PUBLICIDADE

O Bócio Multinodular afeta milhões de pessoas

segunda-feira, 19 de outubro de 2009 | 9:14

pescoco1

A palavra ‘bócio’ indica o aumento do volume da glândula tireoide, situada na face anterior do pescoço, logo abaixo do ‘pomo-de-Adão’, ou seja, a cartilagem tireoide. O bócio pode se iniciar por uma carência nutricional, infelizmente, ainda comum em vários países: a falta crônica de iodo na alimentação, na água, nos vegetais e animais de várias regiões do globo. Por exemplo, boa parte das antigas repúblicas socialistas da União Soviética, agora independentes, deixaram de ter um programa nacional de distribuição de iodo a todos os habitantes dos respectivos países. Assim a Ucrânia, Casaquistão, etc., hoje apresentam falta de iodo na alimentação usual. Outros países da antiga Cortina de Ferro, da região Balcânica (Albânia, Croácia, Macedônia, Romênia, etc) ainda apresentam áreas com falta de iodo para as populações.

Na África vários países não se organizaram para este grave problema de saúde pública e estão sob carência de iodo. Em 2007 cerca de 2 bilhões de habitantes da terra estavam sob falta de iodo nutricional. Nestas condições a tireoide aumenta de tamanho e com o passar dos anos formam-se nódulos constituindo o que se denomina de Bócio Multinodular. Por outro lado, mesmo em áreas onde existe iodo, algumas pessoas podem formar nódulos na tireoide por causas genéticas. Isto porque sabemos que o Bócio Multinodular pode ser de origem genética, ocorrendo nos avós, nos pais, nos filhos e netos. Seja por falta de iodo ou por herança genética o Bócio Multinodular é uma das afecções mais comuns da glândula tireoide. Mesmo após a correção da carência crônica de iodo com o uso diário de sal iodado (obrigatório no Brasil para toda a população desde 1995), os indivíduos com mais de 50-60 anos que viveram por muitos anos sob carência de iodo podem ter nódulos na tireoide.

O diagnóstico do Bócio Multinodular

A simples inspeção da região cervical anterior já indica um volume aumentado, com a presença de nódulos. O exame ecográfico, isto é, pela ultrassonografia, permite visualizar e classificar estes nódulos. O exame pelo ultrassom é capaz de nos informar a possibilidade de haver um nódulo com características de malignidade. Sabemos, todavia, que esta possibilidade seria de cerca de 10% ou menor. Isto quer dizer que mais de 90% dos Bócios Multinodulares são benignos.

Tratamento não cirúrgico do Bócio Multinodular

Durante vários anos, a cirurgia desta tireoide aumentada de volume (bócio) foi considerada como a terapêutica mais indicada embora de custo elevado e possibilidade de haver algumas consequências na fase pós-cirúrgica. Todavia muitos pacientes com Bócio Multinodular são idosos e apresentam outras moléstias (cardíacas, renais, hipertensão, diabetes) que, possivelmente, aumentam o risco cirúrgico. Por outro lado, muitos pacientes não querem se submeter à cirurgia. 

Há cerca de 20 anos, em alguns países europeus, se iniciou o tratamento do Bócio Multinodular com iodo radioativo. O tratamento apresentou ótimo resultado. No entanto as doses de radioiodo utilizadas eram elevadas com radiação total do corpo muito além do que se poderia desejar. Além disso, o paciente teria que ficar internado por três dias em hospital.

Mais recentemente, desde 2001, iniciou-se uma nova modalidade de tratamento. Precedendo a dose de radioiodo (relativamente baixa, de 30 milicuries), o paciente recebe duas injeções, em dois dias consecutivos, de um hormônio estimulador da tireoide (TSH). Com este estímulo todos os nódulos do bócio recebem e absorvem o iodo radioativo. A radiação passa a exercer o seu efeito imediatamente e após seis meses nota-se redução do volume do bócio de 30-40%.

Ao fim de um ano do tratamento o volume da tireoide já é 60% menor do que o inicial. Após quatro anos o volume da tireoide, praticamente, deverá estar dentro do normal. O custo deste tratamento é bem inferior ao da cirurgia, o) paciente não precisa ficar internado, não há efeitos colaterais graves, exceto a possibilidade de haver hipotireoidismo.

Tal terapêutica não cirúrgica é bem tolerada e pode ser aplicada em idosos com outras co-morbidades, tem custo relativamente baixo e não necessita de internação. Essa modalidade de tratamento talvez seja a que melhor se indica para países de grande massa populacional, que não possuem cirurgiões especializados em número suficiente para operar as centenas e milhares de pacientes com Bócio Multinodular.

    34 comentários em “O Bócio Multinodular afeta milhões de pessoas”

    1. karla disse:

      olá!!!! tenho 27 anos e ha 05 anos tenho bócio muldinodular,trato pelo sus e meu médico nunca pediu ou disse algo a respeito de punção.Meus nódulos estão do tamanho; direito5,3cm esquerdo 14cm o que me sugere que faço? estou preocupada

    2. cicera disse:

      DR.GERALDO PRECISO DESSE TRATAMENTO, TENHO 3 NODULOS O MEU HORMONIO NÃO APRESENTA A DOENÇA, NÃO QUERO OPERAR, COMO POSSO ENTRAR ENCONTATO COM VOCE ME DAR O TELEFONE DO SEU CONSUTORIO SOU DO RIO DE JANEIRO.

    3. rosa disse:

      Olá!
      Bocio adenomatoso é o mesmo que bocio multinodular? Tenho bocio adenomatoso e gostaria de saber qual o melhor tratamento. Será necessário cirurgia?
      Obrigada
      Rosa Baroli

    4. Elaine disse:

      Minha mãe tem nódulos multinodular há 4 anos vem fazendo acompanhamento de 6/6 meses e nesse período vem diminuido. Mas quando fez essa ultima 11/2009 teve um aumento. A 4 anos atrás foi feito 2 punções – cintinografia e a médica falou que era só acompanhar. Pode um nódulo benigno se transformar em maligno?

      Aguardo resposta.

      Deste já olbrigada

    5. Cleuza A Coelho disse:

      Preciso de tratamento pra bocio coloide, pois não quero ser cirurgiada, por favor peço orientação.Já sinto dores, rouquidão, dificuldade para engolir e estou muito nervosa com isso.Foi realizado PAF do nódulo maior e sem característica de malignidade Faço uso de syntroide 75mg.Obrigada.

    6. Zenilton Júnior disse:

      tenho 51 anos, fiz a ultrason e deu bócio multinoular o lobo esquerdo tem um nodulo de 2.0 cm ( o maior) e deu ausência de linfadenomegalia regional.

      Será que vou precisar operar em função desse nodulo?
      Obrigado

    7. maria Eliece de moura disse:

      preciso entender o que está acontecendo comigo fiz um exame que diágnesticou um Bócio multinodular estou preocupada pois na minha familia a vários casos de câncer estou com medo o lombo direito mede o volume de 8,9cm o esquerdo mede o volume de11,2cm o que isso significa por favor espero que leia e me explique o significa obrigada

    8. pedro disse:

      oooooooo

    9. Anete Furtado Lima disse:

      Fiz punção de um nódulo da tireoide, tenho vários e este que foi análisado tinha pouco mais de um cm. Deu resultado compativel com lesão folicular celular. Minha médica quer operar, mas eu não quero. Tenho medo da cirurgia, pois tenho pressão alta, problemas cardíaco e problemas nos ossos que foram diagnosticados como osteoporose. Sinto voz rouca, tontura quando deito e também algumas dores. Quero saber se posso esperar e não fazer a cirurgia agora. Faço tratamento com plantas da floresta. Minha médica receitou remédio para hipotireoidismo, pois tenho isso também, mas só tomei por três dias, pois me atacou o coração.

    10. Celia de Sousa Rocha disse:

      No exame mais recente de ultrassonografia da tireóide acusou seis nódulos, sendo feito punção e constatado benignidade e diagnosticada como bócio multinodular. Faz dois anos que estou sem tratamento. Os nódulos me encomodam bastante, até na hora de engolir e doem muito.O que devo fazer.

      [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

    11. Veronica disse:

      Prezado Dr.

      Tenho 41 anos. Descobri em Setembro/2009 que tenho BÓCIO NODULAR. Na mesma data, Set/2009, meu T4 = 0,98 ng/dl e, em Maio/2008, meu T3 = 131 ng/dl. Não sei porque não me pediram o T3 em Set/2009, devo realizar novos T3 e T4? O que indicam dos resultados que lhe apresento? tenho deficiencia séria de iodo? Que exame deveria realizar para conhecer esta deficiência?

      Estou deveras preocupada com o tema acima porque estou tentando engravidar. Que consequências esta deficiência teria nos bebês? (estou tentando uma gravidês gemelar, IVF)

      Gostaria de mencionar ainda que em Maio/2008 realizei um US na tireóide que deu normal. E em Set/2009 outro US da tireóide identificou um nódulo sólido de 0,6×0,4×0,4cm que, segundo o laboratório é consistente com Bócio Nodular. Se em 1 ano passei de “nada” a um nódulo sólido o que posso esperar do futuro? Minha endocrinologista em São Paulo não comentou o assunto…

      Grata pela atenção, Veronica

    12. Celi de Souza brito disse:

      Boa noite! Tenho 61 anos e fiz US tireóide dia 10/03. lobo D: 5,4×2,8×1,8 cm – lobo E: 5,0×2,0×2,2 cm istmo: 0,7 cm. Volume total: 25,5 cm3: Bócio multinodular difuso + llinfonodomegalia – reacional?
      Tomo syntroid 150 há vários anos (ja tomei até 175). resultados exames: T4 livre: 1,09 ng/dl – TSH ultra sensível: 4,77 uUI/ml – Anti-TPO: superior a 600 UI/ml.
      Gostaria que me orientasse quanto ao melhor ou mais viável tratamento. A cirurgia não me assusta.
      Desde já, fico muito grata: Celi

    13. ZETE disse:

      Desejo saber o que é Bócio adenomatoso?

    14. rebeca mattos disse:

      por favor dr, ha 11 anos retirei toda a tiroiede e fiz exame de sangue teu t4 1,90 ra p/ ter dado ate 1,80 e o tsh 0,03 era p/ ter dado ate 5,0 tomo 175 miligrama syntoyde devo aumentar ou diminuir o remedio obrigada

    15. rebeca mattos disse:

      por favor dr. ha 11 anos retirei toda atireoide fiz o exame de sangue e deu t4 1.90 era p/ ter dado 1,80 no maximo e o tsh deu 0.05 era p/ ter dado no maximo 5,0 tomo syntroide 175 miligara devo aumentar a dose ou diminuir p/ qto ?

    16. Sandra disse:

      Boa Noite, tenho 44 anos e há cinco descobri que tenho hipotireoidismo.
      Tomo o remédio Euthyrox 75 mcg e nunca foi mudada a quantidade (100 mcg,150, 200.).
      Também não sei se há necessidade, no começo eu me consultava com o endocrinologista de 3 em 3 meses pois tinha convênio médico mas agora pelo SUS as vezes fico mais de 6 meses sem fazer o exame TSH. Atualmente estou com queda de cabelo e engordando muito (muito apetite), penso se está na hora de aumentar a dose do remédio ou é menopausa?
      Desde já agradeço pela atenção.

    17. MARCIELLE disse:

      DR VAI FAZER 8 ANOS AGORA EM MAIO QUE A MADICA DIAGNOSTICOU BOCIO , JA FIZ 2 PUNÇÃO , FIZ TODOS OS EXAMES NÃO DEU ALTERAÇÃO NENHUMA DE HORMONIO E NADA ERRADO, MAS SÓ QUE MEU PESCOÇO DEU ALTERAÇÃO E QUE EU PERCEBI DEPOIS QUE TINHA A MINHA FILHA, QUE VAI FAZER 8 ANOS E AINDA NO QURTO EU PEGUEI NO PESCOÇO E SENTI . NÃO QUERO OPERAR TENHO MEDO, ESSE TRATAMENTO DA CERTO PRO MEU CASO?

    18. adriana da silva paiva disse:

      Tenho 33 anos e estou com o pescoço inchado me sentia fraca sem disposição pra nada,irritação,batimentos cardiacos acelerados,ntolerançia ao calor e perdi peso,por insistencia dos clientes da loja proucurei um edocrino,estou tomando TAPAZOL E ATENOL ESTOU REALMENTE ME SENTINDO MELHOR MAS ESTOU APAVORADA com o volume do pescoço o que eu faço na usg deu particulas de boçio o que isso significa realmente???o que devo fazer?Fui hoje para minha segunda consulta ela aumentou a dose do tapazol e continuo com oatenolol mas o bocio como fica????me ajude.GRATA

    19. Lucilene disse:

      O médico pediu uma ultrassonografia e depois uma cintilografia da tireoide para minha mãe, e deu bócios muldinodular, e ele tambem não falou nada em relação a punção, será que não houve necessidade, e com apenas com os exames que ele solicitou deu pra concluir a especie do nódulo? sem que haja necessidade da punção?. Obrigada.

    20. Elizabeth disse:

      Fiz um ultrassom estou com 3 nódulos solidos um com 1mm; outro com 17×10 e o outro com 18×8, sera que terei que operar?

    21. mariana disse:

      olá preciso urgente de orientação!!!
      tenho 32 anos e um bócio multinodular
      enorme aumentado de volume…
      sinto dores leves e as vezes sinto q parece q a gartanta esta inflamada
      e sinto q encomoda como se estivesse um
      nodulo qd eu vou engolir. devo oprerar?
      vc acha q é uma doença mais grave tipo c. a
      resposta urgente

    22. jane disse:

      boa tarde Dr.tenho 30 anos gostaria de saber mas sobre bocio multinodular pois realizei um exame de ultrassonografia e acusou estes tipos de nodulos onde percebo o meu pescoço extendindo,recentencemento fiz a punção onde aguardo a conclusão,quero saber se a necessidade de cirurgia pois percebi que depois da punçao meu pescoço diminuiu bastante.estou preocupada pois ate os meus amigos ja perceberam q meu pescoço esta ficando inchado…….obrigado e aguardo resposta…
      sem mais jane….

    23. Daniela disse:

      Bom dia,
      tenho 28 anos e há dois anos (quando engravidei)descobri que tinha nódulos, o que foi constatado como bócio multinodular. Desde então faço acompanhamento semestral, e eles vem aumentando. Não quero operar, pois a tireóide funciona normalmente. Procurei um ótimo médico em São Paulo, que me indicou a cirurgia. Mas, não é minha opção, será que tem algum tratamento para diminuir?
      Dani

    24. Maria Vaneide R. Silva disse:

      Tenho 66 anos , faço uso decarbolitium há 20 anos e em 21/06/2010 foi-me dignosticado através de US bócio multinodular ;qual o tratamento indicado para este caso?Abraços.

    25. Marcia Cruz disse:

      Boa Tarde doutor, há meses atras senti dores musculares muito fortes, fui a um clinico ele me receitou relaxante muscular e se continuasse a doer, me pediu pra ir a um ortopedista. Em agosto fui ao ortopedista, ele me pediu radiografias dos ombros, coluna, calcanhares. Nestes exames ele falou que não deu nada e me pediu ultrasom dos ombros que sinto que doem, mas nesse meio tempo surgiu um caroço no meu pescoço, sinto quando vou engolir. Voltarei ao ortopedista em outubro com o resultado do ultrasom dos ombros, mas esse caroço esté me tirando o sono. Quero resolver logo este problema, pois tenho medo de ser algo mais perigoso. Me ajude e me explique, por favor. Grata.

    26. carla victoria disse:

      oi tenho 25 anos e tenho bócio multinodular e ate hoje não consigui opera ate agora qual o melhor tratamento?

    27. nagia suely disse:

      olá doutor, tenho uma prima que tem varios nodulos de tireoide e a dosagem de hormonio tudo normal mais ela tem dificuldade de ingolir e doi muito e os medicos nada fazem e cada dia ela piora mais foi feito todo tipo de exame e os medicos dizem que nao é os nodulos.o ultimo medico agora pediu uma biopisia.estamos esperando resultadoela ja emagreceu 14 kl.por conta desses nodulos doer e nao conseguir engolir.ficou internada 20 dias mais nada resolveram.me de uma luz me ajude.os medicos do acre nao fazem nadaso dizem que todo mundo tem tireoide e eu falei para o medico que eu tambem tenho tireoide mais nao tenho nodulos.me reponda alguma coisa doutor porfavor?

    28. VALDIRENE disse:

      olá dr . Geraldo tenho 34 anos há quase 02 anos descobri que tinha 2 nodulos de tireóide, fiz varios exames ultrason, sangue que sempre da normal e finalmente biopcia que deu nodulo coloide sugestivo de tireoidite cronica linfocitaria, o medico que leu o resiltado falou que eu não precisaria operar nem tomar remedio, mas ele saiu do hospital e a outa medica que esta no lugar dele quer me operar porque ela falou que são grandes 3,49 X 2,42 lobo direito e 3,31 X 1,54 lobo esquerdo na verdade eu não queria operar porque eles nunca me prejudicaram em nada voz, não doi mas gostaria de saber qual o melhor tratamento me responda urgente por favor

    29. Luisa Ribeiro disse:

      olá Dr. Geraldo tenho 48 anos tenho glandula assimétrica, com aumento das suas dimencoes prodominante à direita e lateralmente nodular.
      No lado direito observa-se entre outras grande nodulo complexo de 36x24mm com dificacão central de paredes espessas, a merecer estudo citologico. No lado esquerdo con nodulo hipocogenicos um dos quais com 12x19mm manten-se os movimentos das glandulas com a dedeofuticao. Dr. Geraldo esse foi que eu entendi no resultado antes de levar ao meu médico. estou muito priocupada será que tenho algum algo de mal.

    30. Rosana disse:

      boa tarde mim chamo Rosana, por favor mim responda sobre Bócio adenomatoso, estou com 3 nodulos na garganta medindo os 3 juntos dá no total de 5 cm, pois ja fiz ultrasonografia, cintilografia,varios exames de sangue, estou p/ fazer agora tomografia. Tudo indica que vou operar, tenho marcado com o cirurgião de cabeça e pescoço, p/ o dia 11/10/2010,p/ daí marcar a cirurgiã, por favor mim jude quero saber se eu ñ fizer a cirurgiã, o que pode acontecer daqui alguns anos, meu cabelo ta caindo muito ñ sei mais o que fazer abaixo de Deus estou com medicos ótimos, mais preciso de uma resposta, tem outra maneira de cuidar desses nódulos com remedio, a minha médica mim disse que era melhor operar, o que o senhor achar, ela disse que se ñ operar atendência é aumentar. relatório médico: Encaminho a paciente Rosana de marcos brito para uma realização de tireoidectomia total devido a bócio multinodular( nódulos fusionados em le, o conjunto com 5,0cm).

    31. Rosana disse:

      palpaçao da glândula sugere a possibilidade de ser o bòcio mergulhante. Ùltima f. tireoidiana normal, cintilografia de tireóide evidenciando nódulos frios.Citologia: Bócio Adenomatoso. por favor mim responda p/ jesus tem jeito até no ultimo momento, e p/ eu opitar em cirurgiã ou ficar assim mesmo com os nódulos, Obrigada.

    32. oi meu nome e lucia disse:

      oi fiz uma ultrasom e descobrí quer tenho tres nodulos na tireoide.Fiz a puncao e nao deu maligno mais deu sugestivo de bocio coloide.Estou rouca desde julho, como seria meu tratamento? to muito preocupada espero sua resposta obrigado.

    33. maria disse:

      tenho bocio coloide. fiz ecografia e biopsia onde se viu dois nodulos um com 2,3mm e outro do outro lado muito pequeno que nao deu para confirmar se haveria problema. a medica mandou controlar daqui a 6 meses. nao ha nada que possa tomar para diminuir os nodulos?

    34. Ana paula disse:

      Ola! fiz us da tireoide dia 27/10 e acusou bocio nodular, lobo direito medindo 3,64×1,4×1,5, lobo esquerdo medido 3,61×1,28×1,33 volume total 7,17cm, fiz tambemT3 0,98ng/ml, T4 livre 1,18ng/dl, TSH 0,96, vou levar para o endrocrinologista dia 16/11 pois aqui em salvador e muito dificil pelo SUS, por favor dr; mim ajude estou desesperanda terei de opera, eles podem crencer pois são três ou so com medicaçao resolve mim responda desde ja muito obrigada

    Comentar

    Powered by WP Hashcash