Blogs e Colunistas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

12:38 \ Economia

Mudanças no Votorantim

O Banco Votorantim tem novo presidente: João Teixeira substituirá  Wilson Masao Kuzuhara. As mudanças no Votorantim acontecem após semanas de rumores sobre desentendimentos do Banco do Brasil com o Votorantim. O BB é dono de 49,99% do Votorantim. Teixeira, que até janeiro era vice-presidente de clientes corporativos do Santander, está no Votorantim desde maio.

Por Lauro Jardim

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

2.750 Comentários

  • MENTIROSO

    -

    3/3/2015 às 14:48

    fiquei sabendo q a BV não vai demitir ninguém até 2009, portanto até la fiquem tranquilos..

  • Lamentável

    -

    2/3/2015 às 21:33

    P/ O Mentiroso – dizer que só pra alinhar não é puxa saco, estou rindo litros kkkk pegou pesado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….

  • P/MENTIROSO

    -

    2/3/2015 às 17:22

    KKKKKKKKKKKKKKKK, vc é cômico mesmo, estou rindo sem parar

  • O MENTIROSO

    -

    2/3/2015 às 15:54

    A BV PAGA UM SALARIO MARAVILHOSO, OS GRS GANHAM UMA FORTUNA, O PLR FOI SUPERGORDO, NÃO EXISTE COBRANÇAS A BASE DE TERRORISMO, A INSPETORIA NUNCA DEMITIU POR JUSTA CAUSA, O RH FAZ PLANOS DE CRESCIMENTO PRA OS SEUS FUNCIONARIOS, A MELANCIA DE PERUCA NAO É GORDA, A TAMMY NAO É SAPATA, O SÓ PRA ALINHAR NÃO É PUXA SACO, A EMPRESA RECONHECE OS ESFORÇO DOS SEUS COLABORADORES.

  • Só pra alinhar

    -

    2/3/2015 às 13:49

    Lá vem a história dos adoradores de minhoca!!
    Eu sou um exemplo de grande lider, Frade idem. A BV está em boas mãos.
    Abs.

  • Macacheira

    -

    1/3/2015 às 16:20

    Será que a BV não enxerga o PAN ta crescendo no interior e os gestores não conseguem acertar a equipe! Socorro BV estamos a deriva!!! Em BH a BV tem o tal minhoca que consegue segurar no peito e na raça, agora no interior estamos abandonados, não temos um grande Lider para dar credibilidade pra nos GRs.

  • Só pra alinhar

    -

    26/2/2015 às 15:39

    para amaral neto: To feliz pq vou receber uma bolada, pq trabalhei e fiz por onde. agora aos que gostam de ficar me agredindo, tenho um conselho: Vai chupar cana!!

  • amaral neto

    -

    24/2/2015 às 20:32

    so pra alinhar vai tomar no seu cu nessa bunda gorda seu retardado

  • Só pra alinhar

    -

    24/2/2015 às 10:27

    Ai gente!!! como vcs reclamam, não aguento mais. Porque não gastam a energia da reclamação para ir pra rua produzir? o Crédito está ocioso esperando propostas que não chegam pq voces ficam reclamando em vez de passar proposta. Querem ganhar bem? Querem ter PLR gordinha? Passem propostas, vamos produzir!! BV a todo vapor!! Vamos que vamos minha gente!!

  • Lamentável

    -

    19/2/2015 às 21:36

    Só pra alinhar, todos reclamando aqui sobre a PL e vc posta aqui que foi uma maravilha???!!! Não tem homem em Divinópolis pra derrubar esse cara não??!!! Galera, derruba essa bichona aí….Esse cara está zoando com a cara de todos.

  • Lamentável

    -

    19/2/2015 às 21:36

    Só pra alinhar, todos reclamando aqui sobre a PL e vc posta aqui que foi uma maravilha???!!! Não tem homem em Divinópolis pra derrubar esse cara não??!!! Galera, derruba essa bichona aí….Esse cara está zoando com a cara de todos.

  • Palhaço carequinha

    -

    19/2/2015 às 19:33

    Voltei, depois de um ano de espera fiquei sabendo hoje o valor da minha PL. Foi mais engraçado do que meu show. Não da para acreditar que o Fradinho mais uma vez arrebentou com seu time. infelizmente o dono do circo nos faz vender 6 produtos e ficamos um ano inteiro acreditando nos sonhos que este cara nos vendeu, BH inteira tinha que parar de produzir e tirar o pé do acelerador para deixar este regional fazer suas visitas pedindo esmola para os lojistas. No próximo ano a PL sera bem maior, pois o número de funcionário para rateio sera bem menor e os analfabetos que estão sendo contratados se contentam com estes valores que não representam a realidade, estamos recebendo PL igual técnico bancario do banco do brasil. Parabéns meu querido regional por realizar o seu melhor que na verdade não significa nada para sua equipe. Seus gerentinhos puxa saco irão continuar batendo palma para você como sempre. PL 2015 ridícula!!!! O dono do circo precisa continuar equilibrando seus pratinhos para tentar manter após pagamento da PL seus funcionários. O jogo mudou, e agora não tera que equilibrar pratinho e sim as ações trabalhistas que já estão pesando no orçamento da BV.

  • Kreu Pereira

    -

    19/2/2015 às 11:18

    Como podemos aceitar um ” bando ” de gerentes sem experiencia achar que estão fazendo um papel de gestor qualificado e como se tivesse potencial e competência para dividir experiencia com sua equipe. Esta é a unica empresa que ser ” capacho ” é sinal de competência, sabemos que a antiga BV não existira mais, porem ninguém esta querendo a antiga BV de volta o que os funcionários buscam é respeito e reconhecimento profissional, ou seja ele financeiro como não esta sendo ou seja promoção por meritocracia, palavra que infelizmente não existe no dicionário dos nossos regionais. PL na BV atual é apenas para o TOP da piramide. Achar que 400 milhões de lucro é sinal de sucesso é o maior erro, pois 2015 o problema sera mostrar aos acionistas que vocês erraram, e erraram muito em não serem profissionais o suficiente para reconhecer que o ” chão de fabrica ” que vocês tinham era a peça fundamental para o sucesso do seu negocio. A novela chamada BV já esta chegando nos ultimos capitulos e o ultimo que sair por favor apaguem a LUZ.

  • confirmado

    -

    19/2/2015 às 9:32

    Para quem quiser saber, esse cara que se intitula “só pra alinhar” é o gerente da filial Divinopolis. Tenho testemunhas que viram ele comentando e dando risada enquanto acessava o blog. Este cidadão está escrevendo essas besteiras simplesmente para nos sacanear. é um fanfarrão.

  • Menina Melosa

    -

    17/2/2015 às 22:42

    Meus caros colegas

    O mês de março vem aí e certamente cabeças vão rolar! Quem já percebeu que está sofrendo o processo de FRITURA no BV pode preparar o traseiro pro pontapé! É bom se ligar nessas dicas

    Sinais de que você pode ser alvo de uma fritura.

    - Você não é mais convoca­do para as reuniões, ou não é convidado para os momen­tos em que a equipe socializa.
    - Nas reuniões de que partici­pa, suas intervenções são re­cebidas pela chefia com indife­rença ou impaciência.
    - Seu chefe deixou de se pre­ocupar com seu trabalho e até de lhe cobrar quando algo não ocorre conforme o previsto.
    - Seus colegas recebem da chefia um tratamento mais atencioso e simpático.
    - Informações estratégicas e novas diretrizes não têm sido comunicadas a você.
    - Em vez de lhe dar ordens, o gestor opta por repassá-las a seus subordinados ou por transferir a tarefa a seu colega.
    - Sua chefia começa a estabe­lecer para você metas impossí­veis de serem alcançadas.
    - O gestor tem reclamado de falhas suas com outros.
    - Seu chefe o sobrecarrega com atividades de menor im­portância ou começa a lhe pas­sar tarefas de áreas fora de sua competência, nas quais seu de­sempenho é limitado.

    Sorte pra todos nós!

  • indignado

    -

    16/2/2015 às 21:36

    Esse boboca do só para alinhar é o GC de Divinópolis mesmo, o idiota do sabá que pensa ser melhor que todo mundo, e finge que está tudo bem . Filial Divinopolis perdendo produção todo mês . Banco PAN e Santander estão comendo pelas beiradas e deixando bv a ver navios. VAI ARRUMAR OUTRO EMPREGO pra você Sabá , que seu dia está chegando. E quero ver voce continuar nos tratando mal nos aterrorizando.

  • quinto lugar

    -

    15/2/2015 às 10:37

    vergonha é saber que a bv é a 5º financeira escolhida pelos lojista, péssima visão achando que o lucro da bv ta bombando, ja ouvi de diversos lojista que a bv é a ultima opção pra passar ficha, agora cade o lucro sendo que cobranças nas alturas, produção fraca em geral e ainda temos que vender produtos do bb, francamente só pra alinhar vc é a falta de respeito da maioria que esta aqui na rua trabalhando, para de zoar a gente e começa a respeitar as opniões das pessoas, plr vai ser baixo pra todos e lucro ja tenho informação da minha chefia que não contem com o plr.

  • Fernando Amorin

    -

    13/2/2015 às 21:44

    Que infelicidade desta empresa, pagar uma esmola de PLR, antes não tivesse prometido nada já que o lucro do banco passou de 400 milhoes de reais, vergonha esta diretoria que mais uma vez beneficiou apenas uma pequena parte e quem realmente trouxe o resultado nos dentes não foi recompensado a altura. Por isso que o PAN SOLUÇÕES ira tirar vários GR da BV e estara fazendo o banco que deu lucro em 2014 passar vergonha frente a seus acionistas em 2015, veremos quem é que faz o resultado aparecer, se é uma meia duzia de ” chefes ” ou a massa de operadores que saem todo dia para trabalhar com o brilho nos olhos. O Rio de Janeiro estara revolucionando este mercado com o PAN SOLUÇÕES e os novos GR’s da BV a partir de março, pós recebimento da PLR. Preparem o bolso BV que o seu lucro de 2015 sera igual ao de 2013… FECHARA NO VERMELHO, desejo a todos os GR´s que da cidade maravilhosa incluindo EU sucesso no PAN SOLUÇÕES, veremos se a experiencia e parceria com os lojistas não faz mais diferença que esta gerencia apática que a BV acha que brilha.

  • Só pra alinhar

    -

    13/2/2015 às 14:31

    Era só o que me faltava, aparecer mais um recalcado, dessa vez do RH.
    Se vc realmente mexe com valores, sabe que vai ser muito bom pra grande parte.
    BV dando lucro de 500 milhões, navegando em velocidade de cruzeiro no mar dos financiamentos. Vamos BV!!! Estamos Juntos!!

  • p/so pra alinhar

    -

    13/2/2015 às 9:12

    só se for gordo de vento seu retardado puxa saco, eu q trabalho com valores no rh e vejo um debio mental dizendo isso, não fala besteira pq o povo ja ta revoltado e vc vem solta uma merda dessa, cara vc pode apanhar indiferente a sua deficiência,

  • Aldo

    -

    12/2/2015 às 22:19

    respeite a lei juros de 2,98% ao mes e coisa de louco. cade a justiça deste pais! gerentes imcompetente. cobra juros de cigano, taxa da cadastro, seguro financiamento.Cade a justiça deste Pais. todos que tem juros neste patamar deveria (inadiplir) propositalmente para fazer um enfrentamento coletivo a estas financeiras abusiva. Dilma Ruseff. manda um termo de ajustamento sobre a BV. quando falar de gerentes de nomes. Este pais e uma vergonha só!!!!!

  • Só pra alinhar

    -

    12/2/2015 às 14:24

    Aê, sairam os valores do bônus e veio gordo!! quero ver quem vai ser ingrato de reclamar agora!!! CHUPA CONCORRÊNCIA

  • AFF

    -

    12/2/2015 às 11:20

    credo que menino feio, isso q chamo de horror nem 300 plr arruma a cara dele

  • triste fim

    -

    11/2/2015 às 15:06

    Triste fim sem o plr esse ano, produzimos pra nada, agora só meta, cobrança e pra variar plr só do sindicato, ninguém merece.

  • Só pra alinhar

    -

    11/2/2015 às 10:55

    Para o bando de recalcados e pessimistas: Vejam a noticia abaixo, estamos em velocidade de cruzeiro. Avante BV!!!!
    http
    “Deixa a BV me levar… BV leva eu….”

  • Jorjão

    -

    11/2/2015 às 9:04

    O nome da gorda é melancia de peruca e sua amiga é a Tamy

  • baralho

    -

    10/2/2015 às 18:03

    Alguém pode me dizer o nome dessa gorda do baralho da inspetoria que mandou a minha amiga embora, sacanagem que pra demitir forcaram ela a assinar um monte de mentira que ela não cometeu, gordona dos inferno.

  • Só pra alinhar

    -

    10/2/2015 às 13:50

    Mentira, mentira e mentira!! Não acredito em nada disso!!!

  • sem plr

    -

    9/2/2015 às 17:09

    caro senhores, gostaríamos de informar que devido a alto índice de inadimplência 2014 a bv deixara de ser obrigado a pagar o plr, a discussão junto ao sindicato é pagar apenas do sindicato, mas a direção do bb e do bv não concorda com esse acordo.

  • Reg Desmotivado.

    -

    4/2/2015 às 23:50

    O pior aconteceu, foi vendida para suprimir nossas esperanças… Não sobrará nada.

  • Fatos reais

    -

    3/2/2015 às 14:17

    A BV está não está como andam pregando por aí. Um resultado abaixo do esperado virá no fechamento do ultimo trimestre e isso impactará o resultado de 2014 e por consequência o bônus de todos, que ainda está sendo calculado. Não acreditem em boatos que lançam por aí, ninguém ainda sabe quanto será o bônus, muita gente vai especular e jogar boatos aqui no blog, não entrem nessa. em breve passo mais detalhes do resultado e da venda dos 50% da BV, que virará uma parceria entre BB e outro banco grande que não posso revelar ainda.

  • Só pra Alinhar

    -

    3/2/2015 às 13:54

    Senhoras e senhores, 27 de fevereiro é o dia em que seremos recompensados por cada gota de suor que escorreu no nosso rosto em 2014. Com certeza todos que se empenharam serão retribuídos à altura.
    Aos que fizeram corpo mole, o destino é a porta de saída. Vamos que vamos BV. A BV é grande. Au Au Au a BV é animal!!! Orgulho de pertencer!!

  • Spider

    -

    2/2/2015 às 12:19

    alguem sabe noticias reais da PLR?????????????? aqui na filial que atuo estao falando que 60% do time ira receber em torno de R$ 25 mil bruto e o restante em torno de R$ 18 mil, sera????????? meu gerente disse que o regional já cantou a predra pra ele e que a galera ficara bem animada com os numeros recebidos e que o sangue pingara nos olhos para fazerem de 2015 o melhor ano da BV. Torcendo para ser verdade pois preciso ganhar dinheiro em 2015 para compensar o prejuizo que tive nos anos anteriores. Agora se não tiver veracidade na informação este gerente ficara sem metade do time.

  • Roça

    -

    2/2/2015 às 11:56

    Vai ter Plr sim, a do sindicato e mais nada!!

  • FEVEREIRO SEM PLR

    -

    29/1/2015 às 17:43

    Considerando o ultimo semestre a bv mais uma vez fechou em prejuizo prejudicando o Banco do Brasil e o Banco Votorantim, vejam a materia abaixo
    ADEUS PLR 2015

    Tags:

    O índice de inadimplência do Banco do Brasil, considerando os atrasos superiores a 90 dias, piorou pelo segundo trimestre consecutivo. O indicador ficou em 2,09% em setembro, aumento de 0,10 ponto porcentual ante junho, de 1,99%. Em um ano, quando o indicador estava em 1,97%, a piora foi de 0,12 ponto porcentual.
    Se desconsiderada a carteira do banco Votorantim, o índice de inadimplência do BB seria menor, de 1,91% ao término de setembro ante 1,78% um ano antes. No mesmo período, conforme o BB, o Sistema Financeiro Nacional registrou indicador de 3,00%.
    As despesas com provisões para devedores duvidosos do Banco do Brasil, chamadas de PCLD pela instituição, somaram R$ 4,571 bilhões, aumento de 16,9% em um ano, quando esses gastos estavam em R$ 3,911 bilhões. Ante o segundo trimestre, foi vista estabilidade.
    O saldo de provisão para devedores alcançou R$ 25,770 bilhões de julho a setembro, aumento de 16,6% em um ano, de R$ 22,106 bilhões. Na comparação com os três meses imediatamente anteriores teve elevação de 3,9%.

  • p/2713 melancia

    -

    29/1/2015 às 14:25

    melancia vc e a mais besta respondendo aqui, mas como é gordolhamente retardada, me diz uma coisa o gardenal que vc toma deu efeito colateral a ponto de deixar gordolhamente pesada ?, diminuiu o seu cérebro e ganhou tonelada de peso?.
    a cada demissão uma panela de comida, fff, or isso que vc engordou assim, se cada demissão representa uma panela de feijoada então é melhor trabalhar no térreo pq o predio dai do Morumbi não vai aguentar.

  • p/2713 melancia

    -

    29/1/2015 às 14:13

    Melancia baleia, vai voltar estudar pq nem faculdade tu tens, para de ser maldosa, articulosa e começa a repensar no seu futuro em outros trampos pq ai ja sabemos que a sua batata ta assando.

    obs> não engravida de novo pq esse truque não tem mais graça.

    palhaça.

  • 2713 - Melancia

    -

    28/1/2015 às 17:22

    Seus desocupados. temos 2713 comentários e de que adiantou? nada. bando de bestas escrevendo aqui

  • BBB15

    -

    27/1/2015 às 8:49

    Esse só pra alinhar é o maior baba-ovo da história da BV. Alem de ficar bisbilhotando aqui, fica colocando seus puxa-sacos para ficar escrevendo aqui também.
    Gente, vamos divulgar esse blog e postar aqui todas as atrocidades que fazem conosco, isso tem que vir a publico, para que esses que se acham os donos das filiais não se sintam acima da lei com seus assédios.
    A BV que conhecíamos não existe mais.

  • campeões

    -

    26/1/2015 às 23:04

    a bv e a melhor financeira do Brasil e esses incompetentes e invejosos acham que vão desmoralizar a minha empresa, francamente vcs são uns otarios, frustados e outros palavrões que nao posso dizer, a empresa gandiosa,

  • barcelos

    -

    26/1/2015 às 10:55

    novamente essa favela de financeira. ao invés da empresa mudar seus conceitos de trabalho, eles ficam usando praticas de covardias contra seus colaboradores, uma afronta nas leis trabalhista desrespeitando todo sentido de direito dos trabalhadores, não é atoa que essa empresa sofre inúmeros processos e depois julgam eles como inocentes, vitimas de quadrilha de indenizações. hora bolas se no sentido do poder onde o fraco sempre é colaborador que se calam diante dos desrespeito dos seus gestores e politica de terror que eles praticam pq dependem seu ganha pão e só procuram seus direitos na justiça dps que saem é pq não existe mais nenhuma ligação com essa empresa.
    procurar seus direitos não é roubar e muito menos ser oportunista mas sim receber o reparo que esse foi prejudicado.

  • bando de amadores

    -

    26/1/2015 às 9:45

    Senhores, a BV pra chegar a imagem que esta hje é pq tudo nela possui argumentos fracos com profissionais de hierarquia elevada de um bando de incompetentes, eles vieram de outros bancos com intençao de destruir e não construir, alguns podres hje ainda permanecem,

  • Só pra alinhar

    -

    26/1/2015 às 9:06

    Primeiramente, pende duas vezes antes de falar do Frade, que é um profissional de renome.
    Quanto ao indignado, informo que não é qualquer um que alcança a posição de gerente, é necessário preparo, experiência e liderança. Se cheguei aqui foi porque estudei e exerci liderança sobre os acomodados e reclamões. Vamos produzir, minha equipe está motivada, avante BV, nós estamos com vc, a melhor financeira pra se trabalhar!!!
    Grande abraço aos colaboradores da BV.

  • Welse

    -

    24/1/2015 às 15:33

    Esse lixo do só pra alinhar é da filial Divinopolis , a equipe dele todos estão entrando na justiça por danos Morais , terrorista dos inferno , vai pagar tudo que vc esta fazendo seu puxa saco e vai junto com o fradeco oi do c………..

  • GR INDIGNADO

    -

    23/1/2015 às 13:10

    SR GR´S… PQ SERÁ QUE A BV ESTÁ COM TANTOS PROCESSOS TRABALHISTAS?? SERÁ QUE O ALTO ESCALÃO NÃO VÊ A PÉSSIMA QUALIDADE DE GESTORES QUE AS FILIAIS ESTÃO TENDO??? COMO PODEM CHEGAR CERTOS INDIVÍDUOS A GERENTE DE FILIAL, SEM NÃO POSSUEM QUALIFICAÇÃO NENHUMA PARA ISSO??? BASTA SABER HUMILHAR, DESMORALIZAR, DESRESPEITAR UM GR OU UMA EQUIPE QUE LOGO O “BACANA” É ELEVADO A GERENTE DE FILIAL…. BANCO DO BRASIL!!!! ACORDA!!! OLHA O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O NOME DA BV E AUTOMATICAMENTE DO BANCO DO BRASIL!! UMA INSTITUIÇÃO RENOMADA E RESPEITADO COMO É TER SE ALIADO COM UM BANCO DESSES… TÁ CERTO QUE LIMPOU UMA QUADRILHA QUE TÍNHAMOS NO TOPO DA HIERARQUIA… MAS TEM QUE SER LIMPO TAMBÉM AQUI EM BAIXO ESSES GERENTINHOS DE FILIAL QUE NÃO SERVEM PARA NADA…..
    ALIÁS.. ESTAMOS ACOMPANHANDO TAMBÉM DIVERSOS PROCESSOS TRABALHISTAS QUE A BV ESTÁ SOFRENDO…. ESTÃO MANDANDO UMA VERGONHA DE VALORES PARA ACORDO!!! GENTE!! O PESSOAL NÃO ESTÁ PASSANDO FOME!!! VAMOS PAGAR O QUE É DE DIREITO!!! VAMOS PAGAR, INCLUSIVE A NÓS QUE AINDA ESTAMOS AQUI SOFRENDO O QUE É DE DIREITO NOSSO!!! NÃO NOS ENROLAR COMO ATÉ HOJE É!!! FAZER ASSINARMOS O RECEBIMENTO DA PL COMO SE FOSSE EMPRÉSTIMO??? NÃO RECOLHER OS IMPOSTOS DEVIDOS SOBRE ISSO??? BÔNUS FÉRIAS??? TUDO PARA LESAR E NÃO PAGAR OS IMPOSTOS DEVIDOS… E NINGUÉM VÊ NADA DISSO… É UMA VERGONHA….
    MAS PODEM TER CERTEZA…. IRÃO PAGAR CARO POR ISSO… CENTAVO POR CENTAVO… COITADO DO BANCO DO BRASIL QUE ASSUMIU ESSE ROJÃO….

  • Só pra alinhar

    -

    23/1/2015 às 10:37

    Concordo com o colega, só ameaça pq na internet todo mundo pode dizer o que quiser. A BV está muito bem obrigado e não precisamos de pessimistas querendo causar tumulto em nosso ambiente.
    Avante BV, contra tudo e contra todos.
    Beijinho no ombro pros invejosos.

  • Lamentável

    -

    22/1/2015 às 21:22

    Pra chupa procês – ficou zangadinha foi kkkk, quem ta comendo quem aí… apareceu outro puxa-saco, quem era a bv. Só para alinhar, meus parabéns! vc fez escola.

  • Chupa procês

    -

    21/1/2015 às 23:06

    Só pra alinhar, o cara que disse que quer saber quem é vc pra quebra a sua cara, é um FANFARRÃO, deve ser um bosta, chorão, fud…, e duvido que tenha coragem de dar um murro em alguém….Eu queria um valentão desses na minha frente pra arrebentar a cara dele, deve ser um frouxo que nem da mulher deve dar conta….

  • chambinho

    -

    21/1/2015 às 16:57

    pessoal se acalmem a bv foi vendida e pra segurança de todos a maioria vao pra outro banco, o banco da praça

  • fatos reais

    -

    20/1/2015 às 21:58

    Famoso banco acaba de comprar a bv em breve darei mas noticias

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados