Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Radar Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Robson Bonin
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Campanha de Marta estranhou metodologia na última pesquisa do Ibope

A campanha de Marta Suplicy estranhou um detalhe na última pesquisa do Ibope. Na amostra, 33% dos entrevistados têm curso superior. Mas dados de 2014 atestam que esse número em São Paulo é de 22,9%. A suspeita é que a diferença beneficiou João Doria, que tem uma penetração maior nessa faixa. Atualização: O Ibope enviou […]

Por Da Redação Atualizado em 30 jul 2020, 22h00 - Publicado em 27 ago 2016, 15h57
Margem de erro De pé, senadora Marta Suplicy (PT-SP).  Foto: Waldemir Barreto /Agência Senado

Margem de erro

A campanha de Marta Suplicy estranhou um detalhe na última pesquisa do Ibope.

Na amostra, 33% dos entrevistados têm curso superior. Mas dados de 2014 atestam que esse número em São Paulo é de 22,9%.

A suspeita é que a diferença beneficiou João Doria, que tem uma penetração maior nessa faixa.

Atualização: O Ibope enviou uma carta em que informa seguir outros indicadores além do IBGE.  Veja abaixo a íntegra da nota.

Continua após a publicidade

1 – A amostra do IBOPE Inteligência não leva em conta apenas uma fonte de informação, como o número do Censo 2010, citado na nota, pois este dado é desatualizado;

2 – O IBOPE Inteligência atualiza os dados do Censo com os números do PNAD 2014 (também do IBGE) e com os números do TSE 2016;

3 – Esses ajustes nos dados são feitos em todas as cidades onde são realizadas pesquisas eleitorais não apenas em São Paulo;

4 – No relatório das pesquisas, publicado no nosso portal, essa explicação fica clara quando citamos as fontes para elaboração das amostras: “FONTES DE DADOS PARA ELABORAÇÃO DA AMOSTRA: Censo 2010, PNAD 2014 e TSE 2016”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.