Blogs e Colunistas

sábado, 29 de setembro de 2012

Encrenca para Paes

O PMDB do Rio de Janeiro firmou um compromisso financeiro de 1 milhão de reais para ter o apoio de um partido nanico à reeleição de Eduardo Paes. É o que mostra um vídeo a que VEJA teve acesso com imagens do presidente estadual do PTN, Jorge Sanfins Esch, em conversas com correligionários do partido.No vídeo, Sanfins Esch garante que impediu uma candidatura própria do PTN, porque acertou o recebimento de 200 000 reais para bancar a campanha de candidatos a vereador do partido.

Sanfins Esch afirma que o acerto foi feito na convenção do partido em 30 de junho com o ex-chefe da Casa Civil de Paes, Pedro Paulo Teixeira, mas que ainda não recebeu os recursos. A coligação nega a promessa.

A convenção do PTN em 30 de junho foi a segunda do partido em menos de quinze dias. No dia 17 do mesmo mês, o partido chegou a homologar a candidatura a prefeito de Paulo Memória, mas Sanfins cancelou o encontro para depois declarar o apoio a Paes. Sanfins Esch esclarece no vídeo com correligionários o motivo da mudança de postura do PTN:

- Não tem condição de lançar candidatura própria (…). O cara dá 200 000 reais para dentro, dá uma prata para ele tirar a candidatura dele, dá todo o material de campanha, toda a estrutura para os candidatos. Chega lá dentro se bobear tem uma gasolininha extra para botar no carro. Po, não dá para recusar.

A coligação de Paes nega que tenha feito a promessa para repassar a quantia em espécie para o partido. A assessoria do prefeito afirma que dá suporte aos candidatos do PTN apenas com material de campanha e calcula que gastou em placas e panfletos 154 514 reais. A quantia total, no entanto, ainda não foi declarada no Tribunal Regional Eleitoral.

O segundo acerto revelado no vídeo diz respeito a uma dívida que Sanfins e três amigos cobram da prefeitura do Rio de Janeiro dos tempos em que trabalharam na RioLuz, órgão municipal responsável pela iluminação pública da cidade. Diante dos correligionários, Sanfins Esch diz que o presidente do PMDB do Rio, Jorge Picciani, se comprometeu a ajudá-lo.

Sanfins Esch explica em entrevista a VEJA que trabalhou no Conselho de Administração da RioLuz durante oito anos do governo Cesar Maia. Como o jetom pago pelo órgão era inferior aos de outras autarquias, Sanfins abriu um procedimento administrativo em 2008 na prefeitura junto com três ex-conselheiros para receber o valor retroativo e corrigido.

PTN, o partido entre o tostão e o milhão

Procurador eleitoral vê indício de abuso de poder econômico na aliança de Paes/PTN

- O Picciani se comprometeu pessoalmente a liberar os meus recursos da RioLuz.

A prefeitura informa que o processo administrativo foi indeferido em 12 de dezembro por “falta de amparo legal” e que o valor não será pago.

Por Lauro Jardim

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

125 Comentários

  • Juca Mendes

    -

    19/1/2014 às 20:49

    Vai aqui uma SUGESTÃO: Na próxima eleição, vamos renovar o EXECUTIVO E LEGISLATIVO, não votando/reelegendo em nenhum candidato que esteja exercendo mandato. Só assim podemos cortar essa corrente de políticos profissionais que visam apenas seus próprios interesses.

  • joao paulo

    -

    22/3/2013 às 20:34

    kç.çjlhglbhç,lhnçlbvhk;h.m,cgbç;huyklçlb. h,jçlnbvkjponlm,;.hnkglçk,hlvkcbplfgfdfddhbgd

  • Lúcio

    -

    8/10/2012 às 8:29

    O rj tem sozinho dinheiro (royalties do petróleo) que o restante do país briga pra ser dividido entre todos os Estados da federação. PMDB e PT loteiam o estado inteiro inclusive a capital “somando forças” com duas dezenas de partidos, controlando as câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa, para não por em risco seus negócios, com total conivência da imprensa local.
    Pra saber o que se passa de verdade no RJ, só procurando veículos de comunicação de SP ou do restante do país.
    Acorda Rio!!! pra não virar um novo Maranhão.

  • Verdade

    -

    6/10/2012 às 10:16

    No dia 7 de outubro e muito facil bastar digitar 00 para prefeito e 0000 para vereador e teremos outros candidatos para eleicao. Istoer esta na cotituicao.

  • thomaz

    -

    5/10/2012 às 18:46

    Eu não tenho duvida que o Brasil está entre o 3 países mais corruptos do mundo, é muita roubalheira, é muita podridão, o pior disso tudo que o povo cada vez mais ignorânte vai reeleger esses mesmo lixos e não vai mudar nada.

  • ELI

    -

    5/10/2012 às 0:14

    UMA CONVERSA COMUM NO MEIO POLÍTICO NACIONAL.
    EXISTEM COISAS PIORES ACONTECENDO E ESPERO UM DIA
    VENHA A TONA AS MENTIRAS E FACATRUAS DE NOSSOS POLÍTICOS.
    UM POVO CORRUPTO COMO O NOSSO TEM OS POLI´TICOS QUE MERECEM.
    ASSIM COMO TRAFICANTES E VIOLENCIA URBANA EXISTEM, GRAÇAS AOS
    USUÁRIOS DE DROGAS QUE FINANCIAM TUDO ISSO!
    É O BRASIL, “AME OU DEIXE-O”.

  • carlos

    -

    4/10/2012 às 23:12

    OLGA, eso prestar atençao na cara do EDUARDO PAES, ele tem CARA DE TIRANO , fala RINDO, (de coisaS seriaS ) E quando na verdade ele num TA NEM AI , PRA OPINIAO DOS OUTROS ele pensa de si mesmo (SOU EU QUE MANDO E TODOS DEVEM ME OBEDECER) ,quer uma pista e so vc perceber auqle sorrisinho de canto de boca , e ele (PAES)nunca olha nos olhos das pessoas quand fala ! devia se chamar CARMINHA (PAES) NAUM SE ESQUEÇA DOS MASSACRES DOS GUARDAS MUNICIPAIS COM OS SEUS CHOQUE DE ORDEM !! quand na verdade a PREFEITURA e uma BAGUNÇA, alias o rio e uma BAGUNÇA , mas e uma bagunça, BOA,ISSO E A CARA DO CARIOCA É EsSE GEITO QUE CONQUISTA TODOS, inclusive os gringos e turistas nacionais!quer um pais com ORDEM e so ir pra inglatera ou pro USA, FRAMNÇA, ETC.. POVIM NEUROTICO E SEM GRAÇA!ONDE TODU MUNDO E ROBOTICO E PREVISIVEL, enfim:FORA CHOQUE DE ORDEM fora PAES!!! DXA O POVO SER feliz!!!

  • Eliana

    -

    4/10/2012 às 19:06

    Victor.
    Obrigada peli seu esclarecimento.

  • olga

    -

    4/10/2012 às 14:42

    Será que não fui atenta ao ler ou assistir ao vídeo? Não vi nem ouvi Paes participando dessa conversa, aliás quem fala é aquele que diz não gostar dele. Armação? Não sei,queria provas mais contundentes.

  • Marcol

    -

    4/10/2012 às 14:02

    Se tivéssemos novos Tiradentes ou Duques de Caxias como candidatos poderíamos afirmar: eles querem o bem do Brasil e dos brasileiros. Como não temos, temos de “engolir” políticos interessados em si próprio ou em seus filhos, filhas, netos e parentes. Tudo pela família e nada pelo povo e pelos municípios.

  • Edison Reis

    -

    4/10/2012 às 12:20

    Dia 7 de outubro é o dia do povo aprovar quem fica e que não fica, fora os corruptos, para que possamos ter um pais melhor temos que acabar com essa raça de ladrões, pode demorar mais temos que começar a limpar a casa.
    Sei que é difícil saber quem desses tem a honestidade estampada, porque todos fazem acordos. vamos ver os debates e analisar bem, o voto é a nossa melhor arma, vamos usa-lo com sabedoria.

  • Victor

    -

    4/10/2012 às 11:35

    Eliana, se o mesmo grupo que matou teu IRMÃO te ameaça de morte de forma consistente, oq vc faria?… Primeiro que seu irmão foi assassinado por milicianos (dá só uma conferida no google) e isso já mostra a seriedade com que ele deveria tratar do tema. Segundo que ele foi por ameaças de morte sim e ele não foi para os EUA (foi para a Europa).

  • Eliana

    -

    4/10/2012 às 7:45

    Fique decepcionada com Freixo. Algum tempo atrás, ele deu entrevista em uma emissora de televisão, com o olhar de assustado, e falou que estava saindo do país, por que estava jurado de morte pelos milicianos. Eu até fiquei com pena dele. Quando o via pela televisão se candidatando para Prefeito, pensei “ Poxa que homem corajoso” , enfrentando o mal pelo bem do Estado. Mas a minha decepção foi tão grande, ao saber pelos meios de comunicação, o motivo da saída dele do país, era nada mais nada menos estava tirando férias com a família viajando para uma cidade dos USA. Pensei que ele fosse um homem sério, fiquei muito decepcionada.

  • carlos

    -

    3/10/2012 às 22:37

    axo q o paes deve ter comprado os institutos de pesquisa tambem, porq essa pesquisa furada, que aponta o PAES eleito em primeiro tunrno,so pode ser uma piada porq numca me perguntaram o meu voto , nem o meu nem o da minha familia toda , entao DATA FOLHA , IBOPE e sei la quem mais , eu vou dizer aki em publico o meu VOTO e da minha FAMILIA TODA , EEEE!!!!! MARCELO FREIXOOOO!!!!!!!!!!

  • thomaz

    -

    3/10/2012 às 19:48

    Eu moro em favela eu vou falar com maior propriedade, realmente baile funk é para promover a venda de drogas descaradamente e dizer que o funk é patrimonio cultural isso é o fundo do poço, olha as músicas pornográficas e de mal gosto que essa gente canta, Marcelo freixo não é flor que se cheira, a célia tem um pouco de razão sim, esse marcelo Freixo é tão safado quanto o Eduardo Pães, a politica do RJ e do Brasil está fálida, não existe nada mais íntegro nesse meio, nois somos obrigados a votar nesses lixos e se votar em branco é o mesmo que votar em quem está em primeiro, então não temos por onde correr, isso é o Brasil o País da Corrupção!

  • Caio Frazão

    -

    3/10/2012 às 10:25

    É importante as pessoas terem a ciência de que podem ser responsabilizadas pelos seus atos mesmo na internet. Qualquer tipo de generalização é burrice ! O Funk é considerado um patrimônio cultural do Rio de Janeiro. Não se pode criminalizar um estilo musical por opinião ou gosto.

  • Gilson

    -

    3/10/2012 às 9:59

    Mesmo que não haja tempo da apuração dessas denúncias, antes das eleições, elas tem que ter seu início. Pelo que lí e ouvi nesse vídeo, está caracterizado a compra de partidos pra favorecer a candidatura do reizinho do que há de pior nesse país. Ele sendo reeleito, pelos fatos, lhe cabe um impeachment.

  • Richard

    -

    2/10/2012 às 20:15

    Quanto à relação de drogas e funk citada em comentários, eu também tinha essa idéia até ter baile funk na casa de shows atendida pela empresa que eu trabalhava. Só então, para minha surpresa, descobri que os atendimentos no posto médico de baile funk tinham mais casos de traumas (relacionados a brigas) que relacionados a drogas (incluindo álcool, maconha, drogas sintéticas, etc) quando comparado com Festas Rave, Reggae, Forró e Chopadas.
    Talvez por serem mais visados, a segurança no baile funk era muito mais severa na revista da entrada (até maço de cigarro era esvaziado para conferir se todos eram “normais”). Acho que por isso a menor incidência, não por um ritmo ter menos usuários que outro, mas pelos diferentes níveis de repressão e fiscalização. Não sei se todos seguem este padrão, mas num clube da Zona Sul do Rio era assim.

  • Richard

    -

    2/10/2012 às 19:57

    Queria saber quem é o político que disse não ter estomago para olhar na cara do Paes. Esse parece ser o melhor do grupo…

  • Nelson

    -

    2/10/2012 às 17:42

    Continua o ciclo vicioso.Como podemos chamar esse ato ?
    Coligação ou corrupção ?

  • Fernando

    -

    2/10/2012 às 17:21

    É por conta da ignorância de pessoas, como a Célia que postou abaixo, que candidatos, como o Eduardo Paes conseguem se eleger, e isso é uma pena. Mas ainda existem pessoas confiáveis, como Marcelo Freixo. Só o que ele fez na CPI da milícias já um cartão de visitas suficientemente convincente, pois nunca ninguém teve coragem de bater de frente com os poderes paralelos. Dia 7, vote 50 – Marcelo Freixo! No segundo turno, o tempo de TV será igual, aí será possível a M*%#da toda no ventilador, para que a sociedade veja realmente o que está por trás do governo de Eduardo Paes. Freixo neles!!!!

  • Lucas Carvalho

    -

    2/10/2012 às 16:55

    Sabe o que me deixa triste? É ver que mesmo a pilantragem estando escancarada, o que mais tem é gente burra votando nos pilantras. Hoje você sai dando seu voto pro candidato que está na mídia, diz pra todos que não gosta de política. Amanha, certamente você irá passar horas esperando na fila desses hospitais sem médicos, vai pegar o metro LOTADOOO, e vai reclamar da situação em que o Rio de Janeiro se encontra. Porém, você esquecerá que o culpado de tudo isso recebeu o seu voto!!!

  • pablo

    -

    2/10/2012 às 15:18

    Célia, pela amor de Deus quanto ignorância!!!frequentei bailes funk quando era mais novo e nunca usei drogas na minha vida e nem presenciei cenas de tráfico de drogas.

  • Victor

    -

    2/10/2012 às 11:09

    Célia, o teu poder de conectar fatos é realmente impressionante! E perai, vc realmente acabou de falar que todo mundo que gosta de baile funk é traficante? Sério mesmo? Você sabe que o samba era visto com os mesmo olhos a um século atrás, né? Até Tom Jobim teria ido pra cadeia por tocar em público…

  • Célia

    -

    2/10/2012 às 10:26

    Quem está defendendo o Freixo deve dar uma olhada nos projetos de lei dele. Liberação dos bailes funk, criação do dia do funk, utilização do dinheiro público para construção da cidade do funk… Todo mundo sabe que baile funk é coisa de traficante. E vem ele posar de honesto e íntegro! Ele é contra as milícias porque as milícias atrapalham os negócios dos traficantes.

  • Thadeu

    -

    2/10/2012 às 3:35

    Não consigo entender como um carioca pode votar nesse trambiqueiro, não é o primeiro indício de envolvimentos duvidosos seja em coligações, licitações fraudulentas com empreiteiras e até mesmo envolvimento com miliciano! Será que esses cariocas não querem enxergar ou votam no Rio de Janeiro e moram em Paris?! ¬¬

  • Jonas

    -

    2/10/2012 às 2:55

    Freixo é 50!

    Candidato com ética e capacidade de fazer acontecer!

  • Marcos

    -

    2/10/2012 às 1:55

    Este assunto foi abordado no debate que aconteceu ainda há pouco na Record. Eduardo Paes pediu direito de resposta e o utilizou dizendo que o dinheiro se trata do processo que a Prefeitura estava devendo a Esch da época em que ele trabalhou na RioLuz durante o mandato de Cesar Maia… Ok…
    Mas a própria Prefeitura já havia se posicionado alegando que não pagaria porque o mesmo processo foi indeferido por falta de amparo legal. Então por que resolveu pagar, do nada, quando chegava o período das eleições??????
    Se isso fosse uma intriga da oposição, como gostam de dizer, por que Paes precisaria mentir em pleno debate?????
    O problema do brasileiro é que muitos gostam de banalizar práticas como essa. É por isso que estamos nesta situação.

  • John John

    -

    2/10/2012 às 1:23

    POR ISSO meu voto dia 7 é FREIXO 50.
    Você do Rio, CONHEÇA MARCELO FREIXO em 3 minutos.
    http://www.youtube.com/watch?v=_q36EC9MfYU

  • carlos

    -

    2/10/2012 às 1:18

    e marcelo FREIXO neles!!!! nessa cambanda de mesaleiros do rio de janeiro!!!

  • EVALDO ALVES

    -

    1/10/2012 às 23:15

    Só tem uma saída, votar com muita responsabilidade!!1

  • Débora Mitrano

    -

    1/10/2012 às 22:33

    De duas uma: a Laura é burra ou é desonesta. Afinal, defende um bandido que já se envolve em vários escândalos independente de época de eleição, e que é coligado com 20 partidos!. Na moral, garota, vai se informar mais antes de falar merda, vai!. Os prefeitos escolhidos são reflexo da ignorância do povo, e você é a prova viva disso!.

  • Márcia do Nascimento

    -

    1/10/2012 às 21:22

    E ainda tem pessoas que mesmo vendo isso, irão votar neles!!! Uma lástima. VERGONHA!!!

  • Emanuel

    -

    1/10/2012 às 21:20

    Isso não é específico para um ou outro partido ou candidato. Isso é prática comum entre todos os políticos. Independente de partido, religião ou qualquer outra coisa. Neste país somos OBRIGADOS a ter o DIREITO de VOTAR em CANDITADOS que nem sempre são os ELEITOS. Enquanto existir a máfia partidária será assim. Qualquer candidato vai se comportar assim. Se não fosse não ficariam desesperados para se elegerem. Mesmo sem ter o que mostrar a que veio. Para mim não muda nada. Se outro candidato se eleger, ficar´å com o poder na garganta e fará a mesma coisa. O que se precisa é mudar a forma como os elegemos e acabar com essa máfia partidária.

  • JORGE

    -

    1/10/2012 às 21:11

    Isso ta parecendo mais uma montagem, da oposição que vem neste momento mostrar este vídeo que pelo visto foi gravado 15 / 03 / 2008, conforme data no próprio vídeo.
    E se é real porque não foi divulgado antes para a policia federal investigar ? Há.. há… !!!

  • JORGE ALBERTO DE MAGALHAES JUNIOR

    -

    1/10/2012 às 20:49

    Gente, realmente 64 fez muito mal a todos nós. Somos todos Silvas e Cordeiros aos pés dos senhores do engenho, esfregam tudo na nossa cara e nem nos dignamos a averiguar a veracidade de todas essas patifarias. Vamos todos entregar aos nosso filhos e netos nosso Municipio, nosso Estado, nosso Pais pior do que recebemos, ja passou da hora de acordar!!! será que fizeram uma transfusão “wireless” de nosso sangue latino?

  • norberto

    -

    1/10/2012 às 20:38

    Não se pode confiar em político. Nenhum deles……

  • Gigio

    -

    1/10/2012 às 18:55

    A lei deve servir para todos.

  • Leonardo Dias

    -

    1/10/2012 às 18:41

    CHEGA DE MENSALÃO! ISSO AÍ É MAIS UM MENSALÃO! CHEGA DE CORRUPTO, EU ESTAVA EM DÚVIDA, AGORA NÃO ESTOU MAIS, É FRIXO 50 PARA UM RIO QUE PRENDE CORRUPTOS, E NÃO QUE OS ELEGE!

  • helson

    -

    1/10/2012 às 16:20

    esses caras são todos pilantras

  • Cristiane

    -

    1/10/2012 às 16:10

    FREIXO,FREIXO, MIL VEZES FREIXO!!! 50!!!

  • Rodrigo

    -

    1/10/2012 às 15:37

    FREIXO 50!

  • ROBERTO

    -

    1/10/2012 às 14:35

    É por essas e outras que não da pra acreditar em eleição neste pais.Para uns candidatos a justiça funciona, para outros ela passa a mão na cabeça.
    Por isso que eu acho que eleição no Brasil, e eleição de CARTA MARCADA, leva quem tem mais..

  • Laura soares

    -

    1/10/2012 às 13:10

    Ok gente Cade o Eduardo Paes falando com ele ou lhe oferecendo dinheiro??, Cade o Pedro Paulo oferecendo o dinheiro?? Falar é facil, cade as provas?? mais sera que o marcelo freixo nao fara o mesmo, é joao é jose é joaquim sao muitos e nao da em nada, ha anos isso acontece, e agora em cima do dia da eleiçao aparece esse escandalo?? Nao adianta ficar aqui despejando seus comentarios que nao vao atingir em nada e nao vao resolver nada, É LA NA URNA QUE FAZEMOS ALGUMA COISA, respondam la nas urnas, mais lembrem, qq um que voce votar sera envolvido em escandalos, sera comprado ou vendido!!!

  • liza

    -

    1/10/2012 às 11:36

    A velha história d botar a sujeirada p debaixo do tapete. Há anos é assim, tá na hora, aliás passou da hora d mudar!!!Vamos votar c consciência, esse ano gente!!!Lembrem-se q n é votar pelo momento, e sim por quatro anos q vamos pagar p ver o q acontece.

  • Lenne Oliveira

    -

    1/10/2012 às 9:13

    Não sabia dessa história ,até então ele Eduardo fez tantas coisas boas,mais agora que vir isso..
    Não compensa o meu voto nele..
    E enguando o Marcelo,não sei ainda.
    Que roubada..

  • Milena

    -

    1/10/2012 às 8:21

    Ainda bem que o povo está vendo como a sujeira é grossa, antes da eleição. Agora, é somente não votar nesse tipo de gente. A escolha é do eleitor. Não adianta dizer que não sabe de nada. Faça escolha errada e aguenta longos 4 anos. O tempo não passa…
    Quando o gestor é bom a gente nem vê o tempo passar. Agora, quando o cara é pilantra, 4 anos é uma eternidade, se arrasta, não passa. Por esse motivo sou contra a reeleição. 4 – 5 anos é mais que suficiente. Veja o Lularapio, 8 anos de pesadelos constantes. Fora PT. Fora PMDB. O eleitor é o rei no próximo domingo. Voto é muito importante. Não é brincadeira não. Para pensar!

  • Adelson Alípio

    -

    1/10/2012 às 8:01

    MENSALÃO NO RIO DE JANEIRO
    Quem não sabia ? É claro que os partidos da composição da candidatura de Eduardo Paes estão recebendo milhões para dar o seu apoio. Fico triste é pela militância de alguns partidos composta por pessoas bem intencionadas e com um passado de luta pelo desenvolvimento humano em nossa cidade.
    Quando este grupo político acabou com os Conselhos de Saúde no Rio de Janeiro, através da cooptação de seus membros com a implantação das Organizações Sociais, que vêm oferecendo empregos aos seus componentes e seus familiares para aprovar tudo de interesse deste governo municipal e estadual para fortalecer o esquema de ajuda dos amigos com o objetivo se manter no poder, através de obtenção de recursos publico, principalmente do Sistema Único de Saúde.
    O grande esquema deste governo municipal e estadual no Rio de Janeiro foi na área da Saúde, destruíram equipamento histórico de excelência sanitário para construir novos equipamentos com o único objetivo legalizar verba do SUS para entregar aos amigos dos amigos. Apesar da utilização de milhões do SUS o serviço continua o mesmo em alguns casos até pior das antigas administrações que sofriam boicote de envio de verba para a nossa região.
    Fico espantado com o Ministério Publico Federal, Tribunal de Contas da União, Polícia Federal, que não fazem nada para acabar com esta sangria dos recursos publico.
    Adelson Alípio
    Ex. Presidente de Conselho de Saúde no Rio de Janeiro

  • Hélio Prado

    -

    1/10/2012 às 3:29

    meu player esta com problema? porque o homem está paralizado no video?

  • Gabriel Trigo

    -

    30/9/2012 às 23:23

    Por isso que para o nosso rio de janeiro mudar devemos votar no Marcelo Freixo 50

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados