Campanha de Marta estranhou metodologia na última pesquisa do Ibope
A campanha de Marta Suplicy estranhou um detalhe na última pesquisa do Ibope. Na amostra, 33% dos entrevistados têm curso superior. Mas dados de 2014 atestam que esse número em São Paulo é de 22,9%. A suspeita é que a diferença beneficiou João Doria, que tem uma penetração maior nessa faixa. Atualização: O Ibope enviou […]
A campanha de Marta Suplicy estranhou um detalhe na última pesquisa do Ibope.
Na amostra, 33% dos entrevistados têm curso superior. Mas dados de 2014 atestam que esse número em São Paulo é de 22,9%.
A suspeita é que a diferença beneficiou João Doria, que tem uma penetração maior nessa faixa.
Atualização: O Ibope enviou uma carta em que informa seguir outros indicadores além do IBGE. Veja abaixo a íntegra da nota.
1 – A amostra do IBOPE Inteligência não leva em conta apenas uma fonte de informação, como o número do Censo 2010, citado na nota, pois este dado é desatualizado;
2 – O IBOPE Inteligência atualiza os dados do Censo com os números do PNAD 2014 (também do IBGE) e com os números do TSE 2016;
3 – Esses ajustes nos dados são feitos em todas as cidades onde são realizadas pesquisas eleitorais não apenas em São Paulo;
4 – No relatório das pesquisas, publicado no nosso portal, essa explicação fica clara quando citamos as fontes para elaboração das amostras: “FONTES DE DADOS PARA ELABORAÇÃO DA AMOSTRA: Censo 2010, PNAD 2014 e TSE 2016”.