Blogs e Colunistas

16/11/2011

às 6:09

A coluna abjeta e mentirosa de um professor da USP, colunista da Folha e partidário de Haddad

Vladimir Safatle é professor de filosofia da USP. Isso não quer dizer grande coisa. Há gente ainda mais ignorante do que ele, o que não é fácil, que também é. E escrevo isso em respeito a grandes mestres que lá estão, alguns meus queridos amigos. Esse rapaz tem algumas notáveis contribuições ao pensamento. É aquele cara que, quando articulista do Estadão, escreveu um texto justificando o terrorismo, nas pegadas de um delinqüente internacional chamado Slavoj Zizek. Num texto arrevesado, Safatle sustentou que “Zizek quer mostrar como os fatos decisivos da história política mundial desde a Revolução Francesa foram animados pelo advento de uma noção de subjetividade que não podia mais ser definida através da substancialização de atributos do ‘humano’ e cujos interesses não permitiam ser compreendidos através da lógica utilitarista da maximização do prazer e do afastamento do desprazer.” É quase incompreensível, mas eu traduzo. Safatle está endossando a tese de Zizek segundo a qual o repúdio que temos ao terrorismo decorre de nossa pobre lógica utilitarista de maximização do prazer e do afastamento do desprazer. Os terroristas pensam de modo diferente, entenderam? É asqueroso!

Com essas credenciais, ele se tornou articulista da Folha durante o processo eleitoral do ano passado. Até outro dia, era comentarista político, imaginem, da TV Cultura de São Paulo. Se ainda é, não sei. Pois bem! Há muito tempo ele apóia movimentos de invasão disso e daquilo. Sua preocupação com a legalidade é zero. Estava ao lado de Marilena Chaui num ato em defesa da candidatura de Dilma Rousseff e contra José Serra no dia 26 de outubro de 2010 — e ele já era colunista da Folha, é bom destacar. Isentíssimo! Foi mais um ato ilegal. Um prédio público não pode ser usado para manifestações político-partidárias, como determina a Lei Eleitoral. E ele lá dá bola para a lei?

Muito bem! Safatle escreve hoje na Folha sobre a USP. Suas tolices, simplificações e mistificações seguem em vermelho. Eu o desmoralizo de novo em azul.

As reações ao que ocorreu na USP demonstram como, muitas vezes, é difícil ter uma discussão honesta e sem ressentimentos a respeito do destino de nossa maior universidade. Se quisermos pensar o que está acontecendo, teremos que abandonar certas explicações simplesmente falsas.
Entendi. Quem discorda de Safatle é desonesto e ressentido. Quem concorda é bacana. Quem está com ele está com a verdade, quem não, com a falsidade. Então vamos ver agora quem mente. Eu me constranjo um pouco de chutar o traseiro intelectual deste senhor porque ele é muito ruim, mas fazer o quê?

Primeiro, que o epicentro da revolta dos estudantes seja a FFLCH, isto não se explica pelo fato de a referida faculdade estar pretensamente “em decadência”. Os que escreveram isso são os mesmos que gostam de avaliar universidades por rankings internacionais.
É uma falsa clivagem. Quem é “que gosta de avaliar universidades” por rankings? Como Safatle vai defender que a USP é um território autônomo e vai mimar maconheiro com o objetivo de atacar, mais uma vez, a polícia, o governo do Estado e a ordem,  então ele precisa ficar criando divisões na universidade.

Mas, vejam que engraçado, segundo a QS World University Ranking, os Departamentos de Filosofia e de Sociologia da USP estão entre os cem melhores do mundo, isso enquanto a própria universidade ocupa o 169º lugar. Ou seja, se a USP fosse como dois dos principais departamentos da FFLCH, ela seria muito mais bem avaliada.
Safatle, diga aí: é gostoso ser um vigarista intelectual? Deve ser, né? Essa sua clivagem só seria verossímil, ainda que continuasse falsa, se houvesse qualquer relação de causa e efeito entre a suposta repulsa da FFLCH à polícia e sua qualidade e entre o apoio à polícia das outras unidades e sua suposta falta de qualidade. Mais: forçoso seria que repulsa e apoio nesses dois grupos fossem unânimes. Sejam lá quais forem as qualidades do Departamento de Filosofia, elas não decorrem desse tipo de pilantragem argumentativa.

Segundo, não foram alunos “ricos, mimados e sem limites” que provocaram os atos. Entre as faculdades da USP, a FFLCH tem o maior percentual de alunos vindos de escola pública e de classes desfavorecidas. Isso explica muita coisa.
Isso não explica coisa nenhuma! Como a maioria da USP é favorável à presença da PM e como a ação da polícia contou com o apoio de mais de 70% dos paulistas, Safatle está tentando agora brincar de luta de classes dentro do campus. Mas isso é o de menos. Ele está querendo esconder o óbvio. Clique aqui mais tarde e leia reportagem do Globo evidenciando quem são alguns  dos invasores. Um é filho de empresário, outro de engenheiro, três outros de professores que ocupam cargos de direção em outras universidades…

Para alunos que vieram de Higienópolis, a PM pode até significar segurança, mas aqueles que vieram da base da pirâmide social têm uma visão menos edulcorada.
Eles conhecem bem a violência policial de uma instituição corroída por milícias e moralmente deteriorada por ser a única polícia na América Latina que tortura mais do que na época da ditadura militar.
Não há nada estranho no fato de eles rirem daqueles que gritam que a PM é o esteio do Estado de Direito. Não é isso o que eles percebem nos bairros periféricos de onde vieram.
“Polícia corroída por milícias”? Ele está se referindo à PM do Rio? O TEXTO DE SAFATLE me dá nojo. Literalmente! Felipe de Ramos Paiva, o estudante assassinado na USP, era aluno da FEA (que Safatle deve considerar faculdade dos ricos) e morava em Pirituba, na periferia. Era filho de gente pobre. Mais: tivesse um mínimo de amor pela ciência, forçoso seria o professor ter em mãos  uma pesquisa que cruzasse renda e origem social com opinião sobre a PM na USP. Mas ele não tem. Recorre a um truque de uma picaretagem  intelectual e conceitual que assusta: alunos da FFLCH seriam pobres, da periferia e da escola pública — e, por isso, contra a presença da PM. Já os das demais unidades seriam ricos, das áreas nobres e da escola particular — e, portanto, favoráveis à polícia.  ELE NÃO TEM ESSES DADOS. Conclui-se desse raciocínio que os pobres são contra a presença da polícia em seus bairros.

Terceiro, a revolta dos estudantes nada tem a ver com o desejo de fumar maconha livremente no campus. A descriminalização da maconha nunca foi uma pauta do movimento estudantil.
Que “movimento estudantil”? Foi o “movimento estudantil” que invadiu dois prédios e impediu a PM de cumprir o papel que lhe garante a Constituição? Cadê o PCO, a LER-QI e o  Negação da Negação no texto de Safatle?

Infelizmente, o incidente envolvendo três estudantes com um cigarro de maconha foi a faísca que expôs um profundo sentimento de não serem ouvidos pela reitoria em questões fundamentais.
É mentira! A USP tem 89 mil estudantes. A invasão da reitoria foi decidida por 300, e efetivada por menos de 100. Isso revela a seriedade do argumento.

Era o que estava realmente em jogo. Até porque, sejamos claros, mesmo se a maconha fosse descriminalizada, ela não deveria ser tolerada em ambientes universitários, assim como não se tolera a venda de bebidas alcoólicas em vários campi.
Ah, a quem este rapaz pensa que engana? Aqui ele decide demonstrar seu repúdio à maconha para sugerir que pretende discutir coisas mais importantes.

Quando ocorreu a morte de um aluno da FEA, vários grupos de estudantes insistiram que a vinda da PM seria uma máscara para encobrir problemas sérios na segurança do campus, como a iluminação deficiente, a parca quantidade de ônibus noturnos, a concentração das moradias estudantis em só uma área e a falta de investimentos na guarda universitária. Isso talvez explique porque 57% dos alunos dizem que a presença da PM não modificou em nada a sensação de segurança.
Espero que o “porque” de Safatle, no lugar de “por que”, seja só um erro da revisão. Mas isso é o de menos. O problema desse rapaz é o erro de pensamento. As condições gerais da USP podem melhorar com ou sem polícia; uma coisa não depende da outra. “Sensação de segurança” não salva ninguém, mas a segurança efetiva sim! Depois da presença da PM no campus, os furtos de veículos caíram 90%. Já roubos em geral tiveram redução 66,7%. Roubos de veículos caíram 92,3%. Esses são os fatos.

Safatle integra o grupo da USP que pretende, a partir de um incidente protagonizado por uma minoria de extremistas, criar um casus belli. O objetivo, já denunciei, é fazer no ano que vem “a maior greve em 10 anos”. O confronto entre maconheiros e PM, Safatle tem razão em certa medida, é só a falsa questão. A razão de fundo é eleitoral. Safatle também integra a turma dos “inteliquituais” engajados na candidatura de Fernando Gugu-Dadá Haddad à Prefeitura.

Gugu-Dadá Haddad é aquele que, num rasgo de sinceridade, afirmou, censurando a ação da PM contra os invasores, que “não se pode tratar a USP como se fosse a Cracolândia e a Cracolândia como se fosse a USP”. Ou seja: ele estava dizendo que polícia é coisa pra pobre. Safatle deve concordar, não é?, ao contrário do que diz em sua coluna abjeta.

Texto publicado originalmente às 21h34 desta terça
Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

197 Comentários

  1. edney

    -

    17/11/2011 às 12:36

    Caro Azevedo, também compartilho da sua revolta com os argumentos falaciosos do professor de filosofia, reitero meu apoio a permanência da PM na UPS, no entanto, com relação a o que chamamos de terrorismo faço algumas ressalvas que infelizmente podem desagradá-lo, o terrorismo por mais execrável e asquereso que seja, às vezes, é o último recurso de minorias historicamente oprimidas, as quais,por falta de força e em atidude desperada fazem uso de “estratégias não convencionais e, que fique bem claro ilegais, dentro do Estado de Direito”,ademais os ditadores sempre nomerão terroristas qualquer um que ouse desafiar sua hegemonia.

  2. Jorge Machado

    -

    17/11/2011 às 2:43


    Ele participa do Jornal da Cultura como convidado comentarista. Repetiu lá o que escreveu na Folha. Parece disco riscado. A outra convidada do programa, que dividia a mesa com ele, rebateu (com a concordância da apresentadora do jornal) esse seu argumento furado e ele ficou emburradinho, com aquele bigodinho tingido ridículo.
    Esse “pé rachado” devia voltar pra fazenda do pai dele pra catar cocô de vaca, e, com esse discurso pseudo esquerdista, tentar convencer os invasores das terras que o pai dele quer reintegra-las.
    Professor de filosofia… O Brasil tá mal mesmo !

  3. Cil

    -

    17/11/2011 às 1:48

    Quantos anos tem esse professor?????? Se tiver mais de 50, está vivendo de passado. Alguém precisa avisar para ele que a ditadura já acabou. A políca ainda guarda requícios daquela época, um pouco, sim ou talvez, mas estamos em século 21. Depois, a quem ele se refere quando fala em torturar? Se for bandido…

  4. YUSUKE

    -

    16/11/2011 às 22:25

    EU ASSISTIA ESSE CARA NOS DEBATES DO JORNAL DA CULTURA, ELE NÃO ENGANA NINGUEM.

  5. Ricardo

    -

    16/11/2011 às 18:05

    O professor Vladimir, infelizmente, é o retrato e exemplo mais acabado dos mimadinhos que invadiram a reitoria da USP.

  6. Ricardo

    -

    16/11/2011 às 17:52

    Safa, meu caro profe, que tal ensinar filosofia soviética em Cuba? Afenigastão? Coréia do Norte? Ou em Marte? Lá deve haver marxistas loucos para ouvir essa baboseira pseudo-filosófica.

  7. anonimo

    -

    16/11/2011 às 17:49

    pobre Bento Prado !
    queria o melhor do pensamento p. a USP.
    Conseguiu o pior da diarréia mental e da falsidade , da vigarice intelectual !
    Revire-se no túmulo Bentão, revire-se .

  8. Heloah

    -

    16/11/2011 às 17:08

    É, depois de ler o tal Safa.. o que mesmo? Vou ler de novo…
    Ah, Safatle. Então, como eu ia dizendo, depois de lê-lo a gente começa a entender os mimadinhos que invadiram a Reitoria da USP. Ter aula com “intelequitual” dessa “catiguria” só pode gerar revoltados com o sistema cujo lhes banca a vida de “estudante”
    Felizmente, nosso espadachim do verbo e dos fatos, RA, não deixa o palavrório do missivista sem contragolpes desmoralizantes.

  9. Mako

    -

    16/11/2011 às 16:56

    O tal Safatle é evidentemente um safado, filhinho de papai rico e metido a entendedor de povo sem ter vivido um dia sequer da sua vida como povo. Veio das elites e continua nas elites. Um garoto mimado que cresceu achando que pode tudo mas vive num mundo de fantasia. Um despreparado para a vida e um ser essencialmente maléfico que como tantos outros petralhas não hesita em jogar no lixo a lógica e a ética. E finalmente como bom petralha e como bem esclarecido pelo Reinaldo, um incompetente.

  10. Snitram

    -

    16/11/2011 às 16:40

    Um camarada disposto a apoiar, e justificar, todo e qualquer crime, desde que cometido em nome dos ideais de esquerda, é essencialmente criminoso. É uma questão de oportunidade. Se puderem, eles nos colocam a todos, nós que não comungamos de suas crenças esdrúxulas, no paredão. Se não puderem, eles apenas aplaudem quem o faz, como aplaudem Fidel, Farcs, Sendero, aplaudiram os Lamarcas e Marigellas, aplaudem o Battisti e por aí vai.

  11. Snitram

    -

    16/11/2011 às 16:36

    Os membros dessas igrejinhas de fanáticos da esquerda são muito parecidos: todos acham que em nome das causas da esquerda se pode e se deve cometer todo e qualquer crime. As Farc, por exemplo, podem cometer logo todos: traficam, matam, sequestram, assaltam, praticam atentados à bomba. E eles batem palmas. Os membros destas igrejinhas de fanáticos de esquerda também acham que em nome dos ideais da esquerda é legal implantar ditaduras, torturar presos políticos, matar opositores, que é, afinal, o que faz o Fidel sob aplausos e uivos de êxtase dessa gente humanista da esquerda. É importante notar que este pessoal é essencialmente criminoso e vive, e faz proselitismo barato, nas universidades e escolas, com o NOSSO DINHEIRO.

  12. Reação

    -

    16/11/2011 às 16:31

    E ainda termina clamando por milicias esquerdopatas, dominadas logicamente pelo ParTido, barbarizando no Campus universitário. Esse rato acha que engana a quem com essa conversinha mole?

  13. anonimo

    -

    16/11/2011 às 16:14

    Esse sujeito é ruim demais, senti pena quando Marco Antonio Villa e Demétrio Magnolli tiveram que debater com ele no Jornal da Cultura. Eles são ótimos e devem ter nervos de aço.

  14. Ricardo

    -

    16/11/2011 às 16:07

    “Mas, vejam que engraçado, segundo a QS World University Ranking, os Departamentos de Filosofia e de Sociologia da USP estão entre os cem melhores do mundo, isso enquanto a própria universidade ocupa o 169º lugar. Ou seja, se a USP fosse como dois dos principais departamentos da FFLCH, ela seria muito mais bem avaliada.”

    Quase morri de rir ao ler isso. Rsrsrsrs

  15. Ricardo

    -

    16/11/2011 às 16:05

    Rei, saudades do vermelho-e-azul. Abraços.

  16. GRAZINA

    -

    16/11/2011 às 15:59

    Teresinha das 15:21- Você pergunta qual a utilidade prática da filosofía, letras e ciências humanas? respondo: aos mestre dos referidos cursos, cabe a insignificante, tarefa, de induzir jovens mal formados, para o caminho da anarquia,da bagunça,do Marxismo criminoso, atrazado,repudiado pelas pessôas de bem.Criam uma legião de desocupados, sujos, barbados,que ficam anos nas faculdades e não sabem o que fazem lá. Muitos se perdem no caminho e não terminam nada.

  17. Teresinha

    -

    16/11/2011 às 15:21

    Destrinchando o pensamento dos que pensam que pensam.
    Qual a utilidade prática da filosofia, letras e ciências humanas?, ou seja: formados onde atuarão?
    Se tornarão professores, de preferência na USP e pesquisadores “vitalícios” na USP se tiverem outros cursos como jornalismo poderão virar colunistas.
    Qual a contribuição social do conhecimento e das pesquisas?
    Como estamos vendo degradande, fechado em um ambiente de
    fobia paranóica e para segurança deles “utópica”.
    Neoliberal é a privatização de alguns setores, o Governo
    Estadual nunca fez qualquer menção sobre este assunto, mesmo porque se pretendesse já o teria feito.
    Porque a fobia? Descobriram que algumas teorias dava-lhes segurança de permanência na “mamata” e assim passaram a defender freneticamente.
    Como podemos perceber o professor colunista, ao fazer desnecessariamente a separação de ricos e pobres deixou transparecer que pertence um grupo que diz “odeio pobre”,
    é minha suposição, mas eles sabem disso, a discussão social só lhes é conveniente nas alegações.
    Por ora é só.

  18. Guilherme Macalossic

    -

    16/11/2011 às 15:09

    Reinaldo. Em que pese esse texto absolutamente abjeto a Folha de domingo publicou um artigo do Professor Olavo de Carvalho muito bom sobre a história ideológica da USP. Acho que vale a pena divulgar aqui. Acho que explica bastante coisa. Um forte abraço.

  19. DIOGO FEDERER

    -

    16/11/2011 às 14:58

    Depois desse belo texto, só posso dizer: Safatle, diga aí: é gostoso ser um vigarista desmoralizado? Deve ser, né?

  20. MINEIRIN INVOCADIN

    -

    16/11/2011 às 14:55

    Reinaldo,uma coluna escrita(?)por esse bestalóide não me serviria sequer como papel higiênico!Esse “coisa ruim” de miolos moídos deve ser egresso do woodstock,persistindo na mesma mentalidade cheira-pó,mero rebelde sem causa e sem calça!Na época em que ingressou na faculdade,com todo o respeito pelos profissionais e estudiosos verdadeiros, honestos,íntegros e coerentes,o número de vagas para filosofia era tão superior à procura que para completar turmas muitos sujeitos eram laçados(essa anta deve ter sido um dos infelizes laçamentos!)! Volta pra casa,”padilha”!

  21. Raskol: manda bala, Reinaldo! Formado por marxilena, só podia dar nesse lixo

    -

    16/11/2011 às 14:51

    Como sempre, você desmancha os argumentos fajutos desse imbecil com diploma que, por subserviência ideológica ao lullo-ptralho-cafagestismo, tornou-se professor da USP sem mérito, pois é um orelhudo. Além disso, pelo mesmo motivo, a subserviência, ganhou uma “boquinha” na TV Cultura. Sendo assim, essa TV deveria mudar o nome para TV Incultura, pois põe um defensor do terrorismo em horário nobre para soltar a franga.
    é muita irresponsabilidade de quem dirige esse canal de TV pública. Não deve ser a imprensa televisiva do estado, mas também não deve entregar-se à quadrilha de lulla e aos seus capangas e defensores do terrorismo como forma de luta política.
    O PT e suas famiglias mafiosas estão montando um circo para por fogo no Brasil, quer dizer, em São Paulo. A TV Incultura vem-se prestando a esse serviço sujo, que pretende transformar o PCC em grupo de oprimidos. Esse Zizek deveria ser preso não numa cadeia, que lá estão delinquentes, deveria ser preso num Juqueri, onde estão os loucos.
    É incrível como a imprensa hoje dá corda para loucos, mandriões. Acho que se vivêssemos em 1940 nossa imprensa -TV Incultura e Falha de São Paulo - estaria incensando Adolf, o Hitler.
    A imprensa perdeu a razão ao apoiar defensiores do terrorismo como esse Safatle ou melhor esse Safado e orelhudo que engana alunos bobos da USP.

  22. Ana Lúcia Peixoto

    -

    16/11/2011 às 14:37

    Nojento! descaradamente mentiroso e insidioso!
    DESANCA mesmo Reinaldo! obrigada!

  23. Haroldo Blume

    -

    16/11/2011 às 14:25

    Se você acha esse texto abjeto - e é mesmo -, dê só uma olhada na coluna de Francisco Bosco no Globo de hoje. Entre outras preciosidades, ele diz que a prisão do Nem foi “injusta” e que a “fala” do Nem é verdadeira mesmo quando é mentirosa (primor da dialética!). Em suma, Nem é o bandido bom. E por quê? Porque apoia o Lula. Não estou interpretando: ele diz isso mesmo, textualmente.

  24. Rodolfo

    -

    16/11/2011 às 14:22

    “Eles conhecem bem a violência policial de uma instituição corroída por milícias e moralmente deteriorada por ser a única polícia na América Latina que tortura mais do que na época da ditadura militar.”
    ——————————————————–
    O GOVERNO do PT, as suas relações com as ONGs, Sindicatos, Estatais, Fundos de Pensão…. nada mais é do que a MAIOR MILÍCIA do BRASIL, se não a do MUNDO!

  25. Sandra

    -

    16/11/2011 às 13:45

    Boa tarde, Reinaldo! Eu gostaria de saber o motivo para a USP tolerar alunos que fiquem MORANDO tanto tempo no campus, como é o caso daquela criatura de Letras, um dos líderes da invasão, já que é uma universidade paga com o dinheiro dos contribuintes. Um leitor ou leitora sua, não me lembro citou no comentário que ele está lá há 9 anos. Sendo uma universidade paga com o nosso dinheiro, por que não definem somente o tempo da duração do curso para que essas criaturas frequentem a universidade. Enquanto existirem “estudantes profissionais” como esse, não teremos novas vagas para estudantes de verdade que lutam por uma vaga, estou certa? Abração.

  26. centro-direita

    -

    16/11/2011 às 13:43

    um dos sujeitos q costumam fazer ESCOLHAS RACIONAIS, conforme a teroria, chama-se Lula

  27. centro-direita

    -

    16/11/2011 às 13:42

    “compreendidos através da lógica utilitarista da maximização do prazer e do afastamento do desprazer…”
    Bom, vou bagunçar um pouco esse coreto “intelectualoide”: apresenta a este senhor a TEORIA DA ESCOLHA RACIONAL, um troço intrincado, mas muito bacana, construído simultaneamente por filosofos, sociologos e economistas, como SCOTT, OLSON e PRZEWORSKI, “só gentinha” rsrs

  28. bruno

    -

    16/11/2011 às 13:38

    recomendo ao internautas ver a coluna Sociedade intitulada “como no tempo das ditaduras” por Walter Maierovitch e tambem alguns comentarios dos leitores para constatar o quanto imbecil pode ser um comentarista politico o bom é que seus proprios leitores tratam de desmoraliza-lo

  29. Marcos Pereira

    -

    16/11/2011 às 13:34

    Reinaldo,

    Talvez a justificativa para que a folha seja tão tolerante com a turma da esquerda tenham lá seus motivos- provavelmente, resultado de alguma pesquisa datafolha demonstrando que a maioria de seus assinantes e leitores tenham ou apoiem tendências esquerdistas. Tenho dúvidas neste sentido. Leitores de de jornais, são cidadãos em contínuo estado de amadurecimento; como sabemos, à medidas que evoluímos, deixamos naturalmente de acretitar nestas bobagens, bravatas e mentiras típicas do esquerdopatas brasileiros. safatle ou saftale como costumo tratá-lo é mais um destes hipócritas que vive como comendo do bom e do melhor, vive por aí e é pago para escrever e dizer asneiras. Pior que o cara é burrinho mesmo, confunde tudo, pouco entende de estatísticas e fica por aí dizendo asneiras.

  30. milton

    -

    16/11/2011 às 13:24

    É estranho, Reinaldo, as manifestações do Safatle sóbre a polícia de SP. Ele deveria ler a entrevista do Tarso Genro, governador do RS -PT na Zero Hora de hoje. - ” As questões de segurança do RS e SP tem mais similaridade que com o Rio. Vamos discutir com o Gov. Alkmin um regime de colaboração com a Policia Militar . . . . .
    Abraços

  31. Sherlock

    -

    16/11/2011 às 13:21

    Rei,

    As ações daqueles “meninos” que invadiram a reitoria da USP é indefensável e inaceitável - incorreram em uma penca de crimes ao invadir e em outros mais em se mantendo ali, contrariamente a uma ordem judicial.
    Quanto à opinião do Safadle sobre a PM, digo: há professores truculentos, padres truculentos, até entre os monges que meditam nas montanhas do Tibet deve haver gente truculenta! Mas é um disparate utilizar a truculência policial (que NÃO HOUVE no caso da USP) para tentar denegrir a imagem de uma força democrática legítima. A quem este senhor recorre quando tem um direito agravado? A justiceiros? Mercenários? O que ele pretende com a sua argumentação chulé? Desmoralizar a PM e deixar a sociedade nas mãos das minorias tiranas? Que pense antes de falar (ou de escrever) esse vagabundo!

  32. Razumikhin

    -

    16/11/2011 às 13:20

    Do professor de comunismo da USP, Vladimir Safatle:
    “As pessoas se valem do conceito “Bem” para justificar atos de ignomínia.”
    Como todo comunista, esse cara tem desconfiômetro quebrado.

  33. GYM

    -

    16/11/2011 às 13:19

    Só para esse senhor se situar, a maconha corre solta na faculdade de filosofia, letras… sim. A prova disso são os discursos de seus alunos que estão se colocando em escolas públicas,recrutando os adolescentes.
    Falam isso nas salas de aula, sem o menor constrangimento, mostrando que lá é um mundo acima da lei.

  34. Ululante

    -

    16/11/2011 às 13:10

    Safatle que falou em “Higienópolis e base da pirâmide social” deveria pesquisar a origem social dos policiais,esses heróis que arriscam a vida, diariamente, pela sociedade e que ele -Safatle- tanto despreza.

  35. Aparicio Toreli Sobrinho

    -

    16/11/2011 às 13:07

    O chefe do tráfico na favela da ROCINHA só foi preso porque o nome dele é “NEM”. Se fosse “ENEM”, tinha VAZADO.

  36. anonimo

    -

    16/11/2011 às 13:02

    sabem o porquê esta nação nunca conseguiu construir um reles submarino ou enviar um aparato ao espaço ou ainda o motivo pleo qual não integramos mais o programa espacial da Agência eurpéia (não fomos capazes de produzir uma pífia janelinha que era o que nos foi exigido) ???????
    somos a nação que tem mais comunistas no govern od que a …China !
    a maior parte saiu da onde ?
    USP!

  37. carlos

    -

    16/11/2011 às 12:59

    Reinaldo, o brasil é a sétima ou oitava econonia do mundo. Porque a usp só esta em 169 no ranking?
    Vc teria como comparar o gasto por aluno entre as faculdades líderes e a usp? Seria uma boa discussão e mostraria se nosso dinheiro esta sendo bem investido.

  38. anonimo

    -

    16/11/2011 às 12:59

    folha,sempre a folha…
    o frias nunca se emenda quando tem a oportunidade !
    tenho uma sugestão !
    começar aplicar no patrimônio e conta bancária da família Frias o que os seus diertores de redação acreditam e o que os seus blogiueiros e articulistas pregam em termos de ‘revolução’.
    Otávio Frias Filho ?
    Primeiro no seu-depois no meu ok ?
    ah, já sei, quando é no seu, não vale né ?

  39. anonimo

    -

    16/11/2011 às 12:55

    ‘Mas, vejam que engraçado, segundo a QS World University Ranking, os Departamentos de Filosofia e de Sociologia da USP estão entre os cem melhores do mundo…’
    atrás de Gana e Botswana !
    Duvidam ?Então confiram a lista.
    número 99 de cem não é para dar orgulho mas efetivamente p. chorar e resendar o papel desta escola assim como da propria USP !
    A USP VALE A PENA P. CONTRIBUINTE ?
    A RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO É POSITIVA ?
    eu respondo : NÃO !

  40. ´Ze Mané

    -

    16/11/2011 às 12:52

    Eu vi o Dalari no PROGRAMA ASPAS. Um outro entrevistado se sentia policiado pelo cinico e quando fazia referencia ao mensalao logo se apressava em falar da corrupcao em todas as esferas. Ridiculo ! Ate da previas que nao houve no PT, disse que o PSDB tambem não queria fazer… Que nojo !

  41. Patrulheiro rodoviário

    -

    16/11/2011 às 12:50

    Por que a TV Cultura coloca mentirosos como comentaristas no Jornal da Cultura (JC)? Isso é um desserviço à população que trabalha e paga impostos.
    Ao invés de informar, o Jornal da Cultura desinforma, inventa. Isso não é democracia. A minoria fascista que comenta no referido jornal mente na cara dura, mandando a democracia às favas. Essa minoria não tem o direito de mentir.
    Nós, pessoas de bem, exijimos seriedade nessa p%$#a de jornal. Deixem os fascistas falando sozinhos, pois se o estado de S. Paulo fosse governado por esquerdofrênicos, nunca, jamais permitiriam que comentaristas sérios -reacionários, segundo a corja - participassem do JC. Por a Fundação dá vitrine ao fascismo fajuto e retrógrado? O governo do estado tem medo do quê?
    Convidem o Reinaldo Azevedo de vez em quando como comentarista no JC para destrinchar os argumentos chulos dos mentirosos doentes.

  42. Sergio the original since1ª leitura

    -

    16/11/2011 às 12:45

    Caro Reinaldo:

    Fiquei espantado quando o vagabundo afirmou que a PM Paulista encontra-se corroída por milícias.
    Não é necessário ler mais nada para concluir que o esquerdopata aí é um vigarista da pior espécie.

  43. anonimo

    -

    16/11/2011 às 12:32

    IMBECIL !BEÓCIO !MENTIROSO !
    GUARDA UNIVERSITÁRIA É PELA LEI DA USP EMINENTEMTNE PARA A VIGILÂNCIA PATRIMONIAL !!!!!
    A LEI PENAL OU CÍVEL E AINDA A LEI INTERNA DA USP NÃO CONFEREM A ELA PODER DE POLÍCIA…ESTÚPIDO MENTIROSO !!
    CUSTA-ME A CRER QUE ‘ISTO’, ESTA ANTA SEJA UM PROF. UNIVERSITÁRIO MAS EM SE TRATANDO DA FEFELÉXI…
    ARRE !

  44. GUARARAPES

    -

    16/11/2011 às 12:22

    Esses “professores” da USP que apoiam os “alunos profissionais” para a não presença da PM no campus deveriam também fazer campanha para a não presença de polícias nos BAIRROS NOBRES em que eles moram…
    DUVIDO QUE AQUI FORA ELES NÃO VIVEM RECLAMANDO DA FALTA DE SEGURANÇA…Turma de IDIOTAS…

  45. Fernando

    -

    16/11/2011 às 12:22

    Senhor Safatle: ridículas as suas lucubrações para encobrir desordeiros! O campus é territorio brasileiro onde valem as mesmas leis do resto do Pais. A PM entrou no campus quando foi necessário proteger os estudantes sérios dos baderneiros acolá presentes. E, comprovada agora a civilidade dos “revolucionários”, é bom que a PM monte acolá uma unidade numerosa e estável. Educar é tambem fazer obedecer às leis.

  46. mbetti

    -

    16/11/2011 às 12:15

    Fico triste em ver que, com as drogas destruindo tantas vidas e famílias, o tráfico devastando a sociedade, ainda encontramos gente que as defenda. Mas estamos em estado democrático de direito e devemos respeitar a opinião alheia. Acho que quem decide usá-las, que o faça, mas deveria fazer o uso dentro dos seus lares, em suas salas de estar, e não expondo outras pessoas a estas situações. Como se isso não bastasse, os “intelectuais de botequim” ficam usando de balelas para encobrir a verdade: o que me parece na USP, é que os “manifestantes” preferem ter as drogas aos seus alcances do que se exporem em bocas-de-fumo para obtê-las e para isso a PM deveria fazer “vista grossa”. O tal movimento estudantil deveria se ocupar e defender outras situações como, por exemplo, a falsa impressão que o governo nos dá de que tudo está maravilhoso, quando sabemos que não é essa a verdade. E ainda, em TODAS as profissões encontramos bons e maus profissionais: isso não é privilégio das Polícias. Existem péssimos professores também, por exemplo. O que está faltando na sociedade é o comprometimento. Comprometimento com a educação, com a saúde, com a segurança pública, emfim, com tudo. E não só por parte de governo, mas também por parte de cada cidadão, inclusive os do movimento estudantil. No Brasil vivemos a inversão de valores. Pregamos uma coisa e fazemos outra. E uma minoria, que prega democracia, quer imputar aos outros suas ideologias e vontades. Acho deprimente ficar batendo nessa tecla de ditadura. Já passou. Acabou. A grande maioria da população, formada por jovens de todas as classe, não devem sequer saber o que ocorreu naqueles tempos. Até mesmo nas Corporações Militares, a grande maioria é formada por gente jovem, que mal tinha acabado de nascer ou ainda nem era nascida quando tal sistema foi implantado. Devemos olhar para o futuro, pensando e agindo de forma inteligente e eficaz, discutindo de forma clara e imparcial os problemas por hora enfrentados, para que possamos atingir uma sociedade mais justa e igualitária.

  47. ricardo carvalho

    -

    16/11/2011 às 12:12

    . Os cães, como sempre latindo. Sempre em busca de um osso. E você Reinaldo, como sempre brilhante e respeitado pelos homens sérios deste país. Vá em frente, porque os cães ladram e a caravana passa.

  48. Eduardo

    -

    16/11/2011 às 11:56

    A questão sobre a presença da PM no campus da USP é de Segurança Pública. A USP está rodeada de favelas, São Remo e Sapé, e não se tem como negar, a não ser por demagogos ideológicos do miolo mole, que nessas favelas residem cidadãos voltados para atividades criminosas,roubos, furtos , tráfico de drogas, etc, sendo que as principais vítimas desses criminosos são as pessoas pertencentes à comunidade da USP. Daí a vontade da maioria em contar com o apoio da PM na repressão à violência. Não há como se fazer “vistas grossas” para o consumo de drogas no campus, uma vez que o consumo é o elo final de uma cadeia produtiva originada em países que fazem fronteira com o Brasil, são eles o Paraguai, produtor de maconha e Bolívia e Peru, produtores de cocaína. O consumo de drogas ainda é crime previsto em legislação especial, Lei nº 11.343/06, sendo que os agentes públicos, policiais militares, possuem o dever de coibir o consumo, sob pena de estarem cometendo o crime de prevaricação, ou seja, não podem deixar de realizar ato de ofício aos quais estão obrigados. Esta é a realidade o resto é balela de ideólogos esquerdistas basbaques . Aliás, ainda não vi nenhum desses defensores dos “manconheiros da FFLCH” debaterem a descriminalização do uso das drogas nos foruns competentes. Aproveitam-se da situação apenas para aparecerem de “progressistas” e fazerem proselitismo polítíco contra o governo do PSDB. O fato é que o governo do Estado de São Paulo é o que colhe os melhores resultados na área da Segurança Pública, haja vista a diminuição nos índices de criminalidade, especialmente a taxa de homicídios.

  49. Marcelo C

    -

    16/11/2011 às 11:51

    Tio Rei, não deixe de ler a coluna do Agamenon, o PHD em THC pela USP:

    http://agamenon.com.br/

  50. Aposentado

    -

    16/11/2011 às 11:50

    PM presente e atuante em toda a cidade sim. Segurança pública contra os criminosos, de qualquer sespécie, sim.
    Se você é criminoso, tentando colocar um atenuante de luta pró isso ou pró aquilo, responda perante a lei.
    Enfim, só seremos um país, se punirmos criminosos, independente da ideologia por eles defendidas e contemplarmos os méritos a quem o merece.
    Quem trabalha e produz é atualmente visto por esses criminosos como agentes da pequena burguesia que deve ser combatida e seus bens sequestrados.LADRÕES.
    Estamos diante de uma quadrilha de ladrões que devem ser simplismente eliminadas
    Ou, pague-se para sempre

  51. ALDO SOARES

    -

    16/11/2011 às 11:25

    OH!! vã Filosofia; de muitos que conseguem impor aos outros (cabeças-de bagres) suas teorias infundada.Falam… falam, e os mais racionais não ligam, não dão valor; não é tese! Mas serve sim, como balsâmo para sonhadores,revolucionários (modernos, não)que não acreditam no aparato organizado do Estado e querem viver nas nuvens ditando suas próprias regras; seus conceitos esdrúxulo, paradoxal. Este trecho onde onde fala de alunos de higienópolis e os da base da piramide; em relação à polícia diz que não há nada de estranho ele riem dos que respeitam a corporação (quanta insensatez !). Moralmente deteriorada é a cabeça de quem pensa assim e não a polícia que é a gruardiã da sociedade. A de S.Paulo é um exemplo ao Brasil.(não sou da área) BRAVO!! SR. Reinaldo, faça- o aterrissar em solo Brasileiro. Desçer da Nave.

  52. joão batista de souza

    -

    16/11/2011 às 11:24

    Não sei porque perder tempo, escrevendo acerca de um escrito que ninguém lê, ou que irá ler. Não vale a pena, esses diabos, fazem, desssa conduta, uma profissão de fé e de sobrevivência, afinal, eles também tem que levar o pão à sua mesa, mesmo que o pão seja amassado pelo capeta.

  53. Paulo Bento Bandarra

    -

    16/11/2011 às 11:23

    Vladimir Safatle deve ficar confuso quando a melhor parte da universidade, dois dos principais departamentos da FFLCH, estimula as pessoas a usarem maconha e intoxicarem as idéias como os alcoolistas da periferia. Se a melhor daqui é assim, imagina na Somália!!!

  54. Wagner do Arquivo X

    -

    16/11/2011 às 11:21

    Engraçado é o espaço que a TV Cultura dá aos petistas e isso não é de hoje. Quero ver se um dia o PT vencer a eleição para Governo de SP o que vai ocorrer com a TV Cultura? Alguém imagina? Não sobrará pedra sobre pedra no campo da democracia. Nunca mais um opositor vai passar sequer na frente da emissora. Bons tempos aqueles em que a TV Cultura era inteligente, desafiadora, original, forte e com conteúdo realmente questionador. Alckmim se esqueceu da TV cultura, quer dar uma de “democraticozinho” e deixa os petistas deitarem e rolarem. O povo sem criatividade esses tucanos. Vocês já perceberam como as falas da presidente Dilma em rede nacional não são mais apenas a figura da(o) presidente sentada(o) e falando? Agora o PT utiliza imagens, músicas, faz quase um vídeo clip da fala OFICIAL da presidente, IGUAL a propaganda política. Acho que isso NÃO é ilegal. Mas mostra como o marketing do PT está anos a frente do PSDB. Eles ousam, criam, quebram barreiras, mentem descaradamente e tudo fica “lindinho” como diz o Chalita. A TV Brasil é um lixo porque na verdade ninguém quer saber daquelas notícias. Aquilo pro PT é só um cabidão de empregos. Eles estão se lixando se dá 0,1 ou 0,01 de audiência. A TV Cultura deveria ser totalmente reformulada. Se quer ser democrática, que em cada aparição de um petista coloquem alguém suficientemente qualificado pra rebater a altura as mentiras que eles contam. Afinal o Serra não disse na campanha que a cada mentira que o PT dissesse sobre ele ele diria uma verdade sobre o PT? Cadê? O dia que SP cair nas mãos do PT, acabou! Ou o PSDB se reinventa ou a idade das trevas chegará. CRIATIVIDADE! O PSDB sabe o que isso quer dizer?

  55. Gil

    -

    16/11/2011 às 11:19

    Acho que o cidadão em questão defende apenas o que ele considera direito seu e de outros maconheiros, ou seja fumar seu baseadinho em paz sem que a policia os perturbe, mesmo que isso custe a vida de um ou outro estudante. È isso?

  56. Saulo Vieira Tortelli

    -

    16/11/2011 às 11:18

    Dalmo de Abreu Dallari, também um vigário na USP até a aposentadoria compulsória e ainda um ícone dos sem-bandeira da esquerda tupiniquim, defendeu ontem no programa “Entre Aspas”, da Globo News, e sem ruborar, como problema central do sistema republicano brasileiro a falta de responsabilidade do povo, que não toma a contento as rédeas do poder… Às vésperas das eleições 2012 (Haddad?) e como se estivéssemos na Escandinávia… Pergunto: o que fez e o que faz a esquerda no poder para “iluminar” o povo? Aliás, o que fez e o que faz a esquerda no poder para dar-lhe saúde, educação e segurança?… Ou, para o plano de poder da esquerda no poder, não seria conveniente também fomentar o obscurantismo na base do assistencialismo cínico? Vamos lá: Dalmo de Abreu Dallari é o mesmo que, em meados da década de 1990, em sua obra “Teoria Geral do Estado”, defende (está escrito!) como ideal o modelo de representação popular da então Iugoslávia, de Tito “et caterva”… como bem demonstra a História… Não é mesmo?…

  57. Incisiva

    -

    16/11/2011 às 11:17

    Fantástica frase do dia, recebi por e-mail:
    “Pegaram o traficante porque era o NEM. Se fosse o ENEM, tinha vazado.”

  58. Sandro

    -

    16/11/2011 às 11:09

    Prezados Reinaldo e Johnny (15/11/2011 às 22:46),
    há treze pontos que gostaria de citar sobre o entendimento do “poeta” Zizek sobre os favelados, mas antes dizer que a obra em si carece de funadmentos, não há uma substância que justifique “o terror revolucionário” sonhado por esses comunistas.
    Bem!, o bizarro revolucionário diz na página 415 de seu livro “em defesa das causas perdidas” que os necessitados da sociedade de hoje não são mais os operários e que o capitalismo se encarregou de criar “locais de resistências”, ou seja as favelas, uma “nova forma de apartheid”.
    Cita Brasil, China, Índia e México, cidades em que a maioria da população urbana é favelada, “população fora do controle do Estado, que vive em condições meio fora da lei”, “o novo proletariado”, “as sementes do futuro”. Agentes em potencial para a revolução, pois não têm nada a perder e se encaixam na definição de Marx de sujeito revolucionário proletário - explica que “há uma dif. fundamental entre os favelados e a classe operária”, favelados não integram o “espaço jurídico da cidadania”.
    Para ele “o poder do Estado abre mão do direito de exercer disciplina e controle totais por achar mais apropriado deixá-lo viver numa zona crepuscular”, habitam “territórios liberados” onde o “domínio do Sistema é suspenso… é isso que torna as favelas tão interessantes… são domínios fora do Estado de direito” (atenção meu amado Rio de Janeiro!, olha o perigo dessas idéias).
    Hugo Chaves, segundo ele, já politizou e militarizou as favelas da Venezuela “fazendo a balança do poder pender para o seu lado”.
    Bem!, o restante é besteira, conversa fiada com muita referência à obras filosóficas de A ou B, que não atestam em nada as verdades que o “poeta” defende, ou seja, o livro é uma poesia perigosa, apologia ao terror não é coisa de gente normal, principalmente quando o campo de batalha envolve o território brasileiro e suas principais capitais.

  59. Tempo livre? Esqueça. Eis o que você precisa fazer nesta semana

    -

    16/11/2011 às 11:06

    FSP e USP, tudo a ver !

  60. Wilker Delgado

    -

    16/11/2011 às 11:01

    esse Safatle é um verdadeiro ‘filosofeiro’. Burrinho de dar dó! Deve se orgulhar dos diplominhas que acumulou durante sua carreira como beijabunda do Karl Marx.

  61. Waldivino

    -

    16/11/2011 às 11:00

    Um professor universitário que vive maltratando a língua não merece a menor atenção!

  62. Heitor

    -

    16/11/2011 às 10:59

    REI,
    A MAIOR FORÇA DO HOMEM É A RAZÃO,A MAIOR FORÇA DA RAZÃO É TRATA-LA COM QUEM NÃO HA TEM.O QUE ME IMPRESSIONA É TENTAR JUSTIFICAR DETERMINADOS FATOS COMO AINDA ESTIVÉSSIMOS NOS ANOS 70, NÃO MUDAM O DISCURSO,TOTALMENTE RETRÓGADOS E TENHO CERTEZA QUE AINDA USAM BOINAS TIPO CHE GUEVARA.COITADO DO SAFATLE PAROU NO TEMPO E VOÇE REI ESTÁ COM A RAZÃO,É MUITO BOM LER CONTESTAÇÕES BEM FUNDAMENTADAS, ALIÁS ESSAS BOBAGENS VOÇE SEMPRE TIROU DE LETRA.
    PARABENS.

  63. ClaudioM

    -

    16/11/2011 às 10:59

    E afinal o que significa “a lógica utilitarista da maximização do prazer e do afastamento do desprazer”?

  64. Angelo

    -

    16/11/2011 às 10:56

    Senhores,essa figura de cordel é”colunista ou safardista”?
    seus textos são mediocres,enganosos é mais um no quadro
    da esquerdopatia mediocre que assola o País.

  65. Navarro

    -

    16/11/2011 às 10:50

    Ei Reinaldo,
    O Safatle disse que a polícia prendeu três “estudantes” por causa de UM cigarro de maconha. Com certeza não foi só UM.
    http://www.blogdonavarro.comb.br

  66. carlos

    -

    16/11/2011 às 10:49

    Safatle inteletual?

    O safado topa qualquer empreitada para o pai dele não por arreios para puxar arado na fazenda em Catalão.

    Ou a fazenda é a dacha da familia?

  67. carlos

    -

    16/11/2011 às 10:43

    Caro Reinaldo, o Vladimir Lenin da USP não vale o que come, o cara e nojento, desarticulado como um noia e na cultura quando comenta algum assunto olha para o chão,deve ser de vergonha do comentário.
    Esse pessoal todo das faculdades de letras seirão os primeiros a morrer de fome no mundo real da natureza.

  68. Snitram

    -

    16/11/2011 às 10:41

    Onde entra a ignorância e a má fé esquerdopata, seja no MEC, numa faculdade, num departamento de uma faculdade, num ministério, na segurança pública (o ECA é um exemplo), sai a eficiência, sai o bom senso, sai a inteligência e tudo começa a virar Cuba e Coréia do Norte. Ou seja, opressão, miséria, decadência, perseguição a quem pensa diferente, pensamento único e mentiras. O MEC está acabando com a nossa educação, destruindo tudo, arrancando cada pequeno tijolinho. Tudo agora é chavismo estúpido, anti-americanismo tosco, doutrinação barata. Desde as escolas até as universidades.

  69. PAULO SIMOES

    -

    16/11/2011 às 10:40

    Ufa! Se você não tivesse traduzido os comentários deste Safado, eu juro que não iria entender nada. Obrigado!

  70. Claudio Gorri

    -

    16/11/2011 às 10:36

    Não existe algo como ranking do Departamento de Filosofia e Sociologia no relatório da QS WUR. O que existe é um ranking geral, onde a USP aparece em 169o, e rankings por ‘faculty’ e ’subject’, com um universo bem menor. A posição 169 da USP equivale ao percentil 24, num universo de 700 universidades. Já o da Filosofia aparece como 50-100 num universo de 200 faculdades. Então, na melhor das hipóteses (considerando que ela rankeia 50), ela cai no percentil 25, pior que o da USP.

    É só ir à fonte: topuniversities.com

  71. Snitram

    -

    16/11/2011 às 10:36

    São camaradas com este grau de ignorância ou má fé que doutrinam os alunos da USP e os transformam naqueles vândalos sem futuro que invadiram a faculdade. Eles, ao invés de ensinar, colocam as crianças pra brincar de lego ideológico. As famosas igrejinhas de malucos de esquerda, com seus “sacerdotes” falando cagadas e mentiras em quantidade. E claro, meu imposto financia toda está má fé. E DEFESA DO TERRORISMO DE ESQUERDA, claro. Há muito esquerdista que possui uma mentalidade essencialmente criminosa.

  72. Francis disse:

    -

    16/11/2011 às 10:25

    Esses esquerdopatas patifes queriam ver algum daqueles invasores incautos sacrificado “morto” para eles,seria
    um trofeu para exibirem contra a presença da Polícia
    na USP.
    O professor não fala a verdade quando diz a maioria dos
    alunos da USP são oriundos de escolas públicas,sim existe mais com certeza são minoria.
    Alguém já falou Vladimir a verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo.

  73. luis

    -

    16/11/2011 às 10:25

    O problema dos ignorantes, ainda mais travestidos de “intelequituais” é que não têm noção das besteiras que falam. Pior, acham-se donos da verdade. O nível da discussão é simplesmente medíocre!Ficou claro e transparente que não se preocupam com a qualidade do ensino, “ENEM” com os alunos ou com a segurança. Estão em campanha eleitoral.

  74. Francisco

    -

    16/11/2011 às 10:24

    CARO REINALDO
    … esse petista ressentido, que não admite o fracasso da corja de meliantes que só queria tomar - de assalto! - o poder. Os 3 Poderes.
    Acho que aí está o problema: os petistas nunca vão admitir que o partido (e a causa deles) não existe e nunca existiu de fato. O maior bando de meliantes do país, que forma a cúpula do PT, veio com a conversa tosca de democracia participativa, mobilizou parte da “inteligentsia” brasileira, artistas iludidos, jornalistas mal pagos, publicitários sem visão (lembro-me que, nas primeiras campanhas de Lula, houve um verdadeiro frisson na classe publicitária, alguns bobões produzindo “peças” geniais de propaganda lulista), algumas alas da igreja católica e outros tontos de menor calibre. E deu no que deu: o PT aparelhou inteiramente o Estado Brasileiro e agora Inês é morta. Vai demorar décadas pra tirar essa turma do Poder.
    O petista envergonhado vai continuar envergonhado e calado. Não tem coragem de assumir que errou. Mas, como acho que a opção política é que nem escolha de time de futebol, petistas nunca deixarão de ser petistas. Assim como corintianos nunca deixarão de ser corintianos. A menção ao maravilhoso Corinthians é só para estabelecer a comparação e explicar meu ponto de vista.
    FRANCISCO

  75. Snitram

    -

    16/11/2011 às 10:22

    Quase tudo que esquerdista fala é mentira. Por ignorância ou ma fé. E é por isso que eu quero distância deles. E é por isso, por eles serem picaretas ou asnos, e muitas vezes as duas coisas, q

  76. Aurélio de Hollambra

    -

    16/11/2011 às 10:19

    Deus, na sua infinita sabedoria, impede que o meu caminho cruze com o desse sujeito.

  77. nogueira

    -

    16/11/2011 às 10:05

    ELES QUEREM JUSTIFICAR O INJUSTIFICAVEL, PAPO DE VERMELHO EH PIOR QUE FANÁTICO RELIGIOSO. SOH ELES TEM RAZÃO EM TUDO. TUDO EH FURADO E COMPROVADO. SOH ACREDITA QUEM EH TROUXA…

  78. Ronan de Souza

    -

    16/11/2011 às 10:02

    E sobre a invasão da fazenda da familia em catalão, o que ele achou? concordou com a reitegração de posse? O Fernando Safatle citado na reportagem é o pai dele e ja foi candidato a deputado pelo PT.
    http://portaldosudeste.com/site/?p=5570

  79. Capitão Kirk

    -

    16/11/2011 às 9:54

    No fundo esta discussão toda é de uma inutilidade tremenda. A verdade é que esta faculdade FFLCH não serve pra nada. Se fosse fechada não faria falta nenhuma. Toda esta celeuma no fundo é apenas para aparecer na mídia, já que por outros meios isto seria impossível.

  80. joselma

    -

    16/11/2011 às 9:48

    Tem certeza de que o rapaz é um colunista?
    Lendo o texto e vendo a mentira rolando solta, sem rédea e sem freio, creio que Safatle seja um ‘calunista’.

  81. Advivo

    -

    16/11/2011 às 9:45

    Mais até do que petistas. São comunistas

  82. Hassebrawbier

    -

    16/11/2011 às 9:39

    Além de tudo o que já foi exposto, mais um erro metodológico.
    Se a USP ocupa a 169° posição e a FFLCH ocupa a 99° posição (não sei ao certo em que posição está), não significa que a FFLCH seja melhor que o resto da USP.

    Provavelmente existe muito menos Faculdades de Filosofia que Universidades no mundo. Isso porque, provavelmente, existem muitas instituições que não oferecem o curso de Filosofia. Logo, a USP concorre contra - digamos - 1500 instituições. Já a Filosofia da FFLCH concorre contra - digamos - 300 instituições.

    É óbvio que o cálculo do percentil, como deveria ser feita a comparação de uma Faculdade contra toda a Universidade, é um método muito melhor.

    Pode ser que, depois desse cálculo, chegue-se a mesma conclusão: a FFLCH é melhor que o resto da USP, mas eu duvido.

  83. Advivo

    -

    16/11/2011 às 9:38

    Concordo com o amigo das 16/11/2011 às 7:57

  84. Daniel

    -

    16/11/2011 às 9:33

    Esses revolucionários com direito a salário da “universidade Disneylândia” depositado na continha do banco a cada quinto dia útil me dão engulhos.

  85. Anônimo

    -

    16/11/2011 às 9:23

    Foram esses comunas da Folha que me fizeram cancelar a minha assinatura.

  86. Adriano da Ilha

    -

    16/11/2011 às 9:02

    Reinaldo, um jornal que tenha José Dirceu e Dimenstein como colunistas, este senhor aí é só mais um. Por isso que só leio a folha quando compro peixe, isso quando o funcionário do mercado enrola o saquinho plástico com esse jornal.
    Essa coisa de ouvir o outro lado sem informações e argumentos objetivos é pura tolice, pior, seus leitores seguem na mesma linha, conheço assinantes desse jornal, pessoas esclarecidas, em que não é possível ter uma conversa racional.

  87. Carlos Alberto Ramires

    -

    16/11/2011 às 9:01

    Reinaldo, só mesmo um professor de filosofia poderia achar que estar em 169 no ranking não significa nada.
    Com ou sem maconha, esse pessoal só terá moral quando a usp estiver entre as 10 mais. Até lá, vamos trabalhar combada.

  88. louie.ilha solteira

    -

    16/11/2011 às 8:54

    Caro Rei, trabalho numa das universidades paulistas, e com muita vergonha vejo essa mentalidade FEFELECH, incrustrada como um câncer no meio universitário, especialmente entre os docentes e alunos (humanas), vivem se auto-elogiando, dizendo que que estamos em 200º lugar…É como uma uma monja se gabar por ter dormido com 200 homens, não é motivo de orgulho e sim de vergonha. Silenciosamente as UNINOVES da vida estão tomando lugar e alunos das Universidades publicas, pois essas e,m sua maioria não tem produção cientifica relevante. Onde estão as patentes? Não inventaram nada, nem o velcro, nem lenços umedecidos. Se locupletam indo a congressos no exterior, ou indo para especializações que levam do nada ao lugar nenhum nos U.S.A. ou Europa, mas de novo só trazem souvenires.

  89. rita

    -

    16/11/2011 às 8:52

    Sim,o “talzinho”ainda é,pasmem,
    “comentarista político” do
    JORNAL DA CULTURA!
    Acreditem!

  90. Mendes Soares

    -

    16/11/2011 às 8:39

    Pessoal, tenho uma proposta: já que o filósofo com pinta de Juquinha ama tanto seus pimpolhos coléricos, por que não paga os prejuízos que deixaram na reitoria? Passe o chapéu entre os seus! Não! Quem descortino oferecendo uns trocados? Sim, ela acaba de pousar (ou “posar”, como diria o memorável imbecil) sua vassoura flex turbinada!

  91. edilberto

    -

    16/11/2011 às 8:36

    Parabens , ja discordei varias vezes do senhor , mas hj tenho que admitir , muito bom e bem colocado , verdadeiros INTELEQUITUAIS essa turma da Chaui , mostra bem o pensamento retrogrado de certas cabeças que se dizem liderança na nossa USP . e a produção de mestrados e doutorados que è o que importa la embaixo

  92. Dr. Sabin

    -

    16/11/2011 às 8:20

    P.s.: Filosofia não serve para nada, por definição. Não é um neg-ócio. Kojève, russo emigré vivendo na França e Bélgica, tornou-se rico como neg-ociante e político articulador da União Européia em seus primórdios. Um neg-ociante, não um filósofo.

  93. Dr. Sabin

    -

    16/11/2011 às 8:12

    “Ótimo professor ensinando Hegel” ?! Nao, muito obrigado. Se for estudar Hegel, começarei pelo livro de Charles Taylor, intitulado, pasme, “Hegel”. Nao li Safatle e nem lerei, mas aposto uma jujuba que o que ele ensina é o resumo do livrinho de Kojève (um panfleto ad hoc: “provar” que Hegel fundamenta revoluções marxistas.)

  94. primo do ator Armando Bógus

    -

    16/11/2011 às 7:57

    A folha virou petista

  95. Gonçalves Albuquerque

    -

    16/11/2011 às 7:56

    O Zizequinho é o típico radical de cátedra, que tem garantido, todo quinto dia útil do mês, o salário que lhe garante a estabilidade de emprego. Trata-se de um filósofo de quarteirão que não pode viver sem uma teorização rasteira. Os fatos são mais evidentes do que faz crer sua mente confusa: a crescente criminalidade na USP levou a PM a intensificar sua atuação no campus, com apoio da maioria dos estudantes. A criminalidade diminuiu desde então. Alguns elementos foram pegos fazendo algo proibido por lei. Ativistas de plantão radicalizaram e o reitor reagiu de maneira adequada. O resto é obscurantismo esquerdopata. Para terminar a história, só falta o reitor punir, de acordo com a lei, os que destruíram o patrimônio público, algo que o anacrônico brigada vermelha sequer menciona. Por quê? É a favor desse tipo de ação? Tenha coragem de assumir a posição publicamente, por mais desconfortável que seja!

  96. Zezão

    -

    16/11/2011 às 7:28

    A “referida” universidade… AAAARGH! Tenho asco dessa mania de escrever “a referida” isto, “o referido” aquilo. Isto é pobreza estilística ao extremo. Depois, a “referida” está “pretensamente” em decadência (decadência com aspas!). Ora, se ele usa aspas e não se trata de uma citação, sugere que não há decadência nenhuma… Mas se essa informação é “pretensiosa”, então está em decadência sim… Ou não? Enfim, com filósofos deste porte, a FFLCH já terá passado da fase de decadência há muito tempo e se encontra no fundo do buraco.

  97. nicole vanderval

    -

    16/11/2011 às 7:27

    O sobrenome deste Eladimir deveria ser Safadus e não Safatle.

    Hey! Teacher Wladimir! Leaves them kids alone!

  98. Hélio Loureiro Serafino

    -

    16/11/2011 às 7:11

    Reinaldo, esse cidadão em recente edição do Jornal da Cultura, nervozinho ao ser colocado contra a parede pela apresentadora e o outro convidado, disse com todas as letras:”quem nesse estúdio nunca fumou maconha em algum momento”? Ora, quem fumou, o fez por sua conta e risco, inclusive de ser preso, a exemplo dos estudantes da USP, e provavelmente não socou a polícia quando abordados.

  99. Sandra

    -

    16/11/2011 às 7:11

    Quem vai limpar toda aquela nojeira que os pobres excluídos deixaram na reitoria é rico?

  100. anônimo

    -

    16/11/2011 às 6:55

    Esquerdopatas são sadomasoquistas. Tal mestre, tais discípulos. Eles gostam mesmo é de apanhar da polícia. Como se isso fosse uma virtude. Se um esquerdopata gosta mesmo é de um traveco com uma chibata na mão, é um direito dele. Mas por favor, que não estenda a sua maluquice pra mim.

  101. AC

    -

    16/11/2011 às 6:49

    É desse Slavoj Zizek a afirmação mais descaradamente totalitária que eu já li nos últimos tempos: “Nós nos “sentimos livres” porque somos desprovidos da linguagem para articular nossa falta de liberdade.”
    A idéia de que exista uma ÚNICA linguagem que articula a liberdade é o mais violento atentado contra a própria ideia de liberdade que se pode conceber. SERÁ QUE ISSO NÃO É OBVIAMENTE CLARO? O mais apavorante é não ser! Há uma quantidade razoável de imbecis que acreditam que ela é uma exaltação da liberdade.
    A propósito, ele disse isso discursando para os acampados de Wall Street.

  102. DIZ

    -

    16/11/2011 às 6:45

    Reinaldox,EU TENHO UMA CURIOSIDADE CRUEL.QUERO VER O BOLETIM ESCOLAR DOS INVASORES DA REITORIA DA USP.

  103. carlos pereira

    -

    16/11/2011 às 6:37

    saflateza não tem limites

  104. Evaldo Augusto Torres Alves

    -

    16/11/2011 às 6:18

    Esse cara é o filósofo da idiotice.

  105. Sandro Martins

    -

    16/11/2011 às 6:15

    “Do ponto de vista uspiano, um economista marxista é mais filósofo que qualquer filósofo liberal”
    (Olavo de Carvalho, in “O Jardim das Aflições”, pg. 37).

  106. Marcus Meyer

    -

    16/11/2011 às 6:12

    Este Safatle parece não passar de um safado e não é de hoje. Talvez isto explique o fato de permanecer contratado pela Folha, a maior concentação de comunistas por metro quadrado em nosso país!

  107. Eduardo

    -

    16/11/2011 às 5:41

    É por isso que o Brasil nao consegue ter uma folha de papel escrita que seja reconhecida internacionalmente como algo novo no pensamento ou na ciência. Vivemos na pré-história de tudo. Picaretas como esse diminuiriam muito se parassem de dar dinheiro a ONGs e partidos políticos, que usam o dinheiro do Estado contra o Estado. Pobre Brasil, nunca irá a lugar nenhum.

  108. Celio

    -

    16/11/2011 às 2:58

    Colocar a Filosofia da USP no ranking dos cem melhores não é nada do que parece, pelo contrário, o ’score’ da USP, que está no 169º lugar entre mais de 600 universidades, é igual a 50.70 (Cambridge, a primeira do ranking, tem 100 pontos), enquanto o ’score’ da Filosofia da USP é inferior a 33,9 pontos, entre menos de 200 cursos listados no ranking. Ou seja, é muuuuuito baixo o escore da Filosofia.

  109. Anônimo

    -

    16/11/2011 às 2:58

    Sugerimos então, que essa “tal sociedade organizada” mande outro intelectual para ver se anula os esclarecimento que o nosso Bloguista tem prestado a muitos dos alunos da USP e de cidadãos Brasil afora sobre o que está de fato acontecendo na maior universidade do país. Esse aí caiu na máquina de moer carne do Reinaldo e virou picadinho. Se a Folha fosse um jornal sério, já estaria no olho da rua.

  110. rica

    -

    16/11/2011 às 2:54

    Isso ai, você entra em sites de empregos e vê vagas a rodo pra quem é formado em filosofia! ahahahaha

  111. Amélia

    -

    16/11/2011 às 2:27

    Acrescento que a idéia de pobre não gostar de polícia por ela ser “opressora”, é papo de intelectual que só chega perto de pobre como num safari. Os pobres são as principais vítimas do crime, pois são o alvo mais fácil. Não podem morar em condomínios seguros, só comprar em shoppings sofisticados, andar de carro etc. São eles que vivem nos locais barras pesadas agüentam tiroteios, muito mais entre os criminosos que com a polícia. A opressão de gangsters é inimaginavelmente maior que da pior ditadura.

  112. Hélio Pimentel

    -

    16/11/2011 às 1:59

    Sou aluno do Safatle e sou a favor da PM no campus.

    A Filosofia da USP é boa porque, durante as aulas, os professores não discutem este dia-a-dia. O Safatle é um ótimo professor ensinando Hegel.

    A liberação da maconha é uma pauta permanente do chamado movimento estudantil. O prédio da Filosofia costuma ter, logo na entrada, cartazes reclamando do capitalismo, do reitor (desde que foi eleito) e da PM. Estes cartazes, muitas vezes, defendem a liberação da maconha ou convidam os alunos para alguma passeata que defende esta liberação.

    Na Filosofia, muitos bebem cerveja e não são poucos que fumam maconha. A lei que proíbe fumar em locais públicos fechados não vale na área de convivência dos alunos.

    Quem não se sente mais seguro com a PM no campus tem que aprender a entender as estatísticas.

  113. Ana

    -

    16/11/2011 às 1:57

    Quando se aponta a universidade em decadência não se está analisando os números nem seus resultados, aliás penso eu que seja este o fato de nos indignarmos,pois é pelo ranking que está sendo considerda como uma das melhores universidades do Brasil. Quandose fala em decadência está se referindo ao comportamento arrogante e ignorante de jovens que em plena democracia ao invés de usar a inteligência, usam meios ultrapassados e copiados de sistema fracassados como o fascismo, o comunismo e a ditadura. Sim, da ditadura pois foi na ditadura onde se entravam escondidos, infiltrados faziam motins e conspirações. Na democracia não precisa mais disso, precisa sim ter razões convincentes e honestas, e é o que o grupo não tem, tendo em vista que os fins são claramente partidários, políticos e eleitorais. Se não for isso, provem-nos então no ano que vem.

  114. Alvi

    -

    16/11/2011 às 1:49

    sãos os Maquiavéis da vida! querendo conquistar o poder.

  115. Josué

    -

    16/11/2011 às 1:37

    Reinaldo
    Fico revoltado com essa coisa chamada “ideologia” pois querem nos fazer acreditar na versão deles e não na verdade. Assisti no programa Entre Aspas da Globonews sobre a invasão da reitoria da USP, outro professor, o Sr. Henrique Carneiro bater na mesma tecla, a única diferença é que ele não condena o consumo de maconha. Que Deus nos dê paciência para com esses radicais!

  116. pentefino

    -

    16/11/2011 às 1:28

    Eu já acho que ele ensina muito bem a filosofia paraguaia…

  117. Dr. Sabin

    -

    16/11/2011 às 1:19

    P.s.: Aos interessados em estudar filosofia, a Berkeley University poe em seu site os podcasts dos cursos de Searle (e de muitos outros) quase em tempo real. Um filosofo de verdade e mais carismatico.

  118. Julio Neves

    -

    16/11/2011 às 1:11

    Esse Safatle gosta do Zizek! Sempre citando a figura em seus artigos.
    Já havia notado que ele também é anticristão, antiamericano, anti-Israel…

  119. Nathaniel

    -

    16/11/2011 às 1:05

    Perfeito!

  120. Dr. Sabin

    -

    16/11/2011 às 1:02

    A melhor vacina contra Zizek eh ler Zizek. (Been there, done that…)

  121. Marcia

    -

    16/11/2011 às 0:55

    Cara! Como torço para que a oposição se encontre no emaranhado em que vive e tire essa gente cansativa do poder. Quem sabe, assim, essas muitas camadas de chatos se recolham à sua insignificância?

  122. regiane

    -

    16/11/2011 às 0:54

    Por falar em revisão e por que, porque, etc.: por que o acento, no seu quinto “azul”, em “ele não TÊM esses dados” ?

  123. jucival r fernandes

    -

    16/11/2011 às 0:49

    Sempre a mesma ladainha estas antas intelectualoides com ideologia ultrapassada, e a gente perdendo tempo em ter que aturar esta porcaria de discurso, a USP tem ilhas de excelencia , mas no conjunto e mediocre, volto a dizer queria meu suado dinheirinho pago em impostos melhor investido, assim como paguei minha Universidade ( antigo Creduc) nao creio ser obrigado custear a faculdade de muitos que podem pagar: PRIVATIZACAO JA! tem cara que e estudante profissional sai de curso em curso e nunca conclui nenhum e la se vao 2 a 3 mil reais por ano, ai a gente fica puto com os politicos mais tem mais neguinho safado por ai…PS caro Reinaldo nada contra o azul , mas acho que o verde nas respostas combina mais com capim so uma questao de estetica valeu!

  124. Erva daninha não acaba... olha uma petralha tentando ofender o Rei

    -

    16/11/2011 às 0:35

    Vide “Ana - 15/11/2011 às 22:26

    REINALDO AVISA
    Reinaldox pegou a Cascuda

  125. Aprendiz

    -

    16/11/2011 às 0:34

    Não admito que falem mal da PM de São Paulo, uma das últimas coisas que valem o imposto que pago.
    Esse colunista deve ser mais um daqueles “playboys” que, quando diante de alguma violência, ficam sem ação, pálidos, e são ajudados por valorosos homens e muheres (do povo) da PM.
    Não compro mais a Folha.
    Não consigo mais engolir esse tipo de argumentação.
    Não aguento mais esse papo de ditadura…

  126. Joe

    -

    16/11/2011 às 0:27

    Um marajá medíocre, encostado nessa faculdade medíocre e inútil.
    Está desesperado porque a baderna deu errado e queimou a imagem deles ainda mais.
    Uma faculdade de humanas fossilizada e dogmática é inútil para o país.
    E a Folha, que jornal vendido.

  127. sp

    -

    16/11/2011 às 0:23

    Reinaldo, pode ser que haja na USP professores mais ignorantes que o seu, como é mesmo o nome? Safatle, que o seu Safatle (ando com a mesma dificuldade para nomes que o Carlos Lupi, e finjo tão mal quanto ele; mas me falta o jeitão escrachado, tão, como direi?, anti-Higienópolis, que o Safatle deve a-do-rar).
    Bom, dizia eu, gente mais ignorante pode ter, mas com certeza mais mentirosa não tem não. Como diria Tião Macalé, NOJENTO!!!

  128. Aluizio Amorim

    -

    16/11/2011 às 0:11

    Esse cretino não escreve, ele defeca na Folha de S. Paulo, jornal que se tornou um panfleto do esquerdismo.

  129. pericles

    -

    16/11/2011 às 0:07

    1 - ” a própria universidade ocupa o 169º lugar”.
    O sr. Vladimir Safatle consultou pesquisa velha. A que saiu este ano (2011) coloca a USP entre as 100 primeiras do mundo.
    2 - “Para alunos que vieram de Higienópolis, a PM pode até significar segurança, mas aqueles que vieram da base da pirâmide social têm uma visão menos edulcorada.
    Eles conhecem bem a violência policial de uma instituição corroída por milícias e moralmente deteriorada por ser a única polícia na América Latina que tortura mais do que na época da ditadura militar.”
    Recomendo ao sr. Vladimir Safatle verificar a maneira como os moradores da Rocinha receberam a polícia.

  130. Antonio

    -

    16/11/2011 às 0:07

    O azar dessa gente é que não morreu ninguém. Daí recorrem a todo tipo de sandice.

  131. toninho malvadeza

    -

    15/11/2011 às 23:58

    Tio Rei vc desmoralizou o sósia do Kid Vinil.PAU NELES.

  132. Marcos F

    -

    15/11/2011 às 23:55

    Escreve estatísticas que nascem da sua boca - ou dos petralhas - e tem a coragem de publicá-las na Folha!!!???
    A Folha pagou por isso?

  133. SAFATLE MENTIU NO JORNAL DA CULTURA

    -

    15/11/2011 às 23:52

    REINALDO,

    O LUGAR DO SAFATLE NÃO É NA BANCADA DO JORNAL DA CULTURA, MAS SIM NO PALANQUE DO GUGU-DADÁ.
    O SUJEITO É UM DESINFORMANTE CARA DE PAU.
    ESPERO QUE, DIANTE DA GRAVIDADE DO OCORRIDO, A TV CULTURA O SUBSTITUA IMEDIATAMENTE.

  134. cristiano

    -

    15/11/2011 às 23:49

    Sou aluno da FFLCH em Ciências Sociais. É minha segunda faculdade. Sou formado em economia também na USP em 1997 e desde aquela época era a mesma ladainha. Os personagens são os mesmos. Marilena Chauí e cia. Nada mudo. Vou dar alguns dados que são públicos para os alunos pelo menos. Da FFLCH 55% estudou ensino médio em escola particular (67% na USP toda); 56% tem renda familiar mensal acima de 5 Salários (64% na USP);73% tem um carro ou mais (85% USP). A discrepância existe mas não é muito fora da média geral, o que desmonta a falácia do professor que todos conhecem como pupilo da Marilena. Aliás eu estava olhando o Curriculum de alguns professores doutores notórios pela “isenção marxista” e a esmagadora maioria foram orientandos dos figurões como Marilena, Renato Janine, etc. Será que isso explica nossa deterioração notória do saber? Não há meritocracia alguma. Pq um Demétrio Magnóli, um Luiz Felipe Pondé entre outros não dão aula na USP? Pelo simples fato que se vc não for marxista ou “progressista” sua vida acadêmica fica muito restrita a faculdades particulares que não investem em pesquisa. E as que investem, investem muito mal. Agora a pergunta. O PSDB é governo desde 1995 e não fez nada para mudar isso. Será que os tucanos não pensam igual?

  135. caio de oliveira

    -

    15/11/2011 às 23:48

    Ao comprar consciências, para formar uma base imbatível nas urnas, o partido avança também nos centros acadêmicos, dando um toque falso de verniz em eus objetivos. Ao ver as cenas do bando de vagabundos,ali em uma Faculdade pública, sustentada com dinehiro do contribuinte, ser defendidas por um professor que recebe seu salário para ensinar com isenção do mesmo contribuinte, fico imaginando que o projeto de um sistema
    cubano (êles adoram Cuba), está a caminho e ganhando espaço, daqueles que se locupletam nas arcas do erário de uma forma ou de outra. Está na hora de começarmos a tomar cuidado e estarmos atentos para impedir que este desejo sinistro possa ter sucesso no Brasil.

  136. Marcus

    -

    15/11/2011 às 23:47

    Eles são terríveis. Aqui na UNIRIO, em apenas uma semana de campanha a coisa já está feia. É baixaria pra todo lado.

    Fizemos até um vídeo com algumas delas, vale a pena assistir e ver o que estamos enfrentando.

    http://www.youtube.com/watch?v=1GoRC0eRDcE

    (Nem precisa aprovar o comentário Reinaldo ou Dona Reinalda, é só pra vocês verem como está a coisa)

    Abraços!

  137. SAFATLE MENTIU NO JORNAL DA CULTURA

    -

    15/11/2011 às 23:47

    REINALDO,
    NA SEMANA PASSADA O SAFATLE AFIRMOU E REAFIRMOU, NO JORNAL DA CULTURA, QUE A PM ESTÁ NO CAMPUS DA USP DESDE 1997. ISSO MESMO: DESDE 1997!!!
    QUANDO PRESSIONADO PELA APRESENTADORA A PROVAR O QUE ESTAVA DIZENDO, O VALENTE RECUOU E ADMITIU QUE A INFORMAÇÃO ERA DE SEGUNDA MÃO, SEGUNDO ELE, OBTIDA JUNTO A DOIS ESTUDANTES.
    ESSE FULANO NÃO É APENAS UM CHARLATÃO FILOSÓFICO.
    SAFATLE É UM MENTIROSO QUE NÃO PERDE A CHANCE DE DESINFORMAR O PÚBLICO EM NOME DE SUA IDEOLOGIA PORCA.
    SAFATLE COMPROMETEU SERIAMENTE A CREDIBILIDADE DA TV CULTURA.
    UM PROGRAMA JORNALÍSTICO NÃO PODE TER EM SUA BANCADA UM DESINFORMANTE CARA DE PAU.
    SE A EMISSORA TIVER UM MÍNIMO DE SERIEDADE IRÁ SUBSTITUÍ-LO IMEDIATAMENTE.

  138. Ana Lúcia

    -

    15/11/2011 às 23:46

    Essa foi “atômica”!

  139. Mr. Carcaju

    -

    15/11/2011 às 23:45

    Mais um Apparatchik petista. Sonha crescer na burocracia partidária. Está realizando seu trabalhinho servil de puxa-saquismo e doutrinação esquedopata para agradar os chefinhos e ganhar algum cargo de secretário ou ministro no futuro. É um Emir Sader wanna be.

  140. anônima-RJ

    -

    15/11/2011 às 23:40

    Vladimir Safatle, de A a Z um vigarista intelectual!

  141. %44Fernando44%

    -

    15/11/2011 às 23:39

    Cacete!
    90% dos professores (saflates/chauis) da USP envergonham profundamente os restantes 10%… E pensar que já foi o contrário.
    O saflate argumenta pior que uma criança de 10 anos, e de escola pública. O cara fugia antes da hora do recreio pra fumar baseado?

  142. simas

    -

    15/11/2011 às 23:32

    Assino a folha desde os 16. Lá se vão algumas décadas. Mas aguentar a ratatulha intelectual que se apropriou da margem direita ( direita? ) da A2 está difícil. Uma hora é marina silva. outra a dona marta. e mais outra o safatle. Sob a justificativa de aprimorar o debate político no jornal com visões variadas, a Folha se tornou pequena, pôs-se de joelhos perante a esquerda, acabou com a página mais nobre do diário. O Jornal que faz parte da minha vida perdeu o rumo há tempo. Fazer o quê? Migrar para o Estadão? Reclamara para o Painel do Leitor? A única surpresa nos últimos dois anos foi uma análise do Olavo de Carvalho nesses dias ( domingo ou segunda, não me recordo ). É isso aí: o comunista, perdão, colunista, não se conteve a colocou as garras de fora. Tremenda saflateza…

  143. alvaro

    -

    15/11/2011 às 23:31

    Estranho. Se for verdade que 57% dos alunos dizem que a presença da PM não modificou a sensação de segurança, não dá para entender por qual razão 58% dos alunos querem a manutenção dos policiais no campus.

  144. Erva daninha não acaba... Safatle, digo, Safados também não...

    -

    15/11/2011 às 23:30

    Esses “progressistas” são frutos do desamor, do recalque, do complexo de inferioridade, da inveja contra os capazes… da dissimulação da vontade de doar o orifício retal, chupar o pepino e a partir disso… da atração por coisas ainda mais animalescas! Isso explica a inversão de valores, a lavra de textos mentirosos e covardes…
    Ou não?

  145. Rodolfo

    -

    15/11/2011 às 23:28

    Uns tempos atrás eu liguei a TV na Globo News e lá estava um sujeito com uma pinta de sujismundo, carinha de intelectual de esquerda, óculos estilo sabichão, barbichinha mal feita…. Pensei comigo mesmo: ressucitaram o Lênin, não pode ser! Era esse tal de Vladimir sei lá do quê!
    Eu fico pensando: quanto pode ganhar um sujeito desses? Quem seria o idiota pagaria o salário dele? O que de útil esse sujeito produz para a sociedade? Qual a formação moral e humana que um troço desses pode passar para alguém?
    Reinaldo, você acabou com o cara! Sempre lúcido, sério, coerente, objetivo e HONESTO! PARABÉNS!

  146. Caipira do Vale

    -

    15/11/2011 às 23:26

    Prezado Reinaldo

    No blog do chapa branca, cujas iniciais são mão peluda, publica um texto seu a respeito dos remelentos.
    Senti-me orgulhoso de ver você naquele blog chapa branca.
    Eles descem o pau em você.
    Defendem Palocci, Orlando Silva, e outros santinhos do partido e aliados.
    Não esmoreça Rei.
    Continue nesta batalha.
    Nós e o povo brasileiro precisamos dos seus argumentos contra essa corja.

  147. Claudio

    -

    15/11/2011 às 23:21

    SÓ PODIA SER COLUNISTA DA FOLHA NÉ? DE UM MODO GERAL, A TURMA PRÓ-NEM-ENEM TENTA ESCONDER QUE O MOTIVO ORIGINAL DAS DEPREDAÇÕES FOI O TRÁFICO DE DROGAS NO CAMPUS. ALIÁS…TENTAM ENCOBRIR ATÉ MESMO QUE HOUVE DEPREDAÇÃO, TROCANDO PELO TERMO ESQUEROSO “MOVIMENTO ESTUDANTIL”

    FOLHA: PATROCINADORA OFICIAL DO NARCOTRÁFICO NA USP

  148. murilo

    -

    15/11/2011 às 23:20

    Eles adoram falar na didatura militar, mas se esquecem que já se passaram 26 anos da saída do último presidente militar, ou seja, uma geração. Tem hora que enche o saco vira e mexe vem um babaca desses falar em ditadura militar, etc… Realmente eles não sabem viver no estado de direito, esse é o problema. Eles querem fazer a lei deles, não as vigentes no país. Eu concordo com o Wagner, quando forem derrotados, tentarão criar o caos, pois não vão querer as boquinhas que ocupam.

  149. Brunatto

    -

    15/11/2011 às 23:17

    Todo Circo Precisa de um Palhaço,na Usp tem esse Safatle.

  150. sostenes

    -

    15/11/2011 às 23:15

    O vermelho e azul do tio Rei é imperdível!

  151. Mauro Julio Vieira

    -

    15/11/2011 às 23:10

    É incrível como pessoas do tipo desse professor da USP têm acesso fácil nos meios de comunicação para veicular suas idéias doentias. Idéias fundamentadas no sentimentalismo pessoal. Desprovidas de informações fundamentadas em fatos concretos…..Este é o perfil dos nossos “intelectuais”. Gente de 3º mundo ou pior.

  152. Leticia

    -

    15/11/2011 às 23:03

    Reinaldo, obrigadíssima! Não poderia analisar melhor!

  153. Lucaveira

    -

    15/11/2011 às 23:00

    Nojo. A FSP apodreceu.

  154. teresinha

    -

    15/11/2011 às 22:57

    Acho que os pais amorosos deveriam processar estes pré-fessores encucados - por indução ideológica, ao invés de estimular a liberdade intelectual.
    É lastimável a USP ter estes “bobos falastrões”.
    Vocês estão mesmo dispostos a dividir o patrimônio de vocês para a sociedade igualitária ou não é isso o que voces pregam? Acho que está faltando identidade, aí pensam que pensam.

  155. maurício

    -

    15/11/2011 às 22:53

    Vladimir Safatle-como esse rapaz parece com Wladimir Lenin. è preciso dizer mais alguma coisa ?

  156. paulo edu

    -

    15/11/2011 às 22:53

    Reinaldo, tenho pena dos alunos desse cara.

  157. Zion

    -

    15/11/2011 às 22:52

    Nossa senhora, mas como tem idiota nesse pais.

    Com o PT, piora cada vez mais, e tanta groselha que da ate vergonha de ser brasileiro.

    E a folha dando espaco pra um idiota como esse, vergonha na cara!!

    Tio Rei, vc mais uma vez deu na lata deles, que irado!!

  158. A

    -

    15/11/2011 às 22:51

    Dói muito ler um texto desses e imaginar o que foi a produção filosófica desde a Antigüidade grega, passando pela Idade Média, rensacimento, o iluminismo e as corretes posteriores. É “filósofo” como Zé da Bana é músico, igual a Beetowem.

  159. Serôdio Gonçalves

    -

    15/11/2011 às 22:49

    Esse sujeito dado a zizequices, que aprecia teoria da desconstrução, deveria evitar metáforas gastas ( “estopim”) e explicar imagens reais: o que os seus guris faziam com coquetel molotov dentro da reitoria? Pretendiam iluminar o céu de algum lírico lual?
    Outro ponto que evidencia sua índole: caracterizar os estudantes da fflch como desprovidos da Vila Brasilândia ou de outra região barra pesada. E os carros no estacionamento são de visitantes?
    Mais constrangedor é vê-lo puxar a sardinha para o lado da fflch, sugerindo que sua excelência é ofuscada pelo mau desempenho das outras faculdades da USP.
    Quanto rigor e compostura!

  160. Antonio Mendes

    -

    15/11/2011 às 22:46

    Quanto esse Safatle e a Folha ganham para publicar tamanha escrotice? Imagine o que não vão aprontar no ano que vem!

  161. Johnny

    -

    15/11/2011 às 22:46

    Estudantes e favelados (traficantes, donos dos morros) são considerados o novo “proletariado” e são o alvo da “nova geração” de comunistas brazucas.
    O internacional Zizek é o mais famoso comunista atualmente nos palcos brasileiros, que habita as páginas do site do PCdoB, autor de vários livros lançados no Brasil e mantém “forte amizade” a patricinha da classe alta de Nova York Lady Gaga.
    Bizarras são as ídéias de seu novo livro “Em defesa das causas perdidas”.
    Quanto ao ARRASTÃO NO RIO DE JANEIRO HÁ 10 ANOS ATRÁS, Zizek comparou o arrastão no Rio com a Revolução Francêsa (pag. 172 do livro).
    Disse que o pânico que tomou o Rio quando uma muldidão desceu das favelas e começou a saquer e a queimar supermercados da cidade, ele chama de “violência divina” o outro nome da “ditadura do proletariado”.
    O poeta não é inocente e essa é a mais pura verdade sobre o projeto “inumano” do terror revol. comunista. Entende que em “zonas de exclusão” a lei, o Estado, não se intromete, vivendo às margens do ordenamento jurídico, tornando-se os potenciais agentes do terror revolucionário.

  162. cadu

    -

    15/11/2011 às 22:43

    Certamente a subidamente no ranking da FFLCH se deve a esses protestos de alunos, como quer Safatle. Deve ter um item no questionário: Tem aluno maconheiro que briga com a polícia? Positivo? Mais dez pontos…

  163. Eles estão se infiltrando

    -

    15/11/2011 às 22:39

    Já nem tenho mais tesão de assistir ao Jornal da Cultura. Tem um pessoal que atua lá como comentarista; são da esquerda fajuta, os burgueses da aritocracia marxista, que insistem em tratar os telespectadores como idiotas, com argumentos sem pé nem cabeça. Esse Safatle é ou era um deles. Mas infelizmente tem outros, como um outro professor universitário que me recusei em guardar o nome. Dizia ele que o Voto Distrital é um engodo, não é representativo, além de tornar a campanha mais cara, pode? Na mesma edição, disse os mesmos argumentos do Safatle sobre o triste episódio dos baderneiros na USP. Para fortalecer seus argumentos, foi extremamente ríspido e levantou a voz com seu colega comentarista, que por sinal tinha (e tem) um discurso contrário ao fascista doutrinador.

  164. CLAUDIO/NITERÓI

    -

    15/11/2011 às 22:36

    “instituição corroída por milícias e moralmente deteriorada”
    Ele fala isso da PM, mas o que é a USP e a maioria das universidades públicas brasileiras? O que são PCO,LER-QI e o Negação da Negação? O que é o PT?

  165. Míriam Martinho

    -

    15/11/2011 às 22:35

    Zizek é o que cara que, em seu livro Em defesa das causas perdidas, diz coisas assim, segundo resenhista: Ao discorrer sobre as formas de luta pela emancipação universal e a iminente crise ecológica global, reivindica a possibilidade de reinvenção do terror revolucionário e da ditadura do proletariado. Terror revolucionário e ditadura do proletariado? Parece que esses pulhas acham que ainda não mataram gente o suficiente.
    Quanto ao Safatle, essa história de que as ações dos extremistas de esquerda da USP não foram apenas por questões maconhísticas - discurso de todos os esquerdofrênicos no momento - é porque sabem que não pegou bem a imagem de tanta baderna pelo direito de fumar maconha no campus. Estão todos agora dizendo que houve outras razões acumuladas por tempos que culminaram no conflito ligado ao caso da autuação do pessoal do fumacê. E, claro, além da questão do direito que acham que tem de fumar maconha, também tem a questão eleitoral e a do poder antidemocrático do qual só largarão mão na marra.

  166. Chico

    -

    15/11/2011 às 22:31

    Caro Rei, precisamos mesmo dar um jeito nesta petralhada maldita. A esse respeito que tal a manifestação de hoje pelo Brasil inteiro contra a corrupção? Que maravilha! Centena de milhares de pessoas espalhadas por este Brasil afora. Agora sim, vamos desaboletar esses cabras do poder e devolvê-los a quem de direito: aos geniais e cerebrais catedráticos do PSDB e aliados que, durante sua gestão, deram ao povo brasileiro a maior onda de prosperidade, segurança, altivez, felicidade, honestidade, transparência… bons tempos aqueles. Mas logo,logo, voltaremos a usufruir da perdida bonança. Malditos ptistas!

  167. Joao Mave

    -

    15/11/2011 às 22:30

    Abjeta?!? WOW!!

  168. Sandra

    -

    15/11/2011 às 22:28

    Se eu fosse moradora de Higienópolis, não compraria mais a FSP. É obvio que ela não os quer entre seus leitores.

  169. Mario Celso

    -

    15/11/2011 às 22:28

    Valeu Reinaldo, este professor de araque não engana ninguem.Mais um picareta que precisa mentir p/ fazer campanha em favor de PeTralha.

  170. Sandra

    -

    15/11/2011 às 22:27

    Pobre usa GAP?

  171. Ana

    -

    15/11/2011 às 22:26

    REINALDO AVISA
    Reinaldox pegou a Cascuda

  172. ROSANA

    -

    15/11/2011 às 22:23

    Reinaldo esse Senhor envergonha qualquer um, é um petista enrustido, ele quer é o lugar do incompetente Fernando Haddad, que os estudantes aqui de Salvador hoje na passeata pediam sua saída, com cartazes e faixas. Assisti ao TV Cultura na semana passada e ele se achava , só falou besteiras e a Profa Maristela, da USP também, lhe deixou sem ter o que dizer, ele é simplesmenente RÍDICULO.

  173. Aldair Jairo Costa

    -

    15/11/2011 às 22:18

    Quasi stultus stultis persuadere conaris.

  174. aparecido f.

    -

    15/11/2011 às 22:18

    Estudei na USP há trinta anos e é um grande mito dizer que rico estuda na USP…. Rico quer mesmo é faculdade fácil para poder manter sua vidinha boemia e vadia… Na USP estão as pessoas pobres e esforçadas e também filhos de profissionais já formados, já que o Brasil é um país maduro e filhos seguem a carreira dos país, como na maioria dos países ricos. Estudar na USP, principalmente na área de exatas e biomédicas, exige disciplina, esforço e aplicação. Coisa que a maioria dos rapazes ricos não quer se submeter……Perguntem a quem estuda na USP em escolas sérias, como as de exatas, se rico quer estudar ali…. A educação se transformou em grande palhaçada no Brasil e vai demorar muito tempo para isto virar coisa séria…Mas um dia a casa cai, o país entra em crise e as coisas terão que ser feitas…Aí os enroladores serão tirados do caminho… Eles(os enroladores) só estão ai porque o Brasil atravessa um bom momento, devido ao imenso progresso que o país fez no século vinte…Estou cada vez mais admirando nossos militares que governaram o Brasil de 1964 a 84. Depois dessa época nada mais se fez no país, a não ser conversa mole…

  175. Elvis Trivelin

    -

    15/11/2011 às 22:17

    O que mais irrita em boa parte desses professores militantes é que sabem que isso é errado mas, na condição de advogados do diabo, se submetem ao ridículo sem qualquer vergonha, tentando fazer render politicamente um fato que - dentro do próprio partido - eles mesmos condenavam a princípio. A falta de caráter que o oportunismo dessa gente denota é odiosa. E vai ser assim nessa greve que já está “cantada” pra acontecer ano que vem. Quem é bem informado já sabe que tem uma greve já ensaiada e dramatizada - na tentativa de desgastar o Governo e o candidato do partido que governa o estado. Quando a greve acontecer, vai ser aquele filme que você já viu algumas vezes. Aí alguns programas de TV (por motivação duvidosa) abrirão espaço para que venham essas caricaturas - apresentadas como doutores (para dar o tom de “isenção”) - explorar o tema jogando a responsabilidade nos adversários políticos, fazendo atividade militante com rótulo de especialistas.
    São franco atiradores e vão lançar mão desse expediente o tempo todo, pois eles estão certos de que, da população de São Paulo, pouquíssimos se darão conta de que tal greve é uma fraude.
    E muitos funcionários com família para sustentar, achando que a categoria é quem estará fazendo greve, terão descontos nos salários, passarão dificuldades, tudo para que o projeto mesquinho de um partido tenha o êxito do qual o usufruto será por políticos aliados e burocratas de profissão.
    Haja Calma!

  176. brasil 2022, 200 anos!

    -

    15/11/2011 às 22:17

    Não se pode politizar a vida 24hs por dia.
    Eleição tem sua época estabelecida.
    Administração é a ordem natural das coisas, senão não é possível administrar.
    Certo fazem o Governador e a Presidenta em favor de S Paulo , senão a autofagia impera, e perdemos todos!
    Cada macaco no seu cargo.

  177. Vera

    -

    15/11/2011 às 22:15

    Parabéns! você sempre é perfeito em suas elucidações.
    Você ” mata a cobra e mostra o pau “.

  178. Wagner do Arquivo X

    -

    15/11/2011 às 22:13

    Num evento realizado na USP na eleição passada, essa criatura fez aquele discurso esquerdista padrão e no final disse: “A luta está apenas começando”, “Precisamos enfrentar, combater e derrotar toda e qualquer ameaça ao projeto de governo do PT”. A repulsiva Marilena Chauí foi mais longe e em gravações disse as seguintes pérolas: “O projeto neoliberal de Serra não pode sob NENHUMA hipótese prevalecer. Precisamos lutar com TODAS as armas pra lutar contra isso”. Reinaldo, se eventualmente o PT perder as eleições para Aécio ou Serra em 2012, eu temo sinceramente que esses psicopatas da esquerda trarão todo o terror preconizado em suas falas para o dia a dia do país, através de greves, sabotagens, invasões, depredações, violência, incitações, uso do MST com força total, da CUT, da UNE e afins. Eles trarão a guerra. Não aceitarão perder o poder, as regalias, as máquinas públicas, etc. A violência enrustida desses pseudo intelectuais aliado a máquina do partido alimentada pela violência física de seu exército de bossais encherão nosso país de ódio e violência. Isso não vai acabar bem. Guarde esse meu texto. O tempo dirá.

  179. Edmilson Correa

    -

    15/11/2011 às 22:08

    Prezado Reinaldo, o argumento é ainda mais picareta do que parece.

    Eu me refiro a este trecho aqui:
    “Mas, vejam que engraçado, segundo a QS World University Ranking, os Departamentos de Filosofia e de Sociologia da USP estão entre os cem melhores do mundo, isso enquanto a própria universidade ocupa o 169º lugar. Ou seja, se a USP fosse como dois dos principais departamentos da FFLCH, ela seria muito mais bem avaliada.”

    Isso é uma MENTIRA. Eu havia lido o mesmo argumento nos comentários de um blog oficialista.

    Vejamos:
    No site da QS World University (http://www.topuniversities.com/institution/universidade-de-sao-paulo/wur) NÃO EXISTE UMA CLASSIFICAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA. Procure e veja você mesmo. O que existe é a classificação da área de “ARTS AND HUMANITIES” em que a USP ficou na 80a. colocação global. Na verdade TODOS os departamentos da USP ficaram em uma colocação melhor que a classificação global de 169a. posição obtida pela universidade. Além disso, em duas outras áreas, o de “ciências sociais” e o de “ciências da vida” a USP teve uma classificação ainda melhor que a 80a. posição obtida pela área de “arts and humanities”.

  180. Maria Cristina SP

    -

    15/11/2011 às 22:08

    Safatle, mais um petista asqueroso. Repulsa.

  181. NaSala

    -

    15/11/2011 às 22:07

    Reinaldo, fatiou legal o bruto.Parabéns!

  182. Livre

    -

    15/11/2011 às 22:07

    Esse sujeito deveria passar uns meses num bom departamento de filosofia na Inglaterra e aprender a diferença entre argumentação séria e besteirinhas sofisticas de terceira categoria. Uma vergonha um filósofo desses!!! Muito irracionalismo pos-moderno resulta nisso…

  183. capitão

    -

    15/11/2011 às 22:06

    SAFATLE IGUAL ANTUNES

    Reinaldo, o artigo de Safatle representa o pensamento de uma multidão de professores de colégio, cursinhos e faculdades. Falem eles de filosofia, antropologia, história, política, economia, jornalismo, os argumentos são sempre iguais e baseados em mentiras e distorções da realidade. Não há mais conteúdo nas aulas, apenas doutrinação.
    A realidade foi simplificada como se tudo fosse um embate nós e eles. E isso, para os petistas significa uma luta mortal contra os tucanos. Se você critica um petista ou o governo federal, ou aponta uma mentira, então é um tucano.
    Ficou tudo muito chato.
    Se Safatle fosse Maria, José, ou Antunes, daria no mesmo. Eles têm uma linha de montagem de pensamentos padronizados.

  184. João Silva

    -

    15/11/2011 às 22:03

    Já que Dilma lançou um prograa pra trazer doutores e pesquisadores pro Brasil, que tal exportarmos aqueles que não nos servem pra nada? Esses filosófos podem ir pra Cuba e Venezuela, onde serão muito bem recebidos. Talvez não. A irracionalidade é tanta que vão achar que Fidel e Chávez são de direita.

  185. paulo

    -

    15/11/2011 às 22:02

    Caro Rei: Nossas universidades estão cheias deste tipo de charlatão, é uma vergonha, a coisa só não está pior por que a maioria não dá bola para estes “pensadores”.

  186. justiceiro

    -

    15/11/2011 às 21:59

    Esse esquerdopata cumunista imbecil,só pode estar dando aula para caconheiro,porque os alunos que têem uma formação ética e moral,com certeza passam por um grande desgastes e constrangimento,em ter que essistirem aula com um doente desse.

  187. Sandra

    -

    15/11/2011 às 21:56

    Aqueles alunos da FFLCH que aguentaram 5 horas de assembleia (herdarão o Céu!) para votar contra a invasão e aqueles que furaram o piquete pedindo aula devem ser podres de ricos.

  188. André

    -

    15/11/2011 às 21:56

    Meu Deus,esse sujeito é professor da menos pior das universidades brasileiras.Por mais que o Brasil seja a periferia do pensamento eu juro que ainda achava que pra ser professor universitário era necessário ser bípede.

  189. O OLHO DO OBSERVADOR

    -

    15/11/2011 às 21:56

    REINALDO,TEMOS QUE DIZER:VOCÊ DESSA VEZ SE PERDEU NAS MARCAÇÕES EM AZUL.

  190. Raul

    -

    15/11/2011 às 21:53

    Cada dia está mais difícil ler a FSP, dito jornal “golpista”. No domingo foi a mitificação da Dilma Darth Vader, da qual ninguém escapa mas em volta da qual a bandalheira herdada continua comendo solta, com substituições de nomes o tempo todo.

  191. Rubens Costa

    -

    15/11/2011 às 21:50

    Reinaldo, boa noite! Fiquei sabendo que o caso dos 3 maconheiros foi uma armação. Os 3 foram laranjas. Observe que quando a polícia chegou e prendeu os 3 elementos, uma turma da mais de 100 pessoas já estava esperando que isso acontecesse. Apareceram “do nada”, “repentinamente” e começaram a fazer toda aquela confusão. Os 3 “meninos” já tinha concordado, sem nenhum problema, de irem até a delegacia para prestar depoimento. Fiquei sabendo disso através da minha filha, que lá estuda, que pegou essa informação de uma aluna que conhece as 3 crianças. Que tal?

  192. alberto santo andre

    -

    15/11/2011 às 21:50

    ja que o dito pseudo erudito safatle, gosta de clivagem ,gostaria de afirmar que a meu ver, ele deve fazer parte e com honra , dos setenta e cinco por cento dos analfabetos plenos e fucionais que ora povoam o brasil,segundo a onu ,visto a deturpacao do episodio acontecido na usp, onde ele tenta deturpar a vontade da maioria,que queriam assistir as aulas ,e sao a favor do aparato policial no campus, em prol de alunos jubilados e baderneiros, e desmentindo inclusive os boletins de ocorrencia, onde nao se via nenhum estudante trabalhador preso ,dentro do predio,sera que ele acredita que toda a populacao de sao paulo, e idiota, a ponto de ser petralha como ele.

  193. Rakel Maia

    -

    15/11/2011 às 21:46

    Sim, Reinaldo, o dito-cujo é comentador do Jornal da Cultura. Está sempre lá fungando (o tempo todo) e defendendo o PT e petralhadas em geral. Fica emburrado quando é contrariado. Uma ótima comentarista, Maristela Basso, faz dupla com ele e dá pra notar como ele fica de beicinho com os comentários dela. Bem naquele gênero petista ’só o que eu acho está certo’.
    Rakel

  194. eusabia

    -

    15/11/2011 às 21:45

    Esse professor usa uma tosca dialética para entortar a verdade. Coitado! Só serve para dar aulas para maconheiros, aqueles que já estão com os miolos moles.


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados