Blogs e Colunistas

28/03/2012

às 5:47

A atualização do verbete “Petralha” no Grande Dicionário Sacconi da Língua Portuguesa, aquele que já traz a palavra “mensalão”

Como vocês sabem, o “Grande Dicionário Sacconi da Língua Portuguesa” (Editora Nova Geração), do professor e lexicógrafo Luiz Antônio Sacconi, passou a registrar a palavra “petralha”.

Pois bem. Na mais recente edição do dicionário, houve uma atualização do conteúdo. O verbete ficou assim:

sacconi-petralha

Como viram, o professor teve a gentileza de dar a autoria do vocábulo. A obra é excelente. Um dicionário não pode registrar todos os neologismos e gírias que surgem por aí. Mas o dicionarista competente tem de ter a sensibilidade de identificar as palavras que vão ficar, que serão incorporadas à língua.

Alguém tem, por exemplo, alguma dúvida de que o “mensalão” veio para ficar? Será uma referência para os historiadores no futuro — e, infelizmente, a prática nefasta continuará entranhada na vida pública por muito tempo. No vocábulo “mensal”, Sacconi registrou a derivação “mensalão”, assim definido: “mesada paga a parlamentares, por membros do governo, em troca de votos a favor do governo”. Exato!

Sacconi é autor de mais de 70 livros na área de língua e gramática, incluindo o best seller “Não Erre Mais”.

sacconi

Um dicionário atento à história e que, também por isso, cuida muito bem da língua.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

194 Comentários

  1. Edroli

    -

    16/06/2013 às 13:38

    Só hoje li esse interessante texto. Depois me chamou atenção o comentário do “Mauro” em 30/03/2012. Creio que agora ele já deva saber que a palavra “privata” não se refere a ninguém com exclusividade.

  2. nanda

    -

    19/04/2013 às 20:25

    Quero muito comprar o dicionário do Sacconi. Mas ele é melhor do que o Houaiss e o Aurélio?

  3. maria

    -

    19/03/2013 às 12:13

    preciso de um desse

  4. Zanilda Freitas

    -

    07/02/2013 às 15:18

    Muito bom o Grande Dicionário Sacconi, mas existe um erro na página 1157 no verbete India: Rajiv Ghandi não era irmão (como diz o dicionário) e sim filho de Indira Ghandi.

  5. Thomas

    -

    22/01/2013 às 8:03

    Muito bom gerações futuras poderão saber o significado de algumas palavras o sacconi foi muito útil para todos os brasileiros ao adicionar essas palavras ao dicionário

  6. Mauro

    -

    30/03/2012 às 19:40

    O povo brasileiro é sábio. Nem precisa de filólogos para essas coisas. Todo mundo sabe o que é “petralha”, “malufar”, etc. E tem que ser muito burro para não saber o que é e a quem se refere a palavra “privata”.

  7. Hugo Conrado

    -

    30/03/2012 às 0:26

    Boa Reinaldo!
    PeTralha deveria ser apenas uma alusão a um grupo que nem deveria mais existir! Paciência, vamos ter que aturar essa turba por mais algum tempo… Quem sabe se Deus não dá uma maozinha e chama pro lado de lá o líder máximo dos PeTralhas? Assim fica mais fácil para nós!

  8. Luiz José Garcia de Lima

    -

    29/03/2012 às 16:37

    A palavra realmente define com clareza a realidade, o que já não acontece hoje com “democracia, bom senso, dignidade, político etc.”

  9. DANIEL SILVEIRA

    -

    29/03/2012 às 14:47

    O ***diamante*** não apenas está no mais alto patamar das pedras preciosas, como também se destaca pelo seu grande valor, pois sua química transforma e o faz brilhar. Então, se alguém lhe criticar pelo que você é, não se importe, afinal, um ***diamante*** – como professor que é – provóca muita inveja no meio de tantas bijouterias…
    ………. * * * ……….

  10. Ricardo

    -

    29/03/2012 às 14:38

    Que bom , agora vale chamar de petralha, quem também é simpatizante ou menbro desonesto de outros partidos.

  11. Alvaro Nascimento

    -

    29/03/2012 às 4:15

    Acho um tiro no pé. 1º – O dicionário servirá apenas para dar embasamento à uma enxurrada de processos (muitos possívelmente improcedentes) por calúnia, injuria e difamação. 2º – Ao generalizar a definição o termo acabou por desfigurar o sentido original. Vai soar muito estranho chamar de petralha um não petista que comprovadamente incorra em alguma do atos citados. Ou alguém em sã consciência acredita que só existam petralhas no PT? Faltou ao professor a coragem de iniciar a definição assim:

    PE.TRA.LHA adj. e s.cdd (o/a) Pejorativo 1. Que ou pessoa simpatizante, filiada ou eleita pelo PT que, sem nenhum escrúpulo…

  12. Terrano

    -

    29/03/2012 às 1:07

    Morreu o Millôr!
    Grande Millôr.
    Reinaldo Azevedo já estava paralelamente correndo, ao lado (e à frente?), perdoem a ênfase, para assegurar nosso bipedismo (!)

  13. Celso Brasil

    -

    28/03/2012 às 23:03

    É uma pena que o totalitarismo, como caminha, condenará o excelente dicionário. Logo estará proibida a sua publicação.
    E não estou brincando. Como andam “as coisas” tudo que for publicado na internet passará por mediação, como fazemos em nossos blogs hoje. Sentirei saudade…

  14. Maurício (MG)

    -

    28/03/2012 às 21:37

    Reinaldo

    Em cheio!

  15. Joacy fernandes

    -

    28/03/2012 às 21:05

    - Sempre ouvi dizer que a voz do povo é a voz de Deus. Então ao calar a voz do povo está sendo calada a voz de Deus. As artimanhas tão bem urdidas vem escondidas dentro das mais variadas bolsas- escola, família, grávidez, detento, e etc etc.
    Ainda bem que sobraram alguns apóstolos para continuar pregando, mesmo que, aparentemente, sejam como o beija flor tentando apagar incendio com a agua transportada em seu bico. Porém, como o exemplo arrasta, êle acaba trazendo consigo uma montanha de seguidores que juntos conseguem controlar o incendio.
    E, no apagar do fogo no meio das cinzas, ressurgirá a verdade.
    Por estar tudo dominado – imprensa , legislativo, executivo, judiciário – a roubalheira, o abuso de autoridade e outros e outros malfeitos correm soltos. Afinal todos estão amparados pelas moedas de troca ou como se dizia antigamente: pelos “cala boca”. Então merece aplausos aquele que se manifesta, despontando no meio de mar de lama (diga-se sujeira) surgindo para insurgir-se como uma flor do lácio, mostranto beleza ante tanta sujeira.
    PARABÉNS

  16. Anhangüera®

    -

    28/03/2012 às 20:42

    Pergunto, na maior inocência: será admissível classificar como “petralhismo” o ato de engordar currículos com títulos de mestrado e doutorado que não sejam verdadeiros?
    Ou talvez como “petralhada” tentar justificar tais falsificações como “pequenos enganos de digitação”?
    Em tempo: alguém poderia me esclarecer se o descrito acima poderia ser considerada “falsidade ideológica”?

  17. Renata

    -

    28/03/2012 às 20:05

    Parabéns!! A petralhada vai babar de raiva. Adorei!

  18. Tertuliano

    -

    28/03/2012 às 19:46

    Será que o Aloisio Mercadante, o dublê de doutor com aquela da tese de doutorado safadista, puxa-saquista e asquerosa, defendida naquela universidade corrompida e atualmente Ministro ‘irrevogável’ da Educação vai recomendar este dicionário para as escolas da rede pública? Talvez sim, se ele não fosse um dos grandes expoentes do petralhismo ‘deftepaif’ (o ‘f’ é o som do ‘s’ pronunciado com língua prefa).

  19. Spitfire

    -

    28/03/2012 às 19:37

    Parabéns Reinaldo!

  20. Olavo

    -

    28/03/2012 às 19:17

    Caro Reinaldo,

    “Waldomiror” atacou uma vez mais ás 15:49, ridículo, medíocre e grosseiro. Só podia ser petralha.

    Olavo

  21. Affonso Sampaio

    -

    28/03/2012 às 18:50

    Poderia ser tbem “gangalha”em lembrança daquele objeto que faz conexão entre os bois de uma carroça. “Gangalha seria então o que o Fernando (o Procurador) denominou a gangue do mensalão; é so trocarmos a canga pela gangue…

  22. Juvencio

    -

    28/03/2012 às 18:43

    A descrição do adjetivo está impecavel! kkkkk

  23. Skylab

    -

    28/03/2012 às 17:43

    Não concordo com algumas crenças que o Reinaldo defende e não gosto de bajular ninguém gratuitamente. Contudo reconheço ser o Reinaldo um bravo e incançável lutador do bom combate, que criou um verbete preciso em sua definição. E ser citado em um dicionário do nível do Sacconi não é para qualquer um, algo também que não acontece todos os dias. Para desespero da canalha ele vai aos poucos esculpindo sua marca na história brasileira. Parabéns, meu caro!

  24. Elvis Trivelin

    -

    28/03/2012 às 17:34

    A definição anterior mencionava “professor petralha” – que é uma das expressões mais funestas de um petralha: quando alguém se vale de sua autoridade moral de professor para doutrinar alunos de acordo com suas tendências ideológicas e/ou partidárias.
    ____________________
    “Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados.”
    Que Millôr Fernandes descanse em paz!

  25. Paulo Bruno

    -

    28/03/2012 às 17:14

    Muito bom!
    O dicionário também apresenta:
    Tapa – Tragada em cigarro de maconha.
    Popozuda – Mulher que tem o bumbum grande e benfeito, bunduda.
    Chapado – Diz-se de pessoa embriagada ou drogada.
    Mano – Íntimo. Usa-se principalmente em São Paulo para se dirigir a outra pessoa, com certa intimidade, equivalente a “cara”, sendo invariável a gênero.

  26. Angelo

    -

    28/03/2012 às 16:57

    Senhores,é com imensa alegria que parabenizo,o mestre Sr.
    Reinaldo,por mais este acontecimento didático,criação do
    neologismo petralha,digo mais uma vez que, em volta da luz
    giram os esclarecidos,obrigado mestre por ser esta Luz.

  27. bereta

    -

    28/03/2012 às 16:28

    “OU SE RESTAURA A MORALIDADE NO PAÍS OU NOS LOCUPLETEMOS TODOS”. Millôr (in memoriam).
    “TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI MAS NO BRASIL ALGUNS SÃO MAIS IGUAIS QUE OS OUTROS”. Idem, idem.

  28. Ricardo

    -

    28/03/2012 às 16:17

    A petezada deve estar pê da vida.Entretanto ainda falta um verbete.”Político petista”; 1.É,ou será em breve um ladrão.2.mentiroso e caluniador.3.Usurpador dos feitos alheios.4.Uns são amorais,outros imorais.5.Enfim, um ser desprezível que somente os tiranos mundiais os aceitam com ressalvas.

  29. Emiliana

    -

    28/03/2012 às 16:10

    Parabéns pra você e uma banana para os petralhas mensaleiros!
    Abraço

  30. Marcelo - Vítima da Bancoop

    -

    28/03/2012 às 16:10

    Comentando a resposta de Vicente – 28/03/2012 às 14:33
    (sendo sincero, me parece um petralha disfarçado) ||
    Se um dia os dicionários listarem o neologismo PIG, não iremos nos incomodar. Afinal, sabemos quem somos. Não nos servirá a carapuça imposta por um termo popularizado pelo PHA, o bajulador.
    É importante frisar que a criação do neologismo petralha pelo Reinaldo Azevedo é amparada em fatos!!!
    E dizer que os dicionários não tem de “adentrar” nesse debate é um erro. Os verbetes dos dicionários seguem o curso da história da humanidade e devem espelhar os novos termos, incluindo, evidentemente, os de conotação política.

  31. MCLima

    -

    28/03/2012 às 16:08

    E dá-lhe tio Rei.
    Agora só falta a inserção do JEG no dicionário – hehe.

  32. Marcos

    -

    28/03/2012 às 16:07

    hahahahahah Tio Rei foi perfeito quando criou o verbete, não há definição melhor, e mais precisa, que esta: Petralha.

    Parabéns Reinaldo e o professor pela excelente inciativa, espero que a corja não tente censurar o dicionário, já viu como é essa turma.

  33. Maria Rosa

    -

    28/03/2012 às 16:00

    Batuta o Sacconi, Reinaldo, gostei.
    É isso mesmo, tem de registrar e dar crédito a quem de direito, coisa gratificante para todos nós, seus leitores.

  34. Gabriel Birkhann

    -

    28/03/2012 às 15:51

    Millôr morreu,Reinaldo.
    Homenagens a ele!

  35. Pedro Tomaz

    -

    28/03/2012 às 15:49

    Reinaldo, o Dicionário Aulete, disponível no Portal UOL, também já incluiu a palavra “mensalão” como um de seus verbetes. Veja:

    (men.sa.lão) Bras.

    sm.

    1. Quantia supostamente paga mensalmente (ou com outra periodicidade, ou de uma só vez) a deputados para mudarem de partido ou para votarem a favor de projetos de interesse do poder executivo: Acusou o deputado de ter recebido o mensalão.

    2. P.ext. A prática ou o esquema de pagamento dessa quantia: políticos envolvidos no mensalão;: “O termo ‘mensalão ‘ entrou definitivamente para o vocabulário político e cotidiano do país com a entrevista que o deputado (…) deu à Folha, quando contou pela primeira vez sobre um suposto esquema de pagamentos mensais a deputados (…), no valor de R$ 30 mil.” (, Folha online, 05.07.2005))

    [Pl.: -lões.]

    [F.: mensal + -ão1. O voc. surgiu na mídia durante escândalo político-administrativo ocorrido no Brasil em (junho) 2005, envolvendo principalmente deputados federais.]

    Fonte: http://aulete.uol.com.br/

  36. Anónimo

    -

    28/03/2012 às 15:49

    Nada como dar nome aos bois…

  37. Tony

    -

    28/03/2012 às 15:49

    Acabei de comprar o referido dicionário. Vai que amanhã algum petralha resolva ingressar na justiça para que a palavra petralha seja retirada e algum juizeco a soldo do partido resolva acatar o pedido. Eita Reinaldo, tá detonando! Até palavra dita pelo homem tá entrando em dicionário. Vai com tudo que nós agradecemos.
    Abraços

  38. Waldomiror

    -

    28/03/2012 às 15:49

    REINALDOXX!!!

  39. celia pinto

    -

    28/03/2012 às 15:48

    Reinaldo, extermine esta barata. waldomiror 13:35

  40. elisa cristina

    -

    28/03/2012 às 15:42

    Censura disfarçada ou escancarada????
    Na Assembléis Legislativa da Bahia foi aprovado o projeto “antibaixaria” :
    http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=110267
    Ou
    http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/03/projeto-antibaixaria-e-aprovado-na-assembleia-legislativa-da-bahia.html
    Elisa Cristina

  41. Anónimo

    -

    28/03/2012 às 15:29

    Waldomiror – 28/03/2012 às 13:35 leu o verbete, vestiu a carapuça, espumou de raiva e, com a educação típica de um petralha, pediu uma dose caprichada de Reinaldox.

  42. Anónimo

    -

    28/03/2012 às 15:17

    Reinaldo, a você e a Sacconi, dou meus parabéns, mas, com reserva, pois, continuo achando tudo isso uma tremenda sacanagem com a família Metralha. Após tantos anos na área, os irmãos Metralha só podem ser responsabilizados pelas recorrentes tentativas de furto ao cofre do Tio Patinhas, muitas vezes, é justo que se diga, a mando de Patacôncio. É também verdade que já deram muito trabalho à polícia – o Coronel Cintra que o diga! – mas nunca ficaram impunes. Por outro lado, os petistas – petralhas! – já se envolveram em praticamente toda sorte de crimes, da mais baixa propinagem ao assassinato de adversários políticos, mas, continuam soltos por aí. Se eu fosse um Metralha, não iria querer que a imagem de minha família estivesse associada a essa gente(?) nunca!

  43. Ferreira

    -

    28/03/2012 às 15:16

    Os petralhas entrando para a história:Integrantes do partido politico mais corrupto da históriadestepaiz.

  44. ocidental

    -

    28/03/2012 às 15:04

    Vou comprar o dicionário e a gramática .

  45. Francisco

    -

    28/03/2012 às 15:04

    CARO REINALDO
    Está disponível, no blog de Fábio Panunzio, uma entrevista dada por Mino Carta ao programa “Provocações”, do Abujamra.
    Antes de assistir, tomei algo para o fígado. Há uma revelação que mostra o caráter do genovês (quando lhe convém). Ele diz, com candura, que “…durante um tempo, trabalhei por dinheiro mesmo, ou seja, quem me comprava me tinha!”. Se, na época, o Partido Nazista o tivesse consultado para fazer o house organ, ele toparia por certo. Na época era Editor-Chefe da Veja, que hoje espanca. Cá entre nós, Mino Carta só ganhou notoriedade e (durante algum tempo) respeito porque nosso país é muito fraco intelectualmente. E o Mino tem o “verniz” que deixa assanhado quem leu pouco. É como o cara que leu a lista telefônica e disse “…o livro é bom, cheio de personagens, só achei o enredo um pouco fraco”. É daquele tipo de intelequitual que só critica, não vê absolutamente nada de bom no mundo. Exceção feita a Lula, seu guia espiritual e amigo.
    FRANCISCO

  46. Fernando

    -

    28/03/2012 às 14:55

    Encomendarei o meu exemplar rapidamente. Será que existe versão deste dicionário para Ipad?

  47. Rone

    -

    28/03/2012 às 14:55

    Assim como malufar,petralhar, tucanar etc, palavras oriundas da atual politica brasileira o que pode ser traduzida em suborno ,corrupção,roubo etc..

  48. lf500

    -

    28/03/2012 às 14:49

    Reinaldo, tem um petralha orgulhoso às 11:45hs. Reinaldox na barata cascuda!

  49. capitão

    -

    28/03/2012 às 14:48

    OFF-TOPIC
    Até onde iremos?
    MENORIDADE, ESTUPRO E DECISÕES PERIGOSAS

    Deu no Estadão:
    “BRASÍLIA – O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que nem sempre o ato sexual com menores de 14 anos poderá ser considerado estupro. A decisão livrou um homem da acusação de ter estuprado três meninas de 12 anos de idade e deve direcionar outras sentenças. Diante da informação de que as menores se prostituíam, antes de se relacionarem com o acusado, os ministros da 3.ª Seção do STJ concluíram que a presunção de violência no crime de estupro pode ser afastada diante de algumas circunstâncias.
    Na época do ocorrido, a legislação estabelecia que se presumia a violência sempre que a garota envolvida na relação sexual fosse menor de 14 anos. Desde 2009, prevê-se que a idade de “consentimento” para atos sexuais continua a ser 14 anos, mas o crime para quem se envolve com alguém abaixo dessa idade passou a ser o de “estupro de vulnerável”.
    De acordo com dados da Justiça paulista, as supostas vítimas do estupro “já se dedicavam à prática de atividades sexuais desde longa data”. A mãe de uma delas chegou a dizer que a filha faltava às aulas para ficar em uma praça com outras meninas para fazer programas em troca de dinheiro.”

  50. ClaudioM

    -

    28/03/2012 às 14:43

    E o Millôr, Reinaldo?

  51. O locutor

    -

    28/03/2012 às 14:42

    Você esta de parabéns, definiu bem um petralha como: Lula, José Dirceu, Marta, Fernando Haddad, Pimentel, Genuíno, Mercadante, Paulo Teixeira, Carvalho, Tatto, Tarso, Delubio, Ideli,Palocci, Dilma, Rosário e outros !!!!

  52. ANTONIO

    -

    28/03/2012 às 14:41

    Caro Reinaldo,

    Gostaria que você comentasse sobre o Livro “Não Erre Mais”, pois, pesquisando no Google encontrei o endereço a seguir “http://marcosbagno.com.br/site/?page_id=345″ que tece os piores comentários acerca do livro. Estou pensando em comprá-lo.
    Em relação aos PETRALHAS, os petistas que trabalham comigo ficam furiosos com seus artigos. Eu, claro, tenho imenso material para confrontá-los, ou seja, a ENCICLOPÉDIA MELHOR DO BRASIL CHAMADA REINALDO DE AZEVEO.

    Um abraço
    Antonio

  53. Roberto K.

    -

    28/03/2012 às 14:40

    É a petralhada fazendo história!

  54. Estado de direito, JÁ!

    -

    28/03/2012 às 14:33

    -
    -
    QUE RAPIDEZ DO IRMÃO DO JÔ… outros casos ficaram meses para ele decidir, mas nesse… VAP VUPT, como dizia o Velho Chico. o
    -
    -

    Esse processo vai a julgamento amanhã pela manhã, podes crer, LANDOW NAS PARADAS!!!!!!
    -

    “Ricardo Lewandowski é relator do inquérito contra Demóstenes Torres
    Compartilhe:Twitter
    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowki foi sorteado na manhã desta quarta-feira (28) como relator do inquérito para investigar o ex-líder do DEM no Senado Demóstenes Torres (DEM-GO), suspeito de ligação com o empresário do ramo de jogos de azar Carlinhos Cachoeira.
    O pedido de investigação ao STF foi feito ontem à noite pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel.
    (Colaboração: Wilson Lima)”

  55. Vicente

    -

    28/03/2012 às 14:33

    Um absurdo. Nunca vou comprar um dicionário desses. Amanhã, um outro dicionário, vai constar “PIG” no verbete sobre “Imprensa” e nós não gostaremos.
    Dicionário não tem de adentrar nesse debate, mormente porque ainda não restou, de forma absoluta, incorporada à lingua a designação em questão (famoso, “petralha”). Um precedente perigoso em um país cada vez mais “vigilante” de sua mídia. E um apoio seu, Rei, pode significar uma atitude contraditória amanhã; quando eles, como de praxe, buscarão povoar o léxico com inúmeros “significantes e significados” próprios dos regimes totais.

  56. ocidental

    -

    28/03/2012 às 14:27

    Parabéns,Reinaldo!!De todas as verdades,você é uma das melhores!!(Sim,porque a Arte é uma delas e Deus é a Grande Verdade Incomparável.
    Seu texto,Reinaldo, é como a água límpida,sempre depurando os esgotos e os lodos imundos que escorrem pelas valas ‘destepaiz’ .Palavra que revigora,que nos instiga a também falar, a sair dessa silenciosa ,medrosa e obsequiosa mudez.Séculos de castigos, de punições e de falta de voz ‘nestepaiz’ nos estavam a transformar em ‘mortosvivos’ medrosos e silenciosos.Mas,como diz Baudrillard, as ‘maiorias silenciosas’ sempre acabam indo para onde querem -e devem-ir. Queremos ir pelo caminho da verdade, da Lei e da Justiça.Precisamos ir nos depurando aos poucos,para que possamos resgatar nossas dignidades,para que possamos achar ‘o caminho de casa’.Nunca o perdemos,apenas estava muito sujo e obscurecido por tanto lodo.Você,Reinaldo,nos está a guiar.Agora já vislumbramos bem melhor por onde seguir.E,a cada dia, mais cristalina fica a estrada.
    Continuaremos seguindo.É um processo lento,mas dá prazer .Deus está conosco.Não há outro jeito.É o destino.’Petralhas’,vocês que se cuidem.

  57. Cidadão

    -

    28/03/2012 às 14:25

    Prezados General Azevedo & Donizeti – 28/03/2012 às 9:46, “boas tardes”,

    Donizeste, você perguntou… “No caso, o Demóstenes Torres seria um petralha?”.
    Respondo: até provem o contrário, não! Mas uma coisa eu já afirmo: é burro na cabeça!
    Abraços,

  58. Prof. Antônio Alves

    -

    28/03/2012 às 14:25

    Aleluia! Reinaldo agora é moderno! Depois de tantos comentários conservadores, agora defende o que há de mais avançado em termos de linguística: que a língua é viva e muda constantemente. Os gramáticos mais tradicionais devem estar se estrebuchando. Espero que Reinaldo continue nesse caminho revolucionário. E viva Chomsky!

  59. Leandro

    -

    28/03/2012 às 14:17

    daaaaaaaaa-lhe tio rei !!!
    É o precursor da palavra PETRALHA !!!
    Agora, quando escrevemos a palavra petralha, ela não pode mais ficar com um faixa vermelha em baixo .

  60. Bráulio

    -

    28/03/2012 às 14:14

    Muito bom! Em fim a canalha está sendo classificada, identificada, emplacada. Na verdade quando um uma classificação surge, seu nome advém de suas próprias características. Parabéns a quem conseguiu descobrí-los, descortiná-los, e dar-lhes o devido nome que os identifiquem como seres únicos, hirc…

  61. ocidental

    -

    28/03/2012 às 14:05

    Atenção para ‘James’,das 11:45 !! Um ‘seautodizente’ ‘petralha’ no blog! E,ainda por cima,dizendo mentiras,tais como a de que ‘estão fazendo justiça social ,porque estão dando chance aos pobres ‘…Ah ah ah..se não fosse o processo da globalização e a onda de sucesso da economia mundial…se nao fossem os impostos mais caros do MUNDO que pagamos,se não fossem as nossas riquezas naturais (comodities) vendidas à China principalmente (Deus preserve o sucesso da China,porque senão,lá vamos todos nós ladeira abaixo…tal e qual quando nos escorregou das mãos a borracha e o café),se não fosse o agro-negócio e se não fôssemos todos nós,brasileiros que trabalhamos para sustentar essa ‘máquina’,essa engrenagem moedora de ‘moer gente’ (nas palavras de Darcy Ribeiro),enfim ,a ‘petralhada’ está é só se locupletando com tudo isso-que já pegou pronto- está é a fazer cortesia com chapéu alheio.E uma porca de uma cortesia,diga-se.Perdeu o trem da história, pois poderia-sim- ter feito aquilo que precisava ,e ainda precisa ser feito, e que é elevar os brasileiros ao status de instruídos, bem assistidos em saúde, infra-estrutura,educação,bem remunerados ( bolsas-esmolas só humilham e ajudam a preservar esse estado de subserviência que impregna a grande maioria de nossa população) enfim : ‘Petralha com muito orgulho’, só na ponte que o partiu .

  62. Jacob Samuelson

    -

    28/03/2012 às 14:02

    Caso haja festa junina este ano, lá na Granja do Torto, garanto que o tal dicionário será queimado aos milhares na fogueira dos petralhas. Querem apostar quanto comigo?

  63. Revoltado

    -

    28/03/2012 às 13:58

    O Ilustre professor lexicócrafo, não pode incluir todos os adjetivos por falta de espaço, por isso aqui vão os que ele citou mais uns 100!(em ordem alfabética): aéticos, agressivos, aloprados, ameaçadores, anarquistas, antipáticos, antissemitas, assassinos, atrasados, bajuladores, bandidos, bandoleiros, bárbaros, bastardos, bestas(sem desmerecer os animais), boçais, boicotadores, burladores, cafajestes, calhordas, canalhas, canastões, chantagistas, chatos, cínicos, contraventores, corruptos, covardes, crápulas, criminosos, cruéis, culpados, desgraçados, desleais(inclusive entre eles mesmos), desonestos, desonrados, desordeiros, desprezíveis, deturpardores, ditadores, escrotos, escravagistas, enganadores, espertos do mal, estúpidos, exploradores da vida e do trabalho alheiro, extorcionários, extremistas, facínoras, facístas, falsários, farsantes, fingidos, fraudadores, furiosos, gananciosos, gatunos, genocidas, hipócritas, homicidas, horríveis, idiotas, ignorantes, ilusionistas, imbecís, imprestáveis, incoerentes, incorretos, indignos, inescrupulosos, infames, insanos, insensatos, insuportáveis, invejosos, irritantes, ladrões, larápios, leninistas, lesadores, malandros, marxistas, máu caráter, mentirosos, mercenários, milicianos, paranóicos, patifes, pernósticos, perseguidores de opositores e pessoas de bem, petralhas, picaretas, piratas, preconceituosos(em relação às pessoas honradas), nojentos, predadores, quadrilheiros, racistas, radicais, ridículos, sabotadores, safados, sórdidos, terríveis, tiranos, tolos, torturadores, traficantes, traiçoeiros, traíras(sem desmerecer o peixe), trambiqueiros, trapaceiros, tratantes, usurpadores, vigaristas, violentos e psicopatas! – para atingirem seus objetivos, são incapazes de se sensibilizarem com o mal que possam estar fazendo a outras pessoas.
    -Os PeTralhas, comunistas e socialistas são tudo isso, em maior ou menor grau.
    -Pior de tudo é ter que suportar ou conviver com esses tipos e ainda ter que chamá-los ou tratá-los como gente.

  64. Clayton Moreira

    -

    28/03/2012 às 13:55

    Morreu Millôr Fernandes. Parte da inteligência e da honestidade intelectual da imprensa vai-se embora com ele. Que sentido há na partida abrupta de pessoas como ele, Reinaldo?

  65. Pedro Luis

    -

    28/03/2012 às 13:53

    Os locais de Cuba que a petralha Dilma não percorreu => http://www.elnuevoherald.com/2012/03/14/1152488_p2/videos-revelan-infierno-carceles.html

  66. Pedro Luis

    -

    28/03/2012 às 13:53

    Os locais de Cuba que a petralha Dilma não percorreu => http://www.elnuevoherald.com/2012/03/14/1152488_p2/videos-revelan-infierno-carceles.html

  67. Roberto Kenard

    -

    28/03/2012 às 13:42

    Caro Reinaldo Azevedo, eis um texto que talvez interesse a você e seus leitores:
    Em nome de um falso domínio sobre o corpo,
    abre-se a porta para a mais deslavada eugenia

    Artigo reabre a discussão contra o aborto. Leia no Blog do Kenard: http://www.robertokenard.com/

  68. tere

    -

    28/03/2012 às 13:41

    pt petralhas petralhas petralhas

  69. Descontaminador

    -

    28/03/2012 às 13:37

    Esse partido multi partido comunista ditatorial petralhista tá fazendo história, é a pior que o Brasil já teve até aqui, mas é história.
    A unica coisa boa que esse partido está fazendo é a de acabar de vez com o PMDB.
    Já nas próximas eleições o partido com maior numero de prefeituras não será o mesmo.

  70. RASTILHO

    -

    28/03/2012 às 13:36

    Quantos politics se esguiraram nas sombras e Depois Voltaram ao centro do Poder.claro ,se admite a volubilidade,doses de incoerência.Mas a pura vergonha foi a vinda de novo de um expresidente na qual foi tirado do poder atravez de um impitiman,repitir um que não deu certo alavancou um processo em que o povo em bora tenha rejeitado como presidente foi levado como a cabresto,ja que fez eleito o gov..o impichado seu aliado.ah mas rastilinho, alianças em politicas tem que haver querido! spois é,mais da outras formas de desdobramentos,ressucitar tanto nos politicos incoerentes ,das politicas mal feitas,como na populaçao seus instintos mais primitivos.o palácio planalto se empenhar on coisas ´espúrias é só para começar a magoar e oficializar o que hoje vemos o Aumento da violencia,sustentar os espírito de porco e porque não dizer destruir o que a população vinha construido de bom.A imprenssa passoou tempo falando sobre os politics na lado errdos,sem condições de exercer cargos e de suas aberrações,fazendo seu papel,eram outros tempos,em geral eram grossos mesmo Hoje um falar fino,o que não sabemos se é para se proteger,proteger politics…tomara que seja para nos proteger.ou tambem a midia começa a se revelar-se patética sem sentido, Dormindo!!

  71. Waldomiror

    -

    28/03/2012 às 13:35

    REINALDOXX!!!

  72. pablo

    -

    28/03/2012 às 13:34

    Parabéns ao excelente dicionarista pela inclusão do termo petralha.
    Se na proxima edição não for incluído o verbete priwataria, acho que vai vender muito para as escolas públicas do estado de SP

  73. Manoel Bandeira

    -

    28/03/2012 às 13:32

    James 11.45, ou voce e sindicalista ou funcionario dos PETRALHAS, reveja seus conceitos, o que o seu partidos fez em termos de infra-estruturas para alavancar este `Pais, estamos de volta a epoca de 50, destruiram em 9 anos o que foi construido em 450.

  74. Pedro Luis

    -

    28/03/2012 às 13:31

    Bom ler isto => http://www.oswaldopaya.org/es/2012/03/28/oswaldo-paya-en-la-misa-de-su-santidad-en-la-habana/
    Vejam o modo de agir “petralha” do regimen assassino de Havana. Leiam o que Oswaldo Paya Sardinhas comunicou.

  75. cuidado com a patrulha

    -

    28/03/2012 às 13:31

    Caro Reinaldo,
    Parabéns!
    A História lhe fará Justiça!

  76. Anita

    -

    28/03/2012 às 13:29

    Tento evitar os erros quando escrevo, porque testemunhei ao longo da minha vida as reprimendas contra profissionais que não sabiam sequer sinônimos e antônimos, colocando-os aleatoriamente de sorte a dificultar o entendimento do texto. Em 1978 comprei o livro do Prof. Sacconi, “Não Erre Mais!”, então na terceira edição e sempre o consulto nas minhas dúvidas. Assim como Carlos Drummond de Andrade, Sacconi também discorda da Lingüística, como se infere da observação que ele fez após o prefácio da edição de 1978: “EM TEMPO – E que os professores de Lingüística me desculpem pelo trabalho; a eles e a seus entusiastas ofereço este livro apenas como divertimento…”.
    Os termos inseridos no dicionário unirão políticos de diferentes matizes, pois mensalão atinge a todos e por isso favorecerá a pressão dos petistas para banir o termo petralha e a invitável tentativa de destruir a reputação do respeitável professor.

  77. Denise

    -

    28/03/2012 às 13:28

    caro Reinaldo!

    MEUS PARABÉNS!! Que honra, hein! Ter criado um verbete que vai ficar para a história! Você merece! Sua defesa incessante da democracia, das leis e do estado de direito estava merecendo uma recompensa!! Bom demais ver o termo petralha para sempre associado ao PT! Eles se venderam como partido ético e abusaram da confiança dos brasileiros! Tiveram uma oportunidade talvez única de realmente colocar o Brasil no primeiro mundo e a desperdiçaram! Entre o Brasil e o PT, optaram pelo último! Tomara que um dia isto passe!

    Um grande abraço,

    Denise

  78. Marcos

    -

    28/03/2012 às 13:22

    Parabéns para você, Reinaldo, e também para o Professor Sacconi.

    Espero que não tentem proibir esse dicionário….

    Estive pensando se não seria bom criar também um termo para identificar os nazistas que estão ameaçando, pichando calçadas, promovendo badernas por aí….. quem sabe, poderia ser ” nazipetralhas “…. hahahaha….

  79. -

    28/03/2012 às 13:22

    Parabéns! duplo, meu caro SR. REINALDO. Primeiro, pela genialidade do termo em questão (do qual lanço muito mão para desopilar meu fígado!diante de tanto desvario ptralha);mais ainda, pela amplitude do seu acolhimento consciente pela população leal ao País no qual vive (com o qual contribui), e não consegue usufruir, de modo decente, com justiça e justeza dessa carga de impostos explosivos. Segundo, SR. JORNALISTA, porém não menos importante – tal qual falam os americanos – o orgulho de seus leitores – creia – por ser você a receber o privilégio de integrar um Dicionário da Lígua Portuguesa. Isto se deve a sua capacidade de produzir ânimo em seus leitores – mesmo que algumas vezes não comunguem de seus pensamentos livres,que abusam e se lambuzam da Democracia – graças a Deus. Também, são análises importantíssima para o Brasil, pois,produzem no leitor a vontade, muitas vezes a gana, de se posicionarem mediante boas e necessárias reflexões sobre seus textos. São elas fundamentais nessa comunicação e nesse processo.Estes são instrumentos essencias para a saúde de nossa Democracia. Parabéns!!!!

  80. Anónimo

    -

    28/03/2012 às 13:22

    James 11.45, isto demonstra que vc e um Mobral inconcluso, pois se os PETRALHAS nao roubassem tanto, sobraria mais verbas para educaçao e saude, hoje teriamos um povo mais culto e mais saudavel, reveja seus conceitos.

  81. rose peixer

    -

    28/03/2012 às 13:20

    Reinaldo, escreva um daqueles textos que só você sabe escrever sobre a grande perda que foi para todos nós a morte do escritor Millôr Fernandes? Ficarei gratíssima, abraços

  82. Marcos F

    -

    28/03/2012 às 13:16

    petralha, febeapá, chapéu Panamá, narinas de cadáver … frutos da histórica imprensa que o PT quer destruir.
    Que seria de nós, com um governo soviético, vítimas do bom humor da Eleonora ou Maria do Rosário?
    Prefiro ser amigo do Amigo da Onça – ele usava “summer”, não?

  83. eu

    -

    28/03/2012 às 13:12

    Hehehe. Preciso, na mosca. Igualzinho. Petralha tem até nome próprio, registrado em cartório.

  84. Abelhudo

    -

    28/03/2012 às 13:09

    É isso aí. Reinaldo também faz cultura. “Sorry periferia”. “Os cães ladram e a caravana passa”.

  85. Aaron Spelzer

    -

    28/03/2012 às 13:05

    Meu Deus, a definição de ‘petralha’ feita pelo Grande Dicionário Saconni é a mais perfeita síntese biográfica sobre Lula feita até hoje!

  86. ARGH!...

    -

    28/03/2012 às 13:02

    Muito bom esse Sacconi.
    Assim como o mensalão, agora é definitivo, a Petralha existe e já está no dicionário.

  87. Estado de Direito, já!

    -

    28/03/2012 às 12:52

    -
    -
    EU APOIEI O 31 de março de 1964.
    -
    -
    “O exército não é um órgão da soberania, nem um poder. É o grande instrumento da lei e do governo na defesa nacional.” Rui Barbosa
    -

    -
    -
    O REGIME MILITAR, FOI OUTRA COISA… se prolongou, em grande parte, por culpa dessa gente que está no Poder, que foi indenizada, pensionada, previlegiada com nossa grana e sem pagar IR… TERRORISTAS, GUERRILHERIOS, ABDERNEIROS TAVSITIDO DE ESTUDANTES, PADRES, E OUTROS.
    -
    -
    Pergunto: QUAIS OS MOTIVOS, AS RAZÕES QUE OS MILITRES APRESENTRARIAM PARA PROLONGAREM O REGFIME?????????
    -
    -
    Por que do AI5 ( veio mais de 2 anos após os atentados em Pernambuco ), que os canalhas inssitem em apontar como ponto de partida para luta armada, para o terrorismo, para a guerrilha…… A MÍDIA PARCIAL, DÁ VOZ A ESSA GENTE…..
    -
    -
    “Na paz ou na guerra, portanto, nada coloca o exército acima da nação, nada lhe confere o privilégio de governar.” Rui Barbosa
    -
    -
    -
    -

  88. mineirinha: Parabéns, Reinaldo

    -

    28/03/2012 às 12:48

    mineirinha: Fux X Lux – 28/03/2012 às 12:45
    Seu comentário está aguardando moderação
    É a glória, Reinaldo, ser o criador de um verbete que marca os atores de período importante da história político-governamental brasileira , pelo seu avesso, claro. Mais: pela diferença semântica, passa-se a definir também , num sistema de valores, aquele que não é petralha, que cultiva a ética e o bem como ideologia. Parabéns, mais uma vez! Sacconi é antigo conhecido nas searas linguísticas – grande scholar!

  89. mineirinha: Fux X Lux

    -

    28/03/2012 às 12:45

    É a glória, Reinaldo, ser o criador de um verbete que marca os atores de período importante da história político-governamental brasileira , pelo seu avesso, claro. Mais: pela diferença semântica, passa-se a definir também , num sistema de valores, aquele que não é petralha, que cultiva a ética e o bem como ideologia. Parabéns, mais uma vez! Sacconi é antigo conhecido nas searas linguísticas – grande scholar!

  90. Lilian

    -

    28/03/2012 às 12:44

    Valeu, Reinaldo. Muito boa a informação de que o verbete “petralha” já se acha registrado em dicionário (assim como “mensalão”), e ótimo tb que o Dicionário Sacconi tenha reconhecido em você o autor do neologismo.

  91. Estado de Direito, já!

    -

    28/03/2012 às 12:44

    -
    “… Alguém tem, por exemplo, alguma dúvida de que o “mensalão” veio para ficar? ”
    -
    -
    Não só o vocábulo,. mas as ações da turma ….. A IMPUNIDADE “AGARANTIU”….
    -
    -
    PROPINA NO SERVIÇO PUBLICO – LICITAÇÕES….. sempre houve, e não é de hoje.
    -
    -
    E COMO FUNCIONÁRIO FANTASMA… eu era criança pequena em São Paulo (vamos reverenciar a Escolinha do Prof Raimundo),quando o Janio Quadro assumiu a prefeitura….NÃO TINHAMOS INTERNET, TV, mas se ouvia o povo falar, os noticiáriso nas rádios. ELE FALNÇOU A FAMOSA VASAOURINHA…..com ela, chegou a Presidente. BEM, segundo contavam, nos dias de pagamento, ele ia para a repartição e assistia a entrega dos envolepes ( o pagamento era feito em espécie… não tinha saidinha de reapartição … )… COMO SOBRAVA ENVELOPE!!!!!!!!!!!!!!
    -
    NOS GABINETES DOS CONGRESISITAS, também há, sempre ouve….quando um é decoberto, é aquele drama, como se ninguém soubesse……
    -
    - Lá pelso anos 80, tive umA VEZ, EM UM mecânico que era lotado na Cãmara, não sei onde… ele marcava a partir das 9:45, 10:00hs, dizia que ia bater o ponto e voltava para sua “oficina”, na garagerm do prédio em que morava…. Soube desse lance, após me entregar o carro… pensei que ele estivesse em férias… NUNCA MAIS FUI LÁ…
    -
    -
    -
    VAMOS COMEMORAR O 31 de março de 1964, que apoiei e apopiaria novamente, e que não tem com o regime militar, torturas, terrorismo, guerrilha, etc, etc……
    -
    -
    O 31 DE MARÇO NOS LIBERTOU DE SERMOS UMA CUBA CONTINENTAL.
    -
    -
    O CARNAVAL
    -
    O dia 1º de abril foi de tráfego congestionado, avançado passo a passo, no Rio de Janeiro. Especialmente na Zona Sul. Quase duas horas para ir de Copacabana ao Leblon, percurso que se faz normalmente em meia hora. Madrugada de colisões.
    -
    Na praia de Botafogo três carros de passeio chocaram-se, em horas diferentes, contra postes e árvores. No Flamengo, um carro estadual, oficial, cujos ocupantes metralharam a sede da União Nacional dos Estudantes, estava completamente danificado. Colidira com um poste, após o atentado. Na Avenida Beira-Mar, duas Kombis chocaram-se contra um poste e uma árvore. Um carro de praça incendiou-se na Avenida Brasil, do juiz trabalhista Orlando Silva Oliveira, atropelava e matava uma doméstica na Rua Haddock Lôbo.
    -
    Filas extensas na Rua Barata Ribeiro e Av. Nossa Senhora de Copacabana. Casas comerciais, mercearias, bares, cafèzinhos, restaurantes, continuavam a atender ao público, normalmente, embora devagar e em grupos, pois entravam poucos consumidores nas lojas ao mesmo tempo.
    -
    Soldados do Exército patrulhavam as ruas, nas proximidades da praia, cujo ambiente era de otimismo, com populares se manifestado:
    -
    - Isso não vai dar em nada.
    -
    (Era o lugar-comum e denominador das crises brasileiras: a inclinação do brasileiro para resolver tudo sem sangue e que a calma devia prevalecer.) Na Rua Sá Ferreira meninos e meninas iam até a praia (aproveitando o feriado escolar de fato e de direito) buscar areia para barricadas. Populares, solidários ao Forte de Copacabana, que àquela hora já aderira, isolavam, com cordas, tôdas as ruas.
    -
    À tardinha. Dois tiros vinham do Leme. Era o sinal de vitória, que acionou o gatilho da explosão popular. E tudo se misturou na chuva, alegria e carnaval, refletidos nos olhos dos soldados que ocupavam o Forte de Copacabana, patrulhas do Pôsto Seis.
    -
    Uma história: homens, mulheres e crianças, empunhando bandeiras, lenços brancos, lençóis, comemoravam o que ficou sendo o carnaval da vitória. Das janelas dos apartamentos em tôda a Zona Sul, eram estendidos lençóis e colchas, numa homenagem à vitória da revolução.
    -
    E duas chuvas se misturaram no espaço: a que caía de muito alto, de água, e a de papéis picados.
    -
    E uma caravana de automóveis, buzinando, vespas nas avenidas e ruas de Copacabana, de Botafogo, do Jardim Botânico, do Leblon e Ipanema.
    Era a festa da vitória.

  92. elizio

    -

    28/03/2012 às 12:42

    Caro Reinaldo:
    sem tecer loas, admito que tem uma memória prodigiosa. Estava como perdido em comentários dos seus leitores, esse aí, do Professor Sacconi, dirigido ao seu amigo (ainda?) Vice-Presidente da República, Michel Temer. Abaixo, repriso meu comentário em outros grandes colunistas da Veja, quando tentaram caçar e cassar o Houaiss.

    Assunto: Sacconi para Reinaldo.

    1. Luiz Antonio Sacconi
    -
    25/03/2012 às 12:19
    Para deixá-lo a par.
    Contemporâneo na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e sobretudo amigo desde a juventude, encaminhei este e-mail de indignação ao Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente da República, Michel Temer:
    Michel, meus dicionários foram vetados, porque tive a coragem de registrar, sem levar as circunstâncias atuais, o termo PETRALHA, que já tem curso soberano na língua do dia a dia. Um dicionarista atento tem a obrigação de registrar todas as palavras que caiam em domínio público, não importa o que elas venham a significar. Um dicionarista sério não tem ideologia, religião, crença, nem pode ser contaminado por opiniões ou convicções racistas nem preconceituosas de qualquer natureza. A petralhada (permita-me usar o termo), no entanto, que, por absoluta incapacidade mental de compreender a tarefa e missão de um dicionarista, venceu. E venceu porque você, naturalmente, se omitiu. É óbvio que você se omitiu: subordinados não iriam peitar o chefe, não atendendo a uma de suas recomendações. Essa omissão – esteja certo – será lembrada para sempre.
    Passei quase quarenta longos anos elaborando essa obra com todo o cuidado e dedicação, renunciando praticamente a quase todos os prazeres da vida, a fim de concluí-la ainda em vida. É justo vê-la vetada por razões tão mesquinhas?
    Com todo o respeito,
    Prof. Luiz Antonio Sacconi.
    P.S. Por desconhecer outro canal de comunicação, transmito esta mensagem aqui, que, naturalmente, nada tem a ver com o assunto do post.
    Socorro! Acabei de pagar 230 contos no Houaiss (como livro no Brasil é caro…) e já vou ter que queimá-lo em praça pública?
    Fui lá procurar o termo cigano e correlatos: aparentemente o que pode ser considerado depreciativo é a palavra ciganada, mas também acredito que um dicionário deva se prestar a dar o sentido comum e usado das palavras – senão, qual o sentido dele existir?; por rima, fui procurar outro termo, muito usado de forma corrente: baianada – está lá, tal como é usado: fez uma b. no trânsito e foi multado.
    De gauchagem tem lá: fanfarrice.
    Como sou caipira do interior do estado de São Paulo, lá fui eu de novo, e está na palavra caipirada, um dos seus significados: procedimento ou maneiras esquisitas ou sem propósito; tolice.
    Então sr. Cléber Eustáquio Neves, essa caixa de pandora aí, atinge a tudo e a todos.
    Parabéns sr. Procurador! Indique-nos o endereço da Praça Celestial, vamos fazer uma pirâmide de Hoauiss maior que a Torre de Babel e queimá-los todos! Ainda terá a honra de portar o archote que dará início a tão deslumbrante evento. O mundo se curvará a nós!
    Pergunta minha e, pessoal ao senhor Procurador, douto doutor: na sua lide, destarte o amplo conhecimento e ampla visão, qual é o dicionário que o senhor usa para auxiliá-lo em tão grandes determinações?
    1. Pediria cuidado aos comentaristas.
    Esse episódio me lembrou outro, a Guerra das Toninhas. No final da Primeira Guerra Mundial, o Brasil mandou um navio. Perto do Estreito de Gibraltar, um farfalhar no mar, alguém já grita submarino alemão!, regulam os canhões e mandam bala. No impacto, sangue, muito sangue e corpos dilacerados; acertaram um punhado de toninhas (segundo o Houaiss – sob suspeição – são da família focenídeos, similares aos golfinhos). Este foi um fato real, o que vou contar em seguida, acredito ser folclore: gerou o incidente, grande preocupação aos comandantes dos submarinos alemães – “se fizeram isso com os golfinhos, imaginem o que farão com nós!”.
    Então, senhores comentaristas, atenção: se o Procurador quer fazer isso com um dicionário, imaginem o que ele pode fazer com a gente!

  93. ClaudioM

    -

    28/03/2012 às 12:39

    Ao Donizetti (09:46): você está defasado, meu caro. Até parece que alguém aqui defende Demóstenes Torres ou alguém acusado de corrupção. Acho que você não entendeu o espírito da coisa…

  94. Olavo

    -

    28/03/2012 às 12:38

    Caro Reinaldo,

    Ia postar o que agora vou quando me deparei com seu novo post e tive antes de comentar. Vou fazer minha humilde observação sem me importar com os que gostem ou desgostem, embora esteja quase certo que você se encontre no primeiro grupo.
    É um elogio rasgado a você, puramente honesto.

    Não há muito que o conheci, como autor dê-se ênfase. Desde que o fiz são várias as vezes do dia que checo seu Blog. Faço isto à título de alimento. Sempre contra o absurdo da situação de nosso país vim graças a seu Blog a perceber que muitos mais pensam como eu ou similarmente em muitos assuntos. Suas opiniões surgem muitas vezes trazendo fatos e reflexões ou esclarecendo, outras como um reflexo de nossas vozes. Não é à toa que tem tanto trabalho em reler tantos posts, como este, mesmo se o fizer na diagonal.

    Fiquem meus humildes votos de saúde, vida longa e muita força em sua l(ab)uta. Por favor continue nos dando suas argutas e lúcidas críticas.

    Olavo

  95. Marcello Castellani

    -

    28/03/2012 às 12:37

    O PT agora será reconhecido pela história por ser o partido dos petralhas. Estão mais queimados que churrasqueira!!!

  96. Anónimo

    -

    28/03/2012 às 12:32

    Tio Rei, please, corrija a frase (4º parágrafo, 3ª linha):
    .
    “nefasta continuará entranhada na vida púbLica por muito tempo.”

  97. Alzira

    -

    28/03/2012 às 12:32

    Morre Millôr. Este sim, insubstituível!

  98. ClaudioM

    -

    28/03/2012 às 12:31

    Reinaldo, risada enlatada: kkkkkk!
    Mas cuidado: os petralhas e seus esbirros irão queimar o Sacconi em praça pública. De preferência na frente da Editora Abril…

  99. G.Med

    -

    28/03/2012 às 12:26

    Prezado Reinaldo,
    O neologismo encampado por Guimarães Rosa guarda algum paralelo com o seu processo criativo? Qual a sensação de incorporar uma nova palavra à língua?
    Parabéns pelo feito!

  100. David

    -

    28/03/2012 às 12:22

    Caro Rei,

    É um grande dicionário.
    Gramático de primeira linha.
    Com certeza cada vez melhor.
    Parabéns.

  101. Everton

    -

    28/03/2012 às 12:19

    Reinaldo, estava lendo notícia no portal Terra, dizendo : PMs do Rio e São Paulo matam mais que países com pena de morta. Achei estranho eles somarem as estatisticas dos dois estados.
    Como já conheço os vagabundos, fui conferir: comparando com as respectivas populações a polícia do Rio mata 3 vezes mais que de São Paulo.

    Conclusão: tem que estar sempre esperto com estes vagabundos infiltrados na imprensa.

    Abraços

  102. Artur

    -

    28/03/2012 às 12:13

    Com certeza este dicionario sera proibido em escolas públicas, eheheh, mas Tio Rei tem mais uma das suas que vai pegar , é Kim Jong Lula.

  103. Sergio

    -

    28/03/2012 às 12:12

    Puxa !70 livros publicados? Cadê o xalita?

  104. Ana Dalva Toledo Resende

    -

    28/03/2012 às 12:07

    O verbete eu já incorporei na minha fala. Vou adquirir o dicionário, ainda hoje.

  105. Nego Heinz

    -

    28/03/2012 às 11:59

    Caro Rei,
    Está ocorrendo uma coisa muito estranha. Veja a matéria da Folha “Brasil doou US$ 500 mil para refugiados colombianos no Equador”. Que “refugiados” são esses? Refugiados de um país democrático como a Colômbia em uma “ditadurinha” como o Equador? Seriam das FARC? Então estaria o estado brasileiro financiando a guerrilha, com o suor dos nossos impostos? Vê isso aí, meu caro Rei.
    Nego Heinz

  106. Olavo

    -

    28/03/2012 às 11:58

    Parabéns Reinaldo! E hei de tentar estender os votos ao Sacconi. Justíssimo e louvável. Mas aposto que vão tentar retirar pela força da lei. Aposto também que vão perder feio.

    Um abraço,

    Olavo

  107. Fabio

    -

    28/03/2012 às 11:58

    Fantástico!! Nesse dicionário, aposto que direitos humanos estão bem definidos.

  108. DANIEL

    -

    28/03/2012 às 11:56

    ENQUANTO OS OUTROS DICIONÁRIOS SÃO CORRIGIDOS POR ALGUNS PROFESSORES (NÃO TIRO SEUS MÉRITOS), SACCONI É PIONEIRO E TEM OPINIÃO PRÓPRIA, SEMPRE SAINDO NA FRENTE COM SUA DIDÁTICA JÁ COMPROVADA EM TODAS SUAS ÓBRAS.
    PARABÉNS AO CRIADOR E AO ESCRITOR.

  109. mts

    -

    28/03/2012 às 11:53

    um comentarista chamado fabio fala de tucanalha.
    Deve ser um petralha com mascara de gas que passou pelo inseticida.

    Se a gente quiser, cria tb dilmanalha, ronaldinhonalha….basta ser inteligente como o haddad, e culto como o lulla.

    MAS NO DICIONARIO, SO TEM PETRALHAAAAA!!!

  110. Marcelo - Vítima da Bancoop

    -

    28/03/2012 às 11:51

    Poucos são os que conseguem criar um neologismo. É fato raro. Tio Rei, imagine você que sua criação é parte da última Flor do Lácio! Penso que é uma grande honra entrar dessa forma para a história! Parabéns!

  111. Jacob Samuelson

    -

    28/03/2012 às 11:46

    Bravo! Este foi um certeiro e portentoso chute no ‘saconni’ dos petralhas!

  112. james

    -

    28/03/2012 às 11:45

    REINALDOXX!!! Havia aqui um PETRALHA em versão malufista: “Rouba mas Faz”.

  113. palhaço carequinha

    -

    28/03/2012 às 11:44

    Agora o Sacconi que se cuide! Tentarão censurá-lo e talvez até coisa pior.
    Essa corja do PT é capaz de tudo!
    É verdade ou não é, gente??
    Eiiiiiiiiiiiii!

  114. Gigio

    -

    28/03/2012 às 11:42

    Eles devem estar muito contentes. Já constam até de dicionário!!!! Uma grande deferência, já que, pelo que me consta, nunca-antes-neste-paíz (essa frase de efeito imoral também deveria constar do dicionário), um outro partido alcançou tal glória.

  115. A.

    -

    28/03/2012 às 11:40

    Definição de “política” segundo um PeTralha:

    “De um ponto de vista estrutural e axiológico, é a arte de esconder os erros do seu partido político e encará-los como fazendo parte da prática de uma esfera social intocável, isto é, os políticos do seu partido”

  116. Jonas

    -

    28/03/2012 às 11:28

    a definição do termo ficou excelente

  117. Berlatto

    -

    28/03/2012 às 11:19

    Bom dia Reinaldo, por mais que te chamem de direitista, conservador, católico, Serista, que mais mesmo?
    A cambada PeTralha, como diria Zagalo, vão ter que te engolir. Você, como sempre digo, é o nosso Giordano Bruno da imprensa, como Bruno, os esquerdopatas de todos os matizes, querem te “queimar” na fogueira do obscurantismo, da ignorância, da intolerância, do desrespeito ao contraditório, enfim, de quem não é como eles.
    Imaginem, leitores, a imprensa sem Tio Rei. Seriamos órfãos
    do bom senso, da inteligência, da coragem, da defesa intransigente da Carta maior. Sem puxa saquismo, aqui nesse espaço, encontro um oásis de racionalidade, onde posso aprender e me divertir. Abs.

  118. VScerqueira

    -

    28/03/2012 às 11:19

    Falando em petralhas, vejam o que encontrei na internet:
    http://www.pannunzio.com.br/archives/9862
    Algumas pessoas podem até mudar de opinião, mas estão sempre do lado do governo.

  119. Abreu

    -

    28/03/2012 às 11:17

    .
    Reinaldo,
    .
    Nunca é demais ter mais um dicionário à mão. Por isso, vou logo comprar meu exemplar desta edição (antes que se esgote ou seja “retirado de circulação”!).
    .
    Só deixo uma *advertência* ao ilustre Professor Sacconi (SAP): CUIDADO COM O MINISTÉRIO PÚBLICO (hehe!)
    .
    Não demora muito e corre-se o risco de um desses muito bem (por nós, contribuintes) remunerados procuradores (sem nada de mais útil a fazer) impetrar alguma medida judicial contra o professor, acusando-o de preconceito ou de incitação ao preconceito… já pensou?!?
    .

  120. HENRICÃO

    -

    28/03/2012 às 11:15

    É isso aí: um grande dicionarista consegue definir o vocábulo com mais precisão que o próprio criador.
    Um dos sinais de uma grande obra é que chega um momento em que ela já não mais pertence ao seu criador.
    Esse é o sinal de que sua obra já não lhe pertence Reinaldo. Parabéns!

  121. Hélio Pimentel

    -

    28/03/2012 às 11:12

    Reinaldo: Aqui tem um resumo do “belíssimo” ministério da Dilma… http://www.bigbrotherbrasilia.org

    Se você puder divulgar, agradeço!

  122. Thogu

    -

    28/03/2012 às 11:07

    Aí vem mais um da petralhada. Depois do “Trem Bala”,”Transposição do S. Franscisco”. etc…

    Vem aí (Portal G1 – 28/03/12):

    Brasil prepara lançamento de satélite para levar banda
    larga ao país inteiro

    Anúncio foi feito nesta quarta (28) pelo ministro da Ciência e Tecnologia.
    Custo avaliado da construção e do lançamento é de R$ 750 milhões.

  123. Roder

    -

    28/03/2012 às 11:01

    Ehehe :) Tem a definição de Petralha neste dicionário online também http://www.dicionarioinformal.com.br/petralha/

    Eu já adicionei o palavra petralha no meu dicionário do Google Chrome faz tempo…

  124. Marcelo

    -

    28/03/2012 às 10:59

    Olha eu também acho que o Demóstenes, pelo seu envolvimento até agora mais do que comprovado(ele mesmo admitiu que é amigo pessoal do contraventor) com o bicheiro, se aproximou das definições de petralha constantes no dicionário e por um motivo bem forte: Demóstenes era um dos paladinos da ética na política. Se considerava acima de qualquer suspeita.
    Fica a pergunta: Pela definição do dicionário, Demóstenes é petralha? Quem posa de bom moço não pode acalentar uma relação tão próxima com alguém tão perigoso. Eu não sei, mas acho que tirar pra amigão um cara pra lá de enrolado com a justiça criminal é se candidatar a ser petralha(independente da sigla partidária). A expressão petralha transcendeu ao petismo. Qualquer um que se enquadrar na descrição de petralha, deninida pelo dicionário Sacconi, se qualifica como tal. Demóstenes se enquadra na definição do dicionário? Eis a questão…

  125. Aldo Matias Pereira

    -

    28/03/2012 às 10:51

    Reinaldo,
    Corretíssima a posição do professor Sacconi e reconhecer o crédito de quem, de fato, crédito tem. No entanto, não foi esta edição que a “justiça” notificou para ser recolhida, atendendo pleito da “petralha”, exatamente por conta da inclusão desses vocábulos?

  126. LABOR

    -

    28/03/2012 às 10:45

    Acompanho o professor Sacconi desde de a década oitenta ,quando editou a revista Gafite (número 1, abril/87), publicação bimestral que comentava, à luz do bom português, divertidamente, as gafes de políticos, esportistas, jornalistas , artistas. Foi um marco no ensino de nossa língua. Valeria, aqui, transcrever todo o texto de “Palavras Necessárias”, da primeira revista; faço-o do parágrafo final: “Nosdsa intenção, enfim, é construir um alicerce linguístico mais sólido, menos sujeito a abalos, a fim de que consigamos, por mais tempo, continuar sendo uma Nação em que se fale uma língua sem dialetos que aprofundem diferenças naturalmente existentes. Todos devemos aspirar a uma língua intetigível tanto no Norte quanto no Sul do País, no Leste e no Oeste, como fator unificador dos sentimentos e objetivos de um povo moderno”.
    Guardo com zelo uma correspondência sobre gramática recebida do mestre. Sei de seu esforço no fazimento desse dicionário, que já sofreu veto (os leitores interessados consultem o comentário do próprio Sacconi no dia 25 p.p., às 12:19, “Safathe Intelequitual …” do Reinaldo.
    Sugiro que todos os comentaristas tenham o NAO ERRE MAIS, assim as inserções ficariam mais bonitas sem erros como pra com acento, exceção com s. Parabéns pra você, Reinaldo, por esse artigo. O Sacconi merece.

  127. SidneyCWB

    -

    28/03/2012 às 10:43

    Vão proibir e recolher, com certeza. Irão alegar discriminação.

  128. Gedeão

    -

    28/03/2012 às 10:35

    Tenho muito apreço por todos que cuidam do nosso vernáculo. Logo, logo, espero ter O Grande Dicionário Saconni ladeando o Houaiss; obras que estimulam o escrupuloso estudo do idioma e contribuem para o estreitamento do laço de nacionalidade. Parabéns Reinaldo, parabéns professor Luiz Antônio.

  129. M@theus

    -

    28/03/2012 às 10:34

    Hauhauhauhauhauhuahuahua…

  130. Anónimo

    -

    28/03/2012 às 10:33

    Nao conhecia e comprarei.

  131. Manuel

    -

    28/03/2012 às 10:27

    Beleza de inicativa Parabens
    Sugestão salvar em “preferidos”
    Vamos esperar o ex se curar para mandar um dicionário e um livro de presente, com som lógico.

  132. Artur da Távola Ribeiro

    -

    28/03/2012 às 10:26

    Dá-lhe, Reinaldo! Essa PeTralhada merece ter alguém da sua estatura moral e intelectual açulando-a!

  133. pedrao

    -

    28/03/2012 às 10:24

    Faltou acrescentar ao verbete, que esse novo termo SÓ deve ser atribuído aos integrantes e militantes do partido fundado pelo petralha-mor,aquele que nunca consultou um dicionário!

  134. Anti petralha

    -

    28/03/2012 às 10:22

    Eu só discordo da autoria, ou seja, a história mostra que muitos inventos são obra de varias pessoas de suas épocas, como no caso da invenção do aviao, que eu nao tenho duvida que partiu do Santos Dumont, mas não podemos esquecer que os irmãos Wrigth também trabalhavam em um projeto paralelo, e no caso em tela, eu mesmo, venho me referindo a petistas como petralhas desde tempos imemoriais, mas mesmo assim, parabéns, Reinaldo Azevedo, por mostrar para todos quem são os petistas.

  135. NAUSEADA

    -

    28/03/2012 às 10:22

    AAADDDOOORRREEEIII!!!
    MAS…PRERARE O ESCUDO.VEM FLECHADA AÍ,DE TUDO QUE É LADO.

  136. paulo

    -

    28/03/2012 às 10:22

    Sacconi esqueceu “fazedor de dossies falsiificados” e incluir a aloprados na definicao como autoreferencia.
    no mais parabens. sempre bom ser criador de uma palavra dicionarizada.

  137. Sergio S. Oliveira

    -

    28/03/2012 às 10:17

    No dicionário Sacconi, a grande “sacada” de Reinaldo Azevedo, com o verbete “petralha”. E pode acreditar, muita gente que nunca te leu, sabe já o que significa o verbete. Parabéns aos dois.

  138. Razumikhin

    -

    28/03/2012 às 10:14

    Ao prof. Luiz Antônio Sacconi, por sua clareza no detalhamento petralhático, os nossos agradecimentos.

  139. Giggião

    -

    28/03/2012 às 10:13

    Quanto tempo demorará para o MPF pedir para tirar o dicionário de circulação alegando o preconceito contra os membros de um partido político?

  140. Nilson

    -

    28/03/2012 às 10:09

    Não tem como enviar um exemplar para cada petista e simpatizantes?

  141. I.B.

    -

    28/03/2012 às 10:08

    Um dicionário que, sem a menor sombra de dúvida, NÃO entrará na bilioteca em que eu faço meu trabalho voluntário.

  142. simplesmente maria

    -

    28/03/2012 às 10:02

    Uma definição primorosa! Certamente vou buscar esse dicionário.

  143. Candido de Paula Silva

    -

    28/03/2012 às 10:00

    Reinaldo: assim como devemos dar importância ao Dicionário Sacconi, gostaria de lhe pedir que nos atendesse com uma análise sempre competente das entranhas do poder petista, com uma análise dos artigos hoje publicados no “Estados de Minas”, o primeiro por este Colosso de Rhodes ( como você gosta de falar do megalonanico) da esquerda católica que é este santo em vida chamado Frei Beto. E em seguida um outro post sobre a coluna, também semanal, deste monstro da pesquisa política do Brasil, Marcos Coimbra, que toda quarta-feira brinda seus leitores com comentários contra a Oposição, embora continue prestando serviços de pesquisa ao Governo Federal. Ficaremos imensamente gratos se atendidos por sua análise.

  144. Caio Rolando de Rir

    -

    28/03/2012 às 10:00

    Hahaha!!!

  145. PAULO BOCCATO

    -

    28/03/2012 às 9:58

    REINALDO URGENTE !FOTOGRAFEI COM OS RISCO DE MINHA PROPRIA VIDA UMA REUNIAO DO PESSOAL DO ‘LEVANTE POPULAR’ E SEU PRINCIPAL LIDER , VEJA E LEMBRE-SE DE MEU FEITO GLORIOSO :
    https://www.facebook.com/?photo.php?fbid=158594344224412&?set=a.157261051024408.40390.15?6836897733490&type=1&theater

  146. PAULO BOCCATO

    -

    28/03/2012 às 9:58

    REINALDO URGENTE !FOTOGRAFEI COM OS RISCO DE MINHA PROPRIA VIDA UMA REUNIAO DO PESSOAL DO ‘LEVANTE POPULAR’ E SEU PRINCIPAL LIDER , VEJA E LEMBRE-SE DE MEU FEITO GLORIOSO :
    https://www.facebook.com/?photo.php?fbid=158594344224412&?set=a.157261051024408.40390.15?6836897733490&type=1&theater

  147. LUG

    -

    28/03/2012 às 9:57

    Parabens! O professor Sacconi fez justiça a você, criador do termo. Hoje o Brasil inteiro sabe o que significa “petralha”. Pode se ufanar, você merece.

  148. celia

    -

    28/03/2012 às 9:57

    Pô Reinaldo, o cara do dicionário é ótimo! Que síntese! Aguarde as patrulhas. Parabéns a vc.

  149. lu

    -

    28/03/2012 às 9:47

    Parabéns Reinaldo, a gentileza do professor Sacconi em dar a autoria do vocábulo é o reconhecimento de sua grande influência e competencia no trato da vida política deste país.Obrigada Professor Sacconi! Que sacada boa!

  150. Ricardo

    -

    28/03/2012 às 9:47

    Reinaldo,
    Certamente foi uma escolha estrategicamente planejada pelo depto comercial da editora. Quer melhor propaganda que a divulgação gratuíta deste dicionário nas redes sociais, jornais e telejornais?
    A patrulha do politicamente correto “ofendida” vai espernear e recorrer na Justiça para proibir a comercialização deste dicionário, como fizeram com a palavra “cigano” do Huaiss, pode esperar…
    Vai vender que só…

  151. Cardilena

    -

    28/03/2012 às 9:46

    Achei por aí, vale a pena ler e ver.

    http://www.dicionarioinformal.com.br/petralha/

  152. Donizeti

    -

    28/03/2012 às 9:46

    No caso, o Demóstenes Torres seria um petralha?

  153. Christian

    -

    28/03/2012 às 9:40

    Reinaldo, o neologismo é seu e o amigo merece nosso respeito pela criatividade. Mas o verbete do Sacconi é nada além de perfeito. Pelo primeira vez comprarei um dicionário por conta de um verbete!

  154. Cidadão

    -

    28/03/2012 às 9:25

    Prezado General Azevedo, bom dia,

    Legal! Tem o CD com a versão ditial para instalar. Parabéns, General.
    Sacconi: em breve, censurado em todas as livrarias.
    Abraços,

  155. Renata

    -

    28/03/2012 às 9:15

    Não vai aparecer algum procurador querendo que o dicionário seja apreendido por mostrar (apenas mostrar!) o sentido pejorativo da palavra, como tentaram fazer com o Houaiss?

  156. Elah

    -

    28/03/2012 às 9:14

    rs rs rs rs Heheheheh! Heheheheheh! Ha! Ha! Ha!

  157. gilberto sp

    -

    28/03/2012 às 9:13

    Parabéns aos dois!

  158. J. C. Benites

    -

    28/03/2012 às 9:09

    Caro Reinaldo, você é uma pessoa iluminada; é um cidadão íntegro, probo e sobretudo responsável e corajoso na arte singular de expressar os sentimentos do cidadão de bem. Assim sendo, fico muito feliz pelo reconhecimento que a Editora Nova Geração prestou a você.

  159. Rods

    -

    28/03/2012 às 9:08

    REI.
    CONSIDERO ELE E VC REI, OS PRÍNCIPES QUE CULTUAM COM SERIEDADE A LÍNGUA PORTUGUESA.
    MAS, NÃO TARDARÁ A REAÇÃO DOS PETRALHAS OU FARÃO O MESMO QUE OS “PARMEIRENSES” QUE ADOTARAM O APELIDO PEJORATIVO QUE OS “CURINTIANUS” LHES DERAM (porco) E SE GABARÃO DISTO.
    Rods

  160. Jotaerreferraz

    -

    28/03/2012 às 9:06

    Parabéns Reinaldo , duas vezes , pela enorme inspiração na criação desta palavra e por ela em si que realmente define sem margens de duvidas este partido politico que tanto fez para entrar e fazer história . Conseguiram … quero parabenizá-los também , pois eles merecem cada sinônimo desta palavra . Eu só a uso pois acho-a completa.

  161. Netto

    -

    28/03/2012 às 9:03

    Excelente! Mas, o petralha mor continua solto e mandando e desmandando. Vejamos: O Collor chegou lá como o exterminador de Marajás, e sifu; O Senador Demóstenes era considerado o parlamentar mais atuante no combate aos petralhas e associados. Mas, agora, ele é suspeito – e parece que não vai escapar -, de ser amigo íntimo e sócio de um dos maiores bandidos que atuava no ramo dos jogos eletrônicos em Goiás. Quem vai ter coragem de detonar o ex-barbudo e, agora, careca?

  162. Wilker Delgado

    -

    28/03/2012 às 8:59

    Definição perfeita! parabéns Sacconi! parabéns Reinaldo!

  163. bereta

    -

    28/03/2012 às 8:57

    Diferentes dos Metralhas, que deram origem ao termo, que sempre terminavam mal suas estrepolias ou iam parar no xilindró. Os nossos petralhas fazem e acontecem e continuarão fazendo e acontecendo. Muitos daqueles que deviam puni-los também são petralhas. Duro é engolir isso!

  164. Carlos Alberto Bárbaro

    -

    28/03/2012 às 8:52

    Reinaldo, dê uma olhada com atenção na legenda da foto do Haddad na p. 8 da Folha de hoje: “O candidato petista Fernando Haddad (2º à direita) se encontra com vereadores de São Paulo.” Se a essa altura do campeonato ainda é preciso identificar o candidato para o leitor de um jornal como a Folha, então anda muito mal essa candidatura. (P.S.: Além do que, pelo menos no meu exemplar, a legenda aponta para o Haddad errado, pois o correto seria “(2º da direita para a esquerda)” ou “(2º à esquerda)”.

  165. Rick

    -

    28/03/2012 às 8:47

    E a petralha ainda não tentou recolher tudo? Tão ficando moles.

  166. onunes

    -

    28/03/2012 às 8:47

    Parabéns Reinaldo . Quem é bom será sempre bom e sempre será reconhecido.

  167. Fábio

    -

    28/03/2012 às 8:44

    Tem também o tucanalha…inventado pela outra turma.

  168. Paulo Santos

    -

    28/03/2012 às 8:43

    Não se preocupe Reinaldo pois quando o Grande Irmão assumir de vez esse verbete assim como muitos outros, deverão sumir dos dicionários.

  169. Alex

    -

    28/03/2012 às 8:32

    O próximo verberte a ser incluído no Sacconi bem que poderia ser JEG.

  170. Uber

    -

    28/03/2012 às 8:23

    Quanta precisão!
    Gostei desse dicionário e agora fiquei curioso sobre as demais obras do senhor Sacconi.

  171. Gerson

    -

    28/03/2012 às 8:19

    A petralhada, a partir desse post, vai patrulhar o professor Sacconi até ele ser obrigado a retirar o termo do livro.

  172. yure nicolau, o bicho de pé

    -

    28/03/2012 às 8:15

    Reinado se o professor Luiz Antônio Sacconi conhecesse santana do araguaia sul do pará, algum dia quem sabe sul do carajás, porque estamos cansados de ser de lugar nenhum ( tudo bem isso não vem ao caso), o professor teria outra visão da palavra Alegria, que é o nome do ex-prefeito daqui, que renunciou no início do 3° Ano de mandato, essa palavra aqui é pouco pronunciada, e corresponde aos seus antônimos…

  173. Renato

    -

    28/03/2012 às 8:08

    Só falta o tal promotor censurar o Sacconi. E por falar em petralha, quem participou do programa legendários na noite de ontem na BAND foi o ex-sec. de justiça Pedro Abramovay, que fez ácidas críticas a respeito do recolhimento compulsório dos dependentes de crack da cracolândia em SP, entre outras asneiras. Vale a pena rever.

  174. Messias

    -

    28/03/2012 às 8:02

    Depois os petralhas vão querer censurar a palavra também.

  175. Adi

    -

    28/03/2012 às 7:52

    Caro Tio Rei

    E eles fizeram por merecer, mas nao demora e vem uma censura de alguma onguizinha.

  176. marcio

    -

    28/03/2012 às 7:52

    PETRALHAS querem lular o nome da PONTE RIO-NITERÓI: substituindo o nome atual COSTA E SILVA ou outro nome do agrado da petralhada e assemelhados:

    Eles deveriam batizar obras feitas por eles próprios, os atuais governantes e os políticos que apoiam o governo, mas como não tem nada representativo para inaugurar querem tomar as obras dos outros governos. Digam uma obra de vulto nesses últimos 9 anos, como um hospital público de porte que funcione com equipamentos, profissionais e sem filas torturantes impostas aos mais pobres…o fato é que o mensalão marcou de forma indelevel a biografia dos petistas e outros assemelhados,sendo assim a sociedade veria com desconfiança esses nomes nas placas das obras e ruas importantes, ainda mais que, a sofisticada quadrilha de mensaleiros identificada no STF está livre da cadeia e nenhum centavo dos bilhões desviados foi recuperado.

  177. Roberto wagner

    -

    28/03/2012 às 7:45

    Sensacional, Reinaldo!

  178. CAPIVARA DO LAGO DISSE

    -

    28/03/2012 às 7:41

    Parabéns, Reinaldo.
    O termo “pegou” porque faz todo sentido, claro.

  179. Aposentado curioso

    -

    28/03/2012 às 7:38

    Reinaldo:
    Será que o autor do Grande Dicionário Sacconi avaliou o perigo de ter a sua obra barrada pelo Ministério Público Federal por falar INVERDADES a respeito do PT?
    Desejo-lhe boa sorte!!

  180. Rogério Viana

    -

    28/03/2012 às 7:26

    Parabéns ao mestre Sacconi e a você, Reinaldo. O neologismo com função crítica foi além, ganhou corpo, ganhou respeito, incomodou a toda esta petralhada, mas, ainda bem, foi um alento para quem não encontrava mais adjetivos para qualificar essa cambada. Minha sugestão ao Sacconi e à sua equipe é que completem a lista de acepções do vocábulo magistralmente cunhado pelo Reinaldo Azevedo. Que petralha também tenha o mesmo sentido que damos para a expressão “filho da …uta”. Pois é o que os petralhas indistintamente são.

  181. Luz no Fim

    -

    28/03/2012 às 7:23

    Parabéns, Tio Rei, você merece. Já disse uma vez, no Brasil temos três reis. Rei Roberto Carlos, Rei Pelé e Tio Rei. Cada um no seu quadrado, ado ado.

  182. celia pereira

    -

    28/03/2012 às 7:23

    Fidelísimo o significado da palavra Petralha.

  183. mts

    -

    28/03/2012 às 7:14

    Ja vi gente mais ofendida de ser chamado de petralha do que de fdp.
    Petralhada, petralhudo..tudo isso eh ofensa.
    Essa raça maldita saber que sao mesmo a escoria. So acharam que manteriam a pose de vestais por mais tempo.

    MAS PETRALHA EH PETRALHA E SABE QUE EH E SEMPRE FOI!!!

    QDO QUERO REALMENTE OFENDER ALGUEM EU DIGO..

    SEUUUUU PETRAAAAAAAAAALHAAAAAAAAA!!!

  184. Fernando

    -

    28/03/2012 às 7:04

    Petralha: Aquele que deletou a ética!

  185. Everton

    -

    28/03/2012 às 6:53

    Um tradutor de quadrinhos já havia utilizado o termo com extrema precisão há pouco mais de um ano. Lógico que os JEGs ficaram melindrados na época…

    http://www.universohq.com/quadrinhos/2011/n14022011_04.cfm

  186. emeesse

    -

    28/03/2012 às 6:32

    Uma correção:
    ” Ele$ e$tão aí, incan$ávei$ defen$ore$ do$ Petrlha$”

  187. Fe/Brasil

    -

    28/03/2012 às 6:31

    O REI MATA A PAU! – O professor Rei, mata à pau a “cachorrada PTralhenta”. – De minha parte, aproveito os ensinamentos do mestre e vou metendo o meu bedelho também. E inovo, se posso dizer assim.
    …..
    “PTRALHA”, sem o E para marcar bem o “PT”! – “Cachorrada PTralhenta” – “PTralhento Comunistento” – “PTrobrás” e “CorruPTento”, também para marcar o PT e por aí vai.
    …..
    Temos ainda o “Lulão Bafo de Onça”, o chefe maior, tudo a ver com o famoso inspirador, João Bafo de Onça.
    ……
    “É nóis, Rei, é nóis véio”.

  188. emeesse

    -

    28/03/2012 às 6:30

    Será necessário colocar também o JEG!
    Afinal eles estão aí, incansáveis defensores dos Petralhas.

  189. Luiz henrique

    -

    28/03/2012 às 6:24

    Mais do que justo o verbete “Petralha” tenha sido dicionarizado, pois, já se faz uso corrente deste adjetivo sempre que o assunto é política em geral, especialmente quando trata-se do governo.

    Agora só falta aguardar a reação da canalha petralha contra o Professor Luiz Antonio Sacconi. Valeu Reinaldo Abs,

  190. jml

    -

    28/03/2012 às 5:56

    Cuidado com alguns procuradores da república… rsrs

  191. Ronald

    -

    28/03/2012 às 5:54

    Meus cumprimentos Marechal, sou um dos que adotou com ardor o seu sensacional verbete e faço uso diário para classificar qualquer tipo de canalha, desde um flanelhinha até um concorrente ou desafeto.

    Outrossim queria trazer um assunto off-topic mas sobremaneira urgente :

    NOTICIA TRISTE PARA TODOS OS BRASILEIROS E CIDADÃOS DE BEM!?

    1 MINUTO DE SILÊNCIO!

    Ontem, os deputados federais mostraram a cara e não votaram o projeto de lei FICHA LIMPA.. Para quem não sabe, ontem, foi rejeitada a votação, na Ordem do Dia da Câmara Federal, o Projeto de Lei FICHA LIMPA, que impede a candidatura a qualquer cargo eletivo, de pessoas condenadas em primeira ou única instância ou por meio de denúncia recebida em tribunal – no caso de políticos com foro privilegiado – em virtude de crimes graves, como: racismo, homicídio, estupro,homofobia, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas..

    A IMPRENSA FOI CENSURADA E ESTÁ IMPEDIDA DE DIVULGAR ! PORTANTO, VAMOS USAR A INTERNET,PARA DAR CONHECIMENTO AOS OUTROS 198.000.000 DE BRASILEIROS QUE OS DEPUTADOS FEDERAIS TRAÍRAM O POVO!

    Espalhe esta notícia; segundo dados, uma mensagem da internet enviada a 12 pessoas, no fim do dia chega a 30.000 usuários. Vamos espalhar!

    ISTO É UMA VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Osr
    Sds

  192. Right

    -

    28/03/2012 às 5:54

    Excelente Reinaldo.
    Parabéns à Sacconi!

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados