Blogs e Colunistas

26/07/2011

às 11:49 \ AVENIDA, CARNAVAL 2012

GRUPOS DE ACESSO

NOTÍCIAS DOS GRUPOS DE ACESSO DO RIO E DE SÃO PAULO

Ordem dos desfiles do Grupo de Acesso A do Rio:
Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos da Rocinha, Estácio de Sá, Inocentes de Belford Roxo, Império da Tijuca, Viradouro, Santa Cruz, Império Serrano, Cubango

Ordem dos desfiles do Grupo de Acesso B do Rio:
Vila Santa Tereza, União de Jacarepaguá, Sereno de Campo Grande, Alegria da Zona Sul, Arranco do Engenho de Dentro, União do Parque Curicica, Mocidade de Vicente de Carvalho, Tradição, Caprichosos de Pilares, Unidos de Padre Miguel, Difícil é o Nome

CAPRICHOSOS DE PILARES

- Caprichosos de Pilares - Dia 5, sexta, show do grupo Raça Negra, na quadra da escola. Dia 6, sábado, às 17 horas,  é a data marcada para os compositores entregarem os sambas concorrentes para o Carnaval de 2012. Basta levar o CD com o samba e fazer a inscrição. Dia 14 de agosto, baile, a partir das 17 horas, com a banda Novos Tempos. Dia 20 de agosto, a escola anuncia nova feijoada com show de Reinaldo, o Príncipe do Pagode e grupo Samba Pra Gente. Junior Scafura, Alex Fab e Marcelo Jacob, da direção de Carnaval da Portela, vão acumular a função na Caprichosos de Pilares. O trio acaba de assumir o compromisso com a escola, sem prejuízo de seu papel na águia de Osvaldo Cruz. A escola anunciou Alexandre Reis como novo mestre de bateria, no lugar de Zumbi. A agremiação, que este ano foi rebaixada para o grupo de Acesso B do Carnaval carioca, contratou Clóvis Pê, puxador de samba da paulistana Mocidade Alegre, oriundo da São Clemente. A escola monta o enredo para 2012: “A Caprichosos faz o seu papel… Sacode, levanta a poeira e dá a volta por cima”, do carnavalesco Amauri Santos. O mestre-sala Peixinho e a porta-bandeira Andreya Neves retornaram à escola, depois de dois anos desfilando pela Arranco. Quadra: Rua Faleiros, 1 - Pilares.


VIRADOURO

- Viradouro – Sexta-feira, 5, o grupo Sorriso Maroto promove seu CD e DVD Ao Vivo em Recife, às 22 horas, com os grupos Imaginasamba e Toda Hora, MC Max e DJ MP4. A apresentação e gravação dos sambas que concorrem na escola foi antecipada para o sábado, 13 de agosto, a partir das 14 horas. A final será no dia 22 de outubro. A escola contratou o intérprete Richahs, que foi um dos tenores da Mangueira e que no último Carnaval desfilou na Mocidade Independente. A vermelho e branco anunciou a volta da coreógrafa Luciana Yegros, que esteve afastada no último Carnaval para tratar de assuntos particulares. Gusttavo Clarão foi reeleito para mais um mandato na presidência da escola. No dia 24 de junho, quando a escola comemorou seus 65 anos de fundação, aconteceu a posse da nova diretoria e foi anunciado o enredo 2012: “A vida como ela é, bonitinha mas ordinária… Assim falou Nelson Rodrigues”. A escola apresentou seu novo casal de mestre-sala e porta-bandeira, Alessandra Chagas, ex-Rocinha, e Marcinho, ex-Estácio. Eles entram no lugar de Ana Paula e Robson, que foram para a Mocidade Independente. Mestre Pablo convoca os ritmistas para o início dos ensaios da bateria, dia 24 de maio, às 20 horas. A escola dispensou Fábio Mello do comando da comissão de frente. Quadra: Av. do Contorno, 16 – Barreto – Niterói.

UNIDOS DO PERUCHE

- Unidos do Peruche - Sexta, 5, apresentaçâo dos sambas-enredo a partir das 20h0o, na quadra da escola. O presidente Rodolpho Pricolli renunciou ao cargo, que foi assumido provisoriamente pelo presidente do Conselho Fiscal, Otacílio Ribeiro, que deverá marcar eleições para a composição de uma nova diretoria. A ex-BBB Cacau será a nova rainha da bateria da Unidos do Peruche, substituindo Caroline Bittencourt, que só desfilou um ano na agremiação. Mestre Cal deixou a direção da bateria da escola. Em seu lugar entra Mestre Valdeci, formado na Ilha do Governador. Dia 31 de julho, houve a entrega dos sambas concorrentes para o Carnaval 2012 e Encontro de Poetas, Velha Guarda e Compositores. O enredo para 2012 é “Vamos fugir do Juizo Final – ainda há tempo. Vamos ter Juízo Afinal”. Amarildo Mello renovou com a Unidos do Peruche e será o carnavalesco para 2012, quando a escola desfilará no grupo de Acesso. Toda quinda-feira, ensaio de bateria com Mestre Cal. Quadra: Rua Sumaritá, 1140 – Casa Verde.


Amarildo Mello continua na escola

ACADÊMICOS DO TATUAPÉ

- Acadêmicos do Tatuapé - A escola apresentou o tema 2012: ”Da arte do samba, Nasci pra Comunidade, Defesa e Essência. Sou guerreira! Sou Leci Brandão!”. A apresentação dos sambas-enredo será na quadra, dia 6, sábado, e a primeira eliminatória para o dia 13.  Quadra: Rua Melo Peixoto, 1513, Tatuapé – SP.

ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO

- Dia 6, sábado, Festa dos Pilotos de Fantasias e apresentação do samba-enredo campeã a partir das 20 horas. Os sambas valam do enredo “Quem sabe, muitas vezes não diz. E quem diz, muitas vezes não sabe! Sabedoria, o segredo da vida”. Quadra: Rua Professor Oscar Barreto Filho, S/N, Parque América – Grajau.

ACADÊMICOS DA ROCINHA

– Acadêmicos da Rocinha - Dia 7, domingo, tem início a disputa do samba-enredo. Ouça os sambas que estão em disputa na escola. A escola de São Conrado deu início aos ensaios da bateria na segunda, 20 de junho, às 20 horas sob comando de Mestre Maurão. A agremiação definiu seu enredo para 2012: ”Vou colocar teu nome na praça”. O Carnaval será montado novamente pelo carnavalesco Luiz Carlos Bruno, que entregou a sinopse no domingo, 22 de maio. Quadra: Rua Bertha Lutz, 80,  São Conrado.

NENÊ DE VILA MATILDE

- Nenê de Vila Matilde - A escola fez o lançamento do enredo 2012 no dia 28 e maio. “Xica convida… No palácio da Nenê a festa é pra você!” é, segundo o twitter da escola, o enredo para o próximo Carnaval da azul e branco da Zona Leste.  Celson Mody é o novo intérprete oficial da escola, substituindo Royce do Cavaco, que voltou para a X9. A partir das 22 horas, na quadra. O carnavalesco Delmo de Moraes deixou a escola, que este ano retornou ao Grupo de Acesso. Fernando Dias entrou em seu lugar. Quadra: Rua Julio Rinaldi, 1 – Vila Salete, Penha.


Xica da Silva é enredo na Vila Matilde


UNIDOS DE SÃO LUCAS

- Unidos de São Lucas – A escola escolheu seu samba-enredo para o Carnaval 2012, no domingo 31 de julho. O samba escolhido é de autoria dos compositores Ricardinho Olaria, Alan Feliciano, Toinho Melodia e Augusto César e fala do enredo “Do Rock ao Samba – Raul Um Maluco Beleza”, uma homenagem a Raul Seixas. Quadra: Rua Carminha, 264, Parque São Lucas – São Paulo.


São Lucas: Raul Seixas em 2012

IMPÉRIO SERRANO

- Império Serrano – Tiãozinho Cruz é o novo puxador oficial do samba da escola, depois do afastamento de Rychahs, que nem esquentou cadeira na agremiação. Mestre Átila, velho imperiano e ex-diretor de bateria da Vila Isabel, venceu as eleições presidenciais da escola. Uma das primeiras medidas do novo presidente foi trazer de volta a rainha da bateria Quitéria Chagas, que havia perdido o cargo para Vania Love. Ela volta, mas para ser Rainha do Império. Se eleito, Átila prometia levar para a avenida em 2012 o enredo: “Dona Ivone Lara, o enredo do meu samba”. E este é o enredo que será montado pelo carnavalesco Mauro Quintaes. Carlinhos de Jesus será o responsável pela coreografia da Comissão de Frente do Império no próximo Carnaval. Quadra: Av. Ministro Edgard Romero, nº 114, Madureira.

ESTÁCIO DE  SÁ

- Estácio de Sá - A escola do morro de São Carlos vai levar para a Sapucaí no próximo Carnaval um enredo em homenagem a Luma de Oliveira, que será montado pelo carnavalesco Marcus Ferreira. O título do enredo é “Luma de Oliveira, o novo delírio da Sapucaí”. A escola elegeu Marta Love para rainha de bateria. Ela que já foi musa da bateria da escola, é também madrinha dos passistas da Renascer de Jacarepaguá, do Grupo Especial. Quadra: Avenida  Salvador de Sá, 206-208 – Estácio.


LEANDRO DE ITAQUERA

- Leandro de Itaquera - A escola anunciou que a partir de sábado, 23, a bateria comandada por mestre Augusto, ensaiará – sempre aos sábados - a partir das 15 horas, na Avenida José Pinheiro Borges, centro de Itaquera. A escola lançou o enredo 2012 no dia 5 de junho, no Parque Villa-Lobos: “Meio Ambiente, um caminho de solidariedade e sustentabilidade”. No dia 18 de maio, a escola fez o lançamento para sua comunidade, na quadra. Na ocasião foram apresentados aos componentes da escola o novo carnavalesco, Orlando Júnior e o novo diretor de bateria, Mestre Augusto, ex-X9. Quadra: Rua Ademir Roldan,S/N, travessa da Avenida Pires do Rio – Itaquera.



ALEGRIA DA ZONA SUL

- Alegria da Zona Sul - Dia 5, sexta, os compositores deverão se reunir com o carnavalesco para os esclarecimentos finais sobre o enredo. Dia 18 de agosto, quinta, a escola recebe os sambas concorrentes das 20 à meia-noite e no dia 19 faz uma festa de apresentação dos sambas concorrentes. Dia 26 acontece a primeira eliminatória. Todas as sextas-feiras de agosto, setembro e outubro acontecerão eliminatórias, sempre às 22 horas. A grande final será no dia 4 de novembro, a partir das 21 horas. A escola vai levar para a avenida o enredo “Os Saltimbancos”. A escola faz ensaio de bateria todas as quartas-feiras desde o dia 15 de junho, a partir das 20 horas, no Clube dos Portuários. Avenida Francisco Bicalho, 47, Santo Cristo.

PARAÍSO DO TUIUTI

- Paraíso do Tuiuti – O enredo da campeã do Acesso B vai disputar o Acesso A no próximo ano com o enredo “A Tal Guerreira”, homenagem a Clara Nunes. A porta-bandeira Thaís Romi deixou a escola depois de conversa com a diretoria. Contratou Mestre Celinho ( ex- Unidos da Tijuca), que assume no lugar de Mestre Jeferson. A escola, que foi rebaixada para o Grupo de Acesso B no Carnaval de 2010 e voltou este ano para o Acesso A com um enredo em homenagem a Caetano Veloso, vai contar com o carnavalesco Jack Vasconcelos, em 2012. Com passagem por Caprichosos, Ilha, Império da Tijuca e muitas outras agramiações de todos os grupos, Jack, que fez Belas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro, é um reforço e tanto para a escola de São Cristóvão, que estuda um entre dois enredos para o próximo ano. Quadra: Rua General José Cristino,19, São Cristóvão.

INOCENTES DE BELFORD ROXO

- Inocentes de Belford Roxo – A escola fez o lançamento do enredo no sábado, 16, durante festa de comemoração dos 18 anos da agremiação com uma feijoada, a partir das 14 horas. O carnavalesco Wagner Gonçalves vai montar para o próximo Carnaval um enredo em homenagem à cidade de Corumbá, uma das maiores da região do Pantanal. O título do enredo é “Corumbá – Ópera Tupi – Guaikuru”. O novo casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola será formado por Douglas Valle , ex-Grande Rio, e Cíntia Ribeiro, ex-Independente de São João de Meriti. O presidente Reginaldo Gomes anunciou também que Thiago Brito, ex Caprichosos, é o novo Intérprete da escola. Quadra: Avenida Boulevard, nº 1.741, Parque São Vicente – Belford Roxo.

ACADÊMICOS DO CUBANGO

- Acadêmicos do Cubango – “Barão de Mauá – Sonho de um Brasil moderno”, de autoria do carnavalesco Jaime Cezário, é o enredo da escola para 2012. Olivier Luciano Vieira, o Pelé, foi eleito presidente no dia 26 de abril. Na escola de Niterói, sai o cantor Igor Viana e entra em seu lugar Sereno, da equipe de melodia da Unidos da Tijuca. A escola também demitiu o diretor de Carnaval, Jorginho Harmonia, que será substituído pelo diretor de Harmonia Luiz Carlos Amâncio, que acumulará as duas funções. O mestre-sala Rogerinho também saiu da escola. Quem saiu também foi a responsável pela comissão de frente, Vivian Borges, que deixa a escola depois e dois anos no cargo. Seu substituto será Alexandre Henrique, que já comandou o segmento da escola. Quadra: Rua Noronha Torrezão, 560, Cubango, Niterói.


Enredo homenageia Mauá

IMPÉRIO DA TIJUCA

- Império da Tijuca – Na segunda, 25 de julho, os compositores devem entregar os sambas na quadra, das 19h30 às 22 horas. A apresentação dos sambas-enredo será dia 30 de julho, 21 horas, na quadra da agremiação. A disputa vai até o dia 22 de outubro,quando acontece a finalíssima. “Utopias – viagens aos confins da imaginação” é o enredo que a aescola vai levar para o desfile de 2012. A escola renovou com o cantor Pixulé, com o carnavalesco Severo Luzardo e com o diretor de bateria Mestre Capoeira. A escola também contratou a coreógrafa Alice Arja. A Império fez um desfile muito bom no Carnaval que passou, muito bem fantasiada. Merecia uma melhor colocação e não o sétimo lugar que lhe atribuiu a apuração. Quadra: Rua Medeiros Pássaro, 84 – Tijuca.


Logotipo do Carnaval 2012: utopias

ARRANCO

- Arranco - A escola fez o lançamento do enredo: “Nasceu, balançou, dançou”, é o tema que a escola do Engenho de Dentro vai apresentar no próximo Carnaval, contando a história da dança no Grupo de Acesso B carioca. A autoria é do carnavalesco Marco Antônio, novo contratado da agremiação. Vai ter festa na quadra e na ocasião serão apresentados os novos contratados da escola. Quadra: Rua Adolfo Bergamini, 196 – Engenho de Dentro – Rio de Janeiro – RJ.


UNIDOS DO CABUÇU

- Unidos co Cabuçu – A escola entregou a sinopse do enredo 2012 dia 6 de julho, e lança o enredo “A Cabuçu dá a Elza na Avenida” no dia 15 de julho, às 21 horas, na quadra. O enredo é uma homenagem à cantora Elza Soares. Rua Araujo Leitão, 925 – Engenho Novo.

LINS IMPERIAL

-  Lins Imperial – Dia 14 de agosto, feijoada da escola, a partir das 13 horas, com a participação de grupos de samba. A escola fechou com o casal de mestre-sala e p0orta-bandeira Douglas e Klenia para o próximo Carnaval, quando apresentará o enredo ”Das histórias de Tupã a Deus Pajé, mitos, lendas, crenças e fé!- A saga dos Deuses indígenas”, no desfile do Acesso C.  Quadra: Rua Lins de Vasconcelos, 623 – Lins de Vasconcelos.

CAMISA 12

- Camisa 12 – Feijoada com pagode todos os sábados, a partir das 12h12, na sede. A escola já escolheu o enredo para o próximo Carnaval. Será uma homenagem a Alberto Alves da Silva, o Nenê de Vila Matilde: ”Menino, cacique, cardeal… Um sambista imortal. Alberto Alves da Silva, seu Nenê, eternamente em nossos corações”. Quadra: Rua Paulo Aldirghetti, 419, Alto do Pari.


Nenê: homenagem dos corintianos da 12

ACADÊMICOS DE SANTA CRUZ

- Acadêmicos de Santa Cruz – A agremiação da Zona Oeste contratou o carnavalesco Lane Santana, que vai montar o enredo “Antônio Carlos – O despertador do Brasil”, em homenagem ao radialista da Rábio Globo. Chico Spinosa deve participar da montagem desse Carnaval, ao lado de Lane. A escola deu início aos ensaios de bateria no dia 21 de julho, e eles acontecem sempre às quintas-feiras, às 20 horas. As oficinas de ritmistas começarão no dia 20, e serão sempre às 4ª feiras, a partir das 20 horas. A escola elegeu diretoria para o biênio 2011/2013. O presidente Moysés Antonio Coutinho, o Zezo, foi reeleito, em chapa única. Ele assume também este ano a presidência do Conselho Deliberativo da Lesga, a liga que rege os destinos dos grupos de Acesso A e B do Carnaval carioca. Quadra: Rua do Império, 573 – Santa Cruz, Rio de Janeiro.


Moysés: candidato à reeleição

MORRO DA CASA VERDE

- Morro da Casa Verde - No dia 11, sábado, a escola lançou o enredo 2012 em festa junina que comemorou o aniversário de Guga, a presidente e filha de Zezinho, o fundador. Na ocasião foram apresentados o novo diretor de bateria, o novo casal de mestre-sala e porta-bandeira e o novo puxador de samba. Rua Emani Salomão Rosas Ribeiro, 137 – Parque Peruche.



UIRAPURU DA MOOCA

- Uirapuru da Mooca - Dia 28 de agosto a escola lançou seu enredo para 2012: “Alegria que contagia! Uirapuru, 35 anos! É só alegria! Sorria”. Todos os domingos, às 17 horas, ensaio da escolinha de bateria. A escola comemorou seus 35 anos no dia 14 de  maio, na quadra, com a presença da bateria de Mestre Tadeu, da Vai-Vai, grande campeã do Carnaval paulistano. Quadra: Rua Jaboticabal, 753 – Alto da Mooca, São Paulo – SP.


Uirapuru: feijão e samba

IMPERADOR DO IPIRANGA

- Imperador do Ipiranga – Adriana Lessa não é mais madrinha de bateria da escola. O enredo para 2012 foi definido:  ’”Tente alcançar a lua…Que no mínimo alcançará as Estrelas…”. A escola contratou Armando Barbosa (ex-Camisa Verde e Branco), que será o carnavalesco da agremiação para o Carnaval de 2012.  Quadra: Avenida Carioca, 99, Vila Carioca.


Imperador: novo carnavalesco

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados