Blogs e Colunistas

sábado, 24 de agosto de 2013

7:24 \ Brasil

Mal na foto

A imagem do país

Como não podia deixar de ser, as manifestações de junho desbotaram um pouco mais a imagem do Brasil no exterior.

Uma pesquisa inédita feita pela Imagem Corporativa em quinze importantes publicações impressas dos EUA, Europa, América do Sul e Ásia revela que no segundo trimestre houve um aumento de 64% de notícias negativas sobre o Brasil em comparação com o trimestre anterior.

No total, 35% da cobertura tiveram um viés crítico – um percentual recorde desde que a pesquisa começou a ser feita em 2009.

Até a Copa das Confederações foi tragada pelo terremoto. Das 103 reportagens sobre o evento, 75 apresentaram um teor negativo, sobretudo porque o relacionavam com os protestos.

A exceção no mar de más notícias foi a escolha de Roberto Azevêdo para dirigir a OMC: 80% das referências à sua vitória foram positivas.

Por Lauro Jardim

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

27 Comentários

  • Ofelia Simeone Godoy

    -

    26/8/2013 às 11:02

    Acabou o namoro????

  • joao carlos machado

    -

    25/8/2013 às 10:57

    lamentamos que as manifestações, tem prejudicado o pais, mas se os políticos fizessem um trabalho serio isto não teria ocorrido.

  • Danilo magillo

    -

    25/8/2013 às 8:30

    Mas isso estava claro como água, alguém du vidava?

  • Manny

    -

    25/8/2013 às 1:37

    PS: A foto do Rio eh linda! pena que a cidade esteja destruida, as praias contaminadas com esgoto e as ruas sao muito perigosas para se caminhar!

  • Manny

    -

    25/8/2013 às 1:36

    Moro na California e trabalho em arquitetura, a 7 anos no mesmo office. Estava me preprando para 2 semans no Rio de Janeiro e acompanha as noticias sobre os disturbios no Egito. Ai… Subitamente o Kaos aflorou no Rio de Janeiro, tal qual o esgoto sob a tona e corre nas sargetas das ruas no Leblon ….
    NO office que trabalho, pareceu uma enorme irresponsabilidade minha sair de Santa Barbara para uma “War Zone” (zona de guerra ) que o Rio de Janneiro se tornou. Me pegutavam se era Civil War e eu tentava explicar que eh mais convilcao social misturada com a Revolta popular por caus da Corrupcao do Governador Cabral, da Presidenta Perdidilma e o custo de estadios de futeball em detrimento de servic,os basicos minimos e excenviais a populacao. Na realidade, o BRasil nao faz sentido. A parte mas perigosa da Viagem de volta ao apt dos meus pais, aonde cresci eh entro o aeroporto e a Zona Sul Carioca. Alias, poem PERIGOSA nisto! Eh Horrivel e apavorante. Ateh que ponto o Rio de Janeiro vai continuar se degradando? Fora Cabral!!!

  • Fabiano

    -

    25/8/2013 às 0:44

    Bom que piore mesmo e os meganegócios que ficam nas mãoes de meia dúzia reduzam. Porque ai pode ser que começem a arrumar a casa de sua base antes de se mostrar como membros de um mundo progressista.

  • Maria silva

    -

    25/8/2013 às 0:07

    Fofoca internacional, manda eles vir para cá e vamos ver se eles não fariam pior.

  • Ricardo Rodrigues

    -

    24/8/2013 às 23:58

    Só espero que essa informação ,não seja usada como ”pretexto”, para mais protestos.

  • Alexandre

    -

    24/8/2013 às 23:16

    Não entendi a razão do uso da imagem do Rio de Janeiro? Por que não Brasília? Afinal, a gente só tá “mal na foto” por causa deles.

  • German Richter

    -

    24/8/2013 às 22:31

    Com a ¨fuga¨ do senador boliviano Roger Pinto da Embaixada Brasileira em La Paz, a imagem melhora um pouco.

  • AlexRio

    -

    24/8/2013 às 22:15

    O repórter que descobriu o whistleblower da Siemens – e o propinoduto tucano, há três anos atrás.
    A história da investigação do escândalo do metrô paulista em detalhes, feita pelo jornalista norte-americano Bryan Gibel. O PSDB recebe propina de empresas estrangeiras desde 1997. Todos eles. A Grande Mídia brasileira tenta abafar o caso desde 1998, em sua luta ideólogica contra o PT, que nada tem a ver com luta contra corrupção.
    Dedicado aos cidadãos “indignados com a corrupção do PT”.
    http://www.apublica.org/2013/08/reporter-desacobriu-whistleblower-da-siemens/

  • Sérgio

    -

    24/8/2013 às 21:42

    Tire essa foto contraditória e mostre a verdade, sua preocupação é com a imagem? devia se preocupar com os books.

  • Rui Rosato

    -

    24/8/2013 às 20:35

    Quando Japão e Coréia organizaram a copa de 2002 os dois países disputavam mais o bom acolhimento do que a copa do mundo de futebol, visto as poucas chances frente a países com mais tradição.

    E todos os países que sediaram uma copa do mundo até hoje sempre buscaram demonstrar ao mundo inteiro sua cultura e sua educação.

    Mas no Brasil, para surpresa de muitos que imaginavam o mesmo esforço, as coisas tiveram um viés surpreendente porque quando ganhamos o sorteio da FIFA para sediarmos a copa de 2014, a maioria comemorou o fato nas ruas, mas de repente a copa passou a ser objeto de críticas ao misturar estádios supostamente superfaturados com aquilo que é necessário e aquilo que é supérfluo para o povo. Desde então a copa se tornou motivo de corrupção e desagrado para muitos que pensam dessa forma.

    Assim, parece que a copa do mundo no Brasil já tem um destino já configurado de que será um vexame vergonhoso sem nenhuma duvida, mesmo porque o que temos para mostrar ao mundo, além de quebra quebra é samba e carnaval, bundas e peitos balançando ao ritmo dos tambores e atabaques, entre sorrisos desdentados.

    Minha opinião é que a FIFA transfira a copa para outro país mais civilizado imediatamente, talvez na África de novo com as vuvuzelas e jabulanis.
    Isso vai evitar muita coisa ruim para o Brasil, mesmo porque o pobre que é o mais apaixonado por futebol, não vai poder pagar o preço cobrado pela FIFA.

  • Paulo Roberto Santos Barbosa

    -

    24/8/2013 às 19:28

    Moro na Itália e fiquei muito triste que o povo Brasileiro estivesse passando por esta situação, muitos politico que não deveria esta fazendo politica muitos escândalo com dinheiro publico. O Presidente da República deveria tira 3 Ministério da Justiça por que não tem justiça no Brasil, o tem só para pobre, Educação por que também não tem, e Saúde as pessoais morrem na fila e dentro dos hospitais por falta de medicamento para paciente etc

  • Marcos Wild

    -

    24/8/2013 às 18:45

    Veja vai te catar, quer ficar igual a Globo, manipulando o povo, o que desbota a imagem do Brasil são as favelas, a corrupção, isso sim.

  • joao leles

    -

    24/8/2013 às 18:39

    O que é mais importante? A imagem ou o bem estar de um povo. Já passou da hora do Brasil vender esta ima de bunda e futebol. Precisamos construir um país que seja bom para todos e ai sim nossa imagem irá melhorar lá fora. Agora é hora de tirar a maquiagem e construir um pais decente. Em toda construção criam-se buracos, aparecem esqueletos. Tudo isso faz parte do processo.

  • Glória

    -

    24/8/2013 às 18:38

    O Brasil nunca teve imagem positiva nos países de primeiro mundo,sempre foi olhado por eles com desconfiança.E por acaso poderia ser diferente disso?Infelizmente não.

  • Jujuba Salgada

    -

    24/8/2013 às 17:56

    Fala serio ,olha que coisa mais linda ,mas cheia de desgraças como o Cabralzinho e família ,Dudu Confete com suas asneiras administrativas ,com seus vereadores corruptos e seus deputados milicianos assassinos ! Triste mas esta canção poderia ser diferente .

  • Murilo

    -

    24/8/2013 às 17:40

    Boa ideia!

  • promolldes

    -

    24/8/2013 às 17:12

    concordo com voce Fernando X

  • Marilene L'Abbate - São Paulo

    -

    24/8/2013 às 10:51

    As quentes Manifestações-de-Junho provocaram uma incrível queda energética na Barbie-Comunista. Para sobreviver, está realizando “antigos-sonhos”. Convido-a para DANÇAR uma bela Tarantella-Barese comigo… ACEITA???

  • Jose Aldo

    -

    24/8/2013 às 10:22

    Tem razao ,com o tipo de jornalismo q vcs produzem nao é de esperar q a imagem do Brasil tenha algo de positivo. Nada para vcs prestam , exceto o partido q vcs querem q esteja no poder. Nao é atoa q começam a protestar na porta de vcs ,com o tipo de jornalismo partidario que nao engana mais ninguem. Jornalismo isento vale apena ler.

  • Jose Aldo

    -

    24/8/2013 às 10:22

    Tem razao ,com o tipo de jornalismo q vcs produzem nao é de esperar q a imagem do Brasil tenha algo de positivo. Nada para vcs prestam , exceto o partido q vcs querem q esteja no poder. Nao é atoa q começam a protestar na porta de vcs ,com o tipo de jornalismo partidario que nao engana mais ninguem.

  • Petra Lucano

    -

    24/8/2013 às 9:28

    QUE AVALIAÇAO PODE TER UM PAIS QUE MANTEM 40 MINISTERIOS, POREM NAO FUNCIONA SAUDE
    EDUCAÇAO NEM SEGURANÇA !
    QUE A AÇÃO MAIS EFICAZ DO GOVERNO PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DE INFRAESTRUTURA NA SAUDE FOI ALUGAR 4000 PESSOAS QUE CUBA ALUGA COMO MEDICO E PAGA COMO ESCRAVO!

  • Marilene L'Abbate - São Paulo

    -

    24/8/2013 às 9:15

    Os 44 MILHÕES de Cidadãos-Conscientes LIMPARÃO o nome do Brasil, no Planeta Terra!

  • sérgio

    -

    24/8/2013 às 8:42

    Reflexo da mídia nativa que trabalha para a oposição a peso de ouro(vide assinatura da “oia” pelo Alckmin).

  • Fernando X

    -

    24/8/2013 às 7:55

    Sugiro que você ponha uma foto de Brasília para encabeçar a matéria.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados