolsonaro

  213. 100destino

    -

    03/09/2012 às 10:02

    Claro , ela foi toda comprada junto com o mensalão. Nessa parte , eles são honestos e íntegros .

  214. Luis R N Ferreira

    -

    03/09/2012 às 10:00

    O julgamento do mensalão até aqui já comprovou que o Banco do Brasil foi aparelhado e que dele foram subtraídos vultosos recursos públicos. Não se trata de acusação, mas de sentença. Parece-me claro que Lula, o principal responsável pelo governo de então, deveria ser vigorosamente cobrado para explicações desde já. Não só das tribunas, pela oposição frouxa, mas também pela imprensa. Ele mandou avisar que só iria se manifestar a respeito do julgamento após a sentença ter transitado em julgado. Ou seja, está querendo pautar a imprensa conforme sua conveniência e fazer a campanha deste ano da maneira que lhe parece mais favorável. Tem toda a liberdade para se esgoelar nos palanques espalhados pelo país enaltecendo, por exemplo, o corrupto sentenciado João Paulo Cunha e falar todas as bobagens que lhe vem à cabeça e de fugir quando se trata de assuntos embaraçosos. Em países civilizados, costuma-se sitiar quem tem alguma coisa importante a esclarecer a opinião pública e na primeira oportunidade, entrar de sola e exigir o esclarecimento. Sabe-se que o PT tem parte da imprensa no bolso, mas e a outra parte?

  215. Helio

    -

    03/09/2012 às 10:00

    Precisava acontecer um fato marcante, como a divulgação de vídeo do Lula planejando o mensalão, para melar a figura “legendaria” do bebum de Garanhuns. O diabo é que o povão às vezes não acredita nem em coisas desse tipo, como foi o caso do vídeo que denunciava os” bispos” da “Igreja” universal. Os caras viraram heróis e foram tidos como vítimas da imprensa. mas tem uma coisa: Eu creio que Deus vai botar a sua mão pesada no momento certo. Que comece agora, com o julgamento do mensalão, inspirando os Juízes a dar votos segundo a consciència e o amor ao Brasil, Quanto à opósição, não entendo como o Serra, perdendo nas pesquisas, não utiliza a evidência do mensalão a comprovação do roubo dos petistas e a denuncia do ogro lula como comendante-en-chefe da quadrilha, para quebrar votos do Hadad e sua linha auxiliar(Russomano). Do jeito que vai, o PSDB vai extinguir-se.

  216. bereta

    -

    03/09/2012 às 9:58

    Sobre Aécio? Eu digo que é o exemplo máximo da vaidade dentro do armário! Ou atrás do muro, Cheio de bom mocismo, se demorar muito será como a hiena das savanas africanas, ficará com os ossos, se os leões deixarem. Ou seria rabo preso?

  217. Marcello Castellani

    -

    03/09/2012 às 9:56

    O que me parece, Reinaldo, é que o mutismo e inatividade da oposição decorre de algo chamado “telhado de vidro”. É só o que me passa pela cabeça. Não há sentido em ver um partido corrupto no poder, fazendo mil trapaças, depredando o país com políticas energúmenas e nada fazer. Existe algo de podre aí. Mais do que greve, a tal oposição, que de oposição nada tem, morreu. Está para o Brasil assim como as múmias estão para o Egito, ou seja, é só história! Certamente é rabo preso. Não é possível. Lula não é tão poderoso assim neste país. Pelo que vejo, o povo aceita o dito cujo mais por uma questão de extrema boa vontade. Lula é um personagem folclórico, que a maioria sabe ser corrupto ou aceitar a corrupção como modelo de vida e de ação política. Se o povo tiver alternativa sólida, um norte, com certeza votará nesta alternativa. Mas, que nada! O que sentimos é que as alternativas não existem e as opções são óbvias: ou se vota no que tem aí ou anula-se o voto (coisa que eu mesmo farei).

  218. Jota Eme

    -

    03/09/2012 às 9:54

    PERFEITA SUA ANÁLISE, MESTRE REINALDO!A QUALIDADE DOS HOMENS PÚBLICOS, PRINCIPALMENTE BRASILEIROS, É A PIOR DE TODA A HISTÓRIA.NÃO É PRIVILÉGIO NOSSO, PULULAM POR TODO O PLANETA. PERDERAM ELES COMPLETAMENTE O ESPÍRITO PÚBLICO, O SENTIDO E A RAZÃO DE SER DA VIDA PÚBLICA. ESTÃO INTEIRAMENTE VOLTADOS PARA O PRÓPRIO UMBIGO, QUEREM É LPCUPLETAR-SE. VIVEMOS TERMPOS DE AVASSALADOR PATRIMONIALISMO; AS PERGUNTAS QUE VOCÊ FAZ, EU AS TENHO FEITO TODOS OS DIAS. ONDE ESTÃO OS OPOSICIONISTAS? ONDE ESTÁ AÉCIO, SÉRGIO GUERRA, ALUÍSIO NUNES, ALKMIN ? E ESSE IMBECIL DO SERRA, A OPOSIÇÃO MASOQUISTA? EM VEZ DE USAR O MATERIAL QUE O STF ESTÁ FORNECENDO (FELIZMENTE) A MANCHEIAS, ELE APANHA, APANHA, APANHA E FICA QUIETO… QUE DESGRAÇA É ESSA? VAI DEIXAR O POSTE LULISTA VENCER? MAIS PARECE UM PETISTA FRUSTRADO, PORQUE SE REVELA DA MESMA NATUREZA, PUSILÂNIME, COVARDE, OMISSO, ESTÚPIDO. O QUE ME DESESPERA VOCÊ RETRATA COM PRECISÃO CIRÚRGICA: A INEXISTÊNCIA DE OPOSIÇÃO. BANDEARAM-SE TODOS PARA O IMENSO CURRAL DENOMINADO “BASE ALIADA”, PENDURADOS AO BALCÃO DO GOVERNO, ANULANDO COMPLETAMENTE O CONGRESSO, VOTANDO TUDO O QUE É PORCARIA COMO ESSA DAS COTAS, NÃO VOTANDO NADA QUE INTERESSE E QUE VENHA AO ENCOBNTRO DAS LEGÍTIMAS ASPIRAÇÕES DO POVO E COM ISSO PROPICIANDO UM PERIGOSO DESEQUILÍBRIO INSTITUCIONAL QUE SÓ NÃO SE COMPLETOU PORQUE O SUPREMO DEU SINAL DE VIDA E ESTÁ DANDO UM BASTA À CORRUPOÇÃO, AO ASSALTO PETISTA INSTITUCIONALIZADO AOS COFRES PÚBLICOS, NUMA PRÁTICA VERGONOSA E INDECOROSA, TÃO BEM TRADUZIDA NO ARTIGO DA DORA KRAMER E NOS POSTS QUE VOCÊ, O AUGUSTO E ALGUNS MAIS REPERCUTEM DIARIAMENTE, NUMA LUTA TITÂNICA QUE LEMBRA A DE DAVI CONTRA GOLIAS, TAL A DESPROPORÇÃO DE NÚMERO, COM RELAÇÃO AOS MINOS E AMORINS, CORIFEUS DESSE EXÉRCITO DA ESGOTOSFERA, COMO VOCÊ TÃO APROPRIADAMENTE OS DEFINE. PARABENS POR MAIS ESTE POST IRRETORQUÍVEL.

  219. luis F. C.

    -

    03/09/2012 às 9:54

    o silencio da oposiçao é liderado por SErra e Aecio Neves. Nao sei dizer qual dos dois é mais conivente com a situação de descalabro. Serra achou que Lula o apoiaria para a Prsediencia e ficou calado o tempo todo. O resultado esta ai: os eleitores do PSDB e de SP cansaram da sua pasmaceira e estao pulando fora do barco e rejeitando Serra como opçao politica pois ele nunca tem posição para nada , ao menos publicamente. Nao combate o governo. Como ser lider da oposição em silencio?

  220. maria-maria

    -

    03/09/2012 às 9:53

    A assombrosa vassalagem a lulla transparece desde o início da última campanha, quando o candidato da zopô declarou que lulla estava acima do bem e do mal, isto é, um deus; em vez de divulgar a copiosa matéria comprobatória dos crimes praticados, deu ao malfeitor um comprovante de bons antecedentes e repetiu incessantemente, que daria continuidade à obra do estadista de garanhuns. Nunca antes na história deste país se viu uma capitulação tão desavergonhada.

  221. LUIZTAVARES

    -

    03/09/2012 às 9:52

    …POR OUTRO LADO… ,
    - … “VER” UM (ATO DE OFÍCIO) DE UM ZÉ DIRCEU QUALQUER DA VIDA – É O MESMO QUE CONSEGUIR “ENXERGAR” O ( AR )…
    MAS, CONTUDO , ENTRETANTO E TODAVIA… NÓS SABEMOS QUE ELES EXISTEM…

  222. bereta

    -

    03/09/2012 às 9:52

    Por questões didáticas, temos o direito de ser repetitivos. A repetição só aborrece quando vinda de velhos gagás, cujo tempo já passou, ou ainda sonham com o seu tempo. Porém, quando os fatos são atuais, repeti-los não é má didática. Assim como o tema da falta de musculatura na oposição ou da oposição volta a tona, venho ainda uma vez dar meu pitaco sobre o assunto. Não é de hoje que estudo o brasileiro. Somos um país de zumbis. O que nos interessa é o resultado imediato. Somos incapazes de ver além do muro, muito meno imaginar o que possa se esconder atrás da parede. Ouvimos sussurros, ouvimos gritos de socorro, muitos sons, mas os sons particulares de nossa sobrevivência nos impedem definir os sinais sonoros que ecoam por aí. Somos imediatistas, sem pensarmos que o imediato deveria estar respaldado no passado, passado pensado. Você pergunta que Brasil Campos tem na cabeça. Eu pergunto: o que o brasileiro tem na cabeça? Vontades imediatas, disneylandia, cerveja, futebol, carnaval, carro novo na garagem, apartamento em prédio de cinco pavimentos sem elevador, com prestações a perder de vista, viagens, consumo, ou, pelo menos a vontade de consumir sem poupança, e muito mais. Quase sempre apelos oriundos da propaganda insistente e irritante. Claro que todos queremos consumir. Mas haveríamos de consumir muito mais se a economia do país se estribasse em bases sólidas, fato que não ocorre. Assim é no terreno político. Quando tivemos nosso último estadista? Parcial estadista foi o Dr. Fernando Henrique Cardoso, que, junto a outros, implantou o Plano Real. Esse plano nos levou a um sufoco por uma década, ainda que sufoco avisado. Fomos alertados que o plano apresentaria bons resultados a partir de dez anos. Mas hoje, ainda hoje, li sobre o que ele falou sobre o governo lula. Parece que até ele mesmo, embora já tenha batido nas idéias ou comportamentos de lula, tem um certo receio de apontar as falhas gritantes do ex-presidente. Se ele, presidente de honra do PSDB não vem a público explicitar prós e contras do governo PSDB, e com isso, alavancar a corrida pífia de Serra rumo a prefeitura de São Paulo, ou a perda da corrida junto a presidência, quem mais poderá fazê-lo? O Chapolim Colorado? Com a astúcia de um Chapolim estão dezenas de peessedebitstas! Temem a reação pública, temem dizer as verdades sobre lula e sobre seus asseclas. Como já disse, são iguais a jacaré no pantanal, que tem sua cauda comida por onças e permanecem imóveis tal é o terror que o animal lhes inpira. Enquanto isso o mal se alastra pelo país, pelas cabeças dos menos avisados ou mais maliciosos. Devem enxergar no meio de tanta porcaria, que a situação lhes reserva um pouco do butim. Ser oposição é ter condições morais de enfiar o dedo na cara do adversário e lhe dizer sobre seus erros, como é também condição morar de apontar o dedo para a própria cara e fazer reflexão sobre os próprios erros. Há de ocorrer uma reunião interna entre os pouquíssimos partidos de oposição, onde se discuta essa pauta. Se tivermos um levante “fora collor”, foi por ele ter metido a mão no dinheiro dos brasileiros. O pt só enfiou dinheiro no bolso do povo. Antes, a bolsa era esmola, como já cansei de ver em cópia de vídeo. Durante a campanha petista, a salvação dos oprimidos. Nem mesmo aquele maldito colar de coca no pescoço do lula foi motivo para a campanha. Uma antiimagem, somada as fotos de míseros consumidores de drogas, os mais aviltados, aqueles frequentadores do gueto dos infelizes, seria excelente propaganda para mostrar aos brasileiros sérios onde está sendo levado o país. Isso é um pouco só daquilo que penso. Não seremos tomados pelo pt… já estamos dominados pelo pt. Só falta a revanche, pois virão de lança e tacape sobre nós, que corajosamente postamos nossas opiniões no seu blog. Digo corajosamente, apoiados na sua coragem exemplar. É que nossos corações betem uníssonos, no mesmo compasso dessa trágica ópera!!! Desgraçadamente não é uma ópera-bufa. É o retrato de uma tragédia nacional!!! Mas para os dominadores do poder, fodam-se os outros. Quero mandar e quero ser obedecido!!! ASSIM SÃO OS DONOS DO PODER!!! É por isso que não temos oposição. Por medo!!!

  223. Valdir

    -

    03/09/2012 às 9:51

    Reinaldo, me permita acrescentar outra figura que se assemelha a Eduardo Campos: Gilberto Kassab! Ele fundou um partido apenas pensando em si. Lamentavelmente alguns bons nomes o acompanharam, cito a Senadora Katia Abreu. Eu acho que a oposição nao existe mais desde 2006, a partir do momento em que cometeram o segundo erro mortal ( é, para mim foram dois, o primeiro já foi citado por você: ficaram de braços cruzados após duda mendonça lhes presentear com o impeachment do molusco preguiçoso, o segundo ao escolherem alckmin para a disputa presidencial. Enquanto ele era conhecido e administrava bem SP,o maior colégio eleitoral, era desconhecido e sem carisma fora das suas fronteiras. Ainda assim, levou o barbudo ladrão ao segundo turno. Se fosse Serra o candidato, estaríamos agora curtindo seu segundo mandato, tenho certeza)

    Se alguém acha que Aécio é alternativa, engana-se, pois ele quer é apoio do PT em 2018, assim como Eduardo Campos e Gilberto Kassab.

    Estamos perdidos.

  224. Gilberto

    -

    03/09/2012 às 9:50

    Na oposição não tem anjinhos, por isso que estão em greve. É só ver a evolução patrimonial dos políticos de todos os partidos. Não tem moral para bater na situação.

  225. JOSÉ A.C.MACEDO

    -

    03/09/2012 às 9:49

    Reinaldo. 03/09/12
    No milênio passado, século XX, um famoso caudilho, pela coragem, valentia e visão política nas revoluções na década de 1890 usava uma fita na testa com os dizeres: “QUERO LEIS QUE GOVERNEM HOMENS E NÃO HOMENS QUE GOVERNEM LEIS”. Este caudilho se chamava HONÓRIO LEMES. Em pleno século XXI ainda não se aprendeu a viver sob o império das Leis. Ótima tua coluna.

  226. Anónimo

    -

    03/09/2012 às 9:46

    O PSB também está no Foro de São Paulo.

  227. jota

    -

    03/09/2012 às 9:43

    Realmente Reinaldo voce está com a razão. A oposição está acovardada, correu para debaixo da cama,pálida exceção, naturalmente teme os altos indices de pesquisa,(duvidosos), de apoio dado ao governo pela população.Como a mentira anda solta, há duvidas do conjunto pesquisado – se da bolsa familia, se das cotas, dos movimentos populares e coisas tais.

  228. Anónimo

    -

    03/09/2012 às 9:40

    É surreal. O PT perdendo credibilidade perante a opinião pública e a oposição de araque se anulando. Até Kátia Abreu agora não perde oportunidade de elogiar Dilma em troca de alguma atenção da “presidenta”; FHC defende Dilma da herança de Lula como se aquela não tivesse feito parte do governo deste e por este tenha sido eleita(mas FHC é de esquerda gramsciana e isto explica seu posicionamento); Kassab oferece préstimos ao PT e a Lula por interesses políticos pessoais; Serra (outro esquerdista light) continua com o marqueteiro cabeça-dura (ou seria petista enrustido ???) González, descendo a ladeira.

    Assim não pode, assim não dá…

  229. Leon

    -

    03/09/2012 às 9:39

    Caro Reinaldo, posso até mesmo completar o seu post afirmando que, se o PSDB continuar nesse caminho, a tendencia desse partido é desaparecer do cenário politico nacional.

  230. SHIRU

    -

    03/09/2012 às 9:38

    Na mosca, caro Rei! Só eles (PSDB) não enxergam isso e, por isso, são cúmplices da situação atual, conforme catei, hoje, no Twitter: O #PSDB nunca foi de “plantar” mentiras na mídia, mas tem grave problema: ñ sabe “plantar” verdades! Por isso, é tb cúmplice, já q oposição! Ou seja, se são oposição, atuem como tal, oras. ou a casa cai, ou melhor, afunda, porque já caiu. Mas ainda dá para levantá-la porque, até pelos particpantes do blog aqui, pelotão não falta… o que falta é só alguém (em princípio, o PSDB) carregar a bandeira!! Acorda, PSDB! Acorda, Brasil!!

  231. Belita

    -

    03/09/2012 às 9:37

    Reinaldo, como sempre brilhante seu artigo, é isso mesmo e como você em 2005 eu também debatia que era preciso começar a queda do Lula naquele momento, ou teríamos que ver tudo isso ai que esta ocorrendo. Lamentável simplesmente….

  232. edmundo

    -

    03/09/2012 às 9:35

    Caro Reinaldo: se Serra e Alkmin, em duas eleições presidenciais seguidas, não demonstraram convicção para defender as privatizações — bastavam as telefônicas de exemplo — o quê esperar agora? Eles (psdb) acham mesmo que para estar com o povo não podem se opor ao Lula!Falar contra o absurdo das cotas, nunca! Vai contra o povo! A repetição desses exemplos é tal que dá náuseas.

  233. Observadordepirata

    -

    03/09/2012 às 9:33

    A democracia brasileira está em risco permanente, beirando o colapso, por conta de péssimas leis, nenhuma vontade de mudá-las e conferindo à classe política, salvaguardas absurdas e o direito de roubar com risco zero de prisão de médio e longo prazo, a não ser as pirotécnicas de dias. Nesse ambiente promíscuo, oferecido de bandeja pelo poder judiciário, alguém acredita em mudança? Só mesmo um milagre. Mas isso não irá acontecer! Só a determinação de toda sociedade brasileira em passar a limpo essa podridão e mudar urgentemente as leis infames dessa nação, reconduzirá o país ao trilhos da justiça e do progresso.

  234. Maria

    -

    03/09/2012 às 9:32

    Reinaldo, concordo totalmente com vc, como sempre. Uma de minhas teorias sobre o porquê do silêncio da oposição é que a maioria absoluta de seus elementos tem o “rabo preso”. É claro que existem raras e valiosas exceções. Se não for formada já uma nova geração de opositores limpos, esclarecidos e conscientes, adeus democracia! Será mesmo o país da unanimidade burra petista. Será que isso vai acontecer? Afffffffffffff!!!!!!!!!

  235. Cris

    -

    03/09/2012 às 9:32

    Rei, acho q o neuronio solitario e o Serra. Nunca imaginei que oposicao fosse muda. Sempre votei no PSDB, pois acredito que sao os mais competentes e honestos. So que agora penso que todos tem aogo a esconder. Nao eh possivel a falta de inteligenciadessa gente. Espero que ainda tenha tempo deles reagirem. Abracos.

  236. Ataíde

    -

    03/09/2012 às 9:29

    Tenho a impressão que o PSDB acabou. Aécio não dará a bobeira de enfrentar o lulo/dilmismo. O golpe fatal será Serra perder a eleição. Merecem! Ainda tenho esperança (…) é que o PMDB ponha sal na mamadeira dos petistas e lance candidato a presidência.

  237. danilo

    -

    03/09/2012 às 9:29

    No Brasil não existe oposição, são todos partidos de esquerda, que no geral comungam dos mesmos valores. O que existe no Brasil é mera disputa por cargos e poder. O Brasil vive uma democracia falsa, uma ilusão. De todos os partidos e politicos hoje no poder, quantos realmente representão valores da população que os elegeu? Quantos realmente desejam ver o país avançar mais e com mais prioridade do que suas carreiras pessoais? A esquerda já possui a hegemonia ideológica, só falta definirem de vez a hegemonia partidaria. Estamos diante da consolidação de um plano de poder onde o Brasil é apenas um palco. A democracia mesmo ja morreu faz tempo, se é que um dia existiu. Os nossos votos só contribuem para a continuidade desse espetaculo deprimente.

  238. celia

    -

    03/09/2012 às 9:28

    Por onde anda o tal Aécio Neves que sonha com a presidência? Ninguém sabe, ninguém viu! As ótimas sentenças acontecendo no Supremo e os opositores feito aquela ave que enfia a cabeça no buraco. Por onde anda Álvaro Dias, Katia Abreu e outros que se dizem oposição? Que vergonha….

  239. esther correa

    -

    03/09/2012 às 9:28

    Tio
    A tempos atrás li um art do AN que me permitiu entender pq a oposição está em greve. Tudo começou quando do depoimento do Duda Mendonça na CPI. Naquela época a oposição esteve com a faca e o queijo na mão e nada fez pq negociou com o PT livrar a cara do Azeredo em troca de livrar a cara do Lula. A partir daí, nunca mais teve moral e nem coragem para fazer oposição. Por isso que está em greve ha 7 anos.
    Amei o título deste post. É significativo e em poucas palavras diz tudo, ou seja: “graças à covardia e cumplicidade da oposição o País está indo p/ o buraco”. Não dá mais para ter o menor respeito por ela, muito pelo contrário.
    O Serra está afundando por causa disto. Não faz oposição, não fala do kit-gay, das greves, da ignorância do Haddad, nada. Como é que pode querer angariar respeito junto aos eleitores? Deu no que está dando = derrota e entrega de SP a um aventureiro incompetente, seja lá quem quer que seja eleito, dá na mesma.

  240. @Medeyer

    -

    03/09/2012 às 9:27

    Porra, Rei… fazia tempo q não via uma análise tão eloquente da oposição… mas é isso mesmo: o problema é q A OPOSIÇÃO NÃO SABE SER OPOSIÇÃO! É UMA CRISE EXISTENCIAL!
    Agora, apenas uma ressalva ao q vc disse: vc falou q a oposição não tem um programa, uma alternativa ao q está aí… na verdade É A OPOSIÇÃO REPRESENTATIVA Q NÃO TEM PROGRAMA OU ALTERNATIVA! Existem muitas frentes e Movimentos Conservadoras e da Direita q tem programas muito bem estabelecidos! O Q NOS FALTA É A BENDITA “REPRESENTATIVIDADE”, Q NUNCA FALTOU AOS PCO’s, PSD’s e PARTIDOS “ECOLÓGICOS” DA VIDA…
    .
    Como sugestão, lhe indico esses movimentos para que vc apoie algum, afim de q possamos fazer um movimento conservador forte, q resgate os valores tradicionais q estamos perdendo… Apenas para citar como exemplos: LIBER, CONS, OS FEDERALISTAS, A NOVA ARENA, o PPBr, …
    APÓIE ALGUM DESSES, TIO REI! APÓIE ALGUM DESSES PARA PODERMOS ALAVANCAR AUMA VIRADA IDEOLÓGICA NO BRASIL! (pq se depender dos políticos q estão nos “representando” aí, o PT vai ficar mais uns 70 anos no poder…)

  241. Cibely

    -

    03/09/2012 às 9:26

    Reinaldox na cascuda!

  242. Anónimo

    -

    03/09/2012 às 9:25

    Oposição?
    O PT dominou a política no Brasil e o caso do Senador Demóstenes e Arruda tornaran-se emblemáticos. O Aécio sabe o que deve e porque deve então prefere ficar no lenga lenga de candidato de mentirinha,esperando os erros dos petistas para se apresentar de bom moço mineiro neto do lendário Tancredo, acha que assim conquistará a simpatia dos eleitores.Na verdade a direita e o centro sempre foram tão corruptas quanto os famintos miseráveis da esquerda. A unica diferença é que a esquerda tem os seus facistas de rua para meter a foice na cabeça de quem se atrever a dar uma de bom moço burgues.
    O Russomano que o diga, já começaram a vasculhar as finanças dele, por enquanto ele é somente um idiota útil na praça.

  243. Shariat

    -

    03/09/2012 às 9:23

    São uns Nacibs, sem Gabriela. Qualquer posto de quarto vice-secretario da associação comercial de Ilhéus e estão realizados.

  244. Jo Lima

    -

    03/09/2012 às 9:23

    A opção da oposição de deixar Lula sangrar até a morte não foi feita porque o PSDB decidiu agir como nos desenhos animados: um personagem deixa o seu desafeto dentro de um dispositivo que irá matá-lo e , ao invés de ficar para ver a destruição deste, sai e o deixa sozinho – possibilitando que o desafeto se salve na última hora. Esse suicídio político tem um motivo concreto . Não se trata de um caso de autodestruição pelo simples prazer de autodestruir-se.

    Na escândalo do mensalão, veio à tona que esse esquema foi utilizado pela primeira vez pelo governador de Minas Eduardo Azeredo, lá nos anos 90. Na minha opinião, o PSDB não chutou a bola quicando para o gol vazio porque Azeredo deve ter deixado claro que ele não iria pagar sozinho sua destruição política. E que agiria como um homem-bomba à La Roberto Jefferson.

    Faltou ao PSDB alguma liderança que tivesse a firmeza de cortar a cabeça de um dos seus mais importantes nomes em nome da retomada do poder. Não o fez. Ao contrário. Fez uma sessão em que louvou Azeredo – algo parecido com que fizeram os senadores na primeira defesa de Demóstenes Torres, antes que viesse o golpe que lhe mataria politicamente.

    O PSDB ficou com Azeredo – hoje, um peso morto político, que só é lembrado quando se discute o seu ridículo projeto para controlar a internet – e deixou o poder para Lula. O resto é história.

    Enfim, naquele momento, em 2005, o PSDB recebeu a chance da Fortuna – mas não teve alguém com VIRTÚ suficiente para aproveitá-la.

    Sugiro ao partido que leia Maquiavel e menos FHC.

  245. Luiz Alberto

    -

    03/09/2012 às 9:23

    Oposição em cima do muro querendo uma boquinha.
    Uma vez perguntaram ao Tancredo Neves, qual time torce em Minas? Sou América (não meche com ninguém), sou Simpático à torcida do Atlético e do Cruzeiro. Aécio Nves, tem presença, fala bem, é bem articulado, poderia ser uma solução. Infelismente acomodou-se, o negócio é desfrutar das benesses do poder. O Aécio não é nem contra nem a favor, muito pelo contrário. Tornou-se uma grande frustação, poderia se tivesse coragem de assumir uma posição, uma nova liderança política. Hoje estamos carentes, não há uma liderança que se prese.

  246. josé reis barata

    -

    03/09/2012 às 9:22

    Oposição ! ó oposição ! onde está que não respondes?

    Não se trata de uma impossível discordância, mas, de um espraiamento um tanto quanto de ordem presunçosamente filosófica por ser sabido que a expressão “oposição política” não é assunto que se esgote em uma trivial e ligeira opinião. Faz parte direta ou indiretamente de tantos mitos, hipocrisias, cinismos e inverdades: república, democracia e tantos mais…
    O escrito aponta precisamente para o vácuo do confronto político. Inexistência de oposição; do método dialético porquanto modo historicamente prevalecente de fazer avançar os conhecimentos por meio da confrontação de teses opostas: o pró e o contra, o sim e o não, a afirmação e a crítica. A se pensar assim, inexistência de oposição ou como mero lado de dentro ou fora do poder, estaríamos num Estado convictamente hegeliano, totalitário. Não que não estejamos a caminho dele, reconheço.
    Sempre haverá oposição; seja no poder, seja fora dele. Oposição não é lugar marcado, trincheira contrária ao poder; algo necessariamente contra e fora do poder. Oposição é um moralmente corajoso modo ético de ser tipicamente de mentes originais: “O medíocre aspira a confundir-se com os que o rodeiam não rompe jamais com o estabelecido: o original tende a diferençar-se deles. Enquanto um se concretiza, pensando com a cabeça da sociedade, o outro aspira a pensar com a própria cabeça – J. Ingenieros, em “O homem medíocre”
    Que crescente parcela social não quer o que está se põe como inquestionável. Contudo, o que se quer? Não há oposição por oposição. Nada na vida é racionalmente presumível como efeito sem causa.
    Há muito mais por detrás dessa encruzilhada da nossa história política que os fatos detalhadamente ostensivos e expostos apresentam.
    Creio que posso aprimorar: não é que simplesmente não se queira o que está; que se seja contra a intenção e mesmo ação do que está. Talvez a insatisfação decorra bem mais precisamente da falta de lucidez das intenções e o modo com que se faz o que está. Isto pode mesmo ser condensado com benevolência na complexidade pendular insanável da palavra tão em moda: ética no que ilustrou sobre ela Weber. No que contém e expressa: o bem e o mal; o deus e o diabo de cada um. Em termos leigos e singelos vejo a ética como o burro que puxa a carroça da moral.
    Sobre a moral ponho-me ao lado da razão prática de Kant do dever ser, do imperativo categórico; do “tu deves porque deves” que habita em cada um de nós: “Em caso de dúvida sobre a liceidade ou iliceidade ética de algum ato, manda Kant, que o homem se pergunte a si mesmo: se isto que estou para fazer se tornasse , por isso mesmo, lei universal seria bom ou mau para a humanidade? Se a consciência (razão prática) responde que seria mau para a humanidade, é certo que também é mau para o indivíduo humano e não deve ser feito – H. Rhoden”
    Política é prática, é fé e a opção do cotidiano premida pelas questões sociais sufoca a moral; faz o nada querer nietzschiano prevalecer sobre o “querer o nada” que complementa esta visão dicotômica. Daí, desequilíbrio, desordem ocasionais num universo ordenado e harmônico com e a par do homem.
    Se o sistema eleitoral e todas as demais circunstâncias podem fazer de um nome um mito que empalma o poder, não detêm o poder de nele necessariamente colocar um homem.
    Não necessitamos de oposição política para ocupar o poder, tomar o Estado, pois: “Até hoje, todas as revoluções têm sido revoluções contra um tipo de propriedade e em favor de outro…todas elas foram feitas para proteção da propriedade de um tipo e levadas a cabo pelo confisco, também chamado roubo, da propriedade de outro tipo – Engels” Não sem razão que este e o próprio Marx no prefácio ao Manifesto Comunista da edição Alemã de 1872 chama particular atenção:
    “A Comuna (de Paris) , de modo particular, demonstrou que “a classe operária NÃO PODE SE CONTENTAR EM APODERAR-SE DA MÁQUINA DO ESTADO TAL QUAL EXISTE E FAZÊ-LA FUNCIONAR EM BENEFÍCIO PRÓPRIO”

    “Não é de novas partilhas pela violência , mas de transformações graduais das idéias que se necessita: é necessário que em todos a justiça se torne mais forte e o instinto de violência mais fraco – Nietzsche”

  247. Jose luis apud

    -

    03/09/2012 às 9:15

    Maravilhoso artigo, sugiro enviar a todos deputados, senadores, vereadores, presidente de partidos, prefeitos e governadores da oposição para que eles não neguem no futuro na perceber seus atos de hoje.
    PARABÉNS E SICERAMENRE OBRIAGADO PELA SUA PERCISTENCIA.

  248. Eder

    -

    03/09/2012 às 9:13

    Reinaldo e demais colegas,

    É por essas, e por outras, que não acredito que o PSDB tenha moral para querer alguma coisa. Também não considero o PSB de Eduardo Campos uma boa alternativa…

    E agora?

  249. Marcelo

    -

    03/09/2012 às 9:11

    Só para completar: esse foi o grande erro do Serra na campanha da eleição presidencial de 2010: querer emular o PT. Além de perder comprometeu, talvez irremediavelmente, sua imagem.

  250. Observadordepirata

    -

    03/09/2012 às 9:10

    No regime militar, dito ditatorial, o presidente da república só se ausentava da nação com o consentimento expresso do congresso e senado. Agora pegam o nosso avião, usam o nosso combustível, levam um séquito de aspones as nossas custas, e saem a hora que bem entendem para jogar conversa fora e fazer turismo em qualquer ponto do globo. Viagens com resultados pífios e até ridículos. Essa onda já chegou aos governadores, que deitam e rolam nessas mordomias injustificáveis, para um país com IDH ridículo como o nosso!!!! Onde está a oposição. Se no básico eles não atuam , irão atuar em que?

  251. JRBF

    -

    03/09/2012 às 9:09

    Perfeito sua colocação nesse comentário, Reinaldo. Sobre o Eduardo Campos, é só ver o estado de PE, que cresce mais do que a média nacional, com investimentos de várias empresas, públicas e privadas. Ele, sim, é um ADMINISTRADOR, diferente dos PTbestas. A criminalidade em PE caiu consideravelmente -incentivos foram feitos de várias maneiras: efetivo de pessoal, tecnológico, estratégico, etc. O Governador de PE tem tudo e mais um pouco para ser o novo presidente do Brasil. Enquanto o nosso País for administrado por pessoas que só são políticos e não tem nenhum conhecimento em administração, vai dar nisso aí. Lembra do FHC -homem administrador (não de formação, mas nato) e empreendedor- fincou as bases sólidas da nossa economia, a qual LULA enterrou e ….por quê,por quê?…porque não tem nenhum senso de administração (princípio básico da ADM:”não se gasta mais do que se arrecada”). Aliás, todo político que posse se candidatar a cargos do poder executivo deveria ser, no mínimo, bacharel em Administração, ou em algum curso na área.

  252. Marcelo - Santana - SP

    -

    03/09/2012 às 9:08

    Caro Reinaldo,

    Não adianta cobramos algo de quem não existe, neste caso uma oposição. Na realidade PT e PSDB já há alguns anos aplicam a estratégia da tesoura. O PT pinta o PSDB como direita e o PSDB o PT de extrema esquerda. Porém, estes dois paridos são de esquerda, apenas com tons de vermelho distintos. Não existe uma opção partidária conservadora e nem liberal no Brasil. Esta oposição que você conclama, ainda terá que ser criada.
    Um abraço.

  253. Rairon Fernandes

    -

    03/09/2012 às 9:08

    Realmente um belo artigo. Uma pena que a realidade não nos mostre nenhuma beleza.

  254. Oposicinha

    -

    03/09/2012 às 9:08

    ~Rei,
    Quem foi o responsável por segurar a oposicinha quando houve o escândalo do mensalão ?
    Não seria a mesma pessoa que, em enquete recente do portal IG, bateu o mitômano e ainda disse que seria preciso tempo pro povo compreender o período lulista, quase se desculpando pelo fato de ter ficado em 1o. numa simples enquete ?
    Não seria a mesma pessoa que em entrevista ao The Economist disse: “Sonhei que nós, Lula e eu, estávamos propondo juntos consenso nacional”, supondo uma vergonhosa aliança com o demiurgo ?
    É a isso que se resume a medíocre oposicinha brasileira…
    OPOSIÇÃO (com maiúsculas mesmo) hoje no Brasil quem faz é a VEJA, seus colaboradores, algumas vozes isoladas no congresso e no jornalismo independente, blogueiros que não dependem da viúva e NÓS, os 5% que consideram o petismo RUIM/PÉSSIMO nas pesquisas eleitorais…
    Oposição não pode ter medo do “politicamente correto”,
    Oposição não pode ter medo de mensaleiros,
    Oposição não pode ter medo das mentiras fabricadas, dossiês fajutos, da imprensa marrom…
    Oposição, hoje, resumindo em um nome: Kátia Abreu !
    Se metade dos nossos políticos tivessem a disposição e a coragem que a senadora tem, aí sim teríamos uma oposição.

  255. wagner

    -

    03/09/2012 às 9:07

    Digo isso a 7 anos: Sérgio Guerra é o responsável DIRETO por tudo isso. Claro que os outros membros do PSDB são cúmplices dessa incompetência. No fundo, acho que Guerra é um petista frustrado. Sérgio Guerra e Fernando Gonzales são os sanguessugas que estão imobilizando o PSDB.

  256. maria-maria

    -

    03/09/2012 às 9:06

    Finalmente, uma voz que ressoa diz a verdade sobre os conluios dos que, eleitos para se oporem aos sucessivos crimes de lesa-pátria, traem seus eleitores e aliam-se aos criminosos. Não há notícia na História deste país de uma oposição tão abjeta, tão adesista, tão covarde quanto a que levou o pt ao poder e ali o mantém, deixando explícita a existência de acordo com zedirceu.

  257. Observadordepirata

    -

    03/09/2012 às 9:01

    Dizem que o maior articulador para que o Lula nove dedos não fosse chutado com todas as honras do poder, foi o FHC!!!
    Essa história precisa ser passada a limpo em Banania.

  258. Fabio

    -

    03/09/2012 às 9:01

    Tio Rei, posso te garantir que está crescendo uma oposição inédita no Brasil. São liberais-liberais de todos os espectros e que estão prestes a fundar partidos. Não dá pra esperar nada da social-democracia atual.

  259. Parada

    -

    03/09/2012 às 9:00

    Pois é! Fala a verdade: parece brincadeira, né? Não é possível! Parece que a gente fica torcendo igual bobo para um jogo de cartas marcadas. Deve ter alguma coisa muito fantástica por trás dos mistérios da política, que faz a gente ficar se descabelando à toa, que vai muito além do que sonha a nossa vã filosofia… Fale pra mim: se eu plantar batatas hoje, o que vou colher amanhã? E se eu plantar batatas amanhã? E depois de amanhã? E depois de depois de amanhã? É isso mesmo: fazer política num ambiente de competição composto somente de pessoas virtuosas, que apenas discordam administrativamente, é uma coisa. Pode ser até que seja um negócio bonito! Nunca vi, infelizmente. Mas no ambiente que aí se apresenta… Ô, seu Serra, é sem chance! (rapazinho do filme Carandiru). Deveria ter usado nabo no exemplo acima quando me referi às “diferentes” estratégias do PSDB… Mas continuamos aqui na torcida!

  260. Gione Oigen

    -

    03/09/2012 às 8:58

    A única possibilidade de uma virada, seria o PMDB dar seu grito de Independência, mas a fome por cargos é devidamente alimentada pelos petralhas para que isso não aocnteça.
    E a IMPRENSA?
    A imprensa que deveria apontar o dedo para o governo está comprada!
    A imprensa não dá espaço para líderes da oposição.
    Vejam a Rede GLOBO, Quando eles entrevistam um opositor quando sai uma medida do governo? NUNCA.
    Eles nunca dão espaço para a Oposição se manifestar.
    Se a GLOBO que é a maior está dominada, imagina a resto.

  261. Zè Carioca

    -

    03/09/2012 às 8:58

    Rei, belo artigo.
    Se fosse o PSDB que estive sendo julgado no STF, o PT estaria usando isso na campanha contra o Serra.
    O Serra deve gostar de apanhar do PT.
    Nada se fala dos candidatos do PT que foram obrigados a sair da campanha as prefeituras de Osasco e São Caetano.
    Acorda Serra, não é possivel que nunca vai aprender a bater no PT. Chegou a hora de nocautear o PT pelo bem de São Paulo e do Brasil.

  262. Antonio C.L. Prado

    -

    03/09/2012 às 8:58

    Oposição covarde, omissa isto é o que temos no Brasil se fossem pessoas sérias Lula seria mandado embora apos as denuncias e hoje o Brasil seria outro.

  263. Jacob

    -

    03/09/2012 às 8:57

    Reinaldo,

    Repito: é muita “burrice” política em pouco espaço para se poder acreditar, com o mínimo de verossimilhança, que a oposição está desatenta, desajustada e apalermada.

    FHC andou escrevendo porcaria estes dias, excremento mesmo, afirmando que Dilma não tinha nada que ver com os aloprados do PT. Dá para acreditar num troço desses?! FHC não é um intelectual, político sagaz? Como ele faz uma coisa dessas?

    Muito simples: o PSDB é farinha do mesmo saco do PT!

    Ainda mais simples: boa parte da oposição deve estar MUITO BEM comprada.

    Só tu que ainda não viu que o PSDB se uniu ao projeto autoritário do PT pelas vias escusas do silêncio?

  264. Gione Oigen

    -

    03/09/2012 às 8:54

    O PT não deixa surgirem líderes de oposição.
    É uma perseguição atróz, um bombardeio diário, difamação, todas as formas mais sórdidas de ataques no sentido de não permitir o surgimento de opositores.
    Isso é da cartilha deles.
    Eles matam opositores na fonte. Se infiltram em todas Instituições com o primeiro objetivo de detectar opositores e abafá-los no nascedouro.
    Vejam no meio estudantil como é grande a perseguição. Eles não permitem o surgimento de líderes.
    Vivemos a maior perseguição política da História do Brasil.

  265. Observadordepirata

    -

    03/09/2012 às 8:54

    errata – os brasileiros que se danem

  266. Marília

    -

    03/09/2012 às 8:53

    Concordo plenamente com o post. O Supremo está fazendo sua parte, alguns da imprensa tb., mas as oposições, não! Inclusive, até, dizem coisas no momento errado, tipo, o mensalão é fichinha perto da tal CPI. Não era o momento, Santo Deus! Outra: mensalão do PT, como se existisse outro, o seu próprio. Tudo no momento errado!!!!

  267. Observadordepirata

    -

    03/09/2012 às 8:53

    A “oposição” quer é saber do salário depositado mês a mês, chova ou faça sol. Além das mordomias, do nepotismo que continua, com outra roupagem e das negociatas, que volta e meia se apresentam com polpudas e generosas comissões. O brasileiro que se danem, para esses desgraçados! Tudo isso fruto de uma “justiça” corrupta também, que não pune, não PRENDE! Vote NULO JÁ. Não escolha o próximo vagabundo ou ladrão para te ROUBAR e mandar em voce! Eles não valem uma nota de 3 reais.

  268. José Antônio

    -

    03/09/2012 às 8:51

    Oposição pastel de vento!

  269. SILVIO

    -

    03/09/2012 às 8:51

    VC ACABA DE CHOVER NO MOLHADO, COMO EU TENHO FEITO HÁ ANOS. TENHO HÁBITO DE MANDAR E- MAILS PARA TODOS, MAS FICAM INERTES OU, QUANDO RESPONDEM, SÃO EVASIVOS OU TENTAM AMENIZAR OS FATOS, QUASE COLOCANDO A CULPA DE EXAGERO EM QUEM LHES ESCREVE. JÁ DESISTI DESSA GENTE. O PIOR DE TUDO É QUE, FICO PERDIDO EM PERÍODO DE ELEIÇÕES, POIS BUSCO ALGUÉM QUE TENTE ACABAR COM O ESTABELECIDO COMO VERDADE ÚNICA. FICO IMPRESSIONADO QUANDO VEJO NA TV SENADO O SENADOR DO PSDB MÁRIO COUTO (O ÚNICO OPOSICIONISTA, SEDM PAPAS NA LÍNGUA), ELE CITA EM SUA ORATÓRIA TODOS OS PODRES PETISTAS COM TODFAS AS LETRAS, PARA O DESESPERO DA MARTA SUPLICY QUE LHE CORTA O MICROFONE A TODO INSTANTE RIDICULAMENTE, MAS, APÓS, NÃO VEJO NENHUMA REPERCUSSÃO DE SUA FALA, CARACTERIZANDO UMA IMPRENSA QUASE NA TOTALIDADE VENDIDA PARA O PODER….
    ENFIM, OS POLÍTICOS DO PSDB SÃO UNS MEDROSOS, TÊM MEDO DO LULLA E DO PT. MAS É IMPORTANTE VER QUE O PSDB É IGUAL AO PT, POSSUEM OS MESMOS PRINCÍPIOS, SÃO TODOS MARXÍSTAS. SÃO DO GRUPO “LUTEI CONTRA A DITADURA”. COMO VAMOS QUERER QUE LUTEM ENTRE SI????? NÃO HÁ OPOSIÇÃO NO BRASIL!!!

  270. ronaldo

    -

    03/09/2012 às 8:50

    Reinaldo:
    Para mim, a inexistência de oposição no Brasil (não sei se o “fenômeno” ocorre em muitos outros países) é um mistério. Alguns apontam como causa do fato a imundícia que reina no ambiente político, que afasta os bons por diversos meios; sem negar que ela exista, não parece ser suficiente para a explicação. Afinal existe no Brasil, nas varias classes sociais, uma reserva moral e cultural que bem poderia se estruturar para criar consistente oposição. Entretanto ela não nasce… Surge, então, outra hipótese: haveria um incógnito fator de “inibição” a desestimular os cidadãos. Qual seria ele?
    Deixo a Você, como analista político, a resposta.

  271. Mario

    -

    03/09/2012 às 8:50

    E alguém na sua ingenuidade política acredita que algum dia o PSDB foi oposição ao PT ? FHC e o Aloysio Nunes deram a vitória na eleição de 2002 ao Lulla quando não vestiram a camisa do Serra na campanha e quando este Aloysio quebrou a espinha eleitoral de 2002 da Roseanne Sarney com aquela dinheirama em cima da mesa na empresa de seu marido , não sei se a memória de vc’s estão tão oa, mas era ela Roseanne que liderava as pesquisas em 2001/2002 e o Lulla iria perder a eleição para ela na maior facilidade.
    O PSDB nunca foi inimigo político do PT , são parte do mesmo lixo esquedista que contaminou a América Latrina.

  272. Paulo Bento Bandarra

    -

    03/09/2012 às 8:48

    Eduardo Campos (PSB), e sua mãe é apenas um novo pesadelo de novas maracutaias.

  273. Seavon

    -

    03/09/2012 às 8:40

    É isto mesmo Reinaldo, esta sacudida postada para nós que acompanhamos seu impenho para o bem do Brasil precisa ser lida, relida e repetida para mexer com os brios da oposição inerte.
    Nem precisava ser repetida uma vez que se trata de uma verdade verdadeira.
    Esperamos que se movam em bloco para o dispertar de maior quantidade da população, numa hora dessa dos eleitores já é um grande ganho.
    Estamos atentos esperando pela mobilidade agil da oposição.

  274. José Antônio

    -

    03/09/2012 às 8:39

    A única oposição real hoje no caminho do PT -é o ar atmosférico quando sopra contra.

  275. Mornos, não.

    -

    03/09/2012 às 8:37

    Ora, questão de lógica:

    se o ponto forte do PT é atacar, fazer intrigas, mentir, etc.
    se o ponto fraco é a imoralidade, a sujeira toda que tenta de todas a maneiras abafar, esconder.

    A oposição tem dois caminhos a trilhar:

    1- aprender a atacar como os petralhas (que fazem isso muito bem e deram de bandeja tantos malfeitos – números são fartíssimos (nunca foi tão fácil malhar um partido que agiu com tanta indecência, imoralidade, quadrilheiros e corruptos, etc); Com uma diferença: atacar com inteligência, mostrando os fatos,explicando as consequências e exibindo as imagens . O PT é bom em atacar, mas são meio “burrinhos” (não encontro outra palavra no momento) em concatenar ideias e mostrar as causas e as consequências. É aqui que a oposição deveria explorar.

    2) Apontar uma nova direção. O povo cansou de tantas lorotas, de tanta sujeira, de tanta corrupção, de tanto enriquecimento ilícito de toda a petralhada, dessa maneira pobre de falar, escrever e se comportar. Dessas musiquinhas chulas e populistas.

    Além disso, o nível geral da política nacional precisa melhorar e muito em todos os níveis: reforma política já.
    Penso que a reforma política não poderia ser feita pelos políticos (em causa própria?). Mas, por pessoas da sociedade civil com capacidade moral, intelectual, espiritual para tal – uma composição de pessoas que atuam em várias profissões.

  276. Rods

    -

    03/09/2012 às 8:37

    REI.
    EM PRIMEIRO LUGAR, MUITO BOA A SUA MATÉRIA.
    EM SEGUNDO LUGAR, A GREVE DECRETADA ME FAZ LEMBRA-LO DE UM “ALGUÉM” CHAMADO FHC QUE DECLAROU QUE DEVERIAM AS OPOSIÇÕES DEIXAR O APEDEUTA SANGRAR. POIS É, ELE SE REELEGEU, ELEGEU SUA SUCESSORA, O PAÍS ESTÁ UM INFERNO E ESTE SENHOR CONTINUA SENDO FETEJADO COMO UM MEMBRO RESPEITÁVEL, QUANDO NA REALIDADE É UM TÍPICO COMUNISTA E SERVIDOR DA CAUSA.
    POR DERRADEIRO, QUEM DISSE QUE NO BRASIL HÁ OPOSIÇÃO??? SÓ HÁ PARTIDOS DE ESQUERDA UAI, QUE OPOSIÇÃO É ESSA???
    O POVARÉU CONTINUARÁ A CAIR NAS MESMAS ESPARELA DE SEMPRE, CANTADAS NAS CAMPANHAS.
    Rods

  277. Anônimo sem ilusão

    -

    03/09/2012 às 8:36

    E qual partido é limpo? Quer pior que o PMDB? Em se tratando de moralidade, me apresente um partido para começo de conversa? Só acho que o PT pregou uma moralidade inexistente. No mais, tirando o discurso, todos comungam da mesma sopa de imoralidade.

  278. Nostradamus

    -

    03/09/2012 às 8:35

    Minha maior decepção com a oposição brasileira chama-se Demóstenes Torres. Esse homem prejudicou a oposição brasileira mais do que qualquer petralha. Enganou a todos durante muito tempo. Chegou a conspurcar até as sagradas páginas amarelas de Veja apresentando-se como uma vestal da moralidade. À época cheguei a sonhar que ele pudesse ser o companheiro de Serra na eleição presidencial de 2014.
    .
    Acho que se nós quisermos uma oposição verdadeira, ética e comprometida com o país precisamos defender uma depuração nas hostes da oposição. Vejam o caso da nossa Katinha em quem também chegamos a depositar grandes esperanças. Hoje a Katinha está flertando com a Dilma. Outro exemplo é o senador Jarbas Vasconcelos que eu sempre considerei um verdadeiro oposicionista embora estivesse no PMDB. Agora fico sabendo que ele anda flertando com o Eduardo Campos. Assim fica muito difícil acreditar.

  279. Marcelo

    -

    03/09/2012 às 8:29

    O PSDB precisa parar de querer emular o populismo do PT. O PSDB faz oposição envergonhada porque tem muita gente ali que no fundo admira o esquerdismo populista do PT. Se quiser disputar com o PT à esquerda vai perder sempre.

  280. carlos amendola

    -

    03/09/2012 às 8:27

    Em Ribeirão Preto a prefeita tenta a sua reeleição, seu partido, o PSD, está coligado a 15 outros. Nem ela sabe dizer exatamente quais são esses partidos. Pode isso, Arnaldo??

  281. Kahlil

    -

    03/09/2012 às 8:26

    Melhor texto escrito nos últimos dias!
    Por que nenhum líder da oposição fala nada sobre o mensalão?
    Isso é uma vergonha para quem deseja ver o PT longe do poder.

  282. Sandra

    -

    03/09/2012 às 8:25

    Assino embaixo o dito aqui por você, e se hoje em São Paulo estamos prestes a ver um candidato que nada tem a ver com a nossa cidade ganhar as eleições para prefeito, por conta da oposição, simplesmente, ter nos abandonado totalmente.

  283. M. Avelar

    -

    03/09/2012 às 8:24

    Acho mesmo que a inércia da oposição decorre do seu temor em ver denunciadas as falcatruas praticadas pelos seus membros. Afinal, era essa a ameaça que fazia o pt ainda fora do poder. Não sejamos ingênuos: TODOS que se decidem pela carreira política neste pobre país o fazem para se locupletar. Sim, sei que há exceções mas são o que são: EXCEÇÕES.

  284. Marcelo-SP

    -

    03/09/2012 às 8:20

    A Oposição no Brasil é omissa e cúmplice, por isto não de manifesta, está escondida!!

  285. Viana

    -

    03/09/2012 às 8:12

    Reinaldo, aqui no meu Ceará estima-se, a boca pequena, que mais de 1/3 dos vereadores estão envolvidos de alguma maneira com tráfico de drogas(capital e interior). Esse número: é só projetar. Qual o modelo que os favorece? Olhe, creio que o número é bem maior.
    Me vem a lembrança um artigo do Olavo em que afirma que o modelo de escolas implantado no Brasil favorece ao tráfico. Confesso que quando li o artigo, não concordei. Hoje vejo uma escola aqui na capital, privada, quebrada e fechada. E as paredes externas pichadas com: FECHAR ESCOLA É CRIME, mst. Faz sentido. Não ter oposição, afinal tem muita gente boa que cheira e muuuuuito, né? é só uma consequência. Inexiste partido no Brasil que defende valores. Ah. Nos palácios, inclusive tem muita gente que aspira.

  286. JOE BASH

    -

    03/09/2012 às 8:09

    Lulismo estah tendo um efeito tao devastador na politica brasileira similar ao que o brizolismo exerceu na politica do RJ..Todos os politicos que se seguiram ficaram na oposicao ou situacao, mas todos formam oriundos das “hostes” brizolistas como Garotinho e Cesar Maia. O proprio Eduardo Paes eh cria de Cesar Maia. No caso da politica nacional, tudo indica que a oposicao se dara entre PSB, PMDB e PSD, havendo conjugacao de forcas, caso haja enfraquecimento relativo do PT, nao o suficiente para tirar do poder de presidente em 2018. O PSDB que poderia exercer a oposicao com nomes como Artur Virgilio, Alvaro Dias, Sergio Guerra, Aecio Neves esta como um gatinho amestrado…miau…

  287. Cansei!

    -

    03/09/2012 às 8:06

    Quando o petismo assumiu o poder, as oposições temiam que todos os “esquemas” fossem descobertos. Para isso os petistas foram eleitos: “mudar tudo isso que está aí!”. Mas não foi isso que aconteceu. O PT apoderou-se dos “esquemas” e os ampliou. E o que fez a oposição? Acuada e com medo, sumiu!

  288. RUBENS JACYZIN

    -

    03/09/2012 às 8:05

    Revolução de 1984.Acabou a oposição e com com o Brasil!
    Seria acreditar em Branca de Neve dizer que no Brasil exixte alguma Oposição!
    *Saibam que:O Brasil não consegue fazer a”Reforma Tributária”
    e “Implantar o IVA Impôsto de Valores Agregados”porque as Multinacionais e maus empresários Brasileiros impedem! E se espantem se quizerem:Porque nosso PIB instantaneamente do
    braria!Entenderam?eu disse Dobraria!
    *A revolução de 1984 que veio como um Tsunami encima do govêrno Sarney,provocando tudo que provocou inclusive a
    Moratória vergonhosa da qual êle não teve culpa”"Foi um pre
    parorio para as “Privatizações” e hoje nós somos simplesmente o Quintal do Mundo”portanto?Oposição é pura en
    ganação!Portanto estudem a Revolução de 1984.Custo:20/30 trilhões de dólares e somos quarto mundo!Pais de cegos!
    *UM dia aparece um Brasileiro que Patrioticamente desmante
    le essa “Farsa Que vocês docemente chamam de Democaracia
    com “urna eletronica e tudo!

  289. Mornos, não.

    -

    03/09/2012 às 8:03

    O PMDB ensinou que ser normo é que dá certo: nunca bate de frente, nunca tem proposta (projeto) própria para o país, nunca coloca sua posição sobre nada, é omisso, nunca vê nada, nunca sabe de nada. O negócio é estar lá e não sair de lá – cargos, querem cargos somente isso e as benesses do poder.
    A oposição está no ritmo de PMDB?. Acorda, o PMDB será vomitado, mais cedo ou mais tarde. Espero que já em outubro. Não precisamos do PMDB para nada. Partido omisso.
    O PT acabado. Ontem, vi na tv, campanha de um candidato petista e me deu nojo: enquanto os candidatos adversários mostravam o que haviam feito para a cidade e o outro mostrava o que poderia fazer em benefício da cidade o petista só malhou os adversários: fez fofocas, fez intrigas, contou mentiras, somente isso – ou seja, o nível do petista em campanha é nível de gente rampeira, grosseira, não tinha nada a mostrar atacou. É isso que o PT sabe fazer como ninguém. Desliguei a TV e não assisto mais as baixarias dos petistas. Ponto final.
    A política está um caos, de qualquer ângulo que se olhe. Mas, ainda assim prefiro a oposição…
    A oposição tem que malhar os malfeitos petistas (nunca foi tão fácil fazer isso – os caras deram de bandeja mais que fatos e argumentos, o material é fartíssimo. A oposição tem que mostrar com clareza todas as mentiras, colocar a foto de um por um dos homens sujos do lularapio e mostrar que fará diferente e fazer mesmo. COMPARAR o que o PT fala e o que FAZ e COMO FAZ (os meio sujos, ilícitos que utilizam….) – pegar pesadíssimo nisso.
    O maior medo dos petistas é o candidato adversário colocar em evidência os malfeitos todos (que eles tentam de todas as formas, por todos os meios calar, esconder – se tem muita sujeira a esconder é porque não foi bom para o Brasil). Este é o ponto fraco do adversário. E olha que dá para fazer muita coisa, pois foram escandalosas transações por qualquer ângulo que se olhe…e durante todo o período.

  290. duduzinho

    -

    03/09/2012 às 8:00

    Certamente meu caro Tio,,, se houvesse oposição talvez haveria impeachmentt de Lula, não haveria o mensalão,o caso Cachoeira ainda é herança do mensalão, a corrupção estaria no nível dos 10% e a história seria outra, muito provável que estívessemos navegando por mares nunca antes nevegados.

  291. Alexandre

    -

    03/09/2012 às 7:56

    O problema é que TODOS OS POLÍTICOS têm rabo preso com alguma maracutaia/corrupção. Os mesmos preferem ficar calados. É nojenta e sem escrúpulos essa “democracia política” brasileira.

  292. Carlos M.

    -

    03/09/2012 às 7:50

    Tio Rei,

    Como sempre, vc está corretíssimo.

    O mensaleiro João Paulo Cunha foi condenado pelo STF e nào vi ninguém cobrando a sua expulsão do PT. É evidente que o PT não expulsará ninguém, pois é um sindicato de criminosos, uma máfia, mas caberia à oposição fazer a cobrança, como se o PT fosse um partido. Nenhum partido pode ter um criminoso condenado entre os seus membros. O mesmo deve valer, daqui alguns dias p/ o Roberto Jeferson.

    Abs,

    Carlos M.

  293. OD

    -

    03/09/2012 às 7:48

    Concordo plenamente. Eles só não estão em greve, como estão dormindo. Eles são um bando de bundas-mole. Quando acordarem o trem já passou. Um dia Lula sumirá e Dilma passará. Outros virão, com certeza. Só cuidado, o povo não vota em bunda-mole.

  294. Marcelo Poa

    -

    03/09/2012 às 7:46

    Com relação ao fraco desempenho na economia, sem uma reforma tributária séria, nunca seremos competitivos. Os brasileiros estão morrendo sufocados pela alta carga tributária. Muito superior a outros países ditos emergentes e que disputam com o Brasil uma fatia dos negócios globais.
    Mas a oposição não consegue arranjar nem uma pautinha pra debater. Mesmo diante de tantas oportunidades de debate. Esfera moral, econômica, reformas…
    A quantas décadas projetos de reforma tributária dormitam nas gavetas do congresso?
    Não adianta enfiar crétido na tigrada. Tá todo mundo atolado de crédito. O furo é mais embaixo. O país parou enquanto outras nações disparam em termos de crescimento.
    Estamos felizes com essa mediocridade econômica.

  295. Ana

    -

    03/09/2012 às 7:45

    Reinaldo:

    E, dizer que um Governador dos EUA, apenas por querer “” Ceder seu lugar e pagar as contas da amante “” pegou 14 ANOS DE CADEIA?? Gostaria de saber onde estão aqueles que receberam 43% dos votos em 2010?? A Oposição está com a faca e o queijo nas mãos, mas parece que oposição é só da boca para fora?? E, O PIBINHO ÓHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH??

  296. João

    -

    03/09/2012 às 7:42

    Sr. Reinaldo, há muito tempo, algum marqueteiro espalhou que o povo gosta de ouvir proposta de governo e não os podres do adversário. Todo programa eleitoral, essa ladainha é repetida ao extremo, e o que vemos é um desfilar de promessas idiotas, de quem vai fazer mais creche ou mais corredor de ônibus..
    Acho que o PSDB corre o risco de não levar a prefeitura por isso.
    Me espanta ver tanto material produzido pelo PT, não aproveitado no horário eleitoral.
    Mensalão não foi se quer comentado. O caso da catarata é ainda pior,pois deixou um escândaloso caso de mentira se tornar uma quebra de sigilo do prontuário.
    Chega de falar quem vai fazer mais ciclovia. Está na hora de mostrar as vísceras do PT.

  297. Marcio

    -

    03/09/2012 às 7:40

    Os guerrilheiros virtuais, vagabundos sustentados pelo pai na maioria, te chamaram de bandido naquele site que o dono era seu fá e se converteu à esquerda assim como o nefasto anão do São Edir. Engraçado que vasculhei a net a procura de alguma condenação sua e não achei nada, sem querer vi foi condenação de santo esquerdista por racismo!

  298. Franz S Borges

    -

    03/09/2012 às 7:34

    Bom dia Reinaldo, não sei se a razão é exatamente a que exponho. Pra mim o Aécio tem sido uma decepção, mas, vendo o que acontece nas redes sociais a ideia faz algum sentido. Há um interesse do PT em derrubar o provável candidato Aécio em 2014 e, para isso, eles não medem consequências. Você que é de São Paulo não teme movimento do PT a não ser no campo político, o Lula não teria coragem para desviar desse estado investimentos e repasses federais. É o que acontece aqui nesta grande roça chamada Minas Gerais, ele não exita em deixar de aplicar os repasses em ainda desvia investimentos do estado em favor de Pernambuco. Mata dois coelhos com uma só cajadada, derruba o Aécio, a quem os mineiros otários culpam por essas mazelas instigados pelos militantes petistas nas redes sociais, e desenvolve o seu estado de origem. A Dilma segue essa política, ainda que se faça de “mineira”.
    Não se engane com o Eduardo Campos, é tudo encenação.

  299. @tuddbom

    -

    03/09/2012 às 7:32

    Perfeito, Reinaldo! Direto no alvo (e no queixo)!
    A oposição tem rabo preso, está na cara – seja por temer o contra-ataque sempre eficaz (golpe baixo) do PT, seja pelos interesses políticos, ou ainda, telhado de vidro.
    A hora é agora, mas a oposição está impedida de fazer gol. Ainda que se apresente outro momento tão oportuno, o que parece ser difícil, o comportamento dessa oposição provavelmente será o mesmo – nulo!
    Embora a fala mansa e sonsa do monarca petista possa enganar, o PT veio com tudo e para ficar. Essa é a verdadeira Esquerda Radical que tantos temem, achando ingênuamente que o PT é moderado, ou, sequer parece de esquerda. O PT muda o discurso conforme a ocasião, mas em momento algum, o coração do partido se afastou de Fidel, Chàvez, e para confirmar o pendor totálitário, derrete-se perante o mundo, pelo ditador do Irã.
    Meu receio é que à falta de uma oposição ainda que moderada, surja em algum ponto dessa escalada petista rumo ao poder vitalício, uma oposição verdadeiramente truculenta. Hoje, a maioria de nós, sonha com uma direita certinha, de família, para colocar as coisas no eixo.
    Duvido que isso ocorra e aposto mais em grupos de jovens radicais apelando para a violência e com discurso virulento, o qual, por falta de opções e por estar cheio dos abusos do lulo-petismo, uma grande parte da população venha a aderir.
    Muitos talvez, se regozijem com este quadro. Eu, já tenho horror – trocar uma ditadura por outra e continuar sendo, apenas, parte da massa de manobra.

  300. ddpiresmont

    -

    03/09/2012 às 7:32

    Se eu fosse da oposição, confesso, também não saberia o que fazer com um povo que morre por falta de saúde pública, morre por falta de segurança, morre por falta de saneamento básico e infraestrutura, está com dívidas até o pescoço e continua votando, aplaudindo seus algozes.

    Todos, por mais ignorantes que sejam, sabem que, pelo menos a sua vida, não melhorou em nada nestes quase dez anos, mas acham que estão num país maravilhoso, com o melhor governo de todos os tempos.

    Pra vencê-los tem que fazer o jogo sujo da mentira, da calúnia, da total falta de pudor e isso, pelo menos os da oposição que têm relevância política, não vão fazer. Acertadamente, não adotam o jogo do VALE TUDO pelo poder.

  301. Marcus Meyer

    -

    03/09/2012 às 7:25

    O maior problema é que todos tem o rabo preso. Com a estrutura política atual só é eleito quem faz alianças complicadas e aceita doações de campanha cuja conta terá de ser paga um dia, logicamente com favores nada republicanos. Assim, todos tem telhado de vidro e ninguém quer começar uma guerra de pedras. Os que tentaram saíram lascados ou até mortos!

  302. Hamilton de Santos

    -

    03/09/2012 às 7:23

    E vou dizer mais uma obveidade , já que nem o óbvio esse pessoal do PSDB parece que não entender . Para ganhar uma eleição , não tem que só falar para a classe média ( só parte dela compra jornais e revistas) .Tem que ir prá televisão . É lá que estã o povão ..ou será que precisaremos desenhar?????? Estou p…da vida com isso.

  303. Dezio Ricardo Legno

    -

    03/09/2012 às 7:14

    O porque da greve da oposição é segredo de polichinelo.
    Se a oposição der uma no cravo recebe outra na ferradura.
    Simples assim. Os interesses prevalecem nos seres humanos medíocres.
    Décio

  304. Anónimo

    -

    03/09/2012 às 7:06

    Falta mesmo organização, pois é comum assistirmos alguém que levante a voz ser trucidado pela maquina de difamação dos Petralhas sem que haja proteção dos seus pares que só assistem ao linchamento político imaginado que será diferente quando for com eles.

  305. Bruno

    -

    03/09/2012 às 7:02

    http://kibeloco.com.br/2012/09/02/as-uvinhas-do-russomanno/

    o passado de Russomanno na TV no Carnaval

  306. Adriano da Ilha

    -

    03/09/2012 às 7:00

    Reinaldo, você falou tudo. A oposição se restringe a pessoas com grande influência como você – mas que não alcança a maioria pouco esclarecida – e a nós cidadãos indignados com o que está acontecendo no nosso país.
    Sempre que ministro minhas aulas de educação financeira tento mostrar como estamos caminhando a passos largos para o abismo.
    Sinto que meus alunos de educação financeira se espantam, afinal para eles, tudo parecia bem.
    Como não sou de São Paulo não tenho acesso á campanha da prefeitura, mas o Serra não podia falar de algumas “obras do Haddad” ? Criticar um pouquinho mais a política econômica que tira empregos de São Paulo ? Falar da demora nas privatizações que emperram o crescimento do país e atrapalham o trânsito da cidade com as estradas em péssimas condições ? Não, fica quietinho, assim o PT ainda sobrevive apesar de tantas besteiras que faz no comando do Brasil. Não sei mais a quem recorrer, só me resta rezar para que Deus tenha piedade de nós.

  307. Hamilton de Santos

    -

    03/09/2012 às 6:58

    Mestre, lembra-se daquela propaganda , feita pelo PT , onde mostrava ratos atacando e roendo a bandeira brasileira , e o narrador, com voz em surdina ensinuando que o Brasil estava sendo assaltado pelo PSDB ? Pois é, aquilo calou fundo no povo , na época. Fazia parte do jogo sujo e sem provas . Eu também não me conformo com essa apatia do PSDB . Aproveitem o Mensalão e as condenações que estão acontecendo e DESÇAM A LENHA nessa quadrilha que está no poder. PORQUE esperar? Se bobear , Serra cai fora do 2o turno. É o fim da picada.É como vc diz sempre : E se fosse o contrário ? Era PSDB nunca mais nesse país . O PT iria simplesmente destruir , arrasar e ainda jogar sal. Pelo amor de Deus….cadê os homens do PSDB????

  308. Siará Grande

    -

    03/09/2012 às 6:55

    Oposição? Que palavra é esta? É do grego arcaico ou sâncrito extinto?

  309. Lilian

    -

    03/09/2012 às 6:43

    Esse seu artigo sobre a OPOSIÇÃO EM GREVE é histórico e deve ser divulgado, Reinaldo. A situação de uma Democracia em que a Oposição está em greve e onde o único líder que desponta como alternativa de poder está no poder é mesmo preocupante. Para onde estamos indo?… Vou guardar bem guardado esse artigo, mas, antes, vou dar minha modesta contribuição para a sua divulgação. Trata-se de um diagnóstico preciso e muito importante do momento que estamos vivendo. Por isso, ajudará a narrar e entender a história do Brasil – agora e na era pós-Lula.
    Abração.

  310. Rakel Maia

    -

    03/09/2012 às 6:40

    Reinaldo, bom dia! Para mim, FHC passou de um grande amor para uma grande decepção. Foi muito condescendente com lulla e sua gangue desce o início. Sabemos que ele foi, por muito tempo, a voz do PSDB (lá dentro). Poderia e pode, se ainda quiser, fazer difenrente, pois continua lúcido e inteligente como sempre. Foi ele quem deu aos brasileiros (mesmo àqueles que não o sabem) a esperança de um país que anda nos trilhos, com o Real, lei da Reponsabilidade Fiscal, etc,etc. Mas chegou um tempo em que ele se omitiu. E é isso que eu acho grave. Desde então, o PSDB arrefeceu e sua oposição chega a ser risível e lamentável. O “sigam o mestre, façam o que o mestre fizer” fez degringolar qualquer postura mais dura com o mollusco e gangue. Estou falando bobagem, Reinaldo? Sinto (e sofro) pq FHC já foi uma grande fonte de esperança para mim e hoje é minha maior decepção. Desculpe o desabafo, assim logo cedo.
    Bom dia, Reinaldo!
    Rakel Maia

  311. Elcio

    -

    03/09/2012 às 6:27

    Este fenômeno é resultado do nosso caldo político e cultural medíocre. Como pode haver enfrentamento se são todos farinha do mesmo saco?

  312. eder

    -

    03/09/2012 às 6:22

    Graças a essa omissão, ou covardia da oposição,que a Dilma está lá na presidência e se o psdb continuar com essa apatia, Russomano e Haddad irão pro segundo turno, uma pena.

  313. neoliberal otimista

    -

    03/09/2012 às 6:21

    A oposição brasileira está igualzinha à oposição na Venezuela, assistindo de forma leniente, omissa, preguiçosa, covarde e vagabunda à instalação de um regime totalitário de esquerda, com a abolição total da liberdade de expresão e manifestação do pensamento e do Estado Democrático de Direito ! Estamos a um passo da República Bolivariana do Brasil ! Foi a mesma coisa na Russia de 1917, na Italia de 1922, na Alemanha de 1933, na China de 1949 ! Estavam todos à toa na vida, vendo a banda totalitária passar ! Não conseguem aprender nem mesmo com a HISTÓRIA !

  314. RICARDO

    -

    03/09/2012 às 6:17

    Correção:
    Onde se lê mediana, leia-se: meridiana.

  315. RICARDO

    -

    03/09/2012 às 6:16

    Tio Rei,
    Um texto de clareza mediana.
    Parabéns!
    PS. Outro quem vem despontando nesse cenário situação/oposição é o senador PEDRO TAQUES.

  316. André

    -

    03/09/2012 às 5:59

    Também precisa se tornar uma realidade para a sociedade, por que de nada adianta todos ladrões desse vaso serem condenados e os meios de comunicação nãodarem ampla visão dos fatos, hoje o que vemos é quase que apenas a Veja denunciando os fatos e ainda assim não com a contento, e o resto que tem medo de perder as mamatas do governo???
    Nosso povo é ignorante ao extremo e acredita em tudo que uma pessoa vestida de vermelhone uma estrela diz, independente de ser verdade ou não, nós não vémos ninguém ou quase jinguém criticar é de dar desgosto.

  317. economista

    -

    03/09/2012 às 5:57

    Essa conduta é obra de FHC que apanhou os anos como um vira-latas e resolveu calar quando deveria falar.

  318. Marcelo Guterman

    -

    03/09/2012 às 5:57

    Dilma privatiza estradas. Dilma corta ponto de grevistas. Dilma joga gás de pimenta no MST. Quem é oposição ao PT? Ora, a própria Dilma! Não por outro motivo tem conquistado os corações e mentes dos órfãos da oposição. Grande estratégia de perpetuação no poder!

  319. CLAUDIUS

    -

    03/09/2012 às 5:50

    Concordo plenamente!

  320. FREDERICO

    -

    03/09/2012 às 5:49

    Brilhante, uma vez mais, Reinaldo. Estamos “no mato sem cachorro”, como se diz aquí em Minas. O senador Aécio, pretenso candidato a governar este pobre país se mostra tímido, medroso mesmo, diante dos descalabros desta corja corrupta que tomou de assalto o Brasil. Hoje lemos um artigo no “Estadão” escrito pelo ex-presidente FHC que versa sobre a “herança maldita do lulismo”…somente êle tem a coragem de expor as mazelas deste governo. Infelizmente.

  321. Ludovicense - 400 Anos

    -

    03/09/2012 às 5:41

    Reinaldo – Bom Dia ! Concordo plenamente com a covarida da nossa oposição , antes tão agurrida e marcante . Os caras tão gagá . Salve FHC e uns outros , não falam , não escrevem , não se manisfestam em nada . Assino sem tirar uma só palavra essa boa e oportuna anãlise acima . É isso mesmo ! Ficaram bobos e abestados ?

  322. Rodrigo

    -

    03/09/2012 às 5:04

    Carlos Ramalhete é oposição. Curta sua fanpage: http://www.facebook.com/ramalhetelivre

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados