PUBLICIDADE

Tratamento da baixa estatura

segunda-feira, 13 de abril de 2009 | 6:16

A baixa estatura pode ser consequência de fatores intrauterinos. Quando o feto não recebe nutrientes em volume e qualidade adequada nasce com certo déficit de estatura. Para repor a criança na sua curva normal de crescimento alguns endocrinologistas pediátricos esperam a passagem da infância (até 3 – 4 anos) para fase escolar (4 e mais anos).  É essencial saber que cada criança tem uma herança genética que determina uma estatura final específica. O médico pode estabelecer esta estatura final (chamada de estatura ALVO) por meio de uma formula matemática na qual entra a estatura do pai e da mãe. Outros parentes próximos têm pouca ou nenhuma influência genética na estatura alvo. Não adianta dizer: o avô é muito alto ou o tio materno tem mais de um 1.80m. Repito: a estatura ALVO é determinada pelos pais, e com os genes que eles transmitiram ao filho. Resumindo: o retardo de crescimento intra-uterino e os fatores genéticos são importantes fatores de baixa estatura.
 
 Fatores ambientais são importantes

É obvio que as crianças que vivem sob constante e crônica má nutrição protéico-calórica (pouca proteína, comida insuficiente) não irão atingir o seu potencial genético de crescimento. A estatura final também depende de boa alimentação (incluindo aporte diário de proteínas de boa qualidade), ausência de doenças infantis, que eram comuns mas hoje com vacinações preventivas são raras, ausência de problemas respiratórios, como bronquite asmática (as crianças com este problema pulmonar crescem menos), e ausência de doença do fígado, como hepatite C ou doença renal crônica. Enfim ter saúde razoavelmente boa, alimentação sadia, boa atividade esportiva (o exercício estimula o aparecimento do hormônio de crescimento) e, essencialmente, ter sono profundo e reparador por  9 a 11 horas todas as noites. Nestas condições ambientais excelentes a criança atinge o seu potencial genético e atinge a estatura alvo programada.

O problema de puberdade prematura

A puberdade prematura é muito mais comum nas meninas do que nos meninos e cada vez mais vemos meninas de 8 anos já com mamilos salientes, pelos na região genital e axilar, e corpinho desenvolvido.  A mãe precisa estar atenta a estes fenômenos físicos, pois tais fatos são indicativos de que a menina pode ter a primeira menstruação (menarca) muito cedo aos 9 ou 10 anos. A menarca nessa idade ‘fecha’ as áreas de crescimento dos ossos longos e interrompe o crescimento pelo alto nível de hormônios femininos que são secretados no organismo.
 
Há a possibilidade de bloquear esta puberdade prematura por meio de medicamentos. Resumidamente o medicamento usado irá ‘envolver’ os ovários com uma camada protetora que faz com que estas gônadas fiquem ‘adormecidas’, não avançando para dar início à menstruação. Mantém-se a criança por 2 a 3 anos sob tratamento e, a cada ano, ela irá crescer 5 – 6 cm. Na idade que julgar apropriada o médico suspende a medicação e a menarca ocorre normalmente, sem nenhuma alteração imediata ou transtorno futuro (fertilidade, hormônios femininos). 

A falta relativa de GH pode ser tratada

A produção de GH (hormônio de crescimento) é contínua desde a primeira infância. Na baixa estatura chamada de ‘constitucional’ pode-se verificar, por meio de testes, se a criança está com secreção de GH suficiente para atingir a estatura final que lhe foi programada. O consenso dos médicos indica que existe vantagem em tratar crianças com baixa estatura com doses relativamente altas de GH, pois ao fim do tratamento (após a puberdade completada) a estatura final é mais elevada que as crianças que optaram por não serem tratadas. O problema é que o GH deve ser injetado, mas hoje existem ‘canetas’ que a própria criança pode aprender a manejar. As ‘canetas’ são ajustadas para a dose diária de GH recomendada pelo médico e a criança aplica o GH com a caneta, à noite, antes de dormir, com maior facilidade. O sacrifício vale a pena, pois a estatura alvo é, freqüentemente, atingida. É óbvio que fatores nutricionais devem ser fornecidos e exercícios físicos são altamente recomendáveis.

    285 comentários em “Tratamento da baixa estatura”

    1. Dani disse:

      Meu filho tem 9 anos e mede 1.20, ele é baixo em relação aos demais de sua idade, o que devo fazer?

    2. Maria de Fátima Teixeira disse:

      Gostaria de saber se acondroplasia tem tratamento, pois, tenho uma filha de 13 anos que é portadora.

    3. Elenita Melo disse:

      Meu filho tem 12 anos fará 13 anos dia 16 de novembro ele mede 1,30 eu acho muito pouco. O que devo fazer? Eu tenho 1,55 e o 1,70 somos baixos, mais queria fazer tratamento com meu filho o que Sr. indica?

    4. jorji disse:

      Tamanho é documento? Com certeza, sou baixinho desde a infância, meus pais são baixos, sempre fui alvo de chacotas dos colegas, na juventude, deixando a falsa modéstia de lado, não fosse o rosto bonito, teria muitas dificuldades de arrumar parceiras, as mulheres dão uma grande importância para a estatura, por isso os pais devem fazer todo esforço possível, para que seus filhos tenham uma estatura normal, muito alto também é problema.

    5. Henry disse:

      Tamanho não é documento, que eu o diga só tenho 1,64 mas comando um bando de descerebrado alguns com quase dois metros. Portanto como diz meu avô tamanho é para boi.

    6. FB disse:

      O maior trauma da minha vida. Hoje com 37 anos. Fui e sou alvo de todos os lados.PIOR estatura 1 65, aparencia de nordestino bem latino. Tenho dificuldades pra fazer amizades. Desde crianca sempre fui rejeitado. Hj o que me salva eh o meu corpo q ainda eh bonito.Se Jesus carregou uma cruz essa eh a minha q INFELIZMENTE me faz sofrer nessa vida. Carregar isso ate o fim eh demais nao aguento mais. O que adianta conhecer o mundo inteiro, conhecer lugares lindos se qdo olho no espelho ou quando olham pra mim correm! Gostam de mim por piedade. Sofro todo dia, so em pensar da vontade de chorar. Todos meus amigos desde crinca sempre foram altos ate as amigas eu ficando como o menor. :( Baixo e feio pior

    7. Tam disse:

      Meu irmao tem 12 anos ele é muito pequeno mede 1,30 e gostariamos de fazer um tratamento para ele o que o Sr. indicaria?

    8. Lano disse:

      Tenho 20anos e tenho 1.59 qro almentar meu tamanho o q vc indica?

    9. Denise disse:

      Bom dia!Minha filha está com 14 anos, ela está com 1,48m, meu marido mede 1,75m e eu 1,50m, há possibilidade de minha filha crescer?

    10. hedy lamar disse:

      Olá! Vivo em Espanha, numa localidade perto de Barcelona. Minha filha tem 8 anos, e já está apresentando alguns sinais que podem ser indício de que a 1ª regra já está se anunciando. Háalgum centro que o senhor poderia me indicar? Não sei se aqui há!obrigada.

    11. adriana alves disse:

      tenho uma filha de 13 anos ,com 26 kg ,e a altura de 1.40 cm .ela ainda não é moça, eu estou muito preoculpada porque ela é muito pequena e magra pra idade dela,gostaria de saber o nome de um especialista em endocrinologia de crianças ,eu moro na cidade de campina grande na paraiba. O senhor pode me falar alguma coisa, o que fazer e a quem procurar , por favor ? obrigado…..

    12. rita de cássia disse:

      Minha filha tem 13 anos e mede 1,58, menstruou a 1ª vez com 11 anos e 7 meses, ficou indo e vindo por 6 meses e já não mesntrua desde juljo de 2008, já levei ao endocrino e a ginecologista, ambos dizem pra não mexer. Ela ainda tem chances de crescer, eu meço 1,65 e meu marido 1,75? é normal este comportamento do organismo?

    13. Adriana disse:

      Meu filho tem 13 anos, 1,36 cm e pesa 33kilos…faz tratamento com bloqueador da Puberdade desde os 9 anos, tem IO de 12 anos e meio, fez todos os exames e nao tem deficiencia de GH, gostaria de saber e parar esse tratamento agora, qual seria a altura final aproximada?Mãe 1,54 e Pai 1,65 Muito Obrigada

    14. weverson disse:

      quero crecer me ajuda ai

    15. Rita disse:

      Tenho 14 anos e só tenho 1.50m. Os meus pais medem 1.60 e 1.70. O que faço para ter pelo menos 10 cm? Ouvi dizer q as raparigas só crescem até aos 16 anos. Obrigada

    16. gislaine disse:

      olá tenho 21 anos tenho 1,54 cm gostaria de saber se existe alguma maneira ou tratamento para um possivel aumento de estatura.Obrigado.

    17. kelly disse:

      eu tenho 21 anos e meço 1,49 de altura,é horrivel é muito baixa a minha estatura gostaria de saber se existe algum metodo para que eu posso crescer alguns centimetros a mais pois eu sofro muito com a minha altura.

    18. nelcinda disse:

      Dr. Geraldo!Minha neta tem 12 anos, 1,46m, 33kg. Fez todos exames e estão normais, segundo o médico assistente.Gostaríamos de saber o que deverá ser feito para ela aumentar a altura, ainda não menstruou. Pai: 1,82m- Mãe:1,72m. Obrigada.Obs: O médico quer fazer um exame que administra atencina intercalado com as coletas de sangue.Nelcinda.

    19. daniela disse:

      olá. tenho 24 anos e 1,57 de altura gostaria de saber se tem como fazer algum tratamento ou exercícios para poder crescer mais 4 centímetros?

    20. Ricardo disse:

      Tenho 26 anos e 1,74, ja ouvi alguma vez sobre um tratamento c acompanhamento medico a base de hgh p aumento da minha estatura em pelo menos 8cm, gostaria de saber se tem algum fundamento isso mesmo e onde encontro?

    21. Ronaldo C. Paes disse:

      Interessante a matéria.

    22. antonio marcos almeida disse:

      Tenho 20 anose 1,55 queria saber o exercicio para eu crescer uns 10 centimetros!!

    23. Gilsinho disse:

      Existe alguma meneira de alguem aumentar a estatura depois que é adulto?Porfavor me responda.

    24. Raimundo disse:

      Os pais da criança são baixos.Calculou-se uma “estatura alvo” tambem baixa para o filho, há tratamento para aumentar a “estatura alvo” que foi calculada, ou o tratamento é para que a criança não creça menos que a genética dos pais permitiria?

    25. Daiane disse:

      oiee tenho 16 anos e 1.54,n¿o gosto da minha altura..to tomando gero h3 com aderogil d3 dizem que estimula o crescimento,que atraves de exercicios de alongamento pode se ter grandes resultados..mas n¿o seii…n¿

    26. Rodrigo I. G. disse:

      Olá! Tenho 23 anos e 1,63m de altura. Li pelo comentário do usuário Ricardo (nesta matéria) que há um tratamento à base de hgh. É possível mesmo realizar um tratamento para aumento de estatura, após os 21 anos de idade? Aguardo resposta.

    27. Susana Hoefling disse:

      Olá, tenho 1.49 e tenho 18 anos, gostaria de mais alguns centímetros, há como reverter este caso de baixa estatura? Também gostaria de saber qual a estatura média de um médico.Obrigada!

    28. Moisés disse:

      Olá, acabei de completar 16 anos e tenho 1,82 m. O problema é que eu estou já na época pós puberdade. Como tenho pouca idade, gostaria de saber se posso crescer mais um poco, vou começar a fazer natação e ja fasso volei, estou desesperado a crescer mais, meu futuro profissional depende disso. Grato desde já. Aguardo resposta.

    29. adri disse:

      tenho 32 anos e ja sofri muito por causa da minha altura, 1.38, ouvi dizer q ainda é possivel um tratamento p aumentar alguns centimetros, toda a minha familia é alta, meus irmaos, primos e tios tem entre 1,75 e 1,80. O que posso fazer?

    30. alexsandro disse:

      tenho 31 anos e 1,41 metro sofro muito com isso minha namorada tém 1,56 e é dificil para mim quando saio com ela fk todo disconfiado ,gostaria de saber se fazendo um tratamento com HG eu poderia cresce alguns centimetros ,gostaria de saber clinicas especializadas e doutores no recife .mandem resposta por favor

    31. harumi disse:

      Ola boa tarde?Meu nome é Harumi tenho 22 anos meço 150 altura e não estou muito conformada com minha estatura tenho complexo a minha altura tem alguma solução para meu problema que possa me ajudar a levantar minha auto estima. Aguardo sua resposta.

    32. marluze disse:

      meu filho tem 20 anos e ¿ baixo. ainda tem tratamento para crescimento nesta idade? se exixte, qual especialista procurar?

    33. elizabeth disse:

      Meu filho tem 1,63 com 17 anos, será que ainda pode crescer? Com tratamentos?

    34. Giovanna disse:

      Bom dia, Meu filho fará 10 anos dia 4 de julho e mede 1,25m, está bem menor que os outros colegas.Já levo na endocrinologista que pediu o exame de idade ossea, que acusou que ele tem 1ano e meio a menos de idade ossea.Eu meço 1,64m e o pai dele mede 1,70m.Gostaria de saber se há outra coisa que devo fazer, ou se realmete ele será baixo, porém saudável?Obrigada

    35. wagner dos santos disse:

      tenho 27 anos e 165 de altura sera que posso crescer mais tres centimentros com tratamento de hgh, pois tenho vontade de prestar um concurso publico e a altura exigida para os candidatos e de 168cm, desde ja fico grato pela atençao.

    36. Sabrina disse:

      Oi sou trig¿mea!!! Tenho 24 anos e me¿o 1, 43 gostaria de crescer mais um pouco ser¿ que ¿ poss¿vel? Beijos!

    37. Sabrina disse:

      Oi sou trig¿mea!!! Tenho 24 anos e me¿o 1, 43 gostaria de crescer mais um pouco ser¿ que ¿ poss¿vel? Beijos!

    38. DIDI disse:

      Minha idade é 22, e sou 1,66 tenho chances de crescer com tratamentos de hormonios?

    39. Andréa disse:

      Existe algum tratamento para mulheres acima dos 25 anos? tenho 30 anos e gostaria de saber se mesmo no exterior existe a possibilidade de um tratamento para crescimento onde a idade ¿ssea nao permite o convencional(horm¿nios).

    40. carolina disse:

      Minha filha tem 12anos e 1,40 e ja mestruou e entra nos padroes de baixa estatura. sua mãe tem 1,60 e seu pai1,70 e recomendavel o hormonio de crescimento. grato pela atenção

    41. Rocha Mario disse:

      Eu tenho 24 anos actualmente tenho 1,62, queria saber se existe uma forma natural de aumentar minha estatura ate 1,72.NB/ Meu pai tem 1,82 e minha Mae tem1,80, todos meus irmaos incluindo os mais novos tem acima de 1,70

    42. Priscilla disse:

      Meus pais são altos, minha mãe tem cerca de 1.70 e meu pai 1.76, meus irmãos tem 1.80 e eu sou baixa com 1.54 e 28 anos. Gostaria de sabre se tem como fazer uns testes sobre GH e se tem tratamento para crescimento na minha idade.Obrigada,Priscilla.

    43. valmir soares de oliveira disse:

      dr. o meu neto tem 9 anos, mede 1,20m os pais dele medem; a mãe 1,52m e o pai 1,58m, o sr indicaria tratamento para crescer?

    44. Rose disse:

      Dr, minha filha tem 12 anos e meio.Está fazendo o tratamento de gh a 10 meses, no inicio do tratamento ela tinha 1,33 cm e agora está com 1,40. Ela ainda não menstruou. Posso parar o tratamento agora?

    45. Rose disse:

      Dr, minha filha tem 12 anos e meio.Está fazendo o tratamento de gh a 10 meses, no inicio do tratamento ela tinha 1,33 cm e agora está com 1,40. Ela ainda não menstruou. Posso parar o tratamento agora?

    46. Carla disse:

      Tenho 26 anos e 1.43 de altura, gostaria de saber se existe algum tratamento que me faça crescer 10 cm. Por favor me ajude sou traumatizada.

    47. Daniela disse:

      Olá eu tenho 23 anos e tenho 1,48 de altura queria saber se existe a possibilidade de eu crescer uns 10cm . Pq exercer a minha profissão fica um pouco difícil pela minha baixa estatura.

    48. andre disse:

      ola DR. tenho 19 anos e 1.68 qeria saber se o anabolizantes GH hormotrop . poderia me ajudar a crescer mais alguns centimetros …

    49. Rebeca disse:

      Olá eu tenho 25 anos e tenho 1,51 de altura queria saber se existe a possibilidade de eu crescer uns 10cm .Existe algum tratamento para adulto, por favor me responda

    50. Mariane disse:

      Oi Senhor Doutor,eu tenho 19 anos e tenho 1,62 de altura gostaria de pedir um favor se existe alguma probabilidade de crescer mais alguns centimetros,pq todos os meus amigos e amigas são maiores q eu ( a menina mais baixa q conheço tem 1,70) gostaria de pelo – ter 1,66 de altura e no máximo 1,70 mesmo.Vc sabe se tem algum medicamento,tratamento para adultos…espero sua resposta atenciosamente…

    51. cristovao disse:

      eu acho q a altura nao enflunsia muito desde que nao tenhas menos de 1,60
      e do uma dica se fores muito baixo tenta seres muito inteligente pra compensar

    52. cristina disse:

      oi, tenho 13 anos e ainda nao mestruei, quais o exercicios fisicos que posso fazer???

    53. Gustavo disse:

      Boa noite Dr. tenho 11 anos e meço 1,32m, estou tomando hormonio(GH),a cada 15 dias 2UI
      a minha mãe não esta vendo resultado, fiz alguns exames de punho e minha idade ossea esta atrazada em três anos,o que o Senhor acha?

    54. Siloé disse:

      minha filha menstruol aos 12 anos, tinha 1,49 eu queria saber se ela ainda pode crescer.
      eu tenho 1,67 e meu marido tem 1,65. queria saber se houver necessidade onde posso tratar ela, e qual o tipo de medico devo leva-la, porque antes dela menstruar eu a levei ao médico e ele disse que estava tudo bem e quero saber. e hoje ela tem 1,53.
      moro no rio, nova iguaçu.

    55. Carlos disse:

      Tenho 17 anos e meço 1,68. Será q ainda posso crescer mais? Eu preciso tomar o hormônio do crescimento? Eu me sinto mal por ser mais baixo que todos os meus amigos e até que minha namorada. Meu pai tem 1,78 e minha mãe 1,56, pelo calculo eu deveria ter pelo menos 1,73.

      Desde já agradeço a atenção…

    56. daniel disse:

      Bom tarde Dr. tenho 17 anos e meço 1,75 eu estou tomando calcio e sublemento alimenta, não faço academia mais eu 2 ou 3 vezes semana eu faço caminha, mais eu queria saber ate quantos anos eu vou crescer, e se este calcio e sublemento alimenta esta ajudando para o meu crescimento?

    57. brenno disse:

      olá existe tratamento pra crescer me imformem for favor eeeeee presiso na minha vida ;/ estou sofrendo muito com isso

    58. Rafael disse:

      Bom dia. Tenho 27 anos com 1,70m .Gostaria de saber se existe algum procedimento médico ou tratamento que possibilite um aumento de altura com esta idade. Obrigado

    59. Luciana disse:

      Olá Dr. Gostaria de saber se existe tratamento para bebes que estão abaixo da curva de crescimento, pois meu bebe tem um ano e oito meses e está com 8.500g e 76 cm? Grata.

    60. Stela disse:

      ÓlA

      TENHO 20 ANOS E 1,46 SERÁ QUE EXISTE ALGO QUE EU POSSA FAZER PARA MUDAR MINHA ESTATURA ?

      OBRIGADO!!!

    61. imfeslismene baixo disse:

      doctor tenho 16 anos , sofro muito com a baixa estatura que e de 1 , 62 tem tratamento que me ajude por favor dotor minha vida e ruin tenho problemas por causa da minha altura , se o senhor puder me ajudar ta ae meu e mail brennoseco@hotmail.com grato ;]

    62. webert disse:

      Olà doutor tenho 1.54 mts tenho 21 anos
      tem possibilidade de mim crescer ainda.
      O que tenho que fazer?
      Se tem algum tratamento
      o senhor pode me endicar?
      muito obrigado
      pela atencao
      Deus te abencoe
      em seu oficio.

    63. Leandro disse:

      tenho 25 anos e 1,67 de altura e estou inconformado com minha estatura tem como eu crescer mais existe algum tratamento como exercicios, remédios e hormonios se tiver me ajude que estou disposto a qualquer tratamento

    64. gleice da silva santuchi disse:

      minha filha nasceu prematura de seis meses ,e hoje ela tem 8 anos pois eu acho ela menor que outras crianças da sua idade ,gostaria de saber se tem algum tratamento para ela creçer e nao ficar tao baixinha.

    65. cristiano disse:

      tenho 1,63 e tenho 27 anos será que consigo crescer atraves de alongamentos especificos e tratamento de GH me informe por favor !!
      obrigado!!!

    66. Fernando disse:

      Dr., meu filho tem 1,85 e quinze anos feitos em abril/09, não tem evolução na altura desde janeiro, e pelo acompanhamento que faço desde seu nascimento, não devera crescer muito, no maximo 1,89, mas ele e jogador de basquetebol, inclusive a nivel de seleção brasileira, e ja vem sendo observado por clubes do exterior, mas sua estatura começa a se tornar um obstaculo, segundo os proprios agentes de basquetebol, pois os meninos em sua maioria são bem maiores que ele ha nivel de seleção.
      Calculamos que uma estatura confortavel para ele seria em torno de 1,95, ha algum tratamento que possa ser feito para alcança-la. obrigado

    67. carlos h disse:

      tenho 1,62 e 23 anos ja fui reprovado na policia militar 2 vezes por causa da autura sera que ainda existe tratamento para que eu consiga crescer pelo menos de 4 a 5 cm

    68. sergio luiz disse:

      tenho 1.57 a mae do meu filho tambem é baixa, meu filho faz um tratamento na rede publica do rj, a dra que o acompanha no seu crescimento pediu varios exames, crescimento osseo, h.g., entre outros. peço a ela insistentemente para que o indique para o tratamento do hormonio, mas ela diz que nao pode ser administrado dessa forma ou seja a criança deve tentar outras maneiras antes de o medico receitar o hormonio do crescimento. em 2001 vi uma reportagem na tv que em sergipe o governdo do estado estava disponibilizando na rede publica o hormonio para quem quizesse fazer o tratamento dos filhos. e como que aqui no rio para se conseguir é uma burocracia imensa ?

    69. carine disse:

      Oii Dr.,

      Meu nome é Carine e eu tenho 21 anos e 1.54! Bem, fuçando aqui na internet, vi alguns realtos de pessoas que conseguiram crescer centimetros só com alongamento, uns dizem que dá até 15. Obviamente que eu não acredito que possa se crescer 15 após os 18 anos, pq se não teriamos muitos gigantes por ai… mas queria saber se dá pra crescer, só isso, se é possível. Tem um livro do John Pathaday que eu baixei e imprimi, segui por uns dias até me dar uma baita dor nas costas. Acho estranho o fato dele ter nome americano e ser americano eu não achei em sites estrangeiros. Bem, não to aqui pra criticar ou desmascara nada, só to atrás de uma pontada de esperança pra os baixinhos. Brigada!

    70. Luis disse:

      tenho a idade osséa de 16 anos e tenho 1.63 tem como eu crescer ainda??

    71. Aline disse:

      ola Senhor Doutor…Tenho 20 anos e meço 1.46…Sofro muito com isso e so ando com salto alto….Gostaria de saber se tem algum tratamento ou exercicio qualquer coisa que possa me ajudar a crescer alguns centimetro…….Espero ansiosamente sua resposta…

    72. Alexandre disse:

      Tenho 1,64cm e 32 anos. O que eu poderia fazer para crescer um pouco mais?

    73. paloma disse:

      Tenho vinte e quatro anos e 1,44 gostaria de saber se existe alguma forma de tratamento,pois vi na televisão pessoas já adultas fazendo tratamento e alcançando a estatura desejada ou “normal”

    74. maria de oliveira disse:

      ola bom dia, tenho 27 e meço 1,49 gostaria de crescer uns 5 cm ainda tem jeito???
      existe tratamento??
      por favor me ajude, obrigada

    75. Cristina disse:

      Minha filha tem 2anos e 6 meses. No primeiro ano de vida estava na curva de crescimento 5. E foi caindo tanto peso como altura, hoje com 2 anos ela tem 10,700kg e 87 cm. A dosagem de GH no exame foi de 0,18. O primeiro dente nasceu com 13 meses. Ela é a menor na escolinha, e também entre as crianças da família. Devo procurar um endocrinologista? Qual vc indicaria? Grata.

    76. talita disse:

      tenho 17 anos e tenho 1,48 eu ainda posso crescer ,ultilizando o GH?
      sou uma pessoa muito triste pois nao suporto que fiquem zuando da minha cara…e algo muito ruim!!!
      exercicios ,alimentacao se mudasse meus habitos mim ajudaria mesmo nao sendo tao novinha???
      por favor mim de algumas dicas….grata talita

    77. isabella freire disse:

      eu tenho 16 anos e meço 1,54 queria saber se ainda tenho possibilidade de cresce
      pois não sou satisfeita com minha altura

    78. Luciana disse:

      OIá!
      Por favor, tive a puberdade prematura inciando-se aos 5 anos de idade e na época, o médico que meus pais procuraram disse não ser necessário retardar nenhum processo natural do meu organismo. Portanto, acabei tendo a primeira menarca aos 9 anos e isso acabou me custando uma altura de 1.47, o que hoje me mantém como alvo de gozações e críticas permanentes, me causando um grande trauma e insegurança diante da “sociedade”. Por favor, atualmente tenho 23 anos e gostaria de saber se ainda é possível reverter esse quadro. Tenho tentado buscar informações sobre o assunto, mas na Internet essas informações são muito duvidosas. Poderia o senhor me dirrecionar sobre tal aspecto de uma forma mais correta? Tenho encontrado muito sobre alongamento ósseo, estimulado por microfaturas do osso, os quais os osteoblatos vem a preencher e com isso ocorre aumento da estatura. Dessa maneira, peço-lhe encarecidamente uma direção para o meu problema que realmente é um grande complexo para mim!
      Agradeço a atenção.

    79. gabriel disse:

      eu tenho 14 anos, e eu tenho 1.65 de altura e 53 kilos,meu pai tem 1.65 e minha mae tem 1.55,eu queria sabe se eu posso cresce mais,se eu devia toma gh, ou começa o tratamento do john pathaday e eu queria sabe se realmente funciona?….obrigado !!!

    80. Heloísa disse:

      Tenho 29 anos e 1.63, gostaria de saber se há algum método , rem´´edio ou cirurgia para crescimento após esta idade, aguardo resposta.

    81. levi disse:

      tenho 19 anos e tenho 1,68 de altura, ainda posso crescer com o GH?
      sou triste por minha estatura ser baixa e os meus irmãos um de 23 anos ter 1,87 e minha irmã de 12 anos ter 1,68.
      algum exercícios, alimentação algo do tipo pode ajudar???

      desde já agradeço.

    82. Hugo disse:

      Oi.. tenho 1,73 de altura.. tenho 20 anos.. meu pai tinha 1,85..
      e fico chateado de ser baixinho.. mas todos meus familiares dizem q o meu pai cresceu a partir dos 21 ou 22 anos de idade.. mais mesmo assim fico preocupado..gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer tratamento com HgH e obter exito em relação a minha altura?
      Obrigado!

    83. Otávio Augusto Mazzega disse:

      Olá doutor, tenho 17 anos e 1,72m!
      não me acho baixo, porem queria atingir pelo menos 1,75m, queria saber se é possivel naturalmente ou com algum estímulo ?

      Desde já agradeço, abraços!

    84. Dulcilene disse:

      Bom dia!!!

      Gostaria de saber se tem algum remédio ou outra coisa q me faça crescer pelo menos 10cm, tenho 26 anos e 1,50.
      Por favor me ajude.

      Muito obrigada!!!

    85. gisele disse:

      olá dr..tenho 19 anos e apenas 1,50, gostaria de saber se existe algum tratamento para eu crescer..
      quando eu era mais nova eu havia feito um exame e a indocrina falou que não poderia mais crescer.
      gostaria de saber sua opnião..

      Muito Obrigada!

    86. Marcio disse:

      Olá gostaria de saber se a algúm tratamento para aumentar a estatura depois dos 25 anos, eu vi alguns sites que dizem que é possível, gostaria de saber a sua opinião a respeito desses sites e suas fórmulas. Ficarei muito grato se poder me auxiliar, obrigado!

    87. Jonatan disse:

      oi, eu tenho 15 anos e minha altura é 1,73, meu pai tem 1,72 e minha mãe tem 1,64, eu posso queser +- quanto por que persisso ser alto sou goleiro. obrigado

    88. jack disse:

      oi, tenho 20 anos e minha estatura e 1,55cm, queria saber se tem alguma possibilidade de crescer, mais 10 cm estou disposta a a fazer qualquer tratamento, por favor me dê uma luz, queria saber se ainda cresceria com tratamento hormonal com gh, por favor me dê o valor medio e como faço pra conseguir. eu não aguento mais as pessoas perguntar minha idade, e falarem com a cara de espantados, dizendo , nosssa naum pareçe. por favor me dÊ uma noticia boa.

      obs: tenho hipotireoidismo, ja fiz uma ressonância magnetica, pq minha prolactina e alta, mas não deu alteração na hipofase.

      desde ja agradesço , espero uma resposta urgente. to muito depre

    89. Maria Helena disse:

      minha filha menstruol aos 12 anos, tinha 1,49 eu queria saber se ela ainda pode crescer.
      eu tenho 1,67 e meu marido tem 1,65. queria saber se houver necessidade onde posso tratar ela, e qual o tipo de medico devo leva-la, porque antes dela menstruar eu a levei ao médico e ele disse que estava tudo bem e quero saber. e hoje ela tem 1,53.
      moro no Parana

    90. Maria Helena disse:

      minha filha tem 13anos , e mais ou menos 1,49 . Eu tenho 1,65 e meu marido 1,68. queria saber se houver necessidade onde posso tratar ela, e qual o tipo de medico devo leva-la, porque antes dela menstruar eu a levei ao médico e ele disse que estava tudo bem e quero saber. e hoje ela tem 1,53.
      moro no Parana

    91. Jéh_h disse:

      Olá dr , tenho 14 anos e sou pequena demais , tenho 1,50 , eu não cresço , meu pai tem 1,70 e minha mãe 1.60 , eu quero ser modelo , mais modelos é acima de 1,75 , tenho esperança de crescer mais um pouco.
      nasci prematura , e tenho problemas cardiacos , gostária de saber se é isso que empede meu crescimento ?
      se tem alguma coisa que eu possa fazer , para aumentar minha estatura *-*
      muito obrigada .

    92. mauro ignacio disse:

      minha filha completou 10 anos e mestruou ,gostaria de saber um tratamento para o crescimento pois ela mede 1m28cm se tem algun medico especialista no assunto.

    93. ROSANGELA disse:

      DR. ESTOU COM MUITAS DÚVIDAS SOBRE TRATAR OU NÃO MINHA FILHA, ELA TEM 10 ANO E 9 MESSES 1,28 METRO E 25 K., EU TENHO 1,70 E MEU MARIDO 1,66, ELA JÁ PASSOU POR MUITOS TRATAMENTOS NASCEU COM CISTO DERMOIDE TENDO OPERADO COM 1 ANO, TEM DEFICIT DE ATENÇAO, TRAÇOS DE HIPERATIVIDADE, BEXIGA HIPERATIVA (NÃO CONSEGUE SEGURAR A URINA A NOITE TENDO QUE SER ACORDADA +- DE 3 EM 3 HORAS, ESTOU COM O CORAÇÃO APERTADO SUBIMETENDO ELA A MAIS ESTE TRATAMENTO QUE ME DISSERAM SER UMA INJEÇAO DIÁRIA. POR FAVOR ME ACONSELHE.

      ROSANGELA

    94. mariston sousa novaes disse:

      gostaria de uma comprovação .podem mandar pro meu e:mail,mas tem que ser bem provada…

    95. leonardo disse:

      tenho 17, anos merço 1,60 estou sofrendo muito com o meu tamanho por varvor ajudem me quem poder, minha mãe mede 1,80 e meu pai mede 1,83 e eu ainda quero crescer.

      obrigada

    96. Marcos disse:

      Olá Dr., tenho 22 anos e 1,65 metros. Na minha adolescência fiz exames e constatou-se, pela minha idade óssea, que estava com retardo no crescimento, mas minha família resolveu não fazer o tratamento hormonal. Hoje pretendo fazer alguns concursos que exige idade mínima, gostaria de saber se os métodos de alongamentos, do livro de John Pathaday funciona, para crescer pelomenos 5 cm.

      Grato!

    97. Richard disse:

      Eu tenho 17 anos , recém completados, e meço 1,83 cm , meu pai mede 1.86 e minha mãe mede 1.72, gostaria de saber se vou chegar à 1.90 ou mais???? , já que meus familiares tanto por parte do pai quanto por parte de mãe ,são atos , me tira esta dúvida, obrigado

    98. zeca disse:

      Boa tarde, eu tenho 28 anos, 1,62, gostaria de saber se tem alguma possibilidade de eu crescer mais 8 centimentros de forma natural, fico no aguardo da resposta, obrigado

    99. Denise disse:

      Olá, tenho 20 anos e 1,50 metro. gostaria de saber se há algum método para crescer?? se ainda posso crescer? por favor espero resposta

      obrigada.

    100. alessandra da silva disse:

      GOSTARIA DE SABER SE EXISTE TRATAMENTO P/ ADULTOS P/ CONSEGUIR CRECER PELO MENOS 10 CM A MAIS OU SE O MAIS INDICADO É EXERCÍCIOS FÍSICOS VISTO QUE SOU A ÚNICA DA FAMÍLIA PEQUENA COM 1,56 29 ANOS

    101. luzia lurdes disse:

      alá minha filha tem 7 anos conpretou em julho , tem 18.25 kg ,1m15cm ,e mestruou, ela é super fragil tenho outros dois filhos um com 16 anos 1m80cm,53.12kg uma menina com 4 anos com 80cm,16.20kg , eu tenho1.59cm o pai delas tem 1.73cm so ela ficou assim ela nasceu bem com 49cm,pesando 3.100kg, parto normal estou preoculpada pois me disseram que pode enterferir na estatura dela pode me ajudar ou como devo proceder , OBRIGADA!

    102. eleuza disse:

      Olá tenho uma filha de 15 anos 40 kg e 1,49 de altura ,queria saber se ainda existe tratamento pra ela !oobrigada

    103. Marcelo disse:

      Olá tenho 19 anos, e tenho 1,61m. Desde os 14 anos que eu tenho essa altura, nessa idade não era problema pra mim, mas os anos se passaram e todos meus amigos e amigas foram passando de mim.
      Queria saber se eu tenho alguma possibilidade de crescer mais? Queria poder chegar a 1,70m.
      Espero sua resposta.

    104. Silvia Cardoso disse:

      Bom dia,minha filha Natasha tem 12 anos e 1,47 de altura,sua idade ossea é de 16 anos,sempre se alimenta bem,e faz natação a 3 anos e sua menarca foi aos 11 anos ,ainda posso fazer algo,e o que;obrigada

    105. Lou Font disse:

      Olá, tenh0 1.54 de altura e meu marido 1.72. Meu filho mais velho tem 17 anos e mede 1.69, meu filho mais novo acabou de fazer 15 anose mede 1..66, gostaria de saber o q podemos fazer para q eles atingjam pelo menos 1.75. O hormonio do crescimento tem alguma contra indicação? rGrata.

    106. jacemar disse:

      olá minha filha faz 14 anos amanhã, ela mestruou dia 28.12.2008 ha 1 ano atraz, neste período ela cresceu 1 cm esta com 1,63. Aos 11 anos ela tinha 1,47 aos 12 1,58 aos 13 1,62 e nesse ano apenas 1 cm =/ será q ela n irá mais crescer? Eu tenho 1,72 meu marido tem 1,83. Meu filho de 16 anos tem 1,83. Ouvi dizer q as meninas ficam pelo menos da altura da mãe? Será q ela ainda cresce?

    107. Rafael Rodrigues disse:

      Olá tudo bom? gostaria de fazer uma perguntatenho 1,67 e tenho 16 anos
      gostaria muito de crecer mais um pouco…no caso poderia fazer um tratamento?
      ou fazer uma consuta ao medico?
      muito obrigado
      aguardando respostas.

    108. kellen disse:

      oi… tenho 23 anos, e meu tanho e 1.43 sou gemea e minha irma tem a mesma altura… temos tratamento pra cresce mais? por favor me responde.. me ter esperanca… espero a resposta…. obrigado,,,

    109. raul disse:

      eu tenho 26 anos gostaria muito de crecer mais 5 cm existe alguma maneira. messo 1,70
      se souber gostaria de saber quanto custa q eu pago . andei lendo de alguns metodos mas
      naum consigui quem m fornece essa informacao ( o gh ainda funciona n meu crecimento de for tomar fazendo natacao )

    110. luca disse:

      Olá, tenho 24 anos e tenho 1,70 de altura queria saber se existe a possibilidade de crescer uns 10cm .Existe algum tratamento para adulto ?

    111. Michela disse:

      Olá. Tenho 23 e 1,54… gostaria de saber se existe algum tratamento para crescer pelo menos 10 cm?
      Espero retorno.

    112. rosana disse:

      tenho 29 anos pesso 64kg e tenho 1,50mt queria saber se ainda tenho chances de crescer
      pois ñ gosto da minha altura quase ñ uso calçado, baixo e gostaria de saber a respeito
      e se tem alguma clinica mais proximo pois moro no sul em santa catarina
      aguqrdo por sua resposta
      um abraço

    113. rosana disse:

      tenho29 anos 1,50 e 64kg,queria saber se ainda tem tratamentopara crescer mais
      moro no sul de santa catarina
      aguardo resposta um abraço

    114. alesitania disse:

      quero saber como posso crescer na idade adulta tenho 29 anos me indique um tratamento

    115. fabiano disse:

      ola meu nome e fabiano tenho 23 anos e 1,65,e possivel almentar mais uns 10 centimetros

    116. Victor leao disse:

      Bom dia Doutor Geraldo.

      Andei olhando na internet sobre produtos, cirurgias e formulas para o crescimento adulto, achei varias delas, entre produtos falsos que prometem crescimento à cirurgias de alongamento osseo, caras e dolorosas.
      A medicina que é tao avançada, ainda hoje nao resolveu esse problema que assombra grande parte da populaçao mundial ?
      Existe um tratamento perfeito ou ao menos satisfatorio ?
      No brasil teremos acesso a estes taratamentos ou formulas ?

    117. Suzi disse:

      Gostaria que me indicasse médico especialista em Recife, para tratamento de crescimento.

    118. osvaldo disse:

      Olá eu tenho 23 anos e tenho 1,59 de altura queria saber se existe a possibilidade de eu crescer uns 10cm .Existe algum tratamento para adulto, por favor me responda. obrigado aguardo resposta

    119. VANESSA disse:

      Meu filho tem 6 anos, completa 7anos em 24 de julho de 2010, tem 1,10 de altura é bem miudinho, estou preocupada pq ele esta menor que o meu menino de 4anos. Ele precisa de algum tratamento ou medicação???

    120. Eu disse:

      Meus pais tem baixa estatura (minha mãe tem 1,63 e ele é um pouco mais baixo que ela), e tenho 1,60, mas na familia em ambas as partes tem pessoas altas, tenho perfil genético para ser mais alta? Tenho uma irmã que é mais alta que eu, tem 1,68.

    121. Luciana disse:

      Ola,tenho 24 anos e um 1,50,gostaria de saber se ainda ha tratamento para que eu possa crescer pelo menos 10cm?

    122. Luiz Bernardo disse:

      Olá.
      Tenho 20 anos e 173cm de altura.
      Gostaria de saber se o Ilizarov é eficiente, e quantos cm uma pessoa como eu ganharia ?
      Estou praticamente no fim do meu tempo em função do crescimento longitudinal, o consumo de GH poderia me ajudar a ganhar uns centimetros a mais ?

      Grato desde já.

    123. Joao Ferreira disse:

      ola :) tenho 17 anos e tenho 1,67 será k chego pelo menos a 1.75?

    124. Joao Ferreira disse:

      ola, tenho 17 anos e 1,67 será k chego pelo menos a 1.75

    125. ataue disse:

      ola.tenho 18 anos e 1,67..e 60k
      será q eu vou crescer mais..eu jogo volei,e futebol..o q eu posso fazer para crescer mais??

    126. Fernando disse:

      Gostaria de tirar uma dúvida, tenho 23 estou para completar 24 anos tenho 1.73m e gostaria de aumentar o meu tamanho, fiz um exame em um endocrinologista e ele havia me afirmado que eu nao poderia crescer mais, pois minha cartilagem já havia sido fechada, queria saber se existe outro método se é possível crescer aos 23 anos, com algum tipo de exercicio ou alongamento ?

    127. Jesonias da sIlva Monteiro Juńior disse:

      Eu tenho 13 anos e 1,60 de altura, mas o problema é que meu físico é avantajado, como se eu fizesse musculação. O meu pai tem 1,67m e minha mãe tem 1,60m. Eu ainda vou crescer?

    128. Felipe disse:

      Ola,gostaria de saber como eu posso crescer mais uns 10cm pelo menos,eu tenho 23anos 173cm de altura,já deve oportunidade de emprego que eu me canditadei por não ter uma maior estatura,gostaria de saber se eu posso tomar o GH,e quai tipos de esportes,e alimentação eu devo seguir,eu já observei que há pessoas que com 23 anos ainda cresceram.Deste já agradeço a colaboração de vocês,obrigado.

    129. Diego disse:

      Ola,
      eu acabei de completar 22 anos e messo 1,70 de altura…
      gostaria de saber se existe algum tratamento medicamentoso para crescer um pouco mais…
      O hormonio GH poderia ser eficiente? ou existe alguma outra forma?

    130. Laís disse:

      Oii.. completei a pouco tempo 19 anos e tenho 1,55 de altura, gosatria muito de saber metodos e tratamentos para estimular meu crescimento. Obrigada!

    131. DANIELLA BORGES disse:

      ola, minha filha tem 11 anos e 6 meses e a 4 dias menstruou, ela mede 1,41 cm . Gostaria de saber quanto mais ela pode crescer e se depois da menstruacao tem algo a fazer para que ela cresça mais. Eu e meu marido tenho 1,65 de altura. espero ansiosa a sua resposta. Desde já agradeço. Daniella

    132. lilian disse:

      Olá tenho 29 anos e 1.50 de altura, gostaria de saber se tenho possibilidade de cresçer, me ajude obrigada.

    133. rosangela silva campos disse:

      queria que me ensinassem um remédio para minha filha que tem 1,39cm de altura e está pesando 55ks, para que crescesse ao menos ficando com a medida de 1,60m ou um pouco menor, está finaco complexada posso dar para ela tomar que tipo demedicaçãome ajude pelo amor de DEUS, pois levei em tres médicos e disseram quenão tem jeito aqui em sãoluis/ma

    134. rosangela disse:

      Estou preocupada com meu filho!Tem 13 anos 1,47de altura pesa 50 k,eu tenho 1,52,mas o pai tem 1.80,ele já está ficando desesperado com a baixa estatura,pois todos seus amigos da mesma idade são bem maiores,até mesmo as amigas sendo meninas passaram ele,o pior é que a tristeza dele tem me deixado ansiosa,o que devo fazer,existe alguma alimentação balanceada que ajude?E medicações?
      Gostaria de receber uma orientação específica,sei que por ele ainda ser novo deve crescer mais um pouco ,mas gostaria que ao menos atingisse um meio termo entre eu e o pai que é alto…
      Me ajudem por favor
      Agradeço desde já

    135. Aurora disse:

      Preciso do endereço de Clínicas para o tratamento de baixa estatura, pois a minha filha tem 14 anos, está com 1.50m, eu tenho 1.49 e o seu pai tem 1.75. E sabendo que pode ser possível o tratamento, quero buscar esta possibilidade.
      Obrigada.

    136. neuza disse:

      meu filho tem 4 anos e 6 meses, e esta com 101 cm, ele cresce muito pouco, gostaria de saber se esta na hora de procurar tratamento, ele tem problema respiratorio, atualmente faz tratamento para renite..
      obigada

    137. katia disse:

      oi gostaria de saber se a altura da minha filha e normal ela esta medindo 1.49 e pesando por volta dos 33 kl, ela ja teve um sinal da sua primeira mestruaçao ja esta com seu corpo quase formado como de uma mocinha mas acho que sua altura deveria ser mais a algum problema com ela temo se ela tiver algum eu nao conseguir reverter a tempo eu peso 1.63 ja o pai dela mede 1.82 espero uma resposta ansiosa obrigada !!

    138. Marcos disse:

      tenho 26 anos e tenho 1,64 de altura, gostaria de saber se tem tratamento para aumentar a estatura, se tem qual o profissional de devo procurar?

    139. Lenira Costa disse:

      Oie tenho 17 anos estou com 1,50 de alltura des dos 14 anos, a media de altura dos meus pais são de 1,65 a 1,75, gostaria de saber se tem algum tratamento para que eu posso crescer, por que as vezes se torna uma situação meio constrangedora, sou a menor da minha sala, todas tem entre 1,60 a 1,75 de altura, meu namorado tb tem um 1,80, então mais um motivo para crescer, quero poder estar mais proximo do meu amor, aguardo resposta, obrigada!

    140. Manuel Bamba disse:

      bom dia, eu gostaria de saber, tenho 30 anos 1.35 tive um problema na infancia gostaria de saber se e possivel eu fazer um tratamento qual e o conselho pra mim estou a espera da resposta.

    141. fabio disse:

      Quando criança fiz acompanhamento e tratamento com médicos,ñ cheguei a tomar hormônios e ñ passei de 1,70.Acredito q o tamanho é uma herança genética, assim como a cor, tipo de cabelo, etc. ñ adianta médicos tentarem vender a ilusão q vc pode ter 1,80 se em sua família todos são baixos, é simplesmente impossível. O importante é se aceitar e se afastar de pessoas q acham q ñ é bonito ser baixo.

    142. alexandre disse:

      Oi.
      Tenho um filha de 15 anos ela tem 1.50 de altura e pratica remo, gostaria de saber se á algum tratamento e algum proficional que possa me indicar, pois noto um serto encomodo para ela possuir esta altura.
      Obs ela mestruou com 12 ou 13 anos.

    143. vitor disse:

      Olá, tenho 35 anos e 1,58 de altura. Gostaria de saber se ainda posso crescer mais um pouco e qual o profissional mais adequado para fazer um acompanhamento, caso seja possivel? Tratamento com hormonio seria indicado no meu caso?
      Aguardo resposta.
      Obrigado.

    144. Viviane disse:

      Olá, tenho 20 anos de idade e tenho 1,57m de altura, gostaria de saber se é possível aumentar a estatura e até quantos centrimetros.
      Se sim, gostaria de saber onde posso procurar ajuda profissional para tal tratamento!!!
      Espero pela sua resposta,obrigada!

    145. Hitsugaya disse:

      Olá, tenho 24 anos, 1,70 alt e 68 kg (HOMEM ) gostaria de saber se tem algum complemento alimentar ou algum tipo de exercicios que posam aumentar minha estatura. desde ja agradeço.

    146. karina disse:

      tenho 19 anos gostaria de saber se tenho 1,49 gostaria de saber se tem com creser ainda pela minha idade?desde os quinze anos que tenho essa estatura

    147. wesley disse:

      gente eu tenho 13 anos e eu sou muito pequeno todo mundo xinga de me e eu quero alguma coisa que me fassa crescer

    148. joao marcos disse:

      ola! tenho 15 anos faço 16, agora em 28 de maio, Tenho 1,63/165; como bem e pratico atletismo
      gostaria de saber se ainda alcanço 1,80 de altura!
      um abraço! espero sua resposta!

    149. Angelo disse:

      Boa tarde!

      este tratamento tem resultado com pessoas de 25 anos, preciso crescer pelo menos 3 cm, por favor me ajude!!!

    150. Angelo disse:

      Me ajude

      este tratamento tem resultado com pessoas de 25 anos, preciso crescer pelo menos 3 cm, por favor me ajude!!!

    151. ricardo 26 disse:

      BOA TARDE quero muito ser militar no entanto
      para ser o mesmo preciso ter 1,65 de altura e tenho apenas1,61
      por favor me ajuda como faço para crescer pelo menos 4 cm.
      obrigado

    152. ricardo 26 disse:

      Queria muito ser militar no entanto
      para ser o mesmo preciso ter 1,65 e tenho apenas 1,61
      como crescer pelo menos 4 cm.

    153. andressa. disse:

      doutor, eu faço 15 anos esse ano e tenho cerca de 1,47 m. meus pais são baixos, mas eu gostaria de saber se não há nenhum tratamento para eu crescer, me sinto muito mal com as pessoas debochando de mim pela minha estatura, eu sei que tamanho não é documento, mas o problema é que nem todos sabem disso e ficam rindo e largando piadinhas. pra mim o tratamento não seria por problema de beleza e sim porque me deixa com a auto-estima muito baixa, muito eu já chorei por ser baixinha. tem algum tratamento doutor que possa me ajudar?

    154. mirian santos disse:

      Boom dia!
      Gostaria de saber se existe salvação para meus problemas,tenho 37 anos e 1,40…tenho sofrido ao longo desses anos de minha vida,na escola fui motivo de chacotas,no trabalho quase não exercia minhas atividades pelo preconceito das pessoas,sou casada tenho 3 filhos que parecem no momento não terem herdado minha estatura.Existe algo que eu poço fazer para alongar um pouco minha estatura? Gostaria que me enviac algum tipo de exercícios ou coisa similar,obrigada

    155. leticya disse:

      doutor tenho 27 anos e meço 1,45 queri crescer mais 10 centimetro me sinto muito mal com a minha altura existe aguma forma ou remedios para que eu adiquira esses 10 cm. me responda por favor me ajude.

    156. leticya disse:

      doutor tenho 27 anos e meço 1,45 queria crescer mais 10 centimetro me sinto muito mal com a minha altura existe aguma forma ou remedios para que eu adiquira esses 10 cm. me responda por favor me ajude.

    157. luccas disse:

      Doutor,
      estou com 17 anos, e vi que pela radiografia das mãos provavelmente nao cresco mais teria algum tratamento que faz com que eu cresca mais?
      s

      [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

    158. Márcia disse:

      meu filho tem 18anos e tem 1.59 e quer almentar seu tamanho o q vc indica?

    159. tonico disse:

      tenho 23 anos com 1,59 preciso aumentar minha altura por favor me ajudem oq devo fazer

    160. Vera Lucia disse:

      BOA TARDE! TENHO UM NETO DE 13 ANOS, COM A ESTRUTURA MUITO BAIXA, SERA QUE E HEREDITARIO? POIS OS PAIS DELES SAO BAIXOS E FAMILIA VO E VO DOS DOIS LADOS SAO TODOS DE ESTRUTURA MUITO BAIXA, PODERIA ME AJUDAR? POIS ELE TEM LOUCURA PARA CRESCER? MUITO OBRIGADO!

    161. claudia rigo disse:

      olá Doutor me chamo Cláudia ,tenho 20 anos e apenas 1,55 m;gostaria de saber como faço para ganhar mais uns centímetros…já estou na faculdade e sinto muito a diferença com que as pessoas me tratam…todo mundo me dá menos idade,isso é horrível…
      Sei que muitas pessoas gostam pelo geito em que sou engraçada,mas parecem não me levarem a sério pelo fato de eu ser baixa…
      Na escola quando tinha aula de educação física era um martírio para mim principalmente no Volei;era piadinha daqui e dali…
      Preciso de uma solução…
      um super abraço

    162. SANDRO disse:

      BOM DIA!
      MEU NOME É SANDRO TENHO 19 ANOS 1,62 GOSTARIA DE CRESCER MAIS UNS 5 A 10 CM
      TEM COMO ???? TENHO MUITA VERGONHA PELO MEU TAMANHO TODOS FICAM ZOMBANDO
      E QUERIA MUITO QUE VCS ME AJUDASSE POR FAVOR
      GOSTARIA DE SABER TAMBEM SE PODERIA TOMAR HORMONIO PARA CRESCER ME AJUDEM
      POR FAVOR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    163. katia disse:

      Minha filha tem 1:49m e 12 anos,ja é moca e tem idade ossea de 15 anos.Tem algum tipo de tratamento que possa ser feito,ja que n tem problemas hormonais.O endocrinologista em que fomos alegou que nao vale a pena,e que nao surtira efeito efetivo.obrigada,katia.

    164. simone de souza disse:

      olá! tenho 27 anos e queria crecer mais 10cm, tem como isso vir a contecer. espero respostas…
      obrigado!!!!

    165. ju disse:

      Oii no meu caso meu namorado tem 17 anos e 5 meses. e tem 1,67 de altura gostaria de saber se ele pode cresçer maais?
      pois na família dele o pai dele é de estatura baixa e a mãe tambem, mais o irmão dele mais velho já é alto tem 1,80 para 1,82 de alturaa!!
      gostaria de sabe se ele pode chega na mesma altura do irmao dele!! mesmu os pais dele sendo baixos! OBS: ELES SÃO FILHOS DOS MESMOS PAIS

    166. Deyse disse:

      Ola! Gostaria De Saber,Se Aos 21 Anos Eu Ainda Tenho A Possibilidade De Crescer, A Base De Remedios Ou Por Outro Meio, Pois Tenho Apenas 1,55, E Sinto Muita Vergonha De Ser Da Altura De Uma Criança … Me Responda Por Favor!

    167. Fernanda disse:

      Dr, eu tenho 20 anos e minha altura é 1.60
      Existe tratamento?

      Obrigada

    168. Jean disse:

      Ola D.r eu tenhu 16 anos e meço 1.71 , estou muitu triste com issu , então resouvi buscar augum remedio , ou tratamento com o HGH q eu ja conhesso . Então vou passar por um medico aki na minha cidade e sera q eli vai dechar eu faser essi tratamento com HGH , pq eu sou jovem ainda e sei q vou crecer até os 18 anos pelomenos entao ja estou buscando tratamento , pq vai q eu nao creço mais do q ja estou , entao D.r me tire essa duvida ok .

      Obrigado !!!

    169. rosa disse:

      a minha filha é baixinha para a sua idade. gostava de saber onde me posso dirigir pra obter algum tipo de tratamento, para que ela possa crescer mais uns cm.
      obrigada

    170. Milly disse:

      Olá, tenho 20 anos de idade e tenho 1,57m de altura, gostaria de saber se é possível aumentar a estatura e até quantos centrimetros.
      Se sim, gostaria de saber onde posso procurar ajuda profissional para tal tratamento!!!
      Espero pela sua resposta,obrigada!

    171. Otto disse:

      Olá, tenho 16 anos e 1.72m mas quero ficar com 1.88m jogo basquete, durmo muito, tento me alimentar bem mas desdos 11 anos que eu não cresço dizem q não cresço mais…mas ouvi dizer q se cresce até 18 anos oque eu faço?..

    172. jorge disse:

      tenho 20 anos e tenho 1,71.dizem que não creco mais e que minha altura está normal.tem como eu crescer mais fazendo algum tipo de tratamento?

    173. lilian disse:

      meu nome é lilian tenho uma filha de 14 anos vai fazer 15 em agosto ja levei ela au endocrinologista fizemos o tratamento com zinco 3 meses ela consegui crescer meio centimetro falei com a endocrinologista para gente tentar com hormonio do crescimento mas ela falou q é muito caro e q talves não de resultado o q vc acha ela tem 1,46

    174. elisa m. b.pacheco disse:

      Bom Dia, gostaria de receber informaçoes mais precisas e seguras sobre tratamentos disponíveis no Brasil que possam resolver o problema de baixa estatura. Minha filha tem 16 anos, está com 1,55 de altura. Desde os 10 anos fazemos acompanhamento com endrogrinologistas e, até o momento o resultado não foi satisfatório. Ela já fez uso de zinco, controle de alimentação, exercícios físicos, e 08 meses de hormonio do Crescimento.Como o resultado não foi satisfatório, o médico indicou parar devido ao custo-benefício. Agradeço imensamente uma orientação pois, cada dia fico mais frustrada em imaginar que devido a alguns centímetros a menos, a sociedade (como um todo) possa martirizar tanto uma pessoa, lhe causando sérios traumas. Obs: a estatura da família tem grandes variaçoes (1,50 a 1,85).
      Ps. gostaria que nao houvesse a publicação deste e-mail, com o objetivo de resguardar a minha filha.

    175. ANTONIA disse:

      Tenho 1,64 de altura e tenho 16anos minha irmã mas nova com 13 anos já esta passando de mim eu sou a mas baixa porque?

    176. warley disse:

      Oi Doutor tudo bem…tenho 22 anos e 1,65 de altura andei pesquisando na internet sobre esse assunto,e infelizmente a estatura é uma questão que me pertuba muito..Sei que fatores externos interferi no tamanho do ser…doenças na infância, má alimentação e tb a carga genética…minha mãe tem menos de 1,60 e meu pai tem 1,76..o meu irmão tem 1,78 e minha irmã tem minha altura…fico chateado..pois queria estar na casa dos 1,70 rsrsrs…eu sei que não há tratamentos depois que a gente chega nessa idade, todo mundo diz a mesma coisa “…O que tinha que crescer já cresceu,não cresce mais…” Quero ver a opinião do senhor…sobre isso…se eu fosse mulher e tivesse essa mesma altura, ou seja a altura de minha irmã nossa eu estaria feliz..pq sei que é o padrão de altura pra mulher brasileira…mas pra mim essa altura não é boa…então peço por gentileza o que o Senhor tem a me dizer sobre isso…muito obrigado pela atenção

    177. Renata disse:

      oi tenho 1,58 de altura e estou me preparando para um concurso que exige estatura de no minimo 1,60 como posso ganhar estes centimetros.

    178. Karla disse:

      Olá doutor, tenho 24 anos e 1,49, sofre muito ao longo desses anos e perdi uma grande chance de minha vida de ser atleta pela minha baixa estatura, gostaria de saber se existe tratamento para que eu possa crescer ao menos 5 a 10 centimentros.

      grata pela atenção.

    179. anderson disse:

      tenho 17 anos e me sinto muito baixo, 1.63 cm. Queria saber se existe algum tratamento para crescer alguns centimentros com a idade que tenho. me sinto mal por ser mais baixo que meus outros amigos e queria pelo menos uns 10 cm a mais. existe solução?

    180. marcia de souza disse:

      tenho 24 anos e vou prestar um concurso q exige 1.60 e eu só tenho 1.56 é possível atingir a altura exigida e como conseguir essa altura?

    181. VIVI disse:

      Doutor Geraldo Medeiros, tenho 35 anos e meço 1,45. Ainda exixte possibilidade de crescimento na minha idade?

    182. Mariane disse:

      ooi, eu tenho 17 pra 18 anos. Tive problemas de crescimento e fiz natação ha uns anos atras, consegui chegar aos 1,50 , e desde entao nao cresci mais. Minha mãe é baixinha tbm, meu pai nem tanto. Mas eu nao to satisfeita com meu tamanho. Pesquisei na internet sobre isso e tem varias coisas, de alongamentos , queria saber se isso da resultado msm, se eu posso ainda crescer mais uns 5 cm pelo menos . Me de uma resposta , por favor . obrigado .
      obs: tenho hipotireodismo

    183. wellington disse:

      Olá eu tenho 23 anos e tenho 1,64 de altura queria saber se existe a possibilidade de eu crescer uns 10cm .Existe algum tratamento para adulto, por favor me responda. obrigado

    184. joab dos santos disse:

      tenho 25 anos quero saber se ha possibilidade de crescre mais alguns centimetros pois tenho apenas 1,61

    185. edvando disse:

      ola doutor eu nao gostaria de crescer mas eu tenho 1:50 por ai meu corpo naõ desevolvel completamente u que eu faço??? tenho 20 anos u que eu tomo

    186. jose antonio disse:

      olá, tenho 17 anos e idade ossea de 18,já tomei hormônio por 1 ano e meio pois não crescia mais,quero saber se ainda posso crescer, pois hoje já nao tomo mais nada e estou medindo 1,66.Será que agora é só com cirurgia estetica? Que hospitais voces indicam?Obrigado

    187. adriana disse:

      minha filha passou numa clinica para tratamento de baixa estatura,ela tem 11 anos.Omedico receitou esses tres medicamentos:atensina,targifor adulto e mestinon.Disse q um deles é para atrasar a puberdade,mas li a bula e nenhum desses medicamentos se refere a tratamento de crescimento.Realmente estou em duvida sobre esses medicamentos.

    188. Elvis Salustiano disse:

      ola doutor
      tenho 18 anos e 1.69 centimetros, e ja sou maior que meus pais, mas mesmo assim me sinto baixo, fora o fato de eu aparentar ter 14 anos, isso tem me constrangido muito porque não consigo nen arrumar emprego por causa disso. minha mãe diz que quando tinha 1 mes de nascido ela parou de me amamentar, passei toda minha infancia muito doente, acho que porisso não desenvolvi muito bem, nasci relativamente grande, com 52 centimetros.
      queria saber se existi um tratamento q me ajude a desenvolver e a crescer mais um pouco. queria chegar a 1.75 de altura ou mais logico!
      obrigado.

    189. Igor disse:

      Dr. Geraldo…

      Tenho 16 anos.. 1,61 de altura, fiz radiografia das mãos que acusou a idade óssea de 18 anos.. gostaria de saber se ainda existe a possibilidade de crescimento até os 18 anos ou mais.

      G r a t o!

    190. Débora Silvério disse:

      Dr. Boa noite
      Tenho um sobrinho com 16 anos e 1,61 de altura, os homens da familia tem por volta de 1,85. Moro na cidade de São Paulo e quero saber se algum hospital publico disponhe do tratamento do crescimento.

      Obrigada.

    191. Dhywllya disse:

      Olá, meu nome é dhywllya,tenho 19 anos, minha altura é 1,55,o que faço para poder crescer mais uns centimentros.pelo menos 1,66.por favor me reponda……
      vou esperar
      obrigado……….

      [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

    192. jean disse:

      oi tenho 20 anos e so tenho 1,72 eu queria atingir 1,82 tem como?alguma forma meus irmaos mais novos que eu tem 1,75 com 16 anos e o outro 1,73 com 14 anos eu fico meio constrangido por ser o mais velho e de menor estatura se tiver uma soluçao me diga por favor sou de pernambuco obrigado pela atençao.

    193. marcelo disse:

      OLA DR TENHO 1.83CM E GOSTARIA DE TER 1.88CM TENHO 35 ANOS MINHA MULHER TEM 176CM E SE ACHA BAIXA MEUS FILHOS ESTAO CRESCENDO BEM FORA AS BOTAS DE 3 OU 4 CM O Q FAÇO AJUDE ME DR ABRAÇAO

    194. Renan disse:

      Olá,bom eu tenho 17 anos e tenho 1,64 cm.Queria saber se existe tratamento ou a possibilidade de eu crescer pelo menos uns 7 cm,isso iria me ajudar muito pois estou seguindo a carreira de ator e preciso crescer um pouco mais para facilitar na minha carreira.
      Obrigado pela atenção.

    195. Renan disse:

      Olá denovo,esqueci de citar que fiz alguns exames e constataram que tenho a idade ossea trasada, isso quer dizer q ñ vou crescer mais ou que vou demorar para crescer?

    196. Rosana Gagliardi disse:

      Por favor, gostaria de saber a respeito dessa “CANETA” que faz com que a criança cresça mais.
      Quero aplicar no meu filho e na minha filha, aonde posso encontra-la?
      Muito obrigada.
      Rosana

    197. Rodrigo disse:

      Oi doutor , eu tenho 17 anos e tenho 1,62 de altura , eu fui num ortopedista , q me aconselhou a praticar exercicios aerobicos e anaerobicos , a fazer uma mudança nas minhas refeições no dia a dia , e me receitou um remedio chamado enzicoba , venho tomando esse remedio desde novembro do ano passado , com tudu q mudou na minha vida sobre atividade fisica , refeições e esse remedio , eu cresci uns 4 ou 5 centimetros de la pra ca …. quero saber se vou continuar crescendo ? quero atingir pelo menos 1,75 … tenho insônia , isso afeta em alguma coisa ?
      sei q o GH é secretado na quarta fase do sono ……..

      obrigado pela atenção , espero sua resposta .
      Rodrigo

    198. levy disse:

      Doutor, gostaria que escreve para o meu email se GH realmente funciona para o crescimento, ou se vc tem algum outro metodo de como crescer, eu tenho 18 ano e meço 1,69 se senhor me responder eu agradeço, eu estou prestes a tomar GH, mas nao sei o mal que faz, se puder mandar a resposta para meu email obrigado.

      [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

    199. Wilma disse:

      Criança diabética pode fazer tratamento para crescimento?

    200. michel disse:

      tenho 158cm e 25anos tem tratamento?

    201. luz disse:

      eu tenho 16 anos tenho 1.70 gostaria de chegar até 1.80 o que devo fazer para conseguir chegar a essa estatura minha mae tem 1.48 e meu pai tem 1.63 de altura

    202. Laiana conceição disse:

      meu nome é Laiana tenho 19 anos de idade sou magrinha,baixinha 1,50 e aparento ter aparência de modelo com rosto bem bonito e aparência de 15 á 16 anos quem olha pra mim pensa que eu sou de menor e eu não sou mais de menor e isso me sufoca porque todo mundo fica me olhando de um jeito que eu não gosto e eu ignoro porque também sou gay, gosto de mulher pra caramba,o que que eu faço pra ter uma estatura de uma pessoa de 19 anos? mandar a resposta me ligando pro número 3252-4995 de fixo pra fixo.

    203. patrick disse:

      tenho 14 anos e 1.80, minha mãe tem 1.50 e meu pai 1.70 isso e normal e eu queria saber se vou crescer mais.

    204. Igor disse:

      Boa Noite doutor

      Assim como nossos colegas acima, tambem lí sobre o livro do dr. John Pathaday, dizendo que é possivel crescer depois dos 21 anos, tenho 20 anos e 163cm, minha família tambem é de baixa estatura. Mas gostaria de saber se é possivel reverter esse quadro ganhando mais alguns centímetros, com exercícios ou de outras formas. Aguardo respostas.

      Grato

      forte abraço

    205. joab sousa dos santos disse:

      quero saber se existe alguma possibilidade de crescimento para mim tenho 25 anos

    206. Liana disse:

      meu sobrinho nasceu prematuro de seis meses ,e hoje ele tem 6 anos mas eu acho ele menor que outras crianças da sua idade. Desde cedo o pediatra disse que lá pelos 7, 8 anos ele atingiria a estatura normal. Hoje uma endocrinologista disse que tá muito difícil recuperar seu crescimento. O que fazer? Estou muito preocupada. Em quem acredito, no pediatra ou na endocrinologista? Aguardo uma resposta. Obrigada.

    207. Tiago disse:

      Dr. Geraldo.

      Tenho 25 anos e meço 1,67cm. Meu pai tem 1,68cm e minha mae 1,58cm. Andei pesquisando e o que li nao foi nada animador. Gostaria de crescer mais uns 5 a 6 cm, será que seria possivel por meio de algum tratamento???
      Vi ate um tratamento cirurgico de alongamento do osso, mas acho que exagero, Existe algum tratamento a base de hormonios para isso???

      Aguardo resposta.

      Grato.

    208. joab dos santos disse:

      tenho 25 anos gostaria de saber se existe alguma possibilidade para eu crescer pois tenho 1metro e 62 centímetros.por favor pode me responder.

    209. Fabiana disse:

      Olá.. tenho 1,50 de altura e tenho 15 anos… meu sonho é poder ser comissaria de bordo porém minha estatura é muito baixa, precisaria de mais ou menos uns 10 cm a mais e gostaria de saber se ainda esta em tempo de eu tomar o hormonio e se até os meus 18 ou 19 anos eu já terei atingido 1,60

      Obrigada.

    210. Vinicius disse:

      Doutor, tenho 19 anos, e 1,59 de altura, gostaria de chegar a 1,65. Qual a possibilidade de isso acontecer?

    211. Marcio disse:

      Boa noite, eu tenho 31 anos e tenho 1,60 de altura queria saber se existe a possibilidade de eu crescer uns 10cm .Existe algum tratamento para adulto, por favor me responda.

      Obrigado.

    212. Jorge disse:

      doutor tenho 27 anos…1,62cm de altura..tem alguma coisa p crescer? pelo amor de deus, nao consigo arrumar mulher pq simplesmente tds sao mais altas que eu. me ajude por favor. agradeço.

    213. josé reis disse:

      olá doutor: tenho 25 anos 170 cm faço medicina e meu irmão tem 180 cm gostaria de saber se existe possibilidade de que eu cresça e quais seriam essas posibilidades.
      desde já obrigado

    214. S.Silva disse:

      Tenho 21 anos e gostaria de saber se ainda posso crescer tenho 1,45. Grata

    215. Kacyo disse:

      Olá doutor. Tenho 22 anos e 1.63m de altura. Meu pai tem 1.60m e minha mãe tem 1.48m de altura. No entanto meu avô materno e a grande maioria de meus tios (maternos e paternos) tem estatura acime de 1.75m de altura. Queria saber do senhor se existe alguma possibilidade de eu crescer ainda? Pois gostaria de ter acima de 1.70m de altura. Caso exista um tratamento por favor emvie uma resposta para meu e-mail. Agradeço desde já por sua atenção.!

    216. Philip disse:

      Olá, eu tenho 15 anos, 66kg e 1,6m de altura. Gostaria de saber se tem possibilidades de eu crescer até pelo menos 1,75 pois eu me acho muito baixinho perto dos meus amigos e amigas, por favor, me deem alguma ajuda. Vlw!

    217. simone disse:

      oi meu nome é simone e sou baixinha tambem,queria aumentar a estatura uns 5cm a +,queria saber se existe algum tratamento e o custoa,m informe por favor!

    218. simone nogueira disse:

      oi meu nome é simone e sou baixinha tambem,queria aumentar a estatura uns 5cm a +,queria saber se existe algum tratamento e o custo,m informe por favor!

    219. Gal disse:

      Dr. Minha filha tem 18 anos e 1,52 de altura, ela tem complexo, pois se acha inferior as meninas maiores. ela ainda pode fazer tratamento com GH? e se possivel gostaria de um profissional aqui em Curitiba-PR.
      obrigada.

    220. Kelvin disse:

      Olá , Dr.
      Meu nome é Kelvin tenho 16 anos e tenho 1,61 de altura ,
      tenho 56 Kg e me acho muito baixinho em realção a meus amigos .
      Queria pelo menos atingir 1,75 Por aii ,
      Será se é possivel fazer algo por mim , Por favor ncessito de ajuda :/

    221. cast disse:

      olá, Dr.
      eu sou cast tem 24 anos e tenho 1,63 de altura,
      tenho de peso 48 kg me considero muito pequeno gostaria ter pelo
      menos 1,78 será que é possivel o que tenho de fazer, por isto quero a vossa ajuda.
      muito obrigado pela vossa atenção.

    222. marilene disse:

      Olá, Dr.
      tenho 18 anos e tenho 1,62 de altura,
      peso 48 kg, me acho um pouco baixinha,
      sera que é possivel fazer algo por mim?
      Obrigada desde já.

    223. Henrique disse:

      olá tenho 17 anos e 1,69
      queria crescer mais
      tem solução?

    224. william disse:

      Tenho 17 anos e 1,67 queria crescer mais tem algumas soluções?

    225. marcelino gomes disse:

      Dr. tenho 24 anos e 1,75 queria saber se existe algo que possa fazer pra ganhar mais altura, o meu irmão mais novo mede 1,90.

    226. euzin disse:

      Boa Tarde Doutor,
      tenho 22 anos e 1,64m de altura, gostaria de saber se existe algum metodo realmente que pudesse fazer eu crescer?

    227. Andriele Alvarez disse:

      Tenho 21 anos e 1,59 e quero atingir 1,60 pois vou fazer um concurso!
      Gostaria de saber se tem algo que possa fazer para alcançar este tamanho.

      Aguardo uma resposta…

    228. Giuseppe daniel luna disse:

      Boa Tarde Doutor,
      tenho 20 anos e 1,64m de altura, gostaria de saber se existe algum metodo realmente que pudesse ganhar mais altura pelo menos 1,75 a 1,80 abrigado!

      Aguardo uma resposta…

    229. Jonny disse:

      Tenho 27 anos e 1,64m de altura, gostaria de saber se existe algum metodo realmente que pudesse ganhar mais altura pelo menos 1,70 a 1,75 ?

      Desde já agradeço a atenção….

    230. gustavo disse:

      oláa dr: tenho 1,63 meus pais sãoi de estatura baixa ,não ultrapassam 1,73, a algum metodo para meu crescimeto tenho 23 anos. li uma matéria sobre o (Ferrugem),aquele que era da tv, e constatei que teve uma aumento significativo .comprovado!

    231. Francielly disse:

      Oie , tenho 15 anos 1,51 de altura e gostaria de saber se tenho possibilidades de crescer mais
      peço q me ajude ,obrgada !

    232. ALEXSANDRO SANTIAGO disse:

      Ola, tenho 1.58 e tenho 21 anos meus país são de media estatura, so q eu cresci pouco, gostaria de saber se existe algum tratamento ou algum metodo para crescimento, gostaria de crescer pelo menos 6 centimetros, por favor se tiver tratamento me pasem o nº. do medico ou o remedio indicado…

      por favor me ajude….. obrigado

      aguardo resposta

    233. Fatima Guedes disse:

      Dr. Geraldo,
      Estou passando um problema muito sério com meu filho de 26 anos, com altura de apenas 1,53 cm.
      Ele entrou em processo de depressão, não tem mais vida social, se afastou completamente dos amigos, saiu do trabalho e não tem mais vontade de concluir a faculdade.
      Gostaria de saber se ainda há esperança na idade em que ele se encontra, de ganhar alguns centímetros, seja com tratamento ou mesmo cirurgicamente.
      Moramos no Rio de Janeiro e o ideal é que encontrássemos um profissional sério aqui no Rio.
      Também é importante saber o custo do tratamento e/ou cirurgia, se estará dentro das minhas possibilidades antes de passar para ele qualquer remota possibilidade neste sentido.
      Atenciosamente,
      Fatima.

    234. Ana Beatriz Oliveira disse:

      Olá, tenho um filho com 19 anos e te um 1,58, gostaria de saber se ele ainda pode fazer um tratamento para crescimento, pq ele sente-se muito complexado com a sua altura além de ser muito magro.
      Sendo a altura da mãe 1,50 e o pai 1,63, peço orientações qto a tratamentos e custos ( se existe tratamento para esse problema pelo SUS ).
      Moro em Canoas- RS
      Atenciosamente.
      Ana Oliveira.

    235. CRISTIANE disse:

      MEU FILHO TEM 4ANOS E APRESENTA TER 2ANOS.E MUITO PEQUENO.OQUE DEVO FAZER? ELE COME BEM DORMI BEM ,JA LEVEI A MEDICOS E FIZERAM EXAMES E NAO DEU NENHUM PROBLEMA; A MEDICA FALOU QUE NAO PODE PASSAR REMEDIO PRA ELE PORQ ELE NAO TEM NENHUMA DOENÇA.OBRIGADA

    236. Fabiana disse:

      Olá Doutor,
      Bom dia, gostaria de orientação quanto ao crescimento do meu filho. Tenho um filho de 15 anos (27/10/1994) e hoje ele está com 1,72 de altura. Desde os seus 09 anos de idade já fazia acompanhamento com endocrinologista para cercar de todos os lados a questão da baixa estatura. Mas na última consulta, a ecdocrino me disse que a idade óssea dele é de 17 anos e que já estava quase toda fechada, e mais, disse que não tinha como fazer nada pra estimular seu crescimento. Achei um absurdo, pois se fazia acompanhamento médico desde os seus 09 anos é porque queria que o médico trabalhasse com todas as hipóteses para alcançar o desejado, que pro meu filho é de ter 1,80 a 1,85 de altura. Tenho a informar que a estatura do Pai é: 1,75 e Mãe: 1,67. Quero saber se existe algum tratamento/método eficaz(medicamento) pro meu filho alcançar a estatura desejada. Por favor me ajude. Obrigada, No aguardo, Fabiana!!!

    237. Claudia Santos disse:

      Olá Doutor.
      Li a reportagem e fiquei muito interessada no assunto. Tenho um filho com 4 anos e 4 meses e está com 99,5 cm. Ele é bem menor que seus colegas da mesma idade. Tenho 1,56 m e meu marido 1,75. Qual a provável altura que ele chegara? O senhor acha necessário fazer tratamento? O uso de hormônios não poderão prejudicar sua saude? Por favor, me responda tenho muitas dúvidas e estou angustiada com o assunto.
      Obrigada
      Claudia

    238. Joseph disse:

      Doutor
      eu tenho 17 anos e tenho apenas 1,63….isso é muito frustrante pois meu sonho é seguir a carreira militar…mas os meus amigos zombam de mim o tempo todo…gostaria mesmo, muito mesmo, de chegar pelo menmos aos 1,70 mas não sei como fazer isso….eu como bem , muito, pratico exercícios regularmente, mas nada resolve…..pelo amor de Deus, isso é urgente doutor….
      desde já agradeço

    239. guilherme panetto bronholi disse:

      gostaria de saber se ainda tenho como crescer, pois ja tenho 27 anos e 1,61 de altura. sou complexado com minha altura. sera que ainda é possivel chegar a 1,70 pelo menos. A que tipo de especialista devo ir ou que remedio devo tomar???
      um abraço!!!
      se possivel me responda!!!
      obrigado!!

    240. leandro disse:

      assim como todos perguntaram eu tbm gostaria de saber se è possivel crecer apos os 30 anos, tenho 1.67 e gostaria de chegar aos 1.77 è dez centimetros a mais , sera que è possivel ? obrigado!

    241. leandro disse:

      se tiver uma formula ou tratamento por favor me mande mui obrigado.

    242. paloma disse:

      Boa tarde, Gostaria de saber se existe possibilidade de crescimento para mim pois já tenho 25 ano e 1,44 de altura . Por favor gostaria de obter uma resposta.

    243. Lucas disse:

      Boa noite;
      A minha pergunta é a mesma de milhões de brasileiros, tenho 30 anos e uma estatura de 1,65m, existe alguma possibilidade de crescimento para mim? Nem que seja de poucos centímetros?
      Obrigado!

    244. Amanda disse:

      Doutor, eu tenho 18 anos, e tenho 1,57 porém gostaria de crescer alguns cm ainda, o que eu posso fazer?

    245. joana matos disse:

      Meu filho esta com doze anos altura abaixo da media, gostaria de fone contato consultorio

    246. JUSCELYNO disse:

      O USO DE GH NUM HOMEM DE 43 ANOS E 1,60 mt DE ALTURA AINDA PODERÁ CONTRIBUIR NO AUMENTO DE ESTATURA? CASO POSITIVO ONDE CONSEGUIR A MEDICAÇÃO E QUAL A DOSAGEM ?

    247. Márcia de Paula Martins disse:

      gostaria que o doutor postasse as respostas à essas perguntas aqui nesse site, seria proveitoso pra muitos.

    248. Diego da silva disse:

      gostaria que o doutor postasse as respostas à essas perguntas aqui nesse site,para o meu email por favor!

    249. Daniely disse:

      Gostaria de sabe se ainda é possivel crescer aos 21 anos. Tenho 1,52m. Minha mãe dever ter 1,55m e meu pai 1.78. É possivel que eu possa ainda desenvolver aos 21 anos. Espero anciosa pela resposta!

    250. juliana disse:

      tenho 15 anos e tenho 1,73m, e normal minha altura?

    251. Adriana disse:

      Minha filha tem 14 anos, 1,54 altura eu tenho 1,66 e meu marido 1,82, ela menstruou ao 11 anos, levei-a ao médico e ele disse que ela não irá crescer mais (fez exame radiológico dospunhos e outros de sangue).Existe um tratamento realmente eficaz, onde encontrá-lo. Preciso de ajuda pois ela não está bem.

    252. João disse:

      Olá! Eu tenho 16 anos e meço 172cm, o meu pai mede 167cm e a minha mãe mede 157cm. Tenho vindo a crescer, uma vez que, desde a ultima vez que fui medido aquando de uma consulta de rotina media 170cm (a consulta foi em dezembro de 2008). Não me sinto mal com a minha altura mas gostava de atingir os 175 ou até os 178cm! Será que é possível?

    253. Claudia Resende disse:

      Meu filho tem 16 anos e seis meses , idade óssea 8 meses a menos e mede 1,67. Eu tenho 1,63 e o pai 1,75. Todos os seus exames hormonais estão normais. O médico que consultamos disse que poderíamos ainda como última tentativa fazer um tratamento com hormonio do crescimento para ver se ele responde nos próximos dois meses. O crescimento dele desacelerou no áno passado. Será que ainda é tempo?

    254. Pedro disse:

      Olá tenho 17 anos e meço 1,67 meu pai tem 1,69 e minha mãe 1,63 ainda vou crescer?meu irmaõ tem 15 anos e é só 2 centimetros menor que eu minha familia tem uma estatura boa,apesar de meus pais serem baixos.
      valeu!

    255. Elisangela disse:

      Olá o meu filho tem 2 anos e 11 meses e esta com 91cm e 11350g de peso, nasceu de 35 semanas com 1585g e 39,5cm, nasceu PIG e ainda teve diversos problemas na UTI.Hoje ele é uma criança normal porém magra e pequena , perto dos outros da mesma idadde. Em pesquisas que já fiz na internet as crianças que tem retardo de crescimento intra – útero permanecem com baixa estatura na vida adulta, gostaria de saber em que fase do crescimento devo procurar o endocrinologista para avaliar o uso do hormônio do crescimento, e se este tratamento é acessível, e se o SUS forneçe?

    256. Inez Levino De Souza disse:

      Meu filho tem 16 anos e está com 1,65 e está triste pois é o mais baixo da turma gostaria de saber se tem algo que possa fazer para ajudar meu filho,pois procurei um endocrinologista que por sua vez nos tratou mal dizendo que isso se vê com 11 a 12 anos sendo que a pediatra que nos acompanha desde o nascimento não detequitou baixa estatura nesta fase. Na ultima ida a pediatra foi que ele reclamou que estava com a mesma altura de tres meses passado. Eu tenho 1,65 m e meu marido 1,58m será que isso tbm influencia?
      Dr. meu marido aos 43 anos foi diagnosticado tiroide e ele toma um rémedio puran T4 50mcsg, Hoje está com 48anos. Será que meu filho pode tr também isso e está atrapalhando seu crescimento?
      Por favor me ajudem pois é triste vê meu filho triste assim. Obrigada desde ja, Inez

    257. Rafael disse:

      Olá! sou rafael e sou um atleta de volei e tenho 1,69 e tenho 17 anos de idade!
      no meu caso quero crescer mais pelo menos até 1,80 se possivel!
      sou adotado, tem como eu crescer mais? preciso dessa ajuda!

    258. Monica maria disse:

      minha filha tem 15 anos tem 1,58 menstruou com quase 11 anos, a mãe tem 1,60 e seu pai 1,70. Gostaria de saber se tem alguma vitamina ou o que posso fazer para crescer um pouco mais. Será que tem algo que a faça crescer ajude-me por favor (suas amigas estão bem maiores que ela)

    259. Amaral disse:

      Ola Dr.tenho 20 anos e so 1,62 de altura…tem como fazer um tratamento pra conseguir aumentar mais um pouco minha altura ?
      preciso muito dessa ajudaaaa!!

    260. Tratamento de crescimento disse:

      Afinal quanta e a consulta.

    261. josenilton disse:

      Tenho 1.61 minha idade é 18 gostaria de crescer mais um pouco, como fazer?

    262. Elisangela disse:

      Essas perguntas acima são respondidas? e onde achamos as respostas?

    263. Mara disse:

      Olá Dr. minha filha menstruou mais esta muito baixinha gostaria de saber se o gh pode se usado depos de menstruar, ou ainda se pode ser interromido seu ciclo menstrual para que ela volte a crescer um pouco mais. obrigada e aguardo respost.

    264. wellyngton disse:

      Ola, tenho 23 anos e 1,64 cm tenho que obter pelo menos 1,70 a algum remedio que possa me ajudar? Ou tratamento?

    265. Bruno Marinho Gonçalves disse:

      Olá tenho 17 anos e 1.73 queria crescer mais um pouco será que tem como??

    266. vanessa cristina da silva rocha santos disse:

      BOA TARDE DR:Mandei uma pergunta mais cedo e o email estava desativado quero saber o que faço ?Minha filha tem 11anos e 10meses e 1,20 de altura é saudavel mais tem pouco apetite estou preocupada por não ter desenvolvimento de uma adolescente o que faço?

    267. Marie disse:

      Minha filha completou 14 anos este mês, ela tem 1,48cm pesa cerca de 45 a 50 kg e menstruou com 11 anos e meio, a endocrinologista inicialmente disse que ela iria crescer até 1,55m a 1,60cm, depois de alguns exames disse que não tinha muito o que fazer. Meu marido tem 1,70m e eu 1,58cm.
      Há algum tratamento que possa ser feito para que ela pare de sofrer preconceitos?
      Ela pode tomar aderogil D3 uma vez por ano? Ouvi falar que ajuda no crescimento e ajuda a repor a vitamina D, pois ela praticamente não toma sol.
      Obrigada.

    268. Marie disse:

      Complementando: Minha filha toma zinco atualmente, receitada pela Dra.

    269. Júnior disse:

      Bom dia Dr.!
      Tenho 23 anos e meço 1,65 mts. Minha mãe mede 1,55 e meu pai 1,75. Gostaria de alcançar pelo menos 1,70 mts. O que posso fazer. Fiquei sabendo que há cirurgia. O que o Sr. indica?

    270. Renata disse:

      Boa tarde
      Tenho um filho de 4 anos e 5 meses, ele mede 100 cm. Gostaria de saber se a altura dele está baixa e a partir de que idade, pode ser feito um tratamento de crescimento, e tb ele faz uso de Seretide, um spray nasal com corticóide, esse spray apesar de ser corticoide nasal, pode interferir no crescimento dele? O alergista dele diz que os sprays nasais de corticoides, não são prejudiciais, como os orais, mas na bula do Seretide, está escrito que deve ser feito um acompanhamento da altura, enquanto se faz o uso deste medicamento. Estou totalmente sem saber no que acreditar, buyla ou alergista.
      Obrigada

    271. Marcelo disse:

      Olá! Tenho 20 anos e 1,70. Eu tenho irmão mais velhos que são bem mais altos do que eu. No meu caso eu posso crescer mais ou precisa de tratamento médico?

    272. Ana disse:

      Olá Dr. meu filho está com 20 anos e tem 1,56 de altura. passa por dificuldades emocionais por conta da baixa estatura. Gostaria de saber se, para esta caso, existe uma esperança no tratamento para o crescimento. Obrigada

    273. Jéssica disse:

      Olá, tudo bem?
      Eu tenho 18 anos e tenho 1,45 de altura.
      Já fui a um médico clinico geral e ele me disse
      que não tem mais como eu crescer e que não existe tratamento para o mesmo.
      Mas eu tenho um conhecido que disse que já tem sim um tratamento até os 21 anos,
      e que ajuda a crescer uns cintímetros a mais.
      Gostaria de saber se sim, qual o tipo de tratamento e qual especialidade procurar.
      Abs.

    274. jorge disse:

      ola tenho 20 anos,peso 70kilos e tenho 1,70m, gostava de ter mais 5 cm, keria saber se era possivel e o k fazer?

    275. Eraí Debastiani disse:

      Meu filho tem 16 anos, 1,61m e está bastante assustado porque já já algum tempo sua estatura não aumenta. Gostaria de saber se ele ainda tem chance de crescer com o tratamento disponível do uso do hormônio do crescimento e quem poderia tratá-lo, se você pode indicar um médico com disposição para ajudá-lo.

    276. Moacir disse:

      Oii.. meu nome é moacir, tenho 15 anos e tenho 1,70 de altura, meu pai tem 1,69 e minha mae no maximo 1,60. queria saber se vou crescer mais porque sou o mais baixo dos meus amigos e queria ser grande, ainda mais porque faco academia, e nao sei se academia atrapalha o crescimento ou coisa parecida, me ajude, vou crescer mais? e com quanto ficarei de altura com aproximadamente 19 anos?
      como me responderá? por email? por favor me ajudee

    277. Regina disse:

      Olá,
      Minha filha tem 13 anos e tem 1,49 de altura, a menarca dela foi aos 10 anos e 11 meses, estou preocupada, gostaria de saber como eu posso ajudá-la.Eu tenho 1,54 e o pai 1,70 , moramos fora do Brasil, especificamente no Japão, voltaremos a morar no Brasil somente em 2012. teria algum medicamento ou vitamina para ela poder tomar…
      Por favor me ajude…

    278. Adriana disse:

      Olá,

      Gostaria de saber se a minha filha corre o risco de não crescer mais, pois ela menstruou com 10 anos e tem 1,45 de altura, isto está me preocupando, têm algum tratamento que pode ser feito desde já para que ela não sofra com a baixa estatura?
      Aguardo um retorno…

    279. Luciana disse:

      Gostaria de saber se ainda posso tomar o hormonio do crescimento,tenho 36 anos 1,50

    280. Ronaldo Machado disse:

      olá Dr., tenho 19 anos e só 1,60 de altura. Queria ficar um pouco mais alto, tem como fazer algum tratamento para conseguir isso? Obrigado.

    281. ANA CRISTINA FREITAS DIAS disse:

      Meu filho tem 17 anos e dscobriu que não dá para crescer mais.Ficou arrasado,até depressivo,já que sempre fiz acompanhamento médico com ele ,sempre apresentou estatura abaixo da média,mas os médicos diziam que não precisava de medicamentos,pois não apresentava deficiência de hormônio e que pela minha altura que é 155cm e do meu marido que de 174cm, ele cresceria até mais ou menos 170cm.Agora ele está com160cm?Existe algo a fazer para ajudá-lo a crescer? Ele flou até em querer fazer uma cirurgia:existe mesmo?

      Obrigada,
      Ana Cristina

    282. Marcos disse:

      queria saber se existe tratamento e qual o mais incado para crescimento de pessoas acima dos 23 anos ??
      at;

    283. Bea disse:

      Ola´Dr.
      Tenho 25 anos e gostaria de saber se tem como eu aumentar minha estatura com exercicios ou medicamentos, mais uns 2 a 3 centimetros, tenho 1m67cm.
      Grata.

    284. Danieliton Ferreira disse:

      Olá Dr,,,Tenho 17 anos e cerca de 1.70 de altura. Minha mãe tem 1.55 e meu pai 1.78,,Eu acho que estou baixo pra minha idade e no ano que vem já completo 18 anos.Gostaria de saber o que eu posso fazer para crescer mais um pouco eu gostaria de alcançar uns 1.75 ,,estareii agardando resposta!!!

    285. conceição disse:

      Tenho uma filha de 16 anos com 148cm,ela gostaria de crescer mais uns 15cm,quando ela era criança a pediatra falou que ela chegaria a 170cm pois seu crescimento era comun so que aos 14anos ela parou de crescer gostaria muito que me indicasse um especialista aqui no Rio de Janeiro.

    Comentar

    Powered by WP Hashcash