Blogs e Colunistas

10/02/2014

às 15:54 \ Folhetinescas

Tempo voa e embaralha idades de ‘Em Família’

Helena chega à maturidade na pele de Júlia Lemmertz: disparidades de idade entre personagens e atores se justifica pela vontade do autor de ter determinados nomes em seu elenco (Divulgação)

Helena chega à maturidade na pele de Júlia Lemmertz: disparidades de idade entre personagens e atores se justifica pela vontade do autor de ter determinados nomes em seu elenco (Divulgação)

Sempre que me deparo com o assunto “adequacão do ator ao personagem”, lembro quando o grande Ítalo Rossi (1931-2011) me contou sobre uma peça que estrelou nos anos 50 como um japonês, A Casa de Chá do Luar de Agosto. “Imagine eu, careca desse jeito, num papel de japonês!”, divertiu-se, como se a distância entre ele e o personagem fosse apenas o detalhe, transponível com uma simples peruca.

No teatro, um bom jogo de cena derruba barreiras da vida real, como as de idade, tipo físico, gênero ou qualquer outra que tente separar um ator do personagem que ele quer viver. Na teledramaturgia, entretanto, o tom realista acaba criando amarras que levam o público a esperar a ligação entre ator e personagem da forma mais perfeita possível. E quando ela não acontece os comentários são inevitáveis, pelo menos num primeiro momento. Em Família, a nova trama das 9 da Globo, vem pondo esse tipo de pulga atrás das orelhas dos noveleiros, que não cansam de apontar nas redes sociais disparates envolvendo idades de atores e personagens.

Depois de uma rápida passagem pelos anos 80 e uma tragédia ocorrida nos anos 90, as duas com cara de anos 60, a novela de Manoel Carlos chega no capítulo desta noite a 2014. Um novo elenco assumirá os personagens, envelhecidos em pelo menos 20 anos. E telespectador terá de ter boa vontade e uma certa abstração para, por exemplo, acreditar que Giovanna Antonelli (Clara) é a irmã mais nova de Thiago Mendonça (Felipe) – na vida real, é o contrário, ela é mais velha do que ele.

Juliana (Gabriela Carneiro da Cunha): a novela dará um salto de 20 anos, mas ela só envelhecerá 10 (Divulgação)

Juliana (Gabriela Carneiro da Cunha): a novela dará um salto de 20 anos, mas ela só envelhecerá 10 (Divulgação)

No caso de Juliana, a “tia jovem e ligeiramente mais velha que Helena”, tanto a relação de sua idade com a sobrinha como o efeito da passagem do tempo não serão lá muito precisos. Gabriela Carneiro da Cunha, de 31 anos, que até agora viveu a personagem será substituída por Vanessa Gerbelli, de 41 – ou seja, 20 anos passarão e Juliana chegará a 2014 mais jovem do que a sobrinha, já que Júlia Lemmertz tem 50. A bem da verdade, é importante dizer que Helena é mais nova do que Júlia, tem “40 e poucos”. Mas, mesmo assim, a conta com Juliana não fecha.

Em mais um exemplo, o protagonista Laerte, pelo que se viu na cena do batismo de Helena, é uns três anos mais velho do que a amada. Na fase adulta, será vivido por Gabriel Braga Nunes, que é oito anos mais novo do que Júlia.

Mas o caso mais comentado entre os jornalistas que estiveram na coletiva de imprensa que apresentou a novela no início de janeiro é o da Chica da terceira fase, interpretada por Natália do Vale. Conhecida pela jovialidade, a atriz de 60 anos foi muito questionada sobre como pretendia dar vida à mãe de uma mulher apenas dez anos mais nova. Elegante, respondeu com modéstia e evitou a polêmica, dizendo que não precisará de maquiagem para parecer tão mais velha. “Que exagero, gente!”, exclamou.

A sessentona Chica é ainda a irmã mais nova de Selma, na terceira fase interpretada por Ana Beatriz Nogueira, de apenas 46 anos. Mesmo com os óculos que a atriz pretende usar em cena, é impossível não estranhar que ela esteja interpretando a mãe de Gabriel Braga Nunes, de 42 anos.

Numa conversa com Quanto Drama!, Júlia Lemmertz observou que a ficção não só pode como deve perdoar esse tipo de diferença entre as idades de atores e personagens. Tem razão. São questões que costumam ir se dissipando no dia a dia, com o avançar dos capítulos, apesar das piadas que provocam no início. No fim, longe de ser um descuido ou uma tendência à mexicanização, é um risco que o autor corre para ter bons nomes no elenco – e, no caso de Em Família, Vanessa Gerbelli e Gabriela Carneiro da Cunha, por exemplo, valem a pena.

LEIA TAMBÉM:

‘Em Família’ acelera e chega a 2014 

Ah, essa Helena…

 ’Amor à Vida’ acabou, mas a história continua

‘Em Família’ começa com Helena provocante

‘Tenho vontade de dar uma choradinha”, diz Júlia Lemmertz sobre ser Helena de Manoel Carlos

Tesão vale mais do que beijo, diz Giovanna Antonelli sobre lésbica de ‘Em Família’

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

107 Comentários

  1. Maria Dajuda Rêgo

    -

    12/04/2014 às 22:14

    Na Novela EM FAMÍLIA, admiro o excelente desempenho dos Artistas, bem como as Campanhas Educativas, sobre: os prejuízos da Dep. Química,o respeito e valorização dos Idosos, etc. Mas é inaceitável esse abuso de Atores mais velhos ASSEDIANDO ADOLESCENTES OU JOVENS, ou com ASSÉDIOS ENTRE MULHERES,com total sutileza desrespeitando menores que assistem a Novela, nesse horário. Seria melhor mostrar que é possível haver a nobreza de um Homem aceitando ser pai de uma Filha de outro Homem e não incentivando as Pessoas a destruírem o amor nas Famílias e a harmonia nos Lares.

  2. Luiz paulo

    -

    06/04/2014 às 18:27

    A novela é muito chata ,oque uma pena manuel dessa vez ele errou feio

  3. SALVIANO

    -

    30/03/2014 às 18:47

    QUE PENA QUE A GLOBO NÃO TEM MAIS IMAGINAÇÃO PARA FAZER NOVELAS, DEVERIA REPETIR AS NOVELAS ANTIGAS QUE SERIA BEM MELHOR, ATÉ O MANOEL CARLOS QUE JÁ ESCREVEU BOAS NOVELAS ERROU E FEIO JUNTAMENTE COM O JAIME MONJARDIM NA ESCALAÇÃO DOS PERSONAGENS DE EM FAMÍLIA, TUDO BEM QUE É FICÇÃO MAS DEVERIAM TER UM POUCO MAIS DE RESPEITO COM OS NOVELEIROS DE PLANTÃO QUE DÃO AUDIÊNCIA A ESSAS NOVELAS DA GLOBO, PUXA ESCALAR ANA BEATRIZ PARA SER MÃE DO GABRIEL, PARECEM IRMÃOS MESMO COM TODA A CARACTERIZAÇÃO DE VELHA QUE FIZERAM NELA, A NATÁLIA DO VALE COMO MÃE DE JÚLIA, DEVERIAM PELO MENOS USAR ARTIFÍCIOS DE ENVELHECIMENTO NA NATÁLIA, OU SERÁ QUE A INTENÇÃO ERA FAZER COM QUE A MÃE CHAMASSE MAIS ATENÇÃO QUE A FILHA NA NOVELA, IMAGINE SE NÃO FOSSE A ÚLTIMA HELENA DE MANOEL CARLOS. É O FIM, GRAÇAS A DEUS NÃO GOSTO DE NOVELAS, ESSA É DE DÁ NÓ NA CUCA.

  4. Antonia

    -

    24/03/2014 às 22:50

    Venho a protestar, e espero que o autor Manoel Carlos tome conhecimento do meu depoimento. Por exemplo essa semana me intrigou na questão da mãe de Virgilio. No 1 capitulo da terceira fase, a família comenta que Maria não foi a festa de Virgilio, pois estava doente. um mes depois o mesmo volta a goiania e nisso vai até o túmulo da mãe. exijo explicação sobre esse fato ESQUECIDO. e outra concordo com os demais e queremos que maneco reajuste as ordens das irmas fernandes. de selma, chica, juliana e leandro para chica, selma, juliana e leandro. faloa na questão das idades , principalmente de selma e chica

  5. LEILA

    -

    24/03/2014 às 22:41

    A novela esta muito boua, adoro essas questões de pouca diferença de idade que na verdade nos tempos antigos isso era comum. o que custo acreditar e que Selam(An B. Noguira) seja a írma mais VELHA de Chica( Natalia do Vale),juliana e Leandro, que em fala nisso até agora não apareceu.Mas não para por ai, esta por vir a mão da cobra da Shirley, posi Mafalda(Claudia Assunção) tbm e dez anos mais velha que Viviane Pasmanter.Resumindo deicho passar idade entre tia e sobrinha , mae e filhos , mas que Selma ser mais Velha que Chica, isso é inaceitavel.

  6. Lucyana alves

    -

    24/03/2014 às 22:28

    A Helena até concordo que seja a Julia, o q achei errado foi a mae dla. Acho q a mae da Helena podia ser uma atriz bem ms velha. E o Laerte podia ser outro ator q parecesse ms velho q a Helena. Td deveria acompanhar a primeira fase ja q é ond td cmeca. A idade real dos atores e atriz nao importa muito, a aparencia conta ms p definir a idad d q personagens eles vao fzr.

  7. Estela

    -

    15/03/2014 às 11:36

    O enredo da novela é ruim, que me perdoe o autor que fez inúmeras novelas de qualidade…mas, existem várias falhas de tempo, idade( Natália do Vale é 10 anos mais jovem que a Julia; mãe aos 10 anos? ela não parecia ter 10 naos quando Helena nasceu, até porque a Natália não parece mais velha que a Júlia), o ator que interpreta o Laerte não amadureceu, apesar de todo o passado…resumindo, os atores são bons, mas estão atuando presos á personagens fracos e sem personalidade.

  8. Marina zabinemmamarimarina

    -

    12/03/2014 às 16:01

    Naõ gostei dessa nova versaõ de helena.a personagem é sem sal.gostaria de ver um romançe com laerte e luisa.

  9. Isabela

    -

    05/03/2014 às 22:56

    Realmente da pra ver todo o sofrimento que a Elena viveu no passado! Só mesmo um sofrimento muito intenso poderia transformar Bruna em Júlia em 20 anos ou até a 40 anos depois!! A Bruna e linda e a Júlia e horrorosa!! Gosto de novelas mais está realmente me sinto mal de assistir!

  10. Kaike Moura

    -

    27/02/2014 às 12:03

    Foi um erro feio de escalação. A Helena poderia ser muito bem a Vanessa Gerbelli ou a Letícia Sabatella, o Virgilio poderia ser o Marcos Palmeira que era a primeira opção do Maneco. Já a Juliana poderia ser a Julia Lemmertzm já que ela parece irmã da Natália do Vale que continuaria ser a Chica. Selma poderia ser uma atriz com mais de sessenta, Regina Duarte por exemplo, ou uma até mesmo que disfarçasse a idade como a Louise Cardoso, cairia bem também… Já a Felipe e Clara continuaria com os mesmos Thiago Mendonça e Giovanna Antonelli, é até mais aceitável.

  11. Ni

    -

    26/02/2014 às 21:23

    Júlia Lemertez foi cotada para ser a Helena na fase adulta pq sua mãe foi a primeira Helena do Maneco, e ele queria que ela fosse a última, uma forma de homenagear a mãe dela.

  12. Milton

    -

    26/02/2014 às 2:47

    Pelo visto não estou sozinho achando essa novela chata e arrastada, os atores são excelentes,porem o Laerte do Gabriel Braga Nunes não convence mesmo,o personagem cairia como uma luva para Edson Celulari que esta na faixa de idade de Julia e Humberto….coitado do Maneco vai ser a ultima novela dele e lembrada pra sempre como a pior.

  13. Tatiana

    -

    23/02/2014 às 3:00

    Olha não tem nada contra a Julia… Mais eu acho k nem ela se convenceu k era a Bruna Marquezine mais nova,gente ta tudo errado,sinceramente eu acho k o melhor a fazer é não assistir mais essa novela,e mostrar para a diretor dessa novela k o telespectador não é burro!!!

  14. Maria Joana de Oliveira

    -

    22/02/2014 às 10:08

    Os comentários sobre a novela são mais interessantes do que a própria novela, ri muito, pois os telespectadores não são idiotas, como imaginam,
    e sabem quando há discrepâncias muito gritantes, como essas da idade e aparências dos atores. E a Luíza está atuando igualzinho a Helena da primeira fase, sinceramente,não estou vendo nenhuma diferença, só falta ela se apaixonar pelo Laerte agora.

  15. issa

    -

    22/02/2014 às 0:49

    realmente a novela ta doida. a cena do estrupo foi mesmo desnecessarias mas dps faz sentido

  16. Lene

    -

    18/02/2014 às 22:59

    Com certeza,a Bruna Marquezine não estará assim quando estiver com 50
    a

    nos.Estará bem mais linda é claro!…

  17. Johana Ortiz

    -

    16/02/2014 às 22:46

    Bom minha curiosidade ficou aguçada com tantos comentários.É claro que a poderosa n vai mudar nada nessa novela.O que eu sugiro é que vcs mudem de canal. Existem tantos programas interessantes em outros canais ou, então leiam um livro, leve seu cachorro pra passear, converse com seu companheiro(a), com seus filhos, amigos…vamos viver a vida real e em familía real também porque isso aí é palhaçada pra tomar nosso precioso tempo!Pronto falei!!AF

  18. Mariana

    -

    16/02/2014 às 1:29

    Acredito que a aparência de Helena Ranaldi, cairia bem melhor no papel de representar Bruna Marquezine, do que a atriz Júlia Lemmertz…

  19. Cicera

    -

    15/02/2014 às 22:35

    Eu não estou gostando não, tinha que ser a Claudia Raia para fazer o papel de Helena, ia combinar mais com a Bruna Marquezine mais velha.

  20. Thais

    -

    14/02/2014 às 22:39

    Concordo plenamente com a Ana paula, quando ela diz que só pode ser pistolão ou qi porque Júlia Lemmertz como Helena é o fim. E concordo com a BRUNA, que disse que Helena deveria ser HELENA RANALDI.

    Essa desculpa de que queria certos personagens para a novela é ridícula e não convence. Por que não colocou Helena Ranaldi como Helena então?
    Colocasse os mesmos atores, mas em papéis diferentes.

  21. Thais

    -

    14/02/2014 às 22:35

    Concordo plenamente com a Ana paula – 13/02/2014 às 18:52

    Só pode ser pistolão ou Qi porque Júlia Lemmertz como Helena é o fim ela não tem capacidade como Atriz p/ interpretar essa personagem tão importante q/ é a Helena que deveria ser a mulher mais bonita e interessante da Globo enfim ridículo!!!!!!!!!!!!!

    E com BRUNA – 13/02/2014 às 17:54
    A novela tinha tudo pra ser sucesso , a história é boa , mas as personagens da 3a FASE ….. Helena deveria ser HELENA RANALDI !!! MUITTTTTTO MAIS A VER !

    Essa desculpa de que queria certos personagens para a novela é ridícula e não convence. Por que não colocou Helena Ranaldi como Helena então?
    Colocasse os mesmos atores, mas em papéis diferentes.

  22. Carolina

    -

    14/02/2014 às 21:18

    A pior novela de todos os tempos!!!!!! Sem coerência,sem nexo algum. Uma Helena velha, sem graça, sem sal.

  23. Otávio

    -

    14/02/2014 às 0:02

    Nos anos 90 Goiânia já contava com mais de um milhão de habitantes e as pessoas não andavam por aí à cavalo como mostrou a novela. Eles mostraram apenas uma praça. Seria como fazer uma novela sobre São Paulo mostrando apenas a Praça da Sé.

  24. Otávio

    -

    13/02/2014 às 23:57

    Outra coisa. Pra quem é de Goiânia é bizarro que a cidade mostrada nos anos noventa se pareça mais com uma cidade dos anos 40. Carros antigos demais… Misturaram cenas de cidades do interior como se. fosse.

  25. otavio

    -

    13/02/2014 às 23:49

    Outra coisa. Pra quem é de Goiânia é bizarro que a cidade mostrada nos anos noventa se pareça mais com uma cidade dos anos 40. Carros antigos demais… Misturaram cenas de cidades do interior como se. fosse Goiânia. Na verdade de Goiânia mesmo só mostraram uma praça. Além disso, nessa época já contavamos com mais de um milhão de habitantes e as pessoas não ficavam andando por aí à cavalo.

  26. Mirian Larssen

    -

    13/02/2014 às 22:50

    O pior não é a Helena (Julia) e sim a mãe (Natalia do Vale), tadinha! Acabaram com ela, ela é tão linda pra ser a mãe de uma velha…

  27. Camila

    -

    13/02/2014 às 22:48

    Gente, ver a Júlia chamar a Natália de mãe não convenceu nem um pouco, e a Helena ficou bem mais branca depois de 20 anos….Nada haver…

  28. MARIA DANIELA

    -

    13/02/2014 às 22:43

    QUANTO AO TALENTO DOS ATORES NINGUEM DUVIDA DE NADA,SÓ ACHO QUE VIAJARAM MUITO POR EXEMPLO NO COMEÇO DA NOVELA A SHIRLEY ERA MUITO MAIS NOVA QUE A HELENA E NA ADOLESCÊNCIA ESTAVAM DE IGUAL PRA IGUAL ACHEI MUITO ESTRANHO E A QUESTÃO DA TIA TB SER BEM MAIS NOVA AGORA NESTA FASE TAMBEM ACHEI MUITO ESQUISITO.

  29. francisco de assis cardoso

    -

    13/02/2014 às 22:35

    será que a globo caiu em decadencia, pois nao tem nada a ver estes personagem a de 20 anos atras, a helena é mais velha que a mae, sem ideia, este maneco pecou feio com estes personagem, vai marcar como a pior novela que a globo ja produzio, ou seja uma porcaria

  30. Ana paula

    -

    13/02/2014 às 18:52

    Só pode ser pistolão ou Qi porque Júlia Lemmertz como Helena é o fim ela não tem capacidade como Atriz p/ interpretar essa personagem tão importante q/ é a Helena que deveria ser a mulher mais bonita e interessante da Globo enfim ridículo!!!!!!!!!!!!!

  31. helena saraiva

    -

    13/02/2014 às 18:03

    Tá bem ruimm..e olha que como noveleira contumaz eu me esforço pra assistir

  32. BRUNA

    -

    13/02/2014 às 17:54

    A novela tinha tudo pra ser sucesso , a história é boa , mas as personagens da 3a FASE ….. Helena deveria ser HELENA RANALDI !!! MUITTTTTTO MAIS A VER !

  33. sueli

    -

    13/02/2014 às 16:46

    HOHO N TINHA OUTRA ATRIZ P COLOCAR NO LUGAR DA JULIA? OU TEM ALGO AÍ??? MUITO ERRADA N GOSTEI DA HELENA MUITO FEIA E VELHA ELA DEVIA SER A MÃE DA HELENA DAÍ SIM SERIA LEGAL

  34. sueli

    -

    13/02/2014 às 16:44

    n gostei da helenA DO MANECO KKKKKK

  35. sueli

    -

    13/02/2014 às 16:43

    maneco do ceu onde foi amarrar teu burro hem? essa atris helena e mais velha que todos da novela kkkkkkkkk

  36. Iêda

    -

    13/02/2014 às 12:18

    Nao tenho nada contra a atriz Júlia Lemmertz, mas nao gostei dela fazendo o papel de Helena,a idade da Helena seria no maximo quarenta anos e nao cinquenta e o ator Humberto Martins , parece mais avô do Virgilio do que o próprio. Uma tragédia, perdi a vontade de assistir essa novela e pena porque sempre gostei dos trabalhos do Maneco

  37. joana

    -

    12/02/2014 às 22:39

    cara, putz…..
    quando o Laerte ver a helena,,,,,,,,,,,pqp………..quando vi as chamadas , da novela……….acabaram com a Natalia do vale .mãe da Julia……….kkkkkkkkkkk

  38. Amanda

    -

    12/02/2014 às 21:37

    Tá péssimo, já vi distoâncias que de fato passaram despercebidas pela atuação boa. Desta vez não, se trata de uma diferença que prejudica a noção temporal da trama, como espectadores, ficamos confusos sobre quem é quem e, ainda que entendamos depois, será IMPOSSÍVEL (sério) associarmos os personagens antigos aos novos atores. A impressão é que é outra novela, novos personagens. Tanto a estética (pretos ficaram brancos, pessoas cresceram 1 metro hahaha) quanto o jeito dos personagens praticamente impossibilitam termos noção de continuidade.
    Sério, gosto de novela, mas infelizmente esta não dá para assistir. Principalmente com a Júlia Lemmertz agindo como um sonsa para interpretar uma personagem que na adolescência era impetuosa e forte.

  39. j.

    -

    12/02/2014 às 21:18

    a novela tá toda embaralhada

    dessa vez esse tal de maneco se “superou”

  40. Danielle

    -

    12/02/2014 às 20:51

    Olha, a verdade é que a Júlia Lemertz aparenta os seus 50 anos, não é um pecado, mas isso a colocou numa situação ridícula pois todas as mulheres que estão contracenando com ela aparentam ter muito menos idade do que suas idades reais, ou seja, além das idades não baterem, a aparência não bateu. Ver a Júlia chamando Vanessa Gerbelli de tia e Natália do Valle de mãe todos os dias até o último capítulo será constrangedor, isso não vai dar pra acostumar mesmo, é ridículo demais.

  41. Suzana

    -

    12/02/2014 às 17:00

    Júlia Lemmertz pulando de paraquedas e com barriguinha flácida de fora foi patético.

  42. Virginia

    -

    12/02/2014 às 16:08

    Tá feio sim! Tá destoando,os atores são todos ótimos,mas como já citaram por aqui,há até um certo desconforto ao vermos a novela.Acho que a Rede Globo disponibiliza de outras atrizes por exemplo,para viver a Helena,que estão agora com 40 anos:Flávia Alessandra,por exemplo,Humberto Martins tbm poderia ser substituido por outro ator,estão incompatíveis..

  43. Patricia

    -

    12/02/2014 às 16:07

    Julia Lemmertz foi uma exigência do autor, assim como o resto do elenco. A Globo teve que engolir, nós também.

  44. Suzana

    -

    12/02/2014 às 14:39

    Julia Lemmertz, quando sorri, fica parecendo o Toyman, inimigo do Superman.

  45. EDIENE

    -

    12/02/2014 às 11:46

    Essa novela ta muito bizarra a mae da Helena e aparentemente mais jovem do que ela e a tia e o Laerte ou seja todo mundo e mais jovem do que a Helena! kkkk

  46. Andriely

    -

    12/02/2014 às 10:55

    talvez o po]roblema nem esta na coitada da júlia Lemmertz, e sim atores que completam, como sua mãe irma e tia….! ai GENTE TA UMA PORCARIA.

  47. Andriely

    -

    12/02/2014 às 10:44

    siceramente…..a trama estava melhor nas duas primeiras fases……essa terceira fase poderia não existir..seila.

  48. Andriely

    -

    12/02/2014 às 10:41

    Realmente essa diferença esta gritante chega ser desconfortável assistir..por mais boa que seja a história colocaria Helena Hinaldi pra viver Helena e Regina Duarte para viver a Chica….! Sei la…natalia do Vale Júlia Lemmertz ta estranho mais parece irmãs que mãe e filha….e o que dizer dos demais….! não tem nada a ver.

  49. Heloiza H.

    -

    12/02/2014 às 10:35

    O problema não é nem a idade real dos atores, e sim que a aparência não está convencendo. A Julia Lemmertz, Humberto Martins, Gabriel Braga Nunes e a Vivianne Pasmanter, deveriam ter a idade aparentemente parecidos, já que se formaram na escola no mesmo ano na trama. Agora a Julia e o Humberto parecem anos luz mais velhos. Talvez se a Giovana Antonelli fosse a Helena, cairia um pouco melhor.

  50. Suzana

    -

    12/02/2014 às 10:26

    Quando o Laerte ver como a Helena ficou a obsessão dele por ela vai acabar rapidinho kkkkk.

  51. Suzana

    -

    12/02/2014 às 10:23

    Só quero ver quando Helena e Laerte se reencontrarem, se eles se beijarem vai ser muito bizarro.

  52. Ivone

    -

    12/02/2014 às 9:49

    Tô achando a novela ótima,mas realmente a escolha dos atores foi péssima,não tem como o publico não perceber a diferença de idade dos personagens…

  53. JULIA BRANDAO

    -

    12/02/2014 às 9:45

    Realmente pecaram na escolha do personagens 20 anos mais tarde, Julia Lemmertz e ótima atriz, mas a idade não esta combinando com o novo Laerte, a mãe envelhecida do Laerte esta mais jovem que ela. Nada a ver, sem falar que a trama e fraca, não tem uma historia forte que atrai a maioria do publico, Achei fraca. Os atores são excelentes, mas o diretor da trama falhou muito.

  54. Regina Moreira

    -

    12/02/2014 às 9:26

    Faltou citar a passagem de tempo dos bebês. Se o Laerte transou com a Shirley dias antes de ir para a prisão, como pode 1 ano depois o garoti estar com quase 1 ano? E os 9 meses?

  55. dea

    -

    12/02/2014 às 2:37

    Vanessa gerbelli faz papel da IRMA DE HELENA E NAO TIA COMO DISSERAM AQUI.

    Resp.: Não, Dea. Vanessa Gerbelli é Juliana, a tia de Helena. Abs,

  56. dea

    -

    12/02/2014 às 2:30

    Manoel Carlos sabe o que faz. Eu reparei nas aparencias, no contexto total….e nao em idades reais, nada a ver isso. Adorando a nocela….todos os atores estao de parabens….da primeira e segunda fase deram show e esses agora, sem comentarios…sao atores maravilhosos. Viviane PAsmanter noosssa grande atriz. Feliz em revê-la na telinha.

  57. Maria

    -

    12/02/2014 às 1:15

    Todo mundo já comentou sobre as idades dos personagens/atores, isso já foi passado e repassado, mas uma coisa que eu não aguento nas novelas do Manoel Carlos é os apartamentos situados no Leblon, RJ terem quartos com 2,3 janelas enormes dando para folhagens, muitas folhagens. Tudo bem que é apartamento de gente rica, que é no Leblon e tal, mas 2 janelas enormes em cada quarto? e as camas sempre no meio dos quartos!!Os cenógrafos exageram no quesito luxo. Se ainda fosse uma mansão no Alto Leblon!

  58. lucia

    -

    11/02/2014 às 23:36

    Me expliquem por favor…o batizado de helena foi em 1980, ela era uma bebê de meses, nessa epoca laerte tinha 3 aninhos, em 1991 ele foi julgado lelo crime..nao era pra helena em 1991 ter 11 anos? E laerte uns 14? E no entanto eles ja estavao se casando ? E ta meio dificil de entender ….doidera.

  59. Tiago

    -

    11/02/2014 às 23:34

    A Ana Beatriz Nogueira como mãe do Gabriel Braga Nunes é até pior do que a Natália do Vale como mãe da Helena. Nem com caracterização convence!

  60. Ricardo Girelli

    -

    11/02/2014 às 22:57

    Resumindo toda essa celeuma das idades: se o Boni estivesse ainda na Globo nada disso estaria acontecido… A verdade é essa… Ah! Esqueceram de falar do Humberto Martins. Mais velho que a Natália do Vale!! Ahhff!!! Volta Boni!!!

  61. thaiana

    -

    11/02/2014 às 22:40

    Nao gostei da fase adulta desses atores… a Helena agora ficou horrível, quase da idade da mãe, a Giovanna q devia ser … odiei

  62. Adriano

    -

    11/02/2014 às 22:25

    Adoro as novelas da globo mas os responsaveis por esta novela viajaram na passagem de 20 ano…a helena ta destruida…ficou sem sentido cronologicamente falando. Nada contra jilia lement mad envelheceram muito a hela…kkkk muito ridiculo..fpra os outros pesrsonagens…vou nem comentar….kkk

  63. luciana

    -

    11/02/2014 às 21:45

    A Helena ranaldi é bem parecida com a Marquezini…E a Natalia do Vale é tão bonita e jovem pra ser mae da Lemertz…eu hein….

  64. ZEKA

    -

    11/02/2014 às 21:29

    o problema não é a idade real dos atores e sim sua aparencia e capacidade de interpretar um personagem com idade maior ou menor q a real.nesta trama do manoel carlos,q graças a Deus teve o bom senso de fazer a ultima helena,estes atores não estão dentro dos seus respctivos personagens…pior é q com o tempo o publico vai sim passar cima de detalhes q não são apenas detalhes.passamos por cima de erros escabrosos de continuidade,acostumamos com a não reaização de promessas e por ae vai. dê um tempo maneco q logo,logo sua traminha pega e ninguem nem mais vai lembra desses errinhos.pior mesmo vai ser aguentar + 1 novela da gloria peres logo apos esta.isso sim é um grande erro global.

  65. wess

    -

    11/02/2014 às 20:46

    giovanna antonelli ou helena ranaldi de helena ia ser bem melhor que essa julia lemmertz que alem de feia é velha e não tem talento, uma das protagonistas mais sem carisma que a globo já colocou em uma novela das 9, nem a histórinha da mãe dela ter sido a primeira helena convenceu o público… ela é péeeeeeeeeeeeeeessima

  66. weronica

    -

    11/02/2014 às 19:33

    Ate concordo e acho ponderavel ser Júlia Lemertz a última Helena de Manoel Carlos. Entretanto, todavia para esse papel ela passou da idade para interpretar essa Helena. Se assim queria o autor teria que escrever um papel coerente com a atriz. Estou confusa, poís os atores descrito acima com seus respectivos personagens não convencem,a disparidade quebram o elo da 2ª fase com a 3ª! Esta uma bagunça generalizada… o que é uma pena, gostei muito e acho forte o enredo da novela, mas a sensação que tenho é que na hora de compor o quadro de personagens X atores foi feito de qualquer jeito, subestimaram a capacidade dos telespectadores de perceberem isso e querem que acostumemos com esse engodo. ka…ka…ka é pra rir ou chorar?

  67. MWXS

    -

    11/02/2014 às 19:03

    Andrew Garfield tem 30 anos e interpreta Peter Parker, o Homem-Aranha, nos cinemas… O personagem é um colegial que deve ter folgadamente menos de 20 anos de idade. A idade do ator não tem nada a ver, se a aparência convence o telespectador.

  68. Rosane

    -

    11/02/2014 às 17:42

    A Helena tinha que ser a Giovanna Antonelli, muito mais a ver com a Bruna e bate na idade também. Sem contar que é muito talentosa, ia dar um show como Helena.

  69. Vanusa

    -

    11/02/2014 às 17:17

    Estamos em 2014 as mulheres estão cada vez mais bonitas e bem cuidadas. Não entendo porque tanto alarde em torno desta questão.

  70. Mirla

    -

    11/02/2014 às 17:03

    Sinceramente, achei um tanto patético, gostei da novela, aborda temas interessantes, mas ficou um pouco fora do contexto as idades dadas aos personagens,acho que ficou um pouco frustante ver a tia de Helena que seria mais velha, ficar mais nova, legal o autor querer homenagear a primeira Helena tornando sua filha a ultima, mas realmente, ficou sem cabimento, não condiz com fatos!

  71. Maria

    -

    11/02/2014 às 17:00

    Concordo com praticamente todos os comentários ,mas um deles , o que fala da criança de olhos escuros filha de pais com olhos azuis na novela das seis, tem explicação genética. O avô da menina tem olhos escuros , portanto pode ser difícil , mas acontece na vida real

  72. luciano

    -

    11/02/2014 às 16:52

    cara é muito fora da real, alem destes citados a cima tem o humberto martins que era para representar o menino 20 anos depois ai tão de brincadeira,e a mãe do ciumentinho ta mais nova do que a namorada dele kkkkkk que piada esta novela tá louco!

  73. Dinaira

    -

    11/02/2014 às 16:38

    Nao estou gostando. esses personagem nao tem nada a ver. eu heim. isso ta muito esquisito

  74. estefane

    -

    11/02/2014 às 15:31

    EU ESTOU ACHANDO LEGAL A NOVELA . MAIS EU NÃO GOSTEI FOI PORQUE HELENA FICOU GRANDE TEVE SUA FILHA E A MENINA FICOU DO MESMO JEITO DELA QUANDO JOVEM

  75. lara gomes

    -

    11/02/2014 às 15:27

    Tudo bem que novela é ficção, mas a discrepância de idades dos atores esta meio exagerado! Como pode? Gabriel braga é mais novo que Julia Lemmertz. A atriz Vanessa Gerbelli que faz papel de tia da Helena é infinitamente mais nova que a atriz Julia Lemmertz. Essa diferença é gritante! Preciso nem comentar a idade do resto… Enfim, faltou bom senso.

  76. lene

    -

    11/02/2014 às 15:16

    GENTE NÃO POSSO DEIXAR DE COMENTAR SOBRE A NOVA HELENA.A ATRIZ JULIA LEMMERTZ NÃO TEM NADA HAVER COM A HELENA QUE FOI A BRUNA MARQUESINI, SERIA MUITO MELHOR QUE FOSSE A HELENA HANALDI OU ATÉ MESMO A GIOVANA ANTONELLI, QUE ESTARIA MAIS NA IDADE QUE MOSTRA O PAPEL, TERIA QUE SER UMA ATRIZ MAIS DESCOLADA, REALMENTE NÃO TEM NADA HAVER ESTA ESCOLHA, TAMBÉM REPAREI NA CRIANÇA PRA SER O FILHO DO LAERTE, UMA CRIANÇA ENORME, NADA HAVER, FORA A ATRIZ QUE VAI SER TIA DA HELENA, PENSEI QUE SÓ EU ESTAVA VENDO ESSES ABSURDOS, MAS TENHO QUE ELOGIAR NA ESCOLHA DO GABRIEL PARA SER O LAERTE NA SEGUNDA FASE, O ATOR QUE FEZ A PRIMEIRA FASE TEM ATÉ O MESMO JEITO DO GABRIEL BRAGA NUNES, DEVERIAM TER ESCOLHIDO O ELENCO COM O MESMO CUIDADO. A ESTÓRIA É INTERESSANTE, TEM TUDO PARA ARREBENTAR.

  77. Camila

    -

    11/02/2014 às 15:13

    Eu achei muito estranho a Bruna Marquezine fazer a Helena e depois a filha dela também, tudo bem existem filhos que são parecidos com seus pais mas agoira ser idêntico nunca vi, sempre vai algo que diferencia ( além da idade) os pais dos filhos ! Eu achei isso muito estranho.

  78. ANDREZA

    -

    11/02/2014 às 14:51

    AFF Ñ GOSTEI NO INICIO ATÉ QUE TAVA INO BEM LEGAL MAIS AGORA NÃO DAR GENTE

  79. luiz

    -

    11/02/2014 às 14:24

    tudo errado. a começar com o namoro entre primos no qual geraram um filho. Daqui a pouco teremos namororo

  80. Roseli

    -

    11/02/2014 às 14:12

    Gosto do Maneco, mas realmente tem muita irregularidade nessa novela. Para começar a Selma é mais velha que a Chica ( Natália do Vale tem 60 anos, Ana Beatriz Nogueira não tem nem 50 anos), Vanessa Gerbelli tia da Helena? Tiago Mendonça irmão mais velho de Giovana Antonelli? Fala Sério.

  81. JOÃO FERREIRA MARTINS

    -

    11/02/2014 às 13:14

    Todo inicio de novela costumamos ouvir e ver criticas, mas no final da tudo certo, afinal é uma novela.

  82. Sonia baldocchi

    -

    11/02/2014 às 13:10

    Nada a ver a Julia com Bruna!!!! Perdeu a graça!!! Julia é amarrada, a fisionomia não ajuda em nada!!!! Escolha infeliz!!!

  83. GABRIELLA

    -

    11/02/2014 às 13:09

    NOSSA, TA TUDO ERRADO NESSA NOVELA AFF!!!!!

  84. Maria Auxiliadora

    -

    11/02/2014 às 13:08

    Eu tb achei um absurdo essa Helena que não tem nada a ver com a exuberante e bonita Bruna Marquesine , ela está velha demais , o filho do Laerte então , nem se fala , ele teria que ter tres meses , mesmo sendo novela acho falta de respeito com as pessoas que assistem ….

  85. PAMELA

    -

    11/02/2014 às 13:04

    QUEM ESCOLHEU O ELENCO DA NOVELA VAI GANHAR O PREMIO DO ANO!!!! PREMIO SEM NOÇÃO KKKKK

  86. SONIA

    -

    11/02/2014 às 12:46

    NOVELINHA SEM SENTIDO. COMEÇAR PELA IDADES JA SE VIU JULIA FAZER PAPEL DE MAIS NOVA QUE GABRIEL E VANESSA GERBELLI, KKKK O IDEAL SERIA ATORES COM MESMA IDADE, A VANESSA GERBELLI SERVIRIA PARA SER HELENA. E FORA OUTROS ABSURDOS, AGORA QUE ME DEIXOU PASMA FOI HUMBERTO MARTINS, GENTE NADA VER!!!! VAI SER A PIADA DO ANO.

  87. Graça Rodrigues

    -

    11/02/2014 às 12:13

    Achei um absurdo a troca de personagens ao longo da novela. não curto novelas assim, eu gosto que as novelas permaneçam seus personagens da historia os mesmo. ai sim é interessante. achei o personagem da Leninha muito madura, poderia ser mais despojada, um ar mais jovial… já que a iniciante representada pela Bruna era bem despojada.

  88. vanny marques

    -

    11/02/2014 às 11:16

    A coisa ficou muito enrolada mesmo. Deveriam ter feito algumas intervenções na Julia Lemmertz, para que ela convencesse como Helena, sei lá botox, uma franja, um cabelo mais jovial. Ela e o Humberto estão na vida real com cara de 55 anos e Gerbelli, Gabriel, Antonelli e Pasmanter têm aparência de de 35 anos. E inversão de altura de Laerte e Virgílio? o Laerte cresceu e o Virgílio encolheu… rsss. Vamos ter que abstrair muito para engolir a novelinha “homenagem”.

  89. Elemi

    -

    11/02/2014 às 10:51

    Gente não serei hipócrita em dizer que não gosto e não assisto novelas. Não sou do tipo que larga td para ficar na frente da TV, mas sempre que posso, vejo sim. Agora vamos combinar, que elenco mal escolhido e que novela mal feita!

  90. Darcy

    -

    11/02/2014 às 10:30

    O pior é quando o erro é genético. Numa novela das seis um casal com olhos azuis tinha uma filha com olhos escuros. Impossível, até agora. Aguardei para ver se era caso de traição mas não foi.

  91. Marilena Mendonca

    -

    11/02/2014 às 9:42

    Está confuso até na explicação de veja !

  92. Regina

    -

    11/02/2014 às 8:04

    Também percebi estes erros,(além do bebe,como comentaram aqui).O que tbem me chamou atenção,foram as girias usadas na decada de 80 e 90,todas atuais..

  93. Joana

    -

    11/02/2014 às 7:00

    Na Tv e no cinema, os maquiadores nao servem sò pra passar batom e rouge. Eles estao là pra isso também.

  94. Tel

    -

    11/02/2014 às 4:18

    Vários erros eu vi no capítulo da segunda-feira. Mas o que mais me deixou sem vontade de assistir foi ver personagens nada a ver “visualmente” em relação às idades. Nada a ver o autor colocar Júlia Lemmertz como protagonista. Vanessa Gerbelli tem muito mais cara de Helena e traria mais graça à novela.

  95. Tiago

    -

    11/02/2014 às 3:46

    A Helena poderia ser interpretada pela Helena Ranaldi. Ela tem cara de quarenta e poucos anos e é muito mais parecida com a Bruna Marquezine. Se o autor queria que a Helena da vez fosse a Julia Lemmertz, deveria ter adaptado a história à idade real da atriz , que realmente tem cara de 50 anos. O problema com a tia da Helena não é nem só da escalação da atriz, o próprio personagem vive os conflitos de uma mulher de 40 anos. O personagem poderia ser uma irmã um pouco mais velha de Helena e jamais sua tia que se casou na 1ª fase da novela, quando a helena tinha acabado de entrar na adolescência! Sem contar o caso da Natália do Vale, que não é uma velhinha de 60 anos, está muito bem pra idade e parece contemporânea da Julia Lemmertz. Impressionante essa falta de cuidado! Como que ninguém percebeu isso? Padrão Globo de qualidade não existe mais!

  96. Louise

    -

    11/02/2014 às 1:54

    Hoje, realmente o autor ignorou solenemente todo o bom senso de quem assiste à novela. Não dá para abstrair! Como diz a Carmem, se o Laerte só ficou preso um ano, ou o filho não é dele, ou foi um erro crasso. Nao dá pra aguentar Julia Lemmertz fazendo o papel da Helena, vinte anos depois, quando a atriz, por mais truques e pancakes tem 53 anos, mesma idade de Humberto Martins, que faz o Virgílio. Já o caso do Laerte deveria ir pra estudos… Vinte anos depois, ele volta, gatíssimo, na pele do ator de 38, Gabriel Braga Nunes. Outra coisa que me incomoda (e à muita gente também, é a Bruna ser EXATAMENTE igual à sua mãe… Gente, um cortezinho no cabelo, uma coloração básica, uma lente de contato verde, sei lá… Qualquer coisa. As duas são mãe e filha e não gêmeas idênticas… No mais, amo o autor, mas dessa vez não dá.

  97. 'DEISE AMORIM

    -

    11/02/2014 às 0:44

    erros gritantes,e HELENA(com a barriguinha de fora tirando onda de gatinha)(adoro a Julia mais ficou ridículo) com cara de tia de JULIANA,a ena do estupro totalmente desnecessária. talvez o cash da rede globo esteja precisando de uma renovação…

  98. Jojo

    -

    11/02/2014 às 0:41

    o sofrimento envelhecem bem as pessoas, mesmo que a genética possa ajudar, não tem jeito. Helena rancorosa, ficou com amigo só para se culpar dos erros do amado, entristecendo e fazendo o coração doer todos as noites e lembrando do grande amor da vida dela. tem que envelhecer mesmo. Agora a mãe já não aceitava mesmo o casamento , teve sim a dor da perda do marido. mas a vida continua..

  99. malu

    -

    11/02/2014 às 0:36

    Eu sinceramente me emocionei mais com o Felix que com essa novela , so o finalzinho com suas historinhas que sao legal

  100. Valquiria falcão

    -

    11/02/2014 às 0:32

    Ufa…Já estava começando a achar que só eu estava percebendo essas discrepâncias da novela. Tudo bem que e “a ficção não só pode como deve perdoar esse tipo de diferença entre as idades de atores e personagens”.Mas convenhamos que nesta novela devido ao autor querer colocar a Júlia Lemmertz no papel de Helena acabou sendo exagerado essa questão de idade, por mais maquiada e bonita para a idade dela, nao tem como se passar por 40 anos e muito menos como mais nova que a atriz Vanessa Gerbelli, se ele queria ela como protagonista pelo menos fosse mais cuidadoso na hora de escolher o elenco que faria os personagens ligados a Helena. isso sem citar o fato da Shirley que tinha a mesma idade da Helena agora ser interpretado pela Viviane Pasmanter, que não só é mais nova na idade mas visivelmente, pra ser sincera acho que as únicas passagens de ano bem feitas foram dela e do personagem Virgilio. Mas vamos ver no que dará.

  101. Juliana

    -

    11/02/2014 às 0:17

    Uma das primeiras coisas que eu questionei foi justamente o fato da Atriz que entra na terceira fase como Helena nao ter nada a ver com a beleza e graciosidade das outras duas meninas das fases anteriores. No capitulo de hoje teria que ter uma legenda para sabermos quem era quem. A diferença de idade entre Helena e a Tia na fase anterior parecia de uns dez anos, só que reverteu agora rsrs. Vamos ver o que mais de ruim nos espera.

  102. Ruthlea Nascimento

    -

    10/02/2014 às 23:58

    Ok, eu entendo que o autor se focou mais na qualidade do elenco do que nas características, mas está confuso demais! Além de concordar com tudo que a Marise disse, penso que poderiam ter feito alguma coisinha pra diferenciar, no caso da Bruna Marquezine, a Luiza da Helena. E vai ser muito, mas muito dificil engolir que a Vanessa Gerbelli é tia da Helena, mesmo que seja a caçula da família. Se fosse o contrário (Vanessa Gerbelli como Helena) faria muito mais sentido em todas as relações da Helena.

  103. ana claudia

    -

    10/02/2014 às 23:53

    a história começou toda errada, a shirley por exemplo na primeira fase é uma criança enquanto os outros personagens são adolescentes, isso sem falar no virgilio da primeira fase que poderia perfeitamente bem ter sido o ator da segunda,já que o Artur Aguiar já deve ter mais de 20, e já nesta fase há uma conversa muito estranha pra duas irmãs diga-se de passagem, onde uma questiona a outra se eles já transaram, mas na terceira fase eles se referem a esse momento como se eles fossem crianças e a shirley se forma junto com a Helena. E isso foi apenas um dos menores erros, mas na minha opnião o erro mais gritante é a Júlia Lemmertz que além de ser muito mais velha na outra fase é muito feia, e só faz personagem “coitadinha” coisa que a Helena das primeiras fases não eram, nunca gostei dela como atris, ela é super sem sal, só serve pra fazer papel de sofrida, ela até me desanima a continuar a assistir a novela, essa é a minha opnião.

  104. Carmem

    -

    10/02/2014 às 22:15

    O erro de hoje, então, foi fatal. Se o Laerte só ficou preso 1 ano, a criança da Shirley tinha que ter no máximo 3 meses de idade.

  105. Christianne

    -

    10/02/2014 às 21:35

    Isso é pra fazer o povo ficar curioso pra ver a novela que ta mal das pernas! Aff

  106. Marise

    -

    10/02/2014 às 18:37

    Eu tenho acompanhado a novela e estou achando a história muito legal, e sem levar em consideração a capacidade artística dos atores, penso que talvez seja uma questão de pensar em envelhecimento. Algumas pessoas envelhecem mais outra menos. NO caso de Helena ela envelheceu mal pra caramba, de Bruna para Júlia Lemmertz foi uma decadência. Falta à Julia a beleza e o charme de Bruna, eu acho e o achamento é meu. Agora Virgílio, além de envelhecer foi estragado, quase uma tragédia, além da cicatriz, Humberto Martins envelheceu mal. Já a Chica envelheceu bem, tão bem que é mais bonita que a própria filha, apesar de ser mais velha.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados