Blogs e Colunistas

09/03/2010

às 16:26

A IMPRENSA DO ESPÍRITO SANTO ESTÁ VIGILANTE

Atenção!
Este post estava no ar. Houve uma sobreposição em razão de problemas técnicos, e outro post entrou em seu lugar.

Antônio Carlos Leite, diretor de Redação do jornal A Gazeta, de Vitória (não é o que deixou de publicar a coluna de Elio Gaspari sobre os descalabros dos presídios do Espírito Santo), manda-me um comentário sobre a atuação da imprensa no caso. Ele diz que não faltou a devida cobertura jornalística. Embora ele tenha afirmado não ser “preciso” publicar seu texto, não vetou a publicação. Por isso, está aqui. André Hees, editor executivo do jornal, envia uma mensagem no mesmo sentido.

Caros Antônio Carlos e André, tanto melhor que seja assim. Aumentam as chances de o Espírito Santo vir a ter uma segurança pública e uma política prisional decentes. Porque, como sabemos, onde há uma imprensa vigilante, a solução está sempre mais próxima.

No site de A Gazeta, há farto material a respeito.

*

O comentário de Antônio Carlos Leite
Olá, Reinaldo. Quem escreve é Antonio Carlos Leite, diretor de Redação do jornal A Gazeta, de Vitória. Queria fazer uma pequena correção no trecho de seu texto que fala que “faltou imprensa” no caso dos presídios do Espírito Santo. Como o Estado é pequeno, de pouca importância, é natural que as pessoas prestem menos atenção ao que ocorre por aqui. Na realidade, Reinaldo, o caso dos presídios relatado por Gaspari foi objeto de várias reportagens produzidas pelo jornal e também pela TV Gazeta. A divulgação nacional do caso aconteceu após três ou quatro matérias levadas ao ar pelo Jornal Nacional. Todas elas foram produzidas pela TV Gazeta.

O jornal também publicou dezenas de  páginas sobre o assunto ao longo do ano passado. (Se quiser, eu lhe passo os links das páginas, mas acho que talvez não queira perder tempo com isso…). Gaspari bateu duro no governador, mas o relatório que ele cita já foi publicado por nós meses atrás. A novidade do texto dele está na discussão do caso pela ONU. A publicação das reportagens embasou um dos pedidos de providências ao TJ encaminhado pelo Checaira, citado no texto de Gaspari. E houve um acordo do Estado com o CNJ para a construção de mais vagas.

Não acho necessário publicar meu comentário. Só escrevi para tentar recolocar algumas coisas no lugar. Houve, sim, ação da imprensa no caso. Pelo menos da Rede Gazeta houve. Foi a TV, só para reafirmar, que colocou o episódio em rede nacional. E, localmente, o jornal tratou intensamente do assunto. Curioso é ver a enorme repercussão do texto de Gaspari -talvez pelo fato de o outro jornal tê-lo censurado. E nós, que, como disse, trouxemos o caso à tona, agora somos acusados, por leitores e telespectadores, de esconder o fato. Não foi assim, lhe garanto. Grande abraço. Antonio Carlos Leite.
*
A comentário de André Hees
Senhores, sou editor executivo de A Gazeta e afirmo que não se sustenta a acusação generalizada de omissão. A crise nos presídios tem sido noticiada regularmente nos veículos da Rede Gazeta, inclusive na edição de hoje, dia 9. O relatório do Conselho Nacional de Política Criminal, de 29 de abril de 2009, assinado por Salomão Shecaira, cita A Gazeta como fonte que denunciou os chamados micro-ondas, que depois ganharam repercussão nacional, no JN, com reportagem da TV Gazeta. A edição impressa de hoje reproduz, por exemplo, algumas das dezenas de manchetes que demos sobre o assunto.

*
Como o post sobre Sérgio Cabral (abaixo) se sobrepôs a este, alguns comentários sobre a situação prisional no Espírito Santo acabaram ficando no post que se refere ao governador do Rio. Não há como transferi-los.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

24 Comentários

  1. zé mané

    -

    11/03/2010 às 0:46

    tribuna , gazeta , legislativo , judiciário , tudo comprado e dominado , pobre de nós

  2. Babi

    -

    10/03/2010 às 16:54

    Rei,
    O jornal A Tribuna perdeu o direito de publicar a coluna do Gaspari. A Agência O Globo tomou conhecimento do fato, aparentemente por meio do próprio jornalista, e cancelou o direito de reprodução da coluna.
    Em tempo: A Gazeta é, de fato, muito melhor do que A Tribuna. Mas também não é assim graaaandes coisas não.
    Abraços.

  3. Eric

    -

    10/03/2010 às 16:41

    Dizem que contra fatos e dados, desde que verdadeiros, não há argumentos:

    http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/03/611105-a+superlotacao+dos+presidios+e+a+imprensa.html

  4. Eric

    -

    10/03/2010 às 16:39

    Caros, até que tolero pessoas de outros estados caírem de pau em cima do que se passa aqui no ES, “esquecendo” que a situação é EXATAMENTE a mesma em outros estados, nos seus estados. Ou será que estão vivendo numa realidade paralela, onde o vilão é somente o ES, do Hartung?
    Agora não aceito é ler comentários de capixabas, contrários a verdade dos fatos!! A Tribuna e A Gazeta não são críticas ao Hartung? Pô!! Viva a Internet e sua maravilhosa engine de jogar mentiras por terra!! Basta buscar as indefectíveis “edições anteriores” dos jornais on line que, com toda a certeza, acharão diversas matérias retratando o assunto.
    Gostariam que ele estivesse presente na mídia (bleargh!) por estar escondendo dinheiro na cueca, e nas meias? Que as contas não estivessem fechando? Pelos salários atrasados do funcionalismo? Pelas greves a penalizar o povo capixaba? Ôh, dó! Vão ficar na vontade!! Ele está na mídia (bleargh!), de forma negativa, mas verdadeira, devido a essa escabrosa condição do nosso sistema prisional. Quando digo “nosso sistema prisional”, leia-se, Brasil e não, ES!
    Lá vou eu, lembrar o miserável “outro-ladismo” e o execrável “isentismo”, sempre citados pelo Reinaldo.
    O artigo do Tio Rei, aponta como relevante, o fato de A Tribuna ter decidido não publicar o artigo do Gaspari que, como sempre, é TENDENCIOSO, sim senhores!! Leva a crer que o problema existe de forma inescrupulosa, irresponsável e continuada somente no ES. No ES governado pelo Paulo Hartung. É a vigarice intelectual de sempre, agora travestida de “em prol de boa causa”. Ah!, tá!
    Petralhas e assemelhados tem o Hartung atravessado na garganta. É preciso lembrar a forma dantesca, como tem sido tratada a ampliação da nossa Rodoviária do Interior (apelido carinhoso do nosso aeroporto), pelo governo federal? E a questão dos royalties do petróleo, onde o Sérgio Cabral faz coro as reclamações mais que pertinentes do Hartung, onde os “defensores dos fracos e oprimidos” refestelados no poder lá em brasilândia, querem dar mais uma pernada em nosso estado? E que pernada…
    Voltando… Quais jornais levaram as notícias sobre as condições desumanas, nos últimos três anos, nos presídios capixabas? Qual jornal deu como chamada de capa fotos dos “micro ondas”, que foi o apelido dado aos containeres transformados em celas? Quais jornais deixaram o Secretário de Segurança, Rodney Miranda, numa tremenda saia justa, ao tentar explicar o inexplicável? Foi algum jornal do RJ? De SP, talvez? Ou terá sido de MG? Bah!…
    Sinceramente, não preciso, não precisamos, mesmo, de um esquerdista bocó, infectado com as segundas intenções de sempre, vir querer apontar nossos erros, porque deles temos conhecimento e os estamos tratando na medida do possível. E não penso estar isentando de erros o atual governo de nosso ES, o qual, felizmente, para nós, capixabas, possui uma lista muito maior de acertos, apesar de alguns comentaristas capixabas aqui transparecerem que sentem saudades dos tempos do José Carlos Gratz ou do José Inácio.
    E isso é uma opinião minha, a menor minoria: assim como o Reinaldo detona os petralhas e pensamentos tortos afins, impedindo-os de disseminarem sua visão distorcida de mundo, nesse maravilhoso espaço que é seu blog, o jornal A Tribuna fica melhor sem o Gaspari e vá lá!, o Rossi. O contrário se aplica ao Cláudio Humberto e a Miriam Leitão, apesar desta estar devendo um pedido de desculpas ao Senador Demóstenes, devido aquele bizarro texto sobre as cotas. Atenha-se à economia, Mirianzinha, querida!
    Ao reler o título do outro post sobre esse mesmo assunto, lembrei da “masmorra” citada pelo advogado de defesa do Arruda, na qual o mesmo encontra-se “confinado”!! Bem, pelo menos ele não se encontra num micro ondas, de patente capixaba!! hehehe. Putz! Essa foi horrível!! hehehe.
    Uma verdade incontestável: “CADEIA TEM DE ESTAR ADEQUADA ÀS EXIGÊNCIAS LEGAIS, OU O SUJEITO ESTÁ PRESO É NUMA CONTRADIÇÃO, NÃO NUMA CELA” (R.A.).
    Citação do dia: “A mentira tem pernas curtas, barba branca, língua presa e um dedo a menos em uma das mãos”.

  5. José Roberto

    -

    10/03/2010 às 12:15

    Gostei da piada de Antônio Carlos Leite e André Hees.

  6. Rodrigo L

    -

    10/03/2010 às 7:49

    Ainda, o Paulo Hartung promove sim uma desqualificação da oposição, que é praticamente inexistente. A Gazeta é sim alinhada com o governo, tem um viés morde e assopra, e apesar de ter tratado do tema das cadeias, o fez basicamente na internet, em páginas internas, deixando para TV as questões de menor impacto. Também bloqueia o espaço a comentário de leitores no Gazetaonline quando o assunto é política e atinge o PH ou qualquer do governo (isso é o pior !). O CNJ exigiu em 2009 seis mil novas vagas, e de lá para cá, mal se repôs no sistema as desativadas nos presídios demolidos (Casa de Custódia de Vila Velha) e nos tais containeres, desativados só 1 ano depois de decretado seu fim pelo CNJ.

  7. Rodrigo L

    -

    10/03/2010 às 1:05

    O ES está infestado pela propaganda do governo local. Outdoors, rádio, TV, chega embriagar. Há realmente um domínio do Hartung em todos os setores. No caso dos presídios, o número real de vagas adicionadas ao sistema é mascarado, pois houveram desativações de outros tantos. O Secretário de Justiça reclama que não foi ouvido nas reportagens da Record (http://www.folhavitoria.com.br/site/?target=noticia&cid=15&ch=0aad98c16df6ecc02c2ee59ac88b612e&nid=175020), estas sim bombásticas. Os poucos novos presídios construídos repetem os erros das unidades anteriores: materiais frágeis sujeitos a capacidade destrutiva dos próprios presos. Verdadeiras casinhas de brinquedo para inglês e CNJ verem.

  8. QUAKER

    -

    09/03/2010 às 23:58

    ESTE CAVALO DE TRÓIA VEIO DE QUEM MESMO HEM?
    ORA! QUEM NÃO QUERIA SER VISTO?

    NA ÉPOCA DO ITAMAR, VIMOS COISA MELHOR.
    SEM PERUCA E AO VIVO.

  9. Case A Gazeta

    -

    09/03/2010 às 20:52

    Reinaldo,

    vivendo no ES há quase uma década posso afirmar que A Gazeta pode ser um ótimo “case” para os profissionais do jornalismo.

    É claro que não tem a estrutura de um grande grupo de comunicação, mas ao que se propõe é de uma conduta exemplar. O jornal, a TV e as emissoras de rádio atuam localmente como imagino que um grupo de comunicação deve atuar. Informando, questionando, cobrando. Não vejo, o que é muito comum em outras praças, alinhamento com qualquer grupo político ou econômico. Também não vejo interesses outros que não informar.

    Ganha de 10 a zero dessas folhas e estados hoje alinhados até a alma com o pt. Por mêdo, interesses, $$$, ideologia.

    Parabéns GAZETA

  10. Carlos von Schilgen

    -

    09/03/2010 às 20:52

    Não apenas a mídia, mas também os deputados e o judiciário.
    Sem mídia, sem oposição e com um judiciário que fede a carniça, PH faz o que quer.
    Sei que você não gosta do Helio Gaspari, e devo confessar que eu também o detesto, mas dessa vez esse “raton” estava correto.
    Um forte abraço,
    Carlos Von Schilgen

  11. carlos

    -

    09/03/2010 às 20:50

    Caro Reinaldo,
    Atualmente, você é a pessoa que mais admiro (tirando minha família). Como você mesmo mencionou ontem, você não se cansa. É praticamente uma luta do bem contra o mal. Não que só tenha santos na oposição, mas é evidente que as forças do mal estão presentes no PT e partidos que os cercam.
    Mas apesar de toda essa admiração, tenho a obrigação te corrigir em relação ao caos na segurança publica do ES, até mesmo porque o senhor não conhece de perto nossa realidade. Nasci e resido no estado, sou neto de Carlito Von Schilgen, melhor prefeito que nossa capital já teve, e devo afirmar que nossa mídia é totalmente comprada, e aqui todos sabem disso.

  12. manrel

    -

    09/03/2010 às 18:51

    Titio

    Quando é que você tambem, vai dar direito de resposta para o José Dirceu?

  13. Mombassa

    -

    09/03/2010 às 18:22

    Reinaldo, nao sou capixaba, mas as fotos dantescas calaram. Para mim, a surpresa foi TOTAL ! Tive a impressao que estavam agindo a moda dos jaguncos da era Lampiao, no reino do Cangaco . Ou talvez as atrocidades do Holocausto, visando o exterminio.
    Tomara mesmo que o Espirito Santo, o Gov. Hartung o Apedeuta e seu poste estejam em todos os jornais e TVs mundiais.
    Nao sao eles os que se proclamam os melhores, os aspirantes dos maiores galardoes humanisticos ?
    Ai esta a resposta.
    Acorda Brasil !

  14. Carlos Emiliano

    -

    09/03/2010 às 18:07

    Eu tava relendo Borges quando me deparei com isto: “…um catálogo falacioso que certo diário cuja tendência protestante não é segredo teve a desconsideração de infligir aos seus deploráveis leitores — embora estes sejam poucos e calvinistas, quando não mações e circuncisados.” é do Pierre Menard, autor do Quixote. O amigo do falecido, não podendo contestar os fatos, opta por desqualificar os que não reconhecem a genialidade dele. Não lhe parece com certos integrantes da imprensa brasileira? É mais fácil chamar o senador de “mação e cincurcisado” do que rebater os fatos citados pois aí precisa ler muito.

  15. Carlos Augusto

    -

    09/03/2010 às 17:49

    O Governador Paulo Hartung, implantou uma ditadura no nesse pequeno estado, ele domina a os prefeitos, os deputados, Tribunal de contas o Ministerio Público e principalmente a imprensa.

  16. LIMA

    -

    09/03/2010 às 17:37

    REINALDO.

    E OS PETRALHA COMUNISTAS AINDA QUEREM SUFOCAR A IMPRENSA. A IMPRENSA É A CHAMINÉ DA DEMOCRACIA.

  17. Eduardo Gonçalves

    -

    09/03/2010 às 17:32

    Reinaldão ,o bicho tá pegando e vc está deixando os Ptralhas e sócios minoritários muito nervosos ,a pseudo esquerdiopata de plantão está lançando vírus no seu blog e não é de hoje não ,eu quase dancei outro dia ,eles estão jogando o adobe como atualização e quem entra dança ,o Reinaldo e seu blog incomoda muito mais e é uma pena que o alcance não atinja a classe mais enganada por eles ,seria maravilhoso ,ficamos em alerta ,mas daqui não arredamos o pé e vamos que vamos ,que os Ptralhas vão sofrer muito mais em breve nas eleições.

  18. Curumim

    -

    09/03/2010 às 17:29

    Será que o helio gasparzinho, o grande camarada, escreveu algumas matérias sobre os presídios cubanos? Aquêles onde os presos se deixam morrer…?…

  19. DM é Banal, um Bananão

    -

    09/03/2010 às 17:19

    Mas para ter concorrência, o que é muito saudável no capitalismo, o ideal seriam pelo menos dois jornais.

  20. Edu

    -

    09/03/2010 às 17:18

    Me parece que Gaspari só se incomodou com o assunto depois de seu envio para apreciação na ONU. Porque não comentou quando tal tema ganhou relevância na TV? Ademais, Gaspari tem mostrado certa predileção por determinados setores da vida política, não?
    E pensar que escreveu aquele trabalho sobre a ditadura!!

  21. DM é Banal, um Bananão

    -

    09/03/2010 às 17:16

    Se pelo menos um dos jornais locais não se ajoelhar para o pder local temos aí democracia verdadeira.

  22. IPS

    -

    09/03/2010 às 16:49

    Ou seja, …há jornalistas em Berlim. No caso, no capixabas e o Tio Rei.
    Parabéns, Reinaldo, mais uma vez pela aula.
    Seria muito bom que os aiatolás engajados, editores, musas da enchente militontas, levianos e observatórios fajutos prestassem atenção em como se faz. Seria dez para a imprensa nacional.
    Não é à toa que você se torna cada vez mais relevante e uma referência.

  23. ze da silva

    -

    09/03/2010 às 16:45

    Rei,

    leio você com regularidade e não sou do Espírito Santo, mas nesse caso você foi apressado em dizer que faltou governo e faltou imprensa. Na verdade foi a imprensa que mostrou o descalabro.

    O fato de ter um jornal alinhado com o governo local não transformou toda a imprensa do estado em um Gramma.

    A própria reportagem que você viu na TV é a prova.

    Quanto à situação nas cadeias, cadeia para os responsáveis pelos presídios. De preferência cadeia muito mais humana do que o serviço que hoje eles oferecem à população.


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados