DATAFOLHA 3 – Rejeição a Lula é recorde: 57%; 82% apoiam condução coercitiva; para 73%, Dilma agiu mal ao fazê-lo ministro

Para 68%, presidente só levou o petista para a Casa Civil para lhe conceder foro especial; recorde anterior de impopularidade do poderoso chefão era de setembro de 1994: 40%

A operação petista-palaciana que conduziu Lula ao Ministério da Casa Civil — medida ora suspensa por liminar concedida pelo STF — foi das ações mais atrapalhadas e contraproducentes da história do PT. Dilma oficializou o antecessor no cargo, o que correspondeu a um golpe branco, no auge da crise gerada pela divulgação de grampos que evidenciam que a presidente e o próprio Lula conspiravam de forma determinada contra a Lava Jato. O resultado não poderia ser pior para o ex-todo-poderoso.

Atenção! A rejeição ao nome de Lula atinge a espantosa marca de 57%. O seu pior índice nesse quesito foi obtido, pasmem!, em setembro de 1994, quando ele disputou a eleição com FHC e perdeu no primeiro turno. Naquele caso, era repudiado por… 40%!

Coisa de rico? Não! É bem verdade que a rejeição a Lula atinge 74% entre os que ganham 10 salários mínimos ou mais, mas é de 49% entre os que recebem até dois.

Há números ainda piores para o petista. Nada menos de 82% acharam que o juiz Sérgio Moro agiu bem em determinar a sua condução coercitiva, contra 13% que pensam o contrário; 5% não sabem.

E a sua condução ao ministério propriamente? Será que Dilma fez bem ou mal? Nada menos de 73% pensam que ela agiu mal — e 68% afirmam que isso só aconteceu para ele conquistar o foro especial por prerrogativa de função. Bem, nesse caso, a maioria está apenas repetindo o que o governo confessou, não? Só 22% veem o ato de Dilma como positivo, e minguados 19% acham que a nomeação se deu para ele ajudar o governo.

Numa das gravações, Lula se orgulha de que o Datafolha trará uma pesquisa — não se refere a esta — em que ele aparece como o melhor governante do Brasil… É, também se verifica isso nesse levantamento: ele lidera com 35%, seguido de FHC, com 16%, e Getúlio Vargas, com 7%. Esses são índices sem relevância porque é evidente que as pessoas não têm como fazer uma avaliação objetiva de um governo que acabou há 14 anos, no caso do de FHC, ou um pouco mais, se é para citar Getúlio… Mas, se isso consola o Apedeuta, o que é do gosto regala a vida, como se diz em Dois Córregos.

Deu tudo errado. O Lula que dizia que iria fazer e acontecer está hoje torrando a própria biografia. A tramoia que o levou à Casa Civil não convenceu ninguém e só serviu para desgastar ainda mais o governo, a presidente Dilma e ele próprio.

Em situações assim, os petistas costumam dizer aos adversários, quando em êxtase: “Chuuupaaa!!!”

Sou um jornalista educado: “Suuugaaa!!!”

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s