terça-feira, 28 de setembro de 2010
O crescimento de Marina, o fato novo
O sociologo Alberto Almeida, autor de A Cabeça do Brasileiro, acaba de revisar suas previsões de que a eleição presidencial acabaria no domingo. Diz Almeida:
*”Há um fato novo e completamente inesperado: o crescimento de Marina”.
*Nas eleições presidenciais anteriores, quando houve um candidato semelhante a Marina, isto é, uma terceira força que disputa pela primeira vez uma eleição presidencial, que foram exatamente os casos de Ciro em 1998 e Garotinho em 2002, eles ficaram com aproximadamente 12% dos votos. Por isso, a previsão que a Marina ficaria em torno disso o que resultaria em uma eleição de um turno só. Com o crescimento inesperado de Marina a eleição caminha para o segundo turno”.
*”No meu livro Erros Nas Pesquisas Eleitorais e de Opinião mapeei os principais erros de pesquisas eleitorais. O mais comum é superestimar o percentual de votos do primeiro colocado. Este fenômeno se deve ao erro no ato de votar. As pessoas realmente querem votar no candidato que elas disseram na pesquisa, mas acabam errando e anulando o voto. Este fenômeno era muito mais comum e mais grave quando o voto era no papel. No final das contas, pode-se afirmar que a pesquisa era mais fiel ao desejo do eleitor do que seu próprio voto. O eleitor acabava anulando sem querer o voto”.
*”Assim, considerando-se a última pesquisa do Datafolha a eleição irá para o segundo turno”
*”Se a eleição presidencial for para o segundo turno isto não significa, de modo algum, alteração do amplo favoritismo do PT. Neste caso, 2010 tenderá a repetir 2002 e 2006″
*”Ir para o segundo turno não melhora a vida nem do PSDB nem do Serra, apenas adia a tragédia.”
Tags: Alberto Almeida, Datafolha, eleições, José Serra, Marina Silva


Macacos separados da mãe após nascimento têm mais chances de desenvolver doenças
DIU é mais eficaz que pílula para prevenir gravidez
Ministros da saúde de 194 países aprovam plano para melhorar vacinação no mundo
Conferência sobre Mudança Climática em Bonn termina sem avanços
Cientistas batizam nova espécie de aranha em homenagem a Lou Reed








Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
34 Comentários
Ricardo Nascimento
-02/10/2010 às 15:59
Marina, vem forte nesta campanha, a onda verde esta contagiando a todos por isto votem 43 MARINA PRESIDENTE!!!
Junes Marta Paris Paris
-02/10/2010 às 0:59
No segundo turno, as pessoas terão mais oportunidade de conhecer as propostas o programa de governo dos candidatos. Eu tenho esperança de que o Serra poderá vencer no segundo turno.
Marco Teixeira
-01/10/2010 às 23:12
Não voto em dilma porque é uma dissimulada,não tem credibilidade.lula já perdeu o compromisso com a Verdade.Amigo de chaves,ahmadinejad e fidel,faz acordos por dinheiro, sem princípios, sem relação com os direitos da pessoa humana, lula tem fugido do senso.Está louco pelo poder e quer perpetuar-se sem fim num 3º mandato indireto.Triste fim do policarpo. Voto em Marina sim porque acredito em seu desejo de alavancar o Brasil de um modo democrático,evolucionista sem prejuízos para o PoVo e a Natureza.
Lucas
-29/09/2010 às 19:11
Caro jornalista, o crescimento de Marina é assustador, nas faculdades e universidades é quase 80%, nas igrejas evangélicas já passa dos 60% e virá com muita força, as urnas vão supreender muito.Preparem para contar voto a voto ás 17:30 do dia 03.
Sô
-29/09/2010 às 16:42
Candidata sem recheio, oca. Não fala coisa com coisa. Mulher melancia, verde por fora, vermelha por dentro. Declara voto para Marina petista que tem vergonha de votar na Dilma ou, de dizer que vai votar na Dilma.
(2)
FALOU E DISSE TUDO
Sô
-29/09/2010 às 16:41
Ele tem por acaso uma bola de cristal?
CONVERSA PRA BOI DORMIR
João Anastácio
-29/09/2010 às 14:03
SERÁ QUE A DILMA VAI SER QUESTIONADA NO PRÓXIMO DEBATE SOBRE SEU PASSADO NEGRO DA ÉPOCA DOS MILITARES NA SUA HISTÓRIA DE GUERRILHEIRA DE ASSALTO E SEQUESTRO E É VERDADE ELA APÓIA AS FARC COLOMBIANAS? E SE ELEITA VAI FORMAR UM GOVERNO COM ZÉ DIRCEU, PALOCI DANÚBIO,ETEC…ETEC..
Emanuel
-29/09/2010 às 11:33
IMPORTANTE LEMBRAR TAMBEM, QUE ESTA TAL DE TERCEIRA FORÇA NUNCA TEVE O APOIO DA PARCELA DE MAIOR INSTRUÇÃO DA POPULAÇÃO, COMO TEM ACONTECIDO COM MARINA SILVA…ISTO MOSTRA QUE AS COISAS TENDEM A MUDAR EM MÉDIO PRAZO…ESTA TERCEIRA FORÇA MOSTRA SER A MAIS COERENTE …PWLA PRIMEIRA VEZ O VOTO DA TERCEIRA FORÇA NÃO É UM VOTO DE REBELDIA (COMO COM ELOISA ELENA), MAS UM VOTO DE BOM SENSO
VOU DE MARINA 43!
Francisco Campos
-29/09/2010 às 10:09
Isso é análise ou é torcida? Para mim, parece uma leitura a frio da conjuntura eleitoral. O cara joga palavras soltas ao vento e, abertas as urnas, exposto o resultado, pode pegar a frase mais conveniente e dizer que não estava certo, mas também não estava errado. A leitura que faço é simples: vejo muitos que iam votar na Dilma se decidirem por Marina. Porém, a candidata verde não tem condições de alcançar o patamar de Serra. No segundo turno, vence quem tiver menor rejeição. Como a de Dilma está crescendo dia após dia…
Spassos-RJ
-29/09/2010 às 1:20
Adia a tragedia e dá vãs esperanças aos magnatas donos da midia empresarial e seus empregados ,que torcem sempre por qualquer reves do governo.
E para mmais tarde dizerem : ah, mas ele não ganhou no primeiro turno.
Me lembra quando eu era criança e falava para o amiguinho de turma que a minha mochila era mais bonita que a dele.
Infantil demais.
Hercilio
-28/09/2010 às 23:31
Gostaria de ver análise e não torcida, a Folha deu a manchete do empate técnico usando a situação em que Dilma tem 2 pra baixo e os demais 2 pra cima, e se for o contrário? Faltou explicar que o contrário também pode ocorrer, ou não tem problema, segunda-feira dirão que foi um momento e só(no caso da urna contrariar essa certeza do segundo turno).
Climazzen
-28/09/2010 às 22:46
Esses analistas vermelhos, pensam que enganam, mas, não cola. Mas, o povo brasileiro tá começando a acordar e vai dar o troco no trapaceiro do Lula, militante que abandonou o cargo de presidente e o país!
Daniel Bruno
-28/09/2010 às 22:41
Esse é o famoso vidente. Antes, tudo acabava no primeiro turno, agora, Dilma ganha no segundo. E se ele estiver errado? Bem, nesse caso a culpa é do povo, e esse senhor continua estando certo.
Ah, vá plantar batatas e parar de bajular o governo!
Selma
-28/09/2010 às 22:32
Sai pra seu zeca pimenteira!!
Se o Serra passar para o segundo turno não terá para ninguém !!
Robert
-28/09/2010 às 21:32
Mais um “engenheiro de obras prontas”.
André Albuquerque
-28/09/2010 às 21:28
“O mais comum é superestimar o percentual de votos do primeiro colocado. Este fenômeno se deve ao erro no ato de votar.”
Só vale para o primeiro nas pesquisas? Os eleitores dos demais não erram? Que lógica é essa?
anacleto
-28/09/2010 às 21:02
Candidata sem recheio, oca. Não fala coisa com coisa. Mulher melancia, verde por fora, vermelha por dentro. Declara voto para Marina petista que tem vergonha de votar na Dilma ou, de dizer que vai votar na Dilma.
Heloisa de Souza Barros
-28/09/2010 às 20:36
Depois de ver ontem Dilma usando feliz uma bengala, não pude conter o riso. Freud (o Sigmund e não o assessor do Lula) explica e qualquer idiota entende com facilidade o que é uma mulher que teve uma única filha de um casamento relâmpago com um companheiro de armas nos tempos da ditadura, mas que depois nunca mais voltou a casar, que tem gestos firmes, temperamento forte e atitude decidida, que usa cabelo curto batido na nuca e repicado e unhas cortadas curtas e sem esmalte, que usa quase sempre e preferencialmente calças compridas e largas, blusas ou preferencialmente camisas quase masculinas sem estampas, que não dispensa sapatos baixos e nunca, nunca mesmo, sandalhinhas altas e abertas, que abomina jóias e bijouterias caras, destesta roupas de grifes famosas e de festas e tem sempre uma amiga inseparável como a Erenice. Se você junta isso a uma bengala, bingo!!!: nada mais fálico do que uma bengala numa mulher saudável. A bengala dura e firme representa o apoio necessário característico de quem não consegue mais se manter de pé com as próprias pernas, mas também e freudianamente, o penis ausente na anatomia que precisa ser apresentado de forma física. Absolutamente nada contra, apenas não digam que ninguém avisou.
catson aruak
-28/09/2010 às 20:30
São as evidências se consolidando na reta final da campanha. A gente estava doido prá tirar esta corja de bucaneiros e cangaceiros do PT das nossas costas, afastá-los dos potes de ouro dos impostos arrecadados sofregamente. Mas o que vimos? Serra fraquinho, fraquinho. Que tristeza!
Aurelio Almeida
-28/09/2010 às 19:12
Não sou contra e nem a favor de Serra ou Dilma ou Marina, acho até que os nanicos tem uma postura melhor em relação o que é Política.Campanha de Serra e Dilma, parece campanha no Paraná, é um atacando o outro, onde um fica Serra abaixo, e Serra acima!!!!!
Tudo isso ocorre quando o princípio político não existe mais, e sim, o princípio da politicagem.
Política é a Arte de administrar o que é Público, aí teremos conseqüentemente a figura do Político, aquele que predispõe fazer política Pública.
Agora, o que assistimos é uma verdadeira guerra de “Politiqueiros”, que a qualquer preço se une e se desune, quando não conseguem por a mão naquilo que é público; ou seja: Politicagem é a arte de usar a política em benefício próprio, aí temos o que temos ” os Politiqueiros ” aqueles que praticam politicagem, unido e se desunindo de acordo com os interesses das suas facções ou quadrilhas.
Pedágio é coibir o direito de ir e vir constitucionalmente garantido na constituição federal.
Para pedágios já pagamos os que muitos já comentaram o IPVA.
Privatizações e Concessões o que é mais danoso para o povo?
FHC Privatizou !! e foi ruim ? sim!! – e Lula?! Privatizou?! não! mas deu e está dando Concessões de exploração de seguimentos importantes para o futuro da nação; exemplo: setor de Geração, transmissão, transformação e distribuição de energia, e outros….
Aonde está o perigo?
Privatização: é quando um governo vende o que é público a iniciativa privada, partindo do principio que é num preço justo, e que esta, praticará seus custos menores que o custo público, ofertando alem disso agilidade e investimento constante; caso não ocorra, o governo intervém e retoma.
Concessões : è quando um governo, concede a iniciativa privada por um tempo não menor que 25 anos, o direito de explorar aquilo que é público, esperando os mesmos resultados da privatização;
Nos dois casos a iniciativa privada que pôs a mão no que é nosso, são grupos estrangeiros ligados a governos estrangeiros como Espanha, Portugal, USA etc…
No meu entender quando vencer o tempo das concessões da era Lula daqui há 25- 30 anos, teremos um país sucateado em rodovias, geração, transmissão, transformação e distribuição de energia, saneamento e outros seguimentos…
Estes grupos não vão investir o necessário, mal vão manter o que o povo brasileiro está dando de mão beijada, e ao final… poderão devolver para o Povo ( O Governo ) e quem pariu Matheus que balance…. o pior é que se quisermos tirar as concessões não conseguimos, por que estas estão ligadas a garantia internacional que impede o rompimento do contrato; exemplo disso foi no Paraná, onde Lerner puxou para si e familiares e amigos um pedágio famigerado e Requião quis romper, não conseguiu; pelo contrário; teve que implantar mais que Lerner já havia concedido.
Como Ex metalúrgico digo que ambos caminham paralelos, levando o País para um futuro perigoso. Mas quem tem que tomar providências é o Povo.
Voltar aos antigamentes , e seus Quilombos ( comunidades ) discutir isso como os escravos fizeram para ganhar a liberade, só que eles tiveram que derramar muito sangues de inocente; Nós temos as condições de fazer sem derramamento de sangue de inocentes, e evitar que inocentes morrem como estão morrendo; onde a farsa de supostos governos está tomando tal posição contra isso ou aquilo.
O fato é que estas forças neo- liberais, capitalistas estrangeiras, utiliza de vários meios para este fim; desde esvaziar as cabeças de nossos jovens através das mídias, desde músicas, tendências, ídolos etc.. e até a suposta guerra contra o tráfico, mas no fundo visando tirar tudo que podem.
Precisamos então, partir dos guetos sociais, e fazer reforma política, instituindo o voto Local, Distrital, estadual e colégio Federal; onde o caboclo ao chegar em Brasília, estará consciente do que tem que fazer para esta nação.
Para quem teve paciência de ler este desabafo, se eu estiver errado, aceito as devidas explicações.
Temos que cuidar do nosso estado, pais, para termos condições de cuidar de nossas famílias no futuro. Se não é “ O PAI TRABALHA, O FILHO COME E O NETO PASSA FOME.
wagner garcia
-28/09/2010 às 19:08
*”Ir para o segundo turno não melhora a vida nem do PSDB nem do Serra, apenas adia a tragédia.”
Que LIXO de analista é esse????? Petista safado disfarçado de pesquisador.
1) A diferença no segundo turno entre Dilma e Serra não é tão grande.
2) Cada um terá tempo igual no horário político.
3) Haverá debates somente entre os 2 candidatos, logo tudo pode acontecer.
Estou cansado desses safados remunerados fazerem comentários pseudo-científicos fazendo parecer que são honestos e competentes.
E meu querido Lauro Jardim, você é um bom profissional, por favor, corte as forçadas de barra tanto dos analistas pró Serra quanto dos pró Dilma.
A democracia agradece.
Bruno Silveira
-28/09/2010 às 19:05
Dilma em queda livre, é esperança de um Brasil melhor. E no segundo turno ela continuaria caindo. Deus é pai! rsrs
Luigi Agnoli
-28/09/2010 às 19:04
Só se esqueceu de que entre o primeiro e segundo turno vão pipocar denúncias contra Dilma e o glorioso ministério que dirigiu. A vaca aí vai para o brejo, literalmente.
Oliveira Netto
-28/09/2010 às 19:02
Concordo totalmente. Serra é um candidato sem apelo algum e a campanha dele é rídicula. Além disso o PSDB é um partido de incompetentes, que não sabe fazer oposição e só brigam entre sí para ver quem tem o ego maior. Falo isso como eleitor tucano.
Agora, o segundo turno, por si só, é uma tremenda derrota da arrogância de Lula. Isso já vale muito!!!!
Ronaldo
-28/09/2010 às 19:00
Esse sujeito vai ‘prevendo’ conforme a maré!
Não tem ciência, nem análise, é subjetividade pura – ‘feeling’,
Ronaldo
-28/09/2010 às 18:55
Esse sociólogo está mais para torcedor-cartomante que para analista.
A dita dura
-28/09/2010 às 18:53
Cuidado com essa Marina. Cria dos petistas e bastante desbotada.
se ganhar o Planalto vai virar um matagal só. Cheio de bicho ruim.
Silva Júnior
-28/09/2010 às 18:48
Que dizer que Dilma ganha de qualquer forma, não é mesmo? Eis um sujeito que não aprende nem com os seus próprios erros. Será que ele não sabe que no segundo turno é outra eleição, praticamente? Percebo que ele só está ajustando as suas preivisões à realidade. Se Serra ganhar ele fará uma correção e susa previsões e tudo estará certo. Poupe-me!
Lidia
-28/09/2010 às 18:33
Cada qual com sua análise, e eu prefiro a minha!
Dr. Fiesmot
-28/09/2010 às 18:25
Esses “especialistas” são muito engraçados. Dizem o que bem entendem e depois vão mudando o discurso de acordo com os novos fatos. Essa eleição vai desmoralizar muitos desses sabichões.
artista Fernando Antonio
-28/09/2010 às 18:22
É!! Serra não tem mais o que fazer. Ser fala mal da DILMA PERDE voto
Quanto mais a imprensa bate na Dilma a Marina ganha voto
Jackson
-28/09/2010 às 18:11
Isso é torcida. Não é comentário.