Blogs e Colunistas

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

7:38 \ Congresso

O fim do salário de vereador

Cyro: amado pelos vereadores

Chegou à Comissão de Constituição e Justiça do Senado na semana passada uma proposta de emenda à Constituição que promete fazer barulho.

Apresentada por Cyro Miranda, a PEC pretende acabar com o salário dos vereadores em municípios de até 50 000 habitantes.

O texto ainda estipula tetos salariais para municípios na faixa dos 100 000, dos 300 000 e dos 500 000 habitantes, que não poderão passar de 50%, de 60% e de 70% do salário de um deputado estadual, respectivamente.

Se virar lei, a proposta de Cyro vai acabar com o salário de vereadores de cerca de 4 900 municípios país afora. Já imaginou?

Por Lauro Jardim

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

260 Comentários

  1. claudia aparecida da silva

    -

    13/11/2013 às 9:58

    Bom dia eu acredito q realmente tem varias irregularidades dentro do mundo politico,mas qdo uma pessoa se candidata para vereadora e ganha sem duvidas foi por deus e por mérito dela,enquanto um deputado estadual e federal tem regalias como diarias exorbitantes, tem ate alugueis por conta do estado, enquanto o vereador trabalha,qdo se trata de um municipio com 4.000 habitantes aonde o povo realmente precisa e cobra o vereador a fiscalizar e sendo assim os deputados federais e senadores vão leva para o supremo o corte do decimo terceiro enquanto os deles nada fazem,então peço encarecidamente q olhe por este lado,olhe tbm pro ano politico que esta pra começar e sem duvidas vão precisar da população e do povo de cada municipio e sem duvidas dos vereadores sem mais obrigado pela atenção.

  2. Jaime - MG

    -

    22/10/2013 às 19:06

    SRS. POLITICOS, O POVO NÃO AGUENTA MAIS, UM DIA INFELIZMENTE A BOMBA VAI ESTOURAR, E PELOS COMENTÁRIOS DO SENADOR CIRSTOVAM BUARQUE, POR SINAL PARECE TER UM BOM SENSO, ELE AVISA ” VAI SER INCONTROLÁVEL “.

  3. Joaquim Amorim

    -

    28/09/2013 às 12:02

    È necessário uma revisão geral na política do nosso país. Para entender
    melhor sugiro ler na minha página no facebook MUDANÇA DE VIDA. Em síntese
    Proponho fechar o congresso e eleger apenas 50% de novos parlamentares com redução de
    50% dos seus salários, para fazer novas leis sem brechas e benefícios, extinguir com as atuais leis remendadas e antigas que não correspondem mais com nossas necessidades. Leis com rigor de pena de morte para corrupto e estupradores e etc.

  4. Eliseu magalhes vieira

    -

    17/08/2013 às 17:03

    eu apoio esta proposta , mas
    tem que valer para todo o Brasil.

  5. Almanakut Brasil

    -

    19/07/2013 às 15:01

    Abaixo-assinado ACABAR COM SALÁRIOS DOS VEREADORES EM TODO O BRASIL.

    - VOCÊ SABIA QUE DOS 181 PAÍSES que fazem parte da ONU, APENAS o Brasil é o único país que paga salários aos seus vereadores.

    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N22676

  6. roberto

    -

    18/07/2013 às 10:51

    ESTE PROJETO DEVE SE EXTENDER PARA TODO O BRASIL !!!
    ATENÇÃO MOVIMENTO PASSE LIVRE BRASIL.
    ATENÇÃO DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES

  7. Eunice Miranda da Silva

    -

    29/06/2013 às 7:24

    Muito esperto esse Senador Goiano! Sou a favor que seja reduzido o salario dele também! E que todas as mordomias sejam cortadas. Aí sem eu chegarei a conclusão de que ele realmente trabalha para o povo!Acredito que um salário mínimo é o suficiente para eles sobreviverem: Senadores, Deputados,Vereadores, Prefeitos, Presidente.A população consegue sobreviver eles também conseguirão.

  8. armando

    -

    21/06/2013 às 8:28

    Porque os nossos representantes têm que ganhar tanto. Somente as mordomias ja dava pra viver, o salário pra aumentar deveria ser baseado no aumento do salário minimo é tanta mordomia que nem acredito

  9. josemil da cruz marques junior

    -

    01/04/2013 às 13:15

    apoio o fim dos salários dos vereadores,o próximo passo,será o de vcs,depts e sen.

  10. milton rossit

    -

    19/03/2013 às 22:35

    O salario de vereador foi instituído na ditadura militar, pelo presidende Ernesto Geisel,até hoje não entendo o porque disso. E observado que enquanto o salário do vereador aumenta o quanto eles querem, ainda inventaram assessores. Enquanto isso os salários dos professôres diminuem. Os salários dos vereadores deveriam desaparecer em todos os níveis.

  11. eber

    -

    11/03/2013 às 20:54

    esta seria o começo da moralização da politica nacional, mas duvido que os deputados aprovem esta PEC , cortar na propria carne não é muito o estilo do congresso, muito pelo contrario.

  12. jose

    -

    01/03/2013 às 22:50

    ouvi o comentário de um vereador que falou do colega que comprou voto por 500, mas dali pouco confessou que pediram emprestado pra ele 50… e ele emprestou rsrsrsrsrs …. pra nunca mais devolver….. rsrsrsrs por isso sou totalmente a favor….

  13. jose

    -

    01/03/2013 às 22:48

    Talvez uma ajuda de custo, de 100,00 para gasolina… rsrsrss, e acabar com reeleicao… isso mesmo….. no inicio achei absurda, mas depois de analisar o que acontece na nossa cidade. É candidato a vereador com carro, até kombi pra levar mais genta, esperando na frente de posto de saude, hospital… e isso quase na totalidade… me deu nojo… fora a compra de votos, por 50, 100, emprestimo… como eles dizem,… me empresta 30, 50…. descaradamento a população pede… 100% a favor…..

  14. MASSILON

    -

    09/02/2013 às 13:29

    E preciso acabar com a reeleiçao do vereador, a melhor forma de mudar e trocar.

  15. jose aparecido meira

    -

    30/01/2013 às 9:49

    Finalmente uma luz no final do túnel. Será que com a aprovação deste projeto de lei teremos as mesmas quantidades de candidatos aos cargos de vereadores, na realidade compostas em grande maioria de aproveitadores e usurpadores do poder público, ou ficaremos reduzidos a poucos candidatos realmente interessados em trabalhar, ainda que sem remuneração, pela sua Cidade ? Creio que a resposta muito facilmente se constatará. FORA OS APROVEITADORES!!!

  16. Jubes Carlos Marques da Silva

    -

    24/01/2013 às 0:15

    Concordo em acabar com o salário não só de vereador como tmb de todos políticos em cargos publicos do brasil. Sou vereador eleito em Goias e só vejo maracutais no meio político.

  17. Wilmar Antônio Goulart Bruno

    -

    20/01/2013 às 11:10

    Eu como brasileiro aprovo esta medida e ainda mais sou favorável a instição de vereador e Prefeitos sendo substituído pelos Gestores Públicos concursados com representantes voluntários(ex vereadores) da própria População dos municípios para elaborar leis e cobranças que por sinal não são feitas pelos nobres vereadores como é sabido apenas envolvidos em esquemas de partilhas com Prefeitos na roubalheira do nosso dinheiro como exemplo que todos são sabedores no caso de uma Prefeitura da nossa Região que o Prefeito armou esquema com a maioria da bancada de vereadores para aprovar orçamento para construção de uma Praça no Valor de R$ 1.000.000,00 e que na verdade ficou apenas em R$400.000,00 e sendo os restantes ficando no bolso dos parlamentares.

  18. Ana Maria Costa

    -

    20/01/2013 às 10:49

    Essa proposta do Sr. Cyro Miranda é muito boa. A aprovação deve ser imediata para que na próxima eleição já começe a valer. Até que fim alguém inteligente teve essa iniciativa a favor do dinheiro público. Parabéns!!!!

  19. Roque José de Oliveira

    -

    19/01/2013 às 21:39

    Olá Sr. Cyro! Quero parabenizá-lo pela excelente iniciativa.Gostaria de expressar aqui a minha satisfação em saber que existem pessoas de bom senso e que se preocupam em usar o erário público com racionalidade. Ao meu ver, vereador não deve ser profissão.

  20. francisco alves de assis

    -

    09/01/2013 às 11:46

    ola senador, que ijustiça com aqueles que lhe derão seu mandato porque são os vereadores que fazem a campanha de deputados, senadores, governadores e presidentes por que o vereador é que estar mais prossimo dos eleitores é quem acorda cedo ja com a casa cheia de pessoas. porque vc nao propoe a diminuição dos salarios absurdos dos deputados e senadores?

  21. Gilmar de Azevedo Santos

    -

    20/12/2012 às 17:43

    Olá Senador Cyro Miranda, em primeiro quero parabeniza-lo pela iniciativa, desejo que o projeto de V.Exa., seja muito bem apresentado na mídia para que a nossa população tenha oportunidade de discuti-lo com mais clareza. Desejo que possa meios de comunicação divulgar Pec 35. Caro Senador, só não concordo é com a não inclusão de todos os políticos, Deputados Estaduais, Federais e Senadores neste seu projeto, pois entendo de que não só os vereadores que recebem absurdos salários, talvez são os que menos pesam para os cofres públicos, diante das fortunas recebidas e desviadas pelos Deputados tanto Federais como Estaduais e os Senadores. Para ser mais justo, O Sr. Já pensou em ampliar a Pec propondo o estipulação de 10 salários mínimos para Dep Estaduais, 15 para Dep Federal e Senadores, sendo que cada um destes deveria ter somente 3 assessores recebendo cada o valor de 5 salários mínimos, sendo estes salários, reajustados de acordo o salários dos trabalhadores, acabando com a farra dos políticos.Sou a favor da redução dos salários de Deputados e Senadores, diminuição dos cargos de gabinetes, verbas de todos os tipos, até de namoradas, todos os benefícios, sejam os Deputados e Senadores igualados a os verdadeiros trabalhadores brasileiros. Unificação das eleições diminuindo assim gastos desnecessários. Tenho certeza nobre Senador, que ao apresentar um projeto desta magnitude, V.Exa, será aclamado em praças publica de todo o pais por todas as camadas desta tão sofrida população. Desde já aguardo a complementação da PEC, incluindo os Dep Estaduais, Federais e Senadores. Desejo que seja apresentada PEC de unificação das eleições.
    Desejo ao Nobre Senador um Feliz natal e um proximo ano de muita lutas e vitorias.

    Att Gilmar de Azevedo

  22. Gilmar de Azevedo Santos

    -

    20/12/2012 às 17:03

    A PEC apresentada pelo Dep. Cyro tem fundamento, é plausivel, mas incorre em um erro grave, visto que, não só os veradores dos município de até 50 mil habitates são os causadores dos rombos dos cofres publicos, o exemplo deveria ser dado pelos senadores, que nada fazem, seguindo pelos deputados federais e estaduais para depois os vereadores que são os filhos pobres da politica. Entendo que os politicos precisam sobreviverem com o salaios, mas não podem faer da politica uma fazenda produtiva. Vamos acabar com os salários de Deputados Estaduais e Federais,Senadores. Que seja o salarios iniciais no valor de 2 salarios minimos para cada com reajusta atralados aos dos trabalhadores, sendo que, a cada projeto aprovado e que benefecie a população e o pais ele terá direito mais um aumento.

  23. Cláudia

    -

    10/12/2012 às 0:00

    Até que fim! Meu pai foi vereador por dois mandatos quando não recebiam remuneração. Só assim, poderemos começar a mudar a política no Brasil, veremos a quantidade de vereadores que irão se canditar, pois só quem terá realmente interesse em fazer algo e não aqueles que só esperam o salário por mês. Parabéns Cyro Miranda. Conte com meu apoio.

  24. wesley

    -

    05/12/2012 às 13:57

    seria ótimo, porém deveria ser redobrado a fiscalização 200 vezes, porque sem pagamento iria estimular fraude de verbas e monte de roubos.

  25. alan

    -

    25/11/2012 às 9:49

    Melhor se fosse para todos os municipios. De quaiquer forma já é um avanço por que nas pequenas cidades a maioria dos vereadores é analfabeta e inútil.

  26. RICARDO PAULINO DA SILVA

    -

    22/11/2012 às 14:36

    Boa Tarde!
    olá Sr. Ciro!
    O Sr. já pensou em apresentar PEC propondo acabar com salários, mordomias, falcatruas, e outros mais dos Deputados?
    Porque não prpõe acabar com a farra dos grandões?
    Ou será que também é conivente…
    Att – Ricardo

  27. algaci abreu de mesquita

    -

    20/11/2012 às 12:29

    por que os deputados e senadore tambem seja cortados

  28. Zé Luiz

    -

    19/11/2012 às 23:12

    Dona Maria das Graças de Andrade França,faça o favor de devolver os salários dos 12 anos que recebeu para o povo de Araçagi,e,assim comece por voce dando o exemplo,sua falsa moralista.

  29. Fabio Andre

    -

    19/11/2012 às 20:48

    Essa demagogia,e bom demais esse Senador nao teve 1 voto sequer e agora quer acabar com salarios de vereadores das pequenas cidades.O que ele ganha por mes tem cidade dessas que o orcamento nao ultrapassa um salario de Senador,espero que os vereadores se comprometam em nao votar mais em Senador,para tirar esse luxo que e o Senado,principalmente esse suplente de Senador que fez essa PEC.

  30. Joao

    -

    19/11/2012 às 19:29

    A quem um deputadosinho em fim de carreira quer agradar? Será que ele tem algum trabalho relevante para apresentar ! Imagina ele que irá agradar o povo que as vezes só tem o vereador para lhe ajudar aconseguir um tratamento de saúde que tanto precisa ? É muita demagogia uma proposta dessas ! Vai trabalhar para o bem do povo !!

  31. sebastião celio alcantara

    -

    19/11/2012 às 17:06

    Apoio integralmente essa idéia. Seria um bom alívio às finanças das pequenas prefeituras. O GRANDE PROBLEMA é administrar bem esses recursos que irão sobrar , em benefício do povo.

  32. claudiano Evaristo de Andrade

    -

    19/11/2012 às 16:10

    E Cyro,vc que inpedir o pequeno vereador que esta mais proximo do povo dividindo a sua dor,comese logo pelo maior,asim vc tava dando liçao, e não ese papel ridiculo que vc se apresenta com tanta euforia.Sabe iso não tem resplaudo os deputados não são meninos para c ingolir ese h seu.Parabéns pelo seu papel ridiculo!

  33. RAWLINSON FILGUEIRAS

    -

    18/11/2012 às 7:59

    Espero que seja aprovada essa propósta, ai sim, saberei que a justiça logo chegará ao nosso pais.

  34. fabio de ubaporanga

    -

    15/11/2012 às 22:42

    concordo cyro!por q maioria das cidades ñ vão p/ frente por q vereadores empede o prefeito a trabalhar.

  35. Moraes

    -

    10/11/2012 às 1:59

    Os Vereadores, são os que estão mais próximo do povo, e compartilham de seus sofrimentos… e desde quando a população tem acesso há um Senador? já que os Vereadores não tem direito ao subsídio deveria então Senador Ciro estender seu projeto retirando seu próprio salário… ai sim, o Senador estaria sendo coerente com o Brasil.

  36. Marcio

    -

    08/11/2012 às 15:17

    Parabéns Dr Cyro Miranda, espero que os meios de comunicação divulguem esta notícia e deem oportunidade para o povo acompanhar e pressionar a PEC 35 para que seja aprovada. Precisamos de um canal para manifestarmos apoiando esta proposta, quem sabe alguma emissora de tv, rádio ou jornal…precisamos fazer um abaixo assinado, como foi a Lei da Ficha Limpa, para que os municipios não continuem arcando com este absurdo de pagar fortunas a vereadores enquanto o povo não consegue nem educação, nem saude, nem segurança….

  37. evandro evaristo

    -

    06/11/2012 às 20:17

    Espero que nao fique so no papel, sou totalmente a favor.

  38. claudir

    -

    29/10/2012 às 18:01

    GOSTARIA DE DIZER QUE,SOU A FAVOR DA REDUÇAO DE SALARIO DOS VEREADORES…MAS TAMBEM REDUZIR SALARIOS E BENEFICIOS DOS DEPUTADOS E SENADORES…ESTAREI ENVIANDO UM PROJETO DE LEI POPULAR PARA O CONGRESSO PARA REGULAMENTAR ESSES SALARIOS E BENEFICIOS QUE ACREDITO QUE A MAIORIA DA POPULAÇAO BRASILEIRA CONCORDE COMIGO….

  39. Cristiano Mattos

    -

    26/10/2012 às 13:18

    Depois de ler tantas reclamações justificáveis e legítimas contra os políticos profissionais que se candidatam e se elegem com o intuito de enriquecer, ao invés de governar para o povo,
    proponho criarmos um movimento patriótico com intenções de mudar, ou melhor dizendo; limpar a cara da política brasileira.

    …Este movimento teria como base a ideia de apoiar políticos ou candidatos que verdadeiramente entendam o significado de exercer um cargo público. Resumidamente, este candidato deveria entender que ele(a) nada mais é que um empregado do povo. E como tal, mais do que tudo, tem o dever de servir esse povo que lhe confiou tal posição.

    Que tal apoiarmos somente os candidatos que claramente não precisam do exorbitante salário oferecido aos atuais cargos públicos e que aceitem trabalhar como vereador, prefeito, Senador, Governador e até Presidente (porque não) ganhando somente um salário mínimo brasileiro?
    Isso porque acreditamos que dinheiro não deve ser a motivação maior do candidato, ele(a) deve ter a mente livre da tentação de usar os recursos públicos como máquina de fazer dinheiro para seu próprio proveito.

    Nossos candidatos não precisam ser especificamente de nenhum partido político, mas precisa provar que tem como se manter ganhando somente um salário mínimo. Muitos vão achar este movimento radical, mas eu prefiro chamá-lo de Revolucionário, pois imaginem termos governantes que nasceram com o dom de servir visando somente o bem estar e progresso do povo e não seu dinheiro.

    Bem… está aqui o desafio. Acredito que muitos me chamarão de ingênuo ou sonhador por desejar algo tão nobre dos nossos políticos. Mas, para ser sincero, somente uma ideia radical para revolucionar esse comportamento de corrupção que se tornou normal em nossa sociedade brasileira.

    Se você gostou da ideia, vamos nos unir e criar este movimento juntos!

    Curta a página, deixe seu recado e compartilhe suas ideias. Vale a pena lembrar que Movimento Patriótico Política Cara Limpa será um movimento pacífico que em nunhum momento apoiará atos violentos direcionados a qualquer pessoa.

    Nesta página você terá liberdade de expressão, mas cabe a você mostrar respeito à opiniões contrárias as suas, pois acreditem ou não, sabedoria fará ate mesmo os seus oponentes te admirarem.

    Aqui esta o link do movimento recém criado:

    http://www.facebook.com/pages/Movimento-Patri%C3%B3tico-Pol%C3%ADtica-Cara-Limpa/474273589283499#!/pages/Movimento-Patri%C3%B3tico-Pol%C3%ADtica-Cara-Limpa/474273589283499

  40. lídio

    -

    23/10/2012 às 17:05

    por que não mudar a reforma eleitoral, colocando os candidatos a vereadores para submeter a um concurso mostrando seu conhecimento dentro das áreas que vao militar,pelo menos para ter conhecimento do principio basico de uma administração pública. agora uma professora para ganhar um pequeno salário é submetida a concurso e um Vereador para ganhar slário altissimo com relação aos professores muitos deles só precisa negociar os votos. e negociar com o executivo as contas rejeitadas, sem saber elaborar propostas e projetos para o desenvolvimento local.

  41. batista

    -

    23/10/2012 às 16:59

    com relação a remuneração dos vereadores, por que não diminuir os Repasses, tem Câmara com 9 Vereadores mais o Repasse daria para pagar 15 sem sofrer prejuizos, os Presidentes ficam procurando meio de dá saida nos saldos existentes em Bancos pois não tem com que gastar corretamente com o custeio da Casa Legislativa é pagando diárias ilimitadas.por que não diminuir esses repasses, Vereador só vai na Câmara às vezes 4hs por mês.

  42. Junior

    -

    19/10/2012 às 12:51

    Seria muito bom também acabar com todas as verbas extras de deputados, senadores, etc bem como 14° e 15° salário e ainda cortar pela metade os salários de todos os políticos em geral.

  43. Basileu

    -

    18/10/2012 às 14:47

    Sabemos que é uma proposta dificil de ser aprovada, más para o país seria muito bom. Temos vereadores espalhados pelos quatro cantos do Brasil que não sabem o que fazer, ou seja, compraram o voto e assim não precisam fazer nada pela população. Infelizmente é o que acontece, pelo nosso Brasil em todas as cidades, mal sabe, o povo, que ao vender seu voto o vereador não deve mais nada para a cidade.
    Em São Mateus do Sul – Pr tivemos nessas eleições um total de 124 candidatos a vereadores, a cidade tem 40 mil habitantes e desses 31 mil votam, se essa proposta ja tivesse sido aprovada, não teriamos nem 09 canditos (desses) para ocupar as 09 cadeiras da Câmara….Eu com certeza seria um candidato.

  44. Ururai Pereira

    -

    18/10/2012 às 9:58

    Sou testemunha que este modelo dá certo.Antes de 1976,vereadores em Nova Era MG,não recebiam salarios,sendo que a Camara era representada por pessoas de boa vontade e compromisso com a humanidade.Ao contrario do que é hoje,representada totalmente por interesses materiais.

  45. maria das graças de andrade frança

    -

    16/10/2012 às 19:52

    Fui vereadora por três mandatos sendo por duas vezes presidente de câmara em minha cidade ARAÇAGI PB. pois concordo plenamente tá na hora de acabar com a política de PATERNALISMO EM NOSSO PAÍS. O povo está trocando o seu voto. Candidato compra em sua maioria o seu mandato e esquece de legislar a causa do povo.Só assim quando qualquer candidato não for remunerado duvido se terá pelo menos um deles que terá coragem de investir em compra de votos sem retorno. Aí sim só é vereador aquele que quer defender, legislar, e trabalhar fiscalizando com seriedade os recursos que serão aplicados em nosso município.Parabéns senado tomara que os outros SENADORES tenham coragem de moralizar e valorizar o dinheiro PÚBLICO.Abraço Graça Irineu , Araçagi pb

  46. maria das graças de andrade frança

    -

    16/10/2012 às 19:46

    Fui vereadora por três mandatos sendo por duas vezes presidente de câmara em minha cidade ARAÇAGI PB. pois concordo plenamente tá na hora de acabar com a política de PATERNALISMO EM NOSSO PAÍS. O povo está trocando o seu voto. Candidato compra em sua maioria o seu mandato e esquece de legislar a causa do povo.Só assim quando qualquer candidato não for remunerado duvido se terá pelo menos um deles que terá coragem de investir em compra de votos sem retorno. Aí sim só é vereador aquele que quer defender, legislar, e trabalhar fiscalizando com seriedade os recursos que serão aplicados em nosso município.Parabéns senado tomara que os outros SENADORE tenham coragem de moralizar e valorizar o dinheiro PÚBLICO.abraço graça irineu , araçagi pb

  47. Pablo Pêgo

    -

    15/10/2012 às 17:01

    Estou de acordo, pois, aqui em minha cidade a vereadores que faz da camara municipal uma profissão; Ha dois vereadores que ja estao a mais de 4 mandatos la dentro e nao sai com nada a nao ser requerer quebra- molas/lombadas na cidade isso é uma vergonha. Haaa, agora sai de 9 para 13 vereadores assim nao da.

  48. raquel ribeiro da silva

    -

    15/10/2012 às 10:55

    legal

  49. Homero

    -

    14/10/2012 às 22:55

    Há uma petição na maior e mais efetiva comunidade de campanhas online para mudança social Avaaz.org cujo endereço é :http://www.avaaz.org/po/petition/O_fim_da_remuneracao_dos_vereadores/?cuXcDbb
    Se você é favorável a idéia, gostaria que a assinasse e divulgasse à seus contatos. Vamos dar dignidade à viúva.

  50. NEOROTICOZ

    -

    12/10/2012 às 19:06

    ouve um tempo que os vereadores nao recebia salario entao se aprovada voltaremos aos tempos em que o brasil em uma naçao decente

  51. tania

    -

    08/10/2012 às 16:38

    A proposta é maravilhosa, todavia, pediria ao deputado que de igual modo apresentasse emenda constitucional acabando com o pagamento de subsídidos dos deputados e senadores. às benesses são um milhão de vezes maiores que os subsídios percebidos.

  52. TIAGO

    -

    08/10/2012 às 14:34

    CONCORDO QUE DEVERIA SER REDUZIDO OS SALÁRIOS DE TODOS POLÍTICOS, POIS NÃO FAZEM POR MERECER O QUE GANHAM.

  53. Jose Antonio R Souza

    -

    08/10/2012 às 11:21

    Isto é ótimo está passando da hora de moralizar o Poder no País, não é possível o brasileiro ter que trabalhar 5 meses por ano para sustentar o Poder e o retorno é o mínimo, estamos sem “norte”.

  54. Jose Antonio R Souza

    -

    08/10/2012 às 11:10

    Parabéns Dep. Cyro pela iniciativa é um bom começo, e não esqueça de fixar valor pois eles mesmo fazem suas leis “salariais”, e procuram brechas nas leis para buscar outros valores e de outras formas como: paletó, moradia, transporte, verba de representação, etc.

  55. ALMIR PONCE

    -

    06/10/2012 às 16:37

    Concordo com o nobre parlamentar, só em partes, pois, se faz necessário que a mesma medida seja adotada não só aos vereadores e sim a todos os políticos.
    Sugiro, também, que seja exigido qualificação para quem quiser ser político, pois, muitos não sabem nem as atribuições que irão ter caso sejam eleitos.

  56. aroaldo santos

    -

    03/10/2012 às 15:56

    A proposta é maravilhosa, todavia, pediria ao deputado que de igual modo apresentasse emenda constitucional acabando com o pagamento de subsídidos dos deputados e senadores. às benesses são um milhão de vezes maiores que os subsídios percebidos.

  57. João

    -

    25/09/2012 às 20:58

    TOMARA QUE ISSO PEGASSE, TERÍAMOS PESSOAS DIFERENTES A FRENTE DO LEGISLATIVO E NÃO APENAS PELO SALÁRIO QUE A CADA 4 ANOS É ELEVADO, E POR ISSO TANTOS BRIGAM PARA SER VEREADOR FANTASMA QUE SÓ APARECE 30 MINUTOS POR SEMANA TOTALIZANDO 2 HORAS POR MÊS

  58. luciano gabri

    -

    22/09/2012 às 18:56

    concordo tem que acabar com o salario de vereador

  59. Antonio carlos de f

    -

    22/09/2012 às 0:05

    se já se corrompe remunerados e sendo voluntario ?

  60. moaci tavares

    -

    20/09/2012 às 9:54

    O Brasil é o único pais no mundo onde vereador é remunerado.

  61. carlos

    -

    18/09/2012 às 22:28

    um falou ai que vereador te muita utilidade, kkkk, vereador so serve para dar nome a ruas, um levantamento constatou que 90% dos projetos sao ridiculos, de dar vergonha alheia, tem que ser voluntario.

  62. josenei fidelis braga

    -

    18/09/2012 às 10:18

    vereador tem que ser serviço voluntario e naõ renumerado.
    politico tem que servir e naõ se servir.

  63. Silvia Elliott

    -

    17/09/2012 às 22:54

    TODOS OS SALARIOS DE NOSSOS GOVERNANTES TAMBEM DEVERIAM SER REVISTOS.. SE VIAJAREM AI SIM EM PROL DO TRABALHO SEREM PAGOS,,MAS TER TANTAS MORDOMIAS
    DO JEITO QUE SE TEM NESSE BRASIL,, ISSO PARA MIM E DESRESPEITO,, A PARTIR DAI MUITO PODERIA SE DAR DE EXEMPLO…..

  64. Silvia Elliott

    -

    17/09/2012 às 22:53

    MUITO BEM ISSO JA ERA FEITO NO PASSADO E VIAMOS QUE OS QUE TRABALHARAM DERAM SEU SANGUE PELO AMOR A CIDADE,, ACHO JUSTO ISSO,, TEM MUITAS PESSOAS QUE PODEM DAR UM DIA DA SEMANA E IR NAS REUNIOES DA CAMARA,, NOSSA UM DIA!! E GANHAR ESSA GRANA TODA NAO E MOLE NAO?? ACHO BONISSIMA IDEIA,, AGORA VEREMOS QUEM TEM AMOR A PATRIA..!!!

  65. PAULO CEZAR DUARTE RIBEIRO

    -

    17/09/2012 às 12:20

    VEJO ESSE PROJETO COM MUITO BONS OLHOS, SENDO ASSIM OS BEM INTENCIONADOS FARÃO O QUE PRECISARÁ SER FEITO EM UM MUNICIPIO COM TÃO POUCOS HABITANTES, ASSIM COMO DEVERIA EXISTIR UM TETO PARA OS DEMIS EM TODO O TERRITORIO NAVCIONAL

  66. Maria

    -

    17/09/2012 às 11:23

    O verador tem muita utilidade na política sim, as pessoas é que não sabem disso, mas acho que o município de Cyro Miranda tem mais de 50 000 habitantes!!!!!
    kkkkkkk

  67. evandro

    -

    16/09/2012 às 10:46

    Sou totalmente a favor pois um vereador nao tem muita utilidade na politica ,fazem projetos de pouca utilidade para a populaçao,e nao fiscalizao o executivo como deveriam.

  68. claudia

    -

    13/09/2012 às 20:36

    Vai ver que quer uma complementação salarial, já que o salário de senador está bem abaixo do que ele precisa. ACORDEM POVO. Não são os vereadores de cidades pequenas, que recebem uma merreca, que estão falindo o Brasil. SE ESSE PROJETO FOR APROVADO DARÁ BRECHA PARA O POVO SE MOBILIZAR E EXIGIR QUE ACABEM COM O SALÁRIO DE TODOS OS OUTROS MEMBROS DO LEGISLATIVO, seja de que tamanho for a cidade, seja federal ou estadual.

  69. claudia

    -

    13/09/2012 às 20:32

    Isso é o maior desparate. Nao sou vereador e nem o pretendo, mas onde fica a divisão dos Poderes? Então, pq esse Cyro não coloca um Projeto de Lei para acabar com o salário dele próprio? Ele abdica do próprio salário? Ou acha que só´é errado o vereador perceber salário e os demais membros do Legislativo não? Ele deveria se ocupar em Projetos mais profícuos. Onde estaria a tão falada ISONOMIA que a nossa Constituição Federal tanto defende? Alguns Municípios teriam seus vereadores “remunerados” e outros não, qual seria o fundamento jurídico disso. ISSO É TOTALMENTE INCONSTITUCIONAL. Mas nesse país, tudo é possível. Alguns ladrões querem que sobre orçamento para ficarem com a fatia maoir.ESSE CYRO É O mesmo senador que afirmou sentir pena de quem precisava viver com o salário de senador.

  70. Rogério

    -

    13/09/2012 às 11:54

    O Dep. Cyro Miranda está certíssimo.
    Acho que ele poderia ampliar a lei para todos os vereadores do país e quem sabe com deputados e senadores, também ????
    O motivo é simples: Diante do avanço da tecnologia de comunicação as câmaras de vereadores se tornaram obsoletas.
    Os eleitos poderiam trabalhar onde estivessem e a qualquer momento, participando de enquetes em redes sociais e outros fóruns para aprovar ou não aprovar leis e projetos.
    Seria mais simples, rápido e econômico para a população em geral.
    Grandes empresas distribuem, hoje, seus executivos mundo a fora e nem por isso deixam de decisões importantes tomadas por seus executivos que se encontram no mesmo momento em diversos países diferentes.
    Porque não com nossos vereadores, deputados e senadores ???
    Eles poderiam continuar trabalhando em seus afazeres profissionais sem que isso atrapalhasse seus afazeres políticos….

  71. Antonio Fernando

    -

    11/09/2012 às 20:52

    Não só vereador, mais todos os politicos deveriam ganhar um salário minimo, ai veriamos quantos realmente que fazer alguma coisa pelo pais, duvido que algum deste que ai esta seria canidato.Bando de sangussuga.

  72. Marco Antonio Gomes

    -

    04/09/2012 às 20:10

    Na qualidade de advogado e a pedido de VAL RANGEL, candidato a vereador em Vitoria/ÉS, preparei um projeto de emenda a Lei Organica Municipal, a ser apresentado como de iniciativa popular, propondo o fim da remuneração para vereadores, na forma como já existiu em tempos pretéritos, a exemplo do contido no Art. 10 do Ato Institucional n.2, de 27 de outubro de 1965.

  73. djalman

    -

    03/09/2012 às 22:19

    Seria um grande passo para acabar com a corrupção,teríamos pessoas com intenções reais de trabalhar pelo bem da cidade,sem dizer que teríamos o numero de candidatos reduzidos para menos da metade,porque a maioria só quer se dar bem com a politica.

  74. Matteus Saldanha

    -

    01/09/2012 às 3:04

    Apoio também.

  75. valdeni f s

    -

    30/08/2012 às 22:49

    seria bom que o veriador ganhasi apenas 1 salario minimo assin ele iria fezer valer seu trabalho pois todos que entra fica logo orgolhoso e passa a nao reconhecer seus eletores as visitas e so de 4 em 4 anos com acara mais deslavada cinico e colocando a culpa no prefeito , basta mais vamos colocar em pratica mais projetos para ajuda a populaçao e nao ao aumento dos deputados e governadores eles tambem presisa de fiscalizaçao ok

  76. CARLOS CAETANO MONTEIRO

    -

    30/08/2012 às 20:15

    Mesmo assim, vai MIRANDO!

  77. CARLOS CAETANO MONTEIRO

    -

    30/08/2012 às 20:10

    O LEGISLATIVO MUNICIPAL EM CIDADES COM MENOS DE 50.000 HABS. É PIADA P/ CHORAR. EXTINGUI-LAS SERIA O MAIS CORRETO.

  78. Eduardo

    -

    30/08/2012 às 13:29

    Tem muito vereador desocupado reclamando aqui!
    tem mais é que acabar com essa pouca vergonha, se querem algum dia ter a morar maior que acara de pau vão ter é de pagar pra trabalhar!

  79. Carlos

    -

    30/08/2012 às 11:23

    A proposta do senador é sem pé nem cabeça. Imagine que numa cidade dessas com até 50 mil habitantes, quem se habilitaria a ser vereador e não ganhar nada em troca? O pobre que não ia ser, pois estaria com todo o tempo disponível trabalhando para o seu provento. Estaria disposto a assumir o cargo quem tivesse tempo e dinheiro. Isso criaria uma casta de ricos se revesando na câmara e votando por seus interesses.
    A proposta do senador e demagógica assim como a criação de cotas para tentar resolver o problema do ensino básico com medidas populistas. O que falta a tudo isso é a população acompanhar as reuniões das câmaras municipais e exigir que o político faça coisas das quais a comunidade realmente precisa. Ou, dá para crer que uma sociedade atenta permitiria atrocidades como AUXILIO PALETÓ de 20 mil/ano aos vereadores de São Paulo?
    Não sou militante, nunca fui e nunca serei.Acho um absurdo o que os políticos ganham de salário mais seus jetons, mas não dá para cair nessa esparrela demagógica.

  80. pop

    -

    30/08/2012 às 10:50

    Para uma lei como essa ser aprovada será preciso uma enorme pressão da opinião pública. Vamos lá!

  81. Emanuel-rs

    -

    30/08/2012 às 9:57

    O que as pessoas fazem para se promover; bom, pelo menos ficou conhecido.

  82. João Arthur Pereira de Mello

    -

    30/08/2012 às 9:11

    Apoiado!

  83. LUIZ

    -

    28/08/2012 às 19:14

    mas veriador é um coisa muita necesaria aos municipios, especialmente os pequeno, onde eles se reunem para fazer oficio aso secretarios para pedir que seja tapado um buraco na rua, se coloque luz na entrada da zona e outros fatos importantes, para isso são necesarios muitos vereadores com salarios, para vencer tanta dificuldade e trabalho, insano, tenha a santa paciencia…

  84. jefferson oliveira

    -

    28/08/2012 às 18:52

    a pergunta é….e o salário do senador???vão acabar tbm??este senador já foi vereador….e aí???não passa de um demagogo,safado e sem vergonha….

  85. Carlos Henrique Paiva

    -

    27/08/2012 às 11:07

    Ser vereador é se preparar para as regalías dos cargos eletivos.
    Será que depois do Ficha Limpa teremos mais esse avanço ?

  86. Renê

    -

    25/08/2012 às 16:40

    Acho que em vez de 50.000 habitantes, seria melhor que fosse pelo menos no mínimo de 80.000 habitantes. Se essa lei for realmente aprova no congresso a política do Brasil vai dar uma melhorada, porque a maioria dos vereadores que canditar-se, será para fazer algo para o seu municipio.

  87. claudio metne

    -

    24/08/2012 às 9:40

    Olha demorou para este pais ter uma atitude digna, vereador vai trabalhar na maioria das vezes 2 vezes por semana e na maioria das vezes só enchem linguiça espero que aconteça mesmo.

  88. Ancelmo Oliveira Martins

    -

    22/08/2012 às 10:29

    Nos paizes desemvolvidos como China e USA.. são exemplos.. de educação a base de qualificação, no Brasil os governos estão aprovando alunos para que o ideb suba a sua escala…

  89. Ancelmo Oliveira Martins

    -

    22/08/2012 às 10:22

    Seria bom se acabasse o saqlario dos deputados tambem,porque só roubam e não fazem nada para para o Brasil…Sabendo que a educação a base de tudo está precaria e destruida…..

  90. espezim neto manoel

    -

    20/08/2012 às 22:09

    Não é pretensão recente. Tem, entretanto, o mérito de distribuir valores na forma a mais ponderada. Vereador não é atividade remunerável. Aceita-se a tese da cobertura das despesas pessoais. Não é razoável retirar dos cofres municipais valores que poderiam, sem desvios, cobrir programas de saúde, educação e segurança,pelo menos.

  91. fulano

    -

    20/08/2012 às 16:19

    KKKKKKKKKKKK é UMA PIADA ,TIPO SORRIA VC ESTA SENDO FILMADO.E PRA ACABAR MESMO. VEJA BEM, SE ISSO ACONTECESSE IRIA SER UM MILAGRE…GOSTEI DESSA PIADA KKKKKKKKKKK.

  92. Ubiracy Silva

    -

    19/08/2012 às 18:52

    O alto custo com salários dos assessores, vereadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, governadores, poder judiciário com motorista recebendo R$ 13.000,00 com apenas nível médio (2º grau) por mês na Bahia. Realmente o País não suporta MAIS!

  93. manoel brito de frança

    -

    19/08/2012 às 13:38

    Pelo amor de Deus, faz isso seu Ciro, recebendo os seus salários muitos vereadores dormem nos bolsos dos prefeitos, imagine sem receber nada para terem autonomia. O mensalão vai correr solto descaradamente. Proponha acabar com os salários de todos os políticos que a Lei se tornará mais eficaz. Inclusive com o seu.

  94. João Lopes

    -

    18/08/2012 às 20:18

    Esse Senador Cyro Miranda merece ser destacado e aplaudido por apresentar uma proposta tão acertada e obvia para melhorar a nossa tão malversada organização política. Porque o pagamento do cargo de vereador deve ser apenas a grande honra da missão de zelar e fiscalizar pelas leis e o bem de sua cidade; e não um um emprego desprestigiado, arranjado para ganhar dinheiro das prefeituuras.

  95. João Lopes

    -

    18/08/2012 às 19:47

    Ser vereador devía ser uma honra para os cidadãos idôneos e honestos que se dedicasssem a zelar e fiscalizar sua cidade; e não um emprego repudiado pelas pessoas de bem; porque é disputado de qualquer geito, por pessoas que querem ganhar dinheiro, às custas das prefeituras. Portanto merece destaque esse Senador Cyro Miranda por apresentar uma proposta tão acertada. para corrigir um êrro tão obvio, na nossa tão malversada organização política.

  96. ferdinand

    -

    18/08/2012 às 18:53

    o salario de um vereador deveria ser apena um salario minimo como de todo
    trabalhador Brasileiro.

  97. Bento

    -

    18/08/2012 às 18:17

    Esse senador é demagogo, está buscando algo para aparecer, isso no Brasil é impossível, eis que é a base de tudo, bem que seria maravilhoso, uma vez que esse bando de políticos são os mais inescrupulosos do brasil, não faz nada, é o maior cabide de emprego do brasil e ninguém fica sabendo de seus trabalhos em prol da população.

  98. Marcelo

    -

    17/08/2012 às 23:16

    Totalmente válido, tem países que o cargo é voluntário, e em outros recebem o salário minimo do país,.

  99. Giovanni

    -

    17/08/2012 às 12:19

    Esse é o mesmo senador que afirmou sentir pena de quem precisava viver com o salário de senador. Deve estar querendo se redimir agora, mas de uma forma no mínimo incoerente.

  100. ANTONIO RAUL

    -

    17/08/2012 às 7:30

    Seria maravilhoso, ao mesmo tempo se também atingisse os deputados e senadores. Eu só queria ver quem ia se candidatar e gastar milhares de reais visando fiscalizar o prefeito e trabalhar para o povo. parabens pela iniciativa, tomara que esta decisão não seja unicamente para sobrar mais dinheiro para eles deputados.

  101. Fernando Góis

    -

    16/08/2012 às 23:03

    Bem que poderia ser aprovado ai gostaria de ver qual é o verdadeiro VEREADOR que trabalha para o povo, pela Educação, Saúde e Segurança pois os vereadores so lembra da Educação, Saúde e Segurança somente em 4 a 4 anos e sim nos 10 meses antes da eleição ficam todos no mesmo repertorio mesma ladainha não vejo nenhum vereador visitar seus eleitores a não ser tempo de politica e todos querem entrar na câmara de vereadores pensando em ganhar seu salario sem ter outro sustento para suas família, e porque nao levar para aprovar a lei para os vereadores a ficar somente 8 anos igual Presidente, Governado e Prefeito….

  102. geraldo henrique teixeira

    -

    16/08/2012 às 15:57

    seria interessante tbm reduzir o salario dos deputados e senadores,e reduzir tbm algumas regalias,quanto aos vereadores seri otimo e ai queria ver se nas eleiçoes teriampos tantos candidatos como temos.

  103. GIOBANY BARRETO

    -

    15/08/2012 às 23:31

    APROVO SEM RESSALVAS.VAMOS ECONOMIZAR COM DESPERDÍCIO DO DINHEIRO PÚBLICO.MELHOR SERIA AINDA, SE DIMINUISSE O NÚMERO DE DEPUTADOS E SENADORES.MAS NO BRASIL PROJETOS COMO ESSE SERVEM APENAS PARA COMENTÁRIOS.

  104. Sandro José

    -

    15/08/2012 às 18:03

    Seria engraçado mas deveria incluir senadores, deputados federais, deputados estaduais e governadores. Acrédito que essa proposta é uma palhaçada que só vai fazer barulho mesmo…

  105. TADEU ZANUS

    -

    15/08/2012 às 10:44

    Olá sou inteiramente de acordo,só com uma ajuda de custo proporcional ao gasto com transporte e só,bela iniciativa

  106. José Vilmar Tavares

    -

    15/08/2012 às 10:43

    Nos municípios de menor densidade populacional, os vereadores têm como bico os seus mandatos. Portanto, não é justo que os eleitores paguem a quem nada produzem. Sou a favor de que nenhum pagamento deveria ser feito a nenhum vereador de nenhum município brasileiro. Tratar-se-ia de um trabalho meritoso, sem quaisquer ûnus para a sociedade.

  107. Julio

    -

    15/08/2012 às 9:53

    Seria o ideal, mas só acredito vendo.

  108. Marcelo Magalhães

    -

    15/08/2012 às 0:34

    Complementando meu primeiro post, o senador se disse mal compreendido e apresentou uma proposta interessante para diminuir os custos com os senadores: veja.abril.com.br/noticia/brasil/nao-fui-feliz-diz-senador-que-reclamou-de-salario

  109. leonardo

    -

    15/08/2012 às 0:09

    Gostaria de saber se todos que estão batendo palma, seriam candidatos a vereador em seus municípios. A questao nao é o salário, nem o status de qualquer cargo publico eletivo, mas sim, uma efetiva fiscalizacao dos atos, com a devida punicao em caso de uso indevido do cargo. Cria-se uma pseudo expectativa de progresso politico com esse tipo de projeto de lei, porem, todos esquecem de fiscalizar e ver se houve uma efetiva punicao de quem age prejudicando toda a populacao. Para quem não sabe, o senador Cyro Miranda, declarou publicamente que era contra ao fim do pagamento do 13 e 14 salario dos senadores. Basta pesquisar na internet que voces terão acesso a matéria completa

  110. Evaldo Dimas

    -

    14/08/2012 às 22:30

    Otima ideia seria so o começo para termos politicos com ideais e não por profissão.

  111. Mateus Borges

    -

    14/08/2012 às 19:21

    Pelo Amor de Deus!!!
    Demorou demais! Pelo menos se passar já é um início, esse salário absurdo já deveria estar extinto em todos e quaisquer municípios! Somos um dos poucos países que pagam salários à esses vermes!

  112. Joselmo

    -

    14/08/2012 às 18:54

    Isso té que enfim alguém propondo o óbvio. Mais essa proposta precisa ser melhorada acabando de vez salário de vereador e reduzindo pela metade salários de presidente, governador, deputados e prefeitos.

  113. André Mayrinck

    -

    14/08/2012 às 18:23

    Grande besteira um SENADOR, INCLUSIVE Cyro Miranda GANHA MAIS DE 25 MIL POR MÊS !!!

    TRABALHA DE TERÇA A QUINTA, RECEBE 13º, RECEBE FÉRIAS DE 60 DIAS, RECEBE NO RECESSO PARLAMENTAR, RECEBE 30 DIAS DE FOLGA REMUNERADA, E RECEBE VERBA DE GABINETE, E MUITO MAIS…

  114. Fabiano

    -

    14/08/2012 às 17:58

    Seria a materialização de parte de um sonho!

  115. Carlos Antonio

    -

    14/08/2012 às 16:25

    Eu defendo esta ideia,e sou candidato a vereador pelo PT em Campos Belos,acho que o vereador deveria receber uma ajuda de custo de até dois salarios minimo de acordo com a sua população.

  116. Alessandro Machado

    -

    14/08/2012 às 16:19

    Que bom, ótimo. É justo um vereador de uma cidade como a minha de cerca de vinte mil habitantes “trabalhar” quatro dias por mês e ganhar salário de cinco mil reais, fora as regalias? Isso sem apresentarem projetos plausíveis de interesse público, mesmo porque não tem interesse nem capacidade para tal. Ahhh e estamos falando de uma cidade onde quem ganha dois salários mínimos por mês é privilegiado! Inadmissível não?
    Nessa época de política eles faltam sair no tapa atrás de voto. Queria ver quantos se habilitariam para o cargo sem remuneração?

  117. IVAN SAMEL

    -

    14/08/2012 às 13:20

    Sou totalmente favorável a vereadores não receberem vencimentos. Só assim teremos pessoas realmente interessadas nas suas cidades canditatando a vereador. Além disto, o Brasil é o único país onde vereador ganha salário

  118. Leandro

    -

    14/08/2012 às 13:16

    E porque ele não faz um projeto para acabar com o salário de senador?

  119. Renato Marins Ferreira

    -

    14/08/2012 às 13:16

    Pra quem acha um absurdo alguém viver com menos de 19 mil por mês, taí uma atitude sensata.

  120. Nathan

    -

    14/08/2012 às 13:10

    Engraçado, esses dias atrás o Congresso aprovou lei que aumentou o número de Vereadores, e agora estão querendo tirar o salário deles, quem vai entender? Se querem mesmo dar o exemplo podem começar a estinguir o salários deles (senadores e deputados), vereador ganha 0,1% de um parlamentar federal, aí sim o país ia ter grande economia de dinheiro.

  121. Gal

    -

    14/08/2012 às 12:57

    A minha cidade tem uns 11.000 habitantes… Vereador lá só serve para puxar o saco de quem está no poder!!! São uns parasitas!!

  122. Od.

    -

    14/08/2012 às 12:14

    Está na hora de vermos a diferença e mudar algo a favor da população,moro no exterior e a visão sobre o governo brasileiro é uma vergonha.
    Um país com tudo para frente, mas onde o salário dos governantes é mais importante que a educação, saúde e segurança, não pode conquistar a admiração!

  123. Ricardo

    -

    14/08/2012 às 11:23

    Acabem com o salário e a figura do vereador!!! Simples!!!

  124. Reaper

    -

    14/08/2012 às 11:01

    kkkk… tem algo de podre nisso tudo, mas ainda saberemos… (a idéia é otima, mas sempre tem um mas)… e acho bem dificil q isso passe, pois os vereadores tbem fazem parte de todo esquema do crime organizado(pelos politicos)…

  125. Ari Marques

    -

    14/08/2012 às 9:57

    Olha ai!. Eu não confio em político, para parabenizo esta iniciativa do Senador Cyro. Alias, este assunto tem sido ventilado ostensivamente pelos internautas do Facebook. Tá na hora de copiarmos alguma coisa de bom que os outros países adotam e que dá resultado positivo. Alias, na maioria desses municípios, os ilustres só trabalham um dia na semana e das 20 às 22 horas. No máximo deveriam receber como ajuda de custo, um salário minimo. Afinal, que está mesmo afim de coloborar com sua comunidade, não precisa nem de mandato para fazê-lo. Que Deus nos ajude senador. Vá até as últimas consequencias.

  126. H Metzker

    -

    14/08/2012 às 9:37

    Gastei alguns minutos lendo vários comentários abaixo. Tenho que rir muito ao ver que ainda acreditam em cretinos . Tira -se o salario de vereador e transformam em verba que com certeza ultrapassaria em muito um salario que de uma certa forma os expoe.E mais, se estes homens pseudos honestos que ocupam cargos para representar o povo, porque não apenas um salario minimo regional que é o que realmente prevalece em muitas regioes?… Este cara entra com esta proposta para se mostrar e garantir no proximo pleito mais um mandato …

  127. Carlos Berenmizh

    -

    14/08/2012 às 0:40

    A proposta é excelente e é um anseio de toda população de bom senso. Mas vindo desse pilantra é pra ficar com a pulga atrás da orelha.

  128. Alerta Brasil

    -

    13/08/2012 às 22:28

    Condordo plenamente com o Senador , só discordo em número de habitantes que a meu ver seria até de 100 000.Pena que isto não passa na comissão da Camara nem do Senado.Ai sim teriamos Câmaras com pesssoas bem intencionadas, sem compras de votos dispostas a realmente cumprir o papel de fiscalizador .

  129. Handdyn Máximo

    -

    13/08/2012 às 22:25

    Senhor Deputado proponha Coisas Grandes, Grandes mudanças, e seja lembrado como um Grande Deputado, mudança na Constituição: 1º em cada Estado será eleito 1 Deputado Federal, ( sairíamos dos atuais 300 e chegaríamos a 27, será eleito 1 Deputado estadual por Região Geográfica.
    O Mandato de Senador será de 4 anos,Os Salários dos Senadores não ultrapassaram 70% do Salário do Presidente da República.
    Os Salários dos Deputados Federais não ultrapassarão60% do Salário do Senador.
    Os Salários dos Deputados Estaduais não ultrapassarão 50% do Salário do Governador.
    Os Salários do Vereador não ultrapassaram 50% do Prefeito.
    O Salário do Presidente da República não ultrapassará 80 % do Salário do Presidente do Supremo Tribunal Federal.
    O Salário do Governador não ultrapassará 50% do Presidente do Tribunal de Justiça.
    O Salário do Prefeito não ultrapassará 50% do Salário do Governador.
    Fica fixado em 5 Salários Mínimos o Salário do Presidente do Supremo Tribunal Federal,
    os Cargos de Vice Presidente da República, Vice Governador e Vice Prefeito serão ocupados de forma voluntária.
    Ficam extintos os carros Oficiais aos membros do Congresso Nacional das Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais(Exceto os dos Presidentes de Cada Casa),

  130. joão

    -

    13/08/2012 às 20:58

    Impossível qualquer tentativa de moralização com o Legislativo e Judiciário que temos. Que o diga Toffoli.

  131. RAFAEL PINHEIRO PONTES

    -

    13/08/2012 às 20:41

    Essa proposta é excelente. Hoje vários políticos só pensam no salário e no status, acabando como os salários só pessoas que tivessem compromisso com seu município tentariam ser vereador.

  132. Luiz Carlos Chada Barbosa

    -

    13/08/2012 às 20:28

    Excelente, lembre-se que foi o Sarney quem criou o salario para os vereadores antes da constituição de 1988 os vereadores não recebiam salários. Oxalá essa PEC seja aprovada ou será apenas um sonho para os brasileiros contribuintes desta imensa nação.

  133. Felipe Augusto

    -

    13/08/2012 às 19:50

    Salario de deputado vereador enfim Politico em Geral deveria ser Minimo …porque qual é o significado de Politico?(R: Representante do povo)…
    pois é…se eles são representante do povo ou se dizem ser…façam valer esse titulo …e ainda digo mais,qualquer Politico deveria ser obrigatório se adoecer e pro sistema único de saúde (SUS) e os filhos deles ( Políticos ) deveriam estudar em escolas Publicas, acho que só assim o Brasil ia pra frente( acho não,tenho certeza) porque iam respeitar o sistema de saúde e educacional…

  134. juscelino

    -

    13/08/2012 às 19:50

    Nestas cidades o salário dos vereadores seria no máximo de 2 mínimos e nas grandes cidades (+ de 1 milhão de hab . )seria de no max. de 5 mil reais e NADA MAIS e NEM um benefício .Assim VAI faltar candidatos .

  135. andrelds

    -

    13/08/2012 às 19:43

    Ótima idéia, porem ninguém trabalha de graça. Assim esse “salario” tera de vir de outros lugares…

  136. Cuticula de Peixe

    -

    13/08/2012 às 19:27

    Pow! kd o partido do cara?

  137. Damião Ismael do Espirito Santo

    -

    13/08/2012 às 19:10

    Que notícia boa! Política na minha opinião é um sacerdócio e eles tinham que trabalhar de graça, eu tenho certeza que poucos aceitaria a missão, porque uma grande maioria dos políticos não tem patriotismo.

  138. IBN tarir

    -

    13/08/2012 às 18:53

    EXCELENTE MEDIDA. ALEM DISSO NAO HA RAZAO PARA HAVER MAIS DE 3 MINISTERIOS: DEFESA, RELACOES EXTERIORES E ECONOMIA. A RE ESTATIZACAO DEVE SER ANULADA E EMPRESAS DEVEM FUNCIONAR COMO EMPRESAS E NAO CABIDE DE EMPRGOS E INSTRUMENTOS POLITICOS. O ESQUEMA DE 2 A 3 SESSOES POR SEMANA, A NOITE, APOS O EXPEDIENTE DE TRABALHO, DEVERIA SER APLICADO A TODOS: SENADORES, DEPUTADOS, VEREADORES. UM JETON DE NO MAXIMO 1 SALARIO MINIMO DEVERIA SER O VALOR DO JETON.

  139. Eduardo

    -

    13/08/2012 às 18:23

    Este digníssimo senhor senador, Cyro Miranda, é o mesmo que a alguns meses disse que era ridiculo um parlamentar “sobreviver” com “”"apenas”"” 19 mil por mês…

    É ou não o Brasil um país de políticos cretinos?

  140. Diego Casagrande

    -

    13/08/2012 às 18:19

    Uma boa iniciativa deste senador, aliás a melhor dos últimos 20 anos, mas com certeza já foi vetado só de aparecer lá.

  141. Edmilson Andrade

    -

    13/08/2012 às 17:46

    o salário de todos os politicos deveria ser um salário minimo , do Presidente ao vereador.

  142. Eduardo Maia Paiva

    -

    13/08/2012 às 17:43

    Se o dinheiro economizado for para a educação, seria tudo perfeito!!!

  143. Gian

    -

    13/08/2012 às 17:39

    Um exemplo que vem da Itália: na cidade de Viareggio com 63.000 hab., o conselheiro municipal (vereador) recebe 50 euros por sessão. São feitas 3 sessões por semana num total de 12 ao mês. Valor gasto a cada conselheiro: 600 euros por mês ou 1,500,00 reais.

  144. P.Araujo

    -

    13/08/2012 às 17:36

    Até que enfim um projeto descente, mas duvido que passe, no fim vai servir para promover o tal de Cyro..

  145. Roberto Silva

    -

    13/08/2012 às 16:43

    Esse pessoal não prega prego sem estopa, alguma coisa tem por trás disso, eles tiram o salario e dão uma ajuda de custo que pode ser maior que o proprio salario.

    Quero ver se isso for sério, gente como Manuela davila vão ficar de franco atirador e querer um cargo de vereador e ter que trabalhar pra mostrar serviço e ai então se lançar a prefeito ou deputado.

    Aproveite e extinga o cargo de deputado, pra federal e estadual???

  146. dsilva

    -

    13/08/2012 às 16:23

    Deveria ser para todos os municipios, mas, já tá de bom tamanho para inicio. Sou um cidadão de um municipio de 6mil habitantes e sou a favor do projeto. Nossos vereadores não fazem leis, não fiscalizam, enfim, recebem para não fazer o que lhe compete. Então nada mais justo que não recebam. Que quiser ser vereador que o seja de maneira voluntária sem sálarios. O povo brasileiro deveria de fazer um abaixo-assinado em favor desta proposta!

  147. Cauan Guimarães

    -

    13/08/2012 às 16:22

    Se ele conseguir aprovar isso, ele vai elitizar o cargo de vereador. Apenas as pessoas ou famílias com dinheiro poderão se candidatar. O que ele deveria propor é a indexação dos salários ao salário mínimo. Assim sempre que votarem o aumento salários, a população também se beneficiará.

    E nós como cidadãos temos que cobrar a solução dos problemas que vemos no nosso dia-a-dia. Segue o link de uma iniciativa para ajudar nisso: http://www.creativesandbox.com.br/ideia/360555/Voc%C3%AA_Cidad%C3%A3o

  148. Ricardo A.Pontes

    -

    13/08/2012 às 16:17

    Seria relevante se ele sugerisse o fim dos Salários dos nossos Velhinhos do senado federal q soh serve para abocanhar uma parte de nossas verbas ja q eles num servem para nada – e ainda limita as cidades q deveriam acabar com esses salarios – somente as cidades pobres e humildes do Brasil ja q as cidades maiores acima de 50mil hab e uma pouca vergonha tentando direcionar verbas pro outro lado e um descaramento de um politico q num faz nada pela população soh ta interessada em verba e poder….

  149. Fabiano Avelar

    -

    13/08/2012 às 16:08

    Concordo plenamente com esta PEC. Conheço algumas cidades que encaixam neste perfil de cidades com menos de 50.000 habitantes e é uma verdadeira vergonha as representações eleitas para vereadores. Quem sabe assim, passaremos a ter representantes realmente preocupados com o bem estar social e com o desenvolvimento das nossas cidades.

  150. JJ

    -

    13/08/2012 às 16:05

    Quando li a nota concordei 100% c/ o nobre senador, e comecei a perguntar; Porque ele não propôs quando “Ele Cyro Miranda” era vereador, ou melhor, porque não acabar c/ o salário de todos os legisladores? inclusive ele? Hein nobre senador? Isso acaba com a 2ª feira de qualquer cidadão honesto deste país.

  151. consciência

    -

    13/08/2012 às 16:05

    E caros cidadões Brasileiros, isso deveria ser para todos os cargos Politicos tais como. Vereador,Dep.Estadual,Prefeito,Dep.Federal,Governador,Senador e Presidente da Republica. Pois quem realmente merece ser bem remunerado e a população Brasileira quem de verdade produs as riquesas deste pais,quem de verdade merece Salarios mais dignos mas os nossos Governantes so pensão neles mesmo e a população fica ha merser da miseria e da corrupção teleguiada pelos 3 poderes, que ainda dar uma de que não ver,não escuta e não encherga esses sauques realizados diante das barbas de dotos os cidadões desse pais.Salarios baixos para os politicos e mais diguinidade para o povo Brasileiro. Acorda Brasil e o Mundo.

  152. Charles

    -

    13/08/2012 às 15:49

    Seria muito interessante se isso acontecesse, mas os deputados dependem dos vereadores e o senador que criou o projeto nao cosegue aprovar isso somente com o voto dele, infelizmente.

  153. Jose Augusto - BH

    -

    13/08/2012 às 15:32

    Tem que prever verbas para censos municipais semestrais. Os vereadores de Buriti Ventoso, por exemplo, vão provar que a população lá é de 50.010 habitantes, e em 2013 chegará a 100.150. Então, mais verbas para auditorias demográficas. E para campanhas de aumento de natalidade municipal.

  154. Marcio

    -

    13/08/2012 às 15:27

    Parabens. Esse teria meu voto. tem q acabar esse cabide de emprego. Cada um tem q exercer a função e trabalho q se formou e não trocar por essa maravilha que é a política do não faz nada pra ninguem, somente pra si mesmo, safado.

  155. luiz batista

    -

    13/08/2012 às 15:16

    que utopia hein, não sei o que é pior o anarquismo ou o que as pessoas postam aqui

  156. Marcelo

    -

    13/08/2012 às 15:10

    E quem vai querer trabalhar sem salário???????

  157. MAYA

    -

    13/08/2012 às 15:03

    Ao enviar o comentário,recebi uma mensagem ( você está rápido de mais vá mais devagar)
    alguém sabe o que é isso ?

  158. Simon Lino

    -

    13/08/2012 às 15:01

    o que restará para o Vereador: começa com C termina com Corrupção, propina, mensalão. Esta proposta cheira demagogia barata.

  159. MAYA

    -

    13/08/2012 às 14:58

    Gostei da idéia,o povão pagador de imposto também.
    Agora 50.000 habitantes é pouco,que tal 100.000 eleitores ?

  160. Marcus

    -

    13/08/2012 às 14:57

    E o salário dos senadores e deputados quando vão acabar? Pimenta no olho dos outros é refresco…

  161. Alex

    -

    13/08/2012 às 14:54

    Se realmente importa, e muito importa a todos essa redução, devemos iniciar um pedido para diminuição sumária de todos os proventos dessa classe e corte total dos chamados ” auxilio”. MAS NÃO SOMENTE OS VEREADORES. Senadores, deputados e todos que participam dessa classe. Porque não a valorização dos proventos de professores, médicos e segurança pública??

  162. Kayo Hamid

    -

    13/08/2012 às 14:52

    SIM!! SIMMMMMM!!! SIIIIMMMMMMMM!!!!!!!!!!!

  163. Célia Gonçalves

    -

    13/08/2012 às 14:43

    Seria muito bom mas teria que ser de todos os políticos. E mudar as leis para os corruptos, dando cadeia e devolução do dinheiro ” desviado ” ( pra não dizer roubado ). Literalmente, seria mais uma lei que funcionaria apenas no papel. Alguém tem que fazer barulho, nem que seja apenas no papel.

  164. Luis Paulo

    -

    13/08/2012 às 14:43

    Engraçado, pq ele apresentou proposta só para os vereadores, e não para todos os políticos, já que todos ganham absurdos de dinheiro e não fazem nada para o povo. Essa proposta tem que ser para todos e naum só para alguns.

  165. Jorge Secrieru

    -

    13/08/2012 às 14:41

    Quem está em final de carreira tenta se promover as custas dos que ainda estão na ativa. Talvez funcione e ele consiga uma boquinha pra continuar se locupletando como vinha fazendo até agora. Voces NÃO ACREDITAM QUE ELE FICOU HONESTO DE GRAÇA… Santa Ingenuidade…

  166. Marcos Tadeu

    -

    13/08/2012 às 14:38

    ATENCAO SENHORES:
    LAURO JARDIM. REINALDO AZEVEDO. AUGUSTO ANTUNES. MAQUIAVEL.
    PRECISAMOS EE RESPOSTAS SOBRE A ULTIMA EDICAO DA REVISTINHA CARTA CAPITALLISTA. EH COM 2 ELES MESMO, POIS SAO UM BANDO DE IGNORANTES RECALLCADOS E SUBORNADOS.

  167. bala

    -

    13/08/2012 às 14:37

    Bom de mais!!!

  168. alessandra alves

    -

    13/08/2012 às 14:36

    Concerteza isso tem que acabar.O povo brasileiro morre de trabalhar para ganhar um miserável salário minimo,enquanto os senadores e outros não fazem pocaria nenhuma e ainda querem aumentar os próprios.Queria vê se o dinheiro de qualquer politico fosse um salário minimo,iria pagar pra ver se qualquer um deles toparia a se candidata….
    Mas fazer o quê.O brasil é muito bozinho com politico e miseravel para ao povo…

  169. Ezequiel

    -

    13/08/2012 às 14:32

    Muito bom! teria que ser de todo o legislativo. pois não é pra ajudar o povo? então pra que ganha tanto? se os politicos não ganhassem tanto e não houvesse tanta corrupção teria mais gente boa e honesta na politica nacional.

  170. Artur S Maciel

    -

    13/08/2012 às 14:31

    Êbaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!! Que notícia boa sô! Até que enfim!!!! Uai sô!!!! Tô doido pra ver isso ser aprovado e diminuir essa loucura da dinheiro escoar pelo ralo das coitadas das prefeituras, que nada mais é que dos bolsos dos contirbuintes.

  171. Thiago Farias

    -

    13/08/2012 às 14:29

    Diminuir o salario exorbitante dos senadores ele não quer né?

  172. Lucas

    -

    13/08/2012 às 14:28

    Muito digna a sua atitude, senador!

  173. paulo

    -

    13/08/2012 às 14:27

    A midia precisa divulgar. as redes sociais devem cobrar o andamento PEC

  174. Tiago Lacerda

    -

    13/08/2012 às 14:25

    É,,, muito bom, porém não é só vereador não.. Quero ver mexer no salário do próprio Senado… aí sim é que o bicho pega… Pimenta nos olhos dos outros sempre é colírio…

  175. Fabrício

    -

    13/08/2012 às 13:53

    Parabéns,

  176. Marthon

    -

    13/08/2012 às 13:27

    Porque só dos salários dos vereadores dos municípios até 50.000? Porque não de todos eles? Por que não de deputados e senadores, pois é sabido e notório que os mesmos não só continuam nos seus trabalhos habituais como, ainda, dispõe de canais [influência] ainda mais, sem falar nos que fazem uma pontinha como palhaços [ruins, é verdade, bem longe daqueles que trabalham no circo]. Mesmo os chefes de executivo continuam com suas empresas funcionando a todo vapor, só colocam no nome de laranjas… FIM DO SALÁRIO DE POLÍTICO.
    Gostei da sugestão de José Leitão Albuquerque Filho: só poderiam se candidatar a vereador pessoas com emprego e salário. Eleitos, iriam para a vereatura com o salário do seu emprego + ajuda de custo fixada de acordo com um percentual da arrecadação municipal, desde que as despesas fossem efetivamente comprovadas, de onde seriam licenciados para prestação de serviço de interesse público. Fim dos assessores parlamentares, e criação de uma banca de assessores do parlamento, isto é, seriam pessoas que trabalhariam para o estado, concursados e avaliados periodicamente por produtividade. Tais assessores serviriam a todos os parlamentares, e não um monte de parasitas ganhando dinheiro enquanto fingem trabalhar para políticos.

  177. cleusa

    -

    13/08/2012 às 13:10

    Se este senador conseguir essa façanha, será o futuro presidente do Brasil. Se não é uma pegadinha, é sinal de coragem ao mexer com este vespeiro.

  178. Gilmar

    -

    13/08/2012 às 13:04

    Quanta demagogia.Em primeiro lugar apresenta uma proposta de baixar de cima para baixo começando por voces.Em relação a vereadores, reduzam em 50% o número atual das cadeiras(todos os municípios), já é o suficiente para reduzir despesas e voltar a me convencer em não votar em branco.

  179. Marcos Tadeu

    -

    13/08/2012 às 12:55

    110% CORRETO. JA EXISTEM AS ASSOCIACOES DE BAIRRO ONDE O PRESIDENTE NAO GANHA NADA. TEM QUE ACABAR COM ESTA FESTANCA COM O NOSSO DINHEIRO. QUE A PREFEITURA ASSUMA A COORDENACAO DAS ASSOCIACOES DE BAIRRO COM REUNIOES SEMANAIS E PROJETE METAS A SEREM CUMPRIDAS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES PRIORITARIAS DE CADA BAIRRO CHAMANDO OS MORADORES PARA DECIDIREM AS PRIORIDADES.
    LAURO VC SABERIA EQUACIONAR MONTANTE EM ECONOMIA PARA AS CIDADES?

  180. Glaci Oliveira

    -

    13/08/2012 às 12:50

    Seria ótimo se isso acontecesse, assim quem assumisse o cargo sem remuneração, daria uma grande prova de patriotismo, o que anda em baixa no nosso país. Mas…alguém acredita mesmo que essa lei vá ser aprovada?

  181. Afonso André

    -

    13/08/2012 às 12:48

    Tudo bem .. vamos voltar a antiguidade onde quem podia fazer politica era quem tinha dinheiro sobrando e por isso tinha tempo pra falar nas praças e excluía os mais pobres desse cenário. Muitos representantes humildes que não podem abrir mão do seu tempo de trabalho para representar sua classe ficariam de fora sendo um retrocesso enorme. Contudo esse projeto dificilmente será aprovado então tah tranquilo!

  182. Eleildo Virgolino

    -

    13/08/2012 às 12:26

    Seria um avanço essa proposta se aprovada, mas devemos lembrar que o salário de um vereador é o de menos eles ganham rios de dinheiro mesmo eh negociando através da influência do mandato

  183. Marcelo Magalhães

    -

    13/08/2012 às 12:24

    Fácil mexer com as coisas dos outros. Cuidado ao julgar precipitadamente, sem considerar a história das pessoas e o contexto das situações. Leiam: oglobo.globo.com/pais/comissao-aprova-fim-de-14-15-salarios-para-parlamentares-4426072

  184. Paithomaz

    -

    13/08/2012 às 12:24

    Nunca ouvi falar nesse sr. , mas está de parabéns! En vários países do mundo a vereança é prestada sem custos ou salários. São pessoas voluntárias que querem prestar um serviço à suas cidades. Aqui é uma malta de ladrões bem remunerados.

  185. Sérgio Barros

    -

    13/08/2012 às 12:07

    É uma maravilha! Não sei quem é esse Cyro Miranda, mas ganhou um fã.

  186. Rosângela

    -

    13/08/2012 às 12:01

    Se eu me lembro bem,esse Senador é o mesmo que disse ter pena dos Senadores que tem que viver com o salário de R$ 19 mil.Chega ser engraçado…

  187. ivan

    -

    13/08/2012 às 11:59

    Seria perfeito se fosse em TODOS os municípios brasileiros, mas mesmo assim eu dou parabéns a este cidadão pela coragem em apresentar uma proposta ousada como esta.

  188. edson rosalvo

    -

    13/08/2012 às 11:57

    SUA VIDA CORRE PERIGO.

  189. Rodolfo

    -

    13/08/2012 às 11:57

    Deveriam acabar com salários em TODAS as cidades!
    Poderia-se até pagar um salário mínimo, ticket-refeição, vale-transporte e um plano de saúde, como qualquer funcionário da iniciativa privada!
    E isso deveria valer também para os DEPUTADOS FEDERAIS e ESTADUAIS!
    Isso já eliminaria mais da metade dessa RAÇA de VAGABUNDOS que usa a política para enriquecimento próprio e como meio de sustento!
    Aliás, o Senado Federal também precisa urgentemente ser enxugado! Para quê 3 Senadores por Estado?

  190. Paulo Vinicius de Almeida Barbosa

    -

    13/08/2012 às 11:56

    Ótima iniciativa !!!
    Agora, ele tem que propor algo parecido para diminuir o “altíssimo custo” dos $enadore$ e Deputado$……

  191. Marinho

    -

    13/08/2012 às 11:50

    Sou favorável a medida mas ao mesmo tempo aviso: É MAIS FÁCIL RATOS DEIXAREM DE GOSTAR DE QUEIJO DO QUE A MEDIDA PASSAR.

  192. Douglas

    -

    13/08/2012 às 11:46

    Só acredito vendo. Esse tipo de lei não terá espaço para votação, ou ficará anos para votação. Espero que seja aprovado.

  193. Frank

    -

    13/08/2012 às 11:36

    NÃO SEI QUE É ESSE CAMARADA, MAS, DE CARA É MEU CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA. SEM DÚVIDA, É A MELHOR PEC JÁ APRESENTADA NO CONGRESSO NACIONAL. VÁ EM FRENTE CYRO TEM TODO NOSSO APOIO. SENSACIONAL!!!!!!!!

  194. Juvencio

    -

    13/08/2012 às 11:35

    Excelente idéia! E deveria ser mais abrangente abolindo salários de vereador , uma praga que cresce nos municípios brasileiros. Se assim fosse ficariam só os que tem verdadeiro espírito público. O cargo de vereador com poderes para aumentar o próprio salário tornou-se o maior cabide de empregos dos municípios, um verdadeiro aspirador das finanças municipais. Todo mundo quer ser vereador para poder se dedicar aos interesses particulares!

  195. Geraldo de Margela

    -

    13/08/2012 às 11:33

    Ai tem!
    Ou é pegadinha, ou primeiro de abril. Acabar com salario de vereador, no Brasil, kkkkk. A piada é boa.
    No Brasil tirar privilegio de politicos, nem em sonho. Somente trouxa para acreditar.
    De repente quem assinara essa lei sera Papai Noel ou a Branca de Neve.

  196. Filipe

    -

    13/08/2012 às 11:29

    Ótimo, só sinto falta de uma proposta que diminua salários + benefícios de deputados federais e senadores.

  197. Ednaldo Monteiro

    -

    13/08/2012 às 11:21

    Enfim a convergencia de um dos anseios sociais, povo e poder legislativo. PARABÉNS

  198. Roberto Barata

    -

    13/08/2012 às 11:17

    Seria coisa mais justa que podeira acontecer, além de acabar com os salários dos vereadores em cidades até 50,000 Hb, deveria também diminuirmos o dos DEPUTADOS E SENADORES, é muita mordomia para este ´povo com o dinheiros dos pobres, e o pais sem, EDUCAÇÃO, SEM SAÚDE, SEM SEGURANÇA, SEM MORADIA SEM NADA, POIS O DINHEIRO SÓ DAR PARA MANTER A MORDOMIA DESTES SENHORES E SEUS FAMILIARES, mas com
    certeza isto jamais será aprovado.

  199. Osvaldo Guedes.

    -

    13/08/2012 às 11:14

    Até que em fim alguém sugeriu acabar com a farra de pessoas que se candidatam a vereador somente pelo salário e não para trabalhar verdadeiramente para a população pena que dificilmente isso vai ser aprovado pois os parlamentares iriam se indispor com suas bases eleitorais.

  200. Ebaggio

    -

    13/08/2012 às 11:09

    Nooosssa, isto é inédito, incrível, inimaginável. Para o já desconfiado povo brasileiro, parece uma “pegadinha”.

  201. Luiz A. F. Ramos

    -

    13/08/2012 às 11:03

    A L E L U I A !!! Alguém sensato no Congresso Nacional. Mas deve ser sem remuneração em cidades com até um milhão de habitantes. Não há sentido desviar verba de escolas e saúde para para “aspones” de vereadores, a maioria sem nenhum preparo para a função, assim como os próprios.

  202. Se-Gyn

    -

    13/08/2012 às 11:00

    - Opa! Alguém com corajem bastante para enfrentar a sandice dos salários dos vereadores! Parabéns, Senador. Depois da vergonha do malogro que foi Demóstenes Torres, alguém que orgulha o estado…

  203. wander

    -

    13/08/2012 às 10:58

    Prezados
    Até que enfim alguem de bom senso no meio político. Para municípios com até 50.000 habitantes o custo para se manter uma câmara municipal é muito alto para a maioria destes municípios. A economia poderia ser aplicada em obras e áreas como educação e saúde. Além disso acabaria com o vereador profissional que é uma figura que distorce o sentido da função de vereador, que é a do proprio interesse do vereador e da comunidade para influir e melhorar a administração da sua cidade. Anteriormente já foi assim e o vereador que trabalhasse bem teria a sua chance de fazer nome, para se candidatar a prefeito, deputado e dai por diante.
    Agora se vai ser aprovada a proposição do senador, tenho minhas dúvidas, pois as “Divinas tetas” municipais são muito cobiçadas e valorizadas para os profissionais da vereância e eles não vão querer matar a “Vaquinha de ouro”, o que é lamentável e um peso no ombro do povo que paga os seus impostos que já são escorchantes.

  204. José Leitão Albuquerque Filho

    -

    13/08/2012 às 10:49

    Prá ficar melhor: só poderiam se candidatar a vereador pessoas com emprego e salário. Eleitos, iriam para a vereatura com o salário do seu emprego, de onde seriam licenciados para prestação de serviço de interesse público. Ainda, só poderia se candidatar a prefeito municipal ou deputado estadual quem já tivesse passado pela vereatura e receberiam salários públicos. Só seria candidato a deputado federal ou governador quem ja tivesse passado por deputado estadual. Só seria candidatoa senador quem passar por governo estadual ou deputado federal. E candidato a presidente só depois de passar pelo senado. Com isso teríamos um candidato com histórico e capacitação nas instacias menores. Chega de paraquedismo esperto apoiado por partidos venais!

  205. manoel

    -

    13/08/2012 às 10:42

    Maravilha, tem que acabar com estes chupins da politica brasileira. Parabéns p/este senador, ele notou que vereador de cidade pequena, nada mais é do que buscar salário, e viver as custas do municipio.

  206. CHICO PARDAL (Cariacica-ES)

    -

    13/08/2012 às 10:36

    “O direito se acha nas leis, não nas ruas. A tarefa de um magistrado é aplicar os códigos segundo a vontade que o povo consolidou nas instituições, não segundo as maiorias de ocasião ou as minorias influentes. Clamor público não é critério de justiça, como sabe o fascismo. Ainda há juízes no Brasil. Um juiz, portanto, não cede a pressões…”
    Ministro Gilmar Mendes

  207. Antonio de Sousa

    -

    13/08/2012 às 10:34

    Gostaria de solicitar ao Excelentíssimo senhor Senador Cyro Miranda que aproveite a oportunidade para ampliar essa PEC reduzindo em 50% o número de cadeiras nas Câmaras Federal e Assembleias Legislativas Estaduais e 33% das cadeiras do Senado Federal. Assim o senhor estaria prestando um grande serviço à Nação brasileira. Certamente o nosso povo irá apoiar esse ideia.

  208. Orstyn

    -

    13/08/2012 às 10:30

    Esse cara mereceria uma estátua em todas as praças do País se conseguir dar um passo deste.Seria um início de combate a podridão que é a corrida ao pote de ouro que cada eleição significa.

  209. reinaldo

    -

    13/08/2012 às 10:25

    Aproveitando a oportunidade ele deveria tambem colocar na PEC que senadores e deputados tenham o salário reajustado de acordo com a inflação conforme fazem com aposentados e pensionistas. Mas já sabemos de antemão que esta proposta nunca vai ser aprovada.

  210. wilson

    -

    13/08/2012 às 10:20

    Excelente proposta. Passa da hora de acabar com os abusos existentes. Por outro lado, considero que (não havendo percepção de salários) haverá ingresso de pessoas verdadeiramente interessadas em melhorar a vida das pessoas. No passado, quando não havia remuneração aos vereadores, isso acontecia. Parabéns ao parlamentar Cyro Miranda!

  211. Karamazov

    -

    13/08/2012 às 10:20

    Esse é um ponto importante de uma necessária Reforma Política. Por quer gastar recursos públicos escassos com o pagamento de políticos que pouco ou quase nada contribuem para o desenvolvimento econômico ou social das cidades em que atuam? Na política, assim como em qualquer atividade privada, a remuneração deveria estar relacionada com a competência e efetividade da atuação do parlamentar. A carreira politica deveria estar destinada aos vocacionados a servir ao público. A função de vereador deveria ser o primeiro degrau de ingresso nessa carreira e, não sendo remunerada, faria uma seleção natural de seus integrantes, deixando de ser apenas um “emprego”. Os vereadores mais bem avaliados pela população seriam os candidatos naturais às Assembléias Legislativas de seus respectivos estados. Os deputados estaduais mais bem avaliados seriam os candidatos naturais à Câmara Federal ou ao Senado. Esse processo politico sucessivamente depurativo poderia garantir uma melhor qualificação dos quadros politicos nacionais, evitando a proliferação de padres, pastores, bispos, jogadores, artistas, apresentadores e outros personagens semelhantes na representação popular.

  212. Messias Junior

    -

    13/08/2012 às 10:17

    Salutar essa proposta!
    Acrescente, também, redução dos proventos desses deputados e senadores!

  213. max

    -

    13/08/2012 às 10:12

    ótima ideia, só faltou incluir políticos em geral.

  214. Hermes Figueiredo

    -

    13/08/2012 às 10:09

    Muito legal a proposta do Senador. Em Bertioga-SP, candidatos a vereador estão pagando até R$ 1.000,00 (Mil Reais) para cada veículo adesivado, mais gasolina e ajuda de custa. É sinal que a mamata é boa.

  215. joao batista de souza

    -

    13/08/2012 às 10:07

    Não vejo a surpresa, já foi assim no tempo dos militares, o erário municipal, nos dias de hoje, canalizam os seus recursos, que são escassos, para suprir essa gastança institucionalizada,cada dia aumenta mais. Uma das boas coisas de 64, foi acabar com essa farra, depois, infelizmente, as ratazanas foram encontrando o famoso jeitinho e a farra voltou, com maior força, ainda. Tomara que o projeto passe, é difícil, mas não impossível, porque do jeito que está e com a criação de mais municípios que não tem as mínimas condições de sobrevivência, a coisa vai ficar feia, fico desanimado quando vejo o sujeito dizer que é secretário de ciência e tecnologia de um município paupérrimo lá nos cafundós do juda, é pra matar. Força senador!

  216. elizaldo

    -

    13/08/2012 às 10:05

    Más é a realidade, tem município que arrecada só para pagar os vereadores, e não sobra nada para os serviços básicos, seria uma maravilha, vamos fazer um levante na internet.

  217. massaok

    -

    13/08/2012 às 10:01

    o custo de uma camara municipal deveria ser atrelado a um percentual da arrecadação de impostos do municipio, o que deveria ser diminuido é a quantidade de deputados e senadores, e o mandato de um senador deveria ser de 4 anos e diminuir a quantidade de partidos politicos que não deveriam receber dinheiro público.

  218. Everardo Magalhães

    -

    13/08/2012 às 9:59

    Correta tal proposição, visto que em pequenas cidades, as sessões são uma vez por semana e à noite, entendo que os repasses deveriam continuar, mas como parte de um fundo municipal, para eventuais emergências ou ajuda a necessitados, acaba-se com a “profissão” de vereador, vai melhorar o nível e a fiscalização será mais ativa.

  219. Angelo

    -

    13/08/2012 às 9:57

    O que um senador faz para ganhar toda a fortuna de nosso suor ?????

  220. valter

    -

    13/08/2012 às 9:55

    Concordo plenamente. Ser vereador no seu município é uma missão, não uma profissão. Entendo que será preciso estipular apenas uma pequena ajuda de custo, nada mais. Tem muito cidadão buscando uma vaga pelo salário atrativo, não por ideais…uma vergonha.

  221. leandro

    -

    13/08/2012 às 9:51

    isso é piada é?

  222. Michel

    -

    13/08/2012 às 9:50

    Seria a glória. Mas, infelizmente, o lobby dos vereadores e dos partidos não vai deixar isso acontecer.

  223. Jose Vicente Pereira

    -

    13/08/2012 às 9:48

    Eu aprovou esta lei, depois de aprovada irá sumir cadidatos a veredor.

  224. Ney S. Monteiro

    -

    13/08/2012 às 9:46

    “Já imaginou?”
    Já, não passa.
    Vereadores são base eleitoral de deputados.
    Se eles aprovam, não se reelegem em 2014.

  225. Fernando Saraiva

    -

    13/08/2012 às 9:42

    Excelente! Se por acaso algum de nossos excelentíssimos parlamentares já haviam pensado nisso, este merece nosso reconhecimento e atenção, pois, se por ousadia, coerência, ou apenas para levantar a questão e fazer “barulho”, ele demonstra que o salário que percebe, serve para alguma coisa. ]

    Em muitas pequenas cidades a “máquina” municipal é que movimenta a cidade,se essa PEC passasse seria uma “crise” sem precedentes…

  226. Carlos Alberto Baccelli

    -

    13/08/2012 às 9:40

    Apesar de me fazer lembrar do que minha avó já dizia: -”Pimenta no … dos outros é refresco”, considero um bom começo. Deveria, em minha opinião, estar tudo atrelado ao salário mínimo, por exemplo: Vereador – 1 salário mínimo, Deputado Estadual – dois salários mínimos, Deputado Federal – 3 salários mínimos, Senador – 4 salários mínimos. Por extensão, Prefeito – 3 salários mínimos, Governador – 4 salários mínimos e Presidente – 5 salários mínimos. Claro, todos regidos pelo mesmo regime da nação: INSS. Talvez a coisa melhorasse um pouco.

  227. gastao

    -

    13/08/2012 às 9:38

    Cyro Miranda merece o apoio de todos os brasileiros!!!!!!
    Meu pai contou-me que a alguns anos atraz vereador não tinha salario e não precisava ,pois os mesmos so se reuniam uma vez por semana a noite o que nao impedia de trabalhar normalmente em suas respectivas proficões…
    Temos de reduzir pela metade os auxiliares de senadores, deputados vereadores,pois são totalmente desnecessarios e muitissimo onerosos aos cofres do pais.

  228. Paulo

    -

    13/08/2012 às 9:37

    Assim voltaremos a realidade da existência do cargo de vereador. Milhões deixarão de ser candidatos já que não terão salários maiores do que tem competência para receber.

  229. Eduardo

    -

    13/08/2012 às 9:36

    Nossa. Que idéia bacana!!!
    Acredito para ser mais decente esta proposta, os salários de Deputados e Senadores deveriam ser relacionados aos salários dos professores.
    Deputados ganham o mesmo que um professor Estadual ganha e Senador o mesmo que um professor de Univ Federal ganha.

  230. JulioK

    -

    13/08/2012 às 9:34

    Aprovado pelo eleitor pagador de imposto!!!!

  231. Luiz Caldeira

    -

    13/08/2012 às 9:30

    Pela primeira vez se observa uma medida sensata e justa.

  232. Diego Queiroz

    -

    13/08/2012 às 9:26

    Seria o paraíso !!!

  233. Adriana

    -

    13/08/2012 às 9:23

    já ganhou minha admiração! Vou mandar uma msg de apoio direto para ele! Adriana

  234. Nilson

    -

    13/08/2012 às 9:23

    Deveria acabar com salário também para Deputados estaduais e Federais e Senadores. Devia ser prestação de serviços voluntários em benefício do País. Assim acabaria com a corrupção.

  235. sergio a. hickel

    -

    13/08/2012 às 9:19

    A idéia é ótima.Importante é que seja divulgada … precisa chegar ao conhecimento dos eleitores…a pressão da opinião pública será primordial para a aprovação da lei.É bom demais para ser verdade…os pequenos municipios irão dispor de mais recursos para destinar a população.

  236. Marcelo

    -

    13/08/2012 às 9:16

    Acharia nobre se ele propusesse acabar com o salário dos senadores também, já que ele é um senador.

  237. marcos moraes

    -

    13/08/2012 às 9:15

    Já imaginei há tempos e acho boa a ideia, porém timida. Moro em JF há 12 anos; somos 520 mil habitantes. Não há razão alguma para o vereador ganhar 15 mil reais, pois ele gasta 85% do tempo para aprovar as maldades do executivo e o restante para aprovar nome de rua e homenagear cidadão honorário.

    O certo seria ganhar o que ganhava antes de ser eleito; o ideal a vereança zero.

    MAM

  238. Milton

    -

    13/08/2012 às 9:07

    Maravilha! Aliás, seria bom demais para ser verdade! Reuniões uma vez por semana, pagas com nosso suado dinheirinho, para eles fazerem absolutamente nada pelo povo, e tudo para si próprios. Muito justo. Aliás em outros países este cargo tambem não é remunerado, para demonstrar despreendimento de quem o exerce.

  239. JUAREZ

    -

    13/08/2012 às 9:05

    É como vereador que os malas debutam na arte de enganar o povo!

  240. jose antonio teixeira

    -

    13/08/2012 às 9:01

    Esse cara ta de sacanagem , o salario é o menos que intereça a esses ratos pois o roubo que está sempre em pauta . Tem que mandar matar esse ladrão.

  241. JUAREZ

    -

    13/08/2012 às 9:01

    Imaginei! Os estagiários de ladrões da nação ficariam sem tetas!

  242. nemer nemes

    -

    13/08/2012 às 8:59

    pARABÉNS SOU DO PARANA PERTENÇO A INSTITUIÇOES INTERNACIONAIS CONTE COMIGO PARABENS TOMARA QUE PASSE O POVO BRASIL VAI ESTAR COM ESTA AI…APOIANDO COM CERTEZA …JA É HORA DE TERMINAR COM ISTO O PESSOAL PRECISA TRABALHAR E NAO FICAR CHUPANDO PENDURADO EM CABIDE PUBLICO.

  243. nemer nemes

    -

    13/08/2012 às 8:57

    Parabéns Cyro . tu com esta ja ganhou o meu voto para o resto da vida… apoio total… PARABENS

  244. marcus

    -

    13/08/2012 às 8:54

    ENFIM, UMA PROPOSTA DECENTE.
    VAMOS AMPLIÁ-LA, TAMBÉM, PARA SENADORES E DEPUTADOS.

    “PARLAMENTARES SÃO VOLUNTÁRIOS. NÃO PRECISAM DE SALÁRIOS”.

  245. Antonio

    -

    13/08/2012 às 8:53

    A proposta deveria ser mais completa, ou seja,acabar os salários de todos os vereadores independente do numero de habitantes, como tambem de todos os deputados estaduais, federais e senadores. Ou melhor ainda, fechar definitivamente as camaras e o senado e certamente acabariam os balcões de negócios em Brasilia e nos demais municipios do país. Acordem senhores militares, a bandidagem neste país está explicita e a roubalheira desta cambada de vagabundos aumenta de forma desenfreada. Quem acredita em punição onde os bandidos serão julgados por pessoas que em sua maioria são nomeadas pelo PT(partido dos trapaçeiros).

  246. Jose

    -

    13/08/2012 às 8:53

    Excelente projeto… As câmaras de vereadores viraram cabides de empregos. Os valores economizados poderiam ser ivestidos na própria infra-estrutura municipal. Acorda Brasil

  247. Cristaldo-SP

    -

    13/08/2012 às 8:50

    Já imaginei!
    A proposta ótima, tão boa, mas tão boa, para a população que jamais será aprovada.

  248. MOEMA MIRANDA

    -

    13/08/2012 às 8:40

    Seria um sonho. Mais infelizmente sei que isso é só conversa!

  249. Pauferro

    -

    13/08/2012 às 8:38

    Ninguém destes caras deveria ter remuneração. Deveriam ser voluntários por 4 anos de mandato. Foi uma vez nunca mais no mesmo cargo. Abaixo a indústria dos profissionais em política.

  250. GUILHERME

    -

    13/08/2012 às 8:35

    ótima ideia, queria ver mesmo quem trabalharia de forma voluntaria, ao invés de fazer essas gigantescas campanhas por puto intere$$e.

  251. OSVALDO

    -

    13/08/2012 às 8:34

    eu concordo plenamente acabar com salários não só de vereador mas, tb. deputados estaduais, pra todos e não somente estes que este senador quer, se quer acabar, que acabe pra todos, senão é discriminação e grande.

  252. CHICO PARDAL

    -

    13/08/2012 às 8:33

    TEM MEU TOTAL APOIO. SERIA BOM ACONTECER O MESMO COM OS SALÁRIOS DOS DEPUTADOS ESTADUAIS, FEDERAIS E SENADORES. SALÁRIOS APENAS PARA PREFEITO, GOVERNADOR E PRESIDENTE…

  253. Luiz Vuitton, o legitimo

    -

    13/08/2012 às 8:25

    De qual partido é esse mago? Seria uma maravilha essa pec, mas certamente vai exterminar com as camaras nos 4900 municipios! Imagina se vão abrir mão dessa mamata, desse degrau para o sucesso?…….nunca!

  254. nei Brasil cada vez melhor...

    -

    13/08/2012 às 8:24

    Fim do voto obrigatório.

  255. anonimis

    -

    13/08/2012 às 8:24

    Finalmente uma noticia que não é um saque na bolsa da viuva. Sera que vai em frente?

  256. MuriloAndrade

    -

    13/08/2012 às 8:24

    Que Jesus dê muita luz a este cidadão CYRO MIRANDA, é uma vergonha
    os salários dos nossos professores, de nossa saúde pública, uma proposta que vai tirar o sono de muita gente.

  257. Paulo Rubens

    -

    13/08/2012 às 8:23

    Devia aproveitar a deixa, e cortar o salário de senador também

  258. Maril Drumaino

    -

    13/08/2012 às 8:20

    Piada é manter salário em 50%,60% e 70% do salário de deputado estadual. Deveria propor também a redução do salário dos deputados estaduais, federais e senadores. Nunca vi uma pesquisa que comparasse o salário pago no Brasil para estas autoridades legislativas com o salário pago em outros países e que contemplasse, também, a comparação da renda per-capita. Seria interessante.

  259. Alfredo Silveira

    -

    13/08/2012 às 8:04

    Sonhar para que uma lei dessa chega em Goiânia, onde essa semana os vereadores de última hora fizeram uma votação para aumentar os próprios salários, que infelicidade.

  260. A. Silva

    -

    13/08/2012 às 7:57

    A proposta deve ser recebida com um pé atrás. A base de sustentação política de deputados (estaduais e federais) e senadores está nos municípios. Os vereadores são os arregimentadores de votos para as categorias superiores. Me parece ilógico que alguém beneficiado diretamente pela ação dos edis municipais apresente proposta que vai afetar grande parte da categoria. Vale a pena esperar o desenrolar dessa estrovenga. Pode ser só uma pegadinha em tempos eleitorais…

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados