Blogs e Colunistas

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O ibope de Dilma no “Jornal Nacional”

A entrevista de Dilma Rouseff rendeu ao Jornal Nacional 33 pontos na Grande São Paulo, segundo o Ibope — uma audiência dez vezes maior do que registrada no debate da Band. Aliás, o JN obteve 32 pontos do começo ao fim. Dilma no ar foi o seu ponto máximo na noite de ontem. A Record, que ficou com a vice no horário, alcançou dez pontos.

Por Lauro Jardim

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

31 Comentários

  • agailton

    -

    15/11/2010 às 23:33

    qul sao o plano delma ?
    seu projeito para governadora?

  • Paulo

    -

    17/8/2010 às 11:37

    Ainda não escolhi o candidato para a eleição presidencial dada a absoluta falta de novidade, de propostas desenvolvimentistas concretas e reformas no setor educação e saúde. Porém não há como negar que a candidata Dilma se saiu bem na entrevista ao Jornal Nacional. O entrevistador, por outro lado, se mostrou arrogante, indelicado e pouco objetivo na sua argumentação. Parabéns a candidata pelo desempenho, sem demonstrar irritação ou desconcentração.
    Talvez tenha ganhado o meu voto.

  • francisco

    -

    15/8/2010 às 13:22

    Com todo respeito a Dra. Dilma que conforme as ultimas pesquisas deve ganhar as eleições já no primeiro turno, considero o Dr. Serra mais preparado para exercer a presidencia.Entretanto desejo boa sorte a Dra. Dilma e gostaria logo apos de eleita que toma-se iniciativa no sentido de acabar com o voto obrigatorio e horario politico na tv. televisão

  • JOSÉ VALDECIR VASCO DA SILVA

    -

    15/8/2010 às 3:42

    Na entrevista CONCEDIDA pela Dilma ao JN – afinal, a Globo foi quem saiu ganhando! – deu para perceber duas coisas: o maridão da Fátima Bernardes estava ansioso para desancá-la e a Dilma um tanto nervosa, pois logo percebeu que não estava ali para ser entrevistada, mas para ser questionada acerca de coisas irrelevantes para a maioria absoluta dos eleitores (parece que se sentia acuada; logo ela que, pelo seu honroso passado, representa tudo que vai contra os interesses da emissora). Então deu para notar o seguinte: de um lado tínhamos o maridão da Fátima que, talvez movido por algum ranço, queria fustigá-la com perguntas longas e extremamente polêmicas; de outro tínhamos a Fátima que, talvez por ser MULHER, tentava desviar o assunto com uma pergunta mais apropriada e/ou simples e para o exíguo tempo de que dispunha a presidenciável para responder. Seja uma coisa ou outra, isso é fato: todo carga de reservas contra um torneiro mecânico, um cidadão sem diploma, todo trabalho que se fez para impedi-lo de se eleger e reeleger! só fizeram fortalecê-lo: o cara está saindo como um estatista de primeira!, com direito a sair carregado pelo povo e a entrar para a história VIVO! Agora o preconceito se volta contra a Dilma: uma MULHER! O Brasil não estava preparado para ser governado por um “analfabeto”; agora não está preparado para ser governado por uma MULHER, que aliás foi quem deu todo suporte para que o Lula se encontre no topo das pesquisas. Ora, ela governou esse País, gente! E com que garra! Portanto, por que não dar-lhe uma chance?

  • Mai

    -

    12/8/2010 às 21:38

    aliás e-mail não, comentário.

  • Mai

    -

    12/8/2010 às 21:37

    Este país só saiu do regime de atrocidades graças a pessoas que como a Dilma,tiraram sua bunda da cadeira e foram a luta.Inclusive alguns militares.
    Quem escreveu este estúpido e-mail com certeza não circulou na época pelas ruas de São paulo por exemplo,onde qualquer ”suspeito de terrorismo”,ou os subversivos para os militares,era fuzilado no meio da rua sem motivos.Quantos não foram mortos e até hoje estão debaixo da terra sem que ninguém saiba.
    Antes de fazer julgamentos por favor estude um pouco mais e converse também com pessoas que foram vítimas do terrorismo do golpe militar.E agradeçam a essas pessoas pela liberdade que tem hoje.

  • Mai

    -

    12/8/2010 às 21:24

    guerrilheira?
    Ora meu caro, não diga tolices.

  • Silva

    -

    11/8/2010 às 20:22

    Eu na realidade assisti as loucas que saíram da boca da Dillma, e tenho certeza quem que assitiu a entrevista, e não debate, só a fez para vê as asneiras e trapalhadas da velha guerrilheira. Como todos os brasileiros que gostam de notícias sérias e apartidárias não dispensam a programação da Record, e portanto não adianta falar em segundo lugar da Record. É interessante os Petistas falarem tanto da Globo, pois ela promove essa velha bandidagem.

  • Gilberto Ribeiro Sampaio

    -

    11/8/2010 às 16:12

    Realmente o que assisti no debate entre a Dupla do Jornal Nacional e a nossa Presidenciável Dra. Dilma foram colocações bem seguras, da parte dela (Dilma) para responder perguntas provocativas, até mesmo raivosas e despropositadas partindo especialmente do Sr. Willian. Este mesmo Sr., em um dado momento, de tão renitente e inconveniente e despropositado que esteve forçosamente foi advertido por sua companheira no famoso Jornal Nacional do PIG.
    Não houve na verdade uma exploração de temas que enriquecesse as principais disputas ora em andamento, mas o Sr. Willian Bonner e a Sra. Fátima Bernardes, na verdade, estavam querendo montar uma desconstrução, no que não conseguiram êxito, a bem da verdade, em decorrência da comprovada competência da Dra. Dilma – em suas respostas e comentários, ambos é que tiveram seu intento desconstruído.
    Sim, foi o que se viu, claramente, diante da demonstração de segurança e competência daquela Mulher (Mineira por nascimento e Gaucha por adoção) que sem nenhuma dúvida tem importantes participações nos vários cargos que tão bem desempenhou pessoalmente, exemplifico para ilustrar apenas alguns para não tornar tão longas minhas colocação: Secretária Municipal da Fazenda de Porto Alegre – RS, Secretária de Energia, Minas e Comunicações do Rio Grande do Sul por duas vezes (done pode-se concluir sua competência), Presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Ministra de Minas e Energia do Brasil, Ministra-chefe da Casa Civil do Brasil (Dilma Rousseff é considerada pelo governo Lula a gerente do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). Lula também a chamou de “mãe” do PAC). Em assim sendo, é lógico que o Povo Brasileiro – não o “BARONATO PIG” e/ou os jornalistas do Plin-Plin (como bem lembrou ZECA PETRALHA O DESTEMIDO), mas O VERDADEIRO POVO BRASILEIRO, que agora, pela primeira vez desde Cabral está sendo tratado com respeito e dedicação, estará por inteiro ELEGENDO Dra. Dilma Vana Rousseff Linhares no PRIMEIRO TURNO.

  • Marcelo

    -

    11/8/2010 às 14:40

    Parabéns Dilma, mostrou que está preparada, vai certamente vencer no primeiro turno, sem duvida a próxima pesquisa vai mostrar seu crescimento…Abaixo a burguesia mixa do Brasil, que como ovo e arrota peru!!!!

  • Thiago

    -

    11/8/2010 às 12:05

    A melhor coisa que aconteceu foi o Serra ter sido o 3º a ser entrevistado no JN. No Jornal Nacional o candidato nao pode ir pensando ganhar votos e sim não perder votos e não perder votos de futoros indecisivos. A Dilma perdeu eleitores e perdeu os votos que estão em duvidas. A MArina ganhou votos e porem acho que nos que estao em duvidas ela nao ganhou. Já Serra tem que tomar cuidado para nao perder votos. Mas tanto faz como ele foi o ultimo a ser enrevistado nao ira o atrapalhar ja que as pesquisas ja estao nos seus dias finais de coleta.

  • Valderi

    -

    11/8/2010 às 11:32

    Comentário preconceituoso e infeliz desse sujeito das 9:41 chamado Frank. Não é somente pelos 80 reais/mês que Dilma será eleita. Será porque o Nordeste CRESCE a ritmo chinês há alguns anos. Será eleita porque não passa nordestino limpando candango ou rato para comer na hora do almoço, algo VETADO pelo FHC na Radiobrás. Será eleita porque o Nordeste, assim como em várias partes do País, industrias importantes começaram a funcionar, como a Naval e Construção Civil, por exemplo. Então, caro amigo, antes de falar bobagens, leia um pouco, mas fora dessas páginas, entendeu? E outra, no SUDESTE Dilma está na frente também. Aqui o pessoal vive com 80 contos?

  • Frank

    -

    11/8/2010 às 9:41

    Tudo é muito simples. Se Serra realmente quiser ganhar a eleição tem que centrar sua campanha no sul e sudeste. Caso que chegue a 15% de diferença de Dilma somente no estado de S. Paulo, estará eleito. Ele agora está na faixa de 10 a 12 potanto, focar todas as baterias por aqui, porque no nordeste os cabras se vendem por R$:80,00 por mês, é lamentável!!!!!!!

  • rubens

    -

    11/8/2010 às 8:49

    eu percebi que o jornal da record começou uma reportagem na rocinha, rj e aonde a senhora dilma começou a filmagem para programa eleitoral, na propria rocinha…

  • ZECA PETRALHA :

    -

    11/8/2010 às 6:39

    ZECA PETRALHA O DESTEMIDO !:
    10 agosto, 2010 as 21:28

    Zeca Petralha :
    SERÁ QUE O ARNALDO JABOR, O PRESIDENTE “DO PIG” ESTA TREINANDO O ZÉ SERRA ?, AMANHÃ ESTAREMOS DIANTE DA MAIOR FARSA MONTADA PELA REDE GLOBO DE TELEVISÃO E JORNALISMO COMPROMETIDO ! A FAVOR DE JOSÉ SERRA O CANDIDATO OFICIAL DO BARONATO DA MIDÍA MIDIÁTICA VENDIDA E COMPROMETIDA !

    Dilma muito melhor no Jornal Nacional da TV Globo:

    A Rede Globo faz pressão em cima de Dilma Roussef,bate,insinua,tenta intimidar e parece que quer ganhar no “grito” ! tentam um golpe mortal,com o objetivo de “derrubar” a credibilidade e a liderança explicita da candidata do PT! porem Dilma Roussef com maestria,tirou de letra o casal 20 do jornalismo “PIG” comprometido com a candidatura Serra a rede Globo é Serra sim !
    vamos assistir amanhã como o candidato da emissora globo será tratado,certamente estenderão um longo tapete vermelho,vinhos importados,ar condicionado geladinho,tapinhas nas costas de agradecimentos das verbas públicitarias polpudas dadas a rede Globo por FHC e Serra durante seus governos FHC e SERRA, na presidencia da República no governo anterior e com certeza zè Serra será tratado como um grande aliado político da Globo comunicações,atrelados a Folha de São Paulo,Estadão,revista Veja ,Epoca,seus blogueiros oficiais e todo o “BARONATO PIG” conservador e tendencioso pró direita conservadora e anti popular,entreguistas e privatários do patrimonio público do Brasil ! e eu pergunto ? o que esta por traz disto tudo,quais são os reais interesses do imperialismo internacional que sempre financia os candidatos reacionários da direita no Brasil desde 1958 ?,e financiaram o golpe militar de 1964.

    A candidata Dilma Roussef (PT) esteve no Jornal Nacional abrindo o ciclo que o programa fará com os três candidatos à frente nas pesquisas.

    Dessa vez se comportou como uma veterana da política. Estava muito mais segura do que no debate da Band e mostrou que não se intimida com questões supostamente difíceis.

    Grosseria e intimidação:
    O casal Willian Bonner e Fátima Bernardes bem que tentou dar uma desestabilizada na candidata.

    Insistiu em perguntas sem conteúdo e que irritam (do tipo se ela maltratava ministros) e valeu-se de subterfúgios questionáveis, como comparar o crescimento médio dos últimos 8 anos do Brasil com o da Bolívia e Uruguai.

    Nesse momento Dilma se comportou de forma tranquilia e firme. Disse que “com todo respeito esses países são menores do que muitos estados pequenos do Brasil.” Ou seja, disse o óbvio: a comparação é invalida.

    O que o casal certamente já sabia antes de formular a questão.

    Como dizia minha avó Conceição, não se compara alhos com bugalhos.

    Mais do que isso, os jornalistas do Plin-Plin ainda se valeram de informação equivocada para tentar colocá-la nas cordas.

    Bonner afirmou que os países do Bric tiveram desempenho melhor que o Brasil. É falso.

    A Rússia, só no ano passado, teve uma queda do PIB de 8%. E Dilma também soube lembrar disso. Índia e China tem mais de 1 bilhão de habitantes e uma margem enorme para crescimento por conta de enorme estagnação anterior. Por que não nos comparou com qualquer país europeu? Ou o crescimento de hoje com o dos tempos de FHC?

    Ainda houve a tentativa de fazer Dilma escorregar com perguntas capciosas sobre as alianças atuais do PT com grupos que antes criticava.

    Ela também foi bem nesse momento.

    Disse que o PT aprendeu que para governar precisava de maioria. E que para isso precisava ampliar o diálogo para outros setores. Goste-se ou não, a resposta atende muito bem às crenças do cidadão médio brasileiro.

    A entrevista de hoje tem muito mais poder de influência do que o debate da Band. Ou seja, Dilma tendo ido melhor na Globo do que na Band ficou no lucro.

    E por ter sido a primeira e ter passado no teste com louvor, jogou toda a responsabilidade para os seus adversários.

    Serra e Marina terão de ir muito bem para empatar com Dilma.

    Ou seja, mais um degrau foi superado pela candidata que já é favorita para ganhar no primeiro turno.

    Agora é esperar para ver qual vai ser o grau das dificuldades de Serra na sua entrevista.

  • Raoni

    -

    10/8/2010 às 22:16

    A “imparcialidade jornalistica” foi para a cucuia… Foi por terra a credibilidade da Globo.

  • DILMA++++++++

    -

    10/8/2010 às 21:42

    A DILMA DEU UM BANHO NO CASAL 20 MAL INTENCIONADOS….

  • Tarcizo

    -

    10/8/2010 às 21:28

    A candidata fantoche , falou 8 vezes o nume de Lula , no JN, que por sua vez editorialmente não fez como da eleição passada , perguntas objetivas e com temas que o povo gostaria de saber.
    Desta vez os 12 minutos foram quase que todos ocupados com questionamentos que não interessam a maioria.
    Quanto ao “crescimento ” da Record ,é muita espuma para pouco sabão, aliás esse rede narcisista para mais lida do que assistida , de tanto barulho que faz lá naquele site cover do G1.
    Eles tem muito dinhero , mas estão muito looooooooooooonge do que foi a Rede Manchete, que dirá da globo

  • Thiago Preto

    -

    10/8/2010 às 19:17

    Tive a ligeira impressão que Fátima Bernardes e principalmente o William Bonner ficaram extremamente irritados com o discurso “enrrolativo” da Dilma, inclusive a desmentindo e ameaçando colocar a no ar frase dita pelo Lula. Lembrando que isso, depois dela contrariar o Bonner dizendo que o presidente não falou dessa forma. Fato é, por trás das cameras é uma, na frente tenta ludibriar, mas se enrrola ou se irrita quando trata assuntos com pessoas eruditas, principalmente quando contrariada.

    Lastimável essa candidata!

  • Bira

    -

    10/8/2010 às 18:26

    E a candidata sob pressão espanou. Imagina ter alguém assim em caso de tragédias e crises.

  • flavio

    -

    10/8/2010 às 18:12

    Dilma esta com um dilema. Sabe que sozinha nao vai longe, pois o povo ja esta percebendo a fraqueza dela. E sabe que se lula colar nela, mais ainda fica nula, pois o povo vai perceber que ela so existe com lula ao lado, e lula vai embora no dia 1/1/2011.
    E o que eu mais escuto aqui no nordeste de eleitores de lula em 2006, que agora estao desconfiados com a fraqueza dela. Ate gente simples, de baixa escolaridade ja esta percebendo.
    Dilma esta perdendo votos no nordeste.

  • Raoni

    -

    10/8/2010 às 17:47

    O casal global do jornalismo estavam muitos ríspidos com a ministra Dilma, quiseram joga-la contra a parede.

    A entrevista se resumiu a ligar a imagem dela ao do presidente Lula, a falta de experiencia, comparação com outros países, e ligar a sua imagem de durona.

    Eu digo que Dilma será a Margareth Thatcher do walfare state brasileiro…

  • giovanni siciliano

    -

    10/8/2010 às 17:45

    segunda-feira, 9 de agosto de 2010
    As falácias e mentiras da Record

    Na noite do último domingo, o principal jornalístico da Record, Domingo Espetacular apresentou para seu público uma extensa reportagem mostrando através de gráficos, como sempre, o crescimento da emissora nos últimos anos. Esta postura não é nenhuma novidade, desde que iniciou seu investimento e os índices de audiência começaram a melhorar, praticamente todos os programas da casa começaram a explorar de forma sensacionalista esses dados.

    A bem da verdade é que nenhuma emissora grande do mundo se presta a tal papel. Nos EUA, as emissoras divulgam sua audiência na internet e, ocasionalmente, comemora bons resultados de determinados programas apenas na mídia, nunca em sua própria programação, ou pior, abrir espaço para um jornalístico para apresentar dados que não significam absolutamente nada para quem está diante da TV querendo receber notícias realmente relevantes. Porém, isso ocorre em emissoras grandes, não é o caso da Rede Record que insiste em se comportar como uma pequena.

    A atitude por si só é desprezível e demonstra a total falta de respeito da emissora por seu público. Provavelmente este desrespeito se deve porque a cúpula sabe que não há um “público”. É só notar que a emissora sobrevive com picos de audiência herdados. Ou seja, quando não há nada de muito interessante na Globo, as pessoas migram para a Record. Não há fidelidade, não há compromisso do telespectador e o feedback é idêntico. Como eu disse ontem no twitter, o egocentrismo da cúpula da Rede é de um tamanho assustador. Se Sílvio Santos trata sua emissora como um brinquedo particular, a direção da concorrente não faz diferente.

    Ainda mais grave que a própria atitude isolada é o fato de que um programa que tenta passar a imagem de um jornalístico sério e de respeito ancorado por um (ex) jornalista (des)respeitado manipular números no total desespero para tentar enganar o público e mostrar que há crescimento onde simplesmente não há. Os números reais mostram que após quase 05 anos de crescimento contínuo, a Rede Record vem caindo vertiginosamente. Após o último mês de crescimento contínuo, em março de 2008, a emissora abriu o segundo mês do 2º trimestre daquele ano em queda. Comparando os números da emissora em Abril de 2008 com os números divulgados pelo Ibope em Julho de 2010 o que se vê é uma impressionante queda de audiência que supera os 25%. A Record vem caindo em média 1% ao mês desde 2008 e não é uma queda que ocorreu ontem, ou em 2009 e houve recuperação. Não. A emissora vem em queda contínua e mensal, com pouca variação de um mês para o outro.

    O desespero da emissora faz com que ela engane seu público e produza uma matéria que, além de ser de extremo mal gosto, ainda é cheia de falácias e mentiras. Mais ou menos como o slogan “a caminho da liderança”, mais uma piada do Departamento de Humor da emissora, que aliás, é melhor do que Legendários.

    Não deixe de comentar

    Leia Mais!

  • Ricardo

    -

    10/8/2010 às 17:40

    Se o ibope da Band foi de 3 pontos, e o do JN foi de 33, deve-se dizer que o ibope foi ou 11 vezes o da band, ou 10 vezes maior.

  • ALVARO

    -

    10/8/2010 às 17:37

    MAIS UM RECORD DO GOVERNO LULA, AGORA SEGUNDO A ONU TEMOS NO BRASIL UMA DAS PIORES SAÚDE DO MUNDO, A EDUCAÇÃO JÁ ERA UMA DAS PIORES. SERÁ QUE É ISSO QUE QUEREMOS PRO FUTURO, PARA NOSSOS FILHOS.

  • ALVARO

    -

    10/8/2010 às 17:14

    daqui a pouco os petralhas vão sair falando que o JN teve este ibope por causa da anta poste.

  • Thiago

    -

    10/8/2010 às 17:13

    Tipo assim o ex- governador Arruda quando aparecia no JN tb tinha Ibope e isso nao significa que sua popularidade cresceu. Pelo contrario. ahhaha. Se esconde Dilma sua popularidade desabou.

  • Dariana Coelho

    -

    10/8/2010 às 17:04

    A Dilma se saiu muito bem, mesmo com as perguntas (as vezes maldosas), digamos, não muito imparciais dos entrevistadores, claro que tudo feito à moda Rede Globo de Televisão.
    Resta saber se ambos vão agir assim com o candidato Serra!!!

  • Thiago

    -

    10/8/2010 às 17:01

    Efeito Debate da Band e JN – Serra ultrapassa Dilma:
    Enquete nova colocada no ar ontem a noite e ainda no ar:
    Parcial:
    Marina Silva 41 Votes (21%)
    Eymael 3 Votes (2%)
    Dilma 68 Votes (35%)
    José Serra 70 Votes (36%)
    Zé Maria 2 Votes (1%)
    Rui Costa Pimenta 0 Votes (0%)
    Levy Fidelix 1 Vote (1%)
    Ivan Pinheiro 2 Votes (1%)
    Plínio Arruda 7 Votes (4%)
    —————————————————

    Country Votes %
    BR 194 100%
    —————————————————
    Dilma se complicou depois de aparecer no JN. Ela tem que se esconder se quiser ganhar a eleição e não mostra a população a cara dela.

  • Eidia Dias

    -

    10/8/2010 às 16:59

    Foram esperançosos tentando entender o que a dilmanta dizia. Em vão! Ñão disse nads e ficou o dito pelo não dito. Continuo serrando, apesar dos pesares.
    eidia
    http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com

  • André

    -

    10/8/2010 às 16:58

    CALA BOCA DILMA

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados