Blogs e Colunistas

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

15:08 \ Futebol

Tapetão: Timão pode cair?

Torcida corintiana: em risco?

Torcida corintiana: em risco?

Parece inacreditável, mas até o Corinthians poderá ser rebaixado para a Série B na reta final do Brasileirão-tapetão 2013.

A queda pode ocorrer se o STJD confirmar o argumento da Portuguesa de que a decisão do julgamento do atleta Héverton só contaria a partir da segunda-feira, 9, primeiro dia útil depois do julgamento.

E como o Corinthians entra nessa história? Simples: no jogo do clube contra a Portuguesa, em 29 de setembro, Emerson Sheik foi flagrado por câmeras dando uma cotovelada em Ferdinando, da Lusa. O jogador não foi expulso – portanto não cumpriu suspensão na partida seguinte  -, mas acabou denunciado no STJD dias depois.

No dia 18 de outubro, uma sexta feira, Sheik foi condenado no STJD com um jogo de suspensão. O jogador não entrou em campo no dia 19, na partida contra o Criciúma. Já na rodada seguinte, contra o Santos, Sheik participou normalmente do jogo, que terminou em empate.

Ora, se a tese da Lusa prevalecer, o Corinthians deveria perder quatro pontos porque Sheik não poderia ter disputado a partida contra o Santos. Ou seja, não jogar contra o Criciúma não teria efeito de cumprimento da pena. Assim, com 46 pontos e menos vitórias que Fluminense e Criciúma, o Timão estaria rebaixado para a série B.

Além do caso de Emerson Sheik, a aceitação da tese defendida pela Portuguesa poderá revelar outras irregularidades e movimentar ainda mais o tapetão neste final de ano.

A possibilidade de o Corinthians cair é pequena?  Sim, talvez nula, mas o regulamento permite uma gama enorme de interpretações.

Por Lauro Jardim

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

371 Comentários

  • marcos da paz vasconcelos

    -

    6/2/2014 às 11:49

    isso simplismente vergonhoso colocaram o flamengo na jogada para tirar o foco,prejudicando a lusa e beneficiando o flusinho,eu creio se o flamengo estivesse posibilidade de perde um pontuacao maior p/ cair para segundona nem tocavam em assunto,tudo isso para beneficio de times cariocas deveriam promover o campeonato brasileiro so com os times grandes do Rio de Janeiro……

  • joao

    -

    11/1/2014 às 21:59

    Os caras estão doidos, o fluminense não entrou com nenhuma ação pra se manter na série “A”, foi a CBF que denunciou,o fluminense só foi beneficiado porque era o primeiro clube do Z-4,ainda que o fluminense quisesse voltar pro z-4, não poderia, estaria assim descumprindo o regulamento, parem de serem burros, essa briga É com a CBF, STJD E justiça comum, se o flu abdica de jogar a série A,o vasco seria o beneficiado, será que assim acabaria essa polêmica?

  • Antonio

    -

    11/1/2014 às 20:44

    Quando leio os comentários aqui entendo perfeitamente porque o PT não vai sair do poder nos próximos 20 anos.
    Putz, brasileiros!

  • Sergio

    -

    11/1/2014 às 19:53

    Me desculpe, “consequências”.

  • Sergio

    -

    11/1/2014 às 19:52

    Muito boa sacada. Estou rolando de rir. É evidente que essa liminar será derrubada, mas que pensar nas conseguências é divertido, ah isso é.
    kkkkkkkk

  • elio correia dos santos

    -

    11/1/2014 às 16:51

    O Fluminense é r.i.d.i.c.u.l.o. Só tem homem feio. É o time do tapetão

  • silvio

    -

    2/1/2014 às 22:21

    só uma pergunta, você é carioca ?

  • GERALDO

    -

    28/12/2013 às 9:39

    É quase certo que o ‘TAPETENSE FUTEBOL CLUBE” e sua torcida serão hostilizados em todos os jogos do brasileirão 2014, e não reclamem as autoridades se em algum momento os protestos chegar a atos de violência. Muitas coisas deixaram de ser levadas em conta por ocasião do julgamento da Portuguesa.
    l – O jogador reserva antes de entrar em campo não tem que se apresentar à mesa do quarto arbitro e assinar a súmula? Lá deveria constar que o jogador estava suspenso e seria impedido de participar da partida.
    2 – O juiz da partida recebe antecipadamente informações de jogadores pendurados com cartões em partidas anteriores para facilitar suas decisões, e lá não constava a suspensão de Heverton?
    3 – Quem prova que o suspeito advogado da Portuguesa que participou do julgamento informou o clube sobre a punição.
    4 – No site da CBF, desatualizado não contava tal punição.
    5 – A Portuguesa foi informada oficialmente por escrito somente na segunda-feira após a realização do jogo.

    PERGUNTO: NÃO EXISTIU má fé e possível orquestração para a punição?

  • ciro

    -

    27/12/2013 às 16:33

    O flminense contina porque merece, o são paulo receeu algo para o coritiba ganhar, voces estão e com inveja.

  • PHD

    -

    25/12/2013 às 20:08

    Mulambentos, analfas, ridículos. É preciso investigar essa atitude da “vítima” Portuguesa, a considerar o episódio do jogo de sábado e a divulgação da impossibilidade de escalação daquele jogador, diga-se, irrelevante, do urubu. Erro raro que “coincidentemente” se deu no dia seguinte àquele, e ainda, sob a incerteza do resultado do jogo que se encontrava paralisado no sul.

  • silva junior

    -

    23/12/2013 às 9:21

    podridão total………………

  • Huallasse

    -

    20/12/2013 às 8:37

    Isso é mais um caso para Joaquim Barbosa resolver…. vai passa a bola para Ele… Ele resolveu a situação dos mensaleiros e o povo deu apoio e credito em suas decições…

  • Gilberto

    -

    18/12/2013 às 14:48

    2014 sem campeonato brasileiro, eu apoio.

  • Joao Martinez

    -

    18/12/2013 às 6:54

    cuidado ! o corinthians cometeu o mesmo erro do flamengo ,o flamengo perdeu os pontos

  • celio correia dos santos

    -

    18/12/2013 às 2:23

    O FLUMINENSE conseguil uma formula para não cair para a segundona , se chama C B F

  • celio correia dos santos

    -

    18/12/2013 às 2:18

    FLUMINENSE BI CAMPEAO DO TAPETAO

  • celio correia dos santos

    -

    18/12/2013 às 2:13

    FLUMINENSE O TIME DO POVAO povao do tapetao, as regras do futebol brasileiro resa, se o flu cair em campo nos os 100 vergonhas do tapetao arumamos um bucado de argumentos para tirar o flu da segunda divisao ISSO SE CHAMA brasil fluminense + cbf = tapetao quantas vezes for preciso, precisam de alguma prova disso?

  • sérgio reinaldo rosman

    -

    17/12/2013 às 9:00

    Não bastasse o Fluminense ir da Terceira Divisão para a Primeira, sem passar pela Segunda, numa espetacular virada de mesa, agora mais essa: o time das Laranjeiras cai, com méritos próprios, mas permanece na Primeira Divisão!
    Esta é a quarta vez que o Fluminense é beneficiado pelo STJD.
    A CBF (Confederação de Bagunças e Fuzarcas, ou, se preferirem, Confederação Beneficente do Fluminense), deveria mudar o Regulamento do Campeonato Brasileiro. Eis algumas sugestões:
    Art. 1 – Os quatro clubes que terminarem o Campeonato Brasileiro da Série A nas quatro últimas colocações serão rebaixados para a Série B do mesmo Campeonato, EXCETO O FLUMINENSE;
    Art. 2 – O clube que utilizar jogador irregular em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro perderá os pontos dessa partida, EXCETO O FLUMINENSE;
    Art. 3 – Caso o Fluminense caia para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro por incompetência, outra equipe de menor expressão deverá ocupar a sua vaga na Série B.
    Não seria mais simples?
    Com tudo isso, sinto-me enojado com o futebol brasileiro. Eu teria vergonha de ser torcedor do Fluminense. E cadê o tal do BOM SENSO F.C.?
    Se houvesse bom senso, os dirigentes do Fluminense diriam: “Nós caímos por incompetência! Vamos disputar a Série B em 2.014 e vamos subir para a Série A com méritos!” Mas o BOM SENSO é igual LOBISOMEM: dizem que existe, mas ninguém nunca viu…
    Depois dessa, a credibilidade do futebol brasileiro foi parar na lata de lixo… Só espero que o lixão não fique contaminado!

  • wesley

    -

    16/12/2013 às 21:02

    É só botar o tíririca pra julgar o caso do fluminense,ja que virou uma palhaçada mesmo nosso precioso brasileirão, (timinho sem vergonha digno de série C) frurminensi

  • amilton

    -

    16/12/2013 às 20:19

    pra que existe serie b, se so servem para os times considerado pequeno. E´ melhor colocar o fluminense como o maior vancedor(bi-campeao do tapetao) que vergonha!

  • genesio castro

    -

    16/12/2013 às 20:08

    caro comentaristas esportivos,de todos que a no brasil,só um se destaca,mas os restos são um bando oportunistas querendo com sua opinioes se titular sabedor de todas as coisas nem jogar sabem,imaginem comentar futebol.isso uma coisa,a outra e que.obs.gostaria muito que nossa presidente conta da situiação . o nosso futebol esta uma calamidade federal.ajude nossa chefe a moralizar nosso riquissimo futebol que ainda temos e banir esse bando de comentarista sensacionalista que vergonha.

  • geilson batista

    -

    16/12/2013 às 20:07

    CORINTHIANS ia pra 46 pontos a portuguesa tem 44 i dai????

  • amilton santos

    -

    16/12/2013 às 20:02

    em 2014 vao colocar o fluminense na final brasileiro? Que vergonha.ok

  • paulo ferreira

    -

    16/12/2013 às 14:45

    os times da primeira divisão estão preparando um boicote ao brasileirão de 2014,caso o fluminense não seja rebaixado,todos os times perderiam os seus jogos para o flu…entregando o titulo ao clube por antecipação…isso é verdade?

  • chares

    -

    16/12/2013 às 13:39

    seria justo..

  • Marlon

    -

    16/12/2013 às 10:13

    Sabe de quem é a culpa dessa putaria toda? da CBF
    que nao fiscaliza, cobra e puni os infratores na época que era pra ter feito isso
    Futebol brasileiro virou piada!!

  • daniel

    -

    16/12/2013 às 9:48

    não, laurinho espaço para flor (jardim)a Lusa já mudou o argumento de defesa e nem entrou com esta tese . Ela argumenta que infringiu o regulamento , mas sem má fé e que portanto não merece perder os pontos e apenas ser punida com multa, assim como o Cruzeiro o foi em caso semelhante neste mesmo campeonato. Por favor voce não precisa citar o Corinthians para ganhar visibilidade , portanto estude melhor seus temas para não publicar bobagens…

  • leandro

    -

    16/12/2013 às 1:03

    eu devo ser burro.. pois entendo diferente
    ”A queda pode ocorrer se o STJD confirmar o argumento da Portuguesa de que a comunicação da decisão do julgamento do atleta Héverton só contaria a partir da segunda-feira, 9, primeiro dia útil depois do julgamento.”
    ……….se a desicao saiu na segunda apos a partida ja realizada.. o atleta cumpri a suspensao no proximo jogo.. q sera em 2014… isso p mim e’ correto e a lusa nao perde pontos… stjd tem q confirmar este argumento pois esta correto

    ”No dia 18 de outubro, uma sexta feira, Sheik foi condenado e não entrou em campo no dia 19, na partida contra o Criciúma. Na rodada seguinte, contra o Santos, Sheik participou do jogo, que terminou em empate.
    Ora, se a tese da Lusa vencer, o Corinthians deveria perder quatro pontos porque Sheik não poderia ter disputado a partida contra o Santos”

    ….se decisao saiu dia 18 de um jogo suspensao.. o correto e’ cumprir no proximo jogo.. q foi contra o criciuma dia 19 sendo um dia apos o julgamento voltando jogar contra o santos …isto esta correto e foi o q aconteceu….

    agora texto diz q deveria ser contra o santos.. viajou ou nao sabe o q escreve!! pois apos julgamento a suspensao e na proxima partida q foi contra criciuma onde sheik nao foi escalado

    tao criando polemica… a toa!! autor do texto vai a puta qp

  • Hugón

    -

    15/12/2013 às 23:41

    Seu cocozón. Vai trabalhar, rapaz. Ou vai me dizer que você ganha dinheiro com isso?

  • wil

    -

    15/12/2013 às 21:56

    Vamos fluzao ….. Chupa paulistada e chora

  • ROBERTO WEISS

    -

    15/12/2013 às 18:07

    O CLUBE DOS 13 QUEREM ACHAR UM GEITO PARA A IMCOMPETENCIA DO VASCO E DO FLUMINENSE EM CAIREM PARA A SEGUNDONA NO ANO DE 2014, ANO DA COPA NO BRASIL. PODEM FICAR PREPARADOS QUE VÃO REBAIXAR A QUALQUER CUSTO O CRICIUMA E A PORTUGUESA E DAR MORAL PARA DOIS TIMES QUE NÃO JOGARAM NADA O ANO INTEIRO. UNS VERDADEIROS BANANAS QUE QUEREM PERMANECER NA PRIMEIRA DIVISÃO. E COMO NO BRASIL TUDO SE ARRANJA, VAI SER ARRANJADO.

  • Ezequiel

    -

    15/12/2013 às 18:05

    Bem acho que o tiro para derrubar o Timão foi pro água abaixo,pois o Emerson tomou um jogo de suspensão, ele ficou de fora do jogo do Criciúma nem na escalação e esta cumpriu automaticamente , chupa STJD…………………………..

  • Pedro Brito

    -

    15/12/2013 às 16:31

    Essa noticia é uma das mais tendeciosas que eu ja vi, é pra fazer o corinthiams apoiar o rebaixamento da portuguesa, a CBF necessita disso

  • joão

    -

    15/12/2013 às 16:06

    Quanta ignorância !!! A lei não vale no país do futebol. “Eu só joguei um papel de bala no chão” (não suja ?)… Eu só faço a festa uma vez por ano e fico até às 4h da manhã!!!” (A lei do silêncio não vale ?)… “o jogo era festivo, por esse motivo coloquei o cara no jogo!!!” (o jurídico não avisou ?)… “o cara só jogou 15′ e não fez nada !!!” (o jurpidico não avisou ? e pior, se não fez nada, pra que entrou ?). A virada de mesa (da lei, digo) é de quem não cumpre a lei, ou por ignorância ou por achar que neste país as leis pegam ou não pegam.

  • josé aparecido meira

    -

    15/12/2013 às 10:11

    tudo isso já encheu meu saco! Tá na hora de começar a ignorar toda essa palhaçada!!!!!!!!!!!!!

  • Mateus

    -

    15/12/2013 às 2:17

    A verdade que o jogador da portuguesa q jogou 15 minutos de jogo nao fez, diferenças no rebaixamento do florminense, agora estao mexendo numa casa de marimbondo para continuar na serie A… só q se colocar pra valer tudo acho q nem o nautico vai ser rebaixado e nem o cruzeiro campeao!

  • Hamilton

    -

    15/12/2013 às 2:01

    Papo furado, conversa fiada. Não se pode desviar o foco. Vamos ser honestos. O Vasco e o Flu caíram no campo de jogo, foram mal e rebaixados, ponto. A Portuguesa, dentro de campo, que é onde interessa, jogou bola o suficiente para não cair, e na última rodada já jogava um amistoso. O Heverton nem titular é, entrou aos 32 do segundo tempo, e o jogo não valia nada. Além do que, o campeonato já acabou, e o Vasco e o Flu foram rebaixados dentro do campo de jogo, ponto. Se a regra diz que a Lusa tem de perder 4 pontos, sem problemas! Se o campeonato de 2013 já acabou, tira-se 4 pontos da Lusa em 2014, e ela começaria o campeonato do ano que vem com menos 4 pontos! Pronto! Justiça feita e ela que se vire para recuperar. Isso sim é honesto! Não se mexe mais em 2013. Quem caiu, caiu. O que deve valer são os resultados obtidos em campo, e o empate da Lusa com o Gremio não mudaria nada, PONTO.

  • Newton

    -

    15/12/2013 às 0:19

    Com a CBFlu e o STJDflu a Portuguesa já dançou.
    Coitado dos vascaínos que não tem mais o Eurico para se defender.

  • Nilton Cesar Oliveira

    -

    14/12/2013 às 23:40

    Ia me esquecendo….se tudo der certo como querem os tricolores e Vascainos do Rio…o Brasileirão-14 tera 44 clubes e não os 40 de sempre….lembra……do flu, braga……ja vimos este filme antes……e ainda regado de champagne….pulmann ( não e tricolres…..palhaços no RJ e viadinhos em SP….)…kkkkkk

  • Nilton Cesar Oliveira

    -

    14/12/2013 às 23:37

    e mais facil o cruzeiro perder o titulo, do que o corinthians cair…..

  • Gustavo

    -

    14/12/2013 às 22:53

    No País da pouca vergonha, deve-se realmente rasgar o regulamento. Vamos deixar de hipocrisia. O Fluminense foi rebaixado pelo regulamento que querem rasgar agora. Mas como assim pelo regulamento? Terminou o campeonato com o mesmo número de pontos do Criciuma e foi rebaixado pelo regulamento, em caso de empate no número de pontos, quem tiver o maior número de vitórias fica à frente. Pergunto? Por que rasgar o regulamento então? Vamos deixar o amadorismo de lado e cumprir o regulamento que foi aceito por todos. No GP Brasil de F1, o Felipe Massa foi punido por ter passado com as 4 rodas em cima da linha que demarca a entrada do box. Mas por que?? Porque o regulamento assim determina e ponto final. O Fluminense poderia então ter escalado o Fred nos 4 jogos em que estava suspenso? 1 pontinho a mais salvava o time dele!!! Imaginem se tivesse acontecido. Pessoal, vamos deixar o bairrismo, o clubismo e a pouca vergonha de lado. Leis existem para serem cumpridas, assim como o regulamento.

  • vagner morales da silva

    -

    14/12/2013 às 22:45

    CLUBINHO CARIOCA É SEM VERGONHA MESMO, NÃO TEM FUTEBOL PRA SE MANTER NA DIVISÃO PRINCIPAL E APELA.
    AGORA A VERDADE TEM QUE SER DITA, A PORTUGUESA É MUITO BURRA MESMO,CAMBADA DE IMCOMPETENTES.

  • LUIZ CARLOS BERTO

    -

    14/12/2013 às 22:44

    ORA,VÁ PRO INFERNO…..

  • vagner morales da silva

    -

    14/12/2013 às 22:42

    AO SR. INFELIZ DO FLUZÃO, SEU MAN´E O SEU FLU É CAMPEÃO DA SÉRIE B POR DIVERSAS VEZES., VOLTA E MEIA SEMPRE CAI.
    É E FOI BENEFICIADO PELO TAPETÃO DE 2.002,QUANDO PULOU DIRETO DA TERCEIRA DIVIÃO PARA A PRIMEIRA, GRAÇAS AOS AMIGOS SEM VERGONHAS DA CBF.
    TÁ LEMBRADO MANÉZÃO, SE NÃO VAI PESQUISAR.

  • Luciano

    -

    14/12/2013 às 22:39

    Ahhhh, kaô, vai praquele lugar… O discutido é o problema da PORTUGUESA que PODE beneficiar o time que terminou a competição em 17º lugar, e por ironia do destino ou má coincidência o Fluminense terminou nesta posição

  • dereko

    -

    14/12/2013 às 22:05

    Marins e Marco Polo Del Nero são paulistas ou não são? Os paulistas tanto quiseram o poder de mandar no futebol nacional e agora estão chorando com manifestações e protestos, é lamentável!!!

  • CARLOS

    -

    14/12/2013 às 21:57

    Este caso e de policia logico que houve um coluio para favorecer o Fluminense, deveria ter a abertura de um inquerito policial ter careações do Advogado que defendeu a Lusa o Diretor do Departamento Jurídico da Lusa, o Presidente do Fluminense, quebra de sigilo telefonico de todos estes envolvidos e a verdade chegaria a tona.

  • Marcus

    -

    14/12/2013 às 21:53

    Dizem que o Fluminense caiu na bola em campo. Na realidade, isto é uma mentira. Se hoje, por enquanto, o Fluminense é o virtual rebaixado isto só aconteceu em virtude de um critério de desempate presente no regulamento. O Fluminense tem o mesmo número de pontos do Criciuma, menos derrotas, mais gols prós. Entretanto, cumprindo-se o regulamento ele fica atrás do criciuma. Isto demonstra que o regulamento é preponderante para definir o rebaixado. Então que se cumpra a Lei e o Regulamento…….

  • J.B.CRUZ

    -

    14/12/2013 às 21:42

    Se tirar os 4 pontos da Portuguesa e dar para o Fluminense, favor retroagir ao campeonato de 2.010, tomar a taça do Flu e entregar para o CRUZEIRO..Foi a mesma coisa…Pergunte ao Paulo Schimit,procurador do S.T.J.D…O FLU, se FÚ….

  • Alexandre

    -

    14/12/2013 às 20:58

    FLUMINENSE TIME REBAIXADO VARIAS VEZES
    TIME PEQUENO
    QUE SEMPRE ARRUMA ALGO PRA ESCAPAR
    TIME PEQUENO KKKKKKKK

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados