Blogs e Colunistas

11/07/2011

às 7:05

A “deslulização” do governo é uma fantasia tola!

A coisa mais inútil com que se gastam papel e tinta (e tempo, no caso da Internet) é o suposto confronto entre a presidente Dilma e Luiz Inácio Apedeuta da Silva. Pode haver um desconforto aqui, outro acolá. É dado pela natureza da equação: Dilma tem a caneta, coisa com a qual Lula, subjetivamente, não se conforma até hoje. Deve passar noite e dia se perguntando: “Não fosse eu, ela seria o quê?” E o espelho lhe dá uma resposta correta: “Nada!” Mas é ela a presidente, não ele, o que o infelicita um tantinho. Que importância tem isso? Nenhuma! E já digo por quê. Antes, algumas outras considerações que me parecem relevantes.

Todos descontentes
Uma coisa é fato: ninguém está muito contente na chamada “base aliada”. Até os petistas vivem batendo cabeça, mais divididos em grupos no Congresso do que nunca. É claro que isso deriva também do tamanho inédito das bancadas. Mas esse fator não explica sozinho as atrapalhações. Divisões sempre houve — a questão é haver quem as una. Não há ninguém a fazê-lo de modo eficiente. Ademais, vê-se um governo acuado, de maneira que parece (e não é!) inédita, por denúncias de irregularidades. Qual é a origem desse mal-estar?

O PT
Dilma não é Lula, e esse é o grande problema dos governistas. Muito especialmente depois do mensalão, o real coordenador político do governo Lula era… Lula! O “mito”
ninguém ousa contestá-lo na legenda, por mais graduado que seja, e quem já o fez se deu mal resolvia todas as contendas, dirimia todas as dúvidas, dava a palavra final, e não se tocava mais no assunto. Isso acabou! Dilma não tem essa autoridade no partido, e todo mundo, a começar da própria, sabe disso. Mas não era só na sua legenda que sua palavra era lei.; também entre os aliados e aí é a história de Lula que conta. Explico-me.

Os aliados
O Lula sindicalista e o Lula político nunca tiveram o menor pudor em fazer acordos com adversários ou rifar aliados se a ação servisse para, nesta ordem: a) fortalecê-lo individualmente; b) fortalecer o seu grupo; c) fortalecer seu partido. Nesse sentido, o Apedeuta é o político mais despudorado do Brasil. Conheço empresários que já negociaram com o antigo líder sindical e conheço políticos que negociaram com o chefe máximo do petismo. Todos são unânimes em dizer que ele é de um, como dizer?, pragmatismo desconcertante. NINGUÉM PRECISA TER RECEIO DE SER O QUE É NA FRENTE DE LULA. Atendidas aquelas premissas, tudo é possível.

O Apedeuta acredita que seu partido tem a moral da história e que, por isso, ele pode fazer política na mais absoluta amoralidade, que tudo está plenamente justificado. Nesse estrito sentido, ele é o melhor herdeiro da esquerda: o que importa é o feito, e não se faz omelete sem quebrar ovos. Isso explica o fato de que tudo o que havia de mais atrasado, de mais reacionário, de mais detestável e de mais venal na política se juntou ao petismo. Isso explica, também, o fato de que Lula e o PT não tiveram a menor dificuldade de se adequar àquilo que certos patriotas do patrimonialismo entendem por capitalismo no Brasil. Com Dilma, essas forças não conseguem ter a mesma desenvoltura. Não que ela seja de outra cepa necessariamente afinal, é a criatura; isso é inegável. Ocorre que é preciso ter certo “talento” para negociar os pleitos “republicanos” da base aliada. E ela não é exatamente do ramo.

Cara-de-pau
Há também a formidável cara-de-pau de Lula, que Dilma nunca terá porque é outra a sua origem. Não goza da inimputabilidade que o Brasil, infelizmente, conferiu ao Apedeuta. Diante dos escândalos mais cabeludos, ele aparecia para afrontar a oposição, para chutar canelas, para acusar conspirações da “mídia”, o que animava a torcida, num grande movimento dos ruminantes a justificar a lambança, especialmente a rataiada que se espalha na Internet. Por mais que faça, ela não tem essa disponibilidade de caráter, esse “talento” específico. Essas coisas acabam fazendo diferença.

É bem possível que, com Lula presidente, a sem-vergonhice do Ministério dos Transportes merecesse outra abordagem. Aliás, não há nada que se tenha feito lá nos últimos seis meses que não viesse sendo feito nos oito anos imediatamente anteriores. Isso explica, por exemplo, a situação miserável das estradas federais brasileiras, que pioraram de modo formidável na gestão petista.

Dilma conseguiu herdar milhões de votos de Lula, herdou uma boa parcela de seus ministros, herdou uma penca de maldições que estão caindo no seu colo, mas ele não conseguiu lhe transmitir a habilidade no trato com a amoralidade. Muito bem! Dito isso,  voltemos ao primeiro parágrafo.

Dissensões irrelevantes
Caracterizar, como fiz, o mal-estar e apontar as suas razões dizem-nos das inabilidades de Dilma, não de sua moral distinta; falam-nos da falta de uma aptidão específica, não de um outro norte. Esse é o governo do PT, e Dilma inexiste sem o partido — e o partido pertence a Lula. Ponto final! Imaginar uma “deslulização” do governo é dessas perdas de tempo que seduzem muita gente, mas que não darão em nada. Até porque o governo que Dilma herdou é aquele que ela ajudou a construir. Algumas farsas
como a dimensão e a velocidade do PAC ou do “Minha Casa, Minha Vida” foram construídas com a ajuda da agora presidente.

Daqui a pouco chega 2012. Lula já se movimenta de modo frenético e é quem está organizando o partido para as disputas do ano que vem. Esses breves flertes de Dilma com a racionalidade reconhecendo o trabalho de FHC ou admitindo que os programas sociais do país antecedem a chega do PT ao poder perderão força, e o PT, unido, liderado por Lula, subirá no palanque para o discurso de sempre, de satanização das oposições (coisa que é diferente de confronto) e do passado. Dilma não é exatamente um cabo eleitoral eficiente e, se quiserem saber, não terá nem mesmo saúde para enfrentar maratonas eleitorais.

Isso quer dizer que Lula voltará, já voltou, com tudo, reassumindo seu papel de líder inequívoco das forças que estão atualmente no governo. As supostas divergências entre ambos que hoje embalam alguns sonhos e que encantam colunistas vão virar pó; perderão qualquer importância. Fechadas as urnas, já se estará em ano pré-eleitoral. E Lula terá aberto a avenida para voltar a ser indicado como o homem capaz de “re-unir” o PT.

A “deslulização” do governo é só uma fantasia tola.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

141 Comentários

  1. Dany

    -

    25/07/2011 às 11:08

    Já é hora do povo Brasileiro abrir os olhos para o que realmente importa.
    Nos dedicamos a tudo nesse país( liberdade de expressão;liberdade de escolha sexual; liberdade de escolha religiosa…).
    Vivemos na falsa impressão de um povo inteligente, que indiscutivelmente luta por seus ideais.É uma pena estarmos tão preocupados em nos mostarmos tão bons, tão democráticos e no fim somos tão tolos.
    Nossas crianças não saem das ruas, qual o plano que o GOVERNO tem para elas, quantas já sairam das ruas?E quantas saírão esse ano? Nossos estudantes a cada ano tem uma formação decadente, estamos formados usuários de drogas, esse ensinamento é tido dentro das escolas, onde professores temem até aplicar a nota correta, merecida, ameaçados, passam de ano alunos sem a menor preparação.Estamos preocupados em mostrar as crianças a não se preocuparem a aceitarem os homossexuias.Será essa realmente nossa maior necessidade hoje?
    Demos a cara para bater, dissemos ser capazes de encarar uma copa. Somos?
    Estaremos prontos?
    Quem são mesmos esses imorais que escolhemos para governar nosso país?
    Será que já procuramos saber quais são os feitos daqueles que elegemos? Ele está cumprindo com o que falou?
    Estamos cobrando?
    Que país pobre de saberes esse nosso!Que país pobre que aceita tudo, e se desmancha em um carnaval, em uma falsa alegria, que só atinge a uns poucos brasileiros. Que país pobre esse, embreve estaremos mais uma vez vivenciando noss Natal, chegará um 2012, o que fizemos? Quais as nossas pretenções, o que estamos fazendo?
    Paremos para pensar, enquanto no iludimos com tantas meras boubagens, estão nos fazendo esquecer de nós mesmo e estamos caminhando a um abismo, que talvez ao desperta-mos não tenhamos como voltar.
    Vamos aproveitar nossa DEMOCRACIA, e sejamos sábios, vamos lutar pelo direito do BRASIL.
    Acordemos!!!!!!

  2. Andréa

    -

    13/07/2011 às 20:31

    Profético, hein, Reinaldo? Rsrsrs. Vou guardar o link pra reler daqui um ano… e ver como tudo está. Vai ser um exercício interessante… Hehehe.

  3. aparecido f.

    -

    12/07/2011 às 11:27

    Reinaldo, se a história fosse linear, os descendentes de Menés, o primeiro Faraó, há cinco mil anos, ainda estariam no poder no Egito….Mas a história é caprichosa, de uma hora para outra, vira tudo, embora também tem muitas épocas de tanta calmaria que até enjoa….Achar que Lula daqui a tres anos e meio será eleito Presidente é confiar demais na linearidade da história, coisa que a própria história desmente…Também acho que se as coisas continuarem como está, Lula estará eleito em 2014…Mas a história é caprichosa…..O próprio rumo que a economia brasileira está tomando não aconselha ninguém a apostar em calmarias…..Pense Nisso…

  4. Alexandremk

    -

    12/07/2011 às 10:26

    O mensalão é ficção.
    O Lula é ficção.
    O resto é doideira.

  5. Alvaro Jacinto

    -

    11/07/2011 às 22:06

    um rei é derrubado por seus suditos.
    Lula está ficando velho, muitos eleitores
    novos estão chegando no mercado..A pane-
    la no fogão está mais cara, existe muita
    gente descontente e quem sabe lula não ganha.

  6. Francy

    -

    11/07/2011 às 17:11

    Ricardo Peixeira…esse sim dar corte e golpes prar todos os lados menos na gLOBO…bom que o Brasil e o mundo viu tudo ……só falta agora é expulsar esse canalha do futebol Ricardo Peixeira…esse sim dar corte e golpes pra todos os lados menos na gLOBO…bom que o Brasil e o mundo viu tudo ……só falta agora é expulsar esse canalha do futebol que jaque ja lambeu por todos os lados …….http://esportes.terra.com.br/futebol/noticias/0,,OI5232576-EI1832,00-Deputados+criticam+Ricardo+Teixeira+apos+declaracoes+polemicas.html…….
    FORA RICArdo Peixeira, FORAAAA

  7. Claudio

    -

    11/07/2011 às 16:43

    E uma pergunta para vc, Reinaldo: Por que a imprensa não está relacionando os casos de corrupção descobertos recentemente (Palocci, DNIT, MT etc) com o governo anterior, o do Lula? Toda essa safadeza já acontecia no governo dele, então por que o silêncio da imprensa em relação a isso? Você bem que poderia dar uma explanada nisso pra gente.

  8. Agnes..

    -

    11/07/2011 às 16:19

    Reinaldo.
    Esse bandido devia estar preso,elle é o chefe da quadrilha.O único plano delles para o Brasil é tornar este país sem personalidade,numa Cuba .Olhe ao nosso redor,o que temos é descaso sem parar.As escolas minadas de pensamentos destruidores,livros absurdos.Nunca fomos tão ignorantes.A justiça está cega e capenga.Se não aparecer alguém com pulso forte e determinação ,estaremos indo exatamente pro fim do túnel.A vigarice está no poder.

  9. Mineirinha: não dá para aceitar José Dirceu e comparsas!

    -

    11/07/2011 às 16:01

    Um dia me perguntaram (esses nacionalistas de ocasião) por que insistia tanto com meus jovens alunos para irem embora do país. Respondi e continuo respondendo: nada é pior do que conviver com uma política nacional que aceita a conviv6encia com um sujeito chamado José Dirceu (é este mesmo o seu nome?).

  10. Mineirinha: o que está em xeque é o Supremo Tribunal Federal!

    -

    11/07/2011 às 15:56

    Boa tarde, Reinaldo, sei não ser tão pertinente este comentário aqui, mas envio porque ele diz respeito ao Mensalão e à maneira esperta do governo jogar uma cortina de fumaça com corrupção em ministérios para desviar do público o fato político mais importante para a restauração da atual combalida república brasileira: a condenação do Dirceu e dos outros ladravazes do erário e da soberania nacional. Isto é o que é! Roubo em ministérios? Já sabemos: a cada enxadada, um monte de minhocas!
    “MENSALÃO: PRIMEIRO CRIME DE FORMAÇÃO DE QUADRILHA A SER JULGADO NO PAÍS???

    Réus do mensalão podem vir a ter crimes prescritos antes do julgamento
    Juliano Basile e Maíra Magro | De Brasília
    Valor Econômico, 11/07/2011

    A demora para a conclusão do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) pode fazer com que o julgamento se inicie pela discussão a respeito da prescrição dos crimes.

    A ideia inicial do relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, era a de julgar o processo até agosto de 2011.

    Esse foi um primeiro prazo-limite, pois coincide com os oito anos de um dos principais crimes do mensalão – o de formação de quadrilha. Esse crime teria sido iniciado, em agosto de 2003, em reunião do então ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, com o publicitário Marcos Valério e a ex-presidente do Banco Rural, Kátia Rabello.

    Ao todo, 21 dos 40 réus iniciais do mensalão foram acusados por formação de quadrilha.

    De acordo com a legislação penal, esse crime prescreve em oito anos. Ou seja, não há punição após esse período. Mas no entendimento do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que apresentou as razões finais do caso na quinta-feira e pediu a condenação de 36 envolvidos, o prazo de prescrição deve ser contado a partir do recebimento da denúncia pelo STF. Como isso ocorreu em agosto de 2007, o prazo de prescrição ganharia mais quatro anos, até agosto de 2015.

    Ao fim, os ministros do STF é que vão dizer se o crime de quadrilha prescreveu ou não. Caberá a eles decidir se o prazo começa a ser contado a partir dos fatos apontados como criminosos ou do recebimento da denúncia desses fatos pelo próprio STF. [ESSA DÚVIDA SUGERE QUE SE TRATA DO PRIMEIRO CRIME DE FORMAÇÃO DE QUADRILHA A SER JULGADO NO PAÍS!!!]

    Essa decisão deve ser tomada no início do julgamento. Se o entendimento for pela prescrição, o STF nem precisará discutir se houve formação de quadrilha no mensalão ou não. Nessa hipótese, 21 réus seriam automaticamente absolvidos por esse crime. Mas, se o STF aceitar a tese de Gurgel, os ministros vão discutir fato a fato apontado no processo para verificar se houve a “quadrilha do mensalão” ou não.

    Os ministros também terão de discutir a prescrição com relação a outros crimes, como evasão de divisas, que envolve dez réus do mensalão e cujo prazo é de 12 anos. A prescrição seria em agosto de 2015. Essa seria, portanto, outra data limite para o julgamento. A terceira data seria agosto de 2019, quando prescrevem os crimes de corrupção passiva, ativa, lavagem de dinheiro, peculato e gestão fraudulenta.

    O STF não conseguiu marcar o julgamento do mensalão para o mês que vem por causa da complexidade da ação, do número de réus envolvidos e de manobras utilizadas pelos advogados para atrasar a condução do caso.

    Ao todo, a ação penal tem mais de 44 mil folhas, divididas em 210 volumes e 484 apensos. Na última vez em que discutiram um pedido de um advogado no caso, houve empate em quatro votos a quatro. Na ocasião, os ministros ficaram em dúvida se autorizavam ou não que o defensor de Valério obtivesse a qualificação dos peritos criminais. Houve um debate entre dar amplo direito de defesa aos acusados ou impedir “chicanas” no processo. Essa divisão deve se repetir em outros debates até o início do julgamento.

    Hoje Gurgel vai passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e o mensalão deve ser um dos principais assuntos em pauta ao lado do parecer que ele deu pedindo o arquivamento de denúncias contra o então ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci.

  11. indignada

    -

    11/07/2011 às 15:32

    REINALDO ASSIM NÃO DÁ. AGORA QUE O FRIO AQUÍ NO SUL DEU UMA TRÉGUA APESAR DA CHUVA, ABRO MEU COMPUTADOR E VENHO DIRETO AO SEU BLOG PARA FICAR BEM INFORMADA E HEIS QUE LEIO ISSO!
    NÃO, NÃO, NÃO, ,MIL VEZES NÃO! LULA NÃO PODE VOLTAR! LULA TEM QUE SER ENTERRADO PARA SEMPRE! AMÉM!!!!!!

  12. Casca Fina

    -

    11/07/2011 às 15:29

    É profundamente desalentador para mim ver esses basbaques, essa gente atrasada, ignorante, iletrada, mal-formada, esse partido sindical com as rédeas do poder nas mãos.
    Santo Deus!, mas o que é um Lulla senão um tremendo enganador, um fanfarrão, um populista descarado!!! E esses mensaleiros, cuequeiros, sanguessugas…
    É o fim!

  13. roberto

    -

    11/07/2011 às 15:27

    Esses esquerdóides da América do Sul já começaram a acertar as contas com a natureza. Primeiro Nestor, depois Hugo e logo mais teremos notícias de que a natureza vai punir mais um cachaceiro.Não devemos esquecer do AVC do Ruiz.

  14. JCB/RJ

    -

    11/07/2011 às 15:27

    …reassumindo seu papel de líder inequívoco das forças (das trevas) que estão atualmente no governo…

  15. roberto

    -

    11/07/2011 às 15:25

    O eleitor estará com a força em suas mãos. Só espero que o cara não se candidate a prefeito de São Paulo.

  16. Creuza Maria

    -

    11/07/2011 às 15:23

    Reinaldo, o que fazer para nos livrarmos dessa praga? Uma “macumba”? Chamar um Pai de Santo para dar um chega para lá nele? Sim porque se deixar a criatura solta será o fim do Brasil.

  17. Noah Shuster

    -

    11/07/2011 às 15:14

    E o País perdendo oportunidades e se acabando nesse mar de lama.

  18. Sergio Sampaio

    -

    11/07/2011 às 15:06

    Obrigado Reinaldo Azevedo por nos colocar a par de tudo o que ocorre no nosso país, que tange o governo e a nossa condução política e econômica.
    Vivemos um sistema corporativista-ideológico sem precedentes na nossa história e se não fizermos nada o nosso futuro será negro.
    Mais uma vez obrigado pelo serviço a que faz a Nação. Continue assim no seu caminho de retidão e honestidade jornalística

  19. Gedeão

    -

    11/07/2011 às 15:05

    Ambos ficam vermelhos. A diferença está nas causas da ruborização. Ele a marvada, ela o ruge.
    Ou alguém aí pensou em modéstia, vergonha ou castidade.
    Hé! Hé!

  20. Bovespa

    -

    11/07/2011 às 15:02

    >>

    E a BOVESPA neste momento perde 2,07%. O índice de perda é mais alto que as bolsas Merval, argentina e as americanas. Veja no Yahoo Economia:

    http://br.finance.yahoo.com/

    E leia também que a ANTT confirma que não houve propostas pelo trem-bala:

    http://br.finance.yahoo.com/noticias/ANTT-confirma-houve-propostas-rbr-125164680.html?x=0

    <<

  21. Claudio

    -

    11/07/2011 às 14:57

    A relação entre Dilma e Lula é a mesma que entre um paciente e um tumor inoperável.

  22. -

    11/07/2011 às 14:48

    Vê-se que o leitor Alexander Carvalho – 11/07/2011 às 14:00 – está redondamente desinformado, ou é um desses abduzidos que gostam de defender o indefensável governo das maracutaias. Ele precisa fazer um teste no trecho privatizado da BR-101 que liga a cidade do Rio até o município de Campos. Aquilo, que em um país de primeiro mundo seria estrada de terceira categoria, possui vários pedágios na ida e na volta, tem asfalto de péssima qualidade, e a segurança é virtual, só existe na imaginação de um povo bovinamente conformado com os corruptos de plantão no Palácio do Planalto. Vide reclamação de um usuário no site abaixo.
    -
    http://www.jblog.com.br/ttp.php?itemid=25835

  23. Só marketing - RJ

    -

    11/07/2011 às 14:43

    Blog “Alguém me disse” – Jornalista Dácio Malta

    SONHO DE UMA NOITE DE INVERNO
    10 de julho de 2011 por Dacio Malta

    A ‘Veja’ desta semana publica uma reportagem com o título:

    ”Um governador rumo à cadeia”.

    Mas explica em seguida:

    “Sim, mas isso é nos Estados Unidos, em Illinois”.
    * * *
    Aqui ainda chegará o dia…

  24. LABOR

    -

    11/07/2011 às 14:38

    Na mosca, Reinaldo. Já comentamos aqui que não há fatos isolados quando se trata dessa gente.É tudo combinado e quando não é e a coisa começa a pegar unem-se ,obedecendo à cartilha, e se ferre o povo, a nação. Que não se enganem os leitores deste blog. A nossa luta é no dia-a-dia, tentando mudar cabeças, tentando desconstruir o apedeuta e companheiros. As injunções poderão prestar-nos algum auxílio nessa luta, através da Dilma. A propósito, transcrevo o que disse sobre ela o sociólogo Francisco de Oliveira (Democracia Viva, de abril/2011, pag.50): “Acho que nem ela sabe o papel que irá desempenhar. O Lula vai ser a pessoa por trás de tudo, mas não acho que isso dure muito, porque ela não vai querer ser um fantoche. Quaqndo você está com a caneta na mão, é irresistível. Você faz coisas que não imaginava. Eu já tive essa experiência lá na Sudene. Eu dizia desaforos aos governadores, porque eu tinha a caneta. Como ela tem a caneta, vai ser difícil Dilma ser fantoche. Agora, alguém saqbe que bicho vai dar?. Ninguém sabe, é muito complicado.”.

  25. Moacyr

    -

    11/07/2011 às 14:34

    Perfeito, Reinaldo. Fica claro porque não pode existir uma versão Dilma Herself.

  26. Bertoldo Klinger

    -

    11/07/2011 às 14:31

    Hoje o único nome da oposição com capacidade para enfrentar Lula em uma eleição presidencial é a Senadora Katia Abreu.

  27. Alerta Brasil

    -

    11/07/2011 às 14:25

    Comentar o que meu caro, você já mostrou toda a trama.Só continuo afirmando que se continuarmos como estamos a quase nove anos nossa Republica das Bananas vai sucumbir muito mais rápido do que imaginavamos.

  28. Ex-petista

    -

    11/07/2011 às 14:17

    Alexander Carvalho,

    tem certeza do que diz? Vá andar na BR 050 perto de Catalão, Ipameri etc. É um bocado de crateras rodeadas de fiapos de asfalto.

    Vá lá e, depois, me diga se continua com a opinião dada aqui.

  29. Paola

    -

    11/07/2011 às 14:13

    Mestre Reinaldo, acredito no cenário que você descreveu mas acho que a situação econômica do Brasil estará muito diferente até lá, com cofres vazios em virtude da irresponsabilidade, como sempre, de todos os governos petistas. Abraço. Paola.

  30. esther correa

    -

    11/07/2011 às 14:10

    Tio
    Muito bom e realista, como sempre, o seu artigo, infelizmente. Um dia o Menas vai se acabar, se não for na política, será quando não estiver mais entre nós.
    Porém, acho impossível o sucesso desse cara durar por muito mais tempo.
    Só a justiça é cega, sempre p/ os mesmos, prefiro acreditar que o povo enxergue o necessário p/ ver nas mãos de quem está.

  31. Cristina arruda

    -

    11/07/2011 às 14:07

    Concordo com a Luisa. Está passando da hora do povo ir para rua. chega de tanta corrupcão. o povo não pode mais esperar por entidades de classes, pois todas estão comprometidas com o governo. As entidades não pensam mais em termos de cidadadnia, mas pensam apenas nos seus interesses. CHEGA……….

  32. Spitfire

    -

    11/07/2011 às 14:04

    Quando o pesadelo do governo da bandalheira petista acabar, vai comecar a aparecer a verdadeira heranca maldita destes ladroes parasitas, ratos que nao trabalham, que só pensam em se locupletar à nossa custa.

  33. Luisa

    -

    11/07/2011 às 13:59

    Devemos partir para a ação e fazer passeatas mostrando a todos que não querem ver as falcatruas dessa hoste larápia do mal dos petralhas, estarei em SP semana que vem podem planejar que serei uma das participantes. Não devemos esperar OAB, UNE, FEDERAL, SINDICATOS, STF porque todos estão com rabo preso com estes bandos de malfeitores.

  34. elizabeth the Best

    -

    11/07/2011 às 13:57

    Quem dera todas as fantasias sejam tolas como as cartas de amor são ridículas!!!!!!!!!!!!!!!!!

  35. anonimo

    -

    11/07/2011 às 13:57

    http://veja.abril.com.br/170506/mainardi.html
    O exato momento que o Brasil acabou.
    Quando um Presidente da Republica faz o papel que lullanta fez, Elle acabou com os sonhos de toda uma geracao.
    STF precisa provar aos brasileiros que nao compactua com isso.
    Cadeia para esse nojento mentiroso, extorsao pura…
    PT precisa ser extinto e tratado como organizaco criminosa.
    Quantos mensaloes terao que ser denuciados e escancarados para esses quadrilheiros irem parar na cadeia?

  36. Roubocoop

    -

    11/07/2011 às 13:55

    Reinaldo Azevedo parece estar elogiando Lula.
    .
    Lula é inteligente, amoral (isso é uma qualidade segundo Machiavel), mas é um tremendo de um mentiroso como ficou provado no caso do Mensalão, na morte de Celso Daniel, no uso político da Petrobrás e em outras “cositas, mas”, como Ahmadinejad, dedinho perdido ….
    .
    O Aloprado Mercandante ao contar, muitos anos atrás, como Lula perdeu o dedo (porque outro companheiro não teria conseguido sustentar) revelou como Lulão começou a subir na vida.
    .
    Uma prensa não funciona sem uma grade protetora que tem que ser fechada para liberar o sistema de acionamento. Nenhum engenheiro, empresário, supervisor, encarregado deixaria uma máquina funcionar dependendo da atenção de uma pessoa para machucar a outra.
    .
    Essa pessoa foi o mentiroso útil que ainda por cima serviu de testemunha. O Aloprado Mercadante deu o caminho, mas investigar o dedinho de Lula é tabu. Um ato de “direita” inaceitável. A BIG PIG , grande imprensa GOVERNISTA não foi capaz de Desmascarar a farsa.
    .
    Qualquer pessoa mais velha aqui sabe que se ela perdesse um dedinho numa máquina, o pai ou avô diria a ela “A máquina pulou no teu dedo?”.

  37. Ex-petista

    -

    11/07/2011 às 13:51

    E o que dizer daquele meliante, chefe de quadrilha, capo da quadrilha petista, Dirceu, achar que tem capacidade para criticar FHC?
    Dirceu não tem estatura nenhuma nem para dirigir a palavra a FHC.

  38. Willian

    -

    11/07/2011 às 13:51

    Incrível sua análise. Parabéns pelo texto, Reinaldo.

  39. Pedro Luis.

    -

    11/07/2011 às 13:50

    A: EXISTEM DOIS CULPADOS! – 11/07/2011 às 13:38
    …DO POVO QUE COLOCOU ESSA QUADRILHA FEDORENTA NO PODER. “AGORA GUENTA!…” O pior é que quem tem que aguentar é a gente. Aquela parcela da sociedade que produz, que não é parasita nem oportunista. Aquela que é formadora de opinião e que participa da evolução do planeta terra. Nós é que temos que aguentar e sofrer, porque a porcaria “DO POVO QUE COLOCOU ESSA QUADRILHA FEDORENTA NO PODER” continua vivendo na m…. em que sempre viveu, no meio da sua vidinha e, ainda, sem se preocupar em evoluir como pessoas. O egoismo dessa massa é tanto que chegam a ficar mais felizes quando alguém bem sucedido fracassar do que quando eles mesmos evoluem na vida. Eis a base do comunismo através da historia.

  40. Luisa

    -

    11/07/2011 às 13:42

    ” Desde sábado eu não consigo votar no Reinaldo, diz que há um error na página. Gostaria de saber se estes dizeres constam de todos .”

  41. EXISTEM DOIS CULPADOS!

    -

    11/07/2011 às 13:38

    O PRIMEIRO É A BOÇALIDADE IMENSURÁVEL DO POVO QUE COLOCOU ESSA QUADRILHA FEDORENTA NO PODER. AGORA GUENTA!
    O SEGUNDO É ESSA LEI ELEITORAL CRETINA QUE PERMITE QUE ACÉFALOS CRIMINOSOS SE CANDIDATEM E TOMEM POSSE SEM UM MÍNIMO ACEITÁVEL DE FORMAÇÃO ACADÊMICA. NÃO EXISTE CRISTO QUE LIMPE O BRASIL DESSA FEDENTINA ABOMINÁVEL ESPALHADA PELO PT. É ACABAR 100% COM O BRASIL E COMEÇAR DO ZERO!

  42. Marcos F

    -

    11/07/2011 às 13:23

    Com Lula, estamos numa Russia, e Lula é o chefe do PUN.
    Só tem um problema com o qual Lula não conta:
    Estamos no Brasil.

  43. MRT

    -

    11/07/2011 às 13:11

    Viajando na maionese…

    Complexo do Alemão tem tudo para se transformar em ponto turístico, diz Dilma.

  44. Silvia

    -

    11/07/2011 às 13:09

    Só morrendo.

  45. Salve-me

    -

    11/07/2011 às 13:00

    Sabe o que move o mundo?
    Lucros.

    Mas se formos olhar para a economia, onde ela está hoje, e o que ela é hoje, vê-se que há muitos anos não se tem lucros econômicos. O que se têm são dívidas, dinheiro gasto à frente. A pergunta que se faz hoje na Europa, nos EUA, no Japão é:
    Como vamos fazer para rolar essa dívida para a geração futura?

    Não vai dar. Não há dinheiro suficiente, isto é, dinheiro que foi feito a partir de lucros, e não simplesmente impresso, ou melhor, criado a partir do teclado de um computador em um software.

    A situação é critica.

    No Brasil o que se assiste é a entrega dos nossos recursos aos chineses, americanos e europeus. Os últimos 10 anos foram uma volta ao passado tão radical que somos o mesmo Brasil de 1960.

    O mundo vai ser obrigado a uma contração econômica sem precedentes.

    Não que o mundo tenha qualquer outra escolha. Com a conseqüente falta de petróleo, ou melhor dito,com a falta de aumento na produção dele, isto é, aumento da extração – porque produzir petróleo quem o faz é a natureza, ao longo de milhões de anos – o preço desse produto não está caindo e isso induz a imediata contração econômica global.

    A globalização foi, a meu ver, o último suspiro do afogado.

    A tal marolinha vai atingir o Brasil de forma inaudita. (mas sabe o que eu acho bom nisso, o Lulla vai voltar ao governo e o tsunami vai atingi-lo de verdade)

    É no mínimo engraçado como as pessoas que dão entrevistas na televisão, todos bem situados, economicamente falando, em cargos providos pelo governo, ou empresas que estão mamando no governo, analisam a situação nacional.

    Eles falam do longo prazo como se a situação brasileira, em meio a essa tremenda confusão global, fosse a única a ter de dar certo.

    Só que eu escrevi esse mesmo tema em 2007. Naquela época falava do que iria acontecer, crise econômica, recuperação posterior e, de novo, crise econômica.
    Meus amigos – estamos abrindo as portas da nova crise.

    Alguns sinais.

    Dívida, dívida, mais dívida, inflação, mais inflação e mais dívida.

    Conselho: – Não passe em cima de bueiros.
    Postado por Nathal

  46. Tião bento, rj

    -

    11/07/2011 às 13:00

    Pode ser que seja assim mas algo mudou. Você é um grande analista político e tem razão quanto ao encantamento de colunista até sérios. Também sou cético no que tange essa distanciação. Porém não há o mesmo conforto de antes. Todo mundo está atirando em todo mundo e a economia faz água. Dólar e Europa, Europa e dólar, Welfare state virou cabo de guerra, é o que implantamos tupiniquinamente aqui. Militares antigos e uncinários públicos sugam um ervanário responsável da viúva, ainda assim roubam muito. O PT é a coisa mais incompetente que já existiu para governar, gerir não é sua aptidão, falar, sim, como falam. Os aeroportos vão na base do puxadinho, quer mais, a gerentona já viu que é tarde demais para reagir, vem mais conta por aí. Eficiência e eficácia em administração é chamado de efetividade, incapacidade e incompetência como deveria ser chamada?. Na copa do dinheiro privado vai ser todo público, mas as bolsas do Welfare lulista funciona pois tem quem paga sem reclamar.É articulista preparemos o bolso o mestre monstro vai voltar, sim, e ainda mais ferino. No momento ele só tem que matar os ministros do STF, feito isso, foi.

  47. Marcello Castellani

    -

    11/07/2011 às 12:54

    A síntese de todo o comentário, aliás excelente, culmina na seguinte frase: “NINGUÉM PRECISA TER RECEIO DE SER O QUE É NA FRENTE DE LULA.” O que comprova inequivocamente que é impossível um camarada ter tantos amigos, colegas, camaradas, envolvidos em corrupção da grossa e ser honesto, correto, moralmente sadio. Frente ao Lula, seus camaradas são o que são e mostram-se com orealmente são pois são da mesma cepa que seu líder!!!!!

  48. Fábio

    -

    11/07/2011 às 12:25

    A oposição tenta fatos racionais (falcatruas, roubos, etc) para desmoralizar o PT. Mas esse partido conta com o irracional, o mito, a adoração quase religiosa de uma massa de pessoas. Infelizmente fatos (como roubos e incompetências petistas) estão noutro patamar. Teremos que “quebrar” esse falso ídolo. Ou caminharemos mais e mais para baixo. Como desmoralizar o apedeuta? Eis a questão.

  49. AJS-RJ

    -

    11/07/2011 às 12:25

    Reinaldo, um petralha puxa-saco, inseticida nele.

    Henrique
    -

    11/07/2011 às 10:55

  50. ivanor

    -

    11/07/2011 às 12:19

    Os historiadores terão que apensar esse comentário, de Reinaldo, no livro da história, ficará,aí, patente para as futuras gerações de que nem todos, seus ancestrais, eram uma manada de bois na “fazendinha” dos Ignácios da Silva.

  51. Siará Grande

    -

    11/07/2011 às 12:17

    Perfeito, Reinaldo, a Prizidanta e o exLulla são farinha do mesmo saco.

  52. Sergio

    -

    11/07/2011 às 12:14

    Ouvi hoje cedo que o plano do cafa-mór é se candidatar à Prefeitura de São Paulo , para expulsar os tucanos.
    Ahhhhh! Que delícia seria surrá-lo.

  53. Therese

    -

    11/07/2011 às 12:11

    Tudo o que v. diz é a mais pura verdade, mas só me lembrar de ter que ver, ouvir este apedeuta sem a menor preocupação coma ética me dá calafrios.
    Sei que a criatura é uma fria também mas pelo menos nossos ouvidos estão temporariamente poupados das sandices que fomos obrigados a engolir.
    E o pior é que, como já disse Pelé certa vez, o povo não sabe votar e idolatra o babalorixá da Banânia.

  54. andre martins de andrade junior

    -

    11/07/2011 às 12:11

    O teor do raciocinio está perfeito,no entanto, observo que inexiste o palavra oposição.Será que ela não vai dar as caras?

  55. formiga

    -

    11/07/2011 às 12:02

    prova que não podemos ter elefantes brawcos,esta ay no site d veja.não podemos ter todo este luxo em estadios que virão a ser numfuturo bem proximo estes que não vão servir de nada ,e seus custos que ninguem conseguira pagar.meu deus! vejam a noticia que hoje deu na atoladinha,é que medico fez uso de arma de fogo, contra pai que buscou atemdimento medico para sua filha.se busca atemdimento e paga-se com vida,um sistema sobregarregado e com tamanhas precariedades não podemos dar o luxo para a mafia do futebol, e que enriquece jogadores e picaretas que não se importam nem um pouco pelo futuro. ——– só. dos deles-

  56. Alexandre Souto

    -

    11/07/2011 às 12:00

    Tio Rei, veja isso:

    Henrique – 11/07/2011 às 10:55

    Que tal dar um Reinaldox chupa petralha na ratazana?

  57. Marcelo Salgado

    -

    11/07/2011 às 11:55

    REINALDOXX 10h55, Henrique

  58. SidneyCWB

    -

    11/07/2011 às 11:54

    Henrique 10:55. Você só pode estar mamando na teta para querer isso. Ou é cego ou é hipócrita, mesmo. Depois não chore, ou vc acha que não sofrerá junto com todos os brasileiros?

  59. Avila

    -

    11/07/2011 às 11:54

    Formidavel o artigo, Tio Rei.
    Contudo, a constatação desta triste realidade me fez acreditar ainda mais que a democracia nestepaiz não existe. Partitura de uma nota só não faz musica.
    Brasil, o ultimo que sair apague a luz…

  60. Marcelo Salgado

    -

    11/07/2011 às 11:53

    “Eu tenho medo..!” Agora vejo que aquela atriz não fazia apenas um terrorismo psicológico…

  61. Antoniobrasil

    -

    11/07/2011 às 11:53

    A presidente Dilma vai causar uma grande revolução que vai ficar na história da humanidade ! Vai prender o ex-presidente Lula em uma prisão de segurança máxima;Vai demitir todos os ministros indicados por ele;Vai nomear novos ministros e secretários em geral;Com o apoio do Exército,Marinha ,Aeronáutica ,Polícia Federal,Militar e Civil vai prender todos os traficante de drogas;Vai…OPA!…Acordei !…

  62. BETHS

    -

    11/07/2011 às 11:51

    Texto perfeito!

    Em tempo:
    REINALDOX, rápido: – Henrique-11/07/2011 às 10:55

  63. alemão

    -

    11/07/2011 às 11:46

    Isso é tarefa para o pmdb os mais proximos do esgoto.Eles vão disputar essa carniça.Essa do min.dos transportes mostrou que não há franquia do pt,as ratazanas estão em carreira solo em cada partido e quando houver a briga entre as quadrilhas vai vencer o melhor (ou pior) dossiê.O povo é o judiciário a única coisa que mantem o lula “vivo” são as mentiras para os indigentes e o bndes para os milionários.A sociedade brasileira é corrupta.

  64. ESS-Elvis'Marisa

    -

    11/07/2011 às 11:45

    Claudio10:30-KKKKKKKKKK-Mas é claro que é o que vai acontecer!!Lulla é mestre neste tipo de coisa.É só o que ele quer.

  65. Sheila

    -

    11/07/2011 às 11:42

    UM tal de Henrique, 10:55: PETRALHA NA ÁREA. Vai te catar, rapaz! Eu, por exemplo, não frequento o blog de DIRCEU, a menos que estivesse desesperada.

  66. ESS-Elvis'Marisa

    -

    11/07/2011 às 11:41

    Henrique-10:55- Por acaso vc queria dizer BALUARTE,e saiu BALAÚSTRE…KKKKKKKKKKKKK
    Mas a gente entende,não fica chateado!

  67. Marcondes

    -

    11/07/2011 às 11:39

    Se Dilma não está no esquema petista para uma volta de Lula então ela tem mais é que dizer, desde já, da “Herança Maldita” que esse sujeito deixou.
    Se ela não o fizer, então ela quer a volta de Lula e ela é exatamente igual ao APEDEUTA.
    E poderia aqui dizer: Até pior pela própria situação.

  68. Sheila

    -

    11/07/2011 às 11:34

    Sobre o final de seu texto, tratando do retorno de Lula – eu sempre soube que seria assim -, minha conclusão é simples: FERNANDO HENRIQUE CARDOSO para presidente, em 2014. Não vejo outro candidato à altura, não importando sua idade. Se continuar o governo petista no Brasil, CONTINUARÃO A OPERAÇÃO DESMANTELAMENTO, tão exitosa até agora.

  69. Oswaldo

    -

    11/07/2011 às 11:34

    Reinaldo, outro assunto:
    http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/lulzsec-aponta-invasor-do-e-mail-da-dilma-08072011-32.shl

    apesar dos erros de ortografia, não duvide que o rapaz tenha diploma universitário… são os novos tempos…

  70. Esperança

    -

    11/07/2011 às 11:29

    Pagot,bode expiatório,vai pagar sozinho.

    Nunca uma cabeça foi oferecida tão ostensivamente numa bandeja para ser cortada pelas opinião política, pública e publica quanto agora, para salvar as aparências de um governo estruturalmente frágil.
    Nunca o sacrifício pessoal de um quadro do governo havia tido data e hora marcados.

    Nesta terça-feira, quando Luiz Antonio Pagot comparecer para depor,Luiz Antonio Pagot já saberá, que esta sendo o ator de uma farsa encenada, e que será agradável aos olhos e ouvidos do Palácio do Planalto.

    O PT e o PMDB estarão presentes maciçamente com suas bancadas, mas não moverão uma palha para defendê-lo.O PR fará salamaleques em torno dele, em sua defesa,mas estará disposto a se livrar de um companheiro maldito com o rítulo de corrupto,como se não houvesse nenhum Valdemar.

    A carnificina necessitará de vilão e vítima de grande porte, disposta a ir para o sacrifício sem berrar como a ex-ministra Erenice Guerra foi,sob a garantia velada de que jamais será abandonado ao relento após a degola.

    Ao comparecer para depor – tratando-se de um quadro do governo há pouco detinha todo o prestígio e que era alvo de atenções, deferências, pedidos de acessos e de atendimento de pleitos provenientes do governo, do PR em primeiro plano e de toda a base aliada.Seu papel será aceitar toda a encenação em silêncio obsequioso.
    Tudo isto porque uma verdade se impõe – e o governo sabe dela com exatidão: Pagot era a peça executiva de um sistema cujo centro de demanda estava no Palácio do Planalto (Casa Civil) e Ministérios do Planejamento e do Transportes.

    Operava como um executivo na plenitude da palavra e Dilma somente porque fazia, muitas antecipando prazos. Sabia também que Pagot não cruzava com com Alfredo Nascimento, tendo que manter reuniões diversas vezes com um sem o outro.Era uma complexa tarefa para Dilma administrar o neurótico setor dos Transportes.

    Porém,uma verdade se impunha:Pagot não era o elaborador dos aditivo aos contratos de obras de estradas,cerne da denúncia de Veja.Os aditivos já vinham prontos e ordenados pelo Ministério do Planejamento, porque se trata de rubrica orçamentária.

    O ministro Paulo Bernardo – de início – e agora Miriam Belchior recebem os pedidos de aditivos legais dos contratos,sobretudo os do PAC – os enquadra no orçamento,verificam se há recursos em caixa do Tesouro, e só então libera o Dnit a executar a revisão.E mais:o valor do aditivo já chegava definida pelo Planejamento.

    Todas as obras do Dnit são licitadas com projeto básico, o que configura mais um dado em favor de Pagot. No básico só entram os enunciados gerais da obra, demandadas pelo cliente principal,o Ministério dos Transportes.

    As etapas seguintes após a escolha licitada,escolhida por licitação projeto executivo, contrato e aditivo – são decididas pelo gabinete do ministro ou pelo Palácio do Planalto e Planejamento.

    Sempre foi assim,porque em geral se trata de grandes empreiteiras,e esta gente só se entende com presidente da República, pelo menos na era Lula.

    Só que Pagot é um bode expiatório. Não poderá dizer nada no Senado.E se disser, ninguém acreditará.Terá que expia calado, pagando pelos vícios do lulismo, que Dilma parece querer extirpar.

  71. Maria

    -

    11/07/2011 às 11:21

    Petrobrás abre concurso público!
    Mais concurso da Petrobras…me parece mais um caça niquel, as provas é simplesmente uma corrida pra ser cientista da NASA.A prova referente ao cargo de CALDERARIA, o candidato precisaria ser PHD em metalurgia e fisico-quimico pra poder passar, dos 2600 inscritos na ultima seleção ,apenas UM mísero mortal passou.A coordenadoria destas provas, fazem ironia com os inscritos.Tá na hora do Ministério Público fiscalizar os idealizadores e os responsáveis dentro da PETROBRAS.

  72. nana

    -

    11/07/2011 às 11:19

    Lula abriu as pernas e revirou os olhos, nas acusações manifestou-se com deboches e desmoralizações e a imprensa, partícipe, refestela-se.

  73. MINEIRIN INVOCADIN

    -

    11/07/2011 às 11:19

    Reinaldo,acho que as baratas ,além de nojentas,gostam de passear,rastejando por lugares asseados e livres de bolor,como seu(nosso)Blog!Reinaldox nela,antes que o mau cheiro da bichinha palanqueira se espalhe! “Henrique – 11/07/2011 às 10:55″

  74. Ronaldo Marques

    -

    11/07/2011 às 11:14

    É como escreveram outro dia aqui na Veja: “…é o bi-presidencalismo inaugurado por Lula. Fato inédito na história do país…”.
    Mas este artigo me lembrou de uma coisa: a rodovia do aço que liga a CSN em Volta Redonda à BR-040. É uma rodovia bastante movimentada com muitos caminhões. O governo federal entregou esta estrada à iniciativa privada sem exigir a duplicação da mesma. A praça de pedágio está lá, bastante bonita, mas a estrada continua perigosa como sempre. É a gestão PT do ministério do transporte das estradas federais brasileiras.

  75. Angelo

    -

    11/07/2011 às 11:07

    Senhores,texto bem explicado,perguntar não ofende: Qual o
    politico nestePaís que conseguirá ter a coordenação politica
    de seu partido tão bem quanto ao apedeuta,infelizmente não
    há,e disso se vale o apedeuta,para ter o caminho aberto e o
    povo não esclarecido votará novamente na quadrilha,que ao se
    ver mais robusta,praticará as mesmas infâmias e a roda gira.

  76. Maria

    -

    11/07/2011 às 10:58

    A quem interessa?

    A denúncia contra Eunício pode fazer parte de um fogo amigo entre os aliados.

    Um segmento ligado à presidenta Dilma Rousseff gostaria muito de tirar José Sérgio Gabrielli da Presidência da Petrobrás.

    E para que os peemedebistas não ousem querer a jóia da coroa, o esquema de plantação de notícias operado pelo Palácio do Planalto trata de incinerar, previamente, os concorrentes.

  77. Ana Beatriz França

    -

    11/07/2011 às 10:57

    A economia definirá as eleiçoes de 2012 e 2014 no Brasil. Se continuar próspera, os PTralhas levarão mais uma. A não ser que tenhamos a sorte ou a benção(para os de fé)de um grande reviravolta política. Na Venezuela, por exemplo, a enfermidade de Chávez foi uma surpresa, e serve para mostrar ao caudilho que nada é eterno nesta vida. Aqui se rouba, aqui se paga, de uma maneira ou de outra…..

  78. Roberto/curitiba

    -

    11/07/2011 às 10:57

    Desta Vez tenho que concordar parcialmente com você, especialmente com a frase “…e que encantam colunistas…”. Até eu que sou burro percebi que defender a dissensão Lula Dilma só fortalece o PT, no longo prazo: Se Dilma der certo, fica mais 4 anos, se der errado, volta o Lula, pois a Dilma o teria traído, por não seguir seu governo.

  79. Esperança

    -

    11/07/2011 às 10:57

    segunda-feira, 11 de julho de 2011
    MPF e TCU investigarão esquema de cartas marcadas para beneficiar senador na Petrobrás
    Edição do Alerta Total – http://www.alertatotal.net
    Leia mais artigos no site Fique Alerta – http://www.fiquealerta.net
    Por Jorge Serrão

    O Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União devem ser acionados para investigar a denúncia formalizada pela Seebla Engenharia de que o senador cearense e tesoureiro nacional do PMDB, Eunício Oliveira, usou informação privilegiada na Petrobrás para beneficiar sua empresa Manchester Serviços em uma licitação de R$ 300 milhões. Mas o caso, como tantos outros, deve dar em nada, porque é muito difícil comprovar qualquer esquema de corrupção na chamada modalidade licitatória de carta-convite.

    Toda criancinha de colo sabe que a Lei de Licitações (8.666) foi elaborada por empreiteiros. Nela existem todas as brechas legais para armações em obras públicas e prestações de serviços. A regra legitima os esquemas que permitem o pagamento dos mensalões (empresas recebem da administração pública e repassam grana a políticos por debaixo dos panos). No Brasil, são comuns e ficam impunes as diversas manobras corruptas com termos aditivos aos contratos, superfaturamentos prévios e o teatrinho de empresas listadas em cartas-convite para beneficiar esquemas político-empresariais previamente montados.

    O escândalo de agora é gravíssimo. O diretor de ouvidoria da Seebla Engenharia, Milton Rodrigues Júnior, garante que relatou à Petrobrás ter sofrido chantagem e ameaça de retaliação da empresa de Eunício antes da licitação, ocorrida no dia 31 de março, por meio do Portal de Compras Eletrônico da Petrobrás. A Manchester, que é fornecedora de serviços à Petrobras desde 2001, foi acusada de saber previamente quem seriam os concorrentes e de lhes ter oferecido R$ 6 milhões para que “perdessem” a licitação. Conforme denúncia ao Ministério Público, a Manchester teria proposto um acordo para burlar a licitação.

    A Manchester venceu o leilão por um precinho R$ 64 milhões maior que a proposta da segunda colocada. A Petrobrás tenta justificar a derrota da Seebla – que denunciou a fraude: “Apesar de apresentar menor preço, a proposta da empresa Seebla foi desclassificada por ser inexeqüível pela comissão de licitação porque apresentou várias inconsistências, entre elas a alíquota do imposto sobre serviços (ISSQN) menor que a praticada em Macaé e a omissão dos percentuais de determinados encargos sociais exigidos. O valor da proposta da Seebla foi inferior inclusive ao valor contratado na licitação de 2005. Segundo valores de mercado a proposta desclassificada não seria exeqüível mesmo que a empresa operasse com taxa de administração e lucro zero”.

  80. Manoel Jacinto de Araujo Neto

    -

    11/07/2011 às 10:55

    O todo é maior que a soma das partes…

  81. tadeu

    -

    11/07/2011 às 10:55

    Do BLog do Josias (e minhas projeções continuam dando certo…)

    10/07/2011

    STF discute prescrição de um dos crimes do mensalão

    Os ministros do STF analisam reservadamente uma polêmica que terá de ser dirimida no julgamento do processo do mensalão.

    O Supremo terá de decidir se prescreveu ou não o principal crime de que são acusados os réus: a formação de quadrilha.

    Ouvido pelo repórter, um dos ministros explicou os meandros da encrenca. Disse que, pela lei, o crime de quadrilha prescreve em oito anos.

    A denúncia do Ministério Público, convertida pelo Supremo em ação penal, sustenta que a quadrilha mensaleira foi constituída em 2003.

    Um pedaço do STF acha que a possibilidade de punição se extingue neste ano de 2011.

    Outra ala acha que o prazo da prescrição só começou a ser contado depois que a denúncia da Procuradoria foi recebida pelo Supremo, em 2007.

    Por esse entendimento, que deve ser adotado pelo relator Joaquim Barbosa, os réus só estariam livres de uma sentença em 2015.

    A dúvida será levantada como questão preliminar no dia do julgamento, previsto para começar no início de 2012. Terá de ser dirimida no voto.

    Dos 40 réus denunciados, 38 permanecem na grelha do STF. O crime de quadrilha é imputado a duas dezenas.

    Entre eles José Dirceu, Roberto Jefferson, Delúbio Soares, José Genoino e Marcos Valério.

    Quanto aos outros crimes –corrupção ativa e passiva, peculato e lavagem de dinheiro, por exemplo— não há, por ora, risco de prescrição.

  82. Henrique

    -

    11/07/2011 às 10:55

    REINALDOXX!!!!

  83. AC

    -

    11/07/2011 às 10:53

    Há tempos, vc não faz “pesquisa”. Que tal uma para escolher um novo nome para o ex-PL e provável ex-PR, mais uma vez flagrado em plena “atividade social”?

  84. Marcelo

    -

    11/07/2011 às 10:47

    Justo os que combatiam a ditadura. Eram contra por que queriam a mesma para eles. O mundo acaba e o Brasil não muda.

  85. Lucaveira

    -

    11/07/2011 às 10:45

    Avise ao Antonio 10:05 que realmente ele está no caminho certo, o quinto dos infernos!!!!!

  86. gustavo

    -

    11/07/2011 às 10:43

    Para o bem do Brasil, espero que quando Lula pensar em se candidatar a presidente de novo, já tenhamos evoluído um tantinho e já tenhamos percebido duma vez por todas o gato por lebre que compramos por 12 longos anos.
    O único problema é que eu não vejo na oposição alguém capaz de aglutinar forças contra Lula. Talvez Geraldo Alckmin seja o melhor nome. Ele já enfrentou Lula uma vez e é bem mais simpático e carismático que José Serra. E menos bufão e arruaceiro que Aécio Neves. Aécio seria uma espécie de Lula da elite, um Lula fazendeiro, que anda de Land Rover…

  87. peregrino

    -

    11/07/2011 às 10:43

    Ainda tem muito água para rolar por debaixo da ponte, do jeito que as coisas vão, escândalos após escândalos a Dilma se encontra em uma posição muito difícil, será que o Lulla volta como o Salvador da pátria ou como o homem que enterrou de vez o Petismo?

  88. Anónimo

    -

    11/07/2011 às 10:42

    TRISTE É SABER QUE O POSTE, TOPOU A FALCATRUA ATÉ 2014. MAS NÃO EXISTE NOITE QUE NÃO ENCONTRE O DIA.

  89. Lucaveira

    -

    11/07/2011 às 10:40

    Meu caro Reinaldo, falar de sua objetividade é chover no molhado, mas este seu texto é de uma clareza meridiana. Principalmente quando desnuda o caráter deformado do Apedeuta. Lulla é a síntese do que há de pior no país, personifica como ninguém os Estado brasileiro.

  90. A Língua! - TEM PETRALHA INFILTRADO AQUI

    -

    11/07/2011 às 10:37

    Antonio – 11/07/2011 às 10:05

  91. bereta

    -

    11/07/2011 às 10:37

    Brasileiro adora fantasias. Tanto que veste a fantasia de palhaço há muitos anos, sem o menor pudor! Há quanto tempo os políticos fazem o que bem entendem nesse país? Alguém reclama de alguma coisa? Resmunga entre dentes, mas não passa disso. O mensalão seria a redenção do eleitorado, mas preferiram acreditar que ele não sabia de nada. Sempre quis estar errado, mas não adianta: o pão cai com a margarina para cima! Ele continuará mentindo e o eleitor acreditando! Está no DNA do brasileiro ser enganado pelos demagogos. É só recorrer a história. Qualquer espertalhão que prometer alguma ajuda sem o esforço individual estará eleito. Ainda sonhamos com maná. Claro que generalizações induzem a erro. Refiro-e a maioria e quero estar errado. Por ora o eleitorado prova que não estou.

  92. baruch

    -

    11/07/2011 às 10:31

    O Apedeuta, esta figura asquerosa, precisa da boquinha. A famiglia necessita das benesses do Estado. Está atolado até o pescoço no mar de lama junto com a grande muda. para aplauso dos Antonios Candidos, da famiglia Buarque de Holanda, das Chauis e Kehls da vida, dos Miltons Jung, Herodotos e Kenedis Alencar da vida.Dos articulistas amestrados que querem a boquinha também!

  93. Claudio

    -

    11/07/2011 às 10:31

    Dilma, he, he…

  94. Claudio

    -

    11/07/2011 às 10:30

    Dila não vai romper com Lula, só vai ficar cada vez mais p… da vida com as encrencas que ele deixou para o governo dela. Em algum momente ela vai pensar: “Porra, sacanagem, deixaram tanta merda que quando eu acabar de limpar, se é que consigo, aí já acabou meu governo. Só falta depois disso ele vir todo bonitinho cantar de galo na próxima eleição”

  95. DON QUIJOTE DE LA MANCHA

    -

    11/07/2011 às 10:28

    O apedeuta crônico de dar dó, é pegajoso feito sarna difícil de se lidar. Mas a natureza é sábia e
    auto se imuniza, posto que, analisando seus poderes conclui-se que “NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE TAMPOUCO UM BEM QUE NUNCA ACABE”.
    Ah, seu dia chegará, ainda que sonhe uma fantasia inacabável pra ele próprio, O TEMPO É O SENHOR DA RAZÃO e acabará por transforma-num vérme ainda mais repugnante do que é hoje.
    Será eliminado da nossa história, deprezado, assim como a Nação já fez demonstrar atravéz do vexame do filme mais ridículo “jamais visto na história deste Paí” que procura fantasir uma estória mentirosoa, ridícula patrocinada com o nosso dinheiro. Enfim, apenas um fantasma
    horroroso todavia amordaçado no interior dos seus próprios crimes e pecados …!!!

  96. MINEIRIN INVOCADIN

    -

    11/07/2011 às 10:28

    Reinaldo,acabou o Reinaldox ou foi de propósito que deixou o fedorento inseto rastejar pelo Blog? Veja”Antonio – 11/07/2011 às 10:05″

  97. tadeu

    -

    11/07/2011 às 10:27

    Excelente avaliação.
    É exatamente isso aí. “Coloco no pode a minha ciração mais fraca” que depois volto sem maiores preocupações. BARBADA!
    Enquanto isso… o país quietinho, quietinho… SOCORRO BATMAN!

  98. MINEIRIN INVOCADIN

    -

    11/07/2011 às 10:23

    Reinaldo,você,como sempre,”falou e disse”! Suína majestade Javali Furibundo é tão pernicioso como um cafetão,capaz de iludir uma pobre e incauta donzela,dotada de formosura,à qual vem a convencer de que deve trocar um emprego humilde e decente pela vida “fácil”,prostituindo-se na “casa de madame sofia”,assegurando-lhe que sua vida será muiiiiiiiiito(como diria certa jornalistazinha cooPTada!)mais tranquila,feliz e interessante,em brancas nuvens! Desta forma,o escabroso e imoral sujeito,o aterro sanitário ambulante contaminou indivíduos e instituições,minando todos os lamentavelmente podres poderes! Deve ser por causa “delle”, o fascínora de nove dedos,que Deus preservou Banânia de furacões,vulcões e tsunamis,considerando que esse sujo sujeito seria – e ainda é! – mais devastador que a soma de todos esses males! Aliás,o cachaço cachaceiro superou as sete pragas do Egito!

  99. Sonia

    -

    11/07/2011 às 10:17

    Mais uma vez, Parabéns Reinaldo, pelo belo texto e coragem.
    Pois é, esse pragmatismo desconcertante do Lula, que para nós se traduz em AMORALIDADE, para os petista significa INTELIGÊNCIA.
    Essa é a diferença, para eles, que já perderam a noção do certo e do errado, tudo que o inimputável faz ou diz é fruto do seu QI, do seu amor pelas minorias, da sua dedicação sublime ao povo.
    .
    Isso é tão surpreendente como os fanáticos em passeata de apoio ao Chávez, ao Ahmadinejad, ao Fidel, ao Bashar al-Assad, ao Mubarak, etc…
    .
    O mais ridículo é que os petistas também criticam esse apoio, mas não conseguem ver que aqui eles fazem o mesmo, apoiam um ditador (eleito pelo povo, sim, mas de forma fraudulenta,corrupta, da mesma forma que aqueles.
    .
    Ou seja, os petistas apoiam a esperteza do Lula nessa “jogada” sensacional de ser o presidente por baixo dos panos.
    Enfim.

  100. Régio

    -

    11/07/2011 às 10:16

    Só poderemos ter alguma esperança em desbancar essa corja petista se tivermos realmente um partido de oposição e alguém com coragem para passar na cara dos brasileiros a besteira que eles fizeram em eleger esse bando de escroques do governo atual. Sem isso, o apedeuta vai deitar e rolar em nova eleição. É triste, mas é fato.

  101. Petralha conseguiu passar pelo filtro:

    -

    11/07/2011 às 10:15

    Bom dia, Tio Reinaldo!
    Petraha “Antonio – 11/07/2011 às 10:05″ está implorando por uma dose de raticida!!!

  102. Ratazana Gorda em Antonio - 11/07/2011 às 10:05

    -

    11/07/2011 às 10:15

    Reinaldox nela, Reinaldo!

  103. Paulo André Carminati

    -

    11/07/2011 às 10:13

    Haddad admite disputar Prefeitura

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,haddad-admite-disputar-prefeitura,743155,0.htm

    Reinaldo desculpa postar aqui mas está merece comentário seu… mais esta para começar o dia…

  104. Barba

    -

    11/07/2011 às 10:09

    Como já disse um filosófo: não se pisa duas vezes no mesmo rio; acho que as coisas em 2012; 2014, não serão as mesmas; as condições não serão as mesmas e, se Dilma não fizer um bom governo, o desgaste com certeza respingará no molusco, sem dúvida. É esperar pra ver!?!?

  105. O Futuro

    -

    11/07/2011 às 10:09

    >>

    O sucesso do apedeuta irá depender da evolução da economia. Se algo der errado economicamente no governo da ex-terrorista, o boçal, obviamente, retornará dizendo que está “pronto para recolocar a casa em ordem novamente”.

    Entretanto, terá que explicar porque colocou uma pessoa incompetente no governo. Lula não escapará de ser considerado o culpado por um eventual fracasso de Dilma.

    <<

  106. Adriano Loffredo

    -

    11/07/2011 às 10:09

    Olá Reinaldo,

    Na seguinte frase: “Divisões sempre houve”, por mais que saibamos que o verbo haver no sentido de existir fica na 3° pessoa do singular, essa frase soa meio esquisita, hehe. Numa prova de concurso público ou vestibular isso pegaria muita gente !

    Abraço

  107. Antonio

    -

    11/07/2011 às 10:05

    REINALDOXX!!!

  108. Silvia

    -

    11/07/2011 às 10:02

    Eu nunca tive dúvidas quanto ao retorno de Lula. Tudo foi planejado com muito cuidado para a sua volta triunfal como o salvador da Pátria. E vamos ter um ditador imoral novamente. É exatamente o que Lula quer, muita bagunça para enfraquecer mais e mais a Dilma que aceitou a função de Presidente fracassada e inconpetente. Então aquela imagem de ser a primeira mulher presidente do Brasil só vai envergonhar as mulheres, principalmente as competentes.

  109. BH

    -

    11/07/2011 às 10:02

    dilma não é diferente de lula, a única diferença é berço. não acredito que ele voltará, tentará mas não voltará. converso com petista e lulista doentes e vejo o desencanto, a vez dele passou. não há mal que sempre dure.a oposição de dentro e de fora precisa por o bloco na rua.

  110. JOE BASH

    -

    11/07/2011 às 10:01

    é obvio que Lula continua no comando. Se perguntarem com jeitinho pra Dilma, ela vai concordar tambem.

  111. Maria Helena

    -

    11/07/2011 às 9:59

    Eu não entendo essa ineficiência das oposições de hoje em desbancar lula do poder! Ele só tem dado motivos, até agora, pra desmascarar o “lulinha paz e amor” da camapanha de Olivetto. Será que brasileiro é assim tão burro, ou tão safado? Ou ambos?

  112. haroldo

    -

    11/07/2011 às 9:58

    Essa herança maldita…até quando, será que até aproxima eleição o povo não tera consciencia que este patido PT, É APENAS UM AGLOMERADO DE LADROÊS, liderado por este analfabeto-dissimulado.Poque deixamos as coisas chegarem ounde chegou…Fora PT.

  113. Diná

    -

    11/07/2011 às 9:50

    Lula é e será sempre o maior estudioso e adepto do filosofo Nietzsche, não há prazer maior que o “Além do bem e do mal”.
    Fez do PT um partido nietz/nazista ao inves de um stalin/socialista.
    Chutou longe Montesquieu. Matou a moral cristã liberalista, liquidou com Deus. E com isso tenta fundar uma nova era, com um novo homemdeus, uma raça pura de pobres e trabalhadores que serão os senhores do mundo.
    Tentaram colocar isso em pratica em 1939, em algum lugar mto distante, sem muito sucesso.
    PS: Não entendo como Dilma não atinou pro fato te ter sido escolhida por conta de sua doença, causa que a impossibilita de concorrer com o Apedeuta nas proximas eleições, bem, pelo menos isso é o que Lula espera e esparava quando a elegeu.
    PS: As cartas de dizem que em 2014 serão os seguintes os candidatos, Lula(PT), Serra(PSDB) e Aécio Neves(PMDB) – Marina (!?).

  114. SAULO

    -

    11/07/2011 às 9:50

    DILMA: OU MATA OU MORRE!

    Em parte divirjo do mestre Reinaldo. Tenho me manifestado a respeito do assunto achando que Lula e a Herança Maldita deixada por ele vão levar Dilma ao Impeachment. Se isso não ocorrer, a Dilma vai esmagar o PTralhão para concorrer ao segundo mandato. Reinaldo, você sabe que entre os PTralhas é cobra engolindo cobra.

  115. Mari Labbate

    -

    11/07/2011 às 9:49

    A Dilulla é o Lulla de saia, que perdeu-se junto com o Lulla, que ainda não honra as calças compridas que veste. Querido Reinaldo, anime-se, pois a Vitória da Democracia no Brasil é certa! Compreendo que o cansaço toma conta de nossos açoitados corpos, porém há sinais claríssimos de ESGOTAMENTO desse governo de FAZ-DE-CONTA, no qual tudo está ao contrário! Coloquemo-nos em pé, portanto, bravos guerreiros que somos! ABBRACCIO!

  116. Cenário sombrio

    -

    11/07/2011 às 9:44

    pantanoso, podre, infestado de assemelhados, embora não iguais, simplesmente porque é impossível ser tão, tão …
    arrgggghhhh. Só por ter conseguido escrever sobre isto, você jamais sofreu ou sofrerá de doenças do aparelho digestivo. Estômago de aço!

  117. daniel barcia

    -

    11/07/2011 às 9:39

    Cuanto tempo mas para ter novidades de alguma real
    mudança moral destes Sr;que representan o executivo,
    legislativo e ministerios

  118. di Carvalho - Minas/ Sul

    -

    11/07/2011 às 9:38

    Bom dia, Reinaldo,
    Não gosto de falar das glórias do salafrário nem se for para dizer que são glórias do avesso. Esse ‘porco espinho’ com afeição de ‘duende’ pode ser da forma que você, Reinaldo descreveu, mas quem o elege, ai meu Deus, é o ‘Zé povinho’.
    O que quero dizer, é que a nossa luta terá de ser no sentido de orientar e salientar para esses ‘taizinhos’ os desmandos de hoje para compará-los com os desastres de amanhã por essa dona ‘cabeça de sorvete’. O resto? Ora, o resto nós já sabemos, vai ser difícil, pois a máquina trabalha com elese a todo vapor.
    O sol está lindo lá fora!!!

  119. Rods

    -

    11/07/2011 às 9:34

    REI.
    SÓ NÃO ENXERGAVA ISSO QUEM ERA CEGO OU CÚMPLICE DA CAUSA.
    O POVO BRASILEIRO PASSA POR UMA SINA SEM PRECEDENTES, POR SUA, NÃO DIRIA PREGUIÇA, MAS, POR PURA IGNORÂNCIA E OPORTUNISMO TOSCO E BARATO
    O RETRATO DO APEDEUTA, DESCRITO POR VC, NOS MOSTRA QUE ELE NUNCA DEIXOU DE SER O CHEFE DA MALTA E DAS SUAS AÇÕES MAIS RECÔNDITAS. MAS, QUE TERÁ CORAGEM QUE MANDÁ-LO PARA A CADEIA???
    Rods
    Rods

  120. Akhenathon

    -

    11/07/2011 às 9:33

    Reinaldo, professor de Comunicação da UnB dá sua solução para a Veja: o Procon.
    http://www.unb.br/noticias/unbagencia/artigo.php?id=419

  121. Vivara

    -

    11/07/2011 às 9:30

    Ola Reinaldo,
    Dolorida, mas a constataçao e verdadeira.
    Todavia deve-se encontrar mecanismo para minimizar a influencia maligRina do lulismo.

  122. Flavia

    -

    11/07/2011 às 9:30

    Tio Rei,
    verdade seja dita: o desmanche avassalador das rodovias federais começou bem antes de Lula. Começou com FHC, goste você ou não. É um fato. O que os empreiteiros e o PR fizeram foi roubar o país na era Lula para ‘consertar’ o que FHC desmantelou.

  123. Cristina Benevides

    -

    11/07/2011 às 9:26

    AOS BRASILEIROS: LIBERDADE, LIBERDADE ABRE AS ASAS SOBRE NÓS. NÃO SUPORTAMOS MAIS TANTAS CORRUPÇÕES. SAI FORA PETISTAS. DILMA SAI DO PLANALTO. CHEGA!
    http://www.youtube.com/watch?v=rDW4dwNiZ0U&feature=related

  124. Marcio

    -

    11/07/2011 às 9:22

    O PT só não destrói a Dilma agora porque não lhe convém.

  125. anonimo

    -

    11/07/2011 às 9:19

    Continua a mesmice, nada mudou, só a mosca!

  126. sostenes

    -

    11/07/2011 às 9:12

    Impecável análise !!!

  127. Dinho

    -

    11/07/2011 às 9:11

    O tempora, o mores!
    Eu preferiria um Itamar, esquentado porém honesto (até onde se sabe) do que qualquer um dos atuais, educadíssimo, de palavras macias, porém, desonesto. Será que um dia teremos saudades de um Collor e de sua Elba?

  128. Waldivino

    -

    11/07/2011 às 9:05

    Muito bem colocado, Reinaldo.
    É a lesma da Dilma no caramujo do PT.

  129. Mãe Brasileira

    -

    11/07/2011 às 8:56

    UnB e a Universidade Feminista: dopping moral

    “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem mal, dos que transformam as trevas em luz e a luz em trevas, dos que mudam o amargo em doce e o doce em amargo!” (Isaías, 5, 20)

    http://www.domluizbergonzini.com.br/2011/07/unb-e-universidade-feminista-dopping.html

  130. AJS-RJ

    -

    11/07/2011 às 8:45

    Reinaldo, perfeito seu texto. Parabéns.
    Resumindo: o desgoverno da rainha muda é tão corrupto quanto o desgoverno do apedeuta, é fato. A oposição é uma galinha morta. O apedeuta volta em 2014. E, o Brasil maravilha das falcatruas e corrupções afunda de vez.

  131. Rodrigo

    -

    11/07/2011 às 8:43

    As hienas do PeTê só obedecem a Lula, isso é fato! E elas estão prontas para despedaçãr e devorar tudo a sua volta.

  132. Pipinela

    -

    11/07/2011 às 8:27

    FANTASIA DO GOVERNO É TÃO GRANDE QUE ALEM DOS RATOS E CAMUNDONGOS AGORA SÃO AS BARATAS QUE INVADEM O PLANALTO .BREVE SERÃO OS FANTASMAS DO ITAMAR,ALENCAR ,ACM, O HOMEM DA CONSTITUIÇÃO CIDADÃ,TANCREDO, SERÃO TANTOS QUE NÃO TERÁ LUGAR PARA NOMEAR TODOS

  133. Elouquisa

    -

    11/07/2011 às 8:21

    Só não haverá esse quadro elitoral,se o PMDB virar a mesa e despachar a presidanta e o pt por fraude e corrupção,mas,para isso tem que ter coragem!

  134. Anônimo

    -

    11/07/2011 às 8:17

    Evidente e a guerra da desinformação vai tomando cores inusitadas com a ascensão do comunismo que se alastra pela América Latina, inclusive nos EUA. No entanto, embora o Olavo de Carvalho seja pessimista quanto à possibilidade de alteração desse “status quo”, o Chile continua sendo prova inconteste que esse regime só prospera mesmo em meio à ignorância, razão pela qual encontra campo fértil na Bolívia, Venezuela, Perú e no Brasil.

  135. Antonio Filho

    -

    11/07/2011 às 8:09

    Ninguém merece esse picareta de novo.

  136. Claudio

    -

    11/07/2011 às 7:39

    Um dos seus melhores textos. Traçou as entranhas do petismo com um raio x.
    Pergunta para refletir: o que e’ pior: a máfia ou o PT?

  137. Pino

    -

    11/07/2011 às 7:38

    Logo que a Diuma assumiu dispersou-se a idéia de que a mesma consertaria as relações mal conduzidas do apedeuta em relação ao Irã e aos USA, que pegaram muito mal internacionalmente. Lógico que esse “conserto” pode enganar tupiniquins mas não engana a opinião internacional que continua com um pé atrás com os COMUNA. É a forma experta do PT ludibriar os tupiniquins, que, convenhamos, até o momento estão ganhando, especialmente pelo modo Robin Hood de governar.

  138. caipira mermo

    -

    11/07/2011 às 7:38

    Reinaldo
    Mais um texto que merece uma moldura!
    Irretorquivel!

  139. Maria Cristina

    -

    11/07/2011 às 7:32

    Só idiota crê nesta história de Papai Noel de suposta distância de Lula e Dilma. É certo q há muitos incautos no País, até porque votaram no PT, apesar das bandalheiras. Mas, daí, querer enganar a todos, vai uma grande distância. E a razão primeira da presença firme de Lula é que Lula jamais aguentaria ficar fora do PODER. PODER é so sangue que o alimenta. De notar também que MENTIR, TIRAR PROVEITO DA COISA PÚBLICA e buscar ENGANAR fazem parte da personalidade da linha petista.

  140. jonas /RS

    -

    11/07/2011 às 7:30

    Nos caminhos sempre existe a lógica e o imponderável…

  141. Pino

    -

    11/07/2011 às 7:29

    E cadê o Serra e companhia? Só aparecem na hora da eleição? Em poucas semanas cairam dois ministros “mão grande” e cadê a oposição? E depois, querem ganhar eleição? Nem de comunista.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados