Blogs e Colunistas

quinta-feira, 27 de março de 2014

Um Ibope desastroso

Dilma e Lula: comparações

Dilma e Lula: comparações

O resultado da pesquisa do Ibope divulgada há pouco sobre  o governo Dilma Rousseff é desastroso para a presidente quando comparado ao levantamento feito pelo mesmo Ibope, com as mesmas perguntas, há exatamente quatro anos – ou seja, em março de 2010, em pleno governo Lula. Aos números:

*Apenas 36% aprovam hoje o governo Dilma (o percentual é a soma dos que responderam “ótimo” ou “bom” neste item). Há quatro anos, Lula batia seu recorde de popularidade: 75% aprovavam seu governo. Mais do que o dobro de Dilma. Com tal aprovação foi fácil para Lula transformar um poste apagado em poste iluminado. Em março de 2010, Dilma tinha 30% das intenções de votos e, pela última vez, aparecia atrás de José Serra nas pesquisas.

*A aprovação à maneira de Dilma governar é, segundo o Ibope, de 51%. Lula há quatro anos era aprovado por 83% dos brasileiros.

*Os que estão insatisfeitos com o combate à inflação promovido pelo governo Dilma somam a impressionante taxa de 71%. Lula em março de 2010 era desaprovado por apenas 38% neste quesito.

*E o combate ao desemprego? 57% estão descontentes com relação às políticas para conter o desemprego (mesmo com um índice de desemprego baixo, o que é mais impressionante, pois reforça o mau humor da população). Sob Lula, 60% dos brasileiros aprovavam sua política neste setor.

*Também é superlativo o número de brasileiros em desacordo com a forma que Dilma enfrenta o tema taxa de juros: 73% desaprovam. Com Lula, apenas 44% tinham a mesma opinião. Hoje, a taxa Selic está em 10,75%. Sob Lula, em março de 2010,  estava a 8,65%.

São números que  fazem tremer a campanha de Dilma, ainda que, claro, nenhum petista vá dizer isso em público. Já a turma do ‘volta Lula”…

Por Lauro Jardim

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

73 Comentários

  • uelinton

    -

    30/3/2014 às 9:49

    a grande dificuladade é desvincular “criatura-criador”, em eleições municipais eu vi ex-prefeitos que sairam muito bem avaliados, fizeram seu sucessor e quando quiseram voltar, o povo colocou a culpa neles pelo sucessor e eles rodaram.

  • RUY

    -

    28/3/2014 às 12:54

    Há um dado da pesquisa chama a atenção: – Na comparação entre os governos de Lula e Dilma, 46% acreditam que os dois governos são iguais. Como a pesquisa revela que a população considera ruim o governo Dilma, isso deve significar que, passados três anos do fim dos mandatos de Lula, e com as pessoas avaliando com mais objetividade e distanciamento, quase metade considera o governo Lula tão ruim quanto o de D. Dilma.
    Nada como o passar do tempo para que as pessoas pensem e façam as devidas comparações, avaliando as consequências das medidas tomadas pelos governos.
    Uma coisa é a sensação momentânea de que tudo vai bem, coisa diferente é a constatação, posterior, das verdadeiras consequências daquele aparente ¨tudo vai bem”… É aí que aparece a verdadeira avaliação dos governos.
    Tudo o que ocorre hoje, e que leva à deterioração do conceito da população quanto ao governo Dilma, foi iniciado e é consequência de medidas e políticas adotadas no governo Lula (por exemplo: Pasadena, Refinaria Abreu e Lima, alta da inflação, modificações no marco regulatório dos setores elétrico e do petróleo, represamento artificial dos preços administrados, aumento dos gastos públicos, destruição gradual das regras de responsabilidade fiscal, etc.). Dilma, na verdade, só fez continuar a “obra” (no sentido de fezes) iniciada por Lula.
    E parece que o povo começa a ver isso.

  • Anônimo

    -

    28/3/2014 às 8:44

    Nenhum dos dois. O povo quer mudanças com fora PT/PMDB.

    Cansei dessas figuras patéticas.

  • osmar

    -

    28/3/2014 às 8:41

    A questao é que não existe oposição.Não há ninguem que ocupe o espaço.Paises com economia mais estavel sofreram com dificuldades economicas, desemprego.Dois exemplos:Espanha e Portugal na Europa e Estados Unidos.Mas aqui no Brasil, o problema é politico, não há interesse.E as candidaturas propostas até agora são: Um ex-aliado do Governo(não por discordar, mas por ocasiao) e o outro do partido que já esteve na presidencia e saiu com indices de aprovação tão dificeis quando o atual governo.Enfim, vejo um futuro nebuloso.

  • Norberto Ferrari

    -

    28/3/2014 às 7:37

    A divulgação da queda de popularidade da Dilma não é muito animadora e explico o porquê: Sua candidatura pode ser substituída pela candidatura de Lula, que é mil vezes pior do que ela. Foi graças a esse falastrão que nosso dinheiro, arrecadado extorsivamente através dos impostos, destinou-se a financiar obras em países governados por títeres, enquanto que aqui padecemos com a má qualidade do ensino público, dos hospitais, da segurança e da nossa precária infraestrutura. Graças a ele, o Brasil endividou-se a tal ponto que não há como pagá-la. E, para piorar, aí vem o desastre que está sendo a Copa do Mundo. Em outros governos (por exemplo a China, cujo regime Lula tanto admira) esse perdulário já teria sido enforcado em praça pública.

  • Elena Labbate-51 - São Paulo

    -

    28/3/2014 às 7:32

    Dilma = Morte-Política-14. Lula = Morte-Política-14. SEM VOLTA! Serra + Skaf + Campos (sem Marina) = SOLUÇÃO-DEMOCRÁTICA-14.

  • Lourdinha

    -

    28/3/2014 às 6:56

    Xiiiiiiiii aqui está cheio de bolsista internet pedindo a saída de Dilma e preparando o caminho para o Luladrão voltar(ele pensa que ganha).
    Dilma minha cara, siga meu conselho, eu só quero o seu bem, apesar de você não querer o meu, RENUNCIE E ENTREGUE O SAPÃO, ACABANDO DE VEZ COM A CANDIDATURA DELE E FAZENDO UM BEM ENORME AO SEU PAÍS.Bem, depende neh, de repente você nem considera o Brasil seu país, porque do jeito que você cuidou dele…Talvez seu país seja, Cuba, Bélgica ou Rússia…quem sabe China…Sei lá, são tantos comunistas por aí.

  • Herberth

    -

    28/3/2014 às 2:54

    Teria curiosidade de ver os números confrontados com os do primeiro governo Lula, se possível FHC. Talvez fosse mais correto.

  • Nonato Recife

    -

    27/3/2014 às 23:18

    Que venha o Lula falastrão! Estamos esperando com indagações sobre, o mensalão sobre sua amante Rosemay e as gravíssimas acusações de dedo duro entre outros escândalos;
    PT NUNCA MAIS!

  • ruy martins

    -

    27/3/2014 às 23:15

    lula acabou junto com pt

  • Ercio

    -

    27/3/2014 às 23:00

    Daqui pra frente vai ser assim. Só ladeira abaixo. E esperamos todos, que o barbudo se cale e se comporte como ex.

  • peracio dias

    -

    27/3/2014 às 22:37

    Eu sugiro exigirmos que as urnas imprimam o comprovante do voto para comprovar possiveis fraudes !repassem esta ideia pelo amor do B R A S I L !

  • Ane

    -

    27/3/2014 às 20:31

    Dilma está a caminho do brejo e não há volta.
    Lula volta e unifica a base, porque todos sabem que é o único capaz de liquidar a fatura no primeiro turno, ou os riscos com Dilma passam a aumentar, gradualmente.

  • Carlos Rj,

    -

    27/3/2014 às 20:03

    Não há condições de esse desgoverno continuar!!!! Temos que mudar,custe o que custar!

  • pingonosisss

    -

    27/3/2014 às 19:35

    Acreditem: não sou petista e muito menos pró Dilma. Mas ela vai dar um salto triplo mortal, carpado, no escuro e ainda vai cair de pé! Por que? Não temos um figura forte, determinada, convincente, renovadora…como opção. Só alianças, tratos, acordos, do jeito que sempre foi. Ninguem aprendeu nada com os resultados das últimas eleições. Falta verdade, clareza de princípios e propósitos, compromentimento. Todos vão “lutar” pela segurança, empregos, saude, educação…blá-blá-blá…E de novo…aquela historinha do paraíso tropical criado por Deus…faz cada vez mais sentido!

  • jorge

    -

    27/3/2014 às 19:27

    A sujeirada da Petrobrás que está fazendo estrago junto a Dilma começou com o Lula através do loteamento da Petrobrás por meio da indicação de políticos para os cargos executivos. Também foi no governo do palanqueiro que foi feito o acordo com o Chaves para a refinaria de Abreu Lima que orçada em 2 bilhões já consumiu 18 bilhões de reais. A interferência no setor elétrico desestimulando os investimentos e com um ministro da economia maquiando as contas públicas para obter melhores indicadores. Finalmente a inflação que beira o limite superior da meta faz com que finalmente o povo comece a ver a furada em que se meteu elegendo essa incompetente vendida pelo Lula como uma gerentona e grande executiva. Que essa turma seja banida do palácio pelo voto antes que o país desande ainda mais!

  • Plano B

    -

    27/3/2014 às 18:58

    Se Dilma cair muito, vem o Plano B, que é Lula. Será que dá para Aécio ou Campos?

  • Paulo Bento Bandarra

    -

    27/3/2014 às 18:39

    Mas isto no fundo é uma injustiça. Afinal Dilma colhe apenas o que Lula plantou. Ela não inovou em nada até porque nunca foi uma estadista ou uma pensadora. Até em termos e urnas foi uma estreante.

  • Marcia

    -

    27/3/2014 às 18:17

    O encantamento do Lula por ele mesmo precisará estar além do que se sabe para que ele encarar a herança maldita do governo dele somada à do governo Dilma.

  • Neusa de oliveira

    -

    27/3/2014 às 17:53

    Uma coisa é certa, e concordo com nobres comentaristas de plantão desta coluna, vamos gritar gool na Copa mais cara do Universo, já que gastaram o dinheiro e vamos ter que pagar depois dela, vamos aproveitar e fazer amigos internacionais, esperando que algum da Europa leve a Taça; depois disto é hora de outro grito: FORA dilmANTA, fora lula X9, PT NUNCA MAIS, fora, inclusive o PMDB, o partido prostituta do PT.
    Só que não sabemos como eles vão manipular as urnas. Em alguns Estados, com a tal da biometria, devem ressuscitar o Celso Pizzolato para votar.
    Bem, mas a questão das urnas cabe ao TSE investigar, averiguar….???

  • Andre

    -

    27/3/2014 às 17:17

    Poderia ser feita a seguinte pergunta :
    Você sabia que o governo Dilma está sucateando a Polícia Federal ? Sabendo disso você votaria em Dilma para Presidente ? Com certeza 70% dos brasileiros não votariam em Dilma. AGORA… Pergunta para a imprensa.. Por que a imprensa não fala sobre a #CRISEnaPF ?

  • Anônimo Paulistano

    -

    27/3/2014 às 16:44

    uai, desta vez a presidente Dilma não “reagiu com irritação”? ou Dilma reagir com irritação já é ato implícito?

  • Memyself

    -

    27/3/2014 às 16:44

    Volta??? Só se for para voltar ao inferno de nunca deveria ter saído!

  • maria luiza

    -

    27/3/2014 às 16:37

    Tomara que ela despenque dia a dia, e vá para o fundo do poço, junto com a quadrilha companheira…

  • RAIO

    -

    27/3/2014 às 16:17

    Esta foto diz tudo: éla está dizendo pro barba ficar calado pra a m….não fêder mais do que está.

  • RAIO

    -

    27/3/2014 às 16:12

    Porque estão demorando tanto pra vasculhar os desvios de dinheiro no governo do dedo duro do dops e de seu filho lulinha, e as negociatas feitas com as segunda dama Rose que, até agora estão escondendo, e porque os condenados do mensalão tambem nada falam? só pode ser o medo de fazerem companhia ao Celso Daniel e o Toninho do PT. Um elemento como esse tem que ser jogado numa céla à pão e agua pro resto da vida, é pena que vai poder desfrutar pouco, pois êle já esta no bico.

  • AMIGO DO POVO

    -

    27/3/2014 às 16:07

    A presidenta Dilma e os seus assessores pensam, que governar é entregar maquinas para algumas prefeituras. No meu conceito, é cuidar de gente, como os idosos abandonados e as crianças desaparecidas. O governo para esse pessoal ainda não fez nada, sabe por que ? Eles não tem votos, e voz que os defendam!

  • Edigevaldo

    -

    27/3/2014 às 16:07

    Dilma e Lula, na foto acima, apesar de não serem íntimos como casal, lembram a famigerada dupla, Bonnie e Clyde, que aterrorizou os EUA nos anos 30 do século passado com vários assassinatos e roubos a bancos.
    Apesar da dupla americana agir em certas ocasiões de forma implacável, Bonnie e Clyde eram mais simpáticos e inteligentes do que Dilma e Lula,

  • geraldo carlos maranhao

    -

    27/3/2014 às 16:04

    meu povo o ex presidente Lula foi o melhor maquiador da historia política do nosso País,fez uma maquiagem no nosso Brasil,e o povo começou acreditar que o nosso País tava mudando de verdade,mas não a maquiagem tava escorrendo pelo ralo e o País voltou a realidade, que hoje o Brasileiro sofre na pele a falta de um governo competente que em vez de fazer maquiagem investe em compra de apoio parlamentar estivesse começado investindo fortemente na educação dos brasileiros na estrutura do País na qualificação dos trabalhadores etc… seria mais ou menos assim investimento em todos os setores que beneficiasse o crescimento do nosso País, assim quando o nosso País alcançasse um crescimento não pararia de crescer no minimo se manteria estável.Ai hoje nós reclamamos mas nos perguntamos ou olhamos para o nosso País onde estar o investimento feito nesse Pais,bolsa familia bolsa escola bolsa presidiário etc…de onde se tirar e não coloca um dia acaba não é verdade….

  • Luiz Paixão

    -

    27/3/2014 às 15:55

    Que venha,o Barba x-9.

  • ruy martins

    -

    27/3/2014 às 15:37

    meu caro amigo lauro safado do lula quer ser o fidel de cuba

  • geraldo carlos maranhao

    -

    27/3/2014 às 15:36

    a verdade meu povo nós estamos no mato sem cachorro me respondam são mais de 30 partidos políticos e nenhum presta nenhum esta disposto a mudar nosso País a mudar a vida da nossa sociedade,brigam entre se mas acabam juntos pra roubar nosso pais e escravizar nossa população de tanto pagar imposto….

  • guine.moreno

    -

    27/3/2014 às 15:13

    Uma comparação perniciosa, dá a impressão que o jornalista que escreveu
    o texto, está no time do “vulta Lula”

  • Claudio Manoel

    -

    27/3/2014 às 15:12

    Dilma tá no sal!!
    E o pior é que tanto Aécio como Eduardo já tem a fórmula de dizer ao povo que os programas sociais continuarão e até melhor geridos!
    Desta vez, a vaca do PT tá descambando p/ brejo!

  • João Vitor Guerini Brasil

    -

    27/3/2014 às 15:02

    Que paradoxo: Se a taxa de desemprego é uma das menores da história, por que estão insatisfeitos com as políticas para conter o desemprego? Que desemprego? Podem estar confundindo com os salários, vixe! Aqui perto tem várias lojas com avisos na porta para contratar. Supermercado que frequento tem 15 vagas. Mas devem querer emprego na Petrobras, né!! Ai é só para os amiguinhos do PT.

  • Mirian

    -

    27/3/2014 às 14:52

    Como? Volta Lula? Ele é o principal responsável por tudo de ruim que está acontecendo. Avalizou a candidatura da Dilma, que, diga-se de passagem fez parte do Governo Lula nos dois mandatos. Assim, concluímos que a criatura foi mal avaliada pelo seu superior durante 8 anos. Governante que escolhe mal, não tem competência. Fora PT!

  • Rodolfo

    -

    27/3/2014 às 14:38

    Pesquisa encomendada pelo Lula, pelo Vaccarezza, pelo André Vargas…, pela Globo, pela Jbs Friboi, Odebrecht…

  • Vim do futuro

    -

    27/3/2014 às 14:37

    E isso porque não fizeram pergunta sobre política externa, pois daria 5% de aprovação!
    Há uma luzinha no fim do túnel.
    E em tempo: eu nunca achei que fosse dizer isso, mas o Lula/Palocci é MUITO melhor governante que a Dilma/Mantega.

  • Anônimo

    -

    27/3/2014 às 14:35

    36% ainda é muito.

    Pesquisas? Oras as pesquisas… não confio não.

    Deve estar beirando os 20%.

  • Judson Clayton Maciel

    -

    27/3/2014 às 14:24

    E isso porque não entraram perguntas envolvendo segurança pública, educação e saúde. Caso estas perguntas tivessem sido feitas, o desastre certamente seria maior. Mesmo assim, acredito que ela vai se reeleger no 2º turno com uma minúscula margem de diferença para o segundo colocado.

  • Márcia

    -

    27/3/2014 às 14:17

    Mas gente muito graúda,com muita bala na agulha,como os irmãos Marinho do Globo,tem interesse pessoal na volta do Lula.
    São parceiros, e a Globo só teria a lucrar mais ainda,já que é aquinhoada com verbas poderosas das falidas estatais.

  • Nilson

    -

    27/3/2014 às 14:15

    Desta vez o IBOPE não teve coragem de maquiar os números. Que estes números reflitam na Eleição e podemos nos livrar dos PeTralhas!

  • Gomes

    -

    27/3/2014 às 14:14

    Caro Lauro, escrevo aqui uma idéia!!! Uma sugestão para se pensar!!!!
    Pois como sabemos, essa gente que apóia os ditadores e regimes comunistas do PT e demais aliados, jamais terá sequer curiosidade de abrir os olhos e olhar para as figurinhas dos livros de historia, pois já nem digo a curiosidade de se lêr e pensar!!! Pois os cérebros desses pobres coitados ESTÃO totalmente bloqueados por lavagens cerebrais e afastando da realidade esses pobres coitados com (historinhas de encantar mentirosas e utópicas) por isso, se percebe que a tentativa para se conseguir conversar de maneira minimamente lógica com essa gente, dá igual resultado a se falar com um tijolo … Por esses fatos, Que tal dividir o Brasil em 2!!!!??? Uma maravilhosa solução para se dar PAZ a TODOS, Vamos criar o Brasil do Norte e Brasil do Sul!
    Dos estados de, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo para baixo é Brasil do Sul, e de Mato Grosso, Goiás, Bahia para cima é Brasil do Norte, o Brasil do Norte, alem de ficarem com território maior para brincar de guerras e guerrilhas, também é território com mais PTralhas, então esse fica para os Esquerdistas Comunistas que idolatram o PT, Cuba, Coreia do Norte, Venezuela, Argentina, Bolívia, Irã, etc… Assim esses apoiantes da esquerda Socialista/Comunista se mudem para o Brasil do Norte, lá podem fazer TUDO O QUE QUISEREM, podem se vestir todos de igual, cortar os cabelos todos iguais, comer todos a farinha de ração igual, ouvir as mesmas musicas, ver os mesmos programas de TV, morarem todos em barracas iguais, etc etc…

    Enquanto o Brasil do Sul, fica para quem trabalha, quem é esforçado e empenhado em construir de maneira decente e honrada uma vida melhor, dia após dia, para quem gosta de viajar e conhecer o mundo livremente, para quem tem respeito social, respeito à propriedade privada, respeito as instituições, respeito as leis, respeito e civismo social, para finalizar, respeito a meritócracia e ao espirito empreendedor De cada cidadão, e para o Brasil do Sul, eu recomendo o Capitão Jair Bolsonaro para Presidente!

  • cesar

    -

    27/3/2014 às 14:12

    Aleluia, existe uma LUZ no fim do tunel, espero que a oposição se fortaleça e que se o PT perder as eleições o novo Presidente tenha PEITO para apurar todas TODAS todas as falcatruas e emprestimos a fundo perdido feito por estes ladrões do povo.

  • Marco Antonio do Prado

    -

    27/3/2014 às 14:10

    QUE BELEZA, FORA MENSALEIROS DE M…

  • Aldo Ghisolfi

    -

    27/3/2014 às 14:06

    A Dilma tendo o Lula como amigo, não precisa de inimigos.

  • JOSÉ DE CPS.

    -

    27/3/2014 às 13:51

    DILMÃO + MOLUSCÃO: F O R A !!!! – Chega das bandalheiras e roubalheiras praticadas por esta quadrilha de narcotraficantes. FORA, FORA, FORA . . . . . .

  • Assis

    -

    27/3/2014 às 13:48

    Caro Laudo: apesar da queda, a chance de reeleição é grande. O que me leva a lançar na sua coluna um desafio: converta 1.
    Não se preocupe. Não vou falar de religião. Vou falar de mudanças.
    Como muitos, eu estou bastante preocupado com a situação do país. Já passei daquela fase adolescente onde se imagina que mudar o mundo sozinho é fácil. Mudar de país talvez fosse uma solução. Invejo quem já o fez. Mas a impossibilidade de levar junto filhos, netos e queridos em geral, aliado a uma firme postura de ser contra “lavar as mãos”, indica ser necessário outro caminho. Quem sabe mudar o país em conjunto com outros seja possível.
    A incapacidade gerencial extrema dos atuais governantes ou o caminho rumo ao bolivarianismo poderiam ser alguns dos aspectos a considerar nesta preocupação. Na web encontramos mais uma infinidade de motivos para tal demanda.
    Mas sou bastante pragmático e queria indicar o que me parece ser o principal motivo para mudança: “o poder corrompe”. Isto já estava na Bíblia 3 milênios atrás, não é privilégio do partido X ou Y. Acredito que o mais relevante requisito para que tenhamos uma real democracia não é a possibilidade do voto ou coisa assim, mas sim a existência de forças políticas opostas, mas (e isto é o ponto chave) com poderes equivalentes. Isto resulta no que considero essencial, a alternância do poder. Mas do que defender o partido X ou Y, devemos lutar para que exista a alternância de poder.
    E este é o desafio que queria lançar aos seus leitores:
    .consiga, seja com os argumentos acima ou com outros, que uma pessoa que iria votar pela continuidade, vote pela alternância. Importa menos qual o novo partido no poder. Importa mais que mude. Que oxigene. Que se dê a outra frente a chance de acertar, ou de cometer erros, mas que sejam outros erros.
    Fica você leitor do Radar desafiado. E se achar que este pode ser um caminho para a mudança, compartilhe com seus amigos. O Brasil merece. O Brasil precisa. Os meus e os seus filhos e netos nos agradecerão.

  • Lourdinha

    -

    27/3/2014 às 13:47

    Lauro me desculpe, mas discordo de sua comparação com os dias de hoje.
    Em 2010, o brasileiro não tinha muita noção do verdadeiro Lula. A maioria tinha comprado a ideia de “salvador da pátria” que ele tão bem vendeu aos incautos. Hoje muitos que votaram nele, estão querendo a cabeça dele.O Brasil que aceitou Dilma como presidente por causa de Lula, hoje o culpa pelo desastre em que se encontra o país. A propagação dos malfeitos do PT respinga inexoravelmente em Lula.
    Portanto acredito que mesmo que ele seja candidato no lugar de Dilma é derrota certa para Aécio ou Campos.

  • sLuca

    -

    27/3/2014 às 13:46

    Quero saber quando que a dupla da foto, titulares do governo petista, vão devolver ao povo brasileiro o dinheiro da desastrosa compra da Refinaria Pasadena pela Petrobras. Enquanto isso, gasolina subindo, remédio subindo, insegurança urbana crescendo …

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados