Blogs e Colunistas

16/11/2010

às 23:05 \ AVENIDA, CARNAVAL 2011

EM CIMA DA HORA

Escola de Cavalcanti comemora aniversário

 

Fundado em 15 de novembro de 1959, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Em Cima da Hora está completando 51 anos.

A Em Cima da Hora teve seu auge nos anos 70, quando apresentou na avenida grandes sambas-enredo, com destaque para Os Sertões, de Edeor de Paula, vencedor do Estandarte de Ouro e um dos sambas-enredo mais belos de todos os tempos. A escola do bairro de Cavalcanti herdou o nome de antiga agremiação carnavalesca do bairro do Catumbi e adotou o azul e branco para sua bandeira, cores de sua madrinha, a Portela.


Baianinho, fundador e compositor premiado

Seu primeiro desfile se deu no Carnaval de 1962, quando a agremiação apresentou o enredo “Independência do Brasil”, no Grupo 3. Em 1966, a escola se sagrou campeã, subindo para o Grupo 2, onde foi vencedora em 1968, passando a desfilar no grupo principal do Carnaval carioca. Caiu no ano seguinte e voltou a subir em 1972, permanecendo entre as grandes agremiações até 1976, quando apresentou o histórico enredo sobre o drama da seca no Nordeste. Em 1973, com O Saber Poético da Literatura de Cordel, de Baianinho (Eládio Gomes dos Santos, um dos fundadores da agremiação), a escola já havia vencido um Estandarte de Ouro.


Carlinhos de Jesus

A escola voltaria ao Grupo Especial em 1985, com um terceiro lugar conquistado no desfile do Grupo II, ano anterior, no qual ganhara mais um Estandarte de Ouro, com o samba “33 – Destino de Dom Pedro II”, de Guará e Jorginho das Rosas. Além de Baianinho, a escola de Cavalcanti revelou para o samba o bailarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, de trabalho destacado na Mangueira e que este ano está na Beija-Flor, cuidando da coreografia da Comissão de Frente. Ele está de volta também à Em Cima da Hora, cuja coreografia será por ele cuidada.

No Carnaval de 2011, o enredo da escola será “É Carnaval! Abre alas para a folia”, com samba de Claudio Russo, Fábio Lourenço, Frank, Sílvio Romai, Santclair Cunha e Marquinhos. A Em Cima da Hora vai desfilar no domingo de Carnaval pelo grupo “C”, na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, na Zona Norte.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

1 Comentário

  1. Alvaro Garcias Rodrigues

    -

    10/03/2011 às 9:39

    Em Cima da Hora, o seu lugar e no grupo especial “”ESCOLA EMPOLGAÇÃO DO RJ E DO BRASIL

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados