Mauricio Lima Radar on-line

Radar on-line

Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Ernesto Neves, Gabriel Mascarenhas e Pedro de Carvalho

sobre

O Radar publica informações exclusivas e bastidores de tudo o que for relevante. Da política à economia; do esporte à área cultural; do mundo dos negócios à segurança pública – tudo cabe neste espaço, desde que seja uma informação confiável e inédita.

Fachin se dá por suspeito para julgar HCs de Lula

Por: Vera Magalhães

Fachin: suspeito

Fachin: suspeito

Sorteado relator do habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Lula contra a decisão do ministro Gilmar Mendes que revogou a posse do petista, o ministro Luiz Fachin se deu por suspeito.

Fachin é padrinho da filha de um dos advogados que subscrevem o pedido.

O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, receberá o HC de volta e novo relator deve ser sorteado. Serão excluídos do sorteio o próprio Lewandowski, Mendes e Fachin.

O problema é que há jurisprudência da corte determinando que não cabe HC contra decisão monocrática de ministro.

E, assim, vai virando um novelo a situação jurídica de Lula.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Gabriel Rec

    Parabéns ao ministro Fachin pela coerência e honestidade. Confesso que não aprovei seu nome quando indicado, mas ele está se mostrando imparcial.

  2. Carlos Esuardo

    Não um novelo mas um comboio de corda!

  3. Cori Otaviano da Silva Filho

    Boa noite, sou pai de cinco filhos, pago aluguel, estou dempregado, e acho que o supremo tribunal, deveria deixar o Lula no colo do Ministro Gilmar Mendes que o colocará de volta para Sérgio Moro.
    E com isso o supremo dar sequencia à outros casos um exemplo: Espurgos imflacionários dos Planos Cllor, Bresser, Verão que está parado a anos e nada.
    Deixo assim minha indignação.

  4. vittorio

    Pois agora esse imbecil se demonstrou SUSPETÍSSIMO, e deu a entender que votaria a favor mas, mas que seu voto seria questionado pela proximidade familiar e com isso demonstrou que não têm “grelo duro” fosse sério votaria como a nação espera que faça….CONTRA !!!! Agora vejamos quem são os outros 4 que estão no bolso da Dilma !
    Lewandowski ; Tofolli e Barroso – são mais três grandes suspeitos ! Estou em dúvida quanto ao 5º e o 6º

  5. Vittorio Serafin

    Pois agora esse imbecil se demonstrou SUSPETÍSSIMO, e deu a entender que votaria a favor mas, mas que seu voto seria questionado pela proximidade familiar e com isso demonstrou que não têm “grelo duro” fosse sério votaria como a nação espera que faça….CONTRA !!!! Agora vejamos quem são os outros 4 que estão no bolso da Dilma ! Lewandowski ; Lewandowski ; Tofolli e Barroso – são mais três grandes suspeitos ! Estou em dúvida quanto ao 5º e o 6º

  6. Rubens Mazzini

    Nesse caso agiu com coerência.

  7. Fachin Acovardou

    Penso ao contrário da maioria que aqui comentou, que Fachin se acovardou nesse caso e se mostrou grato ao Lula, uma vez que já existe uma jurisprudência do STF sobre as decisões monocráticas, não caberia muita analise pois que como a Vera relatou “não cabe HC contra decisão monocrática de ministro”.

    Esse entendimento do STF revela a covardia do Ministro e não o contrário; antes penso que ele não queria parecer como ingrato diante do Lula.

  8. Fachin Acovardou

    Penso ao contrário da maioria que aqui comentou, que Fachin se acovardou nesse caso e, se mostrou grato ao Lula, uma vez que já existe uma jurisprudência do STF sobre as decisões monocráticas, não caberia muita analise, antes penso que ele não queria parecer como ingrato diante do Lula.

  9. AlexRio

    Que diferença de caráter entre Fachin e Gilmar Mendes, hem?

  10. Ronaldo

    Isso é uma vergonha, um juiz se dizer suspeito e passar uma decisão pra outro, a sociedade espera de um magistrado que ele seja responsável e assuma seu papel sendo imparcial e coerente no mínimo, e não uma Maria vai com as outras.

  11. Prof. João Bosco

    Ainda bem que descobriram a tempo. Ministro amigo é complicado julgar. O povo e a Nação brasileira não merece isso. Deus nos acuda!

  12. José Portinho Júnior

    Um ato de quem respeita o “devido processo legal”. Pedra fundamental do Direito. São mais de 800 anos de tradição!

  13. Renato

    Os ministros do STF tem uma ótima oportunidade de mostrarem que não são acovardados, como disse o ex-presidente.

  14. Olga Camargo

    RECADO
    Sr. Luís Inácio Lula da Silva, não estamos julgando sua origem humilde e nem suas poucas letras. O senhor foi vítima, como milhares de brasileiros, de governos que não se preocupam com a Educação Pública e nem com as desigualdades sociais. Mas isso não lhe dá o direito à cumplicidade, ao “não sei de nada” para saquear a Nação Brasileira.
    Elegeu-se Presidente, e o que fez? – Sofisticou ainda mais a corrupção, a ponto de se tornar um investigado.
    Agora tenta enganar o povo brasileiro, através de manobras, para fugir das investigações de Instituições sérias que ainda existem e resistem, isto é, “os totalmente acovardados”, palavras suas. Aliás, de um autoritarismo ímpar.
    – Quem é o “totalmente acovardado”? – Não seria o senhor que busca esconder-se debaixo da saia da senhora Dilma, somente para ganhar foro privilegiado?
    A Lei é muito falha. Para mim, todos os corruptos, ladrões, assassinos deveriam ser presos, sem privilégio algum. Bandidos letrados ou não, cadeia neles!
    Por culpa dessa corja de malfeitores e com o desenrolar dos últimos episódios, o Brasil é alvo de escárnio para o Mundo. Porém, eu me consolo: suas caras deslavadas estão também estampadas em todas as manchetes.
    Na sua insanidade, o senhor Lula se auto intitula “o melhor presidente que o Brasil já teve.”
    – Cidadão Lula, olhe-se no espelho e pergunte: – Sou vítima ou algoz do POVO BRASILEIRO?

  15. Sandro Cansado

    Coloquem logo este vagabundo do LULADRÃO na cadeia! Depois, destituam Dilma, Renan e Cunha das suas respectivas presidências e iniciem uma investigação profunda e criteriosa para recuperar o dinheiro que foi saqueado dos cofres públicos e punam exemplarmente todos aqueles que se corromperam, de qual partido seja. Ou isso, ou o povo deve iniciar uma desobediência fiscal gigantesca no Brasil. Se há sonegação é por que não existe retorno para os impostos absurdos que pagamos aqui. Mais: fim do foro privilegiado, dos cargos comissionados e do vergonhoso fundo partidário.

  16. Sebastião

    O ministro esta apenas sendo um homem que se nega a continuar essa farsa! Muito sábio!

  17. Jose Caride

    Isto nada mais é do que a pressão do povo!
    Vá contra esta pressão,e depois tente segura-la se for capaz .

  18. Josue

    Aleluia, Deus seja louvado.

  19. Giuseppe Brandoni

    O ministro covarde chamado Fachin.
    Giuseppe Brandoni – 21/03/16
    Por que o Fachin pura e simplesmente não seguiu a jurisprudência de não contrariar em pedido de habeas corpus o parecer do ministro Gilmar?
    É exatamente o contrário do andam comentando por aí no site da VEJA
    Fachin mostrou que é um B mole, um covarde. Assim como “afinou” para Barroso quando o mesmo mentirosamente refutou o relatório dele Fachin e ficou caladinho, acuado e medroso, ele agora repete a dose.

    O pedido se cai na mão do Barroso, que já na última plenária canalhamente se indispôs com Gilmar, o que fará esse advogado que se veste de juiz e tem o escritório de advocacia contratado sem concorrência por uma empresa do governo de ladinos?
    O sr. Fachin, mais uma vez foi covarde e ficam os 6 milhões que foram às ruas recebendo cusparadas de Dilma, de Lula e agora dos ministros do Supremo , à exceção do desassombrado Gilmar Mendes.
    Os outros tem o rabo preso de uma forma ou de outra, estão pressionado pela quadrilha.
    Lamentavelmente o tempo dirá.
    Acho que as ruas têm de marchar agora é para o Supremo.
    O Zavaski foi para Ribeirão Preto receber comenda da turma do Palocci e falou mal do juiz Sérgio Moro na sexta passada. Será que ele vai se declarar impedido?
    Agora vamos para a hora de ver as togas sendo desnudadas e cada um mostrar a sua verdadeira cara.
    Marco Aurélio também já mostrou a sua ao, de imediato, recusar o pedido de impugnação da nomeação de Lula.
    Prestem atenção brasileiros.
    Não se enganem.
    Está tudo aparelhado.
    Desta vez não vai ser sem sangue que a justiça será feita.
    Mas essa quadrilha banida do poder.

  20. Fábio

    Mas Gilmar Mendes não acatou a ação contra Lula, mesmo tendo uma advogada que a assina e que funcionária do instituto do qual ele é sócio ??? Isso não é suspeição ???

  21. maria-maria

    A fachinorosa figura agiu em função da lei, ou de covardia?O pedido de HC caiu nas mãos esquerdas da sinistra rosa weber, aquela que tem cara de espantada , juramentada amiga da soberana

  22. Edno Oliveira

    Recursos, embargos infringentes, habeas corpus, medidas cautelares, liminares: imagino isso depois que o impeachment for aprovado. Sai presidenta, volta presidenta, sem presidente nenhum. Resultado sendo questionado pelo fato do presidente da Câmara e talvez do Senado, também estarem sendo processados. Todas as filigranas jurídicas vão surgir. Greves de protesto de ambos os lados. Enquanto isso a economia brasileira vai se derreter e o povo vai devolver mais do que é dito que ganhou.

  23. Carlos

    Ficou pior,
    quem foi a sorteada pra julgar ? A ministra que o Lula pediu pra falar com ela Rosa Werner kkk

  24. Daniel Pires

    E tantas pessoas neste uma vergonha vermos esta novela se desenrolar de frente ao nossos olhos, e ver tantas pessoas públicas, empresários artistas, cantores, pessoas q´poderiam tentar fazer a diferença e não lo fazem´´isto esta se institucionalizando o crime e a barbarie,e virando uma questão cultural em nossos dias ´´vc rouba´ e é um herói, e o povo te defende´´

  25. Jackson Toledo

    Ai,ai,ai!Se isso cair na mão do Barrozinho,já desconfio o q pode acontecer.Ele vai enrolar a corte assim como fez recentemente com o Teori,e passar por cima da jurisprudencia q já existe, de que não cabe HC contra decisão monocrática de ministro.Vou querer ver como é q fica!!!

  26. Carlão

    Anotem aí: vai cair para o Celso de Mello.

  27. Leandro

    Vão chamar o Facchin de golpita também? O ilustre deputado do PT vai querer o impeachment dele além do Gilmar Mendes?
    Sejamos justos: o PT não quer ser julgado com parcialidade, quer ser aclamado Santo!

    Pergunta… A AGU pode dizer que Mendes não tem competência para lidar com o Caso Lula se o processo caiu na mão dele via sorteio?

  28. illa

    Sou muito desconfiada!Se não for nenhum truque!!!!Deus seja louvado!Nem tudo está perdido!Parabéns ministro Fachin!Só queremos sua imparcialidade e que siga as leis!!!

  29. claudio

    mas é claro que eles vão dar um jeito de votar a favor do lula… são tudo capachos do ptismo

  30. Paulo Roberto

    Parece que tudo virou um jogo de xadrez com movimentos muito bem calculados. No momento em que Lula vira ministro e tem foro privilegiado, qualquer investigação da qual faça parte, automaticamente, atingirá qualquer outro com foro privilegiado. Se, durante investigação de Lula, algum fato implicando outro qualquer político com foro privilegiado, for apurado, bem, este político estará automaticamente fazendo parte da investigação. Além disso, se houver condenação no Supremo, não haverá corte à qual recorrer. Sem contar que Lula tentará ser um articulador político e, acredito, ninguém irá querer muita conversa com um investigado e, muito menos, fechar acordos. Parece que a única luz-no-fim-do-túnel que vejo para o PT é um trem vindo em sentido contrário e muito rapidamente…

  31. José Victor

    Essa jurisprudência vem desde o julgamento do HC 105.959

  32. José Victor

    O HC 133.605/DF já foi redistribuído para Rosa Weber logo após o Fachin se declarar suspeito

  33. jorge takeo sato

    Estamos em uma situação em que todos se sentem pressionados e qualquer ponto fora pode ser dado como favorecimento ao ex presidente. Não queremos ministros com ficha suja.

  34. MARCOS A. MORAES

    Já foi sorteado… MAM

  35. Rodrigues

    Novo sorteio:
    MIN. ROSA WEBER. Exclusão do Relator/Revisor: MIN. GILMAR MENDES. Impedido(a): MIN. EDSON FACHIN. Processo que justifica: MS 34070. Justificativa legal: RISTF, art. 67, § 8º

  36. Carlos

    E o PT continua “mandando bala” contra o judiciário…Entrevista de hoje para o jornal Zero Hora (RS): “Gilmar Mendes deveria ser impedido de julgar ações que envolvem o PT” falou o ministro Rossetto.
    Além de afrontar a sociedade tentando nomear o Lula agora estão também afrontando o Judiciário (STF, Moro, Gilmar Mendes). É o fim…!

  37. RMaia

    Como Lula não tem foro privilegiado, o HC deve ser impetrado no TRF e não no STF, é o que vai dizer o ministro que for sorteado quando julgar o HC. Que falta faz o MTB….

  38. Ronaldo

    Vai ser difícil encontrar um ministro sem o rabo preso com o PT.

  39. Piloto

    Que vergonha 40 milhões de reais para Lula, até que enfim Fachim. Ninquem em sã concirnais vai aceitar , pois ir contra uma nação interfira. Lula na cadeia .

  40. cristina

    ALELUIA!!!!Nem tudo está perdido!!!!!!!!!!!!!!!!Fachin não quer ficar com a pecha de GRATO ao vagabundo ladrão!!!!!!!Graças a Deus,não se ACOVARDOU e fez o que um juiz HONESTO faz;: NÃO DEIXAR UM LADRÃO SE SAFAR!!!!!!

  41. João Brasileiro

    Bem…, dos males, o menor. Fachin ao menos, de pronto, mostrou-se honesto (em tese; pois a decisão tomada também tirou-o de uma saia justa, depois de tudo o que o jararaca falou). É o que o senhor Dias Tóffoli deveria ter feito por ocasião do julgamento do mensalão, processo no qual não deu-se por impedido, tampouco por suspeito, após ter sido advogado do Sindicato dos Metalúrgicos, Advogado do PT e também membro da AGU, indicado pelo jararaca. Mas veja que nos últimos tempos ele até que tem procurado se emendar? Parece que caiu na real. Graças!Gilmar Mendes também converte para o bem.

  42. Luiz Teixeira

    Parabéns Ministro! Fez o que devia ser feito. É o que se espera de um Magistrado sério.

  43. ADALTO MOREIRA

    Parece que o STF está dando tempo para que a federal prenda este cara,
    más parece estarem acuados pelo novo ministro da injustiça, pois estão demorando demais.

  44. Ferreira.

    Não cabe o recurso.
    Façam valer o que determina a lei.

  45. edson mendes

    ” A Avestruz” aninhou a Jararaca para livra-la das garras da Águia. Por enquanto a pobre serpente permanece vulnerável.

  46. Francisco Angelini

    Os caras tão desesperados, criando 2a. instância na ultima instância, isso se chama JURIS ESPERNIANDIS!

  47. Vania Silva Resende

    Realmente existe o decreto 8.693/2016 repassando 40 bilhões para Casa civil?

  48. Mauricio

    Como tem gente cabeça quente por aqui.
    Essa situação está é no mínimo engraçada, para não dizer patética.
    A defesa de Lula só dá cabeçada, não só a dele, mas toda a defesa do governo.
    Esse HC já nasceu morto e a coisa vai patinar até o feriado e só na segunda-feira vai a plenário. Até lá, se não aparecer um workahollick, vai ficar indo e voltando. Motivo: Nunca na história um ministro votou contra o voto de outro ministro dentro do STF, nem mesmo o Barroso teve coragem (ainda). E me parece que não será saudável para ele ir contra Gilmar Mendes.

  49. A. Schneider

    É escandalosa a situação do STF, a ocupação petista denunciada por DELCÍDIO e CORROBORADA por MERCADANTE, ministro mais importante da Dilma, o solapamento e desmonte das instituições. Mas o que mais me chama a atenção é o COLABORACIONISMO DA “IMPRENSA”. A GLOBO VIROU PORTA VOZ DO PT, do Lula e da Dilma. Isto tem sido um dos maiores entraves ao processo de IMPEACHMENT. Sou um “constitucionalista”, e apoio a posição do Dr. Ives Ganndra quando disse que queria ver o presidente da Câmara ou do Senado, invocarem o Art. 142, e submeter as FORÇAS DE SALVAGUARDA CONSTITUCIONAIS, os desmandos do STF, e o julgamento da canduta da presidente por um tribunal militar.

  50. Helvio Piva

    Digno! So far, so good!