Blogs e Colunistas

10/05/2010

às 0:00 \ AVENIDA, CARNAVAL 2012

UNIÃO DA ILHA

por Julio Cesar de Barros

UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR
www.gresuniaodailha.com.br

Agenda de eventos

Fundação: 7 de março de 1953
Cores: Azul, vermelho e branco
Quadra: Estrada do Galeão, 322 – Cacuia – Ilha do Governador – CEP 21391-242
Fone: (21) 3396-8169
Campeonatos:
Presidente: Nei Filardi
Diretor de carnaval: Márcio André
Mestre sala e porta bandeira: Ronaldinho e Verônica
Diretor de Harmonia: Almir Frutuoso
Diretor de bateria: Riquinho
Comissão de frente: Sérgio Lobato
Rainha da bateria: Bruna Bruno
Carnavalesco: Alex de Souza
Intérprete: Ito Melodia

CARNAVAL 2012

Enredo: “De Londres ao Rio: Era Uma Vez Uma Ilha”
Samba-enredo:
Autores:

Ouça o samba aqui:
Letra do Samba:

Sinopse do enredo:

DE LONDRES AO RIO: ERA UMA VEZ… UMA ILHA…

Argumento

“Once upon a time”, ou “ERA UMA VEZ”… é a forma mais popular, desde 1380, de iniciar histórias em língua inglesa. E se tornou convencional na abertura de narrativas a partir de 1600, da mesma forma que terminam com um: “E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE”. Prevalecem em contos de fadas para crianças e na tradição oral de recontar mitos, fábulas e folclore.

A cada quatro anos o mundo se une para o grande momento do esporte e para celebrar a paz. A cidade anfitriã faz em sua abertura uma representação artística de sua história e sua cultura. No ano de 2012, Londres será a sede desse evento.

A União da Ilha fará uma versão bem carioca e carnavalesca dessa festa. E também uma contagem regressiva para os jogos olímpicos do Rio de Janeiro.

Em vermelho, branco e azul, as mesmas cores do Reino Unido, a Ilha falará da Ilha que sambará ao batuque da Ilha. Saint George, padroeiro da Inglaterra, estará ao lado de São Sebastião do Rio de Janeiro, ambos padroeiros da nossa escola.

O fogo que atravessou nosso último carnaval nos uniu, assim como o fogo olímpico une as nações. Superamos as dificuldades, assim como cada atleta supera seus limites para atingir o pódio.

Era uma vez uma Ilha feita de alegria e muito samba que vai contar histórias de outra Ilha. Incendiando a avenida misturando irreverência e tradição, vamos acender a pira com o fogo da paixão e transformação. Foi dada a partida! A festa vai começar!!!

Sinopse

… Onde vivia um povo valente e guerreiro. Um dia, apesar de ser defendida com bravura, um grande império a conquistou. O imperador invasor fundou uma cidade que cresceria até se tornar uma das mais importantes do mundo.

Capital de um país e depois de um reino que se tornaria unido. Sua história é feita de reis e rainhas, príncipes e princesas, e de heróis errantes.

Nobres cavaleiros cruzaram terras para defender a sua fé. Vestidos e armados com as armas de um santo guerreiro e com sua cruz estampada na bandeira, seguiram em sua saga de bravos, pondo sob as patas de seus fiéis ginetes o mais temível dragão.(1)

Nesta terra, a fantasia e a realidade se confundem. Em sua tradição, narram contos onde espadas são encantadas e cálices são sagrados. Histórias de távolas redondas, fiéis escudeiros e magos a serviço de um só Rei.

Nos palcos encenam histórias de amores impossíveis, comédias, dramas e tragédias. Onde nesta noite de verão, há somente uma questão: ser ou não ser? Nas ambições por um trono, até as “rosas” guerreiam. (2)

Em uma era dourada, conquistaram os mares e a Coroa aliou-se a corsários e piratas em busca de inesgotáveis tesouros. Dominaram por séculos boa parte do planeta.

Lançaram, sob a ótica da ciência, um novo olhar sobre fatos naturais e a todo vapor se tornaram condutores revolucionários, pondo o progresso nos trilhos e no campo do pensamento. Publicaram temas que nos deram arrepios e nos levaram a um delirante país das maravilhas.

Seus artistas brilharam nas telas e sob as luzes da ribalta. Com suingue (3) encurtaram medidas, mudaram comportamentos e deram uma chance à paz e ao amor.

Inventaram com a bola nos pés a nossa maior paixão.

Hoje convidam a todos para um encontro onde pessoas do mundo inteiro mostram o que é superação, exaltando a cultura de paz. Saudemos aqueles que ultrapassam seus limites e dentre esses os nossos patrícios que sempre nos enchem de orgulho.

Era uma vez… A nossa Ilha, onde também vive um povo valente e guerreiro, que defende com bravura sua bandeira. Que todo ano vem para conquistar o coração de um lugar que cresceu até se tornar um dos mais importantes da terra e que em breve será o próximo anfitrião. A Ilha é a pista para esse sonho aterrissar e a porta de entrada das nossas vitórias.

Nessa grande paródia carnavalesca, vamos adiantar os ponteiros do relógio e imaginar que a festa é aqui e agora. Acender a chama da paixão, incendiar de alegria toda a cidade e renovar as esperanças.

Contos de fadas são como o carnaval, e sempre nos levam ao imaginário, sendo assim, esta história não poderia terminar diferente: “E viveremos felizes para sempre”.

Alex de Souza - Carnavalesco

(1)    Referência á oração de São Jorge, Padroeiro da Inglaterra.

(2)    Citações ás peças de Willian Shakespeare. O maior dramaturgo de língua inglesa.

(3)    Swinging London foi uma expressão utilizada nos anos 60 para descrever a vanguarda londrina. Swinging representaria algo com arrojo, moderno, etc.

—————————————————————

—————————————————————

CARNAVAL 2011

UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR
www.gresuniaodailha.com.br

Agenda de eventos

Fundação: 7 de março de 1953
Cores: Azul, vermelho e branco
Quadra: Estrada do Galeão, 322 – Cacuia – Ilha do Governador – CEP 21391-242
Fone: (21) 3396-8169
Campeonatos:
Presidente: Nei Filardi
Diretor de carnaval: Márcio André
Mestre sala e porta bandeira: Ronaldinho e Verônica
Diretor de Harmonia: Almir Frutuoso
Diretor de bateria: Riquinho
Comissão de frente: Roberto Lima
Rainha da bateria: Bruna Bruno

CARNAVAL 2011

Enredo: “O Mistério da Vida”
Carnavalesco: Alex de Souza
Samba-enredo:
Autores:
Marquinhos, Arlindinho, João Paulo, Ito Melodia e Gugu
Intérprete: Ito Melodia
Ouça o samba aqui: httpv://www.youtube.com/watch?v=w7jiVANdG0g&feature=related
Letra do Samba:

Minha alegria vai girar o mundo
Aventureira vai cruzando o mar
Trazendo Darwin na memória
Mais uma história vou desvendar
Um relicário de beleza natural
É o esplendor do carnaval
Que maravilha, nessa terra vou desembarcar
O show da Ilha vai começar

No fundo do mar eu vi brotar
Se multiplicar a vida
Mistérios vão se revelar
Nas águas que vão me levar… a caminhar

A terra abriu um sorriso
E o paraíso vai me ver chegar
Seres estão antenados
Pequenos alados bailando no ar
Lindos animais na passarela
E lá no céu, a mais linda aquarela
Do alto surgiu diferente
Não sei se é bicho, não sei se é gente?
Somos frutos do mesmo lugar
A árvore da vida vamos preservar

Hoje eu quero brindar… com a Ilha
Nessa avenida dos sonhos brilhar
O meu amanhã, só Deus saberá
A vida vamos celebrar

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

2 Comentários

  1. Wagner

    -

    27/07/2011 às 15:35

    E lindo pode ver a ilha novamente no grupo A
    o erendo 2012 ta bonito vamos torce pela nossa escola
    alo união da ilha segura a marimba
    wagner atualmente morando em búzios mas sem abandonar uma de minhas maior alegria que e união da ilha..

  2. Victor

    -

    12/10/2010 às 17:41

    Sensacional! Vamos que vamos minha Ilha! Dá-lhe Ito, o melhor intérprete da atualidade! Caraaaambaaa!!


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados