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Alimentos diet e light. Há diferença?

segunda-feira, 20 de abril de 2009 | 7:02

Existe uma confusão natural entre o alimento tipo diet e os que são denominados de light. Ambos os vocábulos são emprestados do idioma inglês, mas a tentativa de traduzir para ‘alimento dieta’ e ‘alimento leve’ não pegou. Todos falam diet e light e a maioria dos consumidores associa essas denominações como sendo produtos de baixas calorias e, consequentemente, recomendados para pessoas que desejam perder peso.

Engano! Alguns alimentos diet surpreendentemente podem ter mais calorias que o produto original. Para que esta confusão, tão comum e difundida, possa ser esclarecida é necessário que voltemos às Resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) na qual se reserva o termo diet para dois tipos de alimentos:

1-Alimentos para dietas de diabéticos, obesos, hipertensos, com doença renal ou cardíaca crônica (entre outros tipos de moléstias) nos quais existe restrição de algum nutriente importante nos produtos alimentícios indicados para a saúde dos pacientes acima referidos. Por exemplo: alimento no qual se retirou o açúcar e se adicionou o adoçante não calórico. Este alimento pode ser receitado ou recomendado para diabéticos. Os que têm doença renal crônica irão precisar de alimentos com baixo teor de proteína e sódio. Os hipertensos precisam controlar a ingestão de sódio.

2-Ainda dentro dos alimentos diet se colocam os que são destinados às pessoas com excesso de peso e desejam ter alimentos com restrição de alguns nutrientes tais como carboidratos e açúcares. Os alimentos diet restritos em carboidratos (pães, balas, chocolates) podem ter, no máximo 0,5 grama de açúcar por 100g de alimento. Os alimentos restritos em gordura, como o iogurte desnatado, devem ter 0% (zero) de gordura. Os restritos em proteínas devem, também, ser isentos deste nutriente. É importante que fique bem claro que nem todos os alimentos diet apresentam diminuição significativa de calorias e, portanto, são uma armadilha nutricional para quem quer emagrecer. Um exemplo clássico é o chocolate diet no qual o açúcar foi substituído por adoçante. Muitas vezes para torná-lo mais palatável o fabricante adiciona gordura o que o faz mais calórico do que o chocolate normal. O chocolate diet é indicado para os diabéticos, mas não há vantagem para quem quer perder peso.

Os alimentos light têm redução de algum nutriente

A definição de alimento light se refere a produtos comestíveis, industrializados, nos quais houve retirada mínima de 25% de algum nutriente ou de calorias comparado com o alimento normal ou convencional. Em outras palavras: não há retirada total do nutriente ou redução completa de calorias. Os alimentos light podem não ser indicados para pessoas que têm colesterol elevado (a gordura não foi totalmente afastada). Alguns pacientes que não podem comer determinados nutrientes como o aminoácido que é a base do adoçante aspartame (fenil-alanina). Outro esclarecimento a respeito de alimentos light: podem ter redução de 25% de gordura, ou carboidrato, mas conservam teor elevado de sódio (o que não será saudável para hipertensos). Um tipo de bebida light muito difundida é o refrigerante no qual o açúcar foi totalmente removido e substituído por adoçante. Tal bebida é recomendada tanto para obesos(as) como diabéticos.

Outro grande engano das pessoas preocupadas com o peso é a quantidade do alimento light a ser consumida. Por se tratar de um alimento light, com nível mais baixo de calorias, julga-se que a ingestão deste produto dietético é livre. É uma falha muito grande no caso da pessoa desejar emagrecer, pois se houver consumo superior ao decréscimo de calorias indicado no rótulo, obviamente, não haverá nenhuma vantagem em se deliciar exageradamente com o alimento light.

A confusão entre diet e light é comum

Embora a descrição do que é diet e o que identifica o alimento light é relativamente clara para médicos e nutricionistas, os consumidores têm a tendência natural de confundir os dois nomes e respectiva condição nutricional. Assim na época da Páscoa, a publicidade dos ovos de chocolate diet provoca um incrível bem estar no gordinho, pois tira a sensação de culpa. ‘Só comi um pouquinho de ovo de Páscoa diet que tem poucas calorias e não tem açúcar’.  É verdade que não há açúcar, mas como já vimos a gordura do cacau persiste no ovo de Páscoa (bem como um pouco mais de gordura adicionada pelo fabricante).

A indústria alimentícia, fértil em recursos lançou, nesta Páscoa, o ovo de chocolate preparado com soja, isto é, um alimento totalmente light, pois a gordura do cacau foi substituída pela proteína da soja e o açúcar trocado pelo adoçante. Neste caso há redução de calorias e do carboidrato (açúcar) podendo ser ingerido pelos que estão sob dieta hipocalórica para perder peso bem como pelos diabéticos que não podem ter açúcar em suas dietas. Não sei se o produto é gostoso, mas é uma boa ideia!

Outros exemplos de alimentos light que são muito compensadores para quem está em regime hipocalórico. O requeijão de copo comum tem 28 calorias/colher chá e o tipo light apenas 13 calorias. A maionese comum tem 199 calorias e a light, apenas 50 calorias. O iogurte de morango comum tem 172 calorias e o tipo diet, apenas 72 calorias. O consumidor deve ler atentamente as informações nutricionais nos alimentos que irá adquirir para não ter surpresas em sua dieta.

    20 comentários em “Alimentos diet e light. Há diferença?”

    1. Vânia disse:

      Olá Dr. Geraldo, sempre confundia esses produtos light e diet até eu pesquisar e descobrir como era cada uma deles. Também tenho um blog direcionado para o público obeso que procura dicas de saúde e também atividade física. Apareça por lá qualquer dia e contribua com seus comentários que serão de grande valia para nós. Será bem vindo!AbraçosVãnia Almeidahttp://cuidandodocorpo.blogspot.com

    2. fernanda aparecida de paula disse:

      Oi, Dr. Geraldo gosto muito do que o Senhor públicou, e sempre me confundi com os diet lait. trabalho no PSF de Pirajuba MG, e gostaria que o senhor me mandasse algo para que nos pudessemos usar nos grupos operativos de DIABETICOS E HIPERTENSOS………

    3. Elizabety disse:

      Dr. Medeiros, muito obrigada pelo esclarecimento sobre os alimentos diet. Meu pai é diabético (tipo II) e o pessoal em casa vive fazendo confusão. Só porque o alimento (chocolates, paçocas,etc) é diet, pensa que é apropriado para ele. Vivo gritando “leia as informacões do rótulo”. Parece que sou implicante… Isso é um perigo imenso. A Anvisa não poderia obrigar o fabricante a escrever as informações com letras visíveis? (sempre faço uso de lupa…).É questão de saúde pública e economia de recursos do Estado no tratamento desses doentes cronicos. Obrigada!

    4. ildo vieira disse:

      Olha só esse negocio, que coisa né?Qual seu parecer sobre esse trem?

    5. Andressa Ferrazza disse:

      oi queria saber se todo o alimento diet não contem açucar na sua composição?

    6. aquila disse:

      não entendi nada

    7. zoely disse:

      alimentos diet e light

    8. raquel disse:

      olá,trabalho em um PSF e faço parte do grupo operativo de hipertensos, gostaria que ,se possivel pudesse mandar algumas dicas ou algum material interessante a este respeito.
      Desde já agradeço!!!

    9. Ana Maria disse:

      Olá Dr. Geraldo, eu sou uma aluna do curso de Nutriçao, e ao fazer uma pesquisa sobre Diet e Light na internet eu li a sua reportagem e gostei muito, esta totalmetente fidedigna a real explicação do que significa essas denominaçoes, tudo em uma linguagem super facil! Vi tambem que uma pessoa pediu material para grupo operativo, eu me interesso tambem, porque estou acompanhando uma nutricionista do NASF em um posto de saude.Teria como você me mandar? Obrigada

    10. taynara disse:

      nossa foi muito bom o que vc escreveu, eu gostei muito sou estudante e oque vc escreveu ajudou muito, mais eu acho que poderia melhorar se vc posse mais sobre lait e dait… mais ficou muito bom parabens;barabens mesmo vc meresse e discupe meu erro de ortografia.

    11. sueli disse:

      Gostei muito do que vc escreve. Parabéns. Sou professora de Biologia e pedi uma pesquisa sobre o tema para os meus alunos. Obrigada.

      [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

    12. larissa disse:

      quais sao as pessoas que nao podem usar alimentos diet ?

    13. Mônica disse:

      Oi! Muito bom informações sobre essas questões que fazem parte de nosso dia a dia, bom tbém te encontrar por aquí, vc foi endócrino de minha mãe, aliás foi o único que conseguiu colocar em “ordem” o Hipotireodismo que ela tinha e que hoje quem tem sou eu! Buáááá….. êta coisa triste hein! Gostaria de saber o número de um telefone para que eu possa agendar uma consulta, pois sou do interior e não consigo encontrar o telefone pra agendamentos.Aguardo um retorno, Obrigada

    14. laissa disse:

      gostei muito pois me opos boas informaçoes.obrigada

    15. ilane disse:

      Oi! Muito bom informações sobre essas questões que fazem parte de nosso dia a dia, bom tbém te encontrar por aquí, vc foi endócrino de minha mãe, aliás foi o único que conseguiu colocar em “ordem” o Hipotireodismo que ela tinha e que hoje quem tem sou eu

    16. KEKEU disse:

      ñ sei!!!

    17. Sandra Dias disse:

      Olá, Doutor Geraldo!
      Muito interessantes as suas colocações sobre esse tema que gera tanta confusão. Com suas explicações ficaram muito evidentes as diferenças entre os diet e os light.
      Gostei tanto, que pretendo abordar o tema no meu blog:
      EMAGREDIET.BLOGSPOT.COM
      Um abraço!

    18. andreia disse:

      adorooooooo, nutriçao e tudo!!!

      é de serventia para muitos.

    19. gisele disse:

      oi DR quero muito perde peso e gostaria de saber o que eu posso comer porque me confundo com deit e light um abraço

    20. marli dutra disse:

      Oi Drº, estou precisando perder peso pois tenho 41 anos, e estou acima do peso.tenho 70 quilos ,e gostaria de perder pelo menos 10 quilos, ou até mais,estou tomando remédio para emagrecer indicado pelo meu médico,só que, perdir até agora 3 kilos,eu preciso saber se os alimentos que como estão atrapalhando na minha dieta,pois a maioria deles são light.
      Um abraço.

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