Mauricio Lima Radar on-line

Radar on-line

Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Severino Motta e Pedro de Carvalho

sobre

O Radar publica informações exclusivas e bastidores de tudo o que for relevante. Da política à economia; do esporte à área cultural; do mundo dos negócios à segurança pública – tudo cabe neste espaço, desde que seja uma informação confiável e inédita.

Liminar do CNMP suspende depoimento de Lula e Marisa

Por: Vera Magalhães

Lula: para tudo no inquérito

Lula: para tudo no inquérito

Uma decisão proferida na noite desta terça-feira pelo Conselho Nacional do Ministério Público adia o depoimento do ex-presidente Lula e da ex-primeira-dama Marisa Leticia no inquérito aberto para averiguar a propriedade de um triplex no Guarujá que seria ligado à família do petista.

O conselheiro Valter Araujo, do CNMP, concedeu liminar em pedido do deputado Paulo Teixeira (PT-SP) por entender que Cassio Conserino não é o “promotor natural” para conduzir o inquérito.

No pedido, Teixeira alega que já há investigação correlata ao caso correndo na 5a. Vara Criminal de São Paulo, o que tornaria a 1a. Promotoria, que atua na vara, preventa (isto é, a promotoria natural) para atuar numa investigação sobre Lula.

Diz a decisão: “Ex positis, e com fundamento no art. 43, inciso VIII, do RICNMP, defiro parcialmente o pedido de medida liminar formulado pelo Requerente, a fim de tão-somente suspender a prática de qualquer ato pelo Requerido relacionado aos fatos narrados neste Pedido de Providências, em especial no âmbito do PIC nº 94.2.7273/2015, até que o Plenário deste CNMP delibere sobre a alegação de ofensa ao princípio do Promotor Natural na hipótese dos autos. Intime-se, com urgência, o Reclamado e a Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo para ciência e cumprimento desta liminar”.

Em seu voto, o conselheiro do CNMP diz ver “fumaça de bom direito”, isto é, razões suficientes para conceder a liminar para sustar atos futuros até que o Conselho decida, em plenário, qual a promotoria que deve atuar no caso. Até lá, diz ele, medidas já tomadas no inquérito não serão anuladas.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. mariadesterrobarbosa

    a justiça e pra todos Lula não e deferente nimguem alias na minha opinião ele e igual os demais da lava jato ja devia ta junto com eles na prizão

  2. Eu

    vcs são ridículos !
    Fala do Cunha safados !

  3. Jose Lima Oliveira

    José Lima Araruama Rio Fernando Collor, Casa da Dinda,Elba Fiat.
    Motorista declara que houve corrupção na compra do carro.
    O triplex do Lula e dona Marise que por decisão liminar não consegue em seus tramite normal parece muito com as grandes somas resultados em crime político
    do ex. presidente Fernando Collor que é afastado e deposto pela mesma Constituição Cidadão de 1988,proclamada pelo então presidente do congresso nacional brasileiro Dr. Ulisses Guimaraes ,e hoje um semelhante processo não consegue andar com liminares que impedem seu seguimento
    é o da PETROBRAS Lava Jato. a nós parece que á algo muito errado ou estamos todos enganados

  4. Jose Lima Oliveira

    Aqui José Lima ! Fernando Collor, Casa da Dinda,Elba Fiat.
    Motorista declara que houve corrupção na compra do carro.
    Sobra de campanha eleitoral.
    O presidente Fernando Collor é afastado e deposto pela mesma Constituição Cidadão de 1988,proclamada pelo então presidente do congresso nacional brasileiro Dr. Ulisses Guimaraes ,e hoje um semelhante processo não consegue andar
    é o da PETROBRAS Lava Jato. a nós parece que á algo muito errado ou estamos todos enganados ?

  5. Jose Lima Oliveira

    Aqui José Lima ! Fernando Collor, Casa da Dinda,Elba Fiat.
    Motorista declara que houve corrupção na compra do carro.
    Sobra de campanha eleitoral.
    É o presidente e afastado e deposto pela mesma Constituição Cidadão de 1988,proclamada pelo então presidente
    do congresso nacional brasileiro deputado federal Dr. Ulisses Guimaraes. Obs.e hoje com a divulgação do LAVA JATO
    da PETROBRAS Etc. a nós parece que á algo muito errado ou estamos todos enganados ?

  6. Cleo

    Nossa, tô até agora rindo ” Paulo Te cheira sempre”, hahaha! Povo muito criativo. Quero ver Lula na Papuda.

  7. ps

    Interessante: há quem veja “fumaça” e há quem tem certeza de que se trata de SAFADEZA das tais “instâncias superiores”…

  8. Theodoro

    Tiro no pé, kkkk
    Lula mais uma vez acabou de assumir que é o maior 171 que já surgiu neste país. Fico me perguntando o que mais precisa acontecer pra enjaular este canalha e toda sua quadrilha disfarçada de partido político ????

  9. antonio carlos barbosa

    O distinto cavalheiro que cancelou o depoimento do Lula e sua mulher, já trabalhou na Petrobras. Lógico que é só coincidência…

  10. Robson

    Graças a Deus que pelo ao menos temos um veiculo como a VEJA para ser falado a verdade sobre as coisas, pena que o nosso povo ainda é ignorante e não saiba discernir sobre isso.
    Obrigado VEJA pelo serviço prestado à nação brasileira, independente se vocês ganham dinheiro com isso ou não, a verdade é nítida e incontestável.

  11. Paulo

    O Sr. L não precisa depor, pois o triplex está no nome de uma offshore que está no nome de uma publicitária. O Sr. L visitou o local apenas para dar uma consultoria de decoração que se aprovado a construtora daria uma reforminha de presente para a proprietária publicitária, que assinou os documentos apenas por que pediram. Ah é por isso que o Sr L não precisa depor…

  12. Pablo E.

    Ei, Lula, lembra Getúlio Vargas?
    Já ouviu falar do cara, em alguma conversa de botequim, ou num arreglo de propina?
    Então, recorda o “saio da vida para entrar na História”.
    Entendeu, vagabundo?
    E coragem, cadê a coragem, Barba, ops!, Luiz Ignácio?
    Honra teu pai, cachaceiro como tu, e tu mama….a guerreira.

  13. Quanto Pior

    MELHOR
    — “O Q não tem conserto, nem nunca terá!… o q não tem juízo…”

  14. Marcos André

    Como não sou especialista em Direito, eu não sabia que esse corrupto CNMP podia dar liminar pra alguma coisa, ainda mais no caso que tem tantas suspeitas. PT, partido de ladrões e Corruptos, Conselho Nacional do Ministério Público, idem.

  15. TONI FERREIRA

    DATA MAXIMA VENIA, é crucial para se formar juízo de valor sobre este fato saber se o Promotor obstado e sua Promotoria figuram com credenciais e autorização para atuar em nome da Promotoria dito PREVENTA. Ora, Promotor sai em férias, tira licenças, viaja a serviço, afasta-se da função por doença, etc. Todos esses fatos acarretam um substituição de um Promotor ou Promotoria por outra na forma da lei. Aliás, em nome do princípio legal da celeridade dos procedimentos judiciais, os Juízes, Promotores e todos os operadores do Direito têm substitutos na forma da lei. Seja Lula, seja eu, seja Reinaldo Azevedo ou qualquer cidadão ou instituição a atuação da Promotoria, como a do Juiz, deve ser imparcial. Insisto: Precisamos saber se houve qualquer impedimento legal ou ausência do chamado Promotor Natural. Aliás, essa figura do Magistrado natural há muito caiu em desuso em face das peculiaridades funcionais dos cargos e das necessidades humanas. No caso não basta a aplicação de fria da letra da lei ou de qulquer outra norma aqui aplicável. Espero não tenha havido no caso a tão usadas injunções políticas e distinções entre cidadãos, pois isso seria um atentado à lei. HABEMOS LEGEM.

  16. Marcelo

    Vergonha Nacional – Vergonha – VERGONHA – VERGONHA – VERGONHA……………………………………………………………………………..

  17. Tite

    O rei da Organização Criminosa, aka PT, borrou-se.
    E agora, Marisa Letícia?
    Pede pra OAS renovar o estoque de papel higiênico – se for o caso.

  18. Eduardo

    Isso é confissão de culpa, quem não deve não teme!!
    E assim, a população continua sem ter uma explicação.

  19. Monique

    Vejo na Exame Online que um bando de deputados da OrCrim, ops!, do PT – Partido dos Trabalhadores 13, foi a São Paulo, à custa do contribuinte (ou não? – taí boa pauta), para “desagravar” o ladrão e corrupto Luiz Ignácio Lula da Silva (chefe da gangue), que foge da Justiça como o diabo da cruz.
    E torna-se desde hoje um bandido covarde!
    Observe-se o ‘elenco’ de apoiadores: Afonso Florence (BA), Paulo Teixeira (SP), Maria do Rosário (RS), Luiz Sérgio (RJ) e Vicente Cândido (SP).

  20. Mateus Lima

    Gente ese MP nao serve para nada nao. EM CAMPO GRANDE MS aonde se forma bandidos o DNIT de mS EX diretor que Dilma Exonero por Corrupçao o MP e ainda MPF e demais orgaos como CGU,TCU viram rombo no DNIT e nada caonteceu cara solto ainda,uma vergonha.Roubou plr mais de 8 anos no governo deste malandro ai,foi Bumlai que indicou o ex diretor do DNIT De MS para cargo filho de Bumlai ia la buscar a grana mensal ,no DNIT e nada aconteceu,MP fez nada uma verhonha neste Bra$il nada funciona mais,so por conta de tapar os furos de Lula ta uma vergonha ta dando nojo.Pintaram e bordaram e tem gente para defender .A mascara de todos ja cairam defender para que? A naçao ja sabe que Lu,a eum mentiroso,beberao e aproveitador ,nao adianta o MP tolir o unico ainda que quer defeneder nosso Pais das maos desta Mafia o Juiz Sergio Moro,nosso agradecimento e obrigado sabemos que esta dificil para voce defender o Brasil pois tem muito maisbandidos no poder que se podia imaginar.ta vergonhoso.

  21. Ari

    No BRASIL a DILMA não cai,o LULA não vai nem ser indiciado a nada,porque tem o poder,tem a presidência,tem o STF,tem o SENADO,tem o PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA,tem o CONGRESSO,tem as empreiteiras pra pagar suas contas,tem muitos seguidores e tem esse povo omisso,conformado e derrotado e em 2018 ele sera PRESIDENTE novamente, eleito pelos omissos que vão dizer, quem sabe ele faz um bom governo,esse é nosso futuro.

  22. Nilson

    Tem cheiro de pizza no ar.

  23. Luciano Jorge

    Quase cem por cento do Brasil já sabia que haveria alguma manobra, que ao final, eximiria Lula e Marisa de depor. Os argumentos “legais” ou até administrativos eram desconhecidos, mas o fim não. Sabia-se apenas que não iriam depor.

  24. Paulo pereira

    SOCORRO! LULA E SUA GANGUE CORROMPEU TODO O NO NOSSO SISTEMA,PRECISAMOS NOS UNIR MAIS DO QUE NUNCA. ELES NÃO PODEM VENCER!

  25. Valter Roberto

    Rose, se você roubou uma galinha igual ao cidadão de Rochedo de Minas em Minas Gerais pode esperar que o xadrez é certo, não vai conseguir sua liminar de jeito nenhum. Você tem de roubar milhões.

  26. Rafael

    Pessoal, somos escravos há 516 anos desde a colonização portuguesa passando pela república atual. Estamos escravizados a mais tempo do que os Hebreus que ficaram sob domínio dos egípcios (aproximadamente 430 anos, é brincadeira?). Aqui não tem jeito. Aqui é ilusão. Não tem saída!!!!

  27. Valter Roberto

    O que será que o Sr. Lula e Sra Marisa tem a esconder que tem tanto medo de enfrentar o justiça. Porque não esclarece logo para a nação e para a justiça. Quem não deve não teme.

  28. Jader dos Santos Correia

    Se tá com medo de depor é por que tem o rabo preso..

  29. Valter Roberto

    O que será que o Sr. Lula e Sra Marisa tem a esconder que tem tanto medo de enfrentar o justiça. Porque não esclarece logo para a não e para a justiça. Quem não deve não teme.

  30. Hediman Nascimento

    Fico aqui com minha ignorância pensando…, será que não existe no Brasil uma pessoa si quer, que, tenha um poder mínimo de decisão para fazer alguma coisa por nós?, faço das palavras da Maria-Maria, as minhas palavras e o meu sentimento.

  31. ricardo

    “VAMOS DERRUBAR ESTE CONSELHEIRO E ESTA LIMINAR DESCARADA “. E AINDA TEM CORAGEM DE FAZER GRACINHA EM SEU VOTO. JÁ ESTÁ FICANDO INDECENTE PARA O MP. ESTA MANEIRA DE TRANCAR O ANDAMENTO DAS INVESTIGAÇÕES. ACHO QUE SÓ HÁ UMA MANEIRA DE ACABAR COM ESTA POUCA VERGONHA. O POVO INVADIR O TRIBUNAL, SUBIR AS ESCADAS E ARRANCAR ESSA CORJA QUE ESTÁ LÁ EM CIMA. EM OUTROS PAÍSES COMO ROMENIA E OUTROS MAIS JÁ TIVEMOS O EXEMPLO.

  32. Rose

    Lula deve estar desolado. Como insistem em tirar a chance dele provar que é o homem mais honesto do mundo!

  33. Armando Lemes

    O Conselheiro que autorizou a liminar a favor de Lula e dona Marisa, com certeza tem lá suas razões, para ofender sobremaneira, a maioria do povo brasileiro. É difícil acreditar que uma autoridade, com poderes de decisão à respeito de justiça, possa raciocinar e decidir contra o povo, e a favor de um líder, que prestou bons serviços, mas que em troca recebeu notoriedade e enriquecimento ilícito, pelos serviços prestados à pátria. Senhor Conselheiro, amanhã, quando seus netos tiverem que deixar o país para estudar lá fora, ou o senhor tiver que ir para os EUA para tratar de saúde, pois é isso que fazem os poderosos, porque aqui temos uma educação falida e uma saúde na UTI, o senhor há de lembrar que contribuiu para isso, livrando da cadeia, o pai irresponsável, líder que conduziu seu povo à beira do abismo.

  34. Carlos Wagner

    Nenhuma novidade. Desde quando que Bandidos que tem culpa no cartório querem de bom grado prestar contas com a Justiça ? 

  35. Gustavo Louro

    ABSURDO! SOMOS E SEMPRE SEREMOS REFÉNS DESSA CLASSE.

  36. miva

    Ex positis, desaconselhado Valter Araujo, o Paulo Te cheira sempre, não é mesmo, está procurando evitar injustiça, principalmente com a “alma honesta mais viva desra país”.

  37. fogoamigo

    E se a liminar fosse em favor do Eduardo Cunha, também veriam “fumaça de bom direito” ou “manobra suja” ?

  38. Vajra Prema

    Será por quê, por quê será, que a vagal resolveu somente agora nesse momento contar a “verdade”?
    rsrs.. Alguém adivinha? Deve ter ganho uma grana preta! Oportunista e charlatã!

  39. Marco Decome

    Querendo seriamente em começar a MATAR POLÍTICOS e parentes dos mesmos, estou sendo totalmente radical e anti-político por favor só curtam ou comente ou queira ter minha amizade aquelas pessoas que não temam MEDO de represálias. Porque a safadeza dos políticos não tem medo das possíveis represálias eles imaginam que nunca passarão por isso, mais afirmo que é minha intenção. Tenho 62 anos e não tenho nada mais a perder ir preso por esse motivo vai ser o meu maior prazer podem acreditar. Este meu desabafo é real se alguem quizer me entender que se pronunciem por favor até as autoridades podem acreditar não tenho medo de me investigarem e me punir basta de incompetência desses militares que são todos vendidos ao regime governista destes politicos em geral.

  40. Guilherme Jose de Leonardis Gonçalves

    Nao seria a hora de algúm militar honesto pegar as redias deste governo corrupto e prender todos os envolvidos neste desordem constitucional, inclusive os membros do Poder Judicial que também participam ativamente desta conivência arteira?

  41. Antonio Augusto Simões

    POUCA VERGONHA E DESCARAMENTO.

  42. jonas

    Os petistas estão se cag.ndo. Já apelam para obstruir a justiça. Conselheiro, o povo não esquecerá seu nome.

  43. maria-maria

    Não poderiam ter feito essa injustiça com o homem mais honrado e hone$to desta republiqueta. Sua excrescência estava ansioso para esclarecer o caso e demonstrar a lisura de suas ações. Com certeza, as forças burguesas, da elite branca de olhos azuis, ressentida com o fato de um pobre operário galgar a preside(me)ncia, armaram para que um órgão tão isento se mete$$e na história. Agora vai parecer que o insigne(ficante) tinha culpa em cartório.

  44. MOLTO FRANCO

    Tão todos sika. Viram que ninguém iria comparecer para defendê-los, à porta do Fórum.
    Mas, a mentira age como fermento vai crescendo à medida que o tempo esquenta.

  45. Marcos André

    Valter Araujo, você é um safado.

  46. CICERO ERIVANIO ARAUJO

    Isso é um vergonha! isso é reflexo do aparelhamento que os governo Ptistas de Lula e Dilma fizeram nas instituições, especialmente nas cúpulas do judiciário e do Ministério Público (cargos políticos que são de nomeação do chefe do poder Executivo – STF, STJ, CNMP, CNJ)! Essa aberração que ainda perdura na CF precisa acabar, pois como é que pode haver imparcialidade em membros de uma instituição que investiga aquele (s) que os nomearam! Justiça seja feita aos membros da primeira instância do Judiciário Federal e do Ministerio Público Federal (concursados, que chegaram lá por meritocracia)! quanto a essa decisão dada pelo membro do CNMP, literalmente e visivelmente para poupar o “O CHEFE”, só digo uma coisa: QUE VERGONHA!!!!!! http://acervodiario.com.br/tag/lula-nomeia-membros-do-cnj-e-cnmp-em-solenidade-no-palacio-do-planalto. PARA OS AMIGOS TUDO, PARA OS INIMIGOS A LEI! QUE VERGONHA!!

  47. André

    Tá tudo dominado pelo PT,bem vindos ao COMUNISMO!

  48. Adolfo Hitler

    Brasil um País maravilhoso para os corruptos verdadeira Terra de Ninguém. Quem tem poder manda e muito.

  49. Flávio

    Tá tudo dominado !

  50. Rose

    Escuta, eu que sou pobre, gostaria de saber. Dá para comprar uma liminar para mim? Quanto custa? Onde vende?
    Como esse Lula tem PRIVILÉGIOS jamais concedidos ao povo comum!!!