Mauricio Lima Radar on-line

Radar on-line

Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Severino Motta e Pedro de Carvalho

sobre

O Radar publica informações exclusivas e bastidores de tudo o que for relevante. Da política à economia; do esporte à área cultural; do mundo dos negócios à segurança pública – tudo cabe neste espaço, desde que seja uma informação confiável e inédita.

Suecos insatisfeitos

Por: João Campos

gripen

Compra de 36 Gripen NG pode não sair

Uma missão sueca desembarcou hoje em Brasília para reuniões no Ministério da Fazenda e no Itamaraty para a última tentativa de fazer o governo brasileiro honrar o que foi acordado sobre as taxas de juros da compra de 36 caças Gripen NG.

Joaquim Levy vem tentando renegociar a compra alegando dificuldades econômicas por parte do governo brasileiro.

Os suecos estão à beira de desistir do negócio de 5,4 bilhões de dólares.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Adriano T Guimarães

    O Brasil está numa encruzilhada e em Xeque devido a Guerrilheira que quer nos levarmos ao Comunismo, só resta o Povo e os Militares eis a questão.
    Povo esse que ao Prestar o Serviço Militar, jurou defender a Democracia em Juramento a Bandeira….os Universitários, Estudantes de Cursos Técnicos idem….se passou a ser comunista você quebrou seu juramento, está no PT…deve ser exilado….o Povo não foi consultado se quer o Comunismo…os Militares idem….a Força Nacional também jurou Bandeira, todos da Polícia Militar…vão trair a Pátria, poderão ir Presos e expulsos…Pensar Professores(as)

  2. Jose Oliveira FIlho

    Tanta gente acreditando nesta notícia e metendo o “pau” no governo. O que vão dizer agora que engoliram mais essa tolice ?! Até quando vão viver de desinformação ?
    Gabriel Moreno foi o único que demonstrou lucidez e conhecimento do assunto enquanto os outros se prestaram exatamente ao que esperam dos leitores desta revista “papagaios”…só repetem sem raciocinar sobre nada.
    Parabéns por, mais uma vez, se deixarem enganar. É exatamente disso que o país não precisa. Criticam, julgam, tudo baseados em notícias que não tem um fundo de verdade.

  3. Paulo Sérgio Rodrigues da Silva

    Recaímos na incompetência e descrédito de representantes medíocres, incapazes de honrar acordos de desenvolvimento tecnológico e econômico. Destruindo tudo o que foi feito e contribuido pelos cidadãos brasileiros a duras penas. Vergonhosa condição em que o país se encontra. Má representaçao e desempenho pífio.

  4. Alexandre

    Nesse país não falta dinheiro pra nada. Prova disso é o que já se descobriu na lavajato. Imaginem se continuar. A Itália numa operação semelhante prendeu 13000 pessoas entre políticos e empresários. O que precisa e povo votar direito. Da até pra pensar que estão esperando propina que ainda não tenha vindo dos suecos. Melhor fechar pois eh um ótimo avião e depois pede pro Sergio Moro da uma olhada no negócio…

  5. Gabriel Moreno

    Qual é o propósito da desinformação senhor Jardim? Por que pulverizar os últimos resquícios de credibilidade dessa revista? Olhei a manchete e não acreditei no que estava lendo, que absurdo! de onde tirou uma informação maluca dessa? Você não tem pudor algum? Espero que os papagaios se informem antes de propagar essa falácia.

  6. sebastiao carlos monteiro

    infelizmente é dai pra pior, o Brasil caiu no descredito.
    Dinheiro para investimentos na Educação, Saúde, Segurança publica não tem, mas para propinas e mais propinas ai não falta, é uma vergonha.

  7. Wagner Cunha

    O governo não quer armar o Brasil em razão de uma iminente intervenção militar constitucional prevista no artigo 142 da CF!

  8. Diegho

    kakakaka Tão tentando fazer um chuncho com os aviões e não acham jeito!
    Esse Brasil véio virou piada!

    É triste!
    Não tem dinheiro pra compra de avião!
    Brasil tá quebrado!

  9. Arthur

    Impressionante a incompetência e a incapacidade deste governo. Além da safadeza e imoralidade latentes.
    Uma demonstração da falta de caráter do governo petista aos suecos. Não somos capazes de comprar meia de dúzia de caças, imagina uma defesa que preste …..

  10. Wanderleia

    Melhor notícia não poderia ver !

    É melhor para o país que os suecos desistam mesmo do negócio . O Brasil com o problema econômico em que se encontra , seria melhor , assim teria mais dinheiro para educação e saúde que está um caos . As universidades federais do país estão em greve por falta de reajuste dos professores , um verdadeiro descaso na educação .

  11. Guglielmo Ietto

    Pra que o Brasil precisa de Gripen, gasta o dinheiro público para ostentação de militares quando a segurança, a saúde e educação vai muito mal, tenham a paciência, o país numa merda financeira que da gosto, precisando economizar, vai gastar não sei quantos bilhões para para trinta aviõezinhos para fazer uma operação um vez ou outra, amadureça Presidente, gaste com o que indispensável para população isto sim não é comprar aviõezinhos.

  12. Eduardo Lima

    Esse Carlos aí abaixo está mais desligado do que tudo. Putin não está nem aí para a política brasileira. Não há nenhum indício de que os russos estejam protegendo governos esquerdistas, tanto mais que a Rússia atualmente se tornou um dos países mais conservadores do mundo. Quanto aos Gripen, eu lamento mesmo, e é simplesmente vergonhoso para todos os brasileiros que isso esteja acontecendo.

  13. JORGE SANTOS

    CADÊ OS AMX? ATÉ OS GRINGOS QUERIAM POR SER POLIVALENTE.TEMOS CONDIÇÕES DE FABRICAR OS NOSSOS AVIÕES.

  14. Carlos

    A Rússia quem está dando as cartas no governo do PT . Acabaram com o contrato do foguetes para Base Alcântara de mais de 10anos com Ucrânia agora vao desistir do contrato dos caças com os Suecos sem contar com instalação da petrolífera russa na Amazônia … Deve ser umas das garantias que Putin pediu para garantir a segurança do PT em caso de uma intervenção Militar no Brasil

  15. Edgar Mendy de Baeremaecker

    Fiquem tranquilos, esse dinheiro será melhor empregado pelo José Dirceu. Ele já pintou com tinta guache o 14BIS de Santos Dumont, e está pronto para ser vendido ao governo pela bagatela desses U$S 5,4 bilhões. finalmente teremos um caça brasileiro para tempos de paz!

  16. wilson emilio da silva

    O melhor é investir na EMBRAER, e o resultado virá!

  17. Eduardo Meirelles

    Compra os Mig-15 de Cuba agora…

  18. Yacov

    esse “desgoverno” só nos oferece a vergonha de sermos brasileiros !

  19. Marcelievsky

    Que beleza, teremos F-5 e Mirage 2000 (aeronaves muito atrasadas para nossa era atual) por mais “n” anos. A bronca do PT é com as FA’s

  20. Carlos Marques

    Luiz, pelo jeito voce odeia os yanques…Confesse…Entao evite ser fotografado entrando no Mac Donald, que nem seus amigos “Sem-Terra”…Nem beba Coca Cola, so Toby….

  21. Carlos Marques

    O Luiz, a Boeing nao depende do Brasil. Veja os numeros. Dezenas de paises compraram os F 18. A linha F 14, F 15 e F16 ja foi testada em combate ao longo de decadas. A Forca Aerea Israelense, sabidamente a melhor do mundo (e so ver os numeros de vootorias em combates aereos) testou e re-testou estes aparelhos. O F 15 ainda e o equipamento de supremaxia aerea da atualidade. So os idiotas (desculpem, muitos sao meus amigos do coracao…) da FAB “cismaram”, com os Saab Grippen. ..Mais uma jabuticaba…Que fazer…Resta cantar que nem um imbecil: “Eu sou brasileiro ..Com muito orgulho …E muito amor…” E torcer para não entrarmos nunca em combate…E nem joguemos futebol com a Alrmanha sem o Neymar. ..

  22. Ronaldo

    Esse governo canalha esta jogando o nome da nossa nação na lama.
    VERGONHA.

  23. CHALME

    O Governo do PT quer renegociar talvez porque nesse Negocio Não conseguiram ROUBAR o deles, nem Subornar os Suecos, a DILMA, LULA & Cia querem o deles, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  24. Alex Silver

    Melhor investir 20 bilhões na EMBRAER e fabricar os caças no Brasil.

  25. Davi Silva

    Dilma parece ter uma bronca muito séria com a FAB, que já pode esquecer esses caças. Os russos (ou talvez os chineses) já devem estar com uma proposta pronta. Alguém vai devolver o adiantamento do pixuleco?

  26. Jose

    Isto de desfazer o negócio é para Inglês ver. Eles querem é fechar logo o negócio e ficam se pegando numa taxa juros, que logo será suprimida se fecharem o acordo. Convenhamos depois da queda deste caças na Europa eles querem mais é fechar o negócio. Eu prefiro o F18 mas sem repasse da tecnologia é melhor esquecer. Tem o Sukhoi mas é blasfemia comprar arma Russa; mas se não repassar tecnologia fica no mesmo empasse.

  27. MauricioPF

    Que jato, qual nada; do jeito que o Brasil tá, só mesmo à base de borduna.

  28. Amauri josé Navas

    Acho que esse acordo não foi bom para ambas as partes.
    O Brasil deveria negociar aeronaves usadas com os EUA e assim ter o que precisa a um custo menor!
    Vamos deixar a megalomania de grandeza para o Sr.LULA!

  29. Paulo Ferreira

    Enquanto essa corja de bandidos que infestam as nossas intituições não forem enforcados em praça pública, nossas Forças Armadas vai continuar na miséria.

  30. Luiz

    Amigos, sorriam!! Se tal informação realmente se concretizar, será uma excelente oportunidade do Brasil adquirir os caças F-18 americanos! Assim, a Boeing estará salva da ameaça de se ver fora do mercado de caças nos próximos 3 anos!! Deixemos os caças Suecos para os Suecos. Que venham os caças F-18. Que venham os Americanos. Para a alegria da Veja e da nossa Nação!

  31. JOE BASH

    é que os suecos não contrataram os companheiros Palossssi, Lula e Zé Dirceu como consultores. Isso facilitaria a conclusao do negocio……

  32. Fabio

    Tirar os Xavantes do museu :)

  33. Franz

    Considerando que o Brasil tem munição para UMA HORA de guerra, não será surpresa se mais esse burro der n’agua

  34. Joelmo Lima

    Só uma saida para os policos e a politica do Brasil.

    M o r t e a todos eles.

  35. Mirtes

    O PT queria mesmo era fazer negócio com a França, pois ali tinha “comi$$ão” das boas, coisinha de bilhões. A FAB que segurou o quanto pode para não deixar. Escolheram os suecos por questões técnicas de transferência de tecnologia. Agora, parece que nem os suecos querem mais, estão fazendo tempestade em copo d’água por causa de uma merreca de desconto pedido nos juros para melar o negócio. Aí tem coisa a mais que não sabemos. Para mim tudo indica que os suecos já perceberam que com esse desgoverno em pré impeachment não se assina nada, não se acorda nada, apenas se espera cair de podre para assinar com um novo governo.

  36. marcao do posto

    Se os suecos estão insatisfeito e porque nós vamos ficar satisfeito.

  37. Carlos Marques

    O leitor Luiz Carlos Garcia está certissimo.Esta na hora da Veja aprofundar este assunto pra valer. Descubram fatos novos e sapequem uma reportagem de capa.A famosa novela da compra dos caças… Isto nao é questão para correr na surdina! Basta ver o numero de posts nesta discussão aqui! Veja, faz favor!!

  38. Alexandre Fontoura

    Mario Mendes, não falta dinheiro para a compra de caças, que virá de um financiamento internacional por bancos suecos, para pagamento em 15 anos. A valor inicial é que que vem do Tesouro e equivale a algumas centenas de milhões de dólares. A primeira parcela do financiamento só será paga pelo Brasil oito anos após a assinatura do contrato. Ou sejam se Deus (se ainda for brasileiro) permitir, nem será um governo do PT que pagará a primeira parcela do financiamento. Então, não confunda hospital com caças. Ambos são necessários. Garanto a você que se os caças não saírem, nenhum hospital a mais será construído. E só os 88 bilhões desviados ou perdidos com os desmandos na Pterobrás, daria para comprar 240 caças Gripen NG!

  39. Alexandre Fontoura

    Se não concordavam com os termos do contrato de financiamento, porque o governo não se manifestou antes? Porque esperar o financiamento ser aprovado pelo Parlamento Sueco, para fazer o Brasil passar por um país-moleque novamente? Governo incompetente!

  40. marcus

    Agora quem sabe, pode aparecer alguns SU35 BM na área. Bimotor e muito mais capazes.

  41. Observadordepirata

    De que adianta jatos como esses, se não vai ter combustível para abastecer?

  42. Observadordepirata

    Quer fazer negócio com o Brasil e achar que vai dar certo? Quanta inocência meu Deus. Esse povo engana até o diabo.

  43. gerson rondon

    Venderam, ao mundo, ilusões que o Brasil estava livre da crise, chamada por Lula marolinha, agora a máscara PETISTA caiu. Aí é mais fácil meter a mão no bolso dos abestados – com perdão da expressão – dos trabalhadores que ao fim, são os que pagam a salgada conta, que cortar as mordomias dessa trupe..

  44. paco

    caro LAURO DEVOLVAM O PORTA AVIOES SAO PAULO PARA A FRANÇA ,ESTE BRINDE SAI CARO PARA O BRASIL ………BRASILEIROS JA MORRERAM NESTA SUCATA CARA PARA OS COFRES PUBLICOS …..PRESENTE DE GREGO

  45. Ferreira Pena

    Seria bem melhor para a nossa combalida economia que os suecos desistissem mesmo desse negócio.

  46. Leo Kuschnaroff

    Mais uma atitude de governo irresponsavel e de ma gestão , atitudes assim nos envergonham perante o mundo

  47. ricardo

    Esses caras que querem vender os caças para o Brasil são um bando de vagabundos que tentam dar um golpe com venda superfaturada a um país que está passando o chapéu nas esquinas. Todo castigo é pouco! A podridão do governo brasileiro dá sinais ao mercado há anos e os primeiros a serem informados são os governos que investem na fabricação de armas de guerra. Todo castigo é pouco!

  48. Marco

    É… O brasil vai mal mesmo! Único pais no mundo que não liga para sua defesa “EXTERNA”. Enquanto Venezuela,Chile e Peru se tornam cada dia mais forte o Brasil vai ficando dia a dia mais vulnerável. Hoje Venezuela e Brasil são nações amigas mais isso pode mudar repentinamente! Basta a queda dos chavistas do poder e a tomada da presidência pela oposição e a coisa já muda! Caso houvesse o “impeachment” da Dilma, estaríamos ainda mais em risco de segurança! Eu como Brasileiro sou pelo Brasil, seja PT ou PSDB no poder não quero uma invasão de meu país por nenhuma força estrangeira.

  49. Gerson

    Eu nunca acreditei que esse negócio ia sair levando a VAGABUNDA INCOMPETENTE que está a frente desse país, TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO!!

  50. Luiz Carlos Garcia

    Cadê a matéria?? Cadê os dados, Os detalhes, Declarações, Argumentos de parte a parte?? Cadê o jornalismo??? Vocês estão dando credito a seis linhas vazias.