Blogs e Colunistas

terça-feira, 17 de novembro de 2009

17:05 \ Congresso

A hora da verdade nas aposentadorias

Acaba de ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça o fim do fator previdenciário. Trata-se do calculo que reduz em até 40% as aposentadorias dos homens e até 50% as das mulheres. O projeto agora vai a plenário. 

Guido Mantega já disse aos líderes governistas que se esse projeto for aprovado o “governo quebra”.

Michel Temer ordenou que fossem fechadas as galerias da Câmara por causa de uma manifestação de aposentados.

Cerca de 50 aposentados foram barrados na entrada do Salão Verde da Câmara. Os seguranças tentam agora evitar que eles entrem no salão para pressionar os parlamentares. A turba segue gritando palavras de ordem e há pouco começou a gritar ofensas contra Temer (coisas gentis como: “Ô Michel Temer, cadê você, ano que vem você vai se …”).

O fator previdenciário foi criado há dez anos por Solange Paiva Vieira, hoje  presidente da Anac. Foi dela a ideia, na ocasião servindo no ministério da Previdência, de criar a fórmula matemática que elevou a idade para a aposentadoria na proporção do aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Ao elevar a idade para a aposentadoria, reduziu o déficit crônico da Previdência, permitiu que ela não quebrasse e passou a ser odiada pelos aposentados.

Por Lauro Jardim
Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

63 Comentários

  1. Alcides Fernando da Silveira

    -

    03/04/2010 às 14:38

    01/04/2010 – 21:32 DO QUE ELE SE “GABA” ? O novo ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, nem bem entrou no lugar de José Pimentel (que saiu para disputar as eleições) e já apresentou seu cartão de visitas: afirmou que não irá negociar com as centrais sindicais um aumento maior para os aposentados que ganham acima de um salário mínimo. Na Câmara, há uma pressão da própria base aliada para que o reajuste a ser concedido aos aposentados ultrapasse os 6,14% previstos na medida provisória enviada pelo Palácio do Planalto. O novo ministro, entretanto, já disse que o governo atingiu o seu limite e que não irá conceder mais um centavo sequer aos pensionistas. Mas o que se podia esperar de um petista de carteirinha que foi parar no ministério como principal assessor de Ricardo Berzoini, aquele que inventou um recadastramento que levou milhares de idosos com até 90 anos a gigantescas filas? Entretanto, o caleidoscópio gira e em reunião nesta semana com os representantes dos aposentados, o presidente da Câmara, Michel Temer, sugeriu aos mesmos que tentassem um acordo com o governo para votação do Projeto de Lei Nº 1/07, que promove reajuste igual para as aposentadorias e o salário mínimo. Temer não se comprometeu a pôr em votação tanto este projeto como os outros que promovem benefícios à categoria (como o fim do Fator Previdenciário), e recomendou-lhes que procurassem o ministro Luiz Dulci para negociar uma data de votação. Submeter a pauta do Legislativo à vontade de um ministro de segunda linha do Executivo é um prova concreta da desmoralização que contaminou o Congresso Nacional. E nesse jogo de empurrar a batata-quente de um lado pra outro, os aposentados continuam sendo enganados e tratados como subcategoria. Mas os deputados que não esqueçam que os eleitores usam as urnas para dar respostas a quem lhes viram as costas. Em tempo: muda-se o ministro, mas não a realidade. Com ou sem eleição, os parlamentares não podem se intimidar e têm de, antes cedo do que tarde, garantir a proteção aos aposentados.

  2. emilio viana

    -

    22/11/2009 às 18:22

    Domenico, não se fala de salário minímo, falamos de aposentadoria acima do mesmo.
    Afinal quando Lula era oposição, a conversa era outra.
    Dez por cento dos assasinatos do mundo, é no Brasil, mais ou menos 48.000 ano.
    Maior índice percentual de corrupção Pública Federa.
    Fez bonito, quitou a dívida com FMI, aumentou a dívida com os brasileiros. Pago 2.34%, de juros no Banco do Brasil, muito menos do que recebemos do FMI.

  3. emilio viana

    -

    22/11/2009 às 18:12

    Roberto Geferson, não sei qual é a sua!
    Você foi da tropa de choque do Collor, um dos maiores caloteiros da podre política brasileira.
    Com relação a mais um calote contra os brasileios, tenho a dizer que; qualquer previdência superavitária, os direitos e deveres são iguais, mulher contribui o mesmo tempo que os homens, sem contar que elas vivem mais. Portanto serão mais beneficiadas.
    Mais uma grande injustiça, contribuir durante quinze anos e poder aposentar por idade.
    Para que contribuir com mais de um salário, sendo que a cada ano, recebemos menos.
    Quando José Serra, FHC, Mula, Temer( recebe aproximadamente R$ 40.000,00), mês, terão suas aposentadorias esfoladas pelo fator?
    Figueiredo tinha razão, vocês verão o que vem por aí.
    Vão sentir saudedes de mim.
    E a Dilma, não fala nada.
    Serra sob que é muito esportista, adora “jogo”, esteve aqui nas Alterosa para inauguração de um…… .

  4. J. Carlos

    -

    20/11/2009 às 2:57

    Se o Lauro Jardim está camuflando o verdadeiro responsável pela implantação do Fator Previdenciário entre os capins. ai abaixo vai um pequeno trecho colhido no Google.
    Desde que foi implantado o fator previdenciário já provocou um achatamento médio acumulado que pode chegar a mais de 50%.
    Prejuízo
    O fator previdenciário é o índice utilizado para calcular o valor das aposentadorias e pode reduzir os benefícios em até 30%, no caso dos homens, e 35%, no caso das mulheres. No caso dos professores as perdas são ainda maiores, podendo chegar a 51% (caso das mulheres que se aposentam com 25 anos de contribuição).
    Esse fator começou a ser aplicado a partir da Lei 9.876, de 1.999, por iniciativa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para estimular as pessoas a aposentarem-se mais tarde, já que a redução é menor quando o trabalhador aposenta-se mais velho.
    Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar ao Sr. “Aposentado” pelo coerência e veracidade dos fatos apresentado no seu texto. Se alguém insiste em desmenti-lo sobre a privatização da previdência, é só visitar o Google. Outro fator que comprova semelhante atitude foi o que o Sr. José Serra fez em São Paulo recentemente ao privatizar a saúde. Ou é mentira?
    Sou veementemente contra ao tal Fator, mais sei que se retira-lo abruptamente é colocar a previdência em bancarrota e provocar o caos aos milhares de aposentados.
    Eu, particularmente acho que se a Dr. Dilma for eleita em 2010 e conseguir a maioria da bancada no congresso, vai sim, paulatinamente retirar esta famigerada e cruel condição que é o fator. Que ao meu ver, já não foi assim procedido porque o Brasil carecia de outras medidas urgentes para corrigir os desmandos do governo anterior.

  5. Domenico

    -

    19/11/2009 às 18:30

    O salário mínimo no desgoverno serra/fhc/aécio era de 76 dólares. A cesta básica comprometia 89% deste salário mínimo !
    No governo DILMA/LULA o SM está em 255 dólares e a cesta básica compromete apenas 44,9% do salário mínimo ! Dá para comparar ???
    Essa política de valorização do salário mínimo, que no governo LULA/DILMA subiu 46% ACIMA da inflação beneficiou 25,6 milhões de trabalhadores, e seus familiares, que dependem do SM . Beneficiou ,ainda, 18,3 milhões de aposentados do INSS que ganham um SM de benefício!
    Dá para comparar ???
    São números indesmentíveis !! São fatos !!!
    Quem não conhece isso nem pode falar em valorização do salário mínimo. Recomendo consultar DIEESE, IBGE , INSS, etc. depois pode se manifestar, mas com honestidade !!!

  6. Antônio Padilha

    -

    19/11/2009 às 15:38

    Depois de oito anos no governo, é hora de entregar para o próximo governante alguns obstáculos, para que o atual governo seja lembrado como de “salvadores da pátria”.
    O Paulo Paim que sempre vociferou contra um salário mínimo de R$ 65,00, ficou na penumbra, só aparecendo agora que se aproxima o ato final, a despedida.
    Se houvesse compromisso com os trabalhadores e com os aposentados, o PT, o PTB, o PSB e todos os outros apoiadores do governo Lula, já deveriam ter iniciado as negociações há mais de sete anos, para melhorar o salário mínimo e corrigir as aposentadorias.
    Com forte abraço de
    Antônio Padilha
    São Paulo – SP

  7. Marcelo Lopes

    -

    18/11/2009 às 22:47

    Lauro, essa senhora Solange Vieira algum dia haverá de se aposentar. Como ela pertence ao serviço público, evidentemente , o seu salário continuará igual ao da ativa. Como diz uma tia minha, UMA BELEZA. Observação , pensionista do INSS cujo marido sempre contribuiu pelo máximo , tia Maria recebe hoje RS1300,00. Detalhe, paga RS700,00 ao plano de saúde , RS200,00 de IPTU, gasta RS300,00 com remédios. O resto,o resto……….. bem, parentes são para esta hora.
    Em tempo: do alto dos seus HONESTOS 90 anos ela repudia veementemente o título de ser uma das culpadas pelo déficit da previdência. DIz ela: ouve-se essa choradeira dos políticos e dos burocratas desde os tempos de Getúlio.
    Sua leitora na edição impressa, manda-lhe um beijo.
    Abraços, Marcelo

  8. Aposentado

    -

    18/11/2009 às 21:42

    Se o serra/fhc tivessem ganhado a eleição o País nem estaria discutindo mudanças na Previdência para beneficiar os trabalhadores e aposentados. A intenção maldosa , de demos/tucanos/pps, para com os milhões de trabalhadores e aposentados já ficou definida quando eles detinham o poder e, a mando de fhc/serra, criaram o Fator Previdenciário em 2001!
    Se serra/fhc estivessem no poder já não haveria mais Previdência Pública, pois quem acompanhou a luta dos demos/tucanos/pps pela ” reforma” da previdẽncia nos anos de 1998 a 2001 sabe que eles queriam mesmo era privatizar a Previdência. O modelo de previdência de serra/fhc era o chileno que, falando nisso, desabou na última crise financeira deixando milhões de aposentados chilenos a ver navios.Quem não se interessou pelo assunto na época recorra aos arquivos de jornais. Trabalhador que acompanhou e conhece JAMAIS votará em serra/fhc, ou qualquer demo/tucano/pps!

  9. Lenga lenga

    -

    18/11/2009 às 12:45

    “Portanto, a solução oferecida pelo governo Lula é a recuperação das perdas paulatinamente, ano a ano, o que me parece razoável!”
    Assim, perguntar não ofende: quantos anos vão ser necessários para essa recuperação acontecer?? E porque é mesmo que esse Brasil tão rico, que acabou com a fome, que cresce a ritmo chinês, que tem projeto pra distribuir celular pros pobres não consegue eliminar o fator previdenciário?? Esse tal de Aposentado é um tremendo baba-ovo! Espera aí sentado pra não cansar. Recuperação paulatina na casa do chapéu! Fim do fator previdenciário, JÁ!

  10. Lessa

    -

    18/11/2009 às 9:53

    Ao acabar com o fator previdenciário vai beneficiar milhares de aposentados que durante os seus anos de trabalho contribuiram para mater a previdência de pé. Não são eles os verdadeiros culpados pelo fracasso da previdência. O que o Ministro Guido Mantega tem que cuidar é dos verdadeiros culpados, aqueles que desviam dinheiro, daqueles que deixam de efetuar as contribuições corretamente, ou seja,acabar tambem com a CORRUPÇÂO PREVIDÊNCIARIA, essa sim, é que vai quebar a previdência.

  11. Lessa

    -

    18/11/2009 às 9:41

    Ao acabar com o faator previdenciário vai beneficiar milhares de aposentados que durante os seus anos de trabalho contribuio para mater a previdência em pé. Não são eles os culpados se a previdência vai quebar ou não. O que o Ministro Guido Mantega tem que cuidar é dos verdadeiros culpados do tipo daqueles que desviam dinheiro, daqueles que deixam efetuar sus contribuições corretamente, ou seja,acabar tambem com a CORRUPÇÂO PREVIDÊNCIARIA, essa sim, vai quebar a previdência.

  12. Aposentado

    -

    18/11/2009 às 9:15

    Dizer que foi a Solange Viera quem criou o FP é tangenciar a verdade. Em 1998 foi gestado no governo neoliberal de fhc, que tinha serra como ministro, um projeto de Reforma da Previdência que recebeu a denominação PEC da Previdência, e depois foi implantado como a Emenda 20/98 à CF/88. Atese neoliberal era de privatizar a previdência, a exemplo do ocorrido no Chile de Pinochet. Como houve resistência da sociedade, capitaneada pelos partidos de esquerda, centrais sindicais e demais entidades da sociedade civil, foi barrada a privatização, mas foi aprovado o monstrengo da ” reforma” da Emenda 20/98 que mudou, entre as coisas:
    1) o cálculo das médias que era sobre as 36 últimas contribuições, passou a ser considerado a partir de jul/94;
    2) o teto que era sobre 10 salários de referência passou a ser um valor fixado aleatoriamente e cujos reajustes, no governo fhc/serra, foram sempre abaixo da inflação, sendo essa uma das causas da defasagem para quem ganha acima de um SM do INSS;
    3) Como não conseguiram aumentar a idade mínima para aposentadoria, de 65 e 60 anos, para homens e mulheres, criaram a fórmula matemática do Fator Previdenciário que, na prática, estabelece a idade mínima. Isso foi feito sem considerar os direitos adquiridos e prejudicou principalmente quem havia começado a contribuir muito cedo, como muito bem comentou o José Luiz acima.
    A mudança do cálculo da média e o Fator Previdenciário, implantados sim pelo serra/fhc, roubam em torno de 40% da minha aposentadoria.
    O governo atual não pode é repor as nossas perdas todas de uma vez, que é o que propõe o Paim. não podemos esquecer que a Previdência é um pacto entre gerações: quem está no sistema paga para que nossos fihos e netos possam se aposentar no futuro. Portanto, a solução oferecida pelo governo Lula é a recuperação das perdas paulatinamente, ano a ano, o que me parece razoável !

  13. ADEMIRO

    -

    18/11/2009 às 8:25

    Querem apostar que o PAQUIDERME vai vetar ?
    No governo FHC,o Fator foi aprovado na Câmara e no Senado sem os votos dos PETISTAS.
    Por que os mesmos não mudaram as regras quando chegaram ao PODER ?
    Agora ,terminando o segundo MANDATO ainda é contra.

    SINDICATO NO BRASIL É TRAMPOLIM PARA SER POLITICO.

    SINDICALISTAS……………! TENHO CERTEZA QUE,NO DIA QUE PRECISAR DE ” MERDA’ ,ESSA
    TURMA NÃO SERVE.

  14. Eduardo

    -

    18/11/2009 às 5:57

    Concordo com o Oswald e acho que o tal Rubens Araújo deve ser mesmo funcionário público!

  15. raul mendes

    -

    18/11/2009 às 5:40

    o lula empresta dinheiro para o fmi; doa dinheiro para paises mais pobres; até o imposto de renda ele só está devolvendo este ano porque a imprença botou a boca no trombone, pois disse que devido a crise não tinha o dinheiro para pagar. Já os políticos estão numa boa, porém os aposentados e os que pensam em se aposentar só Deus poderá salvar. Ah! Lulinha e tu que vieste de baixo não lembra mais sua origem. Creio que vamos morrer trabalhando.

  16. Lenga lenga

    -

    18/11/2009 às 4:44

    FATOR PREVIDENCIÁRIO FOI CRIADO NOGOVERNO FHC. MAS O GOVERNO LULA NÃO QUER ACABAR COM ELE, NÃO. O GOVERNO LULA DIZ QUE SE ACABAR COM O FP O BRASIL VAI QUEBRAR! UÊ, EU ACHAVA QUE O LULA DEFENDIA OS APOSENTADOS…

  17. Nilton

    -

    18/11/2009 às 2:06

    Tem deputado falando que tem que votar o pré-sal e orçamento que é mais urgente.
    Urgente é resolver esse problema dos aposentados, e já.
    Caros amigos, que recebem essa porcaria mensal que nem eu, temos que nos unir e nas próximas eleições, por para fora todos que são contra nós.
    Sair para ruas e fazer campanha mesmo, mostrar que ainda podemos se não trabalhar com carteira podemos trabalhar para tirar a cambada que luta contra nós.

  18. Cleber Coelho

    -

    18/11/2009 às 1:43

    Há um ditado que diz: nossos políticos não são eleitos pelos que lêem jornais , mas pelos que deles se utilizam para limpar a b …
    Esse Rubens Araujo merece esse elogio.

    Que Caetano não o ouça!

  19. Antonio Carlos

    -

    18/11/2009 às 0:42

    Oba, queria que alguém me respondesse como é que o Lula vai fazer para continuar tomando todo dia a sua garrafinha de Romanée-Conti (R$ 10 mil a garrafa) se uma estrovenga dessas passar! Gente, mais um pouco e vamos imaginar o Lula como um homem comum, e isso não é possível.
    Os americanos estão pagando hoje R$ 1,19 (é em reais mesmo) por litro de gasolina, e não aparece nenhum deputadinho da oposição nem algum jornalista para questionar o Gabrielli como é que a “nossa” Petrobras consegue roubar tanto durante tanto tempo. Também não vemos nenhum salvador da pátria, seja ele jornalista ou juiz para exigir que a bandalheira e roubalheira parem. A verdade nua e crua é que são “eles” contra nós. A “eles” eu refiro por todo o sistema criado para explorar a população, desde o presidente e seus apaniguados, ministros incompetentes, secretários, filhos e netos; são “eles” também os prefeitos, governadores, senadores com e sem cuecas vermelhas, deputadinhos, gente que não tem pudor de roubar até nas coisas mais comezinhas, seja uma propina para manter o restaurante da câmara funcionando, seja comprar por seis mil (!!) mais de trinta macas para o senado, que não custaram mais de duzentas pratas para fabricar, seja para manterem mais de vinte mil vagabundos mamando na câmara dos deputados, gente que daria para tocar duas fábricas do tamanho da Volkswagens funcionando e que se amontoa para “cuidar” de 513 deputados. É de indignar ver um palhaço falando que o governo “vai quebrar”, quando sabemos que quem está quebrado é o miserável que tem de pagar pelo cartão de crédito juros de 308% ao ano no “nosso” querido Banco do Brasil. No Canadá, onde meu filho felizmente vive paga-se 4% ao ano!
    É por isso que são “eles” (os ladrões e exploradores) contra nós, gente, e esse “eles” foi a única coisa que não foi criada pelo sr. Lula; essa banda podre vem de muito tempo. O Lula só aperfeiçoou e mandou inchar a banda podre dos “eles” com a raça mais degradante já inventada na face da terra, os chupins dos sindicatos. Conseguiu-se elevar a palavra “vagabundo” ao quadrado.

  20. Gilberto Cardoso nunes

    -

    18/11/2009 às 0:15

    JÁ FUI MUITO FÃ DE LULA… DO PT., HOJE MAIS EXPERIENTE, ENXERGO MAIS CLARAMENTE COMO SÃO A MAIORIA DOS POLÍTICOS…. PROCURO COMPREENDE-LOS E DEIXAR QUE NOSSO DEUS OS JULGUEM E OS SENTENCIE…. AGORA COM LULA É DIFERENTE…. GENTE!! ELE É NORDESTINO… NÃO PODE ESQUECER SUAS RAÍZES… NÃO PODE ESQUECER PRA QUE VEIO… NÃO DEVE DEIXAR SE LEVAR PELO PODER… ENFIN, VCE ESTÁ AÍ POR QUE DEUS PERMITIU… E ESPERA DE VCE IR A LUTA PELOS MAIS SOFRIDOS… MENOS FAVORECIDOS…. ACORDA LULA…. E QUE NÃO SEJA TARDE DEMAIS….

  21. manoel barbosa da silva

    -

    18/11/2009 às 0:12

    Esse carlos miquelette deve ser idiota. quem é que esta perguntando quem criou essa droga? O que se esta dizendo é que o fator previdencia´rio é injusto. Ja que o ‘mula ‘se diz bonzinho e amigo dos pobres,…por que não anula esse tal de fator previdenciário?
    Eu faço a pergunta e sei a resposta,
    Ele não anula o tal fator, por que o dinheiro pertence aos que trabalharam a vida toda. e o presidente mula detesta trabalhador, ele gosta mesmo é de vagabundo. por isto sustente 40 milhóes deles.
    Acorda miquelette! Fator previdenciário é injusto e tem que acabar, não importa quem o criou. Um dia tu vai ficar velho, um dia tu vai aposentar tambem
    Vai chegar tua vez, imbecil

  22. Matheus

    -

    17/11/2009 às 23:52

    Sabe, ironicamente uma atitude cívica hoje em dia é votar nulo. É preciso tomar uma atitude drástica quanto a estes políticos da situação e também os da oposição.
    Porque vocês acham que eles (da oposição principalmente)são tão inertes, tão passivos ? porque a pressão financeira não recai sobre eles, com seus salários e infinitas regalias garantidas por leis que eles mesmo fazem?…Digam ao ministro mantega derretida, que vive chorando, que diga aos seus pares que se combaterem a corrupção de uma maneira séria e diligente vai até sobrar dinheiro pra remunerar dignamente os aposentados, quem mais doque eles merece respeito neste país, principalmente dessa corja de políticos? Precisamos demiti los todos.
    Ou quase todos, voto nulo sempre que possível( só neste país o voto nulo realmente se faz necessário, tamanho prostíbulo que estes políticos fazem do nosso país) . As vezes realmente fica inviável votar nulo, como vai ser o caso da eleição para presidente no ano que vem. Mas enquanto o PMDB existir, jamais conseguiremos nos livrar da bandidagem revoltante, este assinte velado e asqueroso que eles assumem diante de nós.

  23. erocha

    -

    17/11/2009 às 23:15

    Primeiramente gostaria de fazer uma correção: Quem implantou esse MALDITO e INJUSTO fator previdenciário não foi a Sra. mencionada pois ela não era governo. Foi o Sr. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO com sua tropa de choque que passava por cima de tudo e aprovava o que bem entendia no Congresso, inclusive a sua reeleição. É interessante como filho feio não tem pai! Agora, quanto ao fator previdenciário, ele é injusto porque penalisa exatamente as pessoas que começaram a trabalhar mais cedo e por suas regras, se aposentar pelo tempo normal de serviço (35 anos de contribuição para os homens e 30 para mulher) sofrerá uma perda de uns 40% ou mais. É injusto porque alegaram que a previdência não suportaria, todavia, ninguém fala que a sobrecarga é porque a previdência aposenta todo mundo no Brasil, independentemente de ter contribuido ou não. Além disso, sustenta o sistema de saúde gratuito e universal, portanto, quem contribui paga para quem não contribui. Aposentadoria é para quem trabalha e contribui. Quem não se enquadra nesse quesito deveria ser amparado por um programa social, desvinculado da previdência. Do jeito que as coisas foram organizadas no Brasil, aposentadoria de verdade só tem direito quem é funcionário público pois os que se aposentam pelo INSS têm que continuar trabalhando até morrer e ainda têm que ouvir essa ladainha dos meios de comunicação de que, se receberem o que têm direito pelo que contribuiram a vida toda, vão quebrar a previdência!

  24. Fran

    -

    17/11/2009 às 23:12

    Engraçado , dinheiro para emprestar ao FMI eles tem…. comecei a trabalhar com 15, já estou com 43 portanto quase 30 anos de trabalho e com as modificações realizadas ainda vai faltar muitooo tempo … e quando minha aposentadoria chegar , nossa nem quero pensar, já sei que terei que continuar trabalhando até morrer.

  25. Sidnei

    -

    17/11/2009 às 23:08

    “FATOR PREVIDENCIARIO FOI CRIADO NO GOVERNO DO SR. FHC E NAO DO LULA”
    De fato, mas é o governo Lula que está brigando para que ele continue vigorando, ou não é?

  26. Lourdes

    -

    17/11/2009 às 22:58

    É só tirar os funcionários públicos, que ganham aponsentadoria integral, criar uma previdencia só para eles. Não é justo que todos contribuam igualmente e depois na hora de receber exista uma disparidade desta. Não sou contra o ganho de aposentadorias integrais para os funcionários públicos, agora fazer uma arrecadação igual, no mesmo orgão, e na hora de repartir o bolo seja totalmente desigual, assim não dá.

  27. f tavares

    -

    17/11/2009 às 22:50

    tudo o que esse ministro troca-letras afirma é passível de correção ou desmentido… para o governo não quebrar com a revogação do fator previdenciário, basta que eliminem 50% do roubo nas obras do ministério das menas energia, reduzam as despesas com ong e pessoal terceirizado e passem a cobrar os impostos devidos pelas empresas que fazem contrabando, as que distribuem petróleo sem pagar impostos, e em último caso, uma revisão no orçamento para realocação de recursos. só não é simples pra quem não quer fazer.

  28. Barão

    -

    17/11/2009 às 22:41

    É o país do faz de conta, onde todas as empresas estatais, em todos os níveis,municipais, estaduais e federais, são caixas de campanha dos estelionatários da situação. Onde o cidadão comum é tratado como “down”. Onde levianos como os Rubens Araújos da vida vem tripudiar com o contribuinte comum. Mudaram o significado da palavra democracia, há bastante tempo estamos num regime do “poder pelo poder”, onde apedeutas fazem e desfazem, terroristas como a “stela” , Franklin Martins e tantos outros possuem posição de destaque na neoburguesia, que tanto criticavam. Queridos contribuintes aposentados, é louvável a atitude de lutarem por aquilo que acreditam, mas tomara que esteja enganado, mas a república sindicalista que atualmente aparelha e mama no estado brasileiro, jamais terá dignidade de tomar atitudes sérias, que sejam de comprometimento com o povo, o qual de direito, deveria possuir o poder em uma democracia hipotética.

  29. MÁRCIO

    -

    17/11/2009 às 22:03

    COMO DIRIA BORIS CASOY – JORNALISTA
    ” É preciso passar o país a limpo “.
    RESPEITEM OS QUE LUTAM POR NOSSO PAÍS. FORA PT!!!

  30. Gilberto Cardoso nunes

    -

    17/11/2009 às 21:50

    Guido Mantega, Michel Temmer , Lula e outros conhecidos por nós aposentados, não se incomodam de perder dinheiro pra corrupto nenhum… agora, morrem de mêdo que o pobre do aposentado diminua , embora em centavos , seus imorais privilégios…pensar que pessoas que estão no poder ! para poder ajudar a termos um país melhor, mais justo e menos desigual, nada fazem e dormem tão bem e sua consciência nem pesa…. pois é companheiros ! Deus quanto mais dá, mais deseja que tambem o demos proporcionalmente ao que recebemos… portanto reflitam …. tudo passa! a vida terrena acaba… nossas obras aquí na terra é o que fará nosso espirito se eternizar na paz do Senhor.

  31. Rachel

    -

    17/11/2009 às 21:43

    Não seria interessante discutir os penduricalhos da previdência? Por que ela tem que arcar com todos os custos sociais (pensionistas rurais, idosos que jamais contribuíram, dentre tantos outros) já que pagamos tantos impostos? Tais custos deveriam ser colocados para a sociedade para serem arcados por todos e não pelos que conseguem, maratona vida a fora, cumprir os parâmetros para chegar à aposentadoria e, chegando lá, passam pela humilhação de receberem um “troco” e ainda serem acusados de quebrar a previdência, caso recebam reajustes de remuneração. Soluções? Boa administração dos recursos destinados aos aposentados e uso exclusivo dos recursos para esse fim. Parece algo bem simples. Por que não é feito? Não consigo entender…

  32. Aposentado

    -

    17/11/2009 às 21:41

    Essa conta tem que ser debitada ao governo serra/fhc. Foi com a Emenda 20/98, no governo serra/fhc, e depois o Fator Previdenciário, de serra/fhc que foi criada essa desgraceira toda. Caso serra/fhc não tivessem criado Fator Previdenciário, os aposentados que ganham acima de um SM não estariam nessa desgraça. Tem que lembrar que quem criou essa desgraça foi serra/fhc. Quando reclamamos na época o fhc nos chamou de vagabundos. Eu posso falar porque sofro no contracheque todos os meses essa maldade que os demo/psdb/pps fizeram entre 1998 e 2001.

  33. Paulo de Linhares.

    -

    17/11/2009 às 21:40

    Queridos aposentados(eu também)vamos esperar esse projeto virar lei e correr atras do que é nosso,entrando na justiça contrao que nos arrancaram covardemente com o FATOR PREVIDENCIARIO.

  34. José Carlos Azeredo

    -

    17/11/2009 às 21:36

    Concordo com o Sr. Oswald.É apenas uma questão de aprender a gerenciar a fortuna que o Governo arranca do povo, através dos impostos.Será que esses parlamentares realmente acreditam que estão fazendo o que é certo?
    Duvido muito.Deviam “por a mão na consciência”.

  35. ARNO SILVA

    -

    17/11/2009 às 21:34

    Não querem acabar com o fator previdenciário, tudo bem. Apliquem o mesmo fator para funcionários públicos, juizes, militares, deputados e senadores, e fazem estes políticos contribuirem com aquilo que todo brasileiro contribiu.
    Acabem com aposentadorias vitalícias para cargos públicos, filhas de ex-praconhas, etc. Reduzam os salários e acabem com as remunerações triplas, quadruplas de ex-políticos.
    ESTÁ NA CONSTIUIÇÃO: TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI. ( Será que tem leis diferentes para brasileiros diferentes?)

  36. Rose Mello

    -

    17/11/2009 às 21:30

    Sou funcionária pública e como muitos servidores que conheço não concordo com o cálculo utilizando o fator previdenciário. Ficarei muito feliz quando houver uma auditoria “externa” nas contas da previdência, para sabermos, exatamente, como a arrecadação é utilizada.

  37. marcio

    -

    17/11/2009 às 21:11

    Carlos Miqueletti

    Porque o apedeuta do teu chefe o LLULLLA não libera o fator
    não importa onde começou ,o que importa onde vai terminar
    e o ignorante defensor da pobresa ,não vai aderir porque tanta briga pra não
    votarem, Se ele é o defnsor da bolsa familia ,talvez ai começa tua dignidade

  38. João Carlos Máximo

    -

    17/11/2009 às 21:03

    Não é a aposentadoria que quebrou ou quebrará a Previdência, é a má Gestão. O Sr. José Luiz disse tudo.
    Os aposentados só querem o que lhes é de direito. Já não basta a diferenciação entre as aposentadorias do setor privado e estatal ?

  39. Manuel

    -

    17/11/2009 às 20:58

    Recursos da Previdencia é do trabalhador que que contribui.. Se o governo quiser fazer média com LOA, FUNRURAL, aposentadoria de refugiado não. Que seja paga com outro recurso não o da
    previdencia.

  40. Gorete Campelo

    -

    17/11/2009 às 20:50

    Rubens Araújo, que Deus tenha piedade de tí, porque eu mesmo tenho muita dó… O Fator Previdenciario criado no governo de FHC., aliás , não consigo entender como um ser humano, permite algo de tão perverso e cruel para os aposentados… tambem não consigo entender como o Presi., Lula esquecendo suas raízes , deixou tanto tempo sem lutar nada pelos nossos velhinhos… O senador Paulo paim , sempre mostrou provando por A + B que não será uma melhor aposentadoria que causará prejuizo…. aliás os maiores prejuizos, quem dá são políticos mafiosos que dão rombo em todo país… aposentadorias especiais… mensalões…benefios em prol d/politicos… desvio de dinheiro…. falcatruas …. etc etc…. na verdade o justo e correto seria unificar todas as aposentadorias e cada um receberia de acordo com o que contribuiu… Ficaremos agora de ôlho em Lula, pois os aposentados só dependem agora dele, portanto é bom lembra-lo que ele precisa muito mais de nós….

  41. Marcelo Filipov

    -

    17/11/2009 às 20:43

    Gente… vamos ser honestos e dar a mão a palmatória…

    Foi a geração destes “velhinhos”, inclui-se nisto militares, magistrados, membros do ministério público, professores universitários, principalmente os vagabundos da USP, (da qual sou egresso e que fiz meu mestrado) que quebrou o pais.

    Gente… a população brasileira não está mais crescendo. A partir de 2030 vai começar a regredir e só venho com a seguinte pergunta: Quem vai pagar a conta da previdência? Eu acho inconcebível uma pessoa de 50 anos de idade já se aposentar, quando a espectativa de vida do brasileiro médio já está chegando próximo de 80 anos. Caramba! A pessoa vai receber por mais de 30 anos! Quem vai pagar a conta?

    Outra coisa… digo isto para os imbecis defensores e amantes de Getúlio Vargas: quando ele criou a CLT, mais da metade dos contribuintes não vivia suficiente para receber a aposentadoria, e, quando chegava lá, só recebia por 5 anos, em média. Contribuição de 20 anos quando a espectativa de vida era de 50 era uma enganação completa.

  42. Thiago Wolff da Costa

    -

    17/11/2009 às 20:27

    É uma pena saber que o fator previdenciário estar para cair… Com certeza ele não cairá, pois todos sabem que a grande parte dos prejudicados com o tal fator são aqueles que recebem altas aposentadorias, e que para um país seguir em frente, o dinheiro deve ser prioritariamente investido na parcela jovem da população capaz e com vigor físico e intelectual para se sustentar e auxiliar o sustento dos seus genitores… O Brasil sempre virou o rosto para os mais pobres, que são ESTATISTICAMENTE falando, as crianças, nascidas de famílias numerosas, que tem ceifadas suas possibilidades para o pagamento de aposentadorias, muitas delas de parentes de militares já mortos há quase 150 anos (alguns recebem da guerra do Paraguai). Gênio foi FHC ao criar o instrumento, e Gênio será Lula ao mantê-lo. Viva a Centro-Esquerda Brasileira, esclarecida, que vive do suor e do estudo, que quer acima de tudo pagar uma grande injutiça para com os jovens Brasileiros, aqueles que vão pagar estas e demais despesas….

    Viva a Juventude Brasileira, Viva o Investimento na Educação Infantil, na pré-Escola, na Universalização do Ensino Médio, na ampliação do ensino Técnico… Paremos de uma vez por todas de usar aposentados pobres como marionetes, no sentido de acabar com o fator previdenciário, sendo que na verdade ajuda e muito os mais ricos….

    Viva o aumento do poder de compra do salário mínimo, que vem da diminuição do imposto sobre o consumo, e do aumento do imposto sobre a renda e sobre consumo fútil….

    Viva a Centro Esquerda Brasileira, Viva FHC, Viva Lula, ao manter o fator previdênciário…

    Ahh para acabar, se puderem privatizar a malha rodoviária federal inteira, seria o melhor também… Paga quem usa, força as pessoas a usares transporte público, deixa a conta do asfalto para os grandes empresários que estragam as estradas com seus caminhoes abarrotados…..

    Viva a juventude brasileira!!!!!! Viva a educação fundamental… Todo e qualquer dinheiro para o futuro do Brasil

  43. cristiano mori

    -

    17/11/2009 às 20:25

    O governo diz que o fim do fator previdenciario quebra o INSS. Porem a media das aposentadorias no legislativo e judiciario é de R$ 15.000,00, no executivo R$ 5.000,00. E no INSS R$ 707,00. Um dia a classe trabalhadora se revoltou, e teve a revoluçao Francesa. Pense sobre isto – Palacio de Versales = Brasilia !!!!!!!!. Sera presico tirar a cabeças de alguns, para que se tenha um pouco de bom senso………

  44. marcelle

    -

    17/11/2009 às 20:20

    incrivel como nosso País é uma merda !
    mensalão, viagem d jatinhos p/ o governo, auxilio de td qto é coisa para o governo..etc.. ISSO NÃO QUEBRA O BRASIL. Agora cuidar do futuro de quem trabalhou a vida inteira honestamente..QUEBRA O BRASIL. Não podemos nos calar diante dessa barbaridade. E penso q os governantes deveriam ser todos voluntários, deveriam trabalhar no Senado sem salário, devia ser algo de coração, tipo cada estado elege um representate para defender os interesses da população…aí eu qria ver quem ia….

  45. Sergio

    -

    17/11/2009 às 19:53

    Engraçado, né? Deputados e senadores, todos preocupados que o país quebre se for aprovado esse aumento pros velhinhos. Agora, na hora de aumentarem seus próprios salários, os nobres senadores se esquecem das contas públicas e aprovam seus aumentos, sem medo de serem felizes.

  46. Paulo

    -

    17/11/2009 às 19:36

    Pobre país este nosso. Nas culturas mais avançadas(orientais por exemplo) os idosos são tratados com respeito,são ouvidos e principalmente podem ao final de sua existência, pelo menos morrer com dignidade. Ainda não sou aposentado mas tenho familiares que são, amigos que são e vejo o sofrimento deles quando percebem que sempre sobra mês no fim do salário. Justamente quando deveriam receber do governo o amparo, depois de toda uma vida contribuindo com seu trabalho e com suas economias para receber a contrapartida no momento de maior necessidade, o que eles recebem? O descaso para não dizer desprezo. Faltam recursos, bradam os donos do cofre !!! Mas não existem recursos para emprestar dinheiro para o FMI, países africanos,etc…? Não existem recursos para pagar a companheirada, que sem disparar um tiro sequer, foram aquinhoados com a bolsa ditadura ? Não existem recursos para o PAC que qual um paquiderme, custa a sair do lugar ? Comentários anteriores lembraram que 2010 é ano de eleição. Não se pode generalizar, mas uma boa mudança talvez seja necessária. Os “velhinhos” não querem esmola, disso temos certeza. Querem apenas repartir o bolo e não somente ficar com as migalhas.

  47. Esnerto

    -

    17/11/2009 às 19:30

    Podem ficar tranquilos que o fim do fator previdenciário não passa. Se os ladrões do Congresso e corruptos governamentais federais, estaduais e municipais forem menos gananciosos, aí sim pode-se votar pelo fim do fator previdenciário, caso contrário, o País quebra, porque 10-10=0 e não 10-10=20.

  48. Oswald

    -

    17/11/2009 às 19:30

    Pode ter sido criado no governo FHC, mas não deixa de ser criminoso, além disso o PT adorou, caso contrário fosse tão sensível com o social como pregoam já o teriam derrubado, pois votos no congresso tem.

  49. Esnerto

    -

    17/11/2009 às 19:26

    Podem ficar tranquilos que o fim do fator previdenciário não passa. Se os ladrões do Congresso e corruptos governamentais federais, estaduais e federais forem menos gananciosos, aí sim pode-se votar pelo fim do fator previdenciário, caso contrário, o País quebra, porque 10-10=0 e não 10-10=20.

  50. Oswald

    -

    17/11/2009 às 19:06

    Esse Rubens Araújo deve ser empregado público e deverá ganhar uma aposentadoria plena. Claro que a gente faz contas e pensa com números. Para emprestar ao FMI há dinheiro, para torrar milhões por mes nos cartões corporativos há dinheiro, para gastar mais milhões em propaganda mentirosa, que se fiz isto ou aquilo sem ter sido feito, há dinheiro. Para torrar bilhões em caças franceses que ninguém até agora comprou há dinheiro. Olhem as despessas do Planalto, mais e mais compras de coisas ridículas, para isso há dinheiro. Para inúmeras viagens, gastos em hotéis e restaurantes de luxo há dinheiro. É simplesmente um escândalo o que os donos do governo dito popular torram dinheiro. Sabemos sim falar em números e fazer contas.

  51. carlos miqueletti

    -

    17/11/2009 às 19:01

    FATOR PREVIDENCIARIO FOI CRIADO NO GOVERNO DO SR. FHC E NAO DO LULA

  52. Márcio P

    -

    17/11/2009 às 18:45

    O rombo da previdência é ocasionado por roubo e pelas políticas absurdas que os governos têm adotado ao longo do tempo: aposentadorias para aqueles que nunca contribuiram. Entre estes trabalhadores rurais, servidores públicos, “perseguidos políticos” e outros.

    Houve época que o recolhimento do INSS era feito sôbre até 20 Salários Mínimos, passando depois para até 10 Salários Mínimos. Alguem conhece quem recebe aposentadoria de 20 SM ? E de 10 SM ?

    Portanto a culpa não é dos aposentados que sempre contribuiram. Como pode uma advogada roubar 100 milhões de U$$ e não perceberem ?

    Fazem CPI para tanta coisa. Por que não fazer a CPI da Previdência ?

  53. Dado

    -

    17/11/2009 às 18:43

    O Fator Previdenciário é um verdadeiro estelionato social, porque reduz a aposentadoria de quem sempre contribuiu pelo real valor percebido. Espero que o Congresso Social acabe com este verdadeiro roubo contra o aposentado. A Previdência Social com certeza não quebrará. E só gastar melhor a contribuição social arrecadada. “Nunca antes neste país” ganhou-se tão pouco na aposentadoria.

  54. Alex Oliveira

    -

    17/11/2009 às 18:30

    Que falta de senso coletivo, algumas cabeças aínda estão lá em 1950, com a mentalidade, expectativa de vida da época e mercado de trabalho idem. São de uma irresponsabilidade absurda. O que é bom para os petistas é ruim para o Brasil e vice e versa, assim diz Reinaldo Azevedo.
    O fator previdenciário não reduziu a aposentaria, ela a amoldou a uma nova realidade já praticada principalmente nos países europeus que acordaram a tempo.

  55. Paulo Fernando F. Passos

    -

    17/11/2009 às 18:29

    Sr. José Luiz,
    Sábias palavras. Concordo, na plenitude, pois nem só de privilégios vive o homem, mas, principalmente, do suor do seu rosto, derramado décadas passadas, que encheram os cofres da previdência e agora, no momento de devolver-lhes o que é de direito direito, recebem somente a herança maldita de um país que não respeita os que constribuíram para o desenvolvimento da nação.

    Queridos aposentados, avante, rumo à vitória.

  56. Robert

    -

    17/11/2009 às 18:24

    Pendurar na Previdência quem nunca contribuiu, não quebra o Brasil.

    Pagar pensão ditadura para terroristas, assassinos, ladrões, não quebra o Brasil.

    Gastar R$ 1 bilhão por ano em recarga de celular de parasita social, não quebra o Brasil.

    Pagar aposentadoria de quem pagou religiosamente e o dinheiro foi torrado pelo governo, quebra o Brasil.

  57. Branco

    -

    17/11/2009 às 18:12

    Esse “nosso” governinho é mesmo muito engraçado. Vive cantando de galo que é o melhor em tudo e que o Brasil nunca cresceu tanto e que tem dinheiro até prá emprestar para o FMI, agora, quando se fala na “merdas” das aposentadorias, aí tudo muda e qualquer centavinho a mais quebra nosso país. Afinal, qual é a verdade? Para pagar anistia pra esse montão de vagabundo do PT eles têm dinheiro, para fazer média no mundo empresta para FMI. E as obras do emPACado parece que não vingam, não por causa do TCU nem das licenças ambientais, mas é mesmo por falta de dinheiro. Eles estão enchendo os bolsos e a Petrobrás, ou se preferirem, petobráis, cobra um absuro o preço de nossa gasolina para fazer caixa para as campanhas do PT e enriquecimento ilícito da turma mesmo.
    Chego a ter pena de nós.

  58. José Luiz

    -

    17/11/2009 às 18:03

    Sabe qualé o problema com o Fator Previdenciário? É que a inventiva fórmula matemática elevou a idade para a aposentadoria na proporção do aumento da expectativa de vida dos brasileiros, baseado numa tabela para mede essa expectativa para os QUE NASCEM HOJE, e não para aqueles que nasceram há, no mínimo, 53 anos atrás, como é o meu caso!
    Tô pela hora da morte aos 57, meu prazo de validade venceu há 2 anos e tenho certeza de que não vou durar até os 63, ISSO NEM O IBGE garante.
    Pô, o IBGE não tem como medir a expectativa de vida de cada um que nasceu na década de 50 e que ainda está vivo! Não tem jeito! Se fosse possível, como explicar para aqueles que já morreram?Que eles deram bobeira morrendo antes da hora, já que a expectativa da vida deles era de 75 anos?
    O correto prá mim seria a tabela com a expectativa de vida do ano em que nasci, em 1953. Tenho certeza absoluta que minha expectativa não passaria dos 60 anos. Aí, eu receberia uma aposentadoria completa. E não os 50% que me dão agora.
    Pela enganosa invenção dos planilhistas eu terei que receber menos do que contribuí a vida inteira para não quebrar a previdência?
    Pô, ela já estava quebrada desde o dia que foi inventada.
    Previdência é corrente da felicidade! É estelionato! Toda previdência é sem fundo!
    Mas eu quero a minha parte integral, pelo resto da vida, e não apenas a metade. Não posso ser um velho pela metade. Não posso diminuir minha dignidade pela metade. Não posso comer, beber, e consumir energia elétrica ou gás só pela metade. Não posso reduzir meus netos à metade, nem dar só a metade de um presente! E não adiana vir com passagem de ônibus ou de avião grátis, ou fila exclusiva para idosos, ou preferência nos atendimentos etc. Isso não confere dignidade, apenas previlégios. E eu não quero previlégio, quero a dignidade que economizei botando na previdência o que não pude botar na poupança!

  59. Rubens Araújo

    -

    17/11/2009 às 18:00

    Será que neste país ninguém sabe pensar com números? É evidente que a previdência não sobrevive sem o Fator Previdenciário ou outra forma semelhante de cálculo da aposentadoria

  60. Ângelo

    -

    17/11/2009 às 17:54

    É só parar a roubalheira nos cofres da previdência que o dinheiro aparece.

  61. João Batista

    -

    17/11/2009 às 17:49

    O ministro Manteiga e Solange Paiva Viera, Estão comprometidos até o fim da linha tenuê do inferno das almas podres de Satanaz..

    Pois, todos aposentados ao desencarnar, encontraram com essas duas almas do outro lado da vida, para lhes cobrar o sofrimento por tudo que passaram nessa vida, sem nenhum respeito aos mais velhos.

    Serão tantas almas sofridas, esperando-os para não deixa-los mais em paz por milhares de anos.

    Seus espíritos comprometidos com seu chefe poderoso em promover a dor e sofrimento, irá cobrar juros muito alto por seu trabalho aqui na terra.

    Claro, que ELES, não acreditam em nada disso, não é?

    Mas, a verdade lhes trarás muita dor e sofrimento por um periódo muito longo.

    Neste momento, já sofrem de depressões, insônia, aumento de pressões Artériais, disfunsão Erétil e etc.

    Bandidos é bandidos, moçinho é moçinho

    Beijuda

  62. Marcos Antonio

    -

    17/11/2009 às 17:43

    Pro governo quanto mais cedo morrer os velhinhos melhor. ta pouco ligando para quem nao pode fazer greve. Mas estão substimando a capacidade de votar desses velhinhos. muitos parlamentares estao marcados para nao voltar para camara ou senado.


 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados