MPF abre denúncia contra Jair Bolsonaro por racismo

Deputado pode ser condenado a pagar indenização de R$ 300 mil por danos morais

O Ministério Público Federal no Rio entrou com uma ação civil pública contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) nesta segunda (10). A ação civil pública é por danos morais coletivos às comunidades quilombolas e à população negra.

“No presente caso, o julgamento ofensivo, preconceituoso e discriminatório do réu a respeito das populações negras e quilombolas é incontestável”, diz o MPF.

“Com base nas humilhantes ofensas, é evidente que não podemos entender que o réu está acobertado pela liberdade de expressão, quando claramente ultrapassa qualquer limite constitucional, ofendendo a honra, a imagem e a dignidade das pessoas citadas, com base em atitudes inquestionavelmente preconceituosas e discriminatórias, consubstanciadas nas afirmações proferidas pelo réu na ocasião em comento”, escreveram os procuradores Ana Padilha e Renato Machado. 

No dia 3 de abril, Bolsonaro realizou uma palestra no Clube Hebraica, no Rio, em que ofendeu reiteradamente a população negra e as comunidades quilombolas. De acordo com o MPF, ele ainda incitou a discriminação contra estes povos.

Na ação, os procuradores dizem que o político utilizou informações distorcidas, expressões injuriosas, preconceituosas e discriminatórias com o claro propósito de ofender, ridicularizar, maltratar e desumanizar as comunidades quilombolas e a população negra.

Se condenado, Bolsonaro pode ser obrigado a pagar multa no valor de R$ 300 mil pelos danos morais coletivos causados ao povo quilombola e à população negra em geral. O dinheiro será revertido em projetos de valorização da cultura e história dos quilombos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. CLAUDIO CORREA

    Bolsonaro 2018
    Precisamos de uma guinada para o PAÍS se reerguer.
    Chega de roubo ao ERÁRIO

    Curtir

  2. Deraldo Pereira

    Coisa mais triste e saber que o MPF não sabe interpretar uma simples palestra. Estamos nas mão dos ignorantes.

    Curtir

  3. É o desespero, pois Bolsonaro SERÁ o proximo Presidente da República!!! Todas as pesquisas de opinião já apontam.

    Curtir

  4. RUI RODRIGUES

    O Bolsomito é o meu candidato. Tenho acompanhado tudo o que dizem a respeito dele e na Hebraica ele não falou nada demais, nada que ofendesse as comunidades índias e quilombolas. Isso vai dar em nada. O único candidato que poderá atrapalhar a eleição do Bolsonaro é o João Dória (se continuar com o ibope como está). O Bolsomito deveria falar mais em economia, saidas viáveis para a crise, enxugamento da máquina pública, etc

    Curtir

  5. Douglas Almeida

    Palhaçada! Esse mimimi todo é porque já tá começando a incomodar! Bolsomito 2018!

    Curtir

  6. Mitovaldo da Silva

    Francisco Lemos, 04h47. Tú nunca foi eleitor do Bolsonaro. Nem aqui nem na China. Não vem com essa tática de indução. Esquerda trapaceira!

    Curtir

  7. Quero ver o MPF fazer isso é se o
    tupiniquim detiver o poder

    Curtir

  8. clay jones salgado

    ESTÃO COM A ROELA DO CANAL RETAL TREMULA. BOLSONARO PRESIDENTE DA REPUBLICA FEDERATVA DO BRASIL

    Curtir

  9. Marcelo Rocha

    É inacreditável, após denúncias recentes de corrupção de mais de 100 políticos em atividade, e o ministério público quer dar ênfase em interpretações de palestra…meu Deus do céu , se esse cara não se eleger o que vai ser de nós…

    Curtir