Mauricio Lima Radar on-line

Radar on-line

Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Severino Motta, Ernesto Neves e Pedro de Carvalho

sobre

O Radar publica informações exclusivas e bastidores de tudo o que for relevante. Da política à economia; do esporte à área cultural; do mundo dos negócios à segurança pública – tudo cabe neste espaço, desde que seja uma informação confiável e inédita.

DNA revelador

Por: Lauro Jardim

20110624-225749.jpg

Dois exames de DNA, o último deles feito no início do ano, deram um desfecho surpreendente a uma história envolta em muita discrição há duas décadas: Tomás, de 19 anos, o rapaz que FHC reconheceu oficialmente como filho em 2009 em um cartório espanhol, não é filho do ex-presidente.

Embora só tenha perfilhado Tomás há dois anos, FHC sempre ajudou a jornalista Miriam Dutra, sua mãe, a sustentá-lo. Como morava entre Portugal e Espanha, para onde Miriam foi enviada pela Globo pouco antes do seu nascimento, Tomás tinha contato com FHC quando o ex-presidente viajava para a Europa.

A situação, porém, sempre foi envolta em total reserva, quebrada somente com a publicação pela jornalista Mônica Bergamo de uma reportagem sobre o reconhecimento de Tomás na Folha de S. Paulo, em 2009.

Leia mais detalhes no Radar da edição de VEJA que chega hoje às bancas.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. […] usar em sua defesa que nem sempre os filhos que ele acha serem dele o são de fato, como provou o exame de DNA! FHC não é só pai de Gilmar Mendes no STF, mas também da aliança com o PFL/DEMo de […]

  2. agokogd

    com o dinheiro que ele ganhou compra qualquer laboratorio de DNA sahuasuasu isso só foi p a imprensa, e ainda ele se encontra com o menino e deixou o seu sobre nome aaa me polpe ser enganado todos esses anos e ainda fazer isso tah bom e a cigana na onde fica?

  3. cjarq

    Incrível como um homem tão inteligente, vivido e que já passou por tantos percalços se deixe enganar e ser manipulado por uma “barriga profissional”! Esse golpe é tão velho………Essa criatura prejudicou muito o filho tambem….. imagina descobrir que tudo é mentira, e que a própria mãe fez isso!O rapaz deve estar bem constrangido……..Criatura lamentável!Tem gente que em ao mundo só para atrapalhar a vida alheia….. se for de presidente então, rende mais!

  4. Katia

    Honestamente, tudo isso é muito deprimente! O povo está tão desnorteado e sem valores que defende um homem dividir o patrimônio dos próprios filhos com o filho de uma vigarista que aplicou um golpe em cima de um canalha adúltero!

    Será que ninguém tem um pingo de simpatia pelas verdadeiras vítimas dessa história, que são a ex-esposa de FHC, já falecida (provavelmente de desgosto) e seus filhos biológicos?

    Tenham a santa paciência… Dizer que um homem que jogou a própria dignidade na lata do lixo há muito tempo como esse é um exemplo de “honra” é conspirar pela inversão de valores completas!

    Depois reclamam de petistas… Sempre fui anti-petista, mas ultimamente percebo que mais tem contribuído para a completa inversão de valores são esses tucanos, que me enganaram por muito tempo!

    Não tenho compromisso com o erro. Votei nesses pilantras, mas hoje me arrependo.

    Não gosto de petistas, mas cega não sou, pra negar a verdade escancarada na cara de todos desse jeito. Esse FHC só tem atrapalhado!

    Se existirem de fato tucanos decentes, estes deveriam se afastar desse senhor, pois esse queima-filme, que só fala besteira quando abre a boca e cuja biografia pessoal, como se vê, é mais suja que pau de galinheiro, só está conseguindo aproximar todas as pessoas minimamente decentes deste país dos petistas.

  5. Katia

    “A petralhada é recalcada mesmo né?Não se conformam com a dignidade de um VERDADEIRO ESTADISTA !
    FHC além de ter sido o melhor presidente deste país, ainda tem um coração enorme!!”

    Mas como tem gente tola neste mundo, meu Deus…

    O homem assumiu um filho que não era seu porque era um canalha de rabo preso!

    E agora dá uma de “magnânimo”, assumindo como seu um filho que não é seu e dividindo, com isso, o patrimônio de seus filhos com o filho de uma amante, com o que sua ex-esposa certamente não concordaria, uma vez que construíram esse patrimÔnio juntos, porque simplesmente agora não tem como voltar atrás depois de todo esse vexame!

    Esse senhor, se tivesse um pingo de vergonha, vestiria o pijama e sumiria do mapa. Era o mínimo que qualquer pessoa com algum senso de decência faria.

    Mas, como não passa de um pilantra sem nenhuma vergonha na cara, ainda fica dando uma de velho “liberal”, dando entrevistas irresponsáveis, que prejudicam a política internacional de prevenção às drogas, como bem observa Bo Mathiasen, da ONU (http://www.alemdanoticia.com.br/ultimas_noticias.php?codnoticia=3653).

  6. Fabricio

    FHC: grandessíssima DECEPÇÃO!

  7. Enio

    CARLOS! NADA DE PEDIR DESCULPAS PELAS BOBAGENS QUE ESCREVESTE NO DIA 27/06?
    UM CONSELHO: NÃO JULGUE OS OUTROS ANTES DE CONHECÊ-LAS.
    DIZ UM DITADO:” QUEM PENSA ASSIM AGE ASSIM E É ASSIM”.
    NÃO POSSA ACREDITAR QUE SEJAS UM DESSES!

  8. karlson rocha silveira

    Ele caiu no conto-do-Vigário e agora não têm mais jeito.

  9. carlos

    Enio
    27/06/2011 às 20:22

    Fico feliz em saber que vc é honesto. Mais indignado e triste, que com 34 anos de funcionalismo público, ainda não percebeu que aqueles que entram para o serviço público pela porta dos fundos, apadrinhados por polítidos, superam em cargos e salários aqueles que fizeram concurso.

    Independente do partido que está na moda, afirmo que:
    NÃO ACEITO INTERFERÊNCIA E INDICAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS POR POLÍTICOS PARA CARGOS PÚBLIOS.
    NÃO ACEITO QUE OS INDICADOS RECEBAM SALÁRIOS E PRIVILÉGIOS, ENQUANTO OS FUNCIONÁRIOS DE CARREIRA FICAM COM O TRABALHO.

    Portanto, o dia que essa vergonha acabar, o funcionáros honestos e trabalhadores serão reconhecidos com salários dignos e uma carreira que reconheça o mérito de cada um.

    Quanto ao governo da Yeda Cruz ter arrochado o salário dos FP do RS, concordo com vc. É uma vergonha! Está senhora junto com outras senhoras e senhores que governam o Brasil da corrupção(ler os jornais de hoje) deveriam estar alojado junto com fernandinho beira-mar na cadeia.

  10. Enio

    Ps: O j. Prudente e o Enio, todos nós sabemos, estão na folha de pagamento do governo(PT). Estão lá não para trabalhar. O trabalho mesmo fica por conta dos “””funcionários públicos de carreira””””, honestos e indignados, é assim que escreve j. prudente, por ter que carrega-los nas costas enquantos os dois ficam puxando o saco do chefe.

    “””funcionários públicos de carreira””””
    MAIOR ELOGIO NÃO PODERIAM ME DAR. SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO A MAIS DE 34 ANOS(PODERIA ESTAR APOSENTADO) MAS CONTINUO NA ATIVA POR GOSTAR DO MEU TRABALHO. MUITO OBRIGADO POR RECONHECER QUE SOU HONESTO.
    INDIGNADO ESTOU COM O GOVERNO ANTERIOR NO RS QUE NOS IMPÔS O MAIOR ARROCHO SALARIAL NESTES 34 ANOS QUE ESTOU NA FUNÇÃO PÚBLICA.

  11. Enio

    Carlos

    27/06/2011 às 16:58

    Onde se lê rizadas é risada. Se não vão pensar que sou idiota igual ao enio.
    TENHO PENA DAQUELES QUE SÃO PIORES DO QUE OS IDIOTAS, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE FAZEM DE CONTA QUE SÃO INTELIGENTES.

  12. armindo

    Parabéns pelo seu posicionamento democrático em sua coluna, já que publica as opiniões contrárias.

  13. Carlos

    joil prudente
    26/06/2011 às 19:24
    “Maia cedo ou mais tarde os farsantes sempre caem.” É ISSO MESMO !
    Agora leiam o passa fora que o joil prudente, amigo do enio, levou no blog do AN.

    Tanscrevo:

    joil prudente
    26/06/2011 às 19:32
    O Augusto tá indiganado …

    AN respondeu :
    Com gente que escreve “indiganado” não fico indignado. Tenho até uma certa admiração por quem cria palavras: “indiganado”, por exemplo, quer dizer “indignado por ter sido enganado”.
    Agora cai fora, imbecil. Procure algum blogueiro estatizado ou leva uma piaba no pé da orelha pra deixar de ser cretino.

    Ps: O j. Prudente e o Enio, todos nós sabemos, estão na folha de pagamento do governo(PT). Estão lá não para trabalhar. O trabalho mesmo fica por conta dos funcionários públicos de carreira, honestos e indignados, é assim que escreve j. prudente, por ter que carrega-los nas costas enquantos os dois ficam puxando o saco do chefe.

  14. Carlos

    Onde se lê rizadas é risada. Se não vão pensar que sou idiota igual ao enio.

  15. Carlos

    Enio
    26/06/2011 às 18:40
    Comentário idiota como:
    – Poxa, se ele reconheceu é pq ele teve um caso fora do casamento.
    – Penso que dona Ruth Cardoso, onde estiver, deve estar se desmanchando de rir…
    INCLUSIVE O SEU ENIO => “QUEM PODIA IMAGINAR O FHC “PULADNDO A CERCA”. ONDE TEM FUMAÇA TEM FOGO.”.
    Se vc continuar escrevendo besteira e idiotices vai perder o emprego de “Bloqueiro progressista do governo” e eu vou deixar de dar muitas rizadas de voce, principalmente no blog do AN quando ele diz que vc tem miolo mole e te enxota com um PNB.

  16. jj

    Privatizações? Pergunte p/ o povo se é bom ou ruím, aliás, a resposta esta nas urnas, o povo é simples mas não é idióta.

  17. Juarez

    FHC assumiu a paternidade do plano real que todos sabem ser de Itamar e a de TOMÁS que na verdade só Miriam sabia que era filho do RICARDO. Ainda tem otários dizendo que o LULA que é pinguço.

  18. A petralhada é recalcada mesmo né?Não se conformam com a dignidade de um VERDADEIRO ESTADISTA !
    FHC além de ter sido o melhor presidente deste país, ainda tem um coração enorme!!

  19. Mateus

    “2º As privatizações, acabou c/ o pais.”

    Esse aí não sabe o que fala.
    Seu governinho atual tá tendo que privatizar tudo pra não atolar na lama. Aeroportos por exemplo. É extremamente besta acreditar que toda privatização é ruim, não sei o que o povo pensa, pensa que o dinheiro tá indo para a mão dos estrangeiros. Se for assim, melhor para os estrangeiros do que esse canalhas dos nossos políticos! Vale do rio doce não rendia nada. O único exemplo decente que sobra é a petrobras, onde (suspeita-se) rola muita corrupção e gente mamando recursos. Aliás, varias estradas estão sendo privatizadas porque o governo não dá conta de cuidar delas. E aí ?!

  20. jj

    Fhc fez dois programas.
    1º C/ a Mirian Dutra, deu em nada.
    2º As privatizações, acabou c/ o pais.

  21. Rone

    Confesso que não gosto
    da politica de FHC!
    Mas:
    “FHC tem o seu lado bom
    como ser humanao”!
    Tem muito “sujeito” por ai
    famoso rico e mesquinho!
    Que mesmo o filho sendo seu
    não reconheceu em vida!(Pele)
    FHC continue dando mostra de
    sua grandeza como ser humano!
    Deveria ter feito
    o teste de DNA no começo
    da noticias
    ou nunca ter feito!
    Evitaria sofrimentos!
    A reporter deve saber?( que importa agora)
    O que não fazem por uma reportagem!

    Triste para os dois!
    Não é meu pai!
    Não é meu filho!
    Triste….

  22. Wilsoleaks Alves

    É… Pelo visto, novamente, FHC não fez o sucessor.

  23. rhay

    um grande estadista e de uma nobreza impar.

  24. patricia m.

    Nao entendi porque nao fizeram esse exame de DNA ha 19 anos atras… Nao precisava pagar esse mico, ne?

  25. Rodolfo

    Lauro,
    Eu não sei o que essa RAÇA INFERIOR, os PETRALHAS, fazem aqui no seu blog!
    Está cheio de blog de HOMOSSEXUAIS, de TRAVESTIS, de PROGRESSISTAS espalhados pela internet, inclusive com patrocínio da PETROBRAS, CEF, BB, etc……
    Mas os RATOS do ESGOTO não largam o pé daqui e do blog do RA, apesar de eu achar que, pela BAIXA CAPACIDADE MENTAL e INTELECTUAL desses SERES INFERIORES(os PETRALHAS, é óbvio!), eles não devem entender muito o que vocês escrevem aqui.

  26. Rodolfo

    Enio

    25/06/2011 às 15:17

    Rodolfo

    25/06/2011 às 13:44

    Aprendam com a FINEZA, a HONESTIDADE e a EDUCAÇÃOo FHC, petralhada CANALHA, ORDINÁRIA e VAGABUNDA!

    RODOLFO: ACHAS QUE TODAS AS PESSOAS SÃO PARECIDAS COM VOCE?
    ======================================================================
    Enio,
    Não, não são mesmo!
    O que vem do LIXO, no caso VOCÊ, não me atinge nem um pouco! Só me distrai e faz rir!
    LOOSER!

  27. joil prudente

    Maia cedo ou mais tarde os farsantes sempre caem.
    Agora falta desmascarar a farsa do plano real que FHC diz ser dele e todo mundo sabe(menos a imprensa) que é do Itamar.

  28. Enio

    Carlos
    26/06/2011 às 10:22
    Resumo dos comentários mais idiotas:
    PS :O fato é que fazem a gente rir com tamanha idiotice.Sabemos quem é o chefe deles!!!
    “IDIOTICE? NEM TODOS SÃO IGUAIS OU PARECIDOS COM VOCE!

  29. Carlos

    Para Lula o pai do Bolsa Familia
    26/06/2011 às 13:34 – Eu não sugiro nada! Leia com atenção meu comentário( às 10:22hs), principalmente o título,(Resumo dos comentários mais idiotas). Agora entendeu !!

  30. Carlos

    Para mosciaro 26/11 às 10:22hs.

    Olha cara, provavelmente vc não leu todo comentário feito por mim às 10:22 hs. Se ler acredito que vai entender que fiz um resumo dos comentários anteriores ao meu. A quantidade de besteira e tentativa de denegrir a imagem de FCH, no caso do filho, despertou em mim repúdio por pessoas que não tem sensibilidade nem caráter para entender o bom exemplo que ele deu. PS: Leia com atenção.

  31. Cesar Azeredo

    Pessoal, acho ofensivo voces levantarem questões relativas a moral e ética, só para que os petistas fiquem confusos e falem bobagens, porque não conhecem o conceito e não conseguem liga-los a fatos e as pessoas do partido.
    Acho que não é assim, ridicularizando petistas que as coisas se resolvem.

  32. Roberto

    O FHC se comportou com uma nobreza, estirpe digna de um Lorde. Pena que o Lula perdeu uma boa oportunidade de aprender com FHC. Numa oposição cega menospresa a cultura e o conhecimento de FHC,por razões politica, mas é de suma importância que se respeitem como ex-Presidentes do Brasil,um grande exemplo que dá os EUA, com seus ex-Presidentes.

  33. Azevedo

    Um brasileiro honrado , descente, de comportamento integro, esse é Fernando Henrique Cardoso, o maior presidente da historia recente do pais, e que muito poderá fezer pelo brasil, parabens FHC.

  34. mosciaro

    Para o Carlos 26.11. as 10:22 hs
    Olha cara eu acho que o FHC foi de uma generosidade impar. Você já parou para pensar que a pessoa ajudada por FHC poderia ser a matriarca do seu nucleo familiar e você ser o “Tomás” desta história, e só ficasse sabendo agora; sei que ninguém tem nada a ver com isso e tão pouco fazer juizo de valores.
    PS: agora se hipoteticamente a possibilidade é viavel, o problema é seu.

  35. alexandre MINAS GERAIS

    Sou FHC futebol clube. Se é fato que é mão fechada, o carro presenteado foi um Uno Mille??

  36. Lula o pai do Bolsa Familia

    A tal prosperidade econômica do governo Lula foi um fator condicionado a estabilidade monetária do Plano Real, do PROER, da Responsabilidade Fiscal…tudo devidamente votado contra pelo PT.

  37. Lula o pai do Bolsa Familia

    o Carlos sugere fazer DNA do Plano Real: que tal ver o DNA do Bolsa Familia (LEI No 10.836, DE 9 DE JANEIRO DE 2004.)…lá tem os verdadeiros pais deste programa que tanto o Lula satanizava: VEJA AQUI O DNA DO BOLSA FAMILIA: Parágrafo único. O Programa de que trata o caput tem por finalidade a unificação dos procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda do Governo Federal, especialmente as do Programa Nacional de Renda Mínima vinculado à Educação – Bolsa Escola, instituído pela Lei nº 10.219, de 11 de abril de 2001, do Programa Nacional de Acesso à Alimentação – PNAA, criado pela Lei n o 10.689, de 13 de junho de 2003, do Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à Saúde – Bolsa Alimentação, instituído pela Medida Provisória n o 2.206-1, de 6 de setembro de 2001, do Programa Auxílio-Gás, instituído pelo Decreto nº 4.102, de 24 de janeiro de 2002, e do Cadastramento Único do Governo Federal, instituído pelo Decreto nº 3.877, de 24 de julho de 2001.

  38. PRIVATARIA PETISTA ou PT das PRIVATIZAÇÕES ?

    … Porque VEJA não trouxe o depoimento da Jornalista Miriam Dutra (até parece a Miriam CORDEIRO)????????

  39. Marcos Costa

    Olha ai posição de estadista, de homem sério. No mesmo dia que a VEJA publica a noticia do Lula vendendo PALESTRA E BENEFICIOS FISCAIS a r$ 200.000,00. Eita Lula, o inferno te espera!!!

  40. Manoel

    Pô, até a falecida Ruth perdou o homem, então por que os outros precisam falar mal dele?
    Pior é o Lula, cuja ex-namorada Mirian Cordeiro até hoje fala mal dele sobre o aborto que ele pediu da filha bastarda Lurian.
    Sem falar no falecido José Alencar que não quis reconhecer a sua filha bastarda…

  41. rogerio santiago sola

    normal isso foi coisa que puseram na cabeça dele

  42. geremias

    Prezado Lauro, o povo não deixa passar nada né mesmo! minha opinião é que se o DNA deu negativo isso dizendo que o rapaz Tomáz de 19 anos não é filho de FHC, não tem problema ele ajudar a mãe e Tomáz será um prazer com certeza para o Fernado Henrique, é como falo o povo tem que se preocupar o que andam fazendo nas escuras os PeTralhas temos que vijiar a todo custo se não o nosso Brasil termina de afunda antes do esperado, vamos gente se cuidem olho bem arregalados os aloprados estão fazendo o que não devem. Abraços do Geremias…

  43. Carlos

    Resumo dos comentários mais idiotas:

    – Parece Novela do SBT. É filho. Não é Filho. É Filho. Mão é Filho.
    – Putz… Que é que gente tem a ver com essa notícia cara! Que impacto em minha vida! Uau! Meu Deus! Uma revista como a VEJA, perdendo tempo com a vida de um homem como FHC?!.
    – A Dona Ruth Cardoso é que ia gostar de saber disso.
    – Isso é patético. Um homem inteligente como ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se deixar enganar. Mas é assim mesmo, não há sabedoria pra tudo.
    – Ninguem comenta nada da mae que enganou o FHC esse tempo todo….
    – E pensar que achávamos que ele estava equivocado apenas em sua política.
    – Deviam ter aproveitado e feito também o DNA do Plano Real…
    – Poxa, se ele reconheceu é pq ele teve um caso fora do casamento.
    – Para mim FHC se comportou como um boboca. E foi presidente da República.
    – Vixe maria, o cara sustentou o moleque esse tempo todo sem saber que não era filho dele??
    – fhc SOCIALIZOU O FILHO.
    – como diz dona milu; estranho.
    – FHC COMETEU GRAVES ERROS ESCOLHER ZE PEDAGIO PARA ENFRENTAR O MAIOR E MELHOR PRESIDENTE QUE O MUNDO JA VIU EM AÇAO!!!
    – Se não é o FHC o pai, quem está na reserva?
    A Veja certamente vai encontrar o pai verdadeiro. Não será fantástico?
    – Alguém acredita?
    – Penso que dona Ruth Cardoso, onde estiver, deve estar se desmanchando de rir…
    – QUEM PODIA IMAGINAR O FHC “PULADNDO A CERCA”. ONDE TEM FUMAÇA TEM FOGO.
    Uai, que coisa estranha! FHC foi enganado? Tudo acontece com FHC.

    PS :O fato é que fazem a gente rir com tamanha idiotice.Sabemos quem é o chefe deles!!!

  44. […] carro de presente para Tomás, o filho da jornalista Miriam Dutra perfilhado por ele há dois anos (mais detalhes na nota publicada ontem, às 8h59). O presente foi dado, portanto, depois dos resultados negativos dos dois exames de DNA que […]

  45. Sandro Villalba

    Prezado Lauro, não sei se vai publicar o meu post, mas acho neste caso em particular que o golpe foi da Globo contra o FHC, não e a toa que essa relação foi oculta e mantida em sigilo, a Globo tirou vantagens com essa historia toda e se aproveitou para ganhar espaço nas esferas de poder em Planalto. Lembre o senhor o golpe da barriga que o Presidente do Senado Levou de outra repórter global que utilizam o corpo como meio de chegar a suas fontes de matérias jornalisticas.

  46. Regina

    Gustavo, releia atentamente minha postagem!

    aqui so leio postagens politicas, pro e contra FHC.

    o que quis dizer, desenhando pra vc, é que o coitado do menino foi e ta sendo sim humilhado e re-humilhado, ninguem pensou nele, nem sua mãe,
    minha única preocupação de fato é com o Tomas, como mãe jamais submeteria um filho a tanta exposição, humilhação.

    bom dia!

  47. Pela Pátria

    Não gostaria, mas sou levado, pelos comentários, a colocar os pingos nos “is”:

    1- E a Dona Ruth Cardoso, onde fica nessa história?
    2- E o filho, relegado ao terceiro plano, que FHC teve com a empregada?

    PS: Sem falar no restante da história, que ninguém conhece, mas, pelo jeito, deve ser para maiores de 18 anos!

    PS: Não estou julgando, isto cabe a Deus, só (estou) constatando.

  48. Borges

    Não merecia a dna Ruth.

  49. Elias Leal

    Que grande Homem. Tenho orgulho de ter votado nele em duas oportunidades para Presidente. O maior Presidente da história do Brasil. Infelizmente foi sucedido por um Idiota que fez do Brasil um circo de 5° categoria. Parabéns Presidente. Seu exemplo nos enche de orgulho.

  50. vilma

    Que fiasco!!! Será que os filhos dele não podem pedir a anulação do reconhecimento por motivos senis? Afinal, em 2009 FHC já tinha 78 anos.