quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Celular à beça
Segundo dados que a Anatel divulgará ainda hoje, o Brasil superou em outubro, enfim, a marca de um celular por habitante. As 2,9 milhões de novas habilitações no mês (1,55% a mais do que setembro) levaram o Brasil a ter 194,4 milhões de celulares – acima, portanto, dos 191,5 milhões de brasileiros que a contagem do IBGE cravou no ano passado.
O.k., a Anatel pode comemorar o dado, mas com atraso: o Censo 2010 apontou no início do mês que, na verdade, o Brasil tem 185 milhões de habitantes. Portanto, a marcva já fora atingida no início do ano.
No país, onze estados e mais o Distrito Federal já possuem mais de um celular por habitante: Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina, Rondônia, Espírito Santo, Pernambuco e Paraná.
De qualquer forma, é sempre importante ressaltar que isso não significa que o serviço esteja universalizado. Há casos de pessoas com mais de um celular ou até mesmo linhas que não geram receitas, mas seguem ligadas. Hoje, estima-se que a penetração na população seja 76%.
Quando se compara com outros países, a posição relativa do Brasil é de destaque. Nos EUA são 0,97 celular por habitante; na China (que possui impressionantes 853 milhões de celulares), a relação é de 0,64 por habitante; na Índia, de 0,56; no Japão, 0,94; e na Rússia, de 1,63.
Tags: Anatel, Brasil, celular, EUA, Índia, Rússia, telefonia


UFC: Dana White já promove 'trilogia' Cigano x Velasquez
Corinthians e Botafogo empatam no jogo das faixas em SP







Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
11 Comentários
Mauricio.
-19/11/2010 às 21:53
Brasil à frente da China e da Índia. Foi FHC que fez!
Ainda bem que o FHC e o ministro Sérgio Motta não se deixaram levar pela pressão de Lula, Dilma e de toda a patota do PT. Senão ainda falaríamos em orelhões.
anonimo
-19/11/2010 às 13:46
Já sei por que o Humberto aí em baixo não gosta de privatizações: Não conseguiu uma boquinha no serviço público.
berlatto
-19/11/2010 às 11:55
Flávio, não ligue prá o energúmeno chamado Marcelo. Este cara como todo petralha, ainda anda de quatro, seu cérebro não funciona, não há sinapse.
Provavelmente passou por lavagem cerebral, segue direitinho a cartilha vermelha. Sugiro a ele ir morar na Venezuela, em Cuba, ou talvez lá na terra do amigão do Lula, aquele baixinho doido chamado Ahmadinejad.
Ele acha que estamos com ódio por que a Dilma ganhou. Fiquei até feliz, sabem por quê? A herança maldita do Lula vem aí, o pepino vai ser grande leitores – a oposição se livrou dessa.
Atenção petralha Marcelo!, aceite um conselho vigarista: vá estudar!
Em tempo: Já que está no site da Veja.Com, aproveite e leia também, Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes, Ricardo Setti, tens muito que aprender. Saudações.
Humberto
-19/11/2010 às 11:42
Malditas privatizações!!!
flavio
-19/11/2010 às 7:53
Marcelo-18/11/2010 as 22;32
e o governo ainda veio ontem dizer que esta quantidade e devido ao aumento do poder aquisitivo da populacao que logicamente o pt fez. ora, um chip pre-pago e 10,00 reais e o aparelho de maior uso custa 40,00 reais sendo que os mais sofisticados sao de graca.
sem contar que 85% aprox sao pre pagos, milhoes de pessoas tem 2 ou 3 chips pra aproveitar as promocoes de ligacoes de graca dentro da mesma operadora, enfim…praticas dignas de riso nos demais paises onde cada pessoa tem 1 unico celular. aqui as pessoas andam com o bolso cheio de aparelhos pra aproveitar as promocoes.
ainda, como o chip e barato, muita gente simplesmente aposenta um chip pra pegar outro se brigou com a namorada, mas fica ativo para a cia telefonica durante 6 meses.
o brasil nao quebrou tres vezes durante fhc-o mundo quebrou, china, russia, mexico, china tiveram crises terriveis. voce com certeza e garoto novo, nao viveu aquela epoca.
a vale somente e o que e hoje, porque foi privatizada.
tens alguma duvida de que ainda estariamos usando celular analogico se as teles fossem estatais?
acorda garoto…
Patrícia de Sampa
-19/11/2010 às 7:50
CARLOS FRANCISCO, concordo em gênero, número e gráu. MARCELO, o que tem a venda da Vale? Quer apostar que você nem sabe direito do que se trata? É pura papagaiada, rapaz. O país quebrou (quebrou mesmo? nem sei!), se quebrou, é porque lá fora estava em crise. Espere um pouco e vc vai ver o que vai acontecer, com Dilma ou sem Dilma, se a crise lá fora continuar; prepare-se! Crescimento zero? A mesma coisa: crise lá fora. Aguarde, querido, porque o Lula, o PT e a dilma já estão preocupados, de pé atrás. Não estão nem deixando o Mantega sair!! E onde há fumaça…
Léo Coutinho
-18/11/2010 às 23:57
Não deixa de ser uma homenagem póstuma ao Segio Motta. Grande Serjão!
Marcelo
-18/11/2010 às 22:32
Tucanalha Carlos Francisco.
Quanto ódio, quanta dor neste coraçãozinho….
Vc tb tem saudades da venda da Vale? Das tres vezes que o país quebrou? Da compra de votos para a reeleição de FHC? Do crescimento zero?
Pois é, meu amigo. Mas que memoriazinha curta, hein?
Tenha calma, eu sei que o gosto da derrota é terrivel.
Mas um dia passa…
Ligue para o padre Luisinho.
marcos moraes
-18/11/2010 às 20:16
é… se cada promotor, procurador, desembargador, delegado, tiver mais de um celular, sera´ recorde atrás de recorde!
MAM
Thiago
-18/11/2010 às 20:00
Eu acho um absurdo fazer pesquisas de rua para saber quantas pessoas existem no Brasil. Deveria ter uma forma mais confiável de saber quantas pessoas são e não em base de pesquisas furadas.
Carlos Francisco
-18/11/2010 às 19:58
Essa representa a maior inclusão social que o Brasil jamais teve no passado.
Esse processo foi possivel pela privatização do setor de telecomunicações no Governo FHC.
Os Ptralhas jamais aceitaram esse fato, e os tucanos, liderados por incompetentes, jamais exploraram esse fabuloso feito.
O desejo do Lula e seus asseclas/capangas, como sonho de consumo, seria o de reestatizar o setor, aparelhá-lo, não com celulares, mas com sindicalistas, politicos corruptos, ladrões et caterva e deixar a população nas trevas, chafurdando nas esmolas do BOLSA FAMILIA.