31/05/2011
às 5:45A mentira como instrumento da luta política
É claro que há divergências na sociedade! Ainda bem! Eu seria o último a querer acabar com elas. Eu nem mesmo estou entre aqueles que dizem na mesa de bar que as ideologias morreram. Quando alguns liberais ou quase insistiam nisso há coisa de 15 anos, afirmando que a melhor ideologia era a eficiência, eu afirmava: “Não contem comigo”. E continuo achando essa conversa enjoada. Eu reconheço a legitimidade da divergência. Meu blog é uma expressão disso. “Então por que não o libera para aqueles que você chama ‘petralhas’”? Porque eles não debatem, aparelham. Já expliquei isso algumas vezes. Não vêm falar o que pensam como indivíduos; trazem as respostas do “partido” — que façam seu proselitismo em seu… partido, ora essa!
Divergir é da natureza do jogo. Eu divirjo também de pessoas que admiro muito, com o sabem. Mas um compromisso se faz necessário: o fato. Se uma opinião ou análise é construída em cima de uma mentira, nem mesmo se pode dizer que se trata de mero jogo ideológico — eu estou entre aqueles que reservam à ideologia um outro papel, parente da utopia. Ela expressa um conjunto de valores que revela um anseio. Acaba, sim, muitas vezes, criando uma impressão distorcida do fato, mais ou menos como o torcedor de um time que se nega a reconhecer o lance genial do adversário ou que um pênalti marcado contra a sua equipe realmente aconteceu. Mas somos feitos de paixões também. É inútil tentar reconstruir o homem sem elas.
Dou um exemplo. Por uma questão ideológica, algumas pessoas acreditam que a privatização da Telebrás foi uma tragédia. Terão lá os seus motivos, por mais insanos que eu possa considerá-los. Mas sustentar, como se fez tantas vezes, que as ações foram vendidas “a preço de banana”, aí já é só uma mentira, que não é necessariamente uma característica da ideologia, que organiza, entendo, outras escolhas: mais estado ou menos; mais tributação e liberdade de empreender ou menos; mais regulação do mercado de trabalho ou menos? Acredito que, com dados objetivos, é possível escolher um caminho, outro, muitos intermediários.
A mentira é coisa de outra natureza. Já integra o terreno da guerra suja, da tapeação, da tentativa de ludibriar o outro. É o que se tem verificado, de modo espantoso, no debate sobre o Código Florestal, repetindo, como se e o país não tivesse apreendido nada, a farsa que resultou, em 2009, na demarcação contínua da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, e na expulsão dos arrozeiros da região. O resultado é trágico: miséria, favelização, empobrecimento.
Publiquei aqui ontem um artigo do deputado Aldo Rebelo, que é do PC do B. Todos conhecem a minha simpatia pelo comunismo e pelas esquerdas, não é mesmo? Aldo, além de tudo, é palmeirense, o que é realmente imperdoável… Pergunto: quantos dos que atacam o seu relatório se deram ao trabalho de efetivamente lê-lo, inclusive na imprensa? As ligeirezas vêm até de pessoas das quais, pelo hábito, espera-se rigor. Assisti ontem a parte do programa Roda Viva com o inteligente Eduardo Giannetti, hoje ligado a Marina Silva. Ele afirmou que o texto do novo código é um retrocesso. Muito bem! É ideologia. É legítimo! Mas “retrocesso” por quê? Porque, sugeriu, permite a ampliação do desmatamento. Aí não dá! Isso é mentira! Giannetti é um estudioso e “popularizou”, nos meios mais intelectualizados, a expressão “auto-engano”. Não permite, não! O texto apenas legaliza situações de fato e, atenção, professor!, ELE PREVÊ, NA PRÁTICA, A RECOMPOSIÇÃO DA FLORESTA NAS PROPRIEDADES COM MAIS DE QUATRO MÓDULOS RURAIS. Portanto, não aumenta o desmatamento; diminui!
Giannetti é informado o bastante para não precisar da mentira, certamente involuntária — acho mesmo — para defender um ponto de vista. Também se afirmou no programa, não lembro quem, com a sua anuência, que a divergência com o PMDB se deu porque a emenda apresentada pelo partido permitia mais desmatamento. Falso! A Emenda 164 prevê que estados e União compartilhem o controle das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) já ocupadas pela atividade agropecuária, às vezes há séculos!!! Quem comentou não sabia o que tinha sido votado. Quem respondeu também não.
Falou-se ainda da dita “anistia” como causa do desmatamento no Mato Grosso — o que é uma sandice —, ignorando-se o fato de que a renegociação das multas para ocorrências ANTERIORES A 2008 está num decreto em vigor, de Lula e Carlos Minc, que expira no dia 11 de junho e que será reeditado se o Senado não aprovar o código até lá. O texto não inovou nada nesse particular.
Giannetti tem todo o direito de achar que culturas que estão nas chamadas APPs nas beiras de rios, encostas e topos de morros há 200, 300 anos têm de virar mata nativa outra vez. Eu discordo. No programa, ele afirmou que será bom para o país, no longo prazo, demonstrar que é ambientalmente correto — os outros países não precisam disso, mas parece que nós precisamos, sei lá por quê… Ok! É uma opinião. Eu gostaria de saber se esses pequenos proprietários devem ter o mesmo destino daqueles coitados de Raposa Serra do Sol. Mas isso ficaria para um debate.
O que eu espero de alguém como Giannetti é a clareza, seja ela qual for ela. Por exemplo: “Lamento pelos pequenos proprietários, mas o Brasil tem interesses estratégicos, e pouco importa se há culturas nas APPs há 300 anos, não pode e pronto! Também não quero saber se o decreto em vigor foi apenas incorporado por Aldo no que chamam ‘anistia’. Não é relevante se os agricultores com até quatro módulos podem ou não arcar com o reflorestamento. Vamos ter de fazer isso porque será bom para o Brasil, que está acima dos interesses de grupos”. Ele dissesse isso lá do modo dele, tudo bem! Eu o combateria porque considero tais exigências insanas. À medida que se escolhe como argumento o que não é fato, escolhe-se o caminho da facilidade. E o que é fato?
- o código de Aldo não aumenta o desmatamento, diminui;
- o código de Aldo não inova ao tratar das multas porque apenas incorpora um decreto já existente;
- não há como o debate sobre o código ter gerado desmatamento no Mato Grosso porque não há relação possível de causa e efeito.
A pior de todas as mentiras
Fixei-me nas opiniões de Giannetti para evidenciar que mesmo alguém acostumado a ser rigoroso com as idéias e que costuma cobrar rigor de seus interlocutores pode cair na cilada da ligeireza.
A pior de todas as mentiras nessa área é aquela segundo a qual o Código Florestal e o assassinato de três pessoas envolvidas em conflitos agrários — já se sabe que a quarta morte nada têm a ver com confronto por terra ou madeira — estão, se me permitem, no mesmo “meio ambiente” em que se debate o Código Florestal. Escrevi ontem a respeito. Aí já se trata de uma exploração verdadeiramente criminosa daquelas mortes, duas delas, é bem provável, decorrentes de uma luta entre os próprios assentados.
A luta política e ideológica é legítima. A mentira é intelectual e politicamente criminosa.



Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
82 Comentários
marco bittencourt
-01/06/2011 às 12:06
Meu comentário de ontem sumiu. Eu tinha falado que a sua argumentação também carregava o problema da comunicação ou do encadeamento lógico ou outra qualificação possível. O parágrafo foi este:
‘A mentira é coisa de outra natureza. Já integra o terreno da guerra suja, da tapeação, da tentativa de ludibriar o outro. É o que se tem verificado, de modo espantoso, no debate sobre o Código Florestal, repetindo, como se e o país não tivesse apreendido nada, a farsa que resultou, em 2009, na demarcação contínua da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, e na expulsão dos arrozeiros da região. O resultado é trágico: miséria, favelização, empobrecimento.’
Pelo que sei, a razão para a retirada da turma do arroz foi legal: invadiram terra que não era deles.
Alem disso, divergi sobre o processo de privatização, afirmando: se teve titulos públicos podres, teve corrupção.
Fica a minha reclamação e curiosidade pelo sumiço do meu comentário, pois ainda ponho fé que foi um problema tosco, já que o seu texto exala profissionalismo sério.
JAN
-01/06/2011 às 11:51
Tio Rei,
Além dos despropósitos ditos sem a necessária cautela, no programa Roda Viva, pelo ilustre Sr. Gianetti, vi, depois, com igual pesar, o Senador Álvaro Dias, veja só, eleito pelo Estado do Paraná, onde predomina a agricultura familiar, e um dos estados mais expostos à truculência da atual legislação ambiental, da oposição, do PSDB, dizer que é contra a anistia a desmatadores embutida do Código Florestal recém-aprovado pela Câmara dos Deputados.
É triste. Onde está essa anistia? Como se vê, a desinformação não é privilégio de filósofos, o que é lastimável. Será que ele leu o que foi aprovado? Ele não tem assessoria? Onde está a mínima noção do papel que lhe cabe como representante do povo e do Estado que representa no Senado Federal?
Hildo Evaristo
-01/06/2011 às 10:15
Reinaldo Azevedo,
haja visto que Helena Mader, Correio Braziliense (eximo o jornal) tem “escondida” alguns comentários meus, tô aqui neste Blog (Veja) para DENÚNCIAR a Grilagem oficial em Brasília - capital do país:
A) Srs. Internautas neste Blog, venho fazendo GRAVES DENÚNCIAS sobre as terras de todo o Distrito Federal. Faço as mesmas na Rádio Atividade, 107,1 FM, Na Trilha da Verdade - João de Deus (âncora do programa).
B) Tenho reiterado que o JK (ex-presidente do Brasil) e todos os (ex) governadores do DF desde Israel Pinheiro (primeiro prefeito de Brasília) até o atual Agnelo Queiroz (PT) são GRILEIROS ou coniventes com a Grilagem. MPDFT e Polícia Federal sabem e estão OMISSOS. Tenho em mãos Provas Cabais (doc’s) sobre a Grilagem envolvendo o GDF e a União Federal. Provo!!!
josevar
-31/05/2011 às 22:56
Caro Reinaldo.O debate promete ser longo. A GRANA que corre é enorme e capaz de comprar muita gente ” de bem “. O que devemos temer é que o novo código vá parar no SUPREMO e o relator seja o Ayres Brito.Aí, meu amigo, estaremos “fritos”. As terrinhas dos pequenos produtores voltarão para os “silvícolas” com direito a poema.
Lullica
-31/05/2011 às 20:44
Oi Reinaldo
Gosto muito do seu blog e me informo com as clarezas de suas idéias. Nem sempre concordo, mas aprendo muito…Quanto ao Código florestal não temos a mesma idéia. Quando você diz:ELE PREVÊ, NA PRÁTICA, A RECOMPOSIÇÃO DA FLORESTA NAS PROPRIEDADES COM MAIS DE QUATRO MÓDULOS RURAIS. Portanto, não aumenta o desmatamento; diminui! Será que seria tão difícil para os mega produtores dividirem suas propriedades em módulos menores e assim evitar a recomposição florestal? O Governo de São Paulo tem um programa, O Mina d’Água que vai pagar produtores que preservam nascentes de rios. Acho que pagar para manter a floresta em pé para o pequeno proprietário seria bem melhor do que desmatar e transformar florestas em agronegócio que não tem intenção nenhuma de alimentar o pobre
Gabriela
-31/05/2011 às 18:47
Reinaldo,
Concordo com um leitor que disse que o Giannetti só diz obviedades. Como economista o considero, de fato, mediano. Ele brilha mesmo quando trata de temas filosóficos.
Ainda assim, está em trajetória descendente, há muito. Só lhe restava mesmo entrar para militância política. Uma pena.
Thiago - RJ
-31/05/2011 às 18:26
Mais um pros favoritos, Tio Rei.
Zé Carioca
-31/05/2011 às 16:49
Mentira e autoritarismo são marcas indeléveis do pt. O pt não vive sem estas duas “qualidades” . Até uma simples campanha de vacinação tem viés autoritário, senão vejamos: Por que não RECOMENDAR uma faixa etária para vacinação contra a gripe?? Como saber de fato se uma pessoa aos 57 anos é mais ou menos indicada para a vacinação do que outra de 60 anos????
Hábitos de vida, localização, clima, histórico de saúde e outras variáveis devem influenciar em direções opostas. Como decidir então???
1- Cada pessoa reconhece a sua exposição e toma a melhor decisão para si, considerando a RECOMENDAÇÃO do governo;
2- O pt determina o que é melhor para todos e o “partido” faz prevalecer a sua visão sobre a saúde dos outros!
Advinha qual é o modelo do petralha temporão??????
O mesmo mode lo petralha hadad;
O mesmo modelo do petralha cersamorim;
O mesmo modelo do petralha tarso mal genro;
O mesmo modelo da petralha pescadora idali selvagem;
O mesmo modelo de….luis inacio lula da silva!BINGO!!
A OUTRA MARI
-31/05/2011 às 16:11
A Santa Marina do Pau Oco e seus discípulos não entendem nada de verde. São foguistas e não maquinistas do trem. Deveriam pegar uma enxada e ir trabalhar para aprender alguma coisa de agricultura, terra, mata etc. São os petistas de camisa verde. Ninguem os aguenta…
Renato
-31/05/2011 às 15:18
Temos que ficar muito alertas contra o “gangsterismo ambiental” e contra o “gangsterismo sindical” cuja estrutura de poder e o dinheiro circulante é disputado das maneiras mais violentas possível.
Em época de votação de projetos polêmicos como a renovação do código florestal, alguns corpos ou uma pilha deles, vem muito bem a calhar, pois nada como alguns mártires, para comover a opinião pública, dividir a sociedade brasileira em grupos antagônicos e fazer perdurar a mentira.
Os crimes ocorridos na amazônia, são lamentáveis porém quem deve investigar é polícia e quem deve julgar é a justiça e não a opinião pública ou grande parte da imprensa, que toma para sí as atribuições de polícia, de acusação, de juiz e de carrasco.
rod
-31/05/2011 às 14:53
Deve estar sendo difícil para o comunista Aldo ter que se sujeitar às regras da democracia. E os opositores de seu Código, enquanto esquerdistas socialistas anticapitalistas, estão vivenciando uma bela experiência, que não teriam caso estivessem sob uma tão sonhada ditadura marxista-leninista.
Henrique Dias
-31/05/2011 às 14:50
Os barbudinhos pensam que o Brasil, ou qualquer país, pode viver sem madeira. Essa proibição de explorar a mata vai continuar gerando crime! è uma postura burra, inaplicável e impossível de ser fiscalizada. Se o governo não controla o crime na cidade, imagina no mato.E a mentira vai continuar.
Lauri
-31/05/2011 às 14:24
Rei,
” Aldo, além de tudo, é palmeirense, o que é realmente imperdoável…”
Ai você despertou a ira da nação alviverde
Vai sofrer retaliações, rrrssssss.
Um grande abraço Rei, concordo totalmente com você sobre algumas verdades “verdadeiras” que as pessoas não querem enxergar, seja por ideologia ou por ignorância.
Existe o caso de Honduras, onde até hoje a maioria dos jornais e principalmente telejornais trata a deportação de Zalaia como golpe e não cita o verdadeiro golpe que ele tentou aplicar em seu país.
Wunder
-31/05/2011 às 14:19
Pergunta ao Sr. Eduardo Giannetti.
E se o Brasil se negar em vender a sua produção agricola para países que não tenham legislação ambiental igual a nossa, o que eles comeriam ?
ocidental
-31/05/2011 às 13:52
Pior,muito pior do que a mentira,é a perversão da verdade,é o sacar de fatos que até podem ser verdadeiros para embasar argumentos falaciosos,caluniosos e assim criar um ar de seriedade para fazer enraizar nas mentes e nos corações das pessoas o monstro que se quer criar.Por outro lado quando vi,em entrevista na TV,um pequeno agricultor gaúcho dizer que…’se essa lei passar (a que proíbe que se plante a menos de 50 metros das margens de rios e riachos),pode saber que sou mais um candidato a viver de bolsa-esmola,porque só me resta ir para a cidade viver de esmola…tudo o que sei fazer é plantar e viver do pouco que esta propriedade me dá…esta é a minha vida,meu ganha pão e de minha família…’(E não é o que já acontece com os agricultores após os fatos de Raposa Terra do Sol???) Nada pode ser mais convincente do que este fato real -o depoimento sincero do agricultor- mas é preciso que se divulguem mais essas realidades,em contrapartida às mil falácias das “MILONGS”.Quanto ao Gianetti,assisti o Roda Viva e só posso concluir que ele está,desde já,engajado na futura candidatura da Marina à presidência…Não convence…é uma pena…tão inteligente…que desperdício.Democracia é isso.Já ‘perversão da verdade’ ´outra coisa bem diferente.
Thiago
-31/05/2011 às 13:43
Na hora “H” ‘e comum entrar em cena o “ceder para nao perder”! ‘E preciso rejeita-lo com todo vigor, pois meia verdade equivale a uma mentira inteira.
Lobo Guará
-31/05/2011 às 13:39
Vamos combinar assim :
1- Destruir toda orla de Copacabana, Ipanema e de todas cidades litorâneas do Brasil,para recompor os manguezais que existiam antes da ocupação urbana.
2- Destruir toda faixa de construção civil das margens do Tietê, e de todos os rios e córregos que atrvessam as áreas urbanas do Brasil correspondentes a APP , para recompor as matas ciliares que existiam nestes locais.
Deste modo, daremos o mesmo tratamento tanto para as áreas CONSOLIDADAS urbanas quanto para as áreas consolidadas rurais.
Ou é somente o coitado do produtor rural que teria que recompor área consolidadas ??
O mesmo rio que atravessa a cidade , atravessa a roça…E todos sabemos que se ele entra limpo na cidade , sai desta completamente poluído!Quem é o vilão desta história???
or fim ,lei não pode retroagir para punir ninguém…
Rodrigo L.
-31/05/2011 às 13:22
A franqueza que um ambientalista renomado deveria ter, e que você esperava, Reinaldo, de vê-lo defendendo aquilo em que acredita doa a quem doer (pequenos proprietários etc.), sem ocultar as conseqüências, não se coaduna com o misticismo que é a praxe do ambientalismo. Porque, se ele defendesse suas crenças dessa maneira, teria de enfrentar o debate, e a falácia dos seus argumentos seria revelada. Os ambientalistas preferem, como dizem no interior, “comer pelas bordas”, até conseguirem outra Raposa Serra do Sol.
ABC - Hipocrisia
-31/05/2011 às 13:07
Reinaldo,
Parabéns. Você sabe das coisas.
Não dê espaço para petralhas. Eles já têm demais, e pior, pagos por nós.
Do mesmo jeito que usam a democracia para destruí-la, alegam bons propósitos, virtudes, educação e até mesmo a moral (que entre eles confessam não ser igual à deles) para obter dos seus inimigos (eles não consideram adversários) o que lhes negam.
anônima-RJ
-31/05/2011 às 12:42
Vi o programa e concordo com você. Fiquei indignada com o entrevistado…considerava-o sério. Mais um vez, meus parabéns a você.
Medeiros
-31/05/2011 às 12:34
Lazarento na área:
Renato racional-MG - 31/05/2011 às 10:51
Amelia
-31/05/2011 às 12:09
Alguns leitores estão confundindo Giannette com Gianote, este último alvo das pedradas do grosseirão Olavo de Carvalho.
LIXO AUTORITÁRIO
-31/05/2011 às 11:54
Caríssimo. Só para lembrar, veja o que disse Leon Trotski - A Nossa Moral e a Deles - lá pelos idos de 1938:”Mas o moralista ainda insiste: “Então, isso significa que, na luta de classes contra os capitalistas, todos os meios são permitidos: a mentira, a maquinação, a traição, o assassinato etc.?” Respondemos: Permitidos e obrigatórios são aqueles e apenas aqueles meios que unem o proletariado revolucionário, enchem seus corações de um ódio implacável à opressão, ensinam-nos a desprezar a moral oficial e seus arau-tos democráticos, imbuem-nos da consciência de sua missão histórica, aumentam-lhes a coragem e o espírito de auto-sacrifício na luta.” Pois é caríssimo o moralista citado por Trotski somos nós, desprezíveis burgueses.
bastião
-31/05/2011 às 11:52
Tenho o livro do cara,li e pensei;esse cara é bom observador.Agora descubro que ele é observador de si mesmo,como os bons filósofos e religiosos que são praticante de suas crenças.Ele crê nas suas mentiras interiores.Enfermaria 13,isolamento.
Rodesiludido
-31/05/2011 às 11:42
Na França não existe obrigatoriedade de manutenção de reservas florestais nas propriedades particulares, o Japão cultiva até os aterros do leito dos trilhos do trem-bala, nunca ouvi falar que a China, a grande poluidora mundial, troca terras de produção de alimentos por reservas florestais e assim por diante.
Será que o Brasil terá de ser o grande sacrificado para atender uma hipotética salvação da humanidade?
Luiz
-31/05/2011 às 11:40
Hoje saiu na Folha um “ótimo” artigo, por marco varella, mostra que pesquisadores da UNESP escreveram uma carta a revista The Science, provando como o novo codigo florestal é apocaliptico, depois Varella faz seus comentários,”O texto prevê, entre outras mudanças em relação ao vigente, o fim da proteção à mata nativa em pequenas propriedades rurais e a diminuição da mata ciliar.” sim, é exatamente isso que o Varella diz no artigo, é pra rir ou pra chorar? Mais um bando de Petralhas e intelectuoides querendo destruir o Brasil,pra eles democracia é quando eles ganham, se nõa batem o pé e fazem birra…
Jackson
-31/05/2011 às 11:30
Acho que ficou muito claro o que você disse. Só discorda que tem outras preferências e os intelectualmente desonestos. Aliás, acho a desonestidade intelectual uma falha de caráter, indicativa de coisas piores.
Nesse episódio do Código Florestal, acho que há interesses em jogo que não estão claros ainda. As pessoas ficam falando em “sustentabilidade” como se isso pairasse acima dos simples mortais. Tenho pra mim, que toda essa polêmica em torno das APP envolve interesses de pessoas que estão de olho nessas áreas para estabelecerem ali seus negócios “sustentáveis”. É fato que se os “defensores da ecologia” conseguirem seu objetivo, as culturas nessas áreas serão inviáveis, obrigando seus proprietários a abandonarem suas terras, abrindo assim a possibilidade de instalação de pousadas, ecoturismo etc. É uma pena que não haja jornalismo investigativo para coisas desse tipo.
Só uma coisinha. No final do terceiro parágrafo, ao falar das escolhas ideológicas, a construção da sua frase sugere uma correlação positiva entre TRIBUTAÇÃO e LIBERDADE DE EMPREENDER. Foi proposital?
Jackson
-31/05/2011 às 11:29
Acho que ficou muito claro o que você disse. Só discorda que tem outras preferências e os intelectualmente desonestos. Aliás, acho a desonestidade intelectual uma falha de caráter, indicativa de coisas piores.
Nesse episódio do Código Florestal, acho que há interesses em jogo que não estão claros ainda. As pessoas ficam falando em “sustentabilidade” como se isso pairasse acima dos simples mortais. Tenho pra mim, que toda essa polêmica em torno das APP envolve interesses de pessoas que estão de olho nessas áreas para estabelecerem ali seus negócios “sustentáveis”. É fato que se os “defensores da ecologia” conseguirem seu objetivo, as culturas nessas áreas serão inviáveis, obrigando seus proprietários a abandonarem suas terras, abrindo assim a possibilidade de instalação de pousadas, ecoturismo etc. É uma pena que não haja jornalismo investigativo para coisas desse tipo.
Só uma coisinha. No final do terceiro parágrafo, ao falar das escolhas ideológicas, a construção da sua frase sugere uma correlação positiva entre TRIBUTAÇÃO e ERDADE DE EMPREENDER. Foi proposital?
M@theus
-31/05/2011 às 11:26
Bom dia Rei.
Li uma noticia meio macabra hj, a Rede Record vai jogar dinheiro vivo, do alto de um prédio na av Rio Branco, no horário do almoço aqui no rio.
Já podemos perver a M q vai dar isso né…
Atropelamentos, brigas,etc. (torço para q nada disso aconteça, mesmo sendo essa emissora chulé…)
Hercilio
-31/05/2011 às 11:22
Não acho que a privatização da TELEBRÁS tenha sido um desastre, mas há equívocos que os privatistas não aceitam discutir, dentre eles o rumo firme a um monopólio privado na telefonia fixa, o que segundo os britânicos é pior que o monopólio estatal.
Já que falamos de mentira, temos que falar a verdade sobre algumas coisas que são ocultadas das novas gerações:
1 - Quem implantou a infra de telefonia fixa no país foi o sistema TELEBRÁS, pois o sistema que era privado e era uma porcaria não correu o risco do investimento.
2 - O sistema TELEBRÁS tinha dinheiro para investir, mas era proibido de investir por causa dos acordos com o FMI, além disso suas tarifas eram controladas.
3 - Os contratos de privatização foram feitos em cenário de inflação alta, hoje o índice de reajuste assegurado é um dos alimentadores da inflação, além disso investir com preço garantido pelo governo qualquer um investe.
Como já disse certa vez Jânio de Freitas, no Brasil a cada 20 ou 30 anos privatiza-se ou estatiza-se, a única coisa em comum nas duas situações é que o estado paga a conta(nós).
4 - As privatizações foram financiadas pelo BNDES, ou seja, com dinheiro público, sem isso não teriam acontecido.
Delmar Fontoura
-31/05/2011 às 11:20
.
Do: http://jpfontoura.blogspot.com/
.
A Polissemia de interesses sociais é a verdadeira ideologia do Povo…
.
Penso que está na hora de atualizarmos nosso “consuetudinário político”… …Devemos esquecer a ideologia de esquerda, de direita ou de centro, essa idéia nunca poderia ter existido muito menos permanecida e estar servindo para enunciar idéias modernas se tratando de Ciência política ou “Política Convencional”. Ora! Mas por quê?… Porque ela só representa interesses escusos de grupos com poder político, nunca os lícitos dos estratos da sociedade.
Não podemos mais admitir a ambigüidade dominadora da trilogia ideológica: esquerda, centro, direita isso é muito pouco para traduzir a tendência às políticas de objetivos sociais, que é polissêmica, pois aponta para todos os quadrantes desses interesses, constituindo-se na “Rosa das ideologias sociais”, embora formadora da contradição aos fundamentos naturais da organicidade, que deve ser regulada pelo Estado constituído, mas não “autocrático”.
Enquanto a organização é a “base para desenvolvimento e harmonia da sociedade moderna”, a polissemia dos interesses, representada pela “Rosa”, é a natureza do ser antropológico interagindo na sociedade, que, embora suporte a moderação organizacional do Estado, não permite freios ao princípio…
J. P. Fontoura.
PARASITOLOGO
-31/05/2011 às 11:16
Como podemos permitir que a discussão sobre os limites da sobrevivência da floresta ,será determinante para a sobrevivência do homem de hoje que em sua maioria não sabe como plantar e muito menos o que plantar para sobreviver na mata ,do modo como os ambientalistas pensam devemos voltar a morar nas cavernas ,desligar a luz,deixar os automóveis e por ai afora ,com certeza devemos nos pautar em proteger e reconstruir nossas reservas florestais que são uma das maiores biodiversidades do mundo e também uma das mais invejadas do mundo ,aonde vimos países destruiram todas as suas riquezas naturais e agora querem por meios escusos via ONGs fajutas interferir em nossas riquezas naturais e que grande parte foram objetos de formação de riquezas de muitos desses países principalmente Europeus que mais ricos ficaram as nossas custas e temos meios suficientes para impedir que esses mesmos países venham ditar como devemos proteger as nossas riquezas ,o que precisamos é de bom senso e equilibrio e deixar bem claro sobre o novo codigo florestal que não será permitido destruir mais florestas para ampliar os nossos alimentos e o que é preciso é investir em nossas mais tecnologias e mais na comunidade científica em benefício de nossas riquezas serem mais otimizados e com isso triplicar as áreas de produção ,deveria vir junto uma obrigatoriedade de um certo percentual dos lucros para investimento obrigatório em mais pesquisas para se obter essas riquezas com menos áreas e isso sim é possível e não fazer como acabaram de fazer esse circo em benefício apenas das ONGs estrangeiras acham e não fazerem como a liberação de uma obra da rodovia BR116 entre SP e PR que foi vetada ,mas eles se preocupam com as florestas e o homem que necessita dela não ,e hoje morrem dezenas de pessoas quase diariamente ,mas isso não é importante e acho que cada morte deve ser creditado e processado a cada ambientalista que impedir a obra e junto o governo fraco e omisso ,o que deveria ser feito é ao abrir a rodovia ter uma fiscalização forte e não permitir nenhum tipo de construção e assim manter apenas o traçado sem nenhum tipo de construção e para compensar a área aberta que se faça em paralelo é pegar um outro trecho já deteriorado e trasnferir grande parte do que é possível dessa mata para outro local degradado e acho isso perfeitamente possível ,e criar formas de ganhar recursos com os parques ecologicos ,pois as cidades que o circundam precisam sobreviver e precisa-se criar trabalho de criação e proteção sem delirios ,podemos tudo e não podemos nada ,isso é a causa de certos dementes e mais ainda certas parasitas que fazem criar ares oportunistas e não um meio real esclarecedor ,falta isso esclarecer corretamente .
juspuniendi
-31/05/2011 às 11:14
o fato é que este pais foi surgindo atraves de grandes mentiras,desde o descobrimento até a independencia.a mentira é uma cultura no Brasil,em todo lugare se vc fala a verdade vc é puxa saco,baba ovo,quadrado,hipocrita etc..alias ideologia é tudo mentira tambem…
Eduardo
-31/05/2011 às 11:12
Espero que Gianetti se desculpe …. Como humildade não é uma característica comum a estes intelectuais, deve vir uma explicação meia-bomba. Lamentável Sr. Gianetti
Ferrabraz
-31/05/2011 às 11:09
Perfeito seu post, Reinaldo.
Aprendí ontem a conhecer mais um mistificador(intelectual?) deste país.
Preferí acreditar que o tal de Gianeti não lera do codigo aprovado. Tenho porém agora a certeza de que o leu sim, e por ideologia, prefere o empobrecimento do milhares de famílias.
Um mal menor, deliberadamente escolhido pelo partido de Marina, e foi apoiado e até instrumentado por Gianeti da Fonseca durante a campanha.
Tens razão, Gianeti mentiu.
[WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.
LMarques
-31/05/2011 às 11:09
Este é o cometário válido, o anterior tinha um pequeno erro.
Rei,
O que seria da esquerda sem a mentira? Como esconder 200 milhões de mortos sem mentir 24/24h ? A mentira é inerente à imensa maioria dos homens de esquerda. Hoje eu escutei um mentiroso contumaz : o BBB Jean Willys em entrevista à rádio Metropole aqui de SSA. Se ainda tiver saco para este rapaz ouça :
http://objetos.radiometropole.com.br/audios/nalinha_2011053128310511_entrevista_jean_willys.mp3
Hoje eu também fiquei sabendo de uma ocultação em gestação. Essa vale a pena acompanhar, vai render um bom debate. Você tem acompanhado a polêmica dos pepinos na Alemanha? Pois é, eles são originários de plantações orgânicas ou o “bio” está matando verdes ! Leia o artigo a seguir :
L’ALLEMAGNE SE SUICIDE AU CONCOMBRE « BIO » - par Guy Millière
On le sait depuis longtemps : l’Allemagne est sur le chemin du suicide collectif.
La dernière fois qu’elle a pris ce chemin, elle a porté au pouvoir un pantin grotesque et ignoble, déclenché une guerre mondiale, perpétré la shoah, et a fini sous les décombres, en ruines, coupée en deux. Cette fois, il n’y a pas de pantin grotesque et ignoble, juste une matrone opportuniste. Il n’y aura pas de guerre, juste une résignation apeurée face à une islamisation désormais inexorable, pas de shoah, juste un lâche abandon d’Israël, et les décombres et les ruines seront celles que les Allemands s’infligeront à eux-mêmes et sont d’ores et déjà en train de s’infliger…
Luis Antonio
-31/05/2011 às 11:08
Reinaldão,
Estou entre aqueles que não sabe diferenciar uma plantação de arroz com uma plantação de cana. Se me jogarem no campo é bem possível que coma algo venenoso e morra. Meu domínio é o, quem sabe?, Pão de Açúcar Carrefour, não a roça. Mas nesta questão do Código Florestal fecho com você. Não por puxa-saquismo, mas porque você descreve o que está escrito no Código, o coloca em nossa realidade e aponta os benefícios para o país e para os homens do campo, principalmente o pequeno produtor. E o outro lado? Bem, nada… Só fazem é gritar e contar mentiras.
anonimo
-31/05/2011 às 11:00
perdão mas único lugar onde este senhor de nome gianneti pode se passar por intelectual é mesmo neste país do não-debate e do não-pensar !!
comigo que sou mais bobinho, ele não dura um round.
Com o Olavão então é coisa de Mike tyson contra a minha vó Zefina (94!).
MASSACRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRE !
obs.:no brasil de hoje qualquer um vira ‘intelectual’, “escritor”, ‘artista’ ou “pastor” sem que lhe chequem as credenciais reais ou lhe ponham a prova em debate direto.
Renato racional-MG
-31/05/2011 às 10:51
REINALDOXXX!!!
anonimo
-31/05/2011 às 10:50
a patrulha SS GAY ataca novamente.
Marcos Mion e Record são processados por homofobia
Publicidade
DE SÃO PAULO
Entidades do movimento gay reclamaram de comentários de Marcos Mion no “Legendários”, da Record. Durante o programa, o apresentador disse que a drag queen Nany People “tem surpresinha” e perguntou “o que ela faz com o pacote” na hora do banho.
LMarques
-31/05/2011 às 10:50
Rei,
O que seria da esquerda sem a mentira? Como esconder 200 milhões de mortos sem mentir 24/24h ? A mentira é inerente à imensa maioria dos homens de esquerda. Hoje eu escutei um mentiroso contumaz : o BBB Jean Willys em entrevista à rádio Metropole aqui de SSA. Se ainda tiver saco para este rapaz ouça :
http://objetos.radiometropole.com.br/audios/nalinha_2011053128310511_entrevista_jean_willys.mp3
Hoje eu fiquei sabendo de uma mentira em gestação. Essa vale a pena acompanhar, vai render um bom debate. Você tem acompanhado a polêmica dos pepinos na Alemanha? Pois é, eles são originários de plantações orgânicas ou o “bio” está matando verdes ! Leia os dos artigos a seguir :
L’ALLEMAGNE SE SUICIDE AU CONCOMBRE « BIO » - par Guy Millière
On le sait depuis longtemps : l’Allemagne est sur le chemin du suicide collectif.
La dernière fois qu’elle a pris ce chemin, elle a porté au pouvoir un pantin grotesque et ignoble, déclenché une guerre mondiale, perpétré la shoah, et a fini sous les décombres, en ruines, coupée en deux. Cette fois, il n’y a pas de pantin grotesque et ignoble, juste une matrone opportuniste. Il n’y aura pas de guerre, juste une résignation apeurée face à une islamisation désormais inexorable, pas de shoah, juste un lâche abandon d’Israël, et les décombres et les ruines seront celles que les Allemands s’infligeront à eux-mêmes et sont d’ores et déjà en train de s’infliger….
Abú
-31/05/2011 às 10:47
é a Dorothe Lamuor do PSDB as avessas. Para o aero-wyllies, é o povo que é atrasado.Para FHC, agora é o congresso.Sendo que em mate´ria de contradição, FHC já disse uma vez que não pode deixar o povo discutir e plebicitar pena de morte se não, aprova.
Abú
-31/05/2011 às 10:45
(e por falar em mentiras)…que horror!
vindo de quem vem!
está cada vez pior e cada vez mais se afundando nesta história a cada abrir de boca !!!
FHC :
“”"”Congresso não está pronto para discutir descriminalização das drogas
‘Primeiro a sociedade tem que se informar e discutir’ disse o ex-presidente da República.”"”
Mas justo voce FHC ?
Dizendo uma BARBARIDADE DESTAS ?
O CONGREWSSO É SEMPRE O LUGAR PARA SE DISCUTIR TUDO E A TODO TEMPO !
O contrário disto é que é sim perigoso.
ai,ai,ai!Enterrar uma biografia nunca foi tão fácil a cada asneira dita.
Regis
-31/05/2011 às 10:37
Bruno Tolentino achava Gianotti um blefe intelectual. Estava certo.
berlatto
-31/05/2011 às 10:31
Bom dia, Reinaldo. Vi grande parte do Roda Viva. Gianetti ia bem enquanto falava de economia. No terceiro tempo da entrevista quando a doida da Marília enveredou a entrevista para o Código Florestal simplesmente mudei de canal. Não tive estômago prá aguentar o Gianetti e sua vigarice intelectual,(também acho que não leu o relatório) falando de meio ambiente e de sua musa da floresta, Marina Silva. Pensei, ha!, se o Tio Rei estivesse no programa…a coisa seria diferente. Aliás, Reinaldo, o seu colega de Veja, Augusto Nunes, me decepcionou ontem com relação a esse assunto - podia ter contestado o Gianetti. Acho que o nosso querido AN tem que lê-lo mais. Aliás, confesso que não entendo porque não convidam você para o Roda Viva. Deve ser por medo de sua inteligência e coragem. Abs.
Mauro de Curitiba
-31/05/2011 às 10:21
Sobre Gianetti, cabe a frase pronunciada pelo apedeuta: “não sei como alguém pode estudar tanto e deixar desmerecer seu pensamento por uma questão ideológica”.
Ou, não sei como uma pessoa pode passar a vida aprimorando seu intelecto e depois passar a raciocinar pelos intestinos.
Walfrêdo Rodriguez Neto
-31/05/2011 às 10:20
Reinaldo, perdão, mas gostaria que permitisse a publicação do texto que escrevi, pois acho que tem tudo a ver com um tema tormentoso e do momento:
A Cor Violeta. Ou: a cor da moda futurística
Respirando o ar da tentativa de liberdade absoluta, pregada pelos vanguardistas e progressistas, que teimam desconhecer o óbvio, tive uma visão de futuro possível de acontecer.
Até agora, pelo menos que eu saiba, o exame de ultrasonografia de grávidas visava e ainda objetiva, dentre outras coisas importantes, detectar o sexo do bebê. Pelo menos para os pais isso tem constituído uma de suas motivações.
E, com base nisso, partiam para a confecção do enxoval da criança. Se homem, tudo na cor azul. Se mulher, tudo na cor rosa. Estou dizendo algo incomum?
Bem, voltando ao ar da liberdade absoluta, em que uma minoria pretende estabelecer que no lugar de homem e mulher agora existe uma tal de “pessoa”, fico a imaginar que a ultrasonografia vai perder o espaço, pelo menos para brindar os pais com a notícia do sexo do filho. Claro que continuaria com a sua importância porque fazer ultrasom é medida de prevenção ou detecção de anomalias tanto em relação à criança como em face da mãe.
Pergunto: para que, nessa visão de que homem e mulher são a mesma coisa, saber o sexo do bebê?
Partindo do princípio de que o azul é uma cor primária (claro que temos tons variados de azul que revelam mistura de cores), e de que a cor rosa é uma mistura de magenta com branco, os “progressistas” vão, por certo, implantar a nova cor da moda para agraciar as “pessoas” que nascerão a partir da implantação definitiva da liberdade absoluta: a cor violeta.
E por que a cor violeta? Ora, a violeta é uma mistura de azul com rosa. Ou seja, a mistura das cores que, até agora, prestigiam o sexo do bebê.
Então, pais do futuro, comecem a pensar no enxoval único: o de cor violeta, como uma forma de homenagear a “pessoa” (sem sexo) que nasce.
Os “progressistas” agradecem… E os bobos, insensatos e idiotas, aplaudem…
Antonio Carlos
-31/05/2011 às 10:13
Este pessoal que “luta tanto pela natureza” nunca pisou o pé no barro num dia de chuva correndo atrás de uma vaca. Não sentiu o cheiro de esterco para saber como é a vida por aquelas bandas. Defender a natureza, todos queremos, mas não ser capaz de ler o que é ou será a lei, é demais…Para os agricultores de pequenas áreas, muitas vezes é impossível recompor a mata, até porque dependendo do tipo de terra, não é possível. Tem locais que só nasce capim…Está bem, pode nascer vassouras, guamirim e outros arbustos…
Cristiano
-31/05/2011 às 10:08
O Gianetti é um economista ruim, que só fala obviedades.
Nanado
-31/05/2011 às 10:08
Hei… Também considero que ser torcedor do “curintia”, com o seu grau de instrução, é uma exceção louvável.
Exceções valorizam a regra, certo?
Thinker
-31/05/2011 às 10:03
Reinaldo no fim de seu argigo você se mostra parcial. Conclue que nenhuma morte deve estar ligada ao desmatamento. Bastasse haver apenas um assassinato e já se justificariam novas muito mais rigorosas. Não podemos esquecer ameaças e assassinatos ocorridos ha tempos atrás. Talves voce se esqueça que animais e plantas são seres vivos cujo Criador é o mesmo, sejam seres humanos ou seres da Natureza.
anonimo
-31/05/2011 às 9:55
EU QUERO UM MUNDO MELHOR !
MAIS SOLIDÁRIO, ONDE AS PESSOAS SEJAM JUSTAS, ONDE NÃO EXISTAM POBRES E POBRAS.ONDE UM MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO POSSA SER DE TODOS.
NEM QUE PARA ISTO, QUEM DISCORDE DE MIM TENHA DE SER…”DESCARTADO”.
(é!eles ‘pensam’ deste jeito aí)
anonimo
-31/05/2011 às 9:53
fora de tópico mas chamo sua atenção para a matéria/entrevista de hoje na folha da vila madalena com a filha de Jean Marie Le Pen.
Observe como a autora , assim como a manchete, classificam de modo subliminar a candidata da direita francesa (aliás em primeiro lugar nas pesquisas) de ‘extremista’.
para a folha, de modo cartesiano e simplista, basta não ser de esquerda para ser ‘extremista’.
Delion Oliveira Jr.
-31/05/2011 às 9:46
Parece que a mentira se institucionalizou, no Brasil hoje as autoridades vão a midia e mentem com uma naturalidade que chega a dar medo.
Supremio Tribunal Filial
-31/05/2011 às 9:34
REINALDO, PÇEO SUA AJUDA PARA ESTA MINHA CAMPANHA POLITICAMENTE-CORRETA.
JÁ TEMOS MULHERES NO STF, NEGROS NO STF, AMIGOS NO STF, MOTORISTAS NO STF, REPROVADOS NO STF ENTAO, EU SUGIRO, NAO!,EU EXIJO !!!!…
UM ‘EMO NO STF’, DJÁ !
PÔXA, EMO TBEM É GENTE PÔ !
Paulo Xavier
-31/05/2011 às 9:33
O Globo: “Pará, desde 1996, palco de crimes violentos no campo”
Oras, cadê a dona Mirian Leitão e os oportunistas associando os crimes ao novo Código Florestal?
Cretinos, oportunistas..
Robes Mendes
-31/05/2011 às 9:32
A maior causa de nosso atraso deve ser a a nossa ignorância, a nossa incultura, a nossa burrice. E não se trata somente do povão, mas da minoria supostamente letrada: professores, intelectuais, políticos, jornalistas, juristas etc.
Com raras exceções- como é o caso deste quase solitário blog-, é visível a superficialidade da visão de mundo dos nossos formadores de opinião,manifestada nos livros, nas escolas, na imprensa, na política, na dramaturgia, nos costumes etc. A prevalência de raciocínios simplistas, fundados no populismo, no mais rasteiro enfoque do politicamente correto, no submarxismo terceiromundista e na desinformação e absoluta ignorância dos fatos, é assustadoramente evidente.
Ayres Britto, numa extremo, e Lula,no outro, são símbolos do nosso atraso. O primeiro representa ignorância cheia de letras; o segundo, a incultura dos sem-letras.
Analista de Posts
-31/05/2011 às 9:32
Sr. Reinaldo,
Eu achei fascinante: “Mas um compromisso se faz necessário: o fato.” Vamos a ele.
1- No início de Abril, jornalistas da Amazônia foram informados, sem a necessidade de imagens de satélite, que o desmatamento tinha aumentado.
2- Procuraram o IBAMA que confirmou o fato e a causa: os produtores autuados diziam aos fiscais que estavam desmatando em virtude da votação do Novo Código.
3- Mas jornalista bom não confia em uma única fonte, procuraram uma 2ª opinião que confirmou e acrescentou: os produtores não estão sendo bem informados pelos seus dirigentes nas reuniões locais.
Ou seja: os culpados de fato são alguns dirigentes dos produtores e, vá lá, o IBAMA pela fiscalização deficiente.
Trinta dias depois, com o relatório do INPE, os “bem informados” jornalistas dos grandes centros dão, em primeira mão, o “furo” de que aumentou o desmatamento, colocando nas manchetes: Novo Código Aumenta o Desmatamento.
Jornalistas que escrevem artigos de opinião lêem o Novo Código e, sem ouvir os produtores autuados na Amazônia, chegam à conclusão - teórica! - que não há relação possível de causa e efeito.
Alguns inclusive ainda duvidavam do desmatamento, cinco dias após a publicação do relatório do INPE!!
JAN
-31/05/2011 às 9:27
Tio,
Lamento que um intelectual da envergadura do Gianetti diga, na TV, as bobagens que disse sobre o Código Florestal recém-aprovado na Camara dos Deputados. Entre a mentira e a desinformação, prefiro a segunda hipótese.
É uma pena.
JAN
Sergio R.
-31/05/2011 às 9:16
Penso que estes senhores, tenham uma só bandeira. Eles sabem a verdade, mas insistem na mentira porque vão perder a única referência que têm. Perderão a razão da existência. Simples. Complexo é tentar entender porque mobilizar um governo, fazer reuniões ministeriais, para tentar colar as mortes ao código florestal. É muito amadorismo. Ou não.
Marcelo
-31/05/2011 às 9:12
Sou fã do grande Gianetti, uma das pessoas mais cultas do país, sem dúvida. Quem já leu suas obras, tanto na Economia quanto na Filosofia - ou na mistura das duas áreas, o que ele fez com brilhantismo -, conhece o seu rigor científico e sua pesquisa sobre os assuntos que trata. Não vi o Roda Viva, mas é uma pena que a dita “onda verde” seja tão poderosa que acabe afetando pensadores como ele…
angelo
-31/05/2011 às 9:10
Senhores,belíssimo texto,e por falar em Telebrás,o plano
de sua reativação ficou só no papel,tendo até sofrido um
esvasiamento financeiro.É uma vergonha o que fizeram em
Rondônia os sábios da justiça,traduziram tudo em miséria.!!!
natacha
-31/05/2011 às 9:09
Parabéns, Renaldo , mais uma vez, pela precisão das idéias , pela logicidade do raciocínio.Também assisti à entrevista de Giannetti, embora não costume passar pelo canal,e não entendi nada .Ao assisti-lo , me questionei , como pessoa que reputo tão centrada, inteligente e comprometida com a verdade fazia comentários tão desastrosos.Não fosse isto, vc acertou na mosca.Ele demonstrou total desconhecimento da matéria sobre a qual estava debatendo, talvez seja pq está seduzido pela musa da floresta, Marina Silva que só convence ingênuos.Acho que o Eduardo é um deles
Tio Xuxo
-31/05/2011 às 9:03
e por falar em mentira,
PARA CANTAR NO RECREIO AO SOM DE ‘ILARIÊ’, DA TIA XUXA !
(sing a song)
Tá na hora, tá na hora
Da lavagem Cerebral,
Tio Hadad, Tio Hadad,
Me deixou débil-mental !
Com sua cartilha amoral,
Não sei mais se sô hómí ou muié,
Lobisomem ou superhomem,
Normal ou anormal
Ilarilarilariê (ô, ô, ô)
Ilarilarilariê (ô, ô, ô)
Ilarilarilariê (ô, ô, ô)
É a turma do Tio Hadad que vai dando o seu alô
Carlos
-31/05/2011 às 8:56
“Aldo, além de tudo, é palmeirense, o que é realmente imperdoável”
Xi, agora Reinaldo brigou com o Serra e o Augusto Nunes.
PSC
-31/05/2011 às 8:41
Porque as ONG’s internacionais não fazem uma campanha para acabar com a cultura de uvas no vale do Reno, nas encostas da França e Portugal, lá o plantio é milenar, muito mais antigo que o primeiro europeu que pisou em terras tupiniquins.hehe. É muito mais fácil “encher o saco” do pobre agricultor brasileiro.
Veja nos links abaixo o plantio em encostas próximos aos principais rios da região. Sabemos que lá eles não vão botar a cara!
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,4632387,00.html
http://vinhopormarceloandrade.wordpress.com/2010/04/08/mosela-a-maior-producao-de-riesling-do-mundo/
http://vinhosemaisvinhos.blogspot.com/2011/01/existem-poucas-coisas-que-as-lacunas.html
Robes Mendes
-31/05/2011 às 8:37
“A estrutura interna do pensamento ideológico caracteriza-se pela compressão forçada da realidade para dentro de uma única dimensão, portanto pela recusa ou proibição de examinar os fatos e aspectos que não caibam no padrão escolhido.”
(OLAVO DE CARVALHO)
MRT
-31/05/2011 às 8:10
Menos uma PeTralha enrustida…
Maria Lydia é demitida da TV Gazeta.
rafael
-31/05/2011 às 8:08
É como se o planeta e pricipalmente seu relevo clima e vegetação, não necessariamente nessa ordem, tivesse mudado por causa do novo código.. Viveríamos em crateras de vulcões.
Boas práticas agrícolas e de conservação de solo podem ser até mais eficientes que a mata nativa diante das forças da natureza.
Gerson
-31/05/2011 às 8:06
Aceitar uma mentira é, por vezes, mais cômodo do que enfrentar a verdade. A verdade nos tira da “zona de conforto” e nos incomoda. É melhor acreditar que Marina é a “Deusa da Floresta” do que imaginar qualquer outra coisa em relação a ela. É tranquilizante acreditar que Lula seja realmente o cara ou Dilma seja uma Intelectual e Gerentona do que tentar provar para a “unânimidade” que eles são apenas mais alguns pilantras e enganadores. Por isso uma parte das pessoas no Brasil padecem de cabeça baixa na sinistra espiral do silêncio.
Carlão
-31/05/2011 às 8:05
Reinaldo, meu caro
Se o novo código é nacional, por que o desmatamento teria aumentado somente no Mato Grosso?
Abração do Carlão
P. S.: talvez a única coisa em que Aldo e eu concordemos seja o Palestra.
Anônimo
-31/05/2011 às 8:01
Reinaldo, sugiro um ótimo filme em minha opinião, “a culpa é do Fidel”. O filme conta a historia de uma menina que filha de pais franceses engajados numa luta para acabar com a pobreza no Chile implantando o comunismo. Pobre garota.
TAÍ !
-31/05/2011 às 7:53
VOCE ESCREVEU :
‘A luta política e ideológica é legítima. A mentira é intelectual e politicamente criminosa.’
COM ELES LÊEM :
“SERIA CRIMINOSO NA LUTA POLITICA E IDEOLOGICA NÃO USAR DA MENTIRA INTELECTUAL.”
CAPISCE ?PATOLOGICO NÉ ?
TAÍ !
-31/05/2011 às 7:34
nao é off topic nao !
hoje levei apenas quinze minutis p. ler tres jornais do brasil, perdao, bráziu !
um recorde !
…estão todos rigorosamente e rasamente, iguais !
Marcos Vinicius
-31/05/2011 às 7:30
Prezado Reinaldo, apenas pelo fato de produzir duvidas em seu texto e assim criar confusao pelo seu tecnicismo e detalhes o “novo Codigo” já deveria ser descartado
” A CONFUSAO FAVORECE O CONTRAVENTOR ” ,AQUELE QUE USARA DE CONFUSAO E INTERPRETAÇAO PARTICULAR PARA DESMATAR
o novo codigo nao pode ser entendido apenas por seres acima da media como voce !
Anônimo
-31/05/2011 às 7:16
Tio Rei,
Falaste em MENTIRA?
.
Falaste do PT, dos PETRALHAS…
.
SA-FA-DOS!
claudemir
-31/05/2011 às 7:14
Reinaldo,
foi estranho ver o Augusto Nunes ouvir e ficar calado, perdeu uma boa oportunidade de refutar ¨os enganos¨ do entrevistado. Foi mal!!!!
ab. clau
[WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.
cicerus
-31/05/2011 às 7:02
Sempre admirei o Eduardo Gianetti, pela clareza de suas idéias e pelas suas críticas ao começo desastrado do governo Dilma. Mas ontem confesso que fiquei muito decepcionado com entrevista dele , dizendo -se admirador (argh) de Marina Silva.O cara estuda tanto prá admirar uma retardadada e despreparada daquela . Dá prá confiar em intelectual brasileiro?
Anônimo
-31/05/2011 às 6:57
A mentira é intelectual e politicamente criminosa.
Isso não devia dar cadeia? Sabe-se dos estragos que vem causando.
No caso da política brasileira, leia-se: PTralhas (tudo pelo social), Ongs, etc., só nos restam a indignação e a revolta.
Walfrêdo Rodriguez Neto
-31/05/2011 às 6:45
Bravo!
Marcus Meyer
-31/05/2011 às 6:30
A mentira é o único modo de existência para um petista. Como sabemos que Marina nunca deixou de ser uma petista…
Cláudio
-31/05/2011 às 6:21
Prezado Reinaldo,
Quem adere cegamente a uma ideologia, está abrindo mão do direito de pensar, anlisar os fatos e decidir conforme a sua conciência. Decide pela ideologia adotada.