PUBLICIDADE

Uso e abuso de hormônio de crescimento

segunda-feira, 21 de setembro de 2009 | 22:57


O hormônio de crescimento (conhecido pela sua sigla em inglês, GH = Growth Hormone) é produzido por células especializadas da Hipófise (somatotrofos) as quais recebem “instruções” para iniciar a produção e liberação do GH através de um composto químico (GHRH) o qual se origina na região cerebral logo acima da hipófise (área hipotalamica). Portanto a produção de GH durante a vida infanto-juvenil é coordenada por esta combinação de controle cerebral (Hipotalamica) e secreção hipofisária. O GH é secretado, durante o dia, em pulsos, isto é, pequenos picos de elevação do hormônio com menor ou maior frequência de acordo com a idade. Assim, crianças na fase pré-puberal ou já na puberdade, com seus hormônios sexuais (testosterona para rapazes e estradiol para as meninas) ativados e em concentração crescente, exibem vários e repetidos “pulsos” de secreção de GH.

Por outro lado, sabemos que o GH da hipófise eleva-se após exercício aeróbico.  Portanto se a criança ou pré-adolescente faz muito esporte, anda de bicicleta, joga bola, exercita-se na natação, corre muito, faz várias atividades físicas, terá maior secreção de GH em comparação com o adolescente que só permanece no videogame ou está sempre “grudado” na televisão. É possível que o adolescente muito ativo no exercício seja o que terá maior chance de crescer melhor. Os estudiosos da Hipófise e seus hormônios nos indicam que o GH é um hormônio de secreção NOTURNA, isto é, a criança / adolescente precisa atingir nível de sono adequado para obter uma ótima secreção de GH durante a noite. Problemas como ansiedade permanente (briga dos pais, problemas de separação do casal, morte em família, etc.) causam dificuldade de sono tranquilo e, decorrente deste fato, diminuição da produção de GH. Algumas substâncias químicas podem ser usadas para estimular a secreção de GH durante o sono. Uma delas é a Clonidina empregada para induzir a produção e liberação de GH em crianças em crescimento.

Funções do GH no organismo humano.
O GH é basicamente um agente anabólico, quer dizer um estimulador de vários processos metabólicos que aumentam alguns tecidos tais como as áreas de crescimento das cartilagens dos ossos e a musculatura. Portanto o GH é essencial para o crescimento da criança e adolescente. O GH exerce sua ação através de agentes receptores específicos que se encontram nas células das cartilagens de zonas de crescimento dos ossos. Quando o médico pede uma radiografia de mãos e punhos, objetiva verificar se as zonas de crescimento dos ossos estão “abertas” e, portanto, o GH pode impulsionar o crescimento. Nos casos de puberdade prematura, com muito hormônio masculino (rapazes) ou feminino (meninas) pode ocorrer o “fechamento” das áreas de crescimento e o GH embora em nível normal não poderá induzir crescimento.

Outra forma de o GH influenciar o crescimento e outras ações anabólicas é através da secreção e produção pelo fígado de uma proteína chamada IGF-1 (insulin-like growth factor), a qual tem ação de estimular crescimento em vários tecidos além da cartilagem do osso. As funções do GH são múltiplas e não se referem somente ao crescimento. O GH retém o cálcio que vem da alimentação, aumenta a musculatura, promove a “queima” de gordura (Lipólise), faz com que o metabolismo “fabrique” mais proteínas, estimula funções cerebrais, age no metabolismo da glicose (inclusive na insulina) e, muito importante, estimula o nosso sistema imunitário.

A falta de GH leva a deficiência de crescimento
A baixa estatura de crianças pode ser observada pelo pediatra desde a primeira infância (até os 3 ou 4 anos). Por várias razões (inclusive nutricionais) crianças podem não crescer dentro da “faixa” considerada normal, ficando muito abaixo da média. Estas crianças devem ser muito bem avaliadas através de testes de secreção de GH e, caso se confirme que pertencem ao grupo de “baixa produção de GH”, pode ser indicado o tratamento com GH. Este tratamento consiste em injeções noturnas (via subcutânea) com “canetas” especiais de aplicação, praticamente indolores e bem toleradas pelas crianças. Quanto mais cedo se iniciar o tratamento melhor é o resultado final quanto à altura. Existe falta de consenso entre pediatras e endocrinologistas quanto ao tratamento de crianças com baixa estatura sem testes convincentes de falta de GH após testes de estímulo. Muitos endocrinologistas clínicos, todavia, confirmaram que existe resposta significativa quanto ao ganho de estatura final se o tratamento for iniciado precocemente (no início da idade escolar, ou seja, 6 ou 7 anos).

Tratamento com GH em adultos
Adultos podem ter deficiência de GH por operações realizadas na hipófise (remoção de tumores hipofisários ou por patologias extra-hipofisárias) ou por um declínio acentuado de secreção de GH após os 60 anos (e mesmo antes). Nestes pacientes os testes de liberação de GH após estímulo revelam uma resposta muito baixa, indicando que a hipófise não está produzindo GH. Desde 1990 vários artigos indicaram que as administrações de GH em idosos mostraram elevação significativa de massa muscular, maior concentração de cálcio nos ossos e diminuição da massa adiposa. Ocorreu, também, uma mudança da distribuição de gordura, com diminuição do depósito de gordura na região abdominal. Os efeitos colaterais podem ser a indução de diabetes (naqueles com predisposição genética), “inchaço” de algumas articulações e tendões, com dores articulares principalmente nas mãos. A possibilidade de o GH estimular o crescimento de câncer, principalmente no intestino, em pessoas que tenham pólipos intestinais, foi cogitada mas nada foi documentado, ficando apenas como remota possibilidade.

O uso abusivo de GH
No campo de atletismo competitivo, ocorreram vários casos de atletas olímpicos que usaram injeções de GH para aumento da massa muscular. Com a musculatura mais potente, os resultados seriam superiores aos atletas que não receberam GH. O GH foi associado a agentes anabólicos (hormônio masculino e derivados), com nítidas vantagens nas competições. O Comitê Olímpico pode detectar a presença do GH recombinante por metodologia molecular, diferenciando-o do GH natural. Além disso, dosagens elevadas de IGF1 (produzido no fígado) indicam uso de GH recombinado. Existe notícia, também, que atletas combinam GH com insulina, o que é extremamente perigoso pela possibilidade de hipoglicemia prolongada (queda do açúcar do sangue).

Vários idosos, aconselhados por seus médicos (geriatras, endocrinologistas), estão usando o GH para se sentirem mais jovens, aumentar massa muscular e diminuir o acúmulo de gordura abdominal. O uso abusivo de GH em idosos pode conduzir ao diabetes, ao aumento da musculatura cardíaca, com sérias alterações das funções das válvulas cardíacas, além de manifestações articulares. O uso de GH em idosos tem sido reconhecido como benéfico em alguns indivíduos com mais de 60 anos, mas não se pode generalizar o uso para todos os idosos.

    101 comentários em “Uso e abuso de hormônio de crescimento”

    1. Vera disse:

      Uma dúvida: adolescente que tiver os ossos do punho já fechados, pode fazer tratamento para crescimento ?

    2. deivid roberto disse:

      eu acho isso muito erado noa devi tomar
      hormonio:

    3. Vinicius ® disse:

      Com a ascenção do conhecimento relacionado a medicina, os medicos detém informações o bastante para diagnosticar e receitar o uso desta substância de forma correta e responsável.
      Vale sempre a ideia de não usar medicamentos sem o conhecimento do seu medico.

    4. amanda siqueira disse:

      dúvida….
      adulto pode fazer esse tratamento? e terá algum resultado, mesmo que pequeno??

    5. emanuel gonzaga disse:

      duvida… um adolescente quer tomar ormonio de crescimento e tem 19 pra 20 anos pode ter algum tipo de risco futuramente, sem prescrisao medica.

    6. Ana Figueiredo disse:

      Adolescente de 15 anos (1,63m) que toma hormônio para hipotiroidite, pai com 1,78m e mãe com 1,55m pode tomar hormônio para o crescimento? Onde levá-lo para consulta?

    7. elias disse:

      tenho 2 filhos, 10 e 11 anos. onde posso fazer uma consulta para obter informaçoes precisas sobre tratamento para crescer. eles jogam futebol e a deficiencia na altura esta gerando alguns desconfortos. grato.

    8. willian disse:

      Boa noite;

      Bem, quando uma pessoa chega uma certa idade por exemplo chegou aos 20 anos e não teve aquela estrutura desejavel. Ela pode toma mesmo assim ou tem algum risco?.

      Como faço uma consulta para saber desse tipo de tratamento?.

      Atenciosamente; Willian

    9. leo disse:

      queria saber se após 28 anos esse hormonio tem algum tipo de efeito em aumento de estatura e se tiver quantos centimentros chegaria? espero o seu retorno, obrigado.

    10. alesitania disse:

      queria saber na idade adulta tem algum efeito hormonio do crescimento

    11. karine disse:

      ola queria saber se eu posso tomar ese hormnio, tenho 20 anos e teno 1,52 e não estou satisfeitas com a minha altua…. como posso tomar esse remédio… orbigada

    12. francisco disse:

      ola queria saber se eu posso tomar ese hormnio, tenho 24 anos e teno 1,55 e não estou satisfeitas com a minha altua…. como posso tomar esse remédio… orbigada

    13. Hilton Ferreira disse:

      Boa noite,
      Quando uma pessoa chega uma certa idade por exemplo chegou aos 18 anos e esta COM 1,55m ou seja não teve a estrutura desejada. Ela pode toma mesmo assim ou tem algum risco?.

      Como faço uma consulta para saber desse tipo de tratamento?.

      Atenciosamente; Hilton Ferreira

    14. anderson castro disse:

      OLA BOA NOITE. gostaria de saber se o GH que eles vendem em comprimidos ( suplementos )
      tem o mesmo resultado que o enjetavel. onde eu o compro.

    15. Marcia disse:

      Ola queria saber se meu filho pode tomar ese hormnio,ele tem 18 anos e tem 1,55 e não esta satisfeito com a sua altura…. como pode tomar esse remédio…
      obrigada!

    16. Rafa disse:

      1. Gostaria de saber até que idade o hormonio do GH , naturalmente, auta no sexo masculino em relação ao crescimento da estatura.
      2. Há algum tipo de dieta que ajude na ativação desse hormonio? Especifique.
      3. Após esta idade é possivel iniciar um tratamento para se chegar a altura desejavel ?

    17. martins disse:

      tenho 19 para 20 anos fiz alguns exames com endro. 2 diseram q ja avia fechada o espaço entre os dedos da mao , mais 1 disse q dava ainda pra ganha alguns centimetros e passou remedios manipulados em laboratorio com a receita q ele avia dado , mais tomei so 3 meses e parei , gostaria de sabe se tem algum remedio q estimule um pouco do meu crescimento e tbn com aulas de aerobica alomgamento da coluna correção em geral?

    18. veronica silva disse:

      Gostaria de saber:(para o meu filho)
      rapaz de 18 anos ainda pode crescer com esse hormonio? pode ter cãncer futuro? pode atrofiar membro sexual?
      (para mim)
      51 anos que toma tibolona pode tomar esse hormonio tb, ou tem q suspender a tibolona? terei risco de cãncer? onde comprar? qual médico em salvador-ba está receitando esse hormonio?
      Grata,

    19. amanda disse:

      quem tem 19 anos ainda pode crescer com esses hormonios ?
      ateh quando? qual o remedio mais indicado. e como toma-lo?

    20. Lan disse:

      Tenho 20 anos e 1,43. Gostaria de saber se ainda posso fazer o tratamento, quanto custa e se obteria
      algum resultado e quanto tempo duraria o tratamento.

    21. samdra disse:

      meu filho tem 13anos 1.42 ele nao crese nao sei o k fazer para ajudalo pois ele nem ker ir a escola por k todos u chamao de anao porfavor meajude nao aguento mais ver meu filho sofrer

    22. anderson disse:

      hormonio tratamento crescimento tem 18 anos posso fazer o tratamento ?

    23. Valquiria disse:

      Boa tarde
      Estou chegando aos 40 anos, posso tomar o GH?
      Quais os beneficios que ele irá me trazer?
      Ouvir dizer que na mulher pode ocorrer queda de cabelo, isso é verdade ou é especulação?
      Fico no aguardo, de respostas para minhas dúvidas.
      Obrigada

    24. Renata disse:

      Tenho 44 anos e sinto que estou perdendo massa magra assim como mais flacides…
      Gostaria de saber se posso tomar o gh para obter melhor aparencia física,tb gostaria de saber qual a dosagem indicada e se existe efeitos colaterais negativos.

      Aguardo resposta

    25. Rochelly disse:

      Olá doutor…tenho 17 anos e tenho 1,50 de altura..gostaria de saber se tenho como tomar o GH..mas gostaria de ter um acompanhamento…sofro muito por causa da minha altura..aguardo resposta..

    26. helena disse:

      bom dia,tenho40anos, quando tinha 24 tive filhos gemeos logo após o parto fiquei muito doente 4anos depois descobri que tinha hipotiroidismo nessa epoca já não tinha mas cabelo nem pelo algun no corpo não sei bem esplicar o que aconteceu comigo sei que foi uma simdrome de nome complicado que no momento não me recordo algo que mexeu com a hipofese.Só há 3 anos é que meu cabelo voltou a nascer conssegui alguns quilos,este é o resumo do resumo da minha história,tomo os seguintes medicamentos:puran 100mg meticorten 5mg .Gostaria muito de tomar GH será que tem algun problema com todo esse meu historico.esclareça-me por favor
      OBRIGADO.

    27. Vinicius disse:

      Ola Boa Tarde, onde posso encontrar um medico de confirançapara esclarecer as minhas duvidas. Tenho 19 anos e não sou tão bem desenvolvido, (na altura).
      Teria alguma clinica expecializada para que eu poça entrar em contato ?

      Muito obrigado.

    28. kelly disse:

      ola, tenho 26 anos e messo 1.50 posso tomar o hormonio do crescimento

    29. thammy disse:

      achei bem interessante ,e me ajudou muito
      ta muito bem explicado

    30. thiago disse:

      tenho 17 anos e tenho 1,55 posso toma o hormonio

    31. tata disse:

      Tenho 18 anos vou fazer 19 esse ano e tenho apena 1,55 de altura, eu posso tomar ormonio de crescimento? ele fara resultado? eu terei chance de crescer um pouco mais? teria a chance de chegar aos 1,65 de altura? é caro a aplicação de ormonio? quanto custa em media o tratamento? onde eu posso procurar esse tratamento?

    32. Fernando disse:

      Oi eu tenho 26 anos e gostaria de saber se o GH funciona em adultos e quantos cm se ganha por mês fazendo o tratamento? e quanto custa? me responda por favor! obrigado

    33. Matheus disse:

      Olá Doutor!
      Tenho 17 anos de idade, tenho 1,63alt e gostaria de saber se posso tomar o GH, quais são os riscos de efeitos colaterais, se realmente irá funcionar, enfim.

      Desde já, agradeço.

    34. Patrick disse:

      Podemos dizer que o uso abusivo desse hormonio nas mulheres ajuda para que ocorra uma gestação de Gemeos??

    35. rafael disse:

      Ola eu tenho 19 anos e 160 gostaria de saber se eu posso tomar esse remedio e quala dosagem certa muito obrigado

    36. Liana Medeiros disse:

      Olá, tenho um fiho que está com 14 anos. Ele vem parando de crescer desde 2 anos apx., no momento está com 1,45. Já levei em endocrinologistas, sem respostas satisfatórias. De acordo com o rx dos punhos está com idade óssea de 10 anos 11 meses. Porém até agora o nível do GH não foi solicitado pelos médicos. Sinto que tenho que fazer alguma coisa. Pode ser emocional ? Neste caso o tomar o homônio resolveria ? obrigada.

    37. marcia disse:

      Meu filho tem 2 anos e 7 meses e tem a altura de uma criança de um ano de idade,81cm.Em qual medico devo leva-lo para faser o teste do hormonio do crescimento? Em 3 meses ele cresceu so 1cm.Isso é normal,ou devo me preocupar?obrigada.

    38. Silvia Cardoso disse:

      Minha filha de13 anos mede 1,45 cm ,fez exames e o medico receitou hormonio para ela nao menstruar,para ver se crescia um pouco mais ,mais achei melhor nao da,e nao dei,ele disse que nao havia necessidade do hormonio do crescimento,mais nao confiei nele,oque devo fazer:

    39. fabricio disse:

      gostaria de saber se o gh funciona nos adultos de 25 anos gostaria de creser 3 cm como faço isso obrigado aguardo uma resposta

    40. Carla disse:

      Tenho um filho de 16 anos e a estatura dele é muito baixa (1,58), isso o encomoda muito gerando até um certo complexo. Já levei no endrocrinologista e nada foi feito, fez o exame do punho e falou e q estava normal. Sinto q devo fazer algo p/ ajudá-lo. Gostaria de saber o que posso fazer? O gh o ajudaria? Desde já agradeço.

    41. claudia disse:

      Olá..
      Tenho 19 anos e 1,51cm , e gostaria de saber se ainda é possivel eu aumentar minha estatura com o Hormonio de crescimento.E se fosse possivel qts cm eu cresceria?

      Obrigada pela atenção!

    42. mari disse:

      Olá, tenho uma filha de 8 anos e os exames que a endócrinologista pediu confirmaram a deficiência na produção do homonio de crescimento, hoje a diferença de tamanho com relação aos colegas não parece ser tão grande, a dificuldade que tenho é fazer com que se alimente, pois tem pouco apetite, tenho dúvidas se faço o tratamento temo os efeitos colaterais, já que na família do meu esposo existe vários casos de diabetes, outros já comentam que este tratamento poderá deixá-la uma adulta obesa, gostaria de obter mais informações sobre tais efeitos e conselhos , qual o risco de não fazer o tratamento ou o risco de fazer? Obrigada

    43. kennedy disse:

      queria saber se um adolescente de 18 anos (1,70m) , pai com 1,80m e mãe com 1,71m pode tomar hormônio para o crescimento? qual especialista ele deve ir ? e qual são os medicamentos adequados para ele e se tem algum risco?

    44. ingrid disse:

      Gostaria de saber se existe algum tratamento para mim tomar o hormonio do crescimento tenho 17 anos e tenho 1,52 de altura será q tem como eu tomar para crescer alguns centimetros.
      Fui no endocrinologista e me tratei por uns 2 anos mais ou menos e a endrocrina disse q estou com minha estatura normal .
      Se eu tomasse hormonio será q poderia crescer já tendo 17 anos e já tendo mestruado!!

    45. Dhiego Pagoto disse:

      Olá, vi que há muitas perguntas.
      Porem ainda espero que a minha seja respondida.
      Tenho 20 Anos, 1,73 de altura, 84 Kilos.
      Gostaria de ter uma estatura um pouco melhor, crescer um pouco mais, apesar de nao ter uma deficiencia no crescimento, gostaria de saber se eu posso ministrar uma baixa dosagem de GH, e qual medico devo procurar!

      Sou estudante de medicina, mais ainda estou no primeiro semestre.

      Desde já, Obrigado!

      [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

    46. Juliana disse:

      Uma pessoa com 1.53 de 16 anos poderia tomar o hormonio? qual são os medicamentos adequados e se tem algum risco?

    47. Daiane disse:

      Olá Dr.

      Tenho 25 anos, 1.50 de altura, gostaria de saber se existe algum tratamento para minha idade para que possa desenvolver alguns cm e os prós e contras. Caso exista algum medicamento, e um médico na área no rj, ficarei grata se me indicar, para q eu possa iniciar um tratamento.

      Obrigada por sua atenção

    48. Max Vieira disse:

      Olá, tenho 17 anos e 1,69 de altura será que haveria algum remédio de auxiliamento no crescimento e com uma taxa de preço não tão abusiva, queria saber tambêm c o uso de gh tem efeitos colaterais não constatado as referencias que o senhor citou acima.

      Obrigado por sua atenção..

    49. agnaldo disse:

      Oi..
      Tenho 39 anos e 1,65cm , e gostaria de saber se ainda é possivel uma pessoa da minha idade tomar o GH, e ter um resulado de crescimento na estatura? e qual seria a quantidade de ui que devo tomar?

      Obrigado

    50. Pâmela disse:

      Olá Dr.
      Gostaria de saber se posso tomar o HG para crescer na altura.
      Tenho 17 anos, e 1,58m.
      Se puder, responda-me por e-mail

    51. Clarissa disse:

      Olá, tenho 14 anos e 1,54m. Seria uma estatura normal para minha idade se eu ainda estivesse crescendo. Mas notei que a mais de um ano que não cresço nada. Queria saber se eu poderia tomar algum hormônio para aumentar minha estatura, qual seria, e em que quantidade?

    52. TIAGO disse:

      Olá, tenho 21 anos e 1,69 de altura será que haveria algum remédio de auxiliamento no crescimento e com uma taxa de preço não tão abusiva, queria saber tambêm c o uso de gh tem efeitos colaterais não constatado as referencias que o senhor citou acima.

      Obrigado por sua atenção..

    53. Solange disse:

      Tenho 11 anos e 1,43 de altura gostaria que me desse algumas dicas para estimalar o meu crescimento, pois todos no colegio ficam me chamando no colegio de Pequena. Sinceramente não é legal ser baixinha.

      Desde já agradeço.

    54. ana ribeiro disse:

      olá, tenho 18 anos e 1,70m, embora seja uma altura boa, gostaria de saber se ainda posso tomar o GH pois gostaria de ficar mais alta. E gostaria tbm de saber quail são os riscos e efeitos colaterais.

      obrigado pela atenção!

    55. Ednan disse:

      Olá Dr.
      Gostaria de saber se posso tomar HG para crescer em altura.
      Tenho 14 anos, e 1,56.
      Sou o mais baixo dos meus amigos e o segundo mais baixo da sala.
      Tenho um amigo que tem 1.90 com 14 anos.
      A maioria dos meus amigos tem em média 1,67 e porque eu so 1,56?
      Agora eu estou correndo (treinando) para ser atleta mesmo.
      Isso ajudaria crescer ou prejudicaria ainda mais?
      E qual o melhor esporte para crescer?
      Por favor me de as melhores dicas para crescer.
      Ah ja ia me esquecendo.
      Minha mãe tem 1,54 de altura, meu pai os mesmos 1,54.
      Minha irmã mais baixa tem 1,43 (21 anos) minha outra irmã tem 1,60(30 anos).
      Meu irmão tem 1,68(27anos), e meu outro irmão 1,80 (24 anos).
      Será que cresço mais?parece q eu parei de crescer !
      Enfim me ajude.

    56. Carol disse:

      Oi, tenho 1,68 de altura, mas gostaria de atingir 1,78 .
      Posso tomar GH?

    57. Lucas disse:

      olá sou o lucas tenho 18 anos 1,66 cm posso tomar gh?

    58. Lucas disse:

      Olá,
      Tenho 16 anos e 1,8m, sei que é uma estatura boa, acima da média, já sou mais alto que meu pai (que tem 1,77) mas tenho observado que já estou parando de crescer. Gostaria de saber se posso tomar o GH para crescer um pouco mais.
      Obrigado.

    59. Roberta disse:

      Ola tenho 38 anos , pratico atividade fisica 3 x por semana com duração e 2hs com aerobico e musculação, e gostaria de um retorno maior da minha musculatura e diminuir a flacidez decorrente da idade. O uso do horminio sintetico GH que compramos em casa de suplemento alimentar e indicado para esse caso??

    60. Lucas disse:

      Tenho 22 anos e 1,69m de altura. Vi uma reportagem no globo reporter uma vez mostrando um tratamento com acupuntura no qual mostraram um exemplo com um pasciente de 18 anos de idade que conseguiu crescer 14cm em apenas 2 anos. Gostaria muito de saber se existe algum tratamento que eu possa fazer com a idade que tenho e conseguir chegar a 1,80m.

    61. jose disse:

      ola sou jose tenho 18 anos posso tomar gh pra crescer / e q resultados poderia ter?

    62. Adriana disse:

      Boa tarde,
      meu filho fez uso do Lectrum 3,75mg para bloquear a puberdade precoce e acelerada de abril de 2008 a julho de 2010, tendo crescido nesse período de bloqueio 13 centímetros. O acompanhamento começou em dez/2004 com o uso contínuo de zinco quelato, argenina e oxandrolona proporcionais à medida que o peso alterava em consultas bimestrais, e o uso do Lectrum em abril/2008; entretanto, desde fevereiro de 2010 permanece com 1,58. Agora em agosto, o médico sugeriu o uso do GH para ativar o crescimento. Soube que o Lectrum foi retirado do mercado por problemas na fórmula. É possível que ele não mais cresça? E é conveniente o uso do GH para alcançar maior estatura?

    63. andrea lopes disse:

      oi tenho 25 anos e tenho 1,57 de altura gostaria de ter ao menos 1.60 se eu tomasse o hormonio de crescimento esse que saiu da nutrilatina eu conseguiria chegar alcançar meu ideal?

    64. jaqueline disse:

      olá!tenho 20 anos tenho 1,69cm gostaria de crescer mais pois ,para realizar meu sonho so me falta a altura gostaria de ter no minimo 1,85cm.gostaria de saber se isso e feito um tratamento ?qual o custo disso?

    65. pablo disse:

      oi eu sou o pablo tenho 13 anos sou muito baixo mais ou menos 1,40 de altura como fasso o tratamento para min crecer mais

    66. Heitor disse:

      Olá, tenho 21 anos e 1,69 de altura será que haveria algum remédio de auxiliamento no crescimento e com uma taxa de preço não tão abusiva, queria saber tambêm c o uso de gh tem efeitos colaterais não constatado as referencias que o senhor citou acima. E se puder fazer algum tratamento quantos centimetros eu posso ganhar?

      Obrigado por sua atenção.

    67. Fernando disse:

      oi, doutor eu tenho 21 anos e tenho apenas 1m e 63cm, e todos os meus outros irmãos tem de 1m 70cm pra lá, e meu pai tambem é alto, entam eu queria saber seu posso tomar o GH e como posso adquirir este produto.

    68. Ana disse:

      Olá, tenho 21 anos e 1,50 de altura, existe algum medicamento que ainda possa auxiliar no meu crescimento?

    69. Guilherme disse:

      Ola dr.
      Deixa eu te falar o meu problema, espero que o senhor possa me ajudar Por Favor!
      Tenho 17 anos, peso 63quilos e minha altura e de 1,64 sou muito baixo para minha idade.
      Como eu fasso Dr, preciso de ajuda!

    70. jaizinho disse:

      sou magro tenho15anos. estou en duvida quero tomer GH e vitamina para ficar com um corpo mais groso ter musculos que eu nao tenho poso ou nao tevo tomar..??

    71. fernandes disse:

      olá tenho 21 anos e 1,70 mas gostaria de saber se tomando o GH acrescentaria alguns cm. Se o valor das doses de GH são muitos caras?

      obrigado

    72. renam disse:

      oi, doutor eu tenho 21 anos e tenho apenas 1m e 63cm, e todos os meus outros irmãos tem de 1m 70cm pra lá, e meu pai tambem é alto, entam eu queria saber seu posso tomar o GH e como posso adquirir este produto.

    73. priscila buendia damasceno paiva disse:

      olá doutor tenho duas filhas com 11 e 9 anos respectivamente gostaria de saber se o tratamento com gh é o mais indicado para auxiliar no seu crescimento.sendo mais clara se com ele é possível que elas ganhem de 5 a 10 centimetros a mais que eu (tenho 1,62). obrigada

    74. manoel da silva disse:

      ola meu e manoel tenhos 16 anos eu tenhos 1,50 de altura posso tomar o gh e como posso adquirir este produto.

    75. kennedy disse:

      Olá

      Tenho 18 anos e 1,65 de altura e gostaria de saber se ainda é possivel uma pessoa da minha idade tomar o GH, e ter um resulado de crescimento na estatura? e qual seria a quantidade de que devo tomar?

    76. artur mendes disse:

      tenho 20 anos gostaria saber se ainda posso crescer ou não cresço mais.

    77. enys disse:

      olá
      tenhm 18 anos e 1,55ne ssa faixa gostaria de saber o qual o suplemento bom ou remedio o senhor me endicaria a tomar pra estimular mais o crescimento se o GH a ajudaria ou ñ e qual tipo de GH ?

    78. juliano disse:

      olá doutor tenho 15 anos e 1,60 cm quanto custa o hg para ser inportado?

    79. ´trups disse:

      tenho 18anos minha altura e d 1,60 sera q posso tomar dh para crecer pq parei d crecer !! e tbm estou acima do peso tem algum probleama?

    80. Vitor disse:

      Olá Dr. Tenho 28 anos e 161 altura, gostaria de saber que tipo de hormonio do crescimento deveria tomar para conseguir no minimo 175 altura.

    81. Fernando disse:

      Por favor tenho 33 anos e tenho 1,66 de altura e queria saber se há algum tratamento nessa idade que possa crescer uns centimetros a mais, pois sou descontente com minha altura…POr favor se houver alguma coisa para se fazer me responda que consultarei um especialista !!

      Obrigado pela atenção !!! Boa noite

    82. Fernando disse:

      OI Doutor tenho 33 anos e sou infeliz com minha altura e gostaria de saber se há algum medicamento com que faça que cresça alguns centimetros? Obrigado e boa noite !!!

    83. Thamires disse:

      oii eu tenho13 anos e tenhou 1.42 ,todo mundo fala que sou pequena pra minha idade..

      queria saber se sou mesmo pequena pra minha idade?

    84. zora disse:

      Olá dr, meu filho tem 16 anos e tem 1,66 de altura ele pode tomar gh, sem problema pois tenho medo de dar algum problema na saude dele me oriente por favor, obrigado.

    85. nicolas disse:

      tenho 19 uraanos,posso vazer uso do hormonioGH,para crescer um pouco mas ,tenho 1,65 de altura, me ajude estou muito mal pensando em suicidio, obrigado

    86. fox disse:

      ola tenho 38 anos 1,65cm ja sofri mto com as brincadeiras d mal gosto das pessoas , gostaria de saber se seria possivel com algum tratamento crescer ao menos um pouco mais . será q o sr tem essa resposta ? agradecido .

    87. fox disse:

      ola tenho 38 anos e 1;65 de altura sera q tem algum tratamento para crescer um pouco mais . desde ja agradeço .

    88. Luana disse:

      Tenho 20 anos 1,50cm, gostaria de saber se posso tomar algum hormonio ou GH, alem de crescer altura gostaria de ganhar mais corpo isso é possivel? O que posso tomar?

    89. danilo disse:

      olá , meu nome é danilo , tenho 18 anos , gostaria de saber se posso tomar GH para o crescimento , ou saber se posso ter algum tratanto especializado para isto ?

      [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

    90. Gabriela disse:

      Tenho 15 anos e 1,50 gostaria de saber quantos centimetros
      eu posso crescer tomando GH e se vai me fazer algum mal ?

    91. lucio disse:

      ola tenho 33 anos gostaria de saber se tem algum tratamento para almenta minha altura

    92. Nei disse:

      OI, eu sou gilsonei tenho 13 anos e 1,51 de altura sou o 2º menor da turma só sou maior que uma menina e queria saber se o uso do Gh pode trazer alguns efeitos colaterais pois os médicos não me aconselham a tomar, tem efeitos colçaterais o uso do Gh?

    93. Paulo disse:

      Dr. Geraldo,

      Como vai? Tenho 45 anos e 1,88 cm e atualmente com 100 kgs. Ha mais ou menos 3 meses, venho fazendo musculação 3 vezes por semana com um instrutor e pratico jiujitso 3 vezes por semana tb com objetivo de redução do peso e gordura, colesterol alto. Gostaria de ter uma redução da gordura abdominal mais eficiente al´m de todos os beneficios que li neste artigo. Será que a utilização do hGH vai me ajudar a atingir esse resultado mais rapido? E por quanto tempo devo administrar o uso do mesmo? E como devo fazer?
      Grato

    94. Gustavo Aquino disse:

      olá, tenho 16 anos e tenho apenas 1,58 de altura, pratico vários esportes:natação, futebol, voley e academia.Quero muito saber se existe algum tratamento , alguma dosagem certa para conseguir uma altura ideal.Vocês podem me ajudar?

      [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’0 which is not a hashcash value.

    95. Léo disse:

      olá, tenho 18 anos e 1,70m, embora seja uma altura boa, gostaria de saber se ainda posso tomar o GH pois gostaria de ficar mais alta. E gostaria tbm de saber quail são os riscos e efeitos colaterais.

      obrigado pela atenção!

    96. Leonardo disse:

      Gostaria de saber se eu posso tomar GH(natural) sem malhar, para crescer ?

      Obrigado

    97. Rodrigo Rebelo disse:

      olá , tenho 16 anos e 1,66 de altura , pratico natação.Gostaria muito de saber se existe algum medicamento ou tratamento que possa colaborar no meu crescimento , e o quanto irei crescer mais ou menos.Obrigado

    98. Bea disse:

      Olá DR>
      Gostaria de saber se na minha idade, tenho 25 anos, posso dfazer acupultura e tomar gh, pode me ajuda.
      Grata

    99. Cortez disse:

      Olá!
      tenho 21 anos, e tenho 1,67m e gostaria saber se tem a possibilidade com algum tratamento de crescimento ainda? Não estou satisfeito com minha altura e gostaria de crescer mais!

      grato!

    100. Bruno disse:

      tenho 22 anos tenho 164 de altura costaria de saber se tem algum remedio ai que eu possa tomar para crescer mais um pouco mas com uma taxa de preço acessivel !!!!!!!! E que não ocazione nem um efeito que venha me prejudicar depois com a idade !!!!!!!!!!

    101. marcos felipe disse:

      Olá!
      Tenho 18 anos e tenho 1m82 centimetros de altura e queria saber se posso tomar o GH
      para crescer mais 3 a 4 centimetros sem nenhum risco e por quanto tempo deveria tomar
      pratico esportes, sou saudavel e acho q não to mais crescendo e queria saber se com isso posso atingir meus objetivos
      muito obrigado!

    Comentar

    Powered by WP Hashcash