Mauricio Lima Radar on-line

Radar on-line

Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Severino Motta e Pedro de Carvalho

sobre

O Radar publica informações exclusivas e bastidores de tudo o que for relevante. Da política à economia; do esporte à área cultural; do mundo dos negócios à segurança pública – tudo cabe neste espaço, desde que seja uma informação confiável e inédita.

Mal na foto

Por: Lauro Jardim

A imagem do país

Como não podia deixar de ser, as manifestações de junho desbotaram um pouco mais a imagem do Brasil no exterior.

Uma pesquisa inédita feita pela Imagem Corporativa em quinze importantes publicações impressas dos EUA, Europa, América do Sul e Ásia revela que no segundo trimestre houve um aumento de 64% de notícias negativas sobre o Brasil em comparação com o trimestre anterior.

No total, 35% da cobertura tiveram um viés crítico – um percentual recorde desde que a pesquisa começou a ser feita em 2009.

Até a Copa das Confederações foi tragada pelo terremoto. Das 103 reportagens sobre o evento, 75 apresentaram um teor negativo, sobretudo porque o relacionavam com os protestos.

A exceção no mar de más notícias foi a escolha de Roberto Azevêdo para dirigir a OMC: 80% das referências à sua vitória foram positivas.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Ofelia Simeone Godoy

    Acabou o namoro????

  2. joao carlos machado

    lamentamos que as manifestações, tem prejudicado o pais, mas se os políticos fizessem um trabalho serio isto não teria ocorrido.

  3. Danilo magillo

    Mas isso estava claro como água, alguém du vidava?

  4. Manny

    PS: A foto do Rio eh linda! pena que a cidade esteja destruida, as praias contaminadas com esgoto e as ruas sao muito perigosas para se caminhar!

  5. Manny

    Moro na California e trabalho em arquitetura, a 7 anos no mesmo office. Estava me preprando para 2 semans no Rio de Janeiro e acompanha as noticias sobre os disturbios no Egito. Ai… Subitamente o Kaos aflorou no Rio de Janeiro, tal qual o esgoto sob a tona e corre nas sargetas das ruas no Leblon ….
    NO office que trabalho, pareceu uma enorme irresponsabilidade minha sair de Santa Barbara para uma “War Zone” (zona de guerra ) que o Rio de Janneiro se tornou. Me pegutavam se era Civil War e eu tentava explicar que eh mais convilcao social misturada com a Revolta popular por caus da Corrupcao do Governador Cabral, da Presidenta Perdidilma e o custo de estadios de futeball em detrimento de servic,os basicos minimos e excenviais a populacao. Na realidade, o BRasil nao faz sentido. A parte mas perigosa da Viagem de volta ao apt dos meus pais, aonde cresci eh entro o aeroporto e a Zona Sul Carioca. Alias, poem PERIGOSA nisto! Eh Horrivel e apavorante. Ateh que ponto o Rio de Janeiro vai continuar se degradando? Fora Cabral!!!

  6. Fabiano

    Bom que piore mesmo e os meganegócios que ficam nas mãoes de meia dúzia reduzam. Porque ai pode ser que começem a arrumar a casa de sua base antes de se mostrar como membros de um mundo progressista.

  7. Maria silva

    Fofoca internacional, manda eles vir para cá e vamos ver se eles não fariam pior.

  8. Ricardo Rodrigues

    Só espero que essa informação ,não seja usada como ”pretexto”, para mais protestos.

  9. Alexandre

    Não entendi a razão do uso da imagem do Rio de Janeiro? Por que não Brasília? Afinal, a gente só tá “mal na foto” por causa deles.

  10. German Richter

    Com a ¨fuga¨ do senador boliviano Roger Pinto da Embaixada Brasileira em La Paz, a imagem melhora um pouco.

  11. AlexRio

    O repórter que descobriu o whistleblower da Siemens – e o propinoduto tucano, há três anos atrás.
    A história da investigação do escândalo do metrô paulista em detalhes, feita pelo jornalista norte-americano Bryan Gibel. O PSDB recebe propina de empresas estrangeiras desde 1997. Todos eles. A Grande Mídia brasileira tenta abafar o caso desde 1998, em sua luta ideólogica contra o PT, que nada tem a ver com luta contra corrupção.
    Dedicado aos cidadãos “indignados com a corrupção do PT”.
    http://www.apublica.org/2013/08/reporter-desacobriu-whistleblower-da-siemens/

  12. Sérgio

    Tire essa foto contraditória e mostre a verdade, sua preocupação é com a imagem? devia se preocupar com os books.

  13. Rui Rosato

    Quando Japão e Coréia organizaram a copa de 2002 os dois países disputavam mais o bom acolhimento do que a copa do mundo de futebol, visto as poucas chances frente a países com mais tradição.

    E todos os países que sediaram uma copa do mundo até hoje sempre buscaram demonstrar ao mundo inteiro sua cultura e sua educação.

    Mas no Brasil, para surpresa de muitos que imaginavam o mesmo esforço, as coisas tiveram um viés surpreendente porque quando ganhamos o sorteio da FIFA para sediarmos a copa de 2014, a maioria comemorou o fato nas ruas, mas de repente a copa passou a ser objeto de críticas ao misturar estádios supostamente superfaturados com aquilo que é necessário e aquilo que é supérfluo para o povo. Desde então a copa se tornou motivo de corrupção e desagrado para muitos que pensam dessa forma.

    Assim, parece que a copa do mundo no Brasil já tem um destino já configurado de que será um vexame vergonhoso sem nenhuma duvida, mesmo porque o que temos para mostrar ao mundo, além de quebra quebra é samba e carnaval, bundas e peitos balançando ao ritmo dos tambores e atabaques, entre sorrisos desdentados.

    Minha opinião é que a FIFA transfira a copa para outro país mais civilizado imediatamente, talvez na África de novo com as vuvuzelas e jabulanis.
    Isso vai evitar muita coisa ruim para o Brasil, mesmo porque o pobre que é o mais apaixonado por futebol, não vai poder pagar o preço cobrado pela FIFA.

  14. Paulo Roberto Santos Barbosa

    Moro na Itália e fiquei muito triste que o povo Brasileiro estivesse passando por esta situação, muitos politico que não deveria esta fazendo politica muitos escândalo com dinheiro publico. O Presidente da República deveria tira 3 Ministério da Justiça por que não tem justiça no Brasil, o tem só para pobre, Educação por que também não tem, e Saúde as pessoais morrem na fila e dentro dos hospitais por falta de medicamento para paciente etc

  15. Marcos Wild

    Veja vai te catar, quer ficar igual a Globo, manipulando o povo, o que desbota a imagem do Brasil são as favelas, a corrupção, isso sim.

  16. joao leles

    O que é mais importante? A imagem ou o bem estar de um povo. Já passou da hora do Brasil vender esta ima de bunda e futebol. Precisamos construir um país que seja bom para todos e ai sim nossa imagem irá melhorar lá fora. Agora é hora de tirar a maquiagem e construir um pais decente. Em toda construção criam-se buracos, aparecem esqueletos. Tudo isso faz parte do processo.

  17. Glória

    O Brasil nunca teve imagem positiva nos países de primeiro mundo,sempre foi olhado por eles com desconfiança.E por acaso poderia ser diferente disso?Infelizmente não.

  18. Jujuba Salgada

    Fala serio ,olha que coisa mais linda ,mas cheia de desgraças como o Cabralzinho e família ,Dudu Confete com suas asneiras administrativas ,com seus vereadores corruptos e seus deputados milicianos assassinos ! Triste mas esta canção poderia ser diferente .

  19. Murilo

    Boa ideia!

  20. promolldes

    concordo com voce Fernando X

  21. Marilene L'Abbate - São Paulo

    As quentes Manifestações-de-Junho provocaram uma incrível queda energética na Barbie-Comunista. Para sobreviver, está realizando “antigos-sonhos”. Convido-a para DANÇAR uma bela Tarantella-Barese comigo… ACEITA???

  22. Jose Aldo

    Tem razao ,com o tipo de jornalismo q vcs produzem nao é de esperar q a imagem do Brasil tenha algo de positivo. Nada para vcs prestam , exceto o partido q vcs querem q esteja no poder. Nao é atoa q começam a protestar na porta de vcs ,com o tipo de jornalismo partidario que nao engana mais ninguem. Jornalismo isento vale apena ler.

  23. Jose Aldo

    Tem razao ,com o tipo de jornalismo q vcs produzem nao é de esperar q a imagem do Brasil tenha algo de positivo. Nada para vcs prestam , exceto o partido q vcs querem q esteja no poder. Nao é atoa q começam a protestar na porta de vcs ,com o tipo de jornalismo partidario que nao engana mais ninguem.

  24. Petra Lucano

    QUE AVALIAÇAO PODE TER UM PAIS QUE MANTEM 40 MINISTERIOS, POREM NAO FUNCIONA SAUDE
    EDUCAÇAO NEM SEGURANÇA !
    QUE A AÇÃO MAIS EFICAZ DO GOVERNO PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DE INFRAESTRUTURA NA SAUDE FOI ALUGAR 4000 PESSOAS QUE CUBA ALUGA COMO MEDICO E PAGA COMO ESCRAVO!

  25. Marilene L'Abbate - São Paulo

    Os 44 MILHÕES de Cidadãos-Conscientes LIMPARÃO o nome do Brasil, no Planeta Terra!

  26. sérgio

    Reflexo da mídia nativa que trabalha para a oposição a peso de ouro(vide assinatura da “oia” pelo Alckmin).

  27. Fernando X

    Sugiro que você ponha uma foto de Brasília para encabeçar a matéria.