Blogs e Colunistas

10/02/2014

às 15:54 \ Folhetinescas

Tempo voa e embaralha idades de ‘Em Família’

Helena chega à maturidade na pele de Júlia Lemmertz: disparidades de idade entre personagens e atores se justifica pela vontade do autor de ter determinados nomes em seu elenco (Divulgação)

Helena chega à maturidade na pele de Júlia Lemmertz: disparidades de idade entre personagens e atores se justifica pela vontade do autor de ter determinados nomes em seu elenco (Divulgação)

Sempre que me deparo com o assunto “adequacão do ator ao personagem”, lembro quando o grande Ítalo Rossi (1931-2011) me contou sobre uma peça que estrelou nos anos 50 como um japonês, A Casa de Chá do Luar de Agosto. “Imagine eu, careca desse jeito, num papel de japonês!”, divertiu-se, como se a distância entre ele e o personagem fosse apenas o detalhe, transponível com uma simples peruca.

No teatro, um bom jogo de cena derruba barreiras da vida real, como as de idade, tipo físico, gênero ou qualquer outra que tente separar um ator do personagem que ele quer viver. Na teledramaturgia, entretanto, o tom realista acaba criando amarras que levam o público a esperar a ligação entre ator e personagem da forma mais perfeita possível. E quando ela não acontece os comentários são inevitáveis, pelo menos num primeiro momento. Em Família, a nova trama das 9 da Globo, vem pondo esse tipo de pulga atrás das orelhas dos noveleiros, que não cansam de apontar nas redes sociais disparates envolvendo idades de atores e personagens.

Depois de uma rápida passagem pelos anos 80 e uma tragédia ocorrida nos anos 90, as duas com cara de anos 60, a novela de Manoel Carlos chega no capítulo desta noite a 2014. Um novo elenco assumirá os personagens, envelhecidos em pelo menos 20 anos. E telespectador terá de ter boa vontade e uma certa abstração para, por exemplo, acreditar que Giovanna Antonelli (Clara) é a irmã mais nova de Thiago Mendonça (Felipe) – na vida real, é o contrário, ela é mais velha do que ele.

Juliana (Gabriela Carneiro da Cunha): a novela dará um salto de 20 anos, mas ela só envelhecerá 10 (Divulgação)

Juliana (Gabriela Carneiro da Cunha): a novela dará um salto de 20 anos, mas ela só envelhecerá 10 (Divulgação)

No caso de Juliana, a “tia jovem e ligeiramente mais velha que Helena”, tanto a relação de sua idade com a sobrinha como o efeito da passagem do tempo não serão lá muito precisos. Gabriela Carneiro da Cunha, de 31 anos, que até agora viveu a personagem será substituída por Vanessa Gerbelli, de 41 – ou seja, 20 anos passarão e Juliana chegará a 2014 mais jovem do que a sobrinha, já que Júlia Lemmertz tem 50. A bem da verdade, é importante dizer que Helena é mais nova do que Júlia, tem “40 e poucos”. Mas, mesmo assim, a conta com Juliana não fecha.

Em mais um exemplo, o protagonista Laerte, pelo que se viu na cena do batismo de Helena, é uns três anos mais velho do que a amada. Na fase adulta, será vivido por Gabriel Braga Nunes, que é oito anos mais novo do que Júlia.

Mas o caso mais comentado entre os jornalistas que estiveram na coletiva de imprensa que apresentou a novela no início de janeiro é o da Chica da terceira fase, interpretada por Natália do Vale. Conhecida pela jovialidade, a atriz de 60 anos foi muito questionada sobre como pretendia dar vida à mãe de uma mulher apenas dez anos mais nova. Elegante, respondeu com modéstia e evitou a polêmica, dizendo que não precisará de maquiagem para parecer tão mais velha. “Que exagero, gente!”, exclamou.

A sessentona Chica é ainda a irmã mais nova de Selma, na terceira fase interpretada por Ana Beatriz Nogueira, de apenas 46 anos. Mesmo com os óculos que a atriz pretende usar em cena, é impossível não estranhar que ela esteja interpretando a mãe de Gabriel Braga Nunes, de 42 anos.

Numa conversa com Quanto Drama!, Júlia Lemmertz observou que a ficção não só pode como deve perdoar esse tipo de diferença entre as idades de atores e personagens. Tem razão. São questões que costumam ir se dissipando no dia a dia, com o avançar dos capítulos, apesar das piadas que provocam no início. No fim, longe de ser um descuido ou uma tendência à mexicanização, é um risco que o autor corre para ter bons nomes no elenco – e, no caso de Em Família, Vanessa Gerbelli e Gabriela Carneiro da Cunha, por exemplo, valem a pena.

LEIA TAMBÉM:

‘Em Família’ acelera e chega a 2014 

Ah, essa Helena…

 ’Amor à Vida’ acabou, mas a história continua

‘Em Família’ começa com Helena provocante

‘Tenho vontade de dar uma choradinha”, diz Júlia Lemmertz sobre ser Helena de Manoel Carlos

Tesão vale mais do que beijo, diz Giovanna Antonelli sobre lésbica de ‘Em Família’

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

108 Comentários

  • Andriely

    -

    12/2/2014 às 10:41

    Realmente essa diferença esta gritante chega ser desconfortável assistir..por mais boa que seja a história colocaria Helena Hinaldi pra viver Helena e Regina Duarte para viver a Chica….! Sei la…natalia do Vale Júlia Lemmertz ta estranho mais parece irmãs que mãe e filha….e o que dizer dos demais….! não tem nada a ver.

  • Andriely

    -

    12/2/2014 às 10:44

    siceramente…..a trama estava melhor nas duas primeiras fases……essa terceira fase poderia não existir..seila.

  • Andriely

    -

    12/2/2014 às 10:55

    talvez o po]roblema nem esta na coitada da júlia Lemmertz, e sim atores que completam, como sua mãe irma e tia….! ai GENTE TA UMA PORCARIA.

  • EDIENE

    -

    12/2/2014 às 11:46

    Essa novela ta muito bizarra a mae da Helena e aparentemente mais jovem do que ela e a tia e o Laerte ou seja todo mundo e mais jovem do que a Helena! kkkk

  • Suzana

    -

    12/2/2014 às 14:39

    Julia Lemmertz, quando sorri, fica parecendo o Toyman, inimigo do Superman.

  • Patricia

    -

    12/2/2014 às 16:07

    Julia Lemmertz foi uma exigência do autor, assim como o resto do elenco. A Globo teve que engolir, nós também.

  • Virginia

    -

    12/2/2014 às 16:08

    Tá feio sim! Tá destoando,os atores são todos ótimos,mas como já citaram por aqui,há até um certo desconforto ao vermos a novela.Acho que a Rede Globo disponibiliza de outras atrizes por exemplo,para viver a Helena,que estão agora com 40 anos:Flávia Alessandra,por exemplo,Humberto Martins tbm poderia ser substituido por outro ator,estão incompatíveis..

  • Suzana

    -

    12/2/2014 às 17:00

    Júlia Lemmertz pulando de paraquedas e com barriguinha flácida de fora foi patético.

  • Danielle

    -

    12/2/2014 às 20:51

    Olha, a verdade é que a Júlia Lemertz aparenta os seus 50 anos, não é um pecado, mas isso a colocou numa situação ridícula pois todas as mulheres que estão contracenando com ela aparentam ter muito menos idade do que suas idades reais, ou seja, além das idades não baterem, a aparência não bateu. Ver a Júlia chamando Vanessa Gerbelli de tia e Natália do Valle de mãe todos os dias até o último capítulo será constrangedor, isso não vai dar pra acostumar mesmo, é ridículo demais.

  • j.

    -

    12/2/2014 às 21:18

    a novela tá toda embaralhada

    dessa vez esse tal de maneco se “superou”

  • Amanda

    -

    12/2/2014 às 21:37

    Tá péssimo, já vi distoâncias que de fato passaram despercebidas pela atuação boa. Desta vez não, se trata de uma diferença que prejudica a noção temporal da trama, como espectadores, ficamos confusos sobre quem é quem e, ainda que entendamos depois, será IMPOSSÍVEL (sério) associarmos os personagens antigos aos novos atores. A impressão é que é outra novela, novos personagens. Tanto a estética (pretos ficaram brancos, pessoas cresceram 1 metro hahaha) quanto o jeito dos personagens praticamente impossibilitam termos noção de continuidade.
    Sério, gosto de novela, mas infelizmente esta não dá para assistir. Principalmente com a Júlia Lemmertz agindo como um sonsa para interpretar uma personagem que na adolescência era impetuosa e forte.

  • joana

    -

    12/2/2014 às 22:39

    cara, putz…..
    quando o Laerte ver a helena,,,,,,,,,,,pqp………..quando vi as chamadas , da novela……….acabaram com a Natalia do vale .mãe da Julia……….kkkkkkkkkkk

  • Iêda

    -

    13/2/2014 às 12:18

    Nao tenho nada contra a atriz Júlia Lemmertz, mas nao gostei dela fazendo o papel de Helena,a idade da Helena seria no maximo quarenta anos e nao cinquenta e o ator Humberto Martins , parece mais avô do Virgilio do que o próprio. Uma tragédia, perdi a vontade de assistir essa novela e pena porque sempre gostei dos trabalhos do Maneco

  • sueli

    -

    13/2/2014 às 16:43

    maneco do ceu onde foi amarrar teu burro hem? essa atris helena e mais velha que todos da novela kkkkkkkkk

  • sueli

    -

    13/2/2014 às 16:44

    n gostei da helenA DO MANECO KKKKKK

  • sueli

    -

    13/2/2014 às 16:46

    HOHO N TINHA OUTRA ATRIZ P COLOCAR NO LUGAR DA JULIA? OU TEM ALGO AÍ??? MUITO ERRADA N GOSTEI DA HELENA MUITO FEIA E VELHA ELA DEVIA SER A MÃE DA HELENA DAÍ SIM SERIA LEGAL

  • BRUNA

    -

    13/2/2014 às 17:54

    A novela tinha tudo pra ser sucesso , a história é boa , mas as personagens da 3a FASE ….. Helena deveria ser HELENA RANALDI !!! MUITTTTTTO MAIS A VER !

  • helena saraiva

    -

    13/2/2014 às 18:03

    Tá bem ruimm..e olha que como noveleira contumaz eu me esforço pra assistir

  • Ana paula

    -

    13/2/2014 às 18:52

    Só pode ser pistolão ou Qi porque Júlia Lemmertz como Helena é o fim ela não tem capacidade como Atriz p/ interpretar essa personagem tão importante q/ é a Helena que deveria ser a mulher mais bonita e interessante da Globo enfim ridículo!!!!!!!!!!!!!

  • francisco de assis cardoso

    -

    13/2/2014 às 22:35

    será que a globo caiu em decadencia, pois nao tem nada a ver estes personagem a de 20 anos atras, a helena é mais velha que a mae, sem ideia, este maneco pecou feio com estes personagem, vai marcar como a pior novela que a globo ja produzio, ou seja uma porcaria

  • MARIA DANIELA

    -

    13/2/2014 às 22:43

    QUANTO AO TALENTO DOS ATORES NINGUEM DUVIDA DE NADA,SÓ ACHO QUE VIAJARAM MUITO POR EXEMPLO NO COMEÇO DA NOVELA A SHIRLEY ERA MUITO MAIS NOVA QUE A HELENA E NA ADOLESCÊNCIA ESTAVAM DE IGUAL PRA IGUAL ACHEI MUITO ESTRANHO E A QUESTÃO DA TIA TB SER BEM MAIS NOVA AGORA NESTA FASE TAMBEM ACHEI MUITO ESQUISITO.

  • Camila

    -

    13/2/2014 às 22:48

    Gente, ver a Júlia chamar a Natália de mãe não convenceu nem um pouco, e a Helena ficou bem mais branca depois de 20 anos….Nada haver…

  • Mirian Larssen

    -

    13/2/2014 às 22:50

    O pior não é a Helena (Julia) e sim a mãe (Natalia do Vale), tadinha! Acabaram com ela, ela é tão linda pra ser a mãe de uma velha…

  • otavio

    -

    13/2/2014 às 23:49

    Outra coisa. Pra quem é de Goiânia é bizarro que a cidade mostrada nos anos noventa se pareça mais com uma cidade dos anos 40. Carros antigos demais… Misturaram cenas de cidades do interior como se. fosse Goiânia. Na verdade de Goiânia mesmo só mostraram uma praça. Além disso, nessa época já contavamos com mais de um milhão de habitantes e as pessoas não ficavam andando por aí à cavalo.

  • Otávio

    -

    13/2/2014 às 23:57

    Outra coisa. Pra quem é de Goiânia é bizarro que a cidade mostrada nos anos noventa se pareça mais com uma cidade dos anos 40. Carros antigos demais… Misturaram cenas de cidades do interior como se. fosse.

  • Otávio

    -

    14/2/2014 às 0:02

    Nos anos 90 Goiânia já contava com mais de um milhão de habitantes e as pessoas não andavam por aí à cavalo como mostrou a novela. Eles mostraram apenas uma praça. Seria como fazer uma novela sobre São Paulo mostrando apenas a Praça da Sé.

  • Carolina

    -

    14/2/2014 às 21:18

    A pior novela de todos os tempos!!!!!! Sem coerência,sem nexo algum. Uma Helena velha, sem graça, sem sal.

  • Thais

    -

    14/2/2014 às 22:35

    Concordo plenamente com a Ana paula – 13/02/2014 às 18:52

    Só pode ser pistolão ou Qi porque Júlia Lemmertz como Helena é o fim ela não tem capacidade como Atriz p/ interpretar essa personagem tão importante q/ é a Helena que deveria ser a mulher mais bonita e interessante da Globo enfim ridículo!!!!!!!!!!!!!

    E com BRUNA – 13/02/2014 às 17:54
    A novela tinha tudo pra ser sucesso , a história é boa , mas as personagens da 3a FASE ….. Helena deveria ser HELENA RANALDI !!! MUITTTTTTO MAIS A VER !

    Essa desculpa de que queria certos personagens para a novela é ridícula e não convence. Por que não colocou Helena Ranaldi como Helena então?
    Colocasse os mesmos atores, mas em papéis diferentes.

  • Thais

    -

    14/2/2014 às 22:39

    Concordo plenamente com a Ana paula, quando ela diz que só pode ser pistolão ou qi porque Júlia Lemmertz como Helena é o fim. E concordo com a BRUNA, que disse que Helena deveria ser HELENA RANALDI.

    Essa desculpa de que queria certos personagens para a novela é ridícula e não convence. Por que não colocou Helena Ranaldi como Helena então?
    Colocasse os mesmos atores, mas em papéis diferentes.

  • Cicera

    -

    15/2/2014 às 22:35

    Eu não estou gostando não, tinha que ser a Claudia Raia para fazer o papel de Helena, ia combinar mais com a Bruna Marquezine mais velha.

  • Mariana

    -

    16/2/2014 às 1:29

    Acredito que a aparência de Helena Ranaldi, cairia bem melhor no papel de representar Bruna Marquezine, do que a atriz Júlia Lemmertz…

  • Johana Ortiz

    -

    16/2/2014 às 22:46

    Bom minha curiosidade ficou aguçada com tantos comentários.É claro que a poderosa n vai mudar nada nessa novela.O que eu sugiro é que vcs mudem de canal. Existem tantos programas interessantes em outros canais ou, então leiam um livro, leve seu cachorro pra passear, converse com seu companheiro(a), com seus filhos, amigos…vamos viver a vida real e em familía real também porque isso aí é palhaçada pra tomar nosso precioso tempo!Pronto falei!!AF

  • Lene

    -

    18/2/2014 às 22:59

    Com certeza,a Bruna Marquezine não estará assim quando estiver com 50
    a

    nos.Estará bem mais linda é claro!…

  • issa

    -

    22/2/2014 às 0:49

    realmente a novela ta doida. a cena do estrupo foi mesmo desnecessarias mas dps faz sentido

  • Maria Joana de Oliveira

    -

    22/2/2014 às 10:08

    Os comentários sobre a novela são mais interessantes do que a própria novela, ri muito, pois os telespectadores não são idiotas, como imaginam,
    e sabem quando há discrepâncias muito gritantes, como essas da idade e aparências dos atores. E a Luíza está atuando igualzinho a Helena da primeira fase, sinceramente,não estou vendo nenhuma diferença, só falta ela se apaixonar pelo Laerte agora.

  • Tatiana

    -

    23/2/2014 às 3:00

    Olha não tem nada contra a Julia… Mais eu acho k nem ela se convenceu k era a Bruna Marquezine mais nova,gente ta tudo errado,sinceramente eu acho k o melhor a fazer é não assistir mais essa novela,e mostrar para a diretor dessa novela k o telespectador não é burro!!!

  • Milton

    -

    26/2/2014 às 2:47

    Pelo visto não estou sozinho achando essa novela chata e arrastada, os atores são excelentes,porem o Laerte do Gabriel Braga Nunes não convence mesmo,o personagem cairia como uma luva para Edson Celulari que esta na faixa de idade de Julia e Humberto….coitado do Maneco vai ser a ultima novela dele e lembrada pra sempre como a pior.

  • Ni

    -

    26/2/2014 às 21:23

    Júlia Lemertez foi cotada para ser a Helena na fase adulta pq sua mãe foi a primeira Helena do Maneco, e ele queria que ela fosse a última, uma forma de homenagear a mãe dela.

  • Kaike Moura

    -

    27/2/2014 às 12:03

    Foi um erro feio de escalação. A Helena poderia ser muito bem a Vanessa Gerbelli ou a Letícia Sabatella, o Virgilio poderia ser o Marcos Palmeira que era a primeira opção do Maneco. Já a Juliana poderia ser a Julia Lemmertzm já que ela parece irmã da Natália do Vale que continuaria ser a Chica. Selma poderia ser uma atriz com mais de sessenta, Regina Duarte por exemplo, ou uma até mesmo que disfarçasse a idade como a Louise Cardoso, cairia bem também… Já a Felipe e Clara continuaria com os mesmos Thiago Mendonça e Giovanna Antonelli, é até mais aceitável.

  • Isabela

    -

    5/3/2014 às 22:56

    Realmente da pra ver todo o sofrimento que a Elena viveu no passado! Só mesmo um sofrimento muito intenso poderia transformar Bruna em Júlia em 20 anos ou até a 40 anos depois!! A Bruna e linda e a Júlia e horrorosa!! Gosto de novelas mais está realmente me sinto mal de assistir!

  • Marina zabinemmamarimarina

    -

    12/3/2014 às 16:01

    Naõ gostei dessa nova versaõ de helena.a personagem é sem sal.gostaria de ver um romançe com laerte e luisa.

  • Estela

    -

    15/3/2014 às 11:36

    O enredo da novela é ruim, que me perdoe o autor que fez inúmeras novelas de qualidade…mas, existem várias falhas de tempo, idade( Natália do Vale é 10 anos mais jovem que a Julia; mãe aos 10 anos? ela não parecia ter 10 naos quando Helena nasceu, até porque a Natália não parece mais velha que a Júlia), o ator que interpreta o Laerte não amadureceu, apesar de todo o passado…resumindo, os atores são bons, mas estão atuando presos á personagens fracos e sem personalidade.

  • Lucyana alves

    -

    24/3/2014 às 22:28

    A Helena até concordo que seja a Julia, o q achei errado foi a mae dla. Acho q a mae da Helena podia ser uma atriz bem ms velha. E o Laerte podia ser outro ator q parecesse ms velho q a Helena. Td deveria acompanhar a primeira fase ja q é ond td cmeca. A idade real dos atores e atriz nao importa muito, a aparencia conta ms p definir a idad d q personagens eles vao fzr.

  • LEILA

    -

    24/3/2014 às 22:41

    A novela esta muito boua, adoro essas questões de pouca diferença de idade que na verdade nos tempos antigos isso era comum. o que custo acreditar e que Selam(An B. Noguira) seja a írma mais VELHA de Chica( Natalia do Vale),juliana e Leandro, que em fala nisso até agora não apareceu.Mas não para por ai, esta por vir a mão da cobra da Shirley, posi Mafalda(Claudia Assunção) tbm e dez anos mais velha que Viviane Pasmanter.Resumindo deicho passar idade entre tia e sobrinha , mae e filhos , mas que Selma ser mais Velha que Chica, isso é inaceitavel.

  • Antonia

    -

    24/3/2014 às 22:50

    Venho a protestar, e espero que o autor Manoel Carlos tome conhecimento do meu depoimento. Por exemplo essa semana me intrigou na questão da mãe de Virgilio. No 1 capitulo da terceira fase, a família comenta que Maria não foi a festa de Virgilio, pois estava doente. um mes depois o mesmo volta a goiania e nisso vai até o túmulo da mãe. exijo explicação sobre esse fato ESQUECIDO. e outra concordo com os demais e queremos que maneco reajuste as ordens das irmas fernandes. de selma, chica, juliana e leandro para chica, selma, juliana e leandro. faloa na questão das idades , principalmente de selma e chica

  • SALVIANO

    -

    30/3/2014 às 18:47

    QUE PENA QUE A GLOBO NÃO TEM MAIS IMAGINAÇÃO PARA FAZER NOVELAS, DEVERIA REPETIR AS NOVELAS ANTIGAS QUE SERIA BEM MELHOR, ATÉ O MANOEL CARLOS QUE JÁ ESCREVEU BOAS NOVELAS ERROU E FEIO JUNTAMENTE COM O JAIME MONJARDIM NA ESCALAÇÃO DOS PERSONAGENS DE EM FAMÍLIA, TUDO BEM QUE É FICÇÃO MAS DEVERIAM TER UM POUCO MAIS DE RESPEITO COM OS NOVELEIROS DE PLANTÃO QUE DÃO AUDIÊNCIA A ESSAS NOVELAS DA GLOBO, PUXA ESCALAR ANA BEATRIZ PARA SER MÃE DO GABRIEL, PARECEM IRMÃOS MESMO COM TODA A CARACTERIZAÇÃO DE VELHA QUE FIZERAM NELA, A NATÁLIA DO VALE COMO MÃE DE JÚLIA, DEVERIAM PELO MENOS USAR ARTIFÍCIOS DE ENVELHECIMENTO NA NATÁLIA, OU SERÁ QUE A INTENÇÃO ERA FAZER COM QUE A MÃE CHAMASSE MAIS ATENÇÃO QUE A FILHA NA NOVELA, IMAGINE SE NÃO FOSSE A ÚLTIMA HELENA DE MANOEL CARLOS. É O FIM, GRAÇAS A DEUS NÃO GOSTO DE NOVELAS, ESSA É DE DÁ NÓ NA CUCA.

  • Luiz paulo

    -

    6/4/2014 às 18:27

    A novela é muito chata ,oque uma pena manuel dessa vez ele errou feio

  • Maria Dajuda Rêgo

    -

    12/4/2014 às 22:14

    Na Novela EM FAMÍLIA, admiro o excelente desempenho dos Artistas, bem como as Campanhas Educativas, sobre: os prejuízos da Dep. Química,o respeito e valorização dos Idosos, etc. Mas é inaceitável esse abuso de Atores mais velhos ASSEDIANDO ADOLESCENTES OU JOVENS, ou com ASSÉDIOS ENTRE MULHERES,com total sutileza desrespeitando menores que assistem a Novela, nesse horário. Seria melhor mostrar que é possível haver a nobreza de um Homem aceitando ser pai de uma Filha de outro Homem e não incentivando as Pessoas a destruírem o amor nas Famílias e a harmonia nos Lares.

  • Michelle Carvalho.

    -

    16/4/2014 às 23:21

    Que novela ruim somente tem o que não presta, o amor da vida da mãe que não se casou na época por causa de uma tragedia pois até perdeu o pai por consequência, esta Luisa não tem escrúpulo algum sabe oque aconteceu, o homem é casado, ela tem namorado. É assim que pedem para que a nossa junventude se comporte como vagabundas fazendo tudo sem se importar com quem irá machucar até mesmo a própria mãe não ligando se a pessoa tem ou não relacionamento fazendo o que der na telha, como a Clara outra sem o menor senso, no momento em que o seu marido mais precisa ela ajuda a mata lo. Se quer viver coisas diferentes problema mais se ela tiver um minimo de caráter ficaria do lado do marido no momento mais difícil de sua vida ela vai viver novas experiencias problema dela não poderia aguentar seu fogo mais um pouco, o novela chata em sem noção, que somente ensina o ser humano a passar por cima dos sentimentos dos outros sem amor ao próximo somente olhando para o seu próprio umbigo.

  • Lucilene

    -

    13/6/2014 às 23:27

    Realmente a novela ta pessima,personagens pobres de conteudo .Eincentiva a fazer trocas banais por ex clara tinha uma familia linda c cadu e filho,para viver uma relacao baseada na curiosidade .nao acho legal nao

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados