Blogs e Colunistas

11/07/2011

às 7:05

A “deslulização” do governo é uma fantasia tola!

A coisa mais inútil com que se gastam papel e tinta (e tempo, no caso da Internet) é o suposto confronto entre a presidente Dilma e Luiz Inácio Apedeuta da Silva. Pode haver um desconforto aqui, outro acolá. É dado pela natureza da equação: Dilma tem a caneta, coisa com a qual Lula, subjetivamente, não se conforma até hoje. Deve passar noite e dia se perguntando: “Não fosse eu, ela seria o quê?” E o espelho lhe dá uma resposta correta: “Nada!” Mas é ela a presidente, não ele, o que o infelicita um tantinho. Que importância tem isso? Nenhuma! E já digo por quê. Antes, algumas outras considerações que me parecem relevantes.

Todos descontentes
Uma coisa é fato: ninguém está muito contente na chamada “base aliada”. Até os petistas vivem batendo cabeça, mais divididos em grupos no Congresso do que nunca. É claro que isso deriva também do tamanho inédito das bancadas. Mas esse fator não explica sozinho as atrapalhações. Divisões sempre houve — a questão é haver quem as una. Não há ninguém a fazê-lo de modo eficiente. Ademais, vê-se um governo acuado, de maneira que parece (e não é!) inédita, por denúncias de irregularidades. Qual é a origem desse mal-estar?

O PT
Dilma não é Lula, e esse é o grande problema dos governistas. Muito especialmente depois do mensalão, o real coordenador político do governo Lula era… Lula! O “mito”
ninguém ousa contestá-lo na legenda, por mais graduado que seja, e quem já o fez se deu mal resolvia todas as contendas, dirimia todas as dúvidas, dava a palavra final, e não se tocava mais no assunto. Isso acabou! Dilma não tem essa autoridade no partido, e todo mundo, a começar da própria, sabe disso. Mas não era só na sua legenda que sua palavra era lei.; também entre os aliados e aí é a história de Lula que conta. Explico-me.

Os aliados
O Lula sindicalista e o Lula político nunca tiveram o menor pudor em fazer acordos com adversários ou rifar aliados se a ação servisse para, nesta ordem: a) fortalecê-lo individualmente; b) fortalecer o seu grupo; c) fortalecer seu partido. Nesse sentido, o Apedeuta é o político mais despudorado do Brasil. Conheço empresários que já negociaram com o antigo líder sindical e conheço políticos que negociaram com o chefe máximo do petismo. Todos são unânimes em dizer que ele é de um, como dizer?, pragmatismo desconcertante. NINGUÉM PRECISA TER RECEIO DE SER O QUE É NA FRENTE DE LULA. Atendidas aquelas premissas, tudo é possível.

O Apedeuta acredita que seu partido tem a moral da história e que, por isso, ele pode fazer política na mais absoluta amoralidade, que tudo está plenamente justificado. Nesse estrito sentido, ele é o melhor herdeiro da esquerda: o que importa é o feito, e não se faz omelete sem quebrar ovos. Isso explica o fato de que tudo o que havia de mais atrasado, de mais reacionário, de mais detestável e de mais venal na política se juntou ao petismo. Isso explica, também, o fato de que Lula e o PT não tiveram a menor dificuldade de se adequar àquilo que certos patriotas do patrimonialismo entendem por capitalismo no Brasil. Com Dilma, essas forças não conseguem ter a mesma desenvoltura. Não que ela seja de outra cepa necessariamente afinal, é a criatura; isso é inegável. Ocorre que é preciso ter certo “talento” para negociar os pleitos “republicanos” da base aliada. E ela não é exatamente do ramo.

Cara-de-pau
Há também a formidável cara-de-pau de Lula, que Dilma nunca terá porque é outra a sua origem. Não goza da inimputabilidade que o Brasil, infelizmente, conferiu ao Apedeuta. Diante dos escândalos mais cabeludos, ele aparecia para afrontar a oposição, para chutar canelas, para acusar conspirações da “mídia”, o que animava a torcida, num grande movimento dos ruminantes a justificar a lambança, especialmente a rataiada que se espalha na Internet. Por mais que faça, ela não tem essa disponibilidade de caráter, esse “talento” específico. Essas coisas acabam fazendo diferença.

É bem possível que, com Lula presidente, a sem-vergonhice do Ministério dos Transportes merecesse outra abordagem. Aliás, não há nada que se tenha feito lá nos últimos seis meses que não viesse sendo feito nos oito anos imediatamente anteriores. Isso explica, por exemplo, a situação miserável das estradas federais brasileiras, que pioraram de modo formidável na gestão petista.

Dilma conseguiu herdar milhões de votos de Lula, herdou uma boa parcela de seus ministros, herdou uma penca de maldições que estão caindo no seu colo, mas ele não conseguiu lhe transmitir a habilidade no trato com a amoralidade. Muito bem! Dito isso,  voltemos ao primeiro parágrafo.

Dissensões irrelevantes
Caracterizar, como fiz, o mal-estar e apontar as suas razões dizem-nos das inabilidades de Dilma, não de sua moral distinta; falam-nos da falta de uma aptidão específica, não de um outro norte. Esse é o governo do PT, e Dilma inexiste sem o partido — e o partido pertence a Lula. Ponto final! Imaginar uma “deslulização” do governo é dessas perdas de tempo que seduzem muita gente, mas que não darão em nada. Até porque o governo que Dilma herdou é aquele que ela ajudou a construir. Algumas farsas
como a dimensão e a velocidade do PAC ou do “Minha Casa, Minha Vida” foram construídas com a ajuda da agora presidente.

Daqui a pouco chega 2012. Lula já se movimenta de modo frenético e é quem está organizando o partido para as disputas do ano que vem. Esses breves flertes de Dilma com a racionalidade reconhecendo o trabalho de FHC ou admitindo que os programas sociais do país antecedem a chega do PT ao poder perderão força, e o PT, unido, liderado por Lula, subirá no palanque para o discurso de sempre, de satanização das oposições (coisa que é diferente de confronto) e do passado. Dilma não é exatamente um cabo eleitoral eficiente e, se quiserem saber, não terá nem mesmo saúde para enfrentar maratonas eleitorais.

Isso quer dizer que Lula voltará, já voltou, com tudo, reassumindo seu papel de líder inequívoco das forças que estão atualmente no governo. As supostas divergências entre ambos que hoje embalam alguns sonhos e que encantam colunistas vão virar pó; perderão qualquer importância. Fechadas as urnas, já se estará em ano pré-eleitoral. E Lula terá aberto a avenida para voltar a ser indicado como o homem capaz de “re-unir” o PT.

A “deslulização” do governo é só uma fantasia tola.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

141 Comentários

  • Dany

    -

    25/7/2011 às 11:08 am

    Já é hora do povo Brasileiro abrir os olhos para o que realmente importa.
    Nos dedicamos a tudo nesse país( liberdade de expressão;liberdade de escolha sexual; liberdade de escolha religiosa…).
    Vivemos na falsa impressão de um povo inteligente, que indiscutivelmente luta por seus ideais.É uma pena estarmos tão preocupados em nos mostarmos tão bons, tão democráticos e no fim somos tão tolos.
    Nossas crianças não saem das ruas, qual o plano que o GOVERNO tem para elas, quantas já sairam das ruas?E quantas saírão esse ano? Nossos estudantes a cada ano tem uma formação decadente, estamos formados usuários de drogas, esse ensinamento é tido dentro das escolas, onde professores temem até aplicar a nota correta, merecida, ameaçados, passam de ano alunos sem a menor preparação.Estamos preocupados em mostrar as crianças a não se preocuparem a aceitarem os homossexuias.Será essa realmente nossa maior necessidade hoje?
    Demos a cara para bater, dissemos ser capazes de encarar uma copa. Somos?
    Estaremos prontos?
    Quem são mesmos esses imorais que escolhemos para governar nosso país?
    Será que já procuramos saber quais são os feitos daqueles que elegemos? Ele está cumprindo com o que falou?
    Estamos cobrando?
    Que país pobre de saberes esse nosso!Que país pobre que aceita tudo, e se desmancha em um carnaval, em uma falsa alegria, que só atinge a uns poucos brasileiros. Que país pobre esse, embreve estaremos mais uma vez vivenciando noss Natal, chegará um 2012, o que fizemos? Quais as nossas pretenções, o que estamos fazendo?
    Paremos para pensar, enquanto no iludimos com tantas meras boubagens, estão nos fazendo esquecer de nós mesmo e estamos caminhando a um abismo, que talvez ao desperta-mos não tenhamos como voltar.
    Vamos aproveitar nossa DEMOCRACIA, e sejamos sábios, vamos lutar pelo direito do BRASIL.
    Acordemos!!!!!!

  • Andréa

    -

    13/7/2011 às 8:31 pm

    Profético, hein, Reinaldo? Rsrsrs. Vou guardar o link pra reler daqui um ano… e ver como tudo está. Vai ser um exercício interessante… Hehehe.

  • aparecido f.

    -

    12/7/2011 às 11:27 am

    Reinaldo, se a história fosse linear, os descendentes de Menés, o primeiro Faraó, há cinco mil anos, ainda estariam no poder no Egito….Mas a história é caprichosa, de uma hora para outra, vira tudo, embora também tem muitas épocas de tanta calmaria que até enjoa….Achar que Lula daqui a tres anos e meio será eleito Presidente é confiar demais na linearidade da história, coisa que a própria história desmente…Também acho que se as coisas continuarem como está, Lula estará eleito em 2014…Mas a história é caprichosa…..O próprio rumo que a economia brasileira está tomando não aconselha ninguém a apostar em calmarias…..Pense Nisso…

  • Alexandremk

    -

    12/7/2011 às 10:26 am

    O mensalão é ficção.
    O Lula é ficção.
    O resto é doideira.

  • Alvaro Jacinto

    -

    11/7/2011 às 10:06 pm

    um rei é derrubado por seus suditos.
    Lula está ficando velho, muitos eleitores
    novos estão chegando no mercado..A pane-
    la no fogão está mais cara, existe muita
    gente descontente e quem sabe lula não ganha.

  • Francy

    -

    11/7/2011 às 5:11 pm

    Ricardo Peixeira…esse sim dar corte e golpes prar todos os lados menos na gLOBO…bom que o Brasil e o mundo viu tudo ……só falta agora é expulsar esse canalha do futebol Ricardo Peixeira…esse sim dar corte e golpes pra todos os lados menos na gLOBO…bom que o Brasil e o mundo viu tudo ……só falta agora é expulsar esse canalha do futebol que jaque ja lambeu por todos os lados …….http://esportes.terra.com.br/futebol/noticias/0,,OI5232576-EI1832,00-Deputados+criticam+Ricardo+Teixeira+apos+declaracoes+polemicas.html…….
    FORA RICArdo Peixeira, FORAAAA

  • Claudio

    -

    11/7/2011 às 4:43 pm

    E uma pergunta para vc, Reinaldo: Por que a imprensa não está relacionando os casos de corrupção descobertos recentemente (Palocci, DNIT, MT etc) com o governo anterior, o do Lula? Toda essa safadeza já acontecia no governo dele, então por que o silêncio da imprensa em relação a isso? Você bem que poderia dar uma explanada nisso pra gente.

  • Agnes..

    -

    11/7/2011 às 4:19 pm

    Reinaldo.
    Esse bandido devia estar preso,elle é o chefe da quadrilha.O único plano delles para o Brasil é tornar este país sem personalidade,numa Cuba .Olhe ao nosso redor,o que temos é descaso sem parar.As escolas minadas de pensamentos destruidores,livros absurdos.Nunca fomos tão ignorantes.A justiça está cega e capenga.Se não aparecer alguém com pulso forte e determinação ,estaremos indo exatamente pro fim do túnel.A vigarice está no poder.

  • Mineirinha: não dá para aceitar José Dirceu e comparsas!

    -

    11/7/2011 às 4:01 pm

    Um dia me perguntaram (esses nacionalistas de ocasião) por que insistia tanto com meus jovens alunos para irem embora do país. Respondi e continuo respondendo: nada é pior do que conviver com uma política nacional que aceita a conviv6encia com um sujeito chamado José Dirceu (é este mesmo o seu nome?).

  • Mineirinha: o que está em xeque é o Supremo Tribunal Federal!

    -

    11/7/2011 às 3:56 pm

    Boa tarde, Reinaldo, sei não ser tão pertinente este comentário aqui, mas envio porque ele diz respeito ao Mensalão e à maneira esperta do governo jogar uma cortina de fumaça com corrupção em ministérios para desviar do público o fato político mais importante para a restauração da atual combalida república brasileira: a condenação do Dirceu e dos outros ladravazes do erário e da soberania nacional. Isto é o que é! Roubo em ministérios? Já sabemos: a cada enxadada, um monte de minhocas!
    “MENSALÃO: PRIMEIRO CRIME DE FORMAÇÃO DE QUADRILHA A SER JULGADO NO PAÍS???

    Réus do mensalão podem vir a ter crimes prescritos antes do julgamento
    Juliano Basile e Maíra Magro | De Brasília
    Valor Econômico, 11/07/2011

    A demora para a conclusão do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) pode fazer com que o julgamento se inicie pela discussão a respeito da prescrição dos crimes.

    A ideia inicial do relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, era a de julgar o processo até agosto de 2011.

    Esse foi um primeiro prazo-limite, pois coincide com os oito anos de um dos principais crimes do mensalão – o de formação de quadrilha. Esse crime teria sido iniciado, em agosto de 2003, em reunião do então ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, com o publicitário Marcos Valério e a ex-presidente do Banco Rural, Kátia Rabello.

    Ao todo, 21 dos 40 réus iniciais do mensalão foram acusados por formação de quadrilha.

    De acordo com a legislação penal, esse crime prescreve em oito anos. Ou seja, não há punição após esse período. Mas no entendimento do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que apresentou as razões finais do caso na quinta-feira e pediu a condenação de 36 envolvidos, o prazo de prescrição deve ser contado a partir do recebimento da denúncia pelo STF. Como isso ocorreu em agosto de 2007, o prazo de prescrição ganharia mais quatro anos, até agosto de 2015.

    Ao fim, os ministros do STF é que vão dizer se o crime de quadrilha prescreveu ou não. Caberá a eles decidir se o prazo começa a ser contado a partir dos fatos apontados como criminosos ou do recebimento da denúncia desses fatos pelo próprio STF. [ESSA DÚVIDA SUGERE QUE SE TRATA DO PRIMEIRO CRIME DE FORMAÇÃO DE QUADRILHA A SER JULGADO NO PAÍS!!!]

    Essa decisão deve ser tomada no início do julgamento. Se o entendimento for pela prescrição, o STF nem precisará discutir se houve formação de quadrilha no mensalão ou não. Nessa hipótese, 21 réus seriam automaticamente absolvidos por esse crime. Mas, se o STF aceitar a tese de Gurgel, os ministros vão discutir fato a fato apontado no processo para verificar se houve a “quadrilha do mensalão” ou não.

    Os ministros também terão de discutir a prescrição com relação a outros crimes, como evasão de divisas, que envolve dez réus do mensalão e cujo prazo é de 12 anos. A prescrição seria em agosto de 2015. Essa seria, portanto, outra data limite para o julgamento. A terceira data seria agosto de 2019, quando prescrevem os crimes de corrupção passiva, ativa, lavagem de dinheiro, peculato e gestão fraudulenta.

    O STF não conseguiu marcar o julgamento do mensalão para o mês que vem por causa da complexidade da ação, do número de réus envolvidos e de manobras utilizadas pelos advogados para atrasar a condução do caso.

    Ao todo, a ação penal tem mais de 44 mil folhas, divididas em 210 volumes e 484 apensos. Na última vez em que discutiram um pedido de um advogado no caso, houve empate em quatro votos a quatro. Na ocasião, os ministros ficaram em dúvida se autorizavam ou não que o defensor de Valério obtivesse a qualificação dos peritos criminais. Houve um debate entre dar amplo direito de defesa aos acusados ou impedir “chicanas” no processo. Essa divisão deve se repetir em outros debates até o início do julgamento.

    Hoje Gurgel vai passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e o mensalão deve ser um dos principais assuntos em pauta ao lado do parecer que ele deu pedindo o arquivamento de denúncias contra o então ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci.

  • indignada

    -

    11/7/2011 às 3:32 pm

    REINALDO ASSIM NÃO DÁ. AGORA QUE O FRIO AQUÍ NO SUL DEU UMA TRÉGUA APESAR DA CHUVA, ABRO MEU COMPUTADOR E VENHO DIRETO AO SEU BLOG PARA FICAR BEM INFORMADA E HEIS QUE LEIO ISSO!
    NÃO, NÃO, NÃO, ,MIL VEZES NÃO! LULA NÃO PODE VOLTAR! LULA TEM QUE SER ENTERRADO PARA SEMPRE! AMÉM!!!!!!

  • Casca Fina

    -

    11/7/2011 às 3:29 pm

    É profundamente desalentador para mim ver esses basbaques, essa gente atrasada, ignorante, iletrada, mal-formada, esse partido sindical com as rédeas do poder nas mãos.
    Santo Deus!, mas o que é um Lulla senão um tremendo enganador, um fanfarrão, um populista descarado!!! E esses mensaleiros, cuequeiros, sanguessugas…
    É o fim!

  • roberto

    -

    11/7/2011 às 3:27 pm

    Esses esquerdóides da América do Sul já começaram a acertar as contas com a natureza. Primeiro Nestor, depois Hugo e logo mais teremos notícias de que a natureza vai punir mais um cachaceiro.Não devemos esquecer do AVC do Ruiz.

  • JCB/RJ

    -

    11/7/2011 às 3:27 pm

    …reassumindo seu papel de líder inequívoco das forças (das trevas) que estão atualmente no governo…

  • roberto

    -

    11/7/2011 às 3:25 pm

    O eleitor estará com a força em suas mãos. Só espero que o cara não se candidate a prefeito de São Paulo.

  • Creuza Maria

    -

    11/7/2011 às 3:23 pm

    Reinaldo, o que fazer para nos livrarmos dessa praga? Uma “macumba”? Chamar um Pai de Santo para dar um chega para lá nele? Sim porque se deixar a criatura solta será o fim do Brasil.

  • Noah Shuster

    -

    11/7/2011 às 3:14 pm

    E o País perdendo oportunidades e se acabando nesse mar de lama.

  • Sergio Sampaio

    -

    11/7/2011 às 3:06 pm

    Obrigado Reinaldo Azevedo por nos colocar a par de tudo o que ocorre no nosso país, que tange o governo e a nossa condução política e econômica.
    Vivemos um sistema corporativista-ideológico sem precedentes na nossa história e se não fizermos nada o nosso futuro será negro.
    Mais uma vez obrigado pelo serviço a que faz a Nação. Continue assim no seu caminho de retidão e honestidade jornalística

  • Gedeão

    -

    11/7/2011 às 3:05 pm

    Ambos ficam vermelhos. A diferença está nas causas da ruborização. Ele a marvada, ela o ruge.
    Ou alguém aí pensou em modéstia, vergonha ou castidade.
    Hé! Hé!

  • Bovespa

    -

    11/7/2011 às 3:02 pm

    >>

    E a BOVESPA neste momento perde 2,07%. O índice de perda é mais alto que as bolsas Merval, argentina e as americanas. Veja no Yahoo Economia:

    http://br.finance.yahoo.com/

    E leia também que a ANTT confirma que não houve propostas pelo trem-bala:

    http://br.finance.yahoo.com/noticias/ANTT-confirma-houve-propostas-rbr-125164680.html?x=0

    <<

  • Claudio

    -

    11/7/2011 às 2:57 pm

    A relação entre Dilma e Lula é a mesma que entre um paciente e um tumor inoperável.

  • -

    11/7/2011 às 2:48 pm

    Vê-se que o leitor Alexander Carvalho – 11/07/2011 às 14:00 – está redondamente desinformado, ou é um desses abduzidos que gostam de defender o indefensável governo das maracutaias. Ele precisa fazer um teste no trecho privatizado da BR-101 que liga a cidade do Rio até o município de Campos. Aquilo, que em um país de primeiro mundo seria estrada de terceira categoria, possui vários pedágios na ida e na volta, tem asfalto de péssima qualidade, e a segurança é virtual, só existe na imaginação de um povo bovinamente conformado com os corruptos de plantão no Palácio do Planalto. Vide reclamação de um usuário no site abaixo.
    -
    http://www.jblog.com.br/ttp.php?itemid=25835

  • Só marketing - RJ

    -

    11/7/2011 às 2:43 pm

    Blog “Alguém me disse” – Jornalista Dácio Malta

    SONHO DE UMA NOITE DE INVERNO
    10 de julho de 2011 por Dacio Malta

    A ‘Veja’ desta semana publica uma reportagem com o título:

    ”Um governador rumo à cadeia”.

    Mas explica em seguida:

    “Sim, mas isso é nos Estados Unidos, em Illinois”.
    * * *
    Aqui ainda chegará o dia…

  • LABOR

    -

    11/7/2011 às 2:38 pm

    Na mosca, Reinaldo. Já comentamos aqui que não há fatos isolados quando se trata dessa gente.É tudo combinado e quando não é e a coisa começa a pegar unem-se ,obedecendo à cartilha, e se ferre o povo, a nação. Que não se enganem os leitores deste blog. A nossa luta é no dia-a-dia, tentando mudar cabeças, tentando desconstruir o apedeuta e companheiros. As injunções poderão prestar-nos algum auxílio nessa luta, através da Dilma. A propósito, transcrevo o que disse sobre ela o sociólogo Francisco de Oliveira (Democracia Viva, de abril/2011, pag.50): “Acho que nem ela sabe o papel que irá desempenhar. O Lula vai ser a pessoa por trás de tudo, mas não acho que isso dure muito, porque ela não vai querer ser um fantoche. Quaqndo você está com a caneta na mão, é irresistível. Você faz coisas que não imaginava. Eu já tive essa experiência lá na Sudene. Eu dizia desaforos aos governadores, porque eu tinha a caneta. Como ela tem a caneta, vai ser difícil Dilma ser fantoche. Agora, alguém saqbe que bicho vai dar?. Ninguém sabe, é muito complicado.”.

  • Moacyr

    -

    11/7/2011 às 2:34 pm

    Perfeito, Reinaldo. Fica claro porque não pode existir uma versão Dilma Herself.

  • Bertoldo Klinger

    -

    11/7/2011 às 2:31 pm

    Hoje o único nome da oposição com capacidade para enfrentar Lula em uma eleição presidencial é a Senadora Katia Abreu.

  • Alerta Brasil

    -

    11/7/2011 às 2:25 pm

    Comentar o que meu caro, você já mostrou toda a trama.Só continuo afirmando que se continuarmos como estamos a quase nove anos nossa Republica das Bananas vai sucumbir muito mais rápido do que imaginavamos.

  • Ex-petista

    -

    11/7/2011 às 2:17 pm

    Alexander Carvalho,

    tem certeza do que diz? Vá andar na BR 050 perto de Catalão, Ipameri etc. É um bocado de crateras rodeadas de fiapos de asfalto.

    Vá lá e, depois, me diga se continua com a opinião dada aqui.

  • Paola

    -

    11/7/2011 às 2:13 pm

    Mestre Reinaldo, acredito no cenário que você descreveu mas acho que a situação econômica do Brasil estará muito diferente até lá, com cofres vazios em virtude da irresponsabilidade, como sempre, de todos os governos petistas. Abraço. Paola.

  • esther correa

    -

    11/7/2011 às 2:10 pm

    Tio
    Muito bom e realista, como sempre, o seu artigo, infelizmente. Um dia o Menas vai se acabar, se não for na política, será quando não estiver mais entre nós.
    Porém, acho impossível o sucesso desse cara durar por muito mais tempo.
    Só a justiça é cega, sempre p/ os mesmos, prefiro acreditar que o povo enxergue o necessário p/ ver nas mãos de quem está.

  • Cristina arruda

    -

    11/7/2011 às 2:07 pm

    Concordo com a Luisa. Está passando da hora do povo ir para rua. chega de tanta corrupcão. o povo não pode mais esperar por entidades de classes, pois todas estão comprometidas com o governo. As entidades não pensam mais em termos de cidadadnia, mas pensam apenas nos seus interesses. CHEGA……….

  • Spitfire

    -

    11/7/2011 às 2:04 pm

    Quando o pesadelo do governo da bandalheira petista acabar, vai comecar a aparecer a verdadeira heranca maldita destes ladroes parasitas, ratos que nao trabalham, que só pensam em se locupletar à nossa custa.

  • Luisa

    -

    11/7/2011 às 1:59 pm

    Devemos partir para a ação e fazer passeatas mostrando a todos que não querem ver as falcatruas dessa hoste larápia do mal dos petralhas, estarei em SP semana que vem podem planejar que serei uma das participantes. Não devemos esperar OAB, UNE, FEDERAL, SINDICATOS, STF porque todos estão com rabo preso com estes bandos de malfeitores.

  • elizabeth the Best

    -

    11/7/2011 às 1:57 pm

    Quem dera todas as fantasias sejam tolas como as cartas de amor são ridículas!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • anonimo

    -

    11/7/2011 às 1:57 pm

    http://veja.abril.com.br/170506/mainardi.html
    O exato momento que o Brasil acabou.
    Quando um Presidente da Republica faz o papel que lullanta fez, Elle acabou com os sonhos de toda uma geracao.
    STF precisa provar aos brasileiros que nao compactua com isso.
    Cadeia para esse nojento mentiroso, extorsao pura…
    PT precisa ser extinto e tratado como organizaco criminosa.
    Quantos mensaloes terao que ser denuciados e escancarados para esses quadrilheiros irem parar na cadeia?

  • Roubocoop

    -

    11/7/2011 às 1:55 pm

    Reinaldo Azevedo parece estar elogiando Lula.
    .
    Lula é inteligente, amoral (isso é uma qualidade segundo Machiavel), mas é um tremendo de um mentiroso como ficou provado no caso do Mensalão, na morte de Celso Daniel, no uso político da Petrobrás e em outras “cositas, mas”, como Ahmadinejad, dedinho perdido ….
    .
    O Aloprado Mercandante ao contar, muitos anos atrás, como Lula perdeu o dedo (porque outro companheiro não teria conseguido sustentar) revelou como Lulão começou a subir na vida.
    .
    Uma prensa não funciona sem uma grade protetora que tem que ser fechada para liberar o sistema de acionamento. Nenhum engenheiro, empresário, supervisor, encarregado deixaria uma máquina funcionar dependendo da atenção de uma pessoa para machucar a outra.
    .
    Essa pessoa foi o mentiroso útil que ainda por cima serviu de testemunha. O Aloprado Mercadante deu o caminho, mas investigar o dedinho de Lula é tabu. Um ato de “direita” inaceitável. A BIG PIG , grande imprensa GOVERNISTA não foi capaz de Desmascarar a farsa.
    .
    Qualquer pessoa mais velha aqui sabe que se ela perdesse um dedinho numa máquina, o pai ou avô diria a ela “A máquina pulou no teu dedo?”.

  • Ex-petista

    -

    11/7/2011 às 1:51 pm

    E o que dizer daquele meliante, chefe de quadrilha, capo da quadrilha petista, Dirceu, achar que tem capacidade para criticar FHC?
    Dirceu não tem estatura nenhuma nem para dirigir a palavra a FHC.

  • Willian

    -

    11/7/2011 às 1:51 pm

    Incrível sua análise. Parabéns pelo texto, Reinaldo.

  • Pedro Luis.

    -

    11/7/2011 às 1:50 pm

    A: EXISTEM DOIS CULPADOS! – 11/07/2011 às 13:38
    …DO POVO QUE COLOCOU ESSA QUADRILHA FEDORENTA NO PODER. “AGORA GUENTA!…” O pior é que quem tem que aguentar é a gente. Aquela parcela da sociedade que produz, que não é parasita nem oportunista. Aquela que é formadora de opinião e que participa da evolução do planeta terra. Nós é que temos que aguentar e sofrer, porque a porcaria “DO POVO QUE COLOCOU ESSA QUADRILHA FEDORENTA NO PODER” continua vivendo na m…. em que sempre viveu, no meio da sua vidinha e, ainda, sem se preocupar em evoluir como pessoas. O egoismo dessa massa é tanto que chegam a ficar mais felizes quando alguém bem sucedido fracassar do que quando eles mesmos evoluem na vida. Eis a base do comunismo através da historia.

  • Luisa

    -

    11/7/2011 às 1:42 pm

    ” Desde sábado eu não consigo votar no Reinaldo, diz que há um error na página. Gostaria de saber se estes dizeres constam de todos .”

  • EXISTEM DOIS CULPADOS!

    -

    11/7/2011 às 1:38 pm

    O PRIMEIRO É A BOÇALIDADE IMENSURÁVEL DO POVO QUE COLOCOU ESSA QUADRILHA FEDORENTA NO PODER. AGORA GUENTA!
    O SEGUNDO É ESSA LEI ELEITORAL CRETINA QUE PERMITE QUE ACÉFALOS CRIMINOSOS SE CANDIDATEM E TOMEM POSSE SEM UM MÍNIMO ACEITÁVEL DE FORMAÇÃO ACADÊMICA. NÃO EXISTE CRISTO QUE LIMPE O BRASIL DESSA FEDENTINA ABOMINÁVEL ESPALHADA PELO PT. É ACABAR 100% COM O BRASIL E COMEÇAR DO ZERO!

  • Marcos F

    -

    11/7/2011 às 1:23 pm

    Com Lula, estamos numa Russia, e Lula é o chefe do PUN.
    Só tem um problema com o qual Lula não conta:
    Estamos no Brasil.

  • MRT

    -

    11/7/2011 às 1:11 pm

    Viajando na maionese…

    Complexo do Alemão tem tudo para se transformar em ponto turístico, diz Dilma.

  • Silvia

    -

    11/7/2011 às 1:09 pm

    Só morrendo.

  • Salve-me

    -

    11/7/2011 às 1:00 pm

    Sabe o que move o mundo?
    Lucros.

    Mas se formos olhar para a economia, onde ela está hoje, e o que ela é hoje, vê-se que há muitos anos não se tem lucros econômicos. O que se têm são dívidas, dinheiro gasto à frente. A pergunta que se faz hoje na Europa, nos EUA, no Japão é:
    Como vamos fazer para rolar essa dívida para a geração futura?

    Não vai dar. Não há dinheiro suficiente, isto é, dinheiro que foi feito a partir de lucros, e não simplesmente impresso, ou melhor, criado a partir do teclado de um computador em um software.

    A situação é critica.

    No Brasil o que se assiste é a entrega dos nossos recursos aos chineses, americanos e europeus. Os últimos 10 anos foram uma volta ao passado tão radical que somos o mesmo Brasil de 1960.

    O mundo vai ser obrigado a uma contração econômica sem precedentes.

    Não que o mundo tenha qualquer outra escolha. Com a conseqüente falta de petróleo, ou melhor dito,com a falta de aumento na produção dele, isto é, aumento da extração – porque produzir petróleo quem o faz é a natureza, ao longo de milhões de anos – o preço desse produto não está caindo e isso induz a imediata contração econômica global.

    A globalização foi, a meu ver, o último suspiro do afogado.

    A tal marolinha vai atingir o Brasil de forma inaudita. (mas sabe o que eu acho bom nisso, o Lulla vai voltar ao governo e o tsunami vai atingi-lo de verdade)

    É no mínimo engraçado como as pessoas que dão entrevistas na televisão, todos bem situados, economicamente falando, em cargos providos pelo governo, ou empresas que estão mamando no governo, analisam a situação nacional.

    Eles falam do longo prazo como se a situação brasileira, em meio a essa tremenda confusão global, fosse a única a ter de dar certo.

    Só que eu escrevi esse mesmo tema em 2007. Naquela época falava do que iria acontecer, crise econômica, recuperação posterior e, de novo, crise econômica.
    Meus amigos – estamos abrindo as portas da nova crise.

    Alguns sinais.

    Dívida, dívida, mais dívida, inflação, mais inflação e mais dívida.

    Conselho: – Não passe em cima de bueiros.
    Postado por Nathal

  • Tião bento, rj

    -

    11/7/2011 às 1:00 pm

    Pode ser que seja assim mas algo mudou. Você é um grande analista político e tem razão quanto ao encantamento de colunista até sérios. Também sou cético no que tange essa distanciação. Porém não há o mesmo conforto de antes. Todo mundo está atirando em todo mundo e a economia faz água. Dólar e Europa, Europa e dólar, Welfare state virou cabo de guerra, é o que implantamos tupiniquinamente aqui. Militares antigos e uncinários públicos sugam um ervanário responsável da viúva, ainda assim roubam muito. O PT é a coisa mais incompetente que já existiu para governar, gerir não é sua aptidão, falar, sim, como falam. Os aeroportos vão na base do puxadinho, quer mais, a gerentona já viu que é tarde demais para reagir, vem mais conta por aí. Eficiência e eficácia em administração é chamado de efetividade, incapacidade e incompetência como deveria ser chamada?. Na copa do dinheiro privado vai ser todo público, mas as bolsas do Welfare lulista funciona pois tem quem paga sem reclamar.É articulista preparemos o bolso o mestre monstro vai voltar, sim, e ainda mais ferino. No momento ele só tem que matar os ministros do STF, feito isso, foi.

  • Marcello Castellani

    -

    11/7/2011 às 12:54 pm

    A síntese de todo o comentário, aliás excelente, culmina na seguinte frase: “NINGUÉM PRECISA TER RECEIO DE SER O QUE É NA FRENTE DE LULA.” O que comprova inequivocamente que é impossível um camarada ter tantos amigos, colegas, camaradas, envolvidos em corrupção da grossa e ser honesto, correto, moralmente sadio. Frente ao Lula, seus camaradas são o que são e mostram-se com orealmente são pois são da mesma cepa que seu líder!!!!!

  • Fábio

    -

    11/7/2011 às 12:25 pm

    A oposição tenta fatos racionais (falcatruas, roubos, etc) para desmoralizar o PT. Mas esse partido conta com o irracional, o mito, a adoração quase religiosa de uma massa de pessoas. Infelizmente fatos (como roubos e incompetências petistas) estão noutro patamar. Teremos que “quebrar” esse falso ídolo. Ou caminharemos mais e mais para baixo. Como desmoralizar o apedeuta? Eis a questão.

  • AJS-RJ

    -

    11/7/2011 às 12:25 pm

    Reinaldo, um petralha puxa-saco, inseticida nele.

    Henrique
    -

    11/07/2011 às 10:55

  • ivanor

    -

    11/7/2011 às 12:19 pm

    Os historiadores terão que apensar esse comentário, de Reinaldo, no livro da história, ficará,aí, patente para as futuras gerações de que nem todos, seus ancestrais, eram uma manada de bois na “fazendinha” dos Ignácios da Silva.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados