Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

13 dos 15 membros do Conselho de Ética são da banda de Sarney

Por: Reinaldo Azevedo

Por Rosa Costa, no Estadão:
O Conselho de Ética do Senado reiniciou ontem suas atividades sem dar sinal de que conseguirá recuperar a credibilidade. O colegiado estava desativado havia dois anos. Na nova composição, o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), tem o apoio de 13 dos 15 integrantes, além de ter assegurado o comando do órgão ao senador João Alberto (PMDB-MA), de sua confiança.

Na gestão anterior, o conselho arquivou todos as denúncias feitas contra Sarney, entre elas a responsabilidade pelos atos secretos e outros desmandos administrativos da Casa.

Iniciada com atraso de mais de uma hora, a sessão de instalação deixou claro que, na prática, pouco se deve esperar do conselho. O senador Mário Couto (PSDB-PA) chegou a fazer um discurso sobre a necessidade de o colegiado “começar com moral e terminar por moral”.

Como ninguém o aparteou, ele não conseguiu nem mesmo ouvir seus colegas sobre os motivos que os levariam a endossar a escolha de João Alberto para presidente e a do senador Jayme Campos (DEM-MT) como vice.

No cargo pela terceira vez, João Alberto afirmou que não mudará o procedimento de antes, ou seja, as denúncias poderão continuar a ser arquivadas. Ele atribui essa prática pessoal ao fato de não ser “açodado”.

“Nunca açodei os processos. Qualquer processo que chega ao Conselho de Ética a primeira coisa que faço é chamar o senador e dou conhecimento a ele, eu não açodo. Mantenho o equilíbrio na minha gestão como presidente do conselho”, disse. Ele comparou ainda a função à “difícil tarefa de cortar na própria carne nos momentos mais difíceis de julgar os colegas”.

Maioria. O senador teve o voto de 14 dos 15 senadores presentes. A votação foi secreta. Ele não quis se manifestar sobre a representação do Sindicato dos Jornalistas do DF contra o senador Roberto Requião (PMDB), que arrancou o gravador das mãos de um jornalista, alegando que não conhece a denúncia. Aqui

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. TITO 2

    Conselho de ética ahahahahahah.
    Conselho da vergonha. Conselho de petralhas.
    ÉTICA = É o principio da ética que determina a conduta equilibrada, sensata do homem e seus deveres e obrigações para com Deus e a sociedade. Sem esse principio de padrão moral, qualquer civilização ou nação beira a barbárie.

  2. R

    Você comete um engano. Não é banda de sarney. É BANDO DE SARNEY.

  3. junes marta paris

    Agora sim. O Sarney e sua família e seus amigos mais íntimos estarão absolutamente seguros, não sofrerão bulyng dos adversários e poderão cometer todo e qualquer tipo de delito.

  4. ARGH!...

    E porisso leva o nome de Conselho de Ética, né? Sei.
    De 15, 13 são cobras mandadas do Sarney…Fiasco.

  5. Vô Zão

    A tragédia é que os membros do Conselho de Ética foram democraticamente eleitos pelos votos “petralha”, “tiririca” e “bolsa-cachaça”. O que esperar desses irresponsáveis? É devido a esse tipo de coisa que aqueles 80 milhões de eleitores se recusaram a votar na Dona Marionete Primeira… e ficaram no aguardo de uma dura oposição política, que até agora não surgiu. Até quando? Calculo que somente quando o caos inevitável acontecer – final dos tempos de todos os regimes populistas.

  6. Gustavo

    Todos eleitos pelo voto popular.
    É hora do eleitor parar de reclamar dos políticos e passar a criticar o seu próprio voto.

  7. naldig

    Ha ha ha ha ha…E alguém pensou que seria diferente? O despudor é tanto que o crime já virou comédia!

  8. Gedeão

    Estamos no inferno astral? Vejamos: Voltaram Delúbio, Palocci,Lula, Requião e a inflação. Agora este Conselho de Ética que mais parece a estória do Áli Bá Bá e os 40 conselheiros. Não estamos fazendo as nossas orações corretamente?

  9. Elah

    Xi… a pouca vergonha já é tanta que já estão chamando o ladrão em vez da polícia!

  10. angelo

    Senhores,isso é mais uma imoralidade que se comete nestePaís
    é uma bofetada na cara do povo.
    O engavetador do futuro.!!!!!!!

  11. Fábio

    É um exemplo para a polícia a ser adotada em Bangu I e nas demais cadeias do país. Os detentos votariam em uma comissão de ética entre os presidiários para as negociações de…sequestros, invasões de morros, etc. Para as próximas eleições presidenciais não me espantaria em ver como candidato Fernandinho Beira-mar e Marcola como vice.

  12. WINDOR CLARO GOMES

    É justo, muito justo, justíssimo! Sendo o Senado Federal presididio por José Sarney por escolha quase unanime de seus integrantes, nada mais razoável que ter a ética do Sarney como padrão dessa instituição. Daí parecer-me-ía acertada a composição de seu Conselho de Ética, não fosse o fato relevante do descompasso com a ética que devemos perseguir em prol do bem da nossa sociedade!

  13. Israel Remunini

    Bem, o circo ja esta armado, ja temos um palhaco analfabeto na cultura, nada mais natural ter um um ali baba cuidando da ladroagem.
    Com o pt no poder não devemos esperar nada de bom mesmo.

  14. anonimo

    Como dizia meu pai: – “Estamos roubados”.
    Eu completaria: – Literalmente.
    Viva a cumpanheirada: – a inflação voltou e a ética foi para o ‘espaço’!

  15. mrfalcon

    DA BANDA NÃO, DO BANDO DE SARNEY.

  16. ZORRO

    Conselho de ética o que é isso é Homologação da safadeza
    Se querem um conselho de ética facão com cidadãos honestos sem macula por exemplo o DIRCEU, DELÚBLLUBIO E A QUADRILHA SÓ TEM UM PROBLEMA O AUDITÓRIO DE,VERIA CABER TODOS
    É PERDERAM A VERGONHA MESMO

  17. gaúcha indignada

    Conselho de ÉTICA (HEHEHEHEHEHE) – que vergonha!!!

  18. jgomes

    Reinaldo,
    É um escárnio,uma verdadeira podridão moral que assola o
    nossupais. Ou será só o reflexo da “ERA LULA”?