06/06/2012
às 8:48 \ Diário OlÃmpicoReservas em hotéis de Londres caem 30%
Um dos argumentos usados à exaustão por quem defende a realização de megaeventos como os Jogos OlÃmpicos e a Copa do Mundo é o impulso que eles trazem ao turismo. Os milhares de visitantes atraÃdos à s cidades-sede seriam benéficos ao setor hoteleiro e à economia local.
Mas uma reportagem publicada na segunda-feira pelo jornal Financial Times serve de alerta para as cidades brasileiras que esperam o milagre do turismo em 2014 e 2016. Algumas operadoras apontam queda de até 30% nas reservas de hotéis em Londres neste verão, em comparação com o mesmo perÃodo do ano passado. Enquanto isso, cidades como Paris, Berlim e Barcelona comemoram aumentos de até 100% nas reservas.
O fenômeno não é difÃcil de ser explicado. Cerca de 40000 quartos de hotéis foram reservados pelo comitê organizador local (LOCOG), para abrigar oficiais dos comitês olÃmpicos nacionais e suas famÃlias. A maioria dos hotéis aumentou significativamente o preço dos quartos restantes – alguns chegaram a quadruplicar os valores. Uma diária em um hotel quatro estrelas no centro de Londres chegou a 415 libras (1300 reais), enquanto um hotel da mesma categoria em Lisboa, Paris, Dublin ou Barcelona podia ser encontrado por até 150 libras (470 reais).
No inÃcio do ano, porém, o LOCOG cancelou 20% das reservas, deixando os hotéis com pouco tempo para comercializar a oferta inesperada. O jornal afirma que alguns estabelecimentos já começaram a baixar os preços de suas diárias.
O fato faz lembrar a recente decisão de membros do Parlamento Europeu de boicotar a Rio+20, devido aos preços abusivos cobrados pelos hotéis do Rio de Janeiro. Após o anúncio – e a péssima repercussão internacional -, os preços das diárias caÃram até 72%.
Tags: barcelona, dublin, financial times, hotéis, lisboa, londres, paris, rio+20











Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA