Blogs e Colunistas

09/04/2013

às 11:04 \ Bastidores

Paulo José viverá portador de Parkinson em novela de Manoel Carlos

Paulo José: ator tem fornecido elementos de seu cotidiano com a doença para o autor fundamentar o personagem (Divulgação)

Há 20 anos convivendo com o Mal de Parkinson, distúrbio que afeta o sistema nervoso central progressivamente, o ator Paulo José se prepara para interpretar um portador da doença na novela que Manoel Carlos escreve para as 21h. A trama tem previsão deve estrear no começo do ano que vem, após Amor à Vida, de Walcyr Carrasco, por sua vez substituta da atual Salve Jorge.

Uma pesquisadora a serviço do autor tem encontrado o ator constantemente e acompanhado parte de sua intensa rotina, que inclui exercícios e terapias, sem que o paciente perca o humor. A graça e leveza que marcam a personalidade de Paulo, aliás, serão também aspectos importantes do personagem. “Ele tem nos contado tudo sobre a doença, inclusive piadas – tem cada uma, você precisa ver”, contou Maneco ao blog, revelando ainda que o personagem viverá um grande amor na história.

A ideia, como no caso da Luciana vivida por Alinne Moraes em Viver a Vida (2009), é mostrar o impacto da doença na vida cotidiana, em todos os aspectos. O último trabalho de Paulo na TV foi no ano passado, numa participação em As Brasileiras, ao lado de Fernanda Montenegro – uma única cena, memorável. Antes, ele foi o Plínio de Morde & Assopra, novela das 19h de Walcyr Carrasco, um personagem delicado mas pouco aproveitado.

LEIA TAMBÉM:

Sangue novo no horário das 7

Montagner será disputado por Bruna Marquezine e Júlia Lemmertz

 

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

5 Comentários

  1. Maria Célia Figueiredo

    -

    27/05/2013 às 8:56

    Sou portadorade pk a 12 anos ,hj tenho 48 anos, e fundei u8ma associação,q me ajuudou a sair da depressão, e ajudar aos portadores e familaires, atualmente contamos com aproximadamente 35 enti9dades no barsil, realizamos cobgressos, é muit0 importante este convivio.

  2. elvira akchourin do nascimento

    -

    22/04/2013 às 14:02

    Manoel Carlos deverá abordar o tema com a sutileza e profundidade que lhe são peculiares. A Doença de Parkinson afeta duramente a vida dos portadores e seus familiares. Paulo José é um ótimo ator e emocionou inclusive no papel do alcoólatra, pai da Sandrinha, em “Por Amor”.

  3. Cristina Souza

    -

    09/04/2013 às 17:23

    Certamente esse tema irá prender bastante o telespectador,e se tratando do Manoel Carlos então…

  4. Rita Chaves

    -

    09/04/2013 às 15:13

    Gostei muito do tema da novela, pois tenho uma filha de 38 anos que é parkinsoniana desde os 25 anos, e infelizmente esse tema quase não é abordado na mídia.Tenho certeza que irá ajudar muito as pessoas portadoras desse mal.Que Deus ilumine à todos.

  5. Mauro Ramos

    -

    09/04/2013 às 14:38

    O mal de parkinson é horrível, porque a medicina ainda não encontrou a cura. Daqui há alguns anos a cura vira. Pena que Paulo já foi. A vida é isso. Viemos do nada e, com certeza, voltaremos ao nada.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados