Blogs e Colunistas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

6:03 \ Congresso

Aulas de cidadania

Aula de cidadania moral e ética nas escolas

O senador paranaense Sérgio Souza apresentou um projeto no Senado para criar uma nova disciplina no sistema educacional do país. A pretexto de combater a corrupção reinante em todas as esferas da máquina pública, Souza quer que estudantes de todo o país tenham aulas obrigatórias de cidadania moral e ética.

Roga-se para que não seja uma repetição da famigerada “Educação Moral e Cívica”, que a ditadura obrigou as escolas a adotarem em seus currículos nos anos 70. Também ali, em meio a torturas e falta de liberdade de expressão, o objetivo era “aprimorar” o lado ético do brasileiro.

Além de criar a nova disciplina, Souza quer que todas as instituições de ensino adotem cursos de Ética Social e Política, Filosofia e Sociologia em todas as séries do ensino médio.

Por Lauro Jardim

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

49 Comentários

  1. Elza A.

    -

    24/02/2012 às 20:38

    SE ELE CONSEGUIR TERÁ REALIZADO, QUIÇÁ, DAR O PRIMEIRO PASSO PARA RESGATAR TUDO O QUE FOI DESPREZADO E JOGADO FORA NOS ÚLTIMOS ANOS…EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!
    PARABÉNS, SENADOR! Só podia ser do Paraná.

  2. junior

    -

    24/02/2012 às 11:16

    filosofia éfundamental

  3. Romanino Delly

    -

    24/02/2012 às 8:31

    Algo tem que ser feito,hoje com raras exceções vemos escolas que parecem mais uma bagunça , os pais acham que os filhos tem que ser educados nas escolas e não contribuem e se lixam para o que os filhos fazem não ensinam a respeitar nada nem ninguém, não sabem aonde o filho vai não cobram dos filhos,estudei EMC E OSPB,me considero decente, por que tem que haver debate , a sociedade está dividida entre aqueles que n~çao estão nem aí e aqueles que são pagos prá desempenhar fuções que ou não estão preparados,ou fazem vista grossa, nossa educação hoja é baseada em relatórios bonitinhos enganadores para as escolas não perderem verba,tem que mudar radicalmente ou em breve teremos pseudo formados que saberão escrever seus nomes mais não vão estar preparados para as mudanças que estão acontecendo rápidamente,cidadania já prá que no futuro,não tenhamos que construir mais prisões prá colocarmos nosso povo,atenção também com os professores estão saindo mal preparados,em suma estamos retroagindo, até quando isso vai , com a palavra esses enganadores que estão no comando ENEM ligam.

  4. Sergio Souza

    -

    24/02/2012 às 0:09

    Obrigado Lauro por divulgar este projeto, obrigado também a todos aqueles que tiveram a oportunidade de comentá-lo.
    Acredito piamente que as manifestações aqui expressadas são fruto do sentimento e da realidade que cada um tem do mundo em que vive, principalmente o sentimente que tem sobre a necessidade de termos cidadãos mais preparados para representar a sociedade como um todo.
    Meu projeto tem uma razão básica de ser, formar cidadãos mais preparados para governar e para escolher os governantes, cidadãos que conheçam seus direitos e deveres para com a sociedade e saibam exigi-los de seus representantes, cidadãos que respeite a si próprio e ao seu semelhante. De fundo o que pretendo é iniciar um amplo debate sobre a necessidade de preparar o Brasil e seu povo para o futuro promissor que Deus nos reserva, com cidadãos com formação ética, moral, social e política e consequente capacidade de bem escolher seus representantes, quais emergirão desta sociedade para dar ao Brasil e ao seu povo um lugar de merecimento.

  5. João Marcos

    -

    23/02/2012 às 19:52

    Não concordo com a expressão “famigerada Educação Moral e Cívica”, esta foi uma matéria importante para minha formação.Hoje tenho 63 anos e me considero um cidadão ético , justo e com civismo.Isto me levou a ser um trabalhador sério,um cidadão que respeita o próximo e acima de tudo educado.Não sou a favor de regimes ditatoriais.A liberdade deve nos fazer ter mais amor à Pátria e não para ser usada como a usam nossos políticos.

  6. cleusa

    -

    23/02/2012 às 18:21

    Penso que se a ” famigerada” disciplina de Educação Moral e Civica fosse mantida, o Brasil não estaria nas mãos de muitos gatunos, onde td é possivel, graças a lei do gerson. Gerações e gerações de brasileiros nem sabem o que significa a palavra ética. Retiraram do curriculo escolar alegando que o governo militar fazia uma lavagem cerebral na juventude da época. A escola ficou melhor com o kit-gay?? E o que dizer de ” nóis pega o peixe”? Não há de orientação politica nos conteúdos atuais? É só abrir um livro de História ou Geografia e constatar!

  7. Alvaro Conte

    -

    23/02/2012 às 16:33

    Prezado Lauro, acho brilhante o projeto pelo conteúdo expresso pelo Senador. Não vizualizo termos de comparação com as aulas de Educação Moral e Cívica que recebi enquanto estudante. Ali, existia um vício de orientação política em seu pior aspecto.Ética Social e Política, Filosofia e Sociologia são ciências que objetivam o crescimento cidadão.

  8. Paulo Vitola

    -

    23/02/2012 às 16:28

    Parabéns. Boa iniciativa. Temos que ter uma nova sociedade. Chega de violência. Acompanho o trabalho do Senado e estou surpreendido com o Senador Sérgio. Tem trabalhado, feito pronunciamentos, participado de comssões. Enfim, tem trabalhado. Coisa rara entre seus pares.

  9. E.Neto

    -

    23/02/2012 às 15:58

    Meus livros de OSPB eram escritos pelo FREI BETO. Olha que coisa, não/?

    Mas é importante sim se aprender na escola as diferenças entre poderes legislativo, executivo e judiciario. Pra que serve um deputado. etc.

  10. Joaquim

    -

    23/02/2012 às 14:13

    Também tive aulas de EMC e achei extremamente positivo o fato. Respeito a valores, instituições e pessoas é raridade nos dias atuais. Por isso temos um trânsito caótico, espertalhões a rodo, etc. Primeiro eu, os outros que se danem.
    E é interessante como boa parte dos comentaristas acha que político é um ser espacial que cai do nada no Congresso, Executivo, etc. Estes corruptos são apenas uma cópia da sociedade em que vivemos, da nossa cidade, do nosso bairro, talvez até da nosssa família. Não adianta esperar o Congresso parar de desviar, de olhar o próprio umbigo se a sociedade pensa e age da mesma forma. A mudança começa da nossa família em direção à sociedade. Repito: os políticos são o retrato da sociedade, dos desvios, do “jeitinho”, da sonegação, da propina pro guarda, do twitter denunciando a lei seca para os amigos bêbados se safarem, da compra de produtos roubados. Estes desvios de comportamento beneficiar-se-iam muito de EMC. E se mudássemos o povo à nossa volta, mudaríamos o Congresso…

  11. Olivio Antonio dos Santos

    -

    23/02/2012 às 13:59

    Não seria nada mal.
    Que tal inciarmos esta matéria com o Congresso Nacional e depois com as câmaras?

  12. Heberpai

    -

    23/02/2012 às 13:54

    Se as aulas de Moral e Civica estivessem ainda no curricolo escolar, por certo teriamos um Brasil melhor, com menos corrupção e seus habitantes exercendo a cidadania e civilidade, e não a maioria deles cabulando a moral e a ética, fincados na Lei de Gerson.

  13. Marthon Mendes

    -

    23/02/2012 às 13:23

    É a antiga OSPB… Que tal ser obrigatório que os deputados e senadores sejam aprovados em testes práticos? Se for pra valer, que seja pra valer. Mas vale lembrar que, tanto na Roma quanto na Grécia antiga quanto no estado hebreu a educação era feita em casa. Por pais que educavam e corrigiam seus filhos. O Estado não dá conta de ensinar português e matemática, e quer proibir os pais de educarem seus filhos e acha que vai dar conta de ensinar ética e cidadania? É pra rir? Ou, como estou fazendo, lastimar?

  14. Pedro Camargo de Oliveira

    -

    23/02/2012 às 13:21

    Essa idéia é ótima e precisa fazer parte de um conjunto de medidas pra um futuro melhor para nosso País. Que bom que esse projeto foi apresentado e por um senador jovem – um olhar diferente dos coronéis que estão por aí na política. Pena que esse Jornalista (jota maiúsculo??? ou minúsculo?) não tenha noção da ferramenta que usa e carregou a notícia com um tom ideológico segundo o seu próprio pensamento errado. Tivesse sido neutro na informação, teríamos comentários com maior proveito para esse debate (a favor ou contra, não importa), mas sem estarem influenciados por quem assina a matéria (quem mesmo? ah, Lauro Jardim, aquele que tomou um corretivo da Chefe da Casa Civil em uma nota que assinou na Veja sem checar nada…). Precisa estudar mais, seu Lauro, pra conhecer mais História, aprender o que é Ética (e usá-la quando trabalhar), e tentar contribuir com o teu trabalho para a Cidadania!

  15. Nélio

    -

    23/02/2012 às 13:14

    Educação, Moral e Civismo não se aprendem na escola, mas esta poderia, sim, colaborar tornando a prática daquela sua rotina. O que realmente faz falta é uma disciplina como Organização Social e Política Brasileira; nessa matéria poderiam ser veiculadas os aspectos organizacionais do Estado brasileiro nos seus diversos níveis, esclarecidas as diversas responsabilidades constitucionais e exemplificadas definições que, por desconhecimento da população, soam incompreensíveis. Mas o MEC está muito ocupado não realizando o ENEM (essa prova foi realizada com sucesso em NENHUM ano da gestão Haddad. Temos que admitir: o cara é um profissional da incompetência) e distribuindo o kit-gay, muito mais importantes para os brasileiros….

  16. joao medeiros

    -

    23/02/2012 às 12:16

    Caro Lauro, acredite-me esse ranço esquerdista de tratar tudo feito pela “ditadura” como coisa banal e “satânica” está venvido. Pior, deturpa a visão cristalina tão necessária aos críticos isentos. A sua notícia preconceituosa macula desnecessariamente a informação principal, que é bem vinda, como fonte para formação da cidadania verdadeia, não a propolada pelos esquerdiopatas. Então seu Lauro, menos tempero vermelho seria razoavel, sugiro até q converse mais com seu companheiro Reinaldo Azevedo. Esse sim, íntegro, correto e o que é melhor não sofre desse seu mal crônico.
    Tenho fé que vc possa ser curado. Abraços

  17. Thiago

    -

    23/02/2012 às 11:10

    A proposta do Senador Sérgio Souza é muito boa mais me surpreendi quando vi que ele era o criador já que ele até agora não assinou a cpi contra a corrupção no site cpidacorrupcao.blogspot.com o único dos senadores paranaenses que não aderiu a essa campanha que tem por objetivo investigar os ministérios envolvidos em fraudes. Aproveito para pedir ao colunista Lauro Jardim para divulgar mais esse site que já caiu no esquecimento da midia e que no começo foi bem divulgado inclusive pela veja.

  18. brasil 2022

    -

    23/02/2012 às 11:03

    As novelas poderiam dar mais exemplos positivos.

  19. brasil 2022

    -

    23/02/2012 às 11:01

    Boa, finalmente alguém fala em educação, moral, exemplos.
    Eu recomendo ao Nobre Senador, que as todas as escolas tenham em seu acervo , e …leiam, apliquem;: A EDUCAÇÃO DO HOMEM INTEGRAL, do catarinense Huberto Rohden. Isso vai diminuir esse recorde hominoso de maior número de homic´dios no mundo!
    http://www.sae.gov.br/brasil2022

  20. Ricardo

    -

    23/02/2012 às 10:41

    É bom dizer para este que honestidade, integridade e educação, não se aprende na escola. É função e dever de Pai e Mãe e não dever do estado! O problema da corrupção tem que ser resolvido agora, não no futuro. Por que este não fala sobre o fim da impunidade? Por que este não apresenta um projeto eliminando a imunidade parlamentar???

  21. Lauro Jardim

    -

    23/02/2012 às 10:41

    Caro Francisco,

    a Lei 869, de 12 de setembro de 1969, estabeleceu em caráter obrigatório o ensino de “Educação Moral e Cívica” como disciplina em todo o país.
    abs. Lauro.

  22. MACUNAÍMAS S/A

    -

    23/02/2012 às 10:30

    Educação moral e cívica, o culto aos símbolos nacionais como a bandeira e o hino foram coisas suprimidas pelas várias “reformas do ensino” dos teóricos de esquerda que se diziam educadores. O resultado está aí, o ensino no Brasil nunca esteve tão fraco e tão maquiado. Nunca tantos alunos se formaram no ensino médio, analfabetos funcionais, alias, jamais se formariam assim. Trocar o ensino de qualidade pela maquiagem é uma covardia imperdoável da esquerdalha. Culpar a quem paga altos impostos como se fossem eles que roubassem este dinheiro ao invés de investir em melhores escolas, salários dignos e na formação de bons profissionais de ensino é apenas crime de traição a pátria que nasceram. Antes de se criar novas matérias deve-se primeiro fazer com que os alunos estejam nas escolas e que estas sejam boas e tenham pessoas qualificadas para estarem lá. A carga horária deve ser aumentada mas estas escolas devem ter condições de absorver de forma confortável e saudável esta nova função. O Brasil tem uma grande e grave deficiência de ensino a ser corrigida. Não pode mais esperar. Se a escola for vista como castigo nada vai adiantar mas passar o aluno sem condições é uma maquiagem infame e criminosa.

  23. Larysse

    -

    23/02/2012 às 10:19

    q tal o mesmo projeto para os políticos?? esses sim, estao precisando com mais urgencia!!!

  24. Laudete

    -

    23/02/2012 às 10:14

    Concordo com ele… Quem sabe assim, teríamos políticos mais decentes e menos parecidos com o próprio!!!

    Publicidade

    “Sérgio Souza é campeão de gastos

    O senador Sérgio Souza (PMDB), que assumiu a vaga da Ministra Gleisi Hoffmann, é apontado pelo jornal O Globo como o senador paranaense que mais gastou em verbas de ressarcimento. Foram R$ 134 mil.”

  25. Marco

    -

    23/02/2012 às 10:12

    Caro L. Jardim: Esse idiota quer pertubar e interromper pensadores normais, o quer é oferecer modelos ideológicos de ganguerismo social de professores, aliás ele é exemplo claro e pertubado de quem vota nele.
    Abs.

  26. LA

    -

    23/02/2012 às 9:59

    Excelente proposta, pena que esteja chegando tarde. Devia ter sido implantada há 30 ou 40 anos atrás para que pudesse ter influenciado o bando de atuais corruptos encastelados nas diversas esferas do poder nacional. Creio que o melhor seria tornar essa matéria obrigatória aos atuais e futuros congessistas, antes de serem diplomados, com rigorosa avaliação com nota mínima 9 (nove).

  27. Hygor Hernane

    -

    23/02/2012 às 9:53

    vamo q vamo Brasil,

    Os alunos brasileiros estão entre os piores em línguas, matemática, ciências e tudo mais, mas o importante eh contratar alguém pra ensinar ética e civilidade. É assim que a gente resolve o problema da educação e da corrupção numa tacada só.

  28. Ismar Rosa

    -

    23/02/2012 às 9:40

    o japao e um pais forte porque e norteado por valoes descritos num documento chamado principio fundamental da educacao.Com base nesse documento que ressalta etica,moral e outros principios relevantes o estudante tem uma materia durante todo o primeiro grau que e a unica que gera reprovacao de ano. O principio fundamental da educacao perdura no japao ja por 3000 anos.Parabens ao exmo Senador Sergio por esse magnifico projeto que vai ser a base para uma revolucao boa no nosso sistema educacional.

  29. dsilva

    -

    23/02/2012 às 9:39

    Não entendi o adjetivo de “famigerada” para a educação moral e cívica. sou a favor do projeto pois, por incrivel que pareça, numa nação de mais de 500 anos de história ainda temos que ensinar valores como estes que a matéria mencionou. Será que encontraremos professores éticos e competentes, em numero suficientes no brasil para tão nobre tarefa

  30. magaiver santos silva

    -

    23/02/2012 às 9:39

    a corrupção é combatida com punição severa, se no brasil o congresso nacional tivesse aumentado as penas dos crimes pra mais de 50 anos sem beneficios da lei para os criminosos, e todo infrator que entrar com recurso aguardasse o resultado fechado, penso que a criminalidade no brasil iria cair 100% em poucos anos, punição severa também é educação pedagogica, leis brandas demais como no caso do brasil estimula todo tipo de crime, aqui é o único país que o crime compensa.

  31. itacolomy pires

    -

    23/02/2012 às 9:36

    Mas e muito canalha, muito cara de pau….me engana que eu gosto…o mal exemplo que eles dão todos os dias e noticiado incessantemete pela midia, são as aulas de etica e moral que invadem nossas casa e ensinam as crianças que o crime de corrupção neste pais compensa

  32. arilson sartorato

    -

    23/02/2012 às 9:34

    ENTÃO QUE VOLTEM TODOS OS SENADORES E DEPUTADOS MAIS OS MINISTROS DESTE FAMIGERADO GOVERNO, PARA OS BANCOS ESCOLARES PARA ASSISTIREM A REFERIDA AULA.PENA QUE O LULA É ANALFABETO E NÃO VAI ENTENDER NADA DA AULA.

  33. José Inácio Brusco

    -

    23/02/2012 às 9:30

    Engraçado que em Pontal do Paraná-Pr,um vereador cansou de denunciar um certo grupo de advogados chamado de SERGIO E SOUZA,que ganhou algumas licitações da prefeitura local.sem contar que esse grupo faz trabalhos de assessoria jurídica para aproximadamente 100 municípios
    do Estado do Paraná.Há um jornalista da Folha de Londrina que também denunciou isso!

  34. cleide bragliollo

    -

    23/02/2012 às 9:29

    Credo Lauro
    Que falta de visão de nossos ditos “homens públicos”.
    Cada vez sobra menos tempo para ‘não ensinar’ português e matemática.
    Os alunos se formam sem saber ler ou fazer contas, mas pelo menos agora saberão Ética Social e Política da Esquerda, Filosofia e Sociologia Petista e outros balagandãs, como Educação Sexual, Moral e Ética sob a ótica Petista.
    Não tema. Não será como a velha “Educação Moral e Cívica”.
    Estará mais para lavagem cerebral, como se faz nas universidades públicas, mas no nível de ensino médio.
    A maioria de nossos legisladores, por falta de saber o que propor, está se tornando cada dia mais medíocre.

  35. Lourdes

    -

    23/02/2012 às 9:23

    Embora a educação moral e ética deva ser matéria dada pelos pais, acredito que seria muito bom ter continuidade na escola.

  36. Mércio Dal Molin

    -

    23/02/2012 às 9:21

    As aulas podem começar pela Presidencia da Republica,ministérios/ senado, camara federal/estadual/municipal, casa da moeda/correios/petrobrás… etc…..

  37. ceres vieira

    -

    23/02/2012 às 9:19

    Parabéns pela iniciativa.

  38. Geraldo Iunes Filho

    -

    23/02/2012 às 9:19

    É preciso que primeiro eles tenham aula de cidadania e ética pois é o que mais falta no congresso.

  39. Ana

    -

    23/02/2012 às 9:19

    Mas $$$$ CARO SENADOR(SIC)$$$$, estas disciplinas os Alunos já tem na Escola, mas como o sr. é MUITO MAL INFORMADO, o sr. deveria passar pela ESCOLA NOVAMENTE. Na realidade quem realmente precisa de ### AULAS DE MORAL E ÉTICA E VERGONHA NA CARA, SÃO OS 513 CONGRESSISTAS EM BRASÍLIA ###

  40. Demian

    -

    23/02/2012 às 8:56

    É pra rir? Quem serão os professores? Os senadores?

  41. Tiago Figueiredo

    -

    23/02/2012 às 8:47

    Esta ideia é perfeita. Precisamos utilizar a educação ética e moral do âmbito da cidadania para que a corrupção se extinga neste país. Precisamos mostrar aos jovens (futuro da nação) que um país é construído com sistemas e regras de respeito. De que adianta estudar a língua portuguesa, a matemática, as ciências, geografia e história, se não aplicamos dentro da escola a idealização da ética, ciência do comportamento. Parabéns a este senador. Penso igual a ele. Utilizar as escolas para a ética é um passo para melhorar a “cabeça” dos brasileiros.

  42. vanderlei

    -

    23/02/2012 às 8:44

    Estás, aulas devem ser dada para os politicos em geral!!!!!!!!!!!!!

  43. constantin

    -

    23/02/2012 às 8:43

    O senador deve estar delirando.
    É no senado onde as aulas de moral e ética mais estão faltando.

  44. Francisco

    -

    23/02/2012 às 8:35

    CARO LAURO
    A disciplina “Educação Moral e Cívica” não tem nada a ver com os militares e você não tem idade para saber disso. EMC foi ministrada antes da ditadura e sua eliminação do currículo foi um enorme equívoco. Assim como Educação Física e Canto Orfeônico, EMC nada teve a ver com repressão, controle ou indução de jovens da nossa sociedade. Com sua eliminação, o Brasil ficou muito mais mal educado. O unico perigo de dar aulas de Moral e Cívica é o esvaziamento do Partido dos Trabalhadores. Estou csnsado de ver dirceus, genoínos, cunhas, carvalhos, falcões, lulas e dilmas dando as cartas por aí. Com certeza, eles faltaram às aulas de EMC.
    FRANCISCO

  45. fernandes

    -

    23/02/2012 às 8:33

    Quem precisa passar por aula de cidadania moral e ética são todos os políticos brasileiro e também aqueles que pretendem entrar para esse cenário. Quem sabe assim evitaria a onda de corrupção que assola o país. E quem fosse reprevado nesse teste não poderia ser eleito.

  46. MT

    -

    23/02/2012 às 8:26

    Pergunto ao Senador: Como se pode ter aulas de ética e moral com os exemplos díarios dos nobres políticos e liberdade para programas como BBB, Pânico, e outros??? Senador, boa é a idéia, comece exigindo que o congresso dê o exemplo. Não se aprende com o que se fala, mas com o que fazemos. Quando as palavras não são suficientes, as atitudes são essenciais. Sebastião Lima

  47. Cláucio G. Mendes de Carvalho

    -

    23/02/2012 às 8:17

    Quero saber como encaixar mais essa disciplina na grade curricular dos meus filhos, de 15 e 14 anos. Eles estudam em Teresina e cursam, respectivamente, o 1º ano do ensino médio e o 9º ano do ensino fundamental. As aulas do ensino médio começam às 13:30h e terminam às 19:50h, de segunda a sexta feira. Também há aulas aos sábados. Elas iniciam às 07:00h e terminam às 12:30h. No ensino fundamental, as aulas vão de 07:00h ás 12:30h, de segunda a sábado. São 16 disciplinas, incluindo arte, filosofia e sociologia. Isso tudo não basta?

  48. molina

    -

    23/02/2012 às 7:57

    ok, concordo, mas não deveria começar por lá, por cima, com exigência de aprovação ou perda do cargo?

  49. José (Europa)

    -

    23/02/2012 às 6:52

    Prezado Lauro

    fui professor de EMC e OSPB até 1990 em Salvador. Havia e há muito preconceito quanto a essas duas disciplinas, que ficaram sob fogo cerrado tanto por parte da esquerda quanto da direita. Hoje, com o recuo dos anos, daria aulas com menos ideologia (não sou mais de esquerda!). Procuraria dar aulas mais objetivas: quando vejo que os brasileiros não sabem nem seu CEP quando lhes perguntamos seu endereço, só isso me dá a idéia da falta de orientação desse povo!


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados